se tem Akita, tem pancada, e se tem pancada tem like, afinal de contas, falar o que você quer ouvir é facil, dificil é aceitar que o que você está fazendo esta errado, e ter que voltar do zero e começar de novo é muito dificil
Comecei a estudar JS (porque é a linguagem ensinada em um curso que ganhei) dês do início de 2022. Tem um tempo que venho me questionando em qual área quero seguir, qual linguagem quero trabalhar, e esse vídeo me ajudou de uma forma extraordinária a compreender que tenho que apenas estudar, e não me limitar ao que gosto agora, expandir meus horizontes.
Ficamos felizes em te ajudar, Rick! 🤩 Você também pode contar com o nosso Tech Guide, que funciona como um guia de carreira de acordo com a área em que você deseja se especializar, com base na filosofia do profissional em T. Você pode saber mais sobre o assuntos através desses links: 📌Profissional em T: www.alura.com.br/dev-em-t 📌Tech Guide: techguide.sh/
Aprendi Basic, Assembly, Pascal e C quando era criança. Na adolescência, Cobol e Clipper. Depois vieram Visual Basic, Delphi e muitas outras. Na época. só se usava livros e revistas para aprender e ninguém para ajudar. Não tinha internet e eram poucas as pessoas que tinham computador em casa. Hoje sofro para ajudar meu sobrinho que tem 19 anos a aprender a programar. Acho que o problema é que ele pensa apenas no trabalho, no lucro e na vida que pode ter como programador e não o prazer que esse trabalho pode proporcionar. Na minha época o que interessava era se divertir com a programação. Não pensava em ganhar dinheiro com aquilo e sim fazer algo que pudesse mostrar para os amigos. Acho que foi isso que me ajudou. Até hoje quando vou experimentar uma linguagem ou ferramenta nova, eu tento me divertir.
Cara, eu li com a voz do Akita na cabeça... Me pareceu que você transcreveu o trecho de algum video dele... kkkkkkkkk. Já vi ele citando quando ele aprendeu a programar, não me recordo o video. Ficou bem parecido.
@@FlavioAMaduro Você não precisa! Tem muita gente boa ensinando na internet e de graça. Só tenta se divertir aprendendo. Não escolha uma linguagem por que está na moda. Escolha uma linguagem de fácil aprendizado. Depois que aprender uma vai ser mais fácil aprender outras.
@@AnciaoNerd vc parece ser gente fina, preciso fazer um trabalho pra minha escola onde é meio que uma entrevista com alguém que trabalha em uma empresa e sabe programar, quer participar?
@@jotaerrybh O que ele passou foi o mesmo que eu e muitas outras pessoas que viveram na época passaram no aprendizado da programação. Foram as mesmas dificuldades e os mesmos desejos. Postei um vídeo mostrando meu primeiro computador. Foi nesse computador que aprendi minha primeira linguagem de programação que foi o Basic. Daqui a 30 anos, veremos comentários parecidos de pessoas que começaram a programar com JavaScript por exemplo.
Que papo fenomenal com 2 gigantes. 🤩 Eu comecei com VB no meu primeiro cursinho, mas desde quando conheci o mundo Web, não larguei PHP. Estudei um bocado de Java (com o Paulo na Alura, inclusive), um pouco mais de C++ e JS assim como PHP faz parte do dia a dia. É incrível ver o quanto nós conseguimos levar da comunidade de uma linguagem pra outra.
Eu lembro de um professor que tive no ensino técnico que sempre falava "Um bom programador aprende a programar, não importa a linguagem, aprende os conceitos e aplica ele de acordo com a tecnologia que você vai usar"
O Akita falou o necessário (e umas verdades) sobre programação - Quando você está começando, estude, pesquise, investigue tudo sobre qualquer linguagem/framework/ferramenta - pois, essa vontade de 'estudar qualquer tecnologia', é o que mais ajuda um futuro programador a encontrar o que ele quer. Eu, por exemplo, participei de '5000000 eventos' de tecnologia distintos, e fui descobrindo aos poucos que eu gostava mais de Back-End e Análise de Dados do que qualquer outra área da programação. É a curiosidade que move a humanidade! ✌️
Akita é brabo de mais, o cara demonstra que ama tecnologia e vive tecnologia. Eu concordo muito com essa "evangelização" dele de dizer "não seja fã de marca/tecnologia" :D Já trabalhei com Java, VB e VBA, hoje trabalho com Peoplesoft e adoro a ferramenta, desconhecida e um desafio adquirir conhecimento por ser tão fechado, porem excelente e poderosa para o seu proposito. Para fugir da alienação do dev medio eu estou sempre estudando novas tecnologias e hoje me garanto fazendo projetos pessoais em C# e começando a me garantir lentamente em Flutter (aquela ideia desenvolva soluções para o seu dia-a-dia), tecnologia que foge um pouco do meu caminho profissional atual, e é bom lembrar disso, é o atual, quem sabe o que será daqui alguns anos.
PHP é a linguagem que eu decidi aprender para começar meus estudos na área da programação. Porque é uma linguagem comercial, com uma curva de aprendizado sem muitos problemas, é amplamente utilizada e consolidada, com uma comunidade bacana e com muito conteúdo em português.
@@marciaolucaslucasjunior6398 Não tem do que reclamar cara, PHP é show de bola, empregabilidade é bem fácil pra falar a verdade mas aqui em São Paulo Capital, em outros lugares não sei. A faixa salarial é bem legal e se tiver algum domínio de inglês tudo melhora.
Parabéns Paulo e Fábio pelo conteúdo. Acompanho vocês há anos contribuindo com tecnologia no Brasil. Parabéns mesmo. Sobre a melhor linguagem de programação ... sou desenvolvedor há 20 anos e acredito que isso de melhor linguagem de programação seja como na música (também sou músico) onde se você está prestes a aprender a tocar música e alguém lhe pergunta: "Qual é o melhor instrumento musical para tocar?" a resposta depende do que você quer alcançar... se você quer tocar em uma banda de rock, talvez uma guitarra seja ideal. Para música clássica, o piano ou o violino podem ser mais adequados. Se deseja tocar em uma orquestra, o violoncelo ou o oboé poderiam ser opções melhores. Cada instrumento tem suas próprias características, sons únicos e situações em que brilha mais. Não existe um "melhor" instrumento para todos os contextos; existe o instrumento que é mais adequado para o que você quer fazer... acredito que da mesma forma seja com a escolha da "melhor" linguagem de programação ... essa deve ser aquela que melhor se adequa ao objetivo do desenvolvedor. 😆🎸💻
Akita é muito engraçado, ele é um cara muito bom e o admiro bastante. O assunto é bem simples, mas esse Japa aí arrebenta em assuntos mais complexos que envolve as mesmas decisões e não é tão perceptível que estamos caindo na mesma armadilha. Amei a palestra dele de infra estrutura em que ele fala "Precisamos realmente de um sysadmin?"
Entrei no mercado em 2019 com JS + React. Como sempre fui apaixonado por OS, estou focando meus estudos em C, estrutura de dados e nos problemas enfrentados no dev do Linux(kernel). Apesar de gostar MUITO de JS, hoje não me vejo muito feliz preso ao front end. Muito obrigado pela exp passada no vídeo! Obs.: Demorou pra ouvir o Akita soltar aquele belo F0#@-$& ahahha.
Estudei Java durante um período da faculdade, passei para Python na matéria de IA, estudei Golang por fora (pretendo voltar e me aprofundar mais), agora estou estudando Vagrant para automatizar a criação/simulação de um Cluster Beowulf. Meu curso é Engenharia de Computação.
Olá, posso fazer algumas perguntas? Tô no primeiro semestre de engenharia da computação e queria ter algumas informações, vc fez em faculdade pública ou privada? E engenheiro da computação precisa pagar CREA para trabalhar? Ou só para ter a autonomia de engenharia no momento de assinar?
@@KevinSilva-ot9wh bom dia. Faculdade privada. Mas estou no quarto ano ainda. Que eu saiba para exercer função de Engenheiro vc precisa ter o CREA, porém se o seu cargo não exigir que vc assine como Engenheiro pode trabalhar sem CREA, por exemplo, vagas como programador.
Caramba, esse Fábio Akita é pura sabedoria. Sensacional! Essa reflexão é excelente para não cairmos no comodismo e ficarmos especialistas em apenas uma linguagem. Segundo o Akita, temos de ser garoto de programas...kkk
Achei esse podcast perfeito pra mim, eu estou no comecinho desse mundo (fazendo Lógica de programação) então me serviu muito ouvir toda essa aula. Estou até mais motivado kkkkkkkkkkkj
Não sou da área de tecnologia, mas sem dúvida o entrevistado deu uma aula. Muito útil a orientação, inclusive podendo ser utilizada também para outras profissões.
@@fvtutoriais Caramba, que bacana. Imagino que esse público de tecnologia deva ver Deschamps, Akita, Alura e Nerdologia, cada um tem um sabor diferente, o Akita é mais explicação não formal, já o Nerdologia tem mais a pegada educacional e Alura e Deschamps mostram variedades, porém o Deschamps é mais entretenimento. E o que une tudo é com todos sendo Nerds, digo, falando sobre tecnológia.
Comecei com python por hobby, depois estudei C pra me afundar nas bases, aí resolvi trabalhar com desenvolvimento web e aprendi PHP js html e css. Atualmente trabalho com javascript, react redux e express, estou estudando java pois pretendo trabalhar exclusivamente como backend developer futuramente. As vezes bate uma vontade de aprender Rust por curiosidade mas to tentando manter o foco kk
Tenho 37 anos e estou estudando Python e JAVA. É bem desafiador, apreendi bastante coisa relacionada ao nível de hardware que o Akita comentou, foi no início do curso na arquitetura e organização de computadores, além da estrutura de dados e POO. Entretanto tenho muita coisa pra apreender e entender.
@@gabriellemes7312 Está dando tudo certo graças adeus... No momento estou criando uma biblioteca para automatizar processos em um navegador igual ao Selenium, mas localmente e com entrada de usuário (Mouse e teclado). Do momento que fiz esse comentário até hoje, fiquei aprendendo bastante sobre interface de usuário (GUI), tanto que comecei a fazer tutoriais no meu canal, porém, também tirei tempo para aprender outras coisas dessa área como hardware internamente e linguagem C que ainda esta em desenvolvimento.
Já sei linguagens como C, C++, Java, Python e atualmente estou aprendendo PHP em conjunto com o framework Guzzle, porque estou trabalhando com criação de portais para empresas do setor de óleo e gás. O Guzzle se encaixa perfeitamente, pois tenho consumido uma porrada de serviços web e ele facilita bem nesse quesito. Excelente vídeo!
O jeito mais fácil de aprender a linguagem sem se apegar muito é aprender C primeiro de tudo... todo dia você vai acordar e falar pra vc mesmo: deve ter um jeito mais fácil.... kkkkkkk... não é possível tanto sofrimento =} Mas é calejando que nós vamos ficando mais esperto!! Sucesso ae pessoal!
Caraca, José! Aconteceu a mesma coisa comigo. Comecei a estudar programaçao hà 6 meses e já peguei logo C de cara. Gostei bastante, porém é aquilo q vc falou, deve ter formas mais rápidas e fáceis de resolver as coisas. Aí conheci Python e nao parei mais.
@@ygorsalles4032 Eu ainda estou me achando nesse universo, mas C é extremamente importante, ou pelo menos até ser substituída por um Rust da vida. =} sucesso aí
Eu tenho que agradecer muito ao Akita, porque quando eu estava querendo começar a estudar programação, eu estava em dúvida se era o melhor pra mim, mesmo sendo apaixonado por tecnologia e passando boa parte do tempo da minha vida nos últimos anos no computador, e após assistir um vídeo dele mandando a real na lata pra tipo chacoalhar a mente e sair do sofá e estudar, hoje estou mais do que feliz por ter dado o primeiro passo, estou estudando bastante e aprendendo cada dia mais, faço parte do Programa ONE da Oracle+Alura no qual estou adquirindo um rico conhecimento para a minha carreira, e mesmo não tendo conseguido ainda a tão sonhada vaga na área, estou feliz pela oportunidade que vocês me deram, deixo registado aqui o meu "MUITO OBRIGADO", Akita e Oracle+Alura!!!
Resolvi aprender programação depois dos 50 anos (sempre fui muito curioso e lia muito sobre tecnologia). Estudei bastante lógica e resolvi aprender C para começar (pura curiosidade e diversão mesmo), no embalo aprendi PHP e resolvi uma porção de problemas da minha empresa que "programadores" não resolveram.
o problema amigo.. é REGRA DE NEGÓCIO... vc pode saber de todas as linguagens.. mas se não tiver jogo de cintura e experiência.. de nada vai adiantar.. o mercado tá carente desses profissionais ai.. e nem dá pra entrevistar mais olhando CV.. pq todos vem sabendo tudo.. ai coloca em prática não sabe de nada.
E isso, eu resolvi entrar na faculdade aos 47 do segundo tempo, mas estou firma e forte..rsrs Diante da idade não consegui estágio pois os valores pagos não comportam meu padrão de vida, então tive que traçar minha própria trilha do que aprende e colocar um objetivo e seguir por uma linha de aprendizado. Estava entre Python e C e acabei optando por C.
Começou bem, a linguagem C nos força a ser programadores de computadores, nos força a tomar cuidado com uso de memória, endereçamento e claro, pensar como um desenvolvedor de software que resolve problemas. Dominou C, domina qualquer linguagem.
Ótimo resumo da questão!! Eu, particularmente, tive o primeiro contato com a programação através do JS pelo simples motivo de que, na época (início dos anos 2000) tinha o interesse em desenvolvimento Web front-end. Minha falha na época foi que depois de um tempo encalhei no falecido AcionScript achando que aquilo seria o futuro da Web. Depois de um tempo, vi que aquilo morreu e tudo que eu fazia em AS (que era o que chamava de "meu diferencial", não servia pra mais nada e eu nem poderia mais me chamar de programador. Mudei pro ramo de suporte, te tão grande que foi o tombo. Lá pra 2012, comecei a estudar programação de novo por conta própria através do Java, apenas por questão de curiosidade com a linguagem mesmo - simplesmente quis! Retomei o interesse em 2016 e desde então venho me aprofundando bastante no tema. Em paralelo, estudei mais umas 12 linguagens e pretendo continuar aprendendo mais sobre todas sempre. Hoje em dia eu diria que o Java é ótimo para iniciar tendo uma noção geral da pra programação se você o estudo com o intuito de entender como botar em prática suas aplicações mais comuns (Java Web e Mobile), explorando o que está por trás de cada coisa e o que trabalha em paralelo com ele, pois isso te obriga a aprender muitas questões e linguagens que atuam em paralelo, bem como reduz a curva de aprendizado para outras linguagens.
@@lDsPlayer Eu acho muito bom você aprender C, pois serve de base para muitas linguagens. Se tem interesse pelo Java, por ser uma linguagem muito aquecida no mercado e com tantas possibilidades, pode pegar em seguida que vai aproveitar muito dos conceitos que aprendeu, só que com umas facilidades à mais que a JVM vai te proporcionar.
Primeiro framework que tive contato foi o Laravel, porém por uma oportunidade de sair do Suporte, que sustentou a mim e minha família por 14 anos, estou entrando de cabeça no Desenvolvimento, estou estudando Ruby on Rails, que infelizmente saiu da grade da Alura, e Javascript. Já estou há 3 meses trabalhando e não dá pra ficar preso só nisso...usamos Hotwire, Stimulus, Bulma, JBuilder, GraphQL...todo dia é um aprendizado.
Viva. Parabéns pelo vídeo. Neste ramo de programação todo mundo quer se identificar, eu em particular sou iniciante na área e neste momento em c# porque acho ele mais adequado para meu "Backend" e como da trabalho melhor ainda. Apesar de que nem tudo que dá trabalho é melhor porém, dá para assegurar os panos.
Estou estudando a fundo o Nest.js pois ele é um framework moderno de banckend em javascript e ele facilita o desenvolvimento de software com as melhores práticas de código limpo e arquitetura limpa. Já experimentei tudo quanto é linguagem e framework desse mundo e agora eu estou me especializando na arquitetura desses caras. Estou aprendendo a como desenvolver um código bem escrito, que seja de fácil compreensão e manutenção. Agora é a hora de aprofundar em algoritmos e estruturas de dados mais sofisticadas bem como design patterns.
Muito massa esse crossover. 2 principais pontos que tirei do vídeo: 1. Não seja um "paga pau" de linguagens/tecnologias/big techs. 2. Comece de algum lugar e, com o tempo, diversifique - não coloque todos os ovos numa cesta só.
gosto muito de ouvir Akita e Paulo estou começando ,conheci node.js e estou gostando muito pretendo me aprofundar mais,com certeza quero conhecer outras linguagens, mas no momemto ,nâo quero misturar só depois que dominar node.
Há muito coisa boa falada nesse vídeo, mas aos 13:40 extrai-se o suprassumo da questão, algo que sempre defendi desde o meus anos de engenharia elétrica em que meus colegas se revoltavam por terem que aprender Cálculo I, II, III, Mecflu, RM, etc... Me formei, da automação com microcontroladores, migrei pra Ti completamente e hoje na área de Devops. Daquela época e por decadas, todos esses fundamentos me ajudaram , continuam me ajudando e se não os uso diretamente, indiretamente eles norteiam minhas decisões em diversos escopos.
Até que enfim achei um vídeo sobre tecnologia que não ficam rindo o tempo todo, não ficam falando mil maravilhas, não ficam "criando verdades". Muito obrigado Alura e Akita! Quando o conteúdo é bom acaba tão rápido!
Adorava Cobol! Foi a primeira linguagem de programação que aprendi em um curso. Aprendi PHP justamente para integrar meus sistemas feitos em Delphi (na época, a versão 7) com websites. Hoje o Delphi é uma ferramenta muito mais completa e pode fazer de tudo, desde aplicativos mobile, websites, etc... Ainda desenvolvo em Delphi e inclusive tenho sistemas em funcionamento em centenas de clientes. A maioria em automação comercial. Coisa que o Delphi é imbatível. Também uso o C# em sistemas de automação.
@@AnciaoNerd Legal cara! Na empresa nosso ERP é em Cobol e usamos o Delphi para integrações Soap e Rest. Já o Php não usamos lá, mas eu ando por fora com ele.
Eu nem sou programador, estudei o básico dos básicos sobre algoritmo e as primeiras aulas de cursos de javascript e agora python, pois sou da área da saúde então meio que tem sido por hobby... um dia me deparei com o canal do Akita e os vídeos dele são muito fodas, apesar de algumas coisas eu não conhecer e entender quase nada haaha... a forma que ele encara as coisas, valem para basicamente qualquer área. PS: Aprendi um pouco de JS mais por curiosidade de montar sites etc, agora to aprendendo python pois ouvi falar de bioinformática e vou ver se essa área me interesse e eu consiga me adaptar ao que a área exige.
Durante o ensino médio comecei a estudar programação, participei de umas 3 seleções, e fui melhorando meu currículo, hoje terminado o ensino médio, consegui um emprego de jovem aprendiz, a priori com Excel + VBA, e fiquei muito feliz, pois é um bom início, e serei Auxiliar do T.i da empresa.
Dias atrás minha esposa queria ver se gostaria de programar, conhecendo ela, indiquei para começar por python, para ver como funciona a ideia de programar. não sou da área de TI, sou um mero comerciante, mas entusiasta de tecnologia, trabalhei por um bom tempo em sala de aula como professor de Física, mas sempre gostei da área de programação. Não pretendo seguir na área, quando na graduação de Física, isso na virada do século/milênio, aprendi Pascal e Fortran, hoje como hobby em casa, estou estudando um pouco de Linguagem C e suas variantes, mas só por hobby mesmo, para se divertir um pouco, é bom aprender algo novo sempre.
Tenho 52 anos hoje, e o mais importante para minha carreira ate hoje foi saber programar nas linguagens c, c++, pascal, isso me deu tudo até hoje, pois as tecnologias de hoje, fazem sentido, mas de qq forma elas precisam obedecer, as mães! Vlw
Gratidão aos dois, são muito bons. O Akita, não, não é muito bom, é excelente, é um mostro na área e sou muito grato por poder ouvir de vez em quando ele compartilhar seu ponto com muita autenticidade. Sou programador PHP há uns 20 anos e estou me preparando para aprender Phyton (já estava antes de ver o vídeo :)). Como trabalho por conta própria e para ensinar, a decisão partiu depois de fazer um teste com um erro de lógica: x = 100, if x = 10:, print x. Muitas linguagens aceitam sem problema e muitas outras não aceitam. Entre as que não aceitam está o Python e além disso é a que tem o menor código e a melhor mensagem de erro, a que mais ajuda o programador. Valeu.
oque me levou a gostar de programação, foi desde sempre quando eu era bem criança, sempre fui apaixonado por Robôs, então tem a relação que me levou a estar aprendendo C/C++ e o Java juntos, como o paulo disse começar de cima, e ir descendo até chegar na parte de juntar a parte do hardware com o software e criar meu robô.
@@ThiagoCosta-th1cs Depende do que você quer dizer com igual. Laravel é um framework PHP e Django é um framework Python. Mas ambos servem para desenvolver aplicações web.
Esse foi o vídeo mais completo e interessante que assisti essa semana. Sou de infraestruturas, mas o ponto de vista de vocês foi incrível sobre a curva de aprendizado das tecnologias.
Exatamente gente é isso mesmo... eu fiz a transição pra área de TI (n fui aluno da alura mas participei de alguns eventos e consultei o forum diversas vezes, UA-cam tbm, ajudou bastante no início e mto provavelmente irei estudar conteúdos específicos na plataforma), e o percurso foi mto parecido com o descrito: 1) iniciei com Python, e gostei; 2) já conhecia HTML/CSS, testei JavaScript; 3) achei legal aprender alguma coisa de sistema, fiz helloWorld e algumas coisas básicas em... C, C++, Rust, Haskell, mas nesse âmbito aprendi um pouco mais de Go; 4) aprendi um pouco de shellScript para interagir com terminal; 5) aprendi um pouco de infra (Cloud, Docker e Kubernetes) - isso em +- 2 anos. Acabei entrando pra curso de Ciência da Computação. Diria que o essencial é exercitar resolução de problemas através da CS (Computer Science), e não simplesmente praticar linguagens. Hj trabalho com JavaScript e SQL, mas já usei Python - se eu me empenhar posso usar vir a usar Go pra otimizar nível processamento se necessário, tranquilamente.
Bom dia. Gosto muito de PHP + MySQL. Cheguei a desenvolver 02 aplicações do tipo "Web" que foram importantes no local onde trabalho, no Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais, comarca de Muriaé - MG. Escolhi essa dupla porque não precisei pagar para desenvolver. E minha graduação em "Sistemas de Informação" fez com que eu correse atrás para aprender e aplicar as soluções.
Eu tenho dezenove ano e já trabalho a dois anos com logística, mas eu sempre tive vontade de aprender a programar e hoje eu estou dando meus primeiros passos com Javascript e python, esse vídeo me deu um gás de outro nível, muito obrigado mesmo
Sou um homem simples, se tem Akita tem like.
se tem Akita, tem pancada, e se tem pancada tem like, afinal de contas, falar o que você quer ouvir é facil, dificil é aceitar que o que você está fazendo esta errado, e ter que voltar do zero e começar de novo é muito dificil
se tem AKITA: AkiTa meu like!
se tem akita, nao to nem ai, nao sei que e esse cara
Tchola
O cara é brabo
Comecei a estudar JS (porque é a linguagem ensinada em um curso que ganhei) dês do início de 2022. Tem um tempo que venho me questionando em qual área quero seguir, qual linguagem quero trabalhar, e esse vídeo me ajudou de uma forma extraordinária a compreender que tenho que apenas estudar, e não me limitar ao que gosto agora, expandir meus horizontes.
Ficamos felizes em te ajudar, Rick! 🤩
Você também pode contar com o nosso Tech Guide, que funciona como um guia de carreira de acordo com a área em que você deseja se especializar, com base na filosofia do profissional em T. Você pode saber mais sobre o assuntos através desses links:
📌Profissional em T: www.alura.com.br/dev-em-t
📌Tech Guide: techguide.sh/
Aprendi Basic, Assembly, Pascal e C quando era criança. Na adolescência, Cobol e Clipper. Depois vieram Visual Basic, Delphi e muitas outras. Na época. só se usava livros e revistas para aprender e ninguém para ajudar. Não tinha internet e eram poucas as pessoas que tinham computador em casa. Hoje sofro para ajudar meu sobrinho que tem 19 anos a aprender a programar. Acho que o problema é que ele pensa apenas no trabalho, no lucro e na vida que pode ter como programador e não o prazer que esse trabalho pode proporcionar. Na minha época o que interessava era se divertir com a programação. Não pensava em ganhar dinheiro com aquilo e sim fazer algo que pudesse mostrar para os amigos. Acho que foi isso que me ajudou. Até hoje quando vou experimentar uma linguagem ou ferramenta nova, eu tento me divertir.
Caraca.. quer ser meu tio? kkkk
Cara, eu li com a voz do Akita na cabeça... Me pareceu que você transcreveu o trecho de algum video dele... kkkkkkkkk.
Já vi ele citando quando ele aprendeu a programar, não me recordo o video. Ficou bem parecido.
@@FlavioAMaduro Você não precisa! Tem muita gente boa ensinando na internet e de graça. Só tenta se divertir aprendendo. Não escolha uma linguagem por que está na moda. Escolha uma linguagem de fácil aprendizado. Depois que aprender uma vai ser mais fácil aprender outras.
@@AnciaoNerd vc parece ser gente fina, preciso fazer um trabalho pra minha escola onde é meio que uma entrevista com alguém que trabalha em uma empresa e sabe programar, quer participar?
@@jotaerrybh O que ele passou foi o mesmo que eu e muitas outras pessoas que viveram na época passaram no aprendizado da programação. Foram as mesmas dificuldades e os mesmos desejos. Postei um vídeo mostrando meu primeiro computador. Foi nesse computador que aprendi minha primeira linguagem de programação que foi o Basic. Daqui a 30 anos, veremos comentários parecidos de pessoas que começaram a programar com JavaScript por exemplo.
Esse Akita é tão foda que tá até usando o capacete do Darth Vader hahaha
😂😂😂
Caraca 😂😂😂😂😂
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
os cara gasta kkkskakakakkkkkaa
Boa, boa Kaskkkkakakakkakakakkakakkakakakkakakkkakakakak 😁😁😁😂😂😂😂😂
Que papo fenomenal com 2 gigantes.
🤩
Eu comecei com VB no meu primeiro cursinho, mas desde quando conheci o mundo Web, não larguei PHP.
Estudei um bocado de Java (com o Paulo na Alura, inclusive), um pouco mais de C++ e JS assim como PHP faz parte do dia a dia.
É incrível ver o quanto nós conseguimos levar da comunidade de uma linguagem pra outra.
Akita na Aulura, é tipo juntar Minhas duas sobremesas preferidas kkkk
Safado
Ahhh os cara sao uns docinho ne mané ...
Kkk da hora
"Você pode dormir na cama da outra linguagem" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK esse japa
Aahahahhahahahahahahahahahahaha
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mt bom véi
KKKKKK
tem que ser promiscuo mesmo kkkkk
KKKKKKKKKKK
Eu lembro de um professor que tive no ensino técnico que sempre falava "Um bom programador aprende a programar, não importa a linguagem, aprende os conceitos e aplica ele de acordo com a tecnologia que você vai usar"
Excelente comentário... Eu tive um professor no colegial técnico que falava "A melhor linguagem de programação é aquela que atende a sua necessidade"
Professor sábio
Quando ele começa ninguém segura. Sou fan desse compilador ambulante chamado Akita. Haha
O Akita falou o necessário (e umas verdades) sobre programação - Quando você está começando, estude, pesquise, investigue tudo sobre qualquer linguagem/framework/ferramenta - pois, essa vontade de 'estudar qualquer tecnologia', é o que mais ajuda um futuro programador a encontrar o que ele quer. Eu, por exemplo, participei de '5000000 eventos' de tecnologia distintos, e fui descobrindo aos poucos que eu gostava mais de Back-End e Análise de Dados do que qualquer outra área da programação. É a curiosidade que move a humanidade! ✌️
A PPPppppp
A A 😊😊p
Estou a ler C! Quero trabalhar com automação (programação de embarcados), já comprei um Arduino. Estou disposto a fazer disso a minha carreira.
eu também estou no mesmo barco que ti, mas por que não começou com o C++?
@@charlesdesouza9313 domine o C e o C++ será dominado automaticamente
Programar é literalmente ser curioso e manter a mente aberta. A programação é realmente um universo.
Akita é brabo de mais, o cara demonstra que ama tecnologia e vive tecnologia. Eu concordo muito com essa "evangelização" dele de dizer "não seja fã de marca/tecnologia" :D
Já trabalhei com Java, VB e VBA, hoje trabalho com Peoplesoft e adoro a ferramenta, desconhecida e um desafio adquirir conhecimento por ser tão fechado, porem excelente e poderosa para o seu proposito. Para fugir da alienação do dev medio eu estou sempre estudando novas tecnologias e hoje me garanto fazendo projetos pessoais em C# e começando a me garantir lentamente em Flutter (aquela ideia desenvolva soluções para o seu dia-a-dia), tecnologia que foge um pouco do meu caminho profissional atual, e é bom lembrar disso, é o atual, quem sabe o que será daqui alguns anos.
PHP é a linguagem que eu decidi aprender para começar meus estudos na área da programação.
Porque é uma linguagem comercial, com uma curva de aprendizado sem muitos problemas, é amplamente utilizada e consolidada, com uma comunidade bacana e com muito conteúdo em português.
Fala mano como se saiu com PHP?
Excelente escolha. Eu indico até hoje.
@@marciaolucaslucasjunior6398 Não tem do que reclamar cara, PHP é show de bola, empregabilidade é bem fácil pra falar a verdade mas aqui em São Paulo Capital, em outros lugares não sei.
A faixa salarial é bem legal e se tiver algum domínio de inglês tudo melhora.
Parabéns Paulo e Fábio pelo conteúdo. Acompanho vocês há anos contribuindo com tecnologia no Brasil. Parabéns mesmo. Sobre a melhor linguagem de programação ... sou desenvolvedor há 20 anos e acredito que isso de melhor linguagem de programação seja como na música (também sou músico) onde se você está prestes a aprender a tocar música e alguém lhe pergunta: "Qual é o melhor instrumento musical para tocar?" a resposta depende do que você quer alcançar... se você quer tocar em uma banda de rock, talvez uma guitarra seja ideal. Para música clássica, o piano ou o violino podem ser mais adequados. Se deseja tocar em uma orquestra, o violoncelo ou o oboé poderiam ser opções melhores. Cada instrumento tem suas próprias características, sons únicos e situações em que brilha mais. Não existe um "melhor" instrumento para todos os contextos; existe o instrumento que é mais adequado para o que você quer fazer... acredito que da mesma forma seja com a escolha da "melhor" linguagem de programação ... essa deve ser aquela que melhor se adequa ao objetivo do desenvolvedor. 😆🎸💻
Fabio....vc é espetacular...só nessa linguagem Humana...vc já é bom....obrigado cara...adorei ouvir toda a descrição...
Que bom que curtiu! Valeu pelo carinho 💙
Mais uma vez venho por meio desta, pontuar o lindíssimo cabelo do Akita, hoje mais do que nunca super hidratado !!!!
O Paulo Silveira falando que deveriamos começar por uma mais fácil, eu segui o Akita e passei quase 3 dias instalando Arch Linux KKKKKKk
Cara eu eu quase perdi essa luta, continuei e venci o safado do Arch kkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"você pode fazer do jeito difícil ou do jeito ultra difícil, você escolhe" kkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tenta gentoo
Estou aprendendo C++ porque quero começar a fazer aplicações em Qt e contribuir pro KDE!
"Você pode dormir na cama da outra linguagem, que você não está fazendo nada de errado com isso " - Fabio Akita
Simplesmente foda!
Resumindo, vcs terão que ser programadores raparigueiros kkk
@@swplogic4158 verdadeiros garotos de programa dorme com a linguagem que paga os boletos ksksks
@@swplogic4158 KKKKKKKKKKK essa é boa
Fabio Akita; que homem, senhores, que homem! ❤️
Dois monstros da area....inspiração total
Akita é muito engraçado, ele é um cara muito bom e o admiro bastante. O assunto é bem simples, mas esse Japa aí arrebenta em assuntos mais complexos que envolve as mesmas decisões e não é tão perceptível que estamos caindo na mesma armadilha. Amei a palestra dele de infra estrutura em que ele fala "Precisamos realmente de um sysadmin?"
Com esse título já imaginei o Akita com olhos brilhantes pronto pra destruir a pergunta.
Akita: "O importante não é a resposta" e utilizando essa camisa 👕 42 matou a pau!👏👏👏
Entrei no mercado em 2019 com JS + React.
Como sempre fui apaixonado por OS, estou focando meus estudos em C, estrutura de dados e nos problemas enfrentados no dev do Linux(kernel).
Apesar de gostar MUITO de JS, hoje não me vejo muito feliz preso ao front end.
Muito obrigado pela exp passada no vídeo!
Obs.: Demorou pra ouvir o Akita soltar aquele belo F0#@-$& ahahha.
Admiro demais a didática do Akita, ele fala demais, porém fala bem. Deveriam trazer ele mais vezes! ☝️☺️
Caramba. Mind blowing! Comece de qualquer lugar, apenas comece e não pare!
Estudei Java durante um período da faculdade, passei para Python na matéria de IA, estudei Golang por fora (pretendo voltar e me aprofundar mais), agora estou estudando Vagrant para automatizar a criação/simulação de um Cluster Beowulf.
Meu curso é Engenharia de Computação.
Olá, posso fazer algumas perguntas? Tô no primeiro semestre de engenharia da computação e queria ter algumas informações, vc fez em faculdade pública ou privada? E engenheiro da computação precisa pagar CREA para trabalhar? Ou só para ter a autonomia de engenharia no momento de assinar?
@@KevinSilva-ot9wh bom dia. Faculdade privada. Mas estou no quarto ano ainda. Que eu saiba para exercer função de Engenheiro vc precisa ter o CREA, porém se o seu cargo não exigir que vc assine como Engenheiro pode trabalhar sem CREA, por exemplo, vagas como programador.
Caramba, esse Fábio Akita é pura sabedoria. Sensacional! Essa reflexão é excelente para não cairmos no comodismo e ficarmos especialistas em apenas uma linguagem. Segundo o Akita, temos de ser garoto de programas...kkk
Achei esse podcast perfeito pra mim, eu estou no comecinho desse mundo (fazendo Lógica de programação) então me serviu muito ouvir toda essa aula. Estou até mais motivado kkkkkkkkkkkj
Que bom que ajudou, Renan! Bons estudos por aí e conte sempre com a gente 💙
Não sou da área de tecnologia, mas sem dúvida o entrevistado deu uma aula. Muito útil a orientação, inclusive podendo ser utilizada também para outras profissões.
Cara, o Akita já está na alura, falta pouco para entrar no Nerdologia.
Conheci o nerdologia pelo akita eu cliquei lá em canais e vi nerdologia
@@fvtutoriais Caramba, que bacana.
Imagino que esse público de tecnologia deva ver Deschamps, Akita, Alura e Nerdologia, cada um tem um sabor diferente, o Akita é mais explicação não formal, já o Nerdologia tem mais a pegada educacional e Alura e Deschamps mostram variedades, porém o Deschamps é mais entretenimento. E o que une tudo é com todos sendo Nerds, digo, falando sobre tecnológia.
O akita não quer entrar no nerdologia, o nerdologia que quer entrar no canal do akita...
Pensa num sonho que eu tenho na vida...
Tbm tem o Lucas montano que aborda os assuntos de forma mais descontraída
Putz ... entrevista fodástica de 2 gênios !!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Esses caras precisam explorar mais essas conversas em campo aberto !!!
Comecei com python por hobby, depois estudei C pra me afundar nas bases, aí resolvi trabalhar com desenvolvimento web e aprendi PHP js html e css.
Atualmente trabalho com javascript, react redux e express, estou estudando java pois pretendo trabalhar exclusivamente como backend developer futuramente.
As vezes bate uma vontade de aprender Rust por curiosidade mas to tentando manter o foco kk
Vocês são top. Os tapas do Akita me deixam desconcertado, mas inspirado.
Droga, o vídeo não tem uma hora 😔
Pensei a mesma coisa!! Kkkk
Hahahaha
infelizmente kkkkkkkkkk
vc queria ouvir o vídeo enquanto limpava a louça? hahaha
Akita deixa todo mundo mal acostumado kkkkk
Excelente, evoluir sempre.......
Tenho 37 anos e estou estudando Python e JAVA.
É bem desafiador, apreendi bastante coisa relacionada ao nível de hardware que o Akita comentou, foi no início do curso na
arquitetura e organização de computadores, além da estrutura de dados e POO.
Entretanto tenho muita coisa pra apreender e entender.
Nossa! Parabéns Fabio Akita! Excelente matéria....
Estou aprendendo python, comecei com o intuito de automatizar tarefas... Estou gostando muito da experiência.
como anda o processo?
@@gabriellemes7312 Está dando tudo certo graças adeus... No momento estou criando uma biblioteca para automatizar processos em um navegador igual ao Selenium, mas localmente e com entrada de usuário (Mouse e teclado).
Do momento que fiz esse comentário até hoje, fiquei aprendendo bastante sobre interface de usuário (GUI), tanto que comecei a fazer tutoriais no meu canal, porém, também tirei tempo para aprender outras coisas dessa área como hardware internamente e linguagem C que ainda esta em desenvolvimento.
Já sei linguagens como C, C++, Java, Python e atualmente estou aprendendo PHP em conjunto com o framework Guzzle, porque estou trabalhando com criação de portais para empresas do setor de óleo e gás. O Guzzle se encaixa perfeitamente, pois tenho consumido uma porrada de serviços web e ele facilita bem nesse quesito.
Excelente vídeo!
O jeito mais fácil de aprender a linguagem sem se apegar muito é aprender C primeiro de tudo... todo dia você vai acordar e falar pra vc mesmo: deve ter um jeito mais fácil.... kkkkkkk... não é possível tanto sofrimento =}
Mas é calejando que nós vamos ficando mais esperto!! Sucesso ae pessoal!
Caraca, José! Aconteceu a mesma coisa comigo. Comecei a estudar programaçao hà 6 meses e já peguei logo C de cara. Gostei bastante, porém é aquilo q vc falou, deve ter formas mais rápidas e fáceis de resolver as coisas. Aí conheci Python e nao parei mais.
Perfeito! Comecei por outras e estou aqui estudando C!
Como o Akita citou, gerava muita agonia não saber o que acontecia no underground das coisas.
Comecei em C, com estruturas de controle e estruturas de dados
@@ygorsalles4032 Eu ainda estou me achando nesse universo, mas C é extremamente importante, ou pelo menos até ser substituída por um Rust da vida. =}
sucesso aí
O C foi minha primeira linguagem também, e acho a melhor linguagem de sistema para aprender
Eu tenho que agradecer muito ao Akita, porque quando eu estava querendo começar a estudar programação, eu estava em dúvida se era o melhor pra mim, mesmo sendo apaixonado por tecnologia e passando boa parte do tempo da minha vida nos últimos anos no computador, e após assistir um vídeo dele mandando a real na lata pra tipo chacoalhar a mente e sair do sofá e estudar, hoje estou mais do que feliz por ter dado o primeiro passo, estou estudando bastante e aprendendo cada dia mais, faço parte do Programa ONE da Oracle+Alura no qual estou adquirindo um rico conhecimento para a minha carreira, e mesmo não tendo conseguido ainda a tão sonhada vaga na área, estou feliz pela oportunidade que vocês me deram, deixo registado aqui o meu "MUITO OBRIGADO", Akita e Oracle+Alura!!!
Resolvi aprender programação depois dos 50 anos (sempre fui muito curioso e lia muito sobre tecnologia). Estudei bastante lógica e resolvi aprender C para começar (pura curiosidade e diversão mesmo), no embalo aprendi PHP e resolvi uma porção de problemas da minha empresa que "programadores" não resolveram.
o problema amigo.. é REGRA DE NEGÓCIO... vc pode saber de todas as linguagens.. mas se não tiver jogo de cintura e experiência.. de nada vai adiantar.. o mercado tá carente desses profissionais ai.. e nem dá pra entrevistar mais olhando CV.. pq todos vem sabendo tudo.. ai coloca em prática não sabe de nada.
E isso, eu resolvi entrar na faculdade aos 47 do segundo tempo, mas estou firma e forte..rsrs
Diante da idade não consegui estágio pois os valores pagos não comportam meu padrão de vida, então tive que traçar minha própria trilha do que aprende e colocar um objetivo e seguir por uma linha de aprendizado. Estava entre Python e C e acabei optando por C.
Começou bem, a linguagem C nos força a ser programadores de computadores, nos força a tomar cuidado com uso de memória, endereçamento e claro, pensar como um desenvolvedor de software que resolve problemas. Dominou C, domina qualquer linguagem.
Parabéns, PHP é muito bom,
Tem muita gente que se diz programador mas não entende nada
Caindo dentro de Haskell! Seguro, conciso, elegante, escreve pouco mas diz muito! Muito bom!
Ótimo resumo da questão!! Eu, particularmente, tive o primeiro contato com a programação através do JS pelo simples motivo de que, na época (início dos anos 2000) tinha o interesse em desenvolvimento Web front-end. Minha falha na época foi que depois de um tempo encalhei no falecido AcionScript achando que aquilo seria o futuro da Web. Depois de um tempo, vi que aquilo morreu e tudo que eu fazia em AS (que era o que chamava de "meu diferencial", não servia pra mais nada e eu nem poderia mais me chamar de programador. Mudei pro ramo de suporte, te tão grande que foi o tombo. Lá pra 2012, comecei a estudar programação de novo por conta própria através do Java, apenas por questão de curiosidade com a linguagem mesmo - simplesmente quis! Retomei o interesse em 2016 e desde então venho me aprofundando bastante no tema. Em paralelo, estudei mais umas 12 linguagens e pretendo continuar aprendendo mais sobre todas sempre. Hoje em dia eu diria que o Java é ótimo para iniciar tendo uma noção geral da pra programação se você o estudo com o intuito de entender como botar em prática suas aplicações mais comuns (Java Web e Mobile), explorando o que está por trás de cada coisa e o que trabalha em paralelo com ele, pois isso te obriga a aprender muitas questões e linguagens que atuam em paralelo, bem como reduz a curva de aprendizado para outras linguagens.
Tô estudando linguagem C, para dar início no Java. De paralelo o que tu recomenda ?
@@lDsPlayer Eu acho muito bom você aprender C, pois serve de base para muitas linguagens. Se tem interesse pelo Java, por ser uma linguagem muito aquecida no mercado e com tantas possibilidades, pode pegar em seguida que vai aproveitar muito dos conceitos que aprendeu, só que com umas facilidades à mais que a JVM vai te proporcionar.
Animal esse cara ai...um mostro da tecnologia!!!!!!...top!!!
Primeiro framework que tive contato foi o Laravel, porém por uma oportunidade de sair do Suporte, que sustentou a mim e minha família por 14 anos, estou entrando de cabeça no Desenvolvimento, estou estudando Ruby on Rails, que infelizmente saiu da grade da Alura, e Javascript. Já estou há 3 meses trabalhando e não dá pra ficar preso só nisso...usamos Hotwire, Stimulus, Bulma, JBuilder, GraphQL...todo dia é um aprendizado.
Acho Akita fantastico, simples e objetivo, você parar pra ver um vídeo no canal dele que tem mais de 40min sem se cansar, é pq o cara é foda mesmo.
Trabalho com c# hoje, meu primeiro emprego como programador.
Muito real se apaixonar pela primeira linguagem, c# foi a primeira que realmente aprendi.
Viva. Parabéns pelo vídeo.
Neste ramo de programação todo mundo quer se identificar, eu em particular sou iniciante na área e neste momento em c# porque acho ele mais adequado para meu "Backend" e como da trabalho melhor ainda.
Apesar de que nem tudo que dá trabalho é melhor porém, dá para assegurar os panos.
Até os vídeos da Alura ficam grande quando o Akita vai kkkk. Conteúdo sensacional!
Como a coerência é extremamente importante! Obrigado pela palestra!
Nunca imaginei ver o Akita em um vídeo tão curto haha
mas também, não ficou 1 seg sem falar kkkk
Estou estudando a fundo o Nest.js pois ele é um framework moderno de banckend em javascript e ele facilita o desenvolvimento de software com as melhores práticas de código limpo e arquitetura limpa. Já experimentei tudo quanto é linguagem e framework desse mundo e agora eu estou me especializando na arquitetura desses caras. Estou aprendendo a como desenvolver um código bem escrito, que seja de fácil compreensão e manutenção. Agora é a hora de aprofundar em algoritmos e estruturas de dados mais sofisticadas bem como design patterns.
Muito massa esse crossover. 2 principais pontos que tirei do vídeo:
1. Não seja um "paga pau" de linguagens/tecnologias/big techs.
2. Comece de algum lugar e, com o tempo, diversifique - não coloque todos os ovos numa cesta só.
gosto muito de ouvir Akita e Paulo estou começando ,conheci node.js e estou gostando muito pretendo me aprofundar mais,com certeza quero conhecer outras linguagens, mas no momemto ,nâo quero misturar só depois que dominar node.
Espero um dia conseguir programar. Foco !
Há muito coisa boa falada nesse vídeo, mas aos 13:40 extrai-se o suprassumo da questão, algo que sempre defendi desde o meus anos de engenharia elétrica em que meus colegas se revoltavam por terem que aprender Cálculo I, II, III, Mecflu, RM, etc... Me formei, da automação com microcontroladores, migrei pra Ti completamente e hoje na área de Devops. Daquela época e por decadas, todos esses fundamentos me ajudaram , continuam me ajudando e se não os uso diretamente, indiretamente eles norteiam minhas decisões em diversos escopos.
Akita você é um eterno jovem. Quase 5.0 com cara de moloque kkkk.
Até que enfim achei um vídeo sobre tecnologia que não ficam rindo o tempo todo, não ficam falando mil maravilhas, não ficam "criando verdades". Muito obrigado Alura e Akita!
Quando o conteúdo é bom acaba tão rápido!
Que bom que curtiu! Continua acompanhando o canal que tem mais muita coisa vindo por aí 💙
Eu to querendo afundar no php porque to a 11 anos trabalhando com Cobol e a uns 4 no Delphi. E o php eu já fiz muita coisa e to gostando bastante.
Adorava Cobol! Foi a primeira linguagem de programação que aprendi em um curso. Aprendi PHP justamente para integrar meus sistemas feitos em Delphi (na época, a versão 7) com websites. Hoje o Delphi é uma ferramenta muito mais completa e pode fazer de tudo, desde aplicativos mobile, websites, etc... Ainda desenvolvo em Delphi e inclusive tenho sistemas em funcionamento em centenas de clientes. A maioria em automação comercial. Coisa que o Delphi é imbatível. Também uso o C# em sistemas de automação.
@@AnciaoNerd Legal cara! Na empresa nosso ERP é em Cobol e usamos o Delphi para integrações Soap e Rest. Já o Php não usamos lá, mas eu ando por fora com ele.
Top, escolha perfeita
Conheci o Akita, agora. Muito prazer.
Bem esclarecedora esta entrevista.👍👍👍
Que bom que curtiu 💙
Fabio Akita é um monje da programação
Cara, um dos melhores vídeos do ano, sem mais.
Eu nem sou programador, estudei o básico dos básicos sobre algoritmo e as primeiras aulas de cursos de javascript e agora python, pois sou da área da saúde então meio que tem sido por hobby... um dia me deparei com o canal do Akita e os vídeos dele são muito fodas, apesar de algumas coisas eu não conhecer e entender quase nada haaha... a forma que ele encara as coisas, valem para basicamente qualquer área.
PS: Aprendi um pouco de JS mais por curiosidade de montar sites etc, agora to aprendendo python pois ouvi falar de bioinformática e vou ver se essa área me interesse e eu consiga me adaptar ao que a área exige.
Faz todo sentido! Boa sorte!
@@Nicolasm15inze Valeuu!
Durante o ensino médio comecei a estudar programação, participei de umas 3 seleções, e fui melhorando meu currículo, hoje terminado o ensino médio, consegui um emprego de jovem aprendiz, a priori com Excel + VBA, e fiquei muito feliz, pois é um bom início, e serei Auxiliar do T.i da empresa.
Que demais! Sucesso sempre 💙
Dias atrás minha esposa queria ver se gostaria de programar, conhecendo ela, indiquei para começar por python, para ver como funciona a ideia de programar.
não sou da área de TI, sou um mero comerciante, mas entusiasta de tecnologia, trabalhei por um bom tempo em sala de aula como professor de Física, mas sempre gostei da área de programação. Não pretendo seguir na área, quando na graduação de Física, isso na virada do século/milênio, aprendi Pascal e Fortran, hoje como hobby em casa, estou estudando um pouco de Linguagem C e suas variantes, mas só por hobby mesmo, para se divertir um pouco, é bom aprender algo novo sempre.
Com o Akita descomplica !!!!! Genial.
Akita, núcleo duro. Reportándose.
Tenho 52 anos hoje, e o mais importante para minha carreira ate hoje foi saber programar nas linguagens c, c++, pascal, isso me deu tudo até hoje, pois as tecnologias de hoje, fazem sentido, mas de qq forma elas precisam obedecer, as mães! Vlw
Sempre aprenda novas linguagens, mas nunca deixe de aprender C/C++.
Qual das duas começar primeiro? 😅😅😅
@@arthuraguiar6492 c
É sempre bom e enriquecedor ouvir o Akita! Show!!!
Já dizia meu professor na universidade. "Linguagem boa e a que te paga bem."
Me aprofundando em Haskell e Elixir, sou frontend com React e React Native mas vi na programação funcional um novo mundo.
Crossovers fodas!! É até estranho ver o Akita sem ele estar absolutamente puto kkkkkkkk Excelente conversa
Decidi encarar a tecnologia, estou fazendo avaliações do que seria melhor.
Essa postagem foi riquíssima em relação ao mercado de tecnologia.
começado com o python, pela facilidade mesmo
Gratidão aos dois, são muito bons. O Akita, não, não é muito bom, é excelente, é um mostro na área e sou muito grato por poder ouvir de vez em quando ele compartilhar seu ponto com muita autenticidade. Sou programador PHP há uns 20 anos e estou me preparando para aprender Phyton (já estava antes de ver o vídeo :)). Como trabalho por conta própria e para ensinar, a decisão partiu depois de fazer um teste com um erro de lógica: x = 100, if x = 10:, print x. Muitas linguagens aceitam sem problema e muitas outras não aceitam. Entre as que não aceitam está o Python e além disso é a que tem o menor código e a melhor mensagem de erro, a que mais ajuda o programador. Valeu.
Eu tô aprendendo PHP com o objetivo de trabalhar com aplicações WEB.
oque me levou a gostar de programação, foi desde sempre quando eu era bem criança, sempre fui apaixonado por Robôs, então tem a relação que me levou a estar aprendendo C/C++ e o Java juntos, como o paulo disse começar de cima, e ir descendo até chegar na parte de juntar a parte do hardware com o software e criar meu robô.
8:10
Paulo Silveira sendo gente como a gente, assistindo o Akita.
KKKK
Muita informação valiosa de alto nível em poucos minutos e ainda tudo gratuito... obrigado!
Aprendi C, PHP e Java na universidade. Hoje, 10 anos depois, já passei por PL/SQL, Python, Ruby, JS e um pouco de PERL.
@@shimbas neste momento PHP (Laravel) e PL/SQL
@@rolandosanches2344 Laravel é tipo Django? (desculpa, sou iniciante)
@@ThiagoCosta-th1cs Depende do que você quer dizer com igual. Laravel é um framework PHP e Django é um framework Python. Mas ambos servem para desenvolver aplicações web.
@@rolandosanches2344 Eu pesquisei um pouco sobre Laravel e tava vendo que ele utiliza o mesmo padrão MTV do Django, achei interessante.
@@rolandosanches2344 E aparentemente o django é melhor na parte de segurança
Fabio Akita sendo Fabio Akita... Respostas claras e objetivas.... Gostei
O cara é o Serjão Berrantero. Tem corage. Chama o Akita pra responder a pergunta que ele menos gosta de responder. Kkkkkkkkkk.
Esse foi o vídeo mais completo e interessante que assisti essa semana. Sou de infraestruturas, mas o ponto de vista de vocês foi incrível sobre a curva de aprendizado das tecnologias.
Essa camiseta 42 do akita.. eu peguei essa referência.. kkkkk
Não manjo pode me explicar, por favor?
@@RTheodorus 42 é tipo um símbolo nerd, faz referência ao guia do mochileiro das galáxias.
@@bentodev Isso também tem haver com a empresa dele?
@@marcola8776 Tudo a ver
@@bentodev Nice vlw!
Exatamente gente é isso mesmo... eu fiz a transição pra área de TI (n fui aluno da alura mas participei de alguns eventos e consultei o forum diversas vezes, UA-cam tbm, ajudou bastante no início e mto provavelmente irei estudar conteúdos específicos na plataforma), e o percurso foi mto parecido com o descrito: 1) iniciei com Python, e gostei; 2) já conhecia HTML/CSS, testei JavaScript; 3) achei legal aprender alguma coisa de sistema, fiz helloWorld e algumas coisas básicas em... C, C++, Rust, Haskell, mas nesse âmbito aprendi um pouco mais de Go; 4) aprendi um pouco de shellScript para interagir com terminal; 5) aprendi um pouco de infra (Cloud, Docker e Kubernetes) - isso em +- 2 anos. Acabei entrando pra curso de Ciência da Computação.
Diria que o essencial é exercitar resolução de problemas através da CS (Computer Science), e não simplesmente praticar linguagens. Hj trabalho com JavaScript e SQL, mas já usei Python - se eu me empenhar posso usar vir a usar Go pra otimizar nível processamento se necessário, tranquilamente.
Akita só esqueceu de falar que esse "tempinho até conseguir trabalhar" pode levar até 2 anos hahaha
Bom dia. Gosto muito de PHP + MySQL. Cheguei a desenvolver 02 aplicações do tipo "Web" que foram importantes no local onde trabalho, no Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais, comarca de Muriaé - MG. Escolhi essa dupla porque não precisei pagar para desenvolver. E minha graduação em "Sistemas de Informação" fez com que eu correse atrás para aprender e aplicar as soluções.
A melhor não existe, mas JS ta quase la!
Lento pra desgraca
Eu acho impressionante como o Akita abriu a boca e explicou tudo que eu estou sentindo no meu momento atual de carreira.
"Não, você não vai fazer um sistema em Javascript" só patada, o carinha só deu uma risadinha kkk
Sempre bom ouvir o Akita! O cara é fera!
Delphi, Delphi , Delphi.... Ferramenta espetacular além de rodar em todas as plataformas .
Excelente vídeo, uma ótima colocação de ambos, hoje estou aprendendo Python e também javascript pelo One Oracle na Alura. Parabéns pelo conteúdo.
Eu tenho dezenove ano e já trabalho a dois anos com logística, mas eu sempre tive vontade de aprender a programar e hoje eu estou dando meus primeiros passos com Javascript e python, esse vídeo me deu um gás de outro nível, muito obrigado mesmo
Ahh, que bom saber disso, Ruan! Sucesso pra você nessa jornada e bons estudos 💙
Conta com a gente para o que precisar!
Não gosto drssr programa
Está falando melhor que da última vez que vi ele falando, parece mais educado, firme e direto.