Akita disse de forma inteligente que as principais técnicas da programação é a simplicidade e a clareza , e tudo diz como serão as declarações de entradas e de saídas, comentar o programa para facilitar compreensão do código, evitar ser confuso, preferir exibir "println" do que "printf", dominar bem as técnicas de orientação a objeto e métodos, praticar, e ver os diversos pontos de vista de que se trata um assunto. Akita foi objetivo na sua experiência de programador, foi brilhante, nossas palmas pelo mérito.
Nossa não conhecia esse Fabio Akita, mas a explicação dele da confusão que foi feita no conceito de Design Pattern no Brasil por conta da tradução de Pattern e de Standart serem iguais usando a metafora da casa foi fenomenal. Trabalhei por 5 anos como interprete Ing-PT e agora migrei pra data science, é engraçado como as duas areas requerem inteligencias parecidas. No fim, as duas lidam com problemas de linguagem né. Maravilhosa explicação e conversa, 10/10! Obrigado pelo video.
Cara, recomendo dms tbm o canal dele, muito conteúdo de programação ainda mais ele q tem muita experiencia, além do canal dele ser sem AD, pois é totalmente ditatico, aprendi muito coisa por baixo dos panos com os videos dele.
dos programadores youtubers, o Fabio é de longe o melhor. Nunca vi ninguém tão coerente quanto ele e o segundo melhor é o Carlos melo (um grande especialista em data science por sinal.)
Conheço ele há anos. Acho que ele pode ser considerado o Papa da Programação no Brasil. O cara já passou por tudo,desde o começo o do mundo,da Programação. Eu até sou mais velho que ele e acompanhei tudo isso,mas sem aperfeiçoar e trabalhar com isso antes.Ouvindo ele falar,passa um filme PB na mente. Só um cara como ele pode ser chamado de sênior.
Aqui estou eu, ouvindo, olhando e admirando dois gigantes, espero um dia chegar nesse nível! O @akita não perde a oportunidade de falar da década de 80/90, raízes!!
Muito boa essa conversa! Agregou bastante a minha forma de ver o código. Não se preocupar tanto com o desempenho do programa, mas dar prioridade para a manutenção futura do mesmo. A grande maioria dos sistemas que desenvolvemos não precisa, realmente, se preocupar com desempenho. Em alguns casos sim, por exemplo, em apps para smartphones, onde o ideal é tentar não consumir muita bateria, e o tráfego absurdo de dados também pode ser algo a se observar. Pra mim, que desenvolvo desktop, o mais importante é a manutenção, pois o sistema em que atuo é um ERP gigante, e se perder nele é muito fácil, com códigos de uns 30 anos atrás... rsrsrs Show de bola!
Ver o Akita, à quem tenho como grande referência e mentor na minha educação, participando na alura, a escola de cursos online onde dedico uma enorme parte do meu tempo de estudos, é um prazer gigantesco. Convide-o mais vezes, Paulo! 🥳🥳
vc recomenda a Alura mano ? muitos me disseram ser uma plataforma muito iniciante onde tu n sai do basico a ponto que tu aprenderia tudo isso porr conta no youtube. Qual seu feedback sobre a plataforma ?
Top demais, não sou programador, mas gosto muito do assunto. Seria interessante uma tela compartilhada mostrando exemplos práticos de alguns detalhes mencionados. Parabéns aos desenvolvedores do conteúdo!
sim. a maioria dos devs sofrem disso, buscar sobre tudo ou em antagonismo, a síndrome de impostor, que não é resultado somente aos devs, como em todas as áreas da vida e profissionais
Essa conversa me lembrou muito uma palestra do Uncle Bob sobre isso. O Akita sempre traduzindo bem esses conceitos pra gente. No final vira tudo um binariozão pro computador entender, mas o importante é ter boas práticas que tanto quem programa quanto outros que poderão dar manutenção no código possam também entender. Muito boa a conversa! Parabéns.
O Akita muito bom porque ele domina tópico de ciência da computação. Acompanho ele desde 2019 fiquei impressionado como o vídeo dele o Hello World como você nunca viu. Dali em diante passei a acompanhar o canal dele
Ainda não sou programador, mas estou estudando para isso. Os vídeos do Akita são sempre fonte de inspiração para mim, como também, os podcasts da Alura me ajudam a entender melhor o mundo profissional.
Muito bom esse conteúdo. Eu passei de Engenheiro de estrururas a desenvolvedor de software de estruturas. Antes me preocupava só em fazer algo funcional, pra resolver meus problemas localmente. Agora que preciso manter codigos que vão pra produção vejo como o buraco é em baixo e como precisamos das boas práticas. Sempre pensando que o codigo que estamos fazendo hje, pode ser usado por anos a fio.
Mais um aqui, com mestrado em estruturas e tudo kkk Programação me conquistou e nem penso mais em voltar, mas o raciocínio lógico da engenharia ajudou bastante
Eu fiz exatamente isso no projeto do quinto módulo da imersão. Depois que terminei, separei em várias funções de forma a poder chamar cada recurso quando necessário, invés de repeti-los. Quanto ao pattern, eu sempre pensei neles como modelo, exemplo, amostra, tipo uma lista de cores de uma casa de construção que a pessoa olha e escolhe uma cor para pontar a sua casa. O pintor é o programador que usa o modelo de acordo a necessidade do momento.
Que bom saber que curtiu, Kamily! Obrigada por nos acompanhar! 💙 Você pode ficar de olho também nas nossas redes sociais, sempre levamos conteúdos semelhantes. 😉
Salve!!! Trabalhei com mainframes na década de 70 e posso dizer que o custo de debugar um programa era o ponto mais dispendioso de um projeto. A fatura do aluguel de uma CPU IBM, por exemplo, era baseada no tempo de uso mensal da mesma e isso era muito, muito caro. Assim, o bom programador era aquele que conseguia colocar o programa em produção com o mínimo de execuções de testes possíveis.
Trabalhei com mainframe ibm 3270 nos anos 80 na Cesp. Se o código fosse testado mais que 3 vezes, o gerente do cpd vinha no dia seguintes para dar esporro, pois tínhamos que fazer teste de mesa
"A produtividade vale mais, do que a economia de performance que eu teria" AKITA, Fábio (2021). Muita sensatez em uma frase! Paulo e Fábio, parabéns pelo vídeo!
O Akita explica muito bem e traz analogias muito interessantes. O papo desses dois é excelente. Acompanho desde a primeira vez que o Paulo chamou o Akita. E o mais legal pra quem é da área é ver uma conversa dessas e perceber os paralelos com a prática diária no desenvolvimento de software. Parabéns a vocês por esse trabalho incrível!
Todo programador deveria assistir esse vídeo! Uma das questões que sempre achei e ficou em ênfase é: "Escrever código para outras pessoas fazerem manutenção". Isso sim é o essencial sempre!!!
Eu ainda estou aprendendo lógica de programação e, quando o Akita fala sobre termos técnicos parece que estou ouvindo um ET, mas as dicas que ele dá sobre o "como trabalhar" ou como "se situar" de forma a não apenas aprender, mas se desenvolver na área, são interessantíssimas. Ele vai destruindo nossas ilusões, mas são ilusões que, em algum momento, teriam sabotado os alicerces do nosso trabalho, então é bom aprender logo enquanto construímos esses alicerces.
Eu tento manter meu código o mais organizado possível, tento usar o mínimo de comparação de variáveis com strings ou números soltos quando eu vejo que a comparação se repete em muitos lugares. Passei umas 6/7 semanas rafazendo o app que eu trabalho do zero porque inicialmente tive que fazer muito rápido pro produto sair rápido e chegou em um ponto que qualquer linha que eu adicionava 4/5 coisas diferentes quebravam. Aproveitei o produto no ar, li planejei, refatorei, mudei algumas ferramentas (comecei a usar TypeScript, por exemplo, que ajuda horrores) e hoje eu posso dizer que tenho orgulho do que tô fazendo, não que não tivesse antes, tava funcionando, mas só eu sei como (aliás, só a eu do dia que eu escrevi sabe como XD).
"Daqui a dois dias você vai olhar pro seu código e não entender mais", basta um final de semana para que eu esqueça o que estou fazendo. Não atoa, quando estou num projeto Desktop, por exemplo, e preciso voltar pra um Mobile, demoro mais até pra gerar a release... Ótimo vídeo!
Sobre a questão de performance e produtividade que o Akita comenta, uma linha de raciocínio interessante é que mesmo que a lang X não seja a mais rápida, ela pode ser rápida o suficiente para boa parte dos casos de uso, valendo seu uso para ganhos de produtividade, por exemplo.
Esse ponto que ele disse sobre o linguição acontece demais no dia a dia. A gente desenvolve o código de uma maneira, e dois dias depois quando voltamos nele, nossa ótica já muda em relação a desempenho. Daí acabamos refatorando tudo pra termos uma melhor visibilidade quando voltarmos nele no futuro.
07:20 To passando por esse problema aí. Preciso colocar o "site da padaria" no ar, mas quando vejo que o código não tá ficando legal, largo tudo e vou estudar as boas práticas. Já tem uns 7 meses que to nisso, mas não reclamo, agora tenho uma visão do ciclo de vida do software e não só do código. Acho que finalmente posso colocar o "site da padaria" no ar.
Sensacional esse bate papo. Serve como uma luva para galera que está chegando na área quanto para galera sênior refinar sua ótica sobre a equipe. Tragam mais conteúdos ou serie sobre esses pontos abordados, seria muito top. Parabéns pelo vídeo.
c a r a l h o, que episódio f0d@. o Akita é um cara fora da curva. um dos poucos iluminados da "velha guarda" que sabe realmente como compartilhar conhecimento.
Atualmente, estou imerso no programa ONE Oracle Next Education T6, uma colaboração entre a Oracle e a Alura. O curso me abriu a mente para o aprendizado de Lógica de Programação e a exploração dos fundamentos da programação com JavaScript. Além disso, destaco o meu interesse nesse vídeo sobre boas práticas de programação, o qual considerei bastante instrutivo e valioso. #oraclenexteducation #alura #HelloONET6
Adorei o ponto do Akita. Me parece bem tipica discussão do aumento do débito técnico. Códigos sem boa prática gera uma bola de neve que leva ao aumento do débito técnico que leva ao aumento de custo para qualquer manutenção no futuro...
Pra quem vem do mundo de finanças, é muito fácil entender que Design patterns não é o equivalente de IFRS (International Financial Report Standards) no campo de software
Excelente discussão. Nossa equipe sempre procura aplicar as boas práticas aonde elas fazem sentido e agreguem no valor da própria equipe, como o Akita disse. A questão de testes é bem importante e é algo que eu identifico como falho em vários cursos e conteúdos brasileiros. Não há foco na parte de testes automatizados, apenas em testes "de mesa", digitando quarenta vezes um formulário, debugando com logs, etc. Obrigado por trazer o assunto.
Cara que video rico. Sou leiga no assunto, comecei a estudar ADS agora há uns dois meses, e esse vídeo tem muito conteúdo, e é um tapa na cara de muita polêmica por aí, a conversa aqui foi reta e direta kkk assim que é bom!!!
Muito bom, realmente trabalhando em equipe quando precisamos analisar e ou usar de exemplo o código de outra pessoa, geralmente é uma tristeza... mas não considero porque eu codo bem e o colega coda mal e ou vice-versa, mas simplesmente porque com a correria do dia a dia, não temos tempo para nos alinhar quanto equipe e definir um padrão, em toda empresa que eu passo eu tento fazer com que a equipe tenha um padrão, de novo, eu não sou ninguém para estipular.. eu apenas tento começar a discussão para que possamos progredir juntos. Sempre tenho dificuldade com códigos dos colegas por limitações minhas e deles, assim como pessoas também tem dificuldades com os meus códigos e até eu tenho também kkk
Ampliei minha visão depois desse vídeo. Comecei recentemente um tecnólogo de análise e desenvolvimento de sistemas e preciso muito de dicas e orientações. Obrigado!
O problema mais difícil da programação é a nomeação de variáveis. Concordo demais com isso! Não tem uma linha de código que não passo perrengue com isso
Grande Mito! Como sempre "fritando" o cérebro dos iniciantes que estão estudando lógica de programação hahaha! Parabéns Akita e Paulo pelo excelente conteúdo!
Esse vídeo me fez lembrar do PMBOK para Gestão de Projetos. Um professor fez uma provocação perfeita: "Se vc quiser matar seu projeto use TODOS os processos e ferramentas do PMBOK de uma vez !"
Akita disse de forma inteligente que as principais técnicas da programação é a simplicidade e a clareza , e tudo diz como serão as declarações de entradas e de saídas, comentar o programa para facilitar compreensão do código, evitar ser confuso, preferir exibir "println" do que "printf", dominar bem as técnicas de orientação a objeto e métodos, praticar, e ver os diversos pontos de vista de que se trata um assunto. Akita foi objetivo na sua experiência de programador, foi brilhante, nossas palmas pelo mérito.
Queremos um podcast de Guilherme Silveira e Fabio Akita, abstraindo o mundo e a engenharia de software toda sexta a noite! kkkkk
Akita com o Paulo é uma combinação que rende muita coisa boa.
Que bom que curtiu, Arthur! 💙
@@alura Aula magnífica! Super agradeço a vocês.
@@alura C,vc,,b b
@@1robsonAqui .
..
8Per
@@1robsonAqui ppp
Nossa não conhecia esse Fabio Akita, mas a explicação dele da confusão que foi feita no conceito de Design Pattern no Brasil por conta da tradução de Pattern e de Standart serem iguais usando a metafora da casa foi fenomenal.
Trabalhei por 5 anos como interprete Ing-PT e agora migrei pra data science, é engraçado como as duas areas requerem inteligencias parecidas. No fim, as duas lidam com problemas de linguagem né.
Maravilhosa explicação e conversa, 10/10!
Obrigado pelo video.
Cara, recomendo dms tbm o canal dele, muito conteúdo de programação ainda mais ele q tem muita experiencia, além do canal dele ser sem AD, pois é totalmente ditatico, aprendi muito coisa por baixo dos panos com os videos dele.
dos programadores youtubers, o Fabio é de longe o melhor. Nunca vi ninguém tão coerente quanto ele e o segundo melhor é o Carlos melo (um grande especialista em data science por sinal.)
Conheço ele há anos. Acho que ele pode ser considerado o Papa da Programação no Brasil. O cara já passou por tudo,desde o começo o do mundo,da Programação. Eu até sou mais velho que ele e acompanhei tudo isso,mas sem aperfeiçoar e trabalhar com isso antes.Ouvindo ele falar,passa um filme PB na mente. Só um cara como ele pode ser chamado de sênior.
Aqui estou eu, ouvindo, olhando e admirando dois gigantes, espero um dia chegar nesse nível!
O @akita não perde a oportunidade de falar da década de 80/90, raízes!!
Akita é muito foda, ele aprende com os erros que comete e ADMITE que errou, característica fundamental em quem tem ambição
Muito boa essa conversa! Agregou bastante a minha forma de ver o código.
Não se preocupar tanto com o desempenho do programa, mas dar prioridade para a manutenção futura do mesmo.
A grande maioria dos sistemas que desenvolvemos não precisa, realmente, se preocupar com desempenho.
Em alguns casos sim, por exemplo, em apps para smartphones, onde o ideal é tentar não consumir muita bateria, e o tráfego absurdo de dados também pode ser algo a se observar.
Pra mim, que desenvolvo desktop, o mais importante é a manutenção, pois o sistema em que atuo é um ERP gigante, e se perder nele é muito fácil, com códigos de uns 30 anos atrás... rsrsrs
Show de bola!
muito obrigado mano 🐊
Ver o Akita, à quem tenho como grande referência e mentor na minha educação, participando na alura, a escola de cursos online onde dedico uma enorme parte do meu tempo de estudos, é um prazer gigantesco. Convide-o mais vezes, Paulo! 🥳🥳
vc recomenda a Alura mano ? muitos me disseram ser uma plataforma muito iniciante onde tu n sai do basico a ponto que tu aprenderia tudo isso porr conta no youtube. Qual seu feedback sobre a plataforma ?
Sou professor de informática do Instituto Federal Fluminense. Se um dia eu tiver 10% da didática e conhecimento do Akita eu domino o mundo :D
Campos dos Goytacazes?
Tagsdandagstsfsag💘🥰😗🥰😗😚🥰😚🙃🤩🌜😚🥰🥰😗🥰😚🌜😗❤️🌜🙂🌜😗😚🌜😊🌜😚🌜🙂😗🌜🤗🌜🤗🌜☺️🌛😘🤩🌜🤗😊🌛🤩🌛😘😘😆😉🥰😘😗😚😗😘😗😂😂😗🥰😗😘😗
Ll
Top demais, não sou programador, mas gosto muito do assunto. Seria interessante uma tela compartilhada mostrando exemplos práticos de alguns detalhes mencionados. Parabéns aos desenvolvedores do conteúdo!
Oi Valter, ficamos muito felizes que você gostou do nosso conteúdo. Obrigada pela sugestão 😊
Esse é o tipo de conteúdo que nos livra de achismos e de síndromes do "eu preciso parecer um gênio". O bom senso deve sempre guiar o bom dev.
sim. a maioria dos devs sofrem disso, buscar sobre tudo ou em antagonismo, a síndrome de impostor, que não é resultado somente aos devs, como em todas as áreas da vida e profissionais
0p
Essa conversa me lembrou muito uma palestra do Uncle Bob sobre isso. O Akita sempre traduzindo bem esses conceitos pra gente. No final vira tudo um binariozão pro computador entender, mas o importante é ter boas práticas que tanto quem programa quanto outros que poderão dar manutenção no código possam também entender. Muito boa a conversa! Parabéns.
Que conversa produtiva. Imagino o quão prazeroso e rentável (me referindo a conhecimento) deve ser participar de uma conversa com os dois. Incrível!
Foram os 30 minutos mais bem investidos da semana. Obrigado pelo conteúdo, vocês são feras.
Ficamos felizes que curtiu 💙
Sensei Akita, o cara tem propriedade, e além disso tudo é um cara que passa uma motivação gigantesta pra área da programação.
O Akita muito bom porque ele domina tópico de ciência da computação. Acompanho ele desde 2019 fiquei impressionado como o vídeo dele o Hello World como você nunca viu. Dali em diante passei a acompanhar o canal dele
Ainda não sou programador, mas estou estudando para isso.
Os vídeos do Akita são sempre fonte de inspiração para mim, como também, os podcasts da Alura me ajudam a entender melhor o mundo profissional.
Oi Jose, ficamos muito felizes em fazer parte do seu desenvolvimento!
Muito bom esse conteúdo. Eu passei de Engenheiro de estrururas a desenvolvedor de software de estruturas.
Antes me preocupava só em fazer algo funcional, pra resolver meus problemas localmente. Agora que preciso manter codigos que vão pra produção vejo como o buraco é em baixo e como precisamos das boas práticas.
Sempre pensando que o codigo que estamos fazendo hje, pode ser usado por anos a fio.
Engenheiro estrutural aqui também! Kkk passei para desenvolvimento de software em 2017. Uma das melhores decisões da minha vida!
Mais um aqui, com mestrado em estruturas e tudo kkk
Programação me conquistou e nem penso mais em voltar, mas o raciocínio lógico da engenharia ajudou bastante
Eu fiz exatamente isso no projeto do quinto módulo da imersão. Depois que terminei, separei em várias funções de forma a poder chamar cada recurso quando necessário, invés de repeti-los.
Quanto ao pattern, eu sempre pensei neles como modelo, exemplo, amostra, tipo uma lista de cores de uma casa de construção que a pessoa olha e escolhe uma cor para pontar a sua casa. O pintor é o programador que usa o modelo de acordo a necessidade do momento.
Nunca vi um vídeo tão bom e exemplificando tão bem o mundo de desenvolvimento. Massa demais! Preciso de um vídeo desse toda semana 👏👏👏
Que bom saber que curtiu, Kamily! Obrigada por nos acompanhar! 💙 Você pode ficar de olho também nas nossas redes sociais, sempre levamos conteúdos semelhantes. 😉
Salve!!!
Trabalhei com mainframes na década de 70 e posso dizer que o custo de debugar um programa era o ponto mais dispendioso de um projeto. A fatura do aluguel de uma CPU IBM, por exemplo, era baseada no tempo de uso mensal da mesma e isso era muito, muito caro. Assim, o bom programador era aquele que conseguia colocar o programa em produção com o mínimo de execuções de testes possíveis.
Trabalhei com mainframe ibm 3270 nos anos 80 na Cesp. Se o código fosse testado mais que 3 vezes, o gerente do cpd vinha no dia seguintes para dar esporro, pois tínhamos que fazer teste de mesa
Cara é sensacional a reflexão sobre maquinas, performance e as boas praticas de código ser para as PESSOAS e não para a MAQUINA!
"A produtividade vale mais, do que a economia de performance que eu teria" AKITA, Fábio (2021).
Muita sensatez em uma frase! Paulo e Fábio, parabéns pelo vídeo!
Ficamos muito contentes de saber que você gostou do vídeo 🥰
O Akita explica muito bem e traz analogias muito interessantes. O papo desses dois é excelente. Acompanho desde a primeira vez que o Paulo chamou o Akita. E o mais legal pra quem é da área é ver uma conversa dessas e perceber os paralelos com a prática diária no desenvolvimento de software. Parabéns a vocês por esse trabalho incrível!
Todo programador deveria assistir esse vídeo! Uma das questões que sempre achei e ficou em ênfase é: "Escrever código para outras pessoas fazerem manutenção". Isso sim é o essencial sempre!!!
Que legal, Andre. Obrigada! 💙
Que aula!
Isso seria assuntos para seminário. Obrigado Paulo e Akita.
Que bom que gostou, Anderson 💙
Eu ainda estou aprendendo lógica de programação e, quando o Akita fala sobre termos técnicos parece que estou ouvindo um ET, mas as dicas que ele dá sobre o "como trabalhar" ou como "se situar" de forma a não apenas aprender, mas se desenvolver na área, são interessantíssimas. Ele vai destruindo nossas ilusões, mas são ilusões que, em algum momento, teriam sabotado os alicerces do nosso trabalho, então é bom aprender logo enquanto construímos esses alicerces.
Estou fazendo i
Bvh4
@@annajulianunes212 ?? KKK
Eu tento manter meu código o mais organizado possível, tento usar o mínimo de comparação de variáveis com strings ou números soltos quando eu vejo que a comparação se repete em muitos lugares. Passei umas 6/7 semanas rafazendo o app que eu trabalho do zero porque inicialmente tive que fazer muito rápido pro produto sair rápido e chegou em um ponto que qualquer linha que eu adicionava 4/5 coisas diferentes quebravam. Aproveitei o produto no ar, li planejei, refatorei, mudei algumas ferramentas (comecei a usar TypeScript, por exemplo, que ajuda horrores) e hoje eu posso dizer que tenho orgulho do que tô fazendo, não que não tivesse antes, tava funcionando, mas só eu sei como (aliás, só a eu do dia que eu escrevi sabe como XD).
Melhor explicação resumida em português...sensacional.
Mais um ótimo vídeo para agregar
Parabéns! Aprendendo sempre aqui.
Gosto muito das orientações do Akita,muito sensato e inteligente e sem frescura
Super bem colocadas todas as observações. Só a experiência para tanto esclarecimento.
Nossa que top !!! melhor conversa que já ouvi sobre o tema. Parabens !
"Daqui a dois dias você vai olhar pro seu código e não entender mais", basta um final de semana para que eu esqueça o que estou fazendo. Não atoa, quando estou num projeto Desktop, por exemplo, e preciso voltar pra um Mobile, demoro mais até pra gerar a release...
Ótimo vídeo!
Ver esses dois juntos é sempre um sinal de que vem conteúdo top!
Ao longo do trabalho eu fui vendo que nem café eu faço/bebo direto, deveras relevante o assunto!
Akita dá show!
Sobre a questão de performance e produtividade que o Akita comenta, uma linha de raciocínio interessante é que mesmo que a lang X não seja a mais rápida, ela pode ser rápida o suficiente para boa parte dos casos de uso, valendo seu uso para ganhos de produtividade, por exemplo.
Primeirao! Estou platinando todo conteúdo de Java e Web Services da Alura!
Esse ponto que ele disse sobre o linguição acontece demais no dia a dia. A gente desenvolve o código de uma maneira, e dois dias depois quando voltamos nele, nossa ótica já muda em relação a desempenho. Daí acabamos refatorando tudo pra termos uma melhor visibilidade quando voltarmos nele no futuro.
Ótimo! Sempre pensei assim. "Faz funcionar e depois deixa bonito"!
Muito bom ouvir esses dois caras falando sobre programação.
Eu sou Engenheiro Informático Angolano e Desenvolvedor PHP / Laravel. Eu tenho gostado os vossos vídeos.
Simplesmente sensacional o bate papo, com alto nível e muita clareza. Obrigado pelo conteúdo!
Quanto conteúdo top de linha. Se tem Akita e Paulo trocando ideia já chego dando like!
Ótimo bate-papo! Informações muito relevantes e importantes para um bom desenvolvimento e trato em equipe. Parabéns pelo ótimo material!
07:20 To passando por esse problema aí. Preciso colocar o "site da padaria" no ar, mas quando vejo que o código não tá ficando legal, largo tudo e vou estudar as boas práticas. Já tem uns 7 meses que to nisso, mas não reclamo, agora tenho uma visão do ciclo de vida do software e não só do código. Acho que finalmente posso colocar o "site da padaria" no ar.
Sensacional, melhor discussão sobre boas práticas que eu já vi.
Tenho muita dificuldade em refatorar código legado (código que escrevi 2 dias atrás)
hahahahahahahahahahhaha 😂 😂 😂 😂 😂 😂
kkkkkkkkkkkkk
KKKKKKKK
Sinal que tá evoluindo kkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Simples, claro e objetivo.
Muito proveitoso.
Sensacional esse bate papo. Serve como uma luva para galera que está chegando na área quanto para galera sênior refinar sua ótica sobre a equipe. Tragam mais conteúdos ou serie sobre esses pontos abordados, seria muito top. Parabéns pelo vídeo.
c a r a l h o, que episódio f0d@. o Akita é um cara fora da curva. um dos poucos iluminados da "velha guarda" que sabe realmente como compartilhar conhecimento.
Akita fala com clareza, sem rodeios para parecer inteligente, único objetivo dele é passar a mensagem.
A inteligência e didática do Akita são impressionantes 😯
demestificando esse MONSTRO que foi criado....muito bom
Boa a escolha do assunto. Pertinente e atual.
Atualmente, estou imerso no programa ONE Oracle Next Education T6, uma colaboração entre a Oracle e a Alura. O curso me abriu a mente para o aprendizado de Lógica de Programação e a exploração dos fundamentos da programação com JavaScript. Além disso, destaco o meu interesse nesse vídeo sobre boas práticas de programação, o qual considerei bastante instrutivo e valioso.
#oraclenexteducation #alura #HelloONET6
Akita é o cara. Nessa entrevista mostrou muita maturidade.
Excelente. Boa prática é tudo isso que vcs dois falaram para o dia de hoje!
Nossa, que video top! 2 caras que tenho muito respeito.
Sempre bom e importante ver sobre esses pontos com Akita, um cara essencial de mais quando se trata de discernimento sobre tecnologia
Ele manda bem mesmo, Fernando ! 💙
Parabéns, papo muito top. Olharei para os "padrões" de projeto com outros olhos!
Adorei o ponto do Akita. Me parece bem tipica discussão do aumento do débito técnico. Códigos sem boa prática gera uma bola de neve que leva ao aumento do débito técnico que leva ao aumento de custo para qualquer manutenção no futuro...
👏👏👏👏 Caramba! o Akita tem muito conhecimento ! Ele deve ter sido programador em outra vida :)
Que legal que você curtiu! 💙
Pra quem vem do mundo de finanças, é muito fácil entender que Design patterns não é o equivalente de IFRS (International Financial Report Standards) no campo de software
😍
Tentando absorver o máximo de conhecimento desses dois gigantes, obrigado Alura!
Que bom que curtiu! 💙💙💙
Esse vídeo tem muito conhecimento... Muito boa essa iniciativa de vídeos da Alura.
Bem-vindo de volta, sabemos que não é a sua primeira vez também!
Excelente discussão. Nossa equipe sempre procura aplicar as boas práticas aonde elas fazem sentido e agreguem no valor da própria equipe, como o Akita disse. A questão de testes é bem importante e é algo que eu identifico como falho em vários cursos e conteúdos brasileiros. Não há foco na parte de testes automatizados, apenas em testes "de mesa", digitando quarenta vezes um formulário, debugando com logs, etc. Obrigado por trazer o assunto.
Cara que video rico. Sou leiga no assunto, comecei a estudar ADS agora há uns dois meses, e esse vídeo tem muito conteúdo, e é um tapa na cara de muita polêmica por aí, a conversa aqui foi reta e direta kkk assim que é bom!!!
Que incrível saber disso, Tamara! E se precisar de alguma ajuda, pode contar com a gente 😀💙
Que video sensacional 👏👏👏 !!
Aprendi muito, obrigadaa pelo contéudo.
Ser rápido é o mais importante, por isso na física me ensinaram Fortran
Muito bom, realmente trabalhando em equipe quando precisamos analisar e ou usar de exemplo o código de outra pessoa, geralmente é uma tristeza... mas não considero porque eu codo bem e o colega coda mal e ou vice-versa, mas simplesmente porque com a correria do dia a dia, não temos tempo para nos alinhar quanto equipe e definir um padrão, em toda empresa que eu passo eu tento fazer com que a equipe tenha um padrão, de novo, eu não sou ninguém para estipular.. eu apenas tento começar a discussão para que possamos progredir juntos. Sempre tenho dificuldade com códigos dos colegas por limitações minhas e deles, assim como pessoas também tem dificuldades com os meus códigos e até eu tenho também kkk
Muito bom! 👏🏼
Interessante falar sobre isso, pois acredito que, nesse mundo louco da programação, está precisando demais disso
Ampliei minha visão depois desse vídeo. Comecei recentemente um tecnólogo de análise e desenvolvimento de sistemas e preciso muito de dicas e orientações. Obrigado!
Mano o Akita é muito brabo, mind blowing total
AiAi.. apaixonante ouvir dois homens inteligentes conversando :3
Descobrir esse podcast aqui foi uma maravilha!!
Espero que tenha mais.
Clean Code + SOLID + TDD + Refactoring seria a combinação perfeita.
Perfeitas as observações.
Excelente vídeo. Muito esclarecedor.
O problema mais difícil da programação é a nomeação de variáveis. Concordo demais com isso! Não tem uma linha de código que não passo perrengue com isso
Excelente entrevista. Akita acrescenta e surpreende em qualquer vídeo.
Leu minha mente… Estava estudando boas práticas de programação.
Que bom que o conteúdo te ajudou, Douglas!!
Que video maravilhoso! Uma baita de uma aula.
Ficamos felizes que tenha gostado, Herberson! 💙 Se precisar de qualquer apoio ao longo da sua jornada, estamos aqui para te ajudar! 😉
exelente video, me abriu a mente para essa questao do codigo limpo
Que bom que gostou, Black! 💙
Grande Mito! Como sempre "fritando" o cérebro dos iniciantes que estão estudando lógica de programação hahaha! Parabéns Akita e Paulo pelo excelente conteúdo!
Obrigada pelo reconhecimento, Tancredo! 🤩 Estamos juntos! 💙
primeiros dois minutos de vídeo e já foi uma aula, muito bom!
Sensacional, fazia uma tempo que eu procurava esse estilo de conteúdo, mais vídeos como esse aqui no canal
Mestre Akita: Sênior True!!
Que papo bom. Gostaria de mais.
Akita é um monstro!!
Vídeo fantastico!!!
Bicho, que bate papo massa!
O Akita é genial, um monstro.
Esse vídeo me fez lembrar do PMBOK para Gestão de Projetos. Um professor fez uma provocação perfeita: "Se vc quiser matar seu projeto use TODOS os processos e ferramentas do PMBOK de uma vez !"
Composição de funções é uma coisa maravilhosa.
Vocês são 10! Concordo em tudo.
Muito Bom, parabéns!