Essa discussão de melhor linguagem só existe para quem é muito leigo no assunto… tem um milhão de áreas que envolvem computação e as linguagens indicadas para cada caso variam muito.
cara agora nesse momento de I.A banco de dados e machine learning Python domina. se cara quer ser desenvolvedor web dai ja é HTML e JavaScript n tem jeito
Falou tudo, mas Python tem uma comunidade top, mas gosto mais do PHP, cada linguagem tem suas vantagens e foco, mas estou fugindo do Java e C ao máximo hehehe
É por aí. Quando comecei a trabalhar, as empresas e universidadea abraçaram fortemente o Java. Aprendi Java e Python na época. Trabalhava com Java e usava Python para projetos pessoais e como linguagem de scripting no trabalho. A produtividade dela é imensa.
Depois de formado em Ciência da Computação e de trabalhar há anos na área, sem dúvida nenhuma a melhor linguagem de programação é a NENHUMA, se você realmente quer uma vida plena, com sanidade mental, sem depressão, ansiedade, etc. essa linguagem é excelente!
Quem programa em Assembly, C, C++, linguagens de baixo nível, quando é necessário usar uma de alto nível como python ou C#, vai codificando e aprendendo mesmo sem ter usado a linguagem é muito intuitivo.
Sim, desenvolvimento de APIs é muito boa. Há bibliotecas e frameworks maduras. Na verdade, as áreas são inúmeras de atuação, basta ver o grande arsenal de bibliotecas mantidas pela comunidade. Por exemplo, aquele drone/helicóptero que está em Marte tem Python embarcado.
Eu crio ferramentas com Delphi integrado ao javascrit e php, a melhor linguagem é aquela que lhe atende! Meu primeiro programa foi feito em assembler Z80 e depois 8088 para quem é das antigas vai entender, depois passei para o Clipper Summer 87 e Clipper 5.2, aprendi pascal com o Delphi e depois javascript e PHP, tenho conhecimentos de todas as outras linguagens, uso o que me atende e estou feliz!
Na verdade não importa muito, dominando qualquer linguagem vc consegue facilmente usar qualquer uma com pouco tempo de adaptação. Hoje trabalho com C/C++ em baixissimo nivel mas já trabalhei com python, javascript, typescript, lua, basic, fortran etc. A unica coisa que é completamente diferente em termos de programação é Assembly, que nem é uma linguagem em si pois depende de arquitetura, por exemplo assembly para x86 é totalmente diferente de assembly para ARM que é totalmente diferente de assembly para RISC-V etc.
Bom, se ele entende tanto de astronomia quanto de programação, ele é tão somente um entusiasta. Porque em termos de programação fica nítido que ele não programa nada.
Estudo faço Tecnologia da Informação na UFRN com ênfase em Ciência da Computação e tenho experiência com desenvolvimento também. E posso afirmar que existe a linguagem certa para o problema certo. As minhas preferidas, C/C++, Lua(feita por nós BR).
C++ e lua são muitos bons cara. Lua não tem o reconhecimento que merece. Depois de aprender a "dominar" C++ vou olhar Lua para fazer alguns projetos com as 2 línguas.
Muito bom ouvir histórias como essa! Também sou piloto e instrutor de voo mas, por conta da pandemia e por falta de oportunidades, comecei a estudar Java há quase 3 anos e hoje sou programador Java há 8 meses. Essa decisão de mudança de carreira, com 28 anos, não foi fácil de ser tomada. Trabalhei muito o psicológico e fui em frente. Não atingi o mesmo nível profissional na aviação como o Carlos, mas ouvir essa pequena história me motiva ainda mais! Parabéns, Sérgio e Carlos!
@@f.castro Estudei por conta! Sou formado em Ciências Aeronáuticas, mas conclui o curso em 2019, antes de partir para a área de tecnologia. Depois comecei a estudar em cursos online e consegui uma oportunidade. Hoje já assumi um cargo de liderança na equipe de desenvolvimento Java e estou cursando pós-graduação em Engenharia de Software.
A melhor linguagem é aquela que você consegue entender fácil o que está fazendo. como propriamente dito, linguagem é uma linguagem, só basta saber falar *no caso descrever* . Então quem está aprendendo o que tem que ver é: - o quê estou criando? - o quê isso irá fazer? Sabendo essas perguntas qualquer linguagem pode ser a melhor linguagem! Só que tem que entender uma coisa, quanto maior a comunidade de uma determinada linguagem maior vai ser a capacidade das pessoas te ajudarem.
Pra quem ta começando e bom comeca com python pois e mais simples de aprender a sintaxe e como ele disse tem biblioteca pra tudo vc faz tanto um aplicativo pra desktop quanto pro mobile com poucas linhas de codigo, fora as automaçoes e desenvolvimento web
Uso Python só para ambiente produtivo de projetos de ML, pois tem fácil integração com Cloud para criação de pipelines e api's. Mas pra manipulação e análise de dados, e até prototipação de algoritmos, o R ganha de mil.
O que faz um software funcional não é a linguagem, mas sim o profissional. Existem linguagens no mercado para todo tipo de aplicação. Eu comecei nessa área em 1986, com Basic e Fortran. Mais tarde, comecei a trabalhar com o famoso Clipper, que na verdade nem era uma linguagem de programação. Por volta de 1989, comecei a aprender o Pascal. Depois, veio o Delphi e RAD-Studio. Atualmente, mexo bastante com o Lazarus e JavaScript e tenho conseguido fazer praticamente tudo o que me é pedido.
A melhor linguagem, é aquela que dá o maior suporte para atender tudo que precisa, que dá maior flexibilidade para melhorias/alterações, maior produtividade e também aquela que a equipe tem mais afinidade... Ou seja, não existe uma linguagem absoluta... Existe sim qual a pior linguagem de programação pra tal finalidade, por exemplo, C++ pra web frontend... Mas a melhor depende de vários fatores, e mesmo assim, se a equipe já tem habilidade e experiência com uma certa opção, muitas vezes ela é a melhor, para aquele time, naquele momento.
Sou dev php e javascript, python eu gosto muito também, tenho gastando um tempo considerável para me divertir com as possibilidades de python para machine learning, até unidades de processamento para essa finalidade estou comprando (a brincadeira tá saindo um pouco cara rsrs). É muito divertido, me sinto como uma criança em um parque de diversões com python, muito desafios para transpor e muito conhecimento a disposição para ajudar nessa empreitada. Tem uma comunidade muito engajada, é confiável e de aplicações para as mais variadas necessidades, ainda gosto muito das outras tecnologias, principalmente pq pagam as minhas contas e custeiam a minha aventuras com python hehehe, mas python já tem um lugar no meu coração tbm.
Na verdade a linguagem mais apropriada é aquela que se adequa direto ao seu projeto. Por isso existem inúmeras linguagens um bom desenvolvedor busca eficiência, otimização e qualidade.
Para quem quer ser programador, voce pode ter uma linguagem favorita, mas pra ser programador é a pessoa que resolver problemas e achar soluções conjuntas ou conectadas independentes de linguagens. Sigo esse meio para determinar oos requisitos e escolher a melhor tecnologia.
Uma biblioteca boa para estudos científico, principalmente matemática e em python, seria o Symp, eu já usei para desenvolver softwares de cálculo, é interessante.
Lendo os comentários, tenho a impressão que os "mais experientes" não discutem mais qual a melhor linguagem. Mas me parece também que se acomodam diante do desafio de reaprender conceitos de uma nova linguagem, usando argumentos como "a melhor linguagem é a que paga minhas contas" e afins. No final das contas, o usuário da solução não se importa com a linguagem usada, mas sim que sua solução esteja sempre pronta para ser usada. Quem criar a solução deve usar o que melhor domina. Eu creio que SIM, há uma linguagem melhor que outras para estes desenvolvedores, e por necessidade da renovação constante, o desenvolvedor precisa entender bem como funciona o seu "toolkit" de desenvolvimento, mas também observar as novidades para ver se vale a pena as adicionar no seu cardápio.
Eu acredito que para pessoas não seguirão uma carreira de Dev, mas que seja interessante saber programar comece com Python, por exemplo Professor de matemática, Alguém de outra área da TI, contador, trabalha e gosta do Excel, ou simplesmente alguem que gosta de lógica. No entanto quem quer realmente isso pra vida vai precisar de se entregar em campos pouco mais complexos, que irá encontrar em Java, JS, C# por exemplo
Não existe a melhor linguagem, existe a que resolve o seu problema. Mas para ficar registrado, C e C++ foram as linguagens que construiram a industria da computação..... Então, se for falar em poder..... Estas sao iconicas....
phyton sem duvidas tem bastante praticidade e empregabilidade em diversos segmentos, estudo java, e quando tenho tempo cyber segurança, e é notavel o tanto de scipts de automoção disponiveis em .py,..nada alem de java me interessa, porque que estuda afundo sabe que é um buraco sem fim, mas concordo, ta em alta, tem demanda, tem mercado, tem emprego, vale o envestimento ! ...
@@BuscandoOsMelhoresCanaisDoYT a curva de aprendizado e mais facil, porem como qualquer outra linguagem que quer monetizar precisa se especializar e dominar a mesma, espero ter ajudado...
Não existe bala de prata no mundo das linguagens de programação. O que vale é o tipo de projeto, as necessidades e o tempo de desenvolvimento. Mas no meio acadêmico, principalmente na engenharia e estatística, Python está sendo adotada. E está sendo incluída atualmente, na última versão prévia do Excel.
Finalmente alguém com um cérebro funcional. Inacreditável que ainda tenha gente discutindo que linguagem x é melhor que linguagem y, ignorando os elementos que tu citou quanto às necessidades. Mania do ser humano em classificar que "isso é melhor que aquilo", pensamento raso.
Um amigo dizia que melhor mesmo é programar em assembler. E olha que tentei na ibm assembler e burroughs, aprendi a criar códigos sem goto e quantas instruções são geradas por um comando, imagine os SQL da vida kkkkkkk
Estou no 3 semestre de análise e desenvolvimento de sistema, no inicio do curso eu estudava Java mas no decorrer do curso optei por Python, pois me adaptei melhor com essa linguagem, eu pretendo estudar JS depois que dominar Python.
não existe dominar uma linguagem, você precisa se apegar aos conceitos e não a sintaxe. não fuja de uma linguagem por parecer dificl, tente descobrir por que ela é assim, isso vai servir de referencia para todas as outras. Futuramente pra você será tão fácil aprender uma nova linguagem quanto ler um folheto ksksks um dia desses disputei uma vaga pra estágio de 6 meses pra desenvolvimento mobile, nunca tinha feita nada mobile, o requisito era flutter, eu nunca nem tinha mexido com dart. foi literalmente 40 minutos lendo a documentação do dart, eu lembro pois foi enquanto eu assistia alemanhaxjapão na copa ksksks eu consegui aprender o bastante para realizar o desafio e ganhar a vaga. Isso não é nada incível, quando você aprende a não se apegar à sintaxe e sim aos conceitos da linguagem, você aprende qualquer uma em questão de poucas horas ou até minutos ksksk
Admiro muito quem faz programa e vive de CLT sem concurso público, é preciso muita coragem para trabalhar e falta de iniciativa para criar o próprio negócio.
Interessante seu ponto de vista. Uma curiosidade, em que área, nicho ou modelo de negócio você acredita e investe seus recursos de tempo, conhecimento e dinheiro? Sucesso!
O senhor deveria experimentar Julia qualquer dia, uma excelente linguagem, bastante simples para codar e rápida, muito rápida, além de poder usar as bibliotecas em Python
Não existe melhor linguagem, existe a necessidade e a aplicação, bancos todos usam back end em java por exemplo, esse conteudo do video é pra quem realmente é muito iniciante.
comprei o curso hastag vitalício, tenho acesso a todos os cursos(Python, HTML, CSS, SQL, Javasript, VBA...), vou começar aprender pelo Python, a didática deles é muito boa.
Estou estudando Haskell. Uma linguagem funcional. Muito interessante e com um paradigma totalmente diferente das linguagens imperativas. Comandos do tipo x = x + 1 são impossíveis em Haskell.
comecei muito entusiasta na área de dados, depois fui pra web e estou atuando como dev full stack. Flando em backend já desenvolvi com Spring, Flask, Express.js, Nest.js. Sempre comento que um ponto muito importante é a força da comunidade, pra criar um integração com cloud em Spring eu demorei 3x mais do que com Node.js, era difícil encontrar materiais e guias, a comunidade é um dos maiores diferenciais!
Acho que depende muito. É bom avaliar o que você pretende fazer primeiro. Além disso, mais importante do que a linguagem, é aprender as bases da programação. Com as bases, fica fácil codar em qualquer linguagem.
Python ta em alta realmente, mas tem que tomar um pouco de cuidado pq costuma ser uma linguagem simples mas que exige outras competências pra vc realmente aplicar no mercado, normalmente usada em desenvolvimento de I.A com métodos de machine learning, natural language processing, computer vision e data science, mas exige do profissional estudo em outras areas, exemplo vc pode ser um biomédico e analista de sistemas que aplica machine learning em processamento de imagens, ou com assistente pessoal, tudo vai depender da sua area de especialização, se vc for desenvolver alguma coisa pra medicina seria legal ter algum conhecimento basico sobre o assunto, algo voltado pra engenharia a mesma coisa, depende mt da area que vc vai se meter com o Python.
Não esquenta! Começa com C e o resto você combina tipo pão! Ex: Pão com fiambre e queijo, com manteiga, com enlatados, com ovo e chourição, com salsicha, com mortadela, etc! 😂😂 não importa o complemento mas tem que ter pão 🥖 🥖 é você entendeu parceiro, tamo junto se liga ai que tua dúvida foi esclarecida. Ai irmão quando você tiver o pão, ai eu te explico se é melhor comer ele com chá 🍵, Café ☕, leite🥛ou um suquinho!🥤 Então pronto fechou parceiro. Foi bom escrever esse comentário, me ajudou muito aqui a descomprimir aqui de alguns bugs que estou vendo justamente em C, muito obrigado!
manin, JS é vai do simples ao complexo! Eu indico por ter MUIIIITO conteudo na internet, até gratuito. Mas n te repreenderia se tentasse outra. Mas em geral ela é muito versatil e ótima porta de entrada. (aprenda sempre a linguagem, frame work é só com 6 meses de estudos) @@eusourossatooficial
@@eusourossatooficial javascript eu utilizo junto com php, php e uma linguagem back end, ou seja ela trata o lado do servidor, já o javascript serve para o front end, lado do cliente, javascript também e muito prático, se quiser usar ele também no backend e possível utilizando nodejs, eu acho o nodejs um pouco mais complexo, prefiro o php. Mas nodejs está gigante e uma das mais populares da pra fazer de tudo com ele, se estiver disposto pode entrar nele sem medo também
@@eusourossatooficial Eu uso php e javascript no dia a dia a um ano e meio e sinceramente não importa muito a linguagem, afinal a lógica é a mesma em todas só muda a sintaxe. Mas se você está em dúvida vai aprendenedo a fazer CRUDs em várias linguagens dierentes e a que você achar melhor você foca só nela.
Por boa parte da minha carreira trabalhei com PHP, graças a Deus e muito trabalho paguei minhas contas e hoje, trabalhando com DevOps tenho usado mais Python. Não sou fã boy de linguagem, cada qual tem suas vantagens e desvantagens, o importante é atender o que cada sistema pede
Acho bom dominar os conceitos a base No final linguagens são só ferramentas, não existe a melhor, existe a que resolve melhor seu problema dentro do dominio que voce atua e ajuda o negocio, no final o negocio acaba até sendo superior ao código. Além disso escolheria mais de uma linguagem, hoje em dia existe integração de python com Excel, as vezes muitas pessoas atuando com uma linguagem só aumenta a oferta e o sálario das pessoas cai
No final, pra quem é profissional, a melhor linguagem é a que paga as contas. Eu por exemplo gosto muito de JS/TS, mas minha empresa quer me colocar pra trabalhar com Rails, então me dedico ao Ruby
Pq tu é bestao! Eu sou dev back end especialista com ferramenta Node.js e acabou! Nunca ninguém ficou me mandando fazer nada fora isso! Quando mandavam eu mexer em b0st4 de front end mandava pra pqp e seguia meu trabalho! O problema do dev moderno é que não bate de frente! Fica nessa de lamber bola de superior. Hoje, trabalho pra uma empresa dos EUA e não faço, absolutamente, NADA FORA DO QUE FUI CONTRATADO PRA FAZER! Inclusive, cheguei onde cheguei por me impor e mostrar resultados! Apenas isso
Como dizem, a melhor linguagem de programação é aquela que paga a suas contas. Outro dia me solicitaram um sistema muito personalizado de votação que deveria ser feito em uma manhã, e eu não tinha recurso algum à mão. Que linguagem eu escolhi, vbscript com ASP. Menos de duas horas estava rodando em um servidor antigo, que era o único disponível.
Comecei minha aula de programação com o Gustavo Guanabara, no mommento estou usando a linguagem python por ser mais facil, talvez mais pra frente mudo de lingugem.
Precisa realmente de mais de um recurso, ficar só com python diminui teu leque, mas não cai na pilha que 90% ali não sabe nada de Python, maioria papagaio de pirata, repete o que ouviu, dependendo do que vai fazer, recomendo Cython ou Jython, mas C vai ser um diferencial, mas... depende do que tu vai fazer...
Python é bom pra essa área de machine learning, saiu disso dá para listar umas 10 linguagens que são mais eficientes que ele para desenvolvimento wweb..
@@alison.aguiarexatamente. parafusadeira, chave de fenda, chave de precisão e até uma faquinha servem pra parafusar. Depende o que vc vai parafusar, quem vai parafusar, qual situação se encontra os locais para parafusar e etc. Uber, Nasa, Spotify, youtube e etc usam o django pq será?
@@alison.aguiar Depende. "Velocidade de desenvolvimento" se tu tiver falando sobre construir uma aplicação somente front-end com python vai ser muito difícil, além de que React, Vite, Next , Angular são muito mais eficientes no processo de desenvolvimento ( ainda mais se considerar com Typescript ) do que o Python com Pyscript. No contexto de um aplicação backend, python já se torna mais interessante que NodeJS na minha opinião, principalmente para criar apis, com o fastapi você consegue criar uma api simples em 5 min, um CRUD simples em 30 min. "Melhor adaptação" isso é muito subjetivo, não sei se faz sentido... "Performance" tem muitas linguagens que entregam mais performance em uma aplicação backend do que o python ( mas claro isso depende da aplicação, do código desenvolvido, etc ) mas num contexto geral o python não é uma linguagem "rápida", RUST, PHP, C# RUBY tem desempenhos melhores... "Entrega" isso depende muito também. Pra backend ele é bom, mas não é maravilhoso como um RUST e RUBY C# ou PHP
@@alison.aguiarfalando de web, tem que ser o que o Mercado manda, e raramente vamos encontrar aquela vaguinha de algum framework python, vemos mais angular/react/Vue Java/node/php/kotlin e por aí vai
Python tem uma grande comunidade, mas em questão de tamanho e aprendizagem com documentação nao tem discussão, C domina, além disso os maiores sistemas são escritos em C, windows e Linux
Pelo conhecimento prático que tenho, Python é uma linguagem com uma excelente documentação. Hoje não há discussão que a comunidade Python é enorme. Logicamente C, C++, Rust e Assembly são as linguagens mais indicadas para desenvolvimento dos núcleos, módulos e drivers de sistemas operacionais. No entanto, os aplicativos utilitários desses SOS são comumente desenvolvidas em uma infinidade de linguagens. Python, inclusive, é muito utilizada para isso no Linux. O que quero dizer é que há espaço para todas as linguagens.
No meu curso de Engenharia a gente vê C++ e Java. Detestei as duas linguagens porque a época escrever os códigos me parecia massante, e não conseguia enxergar a aplicabilidade no meu cotidiano. Me dava até mais ou bem com o Scilab (uma alternativa gratuita ao Matlab) para fazer meus projetos da faculdade. Só descobri que sou apaixonado por programação, e as possibilidades quando passei a usar Python, sobretudo na área de Ciência de Dados.
Eu conheci Python na universidade. Na época programar em Java era uma saco e estava enjoado da sua sintaxe pq já programava com C. Então fui atrás de outra linguagem OO. Então usei ela em diversos projetos do curso, inclusive TCC. Tive a audácia de fazer um programa em Python onde habitualmente todos faziam em Pascal ou Delphi (Cálculo Numérico I). O pessoal que fazia em Delphi usava uma bibloteca feita em Pascal compartilhada por todos. E eu substitui essa lib pela simples função embutida do Python chamava eval. Simplesmente demais.
As pessoas não fazem ideia do número de usuários de Python que simplesmente são de outras áreas de conhecimento: Física, Biologia, Engenharias, Matemática, Estatística, Jornalismo, etc.
Perl tem biblioteca pra tudo. Na década de 2000 era a melhor opção. R tem tuo que Python tem tbm. Não achar material pra R no google é papo de quem não sabe pesquisar.
Gosto do Python é uma das linguagens de programação que eu sei. Todavia ainda uso C++ em muitos projetos envolvendo baixo nível, más uso ele em alto nível também por conta de eu ja ter mais experiência com ele. E as vezes preciso adiantar pra conseguir entregar no prazo, ai eu meto o C++ no meio, no fim das contas o que importa é funcionar.😂😂😂
Alan Kay, o criador da linguagem Smalltalk disse uma vez: - Alguém sabe o modelo do piano que Mozart usou pra compor suas canções? Não há uma resposta definitiva pra qual é a melhor linguagem. O bom programador saberia escolher a linguagem de programação, a depender do contexto, da necessidade e principalmente, da sua habilidade com ela. O resto, é cheerleading tosco.
Entrei no mundo da programação desde da linguagem das cavernas clipper, cobol, c++, depois por volta de 2008-10: C# fiz uns free lances. Depois sai do cenário da programação trabalhando em outro ramo. Mas agora vou voltar com força total com as novas linguagens. É isso aí. Não posso parar.
Depende do propósito. As vezes C++ pensando em alocacao de memoria no braço e como o compilador/linker vai criar tudo é a melhor, e as vezes python com sua "simplicidade".
Ai vc fala em C né, c++ moderno possui smart pointers, RAII e outras técnicas que facilitam e muito o gerenciamento de memória, pra se usar calloc é preciso uma necessidade muito específica, e mesmo assim, se você não quiser dispor neurônios pra fazer isso existem excelentes bibliotecas que manejam a memória por você. Já C em sua essência não tem padrão para lidar com memória, o que também pode ser mitigado com bibliotecas.
@@brunodalagnol7742 Eu acho importante passar por C e C++, matemática computacional, compreender as partes do computador, como o compilador funciona, pra depois chegar em linguagens mais "simples". Muitos pensam o contrário. Mas eu penso assim, mas é opinião. No meu caso, ter aprendido C++ me deixou muito mais tranquilo pra aprender Java e outras, pois eu conseguia abstrair e entender o porquê de algumas coisas da sintaxe/funcionamento geral por exemplo. Até. E se a pessoa se desestimula em aprender assim, querendo aprender primeiro por linguagens mais simples, talvez programação não seja a praia da pessoa.
Não concordo que Python é bom pra iniciante. Python não requer tipagem, não requer trabalhar com endereços de memória nem alocação dinâmica e muitos outros conceitos que são cruciais para a formação de qualquer programador. Também tem muitos facilitadores - syntactic sugars e bibliotecas - o que não é ruim, pelo contrário, mas para um iniciante não enriquece o conhecimento de base. O bom e velho C continua sendo a melhor linguagem para se aprender algoritmos e estruturas de dados, que são a fundação da ciência da computação.
Python é bom para iniciantes por que ensina a base da programação, e a logica, e já que a lógica é igual para quase todas as linguagens fica facil de adaptar, alem de ele ser usado em muitas áreas
Sempre falo para meus alunos: A melhor Linguagem de Prog é aquela q te sustenta naquele momento! Olhe para o Mercado! Tudo que se estabelece como "melhor" tem uma saturação acelerada. Programe! Apenas isso!
A linguagem Julia é uma opção interessantíssima pra fazer o papel que hoje é do Python, mas com desempenho próximo do C++, compilador Jit melhorando a cada dia (acelera o trabalho de codificação). Hoje eu escolheria C++ pra trabalho hardcore, Flutter/Dart para front end multiplataforma (Ios, android, desktop linux/mac/windows webasm) e Julia como linguagem “junta tudo”.
excelente entrevista. A melhor linguagem é que atende as suas demandas. No meu caso, pra data science e predição de dados ambientais, tentei pelo Python mas era usar um canhão pra matar uma mosca, o R Studio me atendeu melhor. (E se serviu em Belém, sobreviveu ao calor da cidade❤🔥🥵)
Comunidade do Python é realmente muito forte, já teve sim linguagens que dependendo de qual índice você olha, tiveram popularidade igual ou superior ao Python, C é um bom exemplo, inclusive na época que ele teve forte popularidade, já era muita coisa para o tamanho da comunidade de programação em si, que era bem menor. O Java também é outro, a comunidade sempre foi muito forte. JavaScript também entra na lista. Essas duas ultimas você não vê muito nas redes sociais tradicionais, como Reddit, a comunidade existe muito em volta de projetos e forums específicos. Do outro lado, a popularidade do Python tem entrado em declínio, assim como a do Java, JavaScript e a do C, não acredito que seja pela linguagem em si, mas isso é algo natural, assim como C tinha muita popularidade quando haviam poucas linguagens parecidas, agora o mesmo acontece com Python e Java devido a ascensão de linguagens como Rust e Go. Ou seja, a grande popularidade é basicamente em volta do hype.
Hype, não é funcionalidade, atualizações ou desempenho, Python é cascudo já... teve um boom com a pandemia, era bom que esses cursos nem tivessem escolhido Python, mas foi a bola da vez né...
A popularidade do C é mais ou menos estável faz mto tempo. O C é usado pra mta coisa, tem mta coisa em C e ainda vai ter por mto tempo. O Rust é uma linguagem nova que ainda tá sendo desenvolvida, e é bastante promissora. O negócio é só a galera pegar pra aprender e as empresas que trabalham com OS e compilador/linguagens começarem a substituir o C pelo Rust. No momento eu só consegui encontrar 1 OS que é em Rust. Literalmente TODOS os outros são em C. A grande maioria das versões utilizadas das linguagens populares tbm são em C ainda.
Galera nas grandes empresas de ML nos EUA estão direto no C raiz, nem perdem mais tempo com python. Tenho um colega de trabalho que derivava de os projetos em 3 ou 4 linguagens diferentes agora só uma C
Qual o sentido, usar bibliotecas feitas em C no python, assim perdendo velocidade sendo que pode usar o C raiz e ainda a suas bibliotecas. N entra na minha cabeça usar python como língua "cola" em vez da linguagem raiz
C é muito boa por que ela tem um base de orientação a objeto(struct) ajuda muito a pessoa a entender o new Product(); do java e de outras linguagens o ruim é o tempo que leva né
aprende todas as C like, mas tentar ir pra um haskell ou clojure da vida vai estranhar um pouco com a sintaxe altamente funcional e inspirada na matemática
Na minha opinião e o que funcionou comigo foi começar aprendendo linguagem de baixo nível. Aprendi programação no curso técnico e la nos iniciarmos os estudos de lógica de programação direto em C. O C te obriga a fazer muita xoisa na unha e entender o que de fato você esta fazendo. Começar hoje por python é quase uma regra, mas acho que pode não ser legal, ja que python tem muito método e biblioteca já feitas para coisas simples.
@@brandabsb Até que estou gostando da profissão e mais ainda do salário kkkk só às vezes quando dá algum b.o que rola uns picos de estresse muito brabos que você nem imagina. Quanto ao mercado de trabalho, não tive dificuldade por conta de uma boa indicação mas meus amigos da facul que não tiveram e foram pra essa área estão todos empregados, fiz estatística e não ciência de dados. Boa sorte
@@brandabsb se você não tem experiência na área de dados e ainda não tem intimidade com os softwares usados na área talvez seja melhor você fazer ciência de dados. Meu curso de estatística foi teoria pura, pouquíssima prática. Mas ambos são ótimas escolhas
Python é a melhor para ciência de dados e aprendizagem de máquina, mas para o resto, acredito que não seja a melhor em nada. A maior vantagem de Python é, devido a vasta comunidade ativa, ter bibliotecas pra tudo como disseram no vídeo, facilitando imensamente o desenvolvimento de praticamente qualquer tipo de jogo, mas o desempenho deixa a desejar em diversas áreas principalmente se trabalhar com tempo de execução. Desenvolvendo para microcontroladores por exemplo, Python chega a ser 300x mais lento em testes em comparação com C/C++, mas o desenvolvimento é muito facilitado pois é o mais alto nível possível usando de bibliotecas como as de Micropython por exemplo, ou Circuitpython. C/C++ são as minhas linguagens favoritas desde o início, mesmo tendo o primeiro contato em programação sendo com Python.
Eu vou precisar mexer com Arduíno em um cultivo de hortaliças. A princípio iria fazer em Python porque é a linguagem que eu sei. Contudo, você recomenda mexer em C/C++? Tenho um certo medo dessa linguagem porque só li comentários estigmatizados.
Python é ótimo. Sou tradutor e estudo para criar scripts que possam me ajudar no dia a dia. Python é mt forte pra scripts... Só por não ter de colocar ponto-e-vírgula após cada linha é ótimo
ele ta falando de data science e IA isso tem vaga a rodo eu posso ate mandar provas, vagas pra junior em banco grande etc, e tbm da pra achar dev web tbm mesmo que eu odeie fazer site, mas nenhuma linguagem é especial obvio
@@LozarTX data science vc consegue na área mas pra dev é bem complicado, vc geralmente acha vaga pra uma galera bem cascuda e forte em diversas áreas que usa python pra ganhar escala no que faz. Dev não faz só site, eu trabalho com Android tv, já fiz de tudo um pouco hahha
Para o que o Python faz de específico(IA, Data Science, etc...) tem muita vaga, mas para dev web aí sim a concorrência é grande pois apesar do Django ser muito bom, pra mim o melhor para web, o PHP, ASP-NET, RUBY ON RAILS marcam presença forte!
Eu começaria por javascript, a sintaxe é a mesma de base usada por muitas outras (C, C++, C#, Java, Kotlin, etc). A linguagem ser fácil não deve ser critério para quem está começando, pode até ser ruim. Sobre Python em si, tem sua aplicabilidade mas é lenta e, até por isso, limitada.
@@srmpenedo pelo jeito está confundindo plataforma com linguagem, Javascript é sim linguagem de programação pois tem estrutura de dados, declaração de variáveis, constantes, condicionais, loops, etc, tudo que um básico de uma linguagem de programação deve ter, aliás, é derivada e mais complexa que C neste sentido. PORÉM é mais para front-end web onde, prara back end , melhor considerar outras mais robustas voltadas para back, mobile, etc,
Python é legal pra area dele, eu sou do Java pq é o que paga meu salario nos últimos 20 anos... e que tbm é legal pra área dele e isso pra qq linguagem.
Java pagou minhas conta por muito tempo também. Nesse tempo, Python sempre foi minha linguagem de suporte, para fazer coisas com mais rapidez, automatizações, entre outras finalidades. Com o tempo fui desenvolvendo aplicações maiores ao lado das apps em Java que mantinha e desenvolvia. Para meus projetos particulares, uso Python mesmo. De todo modo programo em Javascript (Angular), Java e ainda estudando Lua e tentando ampliar o conhecimento em Haskell e Rust.
Eu iniciei a faculdade estudando C e C++. Ao longo da graduação cheguei a mexer um pouco com Matlab, Octave (similar ao Matlab, mas é código aberto), R e Python. Matlab e Octave achei bem mais dificil de entender que as outras duas. Entre Python e R, acabei optando por usar mais o Python devido a seu uso mais genérico que o R (mais facil de usar as bibliotecas, mais facil de integrar com diferentes IDEs e mais facil de usar para aplicações diversas). Em geral é mais facil achar recursos para usar no Python do que nas demais.
Sou programador em C e C++ há 20 anos, e sabendo C, programar para Matlab / Octave é simples demais, bastando entender que bibliotecas e funções acessar. Python é apenas um ajuste fino em alto nível do C.
Lembrando que Matlab e Octave foram os que menos usei, pode ser por conta disso que achei mais difícil. E é claro, essa é so minha opinião, todas as ferramentas são ótimas para uso @@srmpenedo
Sou Dev nas apostas esportivas e pretendo migrar com concurso pras formças armadas, quem sabe daqui uns anos to la, mas Python é quase que não programar, basicamente comando que um interpretador de fora faz tudo
@@ygortorresgaleno9654O comentário desse mano me lembrou o famigerado Maike bagunçinha, não sabe de onde veio, aonde chegar e muito menos o que tá fazendo aqui kkkkkk
assim como javascript java o python tem muitas bibliotecas ja prontas para o uso. nao e um linguagem perfeita mas tem muitas vantagens. acho muito bom python. embora estar amando programar em typescript.
@@davidclmachadochuto que daqui a uns anos vai se tornar uma das principais linguagens de baixo nível. Agora que ela tá com a popularidade relativamente baixa, é o momento ideal pra aprender, já sai na frente quando ela popularizar mais
@@falcao.n Concordo!!! Para quem gosta desse tipo de programação, OS, e programas de alta complexidade que exigem muita velocidade, o RUST está se mostrando muito promissor e se continuar assim, pode acabar substituindo o "C" em muita coisa!!! Já estão testando o RUST em linux e até no windows e pelo prognóstico está se mostrando mais vantajoso!!!
@@LassNoches sim, me expressei mal. Quando disse de "baixo nível" quis dizer em relação ao fato de ser uma linguagem com uma excelente velocidade e gerenciamento de memória. O que a torna uma excelente linguagem pra se comunicar diretamente com o hardware, uma das características mais importantes das linguagens de mais baixo nível. Além da velocidade equiparável com C e gerenciamento de memória melhor em comparação ao C (principal linguagem hoje em dia voltada pra a comunicação direta com o hardware), ela ainda pode gerar binários compatíveis com C. O que a torna uma excelente linguagem pra tomar o lugar do C nessas aplicações de "mais baixo nível". Rust pode não ser de fato uma linguagem de baixo nível, mas tem excelentes características pra ser aplicada ao baixo nível. Não é à toa que Rust tá sendo usada como linguagem secundária do kernel Linux. E lembrando que o kernel é a parte de mais baixo nível de qualquer sistema operacional
Python abstrai muitos problemas e questoes computacionais. Eu considero uma pessima linguagem pra comecar. C, C++ ou Java sao as linguagens que eu considero as melhores pra quem realmente quer aprender programacao.
É bom pq tira a sintaxe verbosa de outras linguas. Pra começar aprender a programar, Python é muito bom mas se quiser se aprofundar precisa msm ir pra um C da vida (qualquer coisa low level né)
Já penso o contrário. Você suaviza a entrada da galera em programação usando Python. Nem eu comecei com C. Primeiro foi Pascal, de acordo o percurso de aprendizado, depois quando muito estudar questões mais profundas de compiladores, por exemplo, nos apresentaram C. Java já veio depois quando estudamos Orientação a Objetos. Assim como fui apresentado a Haskell depois que estudei o conceito de linguagens funcionais. No fundo, depende muito do conhecimento dos professores. Poderia ser Lisp no lugar de Haskell, poderia ser C++ no lugar de C, poderia ter sido até Python no lugar de Java. Além do mais, muitos usuários de Python não vieram da TI. Então, como ferramenta de programação para quem não é da área, Python é valiosa. Ele cresceu nos espaços acadêmicos, como não seria adotada onde cresceu?
vdd, vai lá um cara que aprendeu python como base e vai entrar num C da vida: "oque são tipos? int, char, float, double....? E pq tanto ponto e virgura (;)? Tô programando ou escrevendo em grego?"
@@your_fyp_shorts Python tem tipos. Ela é fortemente tipada inclusive. Existe ; mas é opcional. Você pode declarar tipos também mas é opcional. Quem programa em Python programa em outras linguagens se necessário.
E há muitas situações que não exigem muito desempenho, por isso vemos ela sendo usada em várias áreas por isso. Com a saída futura da GIL, o desempenho dela vai aumentar.
Sou Dino, quer dizer, muito tempo de estrada e quando se desenvolve um legado (quando você ou sua equipe escreveu), é muito bom. Agora se você trabalha com Cobol, tendo que fazer manutenção em código dos outros é um saco. Em alguns casos, se é uma rotina simples e dá para criar a sua própria, é o ideal. Já atuei com Natural/Adabas em Mainframe durante 20 anos, porém atuo na Microinformática, tendo já desenvolvido com inúmeras linguagens, mas esse ambiente quem está no grande porte, não imagina o que a obsolescências provoca no profissional. Frequentemente lançam atualizações e você tem de estudar. Agora com relação ao Python, é uma linguagem bem divertida. Gosto muito.
Discordo na questão da empregabilidade, se tiver falando da área de dados e IA, tudo bem, mas saindo desses nichos Python não é tão forte. Pra quem ta começando agora recomendo estudar Java e/ou JavaScript/TypeScript, sabendo bem uma dessas vc consegue mais facilmente uma vaga de dev backend, por exemplo, do que com Python
Se uma linguagem fosse melhor que outra, podem acreditar que jamais existiriam várias! C, C#, C++ são excelentes e robustas, mas também não resolvem todos os problemas existentes!
Essa discussão de melhor linguagem só existe para quem é muito leigo no assunto… tem um milhão de áreas que envolvem computação e as linguagens indicadas para cada caso variam muito.
Assembly e C, é só do que se precisa e nada mais...para fazer robôs assassinos é claro.
Simples assim.
@@ViníciusLira-g9bPerfeito amigo.
cara agora nesse momento de I.A banco de dados e machine learning Python domina. se cara quer ser desenvolvedor web dai ja é HTML e JavaScript n tem jeito
Falou tudo, mas Python tem uma comunidade top, mas gosto mais do PHP, cada linguagem tem suas vantagens e foco, mas estou fugindo do Java e C ao máximo hehehe
Linguagem boa é aquela que paga os boletos 😂
É por aí. Quando comecei a trabalhar, as empresas e universidadea abraçaram fortemente o Java. Aprendi Java e Python na época. Trabalhava com Java e usava Python para projetos pessoais e como linguagem de scripting no trabalho. A produtividade dela é imensa.
Sim hahaha. Atualmente trabalho com typescript/javascript.
Nunca foi código,sempre foi resolver problemas.
mano Deyvin explica kkkkkkkkkkkkk
ssssssssss
Depois de formado em Ciência da Computação e de trabalhar há anos na área, sem dúvida nenhuma a melhor linguagem de programação é a NENHUMA, se você realmente quer uma vida plena, com sanidade mental, sem depressão, ansiedade, etc. essa linguagem é excelente!
Kkkkkkk aiaiaia
KKKKKKKKKL prefiro a adrenalina e tentar ao máximo focar em uma flexibilidade de horário.
Desse jeito kkkkk
Fraco, sou do java, e gosto muito de um desafio, nunca falhei.
@@simonsena5518só fala isso quem não trabalhou na área ainda kkkkkkkkk
Quem programa em Assembly, C, C++, linguagens de baixo nível, quando é necessário usar uma de alto nível como python ou C#, vai codificando e aprendendo mesmo sem ter usado a linguagem é muito intuitivo.
Gostei do seu comentário.
Qual o seu insta?
Po nem fala. Eu aprendi, na realidade eu sofri com Assembly, no curso técnico. Dps disso todas as linguagens q vieram dps foram fichinha.
@@Yuri_Dovahkiin tem rede social mano?
Oque acha de JS???
Python é bom para Data Science, Machine Learning, talvez até para backend... tirando isso, melhor avaliar outras opções 😊
Sim, desenvolvimento de APIs é muito boa. Há bibliotecas e frameworks maduras. Na verdade, as áreas são inúmeras de atuação, basta ver o grande arsenal de bibliotecas mantidas pela comunidade. Por exemplo, aquele drone/helicóptero que está em Marte tem Python embarcado.
@@claudiotorcato N viaja, API é Java. Drone/Helicóptero em marte ? N acredite nessas baboseiras da NASA
Eu trabalho com backend com Python, Django e Chalice.
Kkk python
E da onde você tirou isso?
Eu crio ferramentas com Delphi integrado ao javascrit e php, a melhor linguagem é aquela que lhe atende! Meu primeiro programa foi feito em assembler Z80 e depois 8088 para quem é das antigas vai entender, depois passei para o Clipper Summer 87 e Clipper 5.2, aprendi pascal com o Delphi e depois javascript e PHP, tenho conhecimentos de todas as outras linguagens, uso o que me atende e estou feliz!
Na verdade não importa muito, dominando qualquer linguagem vc consegue facilmente usar qualquer uma com pouco tempo de adaptação. Hoje trabalho com C/C++ em baixissimo nivel mas já trabalhei com python, javascript, typescript, lua, basic, fortran etc. A unica coisa que é completamente diferente em termos de programação é Assembly, que nem é uma linguagem em si pois depende de arquitetura, por exemplo assembly para x86 é totalmente diferente de assembly para ARM que é totalmente diferente de assembly para RISC-V etc.
Se vc ler uma programação de Assembly em voz alta, forma um pentagrama no chão. Não é normal essa linguagem.
C/C++ e assembly é maravilhoso, não é tão dificil ❤️
Uma dúvida real mano, Cê usou Lua pra que?
@@wyskert5115 NodeMCU, um firmware para ESP8266 que tem uma plataforma de scripting em Lua
Para criar jogos como Angry Bird@@wyskert5115
Serjao fala de astronomia e de linguagem de programação
Esse cara é fantástico
Bom, se ele entende tanto de astronomia quanto de programação, ele é tão somente um entusiasta.
Porque em termos de programação fica nítido que ele não programa nada.
Somente quando você é um programador iniciante você tem entusiasmo para discutir qual linguagem é melhor.
Porque ? Depois desanima ?
@@vicnick-scriptNão é bem desânimo. É mais "casos e casos", não há uma linguagem melhor universalmente.
Não faz sentido, pois uma linguagem pode ser ótima para um propósito e não tão boa para outros.
Falei isso porque é obvio que o C++ é a melhor linguagem de todas.
C++ is the GOAT
@@jimmyloyola4088kkkkkkkkk
Pessoas inteligentes e dedicadas .... como é bom assistir....
…
Eu estudei python na faculdade, é uma ótima linguagem para aprender e desenvolver.
Tu fez qual faculdade?
Estudo faço Tecnologia da Informação na UFRN com ênfase em Ciência da Computação e tenho experiência com desenvolvimento também. E posso afirmar que existe a linguagem certa para o problema certo. As minhas preferidas, C/C++, Lua(feita por nós BR).
Tbm estudo na UFRN, ô sofrimento kkkkkkk
Aí falou a minha lingua
Só a rapazeada da UFRN aqui?
to no mesmo curso
UFRN é top, me formei na UFC em Engenharia de Software.
C++ e lua são muitos bons cara. Lua não tem o reconhecimento que merece. Depois de aprender a "dominar" C++ vou olhar Lua para fazer alguns projetos com as 2 línguas.
Eu já usei o Streamlit, é muito fácil e útil de usar se você quiser levar o modelo de ML pra produção.
Muito bom ouvir histórias como essa!
Também sou piloto e instrutor de voo mas, por conta da pandemia e por falta de oportunidades, comecei a estudar Java há quase 3 anos e hoje sou programador Java há 8 meses.
Essa decisão de mudança de carreira, com 28 anos, não foi fácil de ser tomada. Trabalhei muito o psicológico e fui em frente.
Não atingi o mesmo nível profissional na aviação como o Carlos, mas ouvir essa pequena história me motiva ainda mais!
Parabéns, Sérgio e Carlos!
Tá gostando da área?
que historia massa, achei ousado
@@joaopaulodumontalves1423bastante.
Sempre estudando muito. Em pouco tempo já consegui crescer dentro da empresa onde trabalho.
@@alexandreluchettiolá, vc precisou fazer uma faculdade? Ou estudou por conta e conseguiu a vaga?
@@f.castro
Estudei por conta!
Sou formado em Ciências Aeronáuticas, mas conclui o curso em 2019, antes de partir para a área de tecnologia.
Depois comecei a estudar em cursos online e consegui uma oportunidade.
Hoje já assumi um cargo de liderança na equipe de desenvolvimento Java e estou cursando pós-graduação em Engenharia de Software.
O Carlos tem uma plataforma com vários cursos muito bom... Sou de Angola e me inscrevi no mês passado e o cara manja mesmo no assunto.😊
Pedro!
Qual essa plataforma que vc se inscreveu?
A melhor linguagem é aquela que você consegue entender fácil o que está fazendo.
como propriamente dito, linguagem é uma linguagem, só basta saber falar *no caso descrever* .
Então quem está aprendendo o que tem que ver é:
- o quê estou criando?
- o quê isso irá fazer?
Sabendo essas perguntas qualquer linguagem pode ser a melhor linguagem!
Só que tem que entender uma coisa, quanto maior a comunidade de uma determinada linguagem maior vai ser a capacidade das pessoas te ajudarem.
Se quer mexer com dados vai de Python, é uma das melhores pelas inúmeras libs disponíveis, já trabalhei com IA e usava Python para treinar os modelos.
Pra quem ta começando e bom comeca com python pois e mais simples de aprender a sintaxe e como ele disse tem biblioteca pra tudo vc faz tanto um aplicativo pra desktop quanto pro mobile com poucas linhas de codigo, fora as automaçoes e desenvolvimento web
Uso R, linguagem que passou por muitas melhorias nos últimos anos, e na ide Rstudio dá para integrar com Python.
Uso Python só para ambiente produtivo de projetos de ML, pois tem fácil integração com Cloud para criação de pipelines e api's. Mas pra manipulação e análise de dados, e até prototipação de algoritmos, o R ganha de mil.
O que faz um software funcional não é a linguagem, mas sim o profissional. Existem linguagens no mercado para todo tipo de aplicação. Eu comecei nessa área em 1986, com Basic e Fortran. Mais tarde, comecei a trabalhar com o famoso Clipper, que na verdade nem era uma linguagem de programação. Por volta de 1989, comecei a aprender o Pascal. Depois, veio o Delphi e RAD-Studio. Atualmente, mexo bastante com o Lazarus e JavaScript e tenho conseguido fazer praticamente tudo o que me é pedido.
A melhor linguagem, é aquela que dá o maior suporte para atender tudo que precisa, que dá maior flexibilidade para melhorias/alterações, maior produtividade e também aquela que a equipe tem mais afinidade... Ou seja, não existe uma linguagem absoluta... Existe sim qual a pior linguagem de programação pra tal finalidade, por exemplo, C++ pra web frontend... Mas a melhor depende de vários fatores, e mesmo assim, se a equipe já tem habilidade e experiência com uma certa opção, muitas vezes ela é a melhor, para aquele time, naquele momento.
Sou dev php e javascript, python eu gosto muito também, tenho gastando um tempo considerável para me divertir com as possibilidades de python para machine learning, até unidades de processamento para essa finalidade estou comprando (a brincadeira tá saindo um pouco cara rsrs). É muito divertido, me sinto como uma criança em um parque de diversões com python, muito desafios para transpor e muito conhecimento a disposição para ajudar nessa empreitada.
Tem uma comunidade muito engajada, é confiável e de aplicações para as mais variadas necessidades, ainda gosto muito das outras tecnologias, principalmente pq pagam as minhas contas e custeiam a minha aventuras com python hehehe, mas python já tem um lugar no meu coração tbm.
Na verdade a linguagem mais apropriada é aquela que se adequa direto ao seu projeto. Por isso existem inúmeras linguagens um bom desenvolvedor busca eficiência, otimização e qualidade.
Para quem quer ser programador, voce pode ter uma linguagem favorita, mas pra ser programador é a pessoa que resolver problemas e achar soluções conjuntas ou conectadas independentes de linguagens. Sigo esse meio para determinar oos requisitos e escolher a melhor tecnologia.
Exatamente, são ferramentas, quando uma não cabe mais ao seu uso, outra irá caber
O cara obteve muita experiência em programação com pouco tempo, trabalhando em projetos muito importantes.
Uma biblioteca boa para estudos científico, principalmente matemática e em python, seria o Symp, eu já usei para desenvolver softwares de cálculo, é interessante.
Lendo os comentários, tenho a impressão que os "mais experientes" não discutem mais qual a melhor linguagem. Mas me parece também que se acomodam diante do desafio de reaprender conceitos de uma nova linguagem, usando argumentos como "a melhor linguagem é a que paga minhas contas" e afins.
No final das contas, o usuário da solução não se importa com a linguagem usada, mas sim que sua solução esteja sempre pronta para ser usada. Quem criar a solução deve usar o que melhor domina. Eu creio que SIM, há uma linguagem melhor que outras para estes desenvolvedores, e por necessidade da renovação constante, o desenvolvedor precisa entender bem como funciona o seu "toolkit" de desenvolvimento, mas também observar as novidades para ver se vale a pena as adicionar no seu cardápio.
Eu acredito que para pessoas não seguirão uma carreira de Dev, mas que seja interessante saber programar comece com Python, por exemplo Professor de matemática, Alguém de outra área da TI, contador, trabalha e gosta do Excel, ou simplesmente alguem que gosta de lógica. No entanto quem quer realmente isso pra vida vai precisar de se entregar em campos pouco mais complexos, que irá encontrar em Java, JS, C# por exemplo
Java com toda certeza não entra nessa lista não. C/C++ eu até concordo
@@danielcorrea9755 Quando aprender programacao estruturada, orientacao a objeto tem muitp material e networking Java
Não existe a melhor linguagem, existe a que resolve o seu problema.
Mas para ficar registrado, C e C++ foram as linguagens que construiram a industria da computação.....
Então, se for falar em poder..... Estas sao iconicas....
Passei a a usar Python recentemente,
é muito boa, fácil comparado com outras.
Antes eu só tinha noção de front end, depois que eu comecei a estudar python eu tive outra visão sobre o mundo do back-end kk
Tem curva pequena e não é verbosa, mas é fácil no início...
phyton sem duvidas tem bastante praticidade e empregabilidade em diversos segmentos, estudo java, e quando tenho tempo cyber segurança, e é notavel o tanto de scipts de automoção disponiveis em .py,..nada alem de java me interessa, porque que estuda afundo sabe que é um buraco sem fim, mas concordo, ta em alta, tem demanda, tem mercado, tem emprego, vale o envestimento ! ...
No caso, Phyton é o ideal para quem quer começar e rentabilizar uma grana?
@@BuscandoOsMelhoresCanaisDoYT a curva de aprendizado e mais facil, porem como qualquer outra linguagem que quer monetizar precisa se especializar e dominar a mesma, espero ter ajudado...
Não existe bala de prata no mundo das linguagens de programação. O que vale é o tipo de projeto, as necessidades e o tempo de desenvolvimento. Mas no meio acadêmico, principalmente na engenharia e estatística, Python está sendo adotada. E está sendo incluída atualmente, na última versão prévia do Excel.
Finalmente alguém com um cérebro funcional. Inacreditável que ainda tenha gente discutindo que linguagem x é melhor que linguagem y, ignorando os elementos que tu citou quanto às necessidades. Mania do ser humano em classificar que "isso é melhor que aquilo", pensamento raso.
é isso msm!!
Um amigo dizia que melhor mesmo é programar em assembler. E olha que tentei na ibm assembler e burroughs, aprendi a criar códigos sem goto e quantas instruções são geradas por um comando, imagine os SQL da vida kkkkkkk
Estou no 3 semestre de análise e desenvolvimento de sistema, no inicio do curso eu estudava Java mas no decorrer do curso optei por Python, pois me adaptei melhor com essa linguagem, eu pretendo estudar JS depois que dominar Python.
não existe dominar uma linguagem, você precisa se apegar aos conceitos e não a sintaxe. não fuja de uma linguagem por parecer dificl, tente descobrir por que ela é assim, isso vai servir de referencia para todas as outras. Futuramente pra você será tão fácil aprender uma nova linguagem quanto ler um folheto ksksks um dia desses disputei uma vaga pra estágio de 6 meses pra desenvolvimento mobile, nunca tinha feita nada mobile, o requisito era flutter, eu nunca nem tinha mexido com dart. foi literalmente 40 minutos lendo a documentação do dart, eu lembro pois foi enquanto eu assistia alemanhaxjapão na copa ksksks eu consegui aprender o bastante para realizar o desafio e ganhar a vaga. Isso não é nada incível, quando você aprende a não se apegar à sintaxe e sim aos conceitos da linguagem, você aprende qualquer uma em questão de poucas horas ou até minutos ksksk
Legal, qual faculdade vc está fazendo? Modalidade oq está achando do curso?
Admiro muito quem faz programa e vive de CLT sem concurso público, é preciso muita coragem para trabalhar e falta de iniciativa para criar o próprio negócio.
Interessante seu ponto de vista.
Uma curiosidade, em que área, nicho ou modelo de negócio você acredita e investe seus recursos de tempo, conhecimento e dinheiro? Sucesso!
Comecei no COBOL, passei por VB, Delphi e parei de programar quando surgiu o Java. Python me devolveu o prazer de programar.
Delphi é top!
O senhor deveria experimentar Julia qualquer dia, uma excelente linguagem, bastante simples para codar e rápida, muito rápida, além de poder usar as bibliotecas em Python
Também sou analista Cobol até hoje. Estou tentando aprender Java e python.
Não existe melhor linguagem, existe a necessidade e a aplicação, bancos todos usam back end em java por exemplo, esse conteudo do video é pra quem realmente é muito iniciante.
aprendi python neste ano. Minhas fontes foram um livro de capa azul cujo nome não lembro agora. ChatGPT e o canal Hastagprogramação
Muito bom mano, o ChatGPT me ajuda diariamente também, o Hasthtagprogramação é foda!
Eu aprendi python pelo curso em vídeo, muito bom pra começar do zero
comprei o curso hastag vitalício, tenho acesso a todos os cursos(Python, HTML, CSS, SQL, Javasript, VBA...), vou começar aprender pelo Python, a didática deles é muito boa.
Estou estudando Haskell. Uma linguagem funcional. Muito interessante e com um paradigma totalmente diferente das linguagens imperativas. Comandos do tipo x = x + 1 são impossíveis em Haskell.
comecei muito entusiasta na área de dados, depois fui pra web e estou atuando como dev full stack. Flando em backend já desenvolvi com Spring, Flask, Express.js, Nest.js. Sempre comento que um ponto muito importante é a força da comunidade, pra criar um integração com cloud em Spring eu demorei 3x mais do que com Node.js, era difícil encontrar materiais e guias, a comunidade é um dos maiores diferenciais!
Demorou em ptbr ou em inglês?
Ah ultimamente só procuro as coisas em inglês, muito difícil ter ptbr sem ter inglês. Encontrei no terceiro ' O ' do Google
Não misturou muito as coisas não? Tô vendo ai um monte de framework diferente... usa ao mesmo tempo ou fala d períodos diferentes?
Acho que depende muito. É bom avaliar o que você pretende fazer primeiro. Além disso, mais importante do que a linguagem, é aprender as bases da programação. Com as bases, fica fácil codar em qualquer linguagem.
Python ta em alta realmente, mas tem que tomar um pouco de cuidado pq costuma ser uma linguagem simples mas que exige outras competências pra vc realmente aplicar no mercado, normalmente usada em desenvolvimento de I.A com métodos de machine learning, natural language processing, computer vision e data science, mas exige do profissional estudo em outras areas, exemplo vc pode ser um biomédico e analista de sistemas que aplica machine learning em processamento de imagens, ou com assistente pessoal, tudo vai depender da sua area de especialização, se vc for desenvolver alguma coisa pra medicina seria legal ter algum conhecimento basico sobre o assunto, algo voltado pra engenharia a mesma coisa, depende mt da area que vc vai se meter com o Python.
Sério, capitão óbvio?
Eu aqui querendo ser programador, ainda nem comecei a estudar, e com esses comentários faz ter dúvidas do qual o certo estudar
Não esquenta! Começa com C e o resto você combina tipo pão! Ex: Pão com fiambre e queijo, com manteiga, com enlatados, com ovo e chourição, com salsicha, com mortadela, etc! 😂😂 não importa o complemento mas tem que ter pão 🥖 🥖 é você entendeu parceiro, tamo junto se liga ai que tua dúvida foi esclarecida.
Ai irmão quando você tiver o pão, ai eu te explico se é melhor comer ele com chá 🍵, Café ☕, leite🥛ou um suquinho!🥤 Então pronto fechou parceiro.
Foi bom escrever esse comentário, me ajudou muito aqui a descomprimir aqui de alguns bugs que estou vendo justamente em C, muito obrigado!
Eu aprendi matlab na faculdade, até gostava mas realmente o fato de ser pago ferra tudo e Python é uma linguagem bem simples
Muita gente usa o octave que é grátis para substituir o Matlab
@@Andre-hp9hy ou Scilab
Pra quem fala que python é lento, pode se compilar com numba que o desempenho chega perto de linguagens como Julia e Go
Amo php simples, prático, da pra fazer quase de tudo
@@eusourossatooficial javascript é uma linguagem que faz tudo e é uma das mais fáceis (trabalho a 5 anos com js)
sensato
manin, JS é vai do simples ao complexo! Eu indico por ter MUIIIITO conteudo na internet, até gratuito. Mas n te repreenderia se tentasse outra. Mas em geral ela é muito versatil e ótima porta de entrada. (aprenda sempre a linguagem, frame work é só com 6 meses de estudos)
@@eusourossatooficial
@@eusourossatooficial javascript eu utilizo junto com php, php e uma linguagem back end, ou seja ela trata o lado do servidor, já o javascript serve para o front end, lado do cliente, javascript também e muito prático, se quiser usar ele também no backend e possível utilizando nodejs, eu acho o nodejs um pouco mais complexo, prefiro o php. Mas nodejs está gigante e uma das mais populares da pra fazer de tudo com ele, se estiver disposto pode entrar nele sem medo também
@@eusourossatooficial Eu uso php e javascript no dia a dia a um ano e meio e sinceramente não importa muito a linguagem, afinal a lógica é a mesma em todas só muda a sintaxe. Mas se você está em dúvida vai aprendenedo a fazer CRUDs em várias linguagens dierentes e a que você achar melhor você foca só nela.
Por boa parte da minha carreira trabalhei com PHP, graças a Deus e muito trabalho paguei minhas contas e hoje, trabalhando com DevOps tenho usado mais Python. Não sou fã boy de linguagem, cada qual tem suas vantagens e desvantagens, o importante é atender o que cada sistema pede
Da para fazer muitas contas trabalhando com PHP ? Estou iniciando kkk
O tensorflow do python nasceu de uma adaptação da biblioteca de mesmo nome criada para LUA, a linguagem 100% brasileira de programação
Sim, a Lua foi criada na PUC do Rio ou de MG, se não me engano...
ambos sendo interoperabilidade de C
Acho bom dominar os conceitos a base
No final linguagens são só ferramentas, não existe a melhor, existe a que resolve melhor seu problema dentro do dominio que voce atua e ajuda o negocio, no final o negocio acaba até sendo superior ao código.
Além disso escolheria mais de uma linguagem, hoje em dia existe integração de python com Excel, as vezes muitas pessoas atuando com uma linguagem só aumenta a oferta e o sálario das pessoas cai
A galerinha nova tem dificuldade de entender isso, com um tempo de experiencia a pessoa chega a essa conclusão.
É muito bom ouvir uma conversa técnica e inteligente 😁
Parece ate o podpah
@@renangustavo9323 orra kkk
Curriculo exemplar , parabens. AFA e ITA nao é para qualquer um
No final, pra quem é profissional, a melhor linguagem é a que paga as contas. Eu por exemplo gosto muito de JS/TS, mas minha empresa quer me colocar pra trabalhar com Rails, então me dedico ao Ruby
Pq tu é bestao! Eu sou dev back end especialista com ferramenta Node.js e acabou! Nunca ninguém ficou me mandando fazer nada fora isso! Quando mandavam eu mexer em b0st4 de front end mandava pra pqp e seguia meu trabalho! O problema do dev moderno é que não bate de frente! Fica nessa de lamber bola de superior. Hoje, trabalho pra uma empresa dos EUA e não faço, absolutamente, NADA FORA DO QUE FUI CONTRATADO PRA FAZER! Inclusive, cheguei onde cheguei por me impor e mostrar resultados! Apenas isso
Julia está sendo uma alternativa interessante para a área científica.
E ainda entrega velocidade.
Como dizem, a melhor linguagem de programação é aquela que paga a suas contas. Outro dia me solicitaram um sistema muito personalizado de votação que deveria ser feito em uma manhã, e eu não tinha recurso algum à mão. Que linguagem eu escolhi, vbscript com ASP. Menos de duas horas estava rodando em um servidor antigo, que era o único disponível.
As minhas linguagens preferidas são: C, C++, Python e JavaScript.
Exato, com Javascript dá pra fazer automação, robô e um montão de coisa legal. Mas geral só foca pra o pior.
Comecei minha aula de programação com o Gustavo Guanabara, no mommento estou usando a linguagem python por ser mais facil, talvez mais pra frente mudo de lingugem.
Precisa realmente de mais de um recurso, ficar só com python diminui teu leque, mas não cai na pilha que 90% ali não sabe nada de Python, maioria papagaio de pirata, repete o que ouviu, dependendo do que vai fazer, recomendo Cython ou Jython, mas C vai ser um diferencial, mas... depende do que tu vai fazer...
Python é bom pra essa área de machine learning, saiu disso dá para listar umas 10 linguagens que são mais eficientes que ele para desenvolvimento wweb..
Eficiente em qual quesito? Velocidade de desenvolvimento,performance, melhor adaptação, entrega?
@@alison.aguiarexatamente. parafusadeira, chave de fenda, chave de precisão e até uma faquinha servem pra parafusar. Depende o que vc vai parafusar, quem vai parafusar, qual situação se encontra os locais para parafusar e etc.
Uber, Nasa, Spotify, youtube e etc usam o django pq será?
@@alison.aguiar Depende.
"Velocidade de desenvolvimento" se tu tiver falando sobre construir uma aplicação somente front-end com python vai ser muito difícil, além de que React, Vite, Next , Angular são muito mais eficientes no processo de desenvolvimento ( ainda mais se considerar com Typescript ) do que o Python com Pyscript.
No contexto de um aplicação backend, python já se torna mais interessante que NodeJS na minha opinião, principalmente para criar apis, com o fastapi você consegue criar uma api simples em 5 min, um CRUD simples em 30 min.
"Melhor adaptação" isso é muito subjetivo, não sei se faz sentido...
"Performance" tem muitas linguagens que entregam mais performance em uma aplicação backend do que o python ( mas claro isso depende da aplicação, do código desenvolvido, etc ) mas num contexto geral o python não é uma linguagem "rápida", RUST, PHP, C# RUBY tem desempenhos melhores...
"Entrega" isso depende muito também.
Pra backend ele é bom, mas não é maravilhoso como um RUST e RUBY C# ou PHP
@@alison.aguiarfalando de web, tem que ser o que o Mercado manda, e raramente vamos encontrar aquela vaguinha de algum framework python, vemos mais angular/react/Vue Java/node/php/kotlin e por aí vai
@@alison.aguiar velocidade com certeza, python é uma linguagem muito lenta
Python tem uma grande comunidade, mas em questão de tamanho e aprendizagem com documentação nao tem discussão, C domina, além disso os maiores sistemas são escritos em C, windows e Linux
Pelo conhecimento prático que tenho, Python é uma linguagem com uma excelente documentação. Hoje não há discussão que a comunidade Python é enorme. Logicamente C, C++, Rust e Assembly são as linguagens mais indicadas para desenvolvimento dos núcleos, módulos e drivers de sistemas operacionais. No entanto, os aplicativos utilitários desses SOS são comumente desenvolvidas em uma infinidade de linguagens. Python, inclusive, é muito utilizada para isso no Linux. O que quero dizer é que há espaço para todas as linguagens.
No meu curso de Engenharia a gente vê C++ e Java. Detestei as duas linguagens porque a época escrever os códigos me parecia massante, e não conseguia enxergar a aplicabilidade no meu cotidiano. Me dava até mais ou bem com o Scilab (uma alternativa gratuita ao Matlab) para fazer meus projetos da faculdade. Só descobri que sou apaixonado por programação, e as possibilidades quando passei a usar Python, sobretudo na área de Ciência de Dados.
Eu conheci Python na universidade. Na época programar em Java era uma saco e estava enjoado da sua sintaxe pq já programava com C. Então fui atrás de outra linguagem OO. Então usei ela em diversos projetos do curso, inclusive TCC. Tive a audácia de fazer um programa em Python onde habitualmente todos faziam em Pascal ou Delphi (Cálculo Numérico I). O pessoal que fazia em Delphi usava uma bibloteca feita em Pascal compartilhada por todos. E eu substitui essa lib pela simples função embutida do Python chamava eval. Simplesmente demais.
As pessoas não fazem ideia do número de usuários de Python que simplesmente são de outras áreas de conhecimento: Física, Biologia, Engenharias, Matemática, Estatística, Jornalismo, etc.
show de bola, peguei varios nomes ai que eu nao conhecia
Perl tem biblioteca pra tudo. Na década de 2000 era a melhor opção. R tem tuo que Python tem tbm. Não achar material pra R no google é papo de quem não sabe pesquisar.
Perceba que ele fez isso quando tinha conhecimento zero em programação
Gosto do Python é uma das linguagens de programação que eu sei. Todavia ainda uso C++ em muitos projetos envolvendo baixo nível, más uso ele em alto nível também por conta de eu ja ter mais experiência com ele. E as vezes preciso adiantar pra conseguir entregar no prazo, ai eu meto o C++ no meio, no fim das contas o que importa é funcionar.😂😂😂
Alan Kay, o criador da linguagem Smalltalk disse uma vez: - Alguém sabe o modelo do piano que Mozart usou pra compor suas canções?
Não há uma resposta definitiva pra qual é a melhor linguagem. O bom programador saberia escolher a linguagem de programação, a depender do contexto, da necessidade e principalmente, da sua habilidade com ela.
O resto, é cheerleading tosco.
Entrei no mundo da programação desde da linguagem das cavernas clipper, cobol, c++, depois por volta de 2008-10: C# fiz uns free lances. Depois sai do cenário da programação trabalhando em outro ramo. Mas agora vou voltar com força total com as novas linguagens. É isso aí. Não posso parar.
Se fez C, Rust não vai ser desafio pra vc, recomendo...
@@marceloxsweet1358 obrigado pelo incentivo
Depende do propósito. As vezes C++ pensando em alocacao de memoria no braço e como o compilador/linker vai criar tudo é a melhor, e as vezes python com sua "simplicidade".
Ai vc fala em C né, c++ moderno possui smart pointers, RAII e outras técnicas que facilitam e muito o gerenciamento de memória, pra se usar calloc é preciso uma necessidade muito específica, e mesmo assim, se você não quiser dispor neurônios pra fazer isso existem excelentes bibliotecas que manejam a memória por você. Já C em sua essência não tem padrão para lidar com memória, o que também pode ser mitigado com bibliotecas.
@@brunodalagnol7742 Sim, verdade.
@@brunodalagnol7742 Eu acho importante passar por C e C++, matemática computacional, compreender as partes do computador, como o compilador funciona, pra depois chegar em linguagens mais "simples". Muitos pensam o contrário. Mas eu penso assim, mas é opinião. No meu caso, ter aprendido C++ me deixou muito mais tranquilo pra aprender Java e outras, pois eu conseguia abstrair e entender o porquê de algumas coisas da sintaxe/funcionamento geral por exemplo. Até. E se a pessoa se desestimula em aprender assim, querendo aprender primeiro por linguagens mais simples, talvez programação não seja a praia da pessoa.
Trabalho a 30 anos como analista/programador. Puxa vida, deixar de pilotar aviões da FAB pra ficar sentado na frente de computador é complicado.
Estou entrando nesse mundo de programação de linguagem, cara não sabia que era tão amplo e outra tão importante
Oq ce tá achando? Muito difícil aprender?
@@RuanBarbosaTV tem que gostar pq estuda muito quebra muito a cabeça as vezes fico até com a cabeça doendo pq nos estudos tem cálculos
@@BrunoSouza-dr7hv pode crê vlw amigo
Matlab para engenharia não tem igual, mas é sempre bom tem uma segunda opção como python ou C.
Não concordo que Python é bom pra iniciante. Python não requer tipagem, não requer trabalhar com endereços de memória nem alocação dinâmica e muitos outros conceitos que são cruciais para a formação de qualquer programador. Também tem muitos facilitadores - syntactic sugars e bibliotecas - o que não é ruim, pelo contrário, mas para um iniciante não enriquece o conhecimento de base. O bom e velho C continua sendo a melhor linguagem para se aprender algoritmos e estruturas de dados, que são a fundação da ciência da computação.
Python é bom para iniciantes por que ensina a base da programação, e a logica, e já que a lógica é igual para quase todas as linguagens fica facil de adaptar, alem de ele ser usado em muitas áreas
Sempre falo para meus alunos: A melhor Linguagem de Prog é aquela q te sustenta naquele momento! Olhe para o Mercado! Tudo que se estabelece como "melhor" tem uma saturação acelerada. Programe! Apenas isso!
A linguagem Julia é uma opção interessantíssima pra fazer o papel que hoje é do Python, mas com desempenho próximo do C++, compilador Jit melhorando a cada dia (acelera o trabalho de codificação). Hoje eu escolheria C++ pra trabalho hardcore, Flutter/Dart para front end multiplataforma (Ios, android, desktop linux/mac/windows webasm) e Julia como linguagem “junta tudo”.
@@gundstafftá lento ainda, no sentido de ter pouca ferramenta pronta.
Muita coisa, quem quer tudo...
excelente entrevista.
A melhor linguagem é que atende as suas demandas. No meu caso, pra data science e predição de dados ambientais, tentei pelo Python mas era usar um canhão pra matar uma mosca, o R Studio me atendeu melhor. (E se serviu em Belém, sobreviveu ao calor da cidade❤🔥🥵)
Comunidade do Python é realmente muito forte, já teve sim linguagens que dependendo de qual índice você olha, tiveram popularidade igual ou superior ao Python, C é um bom exemplo, inclusive na época que ele teve forte popularidade, já era muita coisa para o tamanho da comunidade de programação em si, que era bem menor. O Java também é outro, a comunidade sempre foi muito forte. JavaScript também entra na lista. Essas duas ultimas você não vê muito nas redes sociais tradicionais, como Reddit, a comunidade existe muito em volta de projetos e forums específicos.
Do outro lado, a popularidade do Python tem entrado em declínio, assim como a do Java, JavaScript e a do C, não acredito que seja pela linguagem em si, mas isso é algo natural, assim como C tinha muita popularidade quando haviam poucas linguagens parecidas, agora o mesmo acontece com Python e Java devido a ascensão de linguagens como Rust e Go. Ou seja, a grande popularidade é basicamente em volta do hype.
Hype, não é funcionalidade, atualizações ou desempenho, Python é cascudo já... teve um boom com a pandemia, era bom que esses cursos nem tivessem escolhido Python, mas foi a bola da vez né...
A popularidade do C é mais ou menos estável faz mto tempo. O C é usado pra mta coisa, tem mta coisa em C e ainda vai ter por mto tempo.
O Rust é uma linguagem nova que ainda tá sendo desenvolvida, e é bastante promissora. O negócio é só a galera pegar pra aprender e as empresas que trabalham com OS e compilador/linguagens começarem a substituir o C pelo Rust. No momento eu só consegui encontrar 1 OS que é em Rust. Literalmente TODOS os outros são em C. A grande maioria das versões utilizadas das linguagens populares tbm são em C ainda.
Galera nas grandes empresas de ML nos EUA estão direto no C raiz, nem perdem mais tempo com python. Tenho um colega de trabalho que derivava de os projetos em 3 ou 4 linguagens diferentes agora só uma C
Qual o sentido, usar bibliotecas feitas em C no python, assim perdendo velocidade sendo que pode usar o C raiz e ainda a suas bibliotecas. N entra na minha cabeça usar python como língua "cola" em vez da linguagem raiz
@@enriquedutra2790 Eu acho o python mais confortável, não que eu seja realmente bom em C mas acho que peguei raiva na epoca da faculdade.
C# >
python a galera curte pq é fácil, mas é bem lento comparado com outras linguagens como o C++ por ex
Estou avaliando tecnologias mais disruptivas do monento e estou a considerar o python
Se você aprender C, você aprende qualquer linguagem
Java kkk
Se você aprende Assembly, voce consegue aprender literalmente qualquer coisa
@@RobertoRenovato binário e bem facil perto de assembly robertao
C é muito boa por que ela tem um base de orientação a objeto(struct) ajuda muito a pessoa a entender o new Product(); do java e de outras linguagens o ruim é o tempo que leva né
aprende todas as C like, mas tentar ir pra um haskell ou clojure da vida vai estranhar um pouco com a sintaxe altamente funcional e inspirada na matemática
Na minha opinião e o que funcionou comigo foi começar aprendendo linguagem de baixo nível. Aprendi programação no curso técnico e la nos iniciarmos os estudos de lógica de programação direto em C. O C te obriga a fazer muita xoisa na unha e entender o que de fato você esta fazendo. Começar hoje por python é quase uma regra, mas acho que pode não ser legal, ja que python tem muito método e biblioteca já feitas para coisas simples.
A comunidade soca lib que faz a mesma coisa, não tem filtro... tem que saber o quer achar e ir no local certo e não é no PyPi
C não é baixo nivel, baixo nivel é assembly, c estaria no meio 👍
@@hiddenni sei disso. Mas quando disse baixo nível, quis dizer em relação as linguagens mais facilitadas que temos por aí. Como python e etc.
Apesar de não ser programador, eu amo programação. Como cientista de dados, uso muito python mas creio que não dá pra falar qual é a melhor linguagem
meu amigo, quero começar ciencia de dados agora em 2023, esta gostando da area? teve dificuldade em se colocar no mercado de trabalho ?
@@brandabsb Até que estou gostando da profissão e mais ainda do salário kkkk só às vezes quando dá algum b.o que rola uns picos de estresse muito brabos que você nem imagina. Quanto ao mercado de trabalho, não tive dificuldade por conta de uma boa indicação mas meus amigos da facul que não tiveram e foram pra essa área estão todos empregados, fiz estatística e não ciência de dados. Boa sorte
Show , mas você recomenda ciência de dados ,ou fazer estatística ?
@@brandabsb se você não tem experiência na área de dados e ainda não tem intimidade com os softwares usados na área talvez seja melhor você fazer ciência de dados. Meu curso de estatística foi teoria pura, pouquíssima prática. Mas ambos são ótimas escolhas
@@brandabsb e aprenda Python
Netflix, Facebook, UA-cam, Ifood são todos feitos em Javascript.
Então eu não acho que seja uma conversa de qual e melhor, acho que todas são úteis.
Python é a melhor para ciência de dados e aprendizagem de máquina, mas para o resto, acredito que não seja a melhor em nada. A maior vantagem de Python é, devido a vasta comunidade ativa, ter bibliotecas pra tudo como disseram no vídeo, facilitando imensamente o desenvolvimento de praticamente qualquer tipo de jogo, mas o desempenho deixa a desejar em diversas áreas principalmente se trabalhar com tempo de execução. Desenvolvendo para microcontroladores por exemplo, Python chega a ser 300x mais lento em testes em comparação com C/C++, mas o desenvolvimento é muito facilitado pois é o mais alto nível possível usando de bibliotecas como as de Micropython por exemplo, ou Circuitpython. C/C++ são as minhas linguagens favoritas desde o início, mesmo tendo o primeiro contato em programação sendo com Python.
Eu vou precisar mexer com Arduíno em um cultivo de hortaliças.
A princípio iria fazer em Python porque é a linguagem que eu sei.
Contudo, você recomenda mexer em C/C++?
Tenho um certo medo dessa linguagem porque só li comentários estigmatizados.
@@utnapishtim307 Se é em Arduíno eu faria na Arduino IDE que é baseada em C e cheia de bibliotecas
Python é ótimo. Sou tradutor e estudo para criar scripts que possam me ajudar no dia a dia. Python é mt forte pra scripts... Só por não ter de colocar ponto-e-vírgula após cada linha é ótimo
E quebra se der um espaço hahaha. Nao saio de java/c# nem a pau
Se souber usar tem ; e com sua particularidade...
@@rafaelferreiraalves2258esse sabe mais que muito
Python pra quem está começando e procura oportunidade no mercado de dev no Brasil, vai ser osso entrar no mercado.
ele ta falando de data science e IA isso tem vaga a rodo eu posso ate mandar provas, vagas pra junior em banco grande etc, e tbm da pra achar dev web tbm mesmo que eu odeie fazer site, mas nenhuma linguagem é especial obvio
@@LozarTX data science vc consegue na área mas pra dev é bem complicado, vc geralmente acha vaga pra uma galera bem cascuda e forte em diversas áreas que usa python pra ganhar escala no que faz.
Dev não faz só site, eu trabalho com Android tv, já fiz de tudo um pouco hahha
Para o que o Python faz de específico(IA, Data Science, etc...) tem muita vaga, mas para dev web aí sim a concorrência é grande pois apesar do Django ser muito bom, pra mim o melhor para web, o PHP, ASP-NET, RUBY ON RAILS marcam presença forte!
Concurso tbm é uma boa
@@davidclmachado pra mim tudo é ferramenta, stack boa é aquele que paga boleto!
Muito motivador, parabéns pelo vídeo!!!!!
Eu começaria por javascript, a sintaxe é a mesma de base usada por muitas outras (C, C++, C#, Java, Kotlin, etc).
A linguagem ser fácil não deve ser critério para quem está começando, pode até ser ruim. Sobre Python em si, tem sua aplicabilidade mas é lenta e, até por isso, limitada.
Javascript não é linguagem de programação e sim de desenvolvimento.
@@srmpenedo pelo jeito está confundindo plataforma com linguagem, Javascript é sim linguagem de programação pois tem estrutura de dados, declaração de variáveis, constantes, condicionais, loops, etc, tudo que um básico de uma linguagem de programação deve ter, aliás, é derivada e mais complexa que C neste sentido.
PORÉM é mais para front-end web onde, prara back end , melhor considerar outras mais robustas voltadas para back, mobile, etc,
Melhor linguagem. Um projeto sem Dados não existe e não prospera. (Back-End com Dados)
Python é legal pra area dele, eu sou do Java pq é o que paga meu salario nos últimos 20 anos... e que tbm é legal pra área dele e isso pra qq linguagem.
Man to no quarto semestre de eng computação e to aprendendo java. Tem alguma dica pra qm ta começando?
Java pagou minhas conta por muito tempo também. Nesse tempo, Python sempre foi minha linguagem de suporte, para fazer coisas com mais rapidez, automatizações, entre outras finalidades. Com o tempo fui desenvolvendo aplicações maiores ao lado das apps em Java que mantinha e desenvolvia. Para meus projetos particulares, uso Python mesmo. De todo modo programo em Javascript (Angular), Java e ainda estudando Lua e tentando ampliar o conhecimento em Haskell e Rust.
Exato, os cara endeusa tudo hoje em dia rs
Eu iniciei a faculdade estudando C e C++. Ao longo da graduação cheguei a mexer um pouco com Matlab, Octave (similar ao Matlab, mas é código aberto), R e Python. Matlab e Octave achei bem mais dificil de entender que as outras duas. Entre Python e R, acabei optando por usar mais o Python devido a seu uso mais genérico que o R (mais facil de usar as bibliotecas, mais facil de integrar com diferentes IDEs e mais facil de usar para aplicações diversas). Em geral é mais facil achar recursos para usar no Python do que nas demais.
Sou programador em C e C++ há 20 anos, e sabendo C, programar para Matlab / Octave é simples demais, bastando entender que bibliotecas e funções acessar. Python é apenas um ajuste fino em alto nível do C.
Lembrando que Matlab e Octave foram os que menos usei, pode ser por conta disso que achei mais difícil. E é claro, essa é so minha opinião, todas as ferramentas são ótimas para uso @@srmpenedo
Sou Dev nas apostas esportivas e pretendo migrar com concurso pras formças armadas, quem sabe daqui uns anos to la, mas Python é quase que não programar, basicamente comando que um interpretador de fora faz tudo
Tu é dev mesmo? Kkk, pq com um argumento desse claramente você não sabe o que está falando.
@@ygortorresgaleno9654pq?
@@ygortorresgaleno9654O comentário desse mano me lembrou o famigerado Maike bagunçinha, não sabe de onde veio, aonde chegar e muito menos o que tá fazendo aqui kkkkkk
@@ygortorresgaleno9654Python e linguagem interpretada nao compilada, estou errado?
O cara deve ter programado um temporizador e já se acha o foda da programação
assim como javascript java o python tem muitas bibliotecas ja prontas para o uso. nao e um linguagem perfeita mas tem muitas vantagens. acho muito bom python. embora estar amando programar em typescript.
Hoje uso python e Rust, por mim tem as melhores comunidades.
Rust tá ganhando muito território em cima do C.
@@davidclmachadochuto que daqui a uns anos vai se tornar uma das principais linguagens de baixo nível. Agora que ela tá com a popularidade relativamente baixa, é o momento ideal pra aprender, já sai na frente quando ela popularizar mais
@@falcao.n rust nao e uma linguagem de baixo nivel
@@falcao.n Concordo!!! Para quem gosta desse tipo de programação, OS, e programas de alta complexidade que exigem muita velocidade, o RUST está se mostrando muito promissor e se continuar assim, pode acabar substituindo o "C" em muita coisa!!! Já estão testando o RUST em linux e até no windows e pelo prognóstico está se mostrando mais vantajoso!!!
@@LassNoches sim, me expressei mal. Quando disse de "baixo nível" quis dizer em relação ao fato de ser uma linguagem com uma excelente velocidade e gerenciamento de memória. O que a torna uma excelente linguagem pra se comunicar diretamente com o hardware, uma das características mais importantes das linguagens de mais baixo nível. Além da velocidade equiparável com C e gerenciamento de memória melhor em comparação ao C (principal linguagem hoje em dia voltada pra a comunicação direta com o hardware), ela ainda pode gerar binários compatíveis com C. O que a torna uma excelente linguagem pra tomar o lugar do C nessas aplicações de "mais baixo nível". Rust pode não ser de fato uma linguagem de baixo nível, mas tem excelentes características pra ser aplicada ao baixo nível. Não é à toa que Rust tá sendo usada como linguagem secundária do kernel Linux. E lembrando que o kernel é a parte de mais baixo nível de qualquer sistema operacional
Minha favorita é o PHP, mas Pyhton é uma delícia também
PHP ta voando. Ta ficando mais rapida, ja incorporaram o JIT.
Python abstrai muitos problemas e questoes computacionais. Eu considero uma pessima linguagem pra comecar. C, C++ ou Java sao as linguagens que eu considero as melhores pra quem realmente quer aprender programacao.
É bom pq tira a sintaxe verbosa de outras linguas. Pra começar aprender a programar, Python é muito bom mas se quiser se aprofundar precisa msm ir pra um C da vida (qualquer coisa low level né)
Já penso o contrário. Você suaviza a entrada da galera em programação usando Python. Nem eu comecei com C. Primeiro foi Pascal, de acordo o percurso de aprendizado, depois quando muito estudar questões mais profundas de compiladores, por exemplo, nos apresentaram C. Java já veio depois quando estudamos Orientação a Objetos. Assim como fui apresentado a Haskell depois que estudei o conceito de linguagens funcionais.
No fundo, depende muito do conhecimento dos professores. Poderia ser Lisp no lugar de Haskell, poderia ser C++ no lugar de C, poderia ter sido até Python no lugar de Java.
Além do mais, muitos usuários de Python não vieram da TI. Então, como ferramenta de programação para quem não é da área, Python é valiosa. Ele cresceu nos espaços acadêmicos, como não seria adotada onde cresceu?
Eu sempre recomendo uma linguagem tipada de início também.
vdd, vai lá um cara que aprendeu python como base e vai entrar num C da vida: "oque são tipos? int, char, float, double....? E pq tanto ponto e virgura (;)? Tô programando ou escrevendo em grego?"
@@your_fyp_shorts Python tem tipos. Ela é fortemente tipada inclusive. Existe ; mas é opcional. Você pode declarar tipos também mas é opcional. Quem programa em Python programa em outras linguagens se necessário.
Caramba 🤣🤣🤣 o cara é um Mike bagunceira da programação mas falando verdade, que fod*
Python é facil de escrever e de entender mas você paga por essa facilidade que é o desempenho
não só o desempenho, mas a estruturação do código tbm (se vc usar type hints fica um pouco melhor pelo menos)
E há muitas situações que não exigem muito desempenho, por isso vemos ela sendo usada em várias áreas por isso. Com a saída futura da GIL, o desempenho dela vai aumentar.
Incorreto é que replicam o que falam, sem se aprofundar pra saber a real, ai fica nesse é lento, não é lento... pq não sabem mesmo.
A melhor linguem é aquela que funciona bem em uma demanda específica.
E eu continuo no Cobol, pode acreditar.
Rico também, presumo
@@bWFyY29u tô pagando as contas em dia graças a Deus.
Dizem que quem manja de cobol tá ganhando rios de dinheiro.
Sou Dino, quer dizer, muito tempo de estrada e quando se desenvolve um legado (quando você ou sua equipe escreveu), é muito bom.
Agora se você trabalha com Cobol, tendo que fazer manutenção em código dos outros é um saco.
Em alguns casos, se é uma rotina simples e dá para criar a sua própria, é o ideal.
Já atuei com Natural/Adabas em Mainframe durante 20 anos, porém atuo na Microinformática, tendo já desenvolvido com inúmeras linguagens, mas esse ambiente quem está no grande porte, não imagina o que a obsolescências provoca no profissional.
Frequentemente lançam atualizações e você tem de estudar.
Agora com relação ao Python, é uma linguagem bem divertida. Gosto muito.
@@Joaobraga-he3yo Pura conversa kkkkk.
Discordo na questão da empregabilidade, se tiver falando da área de dados e IA, tudo bem, mas saindo desses nichos Python não é tão forte. Pra quem ta começando agora recomendo estudar Java e/ou JavaScript/TypeScript, sabendo bem uma dessas vc consegue mais facilmente uma vaga de dev backend, por exemplo, do que com Python
Python faz muita coisa, é family friendly e é usado em muitos lugares, resumindo é a linguagem mais indicada pra comecar a aprender
auihaiau ta maluco mermao, ta vindo mto video
o mundo real é otro euahheiuae , se quiser trabalhar na area, nao comece por Python
Para dados sim, mas para APIs o mercado prefere outras linguagens.
Se uma linguagem fosse melhor que outra, podem acreditar que jamais existiriam várias! C, C#, C++ são excelentes e robustas, mas também não resolvem todos os problemas existentes!