Nunca foi prioridade no Brasil educação de qualidade e investimento em ciencia. Estamos sempre presos a exportação de commodities , governados por políticos corruptos e sem segurança jurídica. Não vejo luz no fim do túnel.
E quando os gringo chama brasileiro de preguiçoso, acham ruim. Os caras estudam pra evoluir, o Brasil usa o que sua terra dá de mão beijada como muleta pra não fazer nada de melhor.
Quem domina o mercado brasileiro não quer que o Brasil se industrialize de verdade. O estado funciona sim e funciona bem, mas ao interesses de quem está lá, grandes empresas do ramo do Agro. Eles estão cagando pra tecnologia e educação, ficam colocando pro brasileiro ideias rasas pra eles ficarem discutindo na internet enquanto nadam de braçadas em milhares de dólares. E vai continuar e ser sempre assim.
Jobs chegou a declarar sobre isto, chamando a política maluca pela taxação super alta. Disse ainda que várias high techs pensavam o mesmo sobre investir no país.
Nos anos oitenta somente alguns setores, como empresas e universidades podiam importar os computadores da Apple 🍎 era muito caro, devido aos altos juros por causa da inflação que fez com que essa década é chamada de década perdida! E essas empresas também não iriam colocar seus produtos no mercado pois sabiam que seria um fracasso certeiro, não venderia nada e teriam muitos prejuízos! O povo estava mais preocupado com o que comer do que ter um computador 🖥️ em casa!
5 місяців тому+188
Akita é INSANO, demorou demais pra trazerem ele pra cá!
Eu usei um "mac" unitron por volta de 1988. Para quem usava PC´s com MS-DOS, o MAC Unitron era coisa de outro mundo. Legal ver essas histórias sendo contadas.
@@tiagocordeiro9114 Para trabalhar são exelentes mesmo... Para trabalho não troco por windows. Agora se quer diversão games e etc windows ainda leva muita vantagem.
No início dos micros 16-bit, o Mac superava os PCs IBM e Atari ST500 em praticamente tudo, mas lembro que o Steve Jobs ficou preocupado e assustado em 1985 quando a Commodore lançou o Amiga A1000 (também com um uPC Motorola 68k), o único computador pessoal a ter multitarefa preempitiva com ambiente de trabalho individual, ou seja, por programa, com palhetas de cores independentes e facilidade para tarefas multimidia, especialmente para animação. Jobs dizia que era o único micro que poderia competir com o Mac.
Nunca fomentaram porra nenhuma. Somos um país atrasado tecnologicamente até hoje. Esses políticos não estão nem ai. Me digam onde o país investe em pequisas?
@@robertoalvesprajaalves5328 Os cara armados até os dentes entram aqui a hora que quiserem , pegam o que quiserem e avisam que na proxima safra eles voltam
Aí que você se engana. A ideia era fomentar a indústria nacional e foi isso que aconteceu, você acha que era fácil clonar o Macintoshi? Ou o ZX Spectrum que tem um chip dedicado que gera o clock do processador e saída de vídeo em 50hz que era usado pelas TVs da Inglaterra. Muito dos componentes eram produzidos aqui, o conhecimento adquirido era pra ser usado pra desenvolver nossa indústria assim como ocorreu na China mas como aqui nos trópicos as pessoas são acomodadas, pensam que a situação nunca vai mudar, e se preocupam mais com futebol e carnaval deu no que deu.
eu gosto muito do akita e aprendo muito no canal dele, mas aqui nesse trecho do podcast ele falou sem saber. a apple tem uma operação gigante no brasil desde 2006.
"Precisamos proteger a indústria nacional" -proteger do que? "Precisamos aumentar o imposto dos importados pois no brasil os impostos nacionais deixam caro demais" -o que nos produzimos? "Seila... Comida? Né"
@ernestito7064 Mas no caso dos eua, ja tem a tesla que é top competindo la dentro. Ja o Brasil não tem industria, taxa apple e samsung e te oferece positivo e multilaser.
"Precisamos proteger a indústria nacional" --proteger do que? PROTEGER DOS NATIVOS, DOS BRASILEIROS. Se vc tem um cérebro, use! Os gringos estão deitando e rolando aqui. Só usar o cérebro.
@ernestito7064 vc viu os resultados da taxação sobre a BYD? deu certo? vá ver os resultados, depois comente
5 місяців тому+59
Pois então, eu vivi exatamente essa época. O pai comprou o TK-82C em 1984. Eu tinha 11 anos de idade. Usava o chip ZX-81. Tinha teclado de membrana e a memória interna de... 2kB. O pai comprou um opcional que era a memória expandida de 64kB. Naquela época tinham revistas especializadas em PC, que divulgavam jogos e aplicativos, com os programas que a gente podia digitar. Passei muuuuito tempo lançando programas de revista no PC, e depois a gente gravava num gravador de cassete, que precisava regular o "tone" e o "volume" pra gravar direito. Sem esquecer que tinha de limpar os cabeçotes do gravador, também.
5 місяців тому+13
Semana passada eu doei os dois TK-82Cs que a gente tinha para o MCC (Museu Capixaba do Computador), que é uma iniciativa muito legal de mostrar diversos equipamentos DESSA época citada no vídeo. O idealizador já tinha praticamente todos os outros equipamentos, menos o TK-82C. Em breve ele estará expondo.
Acho que o TK82 era só preto e branco e o TK95 era colorido. Tive um CP 400 da Prologica e um MSX Expert. 6 minutos para carregar um programa de 16kb em fita cassete
5 місяців тому+5
@@rafaelpretto isso mesmo. Os gráficos eram bem simples, mas mesmo assim existia um simulador de vôo (utilizando um pequeno Cessna como modelo), e alguns jogos bem interessantes, considerando a simplicidade da parte gráfica e de processamento. O pessoal que joga jogos tipo "adventure" de hoje em dia não tem nem ideia de como é jogar um jogo desses utilizando apenas texto. :D :D :D :D :D Ter de se deslocar e escrever comandos para examinar o local e ver a listagem de coisas que estavam naquela coordenada, e o que está no inventário para ser utilizado na hora certa. :D :D :D :D
Uma das grandes fabricas de PC no Brasil foi a Sector, que tinha fabrica em SP, sede no Rio e filial em Brasilia, e se especializou em aluguel de computadores e impressoras para a publica administraçao.
Recuperar nossa história é fundamental para compreender nossos fracassos, inclusive no que concerne ao desenvolvimento tecnológico. Esse deveria ser um tema amplamente discutido nos meios acadêmico e político pq só com o diagnóstico correto, a terapêutica ficará clara. De fato, nós tínhamos o talento, o capital humano, a matéria-prima e a infraestrutura básica das universidades. O que nós não tínhamos na época, como não temos hoje, é a compreensão de que ciência é investimento de décadas e, portanto, é projeto de país e política de Estado. Resumindo, falta o que sempre faltou: investimento.
O MSX Gradiente e o Hotbit da Sharp foram incríveis. Os programadores usavam a criatividade para extrapolar o que era possível fazer com a arquitetura dessas máquinas. A trilha sonora, a velocidade insana e os gráficos daquele jogo Zanac é um bom exemplo disso.
Não sei se ele citou na entrevista, mas a marca iPhone no Brasil é registrada pela Gradiente, é um processo que rolou por décadas, um dos maiores casos de disputa de marcas
Sabem por que não *TINHAM* fábricas no Brasil? Foxconn é a manufatura da Apple no mundo e no Brasil. Em Manaus e aqui em Jundiaí. Produzem iPad e iPhone.
A Apple não tem fábrica no Brasil e nem em nenhum lugar no mundo, pois quem fabrica os produtos da Apple é a Foxconn, empresa Taiwanesa, que inclusive tem fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo e lá são "fabricados" iPads e iPhones.
O cara falou um monte de besteira. A Apple está oficialmente no Brasil desde os anos 90, com montadoras (FOXCONN) desde 2010 e com lojas oficiais desde 2012.
@@Tolo2023 cara para de falar besteira, vc nem deve fazer ideia do que está falando, Eu trabalho na Foxconn Jundiaí já vai fazer 5 anos, e aqui atualmente é fabricado apenas o IPhone, a linha de montagem do IPad foi desativada já à uns 7 anos. Os componentes são importados mas toda a montagem desde a fabricação do PCB a montagem e teste final e feita aqui.
@@daviandre1524 errado. Apple não fábrica nada, a Apple faz apenas o projeto dos aparelhos toda a parte de fabricação de fato é terceirizada pela Foxconn ( China, Índia e Brasil)
Nos anos 1980 eu trabalhava com composição gráfica e o meu primeiro "PC" foi o COMPUTADOR PESSOAL PROLÓGICA "SOLUTION 16" tinha dois deles e mais duas impressoras que usavam (margaridas) com Forma Composer (eu tinha uma ME para arte-final de edição de livros) nessa época não havia internet ... alguns anos depois o "plano collor" acabou com tudo ... já nos anos 1990 comprei o primeiro PC e aluguei de um amigo uma impressora laser, posteriormente (foram lançadas) as jato de tinta, mas ainda havia o problema da baixa resolução, as letras não tinham qualidade de imprensa. E por aí vai uma loooooga história ...
Tenho PC com Windows (desktop), Linux (Notebook) e MacOS (MacMini M2). Os 3 sistemas são maravilhosos. Windows por sua facilidade e compatibilidade, Linux por sua robustez, simplicidade, estabilidade e versatilidade para TUDO e o MacOS pelo foco em produção e inovação. Obrigado Bill, Linus e Steve amo vocês!
A Apple não tem fábricas, ela terceiriza a fabricação. Inclusive a foxconn de uma linha de montagem em Jundiaí, onde alguns modelos de iPhones são montados, incluído o 15 e 15 Plus.
Pois é, fiquei abismado que quase ninguém sabe disso. Não só a Foxconn produz alguns dispositivos Apple (há mais de uma década) como a Apple tem sim sede no Brasil, na rua em que eu trabalhava (no Itaim Bibi) além de pelo menos duas Apple Store (uma no Morumbi e uma no Rio).
Sim, é verdade @Maciel_Felipe porem como você mesmo disse... é apenas uma montadora. Igual a realidade dos carros no Brasil. Não existe uma marca 100% brasileira, são todas montadoras estrangeiras. A realidade é essa.
Isso é hoje em dia neh. O modelo produtivo evoluiu. Jobs e Wozniac faziam Apple IIe na garagem, soldando na mão. Além disso, quem faz a arquitetura e o design dos chips M* da Apple é ela mesma. Fabs, que são empresas como a TSMC, existem de montes Poucas fazem algo de qualidade. Somente algumas empresas do mundo por exemplo usam máquinas da ASML para produzir em altíssima qualidade, velocidade e quantidade chips EUV.
Mas a Apple tem fábricas no Brasil, via foxconn, fabricam(a.k.a. montam) iPhones e iPads lá em jundiaí desde 2012, inclusive ela é uma grande beneficiária da lei de informática por conta disso.
@@kaizennojujutsu6134 ele disse, akita, categoricamente que não existe apple no Brasil... e desde qndo a Apple monta algo, ela sempre só põe a marca dela, quem faz tudo é e sempre será a China!
1) Uma pancada de clones Apple II Plus (não somente da Unitron) nos anos 1980 no Brasil e no mundo inteiro. 2) Em 1986 a Unitron teve a ousadia de fazer um clone do Mac, alegadamente por engenharia reversa. Eu vi pessoalmente essas máquinas, na Feira de informática de 86 e numa loja no Rio Info Shopping. Chegou a vender poucas unidades, mas era um absurdo de caro. Em 1987, Isso gerou um conflito diplomático e os EUA ameaçaram boicotar a importação de laranjas. Pelo menos foi o que a mídia alegou. Então o governo brasileiro, colocou tanto entrave na "legalização" do Mac Unitron que a empresa quebrou pois tinha se endividado muito (1,5 milhões de dólares) para essa empreitada. DETALHE: nessa treta toda, Steve Jobs já não estava mais na Apple e era "rival" dela, tentando levantar a Next, apostando em um novo sistema que superasse o do Mac. 3) Na segunda metade dos anos 1990, a Apple veio a ter (e talvez ainda tenha) escritório no Brasil. Vendia Mac, daqueles PowerPC bege, CPU horizontal até no Ponto Frio. Por leasing em 24 prestações !!! 4) Cheguei a participar de eventos promovidos pela Apple Brasil, no início dos anos 2000, com funcionários brasileiros. 5) O alto custo sempre foi muito mais pela alta carga tributária, do que pela questão cambial como ele alega. 6) Na segunda década dos anos 2000 a chinesa Foxconn montou uma fábrica em Jundiaí para a Apple. Inclusive meu iPad Air 2 de 2015/2016 foi montado aqui. 7) Steve Jobs já morreu há quase 13 anos atrás e vcs falam como se estivesse vivo e odiando o Brasil. Click bait. Acho que na verdade ele ignorava o Brasil mesmo.
3: só ir em qualquer loja e olhar a caixa dos produtos. Vai estar escrito em uma etiqueta " Apple Computer do Brasil Ltda Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr 700, 7o Andar".
Lembro exatamente desse "Mac" Unitron. Estava em um lugar mais escondido do estande. Cheguei a mexer nele mas também percebi que era um tanto mais lento que o Mac original. Mas com certeza foi um feito e tanto a engenharia reversa.
Isso não explica pq a Unitron não inventava os próprios processadores na época que existia proibição de importação. Sempre foi mais cômodo importar peça pronta e só montar. Exige menos cérebro. Nossos engenheiros sequer sabem fazer integral direito, imagina conhecer o processo produtivo completo de um chip 😂😂😂😂 Carga tributária não explica pq indústria BR sempre quer vender as mesmas coisas, nas mesmas quantidades, feitas da mesma forma, com as mesmas capacidades produtivas, mesmo local e mesmos insumos. Não existe DNA de mudança, de melhoria, de querer ganhar mais no BR.
existe sim fábrica de dispostos Apple no Brasil. Em 2010 a Foxconn, industria chinesa fabricante de dispositivos Apple na China, anunciou que começaria a produzir o então no gadget, iPad, no Beasil. Houve uma euforia de que teríamos dispositivos Apple mais baratos e nos tornaríamos um polo tecnológic. A verdade é que o manicômio tributário brasileiro fez com que o iPad brasileiro fosse mais caro do que o iPad chinês. Se a questão fosse quebra de patentes nunca que a Apple teria investido na China.
Vivi muito dessa história. Em 1982 eu comprei um tk85 (eu tinha apenas 14 anos, meu pai pagou em 10 prestações), esse micro foi a porta de entrada para meu futuro profissional, pois com ele aprendi a programar em basic e usando revistas importadas aprendi assembler Z80. Fazia jogos naquela época, porém quando apareceu oportunidade de trabalhar na engenharia na empresa que trabalhava (tinha já 19 anos), lembro-me de pedir dinheiro emprestado (obrigado mãe) para compra de livros (total de 7) e eram $500 alguma coisa na época e aprendi o restante que precisava para preencher a vaga de trabalho (salário basicamente multiplicou por 6 vezes). Na engenharia usávamos Apple II (da Unitron), que no ano seguinte foram trocados por PC (contrabando), essa era a realidade da época. Acompanhei essa evolução de perto e acho que a reserva de mercado funcionou. Lembro de ter dinheiro na poupança que dava pra comprar um carro usado (US$ 2.000), só que usei ele pra comprar um PC XT, lol
Bons vídeos. Tive todos estes computadores, NE Z80 / 2 MSX Gradiente / CP300 / CP500 (participava da Rede Cirandão da Embratel - pré-Internet), impressoras matriciais. Depois PCs 286 / 386 / PENTIUM... etc. Abraços.
Tem Apple no Brasil sim, tem CNPJ, tem loja oficial, vende computadores, tem site, fornece garantia e monta até alguns iPhones aqui, talvez Macs também, em parceria com a foxconn.
Sinceramente, é cada beteira que escuto nestes Podcasts! Apple fabríca na Foxconn pelo mundo inteiro, não tem fabrica própria. No Brasil produz IPhone desde 2014, com loja oficial desde 1995 (www.hardware.com.br/artigos/em-que-ano-a-apple-chegou-ao-brasil/) e varios outros como Motorola, HP e outros fabricam na Flex
Sou nascido em 1981. A gente cresceu assistindo desenhos animados e filmes onde os personagens tinham computadores em seus quartos. Só tivemos um computador no quarto de um jovem aqui no BR uns 20 anos depois. BR é intankável! Perdemos 2 gerações de profissionais de TI. Pouquíssimos dessa época tiveram o privilégio de aprender a ser um profissional de informática. Quando foi 1995, do nada surgiu trocentos cursos de informática pra ensinar DOS, Win3.11 e depois Win95 e os pacotes Office. Isso foi o ganha-pão de muita gente.
@ernestito7064 LEIA e veja se aprende com quem viveu o período e já dizia que daria errado à época ÉRIAS COLETIVAS à RAZÃO - publicado na Folha em 1999 Roberto Campos escreveu: "O país de vez em quando dá férias coletivas à razão. Assisti a vários desses episódios. O primeiro foi quando da votação da lei do "petróleo é nosso", em 1953. Precisamente nesse ano, Oswaldo Aranha, então ministro da Fazenda, se viu obrigado a mendigar do Export-Import Bank em Washington, um empréstimo emergencial de US$ 300 milhões para financiar, não investimentos, e sim importações correntes (inclusive de petróleo). O espetáculo era de puro surrealismo e assim foi interpretado por Eugene Black, um financista conservador, que presidiu o Banco Mundial por cerca de 14 anos. - Qual é a lógica?, perguntou ele. O Brasil não tem divisas nem para pagar seu consumo corrente de petróleo e se dá ao luxo de, pela proclamação do monopólio estatal, recusar capitais voluntários de risco, para auxiliá-lo na descoberta do petróleo. Prefere credores que não querem correr risco a investidores que querem correr risco? (...) Um segundo episódio de férias da razão foi a política de informática. Ela foi praticada pelos militares de 1975 a 1984, sem base legal. Tornou-se legal com a lei de informática de outubro de 1984. Os governos civis a apoiaram e ampliaram e na Constituição de 1988 ela alcançou legitimidade constitucional. É um caso original de legitimação da burrice; ela passou de ilegal, a legal e constitucional em 13 anos. A liberalização, assim mesmo parcial, só viria no governo Collor, a partir de 1992. Os dados do problema eram claros. Estava em curso uma das grandes revoluções tecnológicas do século: a revolução informática. Àquela época, a participação brasileira nos investimentos mundiais em pesquisa era de 0,4%. É claro que não podíamos aspirar à autonomia tecnológica, objetivo tolamente explicitado no art. 219 da Constituição de 1988. Foi tudo errado. A definição de informática não se confinou a computadores, software e banco de dados: abrangeu toda a eletrônica digital e semicondutor, o que submeteu à tirania burocrática coisas tão díspares como as telecomunicações, a robótica, a eletromedicina e a eletrônica automobilística. O modelo deveria ser de "mobilização" de recursos nacionais e estrangeiros e não de "restrição" a capitais externos. A política de informática tornou-se um esforço heróico de desmodernização do Brasil, do qual participaram militares de direita, políticos de esquerda e empresários cartoriais. A sequência também foi errada. Devíamos começar pelo desenvolvimento do software, facilitando a importação de hardware para barateá-lo e habituar a população a usar computadores, coisa mais importante do que fabricá-los. Engrossado o mercado interno, os capitais privados se engajariam voluntariamente na produção de hardware, aparelhos que hoje até já perderam dignidade: são commodities....."
@ernestito7064 a lógica econômica é simples proteção distorce os preços relativos, favorece a formação de carteis, atrasa o desenvolvimento tecnológico ao criar um mercado cativo longe da competição externa e TRANSFERE RENDA da população (que é refém dos carteis) para o bolso dos donos do Cartel que podem praticar preços MUITO acima do que o livre mercado permitiria some-se a essa desgraça toda o fato que a proteção cria um sistema onde É MAIS IMPORTANTE INVESTIR EM APOIO POLITICO para MANTER o país FECHADO que investir em pesquisa e tecnologia a FALÁCIA LÓGICA da proteção é: defende-se a proteção como necessária à modernização, mas é justamente a proteção que IMPEDE a modernização ao criar um mercado cativo longe de competição e com lucros garantidos ao empresário por conta do mercado refém e esses mesmos empresários irão lutar para manter o mercado permanentemente fechado garantido seu lucro acima do que seria num livre mercado e dedicando-se apenas a cópias mal acabadas e superfaturadas do que é desenvolvido fora. NADA DE INOVAÇÂO REAL Cria-se assim uma ESPIRAL DO ATRASO E DO FRACASSO que se retroalimenta Isso vale pros EUA, Brasil China, Rússia tanto que os EUA ficaram atrasados na indústria automobilística e várias outras ao criarem proteção E perderam a industria naval pra coreia do sul
@ernestito7064 Foi proibido sim. Era lei..baixe a lei de informática de 1984 e leia só setores selecionados podiam importar com uma permissão especial do Ministe´rio da Economia e caso não houvesse ainda um similar nacional
Mas o grande calo dele foi o Gates ter usado o Mac que lhe emprestou para desenvolvimento de software (antes do lançamento oficial) para copiar o seu ambiente de trabalho e a sua funcionalidade e criar a primeira versão de teste do Windows no Japão. Foi uma disputa judicial longa onde no final Gates saiu vitorioso.
Muito bom. Vivi essa época. As salas eram muito frias e tínhamos que usar agasalhos mesmo no verão. Nós programadores éramos vistos como gênios. Nâo existia o Windows. Tudo na tela preta com símbolos verdes...
Sobre o processador da Apple em video game foi um 68000 da Motorola (usado nos primeiros Macs) e o vídeo game que usava esse processador foi o Mega Drive. Quem conheceu sabe que o processador do Mega Drive era mais rápido que do super Nintendo
gente, desde 2012 a foxconn opera em Jundiai e faz ipad, iphone, etc. Não entendi o que o rapaz quis dizer no video. Até hoje lembro da notícia, e se não me engano foi a primeira fábrica fora da china
@@luccR2como não? Tenho 2 caixas de iPhone aqui escritos "Designed by Apple in California, Assembled in Brazil" e logo abaixo "Indústria Brasileira", todos comprados em varejistas do país. E os importados são "Assembled in China".
@@LambertTech09 "Indústria Brasileira" no caso é uma enganação. Aqui se produz, ou melhor, é montado até 3% de todo o volume de produto. O correto é como você disse primeiro "Assembled in Brazil" senão teria dito "Made in Brazil".
Montar peças importadas não é o mesmo que fabricar O que essas empresas faziam antigamente era exatamente a mesma coisa, com a diferença que ninguém mais podia importar nem os produtos prontos nem as peças (foras as empresas), permitindo que fossem cobrados preços absurdos nas cópias.
3:57 A China faz até hoje! A vantagem, o imposto é muito baixo, e o planejamento é vender todo o produto fora do mercado doméstico chinês, desenvolver produtos tanto para países ricos, quanto produtos específicos para países pobres, viver de EXPORTAÇÃO. O Brasil imposto rasgando, dificuldade de manter uma empresa e visão de vender no mercado nacional, só recebe um financiamento para sua indústria se for amigo do político.
@@MandruVR exatamente! Mas a mão de obra brasileira é mais barata ainda. E foram os americanos que obrigou todos nós abrirmos as portas para China. Você já veio aqui? Já viu o tanto de escritório americano aqui? Já viu o tanto produtos americanos que são feitos aqui? Antigamente o produto brasileiro era feito aí, porém conseguia competir com o americano em preço, década de 80 para 90, eles trouxeram suas fábricas para China e tinhamos agora, marca europeia e americana, com os melhores preços e o Know-how deles. Então, vai o Brasil brigar e perder o seu maior cliente, para no outro dia o americano está aqui, batendo na porta querendo vender, soja, milho e seus produtos. Quem criou a China que cuide, infelizmente foi dessa forma, ou você acha que na década de 90 e 80 as fábricas não tinham mão de obras barata e eram tudo seguindo normas de segurança?
Como não tem Apple no Brasil ? 😂 No Rio de Janeiro tem loja Apple e pelo que eu sei, ja houve iphone sendo produzido sim aqui, mas os preços nunca foram mais baixos
@@felipedesapontes vc não entende pelo jeito né? A foxconn fabrica Iphone no mundo inteiro, China, Taiwan, indonésia, Brasil etc, a Apple nã tem fabrica com o nome : FABRICA da APPLE! Porra mano, vc é pcd? A APPLE não fabrica nada, ela paga para fabricar, ela faz igual a NIKE, que nunca produziu um Tênis, ela compra por 10 cents e vende por 100 dólares pros fanzinhos idiotas
Fabio Akita, vou te contar a história correta do MAC da UNITRON. O MacIntosh, ao contrário do Apple II, tinha chips proprietários da Apple, ou seja, eram chips que você não conseguia comprar. A Unitron fez a engenharia reversa desses chips, imagina só. Fazia a Tabela-Verdade do chip, ia aos Estados Unidos rodar um software num mainframe que produzia um circuito integrado equivalente, ou seja, que fazia a mesma função do original sem ser uma cópia e que era então produzido. Quando a máquina ficou finalmente pronta, funcionava perfeitamente, exceto pela BIOS, que também não era vendida e que não podia ser emulada, já que tinha um software proprietário. As máquinas de teste funcionavam com a BIOS original. Eu tinha um amigo que era revendedor Unitron e tinha uma dessas máquinas. Esse foi um dos pontos de atrito quando o presidente dos EUA veio ao Brasil e tratou especificamente de acertar com o governo brasileiro sobre o Mac da Unitron, que foi então descontinuado. Note que os IBM PC´s não tinham o mesmo problema já que , numa estratégia de dominar o mercado, utilizavam chips comerciais , o projeto foi deixado em domínio público e a BIOS foi publicada, podendo ser reescrita facilmente, possibilitando a produção de clones perfeitos. Um abraço.
o fábio está equivocado nessa. existe sim apple brasil, fica em jundiaí. existem também lojas oficiais no brasil, também as apple premium resellers como a iplace que são fiscalizadas diretamente pela apple todo o marketing, showrooms, promoções etc. além do mais, também já teve iPhone produzido em Manaus, de certeza absoluta eu tenho que foram produzidos iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, 5C e 5S em Manaus. porém é loucura produzir aqui, os tributos são caríssimos, então eles produzem na china, india e vietnã.
Fato! Eu fui funcionário do Grupo Herval, que é proprietário das iPlaces, e realmente a Apple deixa bem pouca autonomia pra iPlace. Os móveis são escolhidos por eles, o material de propaganda vem da Apple Brasil, os preços promocionais devem ser autorizados pela marca, onde cada aparelho fica no showroom quem decide é a Apple, o treinamento dos colaboradores é feito pela Apple através do Apple SEED ou pessoalmente pelos "Ace Leaders" da Apple... E como você falou, tem Apple Store no Brasil, além de ter toda uma logística aqui também, industrial e empresarial.
No caso você está se referindo a fabrica da foxcon, tiveram outras também como a gradiente e a DL se não me engano que trabalharam diretamente para a apple.
@@MarcosRobertoDosSantosJF sim, mas ali ele também diz que ali no Brasil foi na época do Jobs, mas ele morreu faz anos já. E também diz que essa conversa nunca foi confirmada, foi só rumores
O Brasil tem um dos sistemas bancários mais avançados do mundo, justamente por causa dessa época. Nos Eua parece que estão na idade da pedra nos bancos. Não que a reserva de mercado seja uma coisa maravilhosa, mas rendeu sim alguns bons frutos.
Não foi só por causa disso, coloque também na conta os planos econômicos malucos que tiveram por aqui nos anos 80 e 90, e também as fraudes bancárias. Lá nos Estados Unidos, até uns 10 anos atrás, era possível reiniciar a senha do internet banking por um telefonista humano. Com o aumento de fraudes por lá, só agora é que estão se mexendo para aumentar a segurança.
eu sou do reino da informática e o que aconteceu no Brasil foi um bombardeamento da intel e amd nos ano 90 no mercado brasileiro , com processadores novos lançamentos e baratos , com a soyo, asus , gigabit , entrando com tudo pelo o Paraguai com periféricos , ficou muito em conta montar um computador no brasil com contrabando e a pirataria do Windows , pronto acabou com os fabricantes do brasil, de 90 ate 2010 , 90% dos computadores do brasil eram montados por pequenas lojas , eu montava muito mais muito computador , trabalhei com todos os tipos de processadores
Aqui as coisas acontecem por acontecer, com tanta burocracia, impostos, Corrupção, não sobra pra investimentos tecnológicos, porém os filhos dos Ricos e políticos vão estudar na sua maioria na América do Norte, por isso que tenho orgulho de mim mesmo, foi na raça o que eu pude fazer e faço.
Todos os países industrializados protegeram a sua indústria nacional. No ocidente, os "gênios" da economia, campeões da liberdade, transferiram a sua base industrial para a China, bem como toda a sua tecnologia fabril. Hoje os EUA estão tentando recuperar às pressas a sua base industrial, preocupados com os chineses. Se você não protege a sua indústria, você acaba dependente de outros países que querem te ferrar por motivos geoestratégicos ou econômicos. Agora, tem que se cobrar resultados. Na Korea, o Gal. Park fez um esforço de industrialização bem sucedido, só que no planejamento econômico de impulso industrial havia mecanismos de cobrança de resultados.
Não só deve haver cobrança como uma hora ou outra a indústria DEVE andar com suas próprias pernas. Não existe isso de proteção infinita, senão a indústria enfraquece porque sabem que se fizerem besteira, o governo vem socorrer, e a população fica a mercê de uma indústria ineficiente que faz produtos caros e de baixa qualidade, se quiser algo de qualidade, tem que pagar 10x mais do valor do produto. Basicamente, Brasil...
"Se o empresário é competente não precisa de proteção do Estado, se é incompetente não merece proteção" - Roberto Campos, economista, embaixador e Ministro de Estado proteção distorce os preços relativos, favorece a formação de carteis, atrasa o desenvolvimento tecnológico ao criar um mercado cativo longe da competição externa e TRANSFERE RENDA da população que é refém dos carteis para o bolso dos donos do Cartel que podem praticar preços MUITO acima do que o livre mercado permitiria some-se a toda essa dresgraça o fato que a proteção cria um sistema onde É MAIS IMPORTANTE INVESTIR EM APOIO POLITICO para manter o país fechado que investir em pesquisa e tecnologia a falácia lógica da proteção é: defende-se a proteção como necessária à modernização, mas é a proteção que IMPEDE a modernização ao criar um mercado cativo longe de competição e com lucros garantidos ao empresário por conta do mercado refém deles
@@LuizSMatos-dr9tz Roberto Campos foi um grande economista, esteve à frente de diversas inovações no seio do Estado Brasileiro, dentre elas o BNDES. Era um liberal preocupado com os destinos da nação. O seu pendor ideológico o fez dizer várias impropriedades ao longo da sua vida. Essa citação mesmo contradiz a atuação dele em termos de política econômica no país, bem como a realidade. Não existe pensamento dogmático que resiste à realidade! Por isso, fora da bolha ideológica liberal anarquista, não se leva a sério a ideia do não-protecionismo. Aliás, ele só foi empregado em países países servis e atrasados economicamente ao longo da história. Na vida real qualquer dogma econômico colide com os interesses nacionais, a movimentação geopolítica dos Estados Nação e os interesses econômicos da burguesia nacional.
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: COMO FAZER UM AMERICANO TRABALHAR POR 100 DÓLARES POR MÊS? SERÁ QUE OS EUA CONSEGUE PRODUZIR UM NIKE POR 15 U$ PARA QUE A NIKE POSSA MANTER SUA MARGEM DE LUCRO GIGANTE? NÃO TEM RETORNO, A CHINA SABE DISSO... AOS EUA, CABE SOMENTE LUTAR PRA TENTAR MANTER OS DÓLAR COMO BASE MONETÁRIA MUNDIAL, PORQUE TRABALHAR DE GRAÇA, AMERICANO NUNCA FARIA
Jobs estava era certo. Esse país é uma lambança de políticos interesseiros e empresários locais fazendo lobby com eles. Desde essa frescura de dá importância total à produtos nacionais vindo daquela época, tecnologia aqui nunca se amadureceu.
@@ender8759 mas se não for para lucrar aqui vai vir fazer o quê? Caridade para os indiozinhos? Deus nos livre da caridade que vem depois dos bombardeios.
Eu vivi essa época, mas meus pais não entendiam "para que um guri de 11 anos quer um microcomputador", daí eu fui só espectador do Basic. Só fui ter um computador mesmo na época do 286 com Windows 3.11. Anos depois me tornei programador. Na pandemia aproveitei o lockdown para aprender Basic usando um emulador do Commodore64.
Eu conheci o rapaz que pegou esse firmware para clonar a Apple. Fizeram uma emboscada para contratar ele ou ele iria ser denunciado(Com advogado e tudo). ele trabalhou na apple da california até 2006 se não me engano. Hoje é uma pessoa super normal da zona norte de SP. Essa pode confirmar pq conheci pessoalmente rsrs
O Brasil tem de evoluir, sem se vender para a China, daqui a pouco seremos todos chineses, rs,... Temos de valorizar os nossos valores, estudar mais, termos a capacidade de nos tornarmos pessoas e tornar um Brasil um pais top de linha, fazer parte da lista dos Ranks dos melhores do Mundo. Pois temos de lutar para termos uma escola de tecnologia avançada e genuína, convidar pessoas de outros países para amplicar e trocar experiências também. A tecnologia avança a cada momento, e não temos nada a perder. Espero que possamos em breve ter um país próspero humano e respeitado no Mundo inteiro. Eu acredito na capacidade do brasileiro, não podemos mais ficar de braços cruzados e não exigir que o governo deixe nas mãos grandes personalidades jovens, e professores super inteligentes e dedicados na mão. Não podemos mais passar vergonha e deixar com que o pais seja liderado por pessoas que só gastam e nos deixam na miséria total, ninguém merece ficar doente, com fome, sem trabalho, sem estudos necessários, temos muitos profissionais que tem seus méritos por escolher sua profissão, e que tem tudo para ter sucesso na vida, sem explorar ninguém e ser feliz cumprindo sua missão na Terra. Admiro o Fabio Akita cada dia aprendo e tenho informações que me faz pensar, temos de abrir os olhos e por em prática tudo que aprendemos e continuaremos a aprender até os últimos dias de nossas vidas. Acho muito sabio essa troca de informação e uma grande referência para os jovens de hoje, do amanhã e do futuro. Gratidão a todos da equipe.
Claro que tem representação oficial da Apple no Brasil. Tem iTunes no Brasil há anos e a Apple tem Apple Stores a mais de uma década em São Paulo e no Rio de Janeiro. Esses convidados deveriam se informar mais…
Nada disso, a reserva de mercado foi muito além de micros, o objetivo era firmar uma indústria nacional, com projetos nacionais e gente Br. Atingiu largamente esse objetivo, o lance da Apple foi que a Unitron desenvolveu por engenharia reversa, no LSI Poli USP, que emulavam os c.i.'s do Mac. O Brasil já tomava paulada de tudo qto é lado porque tinha a terceira indústria de informática e telecomdo mundo, e nacional. No episódio do Unitron Mac512, a mídia je juntou aos USA e partir para quebrar o br. E conseguiram, olha esse monte de coisas ditas acima. A propósito, eu estava lá, vi e vivitudo, por dentro.
"Se o empresário é competente não precisa de proteção do Estado, se é incompetente não merece proteção" - Roberto Campos, economista, embaixador e Ministro de Estado proteção distorce os preços relativos, favorece a formação de carteis, atrasa o desenvolvimento tecnológico ao criar um mercado cativo longe da competição externa e TRANSFERE RENDA da população que é refém dos carteis para o bolso dos donos do Cartel que podem praticar preços MUITO acima do que o livre mercado permitiria some-se a toda essa dresgraça o fato que a proteção cria um sistema onde É MAIS IMPORTANTE INVESTIR EM APOIO POLITICO para manter o país fechado que investir em pesquisa e tecnologia a falácia lógica da proteção é: defende-se a proteção como necessária à modernização, mas é a proteção que IMPEDE a modernização ao criar um mercado cativo longe de competição e com lucros garantidos ao empresário por conta do mercado refém deles atingiu ZERO objetivo..tanto que foi dizimada pela concorrência quando Collor começou a abrir a economia Tivesse tido sucesso não teria sofrido o massacre que sofreu PROTEÇÂO SEMPRE DÀ ERRADO! Sempre! pelos motivos que expliquei acima
@@LuizSMatos-dr9tz como se nos EUA não existisse protecionismo não... Ellon Musk que o diga, vive de proteção e dinheiro do estado.... EUA é um caso onde protecionismo permitiu eles serem a maior nação do mundo, roubando e quebrando patentes mundo a fora, comandando o mercado e a indústria internacional com várias formas de subsídios e protecionismo ... Se protecionismo não funciona, então os EUA nem deveria existir...
3 місяці тому
Chip z-80 de 8bit, tinha no Mega Drive e no Mastrer System. Também o MC-6800 de 16 bit, tinha no Mega Drive, Arcade System 32 e Neo Geo CD; que era usado em Machintoshi dos anos 80.
Nem eu montaria uma fábrica aqui no Brasil, ainda mais um estrangeiro inteligente. Aqui o Governo não ajuda ninguém, impostos sobre impostos q não acabam mais.
O mac da Unitron também tinha chips equivalentes da apple que foram desenvolvidos no CTI em Campinas. Por não serem copias estes chips não foram problema, mas o soft copiado inviabilizou o prjeto.
Ih?! Tá por fora, japa. Existem Apple Stores oficiais aqui no Brasil localizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Apple Morumbi e Apple Village Mall, respectivamente.
na zona franca a Apple ganha uma isenção de 150 milhões por ano do governo federal, é mais uma das empresas que estão na lista de renúncia fiscal federal, essas empresas juntas, tiram do país 600 bilhões por ano de dinheiro do Brasil, o governo dá para elas... dentre outras, Toyota, GM e mtas outras de automóveis.. O imposto caro que nós pagamos em produtos tecnógicos, não é só do governo, mas das margens de lucro que essas empresas tiram desa renúncia fiscal q todo ano acontece.
O Brasil devia ter investido na industria de semicondutores, fazer a sua própria pesquisa e fabricar seus próprios chips. Mas é claro em vez disso decidiu construir a casa pelo telhado. Casa construída assim só pode ruir.
Para quem quiser entender direitinho o porquê da industria da Iduatria Tecnológica Nacional não ter se desenvolvido no Brasil, leia o livro A ELITE DO ATRASO de Jessé Souza... O Agro é Pop, o Agro é Tech, o Agro é Tudo 😒😒😒😒
Esse foi o maior atraso que o Brasil pode viver. O Brasil não desenvolveu absolutamente NADA. O Brasil se tornou o país especialista em copiar TUDO, daí estarmos sempre uma geração atrasada em relação ao mundo, copiávamos. Na época isso recebia o brilhante nome de "engenharia reversa", ou seja, especializados em descobrir como foi feito e fazer igual... talvez a China tenha aprendido com o Brasil (ironia no caso). Cópias de sistemas operacionais, aplicativos, hardware e o que se imaginar... sem o menor pudor. Meu resumo do resumo. Vivi esse momento desde o início e só perdemos, não formamos uma geração de grandes especialistas e cientistas na época, formamos a casta externa, meros programadores e copiadores de coisas (complexo sim, mas copiadores). Para os brasileiros, empresas e pessoas, ficou o custo absurdo de uma máquina, seja para uso pessoal ou empresarial e o atraso que gerou na capacidade de geração de tecnologia e melhoria de nossas empresas, aliás, vemos o salto que o Brasil tem dado nessa área nos últimos anos com a liberdade de acesso aos recuros, basta olhar as startup´s por aí, mas é apenas um resuminho do que ocorreu (aliás, essas empresas todas quebraram).
É assim feito por faltar dinheiro para fazer algo original ou pelo original na época já valer bem o suficiente para ser apenas clonado. Não é simples e barato fazer algo verdadeiramente original. A China é conhecida por isso pelas razões aqui já mencionadas, e a China teve que acelerar bastante do seu desenvolvimento financeiro pela posição em que estava no mundo.
eu vivi essa época tb.. era tudo muito mas muito caro e piorado. Tinhao SISNE..sistema nacional equivalente copia do DOS da Microsoft um PC pirata brasileiro era tipo 4x o preço e ruim
O que ele quiz dizer com "a Apple nao esta no Brasil ate hoje"? Porque a Apple esta sim no Brasil de forma oficial, temos inclusive lojas oficiais da Apple no RJ e Sao Paulo, e nao sao revendedoras! Sao Apple mesmo com Genius Bar e tudo! Inclusive a App Store e o iTunes Store processam pagamos em Real Brasileiro, se eles nao estivessem de forma oficial no Brasil eles teriam que vender os produtos e processar pagamentos online em Dolar somente. Entao acho que esse maluco ta meio perdido...
Ele quis dizer do ponto de vista de produção, desenvolvimento e montagem, e não de comercialização... A parte "inteligente" nunca veio para o Brasil...
@@arthurgonzaga1027 nenhuma empresa investe em desenvolvimento de tecnologias fora de seu país matriz, isso pode acontecer na china, porque o tratado que os chineses fazem de ceder sua mão de obra escrava vem em contraponto de transferencia de tecnologia... Fora isso, ninguém coloca um centavo em país estrangeiro pra desenvolver tecnologia. Fabricar nunca significou mostrar como é feito, e foi na terra do Tio Sam, que Hanry Ford criou esse sistema primeiramente.
A APPEL LISTA COMO UMA DAS EMPRESAS QUE O GOVERNO FEDERAL LIBERA RENÚNCIA FISCAL TODO ANOS, É POUCO, É COISA DE 200 MILHÕES OU MAIS... ELA FIGURA DENTRE AS 100 EMPRESAS QUE JUNTAS, CHEGAM A CONSUMIR DESSA RENÚNCIA CERCA DE 300 BILHÕES DE REAIS POR ANO...ENTÃO, O PREÇO ALTO, NÃO É SÓ IMPOSTO COMO DIZ OS UA-camRS, NA VERDADE É TB MARGEM DE LUCRO DESSAS EMPRESAS... ELAS NÃO CEDEM AS MARGENS DE LUCROS DELAS...
Os EUA sempre tiraram vantagens praticamente em tudo em cima do Brasil. Nós só tiramos uma casquinha e o Jobs ficou injuriado só porque era o Brasil. Os outros piratas não foram tratados da mesma forma.
Deixa de burrice. Todo mundo tira vantagem do brasil, até país xingling como a Venezuela, Bolívia, Cuba então nem se fala. Como? Não pagando os empréstimos ou dando em garantia charutos 😅 você culpar os outros pela sua burrice só te faz mais burro
pagamos impostos por vários motivos, um deles, é pq sempre houve pagamento de alguma tecnologia que não dominamos e produzimos, ou seja, Nos EUA eles não pagam, pq eles são os detentores da tecnologia... Vc tá chorando pq não quer pagar por algo q, teus país ou avós não incetivaram como, estudo, ciência etc... nós somos a consequência da falta de investimento em estudo, e vamos ter que pagar por isso....
O meu primeiro computador foi um clone do Apple 2, era muito top na epoca pq ja tinha disquete de 5 1/4( bolacha) e meus amigos que tinham tk 85 ficavam sincronizando o gravador K7 para armazenar dafos..rss..longo caminho!😊😊
Não recrimino o Steve Jobs de jeito nenhum. Costumo dizer e digo isso com boca cheia, a quantidade de gente ruim por metro quadrado do Brasil é a maior do planeta.
A ideia dos militares era fechar o mercado para dar tempo do setor interno fechar o ciclo copiar -> aprender -> replicar -> melhorar -> criar Mas como a gente tá no bostil... os caras rapidamente viram que como o mercado era fechado, não havia nenhum interesse em chegar na etapa de criar. O melhoramento era na verdade chupinhado dos produtos estrangeiros, ou seja, nem chegava. A replicação e o aprendizado eram incompletos, pq além de malandros eram gananciosos: era muito mais barato vc copiar o produto estrangeiro e comprar as peças do estrangeiro também, pq elas seriam constantemente barateadas pelo ciclo natural da economia. O que deveria ser feito era desenvolvimento de TODA cadeia produtiva aqui dentro e ir dificultando para os caras que montavam importar os chips de fora. Quando o volume nacional justificasse um ganho de escala, eles poderia abrir para exportação e depois ir abrindo o mercado para importação Mas mesmo assim essa não é a forma mais otimizada de fazer. A melhor forma sempre vai ser vc estimular a criação e os processos de melhoramento e ir deixando a economia e a indústria achando as melhores formas de fazer o resto. Hoje nossa economia é aberta mas a gente faz a mesma coisa: produtos da Positivo, Daten, Multilaser são todas cópias de produtos estrangeiros, com qualidade inferior e comprando os produtos de fora. Aqui só se monta e olha lá.
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: ua-cam.com/users/livejVxzpiDJ9Qk?si=BLCesUZKnDC3LRdU&t=1005
Nunca foi prioridade no Brasil educação de qualidade e investimento em ciencia. Estamos sempre presos a exportação de commodities , governados por políticos corruptos e sem segurança jurídica. Não vejo luz no fim do túnel.
E quando os gringo chama brasileiro de preguiçoso, acham ruim. Os caras estudam pra evoluir, o Brasil usa o que sua terra dá de mão beijada como muleta pra não fazer nada de melhor.
Quem domina o mercado brasileiro não quer que o Brasil se industrialize de verdade. O estado funciona sim e funciona bem, mas ao interesses de quem está lá, grandes empresas do ramo do Agro. Eles estão cagando pra tecnologia e educação, ficam colocando pro brasileiro ideias rasas pra eles ficarem discutindo na internet enquanto nadam de braçadas em milhares de dólares. E vai continuar e ser sempre assim.
Não vejo também. Ideal é juntar as trouxas e vazar.
@@_iczyzy isso se trata da alta burguesia que sequestra o Estado. Não o Brasil em si.
Verdade,sem condições,não há luz no final do túnel,temos que ser realista e dessa pra pior.
Jobs chegou a declarar sobre isto, chamando a política maluca pela taxação super alta. Disse ainda que várias high techs pensavam o mesmo sobre investir no país.
Nos anos oitenta somente alguns setores, como empresas e universidades podiam importar os computadores da Apple 🍎 era muito caro, devido aos altos juros por causa da inflação que fez com que essa década é chamada de década perdida! E essas empresas também não iriam colocar seus produtos no mercado pois sabiam que seria um fracasso certeiro, não venderia nada e teriam muitos prejuízos! O povo estava mais preocupado com o que comer do que ter um computador 🖥️ em casa!
Akita é INSANO, demorou demais pra trazerem ele pra cá!
Mas não é a primeira vez dele kk 😂
Akita? Um cachorro!?
@@fernandodluccas8724 Vdd, mas meu comentário continua válido kkkkkkkk
Eu achei que tinha mais tempo o EP com o Serjão, fui ver foi uns 2 meses atrás, my bad 😅
Luís, toma vergonha na cara e volta com o Virando Olímpico (dois anos sem vídeo, mermão). A sociedade precisa de você
E, em 2024, continuamos "protegendo" a indústria nacional.
Assim como os EUA e os países europeus
e ela continua sumindo
Continuamos sim, confia.
@@LuizSMatos-dr9tz Sumindo e o PIB só cresce kkk.
@@tvoliveira9446diferença que lá eles possuem tecnologia, e não fazem um white label barato
Com esta carga tributária não há como competir com indústria internacional.
E vai continuar assim por muitos anos. Na verdade o grande mercado que o Brasil domina é o do ATRASO.
Com o baixo nível do nosso empresariado, vide o velho da havan, não há como competir nem com o Mali.
A indústria internacional é muito mais avançada pois os países investem em educação e tecnologia.
Soma a carga tributaria + atraso tecnológico + falta de escala + financiamento com juros exorbitantes = não tem competição
Empresário no Brasil tem um monte de benefícios, incentivos de todos os tipos.
Eu usei um "mac" unitron por volta de 1988. Para quem usava PC´s com MS-DOS, o MAC Unitron era coisa de outro mundo. Legal ver essas histórias sendo contadas.
Até hoje os Macs são de outro mundo em comparação com o Windows.
@@tiagocordeiro9114 Mac não é superior a Windows em tudo... Não generalize dessa maneira.
@@tiagocordeiro9114 Para trabalhar são exelentes mesmo... Para trabalho não troco por windows. Agora se quer diversão games e etc windows ainda leva muita vantagem.
No início dos micros 16-bit, o Mac superava os PCs IBM e Atari ST500 em praticamente tudo, mas lembro que o Steve Jobs ficou preocupado e assustado em 1985 quando a Commodore lançou o Amiga A1000 (também com um uPC Motorola 68k), o único computador pessoal a ter multitarefa preempitiva com ambiente de trabalho individual, ou seja, por programa, com palhetas de cores independentes e facilidade para tarefas multimidia, especialmente para animação. Jobs dizia que era o único micro que poderia competir com o Mac.
Nunca fomentaram porra nenhuma. Somos um país atrasado tecnologicamente até hoje. Esses políticos não estão nem ai. Me digam onde o país investe em pequisas?
Alimentos sempre foram o segredo da humanidade.
Não vale nada as armas do meu inimigo se a tropa dele eu alimento. Kk
@@robertoalvesprajaalves5328Quem tem as armas decide quem vai ser alimentado. Brasil é uma Capitania Hereditária.
@@robertoalvesprajaalves5328 Os cara armados até os dentes entram aqui a hora que quiserem , pegam o que quiserem e avisam que na proxima safra eles voltam
Aí que você se engana. A ideia era fomentar a indústria nacional e foi isso que aconteceu, você acha que era fácil clonar o Macintoshi? Ou o ZX Spectrum que tem um chip dedicado que gera o clock do processador e saída de vídeo em 50hz que era usado pelas TVs da Inglaterra.
Muito dos componentes eram produzidos aqui, o conhecimento adquirido era pra ser usado pra desenvolver nossa indústria assim como ocorreu na China mas como aqui nos trópicos as pessoas são acomodadas, pensam que a situação nunca vai mudar, e se preocupam mais com futebol e carnaval deu no que deu.
O interesse dos gestores públicos sempre será manter a população atrasada tecnologicamente e o mais burra possível.
O Akita é um professor nato. Ele fala com tanta segurança como se ministrasse a mesma aula por anos a fio.
eu gosto muito do akita e aprendo muito no canal dele, mas aqui nesse trecho do podcast ele falou sem saber. a apple tem uma operação gigante no brasil desde 2006.
Mesmo quando ele não sabe o suficiente do assunto 😅. No geral, as pesquisas/experiência dele sobre os assuntos são boas. :)
@@mau9175 Ter representante legal não é o mesmo que ter uma fábrica.
@@WillianMolinari depende, se vc nao sabe nada, qualquer coisa que alguém fale é bom qdo soa agradável aos ouvidos
"Precisamos proteger a indústria nacional"
-proteger do que?
"Precisamos aumentar o imposto dos importados pois no brasil os impostos nacionais deixam caro demais"
-o que nos produzimos?
"Seila... Comida? Né"
@ernestito7064 Mas no caso dos eua, ja tem a tesla que é top competindo la dentro. Ja o Brasil não tem industria, taxa apple e samsung e te oferece positivo e multilaser.
@ernestito7064 lkkkkk toma vergonha, ele tá errado mas tá pedindo isso na insdustria do país dele, n no bostil
"Precisamos proteger a indústria nacional"
--proteger do que?
PROTEGER DOS NATIVOS, DOS BRASILEIROS.
Se vc tem um cérebro, use!
Os gringos estão deitando e rolando aqui.
Só usar o cérebro.
@ernestito7064 vc viu os resultados da taxação sobre a BYD?
deu certo?
vá ver os resultados, depois comente
Pois então, eu vivi exatamente essa época.
O pai comprou o TK-82C em 1984. Eu tinha 11 anos de idade. Usava o chip ZX-81. Tinha teclado de membrana e a memória interna de... 2kB. O pai comprou um opcional que era a memória expandida de 64kB.
Naquela época tinham revistas especializadas em PC, que divulgavam jogos e aplicativos, com os programas que a gente podia digitar. Passei muuuuito tempo lançando programas de revista no PC, e depois a gente gravava num gravador de cassete, que precisava regular o "tone" e o "volume" pra gravar direito. Sem esquecer que tinha de limpar os cabeçotes do gravador, também.
Semana passada eu doei os dois TK-82Cs que a gente tinha para o MCC (Museu Capixaba do Computador), que é uma iniciativa muito legal de mostrar diversos equipamentos DESSA época citada no vídeo.
O idealizador já tinha praticamente todos os outros equipamentos, menos o TK-82C. Em breve ele estará expondo.
Legal os dois relaos.
Adoraria conhecer
Acho que o TK82 era só preto e branco e o TK95 era colorido. Tive um CP 400 da Prologica e um MSX Expert. 6 minutos para carregar um programa de 16kb em fita cassete
@@rafaelpretto isso mesmo. Os gráficos eram bem simples, mas mesmo assim existia um simulador de vôo (utilizando um pequeno Cessna como modelo), e alguns jogos bem interessantes, considerando a simplicidade da parte gráfica e de processamento.
O pessoal que joga jogos tipo "adventure" de hoje em dia não tem nem ideia de como é jogar um jogo desses utilizando apenas texto. :D :D :D :D :D Ter de se deslocar e escrever comandos para examinar o local e ver a listagem de coisas que estavam naquela coordenada, e o que está no inventário para ser utilizado na hora certa. :D :D :D :D
Uma das grandes fabricas de PC no Brasil foi a Sector, que tinha fabrica em SP, sede no Rio e filial em Brasilia, e se especializou em aluguel de computadores e impressoras para a publica administraçao.
Mexi muito com Apple 2000 e MSX Gradiente. Esse segundo foi o primeiro onde aprendi a programar em Basic e Assembler Z-80.
Recuperar nossa história é fundamental para compreender nossos fracassos, inclusive no que concerne ao desenvolvimento tecnológico. Esse deveria ser um tema amplamente discutido nos meios acadêmico e político pq só com o diagnóstico correto, a terapêutica ficará clara. De fato, nós tínhamos o talento, o capital humano, a matéria-prima e a infraestrutura básica das universidades. O que nós não tínhamos na época, como não temos hoje, é a compreensão de que ciência é investimento de décadas e, portanto, é projeto de país e política de Estado. Resumindo, falta o que sempre faltou: investimento.
O Akita realmente é um estudioso no assunto.
eu sou dessa época aí... lembro dos TK's, dos CP's, do filme Tron, do gradiente MSX, etc... ou seja, sou véio! rsrsrs
Eu tenho um MSX da Gradiente e o TK90X ( com defeito ).
Aprendi Basic em um TK-85
Eu tive TK 2000 e CP400 comprados pelo meu pai. O CP400 estava comigo até poucos anos, e ainda funcionava,
Meu pai teve o MSX Hotbit lembro que joguei muito nele Frog, jogo do pinguim um jogo lá de atletismo ....... bons tempos
Tive um MSX da Gradiente, foi meu primeiro computador, saudades
O MSX Gradiente e o Hotbit da Sharp foram incríveis. Os programadores usavam a criatividade para extrapolar o que era possível fazer com a arquitetura dessas máquinas. A trilha sonora, a velocidade insana e os gráficos daquele jogo Zanac é um bom exemplo disso.
Não sei se ele citou na entrevista, mas a marca iPhone no Brasil é registrada pela Gradiente, é um processo que rolou por décadas, um dos maiores casos de disputa de marcas
Sabem por que não *TINHAM* fábricas no Brasil? Foxconn é a manufatura da Apple no mundo e no Brasil. Em Manaus e aqui em Jundiaí. Produzem iPad e iPhone.
Sou de Manaus, então, nenhum iPhone daqui é original kkkk😅😅😅😂
@@felipedesapontesem nenhum lugar do mundo a Apple não tem fábrica ela terceirizou a montagem dos aparelhos
@@edersimas que pena
Exato, e digo mais, as empresas que a Apple terceirizam a fabricação de seus produtos são : Foxconn
TSMC
Samsung
LG
BOe
Não produz mais IPad aqui em jundiai, agora é apenas Iphone. 👍
A Apple não tem fábrica no Brasil e nem em nenhum lugar no mundo, pois quem fabrica os produtos da Apple é a Foxconn, empresa Taiwanesa, que inclusive tem fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo e lá são "fabricados" iPads e iPhones.
O cara falou um monte de besteira. A Apple está oficialmente no Brasil desde os anos 90, com montadoras (FOXCONN) desde 2010 e com lojas oficiais desde 2012.
Não tem iPhones nem iPads sendo fabricados na Foxconn de Jundiaí.
Nem nunca teve.
É uma fábrica da Apple sim, mas fabrica apenas componentes.
A Apple não fabrica nem nunca fabricou produtos finais no Brasil, nem por intermediários, apenas componentes.
@@Tolo2023 cara para de falar besteira, vc nem deve fazer ideia do que está falando, Eu trabalho na Foxconn Jundiaí já vai fazer 5 anos, e aqui atualmente é fabricado apenas o IPhone, a linha de montagem do IPad foi desativada já à uns 7 anos. Os componentes são importados mas toda a montagem desde a fabricação do PCB a montagem e teste final e feita aqui.
@@daviandre1524 errado. Apple não fábrica nada, a Apple faz apenas o projeto dos aparelhos toda a parte de fabricação de fato é terceirizada pela Foxconn ( China, Índia e Brasil)
Nos anos 1980 eu trabalhava com composição gráfica e o meu primeiro "PC" foi o COMPUTADOR PESSOAL PROLÓGICA "SOLUTION 16" tinha dois deles e mais duas impressoras que usavam (margaridas) com Forma Composer (eu tinha uma ME para arte-final de edição de livros) nessa época não havia internet ... alguns anos depois o "plano collor" acabou com tudo ... já nos anos 1990 comprei o primeiro PC e aluguei de um amigo uma impressora laser, posteriormente (foram lançadas) as jato de tinta, mas ainda havia o problema da baixa resolução, as letras não tinham qualidade de imprensa. E por aí vai uma loooooga história ...
Tenho PC com Windows (desktop), Linux (Notebook) e MacOS (MacMini M2).
Os 3 sistemas são maravilhosos. Windows por sua facilidade e compatibilidade, Linux por sua robustez, simplicidade, estabilidade e versatilidade para TUDO e o MacOS pelo foco em produção e inovação.
Obrigado Bill, Linus e Steve amo vocês!
Brasil é país da burocracia e do atraso em vez de facilitar
A Apple não tem fábricas, ela terceiriza a fabricação. Inclusive a foxconn de uma linha de montagem em Jundiaí, onde alguns modelos de iPhones são montados, incluído o 15 e 15 Plus.
Pois é, fiquei abismado que quase ninguém sabe disso. Não só a Foxconn produz alguns dispositivos Apple (há mais de uma década) como a Apple tem sim sede no Brasil, na rua em que eu trabalhava (no Itaim Bibi) além de pelo menos duas Apple Store (uma no Morumbi e uma no Rio).
@@LambertTech09 aqui em Manaus !! Kkk
Sim, é verdade @Maciel_Felipe porem como você mesmo disse... é apenas uma montadora. Igual a realidade dos carros no Brasil. Não existe uma marca 100% brasileira, são todas montadoras estrangeiras. A realidade é essa.
pra falar a vdd, o unico projeto plus que teve aq no brasil foi o 14 plus que foi um fracasso...
Isso é hoje em dia neh. O modelo produtivo evoluiu. Jobs e Wozniac faziam Apple IIe na garagem, soldando na mão.
Além disso, quem faz a arquitetura e o design dos chips M* da Apple é ela mesma.
Fabs, que são empresas como a TSMC, existem de montes
Poucas fazem algo de qualidade. Somente algumas empresas do mundo por exemplo usam máquinas da ASML para produzir em altíssima qualidade, velocidade e quantidade chips EUV.
É isso mesmo! Eu fiz cursos de informática entre 1986 e 1988, e na escola de informática tínhamos Apple II e Absolutus (eram cópias do Apple II).
Mas a Apple tem fábricas no Brasil, via foxconn, fabricam(a.k.a. montam) iPhones e iPads lá em jundiaí desde 2012, inclusive ela é uma grande beneficiária da lei de informática por conta disso.
Mas é um representante igual ele disse.
Montado mas não é fabricado celular vem desmontado e aqui é remontando
@@kaizennojujutsu6134 ele disse, akita, categoricamente que não existe apple no Brasil... e desde qndo a Apple monta algo, ela sempre só põe a marca dela, quem faz tudo é e sempre será a China!
5:14 Sinclair Zx Spectrum (TK90X), Sinclair ZX81 (TK85, TK82C, CP200), TRS80 (CP300, CP500), MSX usam o microprocessador Zilog Z-80.
1) Uma pancada de clones Apple II Plus (não somente da Unitron) nos anos 1980 no Brasil e no mundo inteiro.
2) Em 1986 a Unitron teve a ousadia de fazer um clone do Mac, alegadamente por engenharia reversa. Eu vi pessoalmente essas máquinas, na Feira de informática de 86 e numa loja no Rio Info Shopping. Chegou a vender poucas unidades, mas era um absurdo de caro. Em 1987, Isso gerou um conflito diplomático e os EUA ameaçaram boicotar a importação de laranjas. Pelo menos foi o que a mídia alegou. Então o governo brasileiro, colocou tanto entrave na "legalização" do Mac Unitron que a empresa quebrou pois tinha se endividado muito (1,5 milhões de dólares) para essa empreitada. DETALHE: nessa treta toda, Steve Jobs já não estava mais na Apple e era "rival" dela, tentando levantar a Next, apostando em um novo sistema que superasse o do Mac.
3) Na segunda metade dos anos 1990, a Apple veio a ter (e talvez ainda tenha) escritório no Brasil. Vendia Mac, daqueles PowerPC bege, CPU horizontal até no Ponto Frio. Por leasing em 24 prestações !!!
4) Cheguei a participar de eventos promovidos pela Apple Brasil, no início dos anos 2000, com funcionários brasileiros.
5) O alto custo sempre foi muito mais pela alta carga tributária, do que pela questão cambial como ele alega.
6) Na segunda década dos anos 2000 a chinesa Foxconn montou uma fábrica em Jundiaí para a Apple. Inclusive meu iPad Air 2 de 2015/2016 foi montado aqui.
7) Steve Jobs já morreu há quase 13 anos atrás e vcs falam como se estivesse vivo e odiando o Brasil. Click bait. Acho que na verdade ele ignorava o Brasil mesmo.
3: só ir em qualquer loja e olhar a caixa dos produtos. Vai estar escrito em uma etiqueta " Apple Computer do Brasil Ltda Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr 700, 7o Andar".
Lembro exatamente desse "Mac" Unitron. Estava em um lugar mais escondido do estande. Cheguei a mexer nele mas também percebi que era um tanto mais lento que o Mac original. Mas com certeza foi um feito e tanto a engenharia reversa.
Isso não explica pq a Unitron não inventava os próprios processadores na época que existia proibição de importação.
Sempre foi mais cômodo importar peça pronta e só montar. Exige menos cérebro. Nossos engenheiros sequer sabem fazer integral direito, imagina conhecer o processo produtivo completo de um chip 😂😂😂😂
Carga tributária não explica pq indústria BR sempre quer vender as mesmas coisas, nas mesmas quantidades, feitas da mesma forma, com as mesmas capacidades produtivas, mesmo local e mesmos insumos. Não existe DNA de mudança, de melhoria, de querer ganhar mais no BR.
Satisfatório ouvir um especialista de verdade....bem vindo a minha casa
existe sim fábrica de dispostos Apple no Brasil. Em 2010 a Foxconn, industria chinesa fabricante de dispositivos Apple na China, anunciou que começaria a produzir o então no gadget, iPad, no Beasil. Houve uma euforia de que teríamos dispositivos Apple mais baratos e nos tornaríamos um polo tecnológic. A verdade é que o manicômio tributário brasileiro fez com que o iPad brasileiro fosse mais caro do que o iPad chinês. Se a questão fosse quebra de patentes nunca que a Apple teria investido na China.
Vivi muito dessa história. Em 1982 eu comprei um tk85 (eu tinha apenas 14 anos, meu pai pagou em 10 prestações), esse micro foi a porta de entrada para meu futuro profissional, pois com ele aprendi a programar em basic e usando revistas importadas aprendi assembler Z80. Fazia jogos naquela época, porém quando apareceu oportunidade de trabalhar na engenharia na empresa que trabalhava (tinha já 19 anos), lembro-me de pedir dinheiro emprestado (obrigado mãe) para compra de livros (total de 7) e eram $500 alguma coisa na época e aprendi o restante que precisava para preencher a vaga de trabalho (salário basicamente multiplicou por 6 vezes). Na engenharia usávamos Apple II (da Unitron), que no ano seguinte foram trocados por PC (contrabando), essa era a realidade da época. Acompanhei essa evolução de perto e acho que a reserva de mercado funcionou. Lembro de ter dinheiro na poupança que dava pra comprar um carro usado (US$ 2.000), só que usei ele pra comprar um PC XT, lol
O Brasil foi a China do Jobs 😂
Bons vídeos. Tive todos estes computadores, NE Z80 / 2 MSX Gradiente / CP300 / CP500 (participava da Rede Cirandão da Embratel - pré-Internet), impressoras matriciais. Depois PCs 286 / 386 / PENTIUM... etc. Abraços.
Tem Apple no Brasil sim, tem CNPJ, tem loja oficial, vende computadores, tem site, fornece garantia e monta até alguns iPhones aqui, talvez Macs também, em parceria com a foxconn.
poise, não entendi de onde o cara tirou isso que não tem kkkk
Não tem fábrica como a Samsung
@@bruninhohenrri questão de estratégia empresarial, não de ódio contra o país por causa de birra do Jobs, como falaram no vídeo.
Sinceramente, é cada beteira que escuto nestes Podcasts! Apple fabríca na Foxconn pelo mundo inteiro, não tem fabrica própria. No Brasil produz IPhone desde 2014, com loja oficial desde 1995 (www.hardware.com.br/artigos/em-que-ano-a-apple-chegou-ao-brasil/) e varios outros como Motorola, HP e outros fabricam na Flex
@@bruninhohenrri mas até onde eu sei as fabricas da Apple são na China; eles tbm não têm fábrica nos EUA
Sou nascido em 1981. A gente cresceu assistindo desenhos animados e filmes onde os personagens tinham computadores em seus quartos. Só tivemos um computador no quarto de um jovem aqui no BR uns 20 anos depois. BR é intankável! Perdemos 2 gerações de profissionais de TI. Pouquíssimos dessa época tiveram o privilégio de aprender a ser um profissional de informática. Quando foi 1995, do nada surgiu trocentos cursos de informática pra ensinar DOS, Win3.11 e depois Win95 e os pacotes Office. Isso foi o ganha-pão de muita gente.
@ernestito7064 foi protecionismo SIM
ERA PROIBIDO IMPORTAR
foi lei federal
@ernestito7064 LEIA e veja se aprende com quem viveu o período e já dizia que daria errado à época
ÉRIAS COLETIVAS à RAZÃO - publicado na Folha em 1999 Roberto Campos escreveu:
"O país de vez em quando dá férias coletivas à razão.
Assisti a vários desses episódios. O primeiro foi quando da votação da lei do "petróleo é nosso", em 1953. Precisamente nesse ano, Oswaldo Aranha, então ministro da Fazenda, se viu obrigado a mendigar do Export-Import Bank em Washington, um empréstimo emergencial de US$ 300 milhões para financiar, não investimentos, e sim importações correntes (inclusive de petróleo). O espetáculo era de puro surrealismo e assim foi interpretado por Eugene Black, um financista conservador, que presidiu o Banco Mundial por cerca de 14 anos.
- Qual é a lógica?, perguntou ele. O Brasil não tem divisas nem para pagar seu consumo corrente de petróleo e se dá ao luxo de, pela proclamação do monopólio estatal, recusar capitais voluntários de risco, para auxiliá-lo na descoberta do petróleo. Prefere credores que não querem correr risco a investidores que querem correr risco?
(...)
Um segundo episódio de férias da razão foi a política de informática. Ela foi praticada pelos militares de 1975 a 1984, sem base legal. Tornou-se legal com a lei de informática de outubro de 1984. Os governos civis a apoiaram e ampliaram e na Constituição de 1988 ela alcançou legitimidade constitucional.
É um caso original de legitimação da burrice; ela passou de ilegal, a legal e constitucional em 13 anos. A liberalização, assim mesmo parcial, só viria no governo Collor, a partir de 1992.
Os dados do problema eram claros. Estava em curso uma das grandes revoluções tecnológicas do século: a revolução informática. Àquela época, a participação brasileira nos investimentos mundiais em pesquisa era de 0,4%. É claro que não podíamos aspirar à autonomia tecnológica, objetivo tolamente explicitado no art. 219 da Constituição de 1988.
Foi tudo errado. A definição de informática não se confinou a computadores, software e banco de dados: abrangeu toda a eletrônica digital e semicondutor, o que submeteu à tirania burocrática coisas tão díspares como as telecomunicações, a robótica, a eletromedicina e a eletrônica automobilística. O modelo deveria ser de "mobilização" de recursos nacionais e estrangeiros e não de "restrição" a capitais externos. A política de informática tornou-se um esforço heróico de desmodernização do Brasil, do qual participaram militares de direita, políticos de esquerda e empresários cartoriais.
A sequência também foi errada. Devíamos começar pelo desenvolvimento do software, facilitando a importação de hardware para barateá-lo e habituar a população a usar computadores, coisa mais importante do que fabricá-los. Engrossado o mercado interno, os capitais privados se engajariam voluntariamente na produção de hardware, aparelhos que hoje até já perderam dignidade: são commodities....."
@ernestito7064 a lógica econômica é simples
proteção distorce os preços relativos, favorece a formação de carteis, atrasa o desenvolvimento tecnológico ao criar um mercado cativo longe da competição externa e TRANSFERE RENDA da população (que é refém dos carteis) para o bolso dos donos do Cartel que podem praticar preços MUITO acima do que o livre mercado permitiria
some-se a essa desgraça toda o fato que a proteção cria um sistema onde É MAIS IMPORTANTE INVESTIR EM APOIO POLITICO para MANTER o país FECHADO que investir em pesquisa e tecnologia
a FALÁCIA LÓGICA da proteção é:
defende-se a proteção como necessária à modernização, mas é justamente a proteção que IMPEDE a modernização
ao criar um mercado cativo longe de competição e com lucros garantidos ao empresário por conta do mercado refém
e esses mesmos empresários irão lutar para manter o mercado permanentemente fechado garantido seu lucro acima do que seria num livre mercado e dedicando-se apenas a cópias mal acabadas e superfaturadas do que é desenvolvido fora. NADA DE INOVAÇÂO REAL
Cria-se assim uma ESPIRAL DO ATRASO E DO FRACASSO que se retroalimenta
Isso vale pros EUA, Brasil China, Rússia
tanto que os EUA ficaram atrasados na indústria automobilística e várias outras ao criarem proteção
E perderam a industria naval pra coreia do sul
@ernestito7064 Foi proibido sim. Era lei..baixe a lei de informática de 1984 e leia
só setores selecionados podiam importar com uma permissão especial do Ministe´rio da Economia e caso não houvesse ainda um similar nacional
Jobs copia discaradamente a Xerox na interface gráfica, "rouba" o projeto do mouse... e depois fica chateadinho com um hack de bios no Brasil...
Mas o grande calo dele foi o Gates ter usado o Mac que lhe emprestou para desenvolvimento de software (antes do lançamento oficial) para copiar o seu ambiente de trabalho e a sua funcionalidade e criar a primeira versão de teste do Windows no Japão. Foi uma disputa judicial longa onde no final Gates saiu vitorioso.
Atari, Nintendinho, Master system, joguei muito esses. Na época realmente, computador ainda era ''coisa de banco'', no pais.
Que nostalgia! Os mais jovens em informática nunca vão saber como era carregar programas por fita cassete. 😀
Caramba, que prazer encontrâ-lo por aqui MrCitan, saudosos tempos da época do Bolha Imobiliaria. Espero que esteja bem, grande abraço.
Muito bom. Vivi essa época. As salas eram muito frias e tínhamos que usar agasalhos mesmo no verão. Nós programadores éramos vistos como gênios. Nâo existia o Windows. Tudo na tela preta com símbolos verdes...
O problema persiste, o protecionismo continua fodendo a vida do consumidor.
Os europeus e americanos taxam os produtos chineses.
Somos otários por não praticarmos o protecionismo.
Existe uma loja oficial da apple no RJ e em SP, no Shopping Morumbi mas...
Sobre o processador da Apple em video game foi um 68000 da Motorola (usado nos primeiros Macs) e o vídeo game que usava esse processador foi o Mega Drive. Quem conheceu sabe que o processador do Mega Drive era mais rápido que do super Nintendo
Rapaz, os anos se passam e o Akita parece mais novo.
A chinesa Foxconn na margem da Anhanguera em Jundiaí-SP fabrica Iphone a mais de 12 anos, tem uma Rua com nome do Steve Jobs. Apple = Made in China
Sou fã demais desse Fábio Akita
gente, desde 2012 a foxconn opera em Jundiai e faz ipad, iphone, etc. Não entendi o que o rapaz quis dizer no video. Até hoje lembro da notícia, e se não me engano foi a primeira fábrica fora da china
a Foxconn faz algumas coisas para Apple. e não para vender no mercado nacional, são estratégias para somente exportações.
@@luccR2como não? Tenho 2 caixas de iPhone aqui escritos "Designed by Apple in California, Assembled in Brazil" e logo abaixo "Indústria Brasileira", todos comprados em varejistas do país. E os importados são "Assembled in China".
@@LambertTech09 "Indústria Brasileira" no caso é uma enganação. Aqui se produz, ou melhor, é montado até 3% de todo o volume de produto. O correto é como você disse primeiro "Assembled in Brazil" senão teria dito "Made in Brazil".
Montar peças importadas não é o mesmo que fabricar
O que essas empresas faziam antigamente era exatamente a mesma coisa, com a diferença que ninguém mais podia importar nem os produtos prontos nem as peças (foras as empresas), permitindo que fossem cobrados preços absurdos nas cópias.
3:57 A China faz até hoje! A vantagem, o imposto é muito baixo, e o planejamento é vender todo o produto fora do mercado doméstico chinês, desenvolver produtos tanto para países ricos, quanto produtos específicos para países pobres, viver de EXPORTAÇÃO. O Brasil imposto rasgando, dificuldade de manter uma empresa e visão de vender no mercado nacional, só recebe um financiamento para sua indústria se for amigo do político.
MÃO DE OBRA BARATA NINGUÉM FALA NÉ
@@MandruVR exatamente! Mas a mão de obra brasileira é mais barata ainda. E foram os americanos que obrigou todos nós abrirmos as portas para China.
Você já veio aqui?
Já viu o tanto de escritório americano aqui?
Já viu o tanto produtos americanos que são feitos aqui?
Antigamente o produto brasileiro era feito aí, porém conseguia competir com o americano em preço, década de 80 para 90, eles trouxeram suas fábricas para China e tinhamos agora, marca europeia e americana, com os melhores preços e o Know-how deles.
Então, vai o Brasil brigar e perder o seu maior cliente, para no outro dia o americano está aqui, batendo na porta querendo vender, soja, milho e seus produtos.
Quem criou a China que cuide, infelizmente foi dessa forma, ou você acha que na década de 90 e 80 as fábricas não tinham mão de obras barata e eram tudo seguindo normas de segurança?
Duas lojas oficiais (São Paulo e Rio) e uma fábrica da Foxcom - Parceira Apple - em Jundiaí
Fora a parte de software também. Além de escritórios aqui, tem a Apple Academy
Tem site com loja oficial também. E temos o Apple Pay.
Sim amigo porque ele já morreu.
"Lojas". Não "fábricas"
@@ianpatricck perfeito! a incapacidade de distincao de conceitos basicos desse povo assusta.
A incompetência dos políticos brasileiros me impressiona muito!
Como não tem Apple no Brasil ? 😂
No Rio de Janeiro tem loja Apple e pelo que eu sei, ja houve iphone sendo produzido sim aqui, mas os preços nunca foram mais baixos
Exato, tem fabricação via Foxconn no Brasil...
@@Lucas-rz9kkem Manaus tem a foxcon.. mas iPhone original não 😢😮
@@felipedesapontes vc não entende pelo jeito né?
A foxconn fabrica Iphone no mundo inteiro, China, Taiwan, indonésia, Brasil etc, a Apple nã tem fabrica com o nome : FABRICA da APPLE!
Porra mano, vc é pcd?
A APPLE não fabrica nada, ela paga para fabricar, ela faz igual a NIKE, que nunca produziu um Tênis, ela compra por 10 cents e vende por 100 dólares pros fanzinhos idiotas
Aqui o que importa é pagar impostos, taxas, tributos, etc..... E que se lasque o brasileiro!!
Não tem da Apple mas tem da Foxxconn, que já produziu o IPhone aqui no Brasil
Sim, A fábrica da Foxconn fica aqui na minha cidade, Jundiaí-SP
Inclusive tem uma versão do iPhone 15 e Ipad que é fábricado aqui
MSX BASIC versão 1.1 Br
G r a d i e n t e
28.815 bytes livres
Ok
Saudades também das revistas Micro Sistemas, MSX Micro e INPUT. Bons tempos!
Eu tive um TK-82 e o Exato Pro (apple 2)
Fabio Akita, vou te contar a história correta do MAC da UNITRON.
O MacIntosh, ao contrário do Apple II, tinha chips proprietários da Apple, ou seja, eram chips que você não conseguia comprar. A Unitron fez a engenharia reversa desses chips, imagina só.
Fazia a Tabela-Verdade do chip, ia aos Estados Unidos rodar um software num mainframe que produzia um circuito integrado equivalente, ou seja, que fazia a mesma função do original sem ser uma cópia e que era então produzido.
Quando a máquina ficou finalmente pronta, funcionava perfeitamente, exceto pela BIOS, que também não era vendida e que não podia ser emulada, já que tinha um software proprietário.
As máquinas de teste funcionavam com a BIOS original. Eu tinha um amigo que era revendedor Unitron e tinha uma dessas máquinas.
Esse foi um dos pontos de atrito quando o presidente dos EUA veio ao Brasil e tratou especificamente de acertar com o governo brasileiro sobre o Mac da Unitron, que foi então descontinuado.
Note que os IBM PC´s não tinham o mesmo problema já que , numa estratégia de dominar o mercado, utilizavam chips comerciais , o projeto foi deixado em domínio público e a BIOS foi publicada, podendo ser reescrita facilmente, possibilitando a produção de clones perfeitos.
Um abraço.
Veja bem: Eu tenho 73 anos. Eu estava lá !
o fábio está equivocado nessa. existe sim apple brasil, fica em jundiaí. existem também lojas oficiais no brasil, também as apple premium resellers como a iplace que são fiscalizadas diretamente pela apple todo o marketing, showrooms, promoções etc. além do mais, também já teve iPhone produzido em Manaus, de certeza absoluta eu tenho que foram produzidos iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, 5C e 5S em Manaus. porém é loucura produzir aqui, os tributos são caríssimos, então eles produzem na china, india e vietnã.
Fato! Eu fui funcionário do Grupo Herval, que é proprietário das iPlaces, e realmente a Apple deixa bem pouca autonomia pra iPlace. Os móveis são escolhidos por eles, o material de propaganda vem da Apple Brasil, os preços promocionais devem ser autorizados pela marca, onde cada aparelho fica no showroom quem decide é a Apple, o treinamento dos colaboradores é feito pela Apple através do Apple SEED ou pessoalmente pelos "Ace Leaders" da Apple... E como você falou, tem Apple Store no Brasil, além de ter toda uma logística aqui também, industrial e empresarial.
No caso você está se referindo a fabrica da foxcon, tiveram outras também como a gradiente e a DL se não me engano que trabalharam diretamente para a apple.
Akita fala sobre fábricas, que não tem
@@CarlosEduardo-xk6yz Mas fábrica propriamente da Apple nem existe mais no mundo inteiro. Não é exclusividade do Brasil.
@@MarcosRobertoDosSantosJF sim, mas ali ele também diz que ali no Brasil foi na época do Jobs, mas ele morreu faz anos já. E também diz que essa conversa nunca foi confirmada, foi só rumores
O Brasil tem um dos sistemas bancários mais avançados do mundo, justamente por causa dessa época. Nos Eua parece que estão na idade da pedra nos bancos. Não que a reserva de mercado seja uma coisa maravilhosa, mas rendeu sim alguns bons frutos.
Não foi só por causa disso, coloque também na conta os planos econômicos malucos que tiveram por aqui nos anos 80 e 90, e também as fraudes bancárias.
Lá nos Estados Unidos, até uns 10 anos atrás, era possível reiniciar a senha do internet banking por um telefonista humano.
Com o aumento de fraudes por lá, só agora é que estão se mexendo para aumentar a segurança.
Os criminosos adoram o sistema bancário brasileiro. Ficou muito mais fácil de roubar com o cartão de aproximação e de sequestrar com o PIX 🤣😂😂
eu sou do reino da informática e o que aconteceu no Brasil foi um bombardeamento da intel e amd nos ano 90 no mercado brasileiro , com processadores novos lançamentos e baratos , com a soyo, asus , gigabit , entrando com tudo pelo o Paraguai com periféricos , ficou muito em conta montar um computador no brasil com contrabando e a pirataria do Windows , pronto acabou com os fabricantes do brasil, de 90 ate 2010 , 90% dos computadores do brasil eram montados por pequenas lojas , eu montava muito mais muito computador , trabalhei com todos os tipos de processadores
vc é do reino da babaquice...
Aqui as coisas acontecem por acontecer, com tanta burocracia, impostos, Corrupção, não sobra pra investimentos tecnológicos, porém os filhos dos Ricos e políticos vão estudar na sua maioria na América do Norte, por isso que tenho orgulho de mim mesmo, foi na raça o que eu pude fazer e faço.
Todos os países industrializados protegeram a sua indústria nacional. No ocidente, os "gênios" da economia, campeões da liberdade, transferiram a sua base industrial para a China, bem como toda a sua tecnologia fabril. Hoje os EUA estão tentando recuperar às pressas a sua base industrial, preocupados com os chineses. Se você não protege a sua indústria, você acaba dependente de outros países que querem te ferrar por motivos geoestratégicos ou econômicos. Agora, tem que se cobrar resultados. Na Korea, o Gal. Park fez um esforço de industrialização bem sucedido, só que no planejamento econômico de impulso industrial havia mecanismos de cobrança de resultados.
Não só deve haver cobrança como uma hora ou outra a indústria DEVE andar com suas próprias pernas. Não existe isso de proteção infinita, senão a indústria enfraquece porque sabem que se fizerem besteira, o governo vem socorrer, e a população fica a mercê de uma indústria ineficiente que faz produtos caros e de baixa qualidade, se quiser algo de qualidade, tem que pagar 10x mais do valor do produto.
Basicamente, Brasil...
"Se o empresário é competente não precisa de proteção do Estado, se é incompetente não merece proteção"
- Roberto Campos, economista, embaixador e Ministro de Estado
proteção distorce os preços relativos, favorece a formação de carteis, atrasa o desenvolvimento tecnológico ao criar um mercado cativo longe da competição externa e TRANSFERE RENDA da população que é refém dos carteis para o bolso dos donos do Cartel que podem praticar preços MUITO acima do que o livre mercado permitiria
some-se a toda essa dresgraça o fato que a proteção cria um sistema onde É MAIS IMPORTANTE INVESTIR EM APOIO POLITICO para manter o país fechado que investir em pesquisa e tecnologia
a falácia lógica da proteção é: defende-se a proteção como necessária à modernização, mas é a proteção que IMPEDE a modernização
ao criar um mercado cativo longe de competição e com lucros garantidos ao empresário por conta do mercado refém deles
@@LuizSMatos-dr9tz Roberto Campos foi um grande economista, esteve à frente de diversas inovações no seio do Estado Brasileiro, dentre elas o BNDES. Era um liberal preocupado com os destinos da nação. O seu pendor ideológico o fez dizer várias impropriedades ao longo da sua vida. Essa citação mesmo contradiz a atuação dele em termos de política econômica no país, bem como a realidade. Não existe pensamento dogmático que resiste à realidade! Por isso, fora da bolha ideológica liberal anarquista, não se leva a sério a ideia do não-protecionismo. Aliás, ele só foi empregado em países países servis e atrasados economicamente ao longo da história. Na vida real qualquer dogma econômico colide com os interesses nacionais, a movimentação geopolítica dos Estados Nação e os interesses econômicos da burguesia nacional.
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
COMO FAZER UM AMERICANO TRABALHAR POR 100 DÓLARES POR MÊS?
SERÁ QUE OS EUA CONSEGUE PRODUZIR UM NIKE POR 15 U$ PARA QUE A NIKE POSSA MANTER SUA MARGEM DE LUCRO GIGANTE?
NÃO TEM RETORNO, A CHINA SABE DISSO... AOS EUA, CABE SOMENTE LUTAR PRA TENTAR MANTER OS DÓLAR COMO BASE MONETÁRIA MUNDIAL, PORQUE TRABALHAR DE GRAÇA, AMERICANO NUNCA FARIA
Ainda tenho alguns desses micros antigos. Alguns até não citados no vídeo. Era uma época de disputa ferrenha por melhor tecnologia de hardware.
Jobs estava era certo. Esse país é uma lambança de políticos interesseiros e empresários locais fazendo lobby com eles. Desde essa frescura de dá importância total à produtos nacionais vindo daquela época, tecnologia aqui nunca se amadureceu.
Baionetas voltadas para dentro permitem esse estado de coisas funcionando como segurança particular.
Até o dia que os EUA resolverem nos sancionar por qualquer motivo aleatório e voltaremos a idade da pedra.
Jobs só queria lucrar aqui fi. Viaja não.
@@ender8759 Todos amiguinho. Mas quem criou tem direito. Propriedade industrial.
@@ender8759 mas se não for para lucrar aqui vai vir fazer o quê? Caridade para os indiozinhos?
Deus nos livre da caridade que vem depois dos bombardeios.
Aprendi as primeiras noções de Programação trabalhando num CP500 da Prológica, em 1985.
Tem que convidar agora o Fábio Makita e o mano Deyvin
Não, tem que ser os 3 juntos, só para o Fábio Akita ter uma convulsão ao vivo
@@jefperito E o Akita curte a zoeira do Deyvin! Ja fez referencia algumas vezes. Os caras sao bons na risada.
vai dar um belo trisal... esse akita aí já tem um jeitinho
Eu vivi essa época, mas meus pais não entendiam "para que um guri de 11 anos quer um microcomputador", daí eu fui só espectador do Basic. Só fui ter um computador mesmo na época do 286 com Windows 3.11. Anos depois me tornei programador. Na pandemia aproveitei o lockdown para aprender Basic usando um emulador do Commodore64.
Eu conheci o rapaz que pegou esse firmware para clonar a Apple. Fizeram uma emboscada para contratar ele ou ele iria ser denunciado(Com advogado e tudo).
ele trabalhou na apple da california até 2006 se não me engano. Hoje é uma pessoa super normal da zona norte de SP. Essa pode confirmar pq conheci pessoalmente rsrs
No colégio eu usei um clone do apple II que se chamava Banana. Não é brincadeira, não. kkkkk
O Brasil tem de evoluir, sem se vender para a China, daqui a pouco seremos todos chineses, rs,...
Temos de valorizar os nossos valores,
estudar mais, termos a capacidade de nos tornarmos pessoas e tornar um Brasil um pais top de linha, fazer parte
da lista dos Ranks dos melhores do Mundo. Pois temos de lutar para termos uma escola de tecnologia avançada e genuína, convidar pessoas
de outros países para amplicar e trocar experiências também. A tecnologia avança a cada momento, e não temos nada a perder. Espero que possamos em breve ter um país próspero humano
e respeitado no Mundo inteiro. Eu acredito na capacidade do brasileiro,
não podemos mais ficar de braços cruzados e não exigir que o governo deixe nas mãos grandes personalidades jovens, e professores super inteligentes e dedicados na mão.
Não podemos mais passar vergonha e
deixar com que o pais seja liderado por
pessoas que só gastam e nos deixam na miséria total, ninguém merece ficar doente, com fome, sem trabalho, sem estudos necessários, temos muitos profissionais que tem seus méritos por escolher sua profissão, e que tem tudo para ter sucesso na vida, sem explorar ninguém e ser feliz cumprindo sua missão na Terra. Admiro o Fabio Akita cada dia aprendo e tenho informações
que me faz pensar, temos de abrir os olhos e por em prática tudo que aprendemos e continuaremos a aprender até os últimos dias de nossas vidas. Acho muito sabio essa troca de informação e uma grande referência para os jovens de hoje, do amanhã e do futuro. Gratidão a todos da equipe.
inclusive um dos primeiros ou "o" primeiro que desbloqueou o iphone no brasil foi o breno mazi, canal macmasi
Claro que tem representação oficial da Apple no Brasil. Tem iTunes no Brasil há anos e a Apple tem Apple Stores a mais de uma década em São Paulo e no Rio de Janeiro. Esses convidados deveriam se informar mais…
Nada disso, a reserva de mercado foi muito além de micros, o objetivo era firmar uma indústria nacional, com projetos nacionais e gente Br. Atingiu largamente esse objetivo, o lance da Apple foi que a Unitron desenvolveu por engenharia reversa, no LSI Poli USP, que emulavam os c.i.'s do Mac. O Brasil já tomava paulada de tudo qto é lado porque tinha a terceira indústria de informática e telecomdo mundo, e nacional. No episódio do Unitron Mac512, a mídia je juntou aos USA e partir para quebrar o br. E conseguiram, olha esse monte de coisas ditas acima. A propósito, eu estava lá, vi e vivitudo, por dentro.
Aqui fazia-se engenharia reversa de quase tudo dessa área, tanto uPCs quanto periféricos.
"Se o empresário é competente não precisa de proteção do Estado, se é incompetente não merece proteção"
- Roberto Campos, economista, embaixador e Ministro de Estado
proteção distorce os preços relativos, favorece a formação de carteis, atrasa o desenvolvimento tecnológico ao criar um mercado cativo longe da competição externa e TRANSFERE RENDA da população que é refém dos carteis para o bolso dos donos do Cartel que podem praticar preços MUITO acima do que o livre mercado permitiria
some-se a toda essa dresgraça o fato que a proteção cria um sistema onde É MAIS IMPORTANTE INVESTIR EM APOIO POLITICO para manter o país fechado que investir em pesquisa e tecnologia
a falácia lógica da proteção é: defende-se a proteção como necessária à modernização, mas é a proteção que IMPEDE a modernização
ao criar um mercado cativo longe de competição e com lucros garantidos ao empresário por conta do mercado refém deles
atingiu ZERO objetivo..tanto que foi dizimada pela concorrência quando Collor começou a abrir a economia
Tivesse tido sucesso não teria sofrido o massacre que sofreu
PROTEÇÂO SEMPRE DÀ ERRADO! Sempre!
pelos motivos que expliquei acima
@@LuizSMatos-dr9tz como se nos EUA não existisse protecionismo não... Ellon Musk que o diga, vive de proteção e dinheiro do estado.... EUA é um caso onde protecionismo permitiu eles serem a maior nação do mundo, roubando e quebrando patentes mundo a fora, comandando o mercado e a indústria internacional com várias formas de subsídios e protecionismo ...
Se protecionismo não funciona, então os EUA nem deveria existir...
Chip z-80 de 8bit, tinha no Mega Drive e no Mastrer System.
Também o MC-6800 de 16 bit, tinha no Mega Drive, Arcade System 32 e Neo Geo CD; que era usado em Machintoshi dos anos 80.
Nem eu montaria uma fábrica aqui no Brasil, ainda mais um estrangeiro inteligente. Aqui o Governo não ajuda ninguém, impostos sobre impostos q não acabam mais.
Imposto tem em todo lugar.Não adianta culpar o governo.Culpa mesmo é da iniciativa privada com complexo de vira lata.Tenho visto isso diariamente.
estado ajudando empresas? isso é o seu capitalismo?
O mac da Unitron também tinha chips equivalentes da apple que foram desenvolvidos no CTI em Campinas.
Por não serem copias estes chips não foram problema, mas o soft copiado inviabilizou o prjeto.
Ih?! Tá por fora, japa. Existem Apple Stores oficiais aqui no Brasil localizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Apple Morumbi e Apple Village Mall, respectivamente.
A Foxconn monta os iphones no brasil, e atualmente eles estão atuando na zona franca de manaus... mas o foco são os smartphones.
na zona franca a Apple ganha uma isenção de 150 milhões por ano do governo federal, é mais uma das empresas que estão na lista de renúncia fiscal federal, essas empresas juntas, tiram do país 600 bilhões por ano de dinheiro do Brasil, o governo dá para elas... dentre outras, Toyota, GM e mtas outras de automóveis..
O imposto caro que nós pagamos em produtos tecnógicos, não é só do governo, mas das margens de lucro que essas empresas tiram desa renúncia fiscal q todo ano acontece.
Essa camisa de Rick and Morty ta foda.
Também achei linda!
Desenho besta que copia De Volta Para o Futuro e Futurama.
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924 Meu querido sou do tempo de volta pará o futuro.
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924 dsahsdhadshadshadhsdahsdhasjhadsj nada haver
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924 blz, qualquer novidade, vai avisando a gente.
O Brasil devia ter investido na industria de semicondutores, fazer a sua própria pesquisa e fabricar seus próprios chips. Mas é claro em vez disso decidiu construir a casa pelo telhado. Casa construída assim só pode ruir.
realmente, já já a coisa toda vai p saco, os chinas tão entrando rasgando
Para quem quiser entender direitinho o porquê da industria da Iduatria Tecnológica Nacional não ter se desenvolvido no Brasil, leia o livro A ELITE DO ATRASO de Jessé Souza... O Agro é Pop, o Agro é Tech, o Agro é Tudo 😒😒😒😒
O Agro é Podre.
Você é o atraso. Não produz nada, mas ataca quem te alimenta.
Conheci o Rainer do Unitron rs.... outros tempos.... Metalink BHz
Steve jobs copiou todo o Design da BRAUN e nao gostou do nosso unitron kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A melhor maneira de proteger a indústria nacional e diminuindo os impostos.
Esse foi o maior atraso que o Brasil pode viver. O Brasil não desenvolveu absolutamente NADA. O Brasil se tornou o país especialista em copiar TUDO, daí estarmos sempre uma geração atrasada em relação ao mundo, copiávamos. Na época isso recebia o brilhante nome de "engenharia reversa", ou seja, especializados em descobrir como foi feito e fazer igual... talvez a China tenha aprendido com o Brasil (ironia no caso). Cópias de sistemas operacionais, aplicativos, hardware e o que se imaginar... sem o menor pudor. Meu resumo do resumo. Vivi esse momento desde o início e só perdemos, não formamos uma geração de grandes especialistas e cientistas na época, formamos a casta externa, meros programadores e copiadores de coisas (complexo sim, mas copiadores). Para os brasileiros, empresas e pessoas, ficou o custo absurdo de uma máquina, seja para uso pessoal ou empresarial e o atraso que gerou na capacidade de geração de tecnologia e melhoria de nossas empresas, aliás, vemos o salto que o Brasil tem dado nessa área nos últimos anos com a liberdade de acesso aos recuros, basta olhar as startup´s por aí, mas é apenas um resuminho do que ocorreu (aliás, essas empresas todas quebraram).
Redirecione a tua crítica ao povo brasileiro. Seja mais objetivo.
É assim feito por faltar dinheiro para fazer algo original ou pelo original na época já valer bem o suficiente para ser apenas clonado. Não é simples e barato fazer algo verdadeiramente original. A China é conhecida por isso pelas razões aqui já mencionadas, e a China teve que acelerar bastante do seu desenvolvimento financeiro pela posição em que estava no mundo.
eu vivi essa época tb.. era tudo muito mas muito caro e piorado. Tinhao SISNE..sistema nacional equivalente copia do DOS da Microsoft
um PC pirata brasileiro era tipo 4x o preço e ruim
@@switchpencil o modelo chinês foi diferente do nosso
Agradeça a Dom Pedro I
O brasileiro desde sua origem é assim...
O que ele quiz dizer com "a Apple nao esta no Brasil ate hoje"? Porque a Apple esta sim no Brasil de forma oficial, temos inclusive lojas oficiais da Apple no RJ e Sao Paulo, e nao sao revendedoras! Sao Apple mesmo com Genius Bar e tudo! Inclusive a App Store e o iTunes Store processam pagamos em Real Brasileiro, se eles nao estivessem de forma oficial no Brasil eles teriam que vender os produtos e processar pagamentos online em Dolar somente. Entao acho que esse maluco ta meio perdido...
Ele quis dizer do ponto de vista de produção, desenvolvimento e montagem, e não de comercialização... A parte "inteligente" nunca veio para o Brasil...
@@arthurgonzaga1027e a assistência técnica me fez migrar para a Samsung!
@@arthurgonzaga1027 nenhuma empresa investe em desenvolvimento de tecnologias fora de seu país matriz, isso pode acontecer na china, porque o tratado que os chineses fazem de ceder sua mão de obra escrava vem em contraponto de transferencia de tecnologia... Fora isso, ninguém coloca um centavo em país estrangeiro pra desenvolver tecnologia.
Fabricar nunca significou mostrar como é feito, e foi na terra do Tio Sam, que Hanry Ford criou esse sistema primeiramente.
Akita não está bem. Como não tem Apple no Brasil? Ele tá doidão… Esses ‘Podcast’
Tem brasileiro q odeia o brasil tbm
Brasileiro vira-lata.
@@RooseveltpazPior e ser uma mulher que só apanha e ainda defende o agressor.
Tem que odiar mesmo. O que essa bosta já fez pela gente? Se livra da tua Síndrome de Estocolmo.
Perfeitamente compreensivel, odiar o brasil é diferente de amar outro pais
Tem muitos aspectos para odiar, outros poucos para amar. Essa é a verdade
A carga tributária no Brasil é muito grande, , espanta as grandes empresas de instalarem aqui😢😢
A APPEL LISTA COMO UMA DAS EMPRESAS QUE O GOVERNO FEDERAL LIBERA RENÚNCIA FISCAL TODO ANOS, É POUCO, É COISA DE 200 MILHÕES OU MAIS... ELA FIGURA DENTRE AS 100 EMPRESAS QUE JUNTAS, CHEGAM A CONSUMIR DESSA RENÚNCIA CERCA DE 300 BILHÕES DE REAIS POR ANO...ENTÃO, O PREÇO ALTO, NÃO É SÓ IMPOSTO COMO DIZ OS UA-camRS, NA VERDADE É TB MARGEM DE LUCRO DESSAS EMPRESAS... ELAS NÃO CEDEM AS MARGENS DE LUCROS DELAS...
Os EUA sempre tiraram vantagens praticamente em tudo em cima do Brasil. Nós só tiramos uma casquinha e o Jobs ficou injuriado só porque era o Brasil. Os outros piratas não foram tratados da mesma forma.
Deixa de burrice. Todo mundo tira vantagem do brasil, até país xingling como a Venezuela, Bolívia, Cuba então nem se fala. Como? Não pagando os empréstimos ou dando em garantia charutos 😅 você culpar os outros pela sua burrice só te faz mais burro
Isso! Vamos comprar smartphone da Gradiente e cacareco da Multilaser pra ajudar os "campeões nacionais" 😂
Pagamos 92% de imposto de importação, ainda é proibido importar ainda estamos nos anos 80, nada mudou infelizmente.
pagamos impostos por vários motivos, um deles, é pq sempre houve pagamento de alguma tecnologia que não dominamos e produzimos, ou seja, Nos EUA eles não pagam, pq eles são os detentores da tecnologia... Vc tá chorando pq não quer pagar por algo q, teus país ou avós não incetivaram como, estudo, ciência etc... nós somos a consequência da falta de investimento em estudo, e vamos ter que pagar por isso....
Steve Jobs estava certo em nunca trazer nada pro hue br, até hoje somos um buraco negro para investimento industrial!
porque isso rapaz?
Todo brasileiro médio é americanizado. 😅😅😅😅
@@Luc-nz3bdVai aprender a escrever.
@@vagnersilva5081O mundo inteiro é. Salvo os países atrasados que você exalta, mas não tem coragem de morar lá.
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924 Mano, o teu nome é JOELSON e tu tem coragem de falar algo para alguém? kkkkkkkkkkkkk
Esse podcast foi excelente!
Cara inteligente!
Gradiente, CCE, Toshiba, SEMP, Unitron, Prologica, e TK90X.
Por isso o PREÇO DO BRASIL É LÁ NA CASA DO CARALEO
Mas tem a Foxconn em Jundiaí. Inclusive o iphone 11 foi fabricado no Brasil.
Não tem fábrica da Apple em lugar nenhum. Os produtos da Apple são produzidos pela Foxconn e a Foxconn tem fábrica no Brasil.
Sim, A Foxconn Brasil fica aqui em Jundiaí-SP
O meu primeiro computador foi um clone do Apple 2, era muito top na epoca pq ja tinha disquete de 5 1/4( bolacha) e meus amigos que tinham tk 85 ficavam sincronizando o gravador K7 para armazenar dafos..rss..longo caminho!😊😊
Não recrimino o Steve Jobs de jeito nenhum. Costumo dizer e digo isso com boca cheia, a quantidade de gente ruim por metro quadrado do Brasil é a maior do planeta.
A ideia dos militares era fechar o mercado para dar tempo do setor interno fechar o ciclo copiar -> aprender -> replicar -> melhorar -> criar
Mas como a gente tá no bostil... os caras rapidamente viram que como o mercado era fechado, não havia nenhum interesse em chegar na etapa de criar. O melhoramento era na verdade chupinhado dos produtos estrangeiros, ou seja, nem chegava. A replicação e o aprendizado eram incompletos, pq além de malandros eram gananciosos: era muito mais barato vc copiar o produto estrangeiro e comprar as peças do estrangeiro também, pq elas seriam constantemente barateadas pelo ciclo natural da economia.
O que deveria ser feito era desenvolvimento de TODA cadeia produtiva aqui dentro e ir dificultando para os caras que montavam importar os chips de fora. Quando o volume nacional justificasse um ganho de escala, eles poderia abrir para exportação e depois ir abrindo o mercado para importação
Mas mesmo assim essa não é a forma mais otimizada de fazer. A melhor forma sempre vai ser vc estimular a criação e os processos de melhoramento e ir deixando a economia e a indústria achando as melhores formas de fazer o resto.
Hoje nossa economia é aberta mas a gente faz a mesma coisa: produtos da Positivo, Daten, Multilaser são todas cópias de produtos estrangeiros, com qualidade inferior e comprando os produtos de fora. Aqui só se monta e olha lá.