Você ve os assuntos que abordam, o tipo de conversa, a maneira que dialogam... Tudo isso, e eu tentando imaginar uma coisa: como diabos um podcast igual o Podpah, teriam convidados desse patamar? Kkkkk Poucos podcasts proporcionam conteudos de qualidade assim. Isso é incrível!
@@kirk1567 kkk fato!! O Vilela é meio avulso a alguns assuntos. Mas pelo menos ele sabe valorizar os convidados, e convida gente que até mesmo, não concorda com os pensamentos/ideologias.
Na medicina, mais propriamente na enfermagem, o termo evolução tem o sentido de mudança. Por exemplo: o quadro clínico do paciente evoluiu para óbito; paciente obteve resposta ao tratamento e evoluiu para transferência de unidade; paciente evoluiu para alta médica.
Essa é a definição mais correta de evolução, geralmente se atribui um juízo de valor em cima da palavra, como o Sacani disse no vídeo, porém a palavra apenas significa um processo gradual de mudança de um estágio para outro.
Nessas situações da área da enfermagem, evolução dá ideia de passagem de fase, passou deste ponto e foi para tal ponto; no caso das espécies talvez fosse mais adequado chamar de adaptação, "teoria da adaptação ", como o Sérgio falou;
sao os crentes que ficam inventando semantica para os termos cientificos para causar . igual o "todes " de hoje em dia . salvar uma mulher afogando é machismo e nao mais heroismo kkk .
Outra coisa que Darwin não disse, foi que o humano evoluiu do macaco... quando na verdade foi dito que, em algum momento, eles tiveram um ancestral comum
@@Lucas72336 Não, pois na teoria o ancestral em comum não era um macaco, talvez até fosse bípede, e os macacos se adapataram a andar se apoiando nas mãos. Assim como os felinos possuem um ancestral em comum, mas você não pode chamá-lo de tigre, leão ou gato, é só um ancestral comum. O problema com os humanos é que como espécie humana nós somos a única restante, e o nosso primo comum, o macaco, visualmente parece distante, se pelo menos os neandertais tivessem sobrevivido teríamos como visualizar mais facilmente.
Antigamente eu tinha essa de não acreditar na teoria da evolução, primeiro que eu não entendia de fato como funcionava, mas quando fui pesquisar mais aí tudo fez mais sentido, é bem legal entender como as pesquenas multacões vão se acumulando, e como que os biologos meio que mapeiam se onde vieram. Parcialmente eu acho que os cientistas tem meio que uma culpa nisso, as vezes quando tentam simplificar pra explicar acaba confundindo as pessoas, a fato das pessoas dizerem coisas como "eu nunca vi uma especie gerar outra" mostra que não entendem como funciona, e acho que coisas como aquele desenho de um macaco se tornando um ser humano ajuda as pessoas a ter essa má interpretação.
Como assim uma espécie não gera outra? Em que momento que podemos afirmar que há a diversificação, quando terá o salto qualitativo pra poder afirmar q um dado animal é uma novidade em relação aos seus ancestrais ?
@@leonhardmagno6719imagina muitas gerações vivendo isoladas por algum motivo, cada grupo vai tendo as suas mutações e reproduzindo, depois de milhares de anos, ambas estão muito diferentes da ancestral, e muito diferentes entre si, ou seja, duas novas espécies, mas não nasce do nada, cada geração muda um pouco
@@ronaldorodriguesribeiro4329o problema é porque o ancestral não existe mais? porque ele desaparece? Porque não tem vestígios dele ? acontece com todos os animais ou tem alguns que sabemos os ancestrais deles? é só uma dúvida mesmo sou leigo nisso.
@@apenasaleatorio1022 o fóssil é um vestígio da existência desse ancestral, portanto o vestígio existe (existem inclusive os vestígios dos ancestrais humanos). O ancestral deixou de existir pq ele evoluiu. Dependendo da separação geográfica, uma população distante desse ancestral dará origem a uma espécie ligeiramente distinta. A evolução não é linear. Duas ou mais espécies podem ter um mesmo ancestral. Imagine uma população de ave que deixou o continente e passou a viver em um arquipélago próx. Ela dará origem a subespécies distintas daquelas do continente
A popularmente “teoria da evolução” na verdade é o tratado científico chamado “A origem das espécies pelos meios da seleção natural ou A preservação das raças favorecidas na luta pela vida” em tradução livre.
O papel aceita qualquer coisa. Você já leu, por exemplo, livros sobre nutrição no passado? Era uma coisa terrível. Tão terrível quanto eram os artigos científicos enviesados/comprados para falar bem ou mau de alguma coisa.
Uma coisa que eu não entendo o por que não explicam que as adaptações não acontecem por uma "necessidade", utilizando o Dodo como exemplo, o tamanho da asa deixou de ser uma vantagem, porém, a diminuição do seu tamanho não foi algo planejado ou uma decisão racional da ave, e sim alterações genéticas, muitas vezes aleatórias, ao acaso, mínimas, que ao passar do tempo foram se tornando dominantes por ofertarem vantagens, sejam energéticas ou para reprodução/manutenção/longevidade da espécie. Não é necessariamente por necessidade que essas alterações acontecem, quando falamos de milhões e milhões de anos, pequenas "vantagens" acabam se sobressaindo, assim como outras alterações que não representam vantagens também podem se sobressair por simples aleatoriedade.
Mas as adaptações acontecem por necessidade. Em relação ao crescimento do dodo, o seu tamanho deve-se ao facto de poder passar mais tempo se alimentando sem necessidade de se preocupar com a predação e por falta de competição por alimento. Se não têm predadores e não tem concorrência, inevitavelmente uma espécie vai se tornar maior. Tome como exemplo as baleias, poucos são os seres vivos que se alimentam da abundância de placton e poucos animais conseguem predar baleias.
Acredito que o que ele quis dizer foi que não é uma necessidade consciente, e sim uma escolha natural (seleção natural), dos animais que nasciam com asas menores gastavam menos energia com as asas e sobreviviam mais tempo e reproduziram mais. Isso no começo obviamente numa diferença mínima e dentro de muitos e muitos anos foi se gradativamente aumentando até que todas se tornassem bem pequenas. E não o que acredito que no vídeo fez parecer um pouco, de tipo, "vamos parar de gastar energia com as asas"
Nem sempre é por necessidade. As vezes é o mero acaso mesmo. Por exemplo um grupo de animais morre em uma tempestade sobrando apenas poucos exemplares. As características genéticas desses sobreviventes vai seguir, mas eles terem sobrevivido não foi merito adaptativo, foi um evento aleatório. Isso acontece muito. Os próprios dinossauros terem morrido pelo impacto e mudanças climáticas de um asteroide já é por si só um evento aleatório.
@@dridridaak37 nenhuma espécie á parte o ser humano tem capacidade de se adaptar de forma consistente. As evolução das espécies na grande maioria é por necessidade adaptativava. Em relação ao "por acaso" sim às vezes acontece alterações genéticas que podem dar uma vantagem evolutiva perante outros seres da mesma espécie, da mesma forma que esse por acaso pode dar desvantagens que faz com que essa espécie entre em extinção. Portanto não é o por acaso que move a evolução, faz parte, mas não é o motor principal. Vou fazer uma analogia, pode ser qualquer desporto, mas pego o exemplo de um jogo de futebol, sorte faz parte e pode levar a vitória ou derrota de uma das equipas, mas o que faz uma vencer ou perder é a capacidade física/mental adaptação ao campo capacidade de superar dificuldades etc, acaso são coisas raras e não é isso que determina resultados.
A variedade acontece justamente porque o processo é aleatório e cria um monte de variações, positivas e negativas. As que acham um jeito de sobreviver, continuam. As outras, não.
Outro erro comum é achar que a evolução é completamente aleatória. De fato, tem um sistema aleatório (mutação), que gera a variação, a partir da herança genética que ele recebe. Porém, a partir daí, um sistema NÃO aleatório (seleção natural), "recompensa" os que mais se encaixam nas pressões do meio ambiente.
Mais ou menos. Não dá pra pensar nas adaptações sem levar em conta o ambiente. A complexidade é muito mais função dos diferentes ambientes do que das variações. Se você variar e não tiver um ambiente no qual essa variação traga alguma vantagem ela some caso tenha algum "custo".
O problema, é que, mesmo que vc mostre o conceito, a galera não se impota, o importante e manter as crenças, vi muitos que nem lê os artigos que mando e fala que tudo é mentira e não faz sentido
@@prk30 bactérias não possui nenhum destes sistemas, e algumas formas de vidas mais simples como plantas que vieram antes de animais também não possui, inseto não possuem rins e assim por diante, então sua pergunta tendenciosa, morre na sua própria exencia
@@eticocetico evolução é adaptação, estas adaptação podem ser positivas ou negativas, o maior intuito é trazer a perpetuação da espécime, ex, existe insetos com vidas bem curtas, praticamente se reproduz e morre, isto mostra que no fim, o objetivo final foi cumprido, o de se reproduzir
@@prk30 acontece que as formas de vidas mais antigas como cnidarios, não possuem sistemas circulatório, nem rins, então isto nunca foi um problema, plantas, bactérias não possuem nenhuma dessas estruturas, nem o fator de ter sangue é essencial para a vida, insetos não tem sangue, e nem rins, então depende de qual forma de vida é, insetos tem cistema circulatório, mais não tem sangue, comesse a estudar que vai saber que tua pergunta nem fundamental tem, pq uma coisa não depende da outra, e assim como pode surgir um que possui uma dessas características e não possui a outra, ao mesmo tempo, pode surgir um com outra dessas, e não ter a do primeiro, no mesmo intervalo de tempo, a evolução não acontece em um único ser, acontece em vários seres no mesmo intervalo de tempo, com diferentes resultados
"Evolução" vem do filósofo Hebert Spencer que escreveu um livro de sociologia 8 anos antes de Darwin publicar a Origem das Espécies. Thomas Huxley que era biólogo usou esse termo em 1860.
Nem Darwin foi o primeiro a formular uma teoria da evolução. Muitos cientistas já tinham tentado explicar a existência de fósseis de animais semelhantes aos atuais, mas que não existiam mais, e também as claras relações entre os organismos. Darwin só fez isso com mais robustez
Mas como evolução não quer dizer melhoria se, por exemplo, o olho demonstra, com sua "evoluçao", que o sistema teve de ser melhorado para que começasse a funcionar?
@@willc.a.6061 Sim. Evolução vem de desenrolar. Do latin envolver. Jean-Baptiste de Lamarck fala da evolução com o sentido de desenvolvimento. Anaximandro também.
Pessoal acha que a teoria da evolução é igual a Pokémon, ele evolui e fica mais forte. Certamente a convivência entre espécies diferentes que tem um ancestral comum não são mutuamente excludentes. Outros organismos considerados “mais simples” já se adaptaram para perpetuar sua própria espécie só isso.
Mutação. É o segredo da nossa evolução. Ela nos permitiu evoluir de organismos unicelulares para a espécie dominante no planeta. Esse processo é lento, e normalmente leva milhares e milhares de anos, mas a cada poucos séculos, a evolução dá um salto.
O nome disso é cladogênese. Era uma população mais primitiva que tinha alguns membros com características diferentes. Conforme um grupo desses animais começou a viver em ambientes de savana, sem muita cobertura arbórea, as características que melhor funcionavam nesse ambiente começaram a ficar predominantes nessa população com o tempo. Outras partes dessa população foram para diferentes ambientes que requeriam diferentes características. Depois de um tempo, acabaram acumulando diferenças o bastante para serem considerados linhagens separadas. Também, vale lembrar que nós, filogeneticamente, somos "macacos". Assim como somos mamíferos, cordados, animais e eucariotos. Não se sai de um clado, um clado contém TODOS os descendentes de um ancestral. Seres humanos, como chimpanzés, são da tribo Hominini. Assim como chimpanzés, seres humanos, gorilas e orangutangos são da familia Hominidae. Essa família, junto com os macacos do velho mundo, são do grupo Catarrhini. Eles, junto com os Platyrrhini (macacos do novo mundo), formam o grupo Haplorrhini, e assim vai. Todo mundo está relacionado e todos são "macacos" se quiser chamar assim.
O grande problema daqui pra frente vai ser o “Eu li o título então já sei tudo”, essa nova geração que está vindo é ASSUSTADORA, posso falar isso com propriedade porque sou professor de administração é de espantar a quantidade de pessoas que não querem trabalhar e acham que a vida se resume a apostar do “tigrinho” e alguma hora irá ficar rico e não precisar trabalhar. A “teoria da evolução” está se fazendo presente nessa geração, os jovens moles e malucos estão se adaptando a um mundo fácil que foi deixado para eles e a consequência disso é reclamações sobre qualquer coisa e nego querendo se identificar como uma girafa.
Cara, eu praticamente me transformei um cético. Mas é incrível como a minha consciência é incapaz de entender o ser humano em um tempo tão "curto". A minha consciência me faz pensar que o ser humano, é uma coisa impossível.
Realmente eu não entendo muito de biologia, mas a única coisa que me espanta é que em conversas sobre a teoria de Darwin s coisas são ditas e pronto, o entrevistador não obriga os convidados a darem longas explicações provando cada detalhe com informações verificáveis. Qualquer outras entrevistas que não coadunem com Darwin as pessoas são pressionadas a explicar de todas as formas possíveis e impossíveis o pq ela acredita naquilo, ou afirma aquilo.
Exato. Não só por isso mas porque existem outros mecanismos de evolução que não são seleção natural, como deriva genética, mutação, fluxo gênico, permuta genética. Nenhum desses implica adaptação. Só aumentam a variabilidade.
14:06 uma recomendação muito importante do Sacani, esse livro é documental e baseado em fatos reais, tem fotos, vídeos e áudios da época, inclusive o vídeo do momento exato do contato do meteorito no planeta, que se chamava água na época e depois mudou para Terra. Vale a pena a leitura no banheiro.
A biologia não se resume a uma teoria. E adaptação não é o melhor nome pra descrever o que acontece, porque a mutação não acontece por adaptação. A mutação é espontânea e pode ou não ser causada por genes. Diabetes tipo 1 é uma mutação genética e não te adapta a porra nenhuma. anemia falciforme, no entanto, é uma mutação que deu imunidade a uma doença em específico. A adaptação não acontece na passagem de geração. É uma mescla de mutação acumulada e seleção natural/artificial. Não existe melhor nome do que evolução e a não aceitação é só obtusidade da própria língua, como se não houvessem outras palavras com vários significados.
Alberto parece um Vocalista de bandas de Death Metal Oitentista. Fico imaginando ele com a Camisa da Suffocation macetando um Contra baixo. Hehehe foda.
A teoria da evolução tem muito mais lacunas… não é apenas isso. Não é fácil comprovar mudanças além de adaptações numa mesma espécie ou família. Por exemplo: ameba que muda pra peixe, que muda para réptil e depois ave. Depois muda para grandes lagartos e depois galinha… O que realmente conseguimos ver é uma ave que se modifica e vira outro tipo de ave. Um primata modifica-se para um primata diferente, mais alto, mais forte, ou com menos pelos… Mudanças de espécies em famílias diferentes é algo difícil de conceber e não é reproduzível pq a variável tempo não permite. Simulações só são abstrações matemáticas… filosofia,
Os físicos até hoje testam as teorias de Einstein à luz de novas descobertas pra ver se ainda se aplicam,mas os biólogos vão a loucura se falar em fazer o mesmo com o trabalho de Darwin.
Cara eu realmente fico muito chocado de como a gigantesca maioria das pessoas não entenderam absolutamente nada da teoria da evolução. Pelo menos no meu ciclo de amigos e familiares ninguém entendeu. A "evolução" não é sobre acreditar, basta entender e ver que é completamente provada. Alguns acham que por se chamar "teoria" ela não tem validade, sendo que uma teoria significa que é uma hipótese baseada em evidências e memo que a hipótese seja comprovada (como no caso da avolução) vai continuar sendo uma teoria.
Tb acho errado adaptação, pois as mutações são aleatórias e muitas vezes não há uma vantagem na mutação. Q aconteceu em uma população. As vezes a mudança é pra pior mas ainda permite a sobrevivência dos indivíduos.
@@ericbateria_sem_fim9895 , Exemplos bastante conhecidos de mutações são as que levam à anemia falciforme, ao albinismo e à fenilcetonúria. Também no caso do albinismo e da fenilcetonúria, mutações gênicas levam à impossibilidade de produção de enzimas (proteínas) para a produção de melanina e tirosina, respectivamente.
@ericbateria_sem_fim9895 , O objetivo é sobreviver até a idade reprodutiva e passar o gene adiante. Já as mutações podem dar alguma vantagem na sobrevivência, acasalamento ou até uma desvantagem. Exemplos bastante conhecidos de mutações são as que levam à anemia falciforme, ao albinismo e à fenilcetonúria. Também no caso do albinismo e da fenilcetonúria, mutações gênicas levam à impossibilidade de produção de enzimas (proteínas) para a produção de melanina e tirosina, respectivamente.
nem sempre a mudança significa evolução, as vezes regride, como o cérebro das novas gerações que não estudam, o organismo entende que o cérebro não é mais necessário
Parece proposital pra gerar comentários, mas me rendi: 13:40. O ser humano é muito mais adaptável a quaisquer mudanças climáticas. A questão de um meteoro ou uma grande catástrofe abrupta é claro q daria crédito. Mas uma mudança pro nosso tempo é uma questão de lógica q o esforço conjunto é o próprio produto exponencial, hoje difuso, de q daria sim uma solução pra continuidade da nossa espécie.
Eu tenho uma dúvida sincera sobre o assunto. Contextualizando: A teoria da evolução diz basicamente que os mais adaptados ao ambiente onde estão sobrevivem e passam seus genes adiante. Então temos o polo norte e a trocentos milhões de anos atrás existinham ursos lá, algum ou alguns sofreram mutações e uma dessas mutações deixou o pêlo branco o que possibilitou que esses(s) urso(s) tivessem mais vantagem pra caçar, logo eles sobreviviam mais tempo, procriavam mais e esse gene passou adiante até o urso branco foi se tornando o natural desse ambiente. Minha pergunta é: Se a vida teve inicio na água como desenvolvemos pulmões? Desenvolver pulmão dentro d'água é uma mutação que não é vantajoda sem contar que um pulmão é complexo pra bexiga.
Certamente a Evolução é o assunto que gera mais debates na Biologia, isso entre a comunidade comum, pois para a academia científica a ideia de mudança gradual entre espécies é tratada como um fato, e o que se discute é como, e qual a importância dessas variações, com isso, há teorias como a Seleção Natural e Sexual. A IMPLICÂNCIA COM A EVOLUÇÃO É EXPLICADA PELO ANTROPOCENTRISMO, A CRENÇA DE QUE HUMANOS NÃO FAZEM PARTE DO REINO ANIMAL, POR SEREM DOTADOS DE INTELIGÊNCIA, CONSIDERAM-SE SERES SUPERIORES, DOTADOS DE UMA SEMELHANÇA DIVINA, OBVIAMENTE ESSA IDEIA NÃO POSSUI BASE CIENTÍFICA, DE FORMA QUE, PARA A BIOLOGIA, A PARTIR DE ANÁLISES MORFOLÓGICAS, DE COMPORTAMENTO, E ATÉ MOLECULARES, É POSSÍVEL MOSTRAR QUE POSSUÍMOS UMA SEMELHANÇA, PROVINDA DA NOSSA HISTÓRIA EVOLUTIVA, COM OUTROS PRIMATAS. Junto a esse receio em ser um primata, surgem questionamentos, a grande maioria infundados, sobre a nossa origem evolutiva, um deles: Por que ainda existem macacos?
Academia científica é a classe mais dividida que existe, a academia científica não é unânime nisso, mas sim os que gritam mais e aliados aos que no poder estão e dentro do que o sistema quer, muitos cientistas duvidam e fazem coros abafados contra a teoria, existe uma corrente forte porém calada pelos mais proeminentes, que discordam e lutam contra a teoria da evolução e muitas outras crenças que parecem unânimes.
@@youinuber8015Na verdade, esses que são anti-evolução fracassaram em refutá-la e são minorias. Não atoa não existe nenhum artigo científico deles que realmente desbanca e refuta as evidências da evolução, só choradeira e vitimismo na internet. Calados pelos mais proeminentes? Só pode ser piada. Como são calados se eles tem espaço na mídia e internet?
A mudança gradual entre espécies não é tratada como fato na biologia, havendo literalmente milhares de cientistas que falam abertamente que o darwinismo está morto. No site dissentfromdarwin você verá que a evolução é tudo menos um consenso dentro da ciência.
É porque na verdade ele não manja tanto assim e precisa sempre articular para se mostrar relevante. Em suma, um perfeito comentarista científico, mas não um cientista de facto.
@@kairanm "Fé frágil" no sentido de ter que ser um negacionista científico para continuar mantendo sua fé em "Deus" pois a biblia diz que "Deus fez", quem tem fé de verdade não precisa ser negacionista científico.
@@daapedrottiA bíblia fala que o homem e os animais são criações separadas de Deus e com propósitos diferentes. Não tem nada falando que tem um único ancestral em comum que foi evoluindo até gerar os vários animais e a raça humana em um processo de milhares de anos. Portanto, não acreditar na teoria da evolução por ser Cristão só é coerência com suas crenças e não negacionismo científico.
@@vizatroslytherinOficial A ciência evidenciou a evolução a ponto de não haver muitas dúvidas quanto à como ocorreu esse processo natural. A evolução é um fato e a Teoria da Evolução explica como isso ocorreu. Se vc nega evidências científicas vc é negacionista científico, mas tenho certeza que vc não nega a evolução, vc só acha que nega. Sobre a fé, a maioria das pessoas que são cristãos não negam a evolução e continuam acreditando em Deus, a fé delas não depende de confirmação científica pois entendem que são coisas diferentes. Sobre aceitar a evolução, se hipoteticamente vc precisar de um teste de paternidade para descobrir se vc é pai ou filho de alguém, vc aceitaria o resultado de teste de paternidade? Se sim, vc aceita a evolução pois é exatamente a mesma técnica que é usada para definir um ancestral comum entre o Homem e os chimpanzés por exemplo. E essa é somente uma das maneira de evidenciar a evolução, existem diversas outras que somadas não deixam dúvidas quanto à esse acontecimento.
Ainda sim, assim como religioso tem que ter "fé" para acreditando na Evolução. Tem muita coisa que não tem explicações lógicas. Eu gosto muito de falar da célula dos humanos e dos animais, o quão impressionante elas são. Sabendo que 1 única célula é só mais uma em meio a centenas de milhões. 🔬🧬 #Biologia #Evolução #Natureza
Na verdade o real problema é a falta de interesse em querer estudar e se aprofundar no assunto, os crentes acreditam que a evolução acontece igual no desenho pokemon, aí você já vê a falta de conhecimento.
@@Zerobf109Como assim ao mesmo tempo? Um pai não tinha coração e o filho tinha? Ou o pai não tinha coração, o filho teve meio coração e o neto um coração inteiro? Explica melhor isso aí, por favor. Eu não estudei essa parte
Entre outros motivos porque galinhas sofrem uma seleção artificial pelo ser humano. Pra que ela vai desenvolver asas e voar se a maioria das galinhas tem proteção e alimento de graça dados pelo ser humano (mesmo que seja para futuramente consumir a carne ou os ovos)?
Evolução - transformação. Não necessariamente quer dizer que essa transformação vai ser algo bom. Ex: existem simulações de como será o corpo humano no caso do uso contínuo de celulares. Nossa espécie poderia ficar corcunda, dedos mais curtos e já existem estudos de que o ato de guardar esse objeto no bolso poderia interferir na fertilidade por conta da radiação. Obviamente isso são suposições. Mas concordo com você no ponto de que quem não quer ouvir não vai aprender independente do termo
@@toninhoferreira8965 Mas é exatamente esse o potno. Evolucao nem sempre é pra melhor, porem, voce ta vendpo isso com o vies do sobrevivente, houve evolucao de maneira diferente na mesma especie, algumas pra pior, esses se extinguiram, algumas neutras e algumas foram melhorias. Com o passar do tempo quem os com "saldo menor" na conta, desapareceram, seja por nao conseguirem alimento, nao conseguiirem reproduzir ou serem predados.
Se fosse usada da maneira correta, a religião é um manual de autodesenvolvimento, de melhoria do próprio ser, caridade, empati, sensacional. Porém é muitas vezes usada pra prender e emburrecer as pessoas. Quer um cara pika mesmo no autodesenvolvimento, Jesus Cristo...
Não é que perde o olho, perde a asa... é isso que confunde as pessoas. A adaptação acontece, no exemplo das aves, pq quando nasce uma ave com asas menores, ela não tem predadores e consegue se reproduzir e passar seus genes adiante. Com o tempo, as aves com asas menores são mais abundantes nesse local.
Nada surge do nada, por isso a realidade necessita de uma causa primária eterna e capaz de gerar tudo que existe. Quem, como eu, já viu espíritos, entre outros fenômenos sobrenaturais, sabe que existe o fator Deus na equação. Existe sim seleção natural e mutação de dna, mas Deus criou tudo isso. Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Encontrar Jesus é como entrar a água, não se pode saber como é apenas na teoria, é preciso entrar e sentir. Se quer ser feliz, siga a Cristo. (Podem me chamar de louco esquizofrênico que eu estou acostumado, mas não descartem a possibilidade de ser real).
Se vc aceita que nada surge do nada (e isso é uma verdade científica que até hoje não foi refutada), vc não seria crente pois quem fez as coisas do nada foi Deus segundo a religião. A ciência nunca disse que as coisas foram feitas do nada.
@@emersonluis7Deus é a causa primária. Na teoria cristã ele é o criador, a causa primária, que não foi causada por nada, mas sim, causadora de todas as coisas no universo. Criador e não criatura, nada veio antes dele.
Eu só acredito na evolução no dia que algum cientista mostrar como uma espécie virou outra. Pq todos, exatamente todos, os exemplos do Darwin eram de animais da mesma espécie. Era um passarinho que ficou com o bico diferente, mas sempre foi passarinho. Ele nunca mostrou uma só prova de que todos têm um ancestral comum. E essa é a base da teoria dele, ou seja: derrubando isso vc nem precisa argumentar contra o resto da teoria, pq a premissa está errada.
Darwin pesquisou por mais de 20 anos, ele viajou de navio por vários continentes coletando espécies, observando , anotando tudo e fazendo testes com pombos e plantas.
Ele não pegou, ele se baseou. O conhecimento científico não é construído apenas por um único indivíduo, mas por uma coletividade de pensadores que viverem em épocas diferentes.
Jesus é o criador de todo mundo , sem ele nada teria sido criado pois ele é o resplendor de toda glória , honra , poder , majestade , realeza e autoridade!!!
@@alexrocha2258 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1:1 e 2. Eu sou o Alfa e o ômega , o princípio e o fim , o primeiro e o último. Apocalipse 22:13 Falas de Jesus Cristo a João.
@@wellyntonsilvalima3506 Deus é o criador , ele sempre existiu. Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Exôdo 3:14. Jesus Cristo é aquele que É , que Era e o que Há de vir. E muito comum a gente se perguntar quem criou Deus , mais o Senhor é onipotente , onipresente , e onisciente. Onipresença é um característica de Deus de existir antes de tudo , ou seja para nós Jesus Cristo , Deus e o Espírito Santo existiam antes do jardim do Éden. Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Gênesis 1:27. Note que Deus fala nossa imagem e semelhança , não está falando sozinho é com alguém , seu Filho e seu Espírito. Então eu sou imagem e semelhança do Senhor não do macaco como Darwin diz , esse lance de evolução não faz sentido nenhum meu ponto de vista. Somos feito de 3 partes , Corpo , Alma e Espírito. E a ferida na alma quem cura é Jesus Cristo. Quantas vezes estamos na cama perguntando o porquê de existir , e porquê viemos a terra , sem PAZ , sem tranquilidade , sem esperança , sem direção , sem alvo. Jesus supre todas essas necessidades porquê a nossa alma é preenchida nele.
Gente, o engenheiros do Hawaí aprendeu que o que repetiram pra ele é verdade e ele nem testou mas afirma ser verdade. Esse é o padrão dos darwinistas...
@@matheuslevi9063 Como eu não faço ideia. Mas certamente não deva ser dessa forma infantil q ateus imaginam. Apenas creio naquilo q é infinitamente mais provável.
A questão da evolução com esses questionários repetitivos, que dizem porque ainda tem macaco, por que o macaco não pariu um ser humano, são facilmente resolvidas ou respondidas; na primeira questão, é porque existem linhas evolutivas, seria como uma viagem cada um tomando um sentido diferente, nenhum chegaria ao mesmo local, e na segunda, é porque a evolução acontece de maneira muito lenta e minuciosa e é atrelada a regionalidade ambiente.
O exemplo da libélula é ridículo. A libélula não deixou de ser libélula, apenas diminuiu de tamanho. Outro exemplo sem noção é confundir clima em microrregião com mudança climática planetária. A Ciência virou religião para esse pessoal.
"Se você estudar Astrofísica, Química Orgânica, Teoria dos Sistemas, Teoria da Informação, Cibernética, Feedback, Homeostase, Teoria da Complexidade, Termodinâmica, Teoria da Evolução, Replicação de Moléculas, Auto-organização da Matéria, Genética, Probabilidade e Estatística e a nova teoria do Aumento da Informação Funcional, terá condições de entender a origem da vida e do ser humano na Terra.”
Evoluir é 'progredir em uma determinada direção' (para a evolução, na direção da adaptabilidade momentânea), não é só 'mudar'. A TEORIA DA EVOLUÇÃO só diz respeito apenas a seres vivos, apenas a partir do ponto em que há moléculas auto-replicadoras.
A teoria da evolução não se limita à evolução ou mutações mas também à seleção natural. Esta última é que determina os indivíduos que vão sobreviver e passar suas cargas genéticas e características fenotípicas, que são determinadas também pelo ambiente, para as próximas gerações. Agora, a ciência ainda não fez a ponte entre as pressões do ambiente na modificação fenotípica dos seres e a fixação desses fenótipos no genoma. E se este mecanismo poderia estar presente nos íntrons. E a partir daí de alguma forma bioquímica haver a deleção destes íntrons... Não se sabe ainda... O que vulgarmente se sabe é: órgão sem uso atrofia e com muito uso se desenvolve... Com a fixação genética destas características e isolamento geográfico ou "reprodutivo" surgem as novas espécies.
Percebam que ele começou falando certo, depois falou que o "corpo" muda por causa do ambiente... Isso é a teoria de Lamarck, a de Darwin são mutações e seleções, apenas! Ou seja, mudou e depois o ambiente selecionou, não o contrário. 😑
A extinção que estamos observando é a dos insetos, mas a gente não ouve falar, insetos não são fofinhos, não sei se é só uma percepção minha mas na minha infância haviam muitos vagalumes, cigarras e besouros, agora parece que a quantidade desses insetos caiu bastante.
O ser humano tem muito mais potencial mental que os macacos. Sem comparação. E entre nós e os macacos existem em tese inúmeras sub espécies até alcançar o que somos. Não é problema semântica, pois há sim uma expansão da vida, que se torna cada vez mais complexa, mantendo as espécies precedentes que não foram extintas.
Nome mais simples e didático seria Teoria da Transformação Biológica, pois Evolução biológica tem sentido de transformação a partir de mutações e seleção natural. Aliás, seleção natural é outro nome que gera controvérsia, uma vez que seleção é ato consciente o que leva a idéia de planejamento, algo que não existe na Teoria da Transformação Biológica, digo Teoria da Evolução Biológica.
Evolução é muito relativo. Temos um sistema neurológico mais desenvolvido que o de uma barata?Sim. Mas quem teria mais probabilidade de sobreviver à queda de um meteoro gigante ou a um inverno nuclear de grandes proporções?
Nem a própria ciência explica a complexidade do corpo humano, tentar acreditar que o ser humano surgiu de uma 'ameba' e surgiu o sexo feminino e masculino, é algo surreal.. e a explicação é a passagem dos anos.. kkkk
todos ficam dando volta em tudo. muitas coisas são óbivias, e a ciência complica tudo, mas no final da ciencia tudo vai voltar pro princípio, ou melhor, pros princípios de Aristóteles
Não li a evolução das espécies, mas por tudo que tenho visto falar sobre, a sensação que tenho é que Darwin não falou ou não quis falar que uma espécie pode mudar até gerar outra completamente diferente, de família diferente… acho que ele desejava limitar-se às pequenas adaptações numa espécie. Posso estar falando besteira pq eu realmente não li o livro, mas pelo o que tenho visto em diversos vídeos parece que era algo assim.
Aí é que está, se a ciência tem problemas de semântica ou mais especificamente, conceitual, ela tem todos os problemas, o maior problema. Daí os equívocos nascem não só de leigos mas daqueles que elegem a ciência empiriométrica como único modus operandi de conhecimento.
Provavelmente não há outra declaração que seja melhor indicação que o argumentador não compreende evolução. A SORTE certamente tem seu lugar na evolução, mas esse argumento ignora completamente a participação da SELEÇÃO NATURAL, e seleção é extremamente oposto aleatoriedade. A ALEATORIEDADE, na forma de mutações, gera variação genética, o que é o material bruto sobre o qual trabalha a seleção natural. Daí, A SELEÇÃO NATURAL separa determinadas variações. Aquelas que conferem maior sucesso reprodutivo ao seus portadores (e a aleatoriede assegura que algumas mutações benéficas serão inevitáveis) são mantidas, e as variações menos bem sucedidas são removidas. Quando o ambiente muda, ou quando os organismos mudam para um ambiente diferente, diferentes variações são selecionadas, levando eventualmente a diferentes espécies. MUTAÇÕES NOCIVAS usualmente desaparecem rapidamente, então elas não interferem no processo de acúmulo de mutações benéficas.A ABIOGÊNESE (A ORIGEM DA VIDA) TAMBÉM NÃO É DEVIDA PURAMENTE AO ACASO. Átomos e moléculas arranjam-se não de maneira aleatória, mas de acordo com suas propriedades químicas. No caso de átomos de carbono especialmente, isso significa que moléculas complexas certamente formam-se espontaneamente, e elas podem influenciar umas s outras a criar ainda mais moléculas complexas. Uma vez que se forma uma molécula que é aproximadamente auto-replicante, a seleção natural irá guiar a formação de replicadores cada vez mais eficientes. O primeiro objeto auto-replicante não precisa ser tão complexo quanto a célula moderna ou mesmo uma estrutura de DNA. Algumas moléculas auto-replicantes realmente não tem toda essa complexidade (como as moléculas orgânicas). ALGUMAS PESSOAS AINDA ARGUMENTAM QUE É TREMENDAMENTE IMPROVÁVEL PARA UMA DETERMINADA MOLÉCULA AUTO-REPLICANTE FORMAR-SE EM DETERMINADO PONTO (apesar deles não declararem essas especificidades, elas estão implícitas nos cálculos). Isso é verdade, mas havia oceanos de moléculas trabalhando no problema, e ninguém sabe quantas possíveis moléculas auto-replicantes poderiam ter sido a primeira. UM CÁLCULO DAS IMPROBABILIDADES DA ABIOGÊNESE É INSIGNIFICANTE A MENOS QUE RECONHEÇA A IMENSA AMPLITUDE DE MATERIAIS INICIAIS DA QUAL O PRIMEIRO REPLICADOR PODE TER SE FORMADO, AS INÚMERAS PROVÁVEIS FORMAS DIFERENTES QUE O PRIMEIRO REPLICADOR PODERIA TER TIDO, E O FATO DE MUITO DA CONSTRUÇÃO DA MOLÉCULA AUTO-REPLICANTE TER SIDO NÃO-ALEATÓRIO PARA COMEÇAR.
Os seres humanos atuais têm carros e patinetes elétricos pra andar caminhos longos, logo pra que precisarão das pernas no futuro? Afinal as pernas gastam muita energia.. Nem sempre algo lógico é a verdade..
Meu amigo, esse seu pensamento é parecido com a lei do uso e desuso, proposto por Lamark, antes de Darwin. A teoria da evolução não se baseia nisso, inclusive se opõe a esse pensamento. Na teoria de Darwin, o meio impõe uma pressão sobre todos os indivíduos, e aqueles que melhor se adaptam a essa pressão (por possuírem características favoráveis) conseguem sobreviver e assim, transmitir essas características favoráveis aos seus descendentes. Portanto, presumindo que, como no seu exemplo, o ser humano nunca mais utilize as pernas, elas não simplesmente desapareceriam, já que não existe pressão do meio para isso. Um exemplo concreto disso, são os chamados órgãos vestigiais dos seres humanos, que são órgãos que não possuem mais funções no atual estágio de desenvolvimento da nossa raça, mas que já possuíram em nossos ancestrais evolutivos (e não simplesmente caíram ou sumiram).
Então, não é menor gasto de energia, é gasto mais eficiente de energia que vai te dar mais recursos no meio ambiente e logo, vai aumentar a sua capacidade de reprodução. Então, se os caras com alguma mutação com perna artrofiada fossem mais selecionados e desejados por mulheres, logo no futuro é isso ai que vc falou que iria acontecer. Os genes de pernas artrofiadas seriam maioria.
A culpa é dos governantes por não darem educação de qualidade e dos pregadores achando que sabem mais de ciência do que alguém que estudou a vida toda sobre o assunto.
Ciência e fé eram a mesma coisa, assim como astrologia deu origem à astronomia e ambas eram uma só durante algum tempo. Mas aí mataram Deus e aconteceu esse poço de degeneração que vivemos.
Eu tenho a capacidade de premonição, no dia em que ele for no podcast ele irá afirmar um monte de inverdades referente à evolução e não irá apresentar nenhum artigo científico que corrobore com o que ele afirma.
@@APRENDERDESENHANDOImagine uma aula de biologia com o criacionismo. Crianças, existem cobras e mulas falantes. Virgem que engravida de espírito pombo. Mortos ressuscitam. Gigantes existiram. t rex vegano e dragões chineses puxavam carroça. 😂
As espécies devem ser preservadas através de medidas não prejudiciais ao ambiente caso contrário pode a longo prazo causar um cataclisma ecológico que certamente nos afetará
@@walterkanashiro5563 evolução leva milhares a milhões de anos. Não há tempo evolutivo suficiente para uma mudança tão abrupta. O aquecimento por exemplo pode causar a extinção dos recifes e corais. O antropoceno só pode ser evitado com conscientização, elaborações de medidas e aplicações inteligentes que consigam preservar a natureza
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: ua-cam.com/users/live1ELrGGNp8II?si=glPOMAfVrbYPy_mU&t=1549
Você ve os assuntos que abordam, o tipo de conversa, a maneira que dialogam...
Tudo isso, e eu tentando imaginar uma coisa: como diabos um podcast igual o Podpah, teriam convidados desse patamar? Kkkkk
Poucos podcasts proporcionam conteudos de qualidade assim. Isso é incrível!
já tiveram varias vezes, inclusive o próprio sacani
@@RedBullMarotoA conversa não rende da mesma forma.
Eu não acho o Vilela um bom anfitrião, longe disso. Mas pra ser melhor do que aqueles dois patetas do Podpah, não precisa de muito
Qualidade? Só ouvi asneiras!
@@kirk1567 kkk fato!! O Vilela é meio avulso a alguns assuntos.
Mas pelo menos ele sabe valorizar os convidados, e convida gente que até mesmo, não concorda com os pensamentos/ideologias.
Na medicina, mais propriamente na enfermagem, o termo evolução tem o sentido de mudança. Por exemplo: o quadro clínico do paciente evoluiu para óbito; paciente obteve resposta ao tratamento e evoluiu para transferência de unidade; paciente evoluiu para alta médica.
Isso aí depende, se ele evolui para óbito, segundo algumas crenças religiosas, ele pode ter transcendido 😅
Essa é a definição mais correta de evolução, geralmente se atribui um juízo de valor em cima da palavra, como o Sacani disse no vídeo, porém a palavra apenas significa um processo gradual de mudança de um estágio para outro.
Exatamente. Evolução diz respeito a mudança. Se é boa ou ruim, cabe a análise e julgamento dizer
Nessas situações da área da enfermagem, evolução dá ideia de passagem de fase, passou deste ponto e foi para tal ponto; no caso das espécies talvez fosse mais adequado chamar de adaptação, "teoria da adaptação ", como o Sérgio falou;
sao os crentes que ficam inventando semantica para os termos cientificos para causar . igual o "todes " de hoje em dia . salvar uma mulher afogando é machismo e nao mais heroismo kkk .
Outra coisa que Darwin não disse, foi que o humano evoluiu do macaco... quando na verdade foi dito que, em algum momento, eles tiveram um ancestral comum
Ser humano ainda é um macaco
Ou seja, que evoluiu do macaco 😂😂😂😂
@@Lucas72336 Não, pois na teoria o ancestral em comum não era um macaco, talvez até fosse bípede, e os macacos se adapataram a andar se apoiando nas mãos. Assim como os felinos possuem um ancestral em comum, mas você não pode chamá-lo de tigre, leão ou gato, é só um ancestral comum. O problema com os humanos é que como espécie humana nós somos a única restante, e o nosso primo comum, o macaco, visualmente parece distante, se pelo menos os neandertais tivessem sobrevivido teríamos como visualizar mais facilmente.
@@antikaiso partindo do pressuposto que é uma "teoria" o assunto se encerra aqui.
@@Lucas72336 você faltou às aulas que explicavam como se constrói uma teoria científica, né? Aparentemente, confunde teoria com hipótese.
Antigamente eu tinha essa de não acreditar na teoria da evolução, primeiro que eu não entendia de fato como funcionava, mas quando fui pesquisar mais aí tudo fez mais sentido, é bem legal entender como as pesquenas multacões vão se acumulando, e como que os biologos meio que mapeiam se onde vieram.
Parcialmente eu acho que os cientistas tem meio que uma culpa nisso, as vezes quando tentam simplificar pra explicar acaba confundindo as pessoas, a fato das pessoas dizerem coisas como "eu nunca vi uma especie gerar outra" mostra que não entendem como funciona, e acho que coisas como aquele desenho de um macaco se tornando um ser humano ajuda as pessoas a ter essa má interpretação.
Como assim uma espécie não gera outra? Em que momento que podemos afirmar que há a diversificação, quando terá o salto qualitativo pra poder afirmar q um dado animal é uma novidade em relação aos seus ancestrais ?
@@leonhardmagno6719 Quando for diferente o suficiente pra ser considerado outra espécie.
@@leonhardmagno6719imagina muitas gerações vivendo isoladas por algum motivo, cada grupo vai tendo as suas mutações e reproduzindo, depois de milhares de anos, ambas estão muito diferentes da ancestral, e muito diferentes entre si, ou seja, duas novas espécies, mas não nasce do nada, cada geração muda um pouco
@@ronaldorodriguesribeiro4329o problema é porque o ancestral não existe mais? porque ele desaparece? Porque não tem vestígios dele ? acontece com todos os animais ou tem alguns que sabemos os ancestrais deles? é só uma dúvida mesmo sou leigo nisso.
@@apenasaleatorio1022 o fóssil é um vestígio da existência desse ancestral, portanto o vestígio existe (existem inclusive os vestígios dos ancestrais humanos). O ancestral deixou de existir pq ele evoluiu. Dependendo da separação geográfica, uma população distante desse ancestral dará origem a uma espécie ligeiramente distinta. A evolução não é linear. Duas ou mais espécies podem ter um mesmo ancestral. Imagine uma população de ave que deixou o continente e passou a viver em um arquipélago próx. Ela dará origem a subespécies distintas daquelas do continente
A popularmente “teoria da evolução” na verdade é o tratado científico chamado “A origem das espécies pelos meios da seleção natural ou A preservação das raças favorecidas na luta pela vida” em tradução livre.
O papel aceita qualquer coisa. Você já leu, por exemplo, livros sobre nutrição no passado? Era uma coisa terrível. Tão terrível quanto eram os artigos científicos enviesados/comprados para falar bem ou mau de alguma coisa.
Uma coisa que eu não entendo o por que não explicam que as adaptações não acontecem por uma "necessidade", utilizando o Dodo como exemplo, o tamanho da asa deixou de ser uma vantagem, porém, a diminuição do seu tamanho não foi algo planejado ou uma decisão racional da ave, e sim alterações genéticas, muitas vezes aleatórias, ao acaso, mínimas, que ao passar do tempo foram se tornando dominantes por ofertarem vantagens, sejam energéticas ou para reprodução/manutenção/longevidade da espécie. Não é necessariamente por necessidade que essas alterações acontecem, quando falamos de milhões e milhões de anos, pequenas "vantagens" acabam se sobressaindo, assim como outras alterações que não representam vantagens também podem se sobressair por simples aleatoriedade.
Mas as adaptações acontecem por necessidade.
Em relação ao crescimento do dodo, o seu tamanho deve-se ao facto de poder passar mais tempo se alimentando sem necessidade de se preocupar com a predação e por falta de competição por alimento.
Se não têm predadores e não tem concorrência, inevitavelmente uma espécie vai se tornar maior.
Tome como exemplo as baleias, poucos são os seres vivos que se alimentam da abundância de placton e poucos animais conseguem predar baleias.
Acredito que o que ele quis dizer foi que não é uma necessidade consciente, e sim uma escolha natural (seleção natural), dos animais que nasciam com asas menores gastavam menos energia com as asas e sobreviviam mais tempo e reproduziram mais. Isso no começo obviamente numa diferença mínima e dentro de muitos e muitos anos foi se gradativamente aumentando até que todas se tornassem bem pequenas.
E não o que acredito que no vídeo fez parecer um pouco, de tipo, "vamos parar de gastar energia com as asas"
Nem sempre é por necessidade. As vezes é o mero acaso mesmo. Por exemplo um grupo de animais morre em uma tempestade sobrando apenas poucos exemplares. As características genéticas desses sobreviventes vai seguir, mas eles terem sobrevivido não foi merito adaptativo, foi um evento aleatório. Isso acontece muito. Os próprios dinossauros terem morrido pelo impacto e mudanças climáticas de um asteroide já é por si só um evento aleatório.
@@dridridaak37 nenhuma espécie á parte o ser humano tem capacidade de se adaptar de forma consistente.
As evolução das espécies na grande maioria é por necessidade adaptativava.
Em relação ao "por acaso" sim às vezes acontece alterações genéticas que podem dar uma vantagem evolutiva perante outros seres da mesma espécie, da mesma forma que esse por acaso pode dar desvantagens que faz com que essa espécie entre em extinção.
Portanto não é o por acaso que move a evolução, faz parte, mas não é o motor principal.
Vou fazer uma analogia, pode ser qualquer desporto, mas pego o exemplo de um jogo de futebol, sorte faz parte e pode levar a vitória ou derrota de uma das equipas, mas o que faz uma vencer ou perder é a capacidade física/mental adaptação ao campo capacidade de superar dificuldades etc, acaso são coisas raras e não é isso que determina resultados.
Tá quase acordando 😅
Essa foi uma das melhores entrevistas 👏
Lendo esses comentários confirma mais a Teoria da evolução. A galera não quer gastar energia estudando mais
o mesmo para os evolucionistas
@@leonewade4980 A diferença é que nós estudamos de verdade
@@leonewade4980 KKKKKKKKKKKKKKKK, não é possível que seja falando sério.
A evolução é observável, você acredite ou não, ela acontece
@@leyharp sim, eu vim um cão se transformar em baleia.
@@leyharpsim, existe adaptação. Mas a questão nem é essa, pra chegar na evolução precisa de uma criação…
Podcast top demais, parabéns 👏🏻
A variedade acontece justamente porque o processo é aleatório e cria um monte de variações, positivas e negativas. As que acham um jeito de sobreviver, continuam. As outras, não.
🎯
Outro erro comum é achar que a evolução é completamente aleatória.
De fato, tem um sistema aleatório (mutação), que gera a variação, a partir da herança genética que ele recebe. Porém, a partir daí, um sistema NÃO aleatório (seleção natural), "recompensa" os que mais se encaixam nas pressões do meio ambiente.
Mais ou menos. Não dá pra pensar nas adaptações sem levar em conta o ambiente. A complexidade é muito mais função dos diferentes ambientes do que das variações. Se você variar e não tiver um ambiente no qual essa variação traga alguma vantagem ela some caso tenha algum "custo".
Falar isso é fácil, mas provar que mutações podem dar origem a estruturas totalmente novas é improvável, no sentido mais restrito da palavra claro
@@hankrey7026Discurso lindo, mas na prática a teoria da evolução é só uma hipótese mesmo
O importante é continuar esfriando e esquentando, esfriando e esquentando, sempre, sempre. 👍
O problema, é que, mesmo que vc mostre o conceito, a galera não se impota, o importante e manter as crenças, vi muitos que nem lê os artigos que mando e fala que tudo é mentira e não faz sentido
Tá, Sr. Óbvio... então qual é a definição de evolução se nem mesmo os próprios evolucionistas estão de acordo com a definição atual
O que evoluiu primeiro: o sangue, o coração, os pulmões, as veias, as artérias ou os rins (que filtram o sangue e controlam a pressão arterial)?
@@prk30 bactérias não possui nenhum destes sistemas, e algumas formas de vidas mais simples como plantas que vieram antes de animais também não possui, inseto não possuem rins e assim por diante, então sua pergunta tendenciosa, morre na sua própria exencia
@@eticocetico evolução é adaptação, estas adaptação podem ser positivas ou negativas, o maior intuito é trazer a perpetuação da espécime, ex, existe insetos com vidas bem curtas, praticamente se reproduz e morre, isto mostra que no fim, o objetivo final foi cumprido, o de se reproduzir
@@prk30 acontece que as formas de vidas mais antigas como cnidarios, não possuem sistemas circulatório, nem rins, então isto nunca foi um problema, plantas, bactérias não possuem nenhuma dessas estruturas, nem o fator de ter sangue é essencial para a vida, insetos não tem sangue, e nem rins, então depende de qual forma de vida é, insetos tem cistema circulatório, mais não tem sangue, comesse a estudar que vai saber que tua pergunta nem fundamental tem, pq uma coisa não depende da outra, e assim como pode surgir um que possui uma dessas características e não possui a outra, ao mesmo tempo, pode surgir um com outra dessas, e não ter a do primeiro, no mesmo intervalo de tempo, a evolução não acontece em um único ser, acontece em vários seres no mesmo intervalo de tempo, com diferentes resultados
O único problema do nome da teoria é q a geração Z só lê o titulo, e pensa q já entendeu tudo.
O triste é que não é só a Z 😢
Pode ter certeza que em suma maioria não é a Gen Z que faz isso.
Eu diria que a geração Z nem tá ligando para isso e todos os criaçonistas que já vi pareciam ter mais de 35 anos
Gen Z? tá só os tiozão nos comentários
O velho papo do cara que se acha especial pq nasceu antes kkkk
"Evolução" vem do filósofo Hebert Spencer que escreveu um livro de sociologia 8 anos antes de Darwin publicar a Origem das Espécies. Thomas Huxley que era biólogo usou esse termo em 1860.
esses ingleses inventaram um monte de histórias naqueles salões exclusivos...
Nem Darwin foi o primeiro a formular uma teoria da evolução. Muitos cientistas já tinham tentado explicar a existência de fósseis de animais semelhantes aos atuais, mas que não existiam mais, e também as claras relações entre os organismos. Darwin só fez isso com mais robustez
Mesmo Spencer só criou o termo pela influência do whighistory e dialética hegeliana, que estava presente em seu zeitgeist
Mas como evolução não quer dizer melhoria se, por exemplo, o olho demonstra, com sua "evoluçao", que o sistema teve de ser melhorado para que começasse a funcionar?
@@willc.a.6061 Sim. Evolução vem de desenrolar. Do latin envolver. Jean-Baptiste de Lamarck fala da evolução com o sentido de desenvolvimento. Anaximandro também.
Pessoal acha que a teoria da evolução é igual a Pokémon, ele evolui e fica mais forte. Certamente a convivência entre espécies diferentes que tem um ancestral comum não são mutuamente excludentes. Outros organismos considerados “mais simples” já se adaptaram para perpetuar sua própria espécie só isso.
Tá bom mais que vida existia aqui na terra para evoluir?
"teoria da adaptação transmutativa" seria um nome legal
Mutação. É o segredo da nossa evolução. Ela nos permitiu evoluir de organismos unicelulares para a espécie dominante no planeta. Esse processo é lento, e normalmente leva milhares e milhares de anos, mas a cada poucos séculos, a evolução dá um salto.
Começou bem, mas terminou mal. Durante toda a História da vida na Terra, houve apenas um salto evolucionário, chamado Explosão Pré-Cambriana.
Não evoluímos dos macacos, mas sim de um ancestral em comum.
Teoria da ramificação
Na verdade segundo o popular macaco séria qualquer primata, seguindo essa lógica, somos macacos, somos primatas.
O nome disso é cladogênese.
Era uma população mais primitiva que tinha alguns membros com características diferentes. Conforme um grupo desses animais começou a viver em ambientes de savana, sem muita cobertura arbórea, as características que melhor funcionavam nesse ambiente começaram a ficar predominantes nessa população com o tempo. Outras partes dessa população foram para diferentes ambientes que requeriam diferentes características. Depois de um tempo, acabaram acumulando diferenças o bastante para serem considerados linhagens separadas.
Também, vale lembrar que nós, filogeneticamente, somos "macacos". Assim como somos mamíferos, cordados, animais e eucariotos. Não se sai de um clado, um clado contém TODOS os descendentes de um ancestral. Seres humanos, como chimpanzés, são da tribo Hominini. Assim como chimpanzés, seres humanos, gorilas e orangutangos são da familia Hominidae. Essa família, junto com os macacos do velho mundo, são do grupo Catarrhini. Eles, junto com os Platyrrhini (macacos do novo mundo), formam o grupo Haplorrhini, e assim vai. Todo mundo está relacionado e todos são "macacos" se quiser chamar assim.
@@SoneNando Vi isso no livro de biologia
E o ancestral comum evoluiu de de quê? Peixe?
O grande problema daqui pra frente vai ser o “Eu li o título então já sei tudo”, essa nova geração que está vindo é ASSUSTADORA, posso falar isso com propriedade porque sou professor de administração é de espantar a quantidade de pessoas que não querem trabalhar e acham que a vida se resume a apostar do “tigrinho” e alguma hora irá ficar rico e não precisar trabalhar. A “teoria da evolução” está se fazendo presente nessa geração, os jovens moles e malucos estão se adaptando a um mundo fácil que foi deixado para eles e a consequência disso é reclamações sobre qualquer coisa e nego querendo se identificar como uma girafa.
Tem que ter muita fé para crer nisso
Fé é acreditar que alguém anda em cima da água, homem mora dentro de animal marinho e que jumenta fala. 😂
Tem gente q acredita q vai viver quando morrer .imagina só.
Selo clássico do crente ignorante realizado com sucesso!
Parabéns!
É so ter 2 neurônios na vdd
Queria muito ver um debate do Sacani com o professor Ricardo Felicio.
Cara, eu praticamente me transformei um cético. Mas é incrível como a minha consciência é incapaz de entender o ser humano em um tempo tão "curto". A minha consciência me faz pensar que o ser humano, é uma coisa impossível.
E é meu amigo. Tudo era pra ser somente materia sem vida e nada..
Impossível me parece a vida vindo do nada, a vida complexa no nível de um humano me parece um milagres
Tá mais para negacionista barato do que cético.
alcançar a consciência não é fácil, mas a descoberta do fogo ajudou muito. Nenhum outro animal dominou.
Realmente eu não entendo muito de biologia, mas a única coisa que me espanta é que em conversas sobre a teoria de Darwin s coisas são ditas e pronto, o entrevistador não obriga os convidados a darem longas explicações provando cada detalhe com informações verificáveis. Qualquer outras entrevistas que não coadunem com Darwin as pessoas são pressionadas a explicar de todas as formas possíveis e impossíveis o pq ela acredita naquilo, ou afirma aquilo.
Existe uma pressão moral para jamais questionar.
Ai de quem ousar. Será taxado de crápula
Teoria da adaptação não rola Sacani, pois nem toda mudança evolutiva é adaptativa! Temos mudanças que são neutras!
Exato. Não só por isso mas porque existem outros mecanismos de evolução que não são seleção natural, como deriva genética, mutação, fluxo gênico, permuta genética. Nenhum desses implica adaptação. Só aumentam a variabilidade.
Vocês que são mais estudados que eu…
É verdade aquele lance da cauda em seres humanos?
@@PeX218sim o cox, inclusive alguns quando está na barriga a calda existe
14:06 uma recomendação muito importante do Sacani, esse livro é documental e baseado em fatos reais, tem fotos, vídeos e áudios da época, inclusive o vídeo do momento exato do contato do meteorito no planeta, que se chamava água na época e depois mudou para Terra.
Vale a pena a leitura no banheiro.
Deveria ser Teoria da Adaptação
As pessoas só postam a mesma coisa que foi falado no vídeo.
Evolução não significa melhora, significa mudança. Darwin não tem culpa se vocês são burros.
Ou simplesmente teoria da biologia
A biologia não se resume a uma teoria.
E adaptação não é o melhor nome pra descrever o que acontece, porque a mutação não acontece por adaptação. A mutação é espontânea e pode ou não ser causada por genes. Diabetes tipo 1 é uma mutação genética e não te adapta a porra nenhuma. anemia falciforme, no entanto, é uma mutação que deu imunidade a uma doença em específico.
A adaptação não acontece na passagem de geração. É uma mescla de mutação acumulada e seleção natural/artificial. Não existe melhor nome do que evolução e a não aceitação é só obtusidade da própria língua, como se não houvessem outras palavras com vários significados.
@@marceloteixeira514 kkkk muita histórinha, devia nem existe essa indiotice
Alberto parece um Vocalista de bandas de Death Metal Oitentista. Fico imaginando ele com a Camisa da Suffocation macetando um Contra baixo. Hehehe foda.
A teoria da evolução tem muito mais lacunas… não é apenas isso. Não é fácil comprovar mudanças além de adaptações numa mesma espécie ou família. Por exemplo: ameba que muda pra peixe, que muda para réptil e depois ave. Depois muda para grandes lagartos e depois galinha… O que realmente conseguimos ver é uma ave que se modifica e vira outro tipo de ave. Um primata modifica-se para um primata diferente, mais alto, mais forte, ou com menos pelos… Mudanças de espécies em famílias diferentes é algo difícil de conceber e não é reproduzível pq a variável tempo não permite. Simulações só são abstrações matemáticas… filosofia,
Fala isso pras aves
Você dizer isso só indica que realmente nunca estudou sobre
Kkkk pq será que o embrião humano tem fendas branquiais e membranas interdigitais?
@@derfelcadarn4979cara, sou leigo no assunto, poderia explicar isso ai?
Os físicos até hoje testam as teorias de Einstein à luz de novas descobertas pra ver se ainda se aplicam,mas os biólogos vão a loucura se falar em fazer o mesmo com o trabalho de Darwin.
Cara eu realmente fico muito chocado de como a gigantesca maioria das pessoas não entenderam absolutamente nada da teoria da evolução.
Pelo menos no meu ciclo de amigos e familiares ninguém entendeu.
A "evolução" não é sobre acreditar, basta entender e ver que é completamente provada.
Alguns acham que por se chamar "teoria" ela não tem validade, sendo que uma teoria significa que é uma hipótese baseada em evidências e memo que a hipótese seja comprovada (como no caso da avolução) vai continuar sendo uma teoria.
Não deixam o professor falar🤦🏻♀️🤷🏻♀️😰🙇♀️🤣🤣🤣
Eu achei bem equilibrado, com todos falando. Até pq o formato é mais conversa mesmo, caso contrário seria palestra
Gostaria de ver uma entrevista com o Sérgio Sacani e o climatologiata Ricardo Felício
😂😂😂😂😂😂😂
O verbo denota ação. Sem o Verbo nada existiria. Tudo no universo é linguagem.
therefore the lord exist, thus, i can cope with moralish issues
Kkkkkkk tá bom amigo. Leu os livrinhos do Éliphas Lévi. Bruxinho da internet.
@@juliol77 kkkkaaakkkkk😂😂😂😂
Sacani é muito inteligente, esse cara deveria ser presidente e o mundo deveria ouvir ele...
Tb acho errado adaptação, pois as mutações são aleatórias e muitas vezes não há uma vantagem na mutação. Q aconteceu em uma população. As vezes a mudança é pra pior mas ainda permite a sobrevivência dos indivíduos.
Mas o objetivo não é sobreviver? Então ofereceu vantagem pra espécie. Pode dar algum exemplo de mudança que não foi útil pra algum animal?
@@ericbateria_sem_fim9895 Qualquer doença genética que os seres humanos tem são mutações que não foram boas pra sobrevivência do animal, ué
Concordo! Adaptação também não seria o termo mais correto, mas já ficaria um pouquinho melhor que evolução.
@@ericbateria_sem_fim9895 ,
Exemplos bastante conhecidos de mutações são as que levam à anemia falciforme, ao albinismo e à fenilcetonúria.
Também no caso do albinismo e da fenilcetonúria, mutações gênicas levam à impossibilidade de produção de enzimas (proteínas) para a produção de melanina e tirosina, respectivamente.
@ericbateria_sem_fim9895 , O objetivo é sobreviver até a idade reprodutiva e passar o gene adiante.
Já as mutações podem dar alguma vantagem na sobrevivência, acasalamento ou até uma desvantagem.
Exemplos bastante conhecidos de mutações são as que levam à anemia falciforme, ao albinismo e à fenilcetonúria.
Também no caso do albinismo e da fenilcetonúria, mutações gênicas levam à impossibilidade de produção de enzimas (proteínas) para a produção de melanina e tirosina, respectivamente.
nem sempre a mudança significa evolução, as vezes regride, como o cérebro das novas gerações que não estudam, o organismo entende que o cérebro não é mais necessário
Esse é o irmão mais velho do Loss? 😅
Parece proposital pra gerar comentários, mas me rendi: 13:40. O ser humano é muito mais adaptável a quaisquer mudanças climáticas. A questão de um meteoro ou uma grande catástrofe abrupta é claro q daria crédito. Mas uma mudança pro nosso tempo é uma questão de lógica q o esforço conjunto é o próprio produto exponencial, hoje difuso, de q daria sim uma solução pra continuidade da nossa espécie.
O Dr. Rômulo Machado bate bastante nas inconsistências da teoria da evolução. Eu sigo o canal dele, _Ciência e Filosofia_ .
Grande ordenhador de "leite" de galo! 😁
No resto, fraquíssimo
Em todos os artigos acadêmicos dele ele defende a evolução. Só no UA-cam mesmo que ele diz ser contra.
Aquele louco q fala de hentai
dá uma olhada nos trabalhos acadêmicos, todos defendem evolução
@@APRENDERDESENHANDOVi seu vídeo refutando o rômulo. Deu até dó!
Eu tenho uma dúvida sincera sobre o assunto.
Contextualizando:
A teoria da evolução diz basicamente que os mais adaptados ao ambiente onde estão sobrevivem e passam seus genes adiante.
Então temos o polo norte e a trocentos milhões de anos atrás existinham ursos lá, algum ou alguns sofreram mutações e uma dessas mutações deixou o pêlo branco o que possibilitou que esses(s) urso(s) tivessem mais vantagem pra caçar, logo eles sobreviviam mais tempo, procriavam mais e esse gene passou adiante até o urso branco foi se tornando o natural desse ambiente.
Minha pergunta é:
Se a vida teve inicio na água como desenvolvemos pulmões?
Desenvolver pulmão dentro d'água é uma mutação que não é vantajoda sem contar que um pulmão é complexo pra bexiga.
Serjão emagreceu demais! 😀
Grande Jerry Cantrell além de músico é cientista
Certamente a Evolução é o assunto que gera mais debates na Biologia, isso entre a comunidade comum, pois para a academia científica a ideia de mudança gradual entre espécies é tratada como um fato, e o que se discute é como, e qual a importância dessas variações, com isso, há teorias como a Seleção Natural e Sexual. A IMPLICÂNCIA COM A EVOLUÇÃO É EXPLICADA PELO ANTROPOCENTRISMO, A CRENÇA DE QUE HUMANOS NÃO FAZEM PARTE DO REINO ANIMAL, POR SEREM DOTADOS DE INTELIGÊNCIA, CONSIDERAM-SE SERES SUPERIORES, DOTADOS DE UMA SEMELHANÇA DIVINA, OBVIAMENTE ESSA IDEIA NÃO POSSUI BASE CIENTÍFICA, DE FORMA QUE, PARA A BIOLOGIA, A PARTIR DE ANÁLISES MORFOLÓGICAS, DE COMPORTAMENTO, E ATÉ MOLECULARES, É POSSÍVEL MOSTRAR QUE POSSUÍMOS UMA SEMELHANÇA, PROVINDA DA NOSSA HISTÓRIA EVOLUTIVA, COM OUTROS PRIMATAS. Junto a esse receio em ser um primata, surgem questionamentos, a grande maioria infundados, sobre a nossa origem evolutiva, um deles: Por que ainda existem macacos?
Academia científica é a classe mais dividida que existe, a academia científica não é unânime nisso, mas sim os que gritam mais e aliados aos que no poder estão e dentro do que o sistema quer, muitos cientistas duvidam e fazem coros abafados contra a teoria, existe uma corrente forte porém calada pelos mais proeminentes, que discordam e lutam contra a teoria da evolução e muitas outras crenças que parecem unânimes.
@@youinuber8015Na verdade, esses que são anti-evolução fracassaram em refutá-la e são minorias. Não atoa não existe nenhum artigo científico deles que realmente desbanca e refuta as evidências da evolução, só choradeira e vitimismo na internet. Calados pelos mais proeminentes? Só pode ser piada. Como são calados se eles tem espaço na mídia e internet?
A mudança gradual entre espécies não é tratada como fato na biologia, havendo literalmente milhares de cientistas que falam abertamente que o darwinismo está morto. No site dissentfromdarwin você verá que a evolução é tudo menos um consenso dentro da ciência.
@@youinuber8015Segundo a pew resource a maioria esmagadora dos cientistas aceitam a evolução.
@@youinuber8015Não são calados porque eles tem espaço na mídia e internet. Que mundo você vive, hein?
Sacani manja muito, Inegável, mas ele não deixa o outro cara completar o raciocínio, ele é o fominha dos podcasts! Kkk
É porque na verdade ele não manja tanto assim e precisa sempre articular para se mostrar relevante.
Em suma, um perfeito comentarista científico, mas não um cientista de facto.
@@PeX218 ele manja muito de geofisica (doutor), das outras áreas é só um puta nerdola
O problema não é o nome. E crente que tem fé frágil e n quer aceitar.
Se a fé fosse frágil ele teria aceitado a explicação, é preciso ter fé muito forte para manter a mesma posição.
@@kairanmde forte e cérebro fraco
Desacreditar na ciência e acreditar em divindades invisíveis 😂
@@kairanm "Fé frágil" no sentido de ter que ser um negacionista científico para continuar mantendo sua fé em "Deus" pois a biblia diz que "Deus fez", quem tem fé de verdade não precisa ser negacionista científico.
@@daapedrottiA bíblia fala que o homem e os animais são criações separadas de Deus e com propósitos diferentes.
Não tem nada falando que tem um único ancestral em comum que foi evoluindo até gerar os vários animais e a raça humana em um processo de milhares de anos.
Portanto, não acreditar na teoria da evolução por ser Cristão só é coerência com suas crenças e não negacionismo científico.
@@vizatroslytherinOficial A ciência evidenciou a evolução a ponto de não haver muitas dúvidas quanto à como ocorreu esse processo natural. A evolução é um fato e a Teoria da Evolução explica como isso ocorreu. Se vc nega evidências científicas vc é negacionista científico, mas tenho certeza que vc não nega a evolução, vc só acha que nega. Sobre a fé, a maioria das pessoas que são cristãos não negam a evolução e continuam acreditando em Deus, a fé delas não depende de confirmação científica pois entendem que são coisas diferentes.
Sobre aceitar a evolução, se hipoteticamente vc precisar de um teste de paternidade para descobrir se vc é pai ou filho de alguém, vc aceitaria o resultado de teste de paternidade? Se sim, vc aceita a evolução pois é exatamente a mesma técnica que é usada para definir um ancestral comum entre o Homem e os chimpanzés por exemplo. E essa é somente uma das maneira de evidenciar a evolução, existem diversas outras que somadas não deixam dúvidas quanto à esse acontecimento.
Ainda sim, assim como religioso tem que ter "fé" para acreditando na Evolução. Tem muita coisa que não tem explicações lógicas. Eu gosto muito de falar da célula dos humanos e dos animais, o quão impressionante elas são. Sabendo que 1 única célula é só mais uma em meio a centenas de milhões. 🔬🧬 #Biologia #Evolução #Natureza
Na verdade o real problema é a falta de interesse em querer estudar e se aprofundar no assunto, os crentes acreditam que a evolução acontece igual no desenho pokemon, aí você já vê a falta de conhecimento.
O que evoluiu primeiro: o sangue, o coração, os pulmões, as veias, as artérias ou os rins (que filtram o sangue e controlam a pressão arterial)?
@@prk30dificil de explicar mas eles evoluiram quase ao mesmo tempo
@@Zerobf109Como assim ao mesmo tempo?
Um pai não tinha coração e o filho tinha?
Ou o pai não tinha coração, o filho teve meio coração e o neto um coração inteiro?
Explica melhor isso aí, por favor. Eu não estudei essa parte
@@PeX218vc não estudou nenhuma parte 😂😂😂😂😂
Tem um documentário bom da history channel sobre o ultimo dia dos dinossauros, muito bom
E a galinha que não voa e é caçada pela raposa??
Entre outros motivos porque galinhas sofrem uma seleção artificial pelo ser humano. Pra que ela vai desenvolver asas e voar se a maioria das galinhas tem proteção e alimento de graça dados pelo ser humano (mesmo que seja para futuramente consumir a carne ou os ovos)?
Serjao da umas viajadas as vezes cara, adaptar-se para melhor é evoluir, para quem nao quer entender nao tem termo semântico perfeito que resolva
Evolução - transformação.
Não necessariamente quer dizer que essa transformação vai ser algo bom.
Ex: existem simulações de como será o corpo humano no caso do uso contínuo de celulares. Nossa espécie poderia ficar corcunda, dedos mais curtos e já existem estudos de que o ato de guardar esse objeto no bolso poderia interferir na fertilidade por conta da radiação.
Obviamente isso são suposições. Mas concordo com você no ponto de que quem não quer ouvir não vai aprender independente do termo
@@toninhoferreira8965 Mas é exatamente esse o potno. Evolucao nem sempre é pra melhor, porem, voce ta vendpo isso com o vies do sobrevivente, houve evolucao de maneira diferente na mesma especie, algumas pra pior, esses se extinguiram, algumas neutras e algumas foram melhorias. Com o passar do tempo quem os com "saldo menor" na conta, desapareceram, seja por nao conseguirem alimento, nao conseguiirem reproduzir ou serem predados.
@@rgnhel não entendi aonde você quis chegar com esse comentário, você falou a mesma coisa que eu...
@@toninhoferreira8965 Eu queria marcar o cara e enfatizar teu ponto.
Certo. Variação cega e retenção seletiva
O problema não é o nome da teoria, é o ensino religioso que emburrece as pessoas, basta ver os comentárioa.
Iguais ao seu
Ora pois
Se fosse usada da maneira correta, a religião é um manual de autodesenvolvimento, de melhoria do próprio ser, caridade, empati, sensacional. Porém é muitas vezes usada pra prender e emburrecer as pessoas. Quer um cara pika mesmo no autodesenvolvimento, Jesus Cristo...
Mas a religião existe pra enburrecer msm.
chegou o sabe tudo
Não é que perde o olho, perde a asa... é isso que confunde as pessoas. A adaptação acontece, no exemplo das aves, pq quando nasce uma ave com asas menores, ela não tem predadores e consegue se reproduzir e passar seus genes adiante. Com o tempo, as aves com asas menores são mais abundantes nesse local.
Nada surge do nada, por isso a realidade necessita de uma causa primária eterna e capaz de gerar tudo que existe. Quem, como eu, já viu espíritos, entre outros fenômenos sobrenaturais, sabe que existe o fator Deus na equação. Existe sim seleção natural e mutação de dna, mas Deus criou tudo isso. Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Encontrar Jesus é como entrar a água, não se pode saber como é apenas na teoria, é preciso entrar e sentir. Se quer ser feliz, siga a Cristo. (Podem me chamar de louco esquizofrênico que eu estou acostumado, mas não descartem a possibilidade de ser real).
Se vc aceita que nada surge do nada (e isso é uma verdade científica que até hoje não foi refutada), vc não seria crente pois quem fez as coisas do nada foi Deus segundo a religião. A ciência nunca disse que as coisas foram feitas do nada.
Se nada surge do nada, quem criou Deus? Aí fica uma progressão infinita
@@emersonluis7Deus é a causa primária. Na teoria cristã ele é o criador, a causa primária, que não foi causada por nada, mas sim, causadora de todas as coisas no universo. Criador e não criatura, nada veio antes dele.
Você alucinou amigo 😂
@@brunomelo2446 ou seja, vocês dizem que nada surge do nada mas daí em seguida dizem que Deus surgiu do nada kkkkkk aí é fácil po
Os individuos que se adaptão melhor e sejam mais inteligentes vão sempre "evoluir"
Eu só acredito na evolução no dia que algum cientista mostrar como uma espécie virou outra. Pq todos, exatamente todos, os exemplos do Darwin eram de animais da mesma espécie. Era um passarinho que ficou com o bico diferente, mas sempre foi passarinho. Ele nunca mostrou uma só prova de que todos têm um ancestral comum. E essa é a base da teoria dele, ou seja: derrubando isso vc nem precisa argumentar contra o resto da teoria, pq a premissa está errada.
Uma espécie não vira outra
Pesquisa sobre os cetáceos, depois vem aqui e me fala no que você acredita ok?
Os cetacios manow
Só acredito em Jesus no dia em que me mostrar Jesus ressuscitando um cadáver.
evolução é historia da carochinha está no nível de papai noel
this has to reach Mayer's himself. Amazing!
Pelo que sei, Darwin nem se quer publicou isso, e sim pegou estudos de outros pesquisadores.
Pelo que você sabe, você não sabe nada
Teoria da transmutação
Darwin pesquisou por mais de 20 anos, ele viajou de navio por vários continentes coletando espécies, observando , anotando tudo e fazendo testes com pombos e plantas.
Ele não pegou, ele se baseou. O conhecimento científico não é construído apenas por um único indivíduo, mas por uma coletividade de pensadores que viverem em épocas diferentes.
Tá sabendo bem...
Teoria da adaptação. Eu moro no Piauí aqui faz um calor infernal, pq nunca me adaptei a esse calor? Ja ta na hora heim.. 😂😂😂
Jesus é o criador de todo mundo , sem ele nada teria sido criado pois ele é o resplendor de toda glória , honra , poder , majestade , realeza e autoridade!!!
Kkkkkkk
E quem criou Deus ?
Onde está escrito isso em hebraico ou aramaico que era o língua e textos da época? No aguardo.
@@alexrocha2258
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
Hebreus 1:1 e 2.
Eu sou o Alfa e o ômega , o princípio e o fim , o primeiro e o último.
Apocalipse 22:13
Falas de Jesus Cristo a João.
@@wellyntonsilvalima3506
Deus é o criador , ele sempre existiu.
Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".
Exôdo 3:14.
Jesus Cristo é aquele que É , que Era e o que Há de vir.
E muito comum a gente se perguntar quem criou Deus , mais o Senhor é onipotente , onipresente , e onisciente.
Onipresença é um característica de Deus de existir antes de tudo , ou seja para nós Jesus Cristo , Deus e o Espírito Santo existiam antes do jardim do Éden.
Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".
Gênesis 1:27.
Note que Deus fala nossa imagem e semelhança , não está falando sozinho é com alguém , seu Filho e seu Espírito.
Então eu sou imagem e semelhança do Senhor não do macaco como Darwin diz , esse lance de evolução não faz sentido nenhum meu ponto de vista.
Somos feito de 3 partes , Corpo , Alma e Espírito.
E a ferida na alma quem cura é Jesus Cristo.
Quantas vezes estamos na cama perguntando o porquê de existir , e porquê viemos a terra , sem PAZ , sem tranquilidade , sem esperança , sem direção , sem alvo.
Jesus supre todas essas necessidades porquê a nossa alma é preenchida nele.
Gente, o engenheiros do Hawaí aprendeu que o que repetiram pra ele é verdade e ele nem testou mas afirma ser verdade.
Esse é o padrão dos darwinistas...
É muito malabarismo mental
Ou falta de conhecimento e profundidade da sua parte.
Eu prefiro quando há uma pessoa da climatologia falando sobre clima. Principalmente Luiz Carlos Molion.
darwin iludou muitos ingênuos. Eles caíram no conto do biólogo de Taubaté.
É simplicidade incrível como as pessoas acreditam numa bobagem dessas como se fosse uma verdade absoluta.
Claro, quem sabe da verdade é você 😂
@@andrepaulo8031tu acredita que um ser criou tudo do nada apenas falando e que criou o ser humano modelando barro 😂
Igual tu que caiu no conto da cobra falante? Ahh, pois...
@@matheuslevi9063 Como eu não faço ideia. Mas certamente não deva ser dessa forma infantil q ateus imaginam. Apenas creio naquilo q é infinitamente mais provável.
A questão da evolução com esses questionários repetitivos, que dizem porque ainda tem macaco, por que o macaco não pariu um ser humano, são facilmente resolvidas ou respondidas; na primeira questão, é porque existem linhas evolutivas, seria como uma viagem cada um tomando um sentido diferente, nenhum chegaria ao mesmo local, e na segunda, é porque a evolução acontece de maneira muito lenta e minuciosa e é atrelada a regionalidade ambiente.
O exemplo da libélula é ridículo. A libélula não deixou de ser libélula, apenas diminuiu de tamanho. Outro exemplo sem noção é confundir clima em microrregião com mudança climática planetária. A Ciência virou religião para esse pessoal.
?
Meio q
Não era uma libélula
Por que diminuiu de tamanho meu caro?
Converas sensacional, só faltou o Pirulla pra fechar com chave de OURO
Tem que ser muito miolo mole kkkkkkkk kkkkk para acreditar nesses dois lunáticos
?
Essa explicação foi muito boa, mas é preciso tomar cuidado que beira o Lammarckismo.
"Se você estudar Astrofísica, Química Orgânica, Teoria dos Sistemas, Teoria da Informação, Cibernética, Feedback, Homeostase, Teoria da Complexidade, Termodinâmica, Teoria da Evolução, Replicação de Moléculas, Auto-organização da Matéria, Genética, Probabilidade e Estatística e a nova teoria do Aumento da Informação Funcional, terá condições de entender a origem da vida e do ser humano na Terra.”
Os caras usam termos carregados de teleologia o tempo inteiro e depois se surpreendem porque as pessoas esperam isso kkk
Evoluir é 'progredir em uma determinada direção' (para a evolução, na direção da adaptabilidade momentânea), não é só 'mudar'. A TEORIA DA EVOLUÇÃO só diz respeito apenas a seres vivos, apenas a partir do ponto em que há moléculas auto-replicadoras.
A evolução biológica é só mudança, mesmo. A Seleção Natural, que é um entre vários mecanismos da evolução, é que promove adaptação.
Dodo 🦤 era da Ilha da Reunião, perto de Madagascar.
A teoria da evolução não se limita à evolução ou mutações mas também à seleção natural. Esta última é que determina os indivíduos que vão sobreviver e passar suas cargas genéticas e características fenotípicas, que são determinadas também pelo ambiente, para as próximas gerações.
Agora, a ciência ainda não fez a ponte entre as pressões do ambiente na modificação fenotípica dos seres e a fixação desses fenótipos no genoma. E se este mecanismo poderia estar presente nos íntrons. E a partir daí de alguma forma bioquímica haver a deleção destes íntrons... Não se sabe ainda...
O que vulgarmente se sabe é: órgão sem uso atrofia e com muito uso se desenvolve...
Com a fixação genética destas características e isolamento geográfico ou "reprodutivo" surgem as novas espécies.
O problema é a galera que só lê o título do livro.
Daqui a pouco nós vamos pensar menos, calcular menos, por causa da tecnologia
Evolucão vem de "evolvere" que significa desdebramento ou de "evolutio" que é desenrolar um pergamino e ler le
Percebam que ele começou falando certo, depois falou que o "corpo" muda por causa do ambiente... Isso é a teoria de Lamarck, a de Darwin são mutações e seleções, apenas! Ou seja, mudou e depois o ambiente selecionou, não o contrário. 😑
Entendo que é ambiente e seleção, ou seja, soma de fatores... soma isso a simbiose.
Evolução não é uma teoria, é um fato. A teoria se chama *teoria da seleção natural*
evolução é historia da carochinha
Hipótese*
Não consigo gostar do Pirula. Arrogante demais...
O Sacani sabe mais do que ele em tudo e não passa essa vibe.
Estudem a etimologia da palavra evolução e verão que não há problema algum com o termo em relação à teoria proposta.
A extinção que estamos observando é a dos insetos, mas a gente não ouve falar, insetos não são fofinhos, não sei se é só uma percepção minha mas na minha infância haviam muitos vagalumes, cigarras e besouros, agora parece que a quantidade desses insetos caiu bastante.
Nossa, eu percebi isso. Quando eu era criança, meu quintal era cheio desses insetos, o que eu mais gostava era da joaninha 🐞. Nunca mais vi
Eu só acredito no ateu, quando o avião estiver caindo e ele dizer vai evoluir para um passarinho.
E se virar eh Deus rs
Na medicina evoluiu significa tbm mudou. Paciente pode evoluir para um quadro melhor ou pior. Só significa que mudou.
O ser humano tem muito mais potencial mental que os macacos. Sem comparação. E entre nós e os macacos existem em tese inúmeras sub espécies até alcançar o que somos. Não é problema semântica, pois há sim uma expansão da vida, que se torna cada vez mais complexa, mantendo as espécies precedentes que não foram extintas.
Nome mais simples e didático seria Teoria da Transformação Biológica, pois Evolução biológica tem sentido de transformação a partir de mutações e seleção natural. Aliás, seleção natural é outro nome que gera controvérsia, uma vez que seleção é ato consciente o que leva a idéia de planejamento, algo que não existe na Teoria da Transformação Biológica, digo Teoria da Evolução Biológica.
Evolução é muito relativo. Temos um sistema neurológico mais desenvolvido que o de uma barata?Sim. Mas quem teria mais probabilidade de sobreviver à queda de um meteoro gigante ou a um inverno nuclear de grandes proporções?
Muito interessante
Nem a própria ciência explica a complexidade do corpo humano, tentar acreditar que o ser humano surgiu de uma 'ameba' e surgiu o sexo feminino e masculino, é algo surreal.. e a explicação é a passagem dos anos.. kkkk
todos ficam dando volta em tudo. muitas coisas são óbivias, e a ciência complica tudo, mas no final da ciencia tudo vai voltar pro princípio, ou melhor, pros princípios de Aristóteles
Não li a evolução das espécies, mas por tudo que tenho visto falar sobre, a sensação que tenho é que Darwin não falou ou não quis falar que uma espécie pode mudar até gerar outra completamente diferente, de família diferente… acho que ele desejava limitar-se às pequenas adaptações numa espécie. Posso estar falando besteira pq eu realmente não li o livro, mas pelo o que tenho visto em diversos vídeos parece que era algo assim.
Aí é que está, se a ciência tem problemas de semântica ou mais especificamente, conceitual, ela tem todos os problemas, o maior problema. Daí os equívocos nascem não só de leigos mas daqueles que elegem a ciência empiriométrica como único modus operandi de conhecimento.
O verdadeiro problema dessa teoria é a falta de comprovação de algumas afirmações, como a ancestralidade comum.
Há mais dúvidas do que certezas, mas para os biólogos, um pentelho já basta para virar lei (ou teoria)
@@PeX218 é porque para os ateus essa é sua religião inquestionável
Provavelmente não há outra declaração que seja melhor indicação que o argumentador não compreende evolução. A SORTE certamente tem seu lugar na evolução, mas esse argumento ignora completamente a participação da SELEÇÃO NATURAL, e seleção é extremamente oposto aleatoriedade. A ALEATORIEDADE, na forma de mutações, gera variação genética, o que é o material bruto sobre o qual trabalha a seleção natural. Daí, A SELEÇÃO NATURAL separa determinadas variações. Aquelas que conferem maior sucesso reprodutivo ao seus portadores (e a aleatoriede assegura que algumas mutações benéficas serão inevitáveis) são mantidas, e as variações menos bem sucedidas são removidas. Quando o ambiente muda, ou quando os organismos mudam para um ambiente diferente, diferentes variações são selecionadas, levando eventualmente a diferentes espécies. MUTAÇÕES NOCIVAS usualmente desaparecem rapidamente, então elas não interferem no processo de acúmulo de mutações benéficas.A ABIOGÊNESE (A ORIGEM DA VIDA) TAMBÉM NÃO É DEVIDA PURAMENTE AO ACASO. Átomos e moléculas arranjam-se não de maneira aleatória, mas de acordo com suas propriedades químicas. No caso de átomos de carbono especialmente, isso significa que moléculas complexas certamente formam-se espontaneamente, e elas podem influenciar umas s outras a criar ainda mais moléculas complexas. Uma vez que se forma uma molécula que é aproximadamente auto-replicante, a seleção natural irá guiar a formação de replicadores cada vez mais eficientes. O primeiro objeto auto-replicante não precisa ser tão complexo quanto a célula moderna ou mesmo uma estrutura de DNA. Algumas moléculas auto-replicantes realmente não tem toda essa complexidade (como as moléculas orgânicas). ALGUMAS PESSOAS AINDA ARGUMENTAM QUE É TREMENDAMENTE IMPROVÁVEL PARA UMA DETERMINADA MOLÉCULA AUTO-REPLICANTE FORMAR-SE EM DETERMINADO PONTO (apesar deles não declararem essas especificidades, elas estão implícitas nos cálculos). Isso é verdade, mas havia oceanos de moléculas trabalhando no problema, e ninguém sabe quantas possíveis moléculas auto-replicantes poderiam ter sido a primeira. UM CÁLCULO DAS IMPROBABILIDADES DA ABIOGÊNESE É INSIGNIFICANTE A MENOS QUE RECONHEÇA A IMENSA AMPLITUDE DE MATERIAIS INICIAIS DA QUAL O PRIMEIRO REPLICADOR PODE TER SE FORMADO, AS INÚMERAS PROVÁVEIS FORMAS DIFERENTES QUE O PRIMEIRO REPLICADOR PODERIA TER TIDO, E O FATO DE MUITO DA CONSTRUÇÃO DA MOLÉCULA AUTO-REPLICANTE TER SIDO NÃO-ALEATÓRIO PARA COMEÇAR.
Os seres humanos atuais têm carros e patinetes elétricos pra andar caminhos longos, logo pra que precisarão das pernas no futuro? Afinal as pernas gastam muita energia..
Nem sempre algo lógico é a verdade..
🫤 vc n entendeu o corte
Meu amigo, esse seu pensamento é parecido com a lei do uso e desuso, proposto por Lamark, antes de Darwin. A teoria da evolução não se baseia nisso, inclusive se opõe a esse pensamento. Na teoria de Darwin, o meio impõe uma pressão sobre todos os indivíduos, e aqueles que melhor se adaptam a essa pressão (por possuírem características favoráveis) conseguem sobreviver e assim, transmitir essas características favoráveis aos seus descendentes. Portanto, presumindo que, como no seu exemplo, o ser humano nunca mais utilize as pernas, elas não simplesmente desapareceriam, já que não existe pressão do meio para isso. Um exemplo concreto disso, são os chamados órgãos vestigiais dos seres humanos, que são órgãos que não possuem mais funções no atual estágio de desenvolvimento da nossa raça, mas que já possuíram em nossos ancestrais evolutivos (e não simplesmente caíram ou sumiram).
Então, não é menor gasto de energia, é gasto mais eficiente de energia que vai te dar mais recursos no meio ambiente e logo, vai aumentar a sua capacidade de reprodução. Então, se os caras com alguma mutação com perna artrofiada fossem mais selecionados e desejados por mulheres, logo no futuro é isso ai que vc falou que iria acontecer. Os genes de pernas artrofiadas seriam maioria.
Não sabia que o Humberto Gessinger era cientista. Agora tudo faz sentido!😂
A culpa é dos governantes por não darem educação de qualidade e dos pregadores achando que sabem mais de ciência do que alguém que estudou a vida toda sobre o assunto.
A ciência complementa a fé.Estudar não implica a desvalorização da fé.A ciência não sabe quem originou a vida.
Ciência e fé eram a mesma coisa, assim como astrologia deu origem à astronomia e ambas eram uma só durante algum tempo.
Mas aí mataram Deus e aconteceu esse poço de degeneração que vivemos.
Quero ver quando o Dr Rômulo do Ciência e Filosofia for no ai!!!
Eu tenho a capacidade de premonição, no dia em que ele for no podcast ele irá afirmar um monte de inverdades referente à evolução e não irá apresentar nenhum artigo científico que corrobore com o que ele afirma.
Vai contar contos de fadas que crentes gostam de ouvir antes de dormir.
@@daapedrotti será que ele vai ensinar como diferenciar pessoas com autismo pela cara? 🤔
@@APRENDERDESENHANDO 🤦♂ O cara tenta passar uma pinta de intelectual mas ele chega a ser cômico
@@APRENDERDESENHANDOImagine uma aula de biologia com o criacionismo. Crianças, existem cobras e mulas falantes. Virgem que engravida de espírito pombo. Mortos ressuscitam. Gigantes existiram. t rex vegano e dragões chineses puxavam carroça. 😂
Voadoraaa no LIKEEE 🧠🧠🧠🔥🔥🔥
As espécies devem ser preservadas através de medidas não prejudiciais ao ambiente caso contrário pode a longo prazo causar um cataclisma ecológico que certamente nos afetará
E como essas espécies irão evoluir no clima extremo?
@@walterkanashiro5563 evolução leva milhares a milhões de anos. Não há tempo evolutivo suficiente para uma mudança tão abrupta. O aquecimento por exemplo pode causar a extinção dos recifes e corais. O antropoceno só pode ser evitado com conscientização, elaborações de medidas e aplicações inteligentes que consigam preservar a natureza
@@luigifiorentini jogar na conta do tempo é insano.O que existe é uma adaptação natural de uma espécie predefinida.
Peixes brasileiros estavam exterminando os peixes de um lago no Japão.
É o BRASIL CARAIO!!!!