Це відео не доступне.
Перепрошуємо.

Como interpretar a variância e o desvio-padrão?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2021
  • Esse vídeo é uma aula do meu curso de Matemática para o ENEM, onde falo sobre a interpretação da variância e desvio-padrão. Eles NÃO são a mesma coisa, mas a interpretação, em nível do ENEM, é a mesma para ambos. Em outra aula eu ensino a calcular os dois.
    PROF. PEDRO FRANÇA
    profpedrofranca511

КОМЕНТАРІ • 28

  • @levitavares7253
    @levitavares7253 Рік тому +2

    prof o sr. ainda assim não explicou a diferença entre eles. se eles tem a mesma interpretação, pq ha diferentes nomes?

    • @profpedrofranca
      @profpedrofranca  Рік тому +30

      Obrigado pelo comentário, Levi! Eu não expliquei a diferença porque não era o objetivo do vídeo hehe Mas te explico aqui:
      Embora tenha a mesma interpretação, não são a mesma coisa. Considere a seguinte distribuição:
      4, 7, 3, 6, 5.
      É possível "resumir" esses dados em número só. A medida que pode fazer isso a MÉDIA, correto? A média entre eles é 5. Então concordamos que 5 é um número que resume esses dados.
      Entretanto, podem existir distribuições bem diferentes, porém com mesma média. Por exemplo, a média de 4, 7, 3, 6, 5 é igual à média entre 4, 0, 2, 1, 18, entretanto, nota-se claramente que essas distribuições são bem diferentes uma da outra.
      Daí nasce a necessidade de se ter uma outra medida para informar a variabilidade da distribuição, ou seja, como os dados estão se comportando em torno da média.
      Uma ideia boa para entender é isso é calcular a diferença entre cada dado e a média da distribuição. Essa diferença chama DESVIO (não é desvio-padrão, só desvio). Vou usar o exemplo da primeira distribuição:
      4 --> Desvio: 4 - 5 = -1
      7 --> Desvio: 7 - 5 = 2
      3 --> Desvio: 3 - 5 = -2
      6 --> Desvio: 6 - 5 = 1
      5 --> Desvio: 5 - 5 = 0
      O problema do desvio é que se tínhamos cinco dados no início, agora temos dez (cinco dados + cinco desvios). Poderíamos pensar em resumir esses desvios todos em um número só. Como? Ora, a média faz isso! O problema é que ao calcular a média dos desvios, sempre dá zero! Sempre, sempre, sempre. Acaba que um negativo acaba cancelando com outro positivo.
      Para resolver esse problema dos cancelamentos, uma ideia é elevar todos os desvios ao quadrado, porque assim teríamos só números positivos. Fazendo isso, teremos:
      (-1)² = 1
      2² = 4
      (-2)² = 4
      1² = 1
      0² = 0
      Agora sim podemos fazer a média dos quadrados dos desvios para resumir essa medida: (1 + 4 + 4 + 1 + 0)/5 = 2. Esse 2 é chamado VARIÂNCIA.
      O problema da variância é que em sua concepção, precisamos elevar os dados ao quadrado, então a unidade de medida também ficou ao quadrado, o que não faz muito sentido na prática (exemplo, se os dados originais fossem IDADE, a unidade de medida deles seria ANOS, e por consequência da variância seria ANOS²).
      Para resolver o problema da unidades, tiramos a raiz quadrada da variância e chegamos no desvio-padrão, que tem unidade compatível com a unidade dos dados originais. No nosso caso, o desvio-padrão seria Raiz2.
      Resumindo: a variância é um "meio do caminho" para cálculo do desvio-padrão. O desvio-padrão que pode ser associado à média, pois eles têm unidades compatíveis (Exemplo: a média dos nossos dados é 5 +- Raiz2). A variância é boa para comparar a variabilidade de duas distribuições com a mesma média (Exemplo, a distribuição A tem média 10 e variância 5 e a distribuição B tem média 10 e variância 2. Concluímos que a distribuição B é MAIS REGULAR, pois sua variância é menor).

    • @Duxa00
      @Duxa00 Рік тому

      @@profpedrofranca OBRIGADO!!

    • @profpedrofranca
      @profpedrofranca  Рік тому

      @@Duxa00 disponha! Bons estudos!

    • @XyVieira
      @XyVieira Рік тому +1

      ​@@profpedrofranca boa noite professor, vale destacar que a variança que você citou é a variância populacional, no entanto caso a população fosse muito grande, poderíamos pegar uma amostra dessa população com um erro padrão significativamente pequeno, dessa forma a variância da amostra seria semelhante a variância populacional , porém com o tamannho da amostra - 1 no denominador

    • @profpedrofranca
      @profpedrofranca  Рік тому +2

      @@XyVieira perfeito! Esse assunto das diferenças entre o cálculo da amostra e da população são feitos mais em nível de faculdade. Em nível de ensino médio, ENEM, não costuma entrar nesse mérito. Mas o seu comentário foi extremamente pertinente e válido! Obrigado por contribuir! 👊🏼

  • @user-bm5yk7pu7t
    @user-bm5yk7pu7t 8 місяців тому

    Moleque show de bola explicando. Diferentemente de muitos aqui que não mostram o porquê das coisas. Valeu.

  • @anecinunessousa9899
    @anecinunessousa9899 Рік тому +1

    Adorei esta aula! Professor explica de maneira muito simples, fácil pra gente entender.

  • @danielgranha6023
    @danielgranha6023 10 місяців тому +1

    Muito bom. Simples e rápido. Obrigado por contribuir com o meu conhecimento!

    • @profpedrofranca
      @profpedrofranca  10 місяців тому

      Eu que agradeço pelo comentário, Daniel! Bons estudos!

  • @antoniopimentel8589
    @antoniopimentel8589 2 роки тому +2

    Excelente didática Professor, parabéns!

    • @profpedrofranca
      @profpedrofranca  2 роки тому

      Muito obrigado, Antonio! Depois conheça meu site, tem vários conteúdos gratuitos lá: www.profpedrofranca.com. Bons estudos!

  • @joaovictormedeirossilva9408
    @joaovictormedeirossilva9408 2 роки тому +3

    Muito bom, professor!

    • @profpedrofranca
      @profpedrofranca  2 роки тому

      Valeu, João! Só vi seu comentário hoje. Bons estudos!

  • @taemartins5828
    @taemartins5828 Рік тому +1

    E sobre análise sobre a variabilidade, como se resolve? Alguém me ajuda por favor.

  • @taemartins5828
    @taemartins5828 Рік тому +1

    Tem algum vídeo que fale e explique isso?

    • @profpedrofranca
      @profpedrofranca  Рік тому

      Ei! O que você precisa exatamente?

    • @taemartins5828
      @taemartins5828 Рік тому

      @@profpedrofranca bom meu professor de Bioestatística passou uma atividade sobre o comprimento de cascos de tartarugas, tem uma tabela de machos e fêmeas, e uma das questões pede: Análise sobre a variabilidade, e eu não sei como fazer, fiz várias pesquisas aqui no UA-cam mas só acho sobre coeficiente de variação. Por favor me ajude, tenho que entregar essa atividade ainda essa semana e estou desesperado

    • @taemartins5828
      @taemartins5828 Рік тому

      @@profpedrofranca então?😭😭😭😭

    • @profpedrofranca
      @profpedrofranca  Рік тому

      @@taemartins5828 bom dia! Então, fica difícil responder assim porque não sei exatamente o que seu professor pediu, nem o conteúdo da disciplina, a ementa, enfim. O ideal era detalhar melhor o conteúdo. Esse canal é de matemática do ensino médio, pode ser que ele queria uma análise mais simples de variância, desvio-padrão, coeficiente de variação ou então alguma coisa mais rebuscada de nível superior mesmo. Sugiro que converse com seus colegas ou com o próprio professor para saber exatamente o que fazer.

    • @taemartins5828
      @taemartins5828 Рік тому

      @@profpedrofranca tudo bem. Agradeço