O que é Erro Padrão e Desvio Padrão?
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- O desvio padrão e o erro padrão são dois conceitos importantes da estatística, eles têm relevância direta em como você interpreta os dados de forma segura e mais próxima da realidade.
No vídeo de hoje vamos explicar a diferença entre desvio padrão e erro padrão e como usar cada um deles.
Você já conhece o Statplace? Siga nossas redes sociais para se informar sobre Estatística e Data Science:
Site: statplace.com.br/
Instagram: / statplace
Linkedin: / statplace
#desviopadrão
#erropadrão
#estatística
Excelente, prático e objetivo. Comentando para incentivar.
Conteudo de excelência ❤
Vídeo excelente, estou estudando estatística para Data Science e esse foi o vídeo mais esclarecedor e didático que vi.
Ficamos muito felizes com comentários assim, obrigada!
Trabalho excelente. Direto, voz e música devidamente equalizadas. A animação ilustra com perfeição e agilidade o que está senso explanado. Me ajudou demais. Parabéns!
Obrigado! Ficamos contentes com o seu comentário e por ter gostado do conteúdo!
Postamos novos vídeos de estatística e data science todas terças e sextas, então não deixe de acompanhar o conteúdo 😄 Obrigado!
Adorei! Super didático!
Conteúdo de qualidade, passado de maneira prática, objetiva e clara. Parabéns pelo trabalho de vocês!
Valeu, Helton! Ficamos muito felizes com seu comentário! 😁
Melhor video!! Sem formulas para confundir minha cabeça!! Com exemplo e ilustrado fica tudo mais fácil para entender a teoria!! Adorei!!👏👏👏👏👏
Obrigado! Ficamos contentes com o seu comentário e por ter gostado do conteúdo!
Postamos novos vídeos de estatística e data science todas terças e sextas, então não deixe de acompanhar o conteúdo 😄 Obrigado!
Esse vídeo me ajudou DEMAIS! Didática impecável!
Valeu, Julia!! Ficamos super felizes
Muitooo bom o vídeo, parabéns
Que vídeo maravilhoso! Explicação perfeita e animação maravilhosa!! Parabéns!!!
Obrigado!
Postamos novos vídeos de estatística e data science todas terças e sextas, então não deixe de se inscrever para acompanhar todo o conteúdo 😀
Excelente trabalho. Excelente explicação. TOP.
Valeu, Edmundo!!
Adorei o vídeo, parabéns. O conceito fica muito compreensível.
Obrigado pelo comentário e que bom que adorou o vídeo! Não esquece de se inscrever no canal para acompanhar nosso conteúdo!
que vídeo esclarecedor, obrigado!
Valeu, Davi!!
Carambaa! Esse vídeo é o melhor de todos que já vi. Muito bom. Muito fácil de entender. Embora precisei fazer pausas pois achei ele um pouco acelerado na velocidade. Muito bom. Parabéns!! Obrigada
Oi Ana! Agradecemos muito sua crítica. Sobre estar um pouco acelerado, estamos trabalhando nisso para os próximos vídeos ficarem ainda melhores. Obrigado! 😊😊
Meu Deus, que maravilha de explicação. Parabéns
Valeu, Gabriel! 😁😁
Parabens pela explicação!!!!!!!!!
Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor e didático!
Valeu, Jenyffer! 😀😀
Excelente explicação, muita clareza. Obrigado!
Oi, pode explicar? 😢😢
Me ajudou muito também
Que bom, Aline!!
Ótima didática, parabéns!!!
Nós agradecemos muito!!
Muito bom❤
Valeu, Rodrigo!!
Muito bom e muito didático... Parabéns
Valeu, Danielle!
excelente video
Agrademos muito, Sergio! Temos outros vídeos neste estilo, dê uma conferida! 😁❤️
please, de onde vem esse 1,96? Que cálculo eu preciso fazer para obtê-lo??
Oi, Tifany! No exemplo do vídeo temos um nível de significância de 5%, ou seja, podemos construir um intervalo de confiança com 95% de chances de conter a média real do líquido nas garrafas. Para calcular o intervalo de confiança, basta multiplicar o erro padrão pelo percentil associado ao nível de significância observado em uma distribuição normal padrão. Nesse caso, para o nível de significância de 5%, esse valor corresponde à 1,96.
Para encontrar esse valor, usamos a tabela da distribuição normal padrão ou uma calculadora de distribuição normal. No caso da tabela, procuramos o valor mais próximo de 0,05 na coluna da cauda superior e encontramos o valor de 1,96.
Ficou mais alguma dúvida? Qualquer coisa manda pra gente!
@@Statplace Salvouu, mt obgdd!!!
Bom dia. Como eu sei que no exemplo do video nós temos um nível de significância de 5%? Por que não 10%? Poderia detalhar melhor como valor foi encontrado na tabela. Não consegui associar pelo comentário.@@Statplace
O valor 1,96 não ficou claro para mim. Como que foi obtido esse valor crítico?
Oi Mike! O erro padrão e o desvio padrão são duas medidas de dispersão ou variabilidade em um conjunto de dados. Ambos medem a magnitude da variação dos dados em relação a média.
O erro padrão é uma estimativa da incerteza ou variabilidade na média de uma amostra aleatória. É geralmente usado para avaliar a precisão de uma estimativa da média populacional.
O desvio padrão é uma medida da variação dos dados em torno da média. Quanto maior o desvio padrão, maior a dispersão dos dados em relação à média. É uma medida mais precisa da variação dos dados quando comparada ao erro padrão.
Em resumo, o erro padrão é uma medida da precisão da estimativa da média de uma amostra, enquanto o desvio padrão é uma medida da variabilidade dos dados em um conjunto.
muito bom!
Valeu, Lari!
Perfeito!
Obrigado, Levi! 😁
Qual a difrença entre margem de erro e erro padrão?
Bom dia! A margem de erro de uma pesquisa é a estimativa estatística que determina o erro amostral da pesquisa e nos permite saber qual é o intervalo de confiança de seus respectivos dados. Essa estimativa é calculada com o erro padrão.
Com a margem de erro é possível avaliar qual o grau de confiança e precisão dos resultados encontrados na pesquisa informam. Quando a margem de erro é muito alta, significa que teremos um intervalo de confiança muito grande (o que não é bom, pois indica que a precisão não é alta).
Então temos que, quanto maior for o nível de confiança que você deseja atingir com a sua afirmação, maior será a sua margem de erro, proporcionalmente ao erro padrão.
Me ajudem: seguindo o exemplo do vídeo, 68% das garrafas do suco de laranja teriam uma variação de até 52,7ml? E 68% das garrafas de suco de uva teriam uma variação de até 6ml? É isso? Se eu multiplicar o desvio padrão por 2 vezes, eu chego em 95% de abrangência da variação em mL? E em 3 vezes 99.7%?
Oi, Pedro! De acordo com o desvio-padrão, o volume das garrafas de suco de laranja é de 52,7 ml e de 6 ml nas de uva.
Quanto menor o valor do desvio padrão, mais homogênea é a amostra. Dessa forma, o resultado informa que o dono do restaurante tem uma medida de dispersão capaz de mostrá-lo que o volumes nas garrafas de suco de laranja varia mais do que o volume nas garrafas de suco de uva.
E por meio do erro padrão podemos estimar um intervalo de confiança para a média populacional a partir da média amostral calculada.
Então o IC para conter a média do volume das garrafas de suco de laranja é 467,4 a 532,6ml.
Enquanto que o IC para conter a média do volume das garrafas de suco de uva é 496,3 a 503,7ml.
Excelente explicação, mas a música de fundo poderia ter volume mais baixo. Obrigada!
Valeu, Michele! Vamos nos atentar a isso nos próximos vídeos 😁
👏👏👏👏👏
Eu entendi, mas eu tenho uma dúvida de como aplicar tudo isso em uma situação real.
Por exemplo. Em uma população de 23 pessoas, eu pego uma amostra de 10 pessoas e essas 10 pessoas estão doentes. Qual a probabilidade das outras 13 pessoas restantes do grupo estarem doentes?
Como o que foi explicado no vídeo se aplica em um caso desses? Ou essa minha dúvida não tem nada a ver com o vídeo?
Grato.
Bom dia, Helbert! Quando você usa o termo "probabilidade" você está fazendo conexão com outro assunto (no caso Probabilidade básica) que difere da temática do vídeo (desvio padrão vs erro padrão).
No caso do seu exemplo, para aplicá-lo a temática do vídeo, seria o seguinte:
Sobre o Desvio Padrão:
Como estamos lidando com a presença de uma característica (estar doente) em uma amostra e população, então o desvio padrão seria mais utilizado para analisar a variabilidade de quem está doente e quem não está doente.
• Se você tivesse informações sobre toda a população (23 pessoas), incluindo quem está doente e quem não está, você poderia calcular o desvio padrão para entender a variabilidade da condição de saúde. Como as 10 pessoas da sua amostra estão todas doentes, não há variabilidade na amostra (a amostra é homogênea), ou seja, todos estão com a mesma condição (doente). Portanto, o desvio padrão da amostra seria 0.
• Caso tivesse mais informações sobre a população total (quantos estão saudáveis e quantos estão doentes), você poderia calcular o desvio padrão da população completa, que não seria 0, pois haveria variabilidade entre pessoas doentes e saudáveis.
Sobre o Erro Padrão:
• No seu caso, a amostra de 10 pessoas está completamente doente. O erro padrão é normalmente calculado como o desvio padrão dividido pela raiz quadrada do tamanho da amostra:
• Como no seu exemplo não há variabilidade na amostra (todas as 10 pessoas estão doentes), o desvio padrão é 0. Logo, o erro padrão também seria 0, indicando que não há incerteza na média da amostra: ela é exatamente igual à proporção de doentes da amostra (100%).
• Se você tivesse uma amostra com variabilidade (algumas pessoas doentes e outras não), o desvio padrão não seria 0 e o erro padrão seria maior, refletindo a incerteza da estimativa da média da população com base na amostra. Mas como no seu exemplo todas as 10 pessoas da amostra estão doentes, o desvio padrão e o erro padrão são ambos zero.
Se tiver ficado alguma dúvida, fique a vontade para perguntar novamente!
Bom dia....nao entendi como achou o percentil de 1,96 ???
@@waltersilva77 Boa tarde, Walter!
Na parte referente a "Como podemos utilizar o erro padrão?" o vídeo traz um exemplo no qual através do erro padrão pode-se estimar um intervalo de confiança (IC) para a média populacional a partir da média amostral calculada.
Dessa forma, é utilizado o erro padrão e um nível de significância de 5% para construir um intervalo de confiança de 95% de probabilidade de conter o verdadeiro valor do parâmetro (média).
No vídeo é apresentado que para encontrar o IC deve-se multiplicar o erro padrão * valor crítico.
Nesse caso, esse valor é o percentil associado a um nível de significância (5%) observado em uma Distribuição Normal. Diante disso, esse valor (1,96) pode ser encontrado em uma tabela da Distribuição Normal (nessa tabela com base no nível de significância é possível encontrar esse valor/percentil). Dessa forma, para o nível de significância de 5%, esse valor é 1,96.
Desculpa a ignorância, mas O QUE QUER DIZER O DESVIO DE 52,7ml?
Que em 95% dos casos o desvio será de até 52,7ml por amostra?
Queria saber uma interpretação de fato tanto do desvio padrão quanto do erro padrão.
Oi Marcelo! Tudo bem? Significa que o desvio-padrão do conteúdo das garrafas de suco de laranja é de 52,7 ml e de 6 ml nas de uva. Ou seja, um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos em torno da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média.
Então temos que, quanto menor o valor do desvio pradão, mais homogênea é a amostra. Dessa forma, o resultado informa que o dono do restaurante tem uma medida de dispersão capaz de mostrá-lo que o volumes das garrafas de suco de laranja varia mais do que no suco de uva.
No caso do erro padrão, utilizamos para estimar um intervalo de confiança para a média populacional a partir da média amostral calculada.
Assim, o funcionário não precisa abrir centenas de garrafas para verificar como as médias de diferentes amostras podem variar. Então diante disso, pode-se utilizar o erro padrão e um nível de significância (no exemplo 5%).
Podemos dizer que o erro padrão é uma medida que ajuda a avaliar a confiabilidade da média calculada (usando o Intervalor de Confiança por exemplo).
1 semestre de estatistica em 7 minutos
Didática péssima, espero que melhorem.
Oi, Gabriel! Você teria uma sugestão de como melhorar a didática desse vídeo? Estamos abertos a críticas construtivas.