Não sabia que a vida de superdotado era tão sofrida assim! Achava q era nuito melhor que ser normal, q superdotado era sempre bem sucedido e rico, podia enttar nas melhores faculdades do mundo, fazer descobertas científicas incríveis... imagino como deve ser incrível aprender sem esforço rsss. Realmente a vida não é facil pra ninguém.
Tanto ser atrasado quanto superdotado não é positivo. O equilíbrio está no meio. Mas são os superdotados que puxam a humanidade para a evolução e precisam encarar suas características intrínsecas da melhor forma. ✨️
Lorena, essa culpa que sentimos nos faz nos boicotarmos. Meu Deus, quanto já sofri com isso! Cresci me encolhendo para caber nos lugares, fiz isso tantas vezes que até hoje é difícil sair desse lugar apertado. Sempre senti que ser eu mesma e entender as coisas como entendia irritava as pessoas. Agora na vida adulta estou me descobrindo e me respeitando. Novamente obrigada pelo canal, me sinto menos avulsa.
3 роки тому+12
E como Samantha, passei anos me sabotando tbm, me escondendo. Uma mascara escolhida para proteger os outros e nao me proteger. Retirar esta mascara é aceitar quem somos e assumir nosso lugar neste mundo :)
Também vivi isso, irmã! Há poucos dias descobri que sou AH/SD. E está sendo esclarecedor, libertador. Estou entendendo inúmeros trechos de minha vida. E a partir de agora quero e vou mudar!
Fiquei por algum tempo paralisada pelo medo. Medo de fracassar, tentei terminar meus estudos estudei bastante, mas na hora de fazer a prova acabei desistindo dos estudos. Hoje enfrentei o medo em nome de Jesus e conclui meus estudos. Hoje estou na faculdade, e novamente enfrentando o medo , estou buscando em Deus vencer esse medo, procuro co fiar em Deus!
3 роки тому+3
Marcia, e se eu te dizesse que esta linda luz esta dentro de vc mesma? ☺️☺️
Olá, fiquei muito feliz por ter encontrado seu canal! Sempre me senti especial de algum modo e exatamente com as mesmas características abordadas no vídeo (criatividade, necessidade de desafios constantes, busca excessiva por sentido, certa liderança, impaciência, dificuldade de relacionamento social, autossabotamento e curiosidade infinita por vários temas diferentes). Parabéns pelo conteúdo!
Lorena, você, embora abrangente no conteúdo desse vídeo, foi tão pontual, incisiva. Gratidão. Mas, por favor, FALE, FALE, FALE SOBRE A TENDÊNCIA DE MUITOS SUPERDOTADOS SE VICIARECEM EM PARA PRODUZIRES MAIS, como eu, dependente de altas doses de alprazolam para produzir. Ninguém fala disso!
Olá Lorena, muito grata pelos seus vídeos. Tenho 18 anos e me sinto muito diferente dos demais. Venho pesquisando há bastante tempo sobre as neuro divergências, pois sempre tive dificuldade de me encaixar em meio aos demais. Assim, considerei a possibilidade de autismo ou tdah, mas muitas das características não batiam. Como a interpretação sutil dos sentimentos alheios, o que me identifico plenamente. Por fim descobri a superdotação e senti um imenso alívio por ouvir da boca de outras pessoas, como você, a descrição exata de como eu me sentia. Na escola eu sempre me entediei com a repetição de assuntos que já havia aprendido há muito tempo e nunca precisei de muito esforço para tirar notas superiores aos demais. Sempre fui a pessoa que explicava o conteúdo para os meus amigos que tinham dificuldade, mas nunca quis ser vista como superior, mesmo porque a autocobrança não permitia tal coisa. Sempre fui muito perfeccionista em tudo o que fazia e nunca era o suficiente. Ano passado prestei os vestibulares para Engenharia Ambiental e passei na USP. Eu realmente não acreditava que passaria. Porém, chegando no curso, não encontrei o que eu esperava. Para mim é sempre muito difícil achar sentido nas coisas, assim, eu perdi o interesse no curso por avaliar aquela carreira não fazia sentido para o que eu almejava. Comecei uma busca por novos cursos e entrei em Agroecologia na UFSCar no meio de 2022, mais uma vez, fiquei imensamente desapontada, pois o que encontrei foi um semestre inteiro de conteúdos dos quais eu já tinha conhecimento, além disso, o estudo dos problemas ambientais e sociais me fez afundar em depressão e ansiedade e decidi deixar o curso. É tudo muito intenso para mim. Eu já não tinha interesse em mais nenhuma faculdade e queria ser autodidata, não me conformava em perder 5 anos de vida com conteúdos que com um pouco de leitura eu dominaria facilmente. Para mim é impossível prosseguir em algo que eu não veja pleno sentido. Outro aspecto que me incomoda na minha relação com o externo é a seletividade quanto as pessoas, não consigo manter a atenção em conversas se o assunto é cotidiano, as amizades são exclusivamente com pessoas que eu ache interessantes (que saiam da esfera dos assuntos banais na conversação). Às vezes imagino como se as pessoas estivessem em um plano diferente do meu, em uma sintonia na qual eu só posso adentrar se me mascarar com uma "atuação" específica para o contexto (o que gasta uma enorme energia). Comentei com a minha psicóloga a respeito da minha suspeita quanto a AH/SD, porém ela não pareceu dar muita atenção ao assunto. Sei que mesmo sem uma identificação de um profissional, é muito bom saber que existem outras pessoas com os cérebros em ebulição, como o meu. :)
Laura tenho 68 anos, fiz 30 anos de terapia para me conhecer...era chamado de Rei Midas pois tudo que fazia tinha sucesso, fui chamado até de narcisista, eu era considerado um ser diferente... e só agora descobri que tenho SD/AH.... foi libertador. Consegui entender tudo que realizei nessa vida.
Olá Lorena, meu nome é Lincoln Gonçalves, eu moro na zona sul de São Paulo, tenho atualmente 20 anos de idade, faço um curso técnico de Logística e trabalho em um Hospital como Jovem Aprendiz. Todas as características citadas por você nos vídeos batem comigo e minha história. Estudei a vida inteira em escolas públicas e em 2019, sem fazer curso pré-vestibular passei em nono lugar na UNESP para o curso de Letras em Araraquara. Mas por conta da pandemia, vi meu sonho de estudar Letras ruir, então comecei a usar muitas drogas; passei por coisas horríveis, mas hj consegui superar estas coisas. O motivo de amar o curso de Letras é pq sou MC, chego ao ponto de dizer que sou especialista em "canto falado". Chego em pontos extraordinários de lírica e métrica, em níveis que ainda não existem no RAP nacional; mas por ser fluente em inglês, ouço muito músicas internacionais. Espero superar ainda mais minhas dificuldades e um dia vc me conhecer pelo meu trabalho artístico-musical.
Bom dia! Tive meu diagnóstico há poucas semanas, com uma avaliação neuropsicológica pedida pela médica neurologista. Tenho 52 anos., tomo medicação pra depressão há 30. E estou desesperadamente tentando entender e colocar alguma ordem na minha vida. É legal encontrar esse espaço aqui e perceber que várias outras pessoas sentem a mesma coisa que eu. Me identifiquei com a grande maioria das coisas que li aqui. Obrigada, Lorena, por esse espaço e esse conteúdo!
Sou muito sensível, eu senti você durante a fala e até chorei pq sinto semelhanças. As pessoas me acham estranho, e por onde ando os desconhecidos me chamam de "doutor" ou "chefe" (isso me incomoda). Minha esposa me considera um perfeccionista e exagero em detalhes ou penso demais. Pessoas comentam por aí que sou muito sério, mas no fundo gosto de conhecer gente. Sou analista de processos e de dados, outras habilidades que amigos admiram. Não me considero tão inteligente mas tenho necessidade de aprender mais e mais e curioso de conhecer outras áreas do conhecimento. Nunca pensei ir ao psicólogo (na verdade fujo, talvez por medo da verdade) e sempre busco conhecer mais sobre esses assuntos da psicologia.
Você, Lorena, fala tãaao lento, mas isso reverbera numa qualidade enunciativa sua indiscutível: não titubeia, não hesita, não há anacolutos em seu discurso. Isso é muito difícil de fazer! Não é regra, é só um elogio que lhe faço. É o primeiro vídeo seu que assisto. A partir de hoje vou te acompanhar sempre. Parabéns por me/nos ajudar.
TB me chamou a atenção na primeira vez q a assisti.. e entendi q era porque ela é franco brasileira e vive há muito tempo na França, então às vezes precisa buscar as palavras.. ela comentou num vídeo..
Eu também percebi isso, inclusive assisto em velocidade aumentada. Mas essas percepções que eu tenho das pessoas eu não costumo externalizar, porque acho que pode ser indelicado e contribuir negativamente dependendo da sensibilidade e dificuldade de quem está do outro lado fazendo aquilo. E pelo perfeccionismo que possuímos eu sei que críticas, mesmo construtivas, sempre caem como uma bomba. Isso porque nós já nos auto-criticamos bastante, e também porque aquilo que os outros percebem em nós normalmente nós já percebemos também e em proporções exageradas. Então muitas vezes temos muito medo de nos expôr justamente por não nos acharmos bons o suficiente e porque não queremos nos sentir rejeitados pelos supostos defeitos que enxergamos em nós mesmos. Outrossim, eu sei que você fez uma introdução dessa característica para destacar qualidades, mas saiba que nós não costumamos aceitar os elogios como merecedores deles e ao contrário disso nós vamos justamente nos apegar ao que tem de negativo no que foi dito e nos massacrar, rs.
Impressionante a sua explanação. Tive recenremente o diagnóstico de dupla excepcionaludade: TEA e superdotação e a mim me pareceu que você estivesse relatando como eu sou e minha trajetória de vida. Jamais imaginei que ser assim estivesse relacionado à superdotação. Fou muito esclarecedor.
Já assisti a varios videos sobre o assunto e consegui assimilar muita coisa que me ajudou na auto aceitação e a me manter mais flexivel diante dos obstaculos na vida. Creio que a primeira coisa a se fazer é amar a sí mesmo, independente de qualquer diferença. Me sinto mais leve.
Nossa é isso mesmo! Parece a narração da minha vida rs. Com tempo e autoconhecimento percebi que é uma coisa boa para nós e para os outros existirem cérebros assim. Principalmente porque nossa alegria não está apenas em aprender, mas também em dividir o que sabemos. 🐞💛😊 Eu amo ser assim, com todos os altos e baixos, todas as análises infinitas, todas as necessidades de sentido, etc etc hahah
Sabe lorena, já cheguei a pensar que eu era um psicopata ou que tinha algum distúrbio mental , sempre fico em duvida se meus sentimentos sao genuinos, em tudo que faço, nada está bom, um elogio sempre me soa falso porque sei que não é o melhor, e quando parece bom ao rever parece sem importância, irrelevante, assisti ao seu video sobre como identificar um superdotado , a unica coisa que não tenho como comparar é o teste de QI que nunca fiz um, mas os outros "sintomas" tenho quase 100%. Seus videos são como uma luz, muito obrigado
Me emocionei muito… estou vivendo esse momento de confusão, intensidade com emoções , uma culpa extraordinária , medo , principalmente do fracasso. Me sinto muito deslocada e quase tudo é sem sentido.. o sentimento de não pertencimento, não se encaixar é muito frustrante, as vezes penso que sou de outro planeta… muito difícil, tento encontrar equilíbrio, meios para organizar minhas emoções, mas para que ? Se nada tem sentido.. só queria a liberdade de ser quem sou, sem esse caos … sou grata pela inteligência SD/HA mas sinto que todos ao meu redor são mais felizes.. sei lá … estou só desabafando.. mas é bem difícil… Amei esse vídeo, de coração… mas é difícil ser assim…
Assisti esse vídeo chorando porque me encaixo perfeitamente em tudo. Achei que estava com depressão, nunca pensei que superdotação fosse algo tão sofrido, vou precisar levar essa possibilidade pra minha psicóloga e pedir um teste. Obrigada por trazer essas informações pra gente, é valioso demais quando encontramos alguma explicação para tudo isso, mesmo que não seja algo tão simples de encarar.
É bem triste (as vezes) e desafiador mesmo! Larguei o estudo formal muito cedo, terminei o ensino fundamental e não fui pra escola no médio. Terminei o ensino médio com a prova do ENEM, estudando sozinho, e pouco tempo depois ingressei no curso de psicologia em uma faculdade prestigiada do Brasil. Mesmo conquistando algumas coisas, é realmente difícil lidar com os sentimentos de culpa, insatisfação, impaciência. Eu estou amando o canal! Parabéns pela iniciativa!
@@gpfn22 É complicado, difícil, mas bonito! Ainda estou tentando me encontrar e potencializar minhas altas habilidades. Força pra nós, Gabriel! Abraço!
Eu tinha essa mania de abandonar, era muito inteligente pra passar nas provas e conseguir as vagas, mas logo desistia. Um dia isso me incomodou muito e decidi quebrar o ciclo, foi libertador 🙏
Sou extremamente intensa em tudo o que faço, vivo e sinto. Curiosa, comunicativa e não tinha medo nenhum de desbravar o mundo quando criança. Me conecto bem com as pessoas e comigo mesma. Tinha sim algumas questões pessoais e alguns medos para resolver comigo mesma, como qualquer pessoa comum. Mas, mesmo sem saber que era superdotada, treinei bastante meu cérebro sem me culpar pelos outros não verem o que eu via ou não aprenderem tão rápido. Perceber a diferença que eu tinha para o pensamento de outras pessoas me causava estranheza, mas eu achava que se devia a eu estudar muito. Na verdade, eu sempre achei o máximo ser diferente. Gosto de ser eu mesma! Meu sobrinho de 7 anos também é igual a mim. O treinei em 2 meses igual treinei a mim mesma na infância e, de uma criança introvertida e isolada, ele passou a uma criança extrovertida, alegre e aprendeu a se relacionar com as pessoas, mesmo já identificando que é diferente dos outros alunos. É uma questão de autoestima que necessita ser trabalhada.
Quando você consegue fazer algo que pro outro é extremamente difícil e complicado e pra você é simples e rápido fica um vazio pois ocorre um desequilíbrio no meio. Os outros nos olham de forma estranha e somos rejeitados. Como uma peça que não se encaixa em nenhum lugar....Além da hipersensibilidade.😊 o meio nos afeta, suas energias boas ou más 😢.Lembro que aos 10 anos escrevia mais de 15 páginas de redação ...e comecei a ler aos 12 anos Alexandre Dumas. Toda obra. Aos 15 passei no vestibular de Engenharia com nota 10 em Inglês. E concordo que a adaptação ao meio é um desafio.
Eu me identifiquei demais. Que emocionante. Eu fico brigando o tempo inteiro pra não sair fazendo um monte de coisas, mesmo de meu interesse. Quero fazer vários cursos, inventar várias frente de trabalho. Mas aprendi a dar limites. A olhar para o que preciso agora e o que posso deixar pra depois. Não que saia da minha cabeça tudo que quero, mas já consigo não abraçar tudo. Eu fui identificadas vida adulta, em agosto de 2021, com 36 anos. E aprendi a me perdoar e a entender a forma como sempre funcionei.
A Sra contou a minha vida,eu nem sei o que dizer. Fui diagnosticada quando adolescente,frequentei o núcleo especializado em super dotação e tive aula na faculdade com uma especialista. Nenhum destes um dia sequer entendeu que a super dotação tem o outro lado do "genialidade". Fico imensamente feliz por encontrar uma pessoa que entenda isso. Vou mostrar esse vídeo pra todos que eu puder para dizer: olha como eu me sinto. Obrigada
Sei que tem mais de 3 anos esse vídeo, mas o descobri agora e adorei. Me identifiquei totalmente e me ajudou um pouco mais a me entender, a me aceitar e a definir o meu caminho. Já tem pouco mais de uma semana que me descobri como superdotado, e atualmente estou com quase 45 anos. Triste por ter sido tão tarde. Na verdade não fiz nenhum teste de identificação, mas após assistir vários vídeos de especialistas nessa área eu já possuo a certeza disso. Mesmo assim quero fazer o teste pois eu preciso dessa confirmação, por tudo o que passei sozinho e sofri, e sofro até hoje, eu preciso dessa confirmação e vou atrás disso. Muito obrigado pelo vídeo!
Sempre fui assim, só que achava que o meio era também. Não subestimava ninguém e sempre considerava todo mundo mais inteligente que eu, porque acreditava que eles omitiam dados e minha análise estava equivocada. É difícil saber que eu sou mais inteligente que as pessoas que convivo, porque percebo a vulnerabilidade delas. Isso dói, mas ao mesmo tempo vem acompanhado de amor, um amor que tenta compreender a essência da pessoa, hoje de maneira mais pragmática e antes de uma forma mais idealizada. Só que, apesar disso tudo que disse, estou no processo de aceitação ainda de que sou inteligente, não porque eu me ache superior e sinta culpa, mas porque tudo é tão óbvio. Sim, há paradoxo. E além disso, tenho uma certa "ingenuidade autoinfligida", na qual eu sei uma coisa, mas tento minimizar e acabo me com autoengano.
Vc disse tudo..Uma insatisfacão crônica e uma vontade enorme de salvar as boas almas,as pessoas mais vulneraveis ,os animais também...Salvar o mundo !!+
Me descobri com 51 anos, superdotada, e sempre fui tratada e me tratava como menos dotada. Já fiz até teste de qi e deu qi superior da média pq perdi minha atenção a responder as questões.
2 роки тому+9
Olá. Eu estou assistindo seus vídeos e chorando e pensando sobre tudo que eu eu vive e nunca entendi como as coisas pareciam sempre estar fora da caixa pra mim. Exatamente tudo tudo que você nos relata nos vídeos, faz lembra algo que vivemos. Obrigado por compartilhar sua trajetória!
Chega a ser bizarro o quanto me identifiquei em todos os pontos. Há um mês atrás fiz uma consulta com uma ginecologista integrativa, e, após mais de 1h de conversa, ela me perguntou se eu já havia investigado se tenho ou não autismo. Sempre falei “brincando” que sou meio autista, porque meu comportamento é muito diferente de todos da minha família. Comecei a pesquisar por pura curiosidade, porque é no mínimo curioso um profissional de saúde identificar tantos traços em 1h, e comecei a me identificar. Minha sogra me mandou um vídeo sobre autismo e de novo me identifiquei. Ela é professora de ensino infantil voltada a alunos neurodivergentes, e ela disse que na opinião dela eu tenho mais traços de altas habilidades e superdotação, que algumas coisas básicas do autismo eu não tenho. Lá fui eu de novo começar a pesquisar e achei esse canal maravilhoso, estou maratonando há uns 3 dias. E nesse vídeo em particular senti uma estranheza imensa de ver alguém que não me conhece descrevendo a minha vida. Não sei se tenho ou não, e não sei se tenho curiosidade de descobrir, pq na minha cabeça sou muito inteligente em relação a média, mas muito estupida se comparada com pessoas de QI realmente elevado. Fora que fica a duvida, tendo a confirmação ou a negação, irei me sentir mal igual.
Pelo seu canal eu pude perceber porque eu sou assim e qual é o meu verdadeiro problema é incrível agora eu sei porque eu perco a paciência com coisa muito fáceis e de sempre questionar as pessoas por não ter a mesma rapidez de raciocínio como o meu. Eu tinha um patrão que falava que o.meu defeito era que eu wueria que os outros funcionários tivessem a mesama rapidez de aprendizagem que eu agora eu entendo
Que vídeo interessante, procurei ajuda por aqui pois parece que ninguém me entende, tenho medo de dar minha opinião para não parecer que quero ser melhor que os outros, então fico quieto ! Já ouvi muito que sou o bonzão, como dizem, mas não é isso, só preciso de ajuda .
Assistindo ao seu vídeo em 2024. Muito pertinente e elucidativo. O fato de ser elucidativo traz à tona diversos sentimentos que trancam a garganta e trazem lágrimas. A angústia constante pela percepção de "tudo" provoca uma dor imensa. Sempre fiquei pensando como deve ser bom existir sem doer.
Eu sinto isso o tempo todo, uma vez minha cunhada falou "Vitória, você que sabe tudo, me explica isso aqui" (obs: é sobre a área dela, Médica Veterinária e eu sou simplesmente uma comunicóloga), naquele momento, me senti tão culpada e envergonhada por ser assim, eu só pensei "pq eu tenho que ser desse jeito? Olha o que eu estou causando nas outras pessoas" 🤯 14:13
Obrigado pelo trabalho. Recentemente meu terapeuta levantou a hipótese de eu ser super dotado e os seus vídeos me fazem não me sentir sozinho porque os relatos são muito parecidos com o que aconteceu/acontece comigo.
@@Vinicius_A_ eu tô com um terapeuta a uns dois anos e ele tem outros pacientes que fizeram o teste. Aqui no Canadá o teste é um pouco difícil de fazer porque o sistema de saúde é lento. Eu poderia fazer pra entrar no Mensa mas não queria pagar 130 pra fazer o teste. Aí tô enrolando. Fiz só o simulado sem prestar atenção e tirei 138. Se você tiver a chance de fazer vale a pena pq vc acaba se conhecendo mais.
Assisti esse vídeo e chorei do início ao fim. Não tenho um "diagnóstico", então não pode afirmar que sou superdotada, mas me reconheço em tudo o que você falou no vídeo. A cada conteúdo que eu vejo por aqui, mais eu me identifico. Só quero conseguir fazer tudo isso dar certo, sabe?! Eu só tenho vivido o lado ruim e não aguento mais isso.
Incrível!!! Todos somos vibrantes! Exclamações! Mais exclamações senhores! Brincadeira a parte, bora fazer da anomalia uma benção, penso q podemos! Só vamos! Trazendo renovo e soluções! Felicidades, calma and balance!
Lorena, muito obrigado. Obrigado pelo conteúdo, não pela transferência do saber mas sim pela partilha de que tem outros com esta dores. A valorização de ser superdotado é uma ilusao. E muito doloroso, solitário e confuso nessa jornada de vida, principalmente quando não indefinição logo cedo. Tudo é difícil, ler e difícil, escrever e difícil, falar, explicar .... entende porque só vê esta vendo aquele seu óbvio e muito pesado. Vestir uma capa, de uma postura e proteção, esconder seus pensamento e uma folga. Obrigado.
Já assisti esse vídeo algumas vezes. Sempre que me sinto desconexo de tudo eu venho aqui e sou acolhido com um abraço caloroso e aconchegante. A propósito, todas as vezes me emociono. Sou profundamente grato por esse vídeo e por esse canal.
Fui para terapia depois que tive alguns estresses. A questão é que me acham meio ignorante e metido. Principalmente quando estou ensinando algo. As vezes as pessoas são meio lentas com algumas coisas e chamo elas de preguiçosas. Isso ocorre principalmente com equipamentos. A psicóloga pediu para fazer uma avaliação. Ela me acha com inteligência acima da média. Por exemplo, tive uma confusão com alguém. Eu saio lendo artigos de psicologia para tentar entender os mecanismos por traz daquele comportamento. Sou intransigente com pessoas que possuem ideologias ou falsas crenças. E sempre sinto necessidade de estar estudando ou lendo alguma coisa. O principal motivo que fui na pisicóloga é que eu não me sinto confortável perto de muita gente. Sempre estou lutando para não ir a uma festa. Também tenho uma dificuldade absurda em falar em público, porque quero controlar o que todo mundo está pensando. Fico pensando em todas as possibilidades.
Boa tarde! Conheci o seu canal hoje e estou “maratonando” todos os seus vídeos. Parabéns pelo conteúdo. Nem sei o que sou. Se sou superdotado ou apenas um incompreendido.
Meu bem, muito obrigado pelos seus videos, comecei a ver essa semana seu canal, cada video, parecia que estava falando de mim, esse vídeo msm até chorei ouvindo, espero que outros que passam pelo mesmo possam se descobrir assim e procurar um diagnóstico.
4 місяці тому
Fico muito feliz em saber que meus vídeos tocaram seu coração e ajudaram você a se identificar. 🌟 A jornada de autoconhecimento é fundamental, especialmente para quem vive a superdotação. Se você busca mais clareza e deseja aprender a viver plenamente, convido você a participar da nossa aula gratuita. Vamos juntos superar a angústia existencial e descobrir o verdadeiro potencial da sua superdotação. cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
4 місяці тому
Sentir-se "estranha" e aflita é algo comum entre adultos superdotados. 🤗 Você não está sozinha! Um teste psicológico pode esclarecer suas dúvidas e é realizado por psicólogos especializados em superdotação. Eles avaliam suas habilidades cognitivas e emocionais, ajudando a entender melhor suas características únicas. 🧠 Como a maioria dos conteúdos é voltada para crianças, é normal ter dúvidas, mas saiba que a superdotação pode se manifestar em qualquer idade. Para ajudar você a superar a angústia existencial e viver plenamente, oferecemos uma aula gratuita. Acesse: cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
A pior coisa é não conseguir enxergar sentido em nada. Eu já cheguei até pensar que isso era um caso de depressão causado por uma ansiedade e impaciência absurdas que eu sempre senti. Mas eu sempre achei uma depressão estranha, pq nunca cheguei a cogitar um suicídio ou algo do tipo. É só não enxergar sentido em nd do que as pessoas normalmente sentem. Tipo, ter muito dinheiro, ter uma casa bonita, carro, viajar... Mas ao mesmo tempo, estudar e poder aplicar as coisas que estudo, pensar em soluções, reflexões filosóficas acerca da vida, são suficientes. O pior disso tudo é a intensidade desse sentimento e a frequência... as vezes num momento eu tô de boa e de uma hora pra outra tudo perde o sentido, pq começo a questionar, questionar o questionamento, e quando vejo chego a conclusão que nada faz sentido... religião, ideologia, etc. É como se eu não conseguisse me encaixar em lugar nenhum. Outra coisa é lidar com o tédio e o medo do fracasso. Viver é difícil, e lidar com essas coisas internamente é cansativo, angustiante, dolorido. É basicamente um inferno intenso, só que dentro de vc e que não pode ser compartilhado pq ninguém entenderia, pelo contrário, falariam que é besteira. Só queria ser normal e sentir prazer mas coisas que a maioria sente. Talvez a ignorância e a mediocridade (não no sentido pejorativo mas no sentido de mediano mesmo) sejam uma benção. Ser assim é um pesadelo interminável e que gostaria que minha filha não herdasse essa característica. Foi só um desabafo.
Lorena!! Gratidão por ter este canal, e nos passar este conteúdo de valor inestimável!! Estás me ajudando a me conhecer muito mais!! Digo, que recuperei vários anos de retrocesso, depois de descobrir estes conteúdos! Tudo está se encaixando agora! Gratidão!
Meu filho vem sofrendo a 4 anos ,sendo tratado com TDAH e não consegue ver melhora. E através dos seus posts se encaixou na super dotação e através do vídeo sobre depressão existencial ele hoje acredita que a sua depressão não diminuiu devido os tratamentos inadequados. Precisa de um profissional com conhecimento no assunto.
Sim, destino e tal. O Skinner falou disso, e é basicamente genética + meio. Mas não vá por esse caminho, não vou conseguir te contar se dá pra sair se eu for pra melhor de tanto me investir. Melhor ser ignorante nessa vida, vá ter uma religião ou algo assim.
Fui diagnosticada na adolescencia por uma professora que é psicologa e especializada em super habilidades, mas nunca acreditei. Após buscar em varios transtornos a resposta para o meu sofrimento, estou aceitando o diagnostico da superdotação pq é o unico que realmente se encaixa. Nao sei pq é tao dificil ser assim. Me identifiquei completamente nesse video.
Vc é ótima em suas explicações! Tudo que vc disse sobre um superdotado tem a ver comigo. Até a dilatação nos olhos acontece comigo. Não durmo bem por causa dos pensamentos acelerados e todas as outras características.
É como se fosse impossivel estar pleno e vivendo qualquer situacao apenas aproveitando. Dá um inveja danada de quem consegue apenas viver as situacoes.
Eu penso o contrário, mais do que "ser normal", gostaria que mais pessoas fossem assim. De certa forma o problema estaria "resolvido" ou bastante amenizado.
Quantas coisas muito boas eu criei e deixei pelo caminho porque não estavam perfeitas, sou programador e meu foco vai pulando de coisas em coisas mais excitantes mentalmente e quando aprendo o que parece suficiente me deparo com outro desafio e esqueço o que estava a mexer e parto para outro desafio. Essas coisas são frustrantes porque a cada coisa achamos maravilhosas até encontrar outra que nos cativa
Vídeo muito bom, muito bem explicado, mas infelizmente me incomodou muito, pois tenho uma sensibilidade auditiva muito grande o que me fez ficar incomodado com o barulho de língua estalando entre quase todas as frases
Lorena, eu trabalho em uma empresa de tecnologia e sofro muito. Fui diagnosticado com Autismo e TAG e superdotacao aos meus 38 anos. Sofro muito todos os dias. Vejo que os meus dias sao sofridos quando pessoas nao entendem o que tenho. Obrigado
Não sabia que a vida de superdotado era tão sofrida assim! Achava q era nuito melhor que ser normal, q superdotado era sempre bem sucedido e rico, podia enttar nas melhores faculdades do mundo, fazer descobertas científicas incríveis... imagino como deve ser incrível aprender sem esforço rsss. Realmente a vida não é facil pra ninguém.
Tanto ser atrasado quanto superdotado não é positivo. O equilíbrio está no meio. Mas são os superdotados que puxam a humanidade para a evolução e precisam encarar suas características intrínsecas da melhor forma. ✨️
Tenho certeza q não é bom. Sempre fui ferrada na vida, mas considerada extremamente inteligente.
Lorena, essa culpa que sentimos nos faz nos boicotarmos. Meu Deus, quanto já sofri com isso! Cresci me encolhendo para caber nos lugares, fiz isso tantas vezes que até hoje é difícil sair desse lugar apertado. Sempre senti que ser eu mesma e entender as coisas como entendia irritava as pessoas. Agora na vida adulta estou me descobrindo e me respeitando. Novamente obrigada pelo canal, me sinto menos avulsa.
E como Samantha, passei anos me sabotando tbm, me escondendo. Uma mascara escolhida para proteger os outros e nao me proteger. Retirar esta mascara é aceitar quem somos e assumir nosso lugar neste mundo :)
@ Simm 🙏 que nunca nos falte coragem. ❤️
Também vivi isso, irmã! Há poucos dias descobri que sou AH/SD. E está sendo esclarecedor, libertador. Estou entendendo inúmeros trechos de minha vida. E a partir de agora quero e vou mudar!
Vc já leu "se eu fosse eu" da clarice lispector? Acho que irá se identificar, é um texto magnífico. ❤❤
Fale sobre superdotação e vicios
Fiquei por algum tempo paralisada pelo medo. Medo de fracassar, tentei terminar meus estudos estudei bastante, mas na hora de fazer a prova acabei desistindo dos estudos. Hoje enfrentei o medo em nome de Jesus e conclui meus estudos. Hoje estou na faculdade, e novamente enfrentando o medo , estou buscando em Deus vencer esse medo, procuro co fiar em Deus!
Marcia, e se eu te dizesse que esta linda luz esta dentro de vc mesma? ☺️☺️
@ Essa luz é o reflexo da Luz divina Jesus! É Ele que ilumina meus caminhos.😊
Olá, fiquei muito feliz por ter encontrado seu canal!
Sempre me senti especial de algum modo e exatamente com as mesmas características abordadas no vídeo (criatividade, necessidade de desafios constantes, busca excessiva por sentido, certa liderança, impaciência, dificuldade de relacionamento social, autossabotamento e curiosidade infinita por vários temas diferentes).
Parabéns pelo conteúdo!
Lorena, você, embora abrangente no conteúdo desse vídeo, foi tão pontual, incisiva. Gratidão. Mas, por favor, FALE, FALE, FALE SOBRE A TENDÊNCIA DE MUITOS SUPERDOTADOS SE VICIARECEM EM PARA PRODUZIRES MAIS, como eu, dependente de altas doses de alprazolam para produzir. Ninguém fala disso!
Olá Lorena, muito grata pelos seus vídeos. Tenho 18 anos e me sinto muito diferente dos demais. Venho pesquisando há bastante tempo sobre as neuro divergências, pois sempre tive dificuldade de me encaixar em meio aos demais. Assim, considerei a possibilidade de autismo ou tdah, mas muitas das características não batiam. Como a interpretação sutil dos sentimentos alheios, o que me identifico plenamente. Por fim descobri a superdotação e senti um imenso alívio por ouvir da boca de outras pessoas, como você, a descrição exata de como eu me sentia. Na escola eu sempre me entediei com a repetição de assuntos que já havia aprendido há muito tempo e nunca precisei de muito esforço para tirar notas superiores aos demais. Sempre fui a pessoa que explicava o conteúdo para os meus amigos que tinham dificuldade, mas nunca quis ser vista como superior, mesmo porque a autocobrança não permitia tal coisa. Sempre fui muito perfeccionista em tudo o que fazia e nunca era o suficiente. Ano passado prestei os vestibulares para Engenharia Ambiental e passei na USP. Eu realmente não acreditava que passaria. Porém, chegando no curso, não encontrei o que eu esperava. Para mim é sempre muito difícil achar sentido nas coisas, assim, eu perdi o interesse no curso por avaliar aquela carreira não fazia sentido para o que eu almejava. Comecei uma busca por novos cursos e entrei em Agroecologia na UFSCar no meio de 2022, mais uma vez, fiquei imensamente desapontada, pois o que encontrei foi um semestre inteiro de conteúdos dos quais eu já tinha conhecimento, além disso, o estudo dos problemas ambientais e sociais me fez afundar em depressão e ansiedade e decidi deixar o curso. É tudo muito intenso para mim. Eu já não tinha interesse em mais nenhuma faculdade e queria ser autodidata, não me conformava em perder 5 anos de vida com conteúdos que com um pouco de leitura eu dominaria facilmente. Para mim é impossível prosseguir em algo que eu não veja pleno sentido. Outro aspecto que me incomoda na minha relação com o externo é a seletividade quanto as pessoas, não consigo manter a atenção em conversas se o assunto é cotidiano, as amizades são exclusivamente com pessoas que eu ache interessantes (que saiam da esfera dos assuntos banais na conversação). Às vezes imagino como se as pessoas estivessem em um plano diferente do meu, em uma sintonia na qual eu só posso adentrar se me mascarar com uma "atuação" específica para o contexto (o que gasta uma enorme energia). Comentei com a minha psicóloga a respeito da minha suspeita quanto a AH/SD, porém ela não pareceu dar muita atenção ao assunto. Sei que mesmo sem uma identificação de um profissional, é muito bom saber que existem outras pessoas com os cérebros em ebulição, como o meu. :)
Laura tenho 68 anos, fiz 30 anos de terapia para me conhecer...era chamado de Rei Midas pois tudo que fazia tinha sucesso, fui chamado até de narcisista, eu era considerado um ser diferente... e só agora descobri que tenho SD/AH.... foi libertador. Consegui entender tudo que realizei nessa vida.
Olá Lorena, meu nome é Lincoln Gonçalves, eu moro na zona sul de São Paulo, tenho atualmente 20 anos de idade, faço um curso técnico de Logística e trabalho em um Hospital como Jovem Aprendiz. Todas as características citadas por você nos vídeos batem comigo e minha história. Estudei a vida inteira em escolas públicas e em 2019, sem fazer curso pré-vestibular passei em nono lugar na UNESP para o curso de Letras em Araraquara. Mas por conta da pandemia, vi meu sonho de estudar Letras ruir, então comecei a usar muitas drogas; passei por coisas horríveis, mas hj consegui superar estas coisas. O motivo de amar o curso de Letras é pq sou MC, chego ao ponto de dizer que sou especialista em "canto falado". Chego em pontos extraordinários de lírica e métrica, em níveis que ainda não existem no RAP nacional; mas por ser fluente em inglês, ouço muito músicas internacionais. Espero superar ainda mais minhas dificuldades e um dia vc me conhecer pelo meu trabalho artístico-musical.
Uai posta cantando
É viciado nas Multissilabicas?
Bom dia! Tive meu diagnóstico há poucas semanas, com uma avaliação neuropsicológica pedida pela médica neurologista. Tenho 52 anos., tomo medicação pra depressão há 30. E estou desesperadamente tentando entender e colocar alguma ordem na minha vida. É legal encontrar esse espaço aqui e perceber que várias outras pessoas sentem a mesma coisa que eu. Me identifiquei com a grande maioria das coisas que li aqui. Obrigada, Lorena, por esse espaço e esse conteúdo!
Sou muito sensível, eu senti você durante a fala e até chorei pq sinto semelhanças. As pessoas me acham estranho, e por onde ando os desconhecidos me chamam de "doutor" ou "chefe" (isso me incomoda). Minha esposa me considera um perfeccionista e exagero em detalhes ou penso demais. Pessoas comentam por aí que sou muito sério, mas no fundo gosto de conhecer gente. Sou analista de processos e de dados, outras habilidades que amigos admiram. Não me considero tão inteligente mas tenho necessidade de aprender mais e mais e curioso de conhecer outras áreas do conhecimento. Nunca pensei ir ao psicólogo (na verdade fujo, talvez por medo da verdade) e sempre busco conhecer mais sobre esses assuntos da psicologia.
Você, Lorena, fala tãaao lento, mas isso reverbera numa qualidade enunciativa sua indiscutível: não titubeia, não hesita, não há anacolutos em seu discurso. Isso é muito difícil de fazer! Não é regra, é só um elogio que lhe faço. É o primeiro vídeo seu que assisto. A partir de hoje vou te acompanhar sempre. Parabéns por me/nos ajudar.
TB me chamou a atenção na primeira vez q a assisti.. e entendi q era porque ela é franco brasileira e vive há muito tempo na França, então às vezes precisa buscar as palavras.. ela comentou num vídeo..
Eu também percebi isso, inclusive assisto em velocidade aumentada. Mas essas percepções que eu tenho das pessoas eu não costumo externalizar, porque acho que pode ser indelicado e contribuir negativamente dependendo da sensibilidade e dificuldade de quem está do outro lado fazendo aquilo. E pelo perfeccionismo que possuímos eu sei que críticas, mesmo construtivas, sempre caem como uma bomba. Isso porque nós já nos auto-criticamos bastante, e também porque aquilo que os outros percebem em nós normalmente nós já percebemos também e em proporções exageradas. Então muitas vezes temos muito medo de nos expôr justamente por não nos acharmos bons o suficiente e porque não queremos nos sentir rejeitados pelos supostos defeitos que enxergamos em nós mesmos.
Outrossim, eu sei que você fez uma introdução dessa característica para destacar qualidades, mas saiba que nós não costumamos aceitar os elogios como merecedores deles e ao contrário disso nós vamos justamente nos apegar ao que tem de negativo no que foi dito e nos massacrar, rs.
Impressionante a sua explanação. Tive recenremente o diagnóstico de dupla excepcionaludade: TEA e superdotação e a mim me pareceu que você estivesse relatando como eu sou e minha trajetória de vida. Jamais imaginei que ser assim estivesse relacionado à superdotação. Fou muito esclarecedor.
Meu Deus! Eu nunca me senti tão acolhida na minha vida, parece que alguém está lendo a minha mente ❤
Já assisti a varios videos sobre o assunto e consegui assimilar muita coisa que me ajudou na auto aceitação e a me manter mais flexivel diante dos obstaculos na vida. Creio que a primeira coisa a se fazer é amar a sí mesmo, independente de qualquer diferença. Me sinto mais leve.
Nossa é isso mesmo! Parece a narração da minha vida rs. Com tempo e autoconhecimento percebi que é uma coisa boa para nós e para os outros existirem cérebros assim. Principalmente porque nossa alegria não está apenas em aprender, mas também em dividir o que sabemos. 🐞💛😊 Eu amo ser assim, com todos os altos e baixos, todas as análises infinitas, todas as necessidades de sentido, etc etc hahah
Que lindo Priscila 🥰🥰
Sabe lorena, já cheguei a pensar que eu era um psicopata ou que tinha algum distúrbio mental , sempre fico em duvida se meus sentimentos sao genuinos, em tudo que faço, nada está bom, um elogio sempre me soa falso porque sei que não é o melhor, e quando parece bom ao rever parece sem importância, irrelevante, assisti ao seu video sobre como identificar um superdotado , a unica coisa que não tenho como comparar é o teste de QI que nunca fiz um, mas os outros "sintomas" tenho quase 100%.
Seus videos são como uma luz, muito obrigado
Caramba, eu também já tive pensamentos assim. Que bom que vc tem se identificado com os vídeos da Lorena.
Me emocionei muito… estou vivendo esse momento de confusão, intensidade com emoções , uma culpa extraordinária , medo , principalmente do fracasso. Me sinto muito deslocada e quase tudo é sem sentido.. o sentimento de não pertencimento, não se encaixar é muito frustrante, as vezes penso que sou de outro planeta… muito difícil, tento encontrar equilíbrio, meios para organizar minhas emoções, mas para que ? Se nada tem sentido.. só queria a liberdade de ser quem sou, sem esse caos … sou grata pela inteligência SD/HA mas sinto que todos ao meu redor são mais felizes.. sei lá … estou só desabafando.. mas é bem difícil… Amei esse vídeo, de coração… mas é difícil ser assim…
Assisti esse vídeo chorando porque me encaixo perfeitamente em tudo. Achei que estava com depressão, nunca pensei que superdotação fosse algo tão sofrido, vou precisar levar essa possibilidade pra minha psicóloga e pedir um teste. Obrigada por trazer essas informações pra gente, é valioso demais quando encontramos alguma explicação para tudo isso, mesmo que não seja algo tão simples de encarar.
É bem triste (as vezes) e desafiador mesmo! Larguei o estudo formal muito cedo, terminei o ensino fundamental e não fui pra escola no médio. Terminei o ensino médio com a prova do ENEM, estudando sozinho, e pouco tempo depois ingressei no curso de psicologia em uma faculdade prestigiada do Brasil. Mesmo conquistando algumas coisas, é realmente difícil lidar com os sentimentos de culpa, insatisfação, impaciência.
Eu estou amando o canal! Parabéns pela iniciativa!
Obrigada ! Como te entendo. ☺️
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, só que o meu curso de escolha foi Engenharia, que também já abandonei...
Obrigado por compartilhar!
@@gpfn22 É complicado, difícil, mas bonito! Ainda estou tentando me encontrar e potencializar minhas altas habilidades. Força pra nós, Gabriel! Abraço!
E você, na frescura individual e induzida, se acha superdotado...?!
🤓🤥🎈
Eu tinha essa mania de abandonar, era muito inteligente pra passar nas provas e conseguir as vagas, mas logo desistia. Um dia isso me incomodou muito e decidi quebrar o ciclo, foi libertador 🙏
Sou extremamente intensa em tudo o que faço, vivo e sinto. Curiosa, comunicativa e não tinha medo nenhum de desbravar o mundo quando criança. Me conecto bem com as pessoas e comigo mesma. Tinha sim algumas questões pessoais e alguns medos para resolver comigo mesma, como qualquer pessoa comum. Mas, mesmo sem saber que era superdotada, treinei bastante meu cérebro sem me culpar pelos outros não verem o que eu via ou não aprenderem tão rápido. Perceber a diferença que eu tinha para o pensamento de outras pessoas me causava estranheza, mas eu achava que se devia a eu estudar muito. Na verdade, eu sempre achei o máximo ser diferente. Gosto de ser eu mesma! Meu sobrinho de 7 anos também é igual a mim. O treinei em 2 meses igual treinei a mim mesma na infância e, de uma criança introvertida e isolada, ele passou a uma criança extrovertida, alegre e aprendeu a se relacionar com as pessoas, mesmo já identificando que é diferente dos outros alunos. É uma questão de autoestima que necessita ser trabalhada.
Quando você consegue fazer algo que pro outro é extremamente difícil e complicado e pra você é simples e rápido fica um vazio pois ocorre um desequilíbrio no meio. Os outros nos olham de forma estranha e somos rejeitados. Como uma peça que não se encaixa em nenhum lugar....Além da hipersensibilidade.😊 o meio nos afeta, suas energias boas ou más 😢.Lembro que aos 10 anos escrevia mais de 15 páginas de redação ...e comecei a ler aos 12 anos Alexandre Dumas. Toda obra. Aos 15 passei no vestibular de Engenharia com nota 10 em Inglês. E concordo que a adaptação ao meio é um desafio.
Eu me identifiquei demais. Que emocionante. Eu fico brigando o tempo inteiro pra não sair fazendo um monte de coisas, mesmo de meu interesse. Quero fazer vários cursos, inventar várias frente de trabalho. Mas aprendi a dar limites. A olhar para o que preciso agora e o que posso deixar pra depois. Não que saia da minha cabeça tudo que quero, mas já consigo não abraçar tudo. Eu fui identificadas vida adulta, em agosto de 2021, com 36 anos. E aprendi a me perdoar e a entender a forma como sempre funcionei.
A Sra contou a minha vida,eu nem sei o que dizer. Fui diagnosticada quando adolescente,frequentei o núcleo especializado em super dotação e tive aula na faculdade com uma especialista. Nenhum destes um dia sequer entendeu que a super dotação tem o outro lado do "genialidade". Fico imensamente feliz por encontrar uma pessoa que entenda isso. Vou mostrar esse vídeo pra todos que eu puder para dizer: olha como eu me sinto.
Obrigada
É ISSO!! Somos diferentes..😢
Não precisa pedir desculpas por ser assim sensível, o mundo precisa de pessoas como você! A cada dia, passo a passo seja você, simplesmente você! 🤗💖
Obrigada querida 🥰
@ 😊❤
Sei que tem mais de 3 anos esse vídeo, mas o descobri agora e adorei. Me identifiquei totalmente e me ajudou um pouco mais a me entender, a me aceitar e a definir o meu caminho.
Já tem pouco mais de uma semana que me descobri como superdotado, e atualmente estou com quase 45 anos. Triste por ter sido tão tarde. Na verdade não fiz nenhum teste de identificação, mas após assistir vários vídeos de especialistas nessa área eu já possuo a certeza disso. Mesmo assim quero fazer o teste pois eu preciso dessa confirmação, por tudo o que passei sozinho e sofri, e sofro até hoje, eu preciso dessa confirmação e vou atrás disso. Muito obrigado pelo vídeo!
Sempre fui assim, só que achava que o meio era também. Não subestimava ninguém e sempre considerava todo mundo mais inteligente que eu, porque acreditava que eles omitiam dados e minha análise estava equivocada. É difícil saber que eu sou mais inteligente que as pessoas que convivo, porque percebo a vulnerabilidade delas. Isso dói, mas ao mesmo tempo vem acompanhado de amor, um amor que tenta compreender a essência da pessoa, hoje de maneira mais pragmática e antes de uma forma mais idealizada. Só que, apesar disso tudo que disse, estou no processo de aceitação ainda de que sou inteligente, não porque eu me ache superior e sinta culpa, mas porque tudo é tão óbvio. Sim, há paradoxo. E além disso, tenho uma certa "ingenuidade autoinfligida", na qual eu sei uma coisa, mas tento minimizar e acabo me com autoengano.
Vc disse tudo..Uma insatisfacão crônica e uma vontade enorme de salvar as boas almas,as pessoas mais vulneraveis ,os animais também...Salvar o mundo
!!+
Me descobri com 51 anos, superdotada, e sempre fui tratada e me tratava como menos dotada. Já fiz até teste de qi e deu qi superior da média pq perdi minha atenção a responder as questões.
Olá. Eu estou assistindo seus vídeos e chorando e pensando sobre tudo que eu eu vive e nunca entendi como as coisas pareciam sempre estar fora da caixa pra mim. Exatamente tudo tudo que você nos relata nos vídeos, faz lembra algo que vivemos. Obrigado por compartilhar sua trajetória!
Tenho muitas vezes vontade de mudar pro Alaska. Muita necessidade de isolamento. Um abraço. Seus vídeos são muito elucidativos.
Eu tbm 😂😂😂😂
UAI! VÁ!🤔😁
Tenho isso também kkkk mas, na vdd, meu objetivo maior é uma casa isolada na Suécia
Eu não sei se sou um superdotado , mais me identifiquei muito com seu vídeo
Chega a ser bizarro o quanto me identifiquei em todos os pontos. Há um mês atrás fiz uma consulta com uma ginecologista integrativa, e, após mais de 1h de conversa, ela me perguntou se eu já havia investigado se tenho ou não autismo. Sempre falei “brincando” que sou meio autista, porque meu comportamento é muito diferente de todos da minha família. Comecei a pesquisar por pura curiosidade, porque é no mínimo curioso um profissional de saúde identificar tantos traços em 1h, e comecei a me identificar. Minha sogra me mandou um vídeo sobre autismo e de novo me identifiquei. Ela é professora de ensino infantil voltada a alunos neurodivergentes, e ela disse que na opinião dela eu tenho mais traços de altas habilidades e superdotação, que algumas coisas básicas do autismo eu não tenho. Lá fui eu de novo começar a pesquisar e achei esse canal maravilhoso, estou maratonando há uns 3 dias. E nesse vídeo em particular senti uma estranheza imensa de ver alguém que não me conhece descrevendo a minha vida. Não sei se tenho ou não, e não sei se tenho curiosidade de descobrir, pq na minha cabeça sou muito inteligente em relação a média, mas muito estupida se comparada com pessoas de QI realmente elevado. Fora que fica a duvida, tendo a confirmação ou a negação, irei me sentir mal igual.
Realmente,o mais difícil é ser compreendido,face ao patamar de sensibilidade e raciocínio de um superdotado.A começar o relacionamento homem/mulher...
Pelo seu canal eu pude perceber porque eu sou assim e qual é o meu verdadeiro problema é incrível agora eu sei porque eu perco a paciência com coisa muito fáceis e de sempre questionar as pessoas por não ter a mesma rapidez de raciocínio como o meu. Eu tinha um patrão que falava que o.meu defeito era que eu wueria que os outros funcionários tivessem a mesama rapidez de aprendizagem que eu agora eu entendo
Como ele faz para viver com essas dificuldades? MUITA PACIÊNCIA, porque meu deus a ignorância em massa e constante da maioria é triste viu.
Que vídeo interessante, procurei ajuda por aqui pois parece que ninguém me entende, tenho medo de dar minha opinião para não parecer que quero ser melhor que os outros, então fico quieto !
Já ouvi muito que sou o bonzão, como dizem, mas não é isso, só preciso de ajuda .
não me acho um super dotado mas me identifico demais com muitas coisas que vc fala parabéns pelo seu ensinamento
Me identifico muito. eu me perguntava se eu tinha espectro autista por ser diferente, mas a sua descrição me caracteriza mais.
Também me perguntei muito se era autista. Pra mais de um psicólogo.
Lorena, seu ambiente exibe um tom de azul profundo muito relaxante, favorável, segundo meu parecer, ao estudo...
Sensacional! Sinto muito dessas coisas e quase ninguém ao me redor compreende.
Verdade absoluta. É uma dor sem fim
eu aqui qerendo desabar num pranto...vc me descreveu todinha...gratidao pelo conteudo
Assistindo ao seu vídeo em 2024. Muito pertinente e elucidativo. O fato de ser elucidativo traz à tona diversos sentimentos que trancam a garganta e trazem lágrimas. A angústia constante pela percepção de "tudo" provoca uma dor imensa. Sempre fiquei pensando como deve ser bom existir sem doer.
Nossa, moça. "Existir sem doer" me pegou de um jeito 😢
@fariaspamela11 é forte. No entanto, é o que melhor "explica".
É uma sensação de estar presa num pesadelo eterno!
Existe soluçao Carla.
@ gostaria muito de aprender. Obrigada por se disponibilizar a este conteúdo. Já me inscrevi no seu canal para acompanhar
Eu sinto isso o tempo todo, uma vez minha cunhada falou "Vitória, você que sabe tudo, me explica isso aqui" (obs: é sobre a área dela, Médica Veterinária e eu sou simplesmente uma comunicóloga), naquele momento, me senti tão culpada e envergonhada por ser assim, eu só pensei "pq eu tenho que ser desse jeito? Olha o que eu estou causando nas outras pessoas" 🤯 14:13
Nossa seu canal é sensacional. Você disse coisas que sempre senti, mas nunca soube expressar. É muito acolhedor ouvir suas palavras
Não tenho o laudo, mas seus videos sobre o assunto falam muito de mim
Obrigado pelos conteúdos. É muito gratificante ouvir toda essa riqueza de informações.
😭 me identifiquei com tudo! MDS! Nunca suspeitei q seria sobre isso🤯
Menina, tu vai direto ao ponto! Muito bem sacdo a idéia do MEDO que nos cerca.
Sim 😂
Obrigado pelo trabalho. Recentemente meu terapeuta levantou a hipótese de eu ser super dotado e os seus vídeos me fazem não me sentir sozinho porque os relatos são muito parecidos com o que aconteceu/acontece comigo.
Que bom Ronaldo, fico feliz por isto!
posso confirmar essa historia que ele me contou em outra conversa rs
E VOCÊ acreditou?!🤭😂🤣🤣🍼
Conseguiu um diagnóstico? Eu vou fazer o teste neuropsicológico para altas habilidades e TEA
@@Vinicius_A_ eu tô com um terapeuta a uns dois anos e ele tem outros pacientes que fizeram o teste. Aqui no Canadá o teste é um pouco difícil de fazer porque o sistema de saúde é lento. Eu poderia fazer pra entrar no Mensa mas não queria pagar 130 pra fazer o teste. Aí tô enrolando. Fiz só o simulado sem prestar atenção e tirei 138. Se você tiver a chance de fazer vale a pena pq vc acaba se conhecendo mais.
Assisti esse vídeo e chorei do início ao fim. Não tenho um "diagnóstico", então não pode afirmar que sou superdotada, mas me reconheço em tudo o que você falou no vídeo.
A cada conteúdo que eu vejo por aqui, mais eu me identifico.
Só quero conseguir fazer tudo isso dar certo, sabe?!
Eu só tenho vivido o lado ruim e não aguento mais isso.
Incrível!!! Todos somos vibrantes! Exclamações! Mais exclamações senhores!
Brincadeira a parte, bora fazer da anomalia uma benção, penso q podemos! Só vamos! Trazendo renovo e soluções!
Felicidades, calma and balance!
Gratidáo, gratidão, gratidão!
Lorena, muito obrigado. Obrigado pelo conteúdo, não pela transferência do saber mas sim pela partilha de que tem outros com esta dores. A valorização de ser superdotado é uma ilusao. E muito doloroso, solitário e confuso nessa jornada de vida, principalmente quando não indefinição logo cedo. Tudo é difícil, ler e difícil, escrever e difícil, falar, explicar .... entende porque só vê esta vendo aquele seu óbvio e muito pesado. Vestir uma capa, de uma postura e proteção, esconder seus pensamento e uma folga. Obrigado.
Que linda essa palavra super dotado, mas de lindo mesmo., somente a palavra. Porquê quem sente tudo isso, sabe que não tem nada de bom.
Já assisti esse vídeo algumas vezes. Sempre que me sinto desconexo de tudo eu venho aqui e sou acolhido com um abraço caloroso e aconchegante. A propósito, todas as vezes me emociono.
Sou profundamente grato por esse vídeo e por esse canal.
Que benção de conteúdo, Deus a abençoe 🙏🏻🙏🏻
Fui para terapia depois que tive alguns estresses. A questão é que me acham meio ignorante e metido. Principalmente quando estou ensinando algo. As vezes as pessoas são meio lentas com algumas coisas e chamo elas de preguiçosas. Isso ocorre principalmente com equipamentos. A psicóloga pediu para fazer uma avaliação. Ela me acha com inteligência acima da média. Por exemplo, tive uma confusão com alguém. Eu saio lendo artigos de psicologia para tentar entender os mecanismos por traz daquele comportamento. Sou intransigente com pessoas que possuem ideologias ou falsas crenças. E sempre sinto necessidade de estar estudando ou lendo alguma coisa. O principal motivo que fui na pisicóloga é que eu não me sinto confortável perto de muita gente. Sempre estou lutando para não ir a uma festa. Também tenho uma dificuldade absurda em falar em público, porque quero controlar o que todo mundo está pensando. Fico pensando em todas as possibilidades.
Disse tudo! E esse tudo é só um pedacinho né!? 😊
Boa tarde!
Conheci o seu canal hoje e estou “maratonando” todos os seus vídeos. Parabéns pelo conteúdo. Nem sei o que sou. Se sou superdotado ou apenas um incompreendido.
Meu bem, muito obrigado pelos seus videos, comecei a ver essa semana seu canal, cada video, parecia que estava falando de mim, esse vídeo msm até chorei ouvindo, espero que outros que passam pelo mesmo possam se descobrir assim e procurar um diagnóstico.
Fico muito feliz em saber que meus vídeos tocaram seu coração e ajudaram você a se identificar. 🌟 A jornada de autoconhecimento é fundamental, especialmente para quem vive a superdotação. Se você busca mais clareza e deseja aprender a viver plenamente, convido você a participar da nossa aula gratuita. Vamos juntos superar a angústia existencial e descobrir o verdadeiro potencial da sua superdotação. cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
Sentir-se "estranha" e aflita é algo comum entre adultos superdotados. 🤗 Você não está sozinha! Um teste psicológico pode esclarecer suas dúvidas e é realizado por psicólogos especializados em superdotação. Eles avaliam suas habilidades cognitivas e emocionais, ajudando a entender melhor suas características únicas. 🧠 Como a maioria dos conteúdos é voltada para crianças, é normal ter dúvidas, mas saiba que a superdotação pode se manifestar em qualquer idade. Para ajudar você a superar a angústia existencial e viver plenamente, oferecemos uma aula gratuita. Acesse: cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
Que excelente trabalho. Me identifiquei muito com eu do passado, hoje eu tenho um grande autoconhecimento que me permitiu a iluminação.
Seu vídeo é perfeito. Parabéns. Obrigado por auxiliar a compreender esse dom que temos, que deveria ser mais explorado ante escarniado.
Senti a sua dor, pois me identifico totalmente, é um sofrimento 😭
Agradecida pela empatia Ronaldo!
A pior coisa é não conseguir enxergar sentido em nada. Eu já cheguei até pensar que isso era um caso de depressão causado por uma ansiedade e impaciência absurdas que eu sempre senti. Mas eu sempre achei uma depressão estranha, pq nunca cheguei a cogitar um suicídio ou algo do tipo. É só não enxergar sentido em nd do que as pessoas normalmente sentem. Tipo, ter muito dinheiro, ter uma casa bonita, carro, viajar... Mas ao mesmo tempo, estudar e poder aplicar as coisas que estudo, pensar em soluções, reflexões filosóficas acerca da vida, são suficientes. O pior disso tudo é a intensidade desse sentimento e a frequência... as vezes num momento eu tô de boa e de uma hora pra outra tudo perde o sentido, pq começo a questionar, questionar o questionamento, e quando vejo chego a conclusão que nada faz sentido... religião, ideologia, etc. É como se eu não conseguisse me encaixar em lugar nenhum. Outra coisa é lidar com o tédio e o medo do fracasso. Viver é difícil, e lidar com essas coisas internamente é cansativo, angustiante, dolorido. É basicamente um inferno intenso, só que dentro de vc e que não pode ser compartilhado pq ninguém entenderia, pelo contrário, falariam que é besteira. Só queria ser normal e sentir prazer mas coisas que a maioria sente. Talvez a ignorância e a mediocridade (não no sentido pejorativo mas no sentido de mediano mesmo) sejam uma benção. Ser assim é um pesadelo interminável e que gostaria que minha filha não herdasse essa característica. Foi só um desabafo.
Ignore os questionamentos, pague os boletos, faça o que te agrade, tenha pequenos prazeres, crie sua pequena e entenda que esse é nosso normal.
Parabéns pelo vídeo, me esclareceu muitas coisas.
Acabei de te conhecer e to amando seus vídeos. Gratidão!!! ❤
Lorena!! Gratidão por ter este canal, e nos passar este conteúdo de valor inestimável!! Estás me ajudando a me conhecer muito mais!! Digo, que recuperei vários anos de retrocesso, depois de descobrir estes conteúdos! Tudo está se encaixando agora! Gratidão!
Nao sei se sou isso mas to me identificando muito....
Linda vc....chorei muito!
Tedio....eterno tedio!
Me assombra demais!
❤
Meu filho vem sofrendo a 4 anos ,sendo tratado com TDAH e não consegue ver melhora.
E através dos seus posts se encaixou na super dotação e através do vídeo sobre depressão existencial ele hoje acredita que a sua depressão não diminuiu devido os tratamentos inadequados.
Precisa de um profissional com conhecimento no assunto.
😮 meu Deus é muito incrível!!!
Sinta-se bem vinda por aqui Izaira!
Obrigado irmã. 💓
Otimo conteúdo, obrigado vc é incrível.
Senti no fundo da alma cada palavra, acho que nunca me tão compreendida. Suas palavras descrevem coisas que sinto por toda a vida.
Será que mais alguém já bolou explicação pra quase tudo que as pessoas fazem? Esse tem se tornado meu passa-tempo.
Sim, destino e tal. O Skinner falou disso, e é basicamente genética + meio. Mas não vá por esse caminho, não vou conseguir te contar se dá pra sair se eu for pra melhor de tanto me investir. Melhor ser ignorante nessa vida, vá ter uma religião ou algo assim.
Adoro teu trabalho, você é muito didática, acessível e brilhante.
Conteúdo maravilhoso❤
Fui diagnosticada na adolescencia por uma professora que é psicologa e especializada em super habilidades, mas nunca acreditei. Após buscar em varios transtornos a resposta para o meu sofrimento, estou aceitando o diagnostico da superdotação pq é o unico que realmente se encaixa. Nao sei pq é tao dificil ser assim. Me identifiquei completamente nesse video.
olá, traga estratégias para a gente superdotado se organizar e trabalhar melhor. Obrigada
Obrigado pelo vídeo!!
Boa. Tá me descrevendo.
😊😊😊
Vc é ótima em suas explicações! Tudo que vc disse sobre um superdotado tem a ver comigo. Até a dilatação nos olhos acontece comigo. Não durmo bem por causa dos pensamentos acelerados e todas as outras características.
É como se fosse impossivel estar pleno e vivendo qualquer situacao apenas aproveitando. Dá um inveja danada de quem consegue apenas viver as situacoes.
Eu achava que esse medo era transtorno de ansiedade generalizada.
Nossa parece que você estava passando o recado pra mim,
Que bom que está por aqui Rene!
Apresentação fantástica! Muito boa a sua transmissão de conteúdo! Muito bom assistir seus vídeos, me sinto leve!
Obrigada Dejair 🥰🥰
Eu penso o contrário, mais do que "ser normal", gostaria que mais pessoas fossem assim. De certa forma o problema estaria "resolvido" ou bastante amenizado.
Quantas coisas muito boas eu criei e deixei pelo caminho porque não estavam perfeitas, sou programador e meu foco vai pulando de coisas em coisas mais excitantes mentalmente e quando aprendo o que parece suficiente me deparo com outro desafio e esqueço o que estava a mexer e parto para outro desafio.
Essas coisas são frustrantes porque a cada coisa achamos maravilhosas até encontrar outra que nos cativa
Chorei junto...
Obrigada por este conteúdo tão importante, tão rico!
Obrigada 🥰
Forte e necessario. Obrigada
Eu te entendo bem. Eu me sinto assim
Vídeo muito bom, muito bem explicado, mas infelizmente me incomodou muito, pois tenho uma sensibilidade auditiva muito grande o que me fez ficar incomodado com o barulho de língua estalando entre quase todas as frases
Suas vidéos transmete muita serenidade , e sao bem claras.
🥰🥰
Chorei grande parte do vídeo. Infelizmente me sinto um alienígena.
Lorena, eu trabalho em uma empresa de tecnologia e sofro muito. Fui diagnosticado com Autismo e TAG e superdotacao aos meus 38 anos. Sofro muito todos os dias. Vejo que os meus dias sao sofridos quando pessoas nao entendem o que tenho. Obrigado
Bondadosa...
Inteligente...
Hermosa...
¡Lorena Eres Peligrosa!
😍
Nossa, eu sentia mto esta culpa ... so agora,.com 45 anos, q descobri a superdotacao e q estou me entendendo.
Nossa obrigado por esses videos.