AHSD ou "Apenas" Alguém Inteligente? || 9ª Conversa Franca sobre as Altas Habilidades/Superdotação

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 жов 2024
  • Esse talvez seja o vídeo mais importante da série Conversa Franca com Michele Cousseau, diretora do Clube da Aprendizagem, pois ela apresenta as diferenças entre as pessoas inteligentes e as que manifestam comportamento de altas habilidades/superdotação (AHSD).
    Winner (1998 apud PÉREZ, 2013); Strip e Hirsch (2000 apud PÉREZ, 2013) = PÉREZ, S. G. P. B. Mitos e Crenças sobre Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial. Santa Maria, n. 22, p. 45-59, 2013.
    #AltasHabilidades
    #Superdotação
    #ClubedaAprendizagem
    #Inteligência
    #MicheleCousseau
    #ConversaFrancaSobreAHSD

КОМЕНТАРІ • 312

  • @beatrizc8617
    @beatrizc8617 Рік тому +8

    Tenho 28 anos e somente agora vejo a possibilidade do "diagnóstico" de altas habilidades e/ou superdotação. Quando criança, era extremamente perfeccionista, adorava desafios, queria tirar nota máxima em todas as matérias. Passava o recreio lendo livros de biologia. A conversa com os pares não tinha sintonia no conteúdo. Não conseguia somar direito e nem multiplicar aos 10 anos de idade, então SOLICITEI que minha mãe me matriculasse em algum curso, já que a escola não conseguia me ensinar. Uma professora de literatura e um professor de piano/violão me chamaram de "gênio" aos 11 e 14 anos, respectivamente. Ganhei o 1o lugar das olimpíadas de matemática do meu estado aos 12, tendo sido a única a acertar a questão mais complexa da prova (segundo o discurso no dia da premiação). Mas "crianças inteligentes não precisam de ajuda". Por motivos capitalistas e orientações tortas, acabei fazendo uma faculdade na qual pouco desses conhecimentos é útil, na qual a carreira não cede espaço pra criatividade. Meus pais diriam que minhas ideias "não-convencionais" são perda de tempo porque "não dão dinheiro". Presa numa caixa pequena de mais pra mim. Depois de anos de terapia, consigo ver o quanto me diminuí pra atender expectativas de outras pessoas. Tentando me recuperar de uma síndrome do impostor... Tentando correr atrás do tempo perdido. Esmagador.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +3

      Beatriz, o importante é estar te descobrindo e conseguindo dar um nome ao que tu sentia e ao teu modo de ser, ou seja, resgatando a tua verdadeira identidade. Torço muito por ti. Um super abraço!!

  • @Sofiacuriosa
    @Sofiacuriosa 8 місяців тому +7

    Conheço uma pessoa que desde criança se destacou em tudo, desenho, esporte, liderança. Em tudo e todo desafio em que era apresentado. Exemplo. Na faculdade por algum motivo colocaram pra correr nos jogos, correu ganhou, e pra cobrir tabelas colocaram em tudo, lançamento de dardo, disco, salto em distância e xadrez. Em Todos obteve medalha. No boxe, em pouco tempo, nocauteava o professor. Lider nato. No empretec foi primeiro colocado, cursos de imersão de liderança eleito sempre líder dos lideres após dezena de dinâmicas e desafios, canta e toca violão lindamente. Mas tudo faz pouco tempo enjoa e larga. Na vida profissional não suporta rotina e acaba tendo problemas com a chefia imediata pois se destaca rapido, implementa ou altera processos e metologias. É um resolvedor de problemas dos simples aos complexos. Entende de tudo, coisas de medicina, direito, mercado financeiro onde impressiona até os profissionais da área. Mas percebemos que tem pouca inteligencia emocional. Nao consegue se conter ao ver coisas erradas e nao agir. Muito emotivo e empatico. Enfim. Ja ficou longo aqui. Será que ele é superdotado?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  8 місяців тому +2

      @Sofia, tem muitaaaas, mas muitas características similares aos superdotados, inclusive a dificuldade com a inteligência emocional. Sugiro que lhe aconselhe a passar pelo processo de identificação, pois lhe ajudará a encontrar seu porto de vida. Grande abraço!

    • @ronaldosilva-y8u
      @ronaldosilva-y8u Місяць тому

      CREIO QUE SIM,IMAGINO TAMBÉM QUE O SUPERDOTADO FICA EVIDENTE NO QUE ELE É E FAZ, NÃO DEIXA DÚVIDAS A NINGUÉM POIS A SD SE IMPÕE NA REALIDADE MESMO CONTRA A VONTADE DE QUEM A POSSUI. E NINGUÉM VÊ NECESSIDADE DE TESTES, AVALIAÇÕS E ESTUDOS, EMBORA SEJA CONVENIENTE FAZÊ-LOS POR OUTROS MOTIVOS.. NÃO SÓ SE PERCEBE COMO SE SENTE QUANDO SE TRATA DE UM. QUANDO NÃO É ASSIM, MELHOR QUE NINGUÉM TENHA ILUSÕES APRESSADAS MAS NEM SE SINTA POR BAIXO NEM ESMOREÇA POR ISSO, PROVAVELMENTE NESSE CASO DEVA SER PESSOAS COM INTELIGÊNCIAS DESTACADAS, NÃO IMAGINO QUE ISSO SEJA SD. BASEIO O QUE DISSE NUMA PESSOA QUE CONHECI. SE ESTOU EQUIVOCADO, ENTÃO ESSA PESSOA DETÉM ALGUMA COISA SUPERIOR A SD E EU NÃO IMAGINO O QUE POSSA SER. EU APRENDI ALGUMAS COISAS COM ELA A RESPEITO DE MINHAS LIMITAÇÕES.

  • @Canal_do_Rod
    @Canal_do_Rod Рік тому +5

    Vídeo importantíssimo. Me fez chorar porque fui desperdiçado e frustrado. Me levou depressão. Meu filho é SD e tento de tudo pra ajudar a lidar com essa condição que parece maravilhosa mas que se não cuidar pode arruinar um futuro brilhante.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +2

      Canal do Rod, é exatamente isso. Se não cuidarmos muito bem das pessoas com a condição de AHSD, elas raramente conseguirão transformar seu potencial em performance e muito menos sentir-se realizadas e felizes. Grande abraço.

  •  Рік тому +6

    Foi muito bom assistir seu vídeo. Exatamente descrevendo meu filho. Facilidade incrível em aprender línguas, programação, desenho e a fala rebuscada para a idade. Muito ético e preocupado coma justiça. Não sabe reagir a violência. Podem sofrer bullying.

    • @vander.cortes
      @vander.cortes Рік тому +1

      Ixi o q mais tem é bullying (nerd, CDF e daí pra pior), mas se ele for igual a mim na época de escola vai tirar de letra isso, já entrei na escola sabendo ler e escrever, mas eu gostava muito da profª e até dos amiguinhos então eu me dava bem com td mundo e ñ achava chato e maçante, até a 5ª série foi mais ou menos assim, depois disso eu já ñ pertencia mais, era tradado só como o mais ou um dos mais "inteligentes" e eu tbm ñ me interessava tanto assim pelas coisas de escola nem pelas pessoas, ñ por tds.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  8 місяців тому

      @Sherazade, diante disso sugiro que façam uma avaliação com ele, pois pode ter acesso a vários direitos que têm os superdotados. Grande abraço!

  • @giselesilvarosa
    @giselesilvarosa 2 роки тому +4

    Meu filho de 5 anos é tudo isso que você falou.
    Ele começou a falar com 5 meses.
    Ele faz várias vezes a mesma pergunta de forma diferente.
    Ele faz associações que com assuntos que nem se imagina.
    Ano que vem pra para o primeiro ano e a diretora já me alertou para ver uma escola compatível com ele, que não seja tradicional.
    Pq o método de aprendizado dele é acima da média.
    Ele é extremamente criativo.
    Vc descreveu completamente meu filho. Ele sempre acha soluções pra coisas diferentes.
    Ele me olha e diz, é assim, mas, eu faço do meu jeito.
    Ele sempre dá sentido de forma diferente.
    Ele gosta tanto de matemática que assiste vídeo no UA-cam para aprender.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Oi, Gisele. Parabéns pelo filhão. Ele é maravilhoso!! Escolas montessorianas podem ser uma boa opção para que ele tenha espaço de construir seu conhecimento. Mas, tão importante quanto é que seja uma escola realmente inclusiva. Espero ter ajudado. Grande abraço.

  • @fariaspamela11
    @fariaspamela11 9 місяців тому +2

    Meu pai era altas habilidades e eu fui uma criança precoce que todo mundo achava que seria como meu pai. Colocavam muitas expectativas em mim, mas eu fui só uma criança precoce mesmo e hoje com alguns problemas de autoestima pela pressão que sofri quando criança.

  • @anasilvaaa_0202
    @anasilvaaa_0202 Рік тому +3

    Obrigada por esse vídeo! Foi muito esclarecedor! Tenho um primo que claramente é superdotado e se encaixa perfeitamente em todas essas características. Já eu, claramente sou apenas inteligente. A diferença entre nós são as mesmas que você citou no vídeo.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      Ana, muito obrigada por compartilhar isso conosco. É maravilhoso quando vemos a "teoria" na vida real. Um super abraço para ti e para o primo.

  • @vander.cortes
    @vander.cortes Рік тому +9

    Eu achei q meu senso de justiça fosse "comum", até perceber q ñ é nenhum pouco. Interromper é inevitável, trocadilhos e ironia são minha arte kkkk

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +3

      Vander, o senso de justiça deveria ser comum, mas no superdotado é gritante. Trocadilhos e ironias podem realmente ser uma arte para os superdotados. Grande abraço.

    • @vander.cortes
      @vander.cortes Рік тому

      @@ClubedaAprendizagem Sim deveria, em mim é exacerbado, a ponto de ter me prejudicado durante a Pandeca. Um monte de medidas arbitrárias, injustas, ilógicas e até irracionais (enfim draconianas) baseadas em nada, ñ existia nexo nas decisões dos governantes e agências de saúde e pior ainda nas atitudes do povo (pelo menos da maioria esmagadora). O risco era, e ainda é, menor de f@lecer do "veneno" em si do q do "antídoto" ou em decorrência dessas medidas autoritárias e ineficazes, pra ñ chamar de burr@$

    • @carlfriedrichgauss8725
      @carlfriedrichgauss8725 Рік тому +8

      @@vander.cortes o cara acha que é superdotado porque é negacionista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @vander.cortes
      @vander.cortes Рік тому +1

      @@carlfriedrichgauss8725 vdd princese

    • @whateverrandomnumber
      @whateverrandomnumber 6 місяців тому +1

      🤣🤣 com concordo com o comentário do(a) princese.
      Aproveitando a oportunidade, "nenhum pouco" não faz sentido algum. O correto é "NEM UM pouco".
      Tô achando que seu caso não é superdotação, amigo...

  • @brendanascimento210
    @brendanascimento210 2 роки тому +8

    Estou no final do meu 3º ano e.m, tenho 17 anos, e senti ultimamente, após embarcar numa jornada de quase 1 ano de viagem interna e pessoal, que talvez tenha algo estranho comigo, uma vez que sempre fui rotulada de a frente do meu tempo, "muito curiosa", "a imperativa", faz tudo, mas ao mesmo tempo nada e na escola sempre obtive dificuldades em gostar daquele meio (apesar de ser considerada talvez erroneamente de exemplar e mais: por me abster fazendo o que é preciso fazer para sair daquele meio).
    Um dos meus maiores erros é estar apenas "viajando nas ideias", pois sempre fui tratada como ansiosa e outras coisas, mas ultimamente tenho focado muito nessa possibilidade que pode ter passado despercebida: não por méritos de ego, mas sim de diagnosticar e trabalhar isso em mim, pois me sinto muito prejudicada por não saber distinguir hoje o que me faz ter essa essência...

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Oi, Brenda. Obrigada por compartilhar conosco a tua história. Se puder te recomendar algo, sugiro que passe por um processo de identificação das AH/SD. É muito importante saber quem se é, porque se é de tal forma, porque se pensa de tal maneira. Acredito que será incrível para ti. Grande abraço.

    • @nataliacampos3900
      @nataliacampos3900 Рік тому +1

      Faça uma testagem também para TDAH, pois existe mais de um subtipo. Se cuide mesmo. Abraço.

    • @diorgrl
      @diorgrl Рік тому +1

      estou passando pelo mesmo! mas no meu caso, tenho 16 (vou fazer 17 daqui uns meses). mas de resto sou eu sem tirar nem por, até a parte de autoconhecimento! interessante saber que há mais pessoas assim como eu. abraços!

  • @paulyephih2438
    @paulyephih2438 3 місяці тому +2

    Numa epoca em qie nek se falava tao abertamente sobre isto vc ja estava à frente.... Parabéns pelo seu trabalho tb.

  • @bereniceduarte305
    @bereniceduarte305 Рік тому +4

    Olá Michele, em primeiro lugar obrigada por dar tanta luz a quem trabalha com pessoas com altas habilidades! Eu sou psicologa e meu trabalho é avaliar pacientes com dificuldades neurologicas. Tenho avaliado algumas pessoas com altas habilidades e sempre entre en confronto ou dilema com o espectro do autismo. Voce poderia fazer um video sobre esse tema? Eu gostaria de ajudar mais essas pessoas a longo prazo. Eu atuo na Suécia e sinto que o que voce coloca, de acordo com a visao brasileira, dá muito certo com os sentimentos dessas pessoas uma vez que sao muito sensiveis. Desde já te agradeco. Saudacoes, Berenice Duarte.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +1

      Obrigada, Berenice. Fico feliz em contribuir. Já temos dois vídeos no canal sobre essa temática. Um deles é do mês passado. Um super abraço e muito sucesso em tua caminhada.

  • @AykonAriel
    @AykonAriel 11 місяців тому +5

    Olá Michele, sobre os três aneis de Renzulli ,os três aneis devem se conectar a todo tempo,a criatividade também?ou há momentos em que os Superdotados tem picos em estão mais motivados e criativos?

  • @wilsonvitor0702
    @wilsonvitor0702 2 роки тому +3

    Parabéns pelo vídeo! Possuo AHSD, e esse vídeo ficou maravilhoso e compreensivo para qualquer indivíduo que possui dúvidas sobre si mesmo. A enfermeira disse que eu seria inteligente e me atribuem esse substantivo desde cedo (e quando destacam uma qualidade em você, é porque ela está visivelmente/notoriamente acima da média).
    Seu conteúdo ficou fácil de entender, e se fosse apresentado ainda nos tempos de estudos facultativos da sua área, você receberia uma boa nota (principalmente se explicasse de forma natural, como a mesma realizou neste vídeo). Abraços!

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Muito obrigada, Wilson. É exatamente esse um dos nossos objetivos: apresentar o tema de forma mais clara e simples possível, permitindo o acesso ao conhecimento de todos(as). Grande abraço!

  • @NoMercyOlivier
    @NoMercyOlivier Рік тому +8

    Tenho algumas peculiaridades que me atrapalharam e ainda atrapalham muito em minha vida até o presente momento. Já pensei em autismo em transtorno de personalidade esquizote etc.. mas nunca fui realmente atrás para saber.
    Eu não consigo me enturmar ou me comunicar facilmente por não ter interesse em outras pessoas ou nas coisas que a maioria gosta, não que eu não me importe com elas (até porque quem sempre toma as posições pela minha equipe de trabalho/grupo de amigos com relação aos problemas, sempre sou eu) mas por não saber como lidar com questões banais tipo conversa aleatória mesmo. Cada dialogo gera um conflito e por conseguinte uma onda de pensamentos e respostas como se eu tivesse a absoluta necessidade de dar a resposta certa.
    Meu teste de QI auto aplicado não passou de 120, sempre fui mau na escola até o momento que abandonei, tendo retornado e concluído mais tarde onde eu pude de fato manter o foco no que foi passado em sala de aula, e a partir desse momento eu fui muito bem.
    Quando eu era pequeno minha mãe conta que eu não entrava na casa dos outros e ficava parado na porta, também não comia nem bebia nada lá (coisas que até hoje me incomodam bastante, assim como barulho e locais cheios festas sociais etc... acredito que pela excelente audição) Sou auto de data desde bem novo e sempre vivi desmontando consertando melhorando ou adaptando coisas. Minha imaginação roda um filme interativo nesses momento e me facilita muito em desvendar ou replicar resultados sem a observação clara do mecanismo "ou até mesmo ler comportamentos de pessoas quando sem querer faço mentalmente discussões com elas e quase sempre quando uma discussão real vem a acontecer eu já contornei a maioria dos problemas que teria com ela. Tenho uma posição de solucionador de problemas ou faz tudo como diz o meu patrão, mas apesar de tudo não me acho além da média e costumo apontar mais o baixo comprometimento das pessoas com algo que no século passado era mais comum que era o Faça você mesmo) e costumo também ver mais a inteligência em outras pessoas e encontrar nelas habilidades que eu gostaria de ter.

    • @wesley_araujooo
      @wesley_araujooo Рік тому +3

      Cara vc me descreveu muito bem . A minha maior dificuldade é na socialização , tenho 23 anos fui buscar ajuda no médico clinico geral , ela me disse que eu sou ansioso , e que com essa ansiedade eu teria desenvolvido fobia social. Ela me passou para um psicólogo especialista estou na fila de espera a uns 2 ,3 meses e a ansidade pela demora esta me deixando louco . Eu penso demais , estresso facilmente com barulhos( mastigar ,latido de cachorro ,crianças gritando ,muitas pessoas conversando ) ,evito lugares cheios ,festas . Não consigo comer na casa de ninguem nem parentes ou se estiver em observação, não consigo entrar em supermercados ,lojas ,lanchonetes..., estou querendo tirar CNH esse ano, não por mim mais por cobrança do meu pai estou enrolando desde os 18 anos porque não tenho coragem. Tenho poucos amigos maioria parentes e talvez tenha perdido a principal delas ( a de um primo ) por problemas familiares. Estou sempre sozinho ,gosto de fazer tudo sozinho talvez tenha me acostumado . A razão da minha vida é a minha família, tenho medo que quando meus pais se forem ,a razão de viver pra mim perca sentido.
      Me descrevi um pouco mais já que vc me descreveu muito bem . Más é isso só queria desabafar com alguém que pensasse e agisse como eu . valew(⁠.⁠ ⁠❛⁠ ⁠ᴗ⁠ ⁠❛⁠.⁠)

    • @susilveira7335
      @susilveira7335 Рік тому +2

      @@wesley_araujooo vc é muito novo p ficar e fazer absolutamente tudo sozinho. Precisa de contatos e experiências sociais. Se vire pra conseguir isso. Psicólogo é o mínimo, mas se force a sair de casa e interagir com outros por favor.

    • @akilagomes5292
      @akilagomes5292 Рік тому +1

      @@wesley_araujooo imagino como deve ser difícil a socialização, em tudo que você descreveu, mais se você está somente no seu ambiente de conforto você vai se podar, quando necessário estar em ambiente que você não goste ou que evita muito, você sofrerá muito mais, se esforce, crie a rotina de de vez enquanto ir a lugares assim, pois você vive em sociedade e em algum momento terá a necessidade e como você vai comportar quando isso acontecer? será bem mais difícil ou você pode ter uma crise de ansiedade.
      Se esforce um pouco para você ser melhor do que já é.

    • @bartenick
      @bartenick Рік тому +1

      Olha... Talvez procurar um psiquiatra especialista em autismo te ajude. De tudo o que descreveu, só me vem isso à tona

  • @SchettinoRafael
    @SchettinoRafael 2 роки тому +2

    Muito esclarecedor. Fui diagnosticado com AHSD aos 3 anos de idade (eu já lia, e lia de cabeça pra baixo). Muito do que disse realmente combina com meus comportamentos. Obrigado pelo rico conteúdo. Vou seguir.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Rafael, obrigada pelo feedback e por compartilhar a tua história. Grande abraço!

  • @popopooooooooooooooo
    @popopooooooooooooooo Рік тому +7

    A dificuldade do superdotado de compartilhar um depoimento é justamente a super habilidade de ser humilde 😅 De qualquer forma, você ajudou a mudar minha vida pra muito melhor.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +2

      Antônio, fico muito feliz em ter contribuído. Grande abraço e conte conosco!!

    • @vander.cortes
      @vander.cortes Рік тому +5

      Fica parecendo soberba né? Ou um orgulho besta, vaidade... Eu tbm ñ gosto quando alguém me elogia por algo tipo "inteligência" a cima da média, ou por um "trabalho" muito bem feito, dá vontade de esconder debaixo da mesa, cadeira, banco... mas eu dou um sorrisinho amarelo sem graça e agradeço kkk aí fica parecendo falsa modéstia kkkk

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +3

      @@vander.cortes esse sentimento é muito comum e anda de braços dados com a síndrome do impostor que parece nascer junto com os/as superdotados/as.

    • @vander.cortes
      @vander.cortes Рік тому +1

      @@ClubedaAprendizagem Sim, nem me fale, mas é o q temos pra hj kkk

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +3

      @@vander.cortes Ahhhhh, mas isso não precisa ser assim não. É possível destronar esse sofisma das nossas vidas. Faço isso comigo mesma e instruo as pessoas que atendo para fazer também... e graças a Deus tem dado muitoooo certo.

  • @EstefaniaSilvaNeves
    @EstefaniaSilvaNeves 2 роки тому +5

    Fui chamada na escola pela professora para conversar com ela e a supervisora.
    Meu tem filho tem 5 anos e ela disse que ele está se destacando na sala de aula. Ele está no 2º período e já está lendo de tudo, soletra- até as palavras mais complexas- conta e soletra números grandes, sabe olhar as horas, resolve continhas de mais e menos. Quando ela aplica atividades ele é o primeiro a terminar e quando acaba fica entediado. Prefere fazer atividades na sala de aula do que fazer atividades lúdicas e etc.
    Ela disse estar preocupada pois não sabe como proceder e me sugeriu procurar uma psicopedagoga ou psicóloga para fazer uma avaliação.

    • @EstefaniaSilvaNeves
      @EstefaniaSilvaNeves 2 роки тому +3

      Ahhh… e ela pediu para que eu assistisse a série Young Sheldon, pois para ela o Alberto é como esse menino, o comportamento…

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +2

      Oi, Estefania. Parabéns pelo filhão. A série é ótima, mas apresenta um perfil mais acadêmico da Superdotação (e nem todos/as são assim). É importantíssima a confirmação das AH/SD pois ele passará a fazer parte do público alvo da educação especial e a ter alguns direitos como o avanço de série, enriquecimento curricular, atendimento educacional especializado, entre outros. Vocês são de onde? Podemos ajudar com a indicação de profissionais mais próximos a vocês. Grande abraço!

  • @lucimarveras340
    @lucimarveras340 10 місяців тому +4

    Eu vi um comentário no Instagram falando que pessoas com muitas agilidade nada a vê com as outras, são pessoas que podem ser AHSD... Resolvi pesquisar e estou chocada, ninguém me ensinou a costurar, ninguém me ensinou a pintar paredes ou consertar máquina de lavar kkkkkkkkkkkk entre outras 😅

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  10 місяців тому +1

      Que legal, Lucimar. Sugiro que investigue, pois é maravilhoso esse processo de autoconhecimento. Grande abraço!!

  • @RafahProject
    @RafahProject 9 місяців тому +7

    Eu fui uma criança incrível e um tanto esquisita. Aos 12 anos, eu já sabia falar e escrever em inglês (e aos 15 anos francês). Odiava os professores ensinando, ou o conteúdo era raso ou eles paravam na melhor parte. Eu lia os livros de escola todos nas primeiras semanas, e ajudei o meu pai a terminar o ensino médio. Nos 12 anos, (meu auge hahaha) eu já tocava 7 instrumentos, lia partitura e ia pra lun house fazer minhas primeiras produções. Eu amava assistir telecurso 2000 e eu lembro o meu pai me bater por eu discutir e ser grosso com um tio "mecânico" dizendo que ele estava errado (pois na aula de mecânica era de um jeito e ele fazia de outro).
    Tudo isso, e eu nunca tive professor, ou alguém que ensinasse. Eu amava ler manuais de fabricantes eletrônicos e tecnológicos, pois eu sempre achei melhor entender cada função, o nome de cada coisa ao invés de simplesmente usá-la. Até na igreja eu não me contentava com a história do que estava escrito. Gostava de ir atrás da geolocalização, política da época, e eu ficava frustrado quando me deparava com as histórias do tipo "O livro que só uma pessoa pode ler", ou "aquilo foi revelado só a uma pessoa", etc.. Até história de uma moeda bíblica eu pesquisei. Lembro que vários professores me passava a mão na cabeça por eu acertar na prova e errar no gabarito.
    Mas isso vinha com um preço. Na minha cabeça eu achava meus colegas de classe burros por não entender o que eu falava. As brincadeiras como futebol, tazos, bilocas, peão, ridículas e perda de tempo. Odiava quando alguém não tinha as respostas para as minhas perguntas. Na 5ª série eu prometi não falar com ninguém, além dos professores o ano inteiro (e cumpri). A galera me chamava de mudinho. E na 6ª série eu prometi ter só 1 amigo o ano inteiro (e cumpri). Teve um período que eu não aceitava conversar com quem eu não julgasse inteligente. Eu ficava conflitando com vários pensamentos.
    Em 2006 eu não conseguia controlar, era como se existisse dois eus dentro da minha cabeça, e o terceiro só controlava o corpo. Não conseguia fugir dos meus pensamentos, e implorava para não pensar em coisas. Não eram sempre ruins, mas teve um dia que o tempo inteiro pensando porque não conseguia calcular a massa da luz. Vei... eu tinha 12 anos... como é que eu ia conversar isso com o meu pai, bruto, criado em orfanato que não tinha nem o ensino médio completo (amo o meu pai, ele é o meu herói, mas na época era muito evidente a distância entre eu e ele).
    O que me salvou foi Deus, lógico, que usou a música e o teatro pra eu descarregar a mente. Música os pensamentos, e teatro os relacionamentos. Criei a melhor versão que eu queria ser como um personagem, e interpreto ele até hoje. Ele, que eu criei aos 15 anos, me tornou quem eu sou hoje, aos 30 anos de idade.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  8 місяців тому +1

      @Rafah, obrigada por compartilhar conosco a tua incrível história de vida. Sem dúvida tu não é alguém "apenas" inteligente. Comigo aconteceu algo parecido, tendo sido a minha então comunhão com o Divino o que me salvou das minhas "trevas existenciais", trazendo sentido à minha vida. Um super abraço!

  • @edsrochacn
    @edsrochacn 2 роки тому +3

    Muito interessante seu vídeo! Eu acabei descobrindo a superdotação na vida adulta. Na escola eu não via sentido para as matérias, era tudo mecânico, sem poesia. Na parte das exatas, eu fui gostar depois de desenvolver amor e respeito pela natureza, o DNA não é só DNA, mas sim uma conexão profunda entre os seres, o planeta Terra e o universo, a física não é um monte de fórmulas sem sentido, mas, a realidade oculta nas entrelinhas da natureza. Eu sempre preferi a via autodidata, odeio seguir tudo linearmente, e realmente, para mim, é muito difícil conviver com os outros, principalmente quando estou aprendendo algo novo junto com alguém, acabo me apaixonando, viajando, esmiuçando, e quando vou ver, estou dando aula para a pessoa que estava aprendendo comigo, e muitas vezes a frustro com isso. O empenho com a tarefa é uma necessidade que não há controle, é difícil explicar com palavras, enquanto não está bom, durmo pensando naquilo, converso durante o dia, fica martelando, é um impulso que vem de dentro do meu ser. Outra coisa dificultosa para mim é dormir, todos os dias tenho sonhos lúcidos, claros, que pareço estar acordado, acredito que a parte criativa também manifesta enquanto estamos dormindo, geralmente histórias, algumas vezes parece um filme completo. Muitos falam que é fácil ser assim, mas não, você quase não conseguirá desenvolver diálogos no nível que deseja, e raramente encontrará alguém capaz disso, quando encontra, parece que está nas nuvens, pois terá uma conversa de qualidade, de mão dupla, no geral, é chato, pois você sempre se sentirá como professor, pelo menos na minha experiência. Eu cresci em uma família desestabilizada, na escola me isolava, chorava, chorava, desenvolvi timidez extrema, mas conseguia me conectar com um ou outro amigo. Fiquei anos me questionando, por que era tão diferente, e só com 35 anos procurei uma psicóloga com especialização, na primeira consulta, para ela avaliar se podia me atender, foi tão emocionante, pois fui reconhecido, ela tbm é superdotada. Mas, infelizmente, amigos e principalmente a família não dão valor para isso, porém, uma coisa eu fiz, seguindo o conselho dela, não tentar me reprimir, mesmo que pareça estranho e diferente aos outros, não podemos suprimir nossa identidade, para mim foi como tirar uma rolha de um vulcão, depois disso. Hoje falo abertamente, coloco minhas opiniões "doidas", e sigo em frente. Experimento profundamente o que atrair minha curiosidade, hoje estou aprendendo kitesurf, até eu morrer que desbravar muitas áreas do meu interesse. Ufa, ficou longo, mas é um pequeno desabafo, se deixar, escrevo um livro aqui rsrs

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Que incrível ler teu testemunho de vida, Edson. Fico muito feliz por tu ter encontrado uma especialista que conseguiu realmente te ajudar a te compreender e a crescer como pessoa, reconhecendo a tua real identidade. Parabéns por não desistir de ser tu mesmo. É realmente muito importante que procure encontrar teus pares, ou seja, outras pessoas com AH/SD para conviver, conversar e fazer trocas. Se precisar, entre em contato conosco. Um grande abraço.

    • @celiooliveira9234
      @celiooliveira9234 2 роки тому +1

      Você tem dificuldades para disciplina e rotinas; seja profissional liberal ou patrão; para empregado NÃO é seu perfil.🤔🤭😁

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      @@celiooliveira9234 depende muito do perfil de AH/SD. Alguns amam rotina e ter tudo super organizado, dentro do seu modelo de organização, claro. Se forem empregados, são excelentes. Se forem chefes/líderes melhores ainda. Não há um perfil único de AH/SD, e graças a Deus por isso rsrsrs. . Abraços.

  • @gabriellawee9539
    @gabriellawee9539 2 роки тому +5

    Me identifico com a questões de repetição, o professor de matemática na faculdade passava listas com vários exercícios iguais e eu tinha preguiça de fazer a lista toda, mas quando eu via que uma sentença era igual a alguma outra eu sentia muito tédio se tivesse que fazer. E também sou de fazer perguntas de formas variadas. Quando eu tinha 11 anos me interessei por moda passava muito tempo vendo desfiles e lendo revistas e livros sobre o assunto, sempre que eu chegava da escola eu pegava meu caderno e passava horas fazendo desenhos de moda, até vendia esses desenhos para donos de lojas de roupas e costureiras da minha cidade. Nunca fui de estudar mas sempre tirei notas altas. Também tenho muito interesse em muita coisa, na adolescência era arquitetura, moda, literatura, culinária, e ainda gosto muito disso tudo e me mantenho informada o máximo que consigo. Na faculdade cheguei a me desviar dos cursos que fazia, secretariado e veterinária, para pegar matérias de dança, psicologia, teatro e idiomas não exigidos(alemão). Tenho muito interesse por idiomas e linguística, tenho facilidade pra aprender e pronunciar. Adoro jogos de palavras e trocadilhos, gosto de fazer em outros idiomas também.
    Tenho suspeita de TDAH, sempre me senti diferente, aos 23 notei que eu realmente tinha dificuldade pra colocar coisas em prática ou levar até o fim. Larguei a faculdade 4x, engenharia química, moda, secretariado executivo, medicina veterinária.
    Tenho medo e um pouco de desinteresse de demonstrar meus sentimentos, só falo um pouco para alguns amigos e minha avó. Sou muito empática até mesmo quando não quero

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +2

      Oii, Gabriella. Obrigada por compartilhar tua história conosco. Tem certeza do diagnóstico de TDAH? Muitas vezes é apenas a falta de identificação das características de AH/SD e a falta de potencialização dos teus talentos. Nesse caso, é bastante comum a errônea identificação de TDAH. Grande abraço.

    • @gabriellawee9539
      @gabriellawee9539 2 роки тому +2

      @@ClubedaAprendizagem obrigada por responder também. Estive em apenas uma consulta com psiquiatra pra conversar sobre isso. Me identifico mais com o TDAH, cheguei ao assunto de AH/SD vendo sobre a dupla excepcionalidade, depois da consulta, mas eu não fui uma criança precoce, eu era inteligente, tinha facilidade pra aprender, gostava de artes, entretanto não lembro de muita coisa e não há quem possa me dizer como fui. Andei, falei, li e escrevi no tempo normal, eu acho. Tenho muita dificuldade em executar tarefas e isso me trouxe muito prejuízo, faz pouco tempo que soube que isso poderia ser consequência de uma neurodivergencia não tratada.
      Meu irmão mais novo teve na infância todas as características de alguém com AH/SD. Aos 3 anos lia e escrevia, aprendeu sozinho, foi adiantado na escola 2x porque ele sabia muito e atrapalhava os colegas, gostava de estar entre os mais velhos , etc.
      Vou falar sobre isso na próxima consulta.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +2

      @@gabriellawee9539 excelente levar isso para um atendimento. É importante dimensionar tudo. Também não podemos esquecer da possibilidade de dupla condição. Grande abraço!

    • @gabriellawee9539
      @gabriellawee9539 2 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem obrigada mais uma vez ❤️

    • @luisabe3197
      @luisabe3197 Рік тому

      Repetição é a coisa mais HORROROSA! KKKK

  • @adrianarodrigues4113
    @adrianarodrigues4113 3 роки тому +2

    Amei sua explicação,vi minha netinha em muitos exemplos e tbm lembrei do pai dela quando criança, ambos possuem altas habilidade,o censo de justiça é exatamente como vc descreveu,o que me preocupa em relação a ela é o que aconteceu com ele,o colocava em cursos de desenho e chegava um ponto que os professores diziam que eu estava pagando atoa pois ele já tinha técnica e desenhava mais que eles,isso com oito anos,ainda tenho a pasta dos primeiros trabalhos
    Foi desmotivado e acabou indo pra área de saúde, um excelente profissional,hj cursa faculdade de Engenharia de produção e só tira notas máximas,mas sinto que ele tem tantos talentos e não conseguiu se decidir por falta de interesse desde a pré escola,onde os professores já diziam que ele era diferente, extremamente inteligente e habilidoso.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +1

      Tudo bem, Adriana? É realmente característica das pessoas com AHSD ter muitos interesses e ir ao fundo de cada um deles. Quando "aprende/descobre tudo" o que queria, normalmente trocam de interesse e iniciam todo o processo novamente em uma área completamente diferente. Eles(as) podem ser muito bons(as) em muitas coisas. Às vezes é importante um acompanhamento psicológico ou psicopedagógico para que se compreendam quem são e como funcionam (são pessoas normais, mas com um funcionamento cerebral diferente), para que entendam a sua identidade e o seu real potencial e possam desenvolvê-lo plenamente. Espero ter ajudado. Estamos à disposição. Grande abraço e uma ótima semana!

  • @suuhbraga6143
    @suuhbraga6143 Рік тому +1

    Por enquanto o hiperfoco do meu filho é dinossauro, ele quer saber sobre tudo, ja conhece basicamente todos os dinossauros, até os nomes mais complexos, tem uma memória aidética, se remover um dinossauro da coleção enorme dele ele vai saber qual foi, aborda o assunto a todo momento, em qualquer situação o assunto dinossauro vem, as vezes ele fala alguns nomes de dinossauro eu penso que ele ta inventando por sem muito sem sentido e difícil o nome, mas ai eu pesquiso e está lá, fico realmente impressionada!

  • @lucienedejesusrocha9031
    @lucienedejesusrocha9031 2 роки тому +2

    Inteligencia é a capacidade de compreender o meio que esta a sua volta e coloca lo para trabalhar por vc! Capacidade de encontrar problemas e resolve los de forma "simples e pratica" é percepçao com um horizonte cociente alto.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +2

      É uma forma de ver, com certeza. Obrigada pela contribuição, Luciene. Grande abraço!!

  • @renatatome2622
    @renatatome2622 3 роки тому +56

    Nossa....sofri bastante na escola com exercicios de matematica que demoravam para terminar.....fazer liçao de casa era terrivel kkkkk esse modelo educacional brasileiro me levou a evasao escolar no ensino fundamental....mas depois fiz prova de validaçao no Min. Educ e ficou tudo bem.🙏

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +4

      Renata, obrigada por compartilhar conosco a tua história que, infelizmente, é a história de muitas pessoas com AHSD no Brasil. Um forte abraço 🌷

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 Рік тому

      Também nunca gostei de estudar materia de escola.
      Mas desde os 5 que me foco em observar, analizar, interpretar e conhecer sobre o comportamento humano.
      E aos 9 fiz coleção da revista Pais e Filhos e sabia tudo sobre gavidez e primeiro ano. E desde lá me dedico a aprender tudo o que me ajude a ser uma boa mãe e moldar um ser humano para que seja o melhor que eu consiga.
      Meu filho veio, e eu inventei varias coisas para atingir os objetivos que queria. Fiz uma educação completamente diferenciada, pensada objetivamente em cada ato de educar.
      E faz um tempo, com meu filho crescendo, que organizo minhas ideias para que possa ajudar criancas de comunidade a serem um pouco como eu, e pensarem maior e mais profundo, com mais racionalidade e curiosidade e pensando critico sobre tudo.

    • @priscilafloroficial
      @priscilafloroficial Рік тому +2

      É horrível os cálculos, os professores que exigiam os cálculos exatamente como eles faziam 😢 peguei raiva de matemática por isso

  • @leninhacabral1658
    @leninhacabral1658 Рік тому +8

    E como eu faço para ter certeza se sou superdotada ou só inteligente? "No vídeo explica as diferenças". Sim, "Xerox Home", explica, e isso serviu para eu "desconfiar", eu quero "ter certeza". Eu ficava impaciente com gente que respondia o óbvio porque não levava em consideração as palavras usadas no questionamento. Ou quando eu tinha que explicar o sentido denotativo de uma palavra que usei numa afirmação porque a pessoa entendeu de forma figurativa. Hoje eu só ignoro, como quando um dia que eu disse para alguém "você gosta de discordar de mim", a pessoa respondeu "mas eu quase não discordo de você". Eu ia explicar que eu deduzi que a pessoa parecia feliz, quase tinha prazer, quando conseguia discordar de mim, mas, resolvi evitar a fadiga. Deve ter alguma convenção social, que eu não entendo, dizendo que "gostar" indica algo feito com frequência...
    A coisa que mais bateu forte para mim foi criar as próprias atividades relacionadas às áreas de interesse. Lembro que, certa vez, entre os 10 e 11 anos de idade, eu "brincava" de coletar amostras de insetos, flores e sementes, catalogava tudo, porque eu achava interessante que determinados insetos visitavam determinadas flores, queria ver se havia alguma correlação, eu fazia várias anotações das observações e, como não sabia o nome dos insetos e das plantas, eu descrevia e catalogava sob um número. Minha mãe jogou tudo no lixo porque, segundo ela, eu estava sendo esquisita.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +2

      Oi, Leninha. Teu relato mostra vários indicativos de presença das AHSD em tua vida. Se quiser ter certeza, sugiro que passe por um processo de identificação desta condição. Sei que sou suspeita, mas o processo é incrível e libertador. Podemos te dar algumas recomendações de especialistas, se quiser. Nos chame no wapp 51 98173.7445. Abraços.

    • @luizflh
      @luizflh Рік тому

      Avaliação neuropsicológica Wais.

    • @leninhacabral1658
      @leninhacabral1658 Рік тому +1

      @@luizflh obrigada pela resposta 🙂

    • @leninhacabral1658
      @leninhacabral1658 Рік тому +1

      @@ClubedaAprendizagem obrigada pela atenção.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +3

      @@leninhacabral1658 só o Wais não é suficiente. Às vezes é até dispensável. Em especial quando as AHSD estão em áreas não medidas por ele, como as produtivo-criativas.

  • @dionevasconcelossilva9551
    @dionevasconcelossilva9551 11 місяців тому +5

    é possivel a pessoa ter altas habilidades e ao mesmo tempo ter algum transtorno de aprendizado ? Como se o transtorno escondesse a inteligencia

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  11 місяців тому +2

      Dione, é possível sim. A isso denominamos dupla condição ou dupla excepcionalidade. Não podemos esquecer que as AHSD podem se manifestar em uma única área na vida da pessoa e em outras ela pode sim apresentar algum tipo de dificuldade ou até transtorno de aprendizagem. Espero ter esclarecido. Abraços.

  • @luisabe3197
    @luisabe3197 Рік тому +4

    Oi. Bem bacana o vídeo. Sou duplamente neuro-diversa: tenho altas habilidades e sou mulher trans. Mas só me assumi e transicionei depois dos 40 anos - foi então que percebi com clareza que tinha altas habilidades.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +1

      Que interessante, Luisa. Que bom que te descobriu... agora é desenvolver todas as tuas potencialidades. Abraços.

    • @luisabe3197
      @luisabe3197 Рік тому +1

      @@ClubedaAprendizagem Desenvolvimento constante é nosso business ❤️. Obrigada e um beijo.

  • @geanlucas496
    @geanlucas496 Рік тому

    Sempre achei que tinha TDAH, mas acredito ter Altas habilidades/superdotação. Me identifico completamente, não só por esse vídeo, mas muitos sobre o tema. Muito obrigado pelos esclarecimentos!

  • @nataliacampos3900
    @nataliacampos3900 Рік тому +4

    Maravilhoso!! Repetição é desesperador. Kkk. Obrigada pelo vídeo.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +2

      Obrigada pelo feedback, Natalia. Ficamos felizes que tenha gostado. Grande abraço!

  • @CarlaWeiszOficial
    @CarlaWeiszOficial Рік тому +6

    Muito esclarecedor. Suspeito que minha filha de dezessete anos seja superdotada. Moramos em SP capital, tem algum ótimo profissional para recomendar? Gostaria de ter o diagnóstico.
    Minha filha aos 9 anos de idade leu 50 livros, fomos chamados na escola e a queixa da professora era que ela terminava muito rápido as atividades e puxava o livro pra ler. Enfim, são muitas passagens e características que levam a considerar que ela tem altas habilidades e quero apoia-la.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +4

      Oi, Carla. Vocês preferem avaliação presencial ou pode ser virtual? Posso recomendar profissionais nos dois casos. Nos chama no wapp 51 98173.7445 que te passamos os contatos. Aproveito para parabenizar pelo desejo em apoiar a filha. Muitas famílias não percebem a enorme importância disso. Grande abraço.

  • @Kzinhanm
    @Kzinhanm Рік тому +1

    Ótima explicação e exemplos. Muito esclarecedor . Obrigada por compartilhar o seu conhecimento

  • @cintiacampos9965
    @cintiacampos9965 2 роки тому +1

    Excelente vídeo! Muito grata ! Desde que minha filha nasceu percebi algo de diferente das demais crianças que conheci recém nascidas. Ela era muito responsiva. Nos marcos do crescimento , salvo poucas excessões, ela adquiria aa habilidades um pouco antes do esperado ,cerca de 1 a 3 semanas antes. Desisti de comprar brinquedos educativos, pois logo que aprende ficam de lado e quando é mais dificil se frusta. Ainda com 1 ano já contava até 10 em português e ingles e reconhecia todo alfabeto. Achava que eram os estímulos dos videos do UA-cam. Atualmente com 2 anos e meio os marcos são de mais de 4 anos . Na tabela de marcos do kinedu ela está a quase 1 cm acima do percentil máximo em todos as áreas do conhecimento. Não aceita ser ensinada e se frustra facilmente quando erra , tem que mudar os planos ou não é atendida. A interação social é a área mais forte dela . Empatia incrível e muita habilidade para iniciar uma interação ou entrar em brincadeiras de crianças mais velhas mesmo sem ser convidada. No entanto não percebo hiperfoco. Todas atividades duram pouco . É muito cedo, ou já é necessário buscar ajuda profissional? Se sim , quais características devo buscar neste profissional ?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Oi, Cintia. Parabéns pela filhota. Com certeza ela é uma criança incrível. Eu sugiro que já procure um especialista, pois quanto mais cedo tiver a identificação, mais cedo ela poderá ser atendida em suas necessidades e serão várias. Se procurar psicólogo para aplicar o Son-R ele precisa entender de AHSD, pois não basta o teste, precisa esse olhar atento e conhecedor das características comuns. Outra questão, a mudança de foco é muito comum quando eles já obtiveram o que queriam ou aprenderam o que desejavam. Espero ter ajudado. Grande abraço!

    • @cintiacampos9965
      @cintiacampos9965 2 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem Muito grata pela resposta ! Só mais uma dúvida por gentileza.. Existe alguma lista de contato de profissionais que se especializaram AHSD ?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      @@cintiacampos9965 não exatamente. O ConBraSD tem alguns nomes da sua página oficial. Eu faço parte de um outro grupo de especialistas. Mas, infelizmente, ainda existem muitas regiões sem ninguém para atender 😔

    • @cintiacampos9965
      @cintiacampos9965 2 роки тому

      @@ClubedaAprendizagem Mais uma vez, muito grata ! Incrível este trabalho de divulgação e aproximação do publico.

  • @dex-motivado1753
    @dex-motivado1753 Рік тому +8

    Isso é muito confuso para mim, pois, quando eu tinha 7 anos, me tornei músico e atingi o nível profissional em dois meses (feito que levou uns 10 anos para a maioria de meus colegas). Ao cursar engenharia, eu me destaquei muito na sala por causa de minha criatividade, mas só tirava notas baixas por não conseguir aprender a matéria (Não consigo aprender com o sistema de ensino padrão). Mas falando dos três anéis, não tem nada nesse mundo que eu consiga levar a sério, pois tudo o que começo eu deixo pela metade por falta de energia mental.. o que posso dizer é que fui criado por um narcisista e hoje, na vida adulta, sou um cara travado com ultra baixa autoestima e ansiedade. Portanto, é quase impossível dizer se eu sou ou não superdotado devido às circunstâncias!
    Minha Neuropsicóloca está com dificuldades de me diagnosticar, pois eu aparento ter muitos transtornos, embora não me encaixe nos padrões de nenhum deles!

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +1

      dEx-motivado, sinto muito pelo teu sofrimento até então. É realmente triste perceber mais uma pessoa com indicativos de AHSD estar tão "quebrada" emocionalmente. Talvez tu não consiga enxergar esse potencial devido às "dores", mas me parece muito provável. Sugiro que faça uma avaliação com um profissional que entenda da temática, pois o processo é incrível, libertador e uma bússola para teus próximos anos. Se precisar de indicações, nos chama no wapp 51 98173.7445 que te ajudamos. Grande abraço.

    • @dex-motivado1753
      @dex-motivado1753 Рік тому +1

      @@ClubedaAprendizagem Agradeço pelo retorno e pela clareza! Eu adoria ter indicações, que maravilha! Irei entrar em contato com certeza. Muito obrigado!!

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +1

      @@dex-motivado1753 estamos aqui para te ajudar. Abraços 🤗

    • @durhy5563
      @durhy5563 Рік тому +1

      Cara, também pareço ter muitos transtornos. Desconfio levemente que eu tenha AH/SD, eu me encaixo em algumas características e outras eu passo voando. É bem difícil por que eu tenho apenas 15 anos e meu pai diz que eu sou "normal".

    • @familiarockpedra
      @familiarockpedra Рік тому +3

      O sistema de ensino modelado pelo estado, escolas convencionais, é uma máquina de destruir futuros! Atropela alguns mais lentos e desperdiça outros mais capazes... uma lástima. Só o livre mercado pode se adaptar as necessidades de cada um.

  • @rachelmariacamposmenezesde3177
    @rachelmariacamposmenezesde3177 2 місяці тому

    Parabéns pelo assunto Tão relevante e importante! Muito interessante o vídeo! Adorei!

  •  2 роки тому +1

    Muito obrigado pela informação e pelas fontes!

  • @priscilafloroficial
    @priscilafloroficial Рік тому +2

    Moça, eu nem sabia sobre isso, parei aqui porque recebi o diagnóstico das minhas filhas de autismo, então estou estudando sobre o assunto, vi um comentário sobre o AHSD e vim estudar sobre. Você simplesmente me descreveu, aprendi andar com 8 meses, aprendi q ler e escrever com 4 anos e meio “sozinha” minha mãe me levava para a escola que ela dava aula e me deixava brincando, enquanto brincava eu aprendia e aprendi a ler antes dos alunos dessa classe 😅 sou cantora, sou muito exigente comigo mesmo, nunca fiz curso de canto mais já dei até aula, inclusive para uma aluna de fonoaudiologia e ela me falou que eu ensinava ela sobre assuntos que ela estudava na faculdade, porém, comigo ela aprendeu muito mais

    • @priscilafloroficial
      @priscilafloroficial Рік тому +1

      Na escola, eu entendia os assuntos antes do professor terminar de explicar, ficava ansiosa pra ele falar sobre uma pergunta que eu já tinha formulado na minha cabeça, as vezes eu chegava às minhas próprias conclusões ou começava a questionar sobre o assunto, as vezes as perguntas eram complicadas o professor respondia e eu falava sobre como eu achava que seria e começava o debate, chegaram a chamar minha mãe dizendo que eu faltava com respeito, ainda bem que sempre tinha professores que me defendiam e diziam que tudo aquilo era que eu tinha vontade de aprender. Se eu já sabia ficava conversando na aula ou fazendo minhas próprias atividades ou pesquisas, sempre era a melhor aluna da classe e chorava quando tirava 9 😅 infelizmente tive depressão, fui mãe muito nova e não consegui fazer minha faculdade

    • @leohonk7351
      @leohonk7351 Рік тому

      "minha mãe me levava para a escola que ela dava aula" vc aprendeu tudo de forma passiva por conta da profissão da sua mãe. Sua mãe dava aula, logo, seu ambiente em casa estava imerso em aprendizado mesmo que de forma sublime e isso influencia muito no desenvolvimento da criança ..... tem uma diferença bem grande nun lar onde algum dos pais sao professores e um lar onde não tem influencia educacional, vc foi apenas precoce por conta do ambiente ... vc parece ter características de autodidatismo. Quando a pessoa tem isso, ela aprende varias coisas "por conta" sem precisar de alguém ali pressionando e dessa forma consegue ir mais além no aprendizado do que, muitas vezes, em um curso ou faculdade ....

  • @fabir.l.9799
    @fabir.l.9799 4 місяці тому +3

    Todo problema que eu vejo eu enxergo uma solução inuzitada. Na verdade muitas tarefas para essa solução. Falo ou escrevo muito rápido essas soluções, que me aparecem na hora, conforme eu vou falando.
    E o resultado são as pessoas me achando louca, pq nunca ouviram aquele tipo de conselho.
    Mas, depois de décadas, a minha sobrinha resolveu fazer sem questionar, tudo o que eu indicava e deu certo.
    Meu filho, desde pequeno com problemas, me contava tudo. E eu falava o que ele tinha que fazer e dava certo. Então esses dois sempre voltaram pra me pedir conselhos.
    E uma outra menina, adolescente, mesmo fazendo terapia ha tempos, me pedia conselhos e até explicação de coisas que ela não entendia por aí. E ela sempre se admirava com a minha capacidade de enxergar abrangentemente e profundamente e de explicar muito bem explicado.
    O que na infancia e adolescência as pessoas não me entendiam, hoje todo mundo elogia minha clareza para explicar.
    Treinei bastante, horas por dia, falando sozinha.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  4 місяці тому +1

      Fabir, obrigada por compartilhar conosco a tua história. Desejo que muito mais pessoas percebam quem tu realmente é. Um grande abraço!

    • @fabir.l.9799
      @fabir.l.9799 4 місяці тому +1

      @@ClubedaAprendizagem
      Obrigada. 🙏🤗 Abraços.

    • @allissonfisico
      @allissonfisico 4 місяці тому

      Escrevendo errado assim?

    • @fabir.l.9799
      @fabir.l.9799 4 місяці тому

      @@allissonfisico
      Pra você ver, né?
      Tem analfabeto que é superdotado e tem professor de português que tem QI limitado.

  • @aventurasdomiguel3414
    @aventurasdomiguel3414 3 роки тому +4

    Ótima explicação! 👏👏👏

  • @DinoAplanalp
    @DinoAplanalp 2 роки тому +2

    7:00 aprendizaje divergente, se salga etapas
    8:30 rechazo a la repetición
    11:26 experimenta sentimientos de forma más profunda y compleja pudiendo comprometer otras áreas

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Así es, Dino. Esa y otras características más describen a las personas sobredotadas. De dónde eres? Saludos desde Brasil.

  • @ildenete3235
    @ildenete3235 9 місяців тому +5

    Mas se a criança nessa idade perde interesse de aprender porque se igualou com o grupo por falta de estimulo na escola e em casa e manifestar apenas o intelecto e criatividade apenas em seu pensamento e diálogos sozinha ou raramente com a percepção dos pais e somente mais tarde numa outra escola numa mudança em outra fase da vida ela consegue adquirir insumos para novamente destrinchar sua superdotação?

    • @lannadelbianco527
      @lannadelbianco527 8 місяців тому +1

      eu acredito que a maioria dos superdotados se encaixam nisso que vc falou! a minoria possui ambiente propício ao desenvolvimento saudável de sua singularidade cognitiva.

  • @veracristinarocha5237
    @veracristinarocha5237 3 роки тому +7

    Vejo aqui em casa: repetição jamais, Fórmulas sem demonstração de jeito nenhum. Aprendizagem em tempo recorde.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому

      Tudo isso pode ser indicativo de AHSD. Grande abraço!

    • @veracristinarocha5237
      @veracristinarocha5237 3 роки тому +2

      Sim. Meu filho foi acelerado de série do 5º ano para o 7º ano e hoje com 16 anos é estudante do curso de engenharia de computação da Escola Politécnica da USP.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +1

      Que bom que vocês conseguiram garantir um dos direitos dos alto habilidosos/superdotados. Fico muito feliz por isso! Parabéns para toda a família!

    • @celiooliveira9234
      @celiooliveira9234 2 роки тому

      Repetição é MUITO importante! Apreendemos pela repetição, associação, inclusive, a didática é repetitiva...🤓🎈

    • @veracristinarocha5237
      @veracristinarocha5237 2 роки тому

      Para pessoas de inteligência comum. Não para superdotados.

  • @viagempelouniversodalitera4118
    @viagempelouniversodalitera4118 3 роки тому +2

    Boa explanação!! E bem pertinente !

  • @dakdaniels
    @dakdaniels Рік тому +4

    Sobre a questão de crianças de um ano conseguir mexer no celular é pela simplicidade da interface de uso que é projetada para ser o mais intuitivo possível, podemos até pegar o espectro do outro lado, os idosos também aprendem com facilidade a usar o celular. Ótimo conteúdo! A propósito, qual é sua formação acadêmica? Não consegui encontrar por aqui. Abraços, t+.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +1

      Olhar infantil, desculpe a demora em responder. Não vi a notificação da tua mensagem. Eu sou especialista em AHSD; em Psicopedagogia e Educação Inclusiva; em Educação Inclusiva com Ênfase em Avaliação Diagnóstica Escolar e em Gestão Escolar. Agora estou me especializando em Neuropsicoanálise Clínica. Obrigada pelo feedback. Grande abraço.

    • @dakdaniels
      @dakdaniels Рік тому +1

      @@ClubedaAprendizagem Ótimo, estamos por aí, mais uma vez parabéns pelos conteúdos.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      @@dakdaniels obrigada. Grande abraço.

  • @thainaraoliveira2782
    @thainaraoliveira2782 2 роки тому +1

    Ótimo vídeo! Muita informação mas agora me sinto mais confusa ainda kkkk estou num processo de verificar se tenho TDAH mas ainda assim me vi em várias características e comportamentos, tanto desse vídeo quanto da sua série toda de conversas francas.
    Vou trazer esse assunto nas próximas sessões e tentar investigar mais.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Oi, Thainara. Que bom que gostou da série 🙂. Muitas pessoas com AH/SD são erroneamente identificadas como TDAH, porém há casos de dupla condição (ou dupla excepcionalidade) em que a pessoa apresenta as duas condições juntas. Seria bom investigar as duas possibilidades, ou seja, fazer uma avaliação para verificar se tem AH/SD e, posteriormente, TDAH. Um grande abraço e ótimo processo de descoberta pessoal 🤩😍🥰

  • @marianapuga6777
    @marianapuga6777 2 місяці тому +2

    Minha filha esta em avaliação, acredito que nesse momento avaliando para Altas Habilidades ou Tdah, ou ambos. Essa parte linguistica realmente hora é surpreendente mas tambem irritante, se deixar faz trocadilho o tempo todo, inventa palavras novas facilmente, faz piada com tudo sempre tentando misturar palavras. Ela quer ser Engenheira, porque quer construir coisas. Mas não sabe se será porque não quer destruir a Natureza. Então falamos pra ela do conceito de casas ecológicas, que pode ate viajar e trazer novas formas de construção. Pronto, ficou apaixonada. Diz também que fara um projeto para construir ninhos aquecidos para passarinhos na natureza kkkk. Ama matemática, ficou muito, mas muito animada de aprender conta de Divisão essa semana 😂, ta dificil acompanhar. Ela tem 7 anos.

  • @Jessica-ht9tt
    @Jessica-ht9tt 2 роки тому +15

    Pode me ajudar a entender uma coisa? As pessoas me dizem: nunca vi ninguem com tantas habilidades ao mesmo tempo! E o que eu respondo é: Isso é só questão de curiosidade e tédio, ou seja , viro phd quando um assunto me interessa, mas acabo enjoando depois q aprendo e isso desde criança. Dessa forma venho acumulando conhecimentos aleatorios desde artes, educação, saúde, musica.idiomas mas com tudo isso a Dificuldade de interação social. Sempre achei q a superdotação fosse causa do hiperfoco no autismo. Minha filha está agindo da mesma forma com assuntos de seu interesse. Sera que nos encaixamos nisso?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +3

      Oi, Jéssica. Tem muitas possibilidades pelo teu relato. É importante investigar, em especial na tua filha, pois se confirmar as AH/SD ela passa a ser público alvo da educação especial e, portanto, a ter vários direitos que, quando atendidos, farão toda a diferença na vida dela. Um detalhe importante: autismo é uma coisa e superdotação outra, portanto as AH/SD não geram hiperfoco em autista. Isso é característico do TEA. De onde vocês são? Posso tentar encontrar um especialista na região de vocês para avaliá-las, se tiver o interesse, claro. Grande abraço!

  • @tatianabuzze3188
    @tatianabuzze3188 9 місяців тому +3

    Falou tudo...

  • @lucascarvalho8758
    @lucascarvalho8758 11 місяців тому +6

    Cheio de "gênios incompreendidos" aqui. Ou pais de " gênios incompreendidos".

  • @emerson3937
    @emerson3937 3 роки тому +5

    como eu posso ter uma vida normal. eu só queria conseguir entra em uma rotina de estudos e trabalho para ter uma vida normal, não aguento essa rebeldia mais da minha forma de ser

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому

      Olá, Émerson. Essa pergunta é muito complexa e não existe uma resposta simples ou uma "bula" a seguir. No entanto, algumas pistas existem. Acompanhamento psicológico e psiquiátrico podem ser um caminho, ou abrir caminhos para ti. É fundamental compreender quem se é, saber claramente a sua identidade, aceitar-se, respeitar seus limites, mas não ser impedido por eles. Nada disso é fácil, mas não impossível. Sugiro uma meta, um objetivo por vez. A partir disso, trabalha para conquistá-los. Quando conseguir, elenca outro objetivo e assim por vez. Não te cobre uma vida transformada, mas apenas um passo por vez. Desejo tudo de bom e uma excelente caminhada rumo a uma vida excelente onde consegue ativar todos os teus talentos. Abraços.

  • @bicho.cosmico
    @bicho.cosmico Рік тому +2

    Interessante o video. Gostaria de saber como as questões emocionais podem atrapalhar o desenvolvimento das criancas com AHSD, por exemplo, se cresecrem em um ambiente tóxico. Existem pesquisas sobre isso?

    • @srob6168
      @srob6168 Рік тому +2

      Tbm gostaria de saber

  • @KraemerAcademy
    @KraemerAcademy Рік тому +3

    Tenhp 49 anos e me identifico com quase todos os exemplos... seria eu um adulto com altas habilidades?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +1

      Oi, Kraemer. É muito possível. Dá uma olhada nos dois primeiros vídeos desta playlist. Se te identificar bastante, as possibilidades aumentam. Grande abraço.

    • @nettoflorestal
      @nettoflorestal Рік тому

      Como os "sintomas" são inespecíficos, busque o diagnóstico de um (ou mais) profissionais 😀

  • @JulioCezar-bl5jt
    @JulioCezar-bl5jt Рік тому +2

    A senhora citou que depois de um tempo essas habilidades do super dotado podem se equiparar aos de outros alunos. Nesses casos, como poderia haver o diagnóstico? Digo, muito foi dito sobre os traços na infância, mas como a alta habilidade pode ser percebida depois que essas habilidades se camuflagem entre as pessoas de funcionamento neurológico típico?
    Eu, por exemplo, tenho traços da precocidade, aprendi a ler e escrever nos primeiros meses de estudo formal, pulei várias fases que são comuns durante o aprendizado de uma criança. Eu me destacava bastante por aprender os tópicos ensinados bem mais rapidamente do que os outros alunos. É até difícil dizer quanto tempo eu demorei para aprender a ler e escrever de forma fluída, porque quando a minha mãe percebeu, eu já conseguia ler textos grandes com facilidade sem ficar travando nas sílabas. Hoje, no entanto, no meu ensino médio, eu ainda me destaco bastante, aprendo os conteúdos nas primeiras explicações, principalmente aqueles conteúdos que despertam o meu interesse, mas não tenho os traços da alta habilidade, pois minhas habilidades já são praticamente equiparáveis aos demais. Nesses casos, como se nota a alta habilidade?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      Oi, Julio. Essa equiparação que eu falei acontece apenas nos casos em que a criança não tem as características de AHSD, mas apenas desenvolveu algumas habilidades precocemente. No caso dos superdotados, nunca serão iguais, pois são neurodivergentes. Se tu puder, sugiro que passe por um processo de identificação das características comportamentais de AHSD, pois te ajudará e muito a compreender teu funcionamento e tuas características. Espero ter ajudado. Abraços.

  • @thiagoaguiarrodrigues1871
    @thiagoaguiarrodrigues1871 Рік тому +2

    Percebi que o vídeo não comentou sobre o teste de QI. Há quem já identifique um indivíduo com AHSD quando está situado no percentil 2%. O que acha?

  • @tuannybrilhante
    @tuannybrilhante Рік тому +3

    Minh filha é superdotada e meu menino inteligente.
    A criatividade da minha filha é fora do normal!!! Ela andou com 9 meses, entrou na escola aos 6 anos e já entrou comandando heheh.

    • @tuannybrilhante
      @tuannybrilhante Рік тому +1

      Ela toca violino e na primeira aula de teclado, o professor ficou boquiaberto, na primeira aula ela tocou duas músicas de teclado.
      Fez uma apresentação na igreja gorado comum que foi até aplaudida.

    • @tuannybrilhante
      @tuannybrilhante Рік тому +1

      *fora do comum

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      Tuanny, parabéns pelos filhos. Sugiro que faça o processo de identificação com ela, para poder lutar por seus direitos escolares. Abraços.

  • @kell-r1i
    @kell-r1i 2 роки тому +1

    Minha filha tem 8 anos.
    Fizemos um requerimento junto a escola, para que ela faça avanço escolar.
    Porém, aqui em Minas gerais, a lei só permite o avanço escolar, mediante a alguma condição especial do aluno, como a super dotação/altas habilidades.
    Ela já foi avaliada pela psicóloga, e psicopedagoga, e obteve ao fim das avaliações, resultado positivo, como uma criança que está a frente da sua idade em vários quesitos.
    Atualmente, está sendo acompanhada pela Neuropsicóloga, pra ser avaliada a Questão do QI, através do WISC-PERSON.
    serão no mínimo 8 sessões, para fechar o diagnóstico, da qual ela está na 2 sessão.
    Não tenho expectativas, quanto a ela ser SUPERDOTADA, más,nossa pequena, sem dúvidas, é muito inteligente!
    Também fiz avanço escolar, assim como outros parentes da família, no E.f, porém, no meu caso, foi a escola que fez o requerimento, e antigamente só bastava isso, para que o mesmo fosse possível.
    Enfim... Vamos aguardar o resultado final.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +2

      Oi, Kelle. Na verdade, a escola continua tendo autonomia para fazer o avanço, basta querer e comprometer-se com o desenvolvimento dos seus alunos. Eis o grande problema, infelizmente. No segundo semestre faremos umas das lives da VIII Jornada de Formação justamente sobre essa temática. Abraços.

  • @MCMiguelZSofcial
    @MCMiguelZSofcial 2 роки тому +5

    Queria te deixar uma pergunta aqui.
    Eu sempre soube falar palavras difíceis, de modos complexos, mas sempre que estou perto de outras pessoas, costumo falar o mais simples possível, isso seria um "sinal" da síndrome de impostor?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +2

      Oi, Miguel. Pode ser, mas também pode ser necessidade de pertencimento, de integrar-se em um grupo, de fazer parte de algo e não ser considerado o "estranho" ou "diferente". Espero ter ajudado. Abraços.

    • @MCMiguelZSofcial
      @MCMiguelZSofcial 2 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem Ta, queria ter essa habilidade que os outros têm de se socializar.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +2

      @@MCMiguelZSofcial podemos desenvolver habilidades sociais com treino, usando o cognitivo para aprender o que deve ser feito em cada situação e aplicando isso no dia a dia por esforço, até que naturalize. O teatro me ajudou muito nisso. É uma boa dica. Abraços.

  • @ronaldosilva-y8u
    @ronaldosilva-y8u Місяць тому +1

    EU SEMPRE FUI BURRO PRA TUDO DESDE CRIANÇA E CONHEÇO MUITA GENTE QUE NÃO ME DEIXA MENTIR, MAS EU NUNCA DESISTI DA CERTEZA DE QUE EU SOU UM GÊNIO POIS SEMPRE SOUBE QUE EINSTEIN SEMPRE FOI PROFUNDAMENTE BURRO EM MATEMÁTICA DESDE O NASCIMENTO E ALÉM DE SER BURRO EM TUDO EU SOU ACENTUADAMENTE BURRO EM MATEMÁTICA COMO EINSTEN . ISSO ERA UMA PROVA EVIDENTE QUE EU ERA UM GÊNIO PRESTES A ACONTECER. MAS TIVE QUE RECONHECER POR ALGUM TEMPO QUE TALVEZ EU SEJA APÉNAS O MÁXIMO, POIS FIQUEI SABENDO MUITO DEPOIS QUE EINSTEN NA VERDADE SEMPRE FOI UM SUPER MATEMÁTICO DE ALTAS ESFERAS. MAS EU NÃO DESISTI. QUE EU FOSSE APENAS O MÁXIMO NÃO EXPLICAVA OS FENÔMENOS QUE SÓ EU CONSIGO PERCEBER. MUITA MEDITAÇÃO FILOSÓFICA DA MINHA PARTE ME LEVARAM A RECONSIDERAR E VOLTAR A CERTEZA QUE EU SOU INDISCUTIVELMENTE UM GÊNIO. PARA PROVAR ISSO AINDA VOU DESCOBRIR ALGUM GÊNIO QUE FOI GENUINAMENTE BURRO EM ALGUMA COISA E PROVAR PRA MIM MESMO QUE COMO ELE SOU GÊNIO, POIS SEI QUE SOU TAMBÉM BURRO COMO ELE NO QUE ELE FOI GENUINAMENTE BURRO, POIS NÃO TEM NO QUE EU NÃO SEJA BURRO. TALVES COMO SOU UM BURRO UNIVERSAL E REÚNO A BURRICE DO QUE TODOS OS GÊNIOS TÊM DE BURRO, CERTAMENTE SOU UM GÊNIO UNIVERSAL. A HUMANIDADE UM DIA SE CURVARÁ PARA MIM.

  • @edsonluisteixeira-zf2wh
    @edsonluisteixeira-zf2wh 2 місяці тому

    ... bom dia para todos... bom dia dra, tudo bem???... realmente um assunto muito interessante e digo mais, creio que altamente importante dra... principalmente estando sendo alertado e informado agora em nosso meio... nosso meio relaciono a nós, simples humanos medianos e quando muito..."normais" e na caminhada em conjunto gostem muitos ou mesmo algun$$$ ou não... enfim...(peço perdão pelo sarcarmo ali dra...)...mas sabe como é né???...
    ... parabéns pelos trabalhos e vídeos aqui e firmes aí...temos muito a aprender e ... recuperar...

  • @professorajanedias3285
    @professorajanedias3285 3 роки тому +4

    17:02 MUITO IMPORTANTE

  • @edivanoliveirabarbosa7262
    @edivanoliveirabarbosa7262 2 роки тому +1

    Eu entendi, a diferença é qualitativa de um alto habilidoso com superdotação pra uma pessoa inteligente; e ainda que em tese possam ser tão inteligentes quanto o outro, as soluções propostas e problemas elaborados por um superdotado são diferentes de uma pessoa apenas inteligente ou que tenha estudado muito. Eu me identifico assim em qualquer conversa, tipo, a pessoa começa um assunto e eu continuo,mas formulando outras questões e de repente ela não acompanha mais.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Há sim diferença de profundidade das perguntas, de tipos de questionamentos e de interesses... é o que chamamos de pensamento divergente. Só um esclarecimento, altas habilidades e superdotação são termos sinônimos. Grande abraço.

  • @laurarrrrrr
    @laurarrrrrr 3 роки тому +3

    oii , vocês fazem avaliação de pessoas com AH/SD ? digo, um laudo, uma identificação, um diagnóstico??

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому

      Bom dia laura. Sim, além de termos a escola, também atuamos com a identificação das pessoas com AHSD. Podemos te ajudar? Um grande abraço. Tenha uma ótima semana.

    • @laurarrrrrr
      @laurarrrrrr 3 роки тому

      @@ClubedaAprendizagem tenho 16 anos e estou na 2ªSEM . desconfio que talvez eu seja uma superdotada , já conversei com minha psicóloga , psiquiatra e com a minha mãe sobre. como faço pra entrar em contato com vocês e conseguir um "diagnóstico" ???

    • @homergump100
      @homergump100 3 роки тому +1

      Eu também gostaria de fazer avaliação. Depois de tudo que assisti dessa série que vocês explicaram, eu acho que tenho altas habilidades. Quero descobrir se realmente tenho. Como faço para agendar avaliação? Meu nome é Sandra, tenho 41 anos. Qual email posso entrar em contato com vocês?

  • @laiscalife2778
    @laiscalife2778 Рік тому +5

    boa noite, já realizei um teste de QI e o resultado foi 133, além disso, me identifico com diversas características sociais, emocionais e intelectuais da superdotação. no entanto, não tenho um dos 3 critérios: a motivação. quer dizer, tenho sim, mas apenas com minhas áreas de interesse, com o que quero e quando quero. isso significa que não tenho superdotação? é menos provável?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +7

      Oi, Laís... o comprometimento com a tarefa ou motivação funciona exatamente assim: nas áreas de interesse apenas. Grande abraço.

    • @luizflh
      @luizflh Рік тому +1

      Qual o teste de QI que vc fez?

    • @laiscalife2778
      @laiscalife2778 Рік тому +1

      @@luizflh fiz o wisc iv

  • @ElifasGonçalvesJunior
    @ElifasGonçalvesJunior 4 місяці тому +1

    Excelente!

  • @J123-c6d
    @J123-c6d Рік тому +3

    Eu desconfio muito que sou superdotada. Gostaria de encontrar um diagnóstico pois isso me ajudaria muito. Sinto necessidade de pensar o tempo todo em algo diferente e isso está me frustrando, pois não sou estimulada no dia a dia. Como eu posso encontrar diagnostico? Na minha cidade não possui esse tipo de profissional.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      Oi, J123. A necessidade de entender-se e compreender seu funcionamento é essencial para todos nós. Nos chama no wapp 51 98173.7445, pois podemos te indicar alguns profissionais. Se não conseguirmos indicar alguém mais próximo de ti, podemos indicar quem faça a avaliação de forma virtual, assim como nós fazemos. Um grande abraço 🤗

    • @J123-c6d
      @J123-c6d Рік тому

      @@ClubedaAprendizagem muito obrigada

  • @evandrosilva6720
    @evandrosilva6720 11 місяців тому +3

    Eu descobri por mei dessa aula que tenho AHSD

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  11 місяців тому +1

      Que ótimo, Evandro. Continua te descobrindo, pois há várias facetas das AHSD que é importante conhecer. Abraços

  • @palestrinha
    @palestrinha 2 роки тому +4

    Alguém com um QI normal, mas que apresenta várias características citadas (criatividade e comprometimento com a tarefa de interesse, além do aspecto emocional) e possui uma área com um percentil muito superior em comparação aos outros, pode ser considerado AH/SD? Ou necessariamente precisa ter um QI acima?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      A. K., o índice de QI não é determinante para a definição da presença das AHSD, uma vez que ele só mede as inteligências lógico-matemática e linguística e existem outras áreas em que o espectro pode aparecer. Sugiro investigar. Se precisar de indicação de profissionais, nos chame no wapp 51 98173-7445. Grande abraço!

  • @fyamaguimaraes4651
    @fyamaguimaraes4651 2 роки тому +2

    Tenho um filho que está em investigação se tem autismo... e é muito inteligente, ama fazer tarefas tem um super foco em números... ele é muito criativo tbm... ficamos sempre com dúvidas se ele tem altas habilidades... qual conselho vc me daria??

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Fyama, parabéns pelo filhão. Sugiro que investiguem a presença das características de AH/SD procurando um especialista na área. Existe a possibilidade de apresentar o que chamamos de "dupla condição", ou seja, TEA e AH/SD. De onde vocês são? Posso tentar ajudar a encontrar um especialista na região. Grande abraço.

    • @fyamaguimaraes4651
      @fyamaguimaraes4651 2 роки тому

      Sou de Monteiro Paraiba

  • @graziellebarros6135
    @graziellebarros6135 2 місяці тому +2

    Você devia ter esclarecido que para saber que se é uma pessoa AHSD deve-se ter um diagnóstico clínico, através de psicólogos, psiquiatras, neuropsicólogos. Há muitas pessoas nos comentários se autodiagnosticando como AHSD...Claro, todos os indícios apresentados são indispensávelmente relevantes, mas nenhum autodiagnóstico é recomendável, ir a procura de um especialista é sempre o ideal. E isso serve para qualquer condição, doença, aspectro ou manifestação incomum pertencente ao sistema neurológico.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 місяці тому +1

      @@graziellebarros6135infelizmente esses profissionais são os que menos entendem de AHSD no Brasil. Psiquiatras não avaliam a condição. Graças a Deus temos visto que alguns (neuro)psicólogos têm buscado formação na área. Quem avalia é especialista em AHSD, tanto na área da educação ou da psicologia. A autoidentificação é muito importante como um pontapé inicial, principalmente quando se é adulto e nunca se sentiu pertencente em ambiente algum. Mas claro que quem avalizará a condição deve ser um especialista. Grande abraço!

    • @graziellebarros6135
      @graziellebarros6135 2 місяці тому +1

      @@ClubedaAprendizagem Certíssima, e justamente devido as dificuldades, é importante esclarecer que a procura profissional especializada é indispensável para a condição como busca a qualidade de vida para quem precisa. Como adolescente e interessada na área desde muito nova, hoje em dia muitos adolescentes e até adultos com repertórios insuficiente então se autodiagnosticando com uma condição quando seu caso é outro. Obviamente, sem a autoidentificação é difícil a ir atrás de especialistas, o que torna seus vídeos extremamente benéficos, mas incentivar em vídeo a procura de profissionais pode ser crucial para quem precisa de ajuda. É só uma sugestão, obrigada pela resposta e pelo vídeo! Abraço!

  • @johnnysilva1474
    @johnnysilva1474 Рік тому +1

    Prezada Michele ​ @Clube da Aprendizagem ,
    me pergunto se seu AH. Pelo que tenho visto em alguns vídeos, me identifiquei com os aspectos emocionais descritos e que refletem muito dos meus próprios sofrimentos emocionais.
    Você saberia indicar alguém aqui em BH (Belo Horizonte) que pudesse me assistir na avaliação destas questões?
    Muito grato

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      Oi, Johnny. Em BH não conheço, mas se puder ser virtualmente, nós conseguimos te ajudar ou, ainda, indicar outros profissionais. Nos chama no wapp 51 98173.7445 para eu te passar os contatos. Grande abraço 🤗

  • @rodrigoduarte5918
    @rodrigoduarte5918 8 місяців тому +1

    Por favor, gostaria da saber exatamente a bibliografia

  • @OGatoObesoOficial
    @OGatoObesoOficial Рік тому +7

    Lembrei de um episódio que aconteceu comigo no 1° ano de ensino médio, foi assim:
    A primeira prova de geometria do ano, eu não tinha prestado atenção em quase nenhuma aula, esqueci todas as fórmulas kkkkkkk.
    Uma dessas fórmulas era usada para descobrir o número de diagonais de qualquer figura plana, isso caiu na prova da seguinte forma: quantas diagonais há em uma figura plana com x número de lados? (não lembro o número exato, mas era bem grande)
    Eu tentei contar manualmente kkkkkk, mas aí notei que a tarefa seria árdua, então fiz o seguinte:
    Desenhei um pentágono e contei o número de diagonais rapidinho e de forma manual, usei isso pra tentar descobrir uma regra para relacionar o número de diagonais ao número de lados.
    Percebi o seguinte:
    Escolhendo um vértice aleatório, pode-se formar diagonais com todos os outros vértices, menos com o vértice escolhido e com seus vizinhos imediatos. Então, o número de diagonais que tocam esse vértice será:
    N° de diagonais do vértice = X - 3
    Onde X é o número total de vértices.
    A mesma regra pode ser aplicada se você escolher um dos vizinhos imediatos desse vértice.
    Contudo, no terceiro vértice escolhido, a equação muda, uma vez que esse terceiro vértice já foi conectado ao primeiro escolhido e esse conexão não pode ser contabilizada uma segunda vez. A equação para esse vértice ficou assim:
    N° = X - 4
    A equação do 4° vértice será:
    N° = X - 5
    Quando o valor de diagonais chega a 0, significa que não há mais diagonais para serem formadas.
    Então, se você quer descobrir o número de diagonais de uma figura com 10 vértices, você deve fazer a seguinte conta:
    N° = 2 . (10-3) + (10-4) + (10-5) + (10-6) ... + (10-10)
    Assim, o número de diagonais será igual a 35.
    A professora achou que eu tinha contado manualmente e me deu apenas metade da pontuação da questão kkkkkkkk.

    • @vander.cortes
      @vander.cortes Рік тому

      Em programação isso se chama recursividade ou gambiarra kkk eu tenho muita dificuldade em fazer um código limpo, nem eu entendo direito depois o q fiz, tenho q comentar quase q linha a linha de código kkk

    • @OGatoObesoOficial
      @OGatoObesoOficial Рік тому +1

      @@vander.cortes
      Kkkkkkkkkkkk minha professora de matemática do fundamental 2 sempre me disse que eu fazia "bruxaria, isso aqui não é matemática nem na China", kkkkkkk de tão mal organizados que eram os cálculos kkkk

  • @mariafernandaf.7553
    @mariafernandaf.7553 2 роки тому +1

    Estou me identificando. Tenho 20 anos e acho que muitas dessas características contribuíram com episódios depressivos sem uma explicação tão simples... sempre fui uma criança que gostou de ler, sofria por não me identificar, no final do ensino médio só tinha amigos com o dobro da minha idade. Me entedio fácil pq aprendo rápido e gosto de aprender sozinha. Talvez reconhecer isso seja bom.

    • @mariafernandaf.7553
      @mariafernandaf.7553 2 роки тому +1

      Ja tentei mudar meu jeito de falar e até fingir que não sabia muita coisa para não sofrer mais com julgamentos, olhares etc. A pior parte.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Que bom que está conseguindo te identificar, Maria Fernanda. Isso é fundamental para nosso bem viver e para nos compreendermos como pessoas. Essas características que tu falou podem sim ser indicativos de comportamentos de AH/SD. Estamos à disposição para te ajudar neste processo de autoconhecimento. Grande abraço!

    • @mariafernandaf.7553
      @mariafernandaf.7553 2 роки тому +2

      @@ClubedaAprendizagem obrigada :) eu comecei a dividir apartamento com uma moça que trabalha com neuropsicologia e ela comentou sobre essa possibilidade depois de algumas conversas... Obrigada pelo seu conteúdo!

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      @@mariafernandaf.7553 é um prazer e uma alegria ajudar. Conte conosco!

  • @joanafelix571
    @joanafelix571 2 роки тому +1

    O meu filho com 6 anos acabados de fazer, ainda na pré escola, faz contas de somar e subtrair de 4 dígitos de cabeça, sabe as tabuadas e a sua lógica. Já sabe a matéria de matemática do 1o,2o e alguma do terceiro ano de escolaridade. Seria de pedir uma avaliação? Qual o melhor jogo para ele desenvolver a sua capacidade? Obrigada!

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Joana, pelo que você falou ele pode sim ter AH/SD. O ideal é fazer uma avaliação com ele. De onde vocês são? Posso tentar indicar um profissional habilitado. Com relação aos jogos, precisa observar qual a área de interesse dele. Grande abraço.

  • @lumajuli
    @lumajuli Рік тому +2

    Vc conhece algum especialista de Manaus, que possa fazer o diagnóstico?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      Luma, depende da idade. Se for para adultos, não precisa ser de Manaus, pois é possível fazer todo o processo virtualmente. Abraços!

  • @carinarondini8462
    @carinarondini8462 2 роки тому +2

    Pf, qual são as autoras citadas no vídeo? Obrigada.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Oi, Carina. As autoras citadas estão identificadas na descrição do vídeo. Grande abraço, querida.

  • @livpereira2505
    @livpereira2505 Рік тому +2

    Minha filha fez o teste SON-R aos 3 anos, e o resultado foi superior em raciocínio e normal na parte motora. Tá, mas se o foco era identificar a capacidade intelectual, oq importa a parte motora ??? Com 5 anos ela soletra de trás pra frente em inglês frases inteiras, faz contas com centenas e sabe ler e escrever o alfabeto em 5 idiomas diferentes, até Russo

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +1

      Liv, que amor ela. Investe em seus interesses, dá muito apoio, pois ela precisará bastante e valida tanto as suas necessidades cognitivas, quanto as emocionais, espirituais... Um grande abraço para vocês!

    • @priscillaalves83
      @priscillaalves83 Рік тому

      Meu sobrinho sabia fechar a tampa de garrafa de água com menos de 2 anos, ninguém ensinou, ele simplesmente entendeu como funcionava a rosca da tampa, ou seja, a habilidade motora dele era muito desenvolvida, nessa idade também aprendeu a contar sozinho.

  • @irmaolek
    @irmaolek 2 роки тому +3

    up

  • @FabriciaSimoes
    @FabriciaSimoes Рік тому +4

    Pois é. Eu estou achando que não sou somente TEA.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +3

      Fabricia, vale à pena investigar para poder fazer o melhor uso possível de todas as tuas potencialidades. Grande abraço.

    • @Psychobellic
      @Psychobellic Рік тому +2

      vá atrás, é dificil encontrar quem avalie adulto, mas acho q isso vc já sabe rs.. Mas é possível sim, eu tenho TEA, AHSD e TDAH e só fui diagnosticado aos 29, até então era só um vagal m4conheiro, sempre terminava as provas na facul em 20 minutos mas abandonei tds os cursos q tentei, aprendi inglês e espanhol sozinho, aprendi programação sem nunca ter feito faculdade ou curso nessa area, td sem mto esforço.. Meu maior inimigo é a disciplina kk

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +2

      @@Psychobellic hoje já tem vários profissionais que identificam adultos, tanto presencial, quanto virtualmente. O público que mais nos procura, por exemplo, são justamente os adultos. Te mando um super abraço e desejo muito sucesso com tanto potencial como tu demonstra ter.

  • @ovelhaescolastica
    @ovelhaescolastica Рік тому +2

    Tem algum grupo do telegram?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      Oi, Ovelha. Não temos. Não damos conta de fazer a mediação 😉. Grande abraço 🤗

  • @carlosleao7078
    @carlosleao7078 Рік тому +1

    Bom dia, Michele! É possível e fidedigno aplicar os testes de superdotação a uma criança de 6 anos?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +2

      Oi, Carlos. Todo instrumento é excelente quando aplicado corretamente e por profissional habilitado nas AHSD. É possível sim identificar essa condição em crianças de 6 anos. Abraços.

    • @carlosleao7078
      @carlosleao7078 Рік тому +1

      @@ClubedaAprendizagem vc realiza esses testes nessa faixa etária?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому

      @@carlosleao7078 eu faço a identificação, mas dependendo de onde vocês são, posso indicar profissionais mais próximos. Abraços.

    • @carlosleao7078
      @carlosleao7078 Рік тому +1

      @@ClubedaAprendizagem muito grato pela atenção dispensada. Moramos em Osasco, região metropolitana de São Paulo.

  • @Patrirque
    @Patrirque 2 роки тому +4

    Olá, pode me ajudar a entender se no meu caso faz sentido uma busca mais aprofundada pelo diagnóstico de AH/SD?
    Aqui vai um breve resumo da minha jornada:
    - Em fase escolar tive desempenho acima da média, tirando nota máxima ou muito próxima disso em todas as matérias de forma consistente
    - Quando mais novo precisava controlar meu vocabulário para conseguir me comunicar com os meus pares e as vezes até mesmo com pessoas mais velhas
    - Não me sentia (e ainda não me sinto) estimulado pelas brincadeiras e atividades comuns a pessoas da minha idade
    - Aos 10 anos ganhei meu primeiro computador e logo troquei a brincadeira pelos estudos de T.I (tornou-se uma obsessão, passava quase 24 horas por dia estudando)
    - Sempre tive o chamado overthinking, o que me gera insônia e bastante ansiedade (melhorou após o início da terapia)
    - Costumo ser autodidata quando me proponho a aprender algo (me sinto aborrecido e desestimulado com cursos)
    - Tenho fascínio por quase tudo que é complexo e sempre me pego tentando entender o "mecanismo" por trás das coisas
    - Profissionalmente fui precoce, geralmente sendo sempre o mais novo do grupo (hoje tenho 25 anos e ocupo um cargo de liderança na empresa atual)
    - Sou bastante inseguro quanto as minhas habilidades apesar dos resultados e das pessoas geralmente apontarem o contrário
    - Me sinto e já fui muito taxado como arrogante quando descrevo essas coisas, e por isso muitas vezes me diminuo por receio das críticas

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Olá, Robson. Sem dúvida são vários indicativos de comportamento de AH/SD. Sugiro que faça uma avaliação, pois é incrível viver esse processo que é de descoberta e definição da nossa identidade. Vale muitooo à pena. Se quiser entrar em contato conosco, nos chame no wapp 51 98173.7445. Grande abraço!

  • @SASORIBRONGUI1
    @SASORIBRONGUI1 2 роки тому +3

    Boa noite/tarde/ dia
    Algumas duvidas que mesmo outras pessoas que nao a autora do video podem responder caso estejam aptas: uma pessoa com qi maior que 130 é automaticamente superdotado? E sendo, ele é considerado neurodivergente? Fui diagnosticado com 20 anos por um teste que fiz com neuropsicologos por suspeita de ter tdah na vdd, a hipótese foi descartada, porém mr identifico com MTS problemas cm os quais quem tem tdah convive, a superdotação pode ter de alguma forma dificultado o diagnostico e existe alguma chance de ser impreciso? Percebo que tenho geralmente dificuldades diferentes na faculdade, nunca tinha precisado confrontar quase nenhuma delas ate chegar nela pra flr a vdd, troquei de curso e voltei a estar super motivado nele, mas receio que seja questao de tempo pra cair nos mesmos obstaculos

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +3

      Olá, Broa. QI alto não é decisivo para confirmar a presença de AH/SD. Ele apenas reflete um dos três anéis que precisam estar presentes na pessoa (habilidade acima da média em alguma área do conhecimento ou talento humano, criatividade e comprometimento com a tarefa/motivação) segundo a Teoria de Renzulli (que fundamenta a legislação brasileira a respeito). As AH/SD podem ser a razão desta "falta de ânimo" com os cursos universitários, pois há uma necessidade eterna por "mais conhecimento, mais informações relevantes e significativas". Ao mesmo tempo, assim que alcança o conhecimento almejado, internamente surge uma necessidade de buscar outros/novos conhecimentos e isso implica, algumas vezes, em uma mudança radical de área de interesse. Sugiro que estude bastante a respeito das características gerais e comportamentais das pessoas nesta condição, pois assim poderá confirmar/refutar qualquer identificação que possa ter sido "imprecisa". Se quiser conversar mais a respeito, estamos à disposição. Grande abraço!

    • @SASORIBRONGUI1
      @SASORIBRONGUI1 2 роки тому +2

      @@ClubedaAprendizagem mt obg pela resposta

  • @daniladuarte3920
    @daniladuarte3920 3 роки тому +2

    Existe alguma avaliação para investigar altas habilidades em bebês?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +1

      A partir de 2 anos sei que alguns profissionais fazem a identificação, porém normalmente não se classifica como AHSD, mas sim como uma criança precoce, o que se mantém até aos 6 anos. Se essas características permanecem após os 7 anos, então provavelmente seja de fato comportamento de AHSD. Espero ter ajudado. Abraços!

    • @daniladuarte3920
      @daniladuarte3920 3 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem ajudou sim!!!! Muito obrigada ❤️ e é verdade que se tem altas habilidades, provavelmente tem ou teve algum atraso de fala?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +1

      @@daniladuarte3920 não é comum isso. Não que não possa acontecer, mas o mais comum é que a criança apresente precocidade no desenvolvimento. Abraços.

    • @daniladuarte3920
      @daniladuarte3920 3 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem forte abraço!! Muito obrigada, e parabéns pela excelência em seu trabalho! Quero assitir todos os vídeos para aprender mais com vc. Sucesso 🙏🏽❤️

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +1

      Obrigada, querida! Super abraço!

  • @Edivania456
    @Edivania456 2 роки тому +2

    Meu filho é exatamente assim. 3 anos e 7 meses. Já lê bem. Curioso em tudo e busca sempre novidades. Está na creche. Se comonica bem. Interage ótimo com as crianças. Só é muito agitado e irritado chorando qndo quer algo q não pode. Insiste. Isso é chato pq não conseguimos acompanhar o mesmo.😞

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Oi, Edivania. Talvez seria interessante um acompanhamento psicológico para ele. As questões emocionais dos(as) superdotados(as) precisam ser trabalhadas desde muito cedo. Quanto antes, melhor. Um abraço

    • @Edivania456
      @Edivania456 2 роки тому +2

      @@ClubedaAprendizagem
      Tá na fila de espera já há 6 meses no particular. Tem 45 crianças na frente. 🥴

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      @@Edivania456 que triste que precise esperar tanto, mas que Deus ajude vocês em cada passo e necessidade do filhão. Grande abraço!

  • @renataanjos4822
    @renataanjos4822 Рік тому +1

    Eu gostaria de ajudar a resolver as questoes psicologia sociaid

  • @prefiro.o.paraiso
    @prefiro.o.paraiso 2 роки тому +1

    obrigada

  • @andreiadaluz3038
    @andreiadaluz3038 3 роки тому +3

    Como se escreve o nome das autoras?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +2

      Winner (1998 apud PÉREZ, 2013); Strip e Hirsch (2000 apud PÉREZ, 2013) = PÉREZ, S. G. P. B. Mitos e Crenças sobre Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial. Santa Maria, n. 22, p. 45-59, 2013.

    • @andreiadaluz3038
      @andreiadaluz3038 3 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem grata!querida

  • @marcellec.f.monteiro2880
    @marcellec.f.monteiro2880 Рік тому

    Meu filho de 4 anos teve pela pediatra dele uma suspeita de alta habilidade ela me passou para psicóloga estou cheia de dúvidas

    • @hugopedrote
      @hugopedrote Рік тому +3

      Como alguém que não foi identificado na infância e se identifica agora com AHSD, posso te ajudar.
      1 - Corra atrás do diagnóstico, é extremamente importante se seu filho de fato possuir a condição.
      2 - Não se iluda, a maior parte dos pais pensam que os filhos serão os novos "Einstein" e se enchem de expectativa, quando vai ver o resultado final e a criança não tem AHSD, o mundo cai.
      3 - Se ele for, trate a condição e busque compreender o seu filho. A Superdotação, se não for tratada, pode se tornar um inferno na vida da pessoa.
      Espero ter ajudado!!

    • @marcellec.f.monteiro2880
      @marcellec.f.monteiro2880 Рік тому +1

      @@hugopedrote obrigada pelas dicas quero saber se ele realmente tem e poder ajudar da melhor forma possível e que seja mais leve a vida para ele sem pressões e cobranças absurdas nele

    • @nettoflorestal
      @nettoflorestal Рік тому

      Como os "sintomas" são inespecíficos, busque o diagnóstico de um (ou mais) profissionais 😀

  • @crescerpsiprofessorando
    @crescerpsiprofessorando 2 роки тому +2

    Pode escrever o nome dos autores citados
    ?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Winner (1998 apud PÉREZ, 2013); Strip e Hirsch (2000 apud PÉREZ, 2013) = PÉREZ, S. G. P. B. Mitos e Crenças sobre Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial. Santa Maria, n. 22, p. 45-59, 2013.

    • @crescerpsiprofessorando
      @crescerpsiprofessorando 2 роки тому +2

      @@ClubedaAprendizagem Eita que maravilha você responde. Parabéns seu canal é maravilhoso. Em uma hora de maratona nos seus vídeos . Pude clarificar algumas dúvidas. Sobre aspectos teóricos as vezes colocados sobre a mesma perspectiva teórica . Obrigada

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      @@crescerpsiprofessorando que ótimo poder contribuir. Um grande abraço 🤗

  • @gilsonsilva5363
    @gilsonsilva5363 11 місяців тому +2

    Nossa!

  • @edmilson9014
    @edmilson9014 3 роки тому +3

    Acho perigoso dizer isso para um adolescente. Isso gera muita inveja e o próprio jovem pode começar a pisar nos colegas.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +1

      Oi, Edmilson. Não sei a que "isso" te referes exatamente, portanto fica difícil ter certeza do que esclarecer. De qualquer forma, estamos à disposição para conversar sobre qualquer dúvida que tenhas. Um abraço.

    • @edmilson9014
      @edmilson9014 3 роки тому +1

      Parabéns. Ótimos vídeos.

    • @lua-user
      @lua-user Рік тому

      Nada a ver kkkkkk

  • @lucienedejesusrocha9031
    @lucienedejesusrocha9031 2 роки тому +1

    Tenho o qi de 147 e fui melhor aluno em todos os colegios sem nunca estudar materia alguma, minha paixao era a matematica mas minhas medias gerais chegavam a 99,98% em todas as materias!... sempre tive medo das provas e muitas duvidas mas acertava tudo!... De11 a 14 anos tive serios problemas com professores por meus metodos de resolver problemas e nao aceitar ideias e conceitos deles... nunca me senti capaz ou tao pouco preparado para nada!... nao compreendo como as pessoas nao conseguem nunca chegar ao nivel de ideias e nao perceber o que se passa em suas vidas! Assuntos grotescos como economia, politica, religiao, ciencia, democracia,SISTEMA BANCARIO(sao ilusoes "utopias" furadas e direcionadas) hoje sou entusiasta de; autodidatismo, praxeologia, dialetica, alta cultura, me chamam a atençao e viajo a ponto de domina los profundamente na esencia e passar horas focado sem perceber!... hoje mesmo as pessoas se perdem polarizadas por medos de coisas que nunca existiram ou submersos num océano de "ismos" de ilusoes para "distrai las" ou se apegam a redes sociais e nao percebem que elas sao de graça porque o conteudo é "VC"! e quase nao focam em canais de conteudos riquissimos como o seu! Meus parabens! vivo a busca da verdade e espero estar seguindo o caminho da contemplaçao amorosa que é um caminho solitario mas que tem que ser trilhado com vontade.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Luciene, obrigada por compartilhar a tua história conosco. Lamentavelmente, boa parte da sociedade "desistiu" de pensar e de aprofundar-se em conhecimentos significativos, mas nem tudo está perdido, pois há pessoas como tu que são cheias de talentos e podem impactar a sociedade com eles. Grande abraço!

    • @Lexrezende
      @Lexrezende 2 роки тому +1

      Cuidado. Praxeologia é uma pseudo-ciência. Economia, política, religião, não são assuntos grotescos, são assuntos extremamente complexos, principalmente por não serem ciência dura e, portanto, envolverem subjetividade. Mesmo a ciência é uma assunto extremamente complexo, pois o próprio método científico não é determinado cientificamente, mas filosoficamente (existe gente que acaba transformando a própria ciência em uma espécie de religião). Superdotados não são imunes ao engano, ao erro e ao efeito Dunning-Krugger, principalmente se desenvolverem o narcisismo como mecanismo de defesa.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      @@Lexrezende excelente contribuição. Obrigado 🌻

    • @lucienedejesusrocha9031
      @lucienedejesusrocha9031 2 роки тому +1

      @@Lexrezende quando economia, politica e religiao sao observados de baixo para cima com um olhar de necio realmente sao percebidos como complexos, um mostro de sete cabeças! Mas quando vc é capaz de ver o jogo por completo ao nivel de ideias e nao de fragmentos) trata se de PERCEPÇAO e desprezo a ilusoes com um olhar empirico investigativo usando ferramentas como a ciencia, filosofia e ontologia e agregar o uso da economia para investigar ela mesma se torna simples perceber o obvio (esses assuntos sao superficiais estando a flor da pele so nao vé quem nao quer e só nao entende quem ignora)... A praxeologia mudou minha vida pois a uso com verocidade em todos os campos, mas nao tenho paixoes nao me apego a ferramentas ou ideologias pois ja as compreendi a muito! No entanto voce tem sua verdade que é seu ponto de vista e eu tenho o meu, a verdade é de cada um! E se nao existe a verdade nao faz sentido brigar por ela. Quer um conselho esqueça o ismo isso é só para conduzir pseudo idiotas

    • @gabriellawee9539
      @gabriellawee9539 2 роки тому +1

      Quando você diz que domina profundamente na essência os assuntos, o que te leva a crer que está realmente dominando a essência? Achei essa parte soberba e talvez você também viva uma ilusão.

  • @isabeladenassau2232
    @isabeladenassau2232 3 роки тому +3

    👏👏👏

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +1

      Isabela, li teu email, mas ainda não consegui responder. Não vou esquecer de ti. Super abraço ❤

    • @isabeladenassau2232
      @isabeladenassau2232 3 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem ah, obrigada pela atenção 👏🤗

  • @SoaresGaucho
    @SoaresGaucho 2 роки тому +1

    13:05 kkk

  • @lannadelbianco527
    @lannadelbianco527 8 місяців тому +3

    Absolutamente todas as características citadas pertencem a tipos de personalidades de Jung, respectivamente os Intuitivos.

    • @Hilary_bug
      @Hilary_bug 5 місяців тому

      Tbm percebi isso

  • @sophiagiz
    @sophiagiz Рік тому +3

    mds, eu sou superdotada 🤡 e tava achando q era TDAH, como de praxe. quando eu conseguir resolver meus problemas de depressão e ansiedade eu vou poder ser presidente da ONU como era oq eu dizia quando pequena KKKKKKKKK

  • @alexandrepereirabrazilian1973
    @alexandrepereirabrazilian1973 2 роки тому +1

    Eu só tenho 145 pontos de QI e o equivalente a 196 de QE.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      Porque o uso da expressão "só"? Abraços, Alexandre.

    • @alexandrepereirabrazilian1973
      @alexandrepereirabrazilian1973 2 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem apenas a AHSD não é característica minha, de acordo com sua nobre palestra; sou uma pessoa muito simples; tenho humildade; dou mais valor ao espírito; QI é só lógica e a inteligência emocional é mais importante porque é ela que trás felicidade.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      @@alexandrepereirabrazilian1973 excelente! As questões emocionais normalmente são o "calcanhar de Aquiles" das pessoas muito inteligentes e com AH/SD. É FUNDAMENTAL encontrar o ponto de equilíbrio entre as inteligências e a espiritualidade, em minha opinião, pois umas fortalecem as outras. Parabéns por andar neste caminho mais salutar. Grande abraço!

  • @kamiladuarte7600
    @kamiladuarte7600 2 роки тому +2

    Meu filho apresenta um grande interesse por matemática. Tem 5 anos e gosta muito de fazer somas e contar . Ama ver coisas relacionadas a planetas , buraco negro, espaço etc.. questiona muito sobre a morte e uma vez a professora de inglês comentou com a gente que ele é o justiceiro da sala, odeia ver injustiças.

    • @kamiladuarte7600
      @kamiladuarte7600 2 роки тому +1

      Muitas pessoas já chegaram para falar sobre o vocabulário dele e que sempre tem uma resposta para tudo.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      @@kamiladuarte7600 são vários indicados de AH/SD. Sugiro que procurem um especialista e façam a avaliação com ele para garantir seus direitos e ele poder ser atendido nas suas necessidades escolares. Quanto mais cedo, melhor. De onde vocês são? Grande abraço.

    • @kamiladuarte7600
      @kamiladuarte7600 2 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem somos do interior de Brasília!!

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      @@kamiladuarte7600 conhece o Chico Sales? Ele é de Brasília e faz um trabalho lindo com identificação e enriquecimento curricular de superdotados(as).

    • @kamiladuarte7600
      @kamiladuarte7600 2 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem não conheço! Vou procurar por ele. Estava atrás mesmo de alguém para levar meu filho.

  • @zeponmarco
    @zeponmarco 2 роки тому

    Hiperfoco AH/SD ?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Sim, é possível e pesquisas já apontam isso. Abraços.

    • @MCMiguelZSofcial
      @MCMiguelZSofcial 2 роки тому

      @@ClubedaAprendizagem Ué, mas em outro comentário você disse que ah/sd não causa hiperfoco, mas aqui, fala que gera...Qual é a informação certa?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому +1

      @@MCMiguelZSofcial estamos sempre estudando. Não é igual ao dos autistas, pois normalmente fica em apenas uma área. Com as AHSD se mostra sazonal. Ou seja, buscam todo o conhecimento possível, até a satisfação, dentro de um assunto. Assim que alcançam o que almejavam, trocam de área de interesse. E assim sucessivamente. A forma como funcionam na busca do conhecimento passa essa ideia de hiperfoco, mas é o que Winner chama de "fúria pelo saber".

    • @MCMiguelZSofcial
      @MCMiguelZSofcial 2 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem vlw

    • @CamilaMoraesA
      @CamilaMoraesA Рік тому +1

      @@ClubedaAprendizagem me descreveu rsrs vou fundo no assunto até me sentir satisfeita e já acho alguma coisa nova até me satisfazer a curiosidade novamente, vou virando mini especialista em 500 coisas diferentes... Costumo ouvir "você sabe de tudo né" kkkkkk