Atila, faz um vídeo comparando o rendimento e o custo benefício do álcool e da gasolina. E por que o preço do combustível no Rio de Janeiro é tão alto, tendo em vista que a cidade é um dos principais pólos petroquímicos do país, e teoricamente a logística para o transporte do petróleo não deveria ser tão complicada como em outros estados que têm o combustível mais barato.
Mesmo com 99% de chances olhando geneticamente pra ter uma patologia a verdade é que ela não pode se manifestar sem o gatilho,em algum momento ou de forma gradual esse gatilho pode ser acionado,esse é o Um bom entendimento que engloba a epigenética,visto no livro A biologia da crença,do Doutor Bruce Lipton 👍🙏🤝🦉
Como professora na rede pública , vejo muitas crianças muito inteligentes que são desperdiçadas por todas as dificuldades do caminho.... crianças criativas, geniais mesmo. Vejo aos montes. Inclusive mesmo que eventualmente tenham áreas em que tem déficit, muitas vezes são geniais em outra área. Temos que incentivar a educação PÚBLICA, GRATUITA, OBRIGATORIA E UNIVERSAL para valorizar a inteligência no país.
Vc tá cert, mas infelizmente no Brasil, isso nunca irá acontecer. Quem administra, independente de polo político, quer que apenas um grupo específico tenha educação de qualidade. Afinal, um grupo precisa servir o outro, e advinha quem é o grupo que subserviente?
Enquanto o lixo não for expurgado da nossa paisagem na questão sócio educacional, a gente nunca irá progredir. E antes que você diga que isso é injusto e errado e até preconceituoso da minha parte, saiba que o Japão e assim como as grandes nação que alcançaram a prosperidade, a continuidade desse sistema é opcional para cada uma dessas nações, umas continuam como e o caso do Japão e outras não são mais assim como é os EUA atualmente com a sua educação piorando a cado ano que passa dês da ascensão de minorias é gêneros em universidades.
Muito do problema vem de casa. Infelizmente não tem como a escola controlar algumas variáveis importantes, como o ambiente doméstico. Nesse caso o interessante é saber até que ponto reuniões periódicas com pais pode ajudar a melhorar o ambiente doméstico, ou algo do tipo. Ou mesmo se escola integral pode ajudar. De qualquer forma, não dá para consertar muita coisa nesse lado, só um pouco. Mas muito do fracasso educacional do país tem a ver com baixa qualidade da gestão educacional também. E professores são culpados também por reclamarem de salário mas serem contra métodos mais eficientes de gestão. Não pode premiar os melhores, progressão na carreira é feita por senioridade, não pode cobrar metas, etc... Existe um pacto de mediocridade no setor público brasileiro.
Resumo: A genética determina um limite superior para o desenvolvimento biológico do indivíduo: altura, propensão à doenças, inteligência, etc. Mas é o ambiente que vai determinar até onde o indivíduo alcançará esse potencial genético.
ERRRAAAADO.Tanto o ambiente quanto a genetica INFLUENCIA quem voce é !INFLUENCIA nao DETERMINAR ja que voce nao herda só a genetica dos seus pais mas mais de 10 MIL filamentos de DNA e existe LIVRE-ARBITRIO!
Se isso fosse verdade Min Yoongi um garoto pobre nascido na Coreia do Sul em um país onde ricos ganham até SEIS vezes o que os pobres ganham e segundo os PROPRIOS jovens de 19-39 anos afirma que gente pobre JAMAIS sera capaz de competir em NADA com gente rica ,diagnostico com ansiedade,depressao,transtorno compulsivo obsessivo ,que largou os estudos e foi EXPULSO de casa estaria morando na rua agora e nao MILIONARIO ,rapper,compositor com MILHOES de fans no mundo TODO!!!
Ja dizia Carl Sagan: "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação."
Esse tipo de conhecimento é libertador para o nosso ego quando achamos que estamos acima da média e para o nosso senso de cobrança quando estamos abaixo da média. As pessoas de "sucesso" enchem o peito pra falar de mérito mas quase ninguém admite que está onde chegou em grande parte por causa de privilégios e oportunidades que outros não tiveram.
Quantas mulheres geniais nunca tiveram chance de ver seu talento e inteligência reconhecidos e até desenvolvidos só por serem mulheres! Várias deixaram registros e pouco foi divulgado.
Acho que eu sou persistente e orgulhoso, isso faz com que eu aprenda as coisas! Algumas pessoas me acham inteligente, mas não sabem o quanto eu me sacrifico para estudar!
Comece aos poucos. Eu nunca tive facilidade em nada e tbm não tinha o hábito de estudar e hoje, após várias tentativas, consigo facilmente estudar várias horas por dia. O grande erro é querer começar tudo de uma vez.
Minha mãe tem 1,45m, meu pai 1,60m, eu tenho 1,85m. Ambos são analfabetos e tiveram pouquíssima oportunidade social e financeira, e eu tô terminando o mestrado, ganhando relativamente bem em um bom emprego... Acho que sou aquela bolinha que ficou presa na barrinha ali, um outlier.
Na infância sofri com diversos abusos físicos e psicológicos de meu pai e o abandono de minha mãe (mesmo vivendo com ela). Fui estudar numa universidade pública para fugir de minha família, só porque lá na universidade tinha um alojamento onde eu poderia morar longe deles. Isso me fez descobrir que eu era inteligente e não burra e retardada com era chamada em minha própria casa. Hoje sou pesquisadora em uma grande empresa multinacional. Acredito que não só a questão financeira e os anos de estudos dos pais contam, eu tomo a liberdade de colocar o fator de que tipo de família e as heranças de traumas sofridos na infância e adolescência tbm como fatores que impedem o desenvolvimento de um potencial herdado geneticamente.
Sinto muito! Espero que esteja melhor. E fico muito feliz por você ter chegado onde está. Concordo plenamente com o que disse, fatores como o relacionamento familiar, estímulos vindo dos meios, nos afeta muito.
Minha cunhada é professora em um município muito carente aqui no RJ. Ela da aula para crianças de 6 anos e um dia recebeu uma aluna que parecer ter 2-3 anos. Ela Achou que fosse algum erro da diretoria da escola, mas não. A menina tinha mesmo 6 anos e foi aí que ela foi descobrir que a família vivia abaixo da linha da pobreza, a menina estava muito desnutrida. Parabéns Átila e Paloma, por mais um vídeo maravilhoso.
Meus pais eram muito pobres e sem estudo formal, mas me incentivavam muito a ler quando eu era criança. Eles nem sabiam bem o porquê, nem sabiam quais livros escolher, mas compravam de tudo, e eu dei sorte de pegar gosto por leitura muito cedo. Anos mais tarde eu não tive tanta dificuldade em passar numa boa universidade, e basicamente os livros foram minha única escola. É triste pensar como tão pouco como algumas dezenas de livros e algum incentivo doméstico já bastariam pra mudar a vida de tanta gente no Brasil, mas nós não temos nem isso. Não podemos nem culpar os pais, pois eles mesmos não tiveram a oportunidade de aprender sobre o potencial libertador da cultura. Nosso desafio é enorme.
"Me diz por que tanto Einstein no morro, morre e não desponta" Djonga... A desigualdade precisa ser combatida com uma revolução profunda na sociedade pois enquanto assim está viveremos num eterno círculo vicioso aonde vc Atila faz uma explicação perfeita. Aulas Revolução O povo contra as desigualdades e diferenças criadas pelo próprio povo privilegiado historicamente.
4 роки тому+39
Achei legal o ponto que o Atila fez que ele é melhor em matemática do que os aborígenes, mas que eles são melhores em localização e sobrevivência do que o Atila. Isso levanta a pergunta: O que é inteligência? Geralmente tomamos como inteligência o raciocínio lógico-matemático, mas há vários outros tipos como a musical, percepção espacial, reconhecimento de padrões, inteligência emocional etc.
Sei bem como é isso, cresci em periferias, com pais drogados e separados, mas tirei mil na redação do Enem e passei em primeiros em todas as faculdades que tentei. Mesmo assim não consegui me formar por questões familiares, financeiras, sociais, etc.
Tenta denovo, não deixa que as circunstâncias da sua vida bloqueie as conquistas que vc tem que alcançar. E se vc ainda tá disposto a chegar a um patamar mais alto e bem diferente da tua realidade, lembra que não vc que criou ela, mas vc pode mudar a sua.🍃
Meu pai tem 1,68 e minha mãe 1,66. Eu tenho 1,90. Por ter sido o primeiro filho meus pais se sacrificaram muito pra eu ser muito bem alimentado desde a gravidez, msm sendo filho de pobres o potencial genético foi bem aproveitado, tendo isso como exemplo, é incrível pensar o quão longe o brasileiro poderia chegar com alimentação de qualidade e acesso a educação de qualidade
O professor Pierluiggi Piazzi, já dizia isso desde 2007 ou 2008, que o ambiente interfere majoritariamente na inteligência do indivíduo. Onde pais inteligentes, tinham filhos mais inteligentes, porém (aí vai o pulo do gato), isso vale também para pais adotivos, logo não tinha compartilhamento gênico.
Realmente, a Mongólia por exemplo tem muitos genios com qi absolutamente ridiculos de altos, que poderiam ser fisicos nucleares ou grande matematicos, mas passam sua vida lá no deserto da mongolia, não que isso seja ruim, to só exemplificando
@@brunobarcelos1093 sou coreano e minha vó me explicou do pq isso, a Ásia em épocas de guerra investiu mais em educação do que tudo. você pode ouvir vários de relatos da 3° ou da 2° geração de asiáticos de que seus pais eram rígidos com educação.
Isso é muito real, nasci em família pobre, fui adotado(7), descobrir um tumor raro (18) no cérebro, e por estar em uma família com mais condições, tive todo o suporte. Por isso educação é fundamental e dar oportunidades as pessoas.
Excelente, Átila! Como dizia um professor médico neurologista da minha época de graduação sobre esse assunto: “se Mozart tivesse nascido no certão do Ceará, ele não seria o que foi.” Contextualizando, Mozart tinha todo um ambiente favorável ao seu desenvolvimento dito genial.
@@jose21707 exatamente! Eu sempre discuto sobre isso com colegas da área da educação. É muito triste a quantidade de talentos que perdemos pela pobreza.
Na área da epidemiologia/geografia da saúde existe uma frase famosa, da Melody Goodman, que diz "o seu CEP é mais importante para a sua saúde do que o seu código genético".
Tive muita dificuldade em estudar quando era mais novo por conta do bullying quase constante que sofria, na 5°série fiquei praticamente o ano inteiro sem ir pra escola. Hoje estou tentando correr atrás do prejuízo, voltei pra escola e ano que vem começo minha faculdade.
Nem me diga. O bullying era foda demais, isso acabou me fechando para muitas pessoas e até mesmo para os estudos, a sorte é que tive professores bons e que se preocupavam comigo.
Eu também passei por isso,só que foi meio diferente, eu sofria muito bullying pela minha dificuldade em aprender,eu contava para os meus pais,mas mesmo assim não resolveu meu problema eu estudei bastante,e hoje em dia as pessoas que faziam bullying comigo me pedem ajuda nas tarefas 🙃
Esse vídeo é quase que todos os argumentos que uso na minha vida... Quando meus pais ou tios me diziam: " - Estude pra ser alguém na vida." Eu perguntava a eles o motivo de me aconselharem, mas nunca terem feito isso... Ou quando me perguntam porque eu não quero ter filhos e respondo: " - Não tenho dinheiro, tenho um monte de doença genética... Se não queria isso pra mim, por que vou querer passar essas merdas adiante?"
Parafraseando um outro comentário: quanto mais eu aprendo, vejo que não sei quase nada. Eu, pessoalmente, pude ver como a inteligência se desenvolve usando a mim mesmo como cobaia. Nasci numa família de pais com curso superior completo em universidades de renome. Eles sempre trabalharam pra bancar minha educação e sempre exigiram que eu estudasse numa universidade. Mas de que adiantou tudo isso se, ao mesmo tempo, fui hiperprotegido e tive minha visão de mundo extremamente restringida na infância e parte da adolescência? Quando fui para um colégio de alto nível no ensino médio e depois para o cursinho, percebi que, apesar de todo o gasto vultuoso em educação que meus pais fizeram, sempre há mais para aprende e expandir. E investir em educação não significa somente dar apostilas e salas de aula bonitinhas - significa proporcionar experiências e espaços que engrandeçam a juventude também, expandindo sempre os horizontes.
Essa "educação" cara de cursinhos e escola de alto nível não ajudam na educação de verdade. Recomendo muito qualquer video da playlist "Destino: Educação - Escolas Inovadoras''' .... em especial pesquise sobre a escola RiverSide (Índia) ou Oerstad Gynasium (Dinamarca)... e entenderá que essas escolas brasileiras de "alto nivel" com mensalidade de 10 mil reais não servem de nada no quesito instrução e educar a criança. De nada adianta, socar conteudo em apostilas pras crianças... isso é uma falácia que temos sobre educação no nosso país, uma "educação" voltada pra gravar questões pra acertar no vestibular.... Não se sinta mal pelo seu histórico e tals, voce estudou alguma coisa e aprendeu pelo menos, busque essas experiencias que voce foi "protegido/privado"', fique tranquilo que certamente você e todos nós ainda temos muito potencial para crescer. Abraços.
@@madd.nickname Com certeza, quanto mais a humanidade avança e a gama de conhecimentos se expande, aliado ao amplo e fácil acesso a qualquer tipo de informação (das mais duvidosas às mais confiáveis) o modelo tradicional, de apostilas, minemônicos e exercícios formulados se mostra ultrapassado. Hoje, a educação precisa se adaptar à realidade que existe muita informação e uma atenção fragmentada. O ensino precisa ser significativo para quem vai aprender e isso demanda esforço para tornar a informação útil e o aluno perspicaz para compreender qual informação deve ser levada em consideração.
professor, eu sempre tirei péssimas notas em matemática e em química. Certa vez uma professora disse para mim que eu nunca iria me formar e muito menos terminar o ensino médio. Minha mãe era empregada domestica dela...eu criei uma raiva muito grande quanto a isso. E usei essa raiva pra provar para aquela mulher que eu poderia sim passar no ensino médio e vencer a temível prova do vestibular. Baseada na minha historia de vida, acredito que mesmo nascendo em uma família pobre e com quase nulos recursos da educação, eu aprendi a ser inteligente motivada por isso. Acredito que a inteligencia se aprende.
Átila seguinte, eu queria fazer um agradecimento. Não sei se alguém tem tempo pra ler o que vou escrever, mas obrigado a qualquer um. Eu tava tendo uns pensamentos "não tão legais" e tu e o orochi me ajudaram mt. Eu me divirto no conteúdo dos dois, mas em especial agora foi perfeito. Tava me sentindo mal de um jeito q eu n tava conseguindo achar nenhuma característica boa em mim. Dai o vídeo do orochi me fez desfocar da negatividade e o teu me deu algumas das respostas que eu queria. O meu pai tinha uma inteligência absurda e claramente dava pra ver q isso tinha a ver com o q todo mundo via em mim. Tipo sla geral fala q eu sou inteligente e eu acho q eu sou burro pra caramba. E eu tava me culpando demais pq eu tinha oportunidades pra ter um bom ensino e tinha uma genética pra ser um gênio. E não to querendo justificar de eu ir mal na escola. Nunca reprovei e tiro sempre ótimas notas e cumpro os compromissos e os prazos em 95% (acho q isso é só minha obrigação). Só que cara eu tava tal mal, pq por muito tempo a única qualidade q eu via em mim era essa, e chegou num ponto onde eu não vejo mais. Eu só queria te agradecer, pq namoral eu ainda n me acho inteligente, mas pelo menos isso n faz uma pressão tão grande, e ajuda a ir levando a vida e tendo mais paz pra melhorar e não se culpar tanto. Então cara eu agradeço e confirmo que você contribuiu pra salvar minha vida. MUITO obrigado :)
Ter a capacidade de se educar e refletir, ressignificar as coisas, é ser muito inteligente, mais que a maioria das pessoas. Você aparentemente fez isso, então é bem inteligente.
tem uma frase muito boa: o maior pianista da história, nunca tocou em um piano. As condições do ambiente ditam bem mais do que o potencial único de cada pessoa.
Não entendi a frase muito bem. A pessoa que tinha o talento para ser o melhor pianista do mundo não teve condições de tocar o instrumento por conta do ambiente em que viveu, é isso?
Acredito que essa discussão pode ir mais além. Pois além do acesso à educação, vem as críticas a própria educação em si que coloca todos os alunos na mesma régua. Não valoriza criatividade e as singularidades de cada indivíduo.
Sim, e mais: valoriza o aluno saber matemática, física e afins e não quando o aluno é bom em história, artes, educação física, etc. Eu mesma sou da área de humanas e até o fato de eu aprender idiomas facilmente é bobeira, dizem "Você tá no Brasil, pra quê aprender outra língua?". Mesmo que não cultivasse a singularidade de cada um, se pelo menos incentivasse em outras áreas além das exatas já seria bem melhor.
Eu tive o prazer de conhecer o Átila pessoalmente e não pude deixar de q ele é bem mais alto do q eu imaginava, e claro, bem inteligente, certamente tal indivíduo se encontra bem mais no lado direito do que muitas outras pessoas por aí heheheh
É tanta pesquisas, pessoas, evidencias e entidades falando que investir na educação é a chave para a grande mudança na vida de uma pessoa e até mesmo de uma nação inteira que eu não consigo entender o porque ainda negligenciamos tanto isso.
Sempre aprendi as coisas muito rápido, mas do mesmo jeito que aprendia muito rápido, eu me entediava muito rápido e de uns tempos para cá a preguiça reinou junto com a procrastinação. Hoje, no curso de engenharia sofro por causa dessas minhas atitudes do passado e do presente.
Parece algo típico de uma coisa chamada TDAH. Caso se identifique, não use isso como justificativa. Apenas saiba que tem mais gente como vc e que é sempre uma luta. Algumas se ganha, outras se perde. Mas sempre é possível vencer. Vejo muitos TDAHs presos em sua condição e muitos superando. Força que no fim vai dar certo. Alguns TDAH de quando em quando fazem o "hiperfoco", aí uma coisa dá muito certo (mas tem q cuidar pra não desmoronar o resto da vida hahahahaha)
@@franciscodenilsondeabreuma152 no meu caso além do esforço, eu não costumo me enturmar com a galera e sempre fico de fora dos grupinhos de estudos. Sempre tento me aproximar, mas tem algo em mim que me afasta da galera.
@@leonardoaraujo8364 se eu te falar que sempre pensei que tivesse isso, mas nunca corri atrás de alguma ajuda por achar que não precisava ou que isso era coisa da minha cabeça? Até hoje tenho receio de procurar ajuda, pq meus pais são muito conservadores no quesito de procurar ajuda com psicólogos e sofri muito com isso quando era mais novo. Este ano eu iria procurar ajuda, mas aí veio a pandemia e fiquei receoso de sair de casa. Ano que vem, nada vai me impedir de procurar uma ajuda profissional e descobrir se tenho mesmo TDAH ou se é alguma outra coisa. Obrigado por suas palavras, sempre conforta quando alguém me entende.
Meus pais só estudaram durante um ano letivo, mas amavam ler e eram curiosos. Em casa havia sempre muitas revistas, livros, enciclopédias. Tudo sem muito critério, mas nisso é que morava a magia! Assim eu descobri meus autores preferidos e li muito que não gostei também, desenvolvi raciocínio e escrita e cultivei a curiosidade herdada dos meus pais. Hoje eu ensino. Mas entendo que tudo isso é cópia do que vi meus pais fazerem.
Fui só eu quem assistiu ao vídeo inteiro reparando no primoroso trabalho de animação e composição de imagens? 😍 Parabéns, Natália Grego e toda equipe! 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu sempre tive facilidade na escola e também o privilégio de estudar em colégios particulares até o ensino fundamental. Infelizmente minha família ficou sem condições de ajudar na minha educação e eu só consegui ingressar no ensino superior aos 33 anos. Excelente vídeo Atila!
Uma coisa que vale a pena ser discutida também são os Tipos de Inteligência. Geralmente tem-se aquele conceito de que inteligente é a pessoa que ganhou o prêmio Nobel ou tirou a melhor das notas nas disciplinas de um Enem por exemplo, porém o conceito de Inteligência é muito mais abrangente do que isso. O ser humano é naturalmente inteligente e adaptativo ao meio em que está, logo ele se desenvolve de acordo com a forma como o ambiente estimula áreas específicas para seu desenvolvimento. Quem se dedica muito à leitura, não terá o mesmo discernimento de um pintor que retrata uma paisagem se for tentar fazer uma pintura igual. Quem se dedica ao desenho, não terá o mesmo discernimento de um jogador de basquete que sabe a distância, força e altura corretas para fazer uma cesta de 3 pontos a 5 metros da cesta por exemplo.
Minha família todo mundo tem um bom QI, mas minha irmã mais velha nasceu com problemas de saúde e queria muito ser médica, TUDO foi para ela, o que ela comia, vestia, plano de saúde, professores particulares, enquanto os outros 5 filhos passavam necessidade do básico, vivíamos de doação, era um abismo dentro da nossa própria casa. Ela se tornou médica, sarou e tem uma vida estável, o restante não teve a mesma sorte.
Eu tenho um problema tão grande com distração que não consegui prestar atenção em mais nada além da bolinha que conseguiu ficar isolada lá em cima no canto, fiquei imaginando uma pessoa super inteligente ou uma pessoa super alta.
É aquele papo de basquete e natação faz crescer mas na verdade eles só servem de estímulo para o seu potencial genético atingir o máximo que ele consegue.
Fico muito feliz de ter fugido dessas estatísticas kkkk minha mãe parou de estudar no 9° ano e meu pai na 5° série e eu já estou na faculdade! E pretendo continuar até o mestrado hahah
Que vídeo incrível! É válida a reflexão: quantos gênios que, por séculos, foram (e ainda são) privados de um ambiente e de condições, para que pudessem estudar e desenvolver a capacidade que herdaram, por conta da cor de sua pele, por ser mulher, por sua orientação sexual, religião...
Vários aspectos que ele abordo nesse vídeo respondeu várias coisas que tinha em mente. Sempre fui curioso e apesar de não gostar tanto da escola. Meus pais (principalmente a minha mãe) são pessoas muito simples mas ela sempre cuidou dos meus estudos, apesar de mudarmos de pensão em pensão. E quando eu olho para trás e o lugar que vivo (favela) eu vejo que sou o único que consigo me comunicar em mais de três línguas, enquanto que minha mãe se quer terminou um livro, nas palavras da mesma: Eu não sei p/ quem esse menino puxou inteligente assim". Eu vejo que ela não teve as condições que ela mesma me deu. Apesar de um pouco conturbado (os lugares que cresci) eu consegui terminar meus estudos e do lugar que minha mãe veio (interior do Piauí) ngm lá terminava. Hoje pra mim ficou ainda mais claro que o ambiente é o fator que mais influência na inteligência de uma pessoa.
Parabéns Atila! Pois é, o ambiente familiar e social pode mudar um país. Os países onde há justiça Social mais ampla, a violência social é menor. Então, se o meu vizinho vive bem, eu também vivo. Não há paz com injustiças.
Gostaria que você produzisse um vídeo sobre a Capadócia Nordestina. Mesmo sem conhecer pessoalmente, tenho certeza que iria gostar. Quem sabe assim, a sociedade brasileira perceba o valor biológico, botânico, geológico, geográfico,arqueológico, paleontológico, entre outros. Parabéns, por fazer da ciência, uma ferramenta de transformação social!
@@tadeuaguiar6174, tudo o que um dia nos almejamos foi apenas uma potência de existência. A nossa experiência com a temporalidade não pode ser imediata. Não sabemos quais são as vicissitudes e os acidentes do curso das coisas. Muitos eventos históricos não chegaram a se materializar, mas permanecem como latência. Basta encontrar e combinar os recursos certos para que eles ocorram.
@@mangelicacezario1 o tempo não pode mudar essa realidade pois ela é baseada na naturalidade do egoísmo humano. Políticos nunca fizeram e nunca irão fazer nada que não seja benéfico a eles próprios. Por isso, a única forma de termos acesso a educação de alta qualidade é através de empresas privadas, como ocorre atualmente nos países desenvolvidos.
@@tadeuaguiar6174, daí decorre uma contradição: a prioridade do privado não seria uma visão individualista para um problema que é de natureza social, sendo até mesmo egoísta? Pois privatizar, a meu ver, só reforçaria privilégios de classe. O caminho deve ser o oposto: democratizar com qualidade. Muitos países estrangeiros oferecem excelente educação pública.
@@mangelicacezario1 O que reforça privilégios de classe são universidades publicas, pois são sustentadas principalmente pelos mais pobres e são frequentadas pelos mais ricos, uma vez que os ricos tem mais oportunidades de estudar e passar nos vestibulares. Além disso, nada público tem obrigação de ser eficiente, já que não existe lucro envolvido ou recompensa pelo resultado.
Nossa Átila, nem me fala, toda vez que eu paro para pensar em um Einstein, Hawking que a gente perde pela desigualdade me faz muito triste. Mas o fato de eu conhecer divulgadores científicos, me fez querer continuar com meus estudos na área da educação, eu já estou para me formar em pedagogia e penso seriamente em fazer física, o que antes de acompanhar o mundo científico, era um absurdo para mim.
Se vc gosta de matemática vai fundo amigo. Senão passa longe. Essa é a melhor dica que ei posso lhe dar. To me formando em física. Quem nao gosta de matemática sai do curso no primeiro período
Parabéns, irmão. Mesmo que o reconhecimento não venha tão cedo em um país como o nosso, precisamos de pessoas com a ambição de fazer algo diferente e transformar o mundo através da educação, força e bons estudos.
É que elas sabem o quão alto é o valor de se ter um filho e o problema que isso gera para o mundo por conta da Superpopulação. E infelizmente, os ignorantes e idiotas ficam se multiplicando.
Já tô desconfiado que a memória de trabalho do Átila é ilimitada rsr. Simplesmente articula várias orações coordenadas/subordinadas num grande período todo coeso
Que vídeo maravilhoso. Gostaria de mais vídeos sobre "inteligência", Átila. Falar sobre a validade dos testes de QI, sobre a "estupidez" por trás dos "gênios", como se entende a inteligência hoje em dia.
Só sei que tenho um monte de diploma inútil, porque não só no Brasil se contrata por experiência e indicação, e se é promovido por "puxa saquismo", e não por competência, ai sempre me dou mal.
Tem um livro que se chama " Força de vontade não funciona" ele fala sobre o quão importante é o ambiente que você está em relação aos outros fatores. Não é um livro científico, mas fala sobre como o ambiente e as pessoas que estão com você lhe "constrói".
Sempre gostei de pensar que inteligência é a capacidade de um indivíduo de perceber e compreender o mundo ao seu redor. Por isso, acredito desde sempre que é fundamental o estudo filosófico, jurídico e sociológico já desde ensino fundamental.
Minha família nunca teve muito interesse em filosofia e ciência em geral, e eu nunca tive muito contato com meu pai. Minha vida toda, desde pequeno mesmo, eu sempre tive interesse nessas coisas e ninguém sabia muito sobre lá em casa. Hoje, eu moro com meu pai e eu e ele vivemos trocando ideia sobre esses assuntos, as vezes até mesmo virando a noite falando sobre essencialismo, evolução, existencialismo, etc. Eu tenho certeza que meu interesse vem dele, não por influência por que eu nunca falei muito com ele antes. Minha meia irmã de 3 anos é muito boa com lógica assim como eu, e ninguém nunca ensinou ela a jogar essa porrada de joguinhos de puzzle que ela joga no tablet, às vezes resolvendo mais rápido que eu.
Diferente de você que têm essa aproximação com seu pai, eu meu caso é com minha tia conversamos bastante sobre assuntos que permeia na filosofia, reencarnação é um desses assuntos.
@@ingridnogueira8293 Eu nunca conversei com meu pai sobre esse tipo de assunto, valeu pela ideia. Tô sempre procurando novos assuntos pra trocar ideia com ele. A sua tia parece ser bem legal também.
@@leoniresquim541 Tu deve ter herdado a inteligência do pai. Se a pessoa é mais inteligente ela se interessa por assuntos mais complexos. Não necessariamente filosofia. Nesse caso é mais coincidência mesmo. Poderia ser que seu pai fosse fissurado em filosofia, mas tu em aviação. Mas o interesse por complexidade e ideias abstratas tem a ver com inteligência.
sem contar que, por exemplo, eu fui testada e descobri que tenho superdotação, sempre tive boa educação, nutrição e ambiente favorável, tenho 22 anos e tenho uma renda mensal considerada bem acima da média brasileira. Apesar de ser muito preguiçosa na escola, nunca cheguei nem perto de ter problemas com notas, no entanto, meus pais tiveram um ambiente diferente na infância (meu pai largou os estudos cedo e minha mãe tb pq me tiveram aos 17 anos). Depois dos 35 anos eles conseguiram mais estabilidade financeira e voltaram a estudar. Hoje eu vejo o grande potencial de inteligência deles, meu pai formou em direito agora (com 41 anos) com o único tcc a tirar nota máxima na faculdade. Minha mãe (com 42 anos) hoje é supervisora numa equipe de desenvolvimento e suporte de software e nunca fez faculdade na área, porém investiu em cursos avulsos. Ou seja, o ambiente e o financeiro influencia demais mesmo!
Oi, você faz jogos? Eu sou jovem e to interessado em fazer minha carreira nesse ramo, porém queria saber se dá pra viver de jogos indies independentes e talvez se possível criar uma micro empresa. 🤔
esse foi um dos videos mais informativos que vi sobre ''capacidade intelectual'', muito bem resumido e explicado, gratidão pelo que está proporcionando aqui no youtube
Na verdade o que mais influência a inteligência além do ambiente é a capacidade de memória e o quanto você consegue administrar seus sentimentos sem deixá-los te consumir. A inteligência artificial é um exemplo disso.
Nossa, Atila... eu não sei como expressar a qualidade e a importância da informação que tu nos ensina, ajuda a entender e distribuir para cada vez mais pessoas. No vídeo de meritocracia e aqui, falando de inteligência, tu não citou uma vez ideologias ou posições políticas, o que é ainda mais sensacional hoje em dia. Eu quero te parabenizar, mas eu só consigo pensar em como se pode te agradecer à altura. Obrigado
Seria legal se fosse aplicado a pesquisa com crianças que foram adotadas. Para poder vê a influência dos pais quando estudam por mais tempo ou menos tempo influencia diretamente.
Vygotsky defende que não existe isso de gerar conhecimento por pura genialidade inata. Desenvolver conhecimento depende do quanto vc já conheceu, pois imaginação depende do seu repertório prèvio.
Verdade. Muitos gênios desperdiçados no Brasil por falta de melhores condições de estudo. A pobreza e a desigualdade tem um impacto muito grande na sociedade que nenhum QI alto supera .
O Brasil deveria fazer como o Japão da década atrás que investiu muito em educação e hoje...uma das maiores potências do mundo! A educação muda pensamento e desenvolve um pais
Átila, eu amei seu vídeo e como você tocou no assunto inteligência eu acho que seria muito interessante fazer um vídeo sobre o que é inteligência em si. Parece um conceito muito vago e quase impossível de medir objetivamente. E não digo somente inteligência dos humanos, inteligência entre outras espécies e tudo mais. Acho que seria um vídeo muito legal!
Sempre tive isso em mente. Eu imagino quantas pessoas brilhantes o nosso pais não deve perder por tamanha desigualdade. Essa pessoa vai ter esse potencial desperdiçado utilizando num trabalho comum, mas tendo o potencial para desenvolver um projeto engrandecedor para a tecnologia em geral.
@@audreyalvesdemoraes9428 Então, mas foi o que eu quis dizer. O problema é que dependendo do foco de sua dedicação, não irá conseguir agregar em nada a sociedade e a evolução humana se não tiver os estímulos necessários.
Aproveitando esse vídeo para falar como o EAD ajudou muito nessa questão financeira, indo para a faculdade uma vez na semana deixou muito mais acessível estudar, eu mesma só consigo pagar a faculdade por conta disso, eu jamais teria condições de pagar uma presencial
9:40 eu passei em 3 lugar em odontologia. Mas n consegui terminar a faculdade, pq as aulas eram integrais( manhã, tarde e um pouco da noite). N tinha apoio pra continuar estudando, nem financeiro por parte da minha família na época.. Sei que a faculdade de odonto não é barata, mas a questão não era falta de dinheiro, n eramos pobres muito menos ricos e, tínhamos condições para concluir o curso. Porem, na família de meu pai, n havia ninguém com curso superior, eles n tinha a referência de como era fazer um faculdade.
Esse vídeo resume o seguinte: o investimento em educação de um país faz toda a diferença na vida das pessoas, no futuro delas e na construção de um país melhor estruturado. Emocionante!
Na minha opinião ainda existe o fator da beleza (ou o que é considerado beleza em qualquer época) que também tem que ser considerado. Pois é confirmado que pessoas consideradas mais bonitas tem mais chances de ser mais bem sucedidas.
Também tem outras condições culturais que afetam o desempenho na escala do sucesso: gênero, raça, orientação sexual, portador ou não de doença física, etc...
Caramba, apesar de conhecer o canal e o trabalho do Átila à muito tempo, ainda me surpreendo com a quantidade e qualidade de informação em um único vídeo. Sorte a minha e de quem viu e teve acesso a tal.
Eu me considero inteligente, meu histórico escolar não tem nota abaixo da média. Porém, pela forma que fui criado, não pude evoluir na questão do ensino profissionalizante. Meu pai foi muito rígido e violento comigo, isso me causou fobia social, isso limita muito a vida da pessoa.
@@ThiagoGlady Ser gênio é ter muita instabilidade mental e quando você percebe que vai ser um fudido o resto da vida porque nasceu no Brasil, é meio difícil não fazer bobagem.
@@ThiagoGlady outra coisa que o contesto histórico era outro na década de 80. Pra você ideia o esgoto passava na porta da casa dele e as crianças defecavam na rua fezes com muitas lombrigas. Outra época!
Eu "ganhei" nessa loteria genética 2 vezes. Sou a primeira da família tanto paterna quanto materna a ser bem mais alta q a média de altura brasileira (meus irmãos depois acabaram crescendo tanto quanto eu, e nós somos bem mais altos q nossos pais ou qualquer parente). E sou a primeira da família inteira tbm a entrar numa universidade, e em breve a ter um diploma.
Eu fiz o teste na mendelics. Tenho mutação que desencadeia em Síndrome de Lynch. Minha mãe teve câncer aos 33 e morreu aos 37. Eu tive câncer aos 33 e hoje tenho 41. Descobri meu tumor de ovário e apêndice precocemente e faço acompanhamento de 6 em 6 meses. Basicamente eu tive a oportunidade de viver que minha mãe não teve (e toda a geração que veio antes de nós). Belo vídeo, Atila
Muito esclarecedor!Eu acredito que o nosso DNA é significativo , mas o ambiente social e as influências que sofremos durante toda a nossa vida tem um peso bem grande. Apesar do DNA o condicionamento social e a propria situação socio economica podem influenciar nossas escolhas.
Um dos vídeos mais tristes que assisti do Átila... É triste ter a constatação de que, mesmo nascendo com pre disposição a ser inteligente/gostar de estudar, o ambiente mata tudo isso...
Muito interessante a pauta, Átila. Quando você se refere à relação da alimentação com altura, é fato interessante pensar que alimentação também influencia capacidade cognitiva (desnutrição afeta diretamente no desenvolvimento cerebral) outra questão interessante (e que é o tema de minha pesquisa) é que existem períodos sensíveis do desenvolvimento que possivelmente podem ser capazes de influenciar o aprendizado e causar alterações neurológicas, ou seja, quando em certo período temos mais exposição à boa alimentação e ao aprendizado, isso pode ser muito positivo no nosso desenvolvimento cognitivo ou "inteligência" para o resto de nossas vidas... De qualquer forma, isso tudo só reforça seu ponto. Parabéns pelo vídeo.
Minha namorada é fono e atende entre outros, pacientes com doenças degenerativas. Ela descreve que essa questão da boa nutrição é gritante. Enquanto idosos mais ricos que se alimentaram melhor durante a vida tem qualidade de vida melhor e até demonstram melhoras depois dos atendimentos, enquanto idosos mais pobre na mesma faixa de idade, são muito mais afetados pelas doenças e se recuperam menos.
Link para o teste MeuDNA: bit.ly/meuDNAPremium-Atila
Obrigado Atila!
me chama pra ser qa dos teus vídeos. o editor tá vacilando na transição kk
Atila, faz um vídeo comparando o rendimento e o custo benefício do álcool e da gasolina.
E por que o preço do combustível no Rio de Janeiro é tão alto, tendo em vista que a cidade é um dos principais pólos petroquímicos do país, e teoricamente a logística para o transporte do petróleo não deveria ser tão complicada como em outros estados que têm o combustível mais barato.
Mesmo com 99% de chances olhando geneticamente pra ter uma patologia a verdade é que ela não pode se manifestar sem o gatilho,em algum momento ou de forma gradual esse gatilho pode ser acionado,esse é o
Um bom entendimento que engloba a epigenética,visto no livro A biologia da crença,do Doutor Bruce Lipton 👍🙏🤝🦉
Outra questão o que é inteligência ?
O jeito que o Átila fala, se ele explicar o Campeonato carioca é capaz de eu entender!
Edit: Nunca tive tanto like valeu!
KKKKKKMKKKKKKMMMK
Ele tem que fazer um vídeo explicando mesmo Kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkk
Kkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como professora na rede pública , vejo muitas crianças muito inteligentes que são desperdiçadas por todas as dificuldades do caminho.... crianças criativas, geniais mesmo. Vejo aos montes. Inclusive mesmo que eventualmente tenham áreas em que tem déficit, muitas vezes são geniais em outra área. Temos que incentivar a educação PÚBLICA, GRATUITA, OBRIGATORIA E UNIVERSAL para valorizar a inteligência no país.
Vc tá cert, mas infelizmente no Brasil, isso nunca irá acontecer. Quem administra, independente de polo político, quer que apenas um grupo específico tenha educação de qualidade. Afinal, um grupo precisa servir o outro, e advinha quem é o grupo que subserviente?
@@willianvolger6265 não vai acontecer se não nos mexermos para fazer por onde.
Enquanto o lixo não for expurgado da nossa paisagem na questão sócio educacional, a gente nunca irá progredir. E antes que você diga que isso é injusto e errado e até preconceituoso da minha parte, saiba que o Japão e assim como as grandes nação que alcançaram a prosperidade, a continuidade desse sistema é opcional para cada uma dessas nações, umas continuam como e o caso do Japão e outras não são mais assim como é os EUA atualmente com a sua educação piorando a cado ano que passa dês da ascensão de minorias é gêneros em universidades.
Muito do problema vem de casa. Infelizmente não tem como a escola controlar algumas variáveis importantes, como o ambiente doméstico. Nesse caso o interessante é saber até que ponto reuniões periódicas com pais pode ajudar a melhorar o ambiente doméstico, ou algo do tipo. Ou mesmo se escola integral pode ajudar. De qualquer forma, não dá para consertar muita coisa nesse lado, só um pouco.
Mas muito do fracasso educacional do país tem a ver com baixa qualidade da gestão educacional também. E professores são culpados também por reclamarem de salário mas serem contra métodos mais eficientes de gestão. Não pode premiar os melhores, progressão na carreira é feita por senioridade, não pode cobrar metas, etc... Existe um pacto de mediocridade no setor público brasileiro.
Obrigatória? Acho que infelizmente isso não incentiva ngm. Um dos motivos dessas crianças geniais se perderem é a obrigatoriedade desse sistema podre.
Quanto mais aprendo, vejo que tenho muito mais a aprender.
Sim cara, é aquela frase"quanto mais sabe,menos sabe"
efeito danny krueger na veia kkk
Sinal de inteligência
Fraquetais(n sei como escrever) do aprendizado
pois é, conhecimento é um caminho sem volta.
Resumo: A genética determina um limite superior para o desenvolvimento biológico do indivíduo: altura, propensão à doenças, inteligência, etc. Mas é o ambiente que vai determinar até onde o indivíduo alcançará esse potencial genético.
ERRRAAAADO.Tanto o ambiente quanto a genetica INFLUENCIA quem voce é !INFLUENCIA nao DETERMINAR ja que voce nao herda só a genetica dos seus pais mas mais de 10 MIL filamentos de DNA e existe LIVRE-ARBITRIO!
Se isso fosse verdade Min Yoongi um garoto pobre nascido na Coreia do Sul em um país onde ricos ganham até SEIS vezes o que os pobres ganham e segundo os PROPRIOS jovens de 19-39 anos afirma que gente pobre JAMAIS sera capaz de competir em NADA com gente rica ,diagnostico com ansiedade,depressao,transtorno compulsivo obsessivo ,que largou os estudos e foi EXPULSO de casa estaria morando na rua agora e nao MILIONARIO ,rapper,compositor com MILHOES de fans no mundo TODO!!!
Inteligência genética é novidade meu pai e minha mãe eram gênios eu nasci um jegue apenas por um bit,
Ótimo resumo.
Ja dizia Carl Sagan:
"Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação."
O que direciona a aplicação da inteligência é o contexto ambiental. Afinal, todo mundo quer ter um lugar ao sol.
Eu sou aquela bolinha q ficou presa na barrinha do lado dos inteligentes kkkkk
Isso sao as anomalis, como na nossa sociedade, como alguém super inteligente, um gênio
Me empresta um dinheiro
Kkkkkkkkk "poxa, que pena, você quase foi inteligente, tenta na próxima rodada"
Kkkkkkkkkkkk
Ele transcendeu a barreira dos super dotados intelectualmente, aquela bolinha deve representar os iluminates....kkkkk
Esse tipo de conhecimento é libertador para o nosso ego quando achamos que estamos acima da média e para o nosso senso de cobrança quando estamos abaixo da média. As pessoas de "sucesso" enchem o peito pra falar de mérito mas quase ninguém admite que está onde chegou em grande parte por causa de privilégios e oportunidades que outros não tiveram.
"Herança financeira ainda supera em muito a herança genética."
Importante ser dito... Importante demais...
Quantas mulheres geniais nunca tiveram chance de ver seu talento e inteligência reconhecidos e até desenvolvidos só por serem mulheres! Várias deixaram registros e pouco foi divulgado.
Talvez hoje estaríamos anos luz na frente do que estamos se não fosse o machismo…
@@enzotonholo5054 machismo não, babaquice, misoginia e preconceito.
com certeza kk
mas ainda virão muitas pessoas, vamos pensar daqui pra frente.
Um exemplo bom é a Ada Lovelance
E muitas não deixaram registros e não ampliaram seus conhecimentos porque mulheres não podiam estudar e aprender a ler e escrever 😞
Acho que eu sou persistente e orgulhoso, isso faz com que eu aprenda as coisas! Algumas pessoas me acham inteligente, mas não sabem o quanto eu me sacrifico para estudar!
Sempre tive facilidade na escola, mas nunca tive o hábito de estudar. Isso tá sendo um problemão hoje em dia.
Sou igualzinho
Eu, todo! 😥
Outro aqui. Aprender a estudar é a parte mais complicada na área do ensino.
Comece aos poucos. Eu nunca tive facilidade em nada e tbm não tinha o hábito de estudar e hoje, após várias tentativas, consigo facilmente estudar várias horas por dia. O grande erro é querer começar tudo de uma vez.
Minha mãe tem 1,45m, meu pai 1,60m, eu tenho 1,85m. Ambos são analfabetos e tiveram pouquíssima oportunidade social e financeira, e eu tô terminando o mestrado, ganhando relativamente bem em um bom emprego... Acho que sou aquela bolinha que ficou presa na barrinha ali, um outlier.
Nossa, total kkkkkkk e parabéns pela combinação de fatores que te fizeram estar aonde está!!
Talvez seus pais tivessem "bons genes" para inteligência e altura mas que não servirão pra muita coisa devido a questão econômica ou regional deles.
@@KRYPTOS_K5 kkkkkkkkkk eu achei estranho isso daí dele falar que a mãe tem 1,45 e o pai 1,60 e o cara 1,85 ?! Kkkkkkkk
Creio que qualquer pessoa com inteligência considerada média tem condições de fazer um mestrado. Não é necessário ser 'gênio'
Acredito q isso se dá mais pela sua superação e esforço do que por genes.
Na infância sofri com diversos abusos físicos e psicológicos de meu pai e o abandono de minha mãe (mesmo vivendo com ela). Fui estudar numa universidade pública para fugir de minha família, só porque lá na universidade tinha um alojamento onde eu poderia morar longe deles. Isso me fez descobrir que eu era inteligente e não burra e retardada com era chamada em minha própria casa. Hoje sou pesquisadora em uma grande empresa multinacional. Acredito que não só a questão financeira e os anos de estudos dos pais contam, eu tomo a liberdade de colocar o fator de que tipo de família e as heranças de traumas sofridos na infância e adolescência tbm como fatores que impedem o desenvolvimento de um potencial herdado geneticamente.
Sinto muito! Espero que esteja melhor. E fico muito feliz por você ter chegado onde está. Concordo plenamente com o que disse, fatores como o relacionamento familiar, estímulos vindo dos meios, nos afeta muito.
Sim...a auto estima, conta muito .
Minha cunhada é professora em um município muito carente aqui no RJ. Ela da aula para crianças de 6 anos e um dia recebeu uma aluna que parecer ter 2-3 anos. Ela
Achou que fosse algum erro da diretoria da escola, mas não. A menina tinha mesmo 6 anos e foi aí que ela foi descobrir que a família vivia abaixo da linha da pobreza, a menina estava muito desnutrida.
Parabéns Átila e Paloma, por mais um vídeo maravilhoso.
Nossa os pais não tem o que comer mas tem filhos. Que coisa.
Meus pais eram muito pobres e sem estudo formal, mas me incentivavam muito a ler quando eu era criança. Eles nem sabiam bem o porquê, nem sabiam quais livros escolher, mas compravam de tudo, e eu dei sorte de pegar gosto por leitura muito cedo.
Anos mais tarde eu não tive tanta dificuldade em passar numa boa universidade, e basicamente os livros foram minha única escola. É triste pensar como tão pouco como algumas dezenas de livros e algum incentivo doméstico já bastariam pra mudar a vida de tanta gente no Brasil, mas nós não temos nem isso. Não podemos nem culpar os pais, pois eles mesmos não tiveram a oportunidade de aprender sobre o potencial libertador da cultura. Nosso desafio é enorme.
"Me diz por que tanto Einstein no morro, morre e não desponta"
Djonga...
A desigualdade precisa ser combatida com uma revolução profunda na sociedade pois enquanto assim está viveremos num eterno círculo vicioso aonde vc Atila faz uma explicação perfeita.
Aulas
Revolução
O povo contra as desigualdades e diferenças criadas pelo próprio povo privilegiado historicamente.
Achei legal o ponto que o Atila fez que ele é melhor em matemática do que os aborígenes, mas que eles são melhores em localização e sobrevivência do que o Atila. Isso levanta a pergunta: O que é inteligência? Geralmente tomamos como inteligência o raciocínio lógico-matemático, mas há vários outros tipos como a musical, percepção espacial, reconhecimento de padrões, inteligência emocional etc.
Sei bem como é isso, cresci em periferias, com pais drogados e separados, mas tirei mil na redação do Enem e passei em primeiros em todas as faculdades que tentei. Mesmo assim não consegui me formar por questões familiares, financeiras, sociais, etc.
Tenta denovo, não deixa que as circunstâncias da sua vida bloqueie as conquistas que vc tem que alcançar. E se vc ainda tá disposto a chegar a um patamar mais alto e bem diferente da tua realidade, lembra que não vc que criou ela, mas vc pode mudar a sua.🍃
Não desista, amigo!!! Vai pra frente !!!
Meu pai tem 1,68 e minha mãe 1,66. Eu tenho 1,90. Por ter sido o primeiro filho meus pais se sacrificaram muito pra eu ser muito bem alimentado desde a gravidez, msm sendo filho de pobres o potencial genético foi bem aproveitado, tendo isso como exemplo, é incrível pensar o quão longe o brasileiro poderia chegar com alimentação de qualidade e acesso a educação de qualidade
Você é exceção.
Tenho um primo q ambos os pais têm menos de 1,70 e ele tem 1,90 pra cima kkkkkkk
Só eu q acho que ele deveria ter uma série na National Geographic?
Super apóio!
Quem está perdendo é a National Geographic, que não chamou o Atila ainda
@@jailsonsantana2868 Sim, muita gente ia assinar o Disney+ só pra assistir ele
O professor Pierluiggi Piazzi, já dizia isso desde 2007 ou 2008, que o ambiente interfere majoritariamente na inteligência do indivíduo. Onde pais inteligentes, tinham filhos mais inteligentes, porém (aí vai o pulo do gato), isso vale também para pais adotivos, logo não tinha compartilhamento gênico.
Quantos gênios já morreram na favela ou no ambiente seco da África...
Realmente, a Mongólia por exemplo tem muitos genios com qi absolutamente ridiculos de altos, que poderiam ser fisicos nucleares ou grande matematicos, mas passam sua vida lá no deserto da mongolia, não que isso seja ruim, to só exemplificando
Verdade, quantos gênios "desperdiçados" em péssimas escolas ou até mesmo sem sistema educacional. Triste.
@@guilherminhookkk oi tudo bem? Você sabe porque tantos mongóis são acima da média?
@@pardaldourado3772
O QI da Ásia Oriental e dos judeus ashkenazi são maiores que a média.
@@brunobarcelos1093 sou coreano e minha vó me explicou do pq isso, a Ásia em épocas de guerra investiu mais em educação do que tudo.
você pode ouvir vários de relatos da 3° ou da 2° geração de asiáticos de que seus pais eram rígidos com educação.
Isso é muito real, nasci em família pobre, fui adotado(7), descobrir um tumor raro (18) no cérebro, e por estar em uma família com mais condições, tive todo o suporte.
Por isso educação é fundamental e dar oportunidades as pessoas.
Excelente, Átila! Como dizia um professor médico neurologista da minha época de graduação sobre esse assunto: “se Mozart tivesse nascido no certão do Ceará, ele não seria o que foi.” Contextualizando, Mozart tinha todo um ambiente favorável ao seu desenvolvimento dito genial.
Tipo a Rae no Despertar da Força, potencialmente uma jedi. Mas estava presa em um deserto e só se desenvolveu quando saiu de lá.
O que me faz pensar no que a humanidade pode ter perdido por não ter conseguido democratizar uma educação de qualidade. Quantos Einsteins, Mozarts...
@@jose21707 exatamente! Eu sempre discuto sobre isso com colegas da área da educação. É muito triste a quantidade de talentos que perdemos pela pobreza.
Na área da epidemiologia/geografia da saúde existe uma frase famosa, da Melody Goodman, que diz "o seu CEP é mais importante para a sua saúde do que o seu código genético".
O que é CEP?
Tive muita dificuldade em estudar quando era mais novo por conta do bullying quase constante que sofria, na 5°série fiquei praticamente o ano inteiro sem ir pra escola. Hoje estou tentando correr atrás do prejuízo, voltei pra escola e ano que vem começo minha faculdade.
Nem me diga.
O bullying era foda demais, isso acabou me fechando para muitas pessoas e até mesmo para os estudos, a sorte é que tive professores bons e que se preocupavam comigo.
Eu também passei por isso,só que foi meio diferente, eu sofria muito bullying pela minha dificuldade em aprender,eu contava para os meus pais,mas mesmo assim não resolveu meu problema eu estudei bastante,e hoje em dia as pessoas que faziam bullying comigo me pedem ajuda nas tarefas 🙃
Esse vídeo é quase que todos os argumentos que uso na minha vida... Quando meus pais ou tios me diziam: " - Estude pra ser alguém na vida." Eu perguntava a eles o motivo de me aconselharem, mas nunca terem feito isso... Ou quando me perguntam porque eu não quero ter filhos e respondo: " - Não tenho dinheiro, tenho um monte de doença genética... Se não queria isso pra mim, por que vou querer passar essas merdas adiante?"
Parafraseando um outro comentário: quanto mais eu aprendo, vejo que não sei quase nada.
Eu, pessoalmente, pude ver como a inteligência se desenvolve usando a mim mesmo como cobaia. Nasci numa família de pais com curso superior completo em universidades de renome. Eles sempre trabalharam pra bancar minha educação e sempre exigiram que eu estudasse numa universidade. Mas de que adiantou tudo isso se, ao mesmo tempo, fui hiperprotegido e tive minha visão de mundo extremamente restringida na infância e parte da adolescência? Quando fui para um colégio de alto nível no ensino médio e depois para o cursinho, percebi que, apesar de todo o gasto vultuoso em educação que meus pais fizeram, sempre há mais para aprende e expandir. E investir em educação não significa somente dar apostilas e salas de aula bonitinhas - significa proporcionar experiências e espaços que engrandeçam a juventude também, expandindo sempre os horizontes.
Essa "educação" cara de cursinhos e escola de alto nível não ajudam na educação de verdade. Recomendo muito qualquer video da playlist "Destino: Educação - Escolas Inovadoras''' .... em especial pesquise sobre a escola RiverSide (Índia) ou Oerstad Gynasium (Dinamarca)... e entenderá que essas escolas brasileiras de "alto nivel" com mensalidade de 10 mil reais não servem de nada no quesito instrução e educar a criança. De nada adianta, socar conteudo em apostilas pras crianças... isso é uma falácia que temos sobre educação no nosso país, uma "educação" voltada pra gravar questões pra acertar no vestibular.... Não se sinta mal pelo seu histórico e tals, voce estudou alguma coisa e aprendeu pelo menos, busque essas experiencias que voce foi "protegido/privado"', fique tranquilo que certamente você e todos nós ainda temos muito potencial para crescer. Abraços.
@@madd.nickname Com certeza, quanto mais a humanidade avança e a gama de conhecimentos se expande, aliado ao amplo e fácil acesso a qualquer tipo de informação (das mais duvidosas às mais confiáveis) o modelo tradicional, de apostilas, minemônicos e exercícios formulados se mostra ultrapassado. Hoje, a educação precisa se adaptar à realidade que existe muita informação e uma atenção fragmentada. O ensino precisa ser significativo para quem vai aprender e isso demanda esforço para tornar a informação útil e o aluno perspicaz para compreender qual informação deve ser levada em consideração.
Disse tudo!!!!
professor, eu sempre tirei péssimas notas em matemática e em química. Certa vez uma professora disse para mim que eu nunca iria me formar e muito menos terminar o ensino médio. Minha mãe era empregada domestica dela...eu criei uma raiva muito grande quanto a isso. E usei essa raiva pra provar para aquela mulher que eu poderia sim passar no ensino médio e vencer a temível prova do vestibular. Baseada na minha historia de vida, acredito que mesmo nascendo em uma família pobre e com quase nulos recursos da educação, eu aprendi a ser inteligente motivada por isso. Acredito que a inteligencia se aprende.
Uma das bolinhas não foi a lugar algum, ficou ali no canto direto. Esses são os gênios!
Átila seguinte, eu queria fazer um agradecimento. Não sei se alguém tem tempo pra ler o que vou escrever, mas obrigado a qualquer um.
Eu tava tendo uns pensamentos "não tão legais" e tu e o orochi me ajudaram mt. Eu me divirto no conteúdo dos dois, mas em especial agora foi perfeito. Tava me sentindo mal de um jeito q eu n tava conseguindo achar nenhuma característica boa em mim. Dai o vídeo do orochi me fez desfocar da negatividade e o teu me deu algumas das respostas que eu queria.
O meu pai tinha uma inteligência absurda e claramente dava pra ver q isso tinha a ver com o q todo mundo via em mim. Tipo sla geral fala q eu sou inteligente e eu acho q eu sou burro pra caramba. E eu tava me culpando demais pq eu tinha oportunidades pra ter um bom ensino e tinha uma genética pra ser um gênio. E não to querendo justificar de eu ir mal na escola. Nunca reprovei e tiro sempre ótimas notas e cumpro os compromissos e os prazos em 95% (acho q isso é só minha obrigação). Só que cara eu tava tal mal, pq por muito tempo a única qualidade q eu via em mim era essa, e chegou num ponto onde eu não vejo mais.
Eu só queria te agradecer, pq namoral eu ainda n me acho inteligente, mas pelo menos isso n faz uma pressão tão grande, e ajuda a ir levando a vida e tendo mais paz pra melhorar e não se culpar tanto. Então cara eu agradeço e confirmo que você contribuiu pra salvar minha vida.
MUITO obrigado :)
Ter a capacidade de se educar e refletir, ressignificar as coisas, é ser muito inteligente, mais que a maioria das pessoas. Você aparentemente fez isso, então é bem inteligente.
tem uma frase muito boa: o maior pianista da história, nunca tocou em um piano. As condições do ambiente ditam bem mais do que o potencial único de cada pessoa.
Não entendi a frase muito bem. A pessoa que tinha o talento para ser o melhor pianista do mundo não teve condições de tocar o instrumento por conta do ambiente em que viveu, é isso?
@@christyansouzasilvio4581 sim, é algo nessa vertente.
Acredito que essa discussão pode ir mais além. Pois além do acesso à educação, vem as críticas a própria educação em si que coloca todos os alunos na mesma régua. Não valoriza criatividade e as singularidades de cada indivíduo.
Concordo.
e como fazer isso em salas com 60 alunos numa aula de 45 minutos?
Sim, e mais: valoriza o aluno saber matemática, física e afins e não quando o aluno é bom em história, artes, educação física, etc. Eu mesma sou da área de humanas e até o fato de eu aprender idiomas facilmente é bobeira, dizem "Você tá no Brasil, pra quê aprender outra língua?". Mesmo que não cultivasse a singularidade de cada um, se pelo menos incentivasse em outras áreas além das exatas já seria bem melhor.
Eu tive o prazer de conhecer o Átila pessoalmente e não pude deixar de q ele é bem mais alto do q eu imaginava, e claro, bem inteligente, certamente tal indivíduo se encontra bem mais no lado direito do que muitas outras pessoas por aí heheheh
É tanta pesquisas, pessoas, evidencias e entidades falando que investir na educação é a chave para a grande mudança na vida de uma pessoa e até mesmo de uma nação inteira que eu não consigo entender o porque ainda negligenciamos tanto isso.
Pra que tenha alguém em cima é necessário ter alguém abaixo.
Sempre aprendi as coisas muito rápido, mas do mesmo jeito que aprendia muito rápido, eu me entediava muito rápido e de uns tempos para cá a preguiça reinou junto com a procrastinação. Hoje, no curso de engenharia sofro por causa dessas minhas atitudes do passado e do presente.
Me identifiquei, na graduação o esforço individual para vc estudar é muito importante e me falta isso
Parece algo típico de uma coisa chamada TDAH.
Caso se identifique, não use isso como justificativa. Apenas saiba que tem mais gente como vc e que é sempre uma luta. Algumas se ganha, outras se perde.
Mas sempre é possível vencer. Vejo muitos TDAHs presos em sua condição e muitos superando.
Força que no fim vai dar certo.
Alguns TDAH de quando em quando fazem o "hiperfoco", aí uma coisa dá muito certo (mas tem q cuidar pra não desmoronar o resto da vida hahahahaha)
@@franciscodenilsondeabreuma152 no meu caso além do esforço, eu não costumo me enturmar com a galera e sempre fico de fora dos grupinhos de estudos. Sempre tento me aproximar, mas tem algo em mim que me afasta da galera.
@@leonardoaraujo8364 se eu te falar que sempre pensei que tivesse isso, mas nunca corri atrás de alguma ajuda por achar que não precisava ou que isso era coisa da minha cabeça? Até hoje tenho receio de procurar ajuda, pq meus pais são muito conservadores no quesito de procurar ajuda com psicólogos e sofri muito com isso quando era mais novo. Este ano eu iria procurar ajuda, mas aí veio a pandemia e fiquei receoso de sair de casa. Ano que vem, nada vai me impedir de procurar uma ajuda profissional e descobrir se tenho mesmo TDAH ou se é alguma outra coisa. Obrigado por suas palavras, sempre conforta quando alguém me entende.
@@filipearaujo6473 Tranquilo. Desaceleremos e sigamos em frente. 👏🏼
Meus pais só estudaram durante um ano letivo, mas amavam ler e eram curiosos. Em casa havia sempre muitas revistas, livros, enciclopédias. Tudo sem muito critério, mas nisso é que morava a magia! Assim eu descobri meus autores preferidos e li muito que não gostei também, desenvolvi raciocínio e escrita e cultivei a curiosidade herdada dos meus pais. Hoje eu ensino. Mas entendo que tudo isso é cópia do que vi meus pais fazerem.
Fui só eu quem assistiu ao vídeo inteiro reparando no primoroso trabalho de animação e composição de imagens? 😍 Parabéns, Natália Grego e toda equipe! 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu sempre tive facilidade na escola e também o privilégio de estudar em colégios particulares até o ensino fundamental. Infelizmente minha família ficou sem condições de ajudar na minha educação e eu só consegui ingressar no ensino superior aos 33 anos. Excelente vídeo Atila!
Uma coisa que vale a pena ser discutida também são os Tipos de Inteligência. Geralmente tem-se aquele conceito de que inteligente é a pessoa que ganhou o prêmio Nobel ou tirou a melhor das notas nas disciplinas de um Enem por exemplo, porém o conceito de Inteligência é muito mais abrangente do que isso. O ser humano é naturalmente inteligente e adaptativo ao meio em que está, logo ele se desenvolve de acordo com a forma como o ambiente estimula áreas específicas para seu desenvolvimento. Quem se dedica muito à leitura, não terá o mesmo discernimento de um pintor que retrata uma paisagem se for tentar fazer uma pintura igual. Quem se dedica ao desenho, não terá o mesmo discernimento de um jogador de basquete que sabe a distância, força e altura corretas para fazer uma cesta de 3 pontos a 5 metros da cesta por exemplo.
Minha família todo mundo tem um bom QI, mas minha irmã mais velha nasceu com problemas de saúde e queria muito ser médica, TUDO foi para ela, o que ela comia, vestia, plano de saúde, professores particulares, enquanto os outros 5 filhos passavam necessidade do básico, vivíamos de doação, era um abismo dentro da nossa própria casa. Ela se tornou médica, sarou e tem uma vida estável, o restante não teve a mesma sorte.
@A. Gomes como atenção e educação são importantes para o desenvolvimento 😞
Nem penso em ter filhos
Nossa... Que triste
Átila, você já pensou em fazer um vídeo sobre o gosto musical?🤔 Como ele se desenvolve
Eu tenho um problema tão grande com distração que não consegui prestar atenção em mais nada além da bolinha que conseguiu ficar isolada lá em cima no canto, fiquei imaginando uma pessoa super inteligente ou uma pessoa super alta.
é uma pessoa prodígio super rara na sociedade
@@sr.humani2601 esse é o famoso anticristo que tanto avisaram?
É aquele papo de basquete e natação faz crescer mas na verdade eles só servem de estímulo para o seu potencial genético atingir o máximo que ele consegue.
O atila tem o dom de despertar o interesse, aprendo mais aqui do que na escola.
Fico muito feliz de ter fugido dessas estatísticas kkkk minha mãe parou de estudar no 9° ano e meu pai na 5° série e eu já estou na faculdade! E pretendo continuar até o mestrado hahah
Que vídeo incrível! É válida a reflexão: quantos gênios que, por séculos, foram (e ainda são) privados de um ambiente e de condições, para que pudessem estudar e desenvolver a capacidade que herdaram, por conta da cor de sua pele, por ser mulher, por sua orientação sexual, religião...
Vários aspectos que ele abordo nesse vídeo respondeu várias coisas que tinha em mente. Sempre fui curioso e apesar de não gostar tanto da escola. Meus pais (principalmente a minha mãe) são pessoas muito simples mas ela sempre cuidou dos meus estudos, apesar de mudarmos de pensão em pensão. E quando eu olho para trás e o lugar que vivo (favela) eu vejo que sou o único que consigo me comunicar em mais de três línguas, enquanto que minha mãe se quer terminou um livro, nas palavras da mesma: Eu não sei p/ quem esse menino puxou inteligente assim".
Eu vejo que ela não teve as condições que ela mesma me deu. Apesar de um pouco conturbado (os lugares que cresci) eu consegui terminar meus estudos e do lugar que minha mãe veio (interior do Piauí) ngm lá terminava.
Hoje pra mim ficou ainda mais claro que o ambiente é o fator que mais influência na inteligência de uma pessoa.
eu tbm sou do pi, e minha mae tbm fez o mesmo cmg..;maravilhosas ne
Parabéns Atila! Pois é, o ambiente familiar e social pode mudar um país. Os países onde há justiça Social mais ampla, a violência social é menor. Então, se o meu vizinho vive bem, eu também vivo. Não há paz com injustiças.
Gostaria que você produzisse um vídeo sobre a Capadócia Nordestina. Mesmo sem conhecer pessoalmente, tenho certeza que iria gostar.
Quem sabe assim, a sociedade brasileira perceba o valor biológico, botânico, geológico, geográfico,arqueológico, paleontológico, entre outros.
Parabéns, por fazer da ciência, uma ferramenta de transformação social!
Justiça social também se faz com justiça cognitiva. Defendo uma educação pública de altíssima qualidade pra todos!
É uma pena que isso nunca vai existir pois quando se coloca o dinheiro na mão do estado, só sai merda.
@@tadeuaguiar6174, tudo o que um dia nos almejamos foi apenas uma potência de existência. A nossa experiência com a temporalidade não pode ser imediata. Não sabemos quais são as vicissitudes e os acidentes do curso das coisas. Muitos eventos históricos não chegaram a se materializar, mas permanecem como latência. Basta encontrar e combinar os recursos certos para que eles ocorram.
@@mangelicacezario1 o tempo não pode mudar essa realidade pois ela é baseada na naturalidade do egoísmo humano. Políticos nunca fizeram e nunca irão fazer nada que não seja benéfico a eles próprios. Por isso, a única forma de termos acesso a educação de alta qualidade é através de empresas privadas, como ocorre atualmente nos países desenvolvidos.
@@tadeuaguiar6174, daí decorre uma contradição: a prioridade do privado não seria uma visão individualista para um problema que é de natureza social, sendo até mesmo egoísta? Pois privatizar, a meu ver, só reforçaria privilégios de classe. O caminho deve ser o oposto: democratizar com qualidade. Muitos países estrangeiros oferecem excelente educação pública.
@@mangelicacezario1 O que reforça privilégios de classe são universidades publicas, pois são sustentadas principalmente pelos mais pobres e são frequentadas pelos mais ricos, uma vez que os ricos tem mais oportunidades de estudar e passar nos vestibulares. Além disso, nada público tem obrigação de ser eficiente, já que não existe lucro envolvido ou recompensa pelo resultado.
Nossa Átila, nem me fala, toda vez que eu paro para pensar em um Einstein, Hawking que a gente perde pela desigualdade me faz muito triste.
Mas o fato de eu conhecer divulgadores científicos, me fez querer continuar com meus estudos na área da educação, eu já estou para me formar em pedagogia e penso seriamente em fazer física, o que antes de acompanhar o mundo científico, era um absurdo para mim.
Se vc gosta de matemática vai fundo amigo. Senão passa longe. Essa é a melhor dica que ei posso lhe dar. To me formando em física. Quem nao gosta de matemática sai do curso no primeiro período
Parabéns, irmão. Mesmo que o reconhecimento não venha tão cedo em um país como o nosso, precisamos de pessoas com a ambição de fazer algo diferente e transformar o mundo através da educação, força e bons estudos.
Ambiente sempre predomina.
Aquilo que recebe atenção e "nutrição" tende a se desenvolver mais.
A maioria das pessoas inteligentes que conheço não querem ter filhos, se for uma regra, tá explicado porque existe tanta gente ignorante nesse mundo.
É que elas sabem o quão alto é o valor de se ter um filho e o problema que isso gera para o mundo por conta da Superpopulação.
E infelizmente, os ignorantes e idiotas ficam se multiplicando.
@@tauanvictor4138 o Elon Musk não curtiu seu comentário!!!
Os mais inteligentes fazem filhos para espalhar os genes bons.
@CAOS já viu o filme Idiocracia?
Pelo visto vcs não assistiram o vídeo direito...
Já tô desconfiado que a memória de trabalho do Átila é ilimitada rsr. Simplesmente articula várias orações coordenadas/subordinadas num grande período todo coeso
Que vídeo maravilhoso. Gostaria de mais vídeos sobre "inteligência", Átila. Falar sobre a validade dos testes de QI, sobre a "estupidez" por trás dos "gênios", como se entende a inteligência hoje em dia.
Excelente sugestão!
Simm! Acho um absurdo ainda hoje quererem limitar a inteligência alheia a um teste de QI! 🤦♀️
Só sei que tenho um monte de diploma inútil, porque não só no Brasil se contrata por experiência e indicação, e se é promovido por "puxa saquismo", e não por competência, ai sempre me dou mal.
Tem um livro que se chama " Força de vontade não funciona" ele fala sobre o quão importante é o ambiente que você está em relação aos outros fatores. Não é um livro científico, mas fala sobre como o ambiente e as pessoas que estão com você lhe "constrói".
Atila, não canso de dizer como você é NECESSÁRIO nesse país. Parabéns pelo EXCELENTE VÍDEO!!
"Quem estuda por mais tempo tende a lá no futuro ganhar mais também" , Senhor, tantos anos estudando... sua filha está pronta!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pois é, isso não é bem verdade atualmente
Átila, faz um vídeo sobre multidisciplinaridade. Todo mundo repete isso como um mantra mas o que sabemos disso?
As pessoas são mais altas nos Países Baixos. Enfim, a hipocrisia...
Kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
hahahahahaha
E detalhe: o Países Baixos ficam na parte norte do mundo, ou seja, estão a parte de cima do mundo
😅😅😅😅😅😅😅😅
Nenhum professor de biologia me ensinou mais biologia que o Átila!!!
Sempre gostei de pensar que inteligência é a capacidade de um indivíduo de perceber e compreender o mundo ao seu redor. Por isso, acredito desde sempre que é fundamental o estudo filosófico, jurídico e sociológico já desde ensino fundamental.
Minha família nunca teve muito interesse em filosofia e ciência em geral, e eu nunca tive muito contato com meu pai. Minha vida toda, desde pequeno mesmo, eu sempre tive interesse nessas coisas e ninguém sabia muito sobre lá em casa. Hoje, eu moro com meu pai e eu e ele vivemos trocando ideia sobre esses assuntos, as vezes até mesmo virando a noite falando sobre essencialismo, evolução, existencialismo, etc. Eu tenho certeza que meu interesse vem dele, não por influência por que eu nunca falei muito com ele antes. Minha meia irmã de 3 anos é muito boa com lógica assim como eu, e ninguém nunca ensinou ela a jogar essa porrada de joguinhos de puzzle que ela joga no tablet, às vezes resolvendo mais rápido que eu.
Diferente de você que têm essa aproximação com seu pai, eu meu caso é com minha tia conversamos bastante sobre assuntos que permeia na filosofia, reencarnação é um desses assuntos.
@@ingridnogueira8293 Eu nunca conversei com meu pai sobre esse tipo de assunto, valeu pela ideia. Tô sempre procurando novos assuntos pra trocar ideia com ele. A sua tia parece ser bem legal também.
@@leoniresquim541 Tu deve ter herdado a inteligência do pai. Se a pessoa é mais inteligente ela se interessa por assuntos mais complexos. Não necessariamente filosofia. Nesse caso é mais coincidência mesmo. Poderia ser que seu pai fosse fissurado em filosofia, mas tu em aviação. Mas o interesse por complexidade e ideias abstratas tem a ver com inteligência.
sem contar que, por exemplo, eu fui testada e descobri que tenho superdotação, sempre tive boa educação, nutrição e ambiente favorável, tenho 22 anos e tenho uma renda mensal considerada bem acima da média brasileira. Apesar de ser muito preguiçosa na escola, nunca cheguei nem perto de ter problemas com notas, no entanto, meus pais tiveram um ambiente diferente na infância (meu pai largou os estudos cedo e minha mãe tb pq me tiveram aos 17 anos). Depois dos 35 anos eles conseguiram mais estabilidade financeira e voltaram a estudar. Hoje eu vejo o grande potencial de inteligência deles, meu pai formou em direito agora (com 41 anos) com o único tcc a tirar nota máxima na faculdade. Minha mãe (com 42 anos) hoje é supervisora numa equipe de desenvolvimento e suporte de software e nunca fez faculdade na área, porém investiu em cursos avulsos. Ou seja, o ambiente e o financeiro influencia demais mesmo!
Oi, você faz jogos? Eu sou jovem e to interessado em fazer minha carreira nesse ramo, porém queria saber se dá pra viver de jogos indies independentes e talvez se possível criar uma micro empresa. 🤔
quanto é seu qi e com o que vc ganha dinheiro hj em dia?
esse foi um dos videos mais informativos que vi sobre ''capacidade intelectual'', muito bem resumido e explicado, gratidão pelo que está proporcionando aqui no youtube
Atila, será que você poderia fazer um vídeo comentando: o que é a inteligência?
Na verdade o que mais influência a inteligência além do ambiente é a capacidade de memória e o quanto você consegue administrar seus sentimentos sem deixá-los te consumir. A inteligência artificial é um exemplo disso.
Nossa, Atila... eu não sei como expressar a qualidade e a importância da informação que tu nos ensina, ajuda a entender e distribuir para cada vez mais pessoas. No vídeo de meritocracia e aqui, falando de inteligência, tu não citou uma vez ideologias ou posições políticas, o que é ainda mais sensacional hoje em dia. Eu quero te parabenizar, mas eu só consigo pensar em como se pode te agradecer à altura. Obrigado
você pode se tornar membro do canal
Já tava torcendo o nariz pra pesquisa apresentada. Mas, como um ninja, veio o Átila e colocou o contraponto. VOCÊ É FODA DEMAIS!!!
Seria legal se fosse aplicado a pesquisa com crianças que foram adotadas. Para poder vê a influência dos pais quando estudam por mais tempo ou menos tempo influencia diretamente.
conhecimento é diferente de inteligência. conhecimento se adquiri estudando, já inteligência é a capacidade de absorver ou desenvolver conhecimento.
sim, mais quando vc mais adquire conhecimento, mais desenvolve sua inteligencia tmb.
Anyway, tudo que o Atila falou ainda vale, a inteligência se desenvolve mais quando estimulada na infância, o que o ambiente influencia em maior parte
Vygotsky defende que não existe isso de gerar conhecimento por pura genialidade inata. Desenvolver conhecimento depende do quanto vc já conheceu, pois imaginação depende do seu repertório prèvio.
Verdade. Muitos gênios desperdiçados no Brasil por falta de melhores condições de estudo. A pobreza e a desigualdade tem um impacto muito grande na sociedade que nenhum QI alto supera
.
É só pensar, se Einsten tivesse nascido na Etiópia, ele seria o mesmo gênio que foi?
A bolinha que fica presa é a pessoa que não tá nem aí pro sistema
kkkkkk eu não tinha visto xD
Esse era eu na adolescência.
Kkkkkkkkkkkk só reparei quando vi o comentário
Essa bolinha é o famoso "diferentão"
Em resumo, como o rock lee, esforço é mais importante que talento
E a sorte é mais importante que o esforço. Temos que lidar com isso infelizmente kk
@@kakarotx2010 mas tem que saber usar a sorte que tiver e manter ela tambem
O Brasil deveria fazer como o Japão da década atrás que investiu muito em educação e hoje...uma das maiores potências do mundo!
A educação muda pensamento e desenvolve um pais
concordo
Átila, eu amei seu vídeo e como você tocou no assunto inteligência eu acho que seria muito interessante fazer um vídeo sobre o que é inteligência em si. Parece um conceito muito vago e quase impossível de medir objetivamente. E não digo somente inteligência dos humanos, inteligência entre outras espécies e tudo mais. Acho que seria um vídeo muito legal!
Isso está diluído em vários vídeos exatamente por ser um assunto de múltiplas abordagens.
Sempre tive isso em mente. Eu imagino quantas pessoas brilhantes o nosso pais não deve perder por tamanha desigualdade. Essa pessoa vai ter esse potencial desperdiçado utilizando num trabalho comum, mas tendo o potencial para desenvolver um projeto engrandecedor para a tecnologia em geral.
@@audreyalvesdemoraes9428 Então, mas foi o que eu quis dizer. O problema é que dependendo do foco de sua dedicação, não irá conseguir agregar em nada a sociedade e a evolução humana se não tiver os estímulos necessários.
Aproveitando esse vídeo para falar como o EAD ajudou muito nessa questão financeira, indo para a faculdade uma vez na semana deixou muito mais acessível estudar, eu mesma só consigo pagar a faculdade por conta disso, eu jamais teria condições de pagar uma presencial
9:40 eu passei em 3 lugar em odontologia. Mas n consegui terminar a faculdade, pq as aulas eram integrais( manhã, tarde e um pouco da noite). N tinha apoio pra continuar estudando, nem financeiro por parte da minha família na época.. Sei que a faculdade de odonto não é barata, mas a questão não era falta de dinheiro, n eramos pobres muito menos ricos e, tínhamos condições para concluir o curso. Porem, na família de meu pai, n havia ninguém com curso superior, eles n tinha a referência de como era fazer um faculdade.
Esse vídeo resume o seguinte: o investimento em educação de um país faz toda a diferença na vida das pessoas, no futuro delas e na construção de um país melhor estruturado. Emocionante!
A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.
- Aristóteles
Uma bolinha ficou na borda da última casinha, ela é melhor que todo mundo sem lugar para refutação
Na minha opinião ainda existe o fator da beleza (ou o que é considerado beleza em qualquer época) que também tem que ser considerado.
Pois é confirmado que pessoas consideradas mais bonitas tem mais chances de ser mais bem sucedidas.
Também tem outras condições culturais que afetam o desempenho na escala do sucesso: gênero, raça, orientação sexual, portador ou não de doença física, etc...
Pura vdd
Tem muitos fatores a serem conciderados, mas os mencionados seriam os principais
Foda é ver aquelas matérias de tal fulano que diz ter tido dificuldade por ser bonito.
Nao lembro o nome do ator
Tive alguns alunos brilhantes porém por viverem em áreas pobres tiveram que parar os estudos para trabalharem
A educação e a ciência são base pra uma nação bem desenvolvida, é uma pena que quem tem o poder em mãos não compactua com essa ideia.
Caramba, apesar de conhecer o canal e o trabalho do Átila à muito tempo, ainda me surpreendo com a quantidade e qualidade de informação em um único vídeo. Sorte a minha e de quem viu e teve acesso a tal.
Atila é uma das pessoas mais úteis à sociedade q eu consigo lembrar. Seu legado vai ser muito rico!!
Eu me considero inteligente, meu histórico escolar não tem nota abaixo da média. Porém, pela forma que fui criado, não pude evoluir na questão do ensino profissionalizante. Meu pai foi muito rígido e violento comigo, isso me causou fobia social, isso limita muito a vida da pessoa.
forças, cara
Um amigo de infância do meu pai era um gênio mas a falta de oportunidade o fez viciar em drog@s pra esquecer da realidade.
Pow pra mim quem vai pro caminho das drogas não é muito inteligente não kkkkk
@@ThiagoGladynão tem nada haver com inteligência e sim educação dos familiares e escolha de amizades
@@ThiagoGlady Ser gênio é ter muita instabilidade mental e quando você percebe que vai ser um fudido o resto da vida porque nasceu no Brasil, é meio difícil não fazer bobagem.
@@ThiagoGlady outra coisa que o contesto histórico era outro na década de 80. Pra você ideia o esgoto passava na porta da casa dele e as crianças defecavam na rua fezes com muitas lombrigas. Outra época!
@@ThiagoGlady fora o trabalho que era praticamente escravo naquelas lavouras de cana de açúcar. Tenso!
Eu "ganhei" nessa loteria genética 2 vezes. Sou a primeira da família tanto paterna quanto materna a ser bem mais alta q a média de altura brasileira (meus irmãos depois acabaram crescendo tanto quanto eu, e nós somos bem mais altos q nossos pais ou qualquer parente). E sou a primeira da família inteira tbm a entrar numa universidade, e em breve a ter um diploma.
Qual é a sua altura?
@@allanl.f7814 1,78
Eu fiz o teste na mendelics. Tenho mutação que desencadeia em Síndrome de Lynch. Minha mãe teve câncer aos 33 e morreu aos 37. Eu tive câncer aos 33 e hoje tenho 41. Descobri meu tumor de ovário e apêndice precocemente e faço acompanhamento de 6 em 6 meses.
Basicamente eu tive a oportunidade de viver que minha mãe não teve (e toda a geração que veio antes de nós).
Belo vídeo, Atila
Muito esclarecedor!Eu acredito que o nosso DNA é significativo , mas o ambiente social e as influências que sofremos durante toda a nossa vida tem um peso bem grande. Apesar do DNA o condicionamento social e a propria situação socio economica podem influenciar nossas escolhas.
Um dos vídeos mais tristes que assisti do Átila... É triste ter a constatação de que, mesmo nascendo com pre disposição a ser inteligente/gostar de estudar, o ambiente mata tudo isso...
O ambiente dificulta, mas não impossibilita. Cabe a pessoa buscar um caminho.
Muito interessante a pauta, Átila. Quando você se refere à relação da alimentação com altura, é fato interessante pensar que alimentação também influencia capacidade cognitiva (desnutrição afeta diretamente no desenvolvimento cerebral) outra questão interessante (e que é o tema de minha pesquisa) é que existem períodos sensíveis do desenvolvimento que possivelmente podem ser capazes de influenciar o aprendizado e causar alterações neurológicas, ou seja, quando em certo período temos mais exposição à boa alimentação e ao aprendizado, isso pode ser muito positivo no nosso desenvolvimento cognitivo ou "inteligência" para o resto de nossas vidas... De qualquer forma, isso tudo só reforça seu ponto. Parabéns pelo vídeo.
Minha namorada é fono e atende entre outros, pacientes com doenças degenerativas. Ela descreve que essa questão da boa nutrição é gritante.
Enquanto idosos mais ricos que se alimentaram melhor durante a vida tem qualidade de vida melhor e até demonstram melhoras depois dos atendimentos, enquanto idosos mais pobre na mesma faixa de idade, são muito mais afetados pelas doenças e se recuperam menos.
Excelente didática Átila, como sempre!
Obrigada por você ter voltado pro Brasil e divulgar generosamente todo o seu conhecimento. Força ai, abraço
Por favor, fale mais sobre a eugenia e a teoria por trás, como ela foi caindo por terra na ciência, é um assunto muito interessante!