Grande JH. Fui seu aluno no ensino médio (Colégio Kelvin Rio Preto) e hoje estudo para concursos, achei seu canal recentemente e seus vídeos tem ajudado bastante. Parabéns pelo trabalho
Oi Débora, tudo bem??? Estou criando um site de divulgação da Física. Posso colocar esse seu comentário (que na verdade é um depoimento que me emocionou)?
SE TEM UMA PESSOA QUE DEVERIA RECEBER , UM PREMIO NOBEL , ERA O SENHOR PELO FATAR DE SABER SABER REPASSAR O CONTEUDO DA MATERIA , POR DOMINAR BEM O ASSUNTO , E PORQUE TEM UMA BOA DIDATICA PARABENS NOVAMENTE .
Que legal!! Se precisar de alguma ajuda pode pedir por aqui. Resolvi várias questões pra outras pessoas que viram o vídeo e ficaram com alguma dúvida. A intenção e o propósito aqui é de divulgação da Física.
Parabéns, professor JH! Muito obrigado por fazer tantas aulas, de assuntos complexos, em SIMPLES. Sou professor de física aqui no Piauí. Sempre indico os seus vídeos para eles assistirem. O senhor faz um grande sucesso aqui e em todo Brasil. Muito obrigado por tanto contribuir para a educação para os nossos alunos
Bom dia Benedito, tudo bem? Estou criando um site pra divulgar a Física e gostaria de colocar esse seu comentário pra ajudar na divulgação do site. Você me autoriza? Muito obrigado.
Muito boa aula.prof. to quebrando a cabeça,to.fazendo eletrônica na IFMT TA COMPLICADO ENTENDER MAS COM SUA AULA DEU UM NORTE COMO RESOLVER PARABÉM PROF
@@britobrito7096 Muito obrigado pela gentileza Brito. Precisar de alguma ajuda em exercício me manda aqui. Eu ajudo muitos alunos com dificuldades em circuitos elétricos. Será um prazer poder ajudar.
Explicação clara me ajudou na matéria de Elétrica !! Obrigado professor, vou te seguir, me amarro em física mas algumas explicações deixam mais difíceis outras o ponto certo pra entender a matéria. Parabéns professor! Obrigado!
Muito obrigado pelo comentário gentil e carinhoso. Sou um grande apaixonado pela Física e por sua divulgação e seu comentário me incentiva a continuar esse trabalho de divulgação.
Muito obrigado Mário. Como digo aos que passam aqui pelo canal, isso só me dá ainda mais força e incentivo pra continuar divulgando a Física e a curtir algo que é uma de minhas paixões.
Bommmm diaa José. Em qualquer percurso fechado que você fizer dentro de um circuito elétrico você poderá aplicar a Lei das Malhas, isto é, afirmar que a soma de todas as ddps (ou a soma de todos os aumentos e quedas de potencial) é igual a zero.
Professor o senhor é ótimo. Se eu tivesse-o cmo meu prof na facul eu estava bem kkkkk. Parabéns, explica muito bem, consegui entender a matéria q há dias estou tentando entender.
Que aula espetacular, professor. Parabéns por sua didática! Ganhou um inscrito. Sucesso e obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco, de forma gratuita.
É isso que torna nossa profissão tão encantadora e apaixonante. Seu comentário me incentiva a continuar divulgando a Física, que é uma das minhas paixões.
Bom dia Raimundo, tudo bem? Estou criando um site pra divulgar a Física. Você me autoriza a colocar lá esse seu comentário (que na verdade é um depoimento) pra ajudar na divulgação do site?
Boa aula. Só discordo da convenção dos sinais. Pra mim faz mais sentido físico usar os sinais ao contrário (a bateria aumenta o potencial e as resistências indo a favor da corrente diminuem) mas o resultado final é o mesmo
@@gtbsaraiva Isso mesmo, o resultado é o mesmo. A segunda lei de Kirchhoff pode ser enunciada e aplicada de duas formas. (1) A soma de todas as quedas e aumentos de potencial ao longo de um percurso fechado é igual a zero. (2) A soma de todas as diferenças de potencial (ddps) ao longo de um percurso fechado é igual a zero. O importante é entender, e isso sempre explico aos meus alunos, que A SOMA É ZERO POIS É UM PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO. Em um caso ou outro, como é uma igualdade com zero, se você passar tudo para o outro lado da igualdade todos os sinais invertem, pois ddp tem sinal oposto a uma queda ou aumento de potencial. Mas como sempre digo aos meus alunos, o que realmente importa é você entender que é uma conservação de energia.
@@gtbsaraiva Quanto a fazer mais sentido físico aí sou eu quem discordo de você. Usar ddp ou queda e aumento de potencial com somatória igual a zero tem o mesmo sentido físico, que é, como já disse, CONSERVAÇÃO.
Olá Erivaldo, tudo bem??? Sim, kkkkkk, tem que resolver ao menos uns 4 circuitos elétricos utilizando essas Leis pra sentir segurança e depois aplicá-las.
Tenho impressão que podemos marcar o sentido da corrente a partir do gerador com maior potencial para evitar de errar no sentido da corrente posteriormente. É só uma intuição.
Sim, Sidnei, pode ser feito também pelo Método de Tank (que é anterior a Millman). Acontece que estamos falando de Ensino Médio e para alunos desse grau de instrução, Kirchhoff já é bem conhecido. Para quem cursa engenharia ou técnico em eletrônica, outros métodos são ensinados para acelerar a resolução.
Não desista Nando. Qualquer coisa me chama por aqui que posso te ajudar no que for preciso. Tiro muitas dúvidas de alunos. Um grande e fraterno abraço.
Excelente vídeo, professor. Mas fiquei com uma dúvida. Já vi soluções que também calculam a malha exterior e nessa sua solução, o senhor só calculou as duas malhas internas. Isso significa que tanto faz calcular as duas malhas internas ou as três, isto é, as duas internas e a externa maior?
Olá Hermerson, tudo bem? Vamos lá! No circuito temos 3 incógnitas, então precisamos de 3 equações pra resolvê-lo. Usei duas malhas pra achar duas equações e a terceira equação tirei da lei dos nós (da soma das correntes que chegam e que saem do nó). Então, como você disse, poderia sim ter feito as três malhas (as duas pequenas mais a grande de fora). Acontece que aplicar a Lei dos nós é mais rápido e prático que percorrer uma malha pra achar uma equação. Finalmente, então, respondendo sua pergunta: sim, poderíamos ter feito as três malhas pra achar as três equações e resolver o circuito.
@@fisicalight.profjh, obrigado professor! Refiz a questão aqui e constatei que é verdade. Usando as três malhas ou as as duas, o resultado é o mesmo. Além disso, percebi a possibilidade de chegar à solução do sisteminha de equações de três formas: 1- por substituição; 2- por multiplicação de uma das expressões do sistema para anular um dos termos com o termo da outra; 3- por Regra de Cramer usando determinantes.
@@hemersonoliveira7047 Perfeito Emerson!!!! Essa é a idéia ao se usar as duas leis de Kirchhoff. Encontrar um número de equações igual ao número de incógnitas e resolver o sistema. Parabéns!!!!
Muito obrigada pela aula! 🙏🙏 Meu professor passou uma questão e que todas os as correntes i1, i2 e i3 estão em direção ao mesmo ponto (todas chegam). É possível achar uma solução para esse circuito?
Simmm Kézia! Basta resolver a questão usando as duas leis de Kirchhoff com os sentidos dados. No final você encontrará uma ou duas das correntes negativas. Aquela ou aquelas que derem negativas estarão no sentido oposto aquele que foi dado no exercício. Se quiser, me manda a questão pelo e-mail jhkelvin@gmail.com que te ajudo na resolução. Um grande e fraterno abraço.
Sim Everton, talvez seja mais prático. Mas é importante sabermos utilizar as Leis de Kirchhoff pois tratam de dois princípios básicos de conservação. Um grande e fraterno abraço.
Se precisar de ajuda em alguma coisa ou exercícios, pode contar comigo que terei o maior prazer em ajudar. Tenho tirado muitas dúvidas de alunos aqui no UA-cam.
Porque quando eu passo pelo os 24v dar menos 24 se passando pelo 24 V tivemos uma elevação de potencial, tem professores que fala que é -24v e outros fala que é mais +24v me tira essa dúvida?
Olá Wellington, tudo bem? Tudo depende do que você está somando ao aplicar a Lei das Malhas. Nas minhas resoluções eu uso a soma de ddps (diferença de potencial), então ao passar por um gerador entrando pelo negativo, a diferença é negativa. Mas se você estiver somando aumentos e quedas de potencial, ao passar pelo mesmo gerador entrando pelo positivo, tem um aumento de potencial, então o sinal fica negativo. Mas isso não importa porque o resultado é o mesmo, uma vez que a segunda lei de Kirchhoff diz o seguinte: ao percorrermos uma malha (circuito fechado) saindo e voltando ao mesmo ponto, a soma de todas as ddps ou a soma de todas as quedas e aumentos de potencial deve ser igual a zero. Por exemplo, ao passar por um resistor no sentido da corrente, o petencial diminui, então se estiver somando aumentos e quedas de potencial você deverá usar - Ri (negativo), porém se estiver somando ddps, ao passar por um resistor a favor da corrente a ddp é positiva e você deverá usar +Ri (positivo). Perceba que todos os sinais ficam trocados usando um ou outro jeito, mas como a soma é igual a zero, é como se multiplicasse tudo por menos um, portanto dá na mesma. O importante é entender que as duas formas de usar a lei estão corretas, e tudo depende do que você está somando.
Tem um erro na minha escrita no primeiro parágrafo. Ao passar por um gerador entrando pelo NEGATIVO (não pelo positivo como escrevi) tem um aumento de potencial e devemos usar positivo...
Olá Samuel, tudo bem? Observe que um dos termos da expressão tem denominador igual a 2. Então tenho que fazer o mínimo múltiplo comum (MMC) pra resolver ou, então, pra tirar aquele denominador igual a 2, multipliquei tudo por 2. è na verdade uma simplificação.
Bom dia Josias! Uma trilha numa placa de circuito impresso equivaleria a um fio que conduz corretamente elétrica. A trilha são aquelas faixinhas no circuito impresso. Já a malha é qualquer percurso fechado. Então se você pegar um ponto qualquer de uma trilha, sair e voltar nele fechando um percurso, isso será uma malha e se você somar todas as ddps nesse percurso, o resultado será igual a zero. Essa é a segunda lei de Kirchhoff.
@@cassiofreitas-r6i olá Cássio, tudo bem? Tem que dar o mesmo resultado no final. Vai surgir correntes com sinais invertidos, mas o resultado tem que ser o mesmo.
@@MARIAALEJANDRAHERNANDEZ-i9u Oi Maria, tudo bem? Vamos lá, então! Vamos supor que você tenha a equação: 4x + 2y = 16 Como todos os membros são divisíveis por 2, pra simplificar eu divido tudo por 2 e fica : 2x + y = 8 Se todos os membros fossem divisíveis por 3 eu dividiria por 3. Agora pense na expressão: X/2 + 3y = 5 Agora eu tenho ali um x/2 (X dividido por 2). Pra facilitar a resolução eu quero tirar aquele 2 debaixo do X, então eu multiplico tudo por dois pra ficar: X + 6y = 10
Olá Nascimento, tudo bem. Se você observar, nós temos o -24+6 de um lado da igualdade. Essa soma dá, como você disse, -18. Acontece que ao "passar pro outro lado" da igualdade, fica +18.
@@crnascimento Eu quem agradeço pelo comentário gentil Nascimento. A intenção aqui é divulgar a Física que é uma grande paixão para mim. Um grande abraço e uma excelente semana.
Professor me sana na matemática básica antes de dizer minha duvida e o seguinte i²= i2 (não estou falando"i" ao quadrado) 9-i²=i²+3+i²/2 (multiplicou td por 2) 18-2i²=2i²+6+2i²/4 resolvendo ficaria 3,6 ou 11/3
9 - i2 = i2 + (3 + i2)/2 é (3+i2) juntos dividido por 2 Quando você pega (3+i2)/2 e multiplica por 2, simplifica o dois e sobra (3+i2). Então fica assim: 9 - i2 = i2 + (3 + i2)/2 multiplicando por 2 18 - 2i2 = 2i2 + 3 + i2 18 - 3 = 3i2 + 2i2 15 = 5i2 15/5 = i2 3 = i2 ou i2 = 3 Aí você substitui i2 e acha as outras correntes. Olha pra ver se deu pra entender. Um grande e fraterno abraço.
Substitui o valor de i3 por: i3 = (3+i2)/2 Você usou i3 = 3 + i2/2 Você está dividindo somente o i2 por 2, quando, na verdade, é a expressão (3+i2) dividido por 2 e quando você multiplicar por 2 sobra 3+i2
Boa noite ! muito boa explicação, mas do meio para o fim não entendi nada. Queria que você explicasse mas bem detalhado quando se trata de matemática é muito complicado.
Olá Francisco, tudo bem? Fiz um vídeo para um aluno que fez a mesma pergunta e detalhando a resolução. Quando usamos as Leis de Kirchhoff, sempre cairemos em equações e teremos que resolver o sistema. Vou te mandar o link pra você dar uma olhada e ver se te ajuda. Qualquer coisa me escreva um e-mail e vamos nos falando (jhkelvin@gmail.com)
Boa Noite Scott. Tudo bem? É que o objetivo do vídeo está em como e quando aplicar as leis de Kirchhoff. Qualquer coisa dá um toque aqui em qual parte do cálculo ficou a dúvida que posso tentar te ajudar. Ali no final você tem que resolver o sisteminha com as três equações. Um grande e fraterno abraço.
@@scottdesigner9005 Olá Scott! Ali, depois que eu substitui o i1 e o i2, ficou uma expressão em função do i2 e um dos termos está dividido por 2. Normalmente a gente acha o mmc (mínimo múltiplo comum) para simolificar aquele dois. No lugar de achar o mmc eu já multipliquei toda expressão por dois assim simolifucanos aquele dois que está dividindo aquele termo. Mas isso é o mesmo que achar o mínimo. Imagine, como exemplo, a expressão: x = 5 + x/2 Como você acharia o valor de x? Teria que fazer o mmc (que é 2, nesse caso). Pra adiantar, você multiplica tudo por 2 que já simplifica aquele 2 que está na fração. Não sei se deu pra entender... Mas vamos nos falando aí. Qualquer coisa amanhã de manhã te faço um vídeo explicando passo a passo. Me fala seu e-mail que te mando o vídeo. Abraços
Olá Scott! Vou te enviar o link de um vídeo (não-listado) que fiz com uma explicação sobre aquele final que você estava com dúvida. Dê uma olhadinha aí. Um grande abraço. ua-cam.com/video/s-PSK83t3l4/v-deo.html
7:56 O SR MARCOU A POLARIDADE NOS RESISTORES E NAS FONTES. ISTO ESTÁ CERTO. ENTRETANTO PORQUE QUANDO O POTENCIAL SOBE O SENHOR FALA QUE É MENOS (NEGATIVO) E QUANDO O POTENCIAL DESCE O SR FALA QUE É MAIS.(POSITIVO)? MONTEI UM CIRCUITO SEMELHANTE AO SEU E AS TENSÕES MEDIDAS COM UM VOLTIMETRO DERAM TODAS COM O SINAL TROCADO. É PROVAVEL QUE SEJA ERRO DO VOLTIMETRO,
Olá Milton, tudo bem? Vamos lá: lembre-se que uso a lei das malhas da seguinte forma: A SOMA DE TODAS AS DDPs AO LONGO DE UM PERCURSO FECHADO É IGUAL A ZERO. Então, é uma soma de DDPs. Por exemplo: se vamos de A para B, passando por um resistor a favor da corrente, o potencial diminui (resistores são consumidores), então A tem potencial maior que B (VA > VB). Assim a diferença de potencial entre A e B será UAB = VA - BA. Como VA é maior que VB, teremos uma ddp positiva. Se vamos de B para A (contra a corrente), teremos que UBA = VB - VA será negativa (VB
@@fisicalight.profjh O que eu falei eu aprendi em: ua-cam.com/video/JwOg-vItXgA/v-deo.html ua-cam.com/video/eAN1AOwNjkI/v-deo.html Muito obrigado pela atenção.
@@fisicalight.profjhEntretanto é muito mais fácil trabalhar com quedas e elevações do que com ddps. Quando vou comprar uma pilha, eu peço pilha de 1,8 Volt e não pilha de -1,8 Volt
O importante aqui é entender o conceito físico. Se quiser posso te enviar alguma explicação de alguma passagem. Fiz um vídeo pra ajudar uma pessoa que se enroscou na resolução.
foi boa a sua aula, so nao entendi o que vc isolou ficou confusa essa parte pra mim, isolou o i1 em funcao do i2, eu continuo sem entender, coltei varias vezes
Olá Bastos, tudo bem? Eu fiz um outro vídeo que está como não listado pra um aluno que ficou com dúvida nessa parte. Vou te enviar o link que passei pra ele e você dá uma olhadinha. Qquer coisa volta me escrever aqui que a gente dá um jeitinho.
Oi Nascimento, tudo bem? Vou te enviar um link de um vídeo, que está como não listado aqui no canal. Esse vídeo eu fiz pra um outro aluno que ficou com a mesma dúvida. ua-cam.com/video/s-PSK83t3l4/v-deo.html Assiste e depois me dá um retorno. Um grande e fraterno abraço. Ahhh, se não conseguir acessar o vídeo me manda seu e-mail que te envio o link. Meu e-mail é: jhkelvin@gmail.com
Nem a primeira, nem a segunda lei de Kirchhoff aparecem no tópicos de física 3 como sendo de Kirchhoff. Tem alguma ideia do porquê isso acontece, professor???
uma pessoa dessas é com certeza iluminada, infelismente, temos poucos desse naip no brasil deus o abençoe em nome de jesus
@@juscelinoleandro8434 Muito obrigado pelas palavras gentis e carinhosas Juscelino. Um grande abraço e um excelente domingo.
Prof JH, vc é o cara, continue sempre nos ajudando. Parabéns.
Muito obrigado Pedro pelo comentário gentil e carinhoso. Um grande e fraterno abraço.
Grande JH. Fui seu aluno no ensino médio (Colégio Kelvin Rio Preto) e hoje estudo para concursos, achei seu canal recentemente e seus vídeos tem ajudado bastante. Parabéns pelo trabalho
@@acauaadolfobonazzi9006 Que legal!!!!! Nossa, fiquei super feliz. Um grande abraço e se precisar de alguma ajuda pode me chamar aqui.
Tive a honra de ter o JH como prof do cursinho. Sempre com aulas brilhantes e fáceis de entender, simplesmente o melhor 👏👏👏!!!
Nossaaaa, que surpresa boa!!! Muito obrigado pelo carinho e incentivo. Um grande beijo!!!
Oi Débora, tudo bem??? Estou criando um site de divulgação da Física. Posso colocar esse seu comentário (que na verdade é um depoimento que me emocionou)?
Eu vou adorar, prof! pode simmm🤩🤩!
Muito obrigado Débora!!! 🙏🙏🙏
Sou eng civil, mas adoro muito s muito tempo eletricidade e achei hoje seu vídeo e PARABENS pela clareza' Me tornarei seguidor !!!
Nossa, que honra Luiz Paulo. Muitoooo obrigado pelo comentário e pela gentileza. Sou um grande apaixonado pela física e por sua divulgação.
Um grande e fraterno abraço.
SE TEM UMA PESSOA QUE DEVERIA RECEBER , UM PREMIO NOBEL , ERA O SENHOR PELO FATAR DE SABER SABER REPASSAR O CONTEUDO DA MATERIA , POR DOMINAR BEM O ASSUNTO , E PORQUE TEM UMA BOA DIDATICA PARABENS NOVAMENTE .
Muito obrigado pela gentileza Nascimento.
Graças a Deus alguém que explica direirinho sem se estender nem resumir demais. Muito bom. Parabéns!
Muito obrigado pelo comentário gentil Maiara. Grande incentivo pra continuar divulgando a Física que é uma grande paixão para mim. Um bom domingo.
Mto boa aula professor não se preocupe com a duração da vídeo. O Senhor tem uma didática mta boa parabéns.
Opaaa, muito obrigado pelo comentário. Me incentiva muito a continuar divulgando a Física e produzindo vídeos assim.
Um grande e fraterno abraço.
Excelente aula
Nota 10000000000000
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito feliz Raimundo! Obrigado pela gentileza. Um grande abraço.
Se precisar de ajuda em algum tema, me escreve que posso fazer um vídeo aqui no canal. Pode me escrever no e-mail jhkelvin@gmail.com se quiser.
Sou técnico e acabei de aprender esse lei já com uma questão difícil e agradeço o professor por ensinar com grande propriedade .
Que legal!! Se precisar de alguma ajuda pode pedir por aqui. Resolvi várias questões pra outras pessoas que viram o vídeo e ficaram com alguma dúvida.
A intenção e o propósito aqui é de divulgação da Física.
Se tiver algum exercício que tenha alguma dúvida me manda no email jhkelvin@gmail.com que te envio um vídeo com a explicação.
Parabéns, professor JH! Muito obrigado por fazer tantas aulas, de assuntos complexos, em SIMPLES. Sou professor de física aqui no Piauí. Sempre indico os seus vídeos para eles assistirem. O senhor faz um grande sucesso aqui e em todo Brasil. Muito obrigado por tanto contribuir para a educação para os nossos alunos
Boa Noite Professor!!! Muito obrigado por toda gentileza. Fico feliz em estar ajudando com minhas aulas.
(2) Esse foi sempre meu objetivo aqui e um propósito que é a divulgação da Física.
Um grande e fraterno abraço e conte comigo sempre que precisar.
Bom dia Benedito, tudo bem? Estou criando um site pra divulgar a Física e gostaria de colocar esse seu comentário pra ajudar na divulgação do site. Você me autoriza? Muito obrigado.
Show de bola professor parabéns
@@franciscofbarros5237 Muito obrigado pela gentileza Francisco. Um abraço e boa semana. Valeu mesmo, pelo apoio e incentivo.
Muito boa aula.prof. to quebrando a cabeça,to.fazendo eletrônica na IFMT TA COMPLICADO ENTENDER MAS COM SUA AULA DEU UM NORTE COMO RESOLVER PARABÉM PROF
@@britobrito7096 Muito obrigado pela gentileza Brito. Precisar de alguma ajuda em exercício me manda aqui. Eu ajudo muitos alunos com dificuldades em circuitos elétricos. Será um prazer poder ajudar.
Professor o sr.e o mestre dos mestre parabéns
Muito obrigado pelo comentário gentil e carinhoso Jorge.
Estou muito feliz por ter ajudado de alguma forma.
muito boa explicação, parabéns, esclareceu, didática nota 10.
Muito obrigado pela gentileza e generosidade. Um grande e fraterno abraço.
Explicação clara me ajudou na matéria de Elétrica !! Obrigado professor, vou te seguir, me amarro em física mas algumas explicações deixam mais difíceis outras o ponto certo pra entender a matéria. Parabéns professor! Obrigado!
Opaaaa, que bommmm!!!
Fico feliz em poder ajudar de alguma forma. Um grande e fraterno abraço.
Me recuso acreditar que um professor tão bom, tem tão pouca credibilidade nessa plataforma
Muito obrigado pelo comentário gentil e carinhoso. Sou um grande apaixonado pela Física e por sua divulgação e seu comentário me incentiva a continuar esse trabalho de divulgação.
Um grande e fraterno abraço e mais uma vez muito obrigado.
Parabens professor, tem uma enorme paciência para ensinar, da pra ver que gosta do que faz. Deus ilumine sua vida.
Muito obrigado pelo carinho Ademir. Um grande e fraterno abraço.
Sem dúvidas o melhor professor de física. Meu parabéns
Muito obrigado Mário. Como digo aos que passam aqui pelo canal, isso só me dá ainda mais força e incentivo pra continuar divulgando a Física e a curtir algo que é uma de minhas paixões.
Mais explicado do que isso, impossível. Sensacional.
Muito obrigado pela gentileza Railton!
Tudo que é feito com carinho e paixão passa a ter um significado diferente.
Um grande e fraterno abraço.
Excelentes explicações, professor JH. Muito obrigado por nos esclarecer com essa aula maravilhosa!
Valeu Benedito. É um grande incentivo pra continuar divulgando a Física. Abraços.
Isso foi praticamente um curso resumido, parabéns.
Muito obrigado pela gentileza. Um grande abraço.
Exelente didática e de fácil entendimento o mestre é muito conhecedor do assunto
Muito obrigado Luiz. Um grande e fraterno abraço.
Top demais o método do professor, muito claro!
Muito obrigado pelo comentário gentil Fabrício.
Um grande e fraterno abraço.
Caramba, me apaixonei. Que talento desse professor!👏👏👏👏
Muito obrigado pelo comentário gentil e carinhoso Oliveira.
Fiquei muito feliz por ter ajudado de alguma forma. Um grande e fraterno abraço.
Ainda estou assistindo suas aulas professor. Você é demais!
mto boa sua didática....show....👍👍😁
Muito obrigado pelo comentário. Me incentiva ainda mais a seguir divulgando a Física. Um grande e fraterno abraço.
Beleza, explicação de um gênio
Muito obrigado pela gentileza. Um grande abraço.
Excelente, professor JH!
@@beneditoalmeidacalvalcante2399 muito obrigado Benedito. Valeu pelo apoio e incentivo. Um grande abraço.
Obrigado professor, me mostrou algo que nenhum tinha mostrado, há 3 malhas ao invés de 2
Bommmm diaa José. Em qualquer percurso fechado que você fizer dentro de um circuito elétrico você poderá aplicar a Lei das Malhas, isto é, afirmar que a soma de todas as ddps (ou a soma de todos os aumentos e quedas de potencial) é igual a zero.
Um grande abraço e bom final de semana.
Parabéns, grande professor! Obrigado pela sua EXCELENTE aula!
Muito obrigado pelo comentário Benedito. Um grande abraço.
Excelente aula!!👍👍👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado!
Um grande abraço.
Aula incrível, parabéns professor!!
Muito obrigado Ildeo.
Um grande abraço e muito obrigado por comentar.
Excelente explicação! Parabéns!
Muito obrigado pela gentileza Benedito. Um grande abraço.
Bom dia professor
Excelente explicação muito obrigado ❤
Muito obrigado pelo comentário Nadio. Um grande abraço.
Que aula Boa, me senti regogizado com a aula
Muito obrigado pelo comentário.
Que bom que tenha gostado. Um grande abraço e muito obrigado por me incentivar nesse trabalho de divulgação da Física.
Muito obrigada professor! Excelente aula!
Muito obrigado pelo comentário gentil Aryely. Um grande abraço.
Que explicação de Mestre!!! Parabéns!
Muito obrigado pelo carinho e gentileza Adilson! Um grande e fraterno abraço.
Parabens pela didatica da aula professor
Muito obrigado Wilson!
Professor o senhor está de parabéns
Muito obrigado pela gentileza.
Ótima explicação, parabéns.
@@alexandremattos6653 muito obrigado pela gentileza Alexandre. Um grande abraço.
excelente explicação! (y) obrigada!
Muito obrigado Jessika. Isso me incentiva a continuar divulgando uma de minhas paixões que é a Física.
Professor o senhor é ótimo. Se eu tivesse-o cmo meu prof na facul eu estava bem kkkkk. Parabéns, explica muito bem, consegui entender a matéria q há dias estou tentando entender.
Muito obrigado Edina 🤩 Se precisar de alguma ajuda em algum assunto dá um toque aqui. Um grande e fraterno abraço.
Que aula espetacular, professor. Parabéns por sua didática! Ganhou um inscrito. Sucesso e obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco, de forma gratuita.
Eu que agradeço toda gentileza Murilo.
É isso que torna nossa profissão tão encantadora e apaixonante. Seu comentário me incentiva a continuar divulgando a Física, que é uma das minhas paixões.
Professor JH
Que aula sensacional
Fora de série
Não perco uma aula sua
Nota 10000000
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado pelo comentário Raimundo.
Um grande incentivo pra continuar divulgando essa ciência maravilhosa que é a Física.
Um grande e fraterno abraço.
Bom dia Raimundo, tudo bem? Estou criando um site pra divulgar a Física. Você me autoriza a colocar lá esse seu comentário (que na verdade é um depoimento) pra ajudar na divulgação do site?
Ótima aula, amei. Obrigada!
Muito obrigado pela gentileza e incentivo Miriam. Um grande abraço.
E foda cada professor explica de uma forma
@@kauasantacampos2596 Olá Kauã, tudo bem? Você está se referindo ao sinal da ddp ao passar pelos elementos de circuito?
@@kauasantacampos2596 Se for isso é tudo igual. É a mesma coisa.
nota mil pra você professor.
Valeu Cláudio!!! Muito obrigado pelo carinho. Um grande e fraterno abraço.
Agora eu aprendi!! Vc e o cara..
Valeu Janilson. Quanto aos cálculos, vou procurar melhorar. Um grande abraço.
Amei me ajudou muito
Que bom!! Obrigado pelo comentário. Incentiva a continuar divulgando a Física.
Muito brabo!!!!
Valeu Gabriel, muito obrigado pela gentileza e pelo comentário. Um grande abraço.
Boa aula. Só discordo da convenção dos sinais. Pra mim faz mais sentido físico usar os sinais ao contrário (a bateria aumenta o potencial e as resistências indo a favor da corrente diminuem) mas o resultado final é o mesmo
@@gtbsaraiva Isso mesmo, o resultado é o mesmo. A segunda lei de Kirchhoff pode ser enunciada e aplicada de duas formas.
(1) A soma de todas as quedas e aumentos de potencial ao longo de um percurso fechado é igual a zero.
(2) A soma de todas as diferenças de potencial (ddps) ao longo de um percurso fechado é igual a zero.
O importante é entender, e isso sempre explico aos meus alunos, que A SOMA É ZERO POIS É UM PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO.
Em um caso ou outro, como é uma igualdade com zero, se você passar tudo para o outro lado da igualdade todos os sinais invertem, pois ddp tem sinal oposto a uma queda ou aumento de potencial.
Mas como sempre digo aos meus alunos, o que realmente importa é você entender que é uma conservação de energia.
@@gtbsaraiva Quanto a fazer mais sentido físico aí sou eu quem discordo de você. Usar ddp ou queda e aumento de potencial com somatória igual a zero tem o mesmo sentido físico, que é, como já disse, CONSERVAÇÃO.
Mais um inscrito, show.
Muito obrigado pelo comentário Márcio. É um grande incentivo pra continuar divulgando a Física.
(2) Um grande e fraterno abraço.
muito obrigado, me ajudou muitoooooooooooo.
Que bom João! Um grande abraço e muito obrigado pelo comentário.
Complicado, tem que praticar e muito.
Olá Erivaldo, tudo bem??? Sim, kkkkkk, tem que resolver ao menos uns 4 circuitos elétricos utilizando essas Leis pra sentir segurança e depois aplicá-las.
(2) mas como digo aos meus alunos: - A paciência é amarga mas seu fruto é doce.
(3) Mas não desanime, continue, semmprreeee!!! Um grande e fraterno abraço e obrigado por comentar o vídeo.
Muito bom!
Muito obrigado Guilherme!
Obrigado mestre
Muito obrigado Gabriel.
04/09/2023 ! aula sensacional !
Valeuuuu!!! Muiiitoooo obrigado. Fico muito feliz quando de alguma forma consigo ajudar.
É pra mim um grande incentivo pra continuar divulgando a Física.
Tenho impressão que podemos marcar o sentido da corrente a partir do gerador com maior potencial para evitar de errar no sentido da corrente posteriormente. É só uma intuição.
@@jcbritobr Sim, perfeito! Se no final o sentido for oposto aparecerá um sinal negativo. Obrigado pela atenção e gentileza. Um grande abraço.
muito bom o conteudo
Muito obrigado pelo comentário. Um grande abraço.
Explicação top
Muito obrigado mesmo!!!
Para resolução do circuito do exemplo é mais rápido utilizar o Teorema de Millman, é mais rápido, sendo possível até resolver de cabeça.
Sim, Sidnei, pode ser feito também pelo Método de Tank (que é anterior a Millman). Acontece que estamos falando de Ensino Médio e para alunos desse grau de instrução, Kirchhoff já é bem conhecido.
Para quem cursa engenharia ou técnico em eletrônica, outros métodos são ensinados para acelerar a resolução.
Vídeo excelente e ótima explicação, uma pena não ter completa a resolução do sistema.
Muito obrigado Washington! Qual parte você não entendeu? Quem sabe possa te ajudar. Um grande abraço.
Tô precisando aprender esse assunto
Olá Luiz, tudo bem? Tem uma playlist aqui no Física Light com três vídeos sobre esse assunto.
ua-cam.com/play/PL1X-k8o-FZzBKFcWtTf8XfXP8SXPtr-Ao.html&si=SEK-iRf86osXor_o
Te enviei o link da playlist. Qualquer dúvida me escreve aqui que tento te ajudar no que for possível. Um grande e fraterno abraço.
Top
@@Viitorcbb Opaaaa, valeu mesmo. Mais uma vez muito obrigado pela gentileza.
Maravilha. 😊
Muito obrigado!!!!
Fico feliz em saber que ajudei de alguma forma.
Muito muito bom !!!
Muito obrigado pelo comentário gentil. Um grande abraço.
Muito bom
Obrigado por comentar. Um grande abraço.
Gratidão!❤
Muito obrigado pela gentileza.
Muito boa!
Muito obrigado pela gentileza e pelo incentivo. Um grande abraço.
Muito 👍bom.
Muito obrigado pelo comentário Nando!!!
Verdade amigo de 24 volts da pra reduzir pra 5volts
Muito obrigado pelo comentário. Um grande e fraterno abraço.
Tem hora que minha mente buga mas eu vou aprender 😅tenho fé
Não desista Nando. Qualquer coisa me chama por aqui que posso te ajudar no que for preciso. Tiro muitas dúvidas de alunos. Um grande e fraterno abraço.
@@fisicalight.profjh obrigado professor abraço 🙏
@@nandosantos2518 um grande abraço Nando.
Excelente vídeo, professor.
Mas fiquei com uma dúvida.
Já vi soluções que também calculam a malha exterior e nessa sua solução, o senhor só calculou as duas malhas internas.
Isso significa que tanto faz calcular as duas malhas internas ou as três, isto é, as duas internas e a externa maior?
Olá Hermerson, tudo bem?
Vamos lá!
No circuito temos 3 incógnitas, então precisamos de 3 equações pra resolvê-lo.
Usei duas malhas pra achar duas equações e a terceira equação tirei da lei dos nós (da soma das correntes que chegam e que saem do nó).
Então, como você disse, poderia sim ter feito as três malhas (as duas pequenas mais a grande de fora).
Acontece que aplicar a Lei dos nós é mais rápido e prático que percorrer uma malha pra achar uma equação.
Finalmente, então, respondendo sua pergunta: sim, poderíamos ter feito as três malhas pra achar as três equações e resolver o circuito.
(2) Espero ter ajudado com a explicação. Um grande abraço e bom final de ano. Feliz 2024!!!!
@@fisicalight.profjh, obrigado professor!
Refiz a questão aqui e constatei que é verdade.
Usando as três malhas ou as as duas, o resultado é o mesmo.
Além disso, percebi a possibilidade de chegar à solução do sisteminha de equações de três formas:
1- por substituição;
2- por multiplicação de uma das expressões do sistema para anular um dos termos com o termo da outra;
3- por Regra de Cramer usando determinantes.
@@hemersonoliveira7047 Perfeito Emerson!!!! Essa é a idéia ao se usar as duas leis de Kirchhoff. Encontrar um número de equações igual ao número de incógnitas e resolver o sistema. Parabéns!!!!
Muito obrigada pela aula! 🙏🙏
Meu professor passou uma questão e que todas os as correntes i1, i2 e i3 estão em direção ao mesmo ponto (todas chegam). É possível achar uma solução para esse circuito?
Simmm Kézia! Basta resolver a questão usando as duas leis de Kirchhoff com os sentidos dados. No final você encontrará uma ou duas das correntes negativas. Aquela ou aquelas que derem negativas estarão no sentido oposto aquele que foi dado no exercício.
Se quiser, me manda a questão pelo e-mail jhkelvin@gmail.com que te ajudo na resolução.
Um grande e fraterno abraço.
Obrigado....
Eu quem agradeço!!
Um grande e fraterno abraço.
perfeito... mas acho mais fácil por transformação de fonte ...
Sim Everton, talvez seja mais prático. Mas é importante sabermos utilizar as Leis de Kirchhoff pois tratam de dois princípios básicos de conservação. Um grande e fraterno abraço.
achei que por ser um pouco grande a aula iria ser cansativa, mas me salvou professor, tenho prova de física amanhã kkkkkk
ótima aula, amigo😁
Que bommmm!!!!! Fico muito feliz em ter ajudado.
Um grande e fraterno abraço.
Top, 👍👏🙏
Muito obrigado Wilson. Um grande e fraterno abraço.
OBRIGADO!
Eu quem agradeço pelo comentário. Um grande abraço.
Mais um inscrito
Obrigado Daniel por participar, comentar e apoiar. Sou um grande apaixonado pela Física e por sua divulgação.
Um grande abraço.
eu preciso desta aulas
Muito obrigado pelo comentário e por participar Walter. Um grande abraço.
Se precisar de ajuda em alguma coisa ou exercícios, pode contar comigo que terei o maior prazer em ajudar. Tenho tirado muitas dúvidas de alunos aqui no UA-cam.
Top
Muito obrigado Vanderlei!
Um grande e fraterno abraço.
Porque quando eu passo pelo os 24v dar menos 24 se passando pelo 24 V tivemos uma elevação de potencial, tem professores que fala que é -24v e outros fala que é mais +24v me tira essa dúvida?
Olá Wellington, tudo bem? Tudo depende do que você está somando ao aplicar a Lei das Malhas. Nas minhas resoluções eu uso a soma de ddps (diferença de potencial), então ao passar por um gerador entrando pelo negativo, a diferença é negativa. Mas se você estiver somando aumentos e quedas de potencial, ao passar pelo mesmo gerador entrando pelo positivo, tem um aumento de potencial, então o sinal fica negativo. Mas isso não importa porque o resultado é o mesmo, uma vez que a segunda lei de Kirchhoff diz o seguinte: ao percorrermos uma malha (circuito fechado) saindo e voltando ao mesmo ponto, a soma de todas as ddps ou a soma de todas as quedas e aumentos de potencial deve ser igual a zero.
Por exemplo, ao passar por um resistor no sentido da corrente, o petencial diminui, então se estiver somando aumentos e quedas de potencial você deverá usar - Ri (negativo), porém se estiver somando ddps, ao passar por um resistor a favor da corrente a ddp é positiva e você deverá usar +Ri (positivo).
Perceba que todos os sinais ficam trocados usando um ou outro jeito, mas como a soma é igual a zero, é como se multiplicasse tudo por menos um, portanto dá na mesma.
O importante é entender que as duas formas de usar a lei estão corretas, e tudo depende do que você está somando.
Tem um erro na minha escrita no primeiro parágrafo.
Ao passar por um gerador entrando pelo NEGATIVO (não pelo positivo como escrevi) tem um aumento de potencial e devemos usar positivo...
Fiquei com uma dúvida, porque multiplicou por dois, na hora de resolver o sistema?
Olá Samuel, tudo bem? Observe que um dos termos da expressão tem denominador igual a 2. Então tenho que fazer o mínimo múltiplo comum (MMC) pra resolver ou, então, pra tirar aquele denominador igual a 2, multipliquei tudo por 2. è na verdade uma simplificação.
Samuel, assista a esse outro vídeo (que fiz pra tirar uma dúvida de um aluno). Vou te enviar o link na próxima mensagem.
ua-cam.com/video/s-PSK83t3l4/v-deo.htmlsi=AgQYBdOYortsbLQE
Professor, malha é o mesmo de trilhas?
Bom dia Josias! Uma trilha numa placa de circuito impresso equivaleria a um fio que conduz corretamente elétrica. A trilha são aquelas faixinhas no circuito impresso.
Já a malha é qualquer percurso fechado. Então se você pegar um ponto qualquer de uma trilha, sair e voltar nele fechando um percurso, isso será uma malha e se você somar todas as ddps nesse percurso, o resultado será igual a zero. Essa é a segunda lei de Kirchhoff.
No exemplo coloquei a corrente i2 subindo em direção ao nó ou seja i3=l1+l2 e não obtive o mesmo resultado. Tentei de tudo e não consegui
@@cassiofreitas-r6i olá Cássio, tudo bem? Tem que dar o mesmo resultado no final. Vai surgir correntes com sinais invertidos, mas o resultado tem que ser o mesmo.
@@cassiofreitas-r6i Faz o seguinte: me manda no meu WhatsApp imagens da sua resolução pra eu ver. Meu número é (17) 98160-7199
@@cassiofreitas-r6i Se me enviar fotos com a resolução que você fez posso olhar e ver certinho.
Shoooooow
Muito obrigado pelo comentário gentil. Um grande abraço.
Fiquei com dúvidas na última parte me podría explicar
Simmmm, claro!!! Qual seria a dúvida? Qquer coisa posso fazer um vídeo para explicar.
@@fisicalight.profjh Como posso saber quando devo simplificar as equações dividindo por 2 ou quando devo multiplicar?
@@MARIAALEJANDRAHERNANDEZ-i9u Oi Maria, tudo bem? Vamos lá, então!
Vamos supor que você tenha a equação:
4x + 2y = 16
Como todos os membros são divisíveis por 2, pra simplificar eu divido tudo por 2 e fica :
2x + y = 8
Se todos os membros fossem divisíveis por 3 eu dividiria por 3.
Agora pense na expressão:
X/2 + 3y = 5
Agora eu tenho ali um x/2 (X dividido por 2). Pra facilitar a resolução eu quero tirar aquele 2 debaixo do X, então eu multiplico tudo por dois pra ficar:
X + 6y = 10
aos 20:50 , não entendi ... se -24+6, é igual a -18, por que colocou 18, e não -18,no cálculo?
Olá Nascimento, tudo bem. Se você observar, nós temos o -24+6 de um lado da igualdade. Essa soma dá, como você disse, -18. Acontece que ao "passar pro outro lado" da igualdade, fica +18.
Então, olha novamente, que verá que o +18 está do outro lado da igualdade.
@@fisicalight.profjh valeu prof.parabéns. foi a resposta mais rápida que que obtive no youtube, show..
@@crnascimento Eu quem agradeço pelo comentário gentil Nascimento. A intenção aqui é divulgar a Física que é uma grande paixão para mim. Um grande abraço e uma excelente semana.
Prof, tem como vc fazer de outro método
Boa tarde. Tem sim, mas acaba ficando igual a Kirchhoff.
Teria que usar o Teorema de Norton ou Thevelin.
Mas te aconselho a usar Kirchhoff mesmo.
Me manda seu e-mail, por favor, que te passo mais informações.
@@fisicalight.profjh PORQUE ESTA CAINDO ESTA MATERIA NAS AULAS DE ELETROTECNICA DO IFCE
O exemplo pode ser resolvido pelo teorema de Millman é mais fácil e rápido dá pra resolver de cabeça.
@@fisicalight.profjhdá pra resolver pelo teorema de Millman.
Professor me sana na matemática básica
antes de dizer minha duvida e o seguinte
i²= i2 (não estou falando"i" ao quadrado)
9-i²=i²+3+i²/2 (multiplicou td por 2)
18-2i²=2i²+6+2i²/4
resolvendo ficaria 3,6 ou 11/3
Olá Adams. Tudo bem? Vamos lá, então :
9 - i2 = i2 + (3 + i2)/2
é (3+i2) juntos dividido por 2
Quando você pega (3+i2)/2 e multiplica por 2, simplifica o dois e sobra (3+i2).
Então fica assim:
9 - i2 = i2 + (3 + i2)/2 multiplicando por 2
18 - 2i2 = 2i2 + 3 + i2
18 - 3 = 3i2 + 2i2
15 = 5i2
15/5 = i2
3 = i2 ou i2 = 3
Aí você substitui i2 e acha as outras correntes.
Olha pra ver se deu pra entender.
Um grande e fraterno abraço.
Pense assim:
Quanto é i/2 multiplicado por 2?
(i/2) vezes 2 = 2i/2 = i
Ou, ainda:
(5i+3)/2 vezes 2 fica:
2(5i+3)/2 = 5i+3
Substitui o valor de i3 por:
i3 = (3+i2)/2
Você usou i3 = 3 + i2/2
Você está dividindo somente o i2 por 2, quando, na verdade, é a expressão (3+i2) dividido por 2 e quando você multiplicar por 2 sobra 3+i2
Boa noite ! muito boa explicação, mas do meio para o fim não entendi nada.
Queria que você explicasse mas bem detalhado quando se trata de matemática é muito complicado.
Olá Francisco, tudo bem? Fiz um vídeo para um aluno que fez a mesma pergunta e detalhando a resolução.
Quando usamos as Leis de Kirchhoff, sempre cairemos em equações e teremos que resolver o sistema.
Vou te mandar o link pra você dar uma olhada e ver se te ajuda. Qualquer coisa me escreva um e-mail e vamos nos falando (jhkelvin@gmail.com)
ua-cam.com/video/s-PSK83t3l4/v-deo.html
Acho que deveria ter explicado os cálculos finais. Me perdi ali. Abraços!!
Boa Noite Scott. Tudo bem? É que o objetivo do vídeo está em como e quando aplicar as leis de Kirchhoff. Qualquer coisa dá um toque aqui em qual parte do cálculo ficou a dúvida que posso tentar te ajudar. Ali no final você tem que resolver o sisteminha com as três equações. Um grande e fraterno abraço.
Lá no final do vídeo, por que você multiplicou exatamente por 2? Qual critério foi adotado?
@@scottdesigner9005 Olá Scott! Ali, depois que eu substitui o i1 e o i2, ficou uma expressão em função do i2 e um dos termos está dividido por 2. Normalmente a gente acha o mmc (mínimo múltiplo comum) para simolificar aquele dois. No lugar de achar o mmc eu já multipliquei toda expressão por dois assim simolifucanos aquele dois que está dividindo aquele termo. Mas isso é o mesmo que achar o mínimo.
Imagine, como exemplo, a expressão:
x = 5 + x/2
Como você acharia o valor de x?
Teria que fazer o mmc (que é 2, nesse caso). Pra adiantar, você multiplica tudo por 2 que já simplifica aquele 2 que está na fração.
Não sei se deu pra entender... Mas vamos nos falando aí. Qualquer coisa amanhã de manhã te faço um vídeo explicando passo a passo. Me fala seu e-mail que te mando o vídeo.
Abraços
Olá Scott! Vou te enviar o link de um vídeo (não-listado) que fiz com uma explicação sobre aquele final que você estava com dúvida. Dê uma olhadinha aí. Um grande abraço.
ua-cam.com/video/s-PSK83t3l4/v-deo.html
❤
Obrigado Manu!
7:56 O SR MARCOU A POLARIDADE NOS RESISTORES E NAS FONTES. ISTO ESTÁ CERTO. ENTRETANTO PORQUE QUANDO O POTENCIAL SOBE O SENHOR FALA QUE É MENOS (NEGATIVO) E QUANDO O POTENCIAL DESCE O SR FALA QUE É MAIS.(POSITIVO)?
MONTEI UM CIRCUITO SEMELHANTE AO SEU E AS TENSÕES MEDIDAS COM UM VOLTIMETRO DERAM TODAS COM O SINAL TROCADO. É PROVAVEL QUE SEJA ERRO DO VOLTIMETRO,
Olá Milton, tudo bem?
Vamos lá: lembre-se que uso a lei das malhas da seguinte forma: A SOMA DE TODAS AS DDPs AO LONGO DE UM PERCURSO FECHADO É IGUAL A ZERO.
Então, é uma soma de DDPs.
Por exemplo: se vamos de A para B, passando por um resistor a favor da corrente, o potencial diminui (resistores são consumidores), então A tem potencial maior que B (VA > VB). Assim a diferença de potencial entre A e B será UAB = VA - BA. Como VA é maior que VB, teremos uma ddp positiva.
Se vamos de B para A (contra a corrente), teremos que UBA = VB - VA será negativa (VB
@@fisicalight.profjh O que eu falei eu aprendi em:
ua-cam.com/video/JwOg-vItXgA/v-deo.html
ua-cam.com/video/eAN1AOwNjkI/v-deo.html
Muito obrigado pela atenção.
@@fisicalight.profjhEntretanto é muito mais fácil trabalhar com quedas e elevações do que com ddps. Quando vou comprar uma pilha, eu peço pilha de 1,8 Volt e não pilha de -1,8 Volt
Aula boa mais pra quem e pessimo e matemática fica dificil kkkkk
O importante aqui é entender o conceito físico. Se quiser posso te enviar alguma explicação de alguma passagem. Fiz um vídeo pra ajudar uma pessoa que se enroscou na resolução.
ua-cam.com/video/s-PSK83t3l4/v-deo.html
Te enviei aí um link de um vídeo que está como não listado. Fiz pra tirar a dúvida de uma pessoa que viu o vídeo aqui no canal.
foi boa a sua aula, so nao entendi o que vc isolou ficou confusa essa parte pra mim, isolou o i1 em funcao do i2, eu continuo sem entender, coltei varias vezes
Olá Bastos, tudo bem? Eu fiz um outro vídeo que está como não listado pra um aluno que ficou com dúvida nessa parte. Vou te enviar o link que passei pra ele e você dá uma olhadinha. Qquer coisa volta me escrever aqui que a gente dá um jeitinho.
ua-cam.com/video/s-PSK83t3l4/v-deo.html
@@fisicalight.profjh obrigado professor
Tranquilo Bastos, qualquer coisa me chama por aqui. Um grande e fraterno abraço.
@@fisicalight.profjh obrigado, está certo, um abraço
PROF, VC RESUMIU MUITO, COMO QUE QUE VC CHEGOU A CONCLUSÃO DE 6 E 3 A
Oi Nascimento, tudo bem?
Vou te enviar um link de um vídeo, que está como não listado aqui no canal. Esse vídeo eu fiz pra um outro aluno que ficou com a mesma dúvida.
ua-cam.com/video/s-PSK83t3l4/v-deo.html
Assiste e depois me dá um retorno.
Um grande e fraterno abraço.
Ahhh, se não conseguir acessar o vídeo me manda seu e-mail que te envio o link.
Meu e-mail é:
jhkelvin@gmail.com
Prof, poderia me enviar esse link, estou com a mesma duvida@@fisicalight.profjh
Σfem = Σfcem + Req.i assim está no tópicos de física 3
Isso, correto!! É que no fundo retrata a Lei de Kirchhoff das Tensões:
Σfem - Σfcem - ΣReq.i = 0
Basta você deixar tudo do mesmo lado da igualdade que você tem que a soma de todas as tensões é igual a zero.
De onde a gente conclui que se trata de um princípio de conservação de energia.
Nem a primeira, nem a segunda lei de Kirchhoff aparecem no tópicos de física 3 como sendo de Kirchhoff. Tem alguma ideia do porquê isso acontece, professor???
Muito obrigado!!!