Ignoraram?? quem me dera! rs O resultado da influencia norte americana na America Latina se resume em: Exportaçao de crises para a periferia do sistema e colonialismo via guerra hibrida.
@@juliokessy5559 Exatamente pq os EUA não sabem negociar como a China que fica bom para os dois lados sem interferência na vida dos governos e pessoas, ao contrário dos EUA que derrubam governos e só eles realmente se beneficiam em acordos!!
Estados unidos e Europa tem sabotado continuamente a América Latina, em todos os setores, resultado Tai, fizemos parcerias com quem queria crescer junto com a gente ( obs. Há casos isolados sim).
A amizade. Com. Todos. Paises. E. Ótimo. Só. Devemos. Ver. Se. O. Pais. E. Democrático. Respeita. Os. Direitos. Humano. Se. Não. Vai. Fazer. O. Que. O. Puts. Está. Fazendo. Com. A. Ucrânia. Devemos. Tomar. Cuidado. Com. Quem. Não. Defende. Os. Naciros. E. É. Favor. Do. A borto. E. Ante. Cristão. E contra. A. Imprensa. Livre opraneta. É! É. Um. Todo. A. Ilha. Taioam. E. Do. Bem. E. Democrático. Só. Quer. Ser. Soberano. Decidir. Seu. Destino. E. Dezenvolvido. Grassas. A. Deus. Pra mim Dionísio. São. Um. Exempro. Com. Seus. 23000000de. Abitante. 🌹 🌹 🌹 1809,22
Perfeito teu comentário G.M,a China não proporciona golpe e nem financia golpe. Crescer juntos é a intenção da China, países tem Interesses mas a China tem histórico de boas parcerias de mãos dadas
Por não haver democracia e um único partido sempre sendo o governo, eles tem que pensar no longo prazo, pq não podem jogar a culpa de nada nas costas do partido opositor, não podem fazer loucuras políticas que causam trágicas consequências economicas, é tipo como boas monarquias fazem, administrar o país de modo a entregar para os descendentes ou sucessores(no caso da ditadura do PCCh) que vão assumir o poder, um país estável, rico, avançado, com o caixa no azul, e não um caos, como acontece nas democracias, principalmente as de países subdesenvolvidos, que são administradas igual times de futebol, sem nenhuma preocupação com o futuro.
Exatamente! Enquanto a China avança de forma consistente no comercio internacional, grandes potencias como os EUA, Europa e até mesmo o Brasil perde terreno para a China.
Interessante que o relatório de 2008 da China fala em parcerias ganha-ganha. EUA e Europa nunca tiveram esse olhar com o Brasil. Para eles o mercantilismo continua. Claro, não dá pra ser ingênuo e achar que a China é boazinha, mas os antigos principais parceiros nem tentavam ser razoáveis.
EUA é pura mutreta. Na nossa frente fingem ser amigos, mas nas nossas costa vivem nos boicotando, dia desses o Trump tava ameaçando a China que se não comprassem do agro americano iria impor mais sanções.
exatamente, EUA e Europa nunca olharam pra gente como parceiros e sim mais uma regiao pra explorar. Mesma coisa que tao fazendo com a Africa até hoje. Que venha a China e se lasque os EUA
Tem muitas coisa bem questionáveis na política da China, mas devemos aplaudir a capacidade de criar um plano de crescimento a longo prazo e executá-lo, coisa que o Brasil nem sonha. Cada eleição muda tudo.
nos falta políticos comprometidos com o Brasil e não com causas próprias ou minorias... nos faltam metas que deveriam ser guiadas/ditadas pelo povo e que os políticos que estiverem no poder, devem trabalhar arduamente para atingi-las, eles que se virem, são pagos para isso... não como funciona hoje, agente trabalhar para alimentar a farra dos políticos... no Brasil o papel da politica foi trocada e desde então, ninguém voltou ao dicionario para entender o significado da palavra politica.... estamos a deriva a décadas e a mercê de quadrilhas do crime organizado que nos consomem diariamente como um câncer nacional... por isso deveríamos ver o que cada pais faz de bom e tropicalizar a ideia/conceito, trazendo para cá essas soluções/diretivas... a China tem muita coisa boa também, só não podem torná-la nosso novo "deus" como fizemos com os americanos ou europeus, sabemos que isso terminará em um buraco ainda mais caótico e sangrento... que DEUS tenha misericórdia de nossa nação...
O sistema político chinês é superior. O PCC coordena um projeto econômico de longo prazo enquanto há alguma democracia na base, com assembléias e conselhos locais. No Brasil isso jamais seria possível, pq aqui "democracia" consiste em um governo desfazer tudo que o outro construiu a cada eleição, enquanto as camadas baixas passam fome sem nenhuma cidadania
Eles conseguem essa linearidade administrativa porque vivem um regime antidemocrático, você quer isso? Xi Jinping acabou de ser eleito com UNANIMIDADE em um congresso de 3000 pessoas, para o seu terceiro mandato. São dois pesos e duas medidas.
@@carloscanrry Não vai demorar muito pra ele começar a fazer quintal no mundo todo, a África, Ásia e America Latina quase todas já são dominadas pelos chineses, enquanto o pessoal fica preocupado com guerra na Ucrânia, linguagem neutra e pautas progressistas, a China expande e cresce o comércio ao redor do mundo, sobretudo com países negligenciados pelo ocidente.
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Fora Bolsonaro que estimula o ódio e incompetência na covid que causou milhares de mortes.Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
Não tem essa de melhor um ou outro, o melhor lado é o q é melhor para o Brasil. Nem EUA, China ou UE tem interesses em serem bozinhos com o Brasil, Aqui é ser estrategista tão quanto ou melhor que esses demais.
Não cara vai me desculpar, tem um lado errado nisso aí sim, na minha opinião não dá pra apertar a mão de um país totalmente totalitário, que vigia todos os seus cidadãos 100% do tempo com câmeras e microfones, que decide o que você pode ou não pode fazer a níveis detalhados, que decidade onde você pode ir, com que você pode de relacionar e por fim que tem CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO PARA EXTERMÍNIO DE MINORIAS. Isso mesmo, a China faz extermínio étnico. "Nossa que horror, igual os nazistas? Em pleno século 21? Duvido!" Sim, igual os nazistas, e em pleno século 21. Não dá cara, se for escolher entre China e qualquer outro, escolho qualquer outro.
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Fora Bolsonaro que estimula o ódio e incompetência na covid que causou milhares de mortes.Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
Talvez o único passo que falte para China em longo prazo é conseguir vender sua imagem melhor para as massas. Quase todo consumo de midia ocidental hoje é vendendo o modelo de vida, consumo e aspirações americanos, europeus, japoneses e Corenao. Um investimento em cultura para mudar a sua imagem no mainstream, ajudaria muito na mudança de percepção da população sobre ela e logo menos resistência local a mais parcerias com ela.
Eu vi um vídeo mto bom sobre isso , pq o softpower chinês não tem como decolar tao cedo. Isso pq conforme o mundo ocidental /oriental fica contra a China pelo "inimigo em comum" internamente o nacionalismo chinês empurra a China pra uma postura mais imperialista de "nos contra eles " então é meio como se eles tivessem indo pro caminho de confronto ao invés de softpower como a Coreia ou o Japão
O problema do soft power é que normalmente pra um país adquirir esse status tem que ser uma nação “cosmopolita” tipo o Brasil, EUA, Reino Unido, França ou Alemanha, onde você encontra brancos, negros, asiáticos, árabes, indígenas… O Japão por exemplo projetou muito o seu soft power através dos animes (porque nos animes eles poderiam mostrar uma diversidade que não existe no Japão), a Coreia do Sul tá tentando com K-Pop mas ainda não podemos dizer que generalizou, até porque é uma moda que já caiu bastante de alguns meses pra cá… Mas quando falamos da China, apenas pensamos num povo amarelo, numa cultura que apesar de rica em tradições, não representa ninguém no planeta a não ser eles mesmos. Então fica difícil projetar soft power, mas através do poder econômico a China alcançará suas metas inevitavelmente, principalmente porque Europa e EUA cagam pra o Brasil e o restante da América Latina.
A imagem que a China vende é fazer lockdown de sua população por conta do coronavirus, mesmo após quase 3 anos do início da pandemia lá tem milhões d pessoas que não podem nem sair d casa. País rico mas sem liberdade nenhuma.
Parceria com a China parece ser excelente a vista, mas depois tudo começa a ruir! Estamos sendo amaciado pouco a pouco pelos chineses. Eles vão destroçar nossas riquezas depois nos lançam uma nova onda de praga e deixa-nos miseráveis, cada vez mais dependentes deles. Vai vendo!
Não vai ser nada. A história está acontecendo. É só isso. Apocalipse foi o que a Europa e EUA tem nos oferecido. Sugando nossas riquezas com canudinho para manter seu padrão de qualidade e dominação.
A China é inevitável! Devemos nos manter firmes e tirar proveito dessa relação econômica que pode nos beneficiar muito, mas claro, sem nos sujeitarmos as influências chinesas. A final não somos um mero país sem importância geopolítica, somos o BRASIL, o 5 maior país do mundo em extensão territorial, a 6° maior população do Mundo e a 10° maior economia. Somos grandes produtores de minérios, e um dos maiores produtores de alimentos do mundo.
Sim,e somos um país que se DESINDUSTRIALIZOU!Por causa dos EUA e da Europa que deseja que nós sejamos apenas produtores de commodities(minérios e produtos agropecuários).A China não age assim;ela não é imperialista,com ela o Brasil pode se reindustrializar de novo.
Ora, mas que ótimo! Pelo menos a China defende uma relação de ganha - ganha, enquanto a América do Norte e Europa sempre defenderam uma relação em que apenas os norte americanos e europeus ganham. A mentalidade dos norte americanos e europeus é aquela velha idéia ridícula de que os norte americanos e os europeus são culturalmente superiores aos outros povos e portanto esses outros povos devem ser desprezados. É algo totalmente ridículo e ultrapassado, mas que infelizmente ainda existe. Eu torço pelo crescimento da China e também da Ásia como um todo, para que o mundo deixe de girar ao redor apenas de europeus e norte americanos.
Amigo tu nunca falou com um chinês ou asiático do leste em geral. Vamos só dizer q tem um motivo pra população desses países serem 95+% do mesmo grupo étnico.
@@wanderingthewastes6159 Não está satisfeito feche o seu estabelecimento e sirva apenas para clientes X pra ver se não quebra. Europa aprendeu nesse ano bem esse conceito
O modelo de crescimento diplomático chinês é sem dúvida o mais sustentável e melhor para todos os países envolvidos. Os EUA possuem o domínio cultural, que conta muito, e quando não bem estabelecido o impõe através da ameaça (ou ação) bélica. Sem contar, claro, com àquelas táticas não declaradas, como as influências em países frágeis (A.Latina?) para que eles mesmo se auto destruam. Enquanto isso a China chega, faz negócios e parcerias com ganhos para os países e muitos ganhos para sua população.
vamos lá, a chinaem sua própria nação persegue e mata os Uiguris, os praticantes do Falun Gong(ou Falun Dafa) fazendo a extração forçada de órgãos para venda(china não tem fila de espera para transplantes para estrangeiros que pagam fortunas.) e não dá liberdade para o seu povo. Invadiu e anexou no mar da china áreas exclusivas de países como Filipinas, Vietnã, etc. criando ilhas militares artificiais para exploração do petróleo e da pesca. Usa uma frota de centenas de navios de pesca predatória na América Latina em zonas territoriais exclusivas do Chile, Peru, Argentina e estão chegando nas águas brasileiras. A nova rota da seda que está financiando infraestruturas(principalmente portos) de países pobres com contratos de perda de controle em caso de inadimplência. Está comprando fazendas, fábricas e empresas estratégicas no Brasil e no mundo. Enfim o mundo estará aos seus pés em algumas décadas. Muitos reclamam do imperialismo americano e sua influência mundial mas nem de longe será comparável ao que a china fará com o mundo a seus pés. Ruim com os EUA, pior com a china...
1. "crescimento diplomático chinês sustentável" - acho que você não conhece as diversas censuras que o partido comunista Chinês faz em cima daqueles que tem opiniões diferentes. China vem aumentando sua máquina de guerra. China apenas está escravizando esses países, levando as matérias primas e trazendo os manufaturados. Não espere que outros países sejam bonzinhos todos querem isso e se não tivermos um governo decente vamos sucumbir e sermos escravizados.
@@claytonaquino Acho que você não conhece as diversas censuras que sofremos aqui, quando temos opiniões diferentes do pensamento ocidental. MEU CANAL FOI BANIDO DO UA-cam SOB ALEGAÇÃO DE DESINFORMAÇÃO APENAS PORQUE EU APRESENTAVA A EVOLUÇÃO ECONÔMICA DA CHINA NOS ÚLTIMOS 50 ANOS; O FACEBOOK TAMBÉM ME BLOQUEOU POR FAZER CRÍTICA À POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL, EU CRITICAVA O ALINNHAMENTO IDEOLÓGICO DE SUCESSIVOS GOVERNOS, INLUINDO O DE BOLSONARO. E O STF FECHANDO REDES SOCIAIS QUE DISCORDAM DOS ABUSOS COMETIDOS POR ELES. VIVEMOS UMA DITADURA OLIGÁRQUICA. MAS PARA CHAPÉU DE ALUMÍNIO (COMO DIZ O CMTE FARINAZZO DO CANAL ARTE DA GUERRA), CHAPÉU DE ALUMÍNIO TEM SEU DEDINHO DE CADELO APONTADO APENAS PARA QUEM PREFERE NÃO SE COMPORTAR COMO NAMORADINHA DO TIO SAM.
Brasil tem que negociar sempre com troca de tecnologia, é importante o país se tornar dono da região de fato, ser quem vai suprir o desenvolvimento e qualquer tipo de dependência aqui na AL. Outro ponto importante, os EUA lentamente estão perdendo forças, o Brasil tem que pensar a longo prazo (oq é dificil por aqui), mas de qualquer maneira, é pensar em ser dono do continente daqui há 60 anos.
Temos que tomar cuidado para não depender tanto de um único parceiro, podemos ficar de saia justa como a Austrália com a China e a Alemanha com a Rússia.
@@rogeriasouza5976 Brasil é impossivel de ser sancionado, isso que da vcs não pesquisarem nossa história e ficar seguindo história fabricada pelos países da OTAN que diminuem o que é o Brasil. Brasil fez Portugal potência, fez a França e Inglaterra na revolução industrial potência(que ainda proibiu o Brasil de se industrializar), Brasil fez o EUA potência e agora fez a China de tão rico que o Brasil é.
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Fora Bolsonaro que estimula o ódio e incompetência na covid que causou milhares de mortes.Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
Verdade mas os chineses se mostram fieis e parceiros do Brasil!! E são nossos parceiros dos BRICS somos fundadores com a futura maior economia do mundo a futura potencia hegemônica, Ter a China ao nosso lado é o mesmo de ter comprado bitcoin no começo, e o melhor de tudo eles não estão interessados em transmitir nenhuma ideologia, nem com seus filmes, nem com seus políticos, da China escutamos falar apenas de progresso e negócios!!!
Não dá pra julgar. Apesar dos problemas internos, a China faz uma ótima política a favor dos seus interesses. Por aqui gastamos nosso tempo e paciência com um governo biruta, sem propostas de progresso e expansão comercial, pelo contrário, querem um povo com mentalidade atrasada e ingênua.
Não entendi o tom alarmista da matéria. A América Latina só tem a ganhar com a cooperação econômica da China. Só vi vantagens. Politicamente, inclusive, visto que os Chineses não tem tradição, histórico ou interesse de se intrometer na política interna das Nações, ao contrário da cultura colonialista das relações internacionais dos EUA e seus satélites europeus.
Minha nossa! Pensei que ela iria chorar em algum momento, parece que os europeus e americanos não aceitam que a China volte pro lugar que ocupou por tanto tempo.
No fundo, não se trata apenas de economia, mas também de identidade. Americanos e europeus se veem como Ocidentais, identificação que vai muito além da posição geográfica. O Brasil nunca foi visto como um país ocidental por americanos e europeus, pois a visão colonial nunca sumiu da Europa e dos EUA. O Brasil deve estreitar os seus laços com a China, pois, apesar das grandes diferenças culturais entre brasileiros e chineses, ambos fomos marcados historicamente como colônias dos países ocidentais. Que o Brasil mantenha laços com ocidentais e chineses, mas que saiba aprofundar as suas relações com a China, que me parecem muito mais produtivas e importantes para o nosso desenvolvimento nacional.
Enquanto a Europa quer dar pitaco nos nossos assuntos internos, a China contribui pra o nosso crescimento, e cresce junto. Minha visão da China nunca foi tão boa!
com certeza igual um amigo meu fala eu nunca vi um comerciante perder por vender seu produto kkkkk a china com sua fome insaciavel trasformou o brasil em uma potencia do agro
existe o lado bom e o lado ruim dessa dependência de um só pais... ainda mais de um país aonde não existe liberdade aonde um sistema ditatorial impera sem o aval do povo... "onde tem paz sem voz, paz sem voz, não é paz, é MEDO..." o ideal ao meu ver seria o Brasil ter China, EUA e EU, todos como seus parceiros principais, sem dependência de um só e sem desdenhar o resto do globo.... ou seja, na verdade tanto China, quanto EUA e Europa sabem perfeitamente, o lugar que eles ocupam hoje, (por mérito ou não), cedo ou tarde será nosso e podem ter certeza que isso eles não vão querer ver nem pintado de ouro...
@@animesvitions3320 Eu conheço sobre china, sou sinologo, e o que ele falou está certo, a China não interfere na política interna de seus parceiros, lógico que isso é uma espada de dois gumes, mas é a verdade.
Tem que se ter em conta que parte dos investimentos da China partiu do Novo Banco de Desenvolvimento(NBD) que embora esteja com a sede na China, não pertence somente a ela e sim aos BRICS
só criar um novo Swift e botar as moedas do Brasil, Índia, China, África do Sul e Rússia no mesmo nível de 1=1 como é semelhante ao atual. Só que nossa moeda seria cotada como Euro na nossa região
@@nooperz_griffento gostei da idéia...a China já tem seu sistema próprio, semelhante ao SWIFT...a America do Sul deveria entrar em convergência neste ponto,ou pelo menos o Mercosul.
@@Sacacasmeajudem Pse, querendo ou não as coisas estão sendo como Putin disse sobre nova ordem mundial. O pessoal só gosta de sair ganhando enquanto a china faz um ganha e ganha
China tem feito acordos de transferência de tecnologia e investimento em desenvolvimento na américa latina. Europa e EUA só oferecem empréstimos em dólar com contrapartidas entreguistas e nenhum desenvolvimento, foi assim que transformaram todos os países da região em escravos financeiros. É a neo colonização. Um grande exemplo é a argentina com sua dívida enorme com o FMI e o Equador que teve de assumir o dólar como moeda corrente e hoje vive uma crise de segurança por introduzir a ideologia neoliberal financiada por EUA e Europa através do FMI.
um dos maiores erro dos EUA nos últimos anos foi se aliar com a península Europeia no continente Eurasiano e não com o continente Sul Americano. Aqui eles resolveram implantar ditaduras e intervenções gravíssimas e espionagem. O que gera enormes desconfianças das nações com relação ao governo N. Americano. É entendível que na geopolítica global o unico que poderia rivalizar com os EUA como nação oceânica seria a A. do Sul unida e por isso deles agirem assim ... um baita erro, Unidos teríamos força contra qualquer oposição no continente Eurasiano, pois lá não teriam como se unir devido a enorme quantidade de povos distintos que se recusariam a viver sobre um regime central. Os EUA usaram o teorema de Alan turing , da estratégia do "GANHO GANHO" com a Europa e estão ai ... atados a nações pífias que se encostaram baixo a sombra dos EUA enquanto China e Russia se armavam. Cabe as nações da América do sul saírem da letargia e criarem um pacto de defesa mutua a começar pelas nações do Mercosul, pois é ledo engano pensar que por estarmos cercado por água, que não há olhos euroupeus , N Americanos e Asiáticos nos cobiçando, e se quisermos ter voz e autonomia só atingiremos isso unidos.
Real assistam a Intervista do agente Phill age sobre as intervenções americanas na América latina.. e sobre o complexo militar industrial e sua relação com o governo América.. rios e rios de dinheiro em armas e morte
Meu sonho uma América do Sul unida e forte. Eu não sei qual a possibilidade de uma América do Sul integrada, algo como a União Europeia, talvez até um moeda única. Mas sempre fico viajando com isso.
A América Latina tem mais a ganhar se alinhando à China do que à Europa ou ao EUA, pois a China não tem problemas em compartilhar certas tecnologias como a EUA e a Europa.
@@ValdirAlmeidadaSilva Diplomaticamente, temos que conversar com todo mundo e obter dividendos de todos os lados, mas o alinhamento se expressa na balança comercial. Ali não tem como mentir.
@@pauloramos494 E como vc acha que a Inglaterra e o EUA se desenvolveram? A história da tecnologia é o roubo e cópia de produtos estrangeiros, sem isso fica difícil de se desenvolver.
A China já é o presente e o futuro, é o único pais atualmente com trilhões de dólares para investir e a cada dia se torna mais competente em novas tecnologias, a história do mundo sempre foi assim, mudança constante de hegemonia, a eterna ascensão e queda das grandes potências...
Que tecnologia? A China só faz reverse engineering dos produtos americanos e copia... O conhecimento é base da inovaçao, e o conhecimento vive no ocidente, essa é a verdade
@@wanderingthewastes6159 Bem notado! Falavam a mesma coisa do Japão na década de 70 e 80 sobre o que falam hoje da China. Não dá pra saber direito onde vamos estar daqui há alguns anos, imagina décadas!? O mundo não gira, ele capota.
O Brasil é imbrochável!!!!!! Belo slogan para o bicentenário de independência! Fico imaginando outros líderes dizendo algo do tipo em datas comemorativas nacionais. Dá pra levar a sério? Não dá, né! Sejamos lúcidos.
Excelente matéria... Parabéns... É inevitável q China entre no bloco latinoamericano... Ainda visto q o mundo esta se partindo em dois pólos, ocidental e oriental... Vai ter q escolher um para sua proteção... Abrass.
A Europa já está pagando caro por seus erros estratégicos. Quanto mais tempo demoram para fechar um acordo de livre comércio com o Mercosul ou AL, menor será a chance de recuperar a influência perdida.
Exatamente! O que é inaceitável é que, em 1974, quando as relações sino brasileiras se iniciaram, ainda no governo Geisel, a balança comercial era favorável, e muito, para o Brasil! Empresas petroquímicas e siderúrgicas brasileiras compunham o que havia de mais industrializado nas relações comerciais. Quase 50 anos depois e é simplesmente impossível de se imaginar um país, com exceção dos EUA, que consiga bater de frente com o Gigante Asiático! Dói saber que existem pessoas que ainda acreditam na falácia de que, privatizando nossos setores, seremos mais competitivos. O único desfecho possível nessa situação é nos mantermos como a eterna fazenda do mundo. Que exporta toneladas por pouco e importa quilos por muito.
A linha editorial do DW está muito clara e tem um viés incontestável: vender a idéia de que, para os países periféricos, deveria ser considerado muito mais vantajoso manter-se como colônia do Império Americano do que aderir a uma filosofia voltada para uma visão coletiva de cooperação efetiva entre os povos. Acordem! A China de Mao não existe mais e aquela Sociedade e seus governantes estão resgatando a visão filosófica oriental de que o Todo é maior que a soma das partes. Está visão é completamente diferente da de manutenção do contexto de Explorador e explorado, de a muito praticada pelo mundo anglosaxão (USA & UK).
Este vídeo é uma peça de marketing muito bem pensada e produzida. A pergunta subjacente, para quem tem pensamento crítico, está muito clara: por quem a sociedade periférica prefere ser explorada (espoliada)? Por quem cometeu impunemente uma infinidade de crimes contra a humanida, feriu incontáveis vezes a autonomia de autodeterminação das Nações? Quem não exitou em "fritar e cozinhar" centenas de milhares de civis no Japão? Que se infiltrou, espionou e derrubou inúmeros governos?
Ora, não me venham com conversa fiada! Quem manda e explora o Ocidente Periférico é meia dúzia de corporações, suportadas pelos Serviços Secretos das Nações hegemônicas e Indústria Bélica de onde mantém suas sedes.
Importante essa boa relação com a China que tem fome de crescimento e está disposta a trazer apoio logístico, tecnológico e investimentos pra região cujos paises precisam de empregos, indústria mais competitiva e infraestrutura. QUE VENHA A CHINA E NOS TRAGA O QUE OS EUA TEM NOS NEGADO AO LONGO DOS TEMPOS!
Enquanto os Europeus fazem protecionismo ambiental com a América Latina e os EUA ignoram a região, os chineses avançam. Temo pelo que resta de indústria no Brasil e na América Latina, que pode ser varrido do mapa com a competição com produtos chineses e pelos países mais endividados da região estarem entregando sua infraestrutura para a China. Os chineses utilizam empreiteiras chinesas e funcionários chineses. Basta ver o que está acontecendo com a África. É um investimento que não gera empregos e faz da China a dona da infraestrutura. Uma espécie de novo imperialismo.
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Fora Bolsonaro que estimula o ódio e incompetência na covid que causou milhares de mortes.Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
Trocando de patrão. Ao longo do tempo percebo um desdém por parte dos europeus e dos estadunidenses e a China se aproximando e os que desdenham vendo que estão perdendo. Por isso que é bom se valorizar e não abaixar a cabeça pra esses "desenvolvidos". Se querem fazer fazer parceria vão ter q falar de igual pra igual.
Vem ni mim Xi Jinping! A China tá ensinando pros colonialistas do ocidente q não se deve ignorar uma região com potencial de desenvolvimento económico. O desprezo dos EUA e EU para com nosso país foi o q gerou isso. Por um lado fico feliz pelos EUA perdendo influência na AL, mas por outro, precisamos re-industrializar o país urgentemente. O desemprego no Brasil tá nas alturas e o numero de trabalhadores informais só aumenta. Alguma coisa precisa ser feita.
Na verdade todos os países são soberanos. Não poderia haver um país que manda e/ou influencia nos demais só porque é mais rico. Esses conflitos e essas guerras que vimos, vemos e veremos é porque o poder está no meio
Sendo parceiro dos EUA não saímos do mesmo lugar, porque eles defendem mais os interesses deles com proteção do mercado interno, agora com essa mudança espero que paremos de lamber os EUA porque eles nunca quiseram o bem para o Brasil.
Qual é o problema com o aumento da influência chinesa na América Latina? O continente não prosperou propriamente debaixo da Umbrella dos Estados Unidos. Antes pelo contrário...
@@kevinrocha1091 a China não é parceira da Venezuela. Se for estudar um pouco de história verá como os estados unidos causaram grande parte dos problemas da Venezuela. Desde os tempos da Grã Colômbia aos golpes de estado e ingerência e bloqueios comerciais mais recentes. Os estados unidos causaram grande parte dos problemas da América latina... Mas sucessivos governos muitíssimo incompetentes não ajudaram em nada a Venezuela. A China é que não tem absolutamente nada que ver com os problemas da Venezuela e dos seus vizinhos...
@@user-sz3rs8gf4o o Brasil não depende da China em nada. Quanto muito é a China que depende do Brasil. O Brasil tem muitos problemas, dependência externa não é deles. Até é dos países do mundo com menor peso do comércio internacional e investimento externo no PIB. Esse posicionamento brasileiro anti-China é um tiro no pé que o Brasil dá a si mesmo. Era e poderia ser ainda mais uma parceria comercial muito vantajosa para a economia brasileira.
Tudo isto graças as medidas protetivas americanas onde dificultam o livre comércio com os países sul americanos e com a construção do BRICS, onde Russia e China puderam se aproximar do BRASIL principalmente e com isto começamos a exportar muito mais para estes dois, por isto apesar de ter muitos escandalos de corrupção no governo PT, este laço com os chineses foi muito importante ter sido criado nesta época, visto que o Brasil era até então muito dependente de relações comerciais com os EUA. Agora é só manter e ampliar esta relação, que se caso o Brasil desenvolvesse mais sua industria e novos ramos industriais poderia se dar bem contando com o mercado consumidor chines.
É incrível pensar que durante a década de 90 e início dos anos 2000 nossas exportações não cresciam justamente por conta dessa dependência, os americanos fixaram um valor fixo de produtos que compravam da gente e ficou nisso durante varios anos, enquanto o resto do mundo só aumentava o comércio a gente ficava estagnado. Quando entrou a China na jogada no comércio exterior cresceu bastante e continua crescendo até hj.
Nos anos 70, o Brasil era visto como a nação do futuro. Fizemos muitas estradas, metro, andávamos de carro. E os chineses andavam com sorte de bicicleta. Nos anos 90, estávamos mais "fortes" e os chineses andavam de bicicleta e começavam a experimentar estradas e algo do mundo moderno. Hoje, eles são a segunda potência e nós ainda vivemos nos anos 90. A visão dos políticos que temos no Brasil, é totalmente egocentrista. Quando não corrupto ou mentirosos (isso é praxe)
Considero uma falta de respeito com os profissionais que produziram a reportagem, colocar um chamado para outro vídeo do canal, no local onde aparecem os créditos dessa reportagem. Entendo que se colocassem a chamada no outro lado, saberíamos os nomes das pessoas envolvidas nessa ótima reportagem.
A China trás um equilíbrio geopolítico e econômico no âmbito mundial. O Imperialismo americano é a Europa Colonizadora estão com os dias contados na América do Sul. Como tudo na político e economia existem prós e contras, mas tenho absoluta certeza que as vantagens são melhores com a China do que com.a Europa e os EUA. Por quê? Ora, é simples, basta estudar o que a Europa fez aqui na América.Latina nos últimos 500 anos e os EUA no último século
Um viva também pros campos de concentração chineses que abrigam a minoria iugure. Um viva pros países africanos e asiáticos que perderam patrimônio pros chineses por não terem conseguido pagar as dívidas que contraíram. Um viva pros reservatórios subterrâneos d'água chineses que estão poluídos (por volta de 80%). Mais importante ainda, um viva pra você, garoto inteligentissimo!
china conquista a américa latina através de investimentos bons para ambos, e sem fazer chantagem como os norte americanos fizeram/fazem com países que possuem dependência deles
Americanos do norte fazem pouco dos outros americanos ao a milenar china veio e deu um oportunidade pro mercado da América latina esquecida e murada pelos usa
A solução para os problemas do mundo esta na regionalização com cada país tendo as suas industrias, gerando empregos de qualidade localmente etc etc Chega dessa estupidez de globalização em que se gasta os bagos em transportes de mercadorias de uma região para outra afetando a ecologia do planeta, afetando a qualidade de vida das pessoas localmente que ficam sem os seus empregos, afetando as economias que ficam dependentes em excesso de outras. TUDO QUE FOR POSSÍVEL TEM QUE SER GERADO LOCALMENTE, INCLUSIVE COM A COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA DAS NAÇÕES MAIS DESENVOLVIDAS. SE NÃO O PLANETA VAI ACABAR !!!!!! Essa globalização só beneficia os porquinhos ( grandes corporações ) sedentas por grana e pUder.
Qquer império visa seus próprios interesses. Os USA, desestabilizam e depõem governos e adoram fazer uma guerrinha. A China, por tradição, ñ é uma expansionista belicosa. No entanto, c.uma demanda gigante, elaboraram uma forma "diplomática" de obter o q.precisam sem os custos de uma guerra. Portanto, são Inegavelmente inteligentes.
Chega de globalização isso destrói muitos empregos e culturas o certo é o Brasil fortalecer o Mercosul e investir em tecnologias e ciência e se tornar independente.
o certo é, criar uma indústria competitiva internacionalmente aqui no brasil, a ponto da nossa moeda ser forte, e termos tudo mais barato e abundante, nesse sentido a globalização é maravilhosa
Está difícil sustentar o bem-estar social europeu; eles não têm matéria-prima, precisam importar comida, população envelhecida e são dependentes em fontes de energia. Ainda é uma grande diferença entre EUA e Europa.
Os EUA deixaram a América Latina de lado, especialmente no governo Trump, e a China teve mais facilidade em avançar na região com investimentos em vários setores. Minha questão é a que preço os chineses estão cooperando com todos esses países. A China não está jogando para perder!
Tecnologia de ponta , ciências, educação de altíssima qualidade no mundo ..um país moderno e ainda tem gente que não vê isso. Aprender com um país que é o parceiro mais importante do Brasil...esta é a grande sacada!
Interessante a trilha sonora de suspense para tratar do aumento da influência chinesa. Trilha impensável para um vídeo que tratasse da influência americana.
A China pelo menos exporta capitais mais produtivos e faz parceiras mais vantajosas (tipo acordos de cooperação tecnológica, como a recente cooperação entre a USP e a universidade de Shenzhen). O problema nas relações China América Latina, é a forma como os latino-americanos se inserem nas cadeias globais de produção, com modelos econômicos extrativista-exportador (que herdaram do colonialismo europeu) que não permitem esses países avançarem em cadeias mais produtivas e industriais. Mas isso já é questão de política interna dos próprios países latino-americanos. Se essas mudanças não forem feitas, a América Latina corre o risco de apenas mudarem suas órbitas dos EUA para a China.
A China não tem o olhar colonialista da Europa, nem a perspectiva imperialista dos EUA, que trata o mundo como se estivesse a sua disposição. Os países latino-americanos, se souberem tirar proveito das oportunidades vindas da China, teremos muito a ganhar
O vídeos da DW em relação a China são quase um pedido de socorro, um dos entrevistados chegou a falar que era algo infeliz a China crescer tanto na região, quase dá pena desse povo.
Isso é para os que tem o mesmo sangue que nós e que nos renegaram nos colocando de lado, aprenderem a nunca mais desprezar alguém! As consequências serão graves, infelizmente.
Isso é preocupante! Como mantém as indústrias nacionais e empregos com produtos mais baratos vindo da China? Se não pensarmos em uma medida protetiva a médio longo prazo, podemos entrar em uma crise sem precedentes. Parabéns pelo jornalismo sem o "mimimi" ideológico.l
@@PauloHenrique-mu8sd Comunista? Aonde? Talvez no controle social e de midia/ internet (sem liberdades tipico de governos autoritarios) ou comunista de trabalhos forçados nos "campos de concentração" como o que fazem com os Uigures e outras etnias perseguidas, ou no trabalho quase escravo nas empresas de tecnologia ou no modo que controlam o Tibete depois dá usurpação ou mesmo na falta de liberdade! Comunista na economia não! O que esperar de um país que matou de fome mais de 50 milhões? Ou os quase 3 milhões de torturados e espancados ? Bem se trataram assim o próprio povo em uma parte da história... o que poderiam fazer num futuro com outros povos?
A solução talvez seria fazer o q a própria China fez, se alguma empresa de lá quiser entrar aqui tem q ser obrigatório uma joint-venture com uma empresa do Brasil, foi assim q toda a indústria chinesa se desenvolveu e adquiriu know-how
2 роки тому+4
Aí vota em falso patriota e não entende o pq dos resultados no longo prazo.
O mapa com a mudança de cor é pouco atrativo. O gráfico apresentando o volume do comercio entre América do Sul e China, deveria compor simultaneamente com o comercio com os USA e Europa.
A China (comprou) vários países e continentes ( vide África ), com a futura crise na produção alimentar mundial , não é de se admirar tanto interesse da parte deles em adqurir fazendas e reservas.....
O pre-tencionismo europeu e americano de não querer deixa o Mercosul crecer . Ou outras economias onde dominavam . Abre essas portas . Eles tem que baixar a guarda . A Europa está cada vez más se afundando ,está em caminho sem volta . (É vulnerável) .
A Europa e América do Norte ignoraram o continente. O resultado é este.
Ignoraram?? quem me dera! rs
O resultado da influencia norte americana na America Latina se resume em: Exportaçao de crises para a periferia do sistema e colonialismo via guerra hibrida.
Que continuem ignorando e que não viajem para cá quando o continente deles desaparecer!!
@@juliokessy5559 Exatamente pq os EUA não sabem negociar como a China que fica bom para os dois lados sem interferência na vida dos governos e pessoas, ao contrário dos EUA que derrubam governos e só eles realmente se beneficiam em acordos!!
A China quer fazer da AL o que os Estados Unidos e a Europa sempre fizeram: um quintal pra chamar de seu.
@@wagnersilva7918 A China não exerce esse tipo de política!! Com a China crescemos todos a China sim respeita a soberania alheia!!
Estados unidos e Europa tem sabotado continuamente a América Latina, em todos os setores, resultado Tai, fizemos parcerias com quem queria crescer junto com a gente ( obs. Há casos isolados sim).
A amizade. Com. Todos. Paises. E. Ótimo. Só. Devemos. Ver. Se. O. Pais. E. Democrático. Respeita. Os. Direitos. Humano. Se. Não. Vai. Fazer. O. Que. O. Puts. Está. Fazendo. Com. A. Ucrânia. Devemos. Tomar. Cuidado. Com. Quem. Não. Defende. Os. Naciros. E. É. Favor. Do. A borto. E. Ante. Cristão. E contra. A. Imprensa. Livre opraneta. É! É. Um. Todo. A. Ilha. Taioam. E. Do. Bem. E. Democrático. Só. Quer. Ser. Soberano. Decidir. Seu. Destino. E. Dezenvolvido. Grassas. A. Deus. Pra mim Dionísio. São. Um. Exempro. Com. Seus. 23000000de. Abitante. 🌹 🌹 🌹 1809,22
Perfeito teu comentário G.M,a China não proporciona golpe e nem financia golpe. Crescer juntos é a intenção da China, países tem Interesses mas a China tem histórico de boas parcerias de mãos dadas
@Gabriel T. Uma quase ?? Já é faz tempo
não culpe terceiros por nossa incompetência. Um Chinês poderia dar a mesma desculpa, mas são a segunda potência..
Eles estão sabotando e sugando a América Latina para o bem é que não é.
Uma coisa não podemos negar, a China é uma ótima estrategista.
Trabalha de forma lenta, sem fazer alarde!
Não tem como parar ela
Por não haver democracia e um único partido sempre sendo o governo, eles tem que pensar no longo prazo, pq não podem jogar a culpa de nada nas costas do partido opositor, não podem fazer loucuras políticas que causam trágicas consequências economicas, é tipo como boas monarquias fazem, administrar o país de modo a entregar para os descendentes ou sucessores(no caso da ditadura do PCCh) que vão assumir o poder, um país estável, rico, avançado, com o caixa no azul, e não um caos, como acontece nas democracias, principalmente as de países subdesenvolvidos, que são administradas igual times de futebol, sem nenhuma preocupação com o futuro.
Exatamente! Enquanto a China avança de forma consistente no comercio internacional, grandes potencias como os EUA, Europa e até mesmo o Brasil perde terreno para a China.
Eu já tinha percebido isso tem alguns anos. São silenciosos, lentos, mas imbatíveis.
Tenho medo de paises arabes
Interessante que o relatório de 2008 da China fala em parcerias ganha-ganha.
EUA e Europa nunca tiveram esse olhar com o Brasil. Para eles o mercantilismo continua.
Claro, não dá pra ser ingênuo e achar que a China é boazinha, mas os antigos principais parceiros nem tentavam ser razoáveis.
EUA é pura mutreta. Na nossa frente fingem ser amigos, mas nas nossas costa vivem nos boicotando, dia desses o Trump tava ameaçando a China que se não comprassem do agro americano iria impor mais sanções.
exatamente, EUA e Europa nunca olharam pra gente como parceiros e sim mais uma regiao pra explorar. Mesma coisa que tao fazendo com a Africa até hoje. Que venha a China e se lasque os EUA
Muito nem colocado!
Exatamente!
Goulart disse que ia rever os contratos dos EUA e teve golpe militar em 64
Tem muitas coisa bem questionáveis na política da China, mas devemos aplaudir a capacidade de criar um plano de crescimento a longo prazo e executá-lo, coisa que o Brasil nem sonha. Cada eleição muda tudo.
nos falta políticos comprometidos com o Brasil e não com causas próprias ou minorias... nos faltam metas que deveriam ser guiadas/ditadas pelo povo e que os políticos que estiverem no poder, devem trabalhar arduamente para atingi-las, eles que se virem, são pagos para isso... não como funciona hoje, agente trabalhar para alimentar a farra dos políticos... no Brasil o papel da politica foi trocada e desde então, ninguém voltou ao dicionario para entender o significado da palavra politica.... estamos a deriva a décadas e a mercê de quadrilhas do crime organizado que nos consomem diariamente como um câncer nacional... por isso deveríamos ver o que cada pais faz de bom e tropicalizar a ideia/conceito, trazendo para cá essas soluções/diretivas... a China tem muita coisa boa também, só não podem torná-la nosso novo "deus" como fizemos com os americanos ou europeus, sabemos que isso terminará em um buraco ainda mais caótico e sangrento... que DEUS tenha misericórdia de nossa nação...
É porque eles assim como os russos acham que realmente tem como destino dominar o mundo um dia.
O sistema político chinês é superior. O PCC coordena um projeto econômico de longo prazo enquanto há alguma democracia na base, com assembléias e conselhos locais. No Brasil isso jamais seria possível, pq aqui "democracia" consiste em um governo desfazer tudo que o outro construiu a cada eleição, enquanto as camadas baixas passam fome sem nenhuma cidadania
Que fiquem o mais longe possível.Embora já tenham nos invadindo
Eles conseguem essa linearidade administrativa porque vivem um regime antidemocrático, você quer isso? Xi Jinping acabou de ser eleito com UNANIMIDADE em um congresso de 3000 pessoas, para o seu terceiro mandato. São dois pesos e duas medidas.
Americanos e europeus subestimaram demais o poder chinês na América latina e África
Ora ora, quem diria que o quintal dos eua seria tbm quintal chinês
@@carloscanrry Não vai demorar muito pra ele começar a fazer quintal no mundo todo, a África, Ásia e America Latina quase todas já são dominadas pelos chineses, enquanto o pessoal fica preocupado com guerra na Ucrânia, linguagem neutra e pautas progressistas, a China expande e cresce o comércio ao redor do mundo, sobretudo com países negligenciados pelo ocidente.
Na verdade os Americanos e Europeus largaram a America latina e a Africa na pobreza... bobeou dançou
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Fora Bolsonaro que estimula o ódio e incompetência na covid que causou milhares de mortes.Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
@@carloscanrry a direita não vai mudar isso, quem diria
Não tem essa de melhor um ou outro, o melhor lado é o q é melhor para o Brasil. Nem EUA, China ou UE tem interesses em serem bozinhos com o Brasil, Aqui é ser estrategista tão quanto ou melhor que esses demais.
Concordo. Todos olham o próprio rabo
Região tradicionalmente de influencia americana e de europeus = traduzindo: Colônias desde os EUA até a Alemanha da DW
Não cara vai me desculpar, tem um lado errado nisso aí sim, na minha opinião não dá pra apertar a mão de um país totalmente totalitário, que vigia todos os seus cidadãos 100% do tempo com câmeras e microfones, que decide o que você pode ou não pode fazer a níveis detalhados, que decidade onde você pode ir, com que você pode de relacionar e por fim que tem CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO PARA EXTERMÍNIO DE MINORIAS. Isso mesmo, a China faz extermínio étnico. "Nossa que horror, igual os nazistas? Em pleno século 21? Duvido!" Sim, igual os nazistas, e em pleno século 21.
Não dá cara, se for escolher entre China e qualquer outro, escolho qualquer outro.
disse tudo lindo, solteiro?
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Fora Bolsonaro que estimula o ódio e incompetência na covid que causou milhares de mortes.Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
Talvez o único passo que falte para China em longo prazo é conseguir vender sua imagem melhor para as massas. Quase todo consumo de midia ocidental hoje é vendendo o modelo de vida, consumo e aspirações americanos, europeus, japoneses e Corenao.
Um investimento em cultura para mudar a sua imagem no mainstream, ajudaria muito na mudança de percepção da população sobre ela e logo menos resistência local a mais parcerias com ela.
Boa referência 😃
Verdade.
Eu vi um vídeo mto bom sobre isso , pq o softpower chinês não tem como decolar tao cedo. Isso pq conforme o mundo ocidental /oriental fica contra a China pelo "inimigo em comum" internamente o nacionalismo chinês empurra a China pra uma postura mais imperialista de "nos contra eles " então é meio como se eles tivessem indo pro caminho de confronto ao invés de softpower como a Coreia ou o Japão
O problema do soft power é que normalmente pra um país adquirir esse status tem que ser uma nação “cosmopolita” tipo o Brasil, EUA, Reino Unido, França ou Alemanha, onde você encontra brancos, negros, asiáticos, árabes, indígenas… O Japão por exemplo projetou muito o seu soft power através dos animes (porque nos animes eles poderiam mostrar uma diversidade que não existe no Japão), a Coreia do Sul tá tentando com K-Pop mas ainda não podemos dizer que generalizou, até porque é uma moda que já caiu bastante de alguns meses pra cá… Mas quando falamos da China, apenas pensamos num povo amarelo, numa cultura que apesar de rica em tradições, não representa ninguém no planeta a não ser eles mesmos. Então fica difícil projetar soft power, mas através do poder econômico a China alcançará suas metas inevitavelmente, principalmente porque Europa e EUA cagam pra o Brasil e o restante da América Latina.
A imagem que a China vende é fazer lockdown de sua população por conta do coronavirus, mesmo após quase 3 anos do início da pandemia lá tem milhões d pessoas que não podem nem sair d casa. País rico mas sem liberdade nenhuma.
Região tradicionalmente de influencia americana e de europeus = traduzindo: Colônias desde os EUA até a Alemanha da DW
Na prática EU e US nunca deram a menor bola pra AL. O chineses só ocuparam um espaço vago e vão ter enorme sucesso.
Algo semelhante também acontece na África. Em relação a América Latina,os EUA não cuidaram do seu quintal,aí veio a China e vai acupando terreno
Não somos quintal de ninguém baby
Não somos quintal de ninguém, abraços!
Nao sei se isso vai ser bom ou ruim pra gente, mas se ensinar um pouco de humildade pros EUA e Europa eu já fico contente.
Parceria com a China parece ser excelente a vista, mas depois tudo começa a ruir! Estamos sendo amaciado pouco a pouco pelos chineses. Eles vão destroçar nossas riquezas depois nos lançam uma nova onda de praga e deixa-nos miseráveis, cada vez mais dependentes deles. Vai vendo!
ne
Não vai ser nada. A história está acontecendo. É só isso. Apocalipse foi o que a Europa e EUA tem nos oferecido. Sugando nossas riquezas com canudinho para manter seu padrão de qualidade e dominação.
.
A China é inevitável! Devemos nos manter firmes e tirar proveito dessa relação econômica que pode nos beneficiar muito, mas claro, sem nos sujeitarmos as influências chinesas. A final não somos um mero país sem importância geopolítica, somos o BRASIL, o 5 maior país do mundo em extensão territorial, a 6° maior população do Mundo e a 10° maior economia. Somos grandes produtores de minérios, e um dos maiores produtores de alimentos do mundo.
Fora a água seremos alvos no futuro muitos países não terão água potável
Sim,e somos um país que se DESINDUSTRIALIZOU!Por causa dos EUA e da Europa que deseja que nós sejamos apenas produtores de commodities(minérios e produtos agropecuários).A China não age assim;ela não é imperialista,com ela o Brasil pode se reindustrializar de novo.
@@valteraugusto6617 a China quer vender seus produtos e comprar matéria prima
Sim, um país q só tem o Agro.
Em pensar que já fomos sexta potência a alguns anos...
Ora, mas que ótimo! Pelo menos a China defende uma relação de ganha - ganha, enquanto a América do Norte e Europa sempre defenderam uma relação em que apenas os norte americanos e europeus ganham. A mentalidade dos norte americanos e europeus é aquela velha idéia ridícula de que os norte americanos e os europeus são culturalmente superiores aos outros povos e portanto esses outros povos devem ser desprezados. É algo totalmente ridículo e ultrapassado, mas que infelizmente ainda existe. Eu torço pelo crescimento da China e também da Ásia como um todo, para que o mundo deixe de girar ao redor apenas de europeus e norte americanos.
Amigo tu nunca falou com um chinês ou asiático do leste em geral. Vamos só dizer q tem um motivo pra população desses países serem 95+% do mesmo grupo étnico.
Reinos se levantam e caem...
...
@@wanderingthewastes6159 Isso só reforça ainda mais o que eu disse.
@@wanderingthewastes6159 Não está satisfeito feche o seu estabelecimento e sirva apenas para clientes X pra ver se não quebra. Europa aprendeu nesse ano bem esse conceito
@Kia Love amigo, tu obviamente n entendeu.
O modelo de crescimento diplomático chinês é sem dúvida o mais sustentável e melhor para todos os países envolvidos. Os EUA possuem o domínio cultural, que conta muito, e quando não bem estabelecido o impõe através da ameaça (ou ação) bélica. Sem contar, claro, com àquelas táticas não declaradas, como as influências em países frágeis (A.Latina?) para que eles mesmo se auto destruam.
Enquanto isso a China chega, faz negócios e parcerias com ganhos para os países e muitos ganhos para sua população.
Concordo totalmente com você. Feliz em ler seu texto.
vamos lá, a chinaem sua própria nação persegue e mata os Uiguris, os praticantes do Falun Gong(ou Falun Dafa) fazendo a extração forçada de órgãos para venda(china não tem fila de espera para transplantes para estrangeiros que pagam fortunas.) e não dá liberdade para o seu povo. Invadiu e anexou no mar da china áreas exclusivas de países como Filipinas, Vietnã, etc. criando ilhas militares artificiais para exploração do petróleo e da pesca.
Usa uma frota de centenas de navios de pesca predatória na América Latina em zonas territoriais exclusivas do Chile, Peru, Argentina e estão chegando nas águas brasileiras. A nova rota da seda que está financiando infraestruturas(principalmente portos) de países pobres com contratos de perda de controle em caso de inadimplência.
Está comprando fazendas, fábricas e empresas estratégicas no Brasil e no mundo.
Enfim o mundo estará aos seus pés em algumas décadas.
Muitos reclamam do imperialismo americano e sua influência mundial mas nem de longe será comparável ao que a china fará com o mundo a seus pés.
Ruim com os EUA, pior com a china...
O que vc quer dizer com influência em países frágeis para que eles se autodestruam?
1. "crescimento diplomático chinês sustentável" - acho que você não conhece as diversas censuras que o partido comunista Chinês faz em cima daqueles que tem opiniões diferentes.
China vem aumentando sua máquina de guerra.
China apenas está escravizando esses países, levando as matérias primas e trazendo os manufaturados. Não espere que outros países sejam bonzinhos todos querem isso e se não tivermos um governo decente vamos sucumbir e sermos escravizados.
@@claytonaquino Acho que você não conhece as diversas censuras que sofremos aqui, quando temos opiniões diferentes do pensamento ocidental. MEU CANAL FOI BANIDO DO UA-cam SOB ALEGAÇÃO DE DESINFORMAÇÃO APENAS PORQUE EU APRESENTAVA A EVOLUÇÃO ECONÔMICA DA CHINA NOS ÚLTIMOS 50 ANOS; O FACEBOOK TAMBÉM ME BLOQUEOU POR FAZER CRÍTICA À POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL, EU CRITICAVA O ALINNHAMENTO IDEOLÓGICO DE SUCESSIVOS GOVERNOS, INLUINDO O DE BOLSONARO. E O STF FECHANDO REDES SOCIAIS QUE DISCORDAM DOS ABUSOS COMETIDOS POR ELES. VIVEMOS UMA DITADURA OLIGÁRQUICA. MAS PARA CHAPÉU DE ALUMÍNIO (COMO DIZ O CMTE FARINAZZO DO CANAL ARTE DA GUERRA), CHAPÉU DE ALUMÍNIO TEM SEU DEDINHO DE CADELO APONTADO APENAS PARA QUEM PREFERE NÃO SE COMPORTAR COMO NAMORADINHA DO TIO SAM.
Brasil tem que negociar sempre com troca de tecnologia, é importante o país se tornar dono da região de fato, ser quem vai suprir o desenvolvimento e qualquer tipo de dependência aqui na AL. Outro ponto importante, os EUA lentamente estão perdendo forças, o Brasil tem que pensar a longo prazo (oq é dificil por aqui), mas de qualquer maneira, é pensar em ser dono do continente daqui há 60 anos.
Temos que tomar cuidado para não depender tanto de um único parceiro, podemos ficar de saia justa como a Austrália com a China e a Alemanha com a Rússia.
E o Brasil que era o pária
@@leandrosmorais ser pária não tem nada a ver com sofrer penalidades comerciais.
@@rogeriasouza5976 Brasil é impossivel de ser sancionado, isso que da vcs não pesquisarem nossa história e ficar seguindo história fabricada pelos países da OTAN que diminuem o que é o Brasil. Brasil fez Portugal potência, fez a França e Inglaterra na revolução industrial potência(que ainda proibiu o Brasil de se industrializar), Brasil fez o EUA potência e agora fez a China de tão rico que o Brasil é.
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Fora Bolsonaro que estimula o ódio e incompetência na covid que causou milhares de mortes.Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
interessante mais ate se industrializar como o brasil ainda temos 10 anos faceis ai kkkk
Ninguém é bonzinho na geopolítica, não se enganem.
Tá mas...
principalmente no caso da China...
A China e bonzinha fds
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
Verdade mas os chineses se mostram fieis e parceiros do Brasil!! E são nossos parceiros dos BRICS somos fundadores com a futura maior economia do mundo a futura potencia hegemônica, Ter a China ao nosso lado é o mesmo de ter comprado bitcoin no começo, e o melhor de tudo eles não estão interessados em transmitir nenhuma ideologia, nem com seus filmes, nem com seus políticos, da China escutamos falar apenas de progresso e negócios!!!
Não dá pra julgar. Apesar dos problemas internos, a China faz uma ótima política a favor dos seus interesses. Por aqui gastamos nosso tempo e paciência com um governo biruta, sem propostas de progresso e expansão comercial, pelo contrário, querem um povo com mentalidade atrasada e ingênua.
Falou tudo. Sinceramente Brasil é um país perdido, pois aqui a mentalidade é toda atrasada com foco em domesticar o povo.
Não entendi o tom alarmista da matéria. A América Latina só tem a ganhar com a cooperação econômica da China. Só vi vantagens. Politicamente, inclusive, visto que os Chineses não tem tradição, histórico ou interesse de se intrometer na política interna das Nações, ao contrário da cultura colonialista das relações internacionais dos EUA e seus satélites europeus.
É porquê você não viu a BBC. Chega a ser vergonhoso a linha editorial anti China dos caras.
Eles não estão preocupados com o quê é bom para nós.
O crescimento da China foi enorme no mundo todo, se tornando o principal parceiro de inúmeras nações.
Pq a direita do Bozo está perdendo poder! A esquerda chinesa tem peso político.
Trocar o imperialismo americano pelo chinês? Que ganho em....
Minha nossa! Pensei que ela iria chorar em algum momento, parece que os europeus e americanos não aceitam que a China volte pro lugar que ocupou por tanto tempo.
esse
jornal é alemão
@@jeffersonalves4372 Com esse nome nem seria de se imaginar.
Ela fala Parece que está a chorar 😂😂😂😂😂😂
No fundo, não se trata apenas de economia, mas também de identidade. Americanos e europeus se veem como Ocidentais, identificação que vai muito além da posição geográfica. O Brasil nunca foi visto como um país ocidental por americanos e europeus, pois a visão colonial nunca sumiu da Europa e dos EUA. O Brasil deve estreitar os seus laços com a China, pois, apesar das grandes diferenças culturais entre brasileiros e chineses, ambos fomos marcados historicamente como colônias dos países ocidentais. Que o Brasil mantenha laços com ocidentais e chineses, mas que saiba aprofundar as suas relações com a China, que me parecem muito mais produtivas e importantes para o nosso desenvolvimento nacional.
Enquanto a Europa quer dar pitaco nos nossos assuntos internos, a China contribui pra o nosso crescimento, e cresce junto. Minha visão da China nunca foi tão boa!
com certeza igual um amigo meu fala eu nunca vi um comerciante perder por vender seu produto kkkkk a china com sua fome insaciavel trasformou o brasil em uma potencia do agro
Vc não sabe muito da china né?
existe o lado bom e o lado ruim dessa dependência de um só pais... ainda mais de um país aonde não existe liberdade aonde um sistema ditatorial impera sem o aval do povo... "onde tem paz sem voz, paz sem voz, não é paz, é MEDO..." o ideal ao meu ver seria o Brasil ter China, EUA e EU, todos como seus parceiros principais, sem dependência de um só e sem desdenhar o resto do globo.... ou seja, na verdade tanto China, quanto EUA e Europa sabem perfeitamente, o lugar que eles ocupam hoje, (por mérito ou não), cedo ou tarde será nosso e podem ter certeza que isso eles não vão querer ver nem pintado de ouro...
Quais assuntos internos? O desmatamento da Amazônia? Tem mais é que dar pitaco sobre isso.
@@animesvitions3320 Eu conheço sobre china, sou sinologo, e o que ele falou está certo, a China não interfere na política interna de seus parceiros, lógico que isso é uma espada de dois gumes, mas é a verdade.
Ótimo conteúdo. Espero que o UA-cam me recomende vídeos como este.
Venha China! Precisamos de estradas e portos. Viva o BRICS!
Tem que se ter em conta que parte dos investimentos da China partiu do Novo Banco de Desenvolvimento(NBD) que embora esteja com a sede na China, não pertence somente a ela e sim aos BRICS
só criar um novo Swift e botar as moedas do Brasil, Índia, China, África do Sul e Rússia no mesmo nível de 1=1 como é semelhante ao atual. Só que nossa moeda seria cotada como Euro na nossa região
@@nooperz_griffento gostei da idéia...a China já tem seu sistema próprio, semelhante ao SWIFT...a America do Sul deveria entrar em convergência neste ponto,ou pelo menos o Mercosul.
@@Sacacasmeajudem Pse, querendo ou não as coisas estão sendo como Putin disse sobre nova ordem mundial.
O pessoal só gosta de sair ganhando enquanto a china faz um ganha e ganha
Muito Boa Análise !!!
China tem feito acordos de transferência de tecnologia e investimento em desenvolvimento na américa latina. Europa e EUA só oferecem empréstimos em dólar com contrapartidas entreguistas e nenhum desenvolvimento, foi assim que transformaram todos os países da região em escravos financeiros. É a neo colonização. Um grande exemplo é a argentina com sua dívida enorme com o FMI e o Equador que teve de assumir o dólar como moeda corrente e hoje vive uma crise de segurança por introduzir a ideologia neoliberal financiada por EUA e Europa através do FMI.
um dos maiores erro dos EUA nos últimos anos foi se aliar com a península Europeia no continente Eurasiano e não com o continente Sul Americano. Aqui eles resolveram implantar ditaduras e intervenções gravíssimas e espionagem. O que gera enormes desconfianças das nações com relação ao governo N. Americano. É entendível que na geopolítica global o unico que poderia rivalizar com os EUA como nação oceânica seria a A. do Sul unida e por isso deles agirem assim ... um baita erro, Unidos teríamos força contra qualquer oposição no continente Eurasiano, pois lá não teriam como se unir devido a enorme quantidade de povos distintos que se recusariam a viver sobre um regime central. Os EUA usaram o teorema de Alan turing , da estratégia do "GANHO GANHO" com a Europa e estão ai ... atados a nações pífias que se encostaram baixo a sombra dos EUA enquanto China e Russia se armavam. Cabe as nações da América do sul saírem da letargia e criarem um pacto de defesa mutua a começar pelas nações do Mercosul, pois é ledo engano pensar que por estarmos cercado por água, que não há olhos euroupeus , N Americanos e Asiáticos nos cobiçando, e se quisermos ter voz e autonomia só atingiremos isso unidos.
👏✨
Real assistam a Intervista do agente Phill age sobre as intervenções americanas na América latina.. e sobre o complexo militar industrial e sua relação com o governo América.. rios e rios de dinheiro em armas e morte
Sim 🤩😍🥰
Meu sonho uma América do Sul unida e forte. Eu não sei qual a possibilidade de uma América do Sul integrada, algo como a União Europeia, talvez até um moeda única. Mas sempre fico viajando com isso.
Está certíssimo.
Excelente análise, Clarissa!
Estamos somente no início. Se preparem!
Melhores saudações de Zhejiang Province 🇨🇳
A América Latina tem mais a ganhar se alinhando à China do que à Europa ou ao EUA, pois a China não tem problemas em compartilhar certas tecnologias como a EUA e a Europa.
Também concordo mas é preciso fazer negócios sólidos de mútuos interesses não abrindo mão de certas coisas .
@@ValdirAlmeidadaSilva Diplomaticamente, temos que conversar com todo mundo e obter dividendos de todos os lados, mas o alinhamento se expressa na balança comercial. Ali não tem como mentir.
e EUA sao nossos rivais regionais
Sim roubando patentes e fazendo clones 😂😂😂😂 mais sismos e covid para os chinocas
@@pauloramos494 E como vc acha que a Inglaterra e o EUA se desenvolveram? A história da tecnologia é o roubo e cópia de produtos estrangeiros, sem isso fica difícil de se desenvolver.
A China já é o presente e o futuro, é o único pais atualmente com trilhões de dólares para investir e a cada dia se torna mais competente em novas tecnologias, a história do mundo sempre foi assim, mudança constante de hegemonia, a eterna ascensão e queda das grandes potências...
Certíssimo meu nobre.
Que tecnologia? A China só faz reverse engineering dos produtos americanos e copia... O conhecimento é base da inovaçao, e o conhecimento vive no ocidente, essa é a verdade
Olha pra demografia chinesa e me diz com cara séria que é “o futuro”
@@wanderingthewastes6159 Bem notado! Falavam a mesma coisa do Japão na década de 70 e 80 sobre o que falam hoje da China. Não dá pra saber direito onde vamos estar daqui há alguns anos, imagina décadas!?
O mundo não gira, ele capota.
@@absurdo173 Obrigado meu caro...
O Brasil é imbrochável!!!!!! Belo slogan para o bicentenário de independência! Fico imaginando outros líderes dizendo algo do tipo em datas comemorativas nacionais. Dá pra levar a sério? Não dá, né! Sejamos lúcidos.
Imaginou os livros de história no futuro?
Excelente matéria... Parabéns... É inevitável q China entre no bloco latinoamericano... Ainda visto q o mundo esta se partindo em dois pólos, ocidental e oriental... Vai ter q escolher um para sua proteção... Abrass.
Admiro a China por propor CRESCIMENTO EM CONJUNTO e ñ somente olhar pro seu propio umbigo como faz o vovô Sam e seus agregados europeus
Melhor ter mais de um player no jogo, do que o monopólio.
A Europa já está pagando caro por seus erros estratégicos. Quanto mais tempo demoram para fechar um acordo de livre comércio com o Mercosul ou AL, menor será a chance de recuperar a influência perdida.
Essa influência crescente da China na América Latina é porque os Estados Unidos passou a dar mais atenção para a Europa .
Sobre a democracia francesa e Franco CFA na Africa😂😂😂
Issi é muito bom, um grande parceiro. Falta entrarmos mais em ciências e tecnologias
Exatamente! O que é inaceitável é que, em 1974, quando as relações sino brasileiras se iniciaram, ainda no governo Geisel, a balança comercial era favorável, e muito, para o Brasil! Empresas petroquímicas e siderúrgicas brasileiras compunham o que havia de mais industrializado nas relações comerciais. Quase 50 anos depois e é simplesmente impossível de se imaginar um país, com exceção dos EUA, que consiga bater de frente com o Gigante Asiático!
Dói saber que existem pessoas que ainda acreditam na falácia de que, privatizando nossos setores, seremos mais competitivos. O único desfecho possível nessa situação é nos mantermos como a eterna fazenda do mundo. Que exporta toneladas por pouco e importa quilos por muito.
Sim! Aguardamos eles aqui no Rio Grande do Norte como muito expectativa.
A linha editorial do DW está muito clara e tem um viés incontestável: vender a idéia de que, para os países periféricos, deveria ser considerado muito mais vantajoso manter-se como colônia do Império Americano do que aderir a uma filosofia voltada para uma visão coletiva de cooperação efetiva entre os povos. Acordem!
A China de Mao não existe mais e aquela Sociedade e seus governantes estão resgatando a visão filosófica oriental de que o Todo é maior que a soma das partes.
Está visão é completamente diferente da de manutenção do contexto de Explorador e explorado, de a muito praticada pelo mundo anglosaxão (USA & UK).
Este vídeo é uma peça de marketing muito bem pensada e produzida. A pergunta subjacente, para quem tem pensamento crítico, está muito clara: por quem a sociedade periférica prefere ser explorada (espoliada)? Por quem cometeu impunemente uma infinidade de crimes contra a humanida, feriu incontáveis vezes a autonomia de autodeterminação das Nações? Quem não exitou em "fritar e cozinhar" centenas de milhares de civis no Japão?
Que se infiltrou, espionou e derrubou inúmeros governos?
Ora, não me venham com conversa fiada! Quem manda e explora o Ocidente Periférico é meia dúzia de corporações, suportadas pelos Serviços Secretos das Nações hegemônicas e Indústria Bélica de onde mantém suas sedes.
Importante essa boa relação com a China que tem fome de crescimento e está disposta a trazer apoio logístico, tecnológico e investimentos pra região cujos paises precisam de empregos, indústria mais competitiva e infraestrutura.
QUE VENHA A CHINA E NOS TRAGA O QUE OS EUA TEM NOS NEGADO AO LONGO DOS TEMPOS!
Enquanto os Europeus fazem protecionismo ambiental com a América Latina e os EUA ignoram a região, os chineses avançam. Temo pelo que resta de indústria no Brasil e na América Latina, que pode ser varrido do mapa com a competição com produtos chineses e pelos países mais endividados da região estarem entregando sua infraestrutura para a China. Os chineses utilizam empreiteiras chinesas e funcionários chineses. Basta ver o que está acontecendo com a África. É um investimento que não gera empregos e faz da China a dona da infraestrutura. Uma espécie de novo imperialismo.
Perfeita a análise. As pessoas ainda se iludem com a ideia de um império benevolente.
Pode dar adeus à industria brasileira. Nenhum dos 2 melhores colocados nas pesquisas eleitorais têm grandes planos pra ela
No Brasil também. Comprou a belo monte o linhão que transporta energia a Eletropaulo evai comprar o porto de santos e parte da petrobras
Precisamos reindustrializar com Ciro12 para mudar, parar com o fanatismo político e termos um projeto de país!Fora Bolsonaro que estimula o ódio e incompetência na covid que causou milhares de mortes.Que Deus nos guie e nos de sabedoria para tirarmos os políticos de direita que atualmente estão no poder prejudicando o pobre e a classe média com as Reformas Trabalhista, Previdência e os aumentos dos preços.
@@pedroaugustoaraujo Tem Ciro, mas povo só vota em meme...
Trocando de patrão.
Ao longo do tempo percebo um desdém por parte dos europeus e dos estadunidenses e a China se aproximando e os que desdenham vendo que estão perdendo. Por isso que é bom se valorizar e não abaixar a cabeça pra esses "desenvolvidos". Se querem fazer fazer parceria vão ter q falar de igual pra igual.
Vem ni mim Xi Jinping! A China tá ensinando pros colonialistas do ocidente q não se deve ignorar uma região com potencial de desenvolvimento económico. O desprezo dos EUA e EU para com nosso país foi o q gerou isso. Por um lado fico feliz pelos EUA perdendo influência na AL, mas por outro, precisamos re-industrializar o país urgentemente. O desemprego no Brasil tá nas alturas e o numero de trabalhadores informais só aumenta. Alguma coisa precisa ser feita.
Vídeo bem explicativo,fala bem sobre a importância da china não só pro Brasil mas para a América Latina
Na verdade todos os países são soberanos. Não poderia haver um país que manda e/ou influencia nos demais só porque é mais rico. Esses conflitos e essas guerras que vimos, vemos e veremos é porque o poder está no meio
Excelente reportagem 👍🏻😃
Sendo parceiro dos EUA não saímos do mesmo lugar, porque eles defendem mais os interesses deles com proteção do mercado interno, agora com essa mudança espero que paremos de lamber os EUA porque eles nunca quiseram o bem para o Brasil.
é aquele ditado: dar valor em quem valoriza. Estamos certos
Uma pena a União europeia ter essa postura de ou eu ou eles. Enquanto a América Latina visa o lucro, a Europa deseja o poder.
Que venha mais e mais China para nosso Brasil.
Já está cheio de PASTELARIA CHINESA aquí onde entro é de imigrantes CHINESES .
Qual é o problema com o aumento da influência chinesa na América Latina?
O continente não prosperou propriamente debaixo da Umbrella dos Estados Unidos.
Antes pelo contrário...
Tu pode olhar a Venezuela que é um país que tem China e Rússia como parceiros principais. 😏
@@kevinrocha1091 a China não é parceira da Venezuela.
Se for estudar um pouco de história verá como os estados unidos causaram grande parte dos problemas da Venezuela.
Desde os tempos da Grã Colômbia aos golpes de estado e ingerência e bloqueios comerciais mais recentes.
Os estados unidos causaram grande parte dos problemas da América latina...
Mas sucessivos governos muitíssimo incompetentes não ajudaram em nada a Venezuela.
A China é que não tem absolutamente nada que ver com os problemas da Venezuela e dos seus vizinhos...
O problema é a dependência econômica q temos com uma d!t4d*r4😍
@@user-sz3rs8gf4o Pesquisa por "centralismo democrático" dps e vc vai ver q a China não é tão ditadura como te disseram.
@@user-sz3rs8gf4o o Brasil não depende da China em nada. Quanto muito é a China que depende do Brasil.
O Brasil tem muitos problemas, dependência externa não é deles.
Até é dos países do mundo com menor peso do comércio internacional e investimento externo no PIB.
Esse posicionamento brasileiro anti-China é um tiro no pé que o Brasil dá a si mesmo.
Era e poderia ser ainda mais uma parceria comercial muito vantajosa para a economia brasileira.
Os próprios americanos já falaram que América Latina não é relevante
Tudo isto graças as medidas protetivas americanas onde dificultam o livre comércio com os países sul americanos e com a construção do BRICS, onde Russia e China puderam se aproximar do BRASIL principalmente e com isto começamos a exportar muito mais para estes dois, por isto apesar de ter muitos escandalos de corrupção no governo PT, este laço com os chineses foi muito importante ter sido criado nesta época, visto que o Brasil era até então muito dependente de relações comerciais com os EUA.
Agora é só manter e ampliar esta relação, que se caso o Brasil desenvolvesse mais sua industria e novos ramos industriais poderia se dar bem contando com o mercado consumidor chines.
É incrível pensar que durante a década de 90 e início dos anos 2000 nossas exportações não cresciam justamente por conta dessa dependência, os americanos fixaram um valor fixo de produtos que compravam da gente e ficou nisso durante varios anos, enquanto o resto do mundo só aumentava o comércio a gente ficava estagnado. Quando entrou a China na jogada no comércio exterior cresceu bastante e continua crescendo até hj.
@@edneydenis7856 vdd
A gente deveria investir em pesquisas pra poder jogar melhor esse jogo. Sò continuamos colônia
Viva o BRICS ❤
Gostei desta matéria.
Que leitura de geopolítica 👏
Que top essas matérias
Nos anos 70, o Brasil era visto como a nação do futuro. Fizemos muitas estradas, metro, andávamos de carro. E os chineses andavam com sorte de bicicleta. Nos anos 90, estávamos mais "fortes" e os chineses andavam de bicicleta e começavam a experimentar estradas e algo do mundo moderno. Hoje, eles são a segunda potência e nós ainda vivemos nos anos 90. A visão dos políticos que temos no Brasil, é totalmente egocentrista. Quando não corrupto ou mentirosos (isso é praxe)
China só é segunda por ter numeros brutos tendo a maior população do mundo é fácil ser o segundo
Por isso somos a América Latrina...
Considero uma falta de respeito com os profissionais que produziram a reportagem, colocar um chamado para outro vídeo do canal, no local onde aparecem os créditos dessa reportagem. Entendo que se colocassem a chamada no outro lado, saberíamos os nomes das pessoas envolvidas nessa ótima reportagem.
Q venham carros elétricos baratos
Queria Mt que as empresas automobilísticas chinesas entrassem de vez no Brasil, eles tem carros Mt bons com preços baratos.
Exato! Tragam carros elétricos! E cadeia pro bozo e sua família de picareta!
Eles virão, mas não serão baratos!
@@romulodecastrodasilva5863 serão sim
Respeito a China 🤩
A China trás um equilíbrio geopolítico e econômico no âmbito mundial.
O Imperialismo americano é a Europa Colonizadora estão com os dias contados na América do Sul.
Como tudo na político e economia existem prós e contras, mas tenho absoluta certeza que as vantagens são melhores com a China do que com.a Europa e os EUA. Por quê? Ora, é simples, basta estudar o que a Europa fez aqui na América.Latina nos últimos 500 anos e os EUA no último século
Viva a china e povo chinês. 🇧🇷🤝🇨🇳
Um viva também pros campos de concentração chineses que abrigam a minoria iugure. Um viva pros países africanos e asiáticos que perderam patrimônio pros chineses por não terem conseguido pagar as dívidas que contraíram. Um viva pros reservatórios subterrâneos d'água chineses que estão poluídos (por volta de 80%). Mais importante ainda, um viva pra você, garoto inteligentissimo!
🇧🇷 🤝🇨🇳
não vamos mais depender tanto do dólar para transações
Depois falam que nos BR baba ovo de Americano, aqui é o contrario, enfim a hipocrisia
@@warsong5 EUA incentivou e financiou golpes aqui, china não fez nada disso.
É uma questão de respeito com o nosso maior aliado econômico.
Na cidade onde eu moro tem uns dos único banco chinês do Brasil na empresa da XMG em
china conquista a américa latina através de investimentos bons para ambos, e sem fazer chantagem como os norte americanos fizeram/fazem com países que possuem dependência deles
*Isso mesmo!*
Americanos do norte fazem pouco dos outros americanos ao a milenar china veio e deu um oportunidade pro mercado da América latina esquecida e murada pelos usa
Excelente conteúdo. A DW produz jornalismo de qualidade muito acima da média brazuca.
Esse canal é top, foco na notícia sem ficar puxando a notícia para a esquerda ou direita
"Quem não da assistência abre concorrência"
Ô Brasil é da Imaculada !! 💙🙏🏾🇧🇷
A solução para os problemas do mundo esta na regionalização com cada país tendo as suas industrias, gerando empregos de qualidade localmente etc etc Chega dessa estupidez de globalização em que se gasta os bagos em transportes de mercadorias de uma região para outra afetando a ecologia do planeta, afetando a qualidade de vida das pessoas localmente que ficam sem os seus empregos, afetando as economias que ficam dependentes em excesso de outras. TUDO QUE FOR POSSÍVEL TEM QUE SER GERADO LOCALMENTE, INCLUSIVE COM A COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA DAS NAÇÕES MAIS DESENVOLVIDAS. SE NÃO O PLANETA VAI ACABAR !!!!!! Essa globalização só beneficia os porquinhos ( grandes corporações ) sedentas por grana e pUder.
Muito bom!!! Tá aí gostei
Disse-o muito bem; mas, o povo não quer saber disso: só querem Bolsas, assistencialismo.
O Brasil vai mal assim.
...
parabéns China e Rússia estamos com vocês.
nos pequenos detalhes a gente percebe o viés do vídeo. na música, no design dos informes e nas palavras. montam imagem de uma china vilã...
Sai a Europa entra os EUA, sai os EUA entra a China
Onde a China vai, tem industria e comercio, onde ocidente vai, tem guerras, bombas, miseria, trafico..
Né, entrou russia e china
Sai a China e entra Rio de janeiro
Qquer império visa seus próprios interesses. Os USA, desestabilizam e depõem governos e adoram fazer uma guerrinha. A China, por tradição, ñ é uma expansionista belicosa. No entanto, c.uma demanda gigante, elaboraram uma forma "diplomática" de obter o q.precisam sem os custos de uma guerra. Portanto, são Inegavelmente inteligentes.
Sempre iremos ser uma colônia kkkk
DW Brasil - ótimo canal
Chega de globalização isso destrói muitos empregos e culturas o certo é o Brasil fortalecer o Mercosul e investir em tecnologias e ciência e se tornar independente.
Como se a Argentina barra as importações brasileiras.
Ciência e tecnologia com o governo Bolsonaro é meio difícil.
o certo é, criar uma indústria competitiva internacionalmente aqui no brasil, a ponto da nossa moeda ser forte, e termos tudo mais barato e abundante, nesse sentido a globalização é maravilhosa
Está difícil sustentar o bem-estar social europeu; eles não têm matéria-prima, precisam importar comida, população envelhecida e são dependentes em fontes de energia. Ainda é uma grande diferença entre EUA e Europa.
Temos que olhar os nossos interesses. A Europa assim como os estados unidos, que se virem, assim como estamos fazendo.
Os EUA deixaram a América Latina de lado, especialmente no governo Trump, e a China teve mais facilidade em avançar na região com investimentos em vários setores. Minha questão é a que preço os chineses estão cooperando com todos esses países. A China não está jogando para perder!
Desde a época do Bush a América Latina foi deixada de lado. Até a época do CLINTON a situação era diferente, depois dele tudo desandou.
Tecnologia de ponta , ciências, educação de altíssima qualidade no mundo ..um país moderno e ainda tem gente que não vê isso.
Aprender com um país que é o parceiro mais importante do Brasil...esta é a grande sacada!
Interessante a trilha sonora de suspense para tratar do aumento da influência chinesa. Trilha impensável para um vídeo que tratasse da influência americana.
Vácuo de poder são preenchidos.
A China pelo menos exporta capitais mais produtivos e faz parceiras mais vantajosas (tipo acordos de cooperação tecnológica, como a recente cooperação entre a USP e a universidade de Shenzhen). O problema nas relações China América Latina, é a forma como os latino-americanos se inserem nas cadeias globais de produção, com modelos econômicos extrativista-exportador (que herdaram do colonialismo europeu) que não permitem esses países avançarem em cadeias mais produtivas e industriais. Mas isso já é questão de política interna dos próprios países latino-americanos. Se essas mudanças não forem feitas, a América Latina corre o risco de apenas mudarem suas órbitas dos EUA para a China.
A China não tem o olhar colonialista da Europa, nem a perspectiva imperialista dos EUA, que trata o mundo como se estivesse a sua disposição. Os países latino-americanos, se souberem tirar proveito das oportunidades vindas da China, teremos muito a ganhar
Mais um falso patriota lambedor das bolas dos comunistas chineses e falam mal do Lula
O vídeos da DW em relação a China são quase um pedido de socorro, um dos entrevistados chegou a falar que era algo infeliz a China crescer tanto na região, quase dá pena desse povo.
Isso é para os que tem o mesmo sangue que nós e que nos renegaram nos colocando de lado, aprenderem a nunca mais desprezar alguém! As consequências serão graves, infelizmente.
BRICS é o melhor caminho para o brasil
Isso é preocupante! Como mantém as indústrias nacionais e empregos com produtos mais baratos vindo da China? Se não pensarmos em uma medida protetiva a médio longo prazo, podemos entrar em uma crise sem precedentes. Parabéns pelo jornalismo sem o "mimimi" ideológico.l
Sem mi-mi-mi mas que a China comunista esta comendo a direita do Brasil está hahaha
Não mantem!
@@PauloHenrique-mu8sd Comunista? Aonde? Talvez no controle social e de midia/ internet (sem liberdades tipico de governos autoritarios) ou comunista de trabalhos forçados nos "campos de concentração" como o que fazem com os Uigures e outras etnias perseguidas, ou no trabalho quase escravo nas empresas de tecnologia ou no modo que controlam o Tibete depois dá usurpação ou mesmo na falta de liberdade! Comunista na economia não! O que esperar de um país que matou de fome mais de 50 milhões? Ou os quase 3 milhões de torturados e espancados ? Bem se trataram assim o próprio povo em uma parte da história... o que poderiam fazer num futuro com outros povos?
A solução talvez seria fazer o q a própria China fez, se alguma empresa de lá quiser entrar aqui tem q ser obrigatório uma joint-venture com uma empresa do Brasil, foi assim q toda a indústria chinesa se desenvolveu e adquiriu know-how
Aí vota em falso patriota e não entende o pq dos resultados no longo prazo.
O jeito é viver com que você produz.
China, seja bem vinda ao Brasil, ainda mais!!!
Livre mercado e isso!
O mapa com a mudança de cor é pouco atrativo. O gráfico apresentando o volume do comercio entre América do Sul e China, deveria compor simultaneamente com o comercio com os USA e Europa.
Gracas a Deus!!
A China (comprou) vários países e continentes ( vide África ), com a futura crise na produção alimentar mundial , não é de se admirar tanto interesse da parte deles em adqurir fazendas e reservas.....
O pre-tencionismo europeu e americano de não querer deixa o Mercosul crecer . Ou outras economias onde dominavam .
Abre essas portas . Eles tem que baixar a guarda .
A Europa está cada vez más se afundando ,está em caminho sem volta .
(É vulnerável) .
Melhor vender para a china (ainda que por um preço abaixo do que realmente vale) do ser roubado/escravizado pelos europeus e etc.
Apoio a China. ❤
Daí eu pergunto, com quem fazer negócio se a China é a bola da vez ?
Em breve a Índia, Indonésia e Nigéria tbm