show de aula, show de edição. VAMOS DIVULGAR PESSOAL, PORQUE ESTE CONTEÚDO ESTÁ GRATUITO E É DE QUALIDADE. A DIVULGAÇÃO RETORNARÁ ESTA AJUDA AO PROFESSOR
@@fisicacomdouglas Olá ? Eu tenho uma dúvida por que em vez de ser usado os valores da segunda malha, você usou o valor da malha maior ? Isso pode acontecer, em outras malhas mais simples sempre ?
Uma ótima aula, bem explicado, prático e realmente segura a atenção da pessoa, sou estudante de eng. Elétrica e estou dando up grade nessas aulas. Ótimo canal. Vlw pelo conteúdo
Fixa os tópicos do vídeo: 😊 00:00 - Início 00:50 - Volt: Definição 03:08 - Resistor e resistência elétrica 05:35 - Gerador elétrico 09:40 - Receptor elétrico 15:44 - Exemplo de uma malha 17:17 - Lei dos Nós 19:44 - Calculando: Caminho A 22:32 - Calculando: Caminho B 24:08 - Calculando: Sistema de equações (A e B)
Após 20 anos em eletrõnica, parei de decorar ( música na cabeça ) e aprendi a entender, sem decoreba ( apostilas ). Sua didática dos conceitos é excelente. Parabéns e muitíssimo obrigado por me ajudar a compreender, e entender, o que estou analisando.
Olá, Ivon! Estudar para compreender é tudo de bom né? Muito obrigado pela visita ao canal. Seja sempre bem-vindo! E fique a vontade pra comentar e pra sugerir assuntos. Se eu souber... dou um jeitinho 😉👍
Poh, professor... era a resolução passo a passo das equaçoes que estava precisando... veio passoa passo ate aqui, ai no finel deu preguiça??.. mas muito brigado pelo seu conteudo.. meus parabens.
Olá prof Douglas, saúde e paz!!! Gostaria se possível, q vc postasse alguns videos abordando as leis de kircchoff de forma mais detalhada. Estou cursando eletrotécnica (Senai PVH) e após assistir esse video me apaixonei pelas suas aulas. Excente abordagem, entretanto entendo q é impossivel falar sobre tds os detalhes em apenas 28min. Grato! Um abraço!
Professor, o senhor é muito fera. Eu não sou muito fã da física, mas o senhor está me fazendo gostar muito da matéria. Meu objetivo é fazer prova para a Efomm e estou mais confiante assistindo suas aulas. Se tiver um tempinho posta uns vídeos sobre dinâmica. Não desista do canal! Abraços!
Você pode isolar o i1 na primeira equação e substituir na segunda, que já sairia tranquilo. Tipo i1 = (2 - 4 i2) / 5 Na equação de baixo coloca esse valor pra i1 e acharia o i2, depois, tendo o valor de i2, é só substituir na equação isolada do i1 e achar ele.
Professor, sou um grande admirador do seu trabalho, você possui uma excelente explicação e faz excelentes desenhos. Só um comentário: O que determina o consumo de um aparelho elétrico é a potência desenvolvida por ele, e não o nível de tensão em que ele é alimentado. Muita gente confunde, acha que equipamento alimentado em 220 Volts consomem mais, o que não é verdade. O consumo será o mesmo que um equipamento alimentado em 110 Volts. O que muda é a corrente, visto que todo circuito elétrico possui um valor de resistência que é fixo. E isso pode ser entendido mais facilmente pelas leis de OHM. Inclusive gostaria que o Sr. falasse sobre as leis de OHM para que as pessoas entendam.
Elton, creio que estais equivocado... Vamos raciocinar juntos: Considere uma aparelho, cuja resistência não se altere com a valor de tensão ao qual ele será ligado ( R = constante). Para saber a potência que este aparelho vai consumir, vamos uso da equação: P = U^2/R Logo, se a resistência não muda, a potência será proporcional ao quadrado da tensão. Portanto, se um aparelho que estava ligado em 220 V , passar a ser ligado numa rede de 110 V , o consumo de energia elétrica será 4 vezes menor (já que a tensão caiu pela metade).
@@abner20bushi o consumo só será o mesmo se os aparelhos tiverem valores nominais de potência iguais. Tipo: Chuveiro elétrico (220V - 4400W) Chuveiro elétrico (127V -4400W) Mas, por exemplo, eu resido aqui no interior do RN ( tensão 220V) e eu adquira um aparelho de valores nominais ( 220V - 1000W). Se eu mudar pra região sudeste (tensão 127V) e levar meu aparelho junto e ligá-lo na rede, ele não irá consumir menos energia?
@@abner20bushi Ainda discordo de ti. Se tal aparelho foi projetado para funcionar na tensão de 220 V , então quando for ligado na tensão de 127 V ele continuará funcionando (só que de forma parcial). No caso de uma lâmpada, por exemplo, ela brilharia menos. A "queima" do aparelho só ocorreria para tensões acima de 220 V.
A título de informação, como seriam os caminhos se o circuito tivesse três malhas? Eu faria uma análise da primeira malha, depois das duas primeiras e no final faria das três? Muito obrigado pela aula Professor!
13.18 O Sr está certo quando diz que ai há uma queda de potencial. 90% dos professores que ensinam a lei de Kirchhoff dizem ao contrario ,É como se a chuva chovesse para cima.
Mas se i2 tem um sentido contrario ao qual você chutou, então i3 não iria ser i1 + i2? já que as duas correntes estão entrando no nó, e somente o i3 saindo.
Sim! O fato de o valor da corrente ser negativo só diz respeito ao sentido da corrente. Como o professor falou: você pode chutar o sentido da corrente como quiser. No final da questão teremos o valor do módulo e (pelos sinais) o sentido de cada corrente. O sentido que damos a corrente no início é só pra podermos se situar na questão, mas até onde eu sei não dá pra saber o sentido de antemão.
O que acontece é que o resistor faz com que diminua o potencial da energia que entra nele. Como o professor falou no início do vídeo: o resistor faz com que ocorra uma resistência à passagem de corrente no circuito. Ele dificulta a passagem dessa corrente, da forma que parte da energia de entrada é transformada em energia térmica, diminuindo assim o seu potencial na saída. Daí a explicação do porquê a tensão na saída do resistor seja menor que na entrada. Um exemplo mais didático: o que ocorre num circuito com resistor é parecido (nas devidas proporções) com o que ocorre num exercício físico de corrida. Funciona mais ou menos como correr na areia da praia comparado à pista, você precisa gastar muito mais energia na areia (embora consiga correr) do que numa pista comum. No final a energia que foi gasta numa corrida na areia "fofa" é muito maior que numa pista. Você sai muito mais cansado e com perda de potencial. Do mesmo modo funciona um resistor, só que a "corrida" que ele dificulta é a dos elétrons.
Você ainda não se descobriu. Descubra o que te satisfaz e faça o máximo pra se aprimorar. Mas o resultado não é tão importante quanto a satisfação de aprender
Professor uma dúvida: quando o sentido de I2 é invertido, naquele nó de cima chegarão I1 + I2, aí o sinal de I2 terá que ser invertido nas demais equações ! Me corrija. Forte abraço e novamente PARABÉNS !!!
Qual é exatamente a definição de tensão elétrica? Qual seria a diferença entre ddp e potencial elétrico e, por fim, uma corrente gerada em um circuito sempre vem do gerador, não é? A corrente, que é o fluxo ordenado de elétrons (elétrons estes que já estão presentes no material que compõe o circuito), é gerada pela ddp, certo? Sempre resolvi exercícios de eletrodinâmica, mas nunca entendi muito bem os conceitos que estão por trás.
Oi, Otávio! Vamos por partes: 1- tensão elétrica é o mesmo que d.d.p. Além disso, ela representa a quantidade de energia elétrica transformada em outros tipos de energia, quando uma unidade de carga é levada de um ponto a outro. Assim volt é igual a joule por coulomb. 2- d.d.p. é a diferença de potencial, ou seja, a diferença entre dois potenciais elétricos. 3- a corrente em um fio é impulsionada por uma ddp. Ajudou? Abraço!
Parabéns professor. Minha dúvida é a seguinte: invertendo o sentido de I² acabamos indo de encontro à premissa inicial de que a I flui do maior para o menor potencial. Como explicar isso ? Muito obrigado e continue com essas aulas maravilhosas.
Se você calcular as tensões nos nós vai perceber que os sentidos das correntes estão de acordo com a convenção, isto é, flui do maior potencial para o menor.
show de aula, show de edição. VAMOS DIVULGAR PESSOAL, PORQUE ESTE CONTEÚDO ESTÁ GRATUITO E É DE QUALIDADE. A DIVULGAÇÃO RETORNARÁ ESTA AJUDA AO PROFESSOR
Muito obrigado pela força, Camilo! Ajuda demais!!!
Show de professor !!!
s mas saber transmitir-los nisso o Prof.Douglas é Mestre ,parabéns tens mha admiração e respeito.
Excelência de conteúdo,ser professor Não é somente adquirir conhecimento
@@fisicacomdouglas Olá ? Eu tenho uma dúvida por que em vez de ser usado os valores da segunda malha, você usou o valor da malha maior ? Isso pode acontecer, em outras malhas mais simples sempre ?
Douglas é de outro mundo!! Aula incrível!!
Uma ótima aula, bem explicado, prático e realmente segura a atenção da pessoa, sou estudante de eng. Elétrica e estou dando up grade nessas aulas.
Ótimo canal.
Vlw pelo conteúdo
Sou inscrito em vários canais, mas esta foi a melhor, de longe, explicação sobre este assunto!
Parabéns, e obrigado!!
Eu que agradeço! Muito obrigado, Keith!
Fixa os tópicos do vídeo: 😊
00:00 - Início
00:50 - Volt: Definição
03:08 - Resistor e resistência elétrica
05:35 - Gerador elétrico
09:40 - Receptor elétrico
15:44 - Exemplo de uma malha
17:17 - Lei dos Nós
19:44 - Calculando: Caminho A
22:32 - Calculando: Caminho B
24:08 - Calculando: Sistema de equações (A e B)
Melhor explicação sobre o assunto que já vi. Parabéns pela didática! Você é um excelente professor.
ótima aula, não desmerecendo outros docentes, mas o senhor conseguiu em poucos minutos explicar algo que outros demoram horas, e ainda fica duvidas
Eu estava com dúvidas, mas agora entendi tudo! Obrigada pela aula!!
Quem dera todo professor de Eletrotécnica e Eletrônica explicasse tão bem assim. Esse cara ta conseguindo me apaixonar ainda mais por física kk
Após 20 anos em eletrõnica, parei de decorar ( música na cabeça ) e aprendi a entender, sem decoreba ( apostilas ). Sua didática dos conceitos é excelente. Parabéns e muitíssimo obrigado por me ajudar a compreender, e entender, o que estou analisando.
Olá, Ivon! Estudar para compreender é tudo de bom né? Muito obrigado pela visita ao canal. Seja sempre bem-vindo! E fique a vontade pra comentar e pra sugerir assuntos. Se eu souber... dou um jeitinho 😉👍
ótimo conteúdo, ajuda até no ensino superior
Muito obrigado de coração ❤️
um dos melhores canais de física que já conheci... muito obgd Mestre!!!
Eu que agradeço, Marcos! Muito obrigado!
Deus abençoe o senhor e sua família. Muito obrigado pela aula.
Eu sou Ciro Calunga e escrevo de Angola;
É fantástica a sua maneira de explicar! queria dar mais de um like... mas não posso :(
EXCELENTE Aula!
Obrigado pela gentileza, Ciro! Abraços do Brasil!
Obrigado pelas aulas.
Douglas, vc é EXCELENTE!!!! SENSACIONAL!!!!
Minha nossa.....
Que aula magestosa....👍👍
Genial. Um método que segue a natureza das coisas. Fica fácil de entender.
Professor...meus parabéns!
Tema muito bem explicado e além disso é muito organizado.
Parabéns professor, sua explicação é excelente. Continue assim, vc é diferenciado.
Poh, professor... era a resolução passo a passo das equaçoes que estava precisando... veio passoa passo ate aqui, ai no finel deu preguiça??.. mas muito brigado pelo seu conteudo.. meus parabens.
Mto obrigado professor, estou preste a prestar um concurso e as suas aulas vem me ajudando mto
Ameeeii a aula muito obrigada tenho dificuldade nesse assunto de física agr to mais segura p resolver as questões.
Obrigado
EXCELENTE EXPLICAÇÃO PROFESSOR, FORMA MAIS DINÂMICA DE FAZER UMA ANÁLISE DO CIRCUITO.
Muito bom Douglas. Parabéns pelo excelente trabalho em prol do ensino de Física. 👏🏽👏🏽👏🏽
Ótima didática e apresentação. Parabéns
Finalmente entendi! Muito obrigada
Muito calmo queria ele desse aula na minha escola
calma e tranquilidade! didática perfeita ❤❤❤
Obrigado pela gentileza, Emanuela 💙💙💙
parabéns, vc explica muito bem!
Tirei minha dúvida sobre o tal Receptor elétrico, valeu
Aula muito boa, professor.
Que Deus abençoe o seu trabalho!
Aula fantástica! Você é show, professor. 👏👏👊👊
muito top sua aula, valeu professor grande abraço e muito likes você merece!
Olá prof Douglas, saúde e paz!!! Gostaria se possível, q vc postasse alguns videos abordando as leis de kircchoff de forma mais detalhada. Estou cursando eletrotécnica (Senai PVH) e após assistir esse video me apaixonei pelas suas aulas. Excente abordagem, entretanto entendo q é impossivel falar sobre tds os detalhes em apenas 28min. Grato! Um abraço!
Parabéns didática excelente!
eu tava desesperada semana passada porque não entendia (de jeito nenhum) essa matéria... e agora, entendi TUDO muito obrigada ❤
Caramba vc ta igual eu kkkkk
To no 2 ano e não tava entendendo merda nenhuma
O cara me salvou kkkkk
Agora estou feliz 🙂
Professor, muito obrigado! estava querendo revisar essa matéria.
Valeu por ter ajeitado a aula Douglas ❤️
Explicação perfeita
Achei a explicação excelente
Parabéns muito BOM, como calcular um resistor pull down na base de um transistor para Não acionar um rele involutário?
excelente aula...
Amei entendi tudo
Fico muito feliz, Kamila!
Como colocar like mais de uma vez? Showw de aula❤❤
Aula top!
Aula insana, nunca vi igual !!! Parabéns professor.
Parabéns pelo conteúdo!!!!
Professor, o senhor é muito fera. Eu não sou muito fã da física, mas o senhor está me fazendo gostar muito da matéria. Meu objetivo é fazer prova para a Efomm e estou mais confiante assistindo suas aulas. Se tiver um tempinho posta uns vídeos sobre dinâmica. Não desista do canal! Abraços!
+Jonas Simões obrigado, Jonas! Espero que você obtenha sucesso na prova da EFOMM! Há algum assunto da dinâmica que você queira em especial? Abraço!
Professor Douglas Gomes Muito obrigado, mestre! Tem sim. Plano inclinado (com e sem atrito).
+Jonas Simões vou providenciar 😉
excelente explicação, excelente professor!!!
ótima aula !!!
me ajudou muito👍👍👍
aula maravilhosa professor
Que aula incrivel
Professor excelente!
Muiiiiiiito bom mesmo, que beleza!
Muito boa aula professor .Muito obrigado por nos passar seus conhecimentos.Deus abencoe
Eu que agradeço. Sucesso para você!
@@fisicacomdouglas Muito obrigado
Gostei da analogia da mosca. Vou usar na minha aula rs
muito boa tuas aulas. Sou inscrito
Mestre valeu pela aula, excelente explicou de forma bem simples, se possível uma aula sobre o teorema de Thevenin
Excelente aula prof , está de parabéns 👏👏👏👏🚀🚀
Obrigado, Jonathan! Espero conseguir ajudar mais vezes!
24:20 minha dúvida é justamente em resolver estas equações.
Você pode isolar o i1 na primeira equação e substituir na segunda, que já sairia tranquilo. Tipo i1 = (2 - 4 i2) / 5 Na equação de baixo coloca esse valor pra i1 e acharia o i2, depois, tendo o valor de i2, é só substituir na equação isolada do i1 e achar ele.
parabéns professor não tem com não dar um jóinha.
Valeu, Rogerio!
Vlwww professor
Nossaaaaaaaaa, achei que nunca ia entender esse assunto
Ótima aula
Ótimo professor!!!
Que isso monstro demais 👏👏👏👏👏
Top parabens
você é fantástico
Que benção
Excelente!!
Obrigado, Elienai!
Professor, sou um grande admirador do seu trabalho, você possui uma excelente explicação e faz excelentes desenhos. Só um comentário:
O que determina o consumo de um aparelho elétrico é a potência desenvolvida por ele, e não o nível de tensão em que ele é alimentado. Muita gente confunde, acha que equipamento alimentado em 220 Volts consomem mais, o que não é verdade. O consumo será o mesmo que um equipamento alimentado em 110 Volts. O que muda é a corrente, visto que todo circuito elétrico possui um valor de resistência que é fixo. E isso pode ser entendido mais facilmente pelas leis de OHM. Inclusive gostaria que o Sr. falasse sobre as leis de OHM para que as pessoas entendam.
Elton, creio que estais equivocado...
Vamos raciocinar juntos:
Considere uma aparelho, cuja resistência não se altere com a valor de tensão ao qual ele será ligado ( R = constante). Para saber a potência que este aparelho vai consumir, vamos uso da equação:
P = U^2/R
Logo, se a resistência não muda, a potência será proporcional ao quadrado da tensão. Portanto, se um aparelho que estava ligado em 220 V , passar a ser ligado numa rede de 110 V , o consumo de energia elétrica será 4 vezes menor (já que a tensão caiu pela metade).
@@isaacmedeiros1077 O aparelho de 220v ligado em 127v (não é 110v) tentará compensar a perda de tensão com o aumento de corrente.
@@abner20bushi o consumo só será o mesmo se os aparelhos tiverem valores nominais de potência iguais. Tipo:
Chuveiro elétrico (220V - 4400W)
Chuveiro elétrico (127V -4400W)
Mas, por exemplo, eu resido aqui no interior do RN ( tensão 220V) e eu adquira um aparelho de valores nominais ( 220V - 1000W). Se eu mudar pra região sudeste (tensão 127V) e levar meu aparelho junto e ligá-lo na rede, ele não irá consumir menos energia?
@@isaacmedeiros1077 Vai haver aumento de corrente e ela vai praticamente duplicar. Como não foi projetada pra essa corrente, vai queimar.
@@abner20bushi Ainda discordo de ti. Se tal aparelho foi projetado para funcionar na tensão de 220 V , então quando for ligado na tensão de 127 V ele continuará funcionando (só que de forma parcial). No caso de uma lâmpada, por exemplo, ela brilharia menos. A "queima" do aparelho só ocorreria para tensões acima de 220 V.
En caso de duda, ¿la primera y multiplicada por 3 y la segunda multiplicada por 4?
Maravilhosa sua aula! #gratidão
Eu que agradeço, Isabela!
Qual equipamento é melhor de 120v ou 220v?
Cartiada legal nessas ultimas contas
Top!
Prof.Qual a diferença entre o resistor e o fusível?
21:31 esse 8 que ele por aí é negativo?
A título de informação, como seriam os caminhos se o circuito tivesse três malhas? Eu faria uma análise da primeira malha, depois das duas primeiras e no final faria das três? Muito obrigado pela aula Professor!
pedro ambrozio exatamente isso! Caminha pela terceira malha. Mas não se esqueça de aplicar também a lei dos nós 😉
13.18 O Sr está certo quando diz que ai há uma queda de potencial. 90% dos professores que ensinam a lei de Kirchhoff dizem ao contrario ,É como se a chuva chovesse para cima.
Um milhão de like!
Como é transformado a corrente eléctrica nos alternadores (Angola)
Grande video
Com suas aulas agente não decora, agente aprende
Mas se i2 tem um sentido contrario ao qual você chutou, então i3 não iria ser i1 + i2? já que as duas correntes estão entrando no nó, e somente o i3 saindo.
Sim! O fato de o valor da corrente ser negativo só diz respeito ao sentido da corrente. Como o professor falou: você pode chutar o sentido da corrente como quiser. No final da questão teremos o valor do módulo e (pelos sinais) o sentido de cada corrente. O sentido que damos a corrente no início é só pra podermos se situar na questão, mas até onde eu sei não dá pra saber o sentido de antemão.
Depois da transformação em energia térmica (ação feita do resistor) o que acontece e pq acontece?
O que acontece é que o resistor faz com que diminua o potencial da energia que entra nele. Como o professor falou no início do vídeo: o resistor faz com que ocorra uma resistência à passagem de corrente no circuito. Ele dificulta a passagem dessa corrente, da forma que parte da energia de entrada é transformada em energia térmica, diminuindo assim o seu potencial na saída. Daí a explicação do porquê a tensão na saída do resistor seja menor que na entrada.
Um exemplo mais didático: o que ocorre num circuito com resistor é parecido (nas devidas proporções) com o que ocorre num exercício físico de corrida. Funciona mais ou menos como correr na areia da praia comparado à pista, você precisa gastar muito mais energia na areia (embora consiga correr) do que numa pista comum. No final a energia que foi gasta numa corrida na areia "fofa" é muito maior que numa pista. Você sai muito mais cansado e com perda de potencial. Do mesmo modo funciona um resistor, só que a "corrida" que ele dificulta é a dos elétrons.
Como eles sabem a ddp da bateria ? Da pra saber antes?
Parabéns prof ; se eu colocar um amperimetro vai dar. O mesmo valor calculado
Professor, a ddp estudada em eletrostática é a mesma da eletrodinâmica quando se fala dos terminais de um gerador que origina uma corrente elétrica?
Ele é bom em ensinar,é bom em desenhar...
Eu,não sou boa em nada..kkkkk
Jesus!!!!😂😂😂😂
Você ainda não se descobriu. Descubra o que te satisfaz e faça o máximo pra se aprimorar. Mas o resultado não é tão importante quanto a satisfação de aprender
Professor uma dúvida: quando o sentido de I2 é invertido, naquele nó de cima chegarão I1 + I2, aí o sinal de I2 terá que ser invertido nas demais equações ! Me corrija. Forte abraço e novamente PARABÉNS !!!
Qual é exatamente a definição de tensão elétrica? Qual seria a diferença entre ddp e potencial elétrico e, por fim, uma corrente gerada em um circuito sempre vem do gerador, não é? A corrente, que é o fluxo ordenado de elétrons (elétrons estes que já estão presentes no material que compõe o circuito), é gerada pela ddp, certo? Sempre resolvi exercícios de eletrodinâmica, mas nunca entendi muito bem os conceitos que estão por trás.
Oi, Otávio! Vamos por partes:
1- tensão elétrica é o mesmo que d.d.p. Além disso, ela representa a quantidade de energia elétrica transformada em outros tipos de energia, quando uma unidade de carga é levada de um ponto a outro. Assim volt é igual a joule por coulomb.
2- d.d.p. é a diferença de potencial, ou seja, a diferença entre dois potenciais elétricos.
3- a corrente em um fio é impulsionada por uma ddp.
Ajudou? Abraço!
@@fisicacomdouglas Ajudou sim. Abraço!
Parabéns professor. Minha dúvida é a seguinte: invertendo o sentido de I² acabamos indo de encontro à premissa inicial de que a I flui do maior para o menor potencial. Como explicar isso ? Muito obrigado e continue com essas aulas maravilhosas.
Se você calcular as tensões nos nós vai perceber que os sentidos das correntes estão de acordo com a convenção, isto é, flui do maior potencial para o menor.
Professor, no caso se I3 = I1 - I2, o l1 teria que ficar negativo? Pra ficar -0,468-0,085=0553?
Na verdade... I3 = I1 + I2, se I3 = 0,553 A, I1 = 0,468 A e I2 = 0,085 A 😁
Se a luz é um fenômeno eletromagnético pq não vemos ela atraindo ou empurrando objetos ???
A energia é muito baixa, veja constante de Planck.
Então a energia 220v gasta mais que a 110 v ?