Essa temporada foi muito interessante...Acentuam os pontos fortes de Senna e Prost como pilotos... Senna com sua voracidade em pole positions e a sua velocidade bruta contra a inteligência e o ritmo de corrida do Prost... Destaque importantíssimo ao Piquet que fez uma excelente temporada com a Benetton!!!
Esqueceu de comentar a substituição do companheiro do Piquet nesse ano. Alessandro nanini perdeu um braço num acidente de helicóptero. Foi substituído por Roberto pupo moreno nas duas últimas corridas. Inclusive foi a última dobradinha brasileira na F1!
Li uma entrevista com um jornalista japonês sobre a idolatria do seu povo por Senna(que foi eleito uma das 100 maiores personalidades de toda a história mundial em uma pesquisa entre o povo japonês, à frente de imperadores nipônicos, shoguns, samurais, Napoleão, Einstein, Mozart, Da Vinci, Soichiro Honda, etc. Senna ficou em vigésimo segundo). O jornalista curiosamente citou essa corrida de Suzuka entre os motivos. Escreveu mais ou menos assim: "O povo japonês o idolatra porque, como um guerreiro, um samurai moderno, Senna toma o próprio destino em suas mãos, em atitudes, não fica apenas reclamando sobre os males, injustiça e dureza do mundo, vitimizando-se. Pelo contrário, vai lá e faz justiça contra os seus inimigos, vence. O povo japonês valoriza isso." Senna poderia ter ficado o resto da vida(infelizmente curta) de chorôrô de como haviam lhe prejudicado novamente em 90 após o escândalo de 89 e se conformado com um bicampeonato. Mas resolveu pegar o destino nas próprias mãos e se vingar 1 ano depois na mesma pista, no mesmo Japão, na frente das mesmas pessoas que o viram ser humilhado no ano anterior. Os dirigentes, depois do absurdo de 89, sequer tiveram a coragem de puní-lo, claro. De qualquer maneira foram episódios tristes, melhor que não tivesse acontecido assim nem em 89 nem 90, mas foi o que foi.
Carlos, boa tarde. Esse tópico merece um adendo. Senna e Berger descobriram que os pneus Goodyear apresentavam uma camada de cera que demorava uma ou duas voltas para limpar e dar a performance desejada os pneus, então eles pediam para raspar essa cera, e por isso fizeram uma porção de dobradinhas nos treinos. Já Prost e Mansell com a Ferrari não tiveram essa "manha" e andavam bem nas corridas. Na minha opinião em corridas (apenas em corridas) estavam iguais: McLaren e Ferrari. Abraço!!
Muito legal a série, está sendo muito bacana acompanhar e refrescar as memórias. O B190 foi um projeto idealizado pelo Rory Byrne. Quando John Barnard assumiu a chefia técnica em 90 todo o processo do gestação desse carro já estava em andamento
Uma coisa que muita gente reclama hoje, é que só 3 equipes ganham, RedBull, Mercedes, Ferrari. Desde de que Kimi ganhou o GP da Austrália 2013. Mas muita gente não acha ruim da f1 de Detroit 87 que deu Senna de Lotus Honda, até Monaco 96 com Panis de ligier Mugen. Nesse meio tempo de 9 anos só deu Ferrari McLaren Williams e Bennetton. Ninguém mais ganhou apenas 4 equipes. A temporada de 1990 foi auge do equilíbrio das 4.
O que eu critico mais na F1 depois da era Senna é a falta de dois ou mais pilotos estarem disputando o título até pelo menos as 2 ou 3 corridas finais, isso não acontecia nos anos 80 e início dos 90. Não me importo se apenas 2 equipes vencem, desde que haja disputa(limpa) entre seus pilotos. Vi isso acontecer poucas vezes na era moderna do esporte.....destaco o ano de 2010 e 2012 onde o talento de Alonso o levou a disputar até o fim aqueles campeonatos.
@@paulovargas3812 depois do Senna isso que você falou aconteceu em 94,96,97,98,99,2000,03,06,07,08,09,10,12,14,16. Dois pilotos levando até as duas últimas. 2010 e 2012 foram dos melhores da história da f1 em termos de competição mesmo. Da era Senna so foi mais hegemônico os de 85/92/93 a disputa do título. Apesar de 85 ter sido muito equilibrado as corridas, noa pontos o Prost passeou.
@@paulovargas3812 já pra mim ele ganhou menos do que mereceu, o esforço em 86 pra fazer pontos em várias corridas tipo 5 ou 6 e no fim pagou para ser campeão por um ponto. 1989 ele errou bem menos que o Senna o ano todo e fez bem mais pontos apesar de ter feito aquela merda toda no fim ele mereceu mais mesmo. Ainda tem a controvérsia de dois vices o de 84 e 88. Em 84 ele venceu 7 corridas contra 5 do Lauda, mas perdeu por meio ponto o título já que não tinha descarte na regra dos pontos favoreceu o título do mais regular. Depois em 88 ele fez muuuuito mais ponto que o Senna mas como tinha a regra do descarte valeu mais as 8 vitórias do Senna contra 7 do francês. Só nisso vc já tem 5 campeonatos que ele mereceu e ganhou 3(todos pilotos merecem mais do que conseguem afinal só um é campeão por ano) O título de 93 do Prost é brochado mesmo, o carro era muito melhor que o resto ele só fez arroz com feijão, o piloto teria que ser muito ruim ou inexperiente para não ser campeão na Williams 93, ainda sim o Prost foi menos bem que o Mansell 92, outro passeio.
@@pauloluciomachadodebrito8107 Meu amigo, respeito sua opinião, mas vê-se que vc não se informou adequadamente sobre esses campeonatos que menciona ou então é um anti Senna declarado. Se não vejamos: Em 86 a briga entre Piquet e Mansell lhe entrega de bandeja o campeonato ok? Ah mas ele pontuou onde podia, td bem, mas isso é merecer o título? Não na minha opinião. Agora 89......vou ser bem suscinto....tire a mão amiga do Balestre e metade das quebras que Ayrton sofreu e ele teria ganho com os pés nas costas, sem falar do Mansell o tirando da corrida de Portugal....isso é merecimento?? Não na minha opinião. Sobre os vices nem vou perder tempo, ainda mais no de 88, pois regulamento é regulamento e o que valia eram quem vencia mais e Senna não só venceu mais como foi mais rápido em toda a temporada....não há discussão amigo. em 93 foi açoitado mesmo pelo talento brilhante do Ayrton, aquilo foi merecimento? Bom...ali concordamos enfim que não.
Essa história do Senna ter cogitado ir para benneton, em 90 poderia soar loucura, já que a Mclaren estava ganhando tudo, mais hoje vendo a história escrita, já em 91 a Mclaren já não tinha o melhor carro e em 92 a Benneton já tinha um carro de igual para melhor e de 93 a 95 a benneton estava anos luz a frente da Mclaren, resumindo o Senna já estava imaginando que a turma que estava na Benneton faria uma grande trabalho
93 só o motor era melhor, pois era um Ford de primeira linha pros italianos (muito graças a pressão e ameaça de Flávio Briatore) e um de Segunda linha pros britânicos, onde Senna tirou muito leite de pedra (Interlagos, Donnington Park e Mônaco, além de Suzuka e Adelaide)
O título de 1990 do Senna fico manchado pela batida em Suzuka. Particularmente acho a frente do MP4/5B esteticamente muito feio, mas ele era muito bom com um canhão de motor chamado Honda Ra 101E V10 aspirado e nas pistas de altas não tinha como pegar. A Ferrari 461 possuía linhas modernas desenhadas pelo lendário Steve Nichols, levado p/ Maranello por Prost. Acho a Benetton 190 lindíssimo, permitiu Nelsão a chegar em 3 naquela temporada e a fechada histórica no Leão em Adelaide. A Willians estava se reconstruindo com o bom FW 13 equipado com motores Renault e dominariam a categoria na temporada de 92.
Imperdoável vc comentar que o Senna jogou o carro pra cima do Prost, e jogou mesmo, mas não comentar a tramóia do Balestre de mudar o lado do pole para a parte suja da pista!!!!
@@RodaComRoda Pois é, todos sabem de onde partiu essa lenda. Os engenheiros e mecânicos da Honda e da Renault consideravam o Senna um "super-engenheiro" ou "o computador humano", na parte de acerto e mapeamento de motor não tinha para ninguém, tanto que foi a Renault que pagou para a multa para deletar Prost da Williams e abrir espaço para Senna, e da Honda nem precisa-se falar da admiração dos técnicos. Essa lenda de que ele não entendia de acerto só existe em parte no Brasil, e sabemos de onde vem, do invejoso geral da república. Isso não apaga o fato de que o Prost era um ótimo acertador, mas principalmente de anti-roll bars e na escolha e manejo de pneus, foi por esse último motivo em particular que ele ganhou o título de professor, inclusive.
O Piquet era (e ainda é, pois ainda está vivo) um PUTA INVEJOSO e vai ser conhecido eternamente como "TROFÉU LIMÃO" (O CARA MAIS AZEDO DO PADOCK), além, é claro, de BOLSOMINION LIXO E HATER DA REDE GLOBO
11:42 Se dessem essa Williams a um dos "4 cavaleiros do Apocalipse" ou "quarteto mágico" (prefiro chamar pelo segundo nome), com certeza a McLaren teria 1 título a menos
Sim....um exemplo a mp4/4 de 88 do senna tinha 1200 cv sem abs sem controle de tração downforce baixo embreagem com 6 marchas e agora tem 400 cv a menos cheio de tecnologia de segurança e câmbio borboleta facinho de dirigir
Só lha faltou a mesma coragem (que tem quando fala de Senna) pra dizer que Prost em 89, também joga seu carro de propósito em cima do brasileiro. No mais foi perfeito.
Eu sei que às vezes irrita, mas quando fundei o PF1BR em 2012 o plano era não torcer, e eu gosto de mostrar essas nuances. Realmente Prost vira bem antes da Chicane Casio em 1989, não há dúvidas
Não vejo como questão de coragem. Eh uma questão de interpretar. Em 1989 foi quase um acidente de corrida que se tivesse ocorrido no pelotão de trás não teria chamado atenção a não ser pela posição em que os carros ficaram. Foi uma decisão tomada pelo Prost no momento, na situação de corrida. O Galvão na narração fala que ia bater antes dos 2 baterem. Teve um ano que Piquet e Mansell se pegaram na mesma chicane sendo que um dos dois estava dando a volta no outro. Já em 1990, a situação foi mais premeditada. O Senna já largou planejando acertar a Ferrari. Planejou o acidente com antecedência. É lógico que como resposta ao ano anterior e ao fato de não mudarem a posição do pole position no grid, mas isso não exclui que tenha sido uma coisa muito mais propositada do que o acidente de 1989. Porém, Senna mais piloto que Prost sempre, sem dúvidas.
@@fabiodasilva244 O Senna em 90 queria fazer primeira curva antes do Prost, custava oq custasse. Ele foi na intenção de fazer a curva, mas no fundo ele sabia mesmo que ia acertar a Ferrari. Prost não esperaria por isso
Como considerar a Ferrari em 90 fazendo as curvas "redondas" ; como inferior ao McLaren a qual Senna "domava" para fazer a mesma curva. Vide Monza e outras pistas.
Porque a Ferrari do Prost QUEBRAVA DEMAIS E Senna só abandonou por quebra em Jerez (pedra no radiador) e Adelaide (cambio travou e ele se estatelou no muro)!
Essa temporada foi muito interessante...Acentuam os pontos fortes de Senna e Prost como pilotos... Senna com sua voracidade em pole positions e a sua velocidade bruta contra a inteligência e o ritmo de corrida do Prost... Destaque importantíssimo ao Piquet que fez uma excelente temporada com a Benetton!!!
Essa série é espetacular. É como voltar a adolescência anos 80/90 é indescritível. Parabéns!!!
Muito obrigado Saulo!
Esqueceu de comentar a substituição do companheiro do Piquet nesse ano. Alessandro nanini perdeu um braço num acidente de helicóptero. Foi substituído por Roberto pupo moreno nas duas últimas corridas. Inclusive foi a última dobradinha brasileira na F1!
Verdade, o moreno se emocionou bastante
Li uma entrevista com um jornalista japonês sobre a idolatria do seu povo por Senna(que foi eleito uma das 100 maiores personalidades de toda a história mundial em uma pesquisa entre o povo japonês, à frente de imperadores nipônicos, shoguns, samurais, Napoleão, Einstein, Mozart, Da Vinci, Soichiro Honda, etc. Senna ficou em vigésimo segundo). O jornalista curiosamente citou essa corrida de Suzuka entre os motivos. Escreveu mais ou menos assim: "O povo japonês o idolatra porque, como um guerreiro, um samurai moderno, Senna toma o próprio destino em suas mãos, em atitudes, não fica apenas reclamando sobre os males, injustiça e dureza do mundo, vitimizando-se. Pelo contrário, vai lá e faz justiça contra os seus inimigos, vence. O povo japonês valoriza isso."
Senna poderia ter ficado o resto da vida(infelizmente curta) de chorôrô de como haviam lhe prejudicado novamente em 90 após o escândalo de 89 e se conformado com um bicampeonato. Mas resolveu pegar o destino nas próprias mãos e se vingar 1 ano depois na mesma pista, no mesmo Japão, na frente das mesmas pessoas que o viram ser humilhado no ano anterior. Os dirigentes, depois do absurdo de 89, sequer tiveram a coragem de puní-lo, claro.
De qualquer maneira foram episódios tristes, melhor que não tivesse acontecido assim nem em 89 nem 90, mas foi o que foi.
Creio que o Senna só tomou essa atitude devido a mudança de lado do "poleposition"... e pensou: este ano não perco!!!
@@paulosalles9400 pelo que vi, ele queria fazer a primeira curva na frente do Prost. Era crucial pra ele curvar primeiro.
Top essa era inesquecível a ponto de todo dia deus daquela época vejo algo todos dias kkk
Carlos, boa tarde. Esse tópico merece um adendo. Senna e Berger descobriram que os pneus Goodyear apresentavam uma camada de cera que demorava uma ou duas voltas para limpar e dar a performance desejada os pneus, então eles pediam para raspar essa cera, e por isso fizeram uma porção de dobradinhas nos treinos. Já Prost e Mansell com a Ferrari não tiveram essa "manha" e andavam bem nas corridas. Na minha opinião em corridas (apenas em corridas) estavam iguais: McLaren e Ferrari. Abraço!!
Muito bom essa história da corrida e características e dos carros das equipes
Obrigado! Tem muito mais a caminho!
Muito legal a série, está sendo muito bacana acompanhar e refrescar as memórias. O B190 foi um projeto idealizado pelo Rory Byrne. Quando John Barnard assumiu a chefia técnica em 90 todo o processo do gestação desse carro já estava em andamento
Acompanhando essa série, demais. Sempre queria saber quando surgiu o bico de tubarão, os candelabros e agora vou conhecer.. valeu e muitos likes
Muito obrigado Elieser!
Oooooooo Ferrari bonita! A 641 e a 643 são maravilhosas. Espero que a beleza delas seja inspiração para a pintura de 2021.
Pior que NÃO FOI!
Ferrari 641, um dos carros mais bonitos da história da F1.
Os videos do Canal Roda com Roda são muito bons! Sempre contando historias muito interessantes da Formula 1.
Obrigado Luismar
Valeu, Tio Delvas!
Prost correu muito com a Ferrari em 90, Senna monstro com a Mclaren, sem dúvida essa rivalidade era ódio puro.
Você poderia mencionar o carro da Leyton House do Ivan Capelli.
Só tinha boniteza!
... sao 3 carros de F1 que adoro e tenho miniaturas. Lotus 86, Williams 87 e Ferrari 90.
Uma coisa que muita gente reclama hoje, é que só 3 equipes ganham, RedBull, Mercedes, Ferrari. Desde de que Kimi ganhou o GP da Austrália 2013.
Mas muita gente não acha ruim da f1 de Detroit 87 que deu Senna de Lotus Honda, até Monaco 96 com Panis de ligier Mugen. Nesse meio tempo de 9 anos só deu Ferrari McLaren Williams e Bennetton. Ninguém mais ganhou apenas 4 equipes. A temporada de 1990 foi auge do equilíbrio das 4.
O que eu critico mais na F1 depois da era Senna é a falta de dois ou mais pilotos estarem disputando o título até pelo menos as 2 ou 3 corridas finais, isso não acontecia nos anos 80 e início dos 90. Não me importo se apenas 2 equipes vencem, desde que haja disputa(limpa) entre seus pilotos. Vi isso acontecer poucas vezes na era moderna do esporte.....destaco o ano de 2010 e 2012 onde o talento de Alonso o levou a disputar até o fim aqueles campeonatos.
@@paulovargas3812 depois do Senna isso que você falou aconteceu em 94,96,97,98,99,2000,03,06,07,08,09,10,12,14,16.
Dois pilotos levando até as duas últimas.
2010 e 2012 foram dos melhores da história da f1 em termos de competição mesmo.
Da era Senna so foi mais hegemônico os de 85/92/93 a disputa do título. Apesar de 85 ter sido muito equilibrado as corridas, noa pontos o Prost passeou.
@@pauloluciomachadodebrito8107 Inclusive, na minha opinião o único mundial que Prost mereceu ganhar.
@@paulovargas3812 já pra mim ele ganhou menos do que mereceu, o esforço em 86 pra fazer pontos em várias corridas tipo 5 ou 6 e no fim pagou para ser campeão por um ponto. 1989 ele errou bem menos que o Senna o ano todo e fez bem mais pontos apesar de ter feito aquela merda toda no fim ele mereceu mais mesmo. Ainda tem a controvérsia de dois vices o de 84 e 88. Em 84 ele venceu 7 corridas contra 5 do Lauda, mas perdeu por meio ponto o título já que não tinha descarte na regra dos pontos favoreceu o título do mais regular. Depois em 88 ele fez muuuuito mais ponto que o Senna mas como tinha a regra do descarte valeu mais as 8 vitórias do Senna contra 7 do francês. Só nisso vc já tem 5 campeonatos que ele mereceu e ganhou 3(todos pilotos merecem mais do que conseguem afinal só um é campeão por ano)
O título de 93 do Prost é brochado mesmo, o carro era muito melhor que o resto ele só fez arroz com feijão, o piloto teria que ser muito ruim ou inexperiente para não ser campeão na Williams 93, ainda sim o Prost foi menos bem que o Mansell 92, outro passeio.
@@pauloluciomachadodebrito8107 Meu amigo, respeito sua opinião, mas vê-se que vc não se informou adequadamente sobre esses campeonatos que menciona ou então é um anti Senna declarado. Se não vejamos: Em 86 a briga entre Piquet e Mansell lhe entrega de bandeja o campeonato ok? Ah mas ele pontuou onde podia, td bem, mas isso é merecer o título? Não na minha opinião. Agora 89......vou ser bem suscinto....tire a mão amiga do Balestre e metade das quebras que Ayrton sofreu e ele teria ganho com os pés nas costas, sem falar do Mansell o tirando da corrida de Portugal....isso é merecimento?? Não na minha opinião. Sobre os vices nem vou perder tempo, ainda mais no de 88, pois regulamento é regulamento e o que valia eram quem vencia mais e Senna não só venceu mais como foi mais rápido em toda a temporada....não há discussão amigo. em 93 foi açoitado mesmo pelo talento brilhante do Ayrton, aquilo foi merecimento? Bom...ali concordamos enfim que não.
Essa história do Senna ter cogitado ir para benneton, em 90 poderia soar loucura, já que a Mclaren estava ganhando tudo, mais hoje vendo a história escrita, já em 91 a Mclaren já não tinha o melhor carro e em 92 a Benneton já tinha um carro de igual para melhor e de 93 a 95 a benneton estava anos luz a frente da Mclaren, resumindo o Senna já estava imaginando que a turma que estava na Benneton faria uma grande trabalho
93 só o motor era melhor, pois era um Ford de primeira linha pros italianos (muito graças a pressão e ameaça de Flávio Briatore) e um de Segunda linha pros britânicos, onde Senna tirou muito leite de pedra (Interlagos, Donnington Park e Mônaco, além de Suzuka e Adelaide)
A primeira Willians com bico de tubarão foi em 95 com o Hill
O título de 1990 do Senna fico manchado pela batida em Suzuka. Particularmente acho a frente do MP4/5B esteticamente muito feio, mas ele era muito bom com um canhão de motor chamado Honda Ra 101E V10 aspirado e nas pistas de altas não tinha como pegar. A Ferrari 461 possuía linhas modernas desenhadas pelo lendário Steve Nichols, levado p/ Maranello por Prost. Acho a Benetton 190 lindíssimo, permitiu Nelsão a chegar em 3 naquela temporada e a fechada histórica no Leão em Adelaide. A Willians estava se reconstruindo com o bom FW 13 equipado com motores Renault e dominariam a categoria na temporada de 92.
Ano que nasci. São 30 anos pra frente kkkk Abraços
Gostaria de saber quais as sensações, quais as lembranças de Barnard ao comprar um carro hoje e passar a mão por de trás do volante...
Esse motor Honda V10 foi pra Tyrrell em 1991 e o Modena fez o Senna tomar um sufoco no Qualify de Monaco. Logo ele que pediu um Honda V12
Pois é Fabio, essa mudança para V12 não foi aquelas coisas, depois foi destronado pelo Renault V10
Imperdoável vc comentar que o Senna jogou o carro pra cima do Prost, e jogou mesmo, mas não comentar a tramóia do Balestre de mudar o lado do pole para a parte suja da pista!!!!
7:45 deve ser por isso que piquet fala que SENNA não sabia arrumar carro,que foi campeão com o carro que PROST arrumou,etc ,etc...
É importante ter cuidado com esse assunto, descobri que existe uma entrevista falsa do Osamu Goto inventada por piquetistas no orkut em 2007
@@RodaComRoda Pois é, todos sabem de onde partiu essa lenda. Os engenheiros e mecânicos da Honda e da Renault consideravam o Senna um "super-engenheiro" ou "o computador humano", na parte de acerto e mapeamento de motor não tinha para ninguém, tanto que foi a Renault que pagou para a multa para deletar Prost da Williams e abrir espaço para Senna, e da Honda nem precisa-se falar da admiração dos técnicos. Essa lenda de que ele não entendia de acerto só existe em parte no Brasil, e sabemos de onde vem, do invejoso geral da república.
Isso não apaga o fato de que o Prost era um ótimo acertador, mas principalmente de anti-roll bars e na escolha e manejo de pneus, foi por esse último motivo em particular que ele ganhou o título de professor, inclusive.
O Piquet era (e ainda é, pois ainda está vivo) um PUTA INVEJOSO e vai ser conhecido eternamente como "TROFÉU LIMÃO" (O CARA MAIS AZEDO DO PADOCK), além, é claro, de BOLSOMINION LIXO E HATER DA REDE GLOBO
@@A.Santos1"O invejoso geral da República" 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Os V10 tem 1/6 de concentração de gasolina em ralação aos V12.
11:42 Se dessem essa Williams a um dos "4 cavaleiros do Apocalipse" ou "quarteto mágico" (prefiro chamar pelo segundo nome), com certeza a McLaren teria 1 título a menos
Você parece um pouco com o Ron Denis.
kkkkkkkk talvez a careca né, mas não tenho TOC
Delvas a Ferrari só passou a usar motores V10 em 1996 por conta do novo regulamento daquele ano, padronizando a especificação dos motores.
RafaXango! Obrigado!
AQUELES HOMENS SHOW da F1 ACABOU, HOJE OS CARROS ANDAM SOSINHOS.
Sim....um exemplo a mp4/4 de 88 do senna tinha 1200 cv sem abs sem controle de tração downforce baixo embreagem com 6 marchas e agora tem 400 cv a menos cheio de tecnologia de segurança e câmbio borboleta facinho de dirigir
90 para 2020... 30 anos!!!
Nem me lembre
Parabéns pelo trabalho, nao perco um vídeo do canal, em especial o que resume as temporadas. Aguardando o vídeo e 2001
o alesi era fã do jaspion ?
meu, e a Leyton House do Capelli? você se esqueceu de falar dele
Só lha faltou a mesma coragem (que tem quando fala de Senna) pra dizer que Prost em 89, também joga seu carro de propósito em cima do brasileiro. No mais foi perfeito.
Eu sei que às vezes irrita, mas quando fundei o PF1BR em 2012 o plano era não torcer, e eu gosto de mostrar essas nuances. Realmente Prost vira bem antes da Chicane Casio em 1989, não há dúvidas
Não vejo como questão de coragem. Eh uma questão de interpretar. Em 1989 foi quase um acidente de corrida que se tivesse ocorrido no pelotão de trás não teria chamado atenção a não ser pela posição em que os carros ficaram. Foi uma decisão tomada pelo Prost no momento, na situação de corrida. O Galvão na narração fala que ia bater antes dos 2 baterem. Teve um ano que Piquet e Mansell se pegaram na mesma chicane sendo que um dos dois estava dando a volta no outro.
Já em 1990, a situação foi mais premeditada. O Senna já largou planejando acertar a Ferrari. Planejou o acidente com antecedência. É lógico que como resposta ao ano anterior e ao fato de não mudarem a posição do pole position no grid, mas isso não exclui que tenha sido uma coisa muito mais propositada do que o acidente de 1989.
Porém, Senna mais piloto que Prost sempre, sem dúvidas.
@@fabiodasilva244 O Senna em 90 queria fazer primeira curva antes do Prost, custava oq custasse. Ele foi na intenção de fazer a curva, mas no fundo ele sabia mesmo que ia acertar a Ferrari. Prost não esperaria por isso
Como considerar a Ferrari em 90 fazendo as curvas "redondas" ; como inferior ao McLaren a qual Senna "domava" para fazer a mesma curva. Vide Monza e outras pistas.
Porque a Ferrari do Prost QUEBRAVA DEMAIS E Senna só abandonou por quebra em Jerez (pedra no radiador) e Adelaide (cambio travou e ele se estatelou no muro)!
14:38
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a ferrari de 1990 visto de cima parece um violão.
aaahhh se aquela benetton tivesse um v10
Pois é Leonardo, vimos o upgrade de 1994 para 1995
PRA MIM A F1 ACABOU A GRAÇA, NÃO EXISTE PEGAS, A CORRIDA É GANHA DOS BOXES TROCANDO PNEUs.
Era assim até mais ou menos 2010 quando acabou o reabastecimento, tem pegas sim, porém só no pelotão intermediário, infelizmente
Nao se fala do carater de prost e ajuda dada por Balestre.
Senista reclama de tudo.em 90 Senna quase machucou o allan na batida proposital q ele sena fez com allan.