Transporte de cargas terceirizado: você sabe quais documentos são necessários?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 24

  • @bsoft
    @bsoft  2 роки тому

    bsoft.com.br/
    Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades.
    bsoft.com.br/blog
    Siga-nos também através das nossas redes sociais!
    Facebook: facebook.com/grupobsoft
    Instagram: instagram.com/bsoft_oficial
    LinkedIn: www.linkedin.com/company/bsoft-internetworks
    Twitter: twitter.com/GrupoBsoft

  • @marcelino5471
    @marcelino5471 8 місяців тому

    Top top demais a explicação.

  • @thiagoriosbarros2287
    @thiagoriosbarros2287 7 місяців тому

    No caso da subcontratação de uma ETC, como fica a averbação de cargas se a transportadora subcontratante optar pela utilização do seu seguro. Como o MDF-e não é emitido pela subcontratante, é possível averbar sem este documento?

  • @carolinavigato6737
    @carolinavigato6737 2 роки тому +1

    Muito bom! Gostaria de saber se a transportadora subcontratada pode subcontratar um TAC ou equiparado? - obrigada!

    • @janainaandradebsoft
      @janainaandradebsoft 2 роки тому +1

      Olá, Carolina!
      Não há nada na lei que deixe claro que a transportadora subcontratada não pode contratar TAC ou TAC-equiparado. Porém, é preciso prestar atenção na emissão dos documentos fiscais, quem deve emitir CT-e e MDF-e, Vale-Pedágio e CIOT.
      Sugerimos que converse sobre este assunto com um contador de sua confiança que poderá analisar suas operações e lhe explicar melhor sobre a emissão dos documentos.
      Equipe Bsoft

  • @wesleyantonio2111
    @wesleyantonio2111 18 днів тому

    Boa noite!! O que podemos fazer para cancelar um CT-e depois que expira o prazo para cancelamento extemporâneo? É possível anular ou cancelar? Se não for possível, deverá haver pagamento mesmo o serviço não tendo sido concluído?

    • @bsoft
      @bsoft  10 днів тому

      Olá, Wesley!
      Entendemos que deseja cancelar o CT-e porque ele foi emitido mas o transporte referente a ele não foi realizado.
      Sendo assim, o correto seria o cancelamento, realmente.
      Porém, depois que os prazos para cancelamento regular e extemporâneo se encerram, não temos conhecimento de algum procedimento que possa resolver a situação. Antes poderia ser feita a anulação de valores através do CT-e de Anulação, mas desde junho de 2023 a anulação de CT-e deixou de existir.
      Então, neste caso, sugerimos que converse com seu contador, que vai poder analisar a situação e lhe dizer qual é a melhor forma de resolvê-la para que não tenha problemas com o fisco.
      Janaina Andrade - Equipe Bsoft

  • @kaueandrade325
    @kaueandrade325 Рік тому +1

    Caso aconteça um acidente que danifique a carga ou um roubo, o responsável é o motorista agregado ou a empresa que contratou o motorista agregado?

    • @bsoft
      @bsoft  Рік тому

      Olá Kaue. Precisamos de mais detalhes para entender melhor sua pergunta. Você gostaria de saber sobre o responsável pelo seguro ou o responsável pela carga?

  • @JosePereira-pc7nn
    @JosePereira-pc7nn Рік тому

    boa tarde. Obrigado pelo vídeo. Me tira uma dúvida sobre Transporte utilizando subcontratação, por favor.
    Em alguma situação, é necessário algum contrato de subcontratação entre as transportadoras?

    • @janainaandradebsoft
      @janainaandradebsoft Рік тому

      Olá, Jose!
      Um contrato firmado entre subcontratante e subcontratada, que descreva tudo que foi combinado entre vocês, pode ser uma garantia para ambas as partes.
      Sugerimos que converse com um contador ou advogado de sua confiança para verificar sobre a necessidade desse tipo de contrato o que deve constar nele.
      Equipe Bsoft

  • @lucienemoura5572
    @lucienemoura5572 Рік тому

    Na subcontratação de um autonomo, como fica inss e ir?

    • @janainaandradebsoft
      @janainaandradebsoft Рік тому

      Olá, Luciene!
      Temos um vídeo aqui no canal em que falamos sobre esses impostos que incidem na contratação de transportador autônomo e são destacados no RPA (Recibo de Pagamento ao Autônomo).
      ua-cam.com/video/2euaiKN8dpk/v-deo.htmlsi=F9w51yvCIEoj_Gbp
      Mas quando a questão são os impostos, o ideal é que converse com seu contador, que é o responsável fiscal da sua empresa, e poderá lhe orientar melhor quanto à incidência e ao cálculo dos produtos.
      Equipe Bsoft

  • @AndersondeLimaPereira-d3z
    @AndersondeLimaPereira-d3z Рік тому

    Boa tarde...
    Cara eu tenho uma grande dúvida...
    Trabalho em uma indústria e temos os dois tipos de transporte CIF e FOB...
    No caso de uma carga FOB saindo de nossa empresa, tendo em vista que o cliente não contratou uma transportadora e foi com o caminhão de algum terceiro lá retirar o produto. De quem é a responsabilidade da documentação de transporte?? No caso o MDF-e...

    • @janainaandradebsoft
      @janainaandradebsoft Рік тому

      Olá!
      No caso do frete FOB, é o cliente que assume os custos e os riscos do transporte. Portanto ele é o responsável pela documentação do transporte.
      Se o cliente, destinatário informado na nota, for emitente de NF-e e contratar um TAC ou for buscar a mercadoria com veículo próprio é ele quem deve emitir o MDF-e - além do contrato de transporte e do CIOT, em caso de contratação de TAC.
      Porém, caso o seu cliente seja MEI ou pessoa física ou jurídica não inscrita no cadastro de contribuintes do ICMS, ele é dispensado de emitir MDF-e.
      Equipe Bsoft

  • @lu14106
    @lu14106 Рік тому

    Ola! A transportadora responsável pelo transporte da carga , com menos de 3 veículos , precisa também emitir a CTE ?

    • @janainaandradebsoft
      @janainaandradebsoft Рік тому

      Olá, Lu!
      Empresas de Transporte de Cargas (ETC) devem emitir CT-e e MDF-e para registrar as operações de transporte remunerado de mercadorias de terceiros, independentemente do número de veículos em sua frota.
      ETCs que tem uma frota de 3 veículos ou menos (chamadas de TAC-equiparado), são equiparadas ao TAC (Transportador Autônomo de Cargas) somente em relação ao CIOT. Ou seja, quando houver a contratação de TAC ou TAC-equiparado, o contratante deve gerar CIOT.
      Porém, se a empresa realiza o transporte apenas dentro do mesmo município, em vez do CT-e e do MDF-e, é preciso emitir a penas NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica).
      É preciso entender melhor as operações da empresa para dizer exatamente quais documentos devem ser emitidos. Por isso, sugerimos que converse com um profissional de contabilidade, que vai saber lhe orientar com precisão.
      Equipe Bsoft

  • @sebastiaocesar100
    @sebastiaocesar100 Рік тому

    Eu trabalho em uma empresa eu preciso transportar uma máquina como faço para adquirir esse documentos

    • @janainaandradebsoft
      @janainaandradebsoft Рік тому

      Olá, Sebastião!
      De forma geral, o responsável pela execução do transporte é quem deve emitir os documentos fiscais que devem acompanhar a viagem.
      Mas é preciso entender melhor essa operação e qual é o seu papel para que possamos lhe dizer exatamente como obter esses documentos. Vai depender de quem é o proprietário da máquina, quem é o proprietário do veículo que irá transportar a máquina, se o transporte será feito por uma empresa de transportes contratada ou se será feito pelo proprietário da máquina.
      O ideal é que converse com um contador de sua confiança, que poderá analisar todos os detalhes desse transporte e lhe dizer exatamente quais documentos são necessários e como você pode obtê-los.
      Equipe Bsoft

  • @eliastorres2125
    @eliastorres2125 Рік тому

    Seria interessante falar a nomeclatura completa dos documentos, e não códigos de abreviação simplesmente

    • @bsoft
      @bsoft  Рік тому

      Olá, Elias!
      Anotamos a sua sugestão para garantir que, ao utilizar abreviações ou siglas nos vídeos, seus nomes completos também sejam mencionados, a fim de facilitar a compreensão.
      Evelyn - Equipe Bsoft

  • @andreluizvasconcelosvascon8901

    A trasportadora é obrigada pagar o ICMS ? Ou quem paga é o trasportador no caso o autônomo dono do caminhão ?

    • @janainaandradebsoft
      @janainaandradebsoft Рік тому

      Olá, André!
      De forma geral, o responsável por recolher o ICMS sobre a operação de transporte é a transportadora, que deve destacar o valor do imposto no CT-e e geralmente o inclui no valor do frete.
      Porém, dependendo dos detalhes da operação de transporte e das regras de cada estado, a responsabilidade de recolhimento dos impostos pode ser atribuída a terceiros.
      Sugerimos que converse com um contador de sua confiança sobre essa questão do ICMS, pois ele é o profissional capacitado e mais indicado para te auxiliar neste assunto.
      Equipe Bsof

  • @romeirocremonesi1486
    @romeirocremonesi1486 Рік тому

    QUEM DERA AS TRANSPORTADORAS PAGAR PEDAGIOS KKMK. DEVERIA TER UMA NORMA DE REGULAMENTAÇÃO PARA VALOR MINIMO DE FRETES . É UMA EXPLORAÇÃO PURA , FRETE BRAS E TAO , AS TRANSPORTADORAS PEGA O FRETE CHEIO E REPASSA POR UMA MICHARIA. O ORGAO ANTT , DEVERIA TER UMA REGULAMENTAÇÃO MELHOR EM CIMA DISSO .