bsoft.com.br/ Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades. bsoft.com.br/blog Siga-nos também através das nossas redes sociais! Facebook: facebook.com/grupobsoft Instagram: instagram.com/bsoft_oficial LinkedIn: www.linkedin.com/company/bsoft-internetworks Twitter: twitter.com/GrupoBsoft
Olá! Ficamos felizes em saber que gostou da explicação, Ilda! Seria necessário entender melhor os detalhes da sua operação, como se o contêiner será transportado vazio ou carregado, e quais seriam as suas dúvidas, para respondermos com maior precisão. Portanto, sugerimos que converse sobre essa questão com um contador de sua confiança. Ele poderá analisar todos os detalhes do transporte que irá realizar e lhe dizer exatamente quais documentos são necessários para evitar problemas fiscais. Desejamos muito sucesso na nova jornada! Evelyn - Equipe Bsoft
quais os documentos necessários pra o transporte aquaviario ex: no amazonas onde se usa muito os rios para transportar cargas quais os documentos necessários??
Olá, Elias! Em território nacional, são exigidos para transporte intermunicipal e interestadual, o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), independentemente do modal de transporte. Entretanto, para confirmar se você precisa emitir esses documentos no modal Aquaviário, recomendamos que converse com um contador de sua confiança, que é o profissional mais indicado para analisar os detalhes da sua operação e afirmar quais documentos são necessários. Evelyn - Equipe Bsoft
Tenho uma empresa de vendas porta porta (vestuários) viajo dentro do meu estado e estado vizinho Mercadoria é minha tal como o veículo tbm Minha empresa é MEI Eu preciso emitir MDFe?
Olá, Everton! Se você é MEI (Microempreendedor Individual), pessoa jurídica não inscrita no cadastro de contribuintes do ICMS, não precisa emitir MDF-e para esse tipo de transporte. Mas, caso seja contribuinte do ICMS e emitente de NF-e, será necessário emitir o MDF-e para acobertar o transporte. Vale lembrar que em ambos os casos é preciso ter uma forma de comprovar que, tanto os produtos que está transportando quanto o veículo que está realizando o transporte, pertencem ao mesmo proprietário. O ideal é que converse com um contador de sua confiança sobre essa questão. Ele poderá analisar os detalhes da operação que realiza e lhe dizer exatamente quais documentos você precisará portar durante o transporte e como poderá comprovar a propriedade do veículo e da carga. Evelyn - Equipe Bsoft
Encomendei um celular pela internet e apareceu essa mensagem: CARGA ERRADA | O embarcador expediu uma carga diferente da Nota Fiscal ou do pedido do destino. Oq dignifica ?
Olá, Kaua! Essa informação provavelmente é uma ocorrência do transporte registrada pela transportadora, informando algum problema que pode ter ocorrido no embarque. Para entender exatamente o que significa, o ideal é que entre em contato com o transportador ou com o embarcador, que poderá lhe explicar exatamente o que ocorreu com a sua mercadoria. Equipe Bsoft
Olá, Luciana! A ideia de um setor específico para realizar a emissão de CT-e já está sendo estudada pela direção da empresa. Agradecemos pelo seu comentário! 😃 Continue nos acompanhando para não perder as novidades aqui no canal! Equipe Bsoft
Olá, Rafael! A SEFAZ não impede a emissão de mais de vários CT-es com a mesma nota vinculada, mas nem sempre esse procedimento é correto. É possível utilizar a mesma nota mais de uma vez, desde que a mercadoria correspondente realmente esteja sendo transportada. Um exemplo disso são os casos de reentrega, onde houve a emissão de um CT-e para uma tentativa de entrega sem sucesso e em outro momento é emitido um novo CT-e com a mesa nota para ser feita uma nova tentativa de entrega. Neste tipo de situação, a mesma NF-e do produto pode ser vinculada em CT-es diferentes. Sugerimos que, sempre que estiver com dúvida sobre essa questão, consulte um contador de sua confiança. Equipe Bsoft
Olá, Gilson! Atualmente é necessário gerar o CIOT para operações que envolvem a contratação de autônomo, cooperativa de transporte ou transportadoras que possuem entre 1 e 3 veículos próprios. Se a transportadora em questão tiver 4 ou mais veículos próprios, o CIOT não é obrigatório. Caso ela tenha 3 veículos próprios ou menos, então será necessário que o contratante do serviço de transporte registre a operação e gere o CIOT. Espero ter ajudado. Equipe Bsoft
Olá, Fernanda! Não temos conhecimento de nenhuma lei que especifique esse prazo entre a emissão da NF-e e a coleta da mercadoria por parte do transportador a nível nacional. Mas é importante que converse com seu contador para verificar se não existe esse tipo de prazo previsto pela legislação do seu estado para o tipo de operação que realiza. Equipe Bsoft
Bom dia! Trabalho em uma transportadora, se o motorista estiver com todos esses documentos citados no celular em arquivo pdf ( DANFE, DACTE e DAMDFE ), pode ser aceito pela fiscalização nas estradas? Ou apenas se estiver impresso?
Olá, Marcos! De acordo com os Manuais de Orientação do Contribuinte, DANFE, DACTE e DAMDFE, que são as representações gráficas simplificadas da NF-e, do CT-e e do MDF-e, devem ser impressos antes do início da prestação de serviço para acobertá-la. Com base nessa informação, atualmente a fiscalização exige que o motorista tenha em mãos uma via impressa dos documentos auxiliares da operação. Equipe Bsoft
bsoft.com.br/
Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades.
bsoft.com.br/blog
Siga-nos também através das nossas redes sociais!
Facebook: facebook.com/grupobsoft
Instagram: instagram.com/bsoft_oficial
LinkedIn: www.linkedin.com/company/bsoft-internetworks
Twitter: twitter.com/GrupoBsoft
Perfeito, me ajudou a ir bem em uma entrevista hahah 😅
Que bom que pudemos te ajudar, Daiane! 😊
Ficamos muito felizes em saber que foi bem na entrevista! 👏
Adorei a explicação, estou iniciando em uma transportadora de containers, tenho algumas dúvidas sobre a documentação para coleta dos mesmos.
Olá!
Ficamos felizes em saber que gostou da explicação, Ilda!
Seria necessário entender melhor os detalhes da sua operação, como se o contêiner será transportado vazio ou carregado, e quais seriam as suas dúvidas, para respondermos com maior precisão.
Portanto, sugerimos que converse sobre essa questão com um contador de sua confiança. Ele poderá analisar todos os detalhes do transporte que irá realizar e lhe dizer exatamente quais documentos são necessários para evitar problemas fiscais.
Desejamos muito sucesso na nova jornada!
Evelyn - Equipe Bsoft
Abordagem do conteúdo de forma clara e direta - Parabéns pelo vídeo!
Obrigado, Carolina! Ficamos felizes em saber que gostou do vídeo! 😃
quais os documentos necessários pra o transporte aquaviario ex: no amazonas onde se usa muito os rios para transportar cargas quais os documentos necessários??
Olá, Elias!
Em território nacional, são exigidos para transporte intermunicipal e interestadual, o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), independentemente do modal de transporte.
Entretanto, para confirmar se você precisa emitir esses documentos no modal Aquaviário, recomendamos que converse com um contador de sua confiança, que é o profissional mais indicado para analisar os detalhes da sua operação e afirmar quais documentos são necessários.
Evelyn - Equipe Bsoft
Obrigado pelo vídeo, vou começar a trabalhar em uma transportadora tenho 20 dias para me preparar, acredito que seu canal vai ajuda.
Olá, Dario!
Ficamos felizes pelo seu novo emprego no ramo de transportes. 😃
Esperamos poder te ajudar!
Tenho uma empresa de vendas porta porta (vestuários) viajo dentro do meu estado e estado vizinho
Mercadoria é minha tal como o veículo tbm
Minha empresa é MEI
Eu preciso emitir MDFe?
Olá, Everton!
Se você é MEI (Microempreendedor Individual), pessoa jurídica não inscrita no cadastro de contribuintes do ICMS, não precisa emitir MDF-e para esse tipo de transporte.
Mas, caso seja contribuinte do ICMS e emitente de NF-e, será necessário emitir o MDF-e para acobertar o transporte.
Vale lembrar que em ambos os casos é preciso ter uma forma de comprovar que, tanto os produtos que está transportando quanto o veículo que está realizando o transporte, pertencem ao mesmo proprietário.
O ideal é que converse com um contador de sua confiança sobre essa questão. Ele poderá analisar os detalhes da operação que realiza e lhe dizer exatamente quais documentos você precisará portar durante o transporte e como poderá comprovar a propriedade do veículo e da carga.
Evelyn - Equipe Bsoft
Encomendei um celular pela internet e apareceu essa mensagem:
CARGA ERRADA | O embarcador expediu uma carga diferente da Nota Fiscal ou do pedido do destino.
Oq dignifica ?
Olá, Kaua!
Essa informação provavelmente é uma ocorrência do transporte registrada pela transportadora, informando algum problema que pode ter ocorrido no embarque. Para entender exatamente o que significa, o ideal é que entre em contato com o transportador ou com o embarcador, que poderá lhe explicar exatamente o que ocorreu com a sua mercadoria.
Equipe Bsoft
Bsoft precisa criar um setor de pessoal pra emissão de CTE. Com isso a gestão e a prestação do serviço de vcs fica completo.
Olá, Luciana!
A ideia de um setor específico para realizar a emissão de CT-e já está sendo estudada pela direção da empresa.
Agradecemos pelo seu comentário! 😃
Continue nos acompanhando para não perder as novidades aqui no canal!
Equipe Bsoft
Boa tarde, a nfe pode ser usada mais de 1vez para transportes ?
Olá, Rafael!
A SEFAZ não impede a emissão de mais de vários CT-es com a mesma nota vinculada, mas nem sempre esse procedimento é correto.
É possível utilizar a mesma nota mais de uma vez, desde que a mercadoria correspondente realmente esteja sendo transportada. Um exemplo disso são os casos de reentrega, onde houve a emissão de um CT-e para uma tentativa de entrega sem sucesso e em outro momento é emitido um novo CT-e com a mesa nota para ser feita uma nova tentativa de entrega. Neste tipo de situação, a mesma NF-e do produto pode ser vinculada em CT-es diferentes.
Sugerimos que, sempre que estiver com dúvida sobre essa questão, consulte um contador de sua confiança.
Equipe Bsoft
Boa tarde! Caso o transporte seja realizado por tranportadora com veículo próprio, é necessário o cadastro do CIOT?
Olá, Gilson!
Atualmente é necessário gerar o CIOT para operações que envolvem a contratação de autônomo, cooperativa de transporte ou transportadoras que possuem entre 1 e 3 veículos próprios.
Se a transportadora em questão tiver 4 ou mais veículos próprios, o CIOT não é obrigatório. Caso ela tenha 3 veículos próprios ou menos, então será necessário que o contratante do serviço de transporte registre a operação e gere o CIOT.
Espero ter ajudado.
Equipe Bsoft
Boa tarde! após a emissão da NF, existe prazo para a tranportadora efetuar a coleta?
Olá, Fernanda!
Não temos conhecimento de nenhuma lei que especifique esse prazo entre a emissão da NF-e e a coleta da mercadoria por parte do transportador a nível nacional.
Mas é importante que converse com seu contador para verificar se não existe esse tipo de prazo previsto pela legislação do seu estado para o tipo de operação que realiza.
Equipe Bsoft
Bom dia!
Trabalho em uma transportadora, se o motorista estiver com todos esses documentos citados no celular em arquivo pdf ( DANFE, DACTE e DAMDFE ), pode ser aceito pela fiscalização nas estradas? Ou apenas se estiver impresso?
Olá, Marcos!
De acordo com os Manuais de Orientação do Contribuinte, DANFE, DACTE e DAMDFE, que são as representações gráficas simplificadas da NF-e, do CT-e e do MDF-e, devem ser impressos antes do início da prestação de serviço para acobertá-la.
Com base nessa informação, atualmente a fiscalização exige que o motorista tenha em mãos uma via impressa dos documentos auxiliares da operação.
Equipe Bsoft