Existe uma grande dúvida entre proprietários de veículos quanto ao período de troca e ai surge a duvida: Qual óleo usar sintético, semissintético ou mineral???
Para quem roda em locais onde as manhãs são frias a maior parte do ano, é recomendável que se use nos motores Renault o óleo lubrificante 5w40. O 5 da viscosidade é referente a viscosidade do óleo na fase fria e quanto mais fino o óleo nessa situação melhor. É o meu caso.
O seu canal é TOP d+! Vc da importância devida a uma coisa que pouca gente se importa e que ao meu ver é a base de um motor bem cuidado e conservado. Parabéns e continue o trabalho
olá +Everton Hermes o período de troca é alterado de 6 para 12 meses dependendo do regime de uso do carro, pois o óleo pode ser o mesmo!!! Agora quanto ao uso de um óleo 0W por exemplo, não é indicado justamente pelo motivo do projeto deste motor não ter sido desenvolvido com este tipo de óleo!!!!
Olá Fabrício, gostei muito do seu vídeo com respeito a troco do óleo só porque a kilometragem do carro atingiu mais de 100000 km, como vc falou o manual da carro não fala que deve trocar de óleo só porque atingiu uma kilometragem alta, se damos manutenção no veículo isto é que importa. Valeu Fabrício.
Wellington Gomes muito complicado mesmo!!!, vc como proprietário acaba sendo induzido ao erro, e se ocorrer um problema mais sério eles dever arcar com as consequências, pois se quer houvi relato de ter saído qualquer errata sobre este erro!!!!
Tenho um Sandero... e uso o 10w40 da Elaion (YPF) e eu troco a cada 5 mil km... esses dias tive que trocar o silicone do carter, e o motor esta limpinho.
O vídeo é ótimo e auto explicativo. Depois do vídeo comecei a trocar corretamente o óleo de acordo com o uso do carro, no meu caso severo. Mas infelizmente só descobri que estava trocando errado após o vídeo. Detalhe que fiz as revisões no fabricante e nunca fui informado que deveria trocar a cada 5.000 mil km pra uso severo. Agora o nível do óleo baixa muito rápido.
OBRIGADO AÍ FABRICIO PELA INFORMAÇÃO FOI MUITO UTIL PARA MIM, EU TAVA EM DÚVIDAS MAS FOI SANADA A PARTIR DESSA INFORMAÇÃO TBM VI NO MANUAL Q TBM PROCEDE.
A maioria das montadoras recomendam troca a cada 5 mil km pra regime severo, por exemplo 90% das pessoas andam no trânsito caótico das cidades, então a troca tem que ser 5 mil km.
Ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro. No meu caso, faz 6 meses que comprei o carro, (Renault Sandero 1.0 2015) - rodo pouco, em trajetos curtos na cidade, ou seja, uso severo. Rodei uns 2 mil km só, mas já vou trocar o óleo e filtros, (até porque não sei se a loja trocou, ou se a primeira dona fazia manutenção no tempo correto).
Melhor canal de informações sobre o assunto. Como a postagem de vídeos diminuiu poderiam fazer uma série respondendo os comentários. Por exemplo.... Mudei do ELF 10W40 para o 5W40. Tenho que fazer outra troca até 500km para limpar o motor?
ok . acho que entendi. Sempre andando muito forte haverá sempre muito mais desgaste do cambio e do motor, mesmo andando 80% do tempo em estradas, longas distancias acima de 50 km, do que andar "normal", sem pisar sempre exigindo o máximo da marcha, quando ele grita. Deveria ter colocado militec desde o começo, com o carro zero, mas acho que não tem problema nenhum ainda, pois fiz as trocas sempre na concessionária na garantia, com 10 000 mai uns 500 km. usei também o perfect clean agora e o nível barulho de uso do motor em marchas reduzidas diminuiu, bastante, acho que era carbonização. Levei o carro para um retificadora de motor e um mecânico e eles n ão vêem nenhum problema no motor, barulho etc. obrigado pela dica e pelas boas informações do seu canal... Vou pesquisar em oficinas de câmbio automático se o jeito que ando já desgastou algo em meu câmbio e se deve fazer uma troca antecipada do óleo de câmbio. Um abraço...
Não existe esse negócio de óleo X ser para 5 mil e óleo Y para 10 mil.Quem define a durabilidade do óleo é o fabricante do veículo, pois ele quem faz os testes de bancada no motor.Outra coisa que muitos não se atentam é no tipo de uso, severo ou normal.Para quem dirige em cidades, anda e para, é considerado severo, e normalmente a recomendação de troca é metade da condição normal, quando se dirige em estradas.
Olá Fabricio, a recomendação é importante por isso venho ampliar o conhecimentos para os proprietários da linha Renault, o Óleo Motul também é o recomendado inclusive esta no site da Motul. E a viscosidade recomendada é 5w30 ou 5w40. É isso forte abraço.
Olá amigo ...fiquei feliz por ter encontrado alguém com alguns conhecimentos de lubrificantes. Coisas rara por aqui !O conceito sintectico não é exacto! Muito óleo vendido por sintectico na verdade são mineral com tratamentos ou hidrogenados e hidrocrakeados. O que em termos de índice de viscosidade se aproxima do verdadeiro sintectico ( já digo como Se chama). O problema tem a ver com a oxidação, o verdadeiro sintectico quase não tem oxidação porque é uma cadeia perfeita de carbono e hidrogénio. No fabrico de um óleo de motor. Se usa até 5 bases diferentes. Consoante a percentagem do tipo de base e o seu índice de viscosidade classificam como mineral , semi sintectico ou sintectico . Existem vários verdadeiros sintéticos . Mas na área automóvel em princípio só dois o Polialfaolefina (PAO)e os POE Ésteres . Quanto a não misturar óleos minerais com sintéticos e outro mito. Estes dois podem misturar.... E são estes os usados na indústria automóvel. Os poliequilenosglicol (PÁG) esse não pode misturar com nenhum. Mas não se usa em óleos de motor. Abraços de Portugal.
Boa noiteb+Carlos Pinto muito agradecido por sua participação aqui, realmente há muito produto no mercado atualmente considerado sintético por seu desempenho e não por sua base mais pura como os POA e Ésteres, sempre busco maiores informações e o fato de não ter formação química ou técnico em lubrificantes faz com que isto leve mais tempo para serem obtidas, principalmente sobre este mito, e recentemente no curso de Lubrificantes que realizei esta foi uma pergunta que fiz e o engenheiro me disse a mesma coisa, mas eu sempre ouvi de inúmeros técnicos e palestrantes o contrário de que tal mistura é proibida, mas agora tenho uma nova concepção deste mito, e estou até elaborando um vídeo sobre este assunto. Aproveitando o ensejo, vc trabalha com lubrificantes por aí em Portugal??? Abraços!!!
+Olho no óleo (Fabrício Galvani) Olá Fabricio sim trabalho com lubrificantes. Comecei na Fuchs. depois Total fui diretor da Krafft em Portugal Eni e agora sou chefe de um projecto industrial com Castrol se necessitares de algo avisa ok
+Carlos Pinto muito legal, aqui é difícil de encontrar produtos da linha Fuchs. Aproveitando a oportunidade caso possível me envie seu contato para o meu e-mail fabriciogalvani@hotmail.com deste modo poderei fazer contato mais facilmente qdo necessário!!!
exelente dica, ai no meu caso meu carro eu ando o dia enteiro so de primeira pos faço propaganda (carro de som) e muito severo devo reduzir a metade da metade meu motor funciona quase como um motor estacionario, valeu
boa noite amigo *****, os fabricantes costumam recomendar nestas situações fazer a troca apenas na metade da troca normal, por exemplo de 10mil para 5mil km, agora no seu caso seria uma ótima forma de troca se existisse uma recomendação do fabricante de um número minimo de horas de funcionamento, e tivesse este horímetro no carro para acompanhar, assim como é realizado nos motores estacionários!!! Sendo assim, caso vc queira fazer a troca antes melhor para o seu motor, contudo não há como saber se este lubrificante que vc está usando poderia continuar rodando por mais quilômetros, na verdade é possível saber sim o estado deste lubrificante porém somente em análise feita em laboratórios especializados!!! Espero ter ajudado, muito obrigado por participar do canal, abraços!!!
Tenho um Peugeot 207 1.4 8v. E está com mais de 100 mil Km rodado. O Mec^snico me disse que acima de 100 km o recomendado é trocar o óleo a cada 5 mil km. É o que eu tenho feito. mas preciso checar o manual realmente.
A troca de óleo a cada 5.000 kms ou 6 meses é um padrão pois posso programar outras trocas: A troca do filtro de combustível a cada duas trocas de óleo, o filtro de ar e velas de ignição a cada três trocas de óleo e por o Militec a cada quatro trocas de óleo.
Quanto ao intervalor de troca, o óleo deve ser substituido a a cada 100 horas de funcionamento do motor. É fácil controlar, a cada troca de óleo zerar o computador de bordo. Quando indicar que o motor funcionou 4 dias e 4 horas, faça a troca do óleo. Assim se a sua velocidade média: for de 100 km/h, troca a cada 10.000 km for de 80 km/h, troca a cada 8.000 km for de 50 km/h, troca a cada 5.000 km for de 20 km/h, troca a cada 2.000 km O que mais importa é o tempo de funcionamento do motor e não a distância percorrida!
+Olho no óleo (Fabrício Galvani) caro amigo tenho um ONIX 2013 a primeira troca foi com 1000km e esta com 8000km e ainda não troquei percebi que apresentou um barulhozinho tipo um grilinho no motor como se fosse tucho idraulico o que sera que aconteceu. obrigado por responder.
Segue o manual ... Manual do meu Citroen manda trocar com 15 mil kms, nas revisões. Com 110 mil deu borra e começou a bater. Descobri que diminuíram para 10 mil nos carros iguais mais novos. Eu fiquei com o problema que a fábrica causou.
Fiquei 7 anos com um Chevrolet prisma motor 1.4 ano 2009. , viajei 5 vezes de SP x nordeste nunca tive problemas ( trocava óleo com 3.500 Km e correia dentada e tensor com 20 mil )
Olá ótimas informações amigo, tenho uma dúvida. Comprei uma duster 2013/2014 com 120 mil km, na loja que comprei o vendedor disse que o antigo dono usava o 5w30 elf, fui na concessionária Renault aqui em Fortaleza eles me venderam o motrio 10w40. Minha pergunta é, posso na próxima troca colocar o 5w30, ou 5w40 elf ou motrio sintético ?? Pois vc fala e ouvi outros também falando que oléo sintético é melhor que o semisitetico
USE O OLEO QUE O FABRICANTE MANDA NO CASO A RENAULT RECOMENDA O OLEO (MOTRIO 10W40 SEMICINTÉTICO) SE VC AINDA QUISER DEIXAR O CARRO EXCELENTE TROCA COM 5.000 KM O MOTOR DO SEU CARRO VAI AGRADECER MUITO, OS CARAS DE FORTALEZA COLOCARAM O OLEO CERTINHO PARABENS PARA ELES. SHALOM
1º Ler o manual! Aí você chega no posto de combustíveis e o "pessoal" diz: motor com mais de 100.000 km? É motor cansado!!! Tem que colocar óleo mais grosso! Tem mais folga! Borra? Aditivo anti borra! - Vão pra os Raios!!!! - Isso contribuiu para o desgaste! Tive que mandar fazer o motor com *só* 140.000 km!!!! Agora, recém 260.000, com trocas de óleo a cada 4000 ou 5000 dependendo do uso do uso e 15W40 semi, para um motor 1.0 da VW de 1.997 (ano). 2º Ler o manual do *seu* carro!
Rodo 10 mil quilômetros a cada dois meses, em média. Moro numa cidade e trabalho em outra. Dirijo em média 160 quilômetros por dia. Rodo muito pouco na cidade. Meu carro é um Novo Sandero 1.0 2014/2015. Durante os dois primeiros anos fiz a troca de 5 em 5 mil. Agora estou fazendo de 10 em 10, rodando no mesmo trajeto. Há necessidade de trocar antes? Posso trocar com uma maior quilometragem?
Bom dia. mecânico do estacionamento que fezes o cabeçote do HONDA FIT LxANO 2004.ele colocou o olio 5w30. Já acabou a garantia da retifica. .... EU QUERO COLOCAR O ÓLEO CERTO 10W30 . NÃO VAI DAR PROBLEMA NO NOTOR.
6 місяців тому
Os carros tem as recomendacoes dos manuais. Mais, também tem a ver que óleo vc usa, é um óleo bom que vai te levar sem problema até pelo menos 5.000 kms? Ou o mecánico tá usando um óleo baratinho e ruim só pra ganhar mais grana sem se importar com o desempenho do carro? Muitos óleos tem uma relacao boa entre TBN e TAN, como por exemplo a Shell Helix Ultra, que tem uma ótima duracao pra chegar inclusível até os 8-9.000 kms no limite, conducindo em cidade com tráfico pesado. Também em cada troca de óleo tem que trocar todos os outros filtros, de óleo, de ar, e de combustível. Isso nao se negocia.
muinta gente nao sabe o porque de varias referencias ao oleo que é aplicado unicamente para lubrificar o motor e nada mais.... passo a citar que tem a haver com factores cruciais TEMPERATURA e VISCOSIDADE muinta gente já fritou batatas fritas e notou que o oleo fica mais fluido escaldado ora ai esta vamos entao aprofundar a questao ... todos motores tem o seu limite de temperatura ou seja e sua escala aonde o circuito de refrigeraçao opera na estabilidade para manter a temperatura dentro dos valores admissíveis no trabalho normal do motor ate poderiamos excluir os indices de viscosidade dos lubrificantes se a temperatura exterior " climaterica " fosse constante pois é ai que se joga com as viscosidades para manter o motor lubrificado em climas frios ou quentes o" summer winter" de inverno prefere-se os oleos 5W40 ou ainda mais fino 5W30 a sua funçao é assegurar com o motor frio que todo motor seja mergulhado em oleo em suspensão nao havendo o risco de caldear com as acelarações mais fortes é oleo que se deve usar de inverno independente da quilometragem ... de verao temos o oposto os 10W40 e o 15W40 mais viscosos mais aptos para funcionar com o motor em altas temperaturas externo e interno porque nao tem o perigo de oleo perder a pelicula lubrificante nas temperaturas mais criticas assegurando o atrito dentro dos parâmetros admissiveis muinta gente faz a drenagem do oleo porque atingiu o vencimento permitido pelo fabricante mas o oleo pode perder as características as propriedades muinto antes se a utilizaçao for intensiva "muinto desportiva" agressiva pode contar mais tarde ou mais cedo vai ter que desmontar o motor para mudar a junta de guarniçao do cabeçote ... ATENÇAO estas normas sao invalidas quando fabricante automovel manda um aviso explicitamente gravado no motor a norma o indice de viscosidade obrigatoria nao se pode alterar durante toda a vida util do motor incluindo RODAGEM geralmente estes veiculos vem equipados com sistema de refrigeraçao do oleo lubrificante em que este permanece a uma temperatura constante e viscosidade que nao penaliza o rendimento do motor ... no meu carro faço a drenagem do oleo independente da quilometragem mudo duas vezes ao ano oleo fino de inverno e oleo denso de verao já esta com quase 500.000 km sem abrir o motor ...interessante
Eu morando no nordeste no Brasil sempre usei nos veículos, todos diesel no caso, oleo em viscosidade média 15w40, sempre procurando um melhor, ou seja, agora estou num CJ-4 ou CK-4. E isso independe de recomendação de fabricante. Quem estudo hidrodinâmica desses produtos sabe que viscosidade mais baixa a principal função é redução de consumo e emissões e as mais altas a proteção estendida do motor, caixa, diferencial etc. Mas aí tem gente que diz que vou fundir o motor por usar um pleo mais viscoso, só que eu nem procuro mais discutir, pois são pessoas geralmente leigas ou que sabem apenas o básico do básico. Enquanto isso eu rodo 500 mil no motor diesel HSD sem problemas.
Bom faça da forma que achar melhor. Eu não trabalho com venda de lubrificantes, mas já estudei hidrodinâmico de fluidos petroquímicos. Participei inclusive de testes com óleos SAE 30 (0W30, 5W30, 10W30) e SAE 40 (0W40, 5W40, 10W40, 15W40) para frotas de empresas e o os engenheiros são unânimes em afirmar que o que cria borra é degradação do óleo: esticar prazo para troca, seja por km ou por tempo. Isso por que uma vez degradado, além do óleo estar bastante contaminado e não ter mais sua capacidade de lubrificação mínima, os aditivos antidispersantes que diluem a borra que é formada normalmente no uso, também já estão degradados e não funcionam mais. Não lembro de nenhum deles afirmando que uma viscosidade diferente pode causar borra. Ainda mais com duas viscosidades praticamente iguais. Aliás, dependendo de onde vc morar no Brasil, provavelmente nem faça diferença. A viscosidade causa borra se vc alterar e não alterar também os prazos de troca.
Bom dia,estou com uma Duvida,fiz estes dias a Regulagem das Valvulas do Meu Sandero 1.6 8v 2015 com 225 Mil KM.(Sou Motorista de Aplicativo)e o Mecanico disse que o motor esta começando a formar Borra de Óleo.Sempre faço a troca de Óleo em uma Concessonária Renault aqui perto de casa.a cada 10 mil km,a Pergunta é qual o melhor Óleo para eu usar.no caso qual VC RECOMENDARIA(Acho que a concessonária esta colocando o óleo errado?????) Obrigado e no aguardo de alguma dica que sera bem-vinda. Luiz Alberto. Pirituba/Zona Oeste de São Paulo - SP
###################################################### Não tem dúvida nehuma: È só mudar o óleo e filtro, conforme especificaçoes do fabricante do carro. As especificaçoes inclui o tipo de óleo e o intervalo de tempo. Consulte o manual. >Se fizessem retificas iriam entender porque nao se deve trocar de oleo ######################################################
9 років тому+4
certinho... o correto é sempre seguir o que diz o manual.. o engenheiro não colocou as informações lá a toa.. para um mecanico qualquer achar que o correto é outra coisa... no mundo dos lubricantes funciona assim: os engenheiros desenvolvem os motores e exigem dos fabricantes de óleo as caracteristicas nescessarias para o óleo... ou seja, é o fabricante de óleo que atende ao motor e não o motor que atende ao oleo... tanto que como mesmo vc disse os motores honda mesmo com idade mais nova pedem oléo mais antigo, isso devido ao fato do motor ainda ser de uma tecnologia mais antiga.. o mesmo acontece com motores AP da WV.. não é pq o motor é 2008 que deve-se usar um super óleo sintetico de 40,00 o litro sendo que esta mesma tecnologia de motor na decada de 70 usava um mineral SF..
O meu kwid está com 88, mil motor redondinho ,estou trocando com 10 mil km cravado ,coloco 5w30 o 5w040 me ajudaria melhor,vou começar a trocar com 8 mil km agora .
Bom dia . Comprei um fox 2019 com 120 mil km rodados, o antigo dono usava o 5w30 sintético, posso trocar pelo 5 w40 sintético sem problema? Ele usava o da mobil e quero seguir o que a vw manda o óleo original dela. Sigo vc a muito tempo.
Pode ser usado outras marcas , que use a mesma descrição? Tipo: 10w40 sl , respeitando as expecificacoes, qual o óleo de melhor preço 10w40 sl pra linha renalt?
Peças internas dos veículos são matérias indenticas aços igaus óleo e tudo igual se sintético pode usar até 10 mil mas tem que completar se o veículo está com motor Bbom até 10 mil no meu não recomendado mas uso no meu e já está com264 mil até hoje tá filé mas eu completo com 5 mil ok
Algo que gostaria de entender se posso optar por mudar o fabricante do óleo vez por outra quando efetuar a troca, logicamente respeitando as especificações expressas no manual. Ou se devo sempre manter também o fabricante. Forte abraço e sucesso ainda maior no canal.
Boa tarde Eduardo Gomes, não há problema em mudar de marca respeitando as recomendações conforme vc mesmo comentou, mas ficar mudando todas as trocas não seria um boa opção, o motor pode sentir alguma diferença que exista entre eles, o bom é após mudar de marca tentar manter este produto..., agora caso isto não seja possível, basta ficar atento verificando o nível de óleo periodicamente, evitando assim uma baixa inesperada e consequentemente um desgaste prematuro das peças devido a falhas de lubrificação. Muito obrigado pelo apoio, espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição, abraço!!!
cara ,tenho la minhas duvidas se as montadoras fazem mesmo testes (de campo ou de laboratorio ) com determinados tipos de lubrificantes em seus motores.......... ou sera que e do tipo.......se o povo gritar a gente muda......principalmente aqui na republica das bananas , vai saber ......
Fabrício, Saberia me informar a quantidade de horas de funcionamento para troca do óleo lubrificante do motor, para um controle troca mais precisa ? Como no caso é feito em motores estacionários ? Obrigado
Gente tive um Siena 2011 taxi rodei quase 500 mil quilômetros vendi o carro não tinha feito o motor ainda nem.fumaçava o motor .e só trocava com 10 mil quilômetros tinha dia que eu rodava 250 quilômetros e meu carro numca deu problema de motor . eu usava o 5.30 sintetico. Ou é sorte ou não sei o que. Tenho um voyage quase 200 mil uso 10. 40 semi sintetico nunca deu problema no carro até agora é só troco com.10 mil.quilometros. meu carro não tem uma borra no motor.
Tenho um gol G4 1.0 ano 2007 que está com 78 mil km rodados. Comprei o carro em abril do ano passado e nesse período até hoje fiz 2 trocas de óleo, nas 2 trocas coloquei óleo mineral 15W40 da Ipiranga e não tive problemas. Porém o recomendado pela Volkswagen para o Gol G4 é o 5W30 ou 5W40 sintético da Castrol. A minha dúvida é se nas próximas trocas de óleo devo continuar usando o 15W40 mineral como fiz até hoje ou se posso mudar para os sintéticos recomendados pela VW ? A minha pergunta se deve pelo receio de mudar para o óleo sintético e ter algum problema no motor do carro. A outra dúvida é se posso trocar o óleo mineral 15W40 do meu carro de 1 em 1 ano ou se necessariamente deve ser de 6 em 6 meses ?
Eu não trocaria óleo de motor de carro nenhum de ano em ano, muito menos se for mineral. Vou lhe dar uma dica, se está usando o 15w40 sem problemas continue usando, mas troque com no máximo 6 em 6 meses ou no máximo com 7,5 mil km. No máximo mesmo. Se quiser um mais fino como o 5w30 ou um 0w20 pode usar também, mas saiba que vai ganhar em economia de combustível e perder em proteção ao motor. Se quiser um mais grosso como um 20w50 vai ganhar em proteção e perder em durabilidade. Então a não ser que more no sul do pais onde os invernos chegam a menos de 10 ºC, continuo no 15w40 que não ter qualquer problema.
tenho uma ecosport 2009 com 118000km.peguei faz um ano e o oleo que esta nela éo 15w40.sendo que no manual é o sae 5w30.posso voltar a usar o recomendado pelo fabricante
uso o lubrax valora 100% sintético, no Citroen, por ser um ótimo lubrificante e ter um preço bom, apesar deles, recomendar, esse aí, mais é puro marketing, por isso o preço é elevado.
Fabrício bom dia! Rodei 80 mil km com o meu Sandero 2017 usando sempre o 10w40, com as trocas regulares. Posso a essa altura trocar pelo 5w 40? Ando com carro em condições severas e o que me parece vendo em seus vídeos que o 5w 40 é um óleo melhor. Pode me orientar se posso usar o 5 w 40 e como proceder essa mudança?
@@vitoralves4787 então é porque se o automóvel sai de fábrica projetado p tal tipo de óleo, mesmo um outro óleo sendo melhor, mas p tal motor ele não é. Mas aí vc pergunta não posso usar? Até pode porém é possível q haja uma alteração no funcionamento do motor porque foi mudado a configuração do projeto original. É isso aí.
@@juliodasneves4535 mas no caso do Sandero, o manual permite usar esses dois tipos de óleo, o 5w e 10w, o motor foi projetado p esses dois. Não só sandero mas praticamente todos os carros da Renault dessa época e mais recente. Então pode trocar tranquilo
Bom dia, tenho um civic, no manual diz: 10w30 sl troca a cada 10000km, porem em varios lugares falam em troca a cada 6000km , minha duvia é sigo o manual a cada 10000km ?
Tem jornalista "especializado" por aí dizendo que pode rodar até 15 mil km sem trocar o óleo e diz que pelo tempo pode trocar uma vez por ano... Tomem cuidado!
Boa noite! Esse óleo simi sintético 10w40 que vc demonstro serve para a linha Peugeot? 207 Passion 2012 1.4 Flex. No manual dele diz semi sintético 15w40.
boa tarde Fabricio eu tenho um astra 2011 está com 86 mil km o oleo recomendado é o gm ou acdelco 5w30 sintético como eu vou fazer uma viagem final do ano para o nordeste e lá é mais quente gostaria de saber se poderia trocar o oleo para o 5w40 sintético da mesma acdelco ou se isso vai prejudicar o motor? desde já agradeço.
Olá, comprei recentemente um celta 2012/2013 o dono anterior usava o óleo elf 5w30 semi sintético. Estou pensando em manter a mesma marca só que estou na dúvida pois o manual do carro não fala nada sobre ser sintético ou semi sintético. Ah vale lembrar que o dono anterior trocava o óleo por tempo 6 em 6 meses pois rodava bem pouco, eu também vou trocar por tempo. peguei o carro com 28 mil km. O que acha? devo manter o mesmo óleo?
Xíiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Fabrício acho que fiz besteira me confundi e estou usando um 5W30 Magnatec no meu Logan 1.o 2011 a umas três trocas e utilizei Molycote troca sim troca não . Posso ter prejudicado meu motor ? Não vi sinal de borra quando esgotei o óleo e a tampa do óleo e por dentro da boca de abastecimento está tudo limpinho. Obs o carro estã com 96.000 Km . desde já agradeço e obrigado pelo conhecimento compartilhado por você. Abraço !
Esse mesmo motor, k4m, é usado no Nissan Livina. Na Nissan eles recomendam o 5w30 sintético e na Renault o 10w40 semisintético, ou seja, cada montadora aplica um tipo de lubrificante para o mesmo motor. Não vejo problema em continuar aplicando o óleo que você colocou.
Fabrício, Parabéns pela qualidade do vídeo! O meu Gol 1990 - 1.8AP tem o Manual do Proprietário e o Plano de Manutenção. No referido manual não diz o período de troca, porém no Plano de Manutenção diz que a troca é a cada 10.000 km somente, não diz nada de 6 meses, 12 meses ou regime severo. No manual não informa se o óleo é mineral ou sintético, só dá a classificação SAE e API. Diante do exposto, 10.000 km se aplicaria a regime de uso normal de utilização, sendo que a maioria das pessoas o regime é uso severo... sendo meu caso. Então para uso severo 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, seria uma boa escolha? Abraços,
Boa tarde Rodolfo Duarte, obrigado por participar do canal e pelos elogios, sim esta seria uma ótima opção de período de troca para seu Gol 1990. Aproveitando a oportunidade, vc possui o manual deste Gol, caso sim seria possível me enviar via e-mail fabriciogalvani@hotmail.com algumas fotos das páginas onde recomendam o tipo de óleo e do Plano de Manutenção. Abraços!!!
Fabrício, eu tenho sim os manuais e planos de manutenção, porém não posso passar as fotos devido aos direitos autorais da VW. Isso é uma pena porque a FIAT por exemplo disponibiliza os manuais deles no site da FIAT. Mas no site Volkpage tem o Manual do Proprietário do Gol GTS ano 1988, que praticamente igual ao manual do meu: www.volkspage.net/technik/manuaisecatalogos/02/manualdoproprietario_vwgolgts1988.pdf Abraços,
Parabéns pelo canal meu amigo. Peguei um Sandero 1.6 8v com 73000 km, o proprietário anterior usava o semisintético da lubrax 15w40, qual óleo você recomendaria???
Fabricio o manual da Duster Oroch não explica a quantidade de óleo com a troca do filtro. Poderias me dizer qual a quantidade tenho que colocar na troca do óleo a cada 10000k. Obrigado
Boa noite amigo ! Tenho um Celta 2007 vhc 1.0 com 180 mil km rodados qual o melhor óleo para esse motor pois estou tendo muito problema com comando de valvulas
fabricio. o manual da vw é muito confuso neste aspecto... inclusive fiz uma consulta sobre oleo do hidraulico na concessionaria e disseram-me que só se completa o mesmo. somente em caso de vazamento ou defeito na bomba,é que se troca o oleo... no manual diz para usar o oleo motor 5w40, estava usando o 15w40 semi... voltei ao oleo recomendado apesar do preço... abraços.
olá +cleverson villela eu não acredito em óleo com vida eterna, óleo com vida estendida sim, mas vida eterna não..... eu mesmo providenciei a troca do óleo da direção hidráulica do meu carro, o óleo já estava muito escuro, e ao trocar este óleo deu para perceber uma boa diferença, pois o lubrificante perde suas características com longo prazo de uso deixando de fazer sua função. Espero ter ajudado abraços!!!
Para quem roda em locais onde as manhãs são frias a maior parte do ano, é recomendável que se use nos motores Renault o óleo lubrificante 5w40. O 5 da viscosidade é referente a viscosidade do óleo na fase fria e quanto mais fino o óleo nessa situação melhor. É o meu caso.
O seu canal é TOP d+! Vc da importância devida a uma coisa que pouca gente se importa e que ao meu ver é a base de um motor bem cuidado e conservado. Parabéns e continue o trabalho
+Rafael Salvador valeu amigo por prestigiar o canal e pelos elogios, forte abraço!!!
olá +Everton Hermes o período de troca é alterado de 6 para 12 meses dependendo do regime de uso do carro, pois o óleo pode ser o mesmo!!!
Agora quanto ao uso de um óleo 0W por exemplo, não é indicado justamente pelo motivo do projeto deste motor não ter sido desenvolvido com este tipo de óleo!!!!
gostei muito vc explica com toda técnica sem complicação que todos intenda o vocabulário muito simplificado ....
Olá Fabrício, gostei muito do seu vídeo com respeito a troco do óleo só porque a kilometragem do carro atingiu mais de 100000 km, como vc falou o manual da carro não fala que deve trocar de óleo só porque atingiu uma kilometragem alta, se damos manutenção no veículo isto é que importa. Valeu Fabrício.
Tá claríssimo no manual do propriotário, mas a maioria da cupinzada troca e defende a troca de 10 em 10 mil, mesmo usando em cidade em uso severo!
Boas dicas, parabéns pelo vídeo, creio que com essa explicação você esclareceu a maioria das dúvidas da galera.
Wellington Gomes valeu amigo, como sempre prestigiando o canal, brigadoooo!!!!
E complicado quando a montadora dar uma mancada no manual, igual da Renault Master referente ao óleo indicado.
Wellington Gomes muito complicado mesmo!!!, vc como proprietário acaba sendo induzido ao erro, e se ocorrer um problema mais sério eles dever arcar com as consequências, pois se quer houvi relato de ter saído qualquer errata sobre este erro!!!!
Conserteza
Tenho um Sandero... e uso o 10w40 da Elaion (YPF) e eu troco a cada 5 mil km... esses dias tive que trocar o silicone do carter, e o motor esta limpinho.
No meu Renault Logan 2008 1.6 8v Hiflex, uso Valvoline 5w40 sintético, e faço as trocas a cada 10.000km, pois não uso o carro de forma severa.
Viva. Honda Fit 1.3 CVT 2002, sempre 10 mil km, 5w30. Ando 70km por dia.
O vídeo é ótimo e auto explicativo.
Depois do vídeo comecei a trocar corretamente o óleo de acordo com o uso do carro, no meu caso severo.
Mas infelizmente só descobri que estava trocando errado após o vídeo. Detalhe que fiz as revisões no fabricante e nunca fui informado que deveria trocar a cada 5.000 mil km pra uso severo.
Agora o nível do óleo baixa muito rápido.
OBRIGADO AÍ FABRICIO PELA INFORMAÇÃO FOI MUITO UTIL PARA MIM, EU TAVA EM DÚVIDAS MAS FOI SANADA A PARTIR DESSA INFORMAÇÃO TBM VI NO MANUAL Q TBM PROCEDE.
A maioria das montadoras recomendam troca a cada 5 mil km pra regime severo, por exemplo 90% das pessoas andam no trânsito caótico das cidades, então a troca tem que ser 5 mil km.
Também concordo ;)
Depende da cidade.
Ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro. No meu caso, faz 6 meses que comprei o carro, (Renault Sandero 1.0 2015) - rodo pouco, em trajetos curtos na cidade, ou seja, uso severo. Rodei uns 2 mil km só, mas já vou trocar o óleo e filtros, (até porque não sei se a loja trocou, ou se a primeira dona fazia manutenção no tempo correto).
Melhor canal de informações sobre o assunto. Como a postagem de vídeos diminuiu poderiam fazer uma série respondendo os comentários. Por exemplo....
Mudei do ELF 10W40 para o 5W40. Tenho que fazer outra troca até 500km para limpar o motor?
Tenho Sandero 2010 coloquei 5w 40 estava numa dúvida ,e vc mim ajudou nossa muito obrigado aí eu conferir no manual e estava certo muito obrigado
Mim ajudou foi foda! Aposto que votou em Bolsonaro. 😂😂😂
ok . acho que entendi. Sempre andando muito forte haverá sempre muito mais desgaste do cambio e do motor, mesmo andando 80% do tempo em estradas, longas distancias acima de 50 km, do que andar "normal", sem pisar sempre exigindo o máximo da marcha, quando ele grita. Deveria ter colocado militec desde o começo, com o carro zero, mas acho que não tem problema nenhum ainda, pois fiz as trocas sempre na concessionária na garantia, com 10 000 mai uns 500 km. usei também o perfect clean agora e o nível barulho de uso do motor em marchas reduzidas diminuiu, bastante, acho que era carbonização. Levei o carro para um retificadora de motor e um mecânico e eles n ão vêem nenhum problema no motor, barulho etc. obrigado pela dica e pelas boas informações do seu canal... Vou pesquisar em oficinas de câmbio automático se o jeito que ando já desgastou algo em meu câmbio e se deve fazer uma troca antecipada do óleo de câmbio. Um abraço...
Não existe esse negócio de óleo X ser para 5 mil e óleo Y para 10 mil.Quem define a durabilidade do óleo é o fabricante do veículo, pois ele quem faz os testes de bancada no motor.Outra coisa que muitos não se atentam é no tipo de uso, severo ou normal.Para quem dirige em cidades, anda e para, é considerado severo, e normalmente a recomendação de troca é metade da condição normal, quando se dirige em estradas.
Olá Fabricio, a recomendação é importante por isso venho ampliar o conhecimentos para os proprietários da linha Renault, o Óleo Motul também é o recomendado inclusive esta no site da Motul. E a viscosidade recomendada é 5w30 ou 5w40. É isso forte abraço.
Quer dizer que tenho um Clio 2006 1.0 16v flex e que posso usar o 5w30 ?
Olá amigo ...fiquei feliz por ter encontrado alguém com alguns conhecimentos de lubrificantes. Coisas rara por aqui !O conceito sintectico não é exacto! Muito óleo vendido por sintectico na verdade são mineral com tratamentos ou hidrogenados e hidrocrakeados. O que em termos de índice de viscosidade se aproxima do verdadeiro sintectico ( já digo como Se chama). O problema tem a ver com a oxidação, o verdadeiro sintectico quase não tem oxidação porque é uma cadeia perfeita de carbono e hidrogénio. No fabrico de um óleo de motor. Se usa até 5 bases diferentes. Consoante a percentagem do tipo de base e o seu índice de viscosidade classificam como mineral , semi sintectico ou sintectico . Existem vários verdadeiros sintéticos . Mas na área automóvel em princípio só dois o Polialfaolefina (PAO)e os POE Ésteres . Quanto a não misturar óleos minerais com sintéticos e outro mito. Estes dois podem misturar.... E são estes os usados na indústria automóvel. Os poliequilenosglicol (PÁG) esse não pode misturar com nenhum. Mas não se usa em óleos de motor. Abraços de Portugal.
Boa noiteb+Carlos Pinto muito agradecido por sua participação aqui, realmente há muito produto no mercado atualmente considerado sintético por seu desempenho e não por sua base mais pura como os POA e Ésteres, sempre busco maiores informações e o fato de não ter formação química ou técnico em lubrificantes faz com que isto leve mais tempo para serem obtidas, principalmente sobre este mito, e recentemente no curso de Lubrificantes que realizei esta foi uma pergunta que fiz e o engenheiro me disse a mesma coisa, mas eu sempre ouvi de inúmeros técnicos e palestrantes o contrário de que tal mistura é proibida, mas agora tenho uma nova concepção deste mito, e estou até elaborando um vídeo sobre este assunto.
Aproveitando o ensejo, vc trabalha com lubrificantes por aí em Portugal???
Abraços!!!
+Olho no óleo (Fabrício Galvani)
Olá Fabricio sim trabalho com lubrificantes. Comecei na Fuchs. depois Total fui diretor da Krafft em Portugal Eni e agora sou chefe de um projecto industrial com Castrol se necessitares de algo avisa ok
+Carlos Pinto muito legal, aqui é difícil de encontrar produtos da linha Fuchs.
Aproveitando a oportunidade caso possível me envie seu contato para o meu e-mail fabriciogalvani@hotmail.com deste modo poderei fazer contato mais facilmente qdo necessário!!!
exelente dica, ai no meu caso meu carro eu ando o dia enteiro so de primeira pos faço propaganda (carro de som) e muito severo devo reduzir a metade da metade meu motor funciona quase como um motor estacionario, valeu
boa noite amigo *****, os fabricantes costumam recomendar nestas situações fazer a troca apenas na metade da troca normal, por exemplo de 10mil para 5mil km, agora no seu caso seria uma ótima forma de troca se existisse uma recomendação do fabricante de um número minimo de horas de funcionamento, e tivesse este horímetro no carro para acompanhar, assim como é realizado nos motores estacionários!!!
Sendo assim, caso vc queira fazer a troca antes melhor para o seu motor, contudo não há como saber se este lubrificante que vc está usando poderia continuar rodando por mais quilômetros, na verdade é possível saber sim o estado deste lubrificante porém somente em análise feita em laboratórios especializados!!!
Espero ter ajudado, muito obrigado por participar do canal, abraços!!!
valeu
Tenho um Peugeot 207 1.4 8v. E está com mais de 100 mil Km rodado. O Mec^snico me disse que acima de 100 km o recomendado é trocar o óleo a cada 5 mil km. É o que eu tenho feito. mas preciso checar o manual realmente.
A concessionária põe o semi 10w40 e manda rodar 10 mil km. E no manual ambos semi ou sintético diz pra rodar 10 mil km
A troca de óleo a cada 5.000 kms ou 6 meses é um padrão pois posso programar outras trocas: A troca do filtro de combustível a cada duas trocas de óleo, o filtro de ar e velas de ignição a cada três trocas de óleo e por o Militec a cada quatro trocas de óleo.
Muito bem explicado! Obrigado.
Quanto ao intervalor de troca, o óleo deve ser substituido a a cada 100 horas de funcionamento do motor.
É fácil controlar, a cada troca de óleo zerar o computador de bordo.
Quando indicar que o motor funcionou 4 dias e 4 horas, faça a troca do óleo.
Assim se a sua velocidade média:
for de 100 km/h, troca a cada 10.000 km
for de 80 km/h, troca a cada 8.000 km
for de 50 km/h, troca a cada 5.000 km
for de 20 km/h, troca a cada 2.000 km
O que mais importa é o tempo de funcionamento do motor e não a distância percorrida!
Obrigado amigo pela aula um abraço fique com DEUS.
Obrigado por tirar minhas duvidas, sucesso....
Gostei muito da sua explicação amigo
excelente explicação.
Maravilhas de informações !
Grande +Silvio Carburadores valeu !!!
+Olho no óleo (Fabrício Galvani) caro amigo tenho um ONIX 2013 a primeira troca foi com 1000km e esta com 8000km e ainda não troquei percebi que apresentou um barulhozinho tipo um grilinho no motor como se fosse tucho idraulico o que sera que aconteceu. obrigado por responder.
O óleo deve ser o indicado pela montadora. Troca o filtro tbm. Troco filtro em toda troca de óleo.
Olho no óleo o que vc me diz do óleo total 5w40. Dizem que é o mesmo fabricante ELF.
Obg pela atenção, vou assisti-los.
E ai fabricio como esta as coisa ??? obg pelo belo serviço na Lubrecar!!!
Segue o manual ...
Manual do meu Citroen manda trocar com 15 mil kms, nas revisões. Com 110 mil deu borra e começou a bater. Descobri que diminuíram para 10 mil nos carros iguais mais novos. Eu fiquei com o problema que a fábrica causou.
Tem que ficar atento mesmo, tem informação verdadeira, mas tem muita balela em manual tbm...
@@marcos_ale acho que a concessionaria nao usou o oleo recomendado, isso sim. Cobraram uma nota e puseram baratinho e embolsaram a diferença...
Tenho um celta 2006 e uso o 5w30 sintético.
parabens por mais um excelente video !
Fiquei 7 anos com um Chevrolet prisma motor 1.4 ano 2009. , viajei 5 vezes de SP x nordeste nunca tive problemas ( trocava óleo com 3.500 Km e correia dentada e tensor com 20 mil )
Oloco gastou demais
Eu não troco com 5 e nem com 10, 7 é o suficiente pra não dar prejuízo no bouso e nem no motor.
Ou seja, fica bom pra ambos as partes!
Qual melhor óleo para Renault Clio 2 ano 2002
Estou deitar móbil 10 w 40 qual recomenda ?
@@orlandojardim1850 10w 40 está bom.
obrigado amigo mim tirou a duvida que eu tinha
Uso no sandero o 10w40 rodo pouco e troco a cada 10mil,
Motor ja esta com 114mil km, nunca foi aberto
Olá ótimas informações amigo, tenho uma dúvida. Comprei uma duster 2013/2014 com 120 mil km, na loja que comprei o vendedor disse que o antigo dono usava o 5w30 elf, fui na concessionária Renault aqui em Fortaleza eles me venderam o motrio 10w40. Minha pergunta é, posso na próxima troca colocar o 5w30, ou 5w40 elf ou motrio sintético ?? Pois vc fala e ouvi outros também falando que oléo sintético é melhor que o semisitetico
USE O OLEO QUE O FABRICANTE MANDA NO CASO A RENAULT RECOMENDA O OLEO (MOTRIO 10W40 SEMICINTÉTICO) SE VC AINDA QUISER DEIXAR O CARRO EXCELENTE TROCA COM 5.000 KM O MOTOR DO SEU CARRO VAI AGRADECER MUITO, OS CARAS DE FORTALEZA COLOCARAM O OLEO CERTINHO PARABENS PARA ELES. SHALOM
1º Ler o manual! Aí você chega no posto de combustíveis e o "pessoal" diz: motor com mais de 100.000 km? É motor cansado!!! Tem que colocar óleo mais grosso! Tem mais folga! Borra? Aditivo anti borra! - Vão pra os Raios!!!! - Isso contribuiu para o desgaste! Tive que mandar fazer o motor com *só* 140.000 km!!!! Agora, recém 260.000, com trocas de óleo a cada 4000 ou 5000 dependendo do uso do uso e 15W40 semi, para um motor 1.0 da VW de 1.997 (ano).
2º Ler o manual do *seu* carro!
Tenho um Sandero e troco o óleo a cada 10.000km, sempre 10w40.
Tá no manual
Rodo 10 mil quilômetros a cada dois meses, em média. Moro numa cidade e trabalho em outra. Dirijo em média 160 quilômetros por dia. Rodo muito pouco na cidade. Meu carro é um Novo Sandero 1.0 2014/2015. Durante os dois primeiros anos fiz a troca de 5 em 5 mil. Agora estou fazendo de 10 em 10, rodando no mesmo trajeto. Há necessidade de trocar antes? Posso trocar com uma maior quilometragem?
No seu caso a cada 10 mil km.
Saudade deste carro.@@gustavoalbuquerque1980
Gol G5 2010 1.0 120mil rodados, gnv 5 geração sou uber, qual óleo devo usar e em quantos km devo trocar? Desde já agradeço a atenção!!.Like.
Bom dia. mecânico do estacionamento que fezes o cabeçote do HONDA FIT LxANO 2004.ele colocou o olio 5w30. Já acabou a garantia da retifica. ....
EU QUERO COLOCAR O ÓLEO CERTO 10W30 .
NÃO VAI DAR PROBLEMA NO NOTOR.
Os carros tem as recomendacoes dos manuais. Mais, também tem a ver que óleo vc usa, é um óleo bom que vai te levar sem problema até pelo menos 5.000 kms? Ou o mecánico tá usando um óleo baratinho e ruim só pra ganhar mais grana sem se importar com o desempenho do carro?
Muitos óleos tem uma relacao boa entre TBN e TAN, como por exemplo a Shell Helix Ultra, que tem uma ótima duracao pra chegar inclusível até os 8-9.000 kms no limite, conducindo em cidade com tráfico pesado. Também em cada troca de óleo tem que trocar todos os outros filtros, de óleo, de ar, e de combustível. Isso nao se negocia.
Boa tarde Fabricio o irmão eu tenho um civic 2014 1.8 eu posso aplicar o óleo 10w40 Shell
muinta gente nao sabe o porque de varias referencias ao oleo que é aplicado unicamente para lubrificar o motor e nada mais.... passo a citar que tem a haver com factores cruciais TEMPERATURA e VISCOSIDADE muinta gente já fritou batatas fritas e notou que o oleo fica mais fluido escaldado ora ai esta vamos entao aprofundar a questao ... todos motores tem o seu limite de temperatura ou seja e sua escala aonde o circuito de refrigeraçao opera na estabilidade para manter a temperatura dentro dos valores admissíveis no trabalho normal do motor ate poderiamos excluir os indices de viscosidade dos lubrificantes se a temperatura exterior " climaterica " fosse constante pois é ai que se joga com as viscosidades para manter o motor lubrificado em climas frios ou quentes o" summer winter" de inverno prefere-se os oleos 5W40 ou ainda mais fino 5W30 a sua funçao é assegurar com o motor frio que todo motor seja mergulhado em oleo em suspensão nao havendo o risco de caldear com as acelarações mais fortes é oleo que se deve usar de inverno independente da quilometragem ... de verao temos o oposto os 10W40 e o 15W40 mais viscosos mais aptos para funcionar com o motor em altas temperaturas externo e interno porque nao tem o perigo de oleo perder a pelicula lubrificante nas temperaturas mais criticas assegurando o atrito dentro dos parâmetros admissiveis muinta gente faz a drenagem do oleo porque atingiu o vencimento permitido pelo fabricante mas o oleo pode perder as características as propriedades muinto antes se a utilizaçao for intensiva "muinto desportiva" agressiva pode contar mais tarde ou mais cedo vai ter que desmontar o motor para mudar a junta de guarniçao do cabeçote ... ATENÇAO estas normas sao invalidas quando fabricante automovel manda um aviso explicitamente gravado no motor a norma o indice de viscosidade obrigatoria nao se pode alterar durante toda a vida util do motor incluindo RODAGEM geralmente estes veiculos vem equipados com sistema de refrigeraçao do oleo lubrificante em que este permanece a uma temperatura constante e viscosidade que nao penaliza o rendimento do motor ... no meu carro faço a drenagem do oleo independente da quilometragem mudo duas vezes ao ano oleo fino de inverno e oleo denso de verao já esta com quase 500.000 km sem abrir o motor ...interessante
Eu morando no nordeste no Brasil sempre usei nos veículos, todos diesel no caso, oleo em viscosidade média 15w40, sempre procurando um melhor, ou seja, agora estou num CJ-4 ou CK-4. E isso independe de recomendação de fabricante. Quem estudo hidrodinâmica desses produtos sabe que viscosidade mais baixa a principal função é redução de consumo e emissões e as mais altas a proteção estendida do motor, caixa, diferencial etc. Mas aí tem gente que diz que vou fundir o motor por usar um pleo mais viscoso, só que eu nem procuro mais discutir, pois são pessoas geralmente leigas ou que sabem apenas o básico do básico. Enquanto isso eu rodo 500 mil no motor diesel HSD sem problemas.
Pode sim.
Bom faça da forma que achar melhor. Eu não trabalho com venda de lubrificantes, mas já estudei hidrodinâmico de fluidos petroquímicos. Participei inclusive de testes com óleos SAE 30 (0W30, 5W30, 10W30) e SAE 40 (0W40, 5W40, 10W40, 15W40) para frotas de empresas e o os engenheiros são unânimes em afirmar que o que cria borra é degradação do óleo: esticar prazo para troca, seja por km ou por tempo. Isso por que uma vez degradado, além do óleo estar bastante contaminado e não ter mais sua capacidade de lubrificação mínima, os aditivos antidispersantes que diluem a borra que é formada normalmente no uso, também já estão degradados e não funcionam mais. Não lembro de nenhum deles afirmando que uma viscosidade diferente pode causar borra. Ainda mais com duas viscosidades praticamente iguais. Aliás, dependendo de onde vc morar no Brasil, provavelmente nem faça diferença. A viscosidade causa borra se vc alterar e não alterar também os prazos de troca.
O obrigado. Super útil.
Parabéns pelas dicas.
Bom dia,estou com uma Duvida,fiz estes dias a Regulagem das Valvulas do Meu Sandero 1.6 8v 2015 com 225 Mil KM.(Sou Motorista de Aplicativo)e o Mecanico disse que o motor esta começando a formar Borra de Óleo.Sempre faço a troca de Óleo em uma Concessonária Renault aqui perto de casa.a cada 10 mil km,a Pergunta é qual o melhor Óleo para eu usar.no caso qual VC RECOMENDARIA(Acho que a concessonária esta colocando o óleo errado?????) Obrigado e no aguardo de alguma dica que sera bem-vinda. Luiz Alberto. Pirituba/Zona Oeste de São Paulo - SP
E a qualidade dele .. pelo valor um pouco mais baixo podemos dizer que ele eh primeira linha
ok! muito boa as informações.
######################################################
Não tem dúvida nehuma:
È só mudar o óleo e filtro, conforme especificaçoes do fabricante do carro.
As especificaçoes inclui o tipo de óleo e o intervalo de tempo.
Consulte o manual.
>Se fizessem retificas iriam entender porque nao se deve trocar de oleo ######################################################
certinho... o correto é sempre seguir o que diz o manual.. o engenheiro não colocou as informações lá a toa.. para um mecanico qualquer achar que o correto é outra coisa... no mundo dos lubricantes funciona assim: os engenheiros desenvolvem os motores e exigem dos fabricantes de óleo as caracteristicas nescessarias para o óleo... ou seja, é o fabricante de óleo que atende ao motor e não o motor que atende ao oleo... tanto que como mesmo vc disse os motores honda mesmo com idade mais nova pedem oléo mais antigo, isso devido ao fato do motor ainda ser de uma tecnologia mais antiga.. o mesmo acontece com motores AP da WV.. não é pq o motor é 2008 que deve-se usar um super óleo sintetico de 40,00 o litro sendo que esta mesma tecnologia de motor na decada de 70 usava um mineral SF..
O meu kwid está com 88, mil motor redondinho ,estou trocando com 10 mil km cravado ,coloco 5w30 o 5w040 me ajudaria melhor,vou começar a trocar com 8 mil km agora .
Qual óleo devo usar no renault megane 2.0 : elf10w40 ou 5w40 meu carro está 150 mil km obrigado
Me ajudou bastante! obrigado
Bom dia . Comprei um fox 2019 com 120 mil km rodados, o antigo dono usava o 5w30 sintético, posso trocar pelo 5 w40 sintético sem problema? Ele usava o da mobil e quero seguir o que a vw manda o óleo original dela. Sigo vc a muito tempo.
Pode ser usado outras marcas , que use a mesma descrição? Tipo: 10w40 sl , respeitando as expecificacoes, qual o óleo de melhor preço 10w40 sl pra linha renalt?
Peças internas dos veículos são matérias indenticas aços igaus óleo e tudo igual se sintético pode usar até 10 mil mas tem que completar se o veículo está com motor Bbom até 10 mil no meu não recomendado mas uso no meu e já está com264 mil até hoje tá filé mas eu completo com 5 mil ok
Boa noite qual melhor oleo para minha oroch 2019/2020 primeira troca 1 ano nao importa valor. Valeu.
Algo que gostaria de entender se posso optar por mudar o fabricante do óleo vez por outra quando efetuar a troca, logicamente respeitando as especificações expressas no manual. Ou se devo sempre manter também o fabricante. Forte abraço e sucesso ainda maior no canal.
Boa tarde Eduardo Gomes, não há problema em mudar de marca respeitando as recomendações conforme vc mesmo comentou, mas ficar mudando todas as trocas não seria um boa opção, o motor pode sentir alguma diferença que exista entre eles, o bom é após mudar de marca tentar manter este produto..., agora caso isto não seja possível, basta ficar atento verificando o nível de óleo periodicamente, evitando assim uma baixa inesperada e consequentemente um desgaste prematuro das peças devido a falhas de lubrificação.
Muito obrigado pelo apoio, espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição, abraço!!!
Qual o óleo do motor D4D da Renault sendo 1.0 16 válvulas ano 2004 com 190 mil km
cara ,tenho la minhas duvidas se as montadoras fazem mesmo testes (de campo ou de laboratorio ) com determinados tipos de lubrificantes em seus motores.......... ou sera que e do tipo.......se o povo gritar a gente muda......principalmente aqui na republica das bananas , vai saber ......
Fabrício, Saberia me informar a quantidade de horas de funcionamento para troca do óleo lubrificante do motor, para um controle troca mais precisa ? Como no caso é feito em motores estacionários ? Obrigado
Top seu vídeo! Exatamente isso mesmo que vc explicar muito bom sucesso parabéns.
Gente tive um Siena 2011 taxi rodei quase 500 mil quilômetros vendi o carro não tinha feito o motor ainda nem.fumaçava o motor .e só trocava com 10 mil quilômetros tinha dia que eu rodava 250 quilômetros e meu carro numca deu problema de motor . eu usava o 5.30 sintetico. Ou é sorte ou não sei o que. Tenho um voyage quase 200 mil uso 10. 40 semi sintetico nunca deu problema no carro até agora é só troco com.10 mil.quilometros. meu carro não tem uma borra no motor.
Qual a quantidade correta da troca de um logan 1.0 16v 2012 trocando o filtro de óleo?
Sempre escolham óleo com menor numero antes do W, facilita a partida a frio e desgasta menos o motor quando frio.
Assista o vídeo resposta pelo link ua-cam.com/video/JJvrCEe4EcU/v-deo.htmlm08s
Obrigado pela participação e espero que tenha lhe ajudado, abraços!!!
Olá boa noite, qual óleo que eu posso colocar no motor da Mitsubishi L 200 motor diesel turbo 2.5?
Tenho um gol G4 1.0 ano 2007 que está com 78 mil km rodados. Comprei o carro em abril do ano passado e nesse período até hoje fiz 2 trocas de óleo, nas 2 trocas coloquei óleo mineral 15W40 da Ipiranga e não tive problemas. Porém o recomendado pela Volkswagen para o Gol G4 é o 5W30 ou 5W40 sintético da Castrol. A minha dúvida é se nas próximas trocas de óleo devo continuar usando o 15W40 mineral como fiz até hoje ou se posso mudar para os sintéticos recomendados pela VW ? A minha pergunta se deve pelo receio de mudar para o óleo sintético e ter algum problema no motor do carro. A outra dúvida é se posso trocar o óleo mineral 15W40 do meu carro de 1 em 1 ano ou se necessariamente deve ser de 6 em 6 meses ?
Eu não trocaria óleo de motor de carro nenhum de ano em ano, muito menos se for mineral. Vou lhe dar uma dica, se está usando o 15w40 sem problemas continue usando, mas troque com no máximo 6 em 6 meses ou no máximo com 7,5 mil km. No máximo mesmo. Se quiser um mais fino como o 5w30 ou um 0w20 pode usar também, mas saiba que vai ganhar em economia de combustível e perder em proteção ao motor. Se quiser um mais grosso como um 20w50 vai ganhar em proteção e perder em durabilidade. Então a não ser que more no sul do pais onde os invernos chegam a menos de 10 ºC, continuo no 15w40 que não ter qualquer problema.
Hyundai sonata travou o motor com 9 mil Km / Kia soul com 26 mil ( borra no óleo ,os donos deixavam os carros muito parado)
Então , posso usar o total Quartz 10w40? Ou melhor trocar de marca, pois não é homologado!!
tenho uma ecosport 2009 com 118000km.peguei faz um ano e o oleo que esta nela éo 15w40.sendo que no manual é o sae 5w30.posso voltar a usar o recomendado pelo fabricante
uso o lubrax valora 100% sintético, no Citroen, por ser um ótimo lubrificante e ter um preço bom, apesar deles, recomendar, esse aí, mais é puro marketing, por isso o preço é elevado.
Pro cara chato com carro e não quer ter problemas: 5W40 com 5.000km ou 6 meses. Sai caro? Sim, mas não terá problemas com o motor por longos anos.
Fabrício bom dia! Rodei 80 mil km com o meu Sandero 2017 usando sempre o 10w40, com as trocas regulares. Posso a essa altura trocar pelo 5w 40? Ando com carro em condições severas e o que me parece vendo em seus vídeos que o 5w 40 é um óleo melhor. Pode me orientar se posso usar o 5 w 40 e como proceder essa mudança?
Seu sandero é 1.0 3 cilindros?
Jamais mude um oleo 10w40 por 5w40
@@juliodasneves4535 porque?? Sendo que o 5w é melhor que o 10w
@@vitoralves4787 então é porque se o automóvel sai de fábrica projetado p tal tipo de óleo, mesmo um outro óleo sendo melhor, mas p tal motor ele não é. Mas aí vc pergunta não posso usar? Até pode porém é possível q haja uma alteração no funcionamento do motor porque foi mudado a configuração do projeto original. É isso aí.
@@juliodasneves4535 mas no caso do Sandero, o manual permite usar esses dois tipos de óleo, o 5w e 10w, o motor foi projetado p esses dois. Não só sandero mas praticamente todos os carros da Renault dessa época e mais recente. Então pode trocar tranquilo
Bom dia, tenho um civic, no manual diz: 10w30 sl troca a cada 10000km, porem em varios lugares falam em troca a cada 6000km , minha duvia é sigo o manual a cada 10000km ?
Tem jornalista "especializado" por aí dizendo que pode rodar até 15 mil km sem trocar o óleo e diz que pelo tempo pode trocar uma vez por ano... Tomem cuidado!
Tenho um gol 03 1. 6... recomendado 5w40... motor conservado atingindo agora 100 mil km... devo manter ou seria melhor mudar? Tem alguma dica?
Boa noite!
Esse óleo simi sintético 10w40 que vc demonstro serve para a linha Peugeot? 207 Passion 2012 1.4 Flex. No manual dele diz semi sintético 15w40.
Eu sempre troquei com 5 mil km em meus carros, já de natureza todos os carro consome de 200 a 300 ml em alta...
Gol G5 baixando óleo tenho que usar mais grosso ou fazer motor
boa tarde Fabricio eu tenho um astra 2011 está com 86 mil km o oleo recomendado é o gm ou acdelco 5w30 sintético como eu vou fazer uma viagem final do ano para o nordeste e lá é mais quente gostaria de saber se poderia trocar o oleo para o 5w40 sintético da mesma acdelco ou se isso vai prejudicar o motor? desde já agradeço.
Não se fala em trocar filtro junto!
Olá, comprei recentemente um celta 2012/2013 o dono anterior usava o óleo elf 5w30 semi sintético. Estou pensando em manter a mesma marca só que estou na dúvida pois o manual do carro não fala nada sobre ser sintético ou semi sintético. Ah vale lembrar que o dono anterior trocava o óleo por tempo 6 em 6 meses pois rodava bem pouco, eu também vou trocar por tempo. peguei o carro com 28 mil km.
O que acha? devo manter o mesmo óleo?
Xíiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Fabrício acho que fiz besteira me confundi e estou usando um 5W30 Magnatec no meu Logan 1.o 2011 a umas três trocas e utilizei Molycote troca sim troca não . Posso ter prejudicado meu motor ? Não vi sinal de borra quando esgotei o óleo e a tampa do óleo e por dentro da boca de abastecimento está tudo limpinho. Obs o carro estã com 96.000 Km . desde já agradeço e obrigado pelo conhecimento compartilhado por você. Abraço !
Esse mesmo motor, k4m, é usado no Nissan Livina. Na Nissan eles recomendam o 5w30 sintético e na Renault o 10w40 semisintético, ou seja, cada montadora aplica um tipo de lubrificante para o mesmo motor. Não vejo problema em continuar aplicando o óleo que você colocou.
Oi Rildo, obrigado pela resposta ao meu tópico, o motor do Logan 1.0 16V é o D4D acho que o K4M, se não me engano é o 1.6. Abraços !
+José Fudêncio Ops... então esquece o que eu disse, kkk. Tem que pesquisar isso ai!
Fabrício,
Parabéns pela qualidade do vídeo!
O meu Gol 1990 - 1.8AP tem o Manual do Proprietário e o Plano de Manutenção. No referido manual não diz o período de troca, porém no Plano de Manutenção diz que a troca é a cada 10.000 km somente, não diz nada de 6 meses, 12 meses ou regime severo. No manual não informa se o óleo é mineral ou sintético, só dá a classificação SAE e API.
Diante do exposto, 10.000 km se aplicaria a regime de uso normal de utilização, sendo que a maioria das pessoas o regime é uso severo... sendo meu caso. Então para uso severo 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, seria uma boa escolha?
Abraços,
Boa tarde Rodolfo Duarte, obrigado por participar do canal e pelos elogios, sim esta seria uma ótima opção de período de troca para seu Gol 1990.
Aproveitando a oportunidade, vc possui o manual deste Gol, caso sim seria possível me enviar via e-mail fabriciogalvani@hotmail.com algumas fotos das páginas onde recomendam o tipo de óleo e do Plano de Manutenção.
Abraços!!!
Fabrício, eu tenho sim os manuais e planos de manutenção, porém não posso passar as fotos devido aos direitos autorais da VW. Isso é uma pena porque a FIAT por exemplo disponibiliza os manuais deles no site da FIAT. Mas no site Volkpage tem o Manual do Proprietário do Gol GTS ano 1988, que praticamente igual ao manual do meu: www.volkspage.net/technik/manuaisecatalogos/02/manualdoproprietario_vwgolgts1988.pdf
Abraços,
Olha na página da VW... eles cobram 2a.via de Manuais: www.vw.com.br/pt/servicos/manuais/Manual_Instrucoes1.html
Rodolfo Duarte valeu amigo pelo link, e é verdade a VW cobra!!!
Disponha!
Segue o manual e pronto ,ou TROCA antes. Sem arrudeio.
Segue o Manuel.. .e pronto...👏👏👏😂
Boa tarde meu amigo meu carro e um Renault Logan 19 ele ta com 72 km qual oleo certo pra coloca antes era 5/40agora e 10/40
Ótima dica de informação!!!
+Clayton Bonner valeu amigo!!!
Boa recomendo
Boa noite,qual óleo devo usar no honda civic 99 ,qual vc indica?
Parabéns pelo canal meu amigo. Peguei um Sandero 1.6 8v com 73000 km, o proprietário anterior usava o semisintético da lubrax 15w40, qual óleo você recomendaria???
10w40 API/SN
Fabricio o manual da Duster Oroch não explica a quantidade de óleo com a troca do filtro. Poderias me dizer qual a quantidade tenho que colocar na troca do óleo a cada 10000k. Obrigado
87 mil rodado sandero vibe qual usar? elf ou outro
Boa noite amigo ! Tenho um Celta 2007 vhc 1.0 com 180 mil km rodados qual o melhor óleo para esse motor pois estou tendo muito problema com comando de valvulas
fabricio. o manual da vw é muito confuso neste aspecto... inclusive fiz uma consulta sobre oleo do hidraulico na concessionaria e disseram-me que só se completa o mesmo. somente em caso de vazamento ou defeito na bomba,é que se troca o oleo... no manual diz para usar o oleo motor 5w40, estava usando o 15w40 semi... voltei ao oleo recomendado apesar do preço... abraços.
olá +cleverson villela eu não acredito em óleo com vida eterna, óleo com vida estendida sim, mas vida eterna não.....
eu mesmo providenciei a troca do óleo da direção hidráulica do meu carro, o óleo já estava muito escuro, e ao trocar este óleo deu para perceber uma boa diferença, pois o lubrificante perde suas características com longo prazo de uso deixando de fazer sua função.
Espero ter ajudado abraços!!!