18 Exercícios Terapêuticos para FORTALECIMENTO de GLÚTEOS
Вставка
- Опубліковано 4 лис 2024
- Neste vídeo apresentaremos 18 exercícios terapêuticos para sua sessão de Fisioterapia, objetivando o fortalecimento dos glúteos. Não são exercícios isolados, mas que trabalham boa parte da cadeia muscular posterior dos membros inferiores.
Os músculos glúteos, que incluem o glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo, são importantes para uma variedade de movimentos e atividades. Esses músculos são responsáveis pela extensão, abdução e rotação do quadril, que são essenciais para atividades como caminhar, correr, pular e subir escadas. Músculos glúteos fortes também podem ajudar a melhorar a postura e a estabilidade e podem reduzir o risco de lesões na região lombar e nos joelhos. Além disso, um músculo glúteo bem desenvolvido pode melhorar a aparência geral do corpo.
O glúteo máximo é o maior e mais poderoso músculo do grupo glúteo. É responsável pela extensão do quadril, que ocorre quando você move a perna para trás, como quando você se levanta de uma posição sentada ou sobe escadas. O glúteo máximo também ajuda a estabilizar o quadril e a pelve durante atividades como caminhar e correr. As outras ações do glúteo máximo são: rotação lateral da coxa, abdução da coxa (porção superior) e
adução da coxa (porção inferior).
O glúteo médio e o mínimo são músculos menores localizados abaixo do glúteo máximo. Eles trabalham juntos para controlar a posição do quadril e da pelve durante o movimento. O glúteo médio funciona principalmente na abdução do quadril, que ocorre quando você move a perna para o lado, como quando você faz uma elevação lateral da perna, assim como também atua na rotação interna e externa do quadril, dependendo das porções musculares. O glúteo mínimo também auxilia na abdução do quadril e também trabalha para mediar a rotação interna do quadril.