Passei maus bocados no meu mestrado em uma universidade pública do centro-oeste. Hétero, casada, mãe, cristã e adivinhem, “totalmente sem lugar de fala”. Foi a experiência mais triste e frustrante da minha vida. Diversidade, pluralidade e democracia são conceitos que empregam para os participantes da confraria. Aos demais, o rigor da lei. Obrigada por tratarem desse assunto e me fazerem lembrar que a indignação nunca morre só. Parabéns pelo canal.
@@ticianagarciafernandesviei7578 imagina eu, nordestino, rico e vascaíno morando no sudeste, cercado de flamenguistas pobres que não se cansam de me humilhar com seus títulos. Você não sabe como sofro! Uma constatação: o tal “mi mi mi” não é privilégio de progressistas, é mais bem distribuído que o bom senso!
Como assim sem lugar de fala? Eles te proibiam de abrir a boca? Eles te ignoravam? So tinha voce de hetero nesta universidade ou voce esta criando um cenario ficticio so pra dar ideia pros malucos? Vc nao tem capacidade de perceber que Universidade e um espaco de confronto de ideias? Voce queria ver tuas ideias como sempre por cima de tudo e todos, nao e? Voce concorda QUE VOCE JA TEM O SEU LUGAR DE FALA NORMALMENTE, NAO E MESMO? Entao, voce queria ser o centro do universo por que mesmo se vc sempre esteve nele com todos os privilegios? Voce falou de um drama e nao disse nada real sobre ele.
Sendo bem honesto, o que me incomoda não são os alunos, são os professores e reitores deixando esse tipo de coisa invadir a universidade, mesmo com o viés ideológico deles, isso é nojento
NOJENTO e vergonhoso alguem que se acha ter educacao falar de outra pessoas desta forma. VOCE E SUPERIOR A QUEM OU AO QUE MESMO? Talvez vc tenha muito mais de nojeira que alguem somente lutando por ser notado sem sofer este tipo de julgamento covarde.
Na verdade esses alunos nada mais são que frutos desses professores e reitores, as federais são os que são por causa de quem está no top, pois a ideia vem sendo implantada paulatinamente pela reitoria, então não são os alunos que influencia os professores, e sim esses professores que contamina todos com essas ideias esquerdistas doentias.
Sensacional! Confesso que ainda não entendo tudo que vocês falam... Mas me esforço. Só tenho que agradecer a dupla por tanta informação e lucidez neste pobre Brasil.
Eu também, mas é tão gostoso né quando tem uma conversa rolando que o cérebro precisa processar, precisa voltar a fala pra ouvir de novo e tentar entender. O tipo de conversa que você aprende porque traz a crítica deles pro seus próprios conceitos e começa a reavaliar, pensa de novo no que achou que já tinha certeza sobre. Eu acho muito legal
Excelente espaço para reflexão das situações atuais. Crio 2 netos com 8 e 10 anos agora. Fico entre feliz com poder aprender com vocês e apavorada pensando na adolescência deles.
Infelizmente é uma realidade mesmo nas ciências sociais "aplicadas", nas faculdade de arquitetura por exemplo: se discuti de tudo lá dentro, menos arquitetura propriamente dita... as pautas "identitárias" dominaram o debate de tal maneira que não se estuda mais o que se acha que se estudaria nessa faculdade...É triste ver a que ponto chegou as qualidades de pesquisas das faculdades das "melhores universidades da América Latina"
Ainda que assistir vcs não mude nada efetivamente na minha vida kkkk, é uma satisfação imensa ouví-los. Se dependesse de estar no meio acadêmico para acompanhar reflexões como essa, estaríamos perdidos. Viva esse canal!
Passei anos sendo professora universitária e isso tudo me faz pensar que tive a sorte de me aposentar antes disso tudo...triste, triste. Análise, reflexão, criticidade, diálogo... Nada disso existe mais. Tudo que nós podemos fazer agora é esperar um novo São Bento
eu sou de centro esquerda, mas por esses dias eu vi duas coisas que são o tipo de coisa que me fazem ser "centro" esquerda e não completamente esquerda... uma foi um sujeito que milita contra o pudor das universidades no instagram, ele defende que professor, mestres e doutores não tem que ter nenhum pudor, podem balançar a raba nas redes sociais não se importando se o aluno ver, pintar o cabelo de roxo e dar aula, aparecer bêbado na rede social e etc O outro, é um sujeito que milita contra treino pesado na academia, ele defende que vc tem que treinar fofo pq vc não precisa de corpo sarado. hahahaha A esquerda, essa esquerda militante, merece a caricatura do ridículo que tem, pq se esforça muito para isso.
Fiz serviço social na década de 80 e era terrível . A grande maioria foi manipulado por professores de esquerda. Pensar diferente , muitas vezes, implicava e reprovar na matéria
Eles são muitos mas não a maioria, apesar de gritarem como se fossem, principalmente na academia e nas redes sociais. Felizmente, as pessoas “comuns” ao redor do mundo estão preocupadas com assuntos sérios, como sobreviver.
Fora o exagero da manchete, muitos tópicos abordados, apresentam uma crítica consistente dentro do universo acadêmico. Inclusive, não dei continuidade aos estudos - mestrado, doutorado, porquê teria que me enquadrar no universo de referencial dos professores, bem como, o ambiente era muito hostil, entre outros... Gostaria de acrescentar mais uma pequena sugestão, principalmente, para Pondé: - não se afastar, eventualmente, do microfone, para manter o volume do som mais uniforme, como também, tentar incluir quem assiste o vídeo na conversa de vcs dois, tal qual a sua parceira faz muito bem. Sucesso ao programa.
Eu, como um homem primitivo e incapaz de filosofar, por simples preguiça, adoro VER e ouvir a belíssima Gabi. Como se fosse uma canção da Bossa Nova tocando em um vinil à beira da praia. Linda, articulada, segura… uma mulher única.
ô Alexandre, vou explicar a minha crítica sobre o seu comentário. Eu aprecio muito a bossa nova, e você comparar essa moça quase que como a garota de Ipanema, é demais. Essa Gabi é uma grotesca, metida a intelectual, mas não manja nada de filosofia. Só fala bobagem. Mas você tem o direito de gostar. Abraço e me perdoe se fui grosseiro.
@ não foi grosseiro, mas pensei que você estivesse apelando a uma suposta misoginia e/ou machismo. Como diz o “grande filósofo” Seu Jorge, “…mulher bonita mexe com meu coração…” Sigamos e obrigado por esclarecer!
Inspirador ver um casal tão inteligente, e livre de pensamento! Coisas assim nos faz querer aprender mais, ler, canais assim deveriam existir mais. Parabéns a todos! 🎉
Esse programa é maravilhoso, que coisa deliciosa de se ouvir, parece até que eu saio da realidade "Brasil" e vou pra uma realidade onde se existe razão e bom senso. Sou de humanas, fiz antropologia, relações internacionais, e comecei um mestrado em psicologia, e tudo que foi dito eu vivenciei. Você tenta trazer meetodo cientifico e questionar as coisas em humanas em sala de aula e te veem como louco, vc é taxado de tudo, como se estivesse errado e eles certos.
Programa maravilhoso, muito aprendizado, merecedor de muitos aplausos sempre, excelentes profissionais... gratidão por compartilhar tantos conhecimentos...
Feynman, físico americano fez uma crítica às humanas, em especial sobre psicologia (muito baseada em psicanálise) e filosofia (ideológica). Ele percebeu exatamente o tema da conversa do podcast de hoje, num tempo muito anterior aos dias atuais.
O pior de tudo daquele "workshop" na UFMA nem foi a danca, mas os travalhos acadêmicos divilgados naquele dia. Baixe a lista e veja a decepção. E são muitos! Estudos Decoloniais virou moda. "Ain o Brasil não é ruim em educação, a ciência que é eurocêntrica, as avaliações" Andressa Pellanda, ativista pela educação de espécies do sul global.
@@ProfessorFernandoUrias fez curso de Direito????? O que me impede de me auto intitular “professor”, “Doutor”, “catedrático”? Pobreza, ser cotista, estar em uma universidade federal?
@ - Sim, me graduei em Direito e fiz minha pós-graduação na PUC-SP. Já dei aulas na Universidade de Lisboa como professor contratado e sigo em Portugal cursando meu Doutorado em Direito Romano. Sobre a vossa vida e o lhe impede de ser chamado de “professor” - basta estudar, se qualificar e amar à educação - independentemente da sua classe social.
@@ProfessorFernandoUrias Sim, meu currículo também inclui Engenharia Elétrica pela Federal de Juiz de Fora, Instrumentação e Automação de Processos, Mestrado, Doutorado, CAE, Cervantes, Goethe... Sem Lisboa o "blá blá blá". Isso não importa. Classe social e paixão pela educação, OK! Já esteve em uma área dominada pelo tráfico? Lá é como Apocalypse Now. Nós damos aulas preparatórias para ajudar jovens a ingressar em bons cursos técnicos (porque as faculdades estão muito glamourizadas hoje em dia). Esses jovens não têm uma visão de mundo, o que os torna extremamente vulneráveis. É como se andassem sobre uma lâmina de faca, tentando vislumbrar algo melhor, mas a maioria não consegue. O mais doloroso é receber a notícia da morte de alguns deles. Nesse momento, sinto que falhei como professor. Talvez devesse mudar meu nome para @engenheiro... nunca serão. Blasé!
@@geliasr2562 - Sim. Tive um primo de primeiro grau que se tornou traficante e foi morto pela facção rival. Também tive um Tio que foi preso por tráfico internacional na divisa do MS com o Paraguai. E mais recentemente o marido da minha prima foi preso (Policial Civil) foi preso com outros policiais com 538kg de cocaína - avaliada em R$ 40 milhões de reais. No colégio público onde estudei conheci a fome, a péssima qualidade de ensino, a violência e a ausência do Estado - e nesse universo perdi muitos amigos e 3 outros parentes brutalmente assassinados (na qualidade de vítimas) para o mundo do crime. Por meio da Igreja tive oportunidade de fazer inúmeros trabalhos voluntários com crianças com câncer, AIDS, órfãs e, principalmente, com idosos - onde considero um verdadeiro laboratório humano - no sentido holístico. Tive inúmeras oportunidades de entrar para o crime, mas os princípios e valores passados pelos meus pais e a minha crença metafísica me mantiveram FIRME em um caminho ético, moral e legal (juridicamente falando). Nunca tive o sonho de sair do Brasil, mas depois que recebi uma promoção de São Paulo para Paris (França) foi que conheci como é viver sem medo. Desde 2020 vivo na Europa e o único motivo de permanecer é que não quero mais ser assaltado com uma arma na minha cabeça - trauma que carrego até hoje. Respeito vossa opinião, mas não considero que Lisboa seja "blá blá blá", pois foi a Universidade que me abriu portais gigantescos e sem dúvida foi melhor lugar que já trabalhei em toda minha vida. Espero que reencontre motivação para seguir lutando, seja na favela ou em qualquer lugar do mundo que você escolha! Votos de uma abençoada semana e um caminho próspero!! 🙏
@@geliasr2562 - SIM! Tive um primo de primeiro grau que se tornou traficante e foi morto pela facção rival. Também tive um Tio que foi preso por tráfico internacional de drogas na divida do MS com o Paraguai. E mais recentemente o marido da minha prima (policial civil) foi preso com outros policiais com 538kg de cocaína, avaliada em 40 milhões de reais. No âmbito das vítimas - tive 3 parentes próximos brutalmente assassinados e perdi muitos amigos para esse universo paralelo. No colégio público onde estudei tive a oportunidade de conhecer de perto a fome - onde vários amigos só frequentavam o colégio para comer, além da péssima qualidade de ensino, violência e iniciação no mundo das drogas, seja como usuário ou traficante. Tive inúmeras oportunidade de me perder nesse caminho que chamamos de "VIDA", mas os princípios e valores passados pelos meus pais e minha crença metafísica me fizeram permanecer FIRME no caminho ético, moral e legal (em termos jurídicos).
"Intelectual brasileiro do século XXI, vai às compras de Papers de acadêmicos civilizados com a mesma avidez que nossos endinheirados compram bolsas e ternos de grife, nos países patrões". Comentário admirável jogado por aí na rede! E que siga a reflexão.
Discussão maravilhosa!!! Por favor, avaliem o áudio... achei que está baixo (mais baixo que outros do UA-cam). Acredito que o Pondé está falando longe do microfone... Não quero perder nada!! Obrigada
Estou no ambiente universitário dede 1989 e tenho 28 anos de docência. A universidade é local de conhecimento, as paixões (ideologia, religião, dogmas sexuais, etc) deveriam "ficar de fora" (eu sei que é meio utópico). Hije com as midias sociais qualquer um fala de qualquer coisa, então, a ignorância reina junto com a truculência, em um ambiente rasgado por política e corporativismo, e com muita falta de dinheiro
" _ *as paixões* (ideologia, religião, *dogmas sexuais,* etc) deveriam "ficar de fora"_ " Perfeito comentário, ainda mais porque predicou esses termos como eles têm sido tratados ultimamente: como meras paixões pessoais, e não como objetos de algum conhecimento a ser debatido. Esses temas, como qualquer outros, podem ser elencados como campo do conhecimento a ser debatido em discução pedagógica pela metodologia acadêmica, por exemplo _Religião_ analisada historicamente e imparcialmente no escrutínio acadêmico da _ciência_ Teologia. _Sexualidades , ideologias, etc_ examinadas no escrutínio de uma Sociologia, mas não como _paixões_ pessoais a serem funis para definição de privilégios *INCONSTITUCIONAIS* e meritocracia social *inventada* e imposta.
O saber fugiu da Universidade, aqui temos um pouco do novo "São Bento". A cultura e os saberes continuarão se desenvolvendo sem depender das Universidades ideologicamente aparelhadas. Esse canal é um bom começo. O debate esclarece e democratiza o conhecimento.
Ácido como nunca! Belo episódio. As verdades precisam ser ditas. Lembro dos meus tempos de mestrado na PUC-Rio onde cursei algumas disciplinas de humanas. As linhas de pesquisa e assuntos discutidos em sala de aula eram totalmente removidos da realidade. Também recordo de ter sido criticado por encerrar uma apresentação com um slide com a palavra "Obrigado" 😂😂😂. Patético
FILOSOFO sem criticas não é filosofo por isso Karnal. Clovis, Cortella, não são filosofos, pois não criticam o governo e nem a esquerda, são otimos professores, mas não filosofos Socrates por ex foi morto por fazer criticas
Pessoas que não foram amadas de berço, principalmente pelas pais, não podem dar bons frutos!!! O que somos vem de dentro para fora!!! Sê a mudança que queres ver no mundo, disse o filósofo/sábio e eu agradeço apesar dos pesares!!! Abraço.
Excelente programa sobre os problemas na educação superior. Por favor, façam um analisando os problemas da educação básica pública....que na minha opinião já está contaminada com esse mesmo problema da esquerda e que fica perdendo tempo falando da aceitação de cabelos, dos traços das diversas etnias ( que TB é importante) e não fala mais o básico que é sobre o estudar, sobre como estudar é difícil, mas que é a única forma sólida e de valor que pode elevar o patamar social de uma pessoa. Gente, por conta do vitimismo e de outros fatores até importantes, implantaram a progressão continuada, que na prática, não funciona..... só empurra crianças e jovens pra frente sem saberem nada. É disso ninguém fala....O Brasil se perdeu na educação. Se continuar assim, nossas meninas e meninos serão fadados a só ter profissões braçais e de pouca remuneração! 😢
Muito coisa que eu nem sabia sobre essa tal educação com o "COBRE"😵Eu achei um gato🐈⬛ ai no vídeo... Herbert Marcuse (Berlim, 19 de julho de 1898 - Starnberg, 29 de julho de 1979)☝
Só faltou complementar que essa clivagem generalizada faz parte de uma tática antiquíssima "dividir para conquistar". Um povo unido é muito mais difícil de manipular, tornar gado. Temos duas faces da mesma moeda: esquerdopatas e direitopatas. Dirty job é espetacular, parabéns à dupla e aos envolvidos nos bastidores.
Infelizmente, a banalização da burocratização no stricto sensu não está somente nas "humanas". A reserva de mercado e o corporativismo de quem comanda os departamentos é impressionante.
Pondé, gostaria que você comentasse sobre os eventos em universidades estaduais, especialmente em algumas identificadas com a esquerda, onde percebo um padrão: esses eventos parecem não estar sendo "abertos" para toda a sociedade da cidade onde a universidade está inserida. Como lidar com isso? De certo modo, consigo entender essa postura, pois, ao abrir demais, podem surgir problemas como a presença de machistas que só participam das festas para assediar mulheres, além de casos de violência direta. Porém, isso não acaba contribuindo para uma maior polarização? E se essa prática estiver se espalhando para outras universidades? Além disso, muitos desses eventos estão tendo prejuízo financeiro ou deixando de gerar lucro devido a essa espécie de "segregação". Qual seria uma forma de equilibrar essas questões, mantendo a segurança e a inclusão sem prejudicar a viabilidade dos eventos?
Ahnnnnn! Como se diz no popular , Pondé matou a pau, essas teorias todas de esquerda . É tudo isso mesmo, uma histeria .Agora, so um tapa na cara pra acordar,cair na real,sair do surto kkkkkk
Passei maus bocados no meu mestrado em uma universidade pública do centro-oeste. Hétero, casada, mãe, cristã e adivinhem, “totalmente sem lugar de fala”. Foi a experiência mais triste e frustrante da minha vida. Diversidade, pluralidade e democracia são conceitos que empregam para os participantes da confraria. Aos demais, o rigor da lei. Obrigada por tratarem desse assunto e me fazerem lembrar que a indignação nunca morre só. Parabéns pelo canal.
Faltou um adjetivo que te tira do lugar de fala: branca. Afinal, toda pessoa branca é rica e não tem problemas ou dificuldades na vida.
Eu sei o que é isso. No meu caso inclua: homem, hétero, de direita e judeu...
Julgar o próximo é a extrema loucura religiosa que gera emburrecidos e " patriotarios" ...
@@ticianagarciafernandesviei7578 imagina eu, nordestino, rico e vascaíno morando no sudeste, cercado de flamenguistas pobres que não se cansam de me humilhar com seus títulos. Você não sabe como sofro!
Uma constatação: o tal “mi mi mi” não é privilégio de progressistas, é mais bem distribuído que o bom senso!
Como assim sem lugar de fala? Eles te proibiam de abrir a boca? Eles te ignoravam? So tinha voce de hetero nesta universidade ou voce esta criando um cenario ficticio so pra dar ideia pros malucos? Vc nao tem capacidade de perceber que Universidade e um espaco de confronto de ideias? Voce queria ver tuas ideias como sempre por cima de tudo e todos, nao e? Voce concorda QUE VOCE JA TEM O SEU LUGAR DE FALA NORMALMENTE, NAO E MESMO? Entao, voce queria ser o centro do universo por que mesmo se vc sempre esteve nele com todos os privilegios? Voce falou de um drama e nao disse nada real sobre ele.
A profa. Gabriela é simplesmente espetacular! Uma dupla gigantesca.
Parabéns pelo trabalho.
"A esquerda quer um shopping pra chamar de seu..." Pondé sempre genial!
Ja pra pessoas como vc talvez seja melhor dizer que a direita queria o pais inteiro como experimento social dela.
Eu poderia escutar o Pondé falar por horas sem cansar. Obrigado!
Com um bom filtro para merda, acho que daria certo😂😂😂
@@mauroaguiar8825analfabeto funcional saia daqui...
Kkkkkkkkkkkkk@@mauroaguiar8825
Esse programa foi pura lacração com a esquerda e pouca informação.
Disse o único neurônio ativo
Excelente.
Ah, continuem detonando tudo que não presta. É divertido e produz alivio😊
Sendo bem honesto, o que me incomoda não são os alunos, são os professores e reitores deixando esse tipo de coisa invadir a universidade, mesmo com o viés ideológico deles, isso é nojento
NOJENTO e vergonhoso alguem que se acha ter educacao falar de outra pessoas desta forma. VOCE E SUPERIOR A QUEM OU AO QUE MESMO? Talvez vc tenha muito mais de nojeira que alguem somente lutando por ser notado sem sofer este tipo de julgamento covarde.
Na verdade esses alunos nada mais são que frutos desses professores e reitores, as federais são os que são por causa de quem está no top, pois a ideia vem sendo implantada paulatinamente pela reitoria, então não são os alunos que influencia os professores, e sim esses professores que contamina todos com essas ideias esquerdistas doentias.
Irmão, os professores são as maiores vítimas... já vi vários casos de agressão e censura contra professores...
@leozinhoramone3169 nas federais? São eles quem perpétua essas ideias.
@@leozinhoramone3169 realmente, já vi mts casos na universidade pública de professores que se abstém de assuntos para não serem "perseguidos"
Sensacional!
Confesso que ainda não entendo tudo que vocês falam... Mas me esforço.
Só tenho que agradecer a dupla por tanta informação e lucidez neste pobre Brasil.
Eu também, mas é tão gostoso né quando tem uma conversa rolando que o cérebro precisa processar, precisa voltar a fala pra ouvir de novo e tentar entender. O tipo de conversa que você aprende porque traz a crítica deles pro seus próprios conceitos e começa a reavaliar, pensa de novo no que achou que já tinha certeza sobre. Eu acho muito legal
Tão bom ouvir vocês, diminui minha sensação de viver numa distopia. Não estou só neste deserto das ideias sem lógica e coerência.
Excelente espaço para reflexão das situações atuais. Crio 2 netos com 8 e 10 anos agora. Fico entre feliz com poder aprender com vocês e apavorada pensando na adolescência deles.
Infelizmente é uma realidade mesmo nas ciências sociais "aplicadas", nas faculdade de arquitetura por exemplo: se discuti de tudo lá dentro, menos arquitetura propriamente dita... as pautas "identitárias" dominaram o debate de tal maneira que não se estuda mais o que se acha que se estudaria nessa faculdade...É triste ver a que ponto chegou as qualidades de pesquisas das faculdades das "melhores universidades da América Latina"
Ainda que assistir vcs não mude nada efetivamente na minha vida kkkk, é uma satisfação imensa ouví-los. Se dependesse de estar no meio acadêmico para acompanhar reflexões como essa, estaríamos perdidos. Viva esse canal!
Nem no meio acadêmico e nem nesse canal tem um momento sequer de reflexão. Esse canal não tem nada de filosofia.
Penso o contrário. Muda sim "algo"na vida! O conhecimento liberta!!!!!
@@luiztrindade1799 O pior cego é aquele que não quer ver! Sugiro que você se pergunte se "realmente" está disposto a refletir!
Passei anos sendo professora universitária e isso tudo me faz pensar que tive a sorte de me aposentar antes disso tudo...triste, triste. Análise, reflexão, criticidade, diálogo... Nada disso existe mais. Tudo que nós podemos fazer agora é esperar um novo São Bento
eu sou de centro esquerda, mas por esses dias eu vi duas coisas que são o tipo de coisa que me fazem ser "centro" esquerda e não completamente esquerda... uma foi um sujeito que milita contra o pudor das universidades no instagram, ele defende que professor, mestres e doutores não tem que ter nenhum pudor, podem balançar a raba nas redes sociais não se importando se o aluno ver, pintar o cabelo de roxo e dar aula, aparecer bêbado na rede social e etc
O outro, é um sujeito que milita contra treino pesado na academia, ele defende que vc tem que treinar fofo pq vc não precisa de corpo sarado. hahahaha
A esquerda, essa esquerda militante, merece a caricatura do ridículo que tem, pq se esforça muito para isso.
Fiz serviço social na década de 80 e era terrível . A grande maioria foi manipulado por professores de esquerda. Pensar diferente , muitas vezes, implicava e reprovar na matéria
Ainda bem que você percebei isso. Minha irmã é assistrnte social, com mestrado em Saúde Mental. Mas "enlouquece " com pessoas da direita. TRISTE 😢😢😢😢
Estou viciado nesses papos, hahahaahhaha. Isso é indispensável, como é bom ter vocês aqui!
Um canal argumentando contra o inevitavél , eles vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.
Eles são muitos mas não a maioria, apesar de gritarem como se fossem, principalmente na academia e nas redes sociais. Felizmente, as pessoas “comuns” ao redor do mundo estão preocupadas com assuntos sérios, como sobreviver.
@@_jasonbaroni ele provavelmente se refere aos "idiotas" em termos largos. É uma frase do nelson rodrigues
Professor Pondé, o senhor é uma excelência no saber filosófico e a professora também.
Um forte abraço.
Onde é que vamos parar com essa eCUcação? Nossa! É preciso coragem pra fazer o trabalho sujo. Muito obrigado Pondé e Gabi.
"Educação " muito bom!
Tudo que sai do cu vai parar no esgoto. Imagine onde vamos parar...
Pondé e Gabi é que são pura eCUcação...😂😂😂😂
Excelente !!! Isso é uma conversa q acrescenta de vdd... parabéns aos idealizadores !!!
Que bom ouvir pessoas tão inteligentes e Elegantes!! Admiro e aprendo muito !! Lindos e cultos professores filósofos!!💝
Fofos e LACRADORES. 😎
Boa noite às inteligências nada limitadas. Parabéns à dupla pelo "clean job".
Bom saber que ainda existe mulher de verdade....tem meu respeito Parabéns.
Fora o exagero da manchete, muitos tópicos abordados, apresentam uma crítica consistente dentro do universo acadêmico. Inclusive, não dei continuidade aos estudos - mestrado, doutorado, porquê teria que me enquadrar no universo de referencial dos professores, bem como, o ambiente era muito hostil, entre outros...
Gostaria de acrescentar mais uma pequena sugestão, principalmente, para Pondé: - não se afastar, eventualmente, do microfone, para manter o volume do som mais uniforme, como também, tentar incluir quem assiste o vídeo na conversa de vcs dois, tal qual a sua parceira faz muito bem. Sucesso ao programa.
Eu, como um homem primitivo e incapaz de filosofar, por simples preguiça, adoro VER e ouvir a belíssima Gabi.
Como se fosse uma canção da Bossa Nova tocando em um vinil à beira da praia.
Linda, articulada, segura… uma mulher única.
Cada coisa que aparece nos comentários. 👎👎👎
@ ô Luiz. Seja simpático, educado, elegante e tolerante! Eu acho que fui. 🫶🏽
ô Alexandre, vou explicar a minha crítica sobre o seu comentário. Eu aprecio muito a bossa nova, e você comparar essa moça quase que como a garota de Ipanema, é demais. Essa Gabi é uma grotesca, metida a intelectual, mas não manja nada de filosofia. Só fala bobagem.
Mas você tem o direito de gostar.
Abraço e me perdoe se fui grosseiro.
@ não foi grosseiro, mas pensei que você estivesse apelando a uma suposta misoginia e/ou machismo. Como diz o “grande filósofo” Seu Jorge, “…mulher bonita mexe com meu coração…” Sigamos e obrigado por esclarecer!
Agora tô lembrando da novela Tiêta.... Qdo a Cinira cansou das amigas e queria Homi....kkkk
Inspirador ver um casal tão inteligente, e livre de pensamento! Coisas assim nos faz querer aprender mais, ler, canais assim deveriam existir mais. Parabéns a todos! 🎉
São um casal de INTELIGENTINHOS e lacradores.
Esse programa é maravilhoso, que coisa deliciosa de se ouvir, parece até que eu saio da realidade "Brasil" e vou pra uma realidade onde se existe razão e bom senso. Sou de humanas, fiz antropologia, relações internacionais, e comecei um mestrado em psicologia, e tudo que foi dito eu vivenciei. Você tenta trazer meetodo cientifico e questionar as coisas em humanas em sala de aula e te veem como louco, vc é taxado de tudo, como se estivesse errado e eles certos.
Programa maravilhoso, muito aprendizado, merecedor de muitos aplausos sempre, excelentes profissionais... gratidão por compartilhar tantos conhecimentos...
O desabafo no final foi a melhor parte! Kkk que tristeza, rindo pra não chorar.
22:31 "...se eu fosse Cardecista coisa que eu não sou, graças a Deus" ( Luiz Felipe Pondé), ateu declarado kkkk. Papo ótimo!
Kkk poisé,
Bom, eu sou kardecista, nascido no budismo e praticante do Taoísmo. E to aqui.
Feynman, físico americano fez uma crítica às humanas, em especial sobre psicologia (muito baseada em psicanálise) e filosofia (ideológica). Ele percebeu exatamente o tema da conversa do podcast de hoje, num tempo muito anterior aos dias atuais.
Assistindo e notando um paralelo dessa dupla com a dupla do Platitudes. Gosto bastante dos 4.
Gente. Eu gosto muito de ouvir a Gabi também. Mulher inteligente! E até o jeito de falar é agradável! Estou amando
Grande dupla.
O pior de tudo daquele "workshop" na UFMA nem foi a danca, mas os travalhos acadêmicos divilgados naquele dia. Baixe a lista e veja a decepção. E são muitos! Estudos Decoloniais virou moda. "Ain o Brasil não é ruim em educação, a ciência que é eurocêntrica, as avaliações" Andressa Pellanda, ativista pela educação de espécies do sul global.
Vei, esses quadros desalinhados no fundo enlouquecem o toque de mais alguém ou só o meu?
😂😂😂😬😬😬
Eles estão alinhados por baixo, formando um grande retângulo.
De nada.
Mas eles não estão desalinhados
@@k_ldrarik_ldrari2734 tá não pow
amandoooooooo! Pondé não aguento com sua risada! Vc é demais! A Gabriela tb é incrível!
Que paulada de programa! Sensacional !
Conversas essenciais! Continuem! 👏🏼
O título está mesmo emblemático. E olha que nem é clickbait 😂😂😂😂
Saudades dos meus professores da PUC-SP🤓💔
@@ProfessorFernandoUrias fez curso de Direito????? O que me impede de me auto intitular “professor”, “Doutor”, “catedrático”? Pobreza, ser cotista, estar em uma universidade federal?
@ - Sim, me graduei em Direito e fiz minha pós-graduação na PUC-SP. Já dei aulas na Universidade de Lisboa como professor contratado e sigo em Portugal cursando meu Doutorado em Direito Romano.
Sobre a vossa vida e o lhe impede de ser chamado de “professor” - basta estudar, se qualificar e amar à educação - independentemente da sua classe social.
@@ProfessorFernandoUrias Sim, meu currículo também inclui Engenharia Elétrica pela Federal de Juiz de Fora, Instrumentação e Automação de Processos, Mestrado, Doutorado, CAE, Cervantes, Goethe... Sem Lisboa o "blá blá blá". Isso não importa. Classe social e paixão pela educação, OK!
Já esteve em uma área dominada pelo tráfico? Lá é como Apocalypse Now. Nós damos aulas preparatórias para ajudar jovens a ingressar em bons cursos técnicos (porque as faculdades estão muito glamourizadas hoje em dia).
Esses jovens não têm uma visão de mundo, o que os torna extremamente vulneráveis. É como se andassem sobre uma lâmina de faca, tentando vislumbrar algo melhor, mas a maioria não consegue. O mais doloroso é receber a notícia da morte de alguns deles.
Nesse momento, sinto que falhei como professor. Talvez devesse mudar meu nome para @engenheiro... nunca serão. Blasé!
@@geliasr2562 - Sim. Tive um primo de primeiro grau que se tornou traficante e foi morto pela facção rival. Também tive um Tio que foi preso por tráfico internacional na divisa do MS com o Paraguai. E mais recentemente o marido da minha prima foi preso (Policial Civil) foi preso com outros policiais com 538kg de cocaína - avaliada em R$ 40 milhões de reais.
No colégio público onde estudei conheci a fome, a péssima qualidade de ensino, a violência e a ausência do Estado - e nesse universo perdi muitos amigos e 3 outros parentes brutalmente assassinados (na qualidade de vítimas) para o mundo do crime. Por meio da Igreja tive oportunidade de fazer inúmeros trabalhos voluntários com crianças com câncer, AIDS, órfãs e, principalmente, com idosos - onde considero um verdadeiro laboratório humano - no sentido holístico. Tive inúmeras oportunidades de entrar para o crime, mas os princípios e valores passados pelos meus pais e a minha crença metafísica me mantiveram FIRME em um caminho ético, moral e legal (juridicamente falando). Nunca tive o sonho de sair do Brasil, mas depois que recebi uma promoção de São Paulo para Paris (França) foi que conheci como é viver sem medo. Desde 2020 vivo na Europa e o único motivo de permanecer é que não quero mais ser assaltado com uma arma na minha cabeça - trauma que carrego até hoje. Respeito vossa opinião, mas não considero que Lisboa seja "blá blá blá", pois foi a Universidade que me abriu portais gigantescos e sem dúvida foi melhor lugar que já trabalhei em toda minha vida. Espero que reencontre motivação para seguir lutando, seja na favela ou em qualquer lugar do mundo que você escolha! Votos de uma abençoada semana e um caminho próspero!! 🙏
@@geliasr2562 - SIM! Tive um primo de primeiro grau que se tornou traficante e foi morto pela facção rival. Também tive um Tio que foi preso por tráfico internacional de drogas na divida do MS com o Paraguai. E mais recentemente o marido da minha prima (policial civil) foi preso com outros policiais com 538kg de cocaína, avaliada em 40 milhões de reais. No âmbito das vítimas - tive 3 parentes próximos brutalmente assassinados e perdi muitos amigos para esse universo paralelo.
No colégio público onde estudei tive a oportunidade de conhecer de perto a fome - onde vários amigos só frequentavam o colégio para comer, além da péssima qualidade de ensino, violência e iniciação no mundo das drogas, seja como usuário ou traficante. Tive inúmeras oportunidade de me perder nesse caminho que chamamos de "VIDA", mas os princípios e valores passados pelos meus pais e minha crença metafísica me fizeram permanecer FIRME no caminho ético, moral e legal (em termos jurídicos).
os bons precisam reagir em todas as áreas que esses absurdos estão agindo. Precisam se manifestar para ocupar espaços .
Muito bom esse canal. Qta informação 👏👏👏👏👏👏👏
É CADA LOUCURA DO SER HUMANO, DEUS ME LIVRE...CADA VEZ MAIS AMO ❤️ OS ANIMAIS ❤
Finalmente um pouco de sanidade no debate. ❤
O melhor papo "do momento"! Adoro vocês!
O que eu (um simples leigo curioso) tenho a dizer sobre o tópico que foi pautado neste vídeo: Muito bom!
Essa dupla é perfeita.
A verdade é que a natureza humana não permite que exista algum sistema em que todos vivem bem, sempre vai existir segregação
Inclusive alguns que começam o pensamento com "A verdade é..." para legitimação e destaque. Que merda. Em suma: visão local e aplicação global...😢
@MaurojfMenezes só quis dizer que utopia de bem estar coletivo não é possível; e você, é inocente ao ponto de acreditar nessa utopia?
Tudo indica ser isso mesmo. Nossa natureza falha e imperfeita parece não ser capaz de criar um mundo ou um sistema onde todos vivam de forma digna.
A análise que fazem é muito clara e exata. Obrigado.
Quanto pra aprender com vocês!👏🏾👏🏾👏🏾
"Intelectual brasileiro do século XXI, vai às compras de Papers de acadêmicos civilizados com a mesma avidez que nossos endinheirados compram bolsas e ternos de grife, nos países patrões". Comentário admirável jogado por aí na rede! E que siga a reflexão.
Excelente bate papo! foi revigorante. É reconfortante saber que ainda existem mentes lúcidas por aí...
Discussão maravilhosa!!! Por favor, avaliem o áudio... achei que está baixo (mais baixo que outros do UA-cam). Acredito que o Pondé está falando longe do microfone... Não quero perder nada!! Obrigada
Sinto-me privilegiada em ter acesso ao conteúdo deste canal.
Excelente trabalho.
Maravilhoso, adorei esse episódio.
Estou no ambiente universitário dede 1989 e tenho 28 anos de docência. A universidade é local de conhecimento, as paixões (ideologia, religião, dogmas sexuais, etc) deveriam "ficar de fora" (eu sei que é meio utópico). Hije com as midias sociais qualquer um fala de qualquer coisa, então, a ignorância reina junto com a truculência, em um ambiente rasgado por política e corporativismo, e com muita falta de dinheiro
" _ *as paixões* (ideologia, religião, *dogmas sexuais,* etc) deveriam "ficar de fora"_ "
Perfeito comentário, ainda mais porque predicou esses termos como eles têm sido tratados ultimamente: como meras paixões pessoais, e não como objetos de algum conhecimento a ser debatido. Esses temas, como qualquer outros, podem ser elencados como campo do conhecimento a ser debatido em discução pedagógica pela metodologia acadêmica, por exemplo _Religião_ analisada historicamente e imparcialmente no escrutínio acadêmico da _ciência_ Teologia. _Sexualidades , ideologias, etc_ examinadas no escrutínio de uma Sociologia, mas não como _paixões_ pessoais a serem funis para definição de privilégios *INCONSTITUCIONAIS* e meritocracia social *inventada* e imposta.
Que programa delicioso, divertido e interessante, apesar de leigo sou entusiasta da filosofia, continuem por favor.
O saber fugiu da Universidade, aqui temos um pouco do novo "São Bento". A cultura e os saberes continuarão se desenvolvendo sem depender das Universidades ideologicamente aparelhadas. Esse canal é um bom começo. O debate esclarece e democratiza o conhecimento.
Que delícia ouvir esses 2 ❤
Interessante sempre ouvir a visão dos outros, mesmo que não seja a minha. Contribui para evoluir.
Ácido como nunca! Belo episódio. As verdades precisam ser ditas. Lembro dos meus tempos de mestrado na PUC-Rio onde cursei algumas disciplinas de humanas. As linhas de pesquisa e assuntos discutidos em sala de aula eram totalmente removidos da realidade. Também recordo de ter sido criticado por encerrar uma apresentação com um slide com a palavra "Obrigado" 😂😂😂. Patético
Dois Monstros!!! 🧠🧠👏🏻👏🏻
Nas humanas falar tolices não derruba avião, mas corrói a civilização.
A falta de conteúdo sério, tem levadoba esquerda a utilização dos espaços acadêmicos como forma de destruir os debates e politizar imbecis 😢
Melhor tática pra enfraquecer uma nação é exatamente pela , cultura, qual o berço cultura? A educação.
FILOSOFO sem criticas não é filosofo
por isso Karnal. Clovis, Cortella, não são filosofos, pois não criticam o governo e nem a esquerda, são otimos professores, mas não filosofos
Socrates por ex foi morto por fazer criticas
Por isso Olavo é um filósofo
@yurilsaps era ...
@@yurilsaps sim , mas não se preocupe o seu dia pode ser hoje … Não há nada eterno a terra
@@luizantoniodeoliveira9974É um filósofo
@@HenriqueFernandes-i1b morreu
alguém sabe dizer qual é o texto da Folha e autor(a), citado quando falaram da questão de "rigor acadêmico" ?
Parabéns pelo áudio, excelente!
Boa tarde! Muito bom o programa! Valeuu
Opa! Cheguei na hora certa! Postado há 16 segundos! 😮😁
Tudo nesse vídeo é maravilhoso, conteúdo e alívio da visão kk (claro q da parte da Prof.Gabriela kk)
Todo episódio da aquele gosto de quero mais
Universidades onde não se aprendem a pensar,mas consumir as falas de " doutrinadores".
Excelente conversa! 👏🏼👏🏼
Excelente! Excelente! Excelente!!!!
Pessoas que não foram amadas de berço, principalmente pelas pais, não podem dar bons frutos!!! O que somos vem de dentro para fora!!! Sê a mudança que queres ver no mundo, disse o filósofo/sábio e eu agradeço apesar dos pesares!!! Abraço.
Excelente programa sobre os problemas na educação superior. Por favor, façam um analisando os problemas da educação básica pública....que na minha opinião já está contaminada com esse mesmo problema da esquerda e que fica perdendo tempo falando da aceitação de cabelos, dos traços das diversas etnias ( que TB é importante) e não fala mais o básico que é sobre o estudar, sobre como estudar é difícil, mas que é a única forma sólida e de valor que pode elevar o patamar social de uma pessoa.
Gente, por conta do vitimismo e de outros fatores até importantes, implantaram a progressão continuada, que na prática, não funciona..... só empurra crianças e jovens pra frente sem saberem nada.
É disso ninguém fala....O Brasil se perdeu na educação. Se continuar assim, nossas meninas e meninos serão fadados a só ter profissões braçais e de pouca remuneração! 😢
Dupla perfeita.
Parabéns!
Gosto desse programa porque discordo de muitas coisas que falam aqui. Muito bom. Obrigado e continuem com o bom trabalho.
PS: não contêm ironia.
Nossa esse ano sofri isso tudo, não deu três meses e estava fora do mestrado. Hoje agradeço estar livre.
Sensacional como sempre!
Muito coisa que eu nem sabia sobre essa tal educação com o "COBRE"😵Eu achei um gato🐈⬛ ai no vídeo... Herbert Marcuse (Berlim, 19 de julho de 1898 - Starnberg, 29 de julho de 1979)☝
O audio está ótimo dessa vez !
No episodeo passado ficou a desejar.
Obrigada por compartilhar tanto ❤
Educando com o precioso! 😅 Preciosidades da nossa era 😅😂😂😂😂
Eu gostaria de conversar com este bom intelectual
Muito bom 👏🏿👏🏿👏🏿 🔥🔥🔥
Só faltou complementar que essa clivagem generalizada faz parte de uma tática antiquíssima "dividir para conquistar". Um povo unido é muito mais difícil de manipular, tornar gado. Temos duas faces da mesma moeda: esquerdopatas e direitopatas. Dirty job é espetacular, parabéns à dupla e aos envolvidos nos bastidores.
O tema começou com uma "palavrinha"; não com um "palavrão". 😂😂😂
ESTAMOS VIVENDO EM UM HOSPÍCIO A CÉU ABERTO ! SALVE-SE QUEM PUDER ! 😎🙏
Excelente episódio! Por essas questões que eu não ouso ingressar no doutorado na UnB.
EXCELENTE!!!👏👏👏
Infelizmente, a banalização da burocratização no stricto sensu não está somente nas "humanas". A reserva de mercado e o corporativismo de quem comanda os departamentos é impressionante.
CADE OS VIDEOS SEMANAIS PONDE? O ULTIMO FOI A 1 MES
DESISTIU?
Belíssima aula!
Vocês são excelentes!
Uma grande reflexão sobre o ensino no Brasil também aqui no UA-cam é o vídeo "Pra que serve a escola?", do @NãoFicção.
Pondé, gostaria que você comentasse sobre os eventos em universidades estaduais, especialmente em algumas identificadas com a esquerda, onde percebo um padrão: esses eventos parecem não estar sendo "abertos" para toda a sociedade da cidade onde a universidade está inserida. Como lidar com isso?
De certo modo, consigo entender essa postura, pois, ao abrir demais, podem surgir problemas como a presença de machistas que só participam das festas para assediar mulheres, além de casos de violência direta. Porém, isso não acaba contribuindo para uma maior polarização? E se essa prática estiver se espalhando para outras universidades?
Além disso, muitos desses eventos estão tendo prejuízo financeiro ou deixando de gerar lucro devido a essa espécie de "segregação". Qual seria uma forma de equilibrar essas questões, mantendo a segurança e a inclusão sem prejudicar a viabilidade dos eventos?
Ahnnnnn!
Como se diz no popular , Pondé matou a pau, essas teorias todas de esquerda .
É tudo isso mesmo, uma histeria .Agora, so um tapa na cara pra acordar,cair na real,sair do surto kkkkkk
Sou fã do Ponde é um bom Homem
Debate lúcido e claro!