De inicio peço perdão pelos erros de português. Trabalhei por muitos anos de porteiro e de tempos em tempos o cindico aparecia na portaria com um arquiteto e mais algum morador, juntos eles planejavam a reforma da portaria, descutiam a reforma da guarita na minha frente e em momento algum me perguntavam o que eu achava. como se eu o porteiro que passava 12h dentro dela por varios anos não soubece o que seria importante ou funcional para o trabalho, mas eles apesar de não passarem nem almenos 1 hora dentro da quarita soubese melhor do que eu e os outros porteiros o que era bom pra guarita. No final a guarita ficava bonita esteticamente mas muito pouco funcional. Assim é a esquerda no Brasil sabem o que é melhor para os pobres do alto do seus apartamentos, são tão altivos que não precisam da opinião do pobre eles achma que sabem melhor do que nós mesmo o que precisamos.
O pobre que nunca esperou nada de governo nenhum e de ninguém, que precisou trabalhar desde criança para ajudar no sustento da família, geralmente é de direita pq sabe de onde sai o seu sustento. En sua grande maioria são pessoas honestas e trabalhadoras e não defendem bandidos ou "vítimas" da sociedade!
@@carloseduardobugaisk7741 Ué mas se a pessoa quer gastar com dizimo na igreja, com tigrinho, com doação, fazer uma oferenda ou um despacho isso num é problema dela? ela num escolheu fazer isso? Pq eu tenho que ser obrigado a pagar sindicato se eu nao quero?
@@carloseduardobugaisk7741 Como se todo mundo pagasse dízimo... Vocês mortadelas não tem argumentos e extrapolam assim, pra conseguir argumentar alguma coisa. Figura patética.
O Estado Capitalista burguês nunca vai resolver o problema de nenhum pobre, pois ele é controlado pelo grande capital financeiro que visa acumular lucro, não distribuir. Um exemplo de Estado não burguês é a China.
O estado capitalista facilita pra vc ganhar dinheiro .ao contrário do comunista .basta vc correr atrás escolher o quanto quer trabalhar c horas de trabalho mais valorizadas w aqui no Bostil c CLT q nos limita c salários defasados, fora economia em frangalhos ,impostos abusivos sem nos retornar.
@@JoséZe-da-casa-do-Ze Se você é pobre, o único jeito de sair dessa nível é o capitalismo. Não há outra opção! Você ignora isso pq o capitalismo é algo que muito não gosta, que é a realidade. Ao contrário do comunismo e socialismo que prega uma ideia, patético, sem noção e ilusório.
kkkk o Estado não resolve nada! não sei de que filme de ficção tirou que o Estado resolve alguma coisa. A natureza do Estado é taxa e proibir, quem resolve alguma coisa é a sociedade, não o Estado.
Na verdade é hipocrisia E ignorância também. Ignorância de "xofem eterno", ignorância pela falta de colocar a "mão na massa", de trabalhar, de enfrentar a vida, além de muita teimosia e mania de grandeza com zero humildade intelectual.
Realmente é muito comum ver rico de esquerda, né? A cada esquina se vê um... Em que mundo vc vive ,criança? Rico é burguesia, pobre é proletariado. Associe as coisas. Burguesia e capital anda de mãos dadas, em que mãos estão os meios de produção?
@@leandrocarneiro7758 Pobre pedinte é de esquerda. São os que descreveu... O pobre trabalhador é refém do capital, meu caro... Pois vive na realidade. Você provavelmente não vive nela.
Formidável.... Eu sou ateu não praticante... Mas há tempos tenho observado, como essas igrejas evangélicas, acolhem e dão sentido a vida de pessoas simples, sem muitos recursos materiais, morais e intelectuais... Enquanto as igrejas católicas ficam fechadas a maior parte do tempo, os templos evangélicos, são clubes, que estão em funcionamento o dia inteiro, promovendo atividades o dia inteiro... Promovem a prosperidade das pessoas... Numa empresa onde tem um evangélico, em pouco tempo eles se multiplicam, se auto ajudam... Aí invés de romantizar a pobreza eles promovem a prosperidade... E cobram para isso, como toda a religião é um business...
Nossa, tb tenho percebido isso. Esses dias passei por um podcast e tinha uns católicos reclamando q a doutrina evangélica não era verdadeira cristã pois em vez de pregar a pobreza, a humildade, etc etc os evangelicos pregam riqueza... teologia da prosperidade... etc essas coisas... mas reparei q os tais católicos eram super ricos e estavam reclamando do evsngelicos fazer oracoes na igreja p melhorar de vida... isso é muito contraditório e hipocrisia...
Gabi e Pondé, o programa está maravilhoso, um dos melhores que existe hoje em dia, mas vcs precisam melhorar a acústica, o som e a luz do ambiente. Um programa desse nível deveria ter um patrocínio legal, aloooo empresários ajudem essa dupla maravilhosa.
Nossa ! acordei de madrugada ,rs pra ouvir a melhor coisa q ja ouvi nos últimos tempo . Pelo o q ja ouvi de reflexões profundas,complexas, ja li também escrito pelo Pondé ,ja aprendi ,ja questionei nalgum ponto especifico e nao concordei pq achei coerente com o fundo do seu pensamento . Esta reflexão feita junto com a Gab,i com cara e é de verdade conversa de gente inteligente de gente ,coerente e principalmente e essencialmente honestas. Constato ouvindo esta conversa e não é a primeira ou segunda vez q ouço Pondé . Sigo, estudo o seu pensamento a muito tempos ,desde antes das redes sociais ,o conheci lendo na Folha de S.P. Quero dizer com isso q Pondé foi fundo ,estudou num mergulho profundo tocou ,burilou de perto nesse mergulho intelectual ,epistimologico a tecitura social ,tocou o pensamento ,a mentalidades de pessoas de fato diferentes,de todo tipo com diferentes formação intelectual, ,econômica de modos e hábito muito diferentes das classes sociais,redes de relações diferentes das q estão no ideal midiatico . Só por isso Pondé chega na superfície no raso com tanta clareza ,com tanta luz para informar o q viu e não fantasia ,nai é elucubrações da esquerdalha babaca . Parabéns especialmente para Pondé e Gabi muito especialmente tbem pela honestidade .
O áudio realmente está ruim. Parece que está muito longe e não dá para entender direto o Pondé. No mais, tô adorando o canal porque eu adoro o Pondé. Obrigada por trazer para nós o que só era possível numa faculdade. ❤
Mas você pode ser pobre de direita. Geralmente pobre de direita se inclina aos valores da direita por abraçar os fundamentos da prosperidade e viver o sonho "brasileiro", ou seja, sair da miséria e alcançar a prosperidade por méritos individuais. Geralmente a esquerda faz o contrário, ela tenta recorrentemente fugir da prosperidade, mantendo as pessoas pobres e miseráveis. Enfim... a direita ela se adapta ao sistema e a esquerda ela - tão preguiçosa - quer que o sistema mude por elas prejudicando os méritos e esforços de outrem.
@ , o Brasil poderia ser um país desenvolvido se houvesse mais “pobres de direita” em regiões mais carentes, atormentadas por séculos de coronelismo e assistencialismo escravagista.
@@studentmattsolivers364 o Brasil poderia ser um país desenvolvido se houvesse mais "pobres de direita" em regiões mais carentes, atormentadas por séculos de coronelismo e assistencialismo escravagista.
Excepcional. Um único contraponto: não é necessário entrar ilegalmente no Brasil: já somos a maior miscigenação mundial e, pelo jeito, continuaremos a receber todos os povos. Grato pela partilha de uma visão tão contemporânea e sábia. ❤
Luiz Felipe, agradeço à sua paciência e profissionalismo de ter que dizer que "o povo não é sábio". da mesma forma que "a busca do sentido da vida" é uma discussão vazia, sapiência e sabedoria não é algo para todos, como o Veloso disse: "uns são, uns não. E não há outros".
Mas você pode ser pobre de direita. Geralmente pobre de direita se inclina aos valores da direita por abraçar os fundamentos da prosperidade e viver o sonho "brasileiro", ou seja, sair da miséria e alcançar a prosperidade por méritos individuais. Geralmente a esquerda faz o contrário, ela tenta recorrentemente fugir da prosperidade, mantendo as pessoas pobres e miseráveis. Enfim... a direita ela se adapta ao sistema e a esquerda ela - tão preguiçosa - quer que o sistema mude por elas, assim prejudicando os méritos e esforços de outrem.
@@efg194 amigo, oq eu concordo com o Pondé é sobre essa esquerda universitária ser completamente descolada da realidade do povo da periferia, tratando de pautas identitárias e pronome neutro, algo q não tem nada a ver com aquilo q é realmente a "esquerda"! Esquerda é luta de classes, é os trabalhadores tomar os meios de produção de uma elite burguesa parasita que escraviza o povo e usa o Estado para benefícios próprios
A primeira vez que o termo Pobre de Direita foi usado, foi num vídeo da Ana Roxo no Canal o mundo segundo Ana Roxo, realmente é uma discussão muito atual, como explicar o nível de submissão dos pobres no Brasil.
pobre de direita = filho trabalhador pobre de esquerda =filho vagabundo fim , agora va buscar sua filha na escola pq deve ta fumando maconha revoluçionaria
Empreender não é só uma questão de melhor a própria renda, é também uma forma de propor soluções práticas pra problemas da sociedade. Em uma região residencial em que as pessoas precisam se locomover grandes distancias pra se chegar à um mercado, há a possibilidade de abrir um tipo de mercado pequeno ou ao similar, dessa forma a pessoa adiquiri renda e faz com que as pessoas daquele bairro não percam tempo percorrendo grandes distâncias, ninguém melhor pra ver de perto as necessidades do povo se não o próprio povo, acho que a consciência da possobilidade de emprender coloca o povo em um papel mais ativo pra resolver alguns dos problemas que estão próximos há eles.
Além de ganhar, mais na média, o trabalho dito mais precarizado permite, mal ou bem, mais flexibilidade de horários e uma percepção de maior controle do próprio tempo. Por exemplo: uma pessoa pode trabalhar no aplicativo das 6h às 11h, ir buscar o filho na escola, almoçar em casa, descansar e ir a academia. Depois volta às 15h e trabalhar até às 20h. Será 10h de trabalhos diário, porém tem mais convivio com a família e até dá para cuidar mais da saúde. Além disso, a pessoa faz um MEI, que dá inclusive direito a aposentadia por idade por 70 Reais mês, faz seguro de lucros cessantes + um de vida por algo em torno de 250 Reais. Total de 320 Reais para ter mais segurança. Nesse contexto a pessoa conseguirá tirar, líquido, algo em torno de 3K. 50h por semana de trabalho, porém com uma percepção melhor do que a maioria dos trabalhos com CLT. E, que trabalho hj paga 3K por dentro na CLT para pessoas com baixa formação? Enfim, nenhum trabalho é fácil ou simples, mas há uma certa lógica, atualmente, em trabalhar em aplicativos e não no sistema CLT.
Nada contra a moça, mas Ponde, eu queria um canal c vc fldo sobre suas ideias sem ter ninguem perguntando ou interrompendo, sem limitacoes, filosofar ate esgotar sobre temas variados....
faltou só ela falar: esse disclaimer foi patrocinado pela Faria Lima. Se a esquerda não entende nada da humanidade, o que dirá o liberalismo? Se não forem as leis trabalhistas, quem adotará as medidas que protegerão os interesses dos trabalhadores? A esquerda precisa atualizar seu discurso e sua fala, inclusive para aprender a desmentir as falácias desse liberalismo, de que o profissional perde seus direitos, sua segurança, deixa de contribuir com a seguridade social, mas é feliz porque pode fazer seu horário (ou seja, pode trabalhar 16 horas por dia). um contraponto a essa fala, que considero infeliz, é a entrevista do Jessé Souza no podcast Juca Kfouri entrevista. ua-cam.com/video/ygViQpYzoUQ/v-deo.htmlsi=RTuB2-A6JGd2W1z3
Segundo pesquisa recente da FGV, 70% dos trabalhadores sem carteira assinada, sendo eles MEI ou informais, prefeririam ser CLT, porque a renda que obtêm atualmente é insuficiente para arcar com suas despesas. Isso significa que essas pessoas nào fizeram uma escolha deliberada por flexvibilizar as condições de trabalho, mesmo aquelas que eventualmente possam ter aderido ao discurso neoliberal do empreendedorismo. Elas desejam ter melhorias nas condições de trabalho e ao mesmo tempo ter estabilidade no emprego, algo que não tem sido oferecido pelo Estado e muito menos pelo empresariado. Isso ainda não foi compreendido por grande parte da esquerda que oscila equivocadamente entre ignotar ou mesmo atacar o "pobre de direita" ou aderindo ao discurso do empreenderosimo, como pode ser inferido pela campanha do Boulos em São Paulo - e com isso, conformando-se a precarização do trabalho. O desejo da população por conquistar mais direitos ttabalhistas e estabailidade tende a se revelar com a adesão a pauta de reduação da jornada 6x1, ao menos se essas reinvidicações se elastrarem e ganharem escala. Vale-se dizer ainda que, no caso dos motoristas de uber, especificamente, a rejeição a formalização se deu porque a proposta do governo beneficaria muito mais a própria Uber do que a categoria e nào simplesmente por um desejo de flexibilização das relações de trabalho. E além disso, independente do governo, daqui a alguns anos, todos os motoristas perderão seus "empregos", porque os carros se tornarão autônomos e teleguiados por GPS e IA - algo que já ocorre com os caminhoneiros nos EUA e na China.
Peço desculpas, mas abrir um CNPJ não significa ser empreendedor. Na prática, tem servido apenas para as empresas reduzirem custos, escaparem de impostos e se isentarem de vínculos e obrigações trabalhistas. Muitos não têm noção da realidade de um MEI prestador de serviços. O mercado de trabalho está distorcido, e é hora de encarar isso: as empresas escolhem MEIs para evitar encargos, mas exigem jornadas das 8h às 18h, exclusividade, participação em reuniões diárias, e ainda pagam o mesmo salário de antes. Vaga de almoxarifado como MEI? Salário de MEI de R$3.000? Quanto você acha que ganha um MEI em serviços operacionais? O governo deveria estabelecer um piso mínimo para quem trabalha como MEI, porque o cenário atual é absurdo. A pessoa precisa trabalhar o dobro para ganhar um pouco mais, sem suporte, e é explorada ao máximo. Fica doente e não tem quem a ampare. Falar de "empreendedor pobre" chega a ser risível. Como alguém que luta para ganhar R$1.000 a mais vai conseguir pagar um convênio, guardar dinheiro para emergências ou férias? A realidade é dura: o prestador de serviço como PJ está desamparado. Adoro o Pondé, mas essa ideia de "empreendedor pobre" é uma piada.
Prezado Pondé e demais seguidores, estou gostando muito do podcast. No entanto gostaria de esclarecer 2 pontos. Nem toda igreja evangélica prega ou aceita a teologia da prosperidade. Na verdade o ensino bíblico em nenhum momento advoga benesses terrestres, mas a vida eterna no paraíso. Religião que prega prosperidade é furada... em segundo lugar, dízimo não é pago; dízimo é devolvido segundo a bíblia. Devolve-se a décima parte em reconhecimento que tudo vem do Senhor. Não se trata de dinheiro, mas pode sê-lo. Dízimo é diferente de oferta. Em nenhum lugar da bíblia, alguém é obrigado a dizimar ou ofertar. Dízimo e oferta devem ser contribuições voluntárias, de um coração agradecido. Religião que prega pagamento de dízimo ou oferta em troca de bênçãos, é furada...
17:00 O texto do New York times diz o NÃO que o ponde falou que não tinha, coloco aqui a cópia real do texto: […] O restante de nós precisa olhar para esse resultado com humildade. Os eleitores americanos nem sempre são sábios, mas geralmente são sensatos, e têm algo a nos ensinar. Meu pensamento inicial é que tenho que reexaminar minhas próprias convicções. Sou moderado.
Seria interessante um programa sobre o fenômeno Pablo Marçal; nem tanto sobre a pessoa dele, mas sobre o seu público e o que ele representa; e o seu futuro.
Pobre de direita faz sentido, vc não deseja ficar na pobreza dependendo de programas sociais e deseja criar sua própria ascensão econômica, seu proprio negocio...uma pessoa que deseja ser pobre é o que não faz sentido.
Ninguém chega a lugar nenhum, sem ajuda. Minha filha está na FACULDADE porque eu estou ajudando. O estado deve e tem a obrigação de ajudar os mais necessitados. Não para ficarem na pobreza, mas para poder acender a uma vida melhor SOCIALMENTE.
@@luiztrindade1799 a sua filha está fazendo faculdade pra não trabalhar e viver de ajuda do governo ou para ser capaz de escrever a própria história com seu próprio dinheiro?
Se nós, os humanos vivêssemos em uma sociedade onde fossemos todos iguais culturalmente e economicamente, existiria ou faria sentido os 7 pecados captais? E se algum deles se destacariam mais dos 7 ?
Aqui, 32:05, Pondé, a quem eu muito admiro, se equivoca no sentido de ignorar completamente o fator de degradação e precarização das relações de trabalho, e também a famosa "ganância do patrão" (e compreendo que envolva também outras questões), como por exemplo o dono do Mercado Livre fazer fortuna de bilhão, enquanto por exemplo, seus entregadores estão sendo mal remunerados e destruindo seus veículos particulares em locais perigosos e esburacados sem sequer estarem sendo ressarcidos por isso. É extremamente desigual e não precisa ser. De modo que que há que se fazer esse parêntese pq nem todo empreendor está de fato em uma relação digna de trabalho.
Professor, mesmo o áudio estando ruim vale a pena assistir qualquer postagem sua . Eu sou cristã , trabalhadora, sua admiradora. Obrigada por compartilhar o seu saber.
12:30 pra quem, como eu, não tá entendendo o que ele diz: a esquerda não entende nada de NATUREZA HUMANA, ele diz. só consegui entender depois de ver mais uns 30 segundos e voltar três vezes 😂😂😂😂
O assunto é tão rico, mas o áudio do Pondé está difícil. Eu gosto de ficar escutando e fazendo outras coisas e por muitas vezes não entendi o que ele falava. Tem que melhorar o áudio no próximo episódio. Obrigado.
A igreja é um lugar de pertencimento. Lá o indivíduo é visto, é importante. Espaço de socialização, de respeito, de escuta, de acolhimento. Isso tudo tem que ser considerado. Além disso tem uma relação do tráfico com a igreja
55:00 Apesar de acreditar que o Pondé seja um dos melhores filósofos no Brasil, imagino que existam vícios na abordagem de vocês. A esquerda depende de criminosos, pois estes possuem papel fundamental na revolução. Como consequência não existem valores, sendo está uma característica da direita, mesmo que nem sempre respeitada. Também achei interessante a abordagem sobre as igrejas, pois não tinha uma percepção tão abrangente. Obrigado por compartilhar as ideias.
Não foi não. E os crimes que a direita vem cometendo? Um monte... A esquerda não é de nada mas a direita como vem se apresentando, é simplesmente monstruosa. Péssimo programa. Não esclareceu filosoficamente NADA.
O ideal seria que o pobre capitalista, quando estivesse em uma situação financeira confortável, se tornasse socialista e doasse parte de sua riqueza. Não é possível ser socialista sem dinheiro e querer ser socialista com o dinheiro de outra pessoa.
Pessoal, o áudio também está ruim para vocês?
Também
sim, achei que era só pra mim
Sim, ruim principalmente do Pondé
Sim
Som piorou bastante
De inicio peço perdão pelos erros de português. Trabalhei por muitos anos de porteiro e de tempos em tempos o cindico aparecia na portaria com um arquiteto e mais algum morador, juntos eles planejavam a reforma da portaria, descutiam a reforma da guarita na minha frente e em momento algum me perguntavam o que eu achava. como se eu o porteiro que passava 12h dentro dela por varios anos não soubece o que seria importante ou funcional para o trabalho, mas eles apesar de não passarem nem almenos 1 hora dentro da quarita soubese melhor do que eu e os outros porteiros o que era bom pra guarita. No final a guarita ficava bonita esteticamente mas muito pouco funcional. Assim é a esquerda no Brasil sabem o que é melhor para os pobres do alto do seus apartamentos, são tão altivos que não precisam da opinião do pobre eles achma que sabem melhor do que nós mesmo o que precisamos.
Sou de esquerda, mas a soberba está destruindo a esquerda.
Você, simplesmente, disse tudo! Mas não pense que a direita é diferente não. É igual.
Mas também vc acha certo trabalhar 12 h numa portaria ?
Vai é aprender a escrever!
@@valbermele sabe escrever melhor do que você, por sinal.
O pobre que nunca esperou nada de governo nenhum e de ninguém, que precisou trabalhar desde criança para ajudar no sustento da família, geralmente é de direita pq sabe de onde sai o seu sustento. En sua grande maioria são pessoas honestas e trabalhadoras e não defendem bandidos ou "vítimas" da sociedade!
Sou cristã,sou diarista,mãe, negra e de direita desde de sempre .
Os pobres estão formando filas gigantescas para não pagar um dia do seu trabalho suado para Sindicato.
E pagam valores maiores nos dízimos na igreja 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂.
E com o enfraquecimento dos Sindicatos a perda de direitos é inevitável!
@@carloseduardobugaisk7741 kkkkkkkk pobre otario paga dizimo
@@carloseduardobugaisk7741 Ué mas se a pessoa quer gastar com dizimo na igreja, com tigrinho, com doação, fazer uma oferenda ou um despacho isso num é problema dela? ela num escolheu fazer isso?
Pq eu tenho que ser obrigado a pagar sindicato se eu nao quero?
@@carloseduardobugaisk7741 Mais ai vc tah devendo MUITO nesse argumento heim campeao. Alias, tah dizendo mais contra vc do que a favor kk
@@carloseduardobugaisk7741 Como se todo mundo pagasse dízimo... Vocês mortadelas não tem argumentos e extrapolam assim, pra conseguir argumentar alguma coisa. Figura patética.
É muito simples.
O pobre cansou de esperar q o estado resolva o problema financeiro dele
O Estado Capitalista burguês nunca vai resolver o problema de nenhum pobre, pois ele é controlado pelo grande capital financeiro que visa acumular lucro, não distribuir. Um exemplo de Estado não burguês é a China.
O estado capitalista facilita pra vc ganhar dinheiro .ao contrário do comunista .basta vc correr atrás escolher o quanto quer trabalhar c horas de trabalho mais valorizadas w aqui no Bostil c CLT q nos limita c salários defasados, fora economia em frangalhos ,impostos abusivos sem nos retornar.
@@JoséZe-da-casa-do-Ze Se você é pobre, o único jeito de sair dessa nível é o capitalismo. Não há outra opção! Você ignora isso pq o capitalismo é algo que muito não gosta, que é a realidade. Ao contrário do comunismo e socialismo que prega uma ideia, patético, sem noção e ilusório.
@@JoséZe-da-casa-do-Ze aí leu muito sobre e capitalismo, sabe tudo 😂😂😂😂
kkkk o Estado não resolve nada! não sei de que filme de ficção tirou que o Estado resolve alguma coisa. A natureza do Estado é taxa e proibir, quem resolve alguma coisa é a sociedade, não o Estado.
De um lado o pobre de direita e do outro o rico de esquerda.
Se um lado faz parecer ignorância, o outro faz parecer hipocrisia.
Na verdade é hipocrisia E ignorância também. Ignorância de "xofem eterno", ignorância pela falta de colocar a "mão na massa", de trabalhar, de enfrentar a vida, além de muita teimosia e mania de grandeza com zero humildade intelectual.
Pai do céu queria saber , qual dos dois dilmou melhor ...
Realmente é muito comum ver rico de esquerda, né? A cada esquina se vê um... Em que mundo vc vive ,criança? Rico é burguesia, pobre é proletariado. Associe as coisas. Burguesia e capital anda de mãos dadas, em que mãos estão os meios de produção?
@@leandrocarneiro7758 Pobre pedinte é de esquerda. São os que descreveu... O pobre trabalhador é refém do capital, meu caro... Pois vive na realidade. Você provavelmente não vive nela.
Não existe rico de esquerda. Existe rico que vende para pobre progressista
O Pondé a gente para pra ouvir até se ele estivesse falando com o megafone do carro da pamonha.
Áudio estava ruim mas a qualidade impecável!🔥🔥 Ótima conversa💯
Pros próximos episódios seria bom ter um operador de áudio. Uma pena que o áudio dessa conversa tenha ficado tão ruim
Me faltam palavras pra agradecer tantos ensinamentos. Obrigado Pondé e Gabriela!
Áudio não muito bom para mim.
Valeu
Formidável.... Eu sou ateu não praticante... Mas há tempos tenho observado, como essas igrejas evangélicas, acolhem e dão sentido a vida de pessoas simples, sem muitos recursos materiais, morais e intelectuais... Enquanto as igrejas católicas ficam fechadas a maior parte do tempo, os templos evangélicos, são clubes, que estão em funcionamento o dia inteiro, promovendo atividades o dia inteiro... Promovem a prosperidade das pessoas... Numa empresa onde tem um evangélico, em pouco tempo eles se multiplicam, se auto ajudam... Aí invés de romantizar a pobreza eles promovem a prosperidade... E cobram para isso, como toda a religião é um business...
Nossa, tb tenho percebido isso. Esses dias passei por um podcast e tinha uns católicos reclamando q a doutrina evangélica não era verdadeira cristã pois em vez de pregar a pobreza, a humildade, etc etc os evangelicos pregam riqueza... teologia da prosperidade... etc essas coisas... mas reparei q os tais católicos eram super ricos e estavam reclamando do evsngelicos fazer oracoes na igreja p melhorar de vida... isso é muito contraditório e hipocrisia...
Melhor explicação sobre o magnífico pobre de direita..parabéns ao filosofo felipe ponde!
Gabriela é inteligentíssima. Não a conhecia, mas agora criei admiração
*O mic do pondé estava desligado só captou o over do microfone dela*
Exato!
Pois é. Lamentável. Episódio ótimo, mas com qualidade de áudio mto ruim.
Legal o Pondé porque ele não se ilude nem com a esquerda nem com a direita
Gabi e Pondé, o programa está maravilhoso, um dos melhores que existe hoje em dia, mas vcs precisam melhorar a acústica, o som e a luz do ambiente. Um programa desse nível deveria ter um patrocínio legal, aloooo empresários ajudem essa dupla maravilhosa.
O pobre de direita vive na realidade
O pobre de esquerda tbm. Porém a esquerda luta por uma mudança de sistema.
@@JoséZe-da-casa-do-Ze Ainda que a mudança signifique uma piora para si mesmo.
As pessoas de direita, vivem na realidade.
@@luizviana1154Na realidade paralela né?
@@JoséZe-da-casa-do-ZeKKkkkkkkkkkk
Venezuelano e Cubanos vendo isso:
😢
Esse tipo de assunto, deveria estar no mainstream. É um assunto importantíssimo.
Prezados! Essa é a melhor 01 hora de live que eu vi nos últimos tempos...e eu vejo muitas! PARABÉNS AOS DOIS! Nota 1.000!
Nossa ! acordei de madrugada ,rs pra ouvir a melhor coisa q ja ouvi nos últimos tempo . Pelo o q ja ouvi de reflexões profundas,complexas, ja li também escrito pelo Pondé ,ja aprendi ,ja questionei nalgum ponto especifico e nao concordei pq achei coerente com o fundo do seu pensamento .
Esta reflexão feita junto com a Gab,i com cara e é de verdade conversa de gente inteligente de gente ,coerente e principalmente e essencialmente honestas.
Constato ouvindo esta conversa e não é a primeira ou segunda vez q ouço Pondé . Sigo, estudo o seu pensamento a muito tempos ,desde antes das redes sociais ,o conheci lendo na Folha de S.P. Quero dizer com isso q Pondé foi fundo ,estudou num mergulho profundo tocou ,burilou de perto nesse mergulho intelectual ,epistimologico a tecitura social ,tocou o pensamento ,a mentalidades de pessoas de fato diferentes,de todo tipo com diferentes formação intelectual, ,econômica de modos e hábito muito diferentes das classes sociais,redes de relações diferentes das q estão no ideal midiatico . Só por isso Pondé chega na superfície no raso com tanta clareza ,com tanta luz para informar o q viu e não fantasia ,nai é elucubrações da esquerdalha babaca .
Parabéns especialmente para Pondé e Gabi muito especialmente tbem pela honestidade .
O áudio realmente está ruim. Parece que está muito longe e não dá para entender direto o Pondé. No mais, tô adorando o canal porque eu adoro o Pondé. Obrigada por trazer para nós o que só era possível numa faculdade. ❤
Pobre de direita = pobre honesto que não quer nem viver de migalhas, nem depender do dinheiro dos outros.
Quer crescer não viver de esmolas
Mas você pode ser pobre de direita. Geralmente pobre de direita se inclina aos valores da direita por abraçar os fundamentos da prosperidade e viver o sonho "brasileiro", ou seja, sair da miséria e alcançar a prosperidade por méritos individuais. Geralmente a esquerda faz o contrário, ela tenta recorrentemente fugir da prosperidade, mantendo as pessoas pobres e miseráveis. Enfim... a direita ela se adapta ao sistema e a esquerda ela - tão preguiçosa - quer que o sistema mude por elas prejudicando os méritos e esforços de outrem.
@ , o Brasil poderia ser um país desenvolvido se houvesse mais “pobres de direita” em regiões mais carentes, atormentadas por séculos de coronelismo e assistencialismo escravagista.
@@studentmattsolivers364 o Brasil poderia ser um país desenvolvido se houvesse mais "pobres de direita" em regiões mais carentes, atormentadas por séculos de coronelismo e assistencialismo escravagista.
Excepcional. Um único contraponto: não é necessário entrar ilegalmente no Brasil: já somos a maior miscigenação mundial e, pelo jeito, continuaremos a receber todos os povos.
Grato pela partilha de uma visão tão contemporânea e sábia. ❤
Chamam um técnico de áudio urgente. Um episódio impotência desse com esse áudio horrível. Que desperdício
Curioso, tá todo mundo comentando isso, mas aqui o áudio tá de boa (fone)
Luiz Felipe, agradeço à sua paciência e profissionalismo de ter que dizer que "o povo não é sábio". da mesma forma que "a busca do sentido da vida" é uma discussão vazia, sapiência e sabedoria não é algo para todos, como o Veloso disse: "uns são, uns não. E não há outros".
"Uma das características da esquerda é não gostar de pobre"
Ahahahah
irmão, eu acho que foi o podcast mais esclarecedor e verdadeiro que eu vi no ano. parabéns !
Sou de esquerda, da periferia e o Pondé está coberto de razão
Mas você pode ser pobre de direita. Geralmente pobre de direita se inclina aos valores da direita por abraçar os fundamentos da prosperidade e viver o sonho "brasileiro", ou seja, sair da miséria e alcançar a prosperidade por méritos individuais. Geralmente a esquerda faz o contrário, ela tenta recorrentemente fugir da prosperidade, mantendo as pessoas pobres e miseráveis. Enfim... a direita ela se adapta ao sistema e a esquerda ela - tão preguiçosa - quer que o sistema mude por elas, assim prejudicando os méritos e esforços de outrem.
Será q vc é de esquerda mesmo? No mínimo vc parece ser centro ou centro direita...
@@efg194 amigo, oq eu concordo com o Pondé é sobre essa esquerda universitária ser completamente descolada da realidade do povo da periferia, tratando de pautas identitárias e pronome neutro, algo q não tem nada a ver com aquilo q é realmente a "esquerda"!
Esquerda é luta de classes, é os trabalhadores tomar os meios de produção de uma elite burguesa parasita que escraviza o povo e usa o Estado para benefícios próprios
Por mais vozes como o Prof. Pondé ! Parabéns!
Episódio excepcional!!!!!!!!!
o áudio está horrível !
Programa excelente!!! Foi tão bom que acabou e eu escutei de novo! Reflexões necessárias sobre a realidade dos fatos. Só ajustar o som!!!!
Tenho una posição mais a esquerda, mas olha foi uma conversa muito rica e deu pra entender vários pontos do Brasil atual.
O desfecho com a fala do Pondé 👏👏👏 Conversa melhor, nesse momento, não tem 🎉
A primeira vez que o termo Pobre de Direita foi usado, foi num vídeo da Ana Roxo no Canal o mundo segundo Ana Roxo, realmente é uma discussão muito atual, como explicar o nível de submissão dos pobres no Brasil.
pobre de direita = filho trabalhador
pobre de esquerda =filho vagabundo
fim , agora va buscar sua filha na escola pq deve ta fumando maconha revoluçionaria
Empreender não é só uma questão de melhor a própria renda, é também uma forma de propor soluções práticas pra problemas da sociedade. Em uma região residencial em que as pessoas precisam se locomover grandes distancias pra se chegar à um mercado, há a possibilidade de abrir um tipo de mercado pequeno ou ao similar, dessa forma a pessoa adiquiri renda e faz com que as pessoas daquele bairro não percam tempo percorrendo grandes distâncias, ninguém melhor pra ver de perto as necessidades do povo se não o próprio povo, acho que a consciência da possobilidade de emprender coloca o povo em um papel mais ativo pra resolver alguns dos problemas que estão próximos há eles.
Além de ganhar, mais na média, o trabalho dito mais precarizado permite, mal ou bem, mais flexibilidade de horários e uma percepção de maior controle do próprio tempo. Por exemplo: uma pessoa pode trabalhar no aplicativo das 6h às 11h, ir buscar o filho na escola, almoçar em casa, descansar e ir a academia. Depois volta às 15h e trabalhar até às 20h. Será 10h de trabalhos diário, porém tem mais convivio com a família e até dá para cuidar mais da saúde. Além disso, a pessoa faz um MEI, que dá inclusive direito a aposentadia por idade por 70 Reais mês, faz seguro de lucros cessantes + um de vida por algo em torno de 250 Reais. Total de 320 Reais para ter mais segurança. Nesse contexto a pessoa conseguirá tirar, líquido, algo em torno de 3K. 50h por semana de trabalho, porém com uma percepção melhor do que a maioria dos trabalhos com CLT. E, que trabalho hj paga 3K por dentro na CLT para pessoas com baixa formação? Enfim, nenhum trabalho é fácil ou simples, mas há uma certa lógica, atualmente, em trabalhar em aplicativos e não no sistema CLT.
Adorei…. Foi um ótimo programa ! O áudio não estava bom mas valeu 🙏🏻
Nada contra a moça, mas Ponde, eu queria um canal c vc fldo sobre suas ideias sem ter ninguem perguntando ou interrompendo, sem limitacoes, filosofar ate esgotar sobre temas variados....
"momento disclaimer" = o que é o principal, pra mim fica como detalhe pq o que vale é minha tese de privilegiada
faltou só ela falar: esse disclaimer foi patrocinado pela Faria Lima.
Se a esquerda não entende nada da humanidade, o que dirá o liberalismo?
Se não forem as leis trabalhistas, quem adotará as medidas que protegerão os interesses dos trabalhadores?
A esquerda precisa atualizar seu discurso e sua fala, inclusive para aprender a desmentir as falácias desse liberalismo, de que o profissional perde seus direitos, sua segurança, deixa de contribuir com a seguridade social, mas é feliz porque pode fazer seu horário (ou seja, pode trabalhar 16 horas por dia). um contraponto a essa fala, que considero infeliz, é a entrevista do Jessé Souza no podcast Juca Kfouri entrevista. ua-cam.com/video/ygViQpYzoUQ/v-deo.htmlsi=RTuB2-A6JGd2W1z3
Segundo pesquisa recente da FGV, 70% dos trabalhadores sem carteira assinada, sendo eles MEI ou informais, prefeririam ser CLT, porque a renda que obtêm atualmente é insuficiente para arcar com suas despesas. Isso significa que essas pessoas nào fizeram uma escolha deliberada por flexvibilizar as condições de trabalho, mesmo aquelas que eventualmente possam ter aderido ao discurso neoliberal do empreendedorismo. Elas desejam ter melhorias nas condições de trabalho e ao mesmo tempo ter estabilidade no emprego, algo que não tem sido oferecido pelo Estado e muito menos pelo empresariado. Isso ainda não foi compreendido por grande parte da esquerda que oscila equivocadamente entre ignotar ou mesmo atacar o "pobre de direita" ou aderindo ao discurso do empreenderosimo, como pode ser inferido pela campanha do Boulos em São Paulo - e com isso, conformando-se a precarização do trabalho. O desejo da população por conquistar mais direitos ttabalhistas e estabailidade tende a se revelar com a adesão a pauta de reduação da jornada 6x1, ao menos se essas reinvidicações se elastrarem e ganharem escala. Vale-se dizer ainda que, no caso dos motoristas de uber, especificamente, a rejeição a formalização se deu porque a proposta do governo beneficaria muito mais a própria Uber do que a categoria e nào simplesmente por um desejo de flexibilização das relações de trabalho. E além disso, independente do governo, daqui a alguns anos, todos os motoristas perderão seus "empregos", porque os carros se tornarão autônomos e teleguiados por GPS e IA - algo que já ocorre com os caminhoneiros nos EUA e na China.
Pondé sempre com otimos comentários
Estou amando ouvir esses dois!
Maravilhoso Pondé impecável como sempre.
O que espanta é a esquerda desviar tanto dinheiro público , alguns ficarem brigando por política ao invés de lutar por direitos.
Falou tudo. A esquerda é extremamente corrupta e hipócrita
Peço desculpas, mas abrir um CNPJ não significa ser empreendedor. Na prática, tem servido apenas para as empresas reduzirem custos, escaparem de impostos e se isentarem de vínculos e obrigações trabalhistas. Muitos não têm noção da realidade de um MEI prestador de serviços. O mercado de trabalho está distorcido, e é hora de encarar isso: as empresas escolhem MEIs para evitar encargos, mas exigem jornadas das 8h às 18h, exclusividade, participação em reuniões diárias, e ainda pagam o mesmo salário de antes.
Vaga de almoxarifado como MEI? Salário de MEI de R$3.000? Quanto você acha que ganha um MEI em serviços operacionais? O governo deveria estabelecer um piso mínimo para quem trabalha como MEI, porque o cenário atual é absurdo. A pessoa precisa trabalhar o dobro para ganhar um pouco mais, sem suporte, e é explorada ao máximo. Fica doente e não tem quem a ampare.
Falar de "empreendedor pobre" chega a ser risível. Como alguém que luta para ganhar R$1.000 a mais vai conseguir pagar um convênio, guardar dinheiro para emergências ou férias? A realidade é dura: o prestador de serviço como PJ está desamparado. Adoro o Pondé, mas essa ideia de "empreendedor pobre" é uma piada.
Muitos conseguem viver, muito bem obrigado
Que excelente conversa, daqui há 10 anos podemos retornar aqui e esse tema ainda vai ser debatido.
Esse podcast é muito bom e o nome é perfeito, uma espécie de "o que precisa ser dito" 🤣🤌
Vídeo excelente! Pena o áudio ruim
Prezado Pondé e demais seguidores, estou gostando muito do podcast. No entanto gostaria de esclarecer 2 pontos. Nem toda igreja evangélica prega ou aceita a teologia da prosperidade. Na verdade o ensino bíblico em nenhum momento advoga benesses terrestres, mas a vida eterna no paraíso. Religião que prega prosperidade é furada... em segundo lugar, dízimo não é pago; dízimo é devolvido segundo a bíblia. Devolve-se a décima parte em reconhecimento que tudo vem do Senhor. Não se trata de dinheiro, mas pode sê-lo. Dízimo é diferente de oferta. Em nenhum lugar da bíblia, alguém é obrigado a dizimar ou ofertar. Dízimo e oferta devem ser contribuições voluntárias, de um coração agradecido. Religião que prega pagamento de dízimo ou oferta em troca de bênçãos, é furada...
Que episódio fantástico!
Deem uma atenção ao audio ppr favor!!
Parece que o microfone so capta quando falam de frente para ele..
Excelente programa, muito obrigado ao Pondé e à Gabriela.
A Gabriela melhorou bastante, deixando o Pondé falar mais. Não gostei do nome do programa em inglês.
Que conversa necessária! Muito obrigada.
Adoooro esses dois!!! ❤
Eu não adoro ninguém. Eu ouço essa gente com crítica. Nesse programa, eles falaram um montão de bobagens e não analisaram nada filosoficamente.
Impressionante! Parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Decepcionante
17:00 O texto do New York times diz o NÃO que o ponde falou que não tinha, coloco aqui a cópia real do texto: […] O restante de nós precisa olhar para esse resultado com humildade. Os eleitores americanos nem sempre são sábios, mas geralmente são sensatos, e têm algo a nos ensinar. Meu pensamento inicial é que tenho que reexaminar minhas próprias convicções. Sou moderado.
Quem é o autor?
Melhor refazerem esse episódio, viu? kkk
@@analivia_ David brooks é o autor
PKP.
Nos 9:01...
80% do Brasil ganha até 3 salários... o país é muito pobre.
Game over nesse país.
Seria interessante um programa sobre o fenômeno Pablo Marçal; nem tanto sobre a pessoa dele, mas sobre o seu público e o que ele representa; e o seu futuro.
O pessoal que grava vídeo para o pondé não entende que deve deixar pelo menos um segundo gravador para se caso o principal der ruim
Sensacional!!! Parabéns.
Sem paciência para escutar até o final.
Ainda não conhecia essa entrevistadora! Que que isso? Maravilhosa demais! Beleza portentosa!
Ótima dupla 😊
Ser da direita ou da esquerda, não é o problema. O problema é a tirania da direita ou a tirania da esquerda. O perigo é a ortodoxia cega, desmedida.
O programa é ótimo. Pena que áudio não acompanha a qualidade do conteúdo.
ÓTIMO DEBATE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pobre de direita faz sentido, vc não deseja ficar na pobreza dependendo de programas sociais e deseja criar sua própria ascensão econômica, seu proprio negocio...uma pessoa que deseja ser pobre é o que não faz sentido.
Ninguém chega a lugar nenhum, sem ajuda. Minha filha está na FACULDADE porque eu estou ajudando. O estado deve e tem a obrigação de ajudar os mais necessitados. Não para ficarem na pobreza, mas para poder acender a uma vida melhor SOCIALMENTE.
@@luiztrindade1799, FALOU TUDO! Parabéns pelo bom senso.
@@luiztrindade1799 a sua filha está fazendo faculdade pra não trabalhar e viver de ajuda do governo ou para ser capaz de escrever a própria história com seu próprio dinheiro?
@@pedrohenrique-et3fsmuitos, querem se encostar,num cargo público que pague bem
Grande professor
Nem o Pondé consegue explicar esse fenômeno a sua colega até que consegue.
Se nós, os humanos vivêssemos em uma sociedade onde fossemos todos iguais culturalmente e economicamente, existiria ou faria sentido os 7 pecados captais? E se algum deles se destacariam mais dos 7 ?
Aqui, 32:05, Pondé, a quem eu muito admiro, se equivoca no sentido de ignorar completamente o fator de degradação e precarização das relações de trabalho, e também a famosa "ganância do patrão" (e compreendo que envolva também outras questões), como por exemplo o dono do Mercado Livre fazer fortuna de bilhão, enquanto por exemplo, seus entregadores estão sendo mal remunerados e destruindo seus veículos particulares em locais perigosos e esburacados sem sequer estarem sendo ressarcidos por isso. É extremamente desigual e não precisa ser. De modo que que há que se fazer esse parêntese pq nem todo empreendor está de fato em uma relação digna de trabalho.
Parabéns pelo episódio, Pondé e Gabriela!
Conteúdo maravilhoso!
Melhorou muuuuito o bate bola entre os 2. Parabéns pelos ajustes dialogicos e vida longa e próspera ao podcast.
Compartilhei com a minha mãe esse vídeo. Top das galáxias esse diálogo analítico. 👏🏼👏🏼👏🏼
Quadro fantástico.
Adorei a conversa, pena que perdi algumas fala do Pondé a causa do áudio
Professor, mesmo o áudio estando ruim vale a pena assistir qualquer postagem sua . Eu sou cristã , trabalhadora, sua admiradora.
Obrigada por compartilhar o seu saber.
Excelente conversa com reflexões inteligentes 👏👏 obrigada pela partilha! Cumprimentos da Madeira Portugal
12:30 pra quem, como eu, não tá entendendo o que ele diz: a esquerda não entende nada de NATUREZA HUMANA, ele diz. só consegui entender depois de ver mais uns 30 segundos e voltar três vezes 😂😂😂😂
Que assunto maravilhoso, ficaria um dia inteiro aprendendo. Já repassei para uns 50 “inteligentinhos”. 😂
Que riqueza de conteúdo!
Projeto excelente de vcs dois não perco um episódio
O Prof. Pondé é cirúrgico! 👏🏻👏🏻👏🏻
O assunto é tão rico, mas o áudio do Pondé está difícil. Eu gosto de ficar escutando e fazendo outras coisas e por muitas vezes não entendi o que ele falava.
Tem que melhorar o áudio no próximo episódio.
Obrigado.
Converso com Viber e vários reclamam da exploração. O cara inventa um App , não compra um carro e fica com uma fatia enorme dos ganhos.
Professor Pondé tá passando bem. 👍🏻
Áudio muito ruim.
Que pena, mas assisti todo, sensacional
Respeito quem quer empreender mas não abro mão dos direitos da CLT !!!
Áudio parece que o Pondé está dentro de uma caverna ... Bem ruim .
A igreja é um lugar de pertencimento. Lá o indivíduo é visto, é importante. Espaço de socialização, de respeito, de escuta, de acolhimento. Isso tudo tem que ser considerado. Além disso tem uma relação do tráfico com a igreja
55:00 Apesar de acreditar que o Pondé seja um dos melhores filósofos no Brasil, imagino que existam vícios na abordagem de vocês. A esquerda depende de criminosos, pois estes possuem papel fundamental na revolução. Como consequência não existem valores, sendo está uma característica da direita, mesmo que nem sempre respeitada. Também achei interessante a abordagem sobre as igrejas, pois não tinha uma percepção tão abrangente. Obrigado por compartilhar as ideias.
Excelente reflexão!!!
Não foi não. E os crimes que a direita vem cometendo? Um monte...
A esquerda não é de nada mas a direita como vem se apresentando, é simplesmente monstruosa. Péssimo programa. Não esclareceu filosoficamente NADA.
A família é muito importante para toda essa população. Mulheres chefe de família. Ela que dita as regras. E a igreja é o esteio delas.
O ideal seria que o pobre capitalista, quando estivesse em uma situação financeira confortável, se tornasse socialista e doasse parte de sua riqueza. Não é possível ser socialista sem dinheiro e querer ser socialista com o dinheiro de outra pessoa.
O Dirty virou meu mantra! ⚡️🤌🏻