O que REALMENTE é TDAH e como identificar

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • O que é TDAH? Quais são os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e como identificar o TDAH? Ele acontece só em crianças? Quantas pessoas têm TDAH na vida adulta? Quem tem TDAH se irrita fácil? Como diagnosticar TDAH?
    Nessa Live, convidamos o médico psiquiatra Dr. Daniel Barros, que é Doutor em Ciências e bacharel em Filosofia pela USP para desmistificar o TDAH e responder perguntas.
    Daniel é autor de livros, como o Lado Bom do Lado Ruim, o infantil “Viagem por dentro do cérebro”, indicado ao prêmio Jabuti de 2014, e “Rir é preciso”, que trata da ciência por trás do humor e foi publicado em setembro de 2022.
    👉Acesse o canal do Daniel Barros no UA-cam: ‪@DanielMartinsdeBarros‬
    📚Livro Rir é Preciso: amzn.to/3mkrCUB

КОМЕНТАРІ • 173

  • @olaciencia
    @olaciencia  Рік тому +4

    📚Livro Rir é Preciso: amzn.to/3mkrCUB
    Apoie o nosso trabalho pelo PIX: olacienciapix@gmail.com

    • @roniboy
      @roniboy 4 місяці тому

      Pelo amor de Deus faz um vídeo para o canal do assunto TDAH, sem ser live, igual fizeram para autismo. Obrigado!!

  • @pedropimentel6569
    @pedropimentel6569 Рік тому +148

    Eu fico muito triste com esse distúrbio porque ao longo da vida ele vai te minando nas relações, e principalmente no mercado de trabalho onde a exigência é cruel. De gota em gota nossa autoestima vai se esgotando.

    • @guilhermehenrique-hq9cw
      @guilhermehenrique-hq9cw Рік тому +14

      Se for considerar demanda entregue eu consigo entregar tudo. Até mais rápido. As vezes n escuto oq alguem falou comigo. E dentre outras coisas como as vezes estar olhando p o pc e a mente longe. Conferir o trabalho 5x por n saber se fiz ou não. Isso mina muito. Tem gestor q n entende te trata mal uns desfazem de vc outros te escanteiam. Essa parte do comportamento formal que me pega muito. Pq tenho amigo que enrola o dia todo. Mas finge bem o TDAH n deixa isso.

    • @fulanadetal9894
      @fulanadetal9894 Рік тому +2

      @@guilhermehenrique-hq9cw parece que está me descrevendo, recentemente diagnosticada aos 30 😵‍💫

    • @edilainetampellini4711
      @edilainetampellini4711 Рік тому +10

      Fui diagnosticada há uns 10 anos atrás, porém a medicação que deu certo no meu tratamento só tive condições de comprar e continuar o tratamento há uns 8 meses..... Mudou minha vida. Hoje depois de tomar a medicação consigo sobreviver ao caos.

    • @carlar.8233
      @carlar.8233 Рік тому +6

      Concordo com você. Porém quando aos 40 anos eu descobri que tinha TDAH, foi um alívio enorme, pois me sentia burra perto dos outros. Dei sorte da psquiatra explicar bem como funciona e eu pude com isso me ajudar um pouco.

    • @maizaholde
      @maizaholde Рік тому +8

      Pedro não fique triste por isso. Tente descobrir o que te faz feliz e busque trabalhar nisso. Meu filho usou ritalina por anos, hoje já tem 27 anos. Sempre gostou de game! Hoje trabalha com programação de games e o chefe dele, dono da empresa, também tem tdah, então ele é compreendido e está muito feliz!

  • @andrea777lima
    @andrea777lima Рік тому +21

    Meus pais sempre acharam que tinha alguma coisa errada...fiz no início da década de 80 exame de QI...deu tudo certo e acima da média.Era só preguiça como diziam os médicos, passei a vida toda tentando provar que nunca foi preguiça ...só tive o diagnóstico depois dos 40 anos, já estava com ansiedade e deprimida.
    Hoje tô bem melhor, olho para tudo com clareza e mais tranquilidade, depois de ser medicada e tratada.

  • @fulanadetal9894
    @fulanadetal9894 Рік тому +14

    Fui recentemente diagnosticada, sempre fui a aluna do 10 e que não dava trabalho, apesar de ser a menina do mundo da lua. Estou tento que lidar agora aos 30 anos com os resultados do diagnóstico tardio.

  • @filiperamospereira1063
    @filiperamospereira1063 Рік тому +86

    Eu tenho tdah desde muito novo. Comecei a tratar minha ansiedade com 27 anos, depressão aos 28 e TDAH com 31. Vou fazer 32 dia 19 de maio.
    Não sou só TDHA, tenho muita ansiedade ainda e minha psiquiatra acredita que eu tenho um quadro de transtorno bipolar e TOD.
    Sou extremamente compulsivo com as coisas. A cada época uma coisa.
    Abandonei 3 faculdades e quase a quarta. Tenho dificuldade de me manter em trabalhos por longos períodos. Também os relacionamentos. Sempre tive relações tóxicas com namoradas.
    Hoje tomo antidepressivo, regulador de humor, conserta e alprazolam 1mg por dia praticamente.
    Minha qualidade de vida está melhor mas optei por ficar sozinho e não namorar mais pq eu perco o foco de tudo. Minha relação com a família é ruim. Me cobro o tempo todo sobre tudo e tenho uma tendência muito grande a ficar sozinho e isolado.
    Sou desorganizado com as contas e tenho muitas vezes impulsos. Há um ano comecei um emprego e fui e comprei 2000 de roupa por impulso. Antes disso foi uma guitarra, antes um computador. Tudo isso por extremo impulso. Com o pensamento de EU VOU FAZER ISSO e no fundo pensando "mas será que eu deveria?".
    Sofro constantemente disso. As pessoas falam que eu sou muito inteligente e de fato eu acho que sou, mas não consigo direcionar minha inteligência para fazer algo para terminar a faculdade ou ganhar dinheiro. O que é um grande problema.
    Às vezes parece que em 1 minuto eu pensei em 50 coisas diferentes. Às vezes eu estou andando/dirigindo e praticamente não vendo nada. É como se eu estivesse praticamente olhando meus pensamentos passar como um filme. Extremamente imerso nos pensamentos.
    E pra mim a pior coisa é iniciar uma atividade que eu preciso fazer (trabalhar/estudar). Às vezes eu fico 5 dias sem estudar. Às vezes eu sento no computador e escrevo 8 páginas seguidas.
    Mas no geral até as coisas que eu gosto eu procrastino e tenho preguiça de começar.
    Enfim, só vim desabafar. Acabei de ver a life e foi muito interessante. Vou seguí-los e ao doutor também.
    Se alguém puder falar se tem esses mesmos sintomas e como cuida disso, agradeço.

    • @8RGL
      @8RGL Рік тому +12

      Vai numa neuropsicóloga ou numa psicóloga que utilize a abordagem cognitivo comportamental, foi o que eu fiz e minha vida mudou. Minha história é muito parecida com a sua, me formei na terceira faculdade que comecei, apenas após tratamento. Faça esse acompanhamento de maneira semanal, no mínimo quinzenal. Você vai aprendendo estratégias e em alguns poucos meses sua vida vai mudar completamente.

    •  Рік тому +4

      ​@@8RGL vim falar exatamente isso! TCC mudou a minha vida e me ajudou mto! Eu tbm fui diagnosticada já na idade adulta. Uma atividade q minha psicóloga me orientou a fazer e tbm me ajuda mto nessa desordem mental é fazer o diário, escrever as coisas todas q eu pensei e senti dá uma esvaziada grande.

    • @marciocoutinho3036
      @marciocoutinho3036 Рік тому +3

      Acabei de descobrir . Também gosto muito de ficar sozinho , sempre começo uma coisa nova e não concluo não termino o que comecei, e pulo pra fazer outras coisas , não consigo ficar mais de um ano fazendo a mesma coisa no emprego, quando tenho uma ideia um projeto não consigo dormir meus pensamentos fica a mil um ataque de ideias e pensamentos, tenho vicioos em pornografia, por causa da dopamina isso me deixa muito triste e angustiado quando eu gosto de um assunto ou alguma coisa eu domino esmiuço rapidamente e aprendo muito rápido basta eu me interessa , , desorganizado, e procrastinação tem muito, viajo muito nos meus pensamentos. Sou criativo , faco amizade com facilidade , agora estou com uma ideia de pegar a bike e passar 5 dias sozinho comprei ontem uma barraca de camping São 300km de trilhas e cachoeiras .

    • @filiperamospereira1063
      @filiperamospereira1063 Рік тому +2

      @@marciocoutinho3036 É complicado ser assim. Eu entendo perfeitamente. Entre meu "vícios" já passei pelo futebol, futevolei, academia, alcool, sexo, jogos online, sinuca, academia de novo e muitos outros que não lembro.
      Todos acabaram com minha saúde mental. Nos meus últimos dois trabalhos, eu era "chefe". Eu acumulava todas as funções em mim. Chegava no trabalho 6 da manhã e saia meia noite. Às vezes tinha material pra chegar que não tinha sido entregue. Eu acordava 4 da manhã, ia pegar o material e ia pro trabalho, sendo que tinha gente pra fazer isso no meu lugar. Eu só tava compulsivo mesmo. Outras vezes, eu tava cheio de coisa pra fazer na minha mesa e largava tudo pra ajudar a descarregar o caminhão.
      Tudo isso foi gastando minha saúde mental. Eu vivo em constante fadiga mental e tenho um péssimo controle emocional.
      Realmente é uma vida difícil de se levar.
      Aí eu tenhos os picos. Uma semana eu tô a 1000km/h na outra eu tô a 10, deprimido, deitado, frustrado, sem energia pra fazer nada. O dia todo no celular ou no pc procurando coisas que despertem meus interesses.
      É FODA.

    • @filiperamospereira1063
      @filiperamospereira1063 Рік тому

      @ Eu tentei algumas vezes, mas agora eu tô meio que cansado. Teve época que eu gastava 1200 de psicólogo por mês, mais 600 de remédio, mais 450 de psiquiatra a cada dois meses.
      Eu também desanimo. As minha nunca me deram soluções práticas nem técnicas. Sempre falavam de respiração. Mas quando eu tava obcecado com alguma coisa eu esquecia de comer. Imagina de parar pra respirar. Era só cigarro, um atrás do outro. Sempre.

  • @meu_mundo_loko1146
    @meu_mundo_loko1146 Рік тому +10

    FAZ UM VÍDEO DESSES SOBRE AUTISMO PF!

  • @arletefonseca7347
    @arletefonseca7347 Рік тому +14

    Minha filha tem hj 36 anos. Na infância dela esse transtorno não era conhecido pelos médicos. Levei sem sucesso ao neuro qdo era criança pq apesar de muito inteligente, causava problemas na sala de aula pq não parava na cadeira. Do nada saía andando pela classe ou escorregava na cadeira até chegar ao chão, como num brinquedo. Respondia o que a professora estava perguntando, de lá do fundo da sala, em pé e de costas. A professora ficava nervosa. Tirava notas razoáveis nas provas e não tinha nem caderno. Sofreu muito... Eu coloquei de castigo, tirava tudo o que ela gostava e até batia qdo não queria fazer as tarefas. Nossa vida era um acumulado punição, culpa e sofrimento. Foi diagnosticada já depois dos 14 anos e não se dava bem com a ritalina. Não gosto nem de lembrar. Só sofrimento na família.

    • @QuaSeGamerofficial
      @QuaSeGamerofficial Рік тому +3

      Essa parte do caderno na escola, sou eu até hoje! Eu não NUNCA completei um caderno inteiro, nem na escola, e muito menos em faculdade

  • @Miminini79
    @Miminini79 7 місяців тому +1

    Assunto super importante de ser debatido! E entendido que somos únicos e cada caso é um caso é precisa ser visto independentemente.
    Meu filho foi diagnosticado com TDA (sem hiperatividade) aos 7 anos de idade. Durante 4 anos fez tratamento com terapias e por 1,5 anos fez uso de medicamento. Com 10 anos parou todo o tratamento e mudamos de país. Sempre conversamos muito com as escolas e ele recebeu muito suporte escolar. hoje com 18 anos ele está indo para a universidade é saindo do melhor high school do condado e uma das escolas mais desafiadoras do estado. Fácil, nunca! Muitos momentos de desafios que o TDA e a vida colocaram, mas hoje ele aceitou e aprendeu a conviver com o transtorno. Tb ensinei técnicas de organização e planejamento, sem esquecer de planejar e executar o gerenciamento da execução das tarefas. Hoje ele encontrou a concentração através da leitura e da escrita. É um excelente escritor.
    Eu acho que poderia melhorar o apoio da escola brasileira aos pais. Os professores, a direção estarem mais preparados para entender as deficiências, sejam elas TDAH, dislexia, down, autismo.
    E vou além: crianças superdotadas! Precisa ser ensinado e apoiado aos pais que crianças superdotadas exigem muito dos pais, dos irmãos, da escola. Eu tenho os dois e o desafio é imensurável!
    Fica a dica para um outro vídeo: como entender crianças superdotadas e suas necessidades e características.

  • @erikabarroso1390
    @erikabarroso1390 Рік тому +8

    Normalmente em meninas / mulheres o q ocorre é q o cérebro é hiperativo, nem sempre é pq ela não para quieta sentada no lugar... a cabeça simplesmente vai embora... e aí vem a auto crítica que gera ansiedade absurda com o tempo e logo cai em depressão.

  • @Daininki
    @Daininki Рік тому +5

    Não consigo ver tudo, é muito longo mesmo vendo em velocidade x2... Faça um resumo por favor...

    • @olaciencia
      @olaciencia  Рік тому +1

      Vai no canal de cortes que tem todos os trechos separados lá

  • @jessicaltavares
    @jessicaltavares Рік тому +14

    0%da galera tdah conseguiu chegar no fim dessa live -.-

    • @olaciencia
      @olaciencia  Рік тому +8

      Por isso teremos cortes no canal de cortes

    • @8RGL
      @8RGL Рік тому

      @@olaciencia obrigada!!

    • @tail_999
      @tail_999 Рік тому +1

      Eu tive que dividir a live numa mini série, ou é assim ou n vejo, hahahaha

  • @nenel1894
    @nenel1894 Рік тому +8

    Olhando para toda minha vida tenho muita suspeita de que tenho tdah, mas não sei por onde começo para buscar o possível diagnóstico.

    • @11gabriells
      @11gabriells Рік тому +3

      Psiquiatra, procure marcar uma consulta. Neurologista pode ajudar a identificar caso não encontre um psiquiatra e o psicólogo ajudará no tratamento.

  • @marlyalves409
    @marlyalves409 Місяць тому

    Que legal vcs falar sobre TDAH, gosto da seriedade de vcs , sou TDAH, descobri agora , depois de muitas crises de amciedade, pânico e depressão, eu já sabia que era estranha , sempre falei pra meus filhos , me achava , bura , doente mental , diagnosticar foi libertador , hoje sei como funciona, sofri muito .

  • @6anosaqui
    @6anosaqui Рік тому +5

    Quando puder, poderia fazer uma live sobre o T.O.C

  • @jubudrush1349
    @jubudrush1349 Рік тому +9

    Eu tenho 42 anos e não ando de bicicleta porque eu presto atenção em tudo mesmo no caminho.

  • @RG-lf9iq
    @RG-lf9iq Рік тому +4

    Dr. Daniel é muito fofo. Tem uma ótima didática

  • @kikaamorim5917
    @kikaamorim5917 Рік тому +4

    Li o livro " O lado bom do lado ruim" e me ajudou muito.

  •  Рік тому +8

    Live perfeita! Mto responsável e com mta informação, sou TDAH e hj eu tenho mto mais habilidade pra lidar com meu transtorno, meditar me ajudou mto, mas a virada de chave foi a terapia cognitivo comportamental e usar um diário para aliviar o estado de hiperatividade mental.

  • @Najain
    @Najain Рік тому +4

    Descobri que tenho isso. Sou muito atrapalhada e distraída, mesmo eu me esforçando

  • @paulas2889
    @paulas2889 Рік тому +4

    Não consegui localizar os cortes desse vídeo nas playlists do Canal. Poderia criar uma playlist de TDAH?

  • @nickcollie
    @nickcollie Рік тому +16

    Um resumo: quem assistiu há 1:10 NÃO TEM tdha! Eu tenho, fui diagnosticada por 3 psiquiatras, focamos muito no que é interessante, por isso fato: quem tem, faz acompanhamento e etc.., não tem paciência para ouvir desse assunto por mto tempo! … Lucas adoro vc, faz um resumo depois para nós da turma do tdha diagnosticados, ou seja, que não precisem “saber” do assunto em um vídeo mais curto!!!!!! Eu parei nos 11 minutos 🤣
    Parabéns de qq maneira por seu trabalho, te sigo há tempos e tens meu respeito, parabéns de vdd!

    • @JulianaSchlup
      @JulianaSchlup Рік тому +9

      Ahahahahahahh Nicole! Pensei a mesma coisa quando abri o vídeo… “o que?!? 1h?!? Vai dar não…”. Mas fiz como os podcasts e clases on-line: vou parto em pedaços de 20 min e vou ouvir enquanto faço outras 5 coisas ao mesmo tempo sem terminar nenhuma. 😊

    • @michellymarinho6006
      @michellymarinho6006 Рік тому +1

      Vcs não conseguem nem assistir filmes devido ao tdah?

    • @amandacoelho9524
      @amandacoelho9524 Рік тому +3

      @@michellymarinho6006 o filme tem que ser muito bom, se for mais ou menos não rola hahahaha

    • @michellymarinho6006
      @michellymarinho6006 Рік тому

      @@amandacoelho9524 Ah! Kkkk

    • @6anosaqui
      @6anosaqui Рік тому +1

      @@amandacoelho9524 Mas acho qualquer pessoa se o filme não for tão bom também faz o mesmo.

  • @monicaoliveira6171
    @monicaoliveira6171 Рік тому +7

    Excelente abordagem. Com muita responsabilidade e coerência nas respostas. Para aqueles com o transtorno, aconselho ver novamente o vídeo em partes, ao seu tempo.
    Obrigada à equipe por trazer informações tão relevantes e importantes.

  • @leticianunes7286
    @leticianunes7286 7 місяців тому

    esse transtorno está comigo desde que eu me entendo por gente. Depois na adolescência e início da juventude só piorou. Tirou meus projetos e sonhos, relação com a família ficou prejudicada. Quando tive meu filho não conseguia cuidar, fui uma péssima mãe até descobrir meu problema, que foi através do meu filho que foi diagnosticado com autismo. Vida que segue

  • @JulianaSchlup
    @JulianaSchlup Рік тому +6

    Tenho 41 anos e meu diagnóstico só saiu aos 40 enquanto testava um de meus meninos. 40 anos achando q jamais seria capaz de aprender nada, me sentindo uma fraude, quando na verdade era só Tda, sem hiperatividade física pra dificultar o diagnóstico.

  • @MariaSilva-jj9ub
    @MariaSilva-jj9ub Рік тому +1

    ... Não sei até que ponto isso será benéfico. Obrigada pelo excelente trabalho apresentado

  • @betuskaeli6259
    @betuskaeli6259 4 місяці тому

    Gostei demais da entrevista com o dr. Daniel Barros. Que venham mais entrevistas como essa. Parabéns à equipe do Olá Ciência pelo trabalho! ❤

  • @flavialima6038
    @flavialima6038 Рік тому +2

    Maravilhoso! Obrigada. Fui diagnosticada aos 41. Toda a minha vida passou a fazer sentido e aprendi a não me culpar tanto.

  • @Julianaxcd2011
    @Julianaxcd2011 Рік тому +5

    Ameiiii essa live! Eu fui diagnosticada com TDAH na adolescência e convivo com os sintomas sem medicamento desde então e essa live foi maravilhosa!

    • @QuaSeGamerofficial
      @QuaSeGamerofficial Рік тому

      Hoje eu trabalho em hospital. Lá, passei em consulta já para ser diagnosticado com TDAH, pois sempre tive todos os sintomas. Mas o abençoado do Dr. me diagnosticou apenas com ansiedade. No fim das contas eu nem tomei o remédio que ele receitou porque esquecia! Começava a tomar 1 dia, e no outro já não lembrava. O máximo que consegui foram 3 dias consecutivos, e agora eu nem lembro o que fiz com o remédio, kkk

  • @erickburneiko4158
    @erickburneiko4158 Рік тому +10

    A hiperatividade no TDAH é sim uma constante, diferente do que foi dito no video. O erro aí é imaginar a hiperatividade exclusivamente como um fenômeno fisico como foi dito, e estudos recentes mostram que a hiperatividade se dá no cérebro e por isso o Tdah, quando criança tende a ser irriquieto, o que muda na vida adulta, mas a hiperatividade vai continuar lá, como sempre esteve, acelerando os pensamentos do tdah.

    • @amandacoelho9524
      @amandacoelho9524 Рік тому +4

      Achei essa parte do vídeo bem ruim… não explicou o cérebro de um TDAH e só falou das características mais batidas e óbvias, sempre pensando no menino bagunceiro pendurado no lustre… como se um adulto fosse agir da mesma forma.

    • @6anosaqui
      @6anosaqui Рік тому +1

      @@amandacoelho9524 A hiperatividade é aquela criança que não para? Conheço uma criança e ela não para.

    • @erickburneiko4158
      @erickburneiko4158 Рік тому

      @@amandacoelho9524 Exatamente. esse tipo de "explicação" só reforça estereótipos que, inclusive, já foram desmentidos por pesquisas mais recentes. Sou TDAH e nunca fui o tipo de criança que parece estar com o demonio no corpo, pulando e correndo sem parar. Já o meu cérebro sempre funcionou a 500 km por hora e nunca desliga. isso é hiperatividade e não essa bobagem de criança que não pára. nem continuei assintindo o video pq vi que era perda de tempo. já vi esse especialista falando sobre autismo em outro canal e já não tinha gostado dele antes.

    • @erickburneiko4158
      @erickburneiko4158 Рік тому +2

      @@6anosaqui Tipo 90% de todas as crianças não param, logo, todas devem ter TDAH né! 😂
      Brincadeiras à parte, esses estereótipos ultrapassados mais atrapalham do ajudam a entender o transtorno e dito por um "especialista" só piora isso.

    • @8RGL
      @8RGL Рік тому

      @@6anosaqui até certo ponto é normal as crianças serem agitadas. Mas tem crianças que essa agitação se torna muito evidente, e fica claro que é algo que foge do controle dela, então tem que investigar com uma neuropediatra.

  • @abacaxipowe9785
    @abacaxipowe9785 Рік тому +4

    Meu caso tá grave, em 5min parei de prestar atenção pra brincar com o cachorro lembrei que tava vendo um vídeo importante revi os 5min. Vou dando Edit em todas as vezes que me dispersar.
    Edit: parei de ver o vídeo e hoje 11 dias depois, tentando rever pois é importante.

  • @CrisDracco
    @CrisDracco Рік тому +1

    Que achado esse vídeo! Algumas pessoas estão “achando” que eu tenho TDAH e eu estou há alguns meses ajuntando um dinheiro pra procurar um especialista pra verificar se tenho mesmo. É bom ter informações científicas de verdade! Obrigada, Lusca!

  • @angelacaiado4596
    @angelacaiado4596 Рік тому +1

    Que saudades das lives e gosto muito quando o Guilherme participa. Gosto do sotaque de mineiro. E o Daniel podia voltar mais vezes, estamos precisando de informações fidedignas nessa área 😊

  • @vilmardeoliveira5048
    @vilmardeoliveira5048 Рік тому +3

    Parabéns ao Lucas e Guilherme pela condução da live e escolha do tema, e ao Dr. Daniel pela capacidade de transmitir tanto conhecimento de forma objetiva.
    Grande abraço

  • @paulas2889
    @paulas2889 Рік тому +2

    Fico entusiasmada com a série sobre Saúde mental. Super necessário

  • @marlyalves409
    @marlyalves409 Місяць тому

    A melhor laive sobre TDAH, amei , parabéns 😊

  • @laradeoliveiraperalta9229
    @laradeoliveiraperalta9229 Рік тому +3

    Tava com saudade do Ximenes na live

  • @sandracristinacorreachaves6642

    Valeu!

  • @cacaugyver6504
    @cacaugyver6504 Рік тому +2

    Tenho TDAH, mas infelizmnte só descobri ha 2 anos. Os prejuizos causados pelo transtorno, foram inúmeros, que desencadearam TAG, TOC.Hoje a minha saga é pra encontrar profissionais que tratam TDAH em adultos. É cruel a vida de um TDAH adulto não tratado.

  • @marlyalves409
    @marlyalves409 Місяць тому

    Eu fiz 20 seções de neuro fitebeek, fez um diferencial

  • @mknomuraramos
    @mknomuraramos Рік тому +1

    Uia!! que legal o Guilherme aí!!!

  • @mtmirian
    @mtmirian Рік тому +4

    Excelente! E de utilidade pública!

  • @MariaSilva-jj9ub
    @MariaSilva-jj9ub Рік тому

    Assunto excelente. Antes mesmo de ver o vídeo até ao fim já partilhei, principalmente com pais que por vezes se entregam aos médicos e vejo miúdos a tomar medicação para os acalmar

  • @amandacoelho9524
    @amandacoelho9524 Рік тому +10

    Achei desonesto focar tanto que o tdah é uma coisa de meninos, como se meninas não tivessem e principalmente como se as características sumissem quando nos tornamos adultos. As mulheres adultas são as mais subdiagnósticadas pq a régua de diagnóstico ignora as nossas características, nossa hiperatividade é mental e as diferenças culturais entre homens e mulheres nos fazem querer mascarar demais os sintomas. Tem videos muito bons do Healthy Gamer GG sobre tdah e as demais comorbidades que vem junto.
    Aliás, só colocando o vídeo em 1.5x pra fazer um tdah ir até o final do vídeo 😒

    • @JulianaSchlup
      @JulianaSchlup Рік тому +1

      Eu vi x2. 😂
      E meninas com subdiagnóstico é triste e grave…

    • @danmsht
      @danmsht Рік тому +1

      Eu tb vi na velocidade 2x kkkkkk e tenho e não vi até no final

    • @8RGL
      @8RGL Рік тому +1

      Sim, trabalho com crianças e em geral as meninas apresentam mais o tipo desatento ou misto, já os meninos mais o tipo hiperativo (agitação física, o que se destaca mais). Mas a quantidade, considerando os tipos juntos, é bem balanceada.

    • @andrea777lima
      @andrea777lima Рік тому +1

      Também achei...as meninas disfarçam para se encaixar , passei minha vida toda assim....

  • @mariagabrielaferreira1426
    @mariagabrielaferreira1426 Рік тому

    Meu filho de 5 anos foi encaminhado a psicóloga para avaliar se tem déficit de atenção. Obrigada Olá Ciência por trazer esse tema.

  • @pedrom.oliveira3690
    @pedrom.oliveira3690 Рік тому +1

    Um vídeo de 1h pra quem tem TDAH, por favor Resuma isso 😂😂😂

  • @MariaLuiza-qf9rd
    @MariaLuiza-qf9rd Рік тому

    Conteúdo maravilhoso!!! Sempre com informações científicas e confiáveis. Aqui só tem Top!!!

  • @Bia.11.02
    @Bia.11.02 Рік тому +1

    Nossa, assisti agora (atrasada e de madrugada) e valeu mto a pena 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Adorei a live!

  • @viniteixeira7992
    @viniteixeira7992 Рік тому +2

    Fui diagnosticado hoje, eu ja desconfiava, mas hoje tive certeza, tive respostas pra muitas perguntas que eu mesmo fazia ''porque sou tao diferente?'' ''porque nao aproveito a festa como todas as outras pessoas?'' ''porque nao consigo me relacionar com mulheres tao facil como meus primos?'' hoje ja comecei o tratamento com medicamentos e na proxima quarta vou dizer pra minha psicologa que a nossa suspeita se concretizou.

  • @miriamtavares9394
    @miriamtavares9394 Рік тому +1

    Eu tenho muita Hiperatividade e Hiperfoco é um pouco de déficit de atenção.

  • @fuzaros4846
    @fuzaros4846 Рік тому

    Eu não sei se tenho TDAH, mas 5:39 me tirou a atenção.👌

  • @bliblers
    @bliblers Рік тому

    Acho que a maior angustia é a sensação que você nunca esta presente. Parece que a sua mente esta sempre deslocada, perdida em pensamentos. Uma trsiteza horrivel em viver a todo momento, submerso em pensamentos desconexos com baixissimo foco nas atividafes diarias. Atrapalha muitoooo. Angustiante

  • @josangelasena935
    @josangelasena935 4 місяці тому

    Estou procurando tudo sobre o assunto de TDAH por causa da minha neta de 5 anos e estamos recebendo recadinhos da escola que quase que diariamente por ser imperativa. Ela não tem diagnóstico, vamos atrás de ajuda para que ela possa desenvolver com saúde. Masss,estou me vendo tanto nos relatos desde criança. Sou diagnosticada com ansiedade mista e minha falta de atenção piorou com a ansiedade. A mais recente falta de atenção foi que ficamos em casa 3 dias sem água pq eu não prestei atenção que o cano estava quebrado e eu olhava todos os dias e não via nada,minha mãe foi vê uma vez e achou,me xingou tanto....

  • @estersouza1127
    @estersouza1127 Рік тому +5

    Desconfio que meu esposo tem thda,descobrimos há uns 5 anos atrás que ele tem hidrocefalia congênita através de uma ressonância e também que ele não tem a membrana central que divide o cérebro,tufo começou porque perto dos 40 anos dele começou apresentar falta de memória e raciocínio parecia alzimer daí de tanto eu insistir ele aceitou ir ao neuro.mas agora vejo que ele tem dificuldade de concentrar-se ,fica sempre perguntando várias vezes a mesma coisa daí agente responde e ele pergunta depois tudo de novo e o tempo todo quando conversamos com ele ele tá com os olhos rodopiando ao redor observando tufo ao mesmo tempo,da uma agonia,e causa muitas discussões ele tá olhando TV mas tá cuidando tudo que acontece a volta dele.sera que no caso dele teria como tratar?

  • @liacristaly
    @liacristaly Рік тому

    Ah...o mundo moderno...
    Lucas tem pessoas que acham um absurdo quem fica mais q dois minutos no UA-cam 😮
    Aprofundando um conhecimento.

  • @nanazy
    @nanazy Рік тому

    Tenho 14 anos e desde os meus 6 tenho tdah. Antigamente tinha até tics. Fui diagnosticada

  • @FlaviaCardosodemoura
    @FlaviaCardosodemoura 9 місяців тому

    Eu fui direto para os comentários sem foco no video

  • @FolhaVerde
    @FolhaVerde Рік тому

    Quem fala que tem não tem e quem tem acha que não tem.

  • @titarasputia5831
    @titarasputia5831 4 місяці тому

    Se é defitc de atenção, não sei o que seria o contrário.

  • @kikaamorim5917
    @kikaamorim5917 Рік тому +1

    " Eu não vou no mocó comprar óculos" é ótimo, já me fez rir e rir é o remédio.

  • @arletefonseca7347
    @arletefonseca7347 Рік тому +2

    Não sei se concordo com essa ideia de que num cenário descolado da contemporaneidade o TDAH não seria um obstáculo. A mente tem uma aceleração exagerada em qq situação. Se o cara tá hj morando na roça, antes de cumprir todos os seus compromissos com suas funções, já pensou, viveu e se angustiou com todas elas. Gasta uma energia dobrada pra render a metade. Acho que é sofrimento de qq jeito. Talvez numa sociedade prioritariamente capitalista seja pior, mas confortável não é em lugar nenhum. A culpa pelo que não se conseguiu fazer ou a exaustão pra conseguir fazer tudo. Me parece que no TDAH sem tratamento só tem esses dois caminhos. E o hiperfoco é cruel. Qdo ele "passa" o objeto da atenção total, geralmente se torna insuportável, o que causa espanto e até indignação em todos ao redor. Quem não entende diz: largou de novo?? Disse que gostava tanto! É um ciclo terrível 😕

  • @MariaSouza-gt1fg
    @MariaSouza-gt1fg Рік тому +1

    Alias nao podemos esquecer que nao existe so uma expecie tdha ou tdh e suas comorbidades

  • @elizamarbarreto6434
    @elizamarbarreto6434 Рік тому

    Eu gostei muito do assunto.

  • @11gabriells
    @11gabriells Рік тому +1

    Até ver um vídeo no UA-cam é complicado

  • @hephest
    @hephest Рік тому +1

    boa!

  • @jonassilveira8441
    @jonassilveira8441 Рік тому

    Troquei o venvance pela ayahuasca...

  • @newraassessoria3818
    @newraassessoria3818 Рік тому

    Tenho 63 anos e não gosto de distrações , só me interesso para o que e útil e isso me faz sentir com 35 anos no máximo e procuro me manter saudável e trabalho muito …só em feriados as vezes viajo para minha terra natal não ligo para viagens para o exterior para sair em selfies pois imagens de q lugar achamos no Google e não tenho real
    Interesse em estar in locu para conhecer lugares . Gosto de fazer coisas necessárias e úteis o tempo todo e aprender o que é útil e necessário . O que me faz ser assim ? Vcs tem ideia? Obrigada

  • @terikenachiluk3800
    @terikenachiluk3800 Рік тому

    Ainda não deu pra entender o que é tdah então. A pergunta continua. Mas deu pra entender que muitas coisas normais estão sendo patologizadas.

    • @oliveira4379f
      @oliveira4379f Рік тому +2

      Vc só vai entender quando conviver com um. E não, não é normal.

  • @user-ns5zq7ly5b
    @user-ns5zq7ly5b 4 місяці тому

    Eu também acho que meu esposo têm TDAH

  • @Viker11
    @Viker11 Рік тому

    Consegui assistir os 20 primeiros minutosx deixa o resto para outro dia kkk

  • @newraassessoria3818
    @newraassessoria3818 Рік тому

    Hoje dia 26 de abril 2023 vi essa live….procuro me afastar das pessoas por ter necessidade de falar muito e rápido …por isso evito ir a certos ambientes para não cair no ridículo pois vejo pessoas falando de lâmpadas no 220 ou 110 para disfarçar e sei que é deboche e isso me faz ter necessidade de não frequentar quase lugar nenhum…o que seria isso? Me sinto mal em não controlar essas falas , parece que quero agradar as pessoas e assim me passo como chata.

  • @nanigehardt1104
    @nanigehardt1104 Рік тому

    Tô ferrada, viu!

  • @nemo7542who
    @nemo7542who Рік тому +3

    Um vídeo sobre TDAH de mais de uma hora? Vou ver não kkkk

  • @AnaSilva-vq5nm
    @AnaSilva-vq5nm Рік тому

    Mas a Ritalina é dada no SUS sim

  • @Carmen_Martins
    @Carmen_Martins Рік тому

    E quando a pessoa assimila determinados transtornos porque assiste vídeos desse tipo e quer simplesmente chamar a atenção?

  • @moritz_schoenermann
    @moritz_schoenermann Рік тому

    Existe estudo sobre piora ods sintomas de TDAH causada por COVID?

  • @Bolchevix
    @Bolchevix Рік тому

    1 hora de vídeo é impossível de assistir

  • @luannhenque
    @luannhenque Рік тому +1

    passei dos 12 aos 15 min do video olhando pra tela do celular e pensando em rompimento do peitoral durante o supino. 🤣🤣🤣

  • @mariaconceicaog.dacosta8487

    Nossa preciso muito de ajuda,tenho todos esses sintomas ja fui em 2 neuros eles me passaram remedio para Alzheimer socorro

  • @sandrabarbosa2838
    @sandrabarbosa2838 Рік тому +1

    OPIS !EU TENHO TDAH .EU DESCOBRIR ATRAVES DA MINHA ANALISTA A PISICOLOGA VANDA !

  • @user-km7nl6gg3c
    @user-km7nl6gg3c Рік тому

    Já ouvi alguém dizer que tenho tdah..kkk com 5 filhos, 3 empresas para tocar e mais um irmão depressivo que eu cuido... aí é fácil dizer que tenho hiperatividade e falta de atenção.. com tanta bucha. E tanto mi-mi-mi viu 😅 vim ver conteúdos para ver se tenho isso. Mais vingue sou um super Men 😂

  • @odetepereira4742
    @odetepereira4742 Рік тому

    Que suplício! Ele não responde. Dá muitas voltas.

  • @eduardosilveira3069
    @eduardosilveira3069 Рік тому

    Só que o meu cérebro é hiperativo! Não cala a boca nunca, me deixa com insônia, mas o resto que ele citou eu tenho...

  • @maizaholde
    @maizaholde Рік тому

    👏👏👏👏👏

  • @ykyjohn
    @ykyjohn Рік тому

    olha, assistir esse video no tempo normal nao da, nao consigo prestar atençao e ter foco, mas vendo a 2x ja é outro nivel e consigo me forcar melhor. Tem a questao the ter o TDAH, mas como q isso realmente deve ser interpretado? quais sao as verdadeiras causas? pode por exemplo uma pessoa com um QI mais alto desenvolver o TDAH por falta de por em pratica essa capacidade? pq veja bem, cada pessoa tem sua velocidade para entender as coisas, como q cada pessoa sem seu proprio relogio. Para certas atividades e conteudos vc precisa ser mais acelerado e para outros menos acelerado. Acho q todo mundo tem essa combinaçao e altos e baixos para coisas variadas, o problema é qd vc faz parte de um convivio social q nao atinge as espectativas das necessidades naturais e isso gera com toda certeza um problema. A ideia de por exemplo colocar todo mundo numa turma e tratar todo igualmente nao ajusta de forma adequada para todos, alguem ficará ajustado para mais ou para menos deixando sempre uma porcentagem de fora. Parece q nao e q tudo é normal, mas nao é. Oq estou dizendo implica exatamente no pq vc é excelente numa materia ou completa falha nela e em outra materia vc é o oposto.

  • @EduardoLuedy
    @EduardoLuedy Рік тому

    As analogias são muito ruins. Entao, se a criançanao gosta de futebol, pela analogia, ela deve praticar para eventualmente poder jogar. É isso? E se a criança simplesmente não gostar da escola porque a escola é de fato chata e quase nunca atenta à diversidade de modos cognitivos?

  • @luizdumont252
    @luizdumont252 Рік тому

    Excelente live!
    Parabéns!
    A negação da ciência é uma burrice ...
    Por que um imenso número de pessoas acreditam mais na mentira do que na verdade ?
    Acho i
    Uma boa pauta !

  • @marceloteixeira514
    @marceloteixeira514 Рік тому

    "você tem mesmo tdah?"
    1hr de vídeo. '-'

  • @Bolchevix
    @Bolchevix Рік тому +1

    Tenho 60 anos, faz alguns anos que percebi que o tdah f(*) com a minha vida toda e não acho um fdp de um médico que me leve à sério!

  • @EduardoLuedy
    @EduardoLuedy Рік тому

    Ou seja, o contexto não importa, o que importa é adequar os indivíduos ao status quo, ainda que este status seja o causador de tanto stress e sofrimento psíquico.

  • @gabrielturri4772
    @gabrielturri4772 Рік тому +1

    Cara, como que a pessoa que tem tdah vai prestar atenção em uma hora de vídeo nada objetivo?

    • @olaciencia
      @olaciencia  Рік тому +1

      Canal de cortes

    • @thaismelo9307
      @thaismelo9307 Рік тому +1

      O vídeo é interessante tb pra quem não tem TDHA mas que cuida de alguém q porventura tenha....

  • @luizFinex
    @luizFinex 3 місяці тому

    Não me convenci, estamos em uma sociedade que temos que nos manter sempre focado? Quem determinou isso?
    Só olhar a bula dos remedios passado a pessoas com TDAH e ver os efeitos colaterais, ai sim voce ira ter uma pedra no sapato..
    Na minha humilde opinião, com o passar do tempo a pessoa se habitua a tais condições NATURAIS da sua cognição.
    Foram anos de luta contra predadores, fome etc.
    Para nossas crianças chegarem ao mundo e desfrutarem da desatenção, não ficar ligado 100% do dia se preocupando com algo.
    Somos obrigado a ter que sempre pagar boletos, contribuir, estudar, trabalhar e por ai vai.
    Nosso cérebro esta vindo adaptado as condições que vivemos hoje.
    Drogue seu filho com risperidona, com ritalina a longo prazo e tire suas conclusões.
    Os interesses é, e sempre vai ser a remediação e nunca a cura.
    Pode a ter fazer efeito imediato mas terá consequências.
    Se for TDAH, combata com exercícios mentais, com constumes e não com estimulos no cérebro que ao longo prazo vai virar um vegetal.
    Opinião valida somente para TDAH

  • @rosiolliver
    @rosiolliver 9 місяців тому

    Muito bom!