🌱 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk 🏬 Apostilas impressas, canecas e camisetas exclusivas do canal --> goo.gl/bcxirT RECOMENDAÇÕES DE LEITURAS: GONZÁLES, Justo L. História ilustrada do cristianismo: a era dos mártires até a era dos sonhos frustrados, São Paulo: Vida Nova, 2011 Irvin, D. T.; Sunquist, S. W.; História do Movimento Cristão Mundial, volume 1: Do Cristianismo Primitivo a 1453. São Paulo: Paulus, 2004 KEELY J. N. D. Patrística: origem e desenvolvimento das doutrinas centrais da fé cristã. São Paulo: Vida Nova, 1994 SANDERS, E. P. Paulo, a lei e o povo judeu. São paulo: Academia Cristã, Paulus, 2009 LINKS EXTERNOS: New Advent | Domingo: bit.ly/2ufuXJt New Advent | Sábado: bit.ly/2udUanz
@Jorge R Asister Como a circuncisão não é nada , quem poderia abolir a ordem do único D'US ?? Paulo é outra invenção da igreja , pare de postar heresias !!!
Sou Cristão e esse vídeo foi a melhor fonte que encontrei!! Sem nenhum viés religioso!! Eu estava muito confuso com essa questão do sabado!! E quem me ajudou foi um ateu agnostico 😂😂😂 eu achava que isso era coisa da igreja católica e ficava muito confuso, muito obrigado!
A Igreja católica diz q é coisa dela mesma kkkkk. O próprio vídeo acima mostra isso "q bispos cristaos e políticos pagãos foram responsáveis pela mudança.
Parabéns Professor pelo vídeo esclarecedor, Sou Católico e digo que os Protestantes tem a mania de atribuir quase tudo ao Imperador Constantino,como se a Igreja não tivesse sua própria História nos primeiros séculos do Cristianismo.
Gostaria de felicitar o professor pelo conteúdo esclarecedor desse e de outros vídeos do canal. Conheci o canal há poucos dias e estou muito surpreso com a riqueza com a qual os assuntos são abordados. O verdadeiro conhecimento é assim, baseado em história e, portanto, caráter científico, como deve ser. Que seja luz àqueles que habitam o campo do obscurantismo e negacionismo.
Se guardar o Sábado é um erro prefiro continuar errando, embora estou bem convicto que o Santo Sábado seja o único dia Santo de descanso e de bênçãos para seus guardadores, continuarei me deleitando nessa bênção nos dada pelo Eterno nosso Deus e Pai Jeová. Também continuo crendo pela Bíblia e pelo andar dos acontecimentos em nossos dias que o Sábado será o ponto principal que decidirá o destino eterno da humanidade nesses últimos dias nesse Grande Conflito entre Cristo e Satanás, quem viver Verá,Deus abençoe à todos,paz em Cristo ❤
Oi Messias, td bem? Eu sou adventista e assisti o vídeo. Achei a explicação do professor muito boa, profunda, equilibrada e coesa. Então, podemos perceber que em toda a fala no vídeo, ele não anula a questão do sábado como dia de repouso, mas deixa bem claro - e repete isso algumas vezes - que o domingo foi ganhando espaço com o passar dos tempos. Ou seja, nada que fosse recomendado nem pelos apóstolos, nem mesmo por Nosso Senhor. Ele deixa claro que a relação com outros povos e culturas faziam com que o sábado fosse perdendo espaço, tendo em vista que 'guardar o sábado' era uma prática judaizante, que por sua vez era visto como algo ruim. Se repararmos no começo do vídeo o professor fala que Jesus ressalta que a Lei de Moisés é eterna. Resumindo, a observância do domingo não é bíblico. Forte abraço meu amigo. :)
@@jkss180192 as leis eternas de Moisés são 613 no total (segundo o judaísmo). Os adventistas guardam todas elas? Ou somente as que querem? Pq se for guardar todas elas, então pq não vira logo judeu? Se Jesus não veio pra cumprir a lei de Moisés, então pra que que ele veio? Cumprir = estabelecer uma nova aliança.
Sou adventista e continuo com a guarda do sábado, o video só serviu para mostrar como o homem mudou o dia de guarda, é não Deus quem mudou, e de modo algum o professor foi ofensivo, parabéns pelo trabalho que Deus te abençoe
@@TheLandimfab Eu acho que todas as religiões cristãs e judaicas sérias tem sua contribuição para uma sociedade melhor, embora divergimos em interpretação e doutrina. Eu acredito no princípio do Sabado: trabalhar seis dias e descansar um. Creio que o propósito do Sabado é mais importante do que o dia em si. A palavra em hebraico reflete o princípio ao qual foi dada a lei: descansar. Guardo o Sábado no primeiro dia da semana, e quando realmente santifico o dia do Senhor, me sinto próximo dele. Embora em regra na igreja guardamos o domingo (sou mórmon), em alguns lugares do oriente médio, os membros guardam o sétimo dia da semana, e em um país também do oriente médio a Igreja, sob autorização da presidência da Igreja (e talvez por requerimento do governo local), os membros descansam na sexta. Talvez a Igreja na antiguidade também entendia a importância de se descansar em um dia após seis trabalhados, não necessariamente no sétimo dia da semana como os judeus. Boa noite.
Como compatibilizar com Êxodo 31:14-15 - "Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo". ?
Pelo que eu entendo, os cristãos judeus guardaram por um breve período o sábado no tempo apostólico, conforme a igreja se tornou majoritariamente composta de cristãos gentios, isso foi mudando, por isso ele citou os textos de Paulo aos colossenses e citou os escritos de Eusébio, Justino etc...
Acredito que a guarda do Sábado realmente se dá a um povo específico (Israel) devido sua trajetória. Como lemos na própria fala do Senhor em Deuteronômio 5:15 que diz:"Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egipto e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado." Acredito que o Sábado (Descanso)era o símbolo máximo de um povo nao ser escravo de um dominante, eles foram escravos e forçados a trabalhar ao extremo pelos egípcios e como Deus nao queria que Seu povo fosse considerado também por Ele um povo escravo, Ele ordenou a a guarda do sétimo dia através de Seu próprio exemplo de também Ele descansar após criar os Céus e a terra. No novo testamento porém, o próprio Jesus diz que trabalha e o Seu Pai continua trabalhando também, mostrando assim que, Ele Jesus, é a revelação final do dia de Sábado, Ele É o descanso (sábado) daqueles que Nele creem. Muito obrigado professor, por mais essa excelente aula que nos esclareceu muitas dúvidas acerca desse tema. Eu francamente tinha essa dúvida quanto a guarda do sábado (não sou adventista)e não há nada mais melhor e psicologicamente mais confortante do que receber uma aula imparcial, baseada em fatos e sérios estudos como esse que o professor apresenta em seus conteúdos. Forte abraço
E as palavras de Jesus dizendo que a lei é válida enquanto existir céus e terra não valem de nada. O trabalho que Jesus se referia é espiritual, trabalho esse que a lei não proibiu. Hoje estamos na graça, porém Moisés também estava. Vivemos pela fé e Abraão, Moisés também viveram. A fé deles estava no Messias que viria e a nossa no Messias que já veio.
Sou um leigo, acho que sei mais da biblia que o Rodrigo Silva, já gostei acompanhei ele e gostava dos videos dele, mas depois que vi varias interpretações totalmente contraditória biblia, e posteriormente outras divergencias. Percebi que ele prega muita coisas distorcida e muitas omissões.
Ótima explicação! Tenho acompanhado os vídeos do canal e fico boquiaberto com a quantidade de informações que existem do cristianismo primitivo e que os religiosos atuais não buscam essas informações para terem um melhor parâmetro de como proceder nos dias atuais. Cada têm suas próprias convicções e doutrinas, as quais impõem aos seus adeptos e muitas distoam do principal objetivo da graça, que é levar o homem a ter o conhecimento do pecado, da justiça e do juízo, bem como, da salvação oferecida por Deus a todos os homens, que é Jesus Cristo o Nosso Senhor, Ele a Graça de Deus manifestada aos homens, o perdão e a misericórdia.
@Prof. Jonathan Matthies Não sou Adventista, mas diante de algumas afirmativas, segue se a pergunta: Vemos nas Escrituras os autores pela inspiração do Espirito(crença), o Criador citar "MEUS SÁBADOS(Lev.19:30) E VOSSOS SÁBADOS"(Lev.23:32). Qual destes em vossa interpretação compreende lei mosaica? E qual destes os gentios foram desobrigados a observar? É interessante tb notar que não vemos nenhuma acusação por parte dos judeus ao apóstolo Paulo de transgressão do 4° mandamento, como fizeram com Jesus, PQ SERÁ?
Na verdade Jesus era claramente um judeu guardador do sábado a diferença é que as seitas farisaicas envolveram o sábado em uma teia de regras sem nenhum fundamento na lei de Moisés que perverteram o sentido do sábado que era a favor do homem não o homem por causa do sábado
Caro Professor, estou muito satisfeito com as matérias e sua forma de expo-las! No presente caso, sem conhecimentos adequados, penso que a imposição de um dia de descanso absoluto pode ter sido motivada pela evidente necessidade de um dia de descanso, sendo secundário qual seria esse dia.
Eu realmente acredito que a resposta católica está correta, a guarda do domingo é sim uma nova lei, não se trata de um "tanto faz". Não no sentido de que não se pode trabalhar, mas que é o dia ideal de se reunir e celebrar missa, pois é o Dia do Senhor, onde celebramos sua ressurreição e comungamos, inclusive há pelo menos uma passagem retratando a santa ceia num domingo.
Muito interessante e esclarecedor.O problema é que no Ocidente a maioria das pessoas tem a folga do trabalho é no domingo, sendo cultural, e as pessoas só pensam na questão do sábado após começarem mergulhar em religião.Afinal,não são todos que terão trabalho onde poderão guardar shabat.
Que milagre! Um brasileiro pediu "por favor " ao solicitar algo e ainda, agradeceu antecipadamente. Isso definitivamente, não é prática corrente no Brasil. Parabéns, Samuel.
Boa noite, tô aqui em João Pessoa PB,a Bíblia é de uma clareza sem medidas, irmão,se a guarda do Sábado tivesse sido mudada,o próprio JESUS CRISTO teria feito essa mudança,a verdade é que o homem corrompeu-se,no sepultamento de JESUS CRISTO aquelas mulheres descansaram no Sábado (E JÁ ERA NO NOVO TESTAMENTO), só falta o homem inventar outro dia de descanso,DEUS ABENÇOE.
Lucas 23: 56 diz assim: Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no sábado, descansaram, segundo o mandamento. No final do versículo diz "segundo o mandamento". Mandamento que é de Deus e não dos judeus.
Rafael Com relação às mulheres judias não devemos esquecer que elas estavam debaixo das leis do antigo pacto, logo, tinham por obrigação a guarda do sábado “conforme o mandamento”, O mandamento do sábado era tão restritivo que essas mulheres não podiam permanecer no túmulo após o pôr do sol, pois corriam o risco de serem apedrejadas caso transgredissem a lei.
@@canalapologetico7897 No capítulo 24 de Mateus, Jesus descreve duas ocasiões distintas. A destruição de Jerusalém, por parte do exército romano, e o final dos tempos, pouco tempo antes do retorno dEle a este mundo. E, após descrever os sinais do cerco de Jerusalém[1] (verso 15), Cristo dá instruções de como as pessoas deveriam agir em relação a esse acontecimento, e declara: “Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado” Os cristãos de Jerusalém e da Judéia não podiam determinar o momento decisivo em que o exército Romano se retiraria, mas podiam orar a Deus para que diminuísse o sofrimento deles e os protegesse dos perigos próprios da vida nas montanhas. Para entendermos melhor as duas declarações chaves de Cristo, vamos explicá-las separadamente: “… não se dê no inverno…” - o Salvador disse isso porque no período de inverno, a viagem seria bem mais difícil; não seria fácil conseguir abrigo e alimento, ainda mais com crianças de colo. Além disso, durante a estação chuvosa, seria impossível atravessar o rio Jordão. “… nem no Sábado” - Aqui Jesus ensinou que não seria bom que os cristãos fugissem nesse dia porque todos deveriam estar reunidos juntos na adoração, o que facilitaria a prisão de todos. Décadas depois da ressurreição de Jesus, o sábado ainda era tão sagrado como quando Ele pronunciou estas palavras no Monte das Oliveiras (leia Atos 16:13; 17:2; 18:3, 4). O Senhor não trocou a identidade do dia de guarda após a ressurreição, como muitos cristãos supõem (Ler Mateus 5:17-19). O tumulto, a excitação, o temor, e a viagem de fuga não seriam apropriados para o dia de sábado. Os cristãos oravam para que pudessem guardar o sábado como dia de descanso, assim como Deus desejava que fosse guardado. O poder da oração é muito grande e hoje devemos também orar, para que Deus dirija nossa vida e nos proteja diante de qualquer perseguição. Um dia seremos provados para demonstrarmos perante o universo se seremos fiéis a Deus ou não e isso será feito pela escolha que fizermos do dia que iremos guardar (Ezequiel 20:12;20. É mais do que uma questão de dia: é escolher de qual lado iremos estar; a quem teremos como Senhor de nossas vidas (Mateus 7:21-23). Deixamos um texto bíblico para sua reflexão: “Felizes são os que obedecem às leis a respeito do sábado! Felizes os que não praticam o que é mau!” Isaías 56:2. “Pois o SENHOR diz aos eunucos: ‘Obedeçam às leis a respeito do sábado, façam aquilo que me agrada e sejam fiéis à minha aliança.’” Isaías 56:4.
@@canalapologetico7897 O evangelista Lucas, por exemplo, não era judeu natural. Escrevendo seu evangelho pelo menos 30 anos após a morte de Cristo, afirma que as mulheres que acompanharam a condução do corpo de Cristo até o túmulo “se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram segundo o mandamento” (Lucas 23:56). É de se estranhar que Lucas, um não judeu, historiador detalhista, escrevendo para um homem também não judeu (Teófilo), três décadas após os eventos descritos, não tenha enfatizado que o tal mandamento era para os judeus da época. Sua descrição é tão curta, natural e pouco explicativa que a impressão que temos é que o mandamento citado não era ultrapassado, mas continuava em vigor e era conhecido. O mesmo Lucas, autor do livro bíblico Atos dos Apóstolos, menciona a ida de cristãos em sinagogas judaicas de pelo menos oito cidades pagãs: Damasco (At 9:2), Salamina (At 13:5), Antioquia (At 13:14), Icônio (At 14:1), Tessalonica (At 17:1-4), Bereia (At 17:10), Atenas (At 17:16-17), Corinto (At 18:1-4) e Éfeso (At 18:19). O historiador também cita o costume de Paulo e seus companheiros dedicarem o sábado a Deus nas sinagogas (At 13:16, 13:42-22, 17:1-3 e 18:1-4). O apóstolo Paulo, aliás, quando trabalhou confeccionando tendas em Corinto, disponibilizava justamente o sábado para pregar o evangelho o dia inteiro. E mesmo após se irritar com judeus incrédulos e dizer que a partir dali focaria nos gentios (At 18:6), ele torna a pregar em sinagogas, na cidade de Éfeso, permanecendo ali por dois anos e convertendo tanto judeus naturais quanto gregos que iam à sinagoga (At 18:18-19 e 19:8-10). Em Filipos, alguns anos antes de Paulo ir para Éfeso, uma passagem enfatiza que Paulo e seus companheiros ficaram em Trôade por alguns dias e que no sábado sairam do centro da cidade, procurando algum lugar calmo, apropriado para oração (At 16:11-13). A julgar pelo costume de Paulo e os demais cristãos, se houvesse sinagoga na cidade, eles teriam ido a ela, o local mais apropriado para oração, por sinal. Trôade não devia contar com uma sinagoga, o que levou aqueles crentes a desejarem sair do movimento da cidade, indo para um local isolado. É curioso que Lucas enfatize o fato de ser sábado neste dia. O fato não parece ter muita importância para a narrativa, a não ser que se considere que aquele dia era realmente distinto dos demais. Ainda sobre Paulo, suas defesas contra acusações de judeus incrédulos também denotam uma forte sintonia com os hábitos judaicos. Ele reafirma seu judaísmo étnico e suas raízes religiosas judaicas (At 22:3); considera-se fariseu (At 23:6); afirma estar sendo julgado apenas por crer na mesma coisa que criam seus acusadores: a ressurreição dos mortos (At 23:6); ressalta que acredita em tudo o que está na lei e nos profetas, incluindo a ressurreição - tal como os fariseus que o acusavam (At 24:14-15); deixa claro que foi pego por seus oponentes sem estar transgredindo a lei, desempenhando ainda uma prática judaica (At 24:17-19) e torna a dizer que está sendo julgado apenas por crer na ressurreição (At 24:20-21). Em Atos 25:7, vários judeus incrédulos rodeiam o apóstolo e o acusam, perante o governante romano Festo, de várias transgressões que não podiam provar. Paulo responde, no verso 8: “Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra Cesar”. Continua nos versos 10 e 11: “Estou perante o tribunal de César, onde convém seja eu julgado; nenhum agravo pratiquei contra os judeus, como tu bens sabes. Caso, pois, tenha eu praticado algum mal ou crime digno de morte, estou pronto para morrer; se, pelo contrário, não são verdadeiras as coisas de que me acusam, ninguém, para lhes ser agradável, pode entregar-me a eles”. Fica claro que Paulo tinha a convicção sincera de não estar transgredindo ponto algum do judaísmo. Sua visão, como a dos demais cristãos, não era a de um rompimento com a religião judaica e a aceitação de uma nova religião. Era, sim, da manutenção de uma mesma religião, mas agora com a revelação plena do Messias.
Inácio de Antioquia grande Doutor da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA !!!!! Adoro as Histórias de doutorados da IGREJA , Santo Inácio , etc....♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️
Não sou judia, mas é triste, que o homem mudou o que não pertence a ele, o Eterno não mudou nada, a Bíblia é muito clara desde lá no de Gênesis. O SÁBADO É O DIA DO ADONI, ESSE É O DIA DE GUARDA ! O OBRIGADA HUTH.
Professor Jonathan! Excelentes comentários foram expostos, queria ouvir tbm o senhor falar sobre os usos e costumes, ACF'07 O Quinto Livro de Moisés chamado Deuteronômio 22:5: ₅ Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus. E quais as consequências diante do criador! É proibido pelas as escrituras a mulher usar calças ou as diferenças estão apenas nas muitas Cultura? Obg e Shalom.
CARLOS SOUZA dizer “o protestantismo” como vc diz é muito vago ,o cristão que fecha os olhos pra algumas práticas ou fatos históricos,não analisando e assumindo alguns erros da igreja seja ela qual for, está no mínimo sendo leviano pra não dizer desonesto .
@@leonardotardy7530, se há alguma coisa a se reformar, a reforma da Igreja de Jesus Cristo se faz dentro dela e não se apartando dela e fundando "igrejas paralelas" com o intuito de persegui-la.
Bom dia professor . Em primeiro gostaria de parabenizar pela iniciativa e qualidade de seu vídeos ,tanto pelo conteúdo , quanto pela qualidade da filmagem. Gostaria observar que para os judeus o sábado tem início na sexta feira ao por do sol, e termina no sábado ao por do sol, dessa forma ,quando os evangélico falam sobre o dia após o sábado eles estaria falando do período da noite ,e não necessariamente do domingo. Se possível gostaria passa me ajudar a esclarecer essa questão. Desde já agradeço Cícero Tigre
"Primitivamente reuniam-se no domingo de manhã porque a domingo não era um dia feriado MAS SIM UM DIA DE TRABALHO NORMAL como os demais. Em uma carta escrita por Plínio ao imperador Trajano, e que tem sido preservada, lemos que aqueles antigos cristãos tinham uma breve reunião ao romper do dia no primeiro dia da semana, cantavam um hino a Cristo, ligavam-se por um vota de companheirismo, Partilhavam uma merenda religiosa e EM SEGUIDA RETORNAVAM AO SEU TRABALHO, para os seus labores da semana."
REAMENTE NÃO Á NADA PARACIDO COM O QUE VOÇÊ FAZ,E FÁZ MUITO BÉM.QUE DEUS NA SUA INFINITA BONDADE LHE FAÇA CADA DIA MAIS CAPAZ,E LHE PROPORCIÔNE RICAS BENÇÃOS!
Sou professora de escola bíblica dominical. Estava me questionando como explicar a observância do domingo para os cristãos. Foi MT elucidativo principalmente pq sei q n foi um ordem do Senhor e sim uma prática adotada pelos cristãos primitivos.
Irmã,os apóstolos não faziam nada sem a orientação do SENHOR,os apóstolos guardavam o domingo e tomavam o Santo sacramento ou a santa ceia aos domingos e o guardavam estendendo a prática até a meia noite,se não fosse essa a orientação do SENHOR os apóstolos jamais deixariam de guardar o sábado para guardar o domingo e tomar o sacramento no dia do SENHOR como consideravam os apóstolos e assim o faziam porque Jesus Cristo disse aque assim o fizessem em memória DELE.Também dou aulas na igreja que sou membro e se a irmã precisar posso dar as referências biblicas sobre o assunto.Digo respeitosamente,não estou querendo ensina-la mas apenas trocar conhecimento.Paz irmã.
Olha, muito dos chamados país da igreja apostaram da fé, conforme pesquisas minuciosas na história da antiguidade os primeiros cristãos observavam o sábado do quarto mandamento escrito nas tábuas de pedras pelo próprio dedo de Deus, inclusive os apóstolos,com a apostasia da igreja primitiva ocorrida após a morte dos apóstolos a desobediência desse mandamento ganhou fôlego e infelizmente chegou até os dias atuais.e milhões de evangélicos aceitam a lei dos dez mandamentos modificado,essa lei é imutável assim como o caráter de Deus é imutável.surge uma pergunta: de todos os dez mandamentos só o sábado que não vale,foi dado somente para os judeus ? Mas o mesmo dedo que escreveu o mandamento do sábado também escreveu os outros nove? Todos estão escritos na mesma pedra? Será que faz sentido Cristo vim morrer na cruz e abolir o único mandamento que revela a existência de um Deus criador e legislador? Não isso não aconteceu em hipótese alguma, o sábado do quarto mandamento continua válido porque ele é um monumento da criação.os homens escolhem obedecer a Deus ou as tradições humanas.podeis ler a bíblia do genesis ao apocalipse e não vai encontrar uma só linha que autorize a santificação do domingo substituindo o sábado do quarto mandamento.satanas tem atacado a lei de Deus os dez mandamentos atravéz dos milênios dos séculos isso é nítido demais para ser negado.as pessoas procuram mil desculpas para desobedecer a única parte da bíblia que Deus não permitiu o homem escrever@@davidfranciscodasilva9559
Boa noite, professor! Parabéns por mais uma assertiva apresentação. Sobre o tema da guarda do sétimo dia, segundo alguns estudiosos, essa prática é um elemento sincrético no judaísmo, incorporado de tradições mais antigas. Com a sua devida licença, gostaria de citar alguns trechos do filósofo, teólogo e estudioso de História Comparativa das Religiões, Paul Carus, o qual escreve um capítulo sobre a Acádia e os primeiros povos semitas na obra The History do the Devil and the Idea of the Evil: From the Earliest Times to Present Day. Ele escreve o seguinte: “Por volta de 3.000 a.C. - muito antes do surgimento das nações semitas, entre elas, babilônios, assírios, israelitas e, mais tarde, os árabes - habitava a Mesopotâmia uma nação de grande poder e proeminência, a qual era conhecida pelo nome de Acádia. (...) O quanto os semitas devem aos acadianos - cujo domínio durou até 1.500 a.C. e cuja língua começou a se perder sob o reinado do Rei Sargão, da Assíria (772-705) - podemos inferir do fato de que muitas instituições religiosas, lendas e costumes entre os semitas eram de origem acadiana. Sabemos ao certo que em seu modo de determinação do tempo já possuíam a instituição de uma semana de sete dias e que o Sabath era o seu dia sagrado de descanso. O significado literal dessa palavra de origem acadiana é ‘o dia no qual o trabalho é transgressão’, que traduzida como Sabattu para o assírio significava ‘o dia para descanso do coração.’ Mais tarde, as lendas da criação, da árvore da vida e do dilúvio, mencionadas no livro de Gênesis e em registros assírios, eram bem conhecidas dos acadianos, bem como a forma convencional da árvore da vida representada em figuras mais antigas (...). Além disso, podemos ver resquícios da tradição acadiana em muitos nomes hebreus, o que prova, sem sombra de dúvida, uma influência duradoura da civilização da Acádia. Os rios do paraíso, mencionados em Gênesis, são nomes babilônicos: Eufrates, ou Purat, significa águas sinuosas; Tigre, ou Tiggur, a correnteza; (...) Os nomes dos rios do Éden indicam os povos que deram origem à lenda do paraíso e que viviam às margens dos rios Eufrates e Tigre. Sendo tais as circunstâncias, não surpreende que uma porção cultivada do deserto localizada a oeste do Rio Eufrates se chamasse Edinna, nome cuja pronúncia se aproxima de Éden. (...) A partir das bem-sucedidas escavações nas bibliotecas cuneiformes dos assírios, temos fortes evidências da origem e da antiguidade dessas tradições. Assim, foi possível que grande parte delas chegassem até nós diretamente dos antigos acadianos. (...) Sabemos que os babilônios possuíam diversas lendas que foram recepcionadas no Antigo Testamento, sendo as mais notáveis: o dilúvio, a torre de Babel, as cidades corrompidas que foram destruídas por uma chuva de fogo (o que relembra Sodoma e Gomorra), as aventuras infantis do Rei Sargão I (...) Acerca de Sargão I (...), de acordo com uma tabuleta do Rei Nabonidus, que viveu em 3.754 a.C. (...), E. A. Wallis Budge cita em sua obra Babylonian Life and History, p. 40,: ‘Há uma curiosa lenda a respeito desse rei: ele nasceu às margens do Eufrates; após concebê-lo secretamente, sua mãe o guardou num local humilde; colocou-o dentro de uma arca de vime revestida com piche; lançou a arca no rio; a arca foi levada pela correnteza; a criança foi resgatada por um homem chamado Akki, o qual o educou em seus negócios; a partir dessa posição, a deusa Istar fez dele um rei.’ (...) Quanto às origens assírio-babilônicas dessas lendas não pode haver dúvidas. As melhores autoridades concordam: ‘a Caldeia foi o lar original dessas narrativas e os judeus as receberam inicialmente dos babilônios.’ (Smith Sayce, The Chaldean Account of Genesis, p. 312) As numerosas ilustrações encontradas ou os mais antigos selos assírios e babilônicos provam ‘que as lendas eram bem conhecidas e faziam parte da literatura daqueles povos antes do segundo milênio a.C.’ (Ib., p.331) Obrigado pela espaço e atenção!
Tenho um tio que e adventista e vive batendo na tecla de que Constantino foi o responsável por essa transição do sábado para o domingo, e eu acreditava, por isso a importância do seu canal, pra esclarecer essas mentiras contadas nas igrejas
O interessante é que na minha bíblia, diz que Deus não criou o sábado para os judeus, mas sim na Criação, só existia Adão e Eva, nem havia judeus no planeta terra. Quando deu os 10 mandamentos para o povo de Deus aqui na terra (depois de 400 anos depois da escravidão) foi para que o povo de Deus conhecesse ao seu Deus melhor e sua proteção...
Se o apóstolo Paulo observava o sábado espúrio(domingo), o que dizer da sua pessoa quando em sua defesa diante de Festo, afirmou que ninguém teria do que acusa lo, nem de pecar contra o templo nem contra Cesar, nem contra a LEI DOS JUDEUS? (Atos25:8) Qual seria a verdadeira personalidade ou caráter do Apóstolo? um hipócrita mentiroso que vivia mudando seu discurso de acordo com a conveniência e necessidade das circunstâncias ouu.. o maior evangelista que o mundo já viu, como creem essa cristandade confusa e discordante? ou será que em seu tempo o termo ''lei dos judeus" já excluia a questão do guarda do sábado?
O Sábado apontava pára cristo.Este sim um vedadeiro dia de guarda perpetuo. Na grassa nem sábado nem domingo pôde salvar o homem.Mais só Jesus Cristo.E ponto final..
@@eliomaximo245 Ola, irmão! Realmente, "na graça nem sábado nem domingo salvam ninguém"... Como NUNCA salvaram... Em primeiro lugar, a salvação SEMPRE foi pela Graça de Deus (e, ao contrário do que muitos dizem, a graça estava super presente antes do nascimento de Jesus. Noé, por exemplo, "achou graça perante os olhos de Deus", Genesis 6:8. A diferença é que Jesus trouxe a Graça de uma forma mais plena, João 1:17). Nenhum ser humano foi salvo pela Lei de Deus, porque essa simplesmente não é a função dela. A salvação sempre foi pela Graça, seja a salvação de Noé, Abraão, Isaque, Moisés, Samuel, ou até o próprio Israel (a Bíblia diz, em várias passagens, que TODOS eles receberam a Graça de Deus). Ninguém guarda um dia ou outro para ser salvo, isso não faz sentido. As pessoas guardam o sábado porque, em primeiro lugar, JÁ foram salvas pela Graça de Deus, e agora que o Espírito Santo nos traz um novo coração e inscreve a Lei de Deus em nossos corações (Hebreus 8:10), nós sentimos a vontade e o prazer de cumprir a vontade de Deus ... Ninguém (pelo menos, ninguém que eu saiba/conheça) guarda os mandamentos para ser salvos, mas porque já foi salvo e agora quer agradar a Deus ... Espero que fique com essa reflexão! A salvação é sempre pela Graça e, a partir daí, obedecemos a Deus e seus mandamentos, mostrando nosso amor por ele (João 10:21, 23 e 24). Tenha uma ótima noite, Deus abençoe!
MEU AMIGO,O SÁBADO APONTAVA PÁRA JEUSUS CRISTO.ELE É O VERDADEIRO SÁBADO DO DEUS DE ABRÃO. ATRAVÉS DO MINISTERIO DÊ MOISÉS, DEUS FALOU AO POVO DÊ ISRAEL,SE VÓS GUARDAR O MEU SÁBADO PERPETUAMENTE VÓS IREIS BEM NA TERRA.BEM ESTÁ PALAVRA PROVA QUÊ ELE NÃO ESTAVA FALANDO DO DIA FISICO DA SEMANA,MAIS QUÊ ESTE DIA ERA SÓ UM SIMBOLO DO QUÊ ESTAVA PÁRA VIM NO FUTURO PÁRA O POVO JUDEUS.NÓ CAPITULO 53 DÊ ISAIAS, APONTA PÁRA ESTE SÁBADO QUÊ O POVO JUDEUS DEVIA ESPERAR.ATÉ HOJE ELES CONTINUA ESPERANDO O MESSIAS DELES,QUANDO NÓS SABEMOS QUÊ O QUÊ ELES ESTÁ ESPERANDO, É O FALSO, O ANTE CRISTO.PORTANTO NO MEU ENTENDIMENTO NÓS DEVEMOS SANTIFICAR TODOS OS DIAS DA SEMANA,E A VERDADE É QUÊ SÓ JESUS CRISTO É A UNICA ESPERANÇA DÊ VIDA PÓS MORTE PÁRA TODA A HUMANIDADE.ESTE DIA DÊ SÁBADO DEIXARÁ DÊ EXITIR NO FUTURO, MAIS JESUS CRISTO COM SEUS ESCOLHIDOS PERMANECERÁ PÁRA SEMPRE. ESTÁ SIM É À ÚNICA VERDADE BÍBLICA ,E PONTO FINAL...
?? Onde está escrito que Paulo mandou guardar (nao trabalhar) aos domingo, punir quem não o guardasse etc?? NAO ESTA ESCRITO Da mesma forma quanto ao sabado.
Pessoal observem q o cara especula dizendo "qual seria a verdadeira personalidade de Paulo". Isso e um exemplo d q adventistas trocam o q está escrito por especulações. Botam em primeiro lugar invenções, "viagens interpretativas" etc e contrárias ao contexto. - São somente invencoes/especulacoes e NAO existe versículo provando q Adao guardou sabado, nem que há 2 leis(moral e cerimonial). Não existe versiculo provando q 10 mandamentos são lei separada ou Lei Moral e nem q o sábado era moral. Tudo isso achismo/suposicao contrario ao contexto. Existem muitos versiculos e contextos claros e contra todos esses ensinos. Acreditar neles é trocar o que ESTA ESCRITO pelo que NÃO ESTA ESCRITO na Bíblia.
Parabéns pela imparcialidade. Excelente trabalho. Você não é tendencioso nem para o lado protestante e nem tampouco para o lado católico. A sua preocupação se dá somente com a fidelidade à história .
Muito bom. É interessante que tive uma conversa sobre este tema com um pastor evangélico que defendia que sendo Jesus judeu veio para com o seu sacrifício mudar a aliança com o homem e logo as disposições da lei mosaica foram alteradas ou caducaram.
Colossenses 2: 16-17 "Ninguém, pois critique por causa da comida ou bebida, ou espécies de festas ou luas novas ou de sábados. Tudo isso não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo."
Diadaquê - São as instruções dos doze apóstolos. O catecismo mais antigo da igreja, que foi escrito entre os anos 60 - 70 DC. Apresenta O DIA DO SENHOR, como uma referência a ressurreição de Cristo, e ao primeiro dia da semana (domingo), o dia em que a igreja primitiva formada dentre os gentios se reunia para participar da CEIA DO SENHOR. Reuni-vós no dia do Senhor para a fração do pão e agradecei (celebrai a eucaristia), depois de haver confessados vossos pecados, para que vosso sacrifício seja puro. Mas todo aquele que vive em discórdia com o outro, não se junte a vós antes de se ter reconciliado, afim de que vosso sacrifício não seja profanado. Com enfeite deste sacrifício, disse o Senhor: - Em todo o lugar, e em todo o tempo se me oferece um sacrifício puro porque sou um grande Rei; diz o Senhor, e o meu nome é admirável entre todos os povos. Didaquê 14:1-3 60 - 79 DC.
Como judeu (acredito que o professor deva se declarar judeu em termos de pensamento etc), e historiador, o professor se mostra um excelente advogado do movimento Dominical que dia a dia irá crescer e se consolidar em hegemonia (mais do que já está) entre os povos. Utiliza bastantes, senão os mesmos argumentos usados pelos defensores do "dia do Senhor" ao dizerem que agora é o domingo (inclusive Ap 1:10, que se trata do sábado, na verdade), bem como conhece alguns fundamentos e pensamento adventista extraídos, por exemplo, do livro "O Grande Conflito", de Ellen G White, citado em algum dos comentários. É amigo, lhe vejo hoje: a) semelhante a Saulo de Tarso (não um perseguidor, é claro - pelo menos nessa fase de tempo que vivemos - , mas um sincero erudito) e b) amanhã, tal qual Paulo, sincero defensor da fé, inclusive do 4o Mandamento da Lei de Deus, jamais abrogado (Mt 5:17). No mais, vídeos tratando sobre o assunto (sábado x domingo), são sempre, sempre bem vindos ao público, pois levam os interessados à busca das razões pela defesa de um ou outro lado, por isso agradeço ao amigo professor Jonathan pela colaboração. Abraços Maranata 🕊️
Os mandamentos foram obolidos hebreus 8, estamos no mandamentos de Cristo Gálatas 6:1 romanos 7 colosses 2:16-17 2 coríntios 3, seu ero meu amigo e crê na teologia da substituição a igreja não tomou o luga de Israel
@@mordekaisenhor6822 Abolidos? Roubar, matar, adulterar, idolatrar, blasfemar, desonrar pais, mentir, cobiçar... Não me convence só pra abolir o 4o Mandamento... Abraços Maranata 🕊️
2 a Pedro 3 v 8 há todavia uma coisa amados que não deveis esquecer que para o senhor um dia e como mil anos mil anos e mil anos como um dia um dia não me desafia só servo de Deus
Muito boa a sua explanação, mas que decreta ou assina um documento se torna responsável pelos resultados posteriores. Dessa forma, apesar da idéia inicial não ser do Imperador Constantino, foi em seu decreto que se tornou válido as cerimónias no domingo e a inclusão no calendário posteriormente. Assim, de forma indireta ou direta, coube a ele oficializar o ato, tornando-o responsável pela observância do domingo. É a minha opinião. Parabéns pelo seu trabalho.
Não,o Imperador Constantino apenas assinou um decreto imperial para agradar as pessoas da época,ele não tinha autoridade religiosa na Igreja,pois isso somente o Papa e os Bispos tem para os cristãos. Feriado depende do Governo,o Natal e a Semana Santa são feriados nos países cristãos por causa do governo e não da Igreja;
@@jefersondiogenes2204 Uma Lei só passa a ser válida, depois de assinada e por quem tem a autoridade para tal. Fica assim, estabelecido a responsabilidade dos atos seguintes para aquele que assinou e estabeleceu. A Igreja só manipula o Estado, de acordo com o interesse de ambos. Assim como Deus estabeleceu Seus 10 Mandamentos de forma escrita.
@@joseandrade63 Amigo,Decreto Governamental é uma coisa,Documento da Igreja é outra coisa,o Decreto de Constantino foi para favorecer os Cristãos que já tinham o Domingo como Dia do Senhor.Para o Católico só tem validade Teológica um Documento do PAPA ou dos Bispos em comunhão com ele.
Boa a explicação, a patristica tinha um sentimento anti-judaico e deu muita ênfase na observância dominical. Eles "patristica" chamavam os judeus de meretrizes. Muito boa as suas explicações parabéns.
Já adiantando, essa teoria da conspiração surgiu no século XIX por Alexander Hislop no seu livro "As Duas Babilônias". Não existem relatos antigos pré-cristãos falando sobre Ninrode exceto a Bíblia, muito menos qualquer relato ligando-o a Semiramis que foi uma rainha que dista mais de 1 milênio da possível época da construção do Zigurate que inspirou o relato da Torre de Babel.
@@Sigmadabahiaanticlt Sem dúvida. O nome Trindade foi aparecer com Tertuliano por volta do ano 200. Mas o conceito vem de antes disso. Já essa junção de Ninrode, Semiramis e Tamuz vem de por volta do ano 1850.
@@Sigmadabahiaanticlt Quanto ao natal, a data veio pra substituir um festival Romano que cultuava o sol em 25 de dezembro. Mas a festa do Natal é anterior, tanto que no Oriente é comemorado no dia 06 de Janeiro.
@@Sigmadabahiaanticlt É interessante notar que Semiramis é uma princesa Assíria real que viveu por volta do ano 820 a.C. (ou seja, veio depois de Davi, Salomão...) Já Ninrode a Bíblia coloca como por volta do ano 2000 a.C. na Suméria (anterior a Abraão). São mais ou menos 1200 anos de diferença entre os dois personagens. O autor da conspiração nem se deu o trabalho de ver isso.
Quem mudou a guarda do Sabado para o Domingo, foi o Sagrado Magistério da Igreja, ao qual, Jesus lhe confiou, plenos poderes (Mt 16,15-19; 18,18-20 e, 28,18-29). Quer saber mais... Faça história...
🌱 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
🏬 Apostilas impressas, canecas e camisetas exclusivas do canal --> goo.gl/bcxirT
RECOMENDAÇÕES DE LEITURAS:
GONZÁLES, Justo L. História ilustrada do cristianismo: a era dos mártires até a era dos sonhos frustrados, São Paulo: Vida Nova, 2011
Irvin, D. T.; Sunquist, S. W.; História do Movimento Cristão Mundial, volume 1: Do Cristianismo Primitivo a 1453. São Paulo: Paulus, 2004
KEELY J. N. D. Patrística: origem e desenvolvimento das doutrinas centrais da fé cristã. São Paulo: Vida Nova, 1994
SANDERS, E. P. Paulo, a lei e o povo judeu. São paulo: Academia Cristã, Paulus, 2009
LINKS EXTERNOS:
New Advent | Domingo: bit.ly/2ufuXJt
New Advent | Sábado: bit.ly/2udUanz
Origen do calendario judaico
Faz um vídeo sobre a história do papado.
@Anti-religião-online-TV na última live a do dia 31 ele fala do seu agnistismo
Olá. Como a história se posiciona sobre os corpos incorruptos que ocorrem na igreja católica? Há relatos científicos?
@Jorge R Asister
Como a circuncisão não é nada , quem poderia abolir a ordem do único D'US ??
Paulo é outra invenção da igreja , pare de postar heresias !!!
Sou Cristão e esse vídeo foi a melhor fonte que encontrei!! Sem nenhum viés religioso!! Eu estava muito confuso com essa questão do sabado!! E quem me ajudou foi um ateu agnostico 😂😂😂 eu achava que isso era coisa da igreja católica e ficava muito confuso, muito obrigado!
Mais vc é católico ? Ou protestante?
@@lucivaldopereirademoraes sou Cristão reformado
@@cyllaz😂😂😂😂
tecnicamente é coisa da igreja católica, eles que reforçaram essa ideia, mas justamente através do respaldo Bíblico.
A Igreja católica diz q é coisa dela mesma kkkkk. O próprio vídeo acima mostra isso "q bispos cristaos e políticos pagãos foram responsáveis pela mudança.
Parabéns Professor pelo vídeo esclarecedor, Sou Católico e digo que os Protestantes tem a mania de atribuir quase tudo ao Imperador Constantino,como se a Igreja não tivesse sua própria História nos primeiros séculos do Cristianismo.
Gostaria de felicitar o professor pelo conteúdo esclarecedor desse e de outros vídeos do canal. Conheci o canal há poucos dias e estou muito surpreso com a riqueza com a qual os assuntos são abordados. O verdadeiro conhecimento é assim, baseado em história e, portanto, caráter científico, como deve ser. Que seja luz àqueles que habitam o campo do obscurantismo e negacionismo.
Se guardar o Sábado é um erro prefiro continuar errando, embora estou bem convicto que o Santo Sábado seja o único dia Santo de descanso e de bênçãos para seus guardadores, continuarei me deleitando nessa bênção nos dada pelo Eterno nosso Deus e Pai Jeová. Também continuo crendo pela Bíblia e pelo andar dos acontecimentos em nossos dias que o Sábado será o ponto principal que decidirá o destino eterno da humanidade nesses últimos dias nesse Grande Conflito entre Cristo e Satanás, quem viver Verá,Deus abençoe à todos,paz em Cristo ❤
Boa noite prof, me chamo antonina de várzea grande MT, gosto muito dos seus vídeos,tenho aprendido muito com o senhor , obrigada por seus vídeos.
GOSTO MUITO DO SEU CANAL PROFESSOR
MUITO OBRIGADO PELA SINCERIDADE VERDADE NOS ARGUMENTOS E IMPARCIALIDADE, OBRIGADO
Muito esclarecedor. Foram os primeiros cristãos que começaram a guardar e santificar o Domingo, ainda na época dos Apostolos.
Muito bom professor!! Isto esclarece e muito minhas dúvidas quanto a observância do Domingo entre os cristãos primitivos!!
Explicação objetiva, clara e, consistente.
Obrigado, caríssimo Professor.
Kkkkk ele é historiador e não apologista kkkkk
Os adventistas devem assistir esta sua pregação ,gostei, parabéns, aprendi mais um pouco.
Oi Messias, td bem? Eu sou adventista e assisti o vídeo. Achei a explicação do professor muito boa, profunda, equilibrada e coesa.
Então, podemos perceber que em toda a fala no vídeo, ele não anula a questão do sábado como dia de repouso, mas deixa bem claro - e repete isso algumas vezes - que o domingo foi ganhando espaço com o passar dos tempos. Ou seja, nada que fosse recomendado nem pelos apóstolos, nem mesmo por Nosso Senhor. Ele deixa claro que a relação com outros povos e culturas faziam com que o sábado fosse perdendo espaço, tendo em vista que 'guardar o sábado' era uma prática judaizante, que por sua vez era visto como algo ruim. Se repararmos no começo do vídeo o professor fala que Jesus ressalta que a Lei de Moisés é eterna. Resumindo, a observância do domingo não é bíblico.
Forte abraço meu amigo. :)
@@jkss180192 as leis eternas de Moisés são 613 no total (segundo o judaísmo). Os adventistas guardam todas elas? Ou somente as que querem? Pq se for guardar todas elas, então pq não vira logo judeu? Se Jesus não veio pra cumprir a lei de Moisés, então pra que que ele veio? Cumprir = estabelecer uma nova aliança.
Sou adventista e gostei da explicação. E continuo guardando o sabado
O melhor vídeo que já assisti sobre este assunto. Todos os nossos irmãos adventistas deveriam assistir com atenção. Parabéns, professor.
Sou adventista e continuo com a guarda do sábado, o video só serviu para mostrar como o homem mudou o dia de guarda, é não Deus quem mudou, e de modo algum o professor foi ofensivo, parabéns pelo trabalho que Deus te abençoe
@@TheLandimfab
Eu acho que todas as religiões cristãs e judaicas sérias tem sua contribuição para uma sociedade melhor, embora divergimos em interpretação e doutrina. Eu acredito no princípio do Sabado: trabalhar seis dias e descansar um. Creio que o propósito do Sabado é mais importante do que o dia em si. A palavra em hebraico reflete o princípio ao qual foi dada a lei: descansar. Guardo o Sábado no primeiro dia da semana, e quando realmente santifico o dia do Senhor, me sinto próximo dele. Embora em regra na igreja guardamos o domingo (sou mórmon), em alguns lugares do oriente médio, os membros guardam o sétimo dia da semana, e em um país também do oriente médio a Igreja, sob autorização da presidência da Igreja (e talvez por requerimento do governo local), os membros descansam na sexta. Talvez a Igreja na antiguidade também entendia a importância de se descansar em um dia após seis trabalhados, não necessariamente no sétimo dia da semana como os judeus.
Boa noite.
Muito grato pelo novo conhecimento
O dia do Senhor é o Domingo não tem jeito. Isso vem dos períodos apostólicos. Parabéns pela maravilhosa aula.
Na verdade é o sábado e bem desde a criação. Em nenhum lugar da Bíblia há evidências da guarda do domingo
Onde na Bíblia diz que o domingo é o dia do Senhor?
Não entendeu a aula. A aula mostra q houve mudança
@@alexsandrojunior4571 Sim, óbvio que houve a mudança, mas quem mudou um mandamento divino?
@@daviandresprazeres primeiramente a mudança veio de um decreto politico de Constantino. Depois de um decreto da ICAR.
Muito bem explicado. Parabéns professor.
Obrigada, Professor. É muito importante o seu trabalho. Lança luz na história.
ua-cam.com/video/Hj0J9wTpy90/v-deo.html
Maravilhoso ensino... Os sabatistas piram.
@@beatrizines4510 eu guardo o sabado o sabado e não pirei não. Inclusive estudei isso nos livros adventistas.
Muito boa a aula professor! Shalom
Como compatibilizar com Êxodo 31:14-15 - "Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo". ?
Pelo que eu entendo, os cristãos judeus guardaram por um breve período o sábado no tempo apostólico, conforme a igreja se tornou majoritariamente composta de cristãos gentios, isso foi mudando, por isso ele citou os textos de Paulo aos colossenses e citou os escritos de Eusébio, Justino etc...
Obrigado , professor ! Excelentes esclarecimentos .
Shabat Shalom, moreh!
Acredito que a guarda do Sábado realmente se dá a um povo específico (Israel) devido sua trajetória. Como lemos na própria fala do Senhor em Deuteronômio 5:15 que diz:"Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egipto e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado." Acredito que o Sábado (Descanso)era o símbolo máximo de um povo nao ser escravo de um dominante, eles foram escravos e forçados a trabalhar ao extremo pelos egípcios e como Deus nao queria que Seu povo fosse considerado também por Ele um povo escravo, Ele ordenou a a guarda do sétimo dia através de Seu próprio exemplo de também Ele descansar após criar os Céus e a terra. No novo testamento porém, o próprio Jesus diz que trabalha e o Seu Pai continua trabalhando também, mostrando assim que, Ele Jesus, é a revelação final do dia de Sábado, Ele É o descanso (sábado) daqueles que Nele creem. Muito obrigado professor, por mais essa excelente aula que nos esclareceu muitas dúvidas acerca desse tema. Eu francamente tinha essa dúvida quanto a guarda do sábado (não sou adventista)e não há nada mais melhor e psicologicamente mais confortante do que receber uma aula imparcial, baseada em fatos e sérios estudos como esse que o professor apresenta em seus conteúdos. Forte abraço
E as palavras de Jesus dizendo que a lei é válida enquanto existir céus e terra não valem de nada. O trabalho que Jesus se referia é espiritual, trabalho esse que a lei não proibiu. Hoje estamos na graça, porém Moisés também estava. Vivemos pela fé e Abraão, Moisés também viveram. A fé deles estava no Messias que viria e a nossa no Messias que já veio.
Excelente esclarecimento!!!
Parabéns professor por seus esclarecimentos !
Eu amo seus vidios muito bom voce tem muita sabedoria
Parabéns professor,foi uma excelente aula.
ua-cam.com/video/Hj0J9wTpy90/v-deo.html
Seus vídeos são de grande qualidade. O conteúdo, riquíssimo. Parabéns. Gostei muito. Mais um inscrito.
Parabéns pelo conteúdo, professor! Sempre me interessei pela cultura judaico-cristã, me sinto maravilhada por ter encontrado seu canal!
agradeço pela oportunidade professor.
ua-cam.com/video/Hj0J9wTpy90/v-deo.html
Professor Jonathan. Que tal um vídeo falando da Sola Scriptura?
Parabéns professor continue sempre assim falando a história verdadeira dos tempos passado, Que DEUS abençoe sua vida.
Seria interessante um debate entre o Prof e o Prof. Rodrigo Silva sobre tal assunto.
Rodrigo Silva é fera.
Sou um leigo, acho que sei mais da biblia que o Rodrigo Silva, já gostei acompanhei ele e gostava dos videos dele, mas depois que vi varias interpretações totalmente contraditória biblia, e posteriormente outras divergencias. Percebi que ele prega muita coisas distorcida e muitas omissões.
@@marcosdiego9060Dr Rodrigo Silva é um homem da ciência tbm... ele não entra em debates. Possui respeito pelas opiniões alheias.
Na verdade Rodrigo Silva é muito desonesto, leva adiante e prega mentiras, para favoverecer sua seita, Falta-lhe caráter!!
Ótima explicação! Tenho acompanhado os vídeos do canal e fico boquiaberto com a quantidade de informações que existem do cristianismo primitivo e que os religiosos atuais não buscam essas informações para terem um melhor parâmetro de como proceder nos dias atuais. Cada têm suas próprias convicções e doutrinas, as quais impõem aos seus adeptos e muitas distoam do principal objetivo da graça, que é levar o homem a ter o conhecimento do pecado, da justiça e do juízo, bem como, da salvação oferecida por Deus a todos os homens, que é Jesus Cristo o Nosso Senhor, Ele a Graça de Deus manifestada aos homens, o perdão e a misericórdia.
@Prof. Jonathan Matthies Não sou Adventista, mas diante de algumas afirmativas, segue se a pergunta:
Vemos nas Escrituras os autores pela inspiração do Espirito(crença), o Criador citar "MEUS SÁBADOS(Lev.19:30) E VOSSOS SÁBADOS"(Lev.23:32). Qual destes em vossa interpretação compreende lei mosaica?
E qual destes os gentios foram desobrigados a observar?
É interessante tb notar que não vemos nenhuma acusação por parte dos judeus ao apóstolo Paulo de transgressão do 4° mandamento, como fizeram com Jesus, PQ SERÁ?
Na verdade Jesus era claramente um judeu guardador do sábado a diferença é que as seitas farisaicas envolveram o sábado em uma teia de regras sem nenhum fundamento na lei de Moisés que perverteram o sentido do sábado que era a favor do homem não o homem por causa do sábado
@@leandrodias668 Resposta de acerto precisamente cirúrgico!!
Parabéns pelo esclarecimentos...
Eu creio. Sempre no sábado mas eu guardo os domingos também assim
Caro Professor, estou muito satisfeito com as matérias e sua forma de expo-las! No presente caso, sem conhecimentos adequados, penso que a imposição de um dia de descanso absoluto pode ter sido motivada pela evidente necessidade de um dia de descanso, sendo secundário qual seria esse dia.
Eu realmente acredito que a resposta católica está correta, a guarda do domingo é sim uma nova lei, não se trata de um "tanto faz". Não no sentido de que não se pode trabalhar, mas que é o dia ideal de se reunir e celebrar missa, pois é o Dia do Senhor, onde celebramos sua ressurreição e comungamos, inclusive há pelo menos uma passagem retratando a santa ceia num domingo.
Muito bom irmão,Obg professor .!
Parabéns pelo estudo independente sobre a crença a verdade e nossa luz
Professor fala como surgiu a Trindade...
Tertuliano, o pai desse termo
A trindade não surgiu, ela existe eternamente.
Tem coisas qué não convém nois saber amigo.
Me mostra onde está escrito Trindade nas escrituras
?
@Raul Felipe Deus e único incomparável e incorporel existe um Deus...
De Brasília. Obrigada
Muito boa matéria professor, bem esclarecedora...
3:59 nesse concílio em atos 15 verso 21 fala porque desde os tempos antigos e ensinado em todas as cidades sendo lido nós sábados
Muito interessante e esclarecedor.O problema é que no Ocidente a maioria das pessoas tem a folga do trabalho é no domingo, sendo cultural, e as pessoas só pensam na questão do sábado após começarem mergulhar em religião.Afinal,não são todos que terão trabalho onde poderão guardar shabat.
Falou verdades , o que importa é contar verdades históricas, não importa se tem aqueles que só acrwdita no que é conveniente
Professor, por favor explica quando se deu a doutrina da trindade no cristianismo ? desde já obrigada !
O primeiro homem a falar de trindade foi Tertuliano no século 04
@@juniorcostah6620 obrigada !
@@samuelportella5628 qualquer dúvida, tem muita coisa no Wikipedia.
@@juniorcostah6620 século 4? Tertuliano viveu no século 2!
Que milagre! Um brasileiro pediu "por favor " ao solicitar algo e ainda, agradeceu antecipadamente. Isso definitivamente, não é prática corrente no Brasil. Parabéns, Samuel.
Boa noite, tô aqui em João Pessoa PB,a Bíblia é de uma clareza sem medidas, irmão,se a guarda do Sábado tivesse sido mudada,o próprio JESUS CRISTO teria feito essa mudança,a verdade é que o homem corrompeu-se,no sepultamento de JESUS CRISTO aquelas mulheres descansaram no Sábado (E JÁ ERA NO NOVO TESTAMENTO), só falta o homem inventar outro dia de descanso,DEUS ABENÇOE.
Lucas 23: 56 diz assim: Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no sábado, descansaram, segundo o mandamento.
No final do versículo diz "segundo o mandamento". Mandamento que é de Deus e não dos judeus.
Rafael Com relação às mulheres judias não devemos esquecer que elas estavam debaixo das leis do antigo pacto, logo, tinham por obrigação a guarda do sábado “conforme o mandamento”, O mandamento do sábado era tão restritivo que essas mulheres não podiam permanecer no túmulo após o pôr do sol, pois corriam o risco de serem apedrejadas caso transgredissem a lei.
Mateus 24:20
@@raphaelnerykuasne7383 Nos explique o texto de Mt 24.20 ? Aguardo ansiosamente
@@canalapologetico7897 No capítulo 24 de Mateus, Jesus descreve duas ocasiões distintas. A destruição de Jerusalém, por parte do exército romano, e o final dos tempos, pouco tempo antes do retorno dEle a este mundo.
E, após descrever os sinais do cerco de Jerusalém[1] (verso 15), Cristo dá instruções de como as pessoas deveriam agir em relação a esse acontecimento, e declara: “Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado”
Os cristãos de Jerusalém e da Judéia não podiam determinar o momento decisivo em que o exército Romano se retiraria, mas podiam orar a Deus para que diminuísse o sofrimento deles e os protegesse dos perigos próprios da vida nas montanhas.
Para entendermos melhor as duas declarações chaves de Cristo, vamos explicá-las separadamente:
“… não se dê no inverno…” - o Salvador disse isso porque no período de inverno, a viagem seria bem mais difícil; não seria fácil conseguir abrigo e alimento, ainda mais com crianças de colo. Além disso, durante a estação chuvosa, seria impossível atravessar o rio Jordão.
“… nem no Sábado” - Aqui Jesus ensinou que não seria bom que os cristãos fugissem nesse dia porque todos deveriam estar reunidos juntos na adoração, o que facilitaria a prisão de todos.
Décadas depois da ressurreição de Jesus, o sábado ainda era tão sagrado como quando Ele pronunciou estas palavras no Monte das Oliveiras (leia Atos 16:13; 17:2; 18:3, 4). O Senhor não trocou a identidade do dia de guarda após a ressurreição, como muitos cristãos supõem (Ler Mateus 5:17-19). O tumulto, a excitação, o temor, e a viagem de fuga não seriam apropriados para o dia de sábado. Os cristãos oravam para que pudessem guardar o sábado como dia de descanso, assim como Deus desejava que fosse guardado.
O poder da oração é muito grande e hoje devemos também orar, para que Deus dirija nossa vida e nos proteja diante de qualquer perseguição. Um dia seremos provados para demonstrarmos perante o universo se seremos fiéis a Deus ou não e isso será feito pela escolha que fizermos do dia que iremos guardar (Ezequiel 20:12;20. É mais do que uma questão de dia: é escolher de qual lado iremos estar; a quem teremos como Senhor de nossas vidas (Mateus 7:21-23).
Deixamos um texto bíblico para sua reflexão: “Felizes são os que obedecem às leis a respeito do sábado! Felizes os que não praticam o que é mau!” Isaías 56:2. “Pois o SENHOR diz aos eunucos: ‘Obedeçam às leis a respeito do sábado, façam aquilo que me agrada e sejam fiéis à minha aliança.’” Isaías 56:4.
@@canalapologetico7897 O evangelista Lucas, por exemplo, não era judeu natural. Escrevendo seu evangelho pelo menos 30 anos após a morte de Cristo, afirma que as mulheres que acompanharam a condução do corpo de Cristo até o túmulo “se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram segundo o mandamento” (Lucas 23:56). É de se estranhar que Lucas, um não judeu, historiador detalhista, escrevendo para um homem também não judeu (Teófilo), três décadas após os eventos descritos, não tenha enfatizado que o tal mandamento era para os judeus da época. Sua descrição é tão curta, natural e pouco explicativa que a impressão que temos é que o mandamento citado não era ultrapassado, mas continuava em vigor e era conhecido.
O mesmo Lucas, autor do livro bíblico Atos dos Apóstolos, menciona a ida de cristãos em sinagogas judaicas de pelo menos oito cidades pagãs: Damasco (At 9:2), Salamina (At 13:5), Antioquia (At 13:14), Icônio (At 14:1), Tessalonica (At 17:1-4), Bereia (At 17:10), Atenas (At 17:16-17), Corinto (At 18:1-4) e Éfeso (At 18:19). O historiador também cita o costume de Paulo e seus companheiros dedicarem o sábado a Deus nas sinagogas (At 13:16, 13:42-22, 17:1-3 e 18:1-4). O apóstolo Paulo, aliás, quando trabalhou confeccionando tendas em Corinto, disponibilizava justamente o sábado para pregar o evangelho o dia inteiro. E mesmo após se irritar com judeus incrédulos e dizer que a partir dali focaria nos gentios (At 18:6), ele torna a pregar em sinagogas, na cidade de Éfeso, permanecendo ali por dois anos e convertendo tanto judeus naturais quanto gregos que iam à sinagoga (At 18:18-19 e 19:8-10).
Em Filipos, alguns anos antes de Paulo ir para Éfeso, uma passagem enfatiza que Paulo e seus companheiros ficaram em Trôade por alguns dias e que no sábado sairam do centro da cidade, procurando algum lugar calmo, apropriado para oração (At 16:11-13). A julgar pelo costume de Paulo e os demais cristãos, se houvesse sinagoga na cidade, eles teriam ido a ela, o local mais apropriado para oração, por sinal. Trôade não devia contar com uma sinagoga, o que levou aqueles crentes a desejarem sair do movimento da cidade, indo para um local isolado. É curioso que Lucas enfatize o fato de ser sábado neste dia. O fato não parece ter muita importância para a narrativa, a não ser que se considere que aquele dia era realmente distinto dos demais.
Ainda sobre Paulo, suas defesas contra acusações de judeus incrédulos também denotam uma forte sintonia com os hábitos judaicos. Ele reafirma seu judaísmo étnico e suas raízes religiosas judaicas (At 22:3); considera-se fariseu (At 23:6); afirma estar sendo julgado apenas por crer na mesma coisa que criam seus acusadores: a ressurreição dos mortos (At 23:6); ressalta que acredita em tudo o que está na lei e nos profetas, incluindo a ressurreição - tal como os fariseus que o acusavam (At 24:14-15); deixa claro que foi pego por seus oponentes sem estar transgredindo a lei, desempenhando ainda uma prática judaica (At 24:17-19) e torna a dizer que está sendo julgado apenas por crer na ressurreição (At 24:20-21).
Em Atos 25:7, vários judeus incrédulos rodeiam o apóstolo e o acusam, perante o governante romano Festo, de várias transgressões que não podiam provar. Paulo responde, no verso 8: “Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra Cesar”. Continua nos versos 10 e 11: “Estou perante o tribunal de César, onde convém seja eu julgado; nenhum agravo pratiquei contra os judeus, como tu bens sabes. Caso, pois, tenha eu praticado algum mal ou crime digno de morte, estou pronto para morrer; se, pelo contrário, não são verdadeiras as coisas de que me acusam, ninguém, para lhes ser agradável, pode entregar-me a eles”.
Fica claro que Paulo tinha a convicção sincera de não estar transgredindo ponto algum do judaísmo. Sua visão, como a dos demais cristãos, não era a de um rompimento com a religião judaica e a aceitação de uma nova religião. Era, sim, da manutenção de uma mesma religião, mas agora com a revelação plena do Messias.
Ótimo vídeo. Feliz que o canal tenha voltado à atividade normal.
Inácio de Antioquia grande Doutor da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA !!!!! Adoro as Histórias de doutorados da IGREJA , Santo Inácio , etc....♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️
Ele era maior do que Cristo?
Legal professor !
Bem explicado , valeu !
Ótimo conteúdo, professor!
Excelente professor. Parabéns.
Não sou judia, mas é triste, que o homem mudou o que não pertence a ele, o Eterno não mudou nada, a Bíblia é muito clara desde lá no de Gênesis. O SÁBADO É O DIA DO ADONI, ESSE É O DIA DE GUARDA ! O OBRIGADA HUTH.
Professor Jonathan! Excelentes comentários foram expostos, queria ouvir tbm o senhor falar sobre os usos e costumes,
ACF'07 O Quinto Livro de Moisés chamado Deuteronômio 22:5: ₅ Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus. E quais as consequências diante do criador! É proibido pelas as escrituras a mulher usar calças ou as diferenças estão apenas nas muitas Cultura? Obg e Shalom.
Kkkk todos querem crucificar Constantino achando que ele mudou o cristianismo, mas ele já pegou o barco andando kkkk
Exatamente! (rs...)
Uma mentira inventada pelo Protestantismo para caluniar a Igreja Católica.
@@CarlosSouza-nj8vo O protestantismo funciona só caluniando a Igreja Católica , se não caluniarem não se sustentam por si propia
CARLOS SOUZA dizer “o protestantismo” como vc diz é muito vago ,o cristão que fecha os olhos pra algumas práticas ou fatos históricos,não analisando e assumindo alguns erros da igreja seja ela qual for, está no mínimo sendo leviano pra não dizer desonesto .
@@leonardotardy7530, se há alguma coisa a se reformar, a reforma da Igreja de Jesus Cristo se faz dentro dela e não se apartando dela e fundando "igrejas paralelas" com o intuito de persegui-la.
Excelente explicação!
Muito esclarecedor, muito bom
Vou até me escrever , esse professor é o máximo .
Muito bom, show de bola
Bom dia professor .
Em primeiro gostaria de parabenizar pela iniciativa e qualidade de seu vídeos ,tanto pelo conteúdo , quanto pela qualidade da filmagem.
Gostaria observar que para os judeus o sábado tem início na sexta feira ao por do sol, e termina no sábado ao por do sol, dessa forma ,quando os evangélico falam sobre o dia após o sábado eles estaria falando do período da noite ,e não necessariamente do domingo.
Se possível gostaria passa me ajudar a esclarecer essa questão.
Desde já agradeço
Cícero Tigre
"Primitivamente reuniam-se no domingo de manhã porque a domingo não era um dia feriado MAS SIM UM DIA DE TRABALHO NORMAL como os demais. Em uma carta escrita por Plínio ao imperador Trajano, e que tem sido preservada, lemos que aqueles antigos cristãos tinham uma breve reunião ao romper do dia no primeiro dia da semana, cantavam um hino a Cristo, ligavam-se por um vota de companheirismo, Partilhavam uma merenda religiosa e EM SEGUIDA RETORNAVAM AO SEU TRABALHO, para os seus labores da semana."
No vídeo mostrou várias referências quanto a guardado do domingo.
"Merenda religiosa"
@@LeoSilva-he3rn E assim que consideram a eucaristia ou Santa ceia 🤣
@@deassissilva5902 kkkjkkk cada ideia, digo é nada
Misericordia.
REAMENTE NÃO Á NADA PARACIDO COM O QUE VOÇÊ FAZ,E FÁZ MUITO BÉM.QUE DEUS NA SUA INFINITA BONDADE LHE FAÇA CADA DIA MAIS CAPAZ,E LHE PROPORCIÔNE RICAS BENÇÃOS!
Ótima informação, obg Paz do Senhor Jesus Cristo.
Sou professora de escola bíblica dominical. Estava me questionando como explicar a observância do domingo para os cristãos. Foi MT elucidativo principalmente pq sei q n foi um ordem do Senhor e sim uma prática adotada pelos cristãos primitivos.
Irmã,os apóstolos não faziam nada sem a orientação do SENHOR,os apóstolos guardavam o domingo e tomavam o Santo sacramento ou a santa ceia aos domingos e o guardavam estendendo a prática até a meia noite,se não fosse essa a orientação do SENHOR os apóstolos jamais deixariam de guardar o sábado para guardar o domingo e tomar o sacramento no dia do SENHOR como consideravam os apóstolos e assim o faziam porque Jesus Cristo disse aque assim o fizessem em memória DELE.Também dou aulas na igreja que sou membro e se a irmã precisar posso dar as referências biblicas sobre o assunto.Digo respeitosamente,não estou querendo ensina-la mas apenas trocar conhecimento.Paz irmã.
Olha, muito dos chamados país da igreja apostaram da fé, conforme pesquisas minuciosas na história da antiguidade os primeiros cristãos observavam o sábado do quarto mandamento escrito nas tábuas de pedras pelo próprio dedo de Deus, inclusive os apóstolos,com a apostasia da igreja primitiva ocorrida após a morte dos apóstolos a desobediência desse mandamento ganhou fôlego e infelizmente chegou até os dias atuais.e milhões de evangélicos aceitam a lei dos dez mandamentos modificado,essa lei é imutável assim como o caráter de Deus é imutável.surge uma pergunta: de todos os dez mandamentos só o sábado que não vale,foi dado somente para os judeus ? Mas o mesmo dedo que escreveu o mandamento do sábado também escreveu os outros nove? Todos estão escritos na mesma pedra? Será que faz sentido Cristo vim morrer na cruz e abolir o único mandamento que revela a existência de um Deus criador e legislador? Não isso não aconteceu em hipótese alguma, o sábado do quarto mandamento continua válido porque ele é um monumento da criação.os homens escolhem obedecer a Deus ou as tradições humanas.podeis ler a bíblia do genesis ao apocalipse e não vai encontrar uma só linha que autorize a santificação do domingo substituindo o sábado do quarto mandamento.satanas tem atacado a lei de Deus os dez mandamentos atravéz dos milênios dos séculos isso é nítido demais para ser negado.as pessoas procuram mil desculpas para desobedecer a única parte da bíblia que Deus não permitiu o homem escrever@@davidfranciscodasilva9559
Excelente mestre
Be blessed!
Amei a explicação
Esse canal é ótimo! Deus te abençoe sempre a sua vida professor.
Parabéns prof,pelo ensino
Professor mais uma vez o parabenizo pelo conteúdo informativo, útil e esclarecedor.
ua-cam.com/video/Hj0J9wTpy90/v-deo.html
Boa noite, professor!
Parabéns por mais uma assertiva apresentação.
Sobre o tema da guarda do sétimo dia, segundo alguns estudiosos, essa prática é um elemento sincrético no judaísmo, incorporado de tradições mais antigas.
Com a sua devida licença, gostaria de citar alguns trechos do filósofo, teólogo e estudioso de História Comparativa das Religiões, Paul Carus, o qual escreve um capítulo sobre a Acádia e os primeiros povos semitas na obra The History do the Devil and the Idea of the Evil: From the Earliest Times to Present Day. Ele escreve o seguinte:
“Por volta de 3.000 a.C. - muito antes do surgimento das nações semitas, entre elas, babilônios, assírios, israelitas e, mais tarde, os árabes - habitava a Mesopotâmia uma nação de grande poder e proeminência, a qual era conhecida pelo nome de Acádia. (...) O quanto os semitas devem aos acadianos - cujo domínio durou até 1.500 a.C. e cuja língua começou a se perder sob o reinado do Rei Sargão, da Assíria (772-705) - podemos inferir do fato de que muitas instituições religiosas, lendas e costumes entre os semitas eram de origem acadiana.
Sabemos ao certo que em seu modo de determinação do tempo já possuíam a instituição de uma semana de sete dias e que o Sabath era o seu dia sagrado de descanso. O significado literal dessa palavra de origem acadiana é ‘o dia no qual o trabalho é transgressão’, que traduzida como Sabattu para o assírio significava ‘o dia para descanso do coração.’ Mais tarde, as lendas da criação, da árvore da vida e do dilúvio, mencionadas no livro de Gênesis e em registros assírios, eram bem conhecidas dos acadianos, bem como a forma convencional da árvore da vida representada em figuras mais antigas (...). Além disso, podemos ver resquícios da tradição acadiana em muitos nomes hebreus, o que prova, sem sombra de dúvida, uma influência duradoura da civilização da Acádia. Os rios do paraíso, mencionados em Gênesis, são nomes babilônicos: Eufrates, ou Purat, significa águas sinuosas; Tigre, ou Tiggur, a correnteza;
(...)
Os nomes dos rios do Éden indicam os povos que deram origem à lenda do paraíso e que viviam às margens dos rios Eufrates e Tigre. Sendo tais as circunstâncias, não surpreende que uma porção cultivada do deserto localizada a oeste do Rio Eufrates se chamasse Edinna, nome cuja pronúncia se aproxima de Éden.
(...)
A partir das bem-sucedidas escavações nas bibliotecas cuneiformes dos assírios, temos fortes evidências da origem e da antiguidade dessas tradições. Assim, foi possível que grande parte delas chegassem até nós diretamente dos antigos acadianos.
(...)
Sabemos que os babilônios possuíam diversas lendas que foram recepcionadas no Antigo Testamento, sendo as mais notáveis: o dilúvio, a torre de Babel, as cidades corrompidas que foram destruídas por uma chuva de fogo (o que relembra Sodoma e Gomorra), as aventuras infantis do Rei Sargão I (...)
Acerca de Sargão I (...), de acordo com uma tabuleta do Rei Nabonidus, que viveu em 3.754 a.C. (...), E. A. Wallis Budge cita em sua obra Babylonian Life and History, p. 40,:
‘Há uma curiosa lenda a respeito desse rei: ele nasceu às margens do Eufrates; após concebê-lo secretamente, sua mãe o guardou num local humilde; colocou-o dentro de uma arca de vime revestida com piche; lançou a arca no rio; a arca foi levada pela correnteza; a criança foi resgatada por um homem chamado Akki, o qual o educou em seus negócios; a partir dessa posição, a deusa Istar fez dele um rei.’
(...)
Quanto às origens assírio-babilônicas dessas lendas não pode haver dúvidas. As melhores autoridades concordam:
‘a Caldeia foi o lar original dessas narrativas e os judeus as receberam inicialmente dos babilônios.’ (Smith Sayce, The Chaldean Account of Genesis, p. 312)
As numerosas ilustrações encontradas ou os mais antigos selos assírios e babilônicos provam ‘que as lendas eram bem conhecidas e faziam parte da literatura daqueles povos antes do segundo milênio a.C.’ (Ib., p.331)
Obrigado pela espaço e atenção!
Tenho um tio que e adventista e vive batendo na tecla de que Constantino foi o responsável por essa transição do sábado para o domingo, e eu acreditava, por isso a importância do seu canal, pra esclarecer essas mentiras contadas nas igrejas
estude a patrística
Ñ é mentira amigo. Infelizmente o Assim diz o SENHOR foi substituído pelo Assim diz a Igreja, o Estado ou o Pastor.
@@jefflesaraujodias8686 concordo plenamente
Foi o Lula que mudou
@@jefflesaraujodias8686 é mais sensato acreditar na história como realmente aconteceu do que acreditar em uma teologia que mente desde o início
O interessante é que na minha bíblia, diz que Deus não criou o sábado para os judeus, mas sim na Criação, só existia Adão e Eva, nem havia judeus no planeta terra. Quando deu os 10 mandamentos para o povo de Deus aqui na terra (depois de 400 anos depois da escravidão) foi para que o povo de Deus conhecesse ao seu Deus melhor e sua proteção...
Ótimo conteúdo, parabéns professor pelo vídeo. Vc poderia falar sobre a doutrina da Trindade do seu desenvolvimento até os dias atuais.
Perfeito... obrigado!!
Professor, você poderia fazer um vídeo explicando a mensagem do salmo 119!
Maravilha esse vídeo
Se o apóstolo Paulo observava o sábado espúrio(domingo), o que dizer da sua pessoa quando em sua defesa diante de Festo, afirmou que ninguém teria do que acusa lo, nem de pecar contra o templo nem contra Cesar, nem contra a LEI DOS JUDEUS? (Atos25:8)
Qual seria a verdadeira personalidade ou caráter do Apóstolo? um hipócrita mentiroso que vivia mudando seu discurso de acordo com a conveniência e necessidade das circunstâncias ouu.. o maior evangelista que o mundo já viu, como creem essa cristandade confusa e discordante?
ou será que em seu tempo o termo ''lei dos judeus" já excluia a questão do guarda do sábado?
O Sábado apontava pára cristo.Este sim um vedadeiro dia de guarda perpetuo.
Na grassa nem sábado nem domingo pôde salvar o homem.Mais só Jesus Cristo.E ponto final..
@@eliomaximo245 Ola, irmão! Realmente, "na graça nem sábado nem domingo salvam ninguém"... Como NUNCA salvaram... Em primeiro lugar, a salvação SEMPRE foi pela Graça de Deus (e, ao contrário do que muitos dizem, a graça estava super presente antes do nascimento de Jesus. Noé, por exemplo, "achou graça perante os olhos de Deus", Genesis 6:8. A diferença é que Jesus trouxe a Graça de uma forma mais plena, João 1:17). Nenhum ser humano foi salvo pela Lei de Deus, porque essa simplesmente não é a função dela. A salvação sempre foi pela Graça, seja a salvação de Noé, Abraão, Isaque, Moisés, Samuel, ou até o próprio Israel (a Bíblia diz, em várias passagens, que TODOS eles receberam a Graça de Deus). Ninguém guarda um dia ou outro para ser salvo, isso não faz sentido. As pessoas guardam o sábado porque, em primeiro lugar, JÁ foram salvas pela Graça de Deus, e agora que o Espírito Santo nos traz um novo coração e inscreve a Lei de Deus em nossos corações (Hebreus 8:10), nós sentimos a vontade e o prazer de cumprir a vontade de Deus ... Ninguém (pelo menos, ninguém que eu saiba/conheça) guarda os mandamentos para ser salvos, mas porque já foi salvo e agora quer agradar a Deus ... Espero que fique com essa reflexão! A salvação é sempre pela Graça e, a partir daí, obedecemos a Deus e seus mandamentos, mostrando nosso amor por ele (João 10:21, 23 e 24). Tenha uma ótima noite, Deus abençoe!
MEU AMIGO,O SÁBADO APONTAVA PÁRA JEUSUS CRISTO.ELE É O VERDADEIRO SÁBADO DO DEUS DE ABRÃO. ATRAVÉS DO MINISTERIO DÊ MOISÉS, DEUS FALOU AO POVO DÊ ISRAEL,SE VÓS GUARDAR O MEU SÁBADO PERPETUAMENTE VÓS IREIS BEM NA TERRA.BEM ESTÁ PALAVRA PROVA QUÊ ELE NÃO ESTAVA FALANDO DO DIA FISICO DA SEMANA,MAIS QUÊ ESTE DIA ERA SÓ UM SIMBOLO DO QUÊ ESTAVA PÁRA VIM NO FUTURO PÁRA O POVO JUDEUS.NÓ CAPITULO 53 DÊ ISAIAS, APONTA PÁRA ESTE SÁBADO QUÊ O POVO JUDEUS DEVIA ESPERAR.ATÉ HOJE ELES CONTINUA ESPERANDO O MESSIAS DELES,QUANDO NÓS SABEMOS QUÊ O QUÊ ELES ESTÁ ESPERANDO, É O FALSO, O ANTE CRISTO.PORTANTO NO MEU ENTENDIMENTO NÓS DEVEMOS SANTIFICAR TODOS OS DIAS DA SEMANA,E A VERDADE É QUÊ SÓ JESUS CRISTO É A UNICA ESPERANÇA DÊ VIDA PÓS MORTE PÁRA TODA A HUMANIDADE.ESTE DIA DÊ SÁBADO DEIXARÁ DÊ EXITIR NO FUTURO, MAIS JESUS CRISTO COM SEUS ESCOLHIDOS PERMANECERÁ PÁRA SEMPRE. ESTÁ SIM É À ÚNICA VERDADE BÍBLICA ,E PONTO FINAL...
?? Onde está escrito que Paulo mandou guardar (nao trabalhar) aos domingo, punir quem não o guardasse etc?? NAO ESTA ESCRITO
Da mesma forma quanto ao sabado.
Pessoal observem q o cara especula dizendo "qual seria a verdadeira personalidade de Paulo". Isso e um exemplo d q adventistas trocam o q está escrito por especulações.
Botam em primeiro lugar invenções, "viagens interpretativas" etc e contrárias ao contexto.
- São somente invencoes/especulacoes e NAO existe versículo provando q Adao guardou sabado, nem que há 2 leis(moral e cerimonial). Não existe versiculo provando q 10 mandamentos são lei separada ou Lei Moral e nem q o sábado era moral. Tudo isso achismo/suposicao contrario ao contexto. Existem muitos versiculos e contextos claros e contra todos esses ensinos. Acreditar neles é trocar o que ESTA ESCRITO pelo que NÃO ESTA ESCRITO na Bíblia.
Que o Eterno continue te abençoando meu brother
PARABÉNS PROFESSOR👏👏👏👏👏👏👏👏
ua-cam.com/video/Hj0J9wTpy90/v-deo.html
Parabéns pela imparcialidade.
Excelente trabalho.
Você não é tendencioso nem para o lado protestante e nem tampouco para o lado católico.
A sua preocupação se dá somente com a fidelidade à história .
Professor, fale sobre os livros que os protestantes retiraram do antigo testamento
Esses livros tem na Bíblia judaica. Se não tem foi a igreja católica quem os colocou lá.
@@victoryehudO canon católico tem como base a Septuaginta, tradução grega usada pelos apóstolos. O canon protestante é baseado no texto massoretico.
Muito bom. É interessante que tive uma conversa sobre este tema com um pastor evangélico que defendia que sendo Jesus judeu veio para com o seu sacrifício mudar a aliança com o homem e logo as disposições da lei mosaica foram alteradas ou caducaram.
Lembrei-me que sendo Jesus o filho de Deus ou do sol o seu culto se deveria realizar no dia do sol i.e. no domingo.
O sábado e uma aliança eterna entre ele e seu povo, No contexto histórico o povo de Deus são os Judeus,,,, ...
Ótimo comentário.
Sábado é o dia que Deus descansa toda a criação
Colossenses 2: 16-17 "Ninguém, pois critique por causa da comida ou bebida, ou espécies de festas ou luas novas ou de sábados. Tudo isso não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo."
@@marcosdiego9060 ua-cam.com/video/Hj0J9wTpy90/v-deo.html
@@marcosdiego9060então beba veneno, coma carne de cachorro gato etc saiba separar as coisa
Isso revoga? @@marcosdiego9060
@@daviandresprazeres Não encontrei meu post que vc citou, acho que o YT apagou...Então não sei como responde-lo, já que não sei o que foi citado...
Gosto muito do seu trabalho professor
ua-cam.com/video/Hj0J9wTpy90/v-deo.html
Essa prática é exclusiva dos judeus.
@@samuelnascimentodasilva7136quem guarda o domingo tbm está observando o mandamento judaico. Não literalmente, mas pelo princípio.
Diadaquê - São as instruções dos doze apóstolos. O catecismo mais antigo da igreja, que foi escrito entre os anos 60 - 70 DC. Apresenta O DIA DO SENHOR, como uma referência a ressurreição de Cristo, e ao primeiro dia da semana (domingo), o dia em que a igreja primitiva formada dentre os gentios se reunia para participar da CEIA DO SENHOR.
Reuni-vós no dia do Senhor para a fração do pão e agradecei (celebrai a eucaristia), depois de haver confessados vossos pecados, para que vosso sacrifício seja puro.
Mas todo aquele que vive em discórdia com o outro, não se junte a vós antes de se ter reconciliado, afim de que vosso sacrifício não seja profanado. Com enfeite deste sacrifício, disse o Senhor:
- Em todo o lugar, e em todo o tempo se me oferece um sacrifício puro porque sou um grande Rei; diz o Senhor, e o meu nome é admirável entre todos os povos.
Didaquê 14:1-3
60 - 79 DC.
Mas o dia do Senhor era o sabado tanto no AT quanto no NT
A paz do Senhor Jesus Cristo.
Certo é isso mesmo, a questão é a transição.
Deus abençoe sempre.
Bom muito boa explicação.!
Como judeu (acredito que o professor deva se declarar judeu em termos de pensamento etc), e historiador, o professor se mostra um excelente advogado do movimento Dominical que dia a dia irá crescer e se consolidar em hegemonia (mais do que já está) entre os povos.
Utiliza bastantes, senão os mesmos argumentos usados pelos defensores do "dia do Senhor" ao dizerem que agora é o domingo (inclusive Ap 1:10, que se trata do sábado, na verdade), bem como conhece alguns fundamentos e pensamento adventista extraídos, por exemplo, do livro "O Grande Conflito", de Ellen G White, citado em algum dos comentários.
É amigo, lhe vejo hoje: a) semelhante a Saulo de Tarso (não um perseguidor, é claro - pelo menos nessa fase de tempo que vivemos - , mas um sincero erudito) e b) amanhã, tal qual Paulo, sincero defensor da fé, inclusive do 4o Mandamento da Lei de Deus, jamais abrogado (Mt 5:17).
No mais, vídeos tratando sobre o assunto (sábado x domingo), são sempre, sempre bem vindos ao público, pois levam os interessados à busca das razões pela defesa de um ou outro lado, por isso agradeço ao amigo professor Jonathan pela colaboração.
Abraços
Maranata 🕊️
Os mandamentos foram obolidos hebreus 8, estamos no mandamentos de Cristo Gálatas 6:1 romanos 7 colosses 2:16-17 2 coríntios 3, seu ero meu amigo e crê na teologia da substituição a igreja não tomou o luga de Israel
Apocalipse 1:10 não se refere ao sábado, apocalipse escrito em grego
@@mordekaisenhor6822
Abolidos?
Roubar, matar, adulterar, idolatrar, blasfemar, desonrar pais, mentir, cobiçar...
Não me convence só pra abolir o 4o Mandamento...
Abraços
Maranata 🕊️
@@mordekaisenhor6822
Apocalipse 1:10 é o sábado (Is 56:13-14),dia Santo do Senhor.
Abraços
Maranata 🕊️
2 a Pedro 3 v 8 há todavia uma coisa amados que não deveis esquecer que para o senhor um dia e como mil anos mil anos e mil anos como um dia um dia não me desafia só servo de Deus
Muito boa a sua explanação, mas que decreta ou assina um documento se torna responsável pelos resultados posteriores. Dessa forma, apesar da idéia inicial não ser do Imperador Constantino, foi em seu decreto que se tornou válido as cerimónias no domingo e a inclusão no calendário posteriormente. Assim, de forma indireta ou direta, coube a ele oficializar o ato, tornando-o responsável pela observância do domingo.
É a minha opinião.
Parabéns pelo seu trabalho.
Exatamente! Constantino só oficializou um decreto que já estava sendo vivido a quase três séculos.
Não,o Imperador Constantino apenas assinou um decreto imperial para agradar as pessoas da época,ele não tinha autoridade religiosa na Igreja,pois isso somente o Papa e os Bispos tem para os cristãos. Feriado depende do Governo,o Natal e a Semana Santa são feriados nos países cristãos por causa do governo e não da Igreja;
@@jefersondiogenes2204 Uma Lei só passa a ser válida, depois de assinada e por quem tem a autoridade para tal. Fica assim, estabelecido a responsabilidade dos atos seguintes para aquele que assinou e estabeleceu. A Igreja só manipula o Estado, de acordo com o interesse de ambos. Assim como Deus estabeleceu Seus 10 Mandamentos de forma escrita.
@@joseandrade63 Amigo,Decreto Governamental é uma coisa,Documento da Igreja é outra coisa,o Decreto de Constantino foi para favorecer os Cristãos que já tinham o Domingo como Dia do Senhor.Para o Católico só tem validade Teológica um Documento do PAPA ou dos Bispos em comunhão com ele.
Boa a explicação, a patristica tinha um sentimento anti-judaico e deu muita ênfase na observância dominical. Eles "patristica" chamavam os judeus de meretrizes. Muito boa as suas explicações parabéns.
Professor faz um vídeo falando sobre Ninrode tamuz, e Semíramis?
Já adiantando, essa teoria da conspiração surgiu no século XIX por Alexander Hislop no seu livro "As Duas Babilônias". Não existem relatos antigos pré-cristãos falando sobre Ninrode exceto a Bíblia, muito menos qualquer relato ligando-o a Semiramis que foi uma rainha que dista mais de 1 milênio da possível época da construção do Zigurate que inspirou o relato da Torre de Babel.
@@cristianl.p.7795 esse papo de que a trindade surgiu com semirames ninrode e tamuz e que o natal tambem é teoria da conspiração???
@@Sigmadabahiaanticlt Sem dúvida. O nome Trindade foi aparecer com Tertuliano por volta do ano 200. Mas o conceito vem de antes disso. Já essa junção de Ninrode, Semiramis e Tamuz vem de por volta do ano 1850.
@@Sigmadabahiaanticlt Quanto ao natal, a data veio pra substituir um festival Romano que cultuava o sol em 25 de dezembro. Mas a festa do Natal é anterior, tanto que no Oriente é comemorado no dia 06 de Janeiro.
@@Sigmadabahiaanticlt É interessante notar que Semiramis é uma princesa Assíria real que viveu por volta do ano 820 a.C. (ou seja, veio depois de Davi, Salomão...) Já Ninrode a Bíblia coloca como por volta do ano 2000 a.C. na Suméria (anterior a Abraão). São mais ou menos 1200 anos de diferença entre os dois personagens. O autor da conspiração nem se deu o trabalho de ver isso.
Muito bom
Shalom 🌷
Quem mudou a guarda do Sabado para o Domingo, foi o Sagrado Magistério da Igreja, ao qual, Jesus lhe confiou, plenos poderes (Mt 16,15-19; 18,18-20 e, 28,18-29). Quer saber mais... Faça história...
se vc crer no Senhor Jesus como Salvador ele e Senhor tanto do sábado como do domingo
Noossaa
Parabéns pela palestra brilhante.