🌱 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk 🏬 Apostilas impressas, canecas e camisetas exclusivas do canal --> goo.gl/bcxirT RECOMENDAÇÕES DE LEITURAS: Irvin, D. T.; Sunquist, S. W.; História do Movimento Cristão Mundial, volume 1: Do Cristianismo Primitivo a 1453. São Paulo: Paulus, 2004 KEELY J. N. D. Patrística: origem e desenvolvimento das doutrinas centrais da fé cristã. São Paulo: Vida Nova, 1994 SANDERS, E. P. Paulo, a lei e o povo judeu. São paulo: Academia Cristã, Paulus, 2009 TEISSEN, G. A religião dos primeiros cristãos: uma teoria do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulinas, 2009 LINKS EXTERNOS: PDF (download), ISAAC MALHEIROS | O dízimo no período anteniceno (100-325 d.C): bit.ly/2Sxc12P New Advent | Dízimos: bit.ly/2EY7mPm
Sou pastor da Assembleia de Deus desde 2005, formado em Teologia e estudo história desde criança. Matéria que sempre me fascinou. Tanto é que, após convertido, estudei História de Israel e História da igreja cristã. Tenho gostado bastante do vídeo do nobre e erudito professor. Sou a favor que o pastor tenha seu próprio trabalho, porém, conheço igrejas que se prontificaram em assalariar o próprio pastor, por ser ele muito dedicado e esforçado na obra social e espiritual. Assim sou de acordo.
Eu também estou de acordo que o pastor que se dedica ao ministério em tempo integral, deve sim receber recursos para o seu sustento e de sua família. Mas não concordo com muitas coisas que vejo na Assembleia de Deus, da qual eu sou membro há mais de 30 anos. Tenho observado que muitos pastores ostentam muito luxo, alguns moram em verdadeiras mansões, enquanto muitas ovelhas se esmeram para entregar os dízimos e as ofertas na igreja, e alguns fazem isso com grande sacrifício!
Foi na mosca. Esclarecedor. Didático. Profundo. Idôneo. Imparcial. Maravilhoso estudo com base bíblica ampla. É constrangedor ver que as igrejas em geral, se não todas, se transformaram em empresas fazedoras de dinheiro, ameaçando e amedrontando leigos usando aquela passagem de sempre, tão conhecida. Esse professor merece todo o meu respeito.
Realmente se nós formos a fundo na história do dízimo na bíblia , no começo da igreja ,hà evidências que não foi praticado , voltou-se a praticar depois de alguns séculos usando-se do VT. Mais atente para o fato de que essa prática apesar de tudo não é proibida , não fere as escrituras desde que seja usado de forma legítima e com responsabilidade. Uma igreja em comunidade em comum acordo pode até requerer o dízimo ,mas não como imposição e não usando do VT , em qualquer sociedade ou clube as pessoas que fazem dali parte são constrangidas a seguir suas regras .
Sou adventista e respeito a desistência dos irmãos, devolvo dízimo e farei até meu último dia de vida, pois ele sustenta o reino de Deus na proclamação do evangelho, devolver o que é de propriedade de Deus é um privilégio!
Ajudar a quem precisa financeiramente ou por alguma outra necessidade é o melhor dízimo, me faz sentir bem e seguindo um dos mandamentos, amar ao próximo como a ti mesmo.🥰
Só que as ofertas também é pra suprir todas as nescedades da igreja, como construções e manutenção, ajudar nas viagens missionárias, ajudar os necessitados e outros mais, não precisa ser dízimo até porque não está escrito esse mandamento novo testamento e sim somente as ofertas , Deus quer que faça o que pede e não acrescentar o que não tem nescessidade mais
E melhor não o dízimo é sim o que está sendo mandado que é as ofertas , que são voluntárias e não obrigação, fazer o que está escrito isso sim agrada a Deus, nem Jesus é nem os apóstolos w nem os apóstolos falaram em pagamento do dízimo, dízimo era somente no antigo testamento, no novo só se fala em oferta é oferta e muito diferente de dízimo
O Dismo não é pagamento e a décima parte ele só pede um pouquinho de tudo que Deus nos dá. Então você não paga mas devolve, mas a oferta é aquilo que você deseja de coração ofertar.Deus envie Seu Santo Espirito e te esclareça sobre este caso. Deus não força ninguém e Ele que toca nossos corações.
@@evelynhorton340 não existe essa palavra devolver na biblia , esse termo é inventado, prove pra mim onde está escrito, wsta escrito que era pra dar o dízimo é isso foi no antigo testamento e não era dinheiro e no novo testamento não se fala nisso
Parabéns Jonathan, sua credibilidade cresce a cada dia, seus vídeos são tão pertinentes à época em que vivemos. Ter alguém como vc tratando desses temas com tamanha profundidade histórica e isso no nosso bom e velho português é muito gratificante.
Gostei muito deste vídeo, bateu 100% com as práticas da igreja que estou frequentando. Muito bom ir a uma igreja que não lhe pede dinheiro e não impõe isto como moeda de compra da salvação. Aonde vou nunca foi praticado pedir o dízimo. Porém não condeno as que praticam o dízimo, desde que não seja sob ameaças de condenação nem sob pressão.
Danilo dos Santos de Brito Oferta voluntária usada para manter a igreja e ajudar os necessitados. Seria a igreja Católica? As outras que eu conheço é para enriquecer pastor. Testemunhas de Jeová não se pode dizer que é cristã, pois não acredita na divindade de Cristo e é uma seita maçônica disfarçada.
@@luciofernando10 não colega, estou falando de uma igreja muito íntegra que ao contrário de qualquer outra igreja não pede dinheiro, e o que é ofertado eu sou testemunha de que é 100% para uso da obra de Deus. Lá não se usa dinheiro para interesse próprio e nosso único pastor e soberano interssessor é Jesus Cristo, e cremos na salvação das nossas almas pelo seu sacrifício na cruz e na sua ressurreição, cremos que pelo batismo nas aguas damos o primeiro passo e se formos firmes e fiéis até o fim de nossa vida carnal, herdaremos a coroa de vida para com Cristo vivermos por toda a eternidade. Estou falando da Congregação Cristã no Brasil, fundada em 1910. Nela ninguém recebe salário, nem quem toca, nem quem exerce qualquer outros atributos, sejam eles serviços materiais, burocráticos ou principalmente espiritual como os de outras igrejas os pastores, mas na CCB são chamados de Anciãos, Cooperadores e Diáconos e irmãs da Piedade. Lá nenhum fardo é pesado, por isso não se prática o dízimo que é da lei mosaica, porém tudo fazemos guiados pela vontade de Deus e por alegria de alma, sabemos que temos o dever de contribuir com a obra e assim fazemos como um bom filho que ajuda a manter a casa pois tudo tem custo nesta obra, mas volto a dizer, nenhum custo é para benefício individual ou pessoal. Resumindo, eu sou muito crítico, mas tirando o ser humano que é difícil em qualquer lugar e não existe em lugar nenhum que haja o ser humano defeitos, eu não encontrei até hoje um defeito nesta obra/igreja ou religião. Congregação cristã no Brasil é uma igreja fundamentada na fé cristã apostólica ou seja dos apóstolos do novo testamento bíblico. Crê e prática o Pentecostes ou tem em sua doutrina e cultos os dons do espírito santo. É uma igreja muito abençoada mundialmente. E todo o salário nosso é espiritual e cremos que é sempre distribuído por Deus e muito mais na vida eterna após findarmos a nossa jornada e combatermos o bom combate.
Muito importante esse estudo feito por um professor com a sua neutralidade, infelizmente não veremos um líder ensinando essa verdade; pois para eles seria dar um tiro no pé como já ouvi de um pastor, o que eles fazem é usar a religião e a fé dos incautos para o enriquecimento fácil.
Paz . Quer ouvir um pastor (Batista) ensinando sobre os dízimos de forma bíblica, histórica e cultural? recomendo-lhe assistir um vídeo relacionado a isso do pastor ED. RENÉ KIVITZ.
@@rafaeljesus5635 já ouvi, porém para quem fica dentro do sistema religioso é difícil não continuar cobrando dízimo mesmo depois de ensinar a verdade, pelo ao menos na igreja que fiz parte foi assim. Tomara que ele consiga ensinar e não ser incoerente como o meu foi, ainda cobrava dízimo mesmo depois de provar que era da dispensação da lei e não da dispensação da Graça.
@@fatimarolim2841 Se converta ao judaísmo e pratique a ordenança do dízimo, melhor do que tentar impor esse sincretismo com o cristianismo original primitivo e simples.
Foi? Mas se foi a culpa foi somente sua, porque vc não lê a Bíblia? Não culpem os pastores os culpados são vcs mesmo que não lêem. Aí precisam vir até em vídeos porque tem preguiça de abrir a bíblia e ler. Aff está tudo lá , mas o povoooo é preguiçoso. Por isso perecem !
@@cinnamoroll275 A senhora está sendo radical. Desde que mundo é mundo existem pregadores, padres e etc. E empurram goela abaixo que que o povo tem que dar o dízimo e oferta. Usam de versículos isolados e mal interpretados. O fiéis com medo fazem o que eles dizem debaixo de ameaças do Devorador etc. A situação não é somente ler a bíblia e se libertar. É preciso ser forte e ter apoio senão vai ficar preso a vida inteira.
Olá honrado professor Jonathan, graça e paz irmão, saibas tú que seu trabalho é muito valioso no reino dos céus, sua integridade aclara muita confusão e astúcia ensinada por astutos, aproveitadores, ignorantes, etc. Seu trabalho nõa é em vão no Senhor, graças por seu excelente ministério de ensinar, Aba Pai !
Excelente video. Como evangélico, algumas vezes minha exegese difere um pouco , principalmente por meu olhar ao texto ser em uma ótica religiosa, mas gosto muito de sua ótica HISTORICA sempre fiel a sua vocação. Mesmo tendo uma visão religiosa seus vídeos tem acrescentado muitíssimo conhecimento. Muito obrigado.
Sem antes saber da existencia deste canal do professor, eu vivia e vivo em pè de guerra com os ditos religiosos. ( tambem sou cristao ). Mas com o mesmo conhecimento da palavra que o professor relatou em seus tres videos ai. Sempre afirmo que dentro da unica palavra que nos regis que è a biblia, o dizimo nao existe nos nossos tempos e muito menos este sendo obrigatorios hoje. O que se constitui hoje e sempre foi , è a oferta dada com o coraçao alegre e de bom grato pela vida que O SENHOR DEUS SEMPRE NOS CONSEDA ou nos PROPORCIONA. oferta esta de gratidao. E falo que mesmo havendo tal dogma e pratica do dizimo hoje, este nao è dinheiro e todos os dizimista tambem teria parte em seus prorios dizimos e nao somente os lideres e seus familiares ( pastores). Mas como nao tem , isto se torna o que cristo disse: SAO LOBOS QUE TOSQUEIAM AS OVELHAS. E para os que acreditam em tais obras e como tambem esta escrito: E COMO CEGOS GUIANDO CEGOS, sao cegos da verdade, ( tanto os lideres , quanto os menbros ) , e poderosos na ganancia. ( estes so os lideres religiosos ). Este professor e tanto outros lideres( porque nao posso de maneira alguma radicalizar ) como o pastor paulo junior, jardeu fernandes o proprio irmao Geraldo. E como o proprio professor ai, ao dizer que NAO HA o dizimo nos dempo do cristianismo encinado por paulo nas cartas canonicas das quais sao os nossos unicos encinamento que cremos que è a palavra viva e santa do verdadeiro , evangelho este, dito por paulo e demais a nos. ( observaçao aqui : a guerra que relatei , e na minha cidade , onde NAO ha um lider se quer, que nao cobra e nao obriga os fieis a dar este dizimo. Todos aqui cobram e obrigao a dar, somente em forma do dinheiro, e o pior, somente para eles ). E dane..se os nescessitados. Alias, quando aparece alguem com uma nescessidade , ai aparece a forma do dizimo, porque e uma pediçao de kg disto ou daquilo. Mas o dizimo que pegam na forma de dinheiro este eles nao transforma em alimento como esta escrito em deuteronomimo. Isto eles nao fazem. Eles dizem que numca tem dinheiro no caixa. Sera ?????
Verdade , esse esquema de pastores é igual na política além de receber salário pra pregar o evangelho ainda tem as regalias que eles recebe as custas dos fiéis, é por isso que wsta escrito que são lobos que não perdoa o rebanho, se titular de pastores mais não segue o exemplo do verdadeiro pastor que é Cristo, Cristo não se beneficio das ovelhas
parabéns pela coragem. sou cristão e creio que Jesus está levantando na terra pessoas que tenham coragem de falar a verdade e lançar por terra toda mentira pregada em nossos altares. um grande reboliço está para acontecer na terra. que o Deus vivo abençoe sua vida.
Shalom Aleichen.... Hoje sirvo a Deus na congregação Cristã no Brasil onde a prática do dízimo é extinto, todas as doações voluntárias são quase que na totalidade é voltada aos necessitados e diga-se de passagem, a Congregação tem uma grande necessidade, não condeno a prática do dízimo mais crítico a destinação desta prática por várias igrejas que mantém seus líderes nas pompas, vejo isso de forma repugnante, essa questão tem trazido críticas ao evangelho, mais quem somos nós pra mudar isso? D-us abençoe a todos....
O clássico trocar seis por meia dúzia 🙄 Se estudar um cadinho sobre a seita sectarista q diz fzr parte, as escamas certamente cairão 😌 Cristo te ilumine 😊
@@rogeriosilvestre1752.... Amém.... Temos que nos focar em D-us e Yeshua cumprindo suas ordenanças sem olhar nem para a direita e nem para esquerda....
Professor você está de parabéns por falar a verdade👏👏👏. Pois os cães gulosos ficam irritados por tocar nesse assunto.E as ovelhas cegas acham que podem barganhar com o Criador achando que fidelidade é pagar todo mês 10%para os lobos enriquecerem suas empresas religiosas.Enquanto isso os pobres necessitados dentro deles mesmo se ferram e ainda dizem que eles não tem fé. Pois o engano é demais.
Seria muito bom se os pastores,obcecados por DÍZIMO, assistissem esses ensinamentos. O q fazem é pegar um trecho do ANTIGO TESTAMENTO e acondicionam à salvação.
Os pastores de hoje so pregam malaquias 3 v 10.mas nao leem hebreus todo capitulo 7.bando de ladroes e corruptos da fe.viva Mario Persona,verdadeiro evangelusta do you tube.
@@robsonxavier1571 Mario Persona abriu meus olhos espirítuais. Me sentia com uma carga nos ombros por culpas que essas religiões impõe sobre nós. Achava que não ia ter salvação,apesar de saber que nossa salvação vem atravéz do Sangue de Jesus. Eu já havia aceitado Jesus como Senhor e Salvador da minha vida,mas sempre nas pregações o pastor deixava aquela quê,oh vc não vai ser salva. Foi uma maravilha encontrar Mario Persona,ele explica claramente sobre o dízimo,que foi instituído para o povo de Israelitas. As ofertas concordo,para os necessitados e ajudar na obra,já o dízimo o templo de Israel que os levitas cuidava já não existe mais
Professor jonathan faz um estudo sobre, se os cristãos primitivos, guardavam o sabado. O que os documentos antigos e os evangelhos apócrifos falam sobre isso?
Esse negócio de dízimo ganha força, junto com a ideia da obrigatoriedade das primícias. Aos poucos a igreja torna obrigatório o que antes não era, reeditando com isso o ANTIGO TESTAMENTO.
@Almir Ribeiro Em Abraão e em Jacó temos muito mais um ato voluntário. Não uma obrigação. Tanto que Jacó disse que daria dízimo APENAS SE Deus o abençoasse. Outra coisa interessante é... Jesus era judeu. Mas não sei se ele dava ou NÃO o dízimo. Aí vc pode perguntar: mas porque a dúvida? Se quiser saber, assista: ua-cam.com/video/tzYkzVXpAFQ/v-deo.html ua-cam.com/video/ujM_F607msQ/v-deo.html ua-cam.com/video/ptr_U9aZwxY/v-deo.html
@@Teologiaavida perfeito! Um ato voluntário. E outra, mesmo no período antes do Cristianismo, os dízimos eram para o bem de todos. Hoje, se cobram o dízimo a qualquer custo, sem a menor preocupação com a situação dos fiéis. E que o indivíduo tá roubando Deus se não for dizimista. Sou completamente a favor de ofertas voluntárias. Pois, é lógico, a igreja necessita de manutenção. Porém, há todo um constrangimento, e claramente um erro teológico, na cobrança obrigatória do dízimo. Não precisa ser doutor em teologia pra saber disso. É só estudar a Bíblia com um pouco mais de Raciocínio crítico.
Melhor dizer, o dízimo, era antes, da Lei, ser estabelecida como Testamento, mas isto, não significa que não era Lei. Por exemplo, em aos Romanos, 2. 14 Paulo disse: Quando os gentios, que não tem Lei, fazem naturalmente as coisas que são da Lei, não tendo eles Lei, para si mesmo são Lei. Assim, também foi Abraão, praticou naturalmente as coisas que são da Lei ( Gênesis, 14. 20; e 22. 13 ) mesmo não havendo Lei estabelecida, mas para si mesmo foi como Lei. Na medida, que, Abraão, fazia estas coisas, dízimo, oferta de sacrifício, mostra, que tinha uma Lei, que sua própria razão e consciência constituía. Então, diante disto, fica claro que, o dízimo, sempre foi obra da Lei !
Particularmente eu já dizia isto, que ao longo da história do pensamento cristão foi-se desenvolvendo essa idéia de dízimos como o temos atualmente. Já havia visto que os cristãos posteriores a primeira geração e subsequentes vendo que Jesus não havia voltado como esperavam, voltaram-se para as suas necessidades e para o estabelecimento do reino de Deus aqui na terra. Outro ponto que salta aos olhos é a cópia do modelo judaico de religião que é aplicado noutro contexto ressignificando o primeiro conceito.
Pode me indicar uma fonte que corrobore com a sua afirmação, que os cristãos, tendo visto que Jesus não voltou na primeira geração, se voltaram crendo que no Reino dos céus terreno ? É só uma curiosidade a respeito do assunto mesmo.
• O dízimo é bíblico. Sim, correto, mas bíblico no Antigo Testamento. O dízimo não é bíblico no Novo Testamento; • Muitos pastores sabem que o dízimo não é obrigatório, mas se calam, não dizem a verdade pro povo; • Eu, o irmão Fabiano Pedroso, não sou contra a entrega do dízimo, se quiser dar, dê, se não quiser dar, não dê. Se Jesus e os apóstolos tivessem ordenado a igreja ser dizimista, então, eu, o irmão Fabiano Pedroso, seria dizimista com prazer, mas, como não vejo essa ordenança no Novo Testamento, não tem o porquê de eu ser dizimista e isso não tem nada a ver com avareza; • O apóstolo Paulo nunca pregou sobre o dízimo. As ofertas (coletas) que ele recolhia eram voluntárias e era destinada aos necessitados. Ele não estipulava valores. Tudo era para ser dividido com os necessitados; • A pedição do dízimo nas denominações cristãs já impediram e continuam impedindo muita gente de vir pra Verdade; • Você não será amaldiçoado por não dar o dízimo; • Você diz que sente alegria por dar o dízimo. Eu não dou o dízimo e também sinto alegria; • Você não está imune a adversidades (desemprego, doença, morte, traição entre outros males) por ser dizimista; • Você não prospera por ser dizimista. Você prospera porque você acorda cedo e vai trabalhar. Do suor do teu rosto comerás o teu pão (Gn 3.19); • Muitos dão o dízimo “chorando”; • Quem disse que preciso do dízimo pra anunciar a Palavra de Deus? • Quem disse que a obra de Deus precisa de dízimos? • Jesus Cristo, Paulo, Pedro e Tiago entre outros nunca mandaram os crentes a dar o dízimo; • Muitos que dão o dízimo estão passando por dificuldades; • Quem prospera são os que recebem os dízimos; • Muita gente tem dúvida a respeito do dízimo; • Muitas pessoas dão o dízimo sem saber a verdade a respeito do mesmo; • Você não perderá a salvação por não ser dizimista; • Você não será salvo por ser dizimista; • O devorador de Ml 3.11 não é demônio, é gafanhoto; • No Antigo Pacto, os judeus não davam o dízimo por amor ou por gratidão ou porque tinham que devolver o dízimo, eles davam o dízimo porque era lei, era mandamento e eles eram obrigados a dar; • Em qual passagem bíblica aconteceu à transferência da tribo de Levi para os gentios receberem o dízimo? (Nm 18.21); • Em qual passagem no Novo Testamento tem algum mandamento estatuto ou ordenança dizendo que é obrigatório a igreja dar o dízimo? • Em qual passagem bíblica diz que o dízimo passou dos órfãos, das viúvas e dos pobres para o pastor?
O problema de "ir além da sã doutrina dos apóstolos" descartamos a presença de Deus. Se os apóstolos não ensinaram o dízimo, nós como edificados na doutrina dos apóstolos não entregamos dízimos tb. 9. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas acredita estar indo além dele, não tem Deus; porquanto, quem permanece na sã doutrina tem o Pai e também o Filho. (2 João, 1)
Parabéns professor. É incontestável quando explicado dessa forma. Comprovando através de documentos legais. Até mesmos as denominações que estipulam os dízimos aos membros devem entender que é uma contribuição por amor e que deve ser aceitável e não por força de lei. Tudo agora é por amor conforme cada um puder e desejar em seu coração.
Sem dúvida a prática dos dízimos é uma prática exclusiva do povo judeu. Mesmo hoje entre o povo judeu os dízimo são destinado para ações de caridade e ajuda humanitária. Não ficando nas sinagogas ou nas mãos dos Rabinos. O que aconteceu ao longo da história foi que o cristianismo se apossou de um mandamento exclusivo do povo judeu destinado ao serviço e sustento sacerdotal e levítico quando o templo ainda existia.
Os dizimistas Abraao e Jaco, nao eram judeus. E uma falacia restringir dizimo ao periodo conhecido como "Lei". Alem disso, Jesus e a maior prova de que a pratica do dizimo e boa, quando disse aos fariseus: " hipocritas! Voces DEVEM fazer estas coisas(dar o dizimo), sem omitir aquelas(a caridade)". (Mateus 23:23) O fato de nao haver mencao da pratica do dizimo na igreja primitiva, nao anula AS PALAVRAS DE JESUS e os exemplos dos patriarcas. Sobre dizimo judaico, ele deve ser EXCLUSIVAMENTE dado no templo(produtos agricolas); converte-los em "doacoes filantropicas" e adulteracao, a despeito da boa intencao. Pois lei e lei!!!
@@huntersfight8570 muito fraco teus argumentos amigo ,aceita a realidade dos fatos históricos que dói menos. Mas a prática em si é boa, mesmo não sendo judeu eu prático para instituições de ajuda humanitária e com isso o Criador tem me abençoado muito.
@@huntersfight8570 Prezado, Jesus viveu sob a Lei. Enquanto ele era vivo, existia o sacerdócio levítico e o serviço no templo. Com sua morte e ressureição, ocorreu a mudança da Lei, conforme Hebreus 7: 12. Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.". O dízimo, como mandamento foi estabelecido para o sustento da tribo de Levi, à qual não possuiria herança na distribuição da Terra e, por isso seria sustentada pelas demais tribos. Além disso, os dízimos também poderiam ser dados para o sustento do órfão, da viúva e do estrangeiro (Deuteronômio 26:12).
@@levil1957 meu caro, nao neguei que Cristo nasceu sob a lei; mas sim, afirmei que Jesus NAO PROIBIU a pratica do dizimo(isso esta explicito nas palavras dele). Ora, voce deveria saber que, apesar do tempo chamado "lei" ter sido abolido, as praticas da lei continuam sendo boas. A constituicao brasileira, por exemplo, e baseada nas leis de Moises. Portanto, nenhum mal ha em uma igreja adotar a pratica do dizimo(contanto que nao o facam com a consciencia focada na lei). Alem disso, o dizimo que voce citou, e outro tipo de dizimo(dado a cada tres anos), com o qual os necessitados eram tambem beneficiados; mas havia outra especie de dizimo: especifico para a manutencao do sacerdocio levitico; este, nada tinha a ver com a filantripia, e deveria ser cumprido AO PE DA LETRA.
@@huntersfight8570 Mas Cristo quando mencionou isso sobre dizimar ele ainda estava vivo e no período da Lei. Com sua morte a lei foi cravada na cruz e entramos na nova aliança. O véu se rasgou no templo!
Sou congregação cristã Brasil não temos o dízimo e nem um cargo ministério tem salário sou músico comprei meu instrumento aprendi a música voluntários ensinam e temos só coletas para obras piedade nescessitados e manutenção e construção templos
Muito esclarecedor. Esse argumento está muito bem embasado em textos históricos que leva a conclusão da inexistência da pratica dos dízimos pelos cristão dos primeiros séculos. Porém, esse estudo não significa que devemos abandonar a prática de manutenção de um trabalho sério em prol da pregação do evangelho, seja ela uma contribuição missionaria, ou na sua igreja local, ou na manutenção de um obreiro ou pastor. Mas que, ao contribuir, o façamos com consciência , responsabilidade e espontaneidade e não por imposição.
A origem dos salários do Clero: Cipriano (200-258 d.C.) foi o primeiro escritor cristão a mencionar a prática de sustentar financeiramente o clero. Ele arrazoava que da mesma forma como os levitas foram sustentados pelo dízimo, assim também o clero cristão deveria ser sustentado pelo dízimo. Mas isso representa um pensamento equivocado. Hoje, o sistema levítico está eliminado. Somos todos sacerdotes agora. Então se um sacerdote demanda dízimo, todos os cristãos devem dizimar-se mutuamente! O pedido de Cipriano foi bem incomum naquele tempo. Tanto que não foi apoiado nem divulgado pelo povo cristão naquele momento, mas muito tempo depois. Além de Cipriano, nenhum escritor cristão antes de Constantino jamais utilizou referências do VT para recomendar o dízimo. Foi apenas no século IV, 300 anos depois de Cristo, que alguns líderes cristãos começaram a defender o dízimo como prática cristã para sustentar o clero. Mas isto não chegou a ser comum entre os cristãos até o século VIII. O dízimo migrou do Estado para a Igreja. Na Europa Ocidental, exigir o dízimo da produção de alguém era cobrar o aluguel da terra que lhe era dada em arrendamento. Na medida em que a cobrança do aluguel de 10% era entregue à Igreja, esta aumentava sua quantidade de terras ao longo da Europa. Isto resultou em um novo significado relacionado a esta cobrança de 10%. Chegou a ser identificado com o dízimo levítico! Por conseguinte, o dízimo cristão como instituição foi baseado em uma fusão da prática do VT com a instituição pagã. Pelo século XVIII, o dízimo chegou a ser um requisito legal em muitas áreas da Europa Ocidental. Pelo fim do século X, a diferença do dízimo enquanto imposto de renda e mandamento moral apoiado no Antigo testamento havia desaparecido. O dízimo tornou-se obrigatório ao longo da Europa cristã. Em outras palavras, antes do século VIII, o dízimo era um ato de oferta voluntária. Mas pelo fim do século X, ele passou a ser uma exigência legal para sustentar a Igreja Estatal - exigida pelo clero e colocada em vigor pelas autoridades seculares! Quanto aos salários do clero, os ministros não receberam salários durante os primeiros três séculos. Mas quando Constantino entrou em cena ele instituiu a prática de pagar um salário fixo ao clero dos fundos eclesiásticos e das tesourarias municipais e imperiais. Assim, pois, nasceu o salário do clero, uma prática daninha que não tem precedente no NT. Como já citado na aula anterior, em Mateus 6:33 o Salvador promete: comida para comer, roupa para vestir e lugar para dormir. Só essas coisas e ponto final. Em 1ª Coríntios 9 quando Paulo defende ajuda aos apóstolos (hoje chamado de missionários): comida para comer, roupa para vestir e lugar para dormir, ele faz isso usando um paralelo de como era no V.T. o trabalho dos levitas. Mesmo assim, ele disse que sempre trabalhou para não ser pesado a ninguém. Na primeira carta ele faz essa defesa do seu apostolado, bem como de Barbabé e outros emissários. Parece que a Igreja que se reunia em Corinto deturpou suas palavras, sendo necessário ele escrever a segunda carta, e no capítulo onze ele exortou severamente: chamou os obreiros de fraudulentos, ladrões, mercenários, que tinham interpretado sua carta de forma interesseira afim de vender o evangelho. Ele deixa claro que sempre trabalhou na construção de tendas, e que apenas duas vezes recebeu ajuda. Uma delas está em Filipenses 4:11 e 12, onde ele relata que passou fome e necessidades, mas que ele podia passar todas essas coisas pois o Messias o fortalecia. A Igreja fez uma coleta e o ajudou porque se não Paulo iria morrer de fome. Ainda em 2ª Coríntios 11 ele compara os obreiros que comercializam a fé (hoje com direitos autorais, cobrando para cantar, para pregar mensagens esvaídas de evangelho, e cheias de avareza e adulterações) a Satan, que se passa por anjo de luz, ou seja, parecem obreiros bonzinhos, parecem bons irmãos, mas são lobos vorazes como disse o Messias em João 10. Entretanto no final do capítulo Paulo não julga a salvação dos tais, dizendo que o fim deles será conforme suas obras. Em Lucas 10, quando o Salvador diz para sairem de dois em dois, ele deixa claro que: - não é para levar bolsa ou alforge (não armazenar nada material) - não é para pedir nada a ninguém, apenas aceitar o que oferecem - digno é o obreiro (trabalhador do Evangelho) do seu sustento (repito: sustento não é salário, é comida para comer... você já sabe) Mas antes dos salários, vem o clero, a nata eclesiástica, certo? Em Apocalipse Adonai deixa claro que abomina o nicolaísmo. Nicolaísmo nada tem a ver com Nicolau, mas etimologicamente ela vem de dois sub radicais: "Nico" significa conquistar ou dominar em grego e "laíta" significa pessoas ou povo; daí, a palavra pode significar dominadores ou manipuladores do povo. Lembra da expressão bíblica: "por avareza farão de vós comércio?" O poder, a autoridade eclesiástica é o nicolaísmo, extremamente abominável e nojento para o Altíssimo. O ancião Pedro em 1ª Pedro 5 deixou duas coisas bem claras aos irmaõs responsáveis pelo povo: - não façam nada por dinheiro - não dominem o povo (não obriguem) Tudo deve ser espontâneo e voluntário. A escadinha pirâmidal evangélica vem da fraca reforma protestante que manteve a estrutura do clero católico. Em 1517 até uns 120 anos atrás só existiam: padre protestante e padre católico. Herdaram do catolicismo o título proíbido de padre em Mateus 23:6 em diante. Vamos analisar: Versículo 6: Principais lugares nas sinagogas (Tg 2 também fala sobre isso) Versículo 7: E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Versículo 8 ao 13: Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi (o título Rabi vem de Rabino, o líder do judaísmo e sinagogas. Note que o Messias está falando aos fariseus - judeus - mas para nós gentios e ex gentios, não havia cristianismo nem católico, nem protestante, portanto este título hoje equivale a "pastor e padre"), porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos (somos irmãos, nada mais que isso). E a ninguém na terra chameis vosso pai (padre e papa - antes de surgir o título "pastor" era padre protestante), porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis líderes (até 120 anos atrás não existiam esses títulos de hoje. Tudo começou com "reverendo" e depois "pastor", por fim "pastoras"), porque um só é o vosso Líder, que é o Messias. O maior dentre vós será vosso servo (os responsáveis pelos irmãos devem ser servos, servir o povo e não dominar o povo). E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Muitos pastores distorcem essas passagens de Tessaloninenses e tantos outros dizendo que o trabalho deles (apóstolos) somente na pregação do evangelho e por isso deveriam receber salários em ofertas e dízimos. E isso nunca existiu. Já observei isso desde a minha juventude, pois estudei para padre, porém Deus abriu meus olhos. Emilson Cezar, professor, teólogo e servo do senhor Jesus Cristo. -SC
Muito erudito Oxalá todos os cristãos pudessem encarar a religião desta forma no que diz respeito ao dízimo venha ou não venha no novo testamento é uma prática que na minha opinião não deve ser aplicada de forma textual A sociedade atual Muitos parabéns ao professor
Muitissimo obrigado professor respondeu c clareza e historicamente o q nenhum lider religioso nunca soube e sempre embaraçosos quando perguntado sobre o assunto.obrigado
Olá prof. Jonathan. Esses estudos abre bem a mente dando o conhecimento da verdade. Sua maneira de explicar com essa mansidão ajuda muito na compreensão. Que o Eterno continue a te abençoar para que você possa auxiliar as pessoas nos estudos levandoas no caminho de D'us.
Traduzindo... Eles perceberam que isso daria muitoooooo dinheiro desde a antiguidade. E quem criou essa coisas de dízimos foram os próprios bispos e sacerdotes... Não foi uma ordem do eterno nem do Mashiach. Foi a própria ambição do homem.
EXCELENTE CONTEÚDO! Mas tenho uma pergunta, de tema divergente, mas que muito tem me interessado: quando Maria passou a assumir o protagonismo mariano de que hoje goza? É fato pacificado que a figura de Maria veio na verdade obnubilar e contrapor-se à imagem progressista (e talvez desestabilizadora e algo revolucionária) de Santa Tecla, cuja popularidade era imensa, sobretudo na igreja asiática? Obrigado! Abs =))
Tem algo a ver com o Concílio de Éfeso e o combate à heresia nestoriana. Não se esqueça que o cristianismo é dualista, que quer dizer que Jesus tem natureza humana e divina, indivisíveis mas distintas. Logo, Maria é a Theotokos, pois não seria possível gerar um homem-Deus incompleto. Nestorio ainda descambava para o adocionismo. Logo, o concílio reforçou essa posição.
Este protagonismo foi sendo desenvolvido de forma lenta durante os séculos, tendo o seu início basicamente no início do 4º século. No ano 381, veio o decreto da adoração da Virgem Maria. Tal adoração inspirava-se nos mistérios babilônicos.(Veja a semelhança do conceito de uma virgem mãe de deus adotada pela igreja romana com o que consta nos primórdios das religiões babilônicas: "De acordo com as lendas que envolvem os primórdios da babilônia e dos seus ensinos religiosos, Semíramis, esposa de Ninrode, era filha da deusa-peixe Deceto e de um jovem sírio. Após o trágico assassinato de Ninrode, Semíramis, mesmo ainda sendo virgem, deu a luz Tamuz. Nesse filho, segundo a própria Semíramis, seu esposo se havia reencarnado. A seguir, Semíramis proclamou a divindade de seu marido, afirmando que, sendo seu estimado filho o próprio pai reencarnado.era ela a própria mãe de Deus! E mais: disse ainda que seu filho Tamuz havia sido destinado a libertar a raça humana do jugo tirânico do Criador. O sistema religioso da babilônia apresentava com objeto de culto o Supremo Pai, a mulher como a Rainha do Céu, e o seu Filho. Os dois últimos eram realmente os únicos objetos de culto, já que o Supremo Pai, segundo dizia, não intervinha nos assuntos dos mortais. Desses antigos ensinamentos procederia, então, o culto da virgem-mãe e do menino-Deus. "A História do Cristianismo", p.29, 35. Abraão de Almeida). Fechado o parêntese, segue mais uns dados históricos: A adoção das rezas da Ave-Maria (a reza mais popular a Maria desde a idade média) e do Pai-Nosso, surgiram por volta do século 11 e, a partir de 1326, tornaram-se comuns entre todos os católicos; A reza do rosário, introduzida, no século 13, por São Domingos. Diversos papas têm reconhecido em Maria poderes onipresentes, oniscientes e onipotentes, que são atributos naturais ou morais exclusivamente do Deus Trino. Ex.: Gregório XVI, em 1841, ensinou que a virgem visita o purgatório, todos os sábados, para livrar dele certas almas privilegiadas; Nas Glórias de Maria, de Santo Afonso de Ligório, lê-se: "Sim, Maria, tu és onipotente [...], porque, segundo toda lei, a Rainha deve gozar os mesmos privilégios que o Rei." ( Jornal Folha da Tarde, São Paulo, 22/08/1977.); São Bernado (ou Bernadino) de Sena registrou: "Todas as coisas são sujeitas ao império da Virgem. Até mesmo o próprio Deus". (Guéranger, 1956, p.1064.); O Concílio Vaticano II pronunciou-se sobre Maria como sendo ela remida de um modo sublime, em atenção aos méritos de seu Filho, e unida a Ele por estreito e indissolúvel vínculo, foi enriquecida com a sublime missão e dignidade de Mãe de Deus Filho"... ( "História do Cristianismo", Abraão de Almeida, p. 77). Creio que estas fontes sirva de um bom começo para a sua pesquisa!
@@rafaeljesus5635 Agradeço em demasia sua solicitude!! Na verdade, o que tem me intrigado é a vida de Padre Pio, que tem no Brasil até uma associação cultural, a REGINA FIDEI, a qual disponibiliza documentos interessantíssimos, inclusive um SUDÁRIO DE PADRE PIO: ua-cam.com/video/r5KPO-um7fw/v-deo.html Ora, eu sou cristão (ou tento sê-lo), e muito me incomoda o protagonismo dado à figura de Maria (a quem respeito, e admiro, de fé pura), que não raro assume de fato concepções pagãs, assimilada aos cultos mais díspares e menos cristãos (inclusive, ultimamente, tem sido associada à casuística ufológica). Padre Pio dá-nos um exemplo cabal dessa fé extremada em Maria. O Padre Paulo Ricardo, homem de ilibada e cristalina cultura, também venera a santidade de Padre Pio, e da ritualística mariana. MAS: NÃO, MARIA NÃO É JESUS, e, em que pese à boa-fé de figuras sinceras do catolicismo, parece-me descabido atribuir à imagem da mãe de Jesus o papel deste, e até do próprio Deus. Esse tem sido o ponto, o busílis. Não vou, em absoluto, descrer dos Mistérios Cristãos e da divindade de Cristo (como, anos atrás, talvez vc se recorde, o documentário Zeitgeist se esforçou em fazê-lo), pois esse é um ponto de fé meu, mas me sinto encabulado, ou perplexo, quando vejo os milagres das aparições da Virgem ou de Padre Pio. O que está se passando (admitindo é claro serem estes verdades, pois se torna fácil, se assumirmos que são embustes)? A bússola da verdade cristã aponta em que direção? Mais uma vez, agradeço a sua gentil atenção! Abs =))
Mauricio Silva Mesmo se você não achar a resposta que procura, não desista de acreditar no que você acredita. Não tente achar fora, o que está dentro. Estuda a fundo o que a igreja ensina. Aquele que conhece a verdadeira fé não sai nunca de onde você está agora. Compartilho com você algo que você vai gostar de saber. Aqui está uma relação entre Jesus e Adão, e Eva e Maria. Maria, mesmo estando mais oculta, ou um pouco difícil de ver ela, ela faz parte do plano de salvação. Ela é co redentora com Cristo. Você sabe que tudo que se cumpriu no Novo Testamento tem a raiz no Antigo Testamento. Tenha em mente que Deus tudo criou com a força da sua palavra, mas quando foi criar o homem, não foi como as outras coisas. Deus poderia fazer o homem com a força da sua Palavra como as outras coisas? Sim! Mas não o fez. Igualmente, poderia ter enviado Jesus, e Jesus ter chegado aqui sem a necessidade de Maria? Sim! Mas não foi assim. Você só vai entender das coisas de Deus se você tiver uma fé ESPIRITUAL. Com fé intelectual, ou seja, querer ter resposta de algo para crer, você vai para o caminho oposto; pois nada nem ninguém consegue explicar Deus e seus designos. Vamo lá. Então aqui você vai ver que em Jesus e Maria se revertem os acontecimentos do princípio. Você vai ver também que Maria faz parte do plano de salvação desde a criação. Pois Deus na sua infinita sabedoria, sabia que o homem iria cair, e já tinha o plano da salvação, antes mesmo da criação. Você sabe que Jesus é o novo Adão!? Então vamos comparar os fatos. Adão e Cristo. Ora, de onde provém a substância do primeiro homem? Da vontade e da sabedoria de Deus e da TERRA VIRGEM, “Porque Deus não tinha feito chover sobre a terra __ Diz a Escritura __ e não havia homem para cultivar o solo.” (Gn 2,5) Dessa terra, então, todavia Virgem, Deus tomou o barro e plasmou o homem, princípio do gênero humano. O Senhor, recapitulando em si esse homem, princípio do gênero humano, nascendo de uma Virgem por vontade e sabedoria de Deus, reproduziu o mesmo esquema de corporeidade para demonstrar a identidade da sua corporeidade com a de Adão, e para refazer, como foi feito no início, o homem a imagem e semelhança de Deus. *** (Maria é essa terra Virgem e incorrupta, ou seja, sem pecado.)*** Eva e Maria. Como, por causa de uma Virgem desobediente, (Eva) o homem foi ferido, caiu e morreu, assim também, por causa de uma Virgem (Maria) obediente a Palavra de Deus, [ o homem] foi ressuscitado e recobrou a vida. Pois o Senhor veio buscar a ovelha perdida, ou seja, o homem que se perdeu. Por isso, não formou um corpo diverso, mas, por meio daquela que descendia de Adão, conservou a semelhança daquele corpo. Adão, de fato, foi recapitulado por Cristo, a fim de que o que é mortal fosse submerso na imortalidade, e Eva em Maria, a fim de que uma Virgem, tornada advogada de uma Virgem, dissolvesse e destruísse com sua obediência de Virgem a desobediência de uma Virgem. O pecado cometido por causa da árvore foi anulado pela obediência cumprida sobre a árvore, obediência a Deus, pela qual o Filho do homem foi pregado na árvore, abolindo a ciência do mal, e proporcionando e doando a ciência do bem. O mal é desobedecer a Deus. O bem é, ao invés, obedecer. ***(Aquilo que Jesus precisava de Maria Ele recebeu, manteve e levou com Ele. “Terra Virgem, carne de Adão, obediência a Deus “.)*** Então se tudo se reverteu em Cristo, aquela terra Virgem que deu origem ao homem que se corrompeu com o pecado e a desobediência, Maria sendo essa terra Virgem que recaptula o novo Adão, se mantém Virgem e incorrupta. A terra se corrompeu, Maria não. Por isso é falso também quando tentam fazer as pessoas acreditarem que Maria consumou o matrimônio e teve mais filhos. “Por uma Virgem mesmo tendo marido (Eva) entrou o pecado.” “Por uma Virgem mesmo sendo casada (Maria) entrou a salvação.”
José Luiz Porto Belo SC, parabéns muito bom a gente aprender, sempre fui obrigado a dar o dízimo em minha igreja embora muitas vezes não concordar, hoje entendo que tudo tem que ser voluntários sem obrigações, como Paulo disse: cada um contribua segundo propôs no seu coração, não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça.
A paz do Senhor Jesus Cristo. Muito bom, só não aprende quem não quer. Uma coisa é sistema religioso, outra coisa é a bíblia. O sistema diz que é obrigatório, Mais a bíblia diz que é voluntário. Oferta e dízimo são formas de agradecer a Deus e mostrar amor ao próximo minha posição.
Excelente análise sobre dízimos na igreja cristã. Esse assunto precisa ser debatido, a prática do dízimo institucional não encontra respaldo nos textos apostólicos. A CCB ( Congregação cristã no Brasil) é um exemplo de denominação cristã que se mantém com ofertas voluntárias e anônimas de seus membros.
Tristeza profunda ao lembrar de tudo q Jesus passou até o sacrifício na cruz. Os Apóstolos sua dedicação e entrega tbm c sacrifício todos foram martirizados, tudo por nossa Salvação, ensinamento da palavra e a mensagem de Jesus. E triste ver o comércio as empresas milionárias q se transformou explorando o Amor a bondade, generosidade, sublime da fé no Altíssimo e Soberano Deus e Jesus. Empresas milionárias c canal de TV. Fazendas, mansões, aviões. São todos ladrões de Deus e Jesus. O Castigo será eterno, e quem os seguem ñ são incautos, são conscientes da enganação a maioria estão comprando sua salvação.
Excelente estudo, o que nos liberta do mundo religioso e humano onde o diabo comanda e dissemina o mal, é o estudo profundo da Palavra de Deus e materiais auxiliares históricos como do professor Jonathan qual sou muito grato a Deus por seus vídeos. Ajudando um pouco mais aos que acompanham o canal, como eu, como a Bíblia diz em Atos 2:42: "Que os primeiros cristãos vivam unidos nos ensinos dos apóstolos/doutrina dos apóstolos", então esta carta "Constituição dos Santos Apóstolos" dos Séc. III e IV, não pertence ao ensino dos apóstolos, mas homens criaram essas regras, o que vem de Deus veio com Jesus e com os apóstolos, então nos faz entender que o que é espiritual é da era aostólica, o que sai desse arco não vem de Deus mas de homens. Assim, a prática do dízimo obrigatório é prática que não provém do ensino de Jesus, e o que não vem de Jesus e dos apóstolos não vem de Deus (2João 1:9). ESTUDE A BÍBLIA CONOSCO, somos discípulos de Jesus e nosso objetivo é Mateus 28:18-20) "Fazer discípulos de todas as nações" num compromentimento com a Palavra de Deus tendo como espelho a IGREJA PRIMITIVA.
🌱 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
🏬 Apostilas impressas, canecas e camisetas exclusivas do canal --> goo.gl/bcxirT
RECOMENDAÇÕES DE LEITURAS:
Irvin, D. T.; Sunquist, S. W.; História do Movimento Cristão Mundial, volume 1: Do Cristianismo Primitivo a 1453. São Paulo: Paulus, 2004
KEELY J. N. D. Patrística: origem e desenvolvimento das doutrinas centrais da fé cristã. São Paulo: Vida Nova, 1994
SANDERS, E. P. Paulo, a lei e o povo judeu. São paulo: Academia Cristã, Paulus, 2009
TEISSEN, G. A religião dos primeiros cristãos: uma teoria do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulinas, 2009
LINKS EXTERNOS:
PDF (download), ISAAC MALHEIROS | O dízimo no período anteniceno (100-325 d.C): bit.ly/2Sxc12P
New Advent | Dízimos: bit.ly/2EY7mPm
Professor me empresta sua calma
Quando puder faça estudo sobre as principais cidades nos tempos de Jesus.
*_Professor, desdo ano passado eu peço, para o senhor fazer o video do livro Raziel._*
@@リンカーン-h7m Excelente sugestão! Eu não havia encontrado seu comentário anteriormente. Mas irei anotar aqui para gravar um vídeo sobre o assunto. ;)
@@Jonathan14734
*_Obrigado Professor, admiro muito seu canal e seu trabalho._*
Sou pastor da Assembleia de Deus desde 2005, formado em Teologia e estudo história desde criança. Matéria que sempre me fascinou. Tanto é que, após convertido, estudei História de Israel e História da igreja cristã. Tenho gostado bastante do vídeo do nobre e erudito professor. Sou a favor que o pastor tenha seu próprio trabalho, porém, conheço igrejas que se prontificaram em assalariar o próprio pastor, por ser ele muito dedicado e esforçado na obra social e espiritual. Assim sou de acordo.
Eu também estou de acordo que o pastor que se dedica ao ministério em tempo integral, deve sim receber recursos para o seu sustento e de sua família. Mas não concordo com muitas coisas que vejo na Assembleia de Deus, da qual eu sou membro há mais de 30 anos. Tenho observado que muitos pastores ostentam muito luxo, alguns moram em verdadeiras mansões, enquanto muitas ovelhas se esmeram para entregar os dízimos e as ofertas na igreja, e alguns fazem isso com grande sacrifício!
O filho do homem não tem onde descansar...
Todo cristão é chamado para contribuir, segundo as suas posses, para a propagação do evangelho de Jesus Cristo.
Foi na mosca. Esclarecedor. Didático. Profundo. Idôneo. Imparcial. Maravilhoso estudo com base bíblica ampla. É constrangedor ver que as igrejas em geral, se não todas, se transformaram em empresas fazedoras de dinheiro, ameaçando e amedrontando leigos usando aquela passagem de sempre, tão conhecida. Esse professor merece todo o meu respeito.
Ppp
Durante os meus doze anos de adventista(fui não sou mais)bati de frente com os pastores, esse estudo só confirmou minha tese. Gratidão!!!!
Realmente se nós formos a fundo na história do dízimo na bíblia , no começo da igreja ,hà evidências que não foi praticado , voltou-se a praticar depois de alguns séculos usando-se do VT. Mais atente para o fato de que essa prática apesar de tudo não é proibida , não fere as escrituras desde que seja usado de forma legítima e com responsabilidade. Uma igreja em comunidade em comum acordo pode até requerer o dízimo ,mas não como imposição e não usando do VT , em qualquer sociedade ou clube as pessoas que fazem dali parte são constrangidas a seguir suas regras .
12 anos de adventista, o que o fez desistir, tambem
Eu tbm sou ex adventista irmão, descobri esse e varios outros erros doutrinários
Tbm sou Ex Adventista concordo com vc irmão
Sou adventista e respeito a desistência dos irmãos, devolvo dízimo e farei até meu último dia de vida, pois ele sustenta o reino de Deus na proclamação do evangelho, devolver o que é de propriedade de Deus é um privilégio!
Como a falta de conhecimento faz a nação escrava. Sempre estive com um pé atrás com essa obrigatoriedade das igrejas. Parabéns pelo belo trabalho.
Rapaz esse canal é muito importante na vida dos brasileiros e porque não dizer do mundo.
Ajudar a quem precisa financeiramente ou por alguma outra necessidade é o melhor dízimo, me faz sentir bem e seguindo um dos mandamentos, amar ao próximo como a ti mesmo.🥰
Só que as ofertas também é pra suprir todas as nescedades da igreja, como construções e manutenção, ajudar nas viagens missionárias, ajudar os necessitados e outros mais, não precisa ser dízimo até porque não está escrito esse mandamento novo testamento e sim somente as ofertas , Deus quer que faça o que pede e não acrescentar o que não tem nescessidade mais
Gosto desse canal porque fala de veracidade histórica e não falar coisas que muitos querem ouvir por conveniência
E melhor não o dízimo é sim o que está sendo mandado que é as ofertas , que são voluntárias e não obrigação, fazer o que está escrito isso sim agrada a Deus, nem Jesus é nem os apóstolos w nem os apóstolos falaram em pagamento do dízimo, dízimo era somente no antigo testamento, no novo só se fala em oferta é oferta e muito diferente de dízimo
O Dismo não é pagamento e a décima parte ele só pede um pouquinho de tudo que Deus nos dá. Então você não paga mas devolve, mas a oferta é aquilo que você deseja de coração ofertar.Deus envie Seu Santo Espirito e te esclareça sobre este caso. Deus não força ninguém e Ele que toca nossos corações.
@@evelynhorton340 não existe essa palavra devolver na biblia , esse termo é inventado, prove pra mim onde está escrito, wsta escrito que era pra dar o dízimo é isso foi no antigo testamento e não era dinheiro e no novo testamento não se fala nisso
Parabéns Jonathan, sua credibilidade cresce a cada dia, seus vídeos são tão pertinentes à época em que vivemos. Ter alguém como vc tratando desses temas com tamanha profundidade histórica e isso no nosso bom e velho português é muito gratificante.
Valeu!
Gostei muito deste vídeo, bateu 100% com as práticas da igreja que estou frequentando.
Muito bom ir a uma igreja que não lhe pede dinheiro e não impõe isto como moeda de compra da salvação.
Aonde vou nunca foi praticado pedir o dízimo.
Porém não condeno as que praticam o dízimo, desde que não seja sob ameaças de condenação nem sob pressão.
Me diz qual é essa igreja eu quero conhecer????
Fale conosco qual é?
Conheço a do véu que não cobram e os testemunhos de Jeová tbm não cobram
Danilo dos Santos de Brito
Oferta voluntária usada para manter a igreja e ajudar os necessitados.
Seria a igreja Católica?
As outras que eu conheço é para enriquecer pastor.
Testemunhas de Jeová não se pode dizer que é cristã, pois não acredita na divindade de Cristo e é uma seita maçônica disfarçada.
@@luciofernando10 não colega, estou falando de uma igreja muito íntegra que ao contrário de qualquer outra igreja não pede dinheiro, e o que é ofertado eu sou testemunha de que é 100% para uso da obra de Deus.
Lá não se usa dinheiro para interesse próprio e nosso único pastor e soberano interssessor é Jesus Cristo, e cremos na salvação das nossas almas pelo seu sacrifício na cruz e na sua ressurreição, cremos que pelo batismo nas aguas damos o primeiro passo e se formos firmes e fiéis até o fim de nossa vida carnal, herdaremos a coroa de vida para com Cristo vivermos por toda a eternidade.
Estou falando da Congregação Cristã no Brasil, fundada em 1910.
Nela ninguém recebe salário, nem quem toca, nem quem exerce qualquer outros atributos, sejam eles serviços materiais, burocráticos ou principalmente espiritual como os de outras igrejas os pastores, mas na CCB são chamados de Anciãos, Cooperadores e Diáconos e irmãs da Piedade.
Lá nenhum fardo é pesado, por isso não se prática o dízimo que é da lei mosaica, porém tudo fazemos guiados pela vontade de Deus e por alegria de alma, sabemos que temos o dever de contribuir com a obra e assim fazemos como um bom filho que ajuda a manter a casa pois tudo tem custo nesta obra, mas volto a dizer, nenhum custo é para benefício individual ou pessoal.
Resumindo, eu sou muito crítico, mas tirando o ser humano que é difícil em qualquer lugar e não existe em lugar nenhum que haja o ser humano defeitos, eu não encontrei até hoje um defeito nesta obra/igreja ou religião.
Congregação cristã no Brasil é uma igreja fundamentada na fé cristã apostólica ou seja dos apóstolos do novo testamento bíblico.
Crê e prática o Pentecostes ou tem em sua doutrina e cultos os dons do espírito santo.
É uma igreja muito abençoada mundialmente.
E todo o salário nosso é espiritual e cremos que é sempre distribuído por Deus e muito mais na vida eterna após findarmos a nossa jornada e combatermos o bom combate.
Canal incrível
Muito importante esse estudo feito por um professor com a sua neutralidade, infelizmente não veremos um líder ensinando essa verdade; pois para eles seria dar um tiro no pé como já ouvi de um pastor, o que eles fazem é usar a religião e a fé dos incautos para o enriquecimento fácil.
Paz . Quer ouvir um pastor (Batista) ensinando sobre os dízimos de forma bíblica, histórica e cultural? recomendo-lhe assistir um vídeo relacionado a isso do pastor ED. RENÉ KIVITZ.
@@rafaeljesus5635 já ouvi, porém para quem fica dentro do sistema religioso é difícil não continuar cobrando dízimo mesmo depois de ensinar a verdade, pelo ao menos na igreja que fiz parte foi assim. Tomara que ele consiga ensinar e não ser incoerente como o meu foi, ainda cobrava dízimo mesmo depois de provar que era da dispensação da lei e não da dispensação da Graça.
DE GRACA RECEBESTES DE GRACA DAI.ISTO PODE SER EXTENDIDO A PREGACAO DO EVANGELHO
Dízimo - Dt. 14, 22-29 Dt. 26,12-15
@@fatimarolim2841 Se converta ao judaísmo e pratique a ordenança do dízimo, melhor do que tentar impor esse sincretismo com o cristianismo original primitivo e simples.
Opa! Deixando meu dízim... digo... minha doação voluntária aqui.
Obrigado meu filho. o teu lugar no céu já está pavimentado
Fui enganado a vida toda,até ameaça de maldição eu ouvia,nossa como a ignorância mata, obrigado professor por este escurecimento. Abraço
Foi? Mas se foi a culpa foi somente sua, porque vc não lê a Bíblia? Não culpem os pastores os culpados são vcs mesmo que não lêem. Aí precisam vir até em vídeos porque tem preguiça de abrir a bíblia e ler. Aff está tudo lá , mas o povoooo é preguiçoso. Por isso perecem !
@@cinnamoroll275 A senhora está sendo radical.
Desde que mundo é mundo existem pregadores, padres e etc. E empurram goela abaixo que que o povo tem que dar o dízimo e oferta. Usam de versículos isolados e mal interpretados. O fiéis com medo fazem o que eles dizem debaixo de ameaças do Devorador etc.
A situação não é somente ler a bíblia e se libertar. É preciso ser forte e ter apoio senão vai ficar preso a vida inteira.
@@juniorveiga100 estou não!!
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.
@@cinnamoroll275 muitos leem e não intende , não precisa tratar os outros dessa forma
Muito interessante 🤔. Obrigada por compartilhar conhecimento 👏👏👏👏👏😍
A sua exposição é encantadora e enrriquecedora. Parabéns pelo canal. Verdadeiramente seu canal merecia ter 20 milhões de seguidores.
Nossa católica sempre foi com esta prática dízimo é voluntário .parabéns Jontan .
Boa noite
Se você puder faça um vídeo sobre o sábado.
Obrigado
Olá honrado professor Jonathan, graça e paz irmão, saibas tú que seu trabalho é muito valioso no reino dos céus, sua integridade aclara muita confusão e astúcia ensinada por astutos, aproveitadores, ignorantes, etc. Seu trabalho nõa é em vão no Senhor, graças por seu excelente ministério de ensinar, Aba Pai !
Ele não segue religião, apenas conta a verdadeira história como ela é
Excelente video. Como evangélico, algumas vezes minha exegese difere um pouco , principalmente por meu olhar ao texto ser em uma ótica religiosa, mas gosto muito de sua ótica HISTORICA sempre fiel a sua vocação. Mesmo tendo uma visão religiosa seus vídeos tem acrescentado muitíssimo conhecimento. Muito obrigado.
Valeu!O que aconteceu com o professor?não vejo vídeos recentes!
Muito agradecido professor pelo seu compartilhamento de conhecimentos tão preciosos. Que YHWH e Yeshua o abençoe em 2020.
YESHUA E JESUS SÃO UM NOME SÓ OBS:UMA CORRESAO
@@marcelosantos8741 sim...Yeshua é o nome de Jesus em Aramaico, YHWH é o tetragrama hebraico do nome de Deus.
@@Caim_perdido KKKK MUITO BOM KKKKKK.
Sem antes saber da existencia deste canal do professor, eu vivia e vivo em pè de guerra com os ditos religiosos. ( tambem sou cristao ). Mas com o mesmo conhecimento da palavra que o professor relatou em seus tres videos ai. Sempre afirmo que dentro da unica palavra que nos regis que è a biblia, o dizimo nao existe nos nossos tempos e muito menos este sendo obrigatorios hoje. O que se constitui hoje e sempre foi , è a oferta dada com o coraçao alegre e de bom grato pela vida que O SENHOR DEUS SEMPRE NOS CONSEDA ou nos PROPORCIONA. oferta esta de gratidao. E falo que mesmo havendo tal dogma e pratica do dizimo hoje, este nao è dinheiro e todos os dizimista tambem teria parte em seus prorios dizimos e nao somente os lideres e seus familiares ( pastores). Mas como nao tem , isto se torna o que cristo disse: SAO LOBOS QUE TOSQUEIAM AS OVELHAS. E para os que acreditam em tais obras e como tambem esta escrito: E COMO CEGOS GUIANDO CEGOS, sao cegos da verdade, ( tanto os lideres , quanto os menbros ) , e poderosos na ganancia. ( estes so os lideres religiosos ). Este professor e tanto outros lideres( porque nao posso de maneira alguma radicalizar ) como o pastor paulo junior, jardeu fernandes o proprio irmao Geraldo. E como o proprio professor ai, ao dizer que NAO HA o dizimo nos dempo do cristianismo encinado por paulo nas cartas canonicas das quais sao os nossos unicos encinamento que cremos que è a palavra viva e santa do verdadeiro , evangelho este, dito por paulo e demais a nos. ( observaçao aqui : a guerra que relatei , e na minha cidade , onde NAO ha um lider se quer, que nao cobra e nao obriga os fieis a dar este dizimo. Todos aqui cobram e obrigao a dar, somente em forma do dinheiro, e o pior, somente para eles ). E dane..se os nescessitados. Alias, quando aparece alguem com uma nescessidade , ai aparece a forma do dizimo, porque e uma pediçao de kg disto ou daquilo. Mas o dizimo que pegam na forma de dinheiro este eles nao transforma em alimento como esta escrito em deuteronomimo. Isto eles nao fazem. Eles dizem que numca tem dinheiro no caixa. Sera ?????
Verdade , esse esquema de pastores é igual na política além de receber salário pra pregar o evangelho ainda tem as regalias que eles recebe as custas dos fiéis, é por isso que wsta escrito que são lobos que não perdoa o rebanho, se titular de pastores mais não segue o exemplo do verdadeiro pastor que é Cristo, Cristo não se beneficio das ovelhas
se pudesse gostaria que falasse de Coríntios 11. 1-16, sobre o vel. Obrigado des de já e parabéns pelo seu belíssimo trabalho. DEUS abençoe!
parabéns pela coragem. sou cristão e creio que Jesus está levantando na terra pessoas que tenham coragem de falar a verdade e lançar por terra toda mentira pregada em nossos altares. um grande reboliço está para acontecer na terra. que o Deus vivo abençoe sua vida.
Parabéns professor realmente você é um Dr e Mestre da palavra!
Informações informações importantes e necessárias. Agradeço
Excelente video , parabéns professor Jonathan !! Gratidão
As cartas do apóstolo Paulo foram escrita e inspirada pelo espírito santo de Deus são verdades os ensinos de Paulo são verdadeiros
Shalom Aleichen.... Hoje sirvo a Deus na congregação Cristã no Brasil onde a prática do dízimo é extinto, todas as doações voluntárias são quase que na totalidade é voltada aos necessitados e diga-se de passagem, a Congregação tem uma grande necessidade, não condeno a prática do dízimo mais crítico a destinação desta prática por várias igrejas que mantém seus líderes nas pompas, vejo isso de forma repugnante, essa questão tem trazido críticas ao evangelho, mais quem somos nós pra mudar isso? D-us abençoe a todos....
O clássico trocar seis por meia dúzia 🙄
Se estudar um cadinho sobre a seita sectarista q diz fzr parte, as escamas certamente cairão 😌
Cristo te ilumine 😊
@@gracasadeusfuilibertodosis8881.... Francamente não entendi seu comentário. Mais gostaria se possível que você me explique.
A congregação acho que é a única que faz dessa forma, louvável, Glória a Deus.
@@rogeriosilvestre1752.... Amém.... Temos que nos focar em D-us e Yeshua cumprindo suas ordenanças sem olhar nem para a direita e nem para esquerda....
@@gracasadeusfuilibertodosis8881 prove que é seita
Professor você está de parabéns por falar a verdade👏👏👏.
Pois os cães gulosos ficam irritados por tocar nesse assunto.E as ovelhas cegas acham que podem barganhar com o Criador achando que fidelidade é pagar todo mês 10%para os lobos enriquecerem suas empresas religiosas.Enquanto isso os pobres necessitados dentro deles mesmo se ferram e ainda dizem que eles não tem fé.
Pois o engano é demais.
Ótimo esclarecimento professor. Professor seria posivel fazer um vídeo sobre a Guarda do dia do sábado na era cristã?
Tem um vídeo dele nesse sentido, acredito você já até tenha assistido.
Sensacional! 👏👏👏👏
Seus vídeos são pérolas de conhecimento. Parabéns!
Seria muito bom se os pastores,obcecados por DÍZIMO, assistissem esses ensinamentos. O q fazem é pegar um trecho do ANTIGO TESTAMENTO e acondicionam à salvação.
Os pastores de hoje so pregam malaquias 3 v 10.mas nao leem hebreus todo capitulo 7.bando de ladroes e corruptos da fe.viva Mario Persona,verdadeiro evangelusta do you tube.
@@robsonxavier1571 Mario Persona abriu meus olhos espirítuais. Me sentia com uma carga nos ombros por culpas que essas religiões impõe sobre nós. Achava que não ia ter salvação,apesar de saber que nossa salvação vem atravéz do Sangue de Jesus. Eu já havia aceitado Jesus como Senhor e Salvador da minha vida,mas sempre nas pregações o pastor deixava aquela quê,oh vc não vai ser salva. Foi uma maravilha encontrar Mario Persona,ele explica claramente sobre o dízimo,que foi instituído para o povo de Israelitas. As ofertas concordo,para os necessitados e ajudar na obra,já o dízimo o templo de Israel que os levitas cuidava já não existe mais
Já minha igreja não é obrigado a dar dízimo.
@@magnogoncalves8130 A M E M,meu irmão !
@@vibomoreno não culpem os pastores. Culpados são vcs que não querem ler a Bíblia a palavra.
É só ver também no antigo testamento todos os profetas. Nenhum morreu milionário. Emilson Cezar, professor e servo do senhor Jesus Cristo -SC
Excelente conteúdo professor. Ótimo trabalho.
Quero parabenizar.ao professor Jonathan pelo relevante esclarecimento histórico sobre o dízimo na igreja primitiva obrigado.
Professor jonathan faz um estudo sobre, se os cristãos primitivos, guardavam o sabado. O que os documentos antigos e os evangelhos apócrifos falam sobre isso?
Solisvan Guerreiro
Já tem esse vídeo, e era o Domingo.
@@luciofernando10 Não devia ser p domingo ne , devia ser o sábado.
Gospel com LuisRj
Não entendi seu comentário.
Você está perguntando ou afirmando?
Cristãos guardavam o domingo
DESDE O COMEÇO DE GÊNESIS DEUS PEDE PARA ABRAÃO DA DEZ POR CENTO DE TUDO O QUE ELE POSSUÍA A MATUSALÉM AMÉM
Muito obrigada pelos esclarecimentos.
Esse negócio de dízimo ganha força, junto com a ideia da obrigatoriedade das primícias. Aos poucos a igreja torna obrigatório o que antes não era, reeditando com isso o ANTIGO TESTAMENTO.
Sim. Mas nesse caso é mais sensato se converter ao judaísmo ao invés de impor esse sincretismo.
@Almir Ribeiro Em Abraão e em Jacó temos muito mais um ato voluntário. Não uma obrigação. Tanto que Jacó disse que daria dízimo APENAS SE Deus o abençoasse.
Outra coisa interessante é... Jesus era judeu. Mas não sei se ele dava ou NÃO o dízimo. Aí vc pode perguntar: mas porque a dúvida?
Se quiser saber, assista:
ua-cam.com/video/tzYkzVXpAFQ/v-deo.html
ua-cam.com/video/ujM_F607msQ/v-deo.html
ua-cam.com/video/ptr_U9aZwxY/v-deo.html
@@Teologiaavida perfeito! Um ato voluntário.
E outra, mesmo no período antes do Cristianismo, os dízimos eram para o bem de todos.
Hoje, se cobram o dízimo a qualquer custo, sem a menor preocupação com a situação dos fiéis. E que o indivíduo tá roubando Deus se não for dizimista.
Sou completamente a favor de ofertas voluntárias. Pois, é lógico, a igreja necessita de manutenção. Porém, há todo um constrangimento, e claramente um erro teológico, na cobrança obrigatória do dízimo.
Não precisa ser doutor em teologia pra saber disso. É só estudar a Bíblia com um pouco mais de Raciocínio crítico.
@@rosembergfer verdade
Melhor dizer, o dízimo, era antes, da Lei, ser estabelecida como Testamento, mas isto, não significa que não era Lei. Por exemplo, em aos Romanos, 2. 14 Paulo disse: Quando os gentios, que não tem Lei, fazem naturalmente as coisas que são da Lei, não tendo eles Lei, para si mesmo são Lei. Assim, também foi Abraão, praticou naturalmente as coisas que são da Lei ( Gênesis, 14. 20; e 22. 13 ) mesmo não havendo Lei estabelecida, mas para si mesmo foi como Lei. Na medida, que, Abraão, fazia estas coisas, dízimo, oferta de sacrifício, mostra, que tinha uma Lei, que sua própria razão e consciência constituía. Então, diante disto, fica claro que, o dízimo, sempre foi obra da Lei !
Com relação aos dízimos na igreja primitiva lhe dou os parabéns pois a análise está perfeita.
Muito obrigado pelo conteúdo importantíssimo. Parabéns pela seriedade no trabalho.
❤🤝🏽❤
😊louvado seja o Eterno pela sua Verdade🙏👍🤔Imaginando
Querido prof.,gostaria muito de ver uma aula referente aos três reis magos,e tb.a respeito do quarto sábio!grata
Canal esta de parabéns excelente explicação 😊😊😊❤❤❤❤
Seu canal é rico de conhecimentos e verdades, estou gostando muito.
muito bom esse vídeo, obrigado professor Jonathan!
Particularmente eu já dizia isto, que ao longo da história do pensamento cristão foi-se desenvolvendo essa idéia de dízimos como o temos atualmente. Já havia visto que os cristãos posteriores a primeira geração e subsequentes vendo que Jesus não havia voltado como esperavam, voltaram-se para as suas necessidades e para o estabelecimento do reino de Deus aqui na terra. Outro ponto que salta aos olhos é a cópia do modelo judaico de religião que é aplicado noutro contexto ressignificando o primeiro conceito.
Pode me indicar uma fonte que corrobore com a sua afirmação, que os cristãos, tendo visto que Jesus não voltou na primeira geração, se voltaram crendo que no Reino dos céus terreno ? É só uma curiosidade a respeito do assunto mesmo.
Que aula👏👏👏👏👏 muito bom
• O dízimo é bíblico. Sim, correto, mas bíblico no Antigo Testamento. O dízimo não é bíblico no Novo Testamento;
• Muitos pastores sabem que o dízimo não é obrigatório, mas se calam, não dizem a verdade pro povo;
• Eu, o irmão Fabiano Pedroso, não sou contra a entrega do dízimo, se quiser dar, dê, se não quiser dar, não dê. Se Jesus e os apóstolos tivessem ordenado a igreja ser dizimista, então, eu, o irmão Fabiano Pedroso, seria dizimista com prazer, mas, como não vejo essa ordenança no Novo Testamento, não tem o porquê de eu ser dizimista e isso não tem nada a ver com avareza;
• O apóstolo Paulo nunca pregou sobre o dízimo. As ofertas (coletas) que ele recolhia eram voluntárias e era destinada aos necessitados. Ele não estipulava valores. Tudo era para ser dividido com os necessitados;
• A pedição do dízimo nas denominações cristãs já impediram e continuam impedindo muita gente de vir pra Verdade;
• Você não será amaldiçoado por não dar o dízimo;
• Você diz que sente alegria por dar o dízimo. Eu não dou o dízimo e também sinto alegria;
• Você não está imune a adversidades (desemprego, doença, morte, traição entre outros males) por ser dizimista;
• Você não prospera por ser dizimista. Você prospera porque você acorda cedo e vai trabalhar. Do suor do teu rosto comerás o teu pão (Gn 3.19);
• Muitos dão o dízimo “chorando”;
• Quem disse que preciso do dízimo pra anunciar a Palavra de Deus?
• Quem disse que a obra de Deus precisa de dízimos?
• Jesus Cristo, Paulo, Pedro e Tiago entre outros nunca mandaram os crentes a dar o dízimo;
• Muitos que dão o dízimo estão passando por dificuldades;
• Quem prospera são os que recebem os dízimos;
• Muita gente tem dúvida a respeito do dízimo;
• Muitas pessoas dão o dízimo sem saber a verdade a respeito do mesmo;
• Você não perderá a salvação por não ser dizimista;
• Você não será salvo por ser dizimista;
• O devorador de Ml 3.11 não é demônio, é gafanhoto;
• No Antigo Pacto, os judeus não davam o dízimo por amor ou por gratidão ou porque tinham que devolver o dízimo, eles davam o dízimo porque era lei, era mandamento e eles eram obrigados a dar;
• Em qual passagem bíblica aconteceu à transferência da tribo de Levi para os gentios receberem o dízimo? (Nm 18.21);
• Em qual passagem no Novo Testamento tem algum mandamento estatuto ou ordenança dizendo que é obrigatório a igreja dar o dízimo?
• Em qual passagem bíblica diz que o dízimo passou dos órfãos, das viúvas e dos pobres para o pastor?
Verdade!
Excelente conteúdo , DIZIMOS atuais são coisas modificadas pelos homens para o seu bem estar .
O problema de "ir além da sã doutrina dos apóstolos" descartamos a presença de Deus. Se os apóstolos não ensinaram o dízimo, nós como edificados na doutrina dos apóstolos não entregamos dízimos tb.
9. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas acredita estar indo além dele, não tem Deus; porquanto, quem permanece na sã doutrina tem o Pai e também o Filho.
(2 João, 1)
muito edificante
Obrigado prof
Professor,bom dia.
Faça um vídeo sobre as epístolas paulinas.
Ótimo estudo. Parabéns!
PS: quando possível, faça um vídeo sobre a Carta aos Laodicenses
Creio que Jesus disse pra doar tudo...e viver na fé Nele...
Que aula maravilhosa, obrigado por nos passar um conteúdo tão importante de maneira clara, professor.
Excelente vídeo! A verdade é soberana. Parabéns mais uma vez!
Parabéns professor. É incontestável quando explicado dessa forma. Comprovando através de documentos legais. Até mesmos as denominações que estipulam os dízimos aos membros devem entender que é uma contribuição por amor e que deve ser aceitável e não por força de lei. Tudo agora é por amor conforme cada um puder e desejar em seu coração.
Natalino de Abreu
E para manutenção da igreja e das pessoas necessitadas, como viúva, órfãos e forasteiros, e NÃO para enriquecer pastor.
Certo?
Uma forma de explorar os fiéis,safadeza pura
Foi bom ter esse esclarecimento. Pq as igrejas usam a ilustração da viúva no templo, assim induzem ao dízimo.
Sem dúvida a prática dos dízimos é uma prática exclusiva do povo judeu. Mesmo hoje entre o povo judeu os dízimo são destinado para ações de caridade e ajuda humanitária. Não ficando nas sinagogas ou nas mãos dos Rabinos. O que aconteceu ao longo da história foi que o cristianismo se apossou de um mandamento exclusivo
do povo judeu destinado ao serviço e sustento sacerdotal e levítico quando o templo ainda existia.
Os dizimistas Abraao e Jaco, nao eram judeus. E uma falacia restringir dizimo ao periodo conhecido como "Lei". Alem disso, Jesus e a maior prova de que a pratica do dizimo e boa, quando disse aos fariseus: " hipocritas! Voces DEVEM fazer estas coisas(dar o dizimo), sem omitir aquelas(a caridade)". (Mateus 23:23)
O fato de nao haver mencao da pratica do dizimo na igreja primitiva, nao anula AS PALAVRAS DE JESUS e os exemplos dos patriarcas.
Sobre dizimo judaico, ele deve ser EXCLUSIVAMENTE dado no templo(produtos agricolas); converte-los em "doacoes filantropicas" e adulteracao, a despeito da boa intencao. Pois lei e lei!!!
@@huntersfight8570 muito fraco teus argumentos amigo ,aceita a realidade dos fatos históricos que dói menos. Mas a prática em si é boa, mesmo não sendo judeu eu prático para instituições de ajuda humanitária e com isso o Criador tem me abençoado muito.
@@huntersfight8570 Prezado, Jesus viveu sob a Lei. Enquanto ele era vivo, existia o sacerdócio levítico e o serviço no templo. Com sua morte e ressureição, ocorreu a mudança da Lei, conforme Hebreus 7: 12. Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.". O dízimo, como mandamento foi estabelecido para o sustento da tribo de Levi, à qual não possuiria herança na distribuição da Terra e, por isso seria sustentada pelas demais tribos. Além disso, os dízimos também poderiam ser dados para o sustento do órfão, da viúva e do estrangeiro (Deuteronômio 26:12).
@@levil1957 meu caro, nao neguei que Cristo nasceu sob a lei; mas sim, afirmei que Jesus NAO PROIBIU a pratica do dizimo(isso esta explicito nas palavras dele).
Ora, voce deveria saber que, apesar do tempo chamado "lei" ter sido abolido, as praticas da lei continuam sendo boas. A constituicao brasileira, por exemplo, e baseada nas leis de Moises. Portanto, nenhum mal ha em uma igreja adotar a pratica do dizimo(contanto que nao o facam com a consciencia focada na lei).
Alem disso, o dizimo que voce citou, e outro tipo de dizimo(dado a cada tres anos), com o qual os necessitados eram tambem beneficiados; mas havia outra especie de dizimo: especifico para a manutencao do sacerdocio levitico; este, nada tinha a ver com a filantripia, e deveria ser cumprido AO PE DA LETRA.
@@huntersfight8570 Mas Cristo quando mencionou isso sobre dizimar ele ainda estava vivo e no período da Lei. Com sua morte a lei foi cravada na cruz e entramos na nova aliança. O véu se rasgou no templo!
Sempre com muita consistência!❤
Sou congregação cristã Brasil não temos o dízimo e nem um cargo ministério tem salário sou músico comprei meu instrumento aprendi a música voluntários ensinam e temos só coletas para obras piedade nescessitados e manutenção e construção templos
Para uma mente fechada, as palavras que o professor citou neste vídeo são loucuras! Mas para mim, são sabedoria e verdade.
Muito esclarecedor. Esse argumento está muito bem embasado em textos históricos que leva a conclusão da inexistência da pratica dos dízimos pelos cristão dos primeiros séculos. Porém, esse estudo não significa que devemos abandonar a prática de manutenção de um trabalho sério em prol da pregação do evangelho, seja ela uma contribuição missionaria, ou na sua igreja local, ou na manutenção de um obreiro ou pastor. Mas que, ao contribuir, o façamos com consciência , responsabilidade e espontaneidade e não por imposição.
Teacher você daria um bom Pregador & também Dublador
Parabéns meu nobre pelo trabalho
A origem dos salários do Clero: Cipriano (200-258 d.C.) foi o primeiro escritor cristão a mencionar a prática de sustentar financeiramente o clero. Ele arrazoava que da mesma forma como os levitas foram sustentados pelo dízimo, assim também o clero cristão deveria ser sustentado pelo dízimo. Mas isso representa um pensamento equivocado. Hoje, o sistema levítico está eliminado. Somos todos sacerdotes agora. Então se um sacerdote demanda dízimo, todos os cristãos devem dizimar-se mutuamente! O pedido de Cipriano foi bem incomum naquele tempo. Tanto que não foi apoiado nem divulgado pelo povo cristão naquele momento, mas muito tempo depois. Além de Cipriano, nenhum escritor cristão antes de Constantino jamais utilizou referências do VT para recomendar o dízimo. Foi apenas no século IV, 300 anos depois de Cristo, que alguns líderes cristãos começaram a defender o dízimo como prática cristã para sustentar o clero. Mas isto não chegou a ser comum entre os cristãos até o século VIII.
O dízimo migrou do Estado para a Igreja. Na Europa Ocidental, exigir o dízimo da produção de alguém era cobrar o aluguel da terra que lhe era dada em arrendamento. Na medida em que a cobrança do aluguel de 10% era entregue à Igreja, esta aumentava sua quantidade de terras ao longo da Europa. Isto resultou em um novo significado relacionado a esta cobrança de 10%. Chegou a ser identificado com o dízimo levítico! Por conseguinte, o dízimo cristão como instituição foi baseado em uma fusão da prática do VT com a instituição pagã. Pelo século XVIII, o dízimo chegou a ser um requisito legal em muitas áreas da Europa Ocidental. Pelo fim do século X, a diferença do dízimo enquanto imposto de renda e mandamento moral apoiado no Antigo testamento havia desaparecido. O dízimo tornou-se obrigatório ao longo da Europa cristã. Em outras palavras, antes do século VIII, o dízimo era um ato de oferta voluntária. Mas pelo fim do século X, ele passou a ser uma exigência legal para sustentar a Igreja Estatal - exigida pelo clero e colocada em vigor pelas autoridades seculares!
Quanto aos salários do clero, os ministros não receberam salários durante os primeiros três séculos. Mas quando Constantino entrou em cena ele instituiu a prática de pagar um salário fixo ao clero dos fundos eclesiásticos e das tesourarias municipais e imperiais. Assim, pois, nasceu o salário do clero, uma prática daninha que não tem precedente no NT.
Como já citado na aula anterior, em Mateus 6:33 o Salvador promete: comida para comer, roupa para vestir e lugar para dormir. Só essas coisas e ponto final.
Em 1ª Coríntios 9 quando Paulo defende ajuda aos apóstolos (hoje chamado de missionários): comida para comer, roupa para vestir e lugar para dormir, ele faz isso usando um paralelo de como era no V.T. o trabalho dos levitas. Mesmo assim, ele disse que sempre trabalhou para não ser pesado a ninguém.
Na primeira carta ele faz essa defesa do seu apostolado, bem como de Barbabé e outros emissários. Parece que a Igreja que se reunia em Corinto deturpou suas palavras, sendo necessário ele escrever a segunda carta, e no capítulo onze ele exortou severamente: chamou os obreiros de fraudulentos, ladrões, mercenários, que tinham interpretado sua carta de forma interesseira afim de vender o evangelho. Ele deixa claro que sempre trabalhou na construção de tendas, e que apenas duas vezes recebeu ajuda. Uma delas está em Filipenses 4:11 e 12, onde ele relata que passou fome e necessidades, mas que ele podia passar todas essas coisas pois o Messias o fortalecia. A Igreja fez uma coleta e o ajudou porque se não Paulo iria morrer de fome.
Ainda em 2ª Coríntios 11 ele compara os obreiros que comercializam a fé (hoje com direitos autorais, cobrando para cantar, para pregar mensagens esvaídas de evangelho, e cheias de avareza e adulterações) a Satan, que se passa por anjo de luz, ou seja, parecem obreiros bonzinhos, parecem bons irmãos, mas são lobos vorazes como disse o Messias em João 10.
Entretanto no final do capítulo Paulo não julga a salvação dos tais, dizendo que o fim deles será conforme suas obras.
Em Lucas 10, quando o Salvador diz para sairem de dois em dois, ele deixa claro que:
- não é para levar bolsa ou alforge (não armazenar nada material)
- não é para pedir nada a ninguém, apenas aceitar o que oferecem
- digno é o obreiro (trabalhador do Evangelho) do seu sustento (repito: sustento não é salário, é comida para comer... você já sabe)
Mas antes dos salários, vem o clero, a nata eclesiástica, certo?
Em Apocalipse Adonai deixa claro que abomina o nicolaísmo.
Nicolaísmo nada tem a ver com Nicolau, mas etimologicamente ela vem de dois sub radicais: "Nico" significa conquistar ou dominar em grego e "laíta" significa pessoas ou povo; daí, a palavra pode significar dominadores ou manipuladores do povo.
Lembra da expressão bíblica: "por avareza farão de vós comércio?"
O poder, a autoridade eclesiástica é o nicolaísmo, extremamente abominável e nojento para o Altíssimo.
O ancião Pedro em 1ª Pedro 5 deixou duas coisas bem claras aos irmaõs responsáveis pelo povo:
- não façam nada por dinheiro
- não dominem o povo (não obriguem)
Tudo deve ser espontâneo e voluntário.
A escadinha pirâmidal evangélica vem da fraca reforma protestante que manteve a estrutura do clero católico.
Em 1517 até uns 120 anos atrás só existiam: padre protestante e padre católico.
Herdaram do catolicismo o título proíbido de padre em Mateus 23:6 em diante. Vamos analisar:
Versículo 6: Principais lugares nas sinagogas (Tg 2 também fala sobre isso)
Versículo 7: E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
Versículo 8 ao 13: Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi (o título Rabi vem de Rabino, o líder do judaísmo e sinagogas. Note que o Messias está falando aos fariseus - judeus - mas para nós gentios e ex gentios, não havia cristianismo nem católico, nem protestante, portanto este título hoje equivale a "pastor e padre"), porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos (somos irmãos, nada mais que isso). E a ninguém na terra chameis vosso pai (padre e papa - antes de surgir o título "pastor" era padre protestante), porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis líderes (até 120 anos atrás não existiam esses títulos de hoje. Tudo começou com "reverendo" e depois "pastor", por fim "pastoras"), porque um só é o vosso Líder, que é o Messias. O maior dentre vós será vosso servo (os responsáveis pelos irmãos devem ser servos, servir o povo e não dominar o povo). E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
hildo tarcio dos santos excelente explicação, parabéns!
Control "C" control "V"
hildo tarcio dos santos concordo
Perfeito!!!
Perfeito
Muitos pastores distorcem essas passagens de Tessaloninenses e tantos outros dizendo que o trabalho deles (apóstolos) somente na pregação do evangelho e por isso deveriam receber salários em ofertas e dízimos. E isso nunca existiu. Já observei isso desde a minha juventude, pois estudei para padre, porém Deus abriu meus olhos. Emilson Cezar, professor, teólogo e servo do senhor Jesus Cristo. -SC
Muito erudito Oxalá todos os cristãos pudessem encarar a religião desta forma no que diz respeito ao dízimo venha ou não venha no novo testamento é uma prática que na minha opinião não deve ser aplicada de forma textual A sociedade atual Muitos parabéns ao professor
Que explicações magníficas e imparciais. Suas aulas são imperdíveis e incomparáveis.
As "raposas"adoram obrigar fiéis pagarem o dízimo.
Muitissimo obrigado professor respondeu c clareza e historicamente o q nenhum lider religioso nunca soube e sempre embaraçosos quando perguntado sobre o assunto.obrigado
Temos que entender que o dízimo no velho testamento virou tributo correspondente ao Imposto de renda, enquanto as ofertas eram direcionadas ao templo!
Olá prof. Jonathan.
Esses estudos abre bem a mente dando o conhecimento da verdade.
Sua maneira de explicar com essa mansidão ajuda muito na compreensão.
Que o Eterno continue a te abençoar para que você possa auxiliar as pessoas nos estudos levandoas no caminho de D'us.
Professor teria como vc fazer um vídeo ou série sobre a culinária, alimentação bíblica ?
Opaaa ótima sugestão
Gostei do esclarecimento sobre o dízimo.
O dízimo deveria ser pra ajudar a igreja e os necessitados e não para engordar a conta dos pastores.
Traduzindo...
Eles perceberam que isso daria muitoooooo dinheiro desde a antiguidade.
E quem criou essa coisas de dízimos foram os próprios bispos e sacerdotes...
Não foi uma ordem do eterno nem do Mashiach.
Foi a própria ambição do homem.
Ótimo estudo!!!
20:56 "Eu sou a Univxxxxx!" 😂
Aprendo muito com esse grande sábio parabenz amigo ...
EXCELENTE CONTEÚDO! Mas tenho uma pergunta, de tema divergente, mas que muito tem me interessado: quando Maria passou a assumir o protagonismo mariano de que hoje goza? É fato pacificado que a figura de Maria veio na verdade obnubilar e contrapor-se à imagem progressista (e talvez desestabilizadora e algo revolucionária) de Santa Tecla, cuja popularidade era imensa, sobretudo na igreja asiática? Obrigado! Abs =))
Tem algo a ver com o Concílio de Éfeso e o combate à heresia nestoriana. Não se esqueça que o cristianismo é dualista, que quer dizer que Jesus tem natureza humana e divina, indivisíveis mas distintas. Logo, Maria é a Theotokos, pois não seria possível gerar um homem-Deus incompleto. Nestorio ainda descambava para o adocionismo. Logo, o concílio reforçou essa posição.
Este protagonismo foi sendo desenvolvido de forma lenta durante os séculos, tendo o seu início basicamente no início do 4º século. No ano 381, veio o decreto da adoração da Virgem Maria. Tal adoração inspirava-se nos mistérios babilônicos.(Veja a semelhança do conceito de uma virgem mãe de deus adotada pela igreja romana com o que consta nos primórdios das religiões babilônicas: "De acordo com as lendas que envolvem os primórdios da babilônia e dos seus ensinos religiosos, Semíramis, esposa de Ninrode, era filha da deusa-peixe Deceto e de um jovem sírio. Após o trágico assassinato de Ninrode, Semíramis, mesmo ainda sendo virgem, deu a luz Tamuz. Nesse filho, segundo a própria Semíramis, seu esposo se havia reencarnado. A seguir, Semíramis proclamou a divindade de seu marido, afirmando que, sendo seu estimado filho o próprio pai reencarnado.era ela a própria mãe de Deus! E mais: disse ainda que seu filho Tamuz havia sido destinado a libertar a raça humana do jugo tirânico do Criador. O sistema religioso da babilônia apresentava com objeto de culto o Supremo Pai, a mulher como a Rainha do Céu, e o seu Filho. Os dois últimos eram realmente os únicos objetos de culto, já que o Supremo Pai, segundo dizia, não intervinha nos assuntos dos mortais. Desses antigos ensinamentos procederia, então, o culto da virgem-mãe e do menino-Deus. "A História do Cristianismo", p.29, 35. Abraão de Almeida). Fechado o parêntese, segue mais uns dados históricos: A adoção das rezas da Ave-Maria (a reza mais popular a Maria desde a idade média) e do Pai-Nosso, surgiram por volta do século 11 e, a partir de 1326, tornaram-se comuns entre todos os católicos; A reza do rosário, introduzida, no século 13, por São Domingos. Diversos papas têm reconhecido em Maria poderes onipresentes, oniscientes e onipotentes, que são atributos naturais ou morais exclusivamente do Deus Trino. Ex.: Gregório XVI, em 1841, ensinou que a virgem visita o purgatório, todos os sábados, para livrar dele certas almas privilegiadas; Nas Glórias de Maria, de Santo Afonso de Ligório, lê-se: "Sim, Maria, tu és onipotente [...], porque, segundo toda lei, a Rainha deve gozar os mesmos privilégios que o Rei." ( Jornal Folha da Tarde, São Paulo, 22/08/1977.); São Bernado (ou Bernadino) de Sena registrou: "Todas as coisas são sujeitas ao império da Virgem. Até mesmo o próprio Deus". (Guéranger, 1956, p.1064.); O Concílio Vaticano II pronunciou-se sobre Maria como sendo ela remida de um modo sublime, em atenção aos méritos de seu Filho, e unida a Ele por estreito e indissolúvel vínculo, foi enriquecida com a sublime missão e dignidade de Mãe de Deus Filho"... ( "História do Cristianismo", Abraão de Almeida, p. 77). Creio que estas fontes sirva de um bom começo para a sua pesquisa!
@@israeldecarvalhodrumondara2247 Obrigado! Abs =))
@@rafaeljesus5635 Agradeço em demasia sua solicitude!! Na verdade, o que tem me intrigado é a vida de Padre Pio, que tem no Brasil até uma associação cultural, a REGINA FIDEI, a qual disponibiliza documentos interessantíssimos, inclusive um SUDÁRIO DE PADRE PIO:
ua-cam.com/video/r5KPO-um7fw/v-deo.html
Ora, eu sou cristão (ou tento sê-lo), e muito me incomoda o protagonismo dado à figura de Maria (a quem respeito, e admiro, de fé pura), que não raro assume de fato concepções pagãs, assimilada aos cultos mais díspares e menos cristãos (inclusive, ultimamente, tem sido associada à casuística ufológica). Padre Pio dá-nos um exemplo cabal dessa fé extremada em Maria. O Padre Paulo Ricardo, homem de ilibada e cristalina cultura, também venera a santidade de Padre Pio, e da ritualística mariana. MAS: NÃO, MARIA NÃO É JESUS, e, em que pese à boa-fé de figuras sinceras do catolicismo, parece-me descabido atribuir à imagem da mãe de Jesus o papel deste, e até do próprio Deus. Esse tem sido o ponto, o busílis. Não vou, em absoluto, descrer dos Mistérios Cristãos e da divindade de Cristo (como, anos atrás, talvez vc se recorde, o documentário Zeitgeist se esforçou em fazê-lo), pois esse é um ponto de fé meu, mas me sinto encabulado, ou perplexo, quando vejo os milagres das aparições da Virgem ou de Padre Pio. O que está se passando (admitindo é claro serem estes verdades, pois se torna fácil, se assumirmos que são embustes)? A bússola da verdade cristã aponta em que direção?
Mais uma vez, agradeço a sua gentil atenção! Abs =))
Mauricio Silva
Mesmo se você não achar a resposta que procura, não desista de acreditar no que você acredita. Não tente achar fora, o que está dentro.
Estuda a fundo o que a igreja ensina.
Aquele que conhece a verdadeira fé não sai nunca de onde você está agora.
Compartilho com você algo que você vai gostar de saber.
Aqui está uma relação entre Jesus e Adão, e Eva e Maria.
Maria, mesmo estando mais oculta, ou um pouco difícil de ver ela, ela faz parte do plano de salvação.
Ela é co redentora com Cristo.
Você sabe que tudo que se cumpriu no Novo Testamento tem a raiz no Antigo Testamento.
Tenha em mente que Deus tudo criou com a força da sua palavra, mas quando foi criar o homem, não foi como as outras coisas.
Deus poderia fazer o homem com a força da sua Palavra como as outras coisas?
Sim!
Mas não o fez.
Igualmente, poderia ter enviado Jesus, e Jesus ter chegado aqui sem a necessidade de Maria?
Sim!
Mas não foi assim.
Você só vai entender das coisas de Deus se você tiver uma fé ESPIRITUAL.
Com fé intelectual, ou seja, querer ter resposta de algo para crer, você vai para o caminho oposto; pois nada nem ninguém consegue explicar Deus e seus designos.
Vamo lá.
Então aqui você vai ver que em Jesus e Maria se revertem os acontecimentos do princípio.
Você vai ver também que Maria faz parte do plano de salvação desde a criação. Pois Deus na sua infinita sabedoria, sabia que o homem iria cair, e já tinha o plano da salvação, antes mesmo da criação.
Você sabe que Jesus é o novo Adão!?
Então vamos comparar os fatos.
Adão e Cristo.
Ora, de onde provém a substância do primeiro homem?
Da vontade e da sabedoria de Deus e da TERRA VIRGEM, “Porque Deus não tinha feito chover sobre a terra __ Diz a Escritura __ e não havia homem para cultivar o solo.” (Gn 2,5)
Dessa terra, então, todavia Virgem, Deus tomou o barro e plasmou o homem, princípio do gênero humano. O Senhor, recapitulando em si esse homem, princípio do gênero humano, nascendo de uma Virgem por vontade e sabedoria de Deus, reproduziu o mesmo esquema de corporeidade para demonstrar a identidade da sua corporeidade com a de Adão, e para refazer, como foi feito no início, o homem a imagem e semelhança de Deus.
*** (Maria é essa terra Virgem e incorrupta, ou seja, sem pecado.)***
Eva e Maria.
Como, por causa de uma Virgem desobediente, (Eva) o homem foi ferido, caiu e morreu, assim também, por causa de uma Virgem (Maria) obediente a Palavra de Deus, [ o homem] foi ressuscitado e recobrou a vida. Pois o Senhor veio buscar a ovelha perdida, ou seja, o homem que se perdeu. Por isso, não formou um corpo diverso, mas, por meio daquela que descendia de Adão, conservou a semelhança daquele corpo. Adão, de fato, foi recapitulado por Cristo, a fim de que o que é mortal fosse submerso na imortalidade, e Eva em Maria, a fim de que uma Virgem, tornada advogada de uma Virgem, dissolvesse e destruísse com sua obediência de Virgem a desobediência de uma Virgem. O pecado cometido por causa da árvore foi anulado pela obediência cumprida sobre a árvore, obediência a Deus, pela qual o Filho do homem foi pregado na árvore, abolindo a ciência do mal, e proporcionando e doando a ciência do bem. O mal é desobedecer a Deus. O bem é, ao invés, obedecer.
***(Aquilo que Jesus precisava de Maria Ele recebeu, manteve e levou com Ele. “Terra Virgem, carne de Adão, obediência a Deus “.)***
Então se tudo se reverteu em Cristo, aquela terra Virgem que deu origem ao homem que se corrompeu com o pecado e a desobediência, Maria sendo essa terra Virgem que recaptula o novo Adão, se mantém Virgem e incorrupta.
A terra se corrompeu, Maria não.
Por isso é falso também quando tentam fazer as pessoas acreditarem que Maria consumou o matrimônio e teve mais filhos.
“Por uma Virgem mesmo tendo marido (Eva) entrou o pecado.”
“Por uma Virgem mesmo sendo casada (Maria) entrou a salvação.”
Muito esclarecedor tudo na bíblia .
Boa noite. Muito bom este vídeo pra esclarecer a prática os irmãos evangélicos de forçar a cobrança do dízimo
Professor sábio !
Obrigado professor .
Esse vídeo deu uma clariada legal
Obrigado 👋👋👋👋👋🕌
Boa tarde, volto na minha compreensão, dízimos e ajudar os necessitados, e ofertas confere a posse de cada um de nós. Gostei do vídeo
José Luiz Porto Belo SC, parabéns muito bom a gente aprender, sempre fui obrigado a dar o dízimo em minha igreja embora muitas vezes não concordar, hoje entendo que tudo tem que ser voluntários sem obrigações, como Paulo disse: cada um contribua segundo propôs no seu coração, não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça.
As ofertas são voluntária, o dízimo é 10 porcento e no novo testamento não se manda mais pagar , somente as ofertas
A paz do Senhor Jesus Cristo.
Muito bom, só não aprende quem não quer.
Uma coisa é sistema religioso, outra coisa é a bíblia.
O sistema diz que é obrigatório, Mais a bíblia diz que é voluntário.
Oferta e dízimo são formas de agradecer a Deus e mostrar amor ao próximo minha posição.
Já me inscrevi.... likeandooooooo... ótimo vídeo... prima didática professor. Parabéns.
Excelente análise sobre dízimos na igreja cristã.
Esse assunto precisa ser debatido, a prática do dízimo institucional não encontra respaldo nos textos apostólicos.
A CCB ( Congregação cristã no Brasil) é um exemplo de denominação cristã que se mantém com ofertas voluntárias e anônimas de seus membros.
Gosto mto de ouvir vc . Tem mta sabedoria. Que Deus te abençoe 🙏
Tristeza profunda ao lembrar de tudo q Jesus passou até o sacrifício na cruz. Os Apóstolos sua dedicação e entrega tbm c sacrifício todos foram martirizados, tudo por nossa Salvação, ensinamento da palavra e a mensagem de Jesus.
E triste ver o comércio as empresas milionárias q se transformou explorando o Amor a bondade, generosidade, sublime da fé no Altíssimo e Soberano Deus e Jesus. Empresas milionárias c canal de TV. Fazendas, mansões, aviões. São todos ladrões de Deus e Jesus. O Castigo será eterno, e quem os seguem ñ são incautos, são conscientes da enganação a maioria estão comprando sua salvação.
Estudo fenomenal! Parabéns!
Excelente estudo, o que nos liberta do mundo religioso e humano onde o diabo comanda e dissemina o mal, é o estudo profundo da Palavra de Deus e materiais auxiliares históricos como do professor Jonathan qual sou muito grato a Deus por seus vídeos. Ajudando um pouco mais aos que acompanham o canal, como eu, como a Bíblia diz em Atos 2:42: "Que os primeiros cristãos vivam unidos nos ensinos dos apóstolos/doutrina dos apóstolos", então esta carta "Constituição dos Santos Apóstolos" dos Séc. III e IV, não pertence ao ensino dos apóstolos, mas homens criaram essas regras, o que vem de Deus veio com Jesus e com os apóstolos, então nos faz entender que o que é espiritual é da era aostólica, o que sai desse arco não vem de Deus mas de homens. Assim, a prática do dízimo obrigatório é prática que não provém do ensino de Jesus, e o que não vem de Jesus e dos apóstolos não vem de Deus (2João 1:9). ESTUDE A BÍBLIA CONOSCO, somos discípulos de Jesus e nosso objetivo é Mateus 28:18-20) "Fazer discípulos de todas as nações" num compromentimento com a Palavra de Deus tendo como espelho a IGREJA PRIMITIVA.
Parabéns professor pelos vídeos.
Louvado seja o único ETERNO CRIADOR!!🙌🙌🙌🙌
Grato PROF
Obrigada pela à explicação
Esse vídeo é bem explicativo e esclarece muito bem essa questão do dízimo .