Os documentos são milenar , são documentos escritos muitos anos após o outro ,muita coisa se perdeu,foi montado um quebra cabeça,o que temos são fragmentos ,e muitas suposições,o que vai prevalecer e a fé.
Isso tudo aumenta a minha fé. Pois me motiva a buscar a explicação para tudo isso. E como sempre eu encontro a explicação para esses "possíveis erros e contradições." Logo eu leio mais e busco mais. Obrigado!
🕊💝... *Concordo com vc. Pois, quando se põe em dúvida as viagens de Paulo, ou se afirma que Lucas deve ter cometido um equivoco, colocamos em dúvida a inerrância e a credibilidade da Bíblia. Ou melhor, não apenas da Bíblia em si mesma e sim, do ESPÍRITO SANTO que inspirou os seus escritores. Houve 4 reis Herodes... A genealogia de Lucas e Mateus são diferentes porque um escreve a partir da descendência de Maria e o outro de José... não vou perder mais meu tempo comentando, pois a fé é a certeza das coisas que não vemos. Se eu colocar 01 gota de cianeto num copo d'água, eu terei um copo de veneno. E se eu colocar uma gota d'água num copo de veneno, vou continuar com um copo de veneno... em suma, tudo aquilo ou todo aquele que põe em dúvida a palavra de DEUS, eu não vou digerir pois o que vier dessa fonte está contaminada. Apenas deixo nas mãos do SENHOR, pois ELE saberá como recompensar a cada um.*
@@michelinelimalangner4243 , caramba! Karl Sagan tinha razão quando dizia: "não importa os argumentos dados quando a pessoa tem uma incrível necessidade de acreditar".
@@michelinelimalangner4243 nada disso as duas genealogias sao DE José pq assim está escrito :"Jesus filho (como se cuidava) de José.........etc se fosse a genealogia de maria começaria com maria sua burra aprende a ler e quando aprender vem com argumentos melhores
MUITO obrigado pela valiosa aula, prof. Jonathan. O senhor celebra o conhecimento com muita competência. Sou seu admirador. Muito obrigado, prof. Julio Cesar.
Professor gosto muito de seus ensinamentos . ESTOU ACOMPANHANDO QUASE TODOS OS SEUS VÍDEOS E PRETENDO VER TODOS. PARABÉNS PELOS VÍDEOS.que Deus o abençoe SEMPRE
Parabéns pelo vídeo!! Hoje não professo fé alguma, mas historicamente acho bastante interessante aprender sobre a história das religiões. E nesse sentido o seu canal é referência!
Tome cuidado com os "professores" do UA-cam. Quando vc entende que na Época de Jesus haviam dois calendários, e horários, o Judeu e o ROMANO, fica fácil perceber que " A CONTRADIÇAO IRREFUTÁVEL" da hora que Jesus foi crucificado, na verdade, É PLENAMENTE COMPREENSÍVEL. Basta estudar a cultura e contexto pra perceber QUE NÃO HÁ CONTRADIÇÃO NESTAS DUAS PASSAGENS. Quando vc aplica a hora citada por MARCOS a um Calendário e a de JOÃO a outro calendário, vc percebe que as horas batem. Os romanos contavam as horas de meia noite à meia noite, como fazemos hoje, então a a sexta hora citada por João, seriam 6 horas da manhã, de hoje. Ou seja, a hora do Julgamento de Jesus e de sua Sentença de morte. O que daria tempo suficiente para todos se prepararem e crucificarem Jesus às 9 horas, como cita Marcos. Prova de que João usava o sistema ROMANO de contagem de horas era que, ao citar o ressurgimento de Jesus em João 20, a noite do dia que Jesus aparece é considerado o mesmo dia (primeiro da semana, Domingo) pelo autor. O que seria estranho se ele usasse o sistema de contagem Judeu, que diz que o dia subsequente começa já no final da tarde do dia anterior. Ou seja, se fosse no sistema judaico, Jesus teria ressurgido nesta passagem no segundo dia da semana e não no primeiro. Como JOÃO usava a contagem de dias ROMANA, que só termina à meia noite, Jesus, pra ele, ressurgiu no mesmo dia, o primeiro da semana.
Parabenizo pelo excelente trabalho de relacionar as incoerências encontradas nos Livros Sagrados do Novo Testamento. Pelo que estudei a respeito dessas contradições, nesse período não havia tantas referência históricas de fatos ocorridos, mas apenas relatos de pessoas que vivenciaram e aqueles que contaram de um para o outro o que viram e ouviram. Claro que essa forma de relato, causará muitas distorções, quando " homens " inspirados ou não, descrevem uma " Verdade Sagrada" ainda que sejam àqueles que vivenciaram as cenas reais.
Obrigada professor Jonathan pela sua dedicação! Realmente esse trabalho que você faz nem deveria ser um curso gratuíto, mas agradeço por ser hahaha. Estou acompanhando seus estudos um a um da playlist e está sendo muito bom abrir a mente para alguns fatos históricos em vez de somente a teologia. Deus o abençoe 🙌
Viva. Após a visualização do vídeo, foi estudar uma das supostas «contradições». A palavra grega que se encontra em João 19:14 e que foi traduzida por dia de preparação é «παρασκευη» que significa literalmente «sexta-feira». Fazendo uma nova tradução, o que texto está a dizer é que se tratava de uma sexta-feira de Páscoa, isto é, além de ser sexta-feira, também era dia de Páscoa. Esta mesma palavra encontra-se em Marcos 15:42 referindo ao dia de preparação, isto é, véspera de Sábado, sexta-feira. Juntando o versículo 6 do mesmo capítulo 15 do livro de Marcos, temos exatamente a mesma informação nos livros de João e Marcos. Curioso, encontrei esta palavra uma terceira vez em João 19:31 referindo-se ao dia de preparação -> sexta-feira e não dia de preparação/anterior da Páscoa. A palavra grega traduzida como Preparação encontra-se em Mateus 27:62; João 19:42 e Lucas 23:54 referindo-se em todos eles ao dia anterior ao Sábado e nunca de preparação de nenhuma festa. Pelo que foi descrito, não existe nenhuma contradição neste caso. Penso que antes de efetuarmos alguma afirmação, temos de estudar bem o texto no seu original. Um grande abraço.
Muitíssimo obrigado por texto explicativo. É fundamental termos esse comentário por aqui, esse sim! Com informação madura, convicta, lógica. Realmente alguma informação que está já fixada em nosso conceito por tantos anos e ser assim tão confrontado sem termos outras referências fica bem difícil e até confuso. Seu comentário até me confortou de certa forma, é muito desagradável ter uma informação dessa a qual Jesus morreu Sexta ou Quinta..
João 19:31 diz que o dia seguinte à crucificação era um “megas hemera”. Um “megas hemera” é quando dois sábados coincidem (Páscoa que é um sábado anual +sábado semanal lembrando que os dias também são contados a partir do por do sol). Em João, a Páscoa seria comida nessa noite. Isso explica porque é que em João 13:16-20 os discípulos pensavam que Judas saiu mais cedo da santa ceia para comprara as coisas necessárias para a Páscoa (Jo 13:1-2 também diz que a ceia ocorreu antes da Páscoa). Na madrugada seguinte os sacerdotes já nem queriam entrar no Hall de julgamento porque queriam comer a Páscoa. Jo 19:14-17 diz que (essa sexta feira) era “Paraskeuē da Páscoa”, e 19:31 diz que esse sábado seria um "megas hemera" (não há megas hemera nos sinóticos e nesses 3 livros a ceia foi o próprio jantar da Páscoa, dito pelo próprio. Resumindo nós sinóticos Jesus morreu no dia 15 e em João no dia 14 (sendo para João o Cordeiro que tira o pecado do mundo)
@@iechromefox Viva, eu olho para o «Megas Hemera» como o dia de Sábado sendo um dia especial para os Judeus. Podia me dizer onde se encontra a informação que referiu acima? Se Jesus e seus discípulos celebraram a ceia na quinta-feira, foi antes da Páscoa, pois ela seria celebrada no dia seguinte. Se a Páscoa coincidisse com o Sábado, o Mestre teria morrido no dia 13. Fazendo uma tradução correta de Mateus 27:15, era no dia da festa que o presidente soltava um preso, isto é, no dia em que Jesus foi crucificado. Como já referi, segundo a minha interpretação, o Mestre morreu numa sexta-feira, dia 14 de Abibe, dia de Páscoa. Se tiver o gosto de saber em que ano Jesus morreu, é só pegar no Calendário Hebraico e procurar próximo da década de 30 do primeiro século. Um grande abraço.
Por isso lhes envia Deus a operação do erro, para que dêem crédito à mentira, a fim de que sejam julgados todos os que não deram crédito à verdade, antes tiveram prazer na injustiça. 2 Tessalonicenses 2:11,12
Professor o senhor é uns dos exelentes professor historico e teologico que eu já conheci. Sou um grande admirador do senhor da maneira profissional qual sabes conduzir um estudo. Parabéns e muito obrigado por estar me ajudando a cada dia a estar me sentindo próximo da verdade da Torá.
@@Adsonguedessa Ele mesmo diz que não acredita em Deus, agnóstico que eu saiba ainda deia uma brecha para crer em Deus, caso isso tenha evidência....mas no fim das contas não é um abismo como vc escreveu acima. Inclusive ele foi entrevistado em canal de ateísmo...que inclusive trata o teísmo com desdém e pouco caso. Por isso vejo como perigoso as pessoas acreditarem no que ele prega aqui sem tentarem ouvir outros pontos sobre o mesmo fato.
@@Adsonguedessa Ta aqui o título do vídeo da entrevista dele pelo ateu Daniel Gontijo: "Pq não acredito em Deus" ua-cam.com/video/3P_ArTGGQgc/v-deo.html Alias o canal do Gontijo é bem superficial sobre esse tema, está atrasadíssimo em relação do que acontece hoje nod ebate entre ateísmo e teísmo
@@mauzolito Sobre a entrevista, eu me recordo de que ele deixa em aberto a possível possibilidade de acrescentar alo novo, baseado em fatos é claro. Mano você acredita em Deus? Se sim; eu também acredito. Mas será que cremos no mesmo Deus? Eu creio no Deus de Israel, Aquele que Único Fez maravilha e sozinho abriu o mar em 12 partes para o seu povo eleito passar; e afogou a todos o opressor e os seus cavaleiros, todos foram tragados pela a forca salvadora do Eterno, nenhum deles restou. Deu a Torá para os seus eleitos e o fez uma nação como havia prometido a Abraão, quando amarrou a Isac o seu filho para dar ao Eterno como uma oferta de elevação, fez maravilhas no deserto, Fez o seu povo ouvir a Sua voz, com voz de trovão, Deu ordem e leis para todas as gerações, leis perpétuas, Mezuza, Tefilins, Tsitzit, Talmuld, Kabalá, Shachari, Minchá, Etc. Estatutos por todas as gerações.Mas eu o sirvo como um Bnei Noach, você sabe o que significa? é um judaísmo assim digamos para nó judeus Se você crer no Deus de Israel então você conhecer? Pois muitas pessoas dizem que servem ao Deus de Israel, mas o seus preceitos desconhecem, se não conhecem os preceitos para Bnei Noach ou para um Judeu, logo serve ou crer em outro deus, e não no Deus de Israel, correto? Por quer te fiz essas perguntas e indaguei um pouco sobre a minha fé? Porque não conhecemos nada sobre o Deus que o nosso próximo crer ou não. Muitas fezes estamos tão inflamados e aprisionado na Matrix, que não conseguimos expandir os nossos horizontes intelectuais, não nos permitirmos irmão os mais alem do que nos foi limitado, o que nos foi implantado como o certo e o errado, o bem e o mal, se acredita ou não acredita. Quando damos importância em demonstrar que a outra pessoa, por alguma razão lógica, desconstruiu o seu mundinho velho e vai para um novo mundo bem mais distante do mundo velho que uma outra pessoa ainda nele vive, quando a que está na matrix se depara com alguém que não está mais dentro de sua realidade ela sofre sofre porque não consegue sair dele, e sofre porque não quer sair e não aceita que outrem saiam e sejam felizes acreditando que, a verdade ela roupa as amarras da ignorância, e desvio todo e qualquer conceito de liberdade, pois uma definição de liberdade nada mais é ; quê uma gaiola com asas. Por favor, não é nada pessoal.
É necessário fazer uma distinção entre o que é contradição e o que é diferença! Você da o mesmo tratamento a todas como sendo “contradições “ . Por exemplo, en Atos diz que os judeus de Damasco tramaram contra Paulo enquanto na epistola diz que o etnarca do rei Aretas deliberou prender Paulo. Aqui não vemos duas informações que se contradizem, mas duas informações DIFERENTES, sendo que ambas podem ter sido verdadeiras, sem que haja contradição alguma. E até possível que alguns judeus e o etnarca tenham deliberado juntos sobre Paulo. Em Atos diz que Paulo esteve em Jerusalém antes do Concilio em 3 ocasiões, por outro lado na epístola diz que foi só uma vez. Estas duas informações não se contradizem, apenas são diferentes, e o fato é que esteve em Jerusalém antes do Concílio. Assim podemos ver que a maioria destas supostas “contradições “ na verdade são diferentes visões vindas de fontes diferentes e nunca existindo dentro de uma única fonte. E são detalhes periféricos que não alteram o núcleo histórico dos acontecimentos. Desejo fazer uma observação: em Atos nunca se diz que Paulo estava em “constante “ contato com os discípulos, ai você mencionou algo inexato. Nas passagens por você citadas, não se especifica o tempo que passou com os discípulos!!! A maioria destas aparentes contradições podem ser resolvidas e não desmerecem o valor histórico do novo testamento, feito por varias pessoas, em momentos diferentes, em circunstâncias pouco favoráveis e da melhor forma que puderam!
Se o capeta consegue desmoralizar a biblia e provar q ele nao existe esta feita a destruiçao.do ser humano e muitos.homens ajudam nisso teologos.professores mas esta escrito:as coisas espirituais se discernem.pelo espirito e as carnais pela carne q.espirito esse alienados tem?
Também percebi isso na análise das camadas contradições. É mais importante notar ainda, o que não é feito no vídeo, que o escritor de Atos dos Apóstolos vê os fatos de longe e registra o que vê e presencia de forma geral, já mas cartas de Paulo é ele o narrador que pode muito bem acrescentar detalhes que ficaram longe das vistas dos outros. É importante entender também que Paulo narra para diversos públicos o que é óbvio concluir que, a depender do objetivo do que se diz, fatos podem ser omitidos ou acrescentados para se chegar a determinada finalidade.
Eu acho que vc tem de procurar um dicionário para entender realmente,o significado das palavras.tramar e deliberar são palavras totalmente diferente,cala a boca seu burro.ouve e fica quieto.Afff!!!!!kkkkkkkkkk
O que o vídeo diz é extremamente complexo e exato. Não se pode ter contradições ou como alguém aí disse” pôde-se “ adicionar algo . Sendo livros Santos ,não deveria haver nenhum tipo de “Diferença” . Eles teriam que estar em uníssono ,pois estão falando sobre Jesus ,e não de uma pessoa qualquer,portanto ,o cidadão aí que escreve bonito e diz que não são contradições e sim “ diferenças” não sabe o que está dizendo. Uma coisa que tenho absoluta convicção de que não aconteceu,é que Poncio Pilatos teria lavado as mãos em relação a Cristo! Hora,temos que ler a história! Ele era um governador Romano,vcs realmente Acreditam que ele estava preocupado com a crucificação de Cristo?? Para ele Cristo era somente mais um agitador ,nada mais do que isso. Pilatos,como todo imperador ou governador Romano simplesmente matava aos milhares,vcs realmente acreditam que ele estava preocupado com Cristo? Vamos para de assistir os filmes de holiwood e pensar que é verdade ou que é histórico. Cristo foi importante parar os cristãos,não para o governo romano,ele ,do ponto de vista Romano era só mais um para ser esmagado pelo rolo compressor Romano,nada mais que isso! Acordem e parem de falar besteira. Usem um pouco a razão ,é bom e liberta.
@@carlosahmadwaked265 os livros não são Santos não são sagrados não são místicos são sujeitos a erros como quaisquer outro o problema é q a religião colocou o livro em um lugar q Deus não o colocou
Assisti a seus vídeos "contradições". Cheguei à seguinte conclusão: se depois de tanto estudo o professor não se entregou a Cristo, vem colaborar com duas vertentes: 1- Jesus continua combatendo o Farisaísmo, que conhece as Escrituras como a palma da mão mas não as carrega no coração. 2- a doutrina da eleição: Deus resgata os seus escolhidos antes da fundação do mundo. Que Deus continue fazendo sua obra no teu 💜❤. Excelente estudo, só veio confirmar a minha fé! Não há contradições, uma informação completa a outra. É claro isso. São relatos escritos muitos anos depois dos acontecimentos. Sem internet, sem jornal, sem rádio e TV, até que as informações são super precisas! Achei ótimo
@@mardonio.sousa2 fanático pelas escrituras, meu caro. Abra os olhos que as coisas escritas ali estão acontecendo debaixo das nossas barbas. Leia Ezequiel 38-39, procure a linhagem dos povos descritos ali e veja a guerra atual. Se mesmo assim não mudar de ideia, considere-me apenas um fanático. Ficarei feliz.
@@haterdoirreal823 , o que tens a falar do Alcorão? De Buda? A perseguição ao cristianismo, bem como aos cristãos, é algo que salta aos olhos de qualquer ateu com mais de dois neurônios. Por que buscam analisar a Bíblia com um rigor científico que não é posto em outras religiões? É claro que contradições irão ocorrer no texto bíblico, até porque ele só foi para o papel no séc. IV. A tradição cristã começa via oral! Agora, tenha certeza, essas ditas contradições não chegam a 1% do texto bíblico.
Canal fantástico, sou cristão e fascinado por teologia, o que me faltava era um professor como vc que ensina história de vdd sem viés religioso… isso é riqueza.. vlw
Boa tarde Prof.Jonathan Matthies ! O Professor poderia fazer um vídeo específico sobre a comunidade de qumrán, a importância do ponto de vista acadêmico dos manuscritos encontrados nesta comunidade , o contraste entre o judaísmo deste grupo e o judaísmo farisaico.
A única coisa que sei✔️ E que nada sei❌ Quando penso que aprendi ✔️ Penso que nada foi ❌ O que sei é que a gente aprende, acha que sabe fica velho e esqueci tudo, daí ninguém sabe de nada!📴
@@franciscolimaoliveira8699 😆😆😆😆melhor resposta kkkk continuemos a aprender com nosso excelente professor. E com certeza quanto aprendemos, mas queremos aprender 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
Não só o Novo Testamento, mas também o Velho Testamento, especificamente a Torá está repleta de disparidades. O que é algo comum em um conjunto de livros escrito por pessoas diferentes, ponto de vista diversos e em épocas distintas. A fé é que move o justo e não dados históricos, científicos ou acadêmicos.
Muito bem colocado... sem fé é impossível agradar a Deus e ter alguma esperança, é a fé que nos move e nos faz crer que um dia tudo vai ser bem melhor....
CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA -No primeiro dia da criação, Deus cria o Céu, a Terra e a Luz (Gênesis 1:1-5). -Mas só no quarto dia Deus cria o Sol, a Lua e as estrelas (Gênesis 1:16-18). -Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4). Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23). -Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33). -Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29). -Deus se arrependeu (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10). -Noé levou dois animais de cada espécie na Arca (Gênesis 6:20). -Noé levou sete pares de animais limpos e um par de animais impuros (Genêsis 7:2). -O dilúvio durou 40 dias e 40 noites (Gênesis 7:17). -O dilúvio durou 150 dias (Gênesis 7:24). -Após o dilúvio, a terra secou em um mês e vinte sete dias (Gênesis 7:14). -A Terra secou depois de onze meses (Gênesis 8:13). -Toda a terra tinha uma só língua (Gênesis 11:1,6-9). -Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5). -Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36). -Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12). -A terra vai durar para sempre (Salmos 104:5) (Eclesiastes 1:4). -A terra será destruida (II Pedro 3:10) (Hebreus 1:10-11). -Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência (Êxodo 9:3-6). -Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25). -Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3). -O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26). -Proibição do roubo (Êxodo 20:15). -Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22). -Deus proíbe a fabricação de estátuas (Êxodo 20:4). -Deus ordenou a fabricação de estátuas (Êxodo 25:18). -Deus não pode mentir (Números 23:19). -Deus enviou um “espírito” mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22). -Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38). -Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7). -Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50). -Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37). -Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17). -Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28). -Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32). -Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39). -Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15). -Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20). -David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9). -Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43). -Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5). -Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10). -Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12). -Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4). -Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4). -Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18). -Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18). -Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1). -Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1). -Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24). -Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25). -Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30). -Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30). -O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7). -O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos Judeus (Lucas 7:2-3,6-7) -Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4). -Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28). -Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9). -Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5). -Deus fala a respeito de sacrifícios com os filhos de Israel libertos do egito (Levítico 1:1-9). -Deus nega que houvesse dito algo sobre sacrifícios naquela ocasião (Jeremias 7:22). -O filho não deve ser castigado pelo erro do pai (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4). -Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9). -Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão (Romanos 5:12). -Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16). -Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23). -O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12). -O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27). -Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13). -Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27). -São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20). -Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9). -Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12). -Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11). -Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16). -Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27). -Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19). -Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36). -Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12). -Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12). -Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30). -Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11). -Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10). -Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28). -Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42). -Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14). -Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:8). -Jesus lhes disse que deveriam andar descalços (Mateus 10:10). -Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7). -Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7). -O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8). -O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9). -Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42). -Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18). -Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42). -Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47). -Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2). -A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21). -Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37). -Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30). -Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47). -Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20) -A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19). -Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35). -Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22). -Jesus manda amarmos uns aos outros (João 13:34-35). -Você não pode ser um discípulo de Jesus se amar seus pais (Lucas 14:26). -Vestiram Jesus com um manto carmesim (Mateus 27:28). -Vestiram Jesus com um manto púrpura (Marcos 15:17) (João 19:2). -Após Pedro ter negado Jesus, o galo cantou pela segunda vez (Marcos 14:30,57-72). -O galo só cantou uma vez (Lucas 22:34,60-61) (Mateus 26:34,69-74) -Deus habita nas trevas (1 Reis 8:12) -Deus é luz (I João 1:5). -Deve-se julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15). -Não julgue para não ser julgado (Mateus 7:1). CONTRATAÇÕES NOS 10 MANDAMENTOS -Êxodo 20:3-17 1-Não terás outros deuses diante de mim; 2-Não farás para ti imagem de escultura; 3-Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; 4-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar 5-Honra a teu pai e a tua mãe; 6-Não matarás; 7-Não adulterarás; 8-Não furtarás; 9-Não dirás falso testemunho; 10-Não cobiçarás. -Em Êxodo 34:14-26, os mandamentos sofrem alterações: 1-Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; 2-Não adorarás a nenhum outro deus; 3-Não te farás deuses de fundição; 4-A festa dos pães ázimos guardarás; 5-Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás; 6-Também guardarás a festa das semanas; 7-Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS; 8-Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado; 9-As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR teu Deus; 10- não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
Professor de quem está falando Isaías 7:11-14,9:6,42:1-9,49:1-6, 52:13-53:12,? Se o capítulo 7 especificamente sobre o chifre pequeno,se o capítulo 7 de Daniel tem relação com o capítulo 2 e o capítulo 2 fala sobre as pernas 🦵 e pé 🦶 de barro e ferro,e está relacionado com o capítulo 7 sendo Roma da 4º besta. O chifre pequeno sai de Roma ? Se o chifre pequeno sai de Roma como o chifre pequeno pode sair dós selêucida que são um dos generais de Alexandre,e os selêucida vem do reino do Sul ou seja Egito 🇪🇬 Daniel 11. Resumindo o chifre pequeno sai de Roma ou do Egito? Obrigado professor 👍
Eu pude notar ao longo do vídeo várias vezes o professor enfatizando o fato da autonomia de Paulo, pois bem o professor só não enfatizou o que ele mesmo leu, que está autonomia de Paulo foi dada pelo nosso Senhor quando os anciãos da Igreja separaram Paulo e Barnabé para o trabalho missionário, outrossim o professor enfatizou o fato de Paulo ter recebido aprendido por revelações, só que o professor se quer deu o trabalho de dizer para os seus seguidores que os ensinos de Paulo recebidos por revelação não ferem nem desabonam os ensinos que os demais apóstolos receberam quando andaram com Jesus. O professor me pareceu jocoso no seu comentário pra não dizer tendencioso.
Vou assistir esse vídeo por inteiro hoje, mas adianto que eu encontrei contradições sim, no NT. Quero ver se serão explicadas aqui. Farei um vídeo e publicarei em meu canal, depois convidarei o nobre e quem mais desejar oferecer explicações. Meu lema não é desrespeitar, nem ser insolente. Meu lema é a verdade.
Conheci esse canal recentemente. Que tesouro descoberto. O professor Jonathan Matthies tem o um dom incrível de lançar luz sobre a bíblia de uma forma pedagógica, racional e sendo muito sábio nas suas aulas.
@@aroldopita9710 ifelismente existem tantos acréscimos bem como sofismas e muito mais. Porém cabe a quem tem bom senso buscar ao espírito santo que o revele."pq a letra mata maiso espírito vivifica"" sou crente no criador não na imperfeição da mão humana...
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
@@avelinoefamilia Lc 16:16-17: "A lei e os profetas duraram até João; desde este tempo o reino de Deus é pregado, e todo homem esforça para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra, do que faltar um traço da lei." O Hasatan é muito esperto, quis separar o Messias da Torah criando cristianismo e judaísmo, mas a verdade é que o Messias veio cumprir a Lei e nós como seguidores devemos fazer o mesmo, cumprindo a Lei e os Profetas.
@@yahudatribo2096 UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO, IMPOSTA por Jesus, a quem deseja CONHECER A VERDADE e ser Liberto? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Mas NÃO BASTA "crer Nele": É FUNDAMENTAL OBEDECER ao Ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém? Quando foi que Cristo ou algum apóstolo se envolveu na política e com o poder DESTE mundo?
@Minutos Bíblicos, chamar inconsistência lógica de rebeldia é uma estratégia maligna, afinal de contas está a se condenar os racionais pelo erro dos escritores deste livro mau escrito, irracional e leviano.
@@assissoteropolitano imagina quantas supostas revelações de Deus fizeram os homens decairem em guerra e em sangue. Provavelmente nao devem ser revelações divinas e sim o ego de homens.
João usa o sistema horário romano (das 24h às 24h), enquanto Marcos usa o horário judaico (das 6h às 18h). Segundo Marcos (Mc15:35) Jesus foi CRUCIFICADO às 9h da manhã (terceira hora do período judaico). E segundo João (Jo19:14), Jesus foi JULGADO às 6h da manhã (sexta hora do período romano). Conclusão: isto NÃO é contradição. As geneologias também estão corretas. Um talmid cita a linhagem paterna e o outro a linhagem materna.
Correto.mas os encapetados fazem de tdo.p.tenta destrui a verdade sabe pq?se nao existe verdade nao sou obrigado a seguir nada..e o capeta adora o nao seguir nada vc pode tdo vao crianças façam.oqe.quiser aff
@@xvideos22 na verdade ela era sim virgem ate o.nascimento de jesus.mas ele era.pai de criaçao,pq.jesus e fruto do espirito santo com.a.maria..jose e pai.pq.criou,assim como adotar uma criança
@@mig72andras27 me desculpe, mas mas Jesus tendo José apenas como pai de criação não o torna descendente legitimo de Davi, e sim apenas um criado de José.
@@xvideos22 vc esqeceu da linhagem de.maria!geralmente os judeus casavam entre irmaos ou primos abraao fez isso.e isaque e outros..trazendo.assim a linhagem.de davi para jesus
É como digo; se o homem corrompeu os escritos sagrados, ainda assim João 3:16 e 14:06 são suficientes para ligar o ser humano ao Reino do Altíssimo. Se toda ela foi danificada essas duas passagens são suficientes para nós conduzir a vida eterna.
Os discípulos escreveu muito depois e não tinha condições de lembrar de tudo afinal eram ser humano e não deuses! Pra isto tem historiadores hoje ! Pra ter o que fazer ! Trabalhar em pesquisa redescobrir certinho o que eles erraram, temos olhar de forma racional não achar que eles nunca podia errar! Eu leio a bíblia olhando para a época e tudo bem ! Essas contradições so aumentam minha fé em um DEUS lindo que fez o céu a terra ! Não sei como! E me da chance de viver e desfrutar das coisas boa ! Jesus Cristo nunca escreveu! Mas o que escreveram sobre ele me encantou😍! Nem precisava de ter escrito mais nada ! Seu exemplo e muitos mestres de outras religiões que escreveram sobre eles! ja basta ! Tomei um asco religião 😏 Principalmente a minha ! PARABÉNS Professor seus trabalhos são ótimos de muita clareza e muitos conhecimentos específicos para cada assunto abordando sempre trazendo as raizes grego e hebraico !😊 ETERNO te abençoe! Te guarde você e sua familia ! Só percebi sua colocação que Jesus Cristo não tem condições de ser salvador da pátria, tomar cuidado a construção de Jesus Cristo baseado no Novo Testamento! De forma bem subjetiva deu seu recado! Os evangelhos ñ são confiáveis! Não muda minha admiração! Um bom entendedor .....🤔
Um bom entendedor não aceita essas explicações mágicas
4 роки тому+12
Prezado Prof. Jonathan, vi agora o seu vídeo acima. Como os demais que vi, são vídeos bem esclarecedores e bem elaborados. Nele, embora no seu final o senhor reconheça as diferenças de escritos de vários autores sobre o mesmo assunto, eu, respeitosamente, gostaria de acrescentar um entendimento que poderia esclarecer mais ainda as aparentes contradições. A meu ver, essas diferenças, como o senhor bem reconhece, existem também no chamado Antigo Testamento, e estão relacionadas com quem escreve e a distância do fato acontecido. O que está em evidência não é o autor, e sim o fato acontecido. Dessa forma, muitos vão contar da maneira que eles lembram e acham necessário para o relato do fato, mas este, sim, é o mais importante para a mensagem. Isso dispensa comprovações históricas. Não quero dizer que elas não devem ser procuradas, mas não tê-las como obstáculo à Fé. Visto assim pode-se entender melhor o que foi relatado no texto bíblico. Detalhes são menos importantes. Um exemplo prático: Numa batida entre dois carros com alguns passageiros, cada um deles vai contar o fato segundo a sua visão. Se há distância do tempo do acontecimento, alguns outros detalhes poderão até ser omitidos por esquecimento. E por aí vai... O que importa são os fatos, pois as Escrituras Sagradas devem ser vistas com os olhos da Fé e tirar dos fatos as mensagens que vão alimentar essa Fé. Deixo aqui o link do meu site, caso o senhor queira conhecer melhor o meu pensamento: www.joseardias.org
Muito bom, eu ouvi dizer exatamente isso, se os dados forem precisos e certinhos o valor historico diminui, pois é normal do ser humano esquecer ou lembrar de uma maneira diferente.
Vc está pedindo para que esqueçam as contradiçoes em nome da fé? Pq foi isso que disso. Dizem que a Biblia nao tem contradicoes, mas tem sim. Bom, paciencia.
Mas se a bíblia foi revelada pelo espírito santo, inspirada os autores a escrever então todos deveriam ter escrito de forma que não houvesse contradição Então se tem alguma coisa não está bem esclarecidas.
Difícil é provar quais relatos são verdadeiros, os autores controlam a sua narrativa, é igual a conversa fiada de *igreja primitiva* não existia igreja primitiva, era seitas! os manuscritos do primeiro século prova que não existia uma igreja unida, cada comunidade tinha sua própria concepção, não é atoa que os evangelhos não se harmonizam, jesus nasceu no tempo de Herodes ou no Censo de Quirino Como diz Mateus e Lucas?... Só passou a ser uma igreja unificada apartir do cristianismo católico, que perseguiu as outras seitas religiosas, e decretou nos concílios que aqueles que não aderisse o que foi decidido nas cadeiras do cléro católico Romano fosse excomungado e duramente perseguidos e castigados!!!....
Mais um vídeo que gostei ! Professor, os cristãos costumam dizer que o que eles chamam de "novo testamento " é uma continuação da torah e os profetas. Os judeus rejeitam totalmente esse "novo testamento " , e o argumento mais forte usado pelos judeus é que as escrituras cristãs contradizem as escrituras hebraicas. Gostaria que você gravasse um vídeo mostrando as contradições do "novo testamento " em relação à torah e os profetas. E como você mencionou , também gostaria de ver esse vídeo sobre as contradições existentes na torah e nos profetas ou entre a torah e os profetas. Desde já agradeço. Abraço!
Muito agradecido Rosivaldo! Como a Bíblia Hebraica e o Novo Testamento - assim como os demais livros deuterocanônicos e apócrifos - foram escritos em um período muito longo de história, inevitavelmente eles possuem contradições. Qualquer religião da História humana não é estática. Suas ideias são modificadas e adaptadas com o passar do tempo e o contato com outras culturas. Com efeito, a Bíblia Hebraica, que possui uma história de múltiplas literaturas em um período de quase mil anos, demonstra contradições ainda mais perceptíveis do que o Novo Testamento. Mas, futuramente, pretendo elaborar um vídeo sobre este tema também. 😉 Fraterno abraço!
é de se lamentar que um professor, e o respeito por isso, seja tão ingenuo ao ponto de permitir que seu viés judaico prevaleca sobre um senso critico e um pouco de inteligencia, pergunte para 4 pessoas que assistiram um acidente, eles contaram historias diferentes, mas que juntas montarão o episodio do acidente como aconteceu, isso nao tira a historicidade do acidente, apenas porque 4 pessoas contaram historias diferentes, e apelar para historiadores que nao acharam ou nao concordam sobre algum fato, e com isso desqualificam um fato biblico, nenhum fato historico é encontrado sobre Israel no Egito, e agora Israel esteve mesmo no Egito, um pouco de honestidade intelectual é bem vinda, Daniel não é mencionado em alguns eventos historicos, e nem por isso é questionado sua existencia, shalom professor sucesso
voz no deserto nunes luz aceita que dói menos imagine que um desses 4 foi o maior mentiroso da história...ou que em alguns desses concílios algum engraçadinho puxou sardinha para oque ele acreditava e deu uma modificazinha básica “pra fica mais parecido com a forma de sua percepção de fé....garanto que se você pudesse alterar alguma coisa talvez faria Querido houve muitos sábios sacanas que colocaram a caneta nisso então segura tua onda que o historiador só está mostrando o erro que fizeram e deixam para os que sabem ler sem essa desgraça de sentimentalismo emocional notar.
Eu estou realizando um estudo específico sobre as contradições nos evangelhos sinóticos ( Mt, Mc e Lc). Só ali já temos dezenas de contradições. Ainda não me detive em analisar as contradições de Paulo. Na realidade o que me chama a atenção, descoberta no meu tempo de seminarista, é que na realidade o NT nos apresenta duas religiões distintas. A religião com base nos dizeres de Jesus (que nunca quis ser o Cristo ( Mt e MC) e a igreja de Paulo, onde ele pouco ou quase nunca cita exatamente as palavras colocadas pelos evangelistas na boca de Jesus. E cria, destarte, a figura mitológica de Cristo, como tronco central de sua mensagem. Tanto que, em nenhum momento da história de igreja encontramos qualquer referência a uma igreja "jesuística", ou seja, baseada exclusivamente nos ensinos colocados na boca de Jesus. Até porque, claramente, se condensarmos todos os ditos de Jesus nos evangelhos dificilmente conseguiríamos formatar teologia, doutrina, dogmática e liturgia deles. luremag@gmail.com
E seria possível saber, quais foram aproximadamente as palavras ditas por Jesus? Ex.: Eu penso na grande possibilidade de que realmente Jesus tenha dito sobre as bem aventuranças, de que resumiu os 10 mandamentos em 2, etc.
@Eber de M.S Junior Isso não é um problema, pode ser especializado em outros tipos de religiões assim como o judaísmo, cabalismo e a "religião de Jesus" o Cristianismo, pode também se especializar em outros! Muita gente não sabem mas quase todas, umas 99,98% das religiões estão ligadas indiretamente umas com as outras pesquise e descobrirá essa ligação.
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
Não resta dúvidas de que Paulo perseguia os primeiros Cristãos. O leitor da carta de Gálatas chegaria a tal conclusão já no início desta carta, pois Gálatas 1:13 nos diz: "Vocês, naturalmente, ouviram falar da minha conduta anterior no judaísmo, que eu perseguia intensamente a congregação de Deus e a devastava,". E com respeito aos Cristãos da Judeia conhecer Paulo sim ou não, a questão é resolvida no que seria conhecer uma uma pessoa. É comum alguém nos perguntar se conhecemos determinada pessoa, o contexto da pergunta poderia nos mover a dizer sim ou não. João 1:33 nos dar um melhor esclarecimento do que é conhecer alguém, quando nos diz: "Eu mesmo [João Batista] não o conhecia [Jesus], mas Aquele que me enviou para batizar em água me disse: ‘Aquele sobre quem você vir o espírito descer e permanecer, esse é quem batiza em espírito santo." É claro que João Batista conhecia seu primo Jesus, o que João Batista talvez não tivesse total certeza era de que seu primo seria o messias, isso o moveu a dizer que não o conhecia. O que provavelmente aconteceu com Paulo e os Cristãos da Judeia é que muitos não o viram presencialmente, e quanto aqueles que o viram não o reconheceram em face das mudanças que Paulo fez. As roupas extravagantes de um fariseu certamente escondia muito bem a pessoa de Paulo que agora usava roupas comuns. Paulo literalmente se tornou outra pessoa.
Prof Jonathan! Acho que deve ter ainda mais contradições além dessas. Principalmente quando no novo se refere ao Jesus histórico como cumprimento de algumas profecias do antigo testamento. Gostaria que falasse sobre isso também, por gentileza.
Peça também para o profe explicar de onde veio a mulher de Caim, onde estão os vestígios do êxodo, etc. Porque o povo escolhido é também o mais perseguido no mundo?
@Vylion VesperCast os apóstolos, com exceção de Mateus, eram analfabetos, como 90% da população. Não foram escribas dos evangelhos, pelo menos historicamente falando.
Em Atos 9 relata-se que Paulo passou a pregar o evangelho logo após Ananias ter orado por ele, momento em que recobrou a visão. Só que esta narrativa é confusa. Pois, nesse relato é citado o nome de Barnabé. E Paulo só conheceu Barnabé depois de passar vários anos no anonimato, momento em que o próprio Barnabé o buscou em Tarso para se juntar aos irmãos em Antioquia. Essa chegada de Paulo em Jerusalém, conforme Atos 9:26, não aconteceu depois que Ananias orou por Paulo e depois de suas pregações nas sinagogas em Damasco, pois ele ainda não tinha condições de sair pregando o evangelho sem ter base. Veja que em Gálatas 1:17 Paulo diz que, após a visão que teve em Damasco, não subiu imediatamente para Jerusalém, mas foi para as regiões da Arábia, depois voltou a Damasco, e só três anos depois que desceu a Jerusalém, conforme esse relato de Atos 9. Portanto, essa pregação de Paulo em Damasco, descrita em Atos 9, não aconteceu depois da oração de Ananias. Ocorreu depois que Paulo retornou a Damasco depois de seu anonimato na Arábia. ATOS 9 17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. 18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado. 19 E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou-se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco; 20 e logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus. 21 Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam esse nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais sacerdotes? 22 Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo. 23 Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si matá-lo. 24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida, 25 os discípulos, tomando-o de noite, desceram-no pelo muro, dentro de um cesto. 26 Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. 27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus.
Prof. Jonathan cometeu uma falha ao discorrer sobre o ministério de Paulo começando a citar somente textos do livro de Atos dos Apóstolos. Pois Paulo não iniciou o seu ministério logo depois que teve a visão celestial em que caiu do cavalo. Paulo abandonou seu ofício de perseguidor dos cristãos e se retirou para o "deserto", passou a viver no anonimato, isto é, foi para as regiões da Arábia, talvez para estudar mais a fundo o Antigo Testamento e entender o que os profetas falavam a respeito do Cristo. Depois ele retornou para Damasco, e só depois de 3 anos em Damasco foi que ele subiu a Jerusalém para manter contato com os apóstolos de Cristo, mas só falou rapidamente com Pedro e Tiago. Ele só iniciou seu ministério pra valer depois de 14 anos, quando subiu a Jerusalém novamente, devido a uma revelação, levando consigo Barnabé e Tito. Foi só a partir daí que ele ficou conhecido oficialmente pelos apóstolos como o ex-perseguidor que havia se convertido, e agora pregava o evangelho. Foi Barnabé que buscou Paulo em Tarso para levá-lo a Antioquia para ser conhecido entre os irmãos. E foi em Antioquia que Paulo foi oficialmente ordenado pregador do Evangelho. GÁLATAS 1:13-24 e 2:1-2 13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava, 14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, 17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. 18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias. 19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. 20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto. 21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22 Não era conhecido de vista das igrejas de Cristo na Judéia; 23 mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que outrora nos perseguia agora prega a fé que antes procurava destruir; 24 e glorificavam a Deus a respeito de mim. 1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito. 2 E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão. ATOS 11:25-26 25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. ATOS 13:1-2 1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Quanto ao horário da crucificação, pode-se levar em consideração que Marcos usa a marcação judaica do tempo e João usa o sistema romano. Assim os horários são compatíveis.
@@xistopereiracarvalho3323 Boa noite Em seus manuscritos originais, não há contradições. Mas é lógico que te digo isso pela fé. Entretanto, devido às traduções realizadas envolvendo o aramaico, grego coiné, hebraico e outros idiomas é natural que ocorram algumas confusões. A questão que temos que lembrar é para quem o manuscrito foi escrito ou traduzido , pois teria que haver uma linguagem clara. Mas, em última instância, envolve fé.
A farsa está mais na construção da religião em torno da Bíblia, do no livro sagrado. A liberdade de interpretação é um perigo... e a colateralidade da religião com a política contribui nesse sentido.
Se a bíblica católica tem coisas erradas na bíblica evangélica tem mais coisas erradas ainda, pois os católicos foram os primeiros ater acesso a bíblia.
Se tem contradição Deus nao tem culpa, o homem que é falho e cheio de limitações, mas a lei de Deus é perfeita, agradável e mais afiada do que uma espada de dois gumes e essa lei foi dada a pessoas imperfeitas mas que deram o melhor de se, antes termos contradições do que não ter nada a respeito do grande Rei...
Caro Prof. Jonathan, meu respeito e admiração por este estudo tão denso e focado na historicidade, todavia, contradições existem em qualquer obra, seja ela baseada em fatos ou ficção, exemplo, seu próprio estudo começa dizendo que a intenção não é denegrir ou ofender a religião cristã, porém, busca inferir na obra base desta religião dúvidas que o amigo diz ser plausível, isto não seria uma contradição de sua parte? Mas, tudo bem! O Estudo é bom e nos fez pensar mais a respeito e para este propósito sua narrativa é excelente, aliás, penso ser esta uma das razões para que Paulo tenha ido para Arábia, penso na confusão que se estabeleceu primeiramente no coração dele, criado aos pés do Rabino Gamaliel, mas, a frente ele declara que foi judeus dos judeus, altamente rígido quanto a sua fé, com certeza Jerusalém não o ajudar a compreender o novo caminho a ser seguido, então retirou-se a aprofundar seus estudos e ver a pessoa de Jesus Cristo nas Leis, Salmos e Profetas, assim como Pedro no dia de Pentecostes encontrou aquele evento no Livro do Profeta Joel. No mais, que Deus em Cristo te abençoe ricamente.
Aos Discípulos de Jesus, meu amor e cuidados por meio do Espirito Santo. Amados gosto eventualmente de entrar neste site para entender a mente dos incrédulos. Sim, conforme consta nas Escrituras - pois para nós o NT faz parte das escrituras - podemos discernir aos que não creem, sem entretanto, sermos discernidos por eles. Amados em nós habita o Espirito da Vida. Podemos consultar nosso Deus que é VIVO. Dessa forma o Prof. Jonathan sem querer se torna instrumento de DEUS que tudo pode. Sinceros abraços. A Bíblia é um Livro cujo autor intelectual acompanha a leitura dos que sinceramente os BUSCAM
Eu ainda não consegui assistir todo o vídeo, mas acompanhei toda a primeira parte, a respeito dos primeiros anos de Paulo após sua conversão. Sobre isso, eu quero fazer aqui um comentário. Primeiro, preciso esclarecer uma coisa. Eu sou Adventista do Sétimo Dia, e assim, creio na inspiração profética dos escritos da sra. Ellen G. White, que inclusive escreveu sobre a vida dos apóstolos, inclusive sobre Paulo. Em seu livro intitulado Atos dos Apóstolos, a partir da página 123, no capítulo 13, sob o título: Dias de Preparo (vou tentar por o link abaixo do texto para quem quiser ler o que está escrito), ela expôs exatamente o que o prof. analisou sobre a ida do apóstolo a Arábia. Paulo passou alguns dias em Damasco após a sua conversão (At 9:19), tempo no qual visitou sinagogas para falar a respeito de Jesus aos judeus (vs. 20). Aqui, a sra. White acrescenta, porém, que os ouvintes de Paulo ficaram com o coração endurecido para a mensagem que lhes foi pregada (vs. 21-22), e que isto gerou uma oposição que levou Paulo a se retirar da cidade, indo então para a Arábia (Gl 1:17), onde segundo ela "ali, na solitude do deserto, Paulo teve ampla oportunidade para sossegado estudo e meditação. Recapitulou calmamente sua experiência passada, possuindo-se de genuíno arrependimento. Buscou a Deus de todo o coração, não descansando até que tivesse a certeza de que seu arrependimento fora aceito e seus pecados perdoados. Anelava a certeza de que Jesus estaria com ele em seu ministério futuro. Esvaziou a alma dos preconceitos e tradições que lhe haviam até então modelado a vida e recebeu instruções da fonte da verdade. Jesus comungou com ele e confirmou-o na fé, conferindo-lhe uma rica medida de sabedoria e graça". Após esse período de aprofundado estudo e contato com o Salvador, "da Arábia, Paulo voltou outra vez a Damasco (Gl 1:17), e 'falava ousadamente... no nome de Jesus'. Incapazes de resistir à sabedoria de seus argumentos, 'os judeus tomaram conselho entre si para o matar'. As portas da cidade eram guardadas diligentemente, de dia e de noite, para impedir que ele escapasse. Esta situação crítica levou os discípulos a buscar a Deus com fervor; e, finalmente, 'tomando-o de noite, os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro'. Atos 9:25". Em um trecho seguinte ela afirma: "Depois de escapar de Damasco, Paulo foi a Jerusalém, tendo já passado três anos de sua conversão". Ou seja, boa parte destes três primeiros anos como cristão, Paulo passou no deserto, coincidindo com o que está escrito em At 9:23. "Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida". Com o plano dos judeus em matar Paulo, então este definitivamente foge da cidade se Damasco, para em seguida se dirigir a Jerusalém. ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/5/123/130/dias-de-preparo
Gostaria de sugerir um estudo sobre o termo traduzido por "cruz" nas escrituras gregas e hebraicas. Jesus realmente morreu em duas estacas ou em uma apenas?
Só uma observação, ele não esteve com o apostolo Thiago e sim com Thiago líder da igreja de Jerusalém. Note que o texto não diz "não vi nenhum apostolo A NÃO SER THIAGO" O texto diz "não vi nenhum apostolo, POREM SOMENTE THIAGO, IRMÃO DO SENHOR" Alias vc tem um ótimo vídeo sobre esse THIAGO JUSTO e o achado da caixa ossuária que parecer ser dele!
@@silviaferreiramcgovern7379 provavelmente não. A questão é que a perspectiva de u. História ou um cientista é analisar as coisas de forma concreta, observando fatos e coisas paupaveis. Na teologia pode se ver que você vai ser doutrina a interpretar aquilo de forma "Espiritual", ou seja do jeito que a vertente quer. Se você for fazer um estudo bíblico com adventista eles vão te doutrinar a interpretar as escrituras com a visão deles, o mesmo vale pra qualquer vertente.
@@silviaferreiramcgovern7379 Pelo que eu percebi provavelmente boa parte é religioso ou no mínimo crê em uma dívidade, já que geralmente quando vai se falar sobre ateus no mundo académico a maioria sempre é citado no meio científico, então isso me leva a crêr que boa parte doa historiadores não é ateu, mas provavelmente não levam tudo aquilo na bíblia como literal, exemplo é os judeus, eles sabem que os eventos do jardim do Eden são alegorias
Os dois relatos, o de Atos e o de Gálatas, são complementares, em vez de contraditórios, e a única questão é concernente à ordem precisa dos eventos, que simplesmente não é fornecida. É possível que Paulo ficou inicialmente em Damasco com os discípulos apenas alguns dias, conforme é mostrado em Atos 9:19. Depois desses alguns dias, é possível que tenha ido para a Arábia, por algum motivo não especificado e regressado para Damasco onde ficou mais alguns ou tantos de dias cumprindo as palavras de atos 9:23, onde encontramos claramente o seguinte argumento: "depois de se passarem muitos dias". Assim sendo não existe qualquer contradição entre os dois relatos apresentados e sim um completo de informações.
DEZ MANDAMENTOS Os códigos morais que procuram regular o comportamento humano têm nos acompanhado desde a aurora da civilização. Em algumas sociedades, um legislador afortunado dita um conjunto de regras a serem observadas na vida diária e na maioria das vezes alega ter sido instruído por um Deus. Por exemplo, os códigos de Ashoka (Índia), Hamurabi (Babilônia), Licurgo (Esparta) e Sólon (Atenas), que outrora dominaram civilizações poderosas, estão hoje em grande parte extintos. Talvez julgassem de formas errôneas a natureza humana e pedissem demasiado de nós. Talvez a experiência de uma época ou cultura não seja inteiramente aplicável a outra. Os Dez Mandamentos representam a versão judaica do Código de Hamurabi, o Livro Egípcio dos Mortos e outros textos da Babilônia. Antes dos “10 Mandamentos de Moisés” já existiam, o “Código de Urukagina”; o “Código de Hamurabi”; as 42 Leis de Maat; o “Papiro Nu” dos egípcios; o Feitiço 125 do “Livro dos Mortos”; as Mitzvot Positivas e Negativas; e os “Dez mandamentos” da religião brâmane. Essas tábuas de pedra gravada pelo dedo de Deus têm dado oportunidade a muitas críticas, pois o Ser Supremo é apresentado como um homem que fala, que vê, que vai e vem e que por fim escreve sobre pedras certos mandamentos copiados dos brâmanes, da antiga Shastra, do imperador chinês Cam-Hi, do monólogo de Confúcio, dos antigos mistérios do Egito, etc. Na cidade de Atenas, o primeiro código de leis escritas foi elaborado por Drácono, o celebrado inventor das punições draconianas. O antigo Baco escreveu suas leis sobre mármore. Para desmascarar a farsa das “Tábuas Sagradas” basta observar que seriam necessárias cerca de 620 letras hebraicas para escrever o Decálogo, as “tábuas de pedra” teriam de ser tão grandes e pesadas que Moisés não conseguiria carregá-las da forma mostrada pela Bíblia. E por que YHWH teria escrito os “Dez Mandamentos” em duas Tábuas frágeis? O mais remoto Código de Leis da Bíblia é simplesmente a transcrição da lei civil da Babilônia, assíria e dos hititas, na sua forma: Decálogo (Ex 20, 1-17) “atribuído” a Moisés na sua forma primitiva e ética que o defendia. Os fundadores da cristandade, cujo objetivo era manter o povo em obediência e paz, tiveram o cuidado de fazer acreditar que a Deus desagradavam as mesmas coisas que eram proibidas pelas leis. Por que a história de Moisés, o suposto profeta fundador herói sem berço e sem túmulo, que teve o privilégio único, em vida, estar diante de Iahweh - aquele que é - o homem que deu ao mundo o Decálogo - as Tábuas da Lei gravadas pelo próprio dedo de Deus e selou a aliança entre Deus - a Potência Celeste - e o homem? Por que apesar de sua grandeza, a história de Moisés está mais cercada de dúvidas, hiatos, mistérios, controvérsias e contradições do que certezas ou de confirmações, chegando-se mesmo a se duvidar de sua existência? No dia em que Moisés “desceu” do Monte Sinai com as placas de pedra contendo os 10 Mandamentos, ele “descobriu” que os israelitas tinham criado um bezerro de ouro. Para punir as pessoas, Moisés juntou um grupo de homens e tomou as seguintes providências de acordo com Êxodo 32:27-28: Então ele lhes disse: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo naquele dia cerca de três mil homens”. Então… um minuto nós temos Jeová gravando na pedra “Não matarás”. Então no próximo minuto nós temos Deus mandando cada homem colocar uma espada em sua coxa e matar milhares de pessoas. Você não esperaria que o poderoso governador do universo fosse um pouquinho mais coerente que isso? Três mil pessoas é uma quebra considerável dos mandamentos. Obviamente isso é uma contradição total. A razão pela qual você encontra contradições como essa na Bíblia é porque Deus não existe. livrodeusexiste.blogspot.com/search?q=Arqueologia
Claro, Moisés era um grande líder, um emancipador de seu povo e um profeta. A maioria das pessoas não sabe, porém, que ele era também o equivalente bíblico a uma máquina de matar, capaz de assassinar nas sombras, sem piedade ou remorso. Martin Luther King pode ter tido um sonho, mas Moisés tinha uma contagem de corpos. Dá quase pra visualizar a cena: Um soldado Egípcio está gritando com um hebreu sem sorte quando Moisés, vestido de preto da cabeça aos pés, desce do telhado. Se movendo tão furtivo quanto um gato, ele se aproxima por trás do soldado e, segurando a cabeça do infeliz com as mãos, torce o pescoço do indivíduo em um movimento rápido. Enquanto o corpo sem vida cai aos seus pés, Moisés acende um charuto. “Bem”, ele diz com ironia, “isto lhe ensina a não judiar de mais ninguém”
@@decioschroeter1433 mas no caso de " não matarás" n estaria associado ao assassinato? Dizem q a tradução n está precisa. Se um judeu matasse alguém do seu povo, já estaria comentando esse pecado. Matar em guerras contra os outros povos n seria pecado, eu acho. Tipo, esses 3 mil morreram pq foram idolatras
@@afonsofirmo5689 Eu creio que todos os que com sinceridade confessam a Cristo são abençoados não por meritos nem por posses e nem mesmo por entendimento pessoal Mas por Cristo unica e exclusivamente pelos meritos DELE! Romanos 10:9 Essa é minha fé
@@jotersonjuski8369 - Sim verdade ! Mas não se esqueça que Jesus de Nazaré ( que era judeu )veio pra tirar o pecado do mundo , destruiu o diabo e cumprir a lei mosaica. Agora depois da cruz do calvário, temos que nos relacionar-mos com o que ressuscitou ( romanos 7/4 ) . Um abraço abençoado.
Cara eu, sou um cristão, um cristão mesmo, e eu acredito que pra tudo isso haja uma resposta que não deixe a fé como mito. Porém eu realmente curto este canal.
Se é útil ser cristão, vale a pena continuar sendo. Eu deixei de ser, pois descobri que o cristianismo é usado principalmente como ferramenta de mistificação e hipocrisia. Tem muita gente boa em igrejas, mas não é por causa dela.
É preciso ressaltar que no Tanakh ou Antigo Testamento também existem uma série de aparentes contradições em dados e informações e afirmações gerais, mas isso não necessariamente invalida o mesmo. Da mesma forma, o Novo Testamento. São vários os fatores que contribuíram para isso desde narrativas não necessariamente lineares a respeito dos eventos falados, possíveis traduções ligeiramente equivocadas que foram se perdendo com o tempo sem alterar o núcleo base do texto devido a mudança de sinais e pontuações, anacronismos, descrições não literais e outras totalmente literais dos eventos narrados baseados no testemunho oral daqueles que presenciaram, etc. A bíblia diz que o "espírito dos profetas está sujeito aos profetas", logo, ainda que eles estivessem sob inspiração divina, os mesmos estavam totalmente conscientes de suas faculdades mentais quando produziram os textos bíblicos. Não era como um médium psicografando uma carta vinda diretamente do outro mundo ou algo similar. Eles não estavam sob uma espécie de "transe místico" quando escreveram a Bíblia, mas estavam totalmente cientes do que estavam fazendo como qualquer pessoa que escreve um livro, deixando até mesmo implícito os seus vícios de linguagem e expressões e hebraísmo muito particulares assim como o lirismo de cada um dos profetas do Antigo Testamento que fica implícito no seu estilo literário. O Espírito Santo não os estava "possuíndo" mas sim os movendo e dando a eles a divina inspiração e esclarecimento sobre tudo aquilo que deveriam escrever. Assim é toda a narrativa bíblica. Mas no senso comum, a maioria das pessoas acha que Deus simplesmente foi lá e "possuiu literalmente cada um dos profetas, reis, legisladores, levitas e apóstolos e saiu redigindo os textos"...evidente que não.
Eu me lembro de quando eu me deparei com essas contradições pela primeira vez. Eu era bem religioso na época e estava então bastante impregnado com a doutrina da inspiração divina, então para mim foi meio que um choque pessoal. De qualquer, ótimo vídeo da série! Feliz em ter conhecido o canal.
Tudo é uma contradição nossas vidas e contraditório Pois não sabemos de real verdade de quem Samos de onde viemos Não sabemos quem escreveu não sabemos como tudo começou A única certeza que temos e a morte e depois disso é mistério
ja ouviu falar que ; quem ganha (sobrevive) escreve a estoria (historia). a falta de conhecimento nao significa q existe algo alem do alem . so pra constar deus interferiu na vida de paulo tirando o seu tal "livre arbitrio" - por que me persegues paulo. com apariçao em luz ao vivo e a cores . logo nao existe livre arbitrio =/
32:00 min - Pode ser também que os cristãos não o conheciam na Judeia porque ficou tempo o bastante fora até voltar àquele lugar e se esquecerem daquele rosto.
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
@@jorgehenrique9966 JESUS CRISTO SALVA, CURA, LIBERTA E LEVA AO REINO DE DEUS. 1 João 3 vs. 6 - "Assim, quem VIVE UNIDO com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando NUNCA o viu e NUNCA o conheceu." VIVER UNIDO COM CRISTO É: Se arrepender dos pecados, pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino RELIGIOSO humano e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que Salva, Cura, Liberta e leva ao Reino de Deus. Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para Curar ou LIBERTAR alguém? Quando foi que Deus mandou os seus filhos procurarem a ciência Humana para serem Curados e Libertos? Qual é o espírito QUE ESTÁ na ciência humana: É o Espírito de Cristo OU o espírito DESTE mundo? A solução que VEM de Deus, para os problemas do ser humano, não é DESTE mundo e não vem da sabedoria humana. Cristo é o Remédio, ENVIADO por Deus, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Mas NÃO BASTA “crer Nele”: É FUNDAMENTAL OBEDECER ao Ensino que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. O Paulo recomendou que o Timóteo tomasse vinho para aliviar os problemas que ele tinha com a digestão. Vinho é remédio? O Senhor Jesus Cristo bebeu e deu vinho aos discípulos na ultima ceia. Eles tomaram remédio? O Lucas era médico. O Pedro era pescador. O Paulo fazia barracas. etc. Mas, QUANDO FORAM CHAMADOS POR CRISTO, foram ser pescadores e médicos do REINO DE DEUS. É outra visão. É outro Reino. São outros valores e objetivos. O Espírito de Cristo NÃO É deste mundo. O Ensino de Cristo NÃO É deste mundo. O Reino de Cristo NÃO É DESTE mundo. FORA DE CRISTO NÃO HÁ VERDADE. É crer e OBEDECER àquilo que o Mestre e Senhor Jesus Cristo nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho, OU viver e morrer ENGANADO pelo Diabo, que é o espírito que governa este sistema que escraviza o ser humano e ENGANA A TODOS QUE NÃO OBEDECEM a Cristo. Qual é o espírito que ESTAVA nos filósofos gregos: O Espírito de Cristo OU o espírito DESTE mundo? l-Coríntios 2 vs. 6 ao 8 “Porém, para os que são espiritualmente maduros, eu falo da sabedoria. Mas essa NÃO É a sabedoria DESTE mundo nem daqueles que o GOVERNAM com poder e estão perdendo a sua autoridade. Essa é a sabedoria SECRETA de Deus, ESCONDIDA dos seres humanos, a qual o próprio Deus já havia escolhido para a nossa glória, antes mesmo da criação do mundo. NENHUM dos que agora GOVERNAM o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor.” 1-Coríntios 3 vs. 18 e 19 “QUE NINGUÉM SE ENGANE. Se algum de vocês PENSA que é sábio CONFORME a sabedoria Humana, então precisa se tornar LOUCO para ser DE FATO sábio. Pois aquilo que ESTE mundo acha que é sabedoria DEUS ACHA QUE É LOUCURA.” A medicina é sabedoria de Deus OU deste mundo? Não CONFUNDIR a Sabedoria que VEM de Deus com a sabedoria DESTE mundo. As promessas de Deus que constam no Novo Testamento, que é a ATUAL ALIANÇA de Deus com a humanidade, são para TODOS que creem e OBEDECEM ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Seu Filho, JESUS, nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. Os outros VIVEM ENGANADOS pelo Diabo.
@@avelinoefamilia Como já disse, concordo com muita coisa que vc disse! Realmente devemos examinar tudo que "dizem" ser certo e analisar com os manuscritos. A vontade de Deus é boa e agradável e não a falhas nos planos de Deus, nós por outro lado sem o auxílio do Espírito Santo temos tendência a inclinar para o mal! Agora hoje é necessário sim remédio e médicos assim como bombeiros, policiais, professores etc. Claro que temos um salvador e esse é "Mestre" dos mestres, "Pastor" dos pastores e "Rei" dos reis.
RESPOSTA a Jorge Henrique: Você está CONFUNDINDO as coisas do Reino de Deus com as DESTE mundo. O Senhor Jesus Cristo veio nos trazer um NOVA ALIANÇA que foi SELADA com o sangue Dele. O Senhor Jesus Cristo veio nos oferecer, DE GRAÇA, o Reino de Deus. AQUELE QUE MANDA NESTE MUNDO: João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo!” João 14 vs. 30 Jesus diz aos discípulos: “Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando AQUELE que MANDA NESTE mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, FAÇO TUDO QUE ELE MANDA.” O Diabo, AQUELE QUE MANDA NESTE MUNDO, é mestre na arte DO ENGANO. Jesus Cristo, A PALAVRA DE DEUS, Salva, Cura e Liberta a TODOS que Nele creem E LHE OBEDECEM. Os outros, mesmo "crendo em Deus" e falando EM NOME de Jesus, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo que SE FINGE, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus". Após RESSUSCITAR, e ANTES DE VOLTAR AO PAI, o Senhor Jesus deixou esta ORDEM aos discípulos, ou seja, a TODOS que desejam segui-LO: Mateus 28 vs. 18 ao 20 - "Recebi todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO MANDADO." É ISSO QUE OS TEÓLOGOS FAZEM? É isso o que nós, cristãos, devemos fazer, e fazer DE GRAÇA, usando para isso o dinheiro das OFERTAS. Pois foi assim que Cristo e os apóstolos ANUNCIARAM o Evangelho da Salvação e o Reino de Deus. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERIAM ENGANADOS PELO DIABO. TUDO que precisamos SABER PARA IR A DEUS e receber, DELE, a verdadeira Cura, Salvação e Libertação que nenhuma ciência ou religião HUMANA podem fazer, o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É só crer, ensinar E OBEDECER! O resto só serve para "encher linguiça", ENGANAR e alimentar o COMÉRCIO evangélico que serve ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE FINGE, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus". Quem tem ALIANÇA COM DEUS, por INTERMÉDIO da fé e OBEDIÊNCIA ao ensino GRATUITO do Mestre Jesus, perde tempo com as BOBAGENS e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos, dos FALSO$ "profetas", dos PADRES, do FALSO "evangelho" e do FALSO "cristianismo"? O Ensino GRATUITO do Mestre Jesus, NÃO É SUFICIENTE? O Diabo DEITA E ROLA nesse meio evangélico!
Professor, boa tarde, quanto a essa questão da escrita das cartas de Paulo, qual a possibilidade da mesma haver sido ditada por ele mas escrita por um escriba ou ate mesmo algum dos companheiros de viagem? sabemos que Paulo envelheceu, esteve preso algumas vezes e, que as prisões não eram um dos lugares mais salubres pra se esta, sofrera naufrágio e que certamente era portador de alguma patologia... considerando isso, teríamos um homem debilitado que possivelmente não desse conta de escrever. Gostaria muito da sua abordagem quanto a esse assunto. Grato.
🕊💝... *Quando se põe em dúvida as viagens de Paulo, ou se afirma que Lucas deve ter cometido um equivoco, colocamos em dúvida a inerrância e a credibilidade da Bíblia. Ou melhor, não apenas da Bíblia em si mesma e sim, do ESPÍRITO SANTO que inspirou os seus escritores. Houve 4 reis Herodes... A genealogia de Lucas e Mateus são diferentes porque um escreve a partir da descendência de Maria e o outro de José... não vou perder mais meu tempo comentando, pois a fé é a certeza das coisas que não vemos. Se eu colocar 01 gota de cianeto num copo d'água, eu terei um copo de veneno. E se eu colocar uma gota d'água num copo de veneno, vou continuar com um copo de veneno... em suma, tudo aquilo ou todo aquele que põe em dúvida a palavra de DEUS, eu não vou digerir pois o que vier dessa fonte está contaminada. Apenas deixo nas mãos do SENHOR, pois ELE saberá como recompensar a cada um.*
@@michelinelimalangner4243 essa bosta aí é o tal amor cristão: a pessoa se dedica e escrever um textão ameaçando os outros na internet com seu amigo imaginário...😂
@@TiagoBarufi *Se puder me dizer onde eu ameacei alguém, e quem é meu amigo imaginário, lhe fico grata. Pois relendo o texto, não pude identificar qual foi a ameaça que fiz, e quem possa ser o tal amigo que é fruto da minha mente... e infelizmente, vc confunde tolerância com amor, só que não viu.*
AJUDOU MUITO MINHA COMPREENSÃO DO N.T., EMBORA SUPONHA QUE COMO DIZ O MAURÍCIO MARTIN, A OCASIÃO NÃO PERMITIA A ALGUÉM, SENTAR CALMAMENTE E ESCREVER E CADA IGREJA ERA, NAQUELE TEMPO DEVOTADA AO SEU CRIADOR: "EU SOU DE PAULO, EU SOU DE PEDRO, EU SOU DE APOLO. TUDO ISTO LEVA A "DISSONÂNCIAS" QUE DIANTE DE NOSSA VISÃO CRISTÃ NÃO INVALIDA O TEXTO. CONTUDO, EU, PESSOALMENTE, SENDO UM PESQUISADOR E CRENTE DEVOTO, TENHO SIDO MUITO ESCLARECIDO POR TEU TRABALHO. IMENSAMENTE GRATO.
Uma história bem famosa é dos ladrões na Cruz com Jesus ao centro. Em um Livro os dois ladrões zombam e duvidam de Jesus, em outro livro um ladrão repreende o outro por zombar e duvidar. São 2 testemunhos acho que Matheus e Marcos, um testemunho diferente do outro.
Gostaria de fazer uma contribuição mensal. Sua conta para depósito ainda é essa da descrição do vídeo? Abraço. Material maravilhoso. Realmente se tivesse em PDF seria excelente.
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
@Minutos Bíblicos O Senhor Jesus Cristo NÃO VEIO TRAZER ESTUDOS BÍBLICOS. O Senhor Jesus Cristo veio nos ensinar, DE GRAÇA, a OBEDECER A DEUS. É a OBEDIÊNCIA ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho, que nos traz a Verdadeira Cura, Salvação e Libertação que nenhuma CIÊNCIA ou religião humana podem fazer e leva ao Reino de Deus. O resto só serve para “encher linguiça”, ENGANAR e alimentar o COMÉRCIO evangélico que serve ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE FINGE, entre tantos outros, de “Cristo e de Deus”. JESUS CRISTO: A VERDADEIRA E DEFINITIVA REFORMA. Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés E OS ENSINAMENTOS dos profetas DURARAM ATÉ A ÉPOCA DE JOÃO BATISTA. Desde esse tempo a Boa Notícia do REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” O sangue de Cristo SELA uma ALIANÇA que tem UMA MENSAGEM QUE PRECISA SER OBEDECIDA. Se NÃO É para LHE OBEDECERMOS, por que o Senhor Jesus Cristo passaria três anos nos ENSINANDO, DE GRAÇA, O CAMINHO que nos leva a Deus? Esse “cristianismo” DO MUNDO, dos FAL$O$ “apóstolos” e “profetas”, dos GURU$ da teologia e do COMÉRCIO evangélico serve ao espírito do ENGANO. O QUE É PERFEITO NÃO PRECISA DE REFORMAS. Jesus Cristo, A Palavra de Deus, não muda E NÃO PRECISA DE REFORMAS. O “tanque de Betesda”, nos dias de hoje, é o FALSO “cristianismo” onde os crentes PASSAM A VIDA atrás de MILAGRES e “conhecimento” em: campanhas, missas, VOTO$, carnês, sacrifícios, subidas ao monte, CUR$O$ de teologia, palestras, encontros apologéticos, CONGRESSOS e muitas outras INVENÇÕES dos TEÓLOGO$ e dos “papas” evangélicos, e IGNORAM que Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, JÁ NOS DEU TUDO que precisamos SABER PARA IR A ELE e receber, DE GRAÇA, a VERDADEIRA Cura, Salvação e LIBERTAÇÃO que nenhuma ciência ou religião HUMANA podem fazer. João 5 vs. 39 e 40 - JESUS diz: “Vocês ESTUDAM as Escrituras Sagradas porque PENSAM que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que falam a respeito de mim. Mas vocês NÃO QUEREM VIR A MIM para terem VIDA.” A teologia traz conhecimento bíblico, MAS NÃO LEVA A DEUS. IR A JESUS É: Se arrepender dos pecados, pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que PAGOU o preço por eles, se batizar, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso humano e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que Salva, Cura, Liberta e leva ao Reino de Deus.
O Senhor Jesus Cristo NÃO VEIO TRAZER ESTUDOS BÍBLICOS. O Senhor Jesus Cristo veio nos ensinar, DE GRAÇA, a OBEDECER A DEUS. É a OBEDIÊNCIA ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho, que nos traz a Verdadeira Cura, Salvação e Libertação que nenhuma CIÊNCIA ou religião humana podem fazer e leva ao Reino de Deus. O resto só serve para “encher linguiça”, ENGANAR e alimentar o COMÉRCIO evangélico que serve ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE FINGE, entre tantos outros, de “Cristo e de Deus”. JESUS CRISTO: A VERDADEIRA E DEFINITIVA REFORMA. Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés E OS ENSINAMENTOS dos profetas DURARAM ATÉ A ÉPOCA DE JOÃO BATISTA. Desde esse tempo a Boa Notícia do REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” O sangue de Cristo SELA uma ALIANÇA que tem UMA MENSAGEM QUE PRECISA SER OBEDECIDA. Se NÃO É para LHE OBEDECERMOS, por que o Senhor Jesus Cristo passaria três anos nos ENSINANDO, DE GRAÇA, O CAMINHO que nos leva a Deus? Esse “cristianismo” DO MUNDO, dos FAL$O$ “apóstolos” e “profetas”, dos GURU$ da teologia e do COMÉRCIO evangélico serve ao espírito do ENGANO. O QUE É PERFEITO NÃO PRECISA DE REFORMAS. Jesus Cristo, A Palavra de Deus, não muda E NÃO PRECISA DE REFORMAS. O “tanque de Betesda”, nos dias de hoje, é o FALSO “cristianismo” onde os crentes PASSAM A VIDA atrás de MILAGRES e “conhecimento” em: campanhas, missas, VOTO$, carnês, sacrifícios, subidas ao monte, CUR$O$ de teologia, palestras, encontros apologéticos, CONGRESSOS e muitas outras INVENÇÕES dos TEÓLOGO$ e dos “papas” evangélicos, e IGNORAM que Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, JÁ NOS DEU TUDO que precisamos SABER PARA IR A ELE e receber, DE GRAÇA, a VERDADEIRA Cura, Salvação e LIBERTAÇÃO que nenhuma ciência ou religião HUMANA podem fazer. João 5 vs. 39 e 40 - JESUS diz: “Vocês ESTUDAM as Escrituras Sagradas porque PENSAM que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que falam a respeito de mim. Mas vocês NÃO QUEREM VIR A MIM para terem VIDA.” A teologia traz conhecimento bíblico, MAS NÃO LEVA A DEUS. IR A JESUS É: Se arrepender dos pecados, pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que PAGOU o preço por eles, se batizar, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso humano e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que Salva, Cura, Liberta e leva ao Reino de Deus.
@@avelinoefamilia parece mais que ta vendendo um curso gratuito jesus e o ensino e bla bla bla nao e a unica religião exiate varias pode muito bem ser mentira assim como outras
As Escrituras Sagradas NÃO VIERAM da igreja católica, nem do Calvino, nem do Lutero, nem dos “pais da igreja” e nem das centenas de denominações evangélicas espalhadas pelo mundo. As Escrituras Sagradas VIERAM DE DEUS, e somente Deus, por INTERMÉDIO do Espírito Santo, pode REVELAR A VERDADE. NÃO EXISTEM VÁRIAS VERDADES: João 14 vs. 6 - Jesus AFIRMA: “EU SOU o Caminho, A VERDADE e a Vida; SOMENTE POR MEIO DE MIM é possível chegar ao Pai.” Quem é que DÁ o verdadeiro ENTENDIMENTO daquilo que ESTÁ ESCRITO nas Escrituras Sagradas: Seria o Calvinismo? - Seria o Luteranismo? - Seria o Arminianismo? - Seria o catolicismo? - Seriam os GURU$ da teologia? - Seriam os “papas” evangélicos? - Seriam os FAL$O$ “apóstolos e profetas”? - Seriam os CUR$O$ e os LIVRO$ dos teólogos? NÃO! O SENHOR JESUS RESPONDE: João 8 vs. 31 e 32 - “SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os libertará.” Qual é A CONDIÇÃO, IMPOSTA pelo Senhor Jesus Cristo, a quem deseja CONHECER a Verdade e ser LIBERTO? O QUE FAZER PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO? O SENHOR JESUS RESPONDE: João 14 vs. 15 e 16 - Jesus diz AOS DISCÍPULOS: “Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos. Eu PEDIREI ao Pai, e ele lhes DARÁ outro Auxiliador, O ESPÍRITO DA VERDADE, para ficar SEMPRE com vocês.” Obs.: Primeiro, OBEDECE! Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, já nos LIBERTOU dos FAL$O$ “profetas”, dos GURU$ da teologia, do FALSO “evangelho”, do FALSO “cristianismo” e do COMÉRCIO religioso. Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, JÁ NOS CUROU. Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para CURAR OU LIBERTAR alguém? Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, já nos LIBERTOU da vaidade, da escravidão do consumismo, dos vícios, da religião falsa e das MENTIRAS e escravidão que vem do espírito DESTE mundo. Mas é VITAL, além de crer em Jesus, OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. O Diabo NÃO TEME a cruz, que ele criou para torturar e matar; NÃO TEME a Bíblia, que ele USA e DISTORCE; NÃO TEME as INVENÇÕES, “revelações”, SUBIDAS AO MONTE e os “exorcismos” dos FAL$O$ “apóstolo$ e profeta$” e nem os E$TUDO$ e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos. O Diabo TEME A OBEDIÊNCIA ao Ensino GRATUITO do Senhor JESUS CRISTO, que o PARALISA E DESMASCARA. Quem tem ALIANÇA COM DEUS, por INTERMÉDIO da fé e OBEDIÊNCIA ao ensino GRATUITO do Mestre Jesus, perde tempo com as BOBAGENS e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos, dos FALSO$ "apóstolos e profetas", dos PADRES, dos MÉDIUNS, dos CANTORE$ e ÍDOLO$ evangélicos, do FALSO "evangelho" e do FALSO "cristianismo"? O Ensino GRATUITO do Mestre Jesus, NÃO É SUFICIENTE? O Diabo DEITA E ROLA nesse meio evangélico!
Professor, poderia passar umas referências bibliográficas sobre as informações apresentadas, principalmente sobre Pilatos e as referências históricas ao governo romano da época da narrativa dos evangelhos e Atos? Obrigado.
Outro dia, minha irmã e eu estávamos falando sobre algo que aconteceu em nossa juventude. Divergimos quanto a data, nossa idade e as pessoas envolvidas, mas não ao fato em si. Ou seja, se fôssemos escrever sobre o episódio, com certeza seria de forma diferente. Isso, por duas pessoas que viveram o mesmo episódio. Mas, essa divergência não mudaria a essência do que aconteceu. Infelizmente, os copistas do novo testamento não tiveram o mesmo zelo dos copistas em língua hebraica e há muitos erros de tradução. Mas a essência da bíblia não muda; O velho testamento mostra o quanto Deus cuida do povo que preza suas palavras e o novo testamento tem como principal mensagem o amor ao próximo. A humanidade dos protagonistas, escritores e copistas com seus erros e virtudes só me faz crer mais na palavra de Deus. A propósito, a bíblia seria o único texto antigo que relata os erros, fraquezas e derrotas de seus protagonistas? Já que a cultura antiga era só escrever sobre as vitórias e nunca sobre as derrotas? Gostaria de ver um vídeo do senhor sobre isso.
@@lidiamoreschideoliveira113 A função de Jesus Cristo não era de ser escritor e sim de fazer suas obras, de ser mensageiro de Deus e o motivo de ter chamado seus 12 discípulos foi para que testemunhasse tudo que estavam vendo e por isso temos acesso a essa grande obra!
Professor, marcos também afirma que ele foi morto antes da Páscoa em Mc 15; 42 E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,
Exatamente! Não foi no sábado que era a Páscoa, como o prof. refere a partir do minuto 51! Passou sábado e no primeiro dia da semana (domingo), Maria foi ao sepulcro...
Muito agradecido Rosana! =D Sim! Eu espero conseguir finalizar materiais semelhantes sobre a História do Cristianismo em PDF em breve! Por enquanto, tenho as primeiras 12 páginas concluídas. =D Fraterno abraço!
Tenho umas 200 para vc responder, eu tranquilamente já estudei todas as supostas contradições inclusive no NT ,minha fé só está mais forte, agora é vc sabe responder questionamentos sobre o VT
MEDITAR:Reflexão profunda e concentrada em que a pessoa pensa seriamente em experiências anteriores, pondera e cogita assuntos do momento, ou dá refletida consideração a possíveis eventos futuros.Paulo tinha bons motivos para se retirar e meditar,outrora pertencendo ao judaísmo e agora ao caminho um rumo totalmente diferente,acha que ele não tinha motivos para refletir por um bom tempo ele mesmo sabia do que os judeus eram capazes de fazer assim como ele fez com os cristãos da época?
"O nascimento de Jesus" tem uma contradição gritante! Em Mateus 2:13-15, diz que Jesus foi com sua família para o Egito e, em Lucas 2:21-25 Jesus foi para Jerusalém! A final, para onde foi a família de Jesus? "Deus foi a maior invenção do homo sapiens".
Creio eu que primeiro ele foi levado ao templo com mais ou menos um mês apenas de nascido segundo a lei de Moisés que está em Números 18:15-16 e aí sim logo depois foram para o Egito...isso é se realmente eles foram para o Egito...
Congratulations Jonathan! Mais um super vídeo com boas discussões, entretanto é preciso salientar que aplicar o rigor do método científico ao exame dos textos em questão sabemos que trata-se de um anacronismo, mas o que importa mesmo é o estudo. Conhecereis a verdade e a verdade nos libertará :)
- lembro de ter lido em algum lugar algo que me parece impressionante . . . . " os "vencedores " , - ESCREVEM a História " E é verdade Por isto que os "livros escolares " descrevem mentiras sobre o chamado "descobrimento " do Brasil e da América , - e isto é assim ao longo dos milênios -
Graça e paz. Vou dar a minha opinião aqui, como cristão e historiador. Aprendemos que, para fazer uma interpretação correta sobre um período histórico é necessário verificar alguns pontos, 1° O contexto Histórico do local; 2° A sua Geografia; 3° A cultura; 4° A Historicidade (Escrita e oral). Denteo desses pontos, assistindo ao vídeo, percebi que esses fatores, não foram levados em consideração na apresentação das incoerências. Tomando por base ou, como amostra, vemos na altura do minuto 48, Jonathan apresentando uma incoerência sobre a morte de Cristo sem levar em consideração a cultura local. Haviam 2 formas de contar o tempo (relógio) naquele período histórico, 1 Romano e 1 Judaico e eles, não iniciavam no mesmo momento. O primeiro, contava-se de 00h a 00h, totalizando 24h de tempo e, o segundo, iniciava as 18h ou 6h da tarde, ao por do sol. Logo, os dois relatos estão corretos, tanto o de Marcos como o de João. Porém, sobre tudo, quero parabenizar o canal, é muito bem feito e bem apresentável. Que Jesus possa prosseguir abençoando e salvando a tidos que querem, afinal de contas, Ele é o caminho, a verdade e a vida.
Nos 10 mandamentos. .honra pai e mãe //MT 10. 34. 37 //LC 12. 51. 53. .//tem outro que não Lembro. .que diz ::se você não aborrecer pai e mãe por minha causa não é digno de mim. ..Quem sabe o versículo? ?
Olá Professor assinei o canal.. Muito bom e o que Senhor pensa a respeito do tempo verbal as concordâncias da tradução em Português da Bíblia. Levando em conta que são oriundas do Hebraico e Aramaico antigos e do Grego!! Creio que há muita divergência nas escritas originais para as traduções contemporâneas
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
Hein ? 😆😆😆... Se há força na crença do cristianismo, ela se encontra baseada nas mentiras, no engano e na força da sede de poder pelos líderes religiosos que subjugam e pervertem a fé em nome do domínio das massas.
@@gabrielfs_santana Fé? Vocês tem um entendimento falho demais, ou não tem entendimento algum, porque é mais fácil e cômodo quando não se tem a verdade, se preenche a lacuna com "fé", o que traduzindo podemos chamar de cegueira e submissão ao engano.
@@rarfrogbrazil seu argumento se resume em meras falácias. Fé todo ser humano tem, independentemente de crer no sobrenatural ou não, fé significa simplesmente acreditar, não é algo exclusivo da religião.
@@gabrielfs_santana vc não entende o que lê, mudando o foco do cerne do meu comentário, ou seja, a falácia está na sua falta de entendimento, se contorcendo todo para tentar desqualificar meu ponto de vista. É típico da falta de argumentação e pobreza de conhecimento.
Eu sempre li a Bíblia do ponto de vista racional e jamais de forma emocional e religiosa. E sempre apontei as contradições; inclusive a contradição dos dez mandamentos. Deus diz: “Não matarás” ainda lá no deserto,quando do Êxodo, e o povo ao chegar à terra de Canaã,faz justamente o oposto,matando homens, mulheres e crianças. E o fazem em “nome de Deus! Quer contradição maior?!.
1° O "não matarás" não significa que não pode nem pisar em mosquito, significa que você não pode matar um inocente em vão, mas matar em guerras ou vingança não é proibido... 2° A narrativa de Josué é lendária, é só uma tentativa de falar "que merda ocorreu em Canaã pra ela tá assim?", o deuteronomista queria dar enfâse a aliança com Iahweh e Israel e possivelmente retratar Israel como a Assiría... Então básicamente, desconsidero uma contradição, é apenas devido o texto não ampliar o negócio e explicar "não mate, exceto em guerras, vingança ou legitíma defesa"...
@@decioschroeter1433 É...não... O exôdo não tem uma base concreta e de fato não é a narrativa miraculosa que fala de 10 maldições e a fuga de 3, 5 mil pessoas, mas é algo simplório, referente a fuga de uns 300 servos cananeus que se reuniram á Israel ou era a comunidade israelita lutando e fugindo do império egípcio EM CANAÃ... Mas fato é, dizer que os 10° mandamentos são "plágios", como se um autor biblico fosse obrigado a pagar pra usar um mero termo, é idiotice, qualquer povo, do mais degenerado ou primitivo que o seja, desenvolve um código moral que conclui sempre o "não matarás, não roubarás e não coma a mulher do próximo". Qualquer pessoa (ou animal como um bonobo) pode desenvolver um código básico, e algumas leis judaicas não existem em outras culturas, como a lei "descanse no sábado", que não é encontrada em outros povos além dos judeus. Os 10° mandamentos são simplesmente leis éticas ou juridícas, servem pra uma comunidade ter regras do que não fazer e elegir uma punição, mas algumas dessas leis são rituais e refletem apenas uma religião própria ou identidade.
@@pedromamacos885 Até aqui temos falado de Moisés segundo a história e agora vamos tratar de Moisés segundo a lenda. A primeira lenda é a sarça de Horeb e sua conversação com Deus, que quer retirar do Egito o seu povo escolhido. “Deus não foi visto por ninguém”, diz Jesus. Logo, se Deus é o Criador de todos os povos, Ele não tem o direito de escolher um povo como seu e abandonar os outros. Aqui se vê a intenção do outro autor do Gênesis de atribuir à sua raça a amizade de Deus. No entanto, se despirmos a lenda de sua roupagem fantástica, brilhará a luz eterna que se habita em cada ser. A segunda lenda é a que relata as pragas do Egito. E, em seguida, o Êxodo, a divisão da água do Mar Vermelho e a morte do faraó e seu exército, afogados no mar. Desse modo vemos muitas maravilhas praticadas por Moisés, imitando os deuses antigos. O povo de Israel nunca chegou a crer definitivamente num só Deus, apesar do monoteísmo que Moisés quis implantar em seus corações. Também sacrificavam seres humanos a seus deuses. Moisés e seu irmão Aarão trataram de eliminar do coração duro daquele povo todos os ressaibos antigos. Subiu à montanha do Sinai e trouxe as duas pedras da lei gravadas pelo dedo do próprio Deus; porém, ao ver que o povo estava adorando o bezerro de ouro, quebrou as duas pedras e castigou os culpados. Essas tábuas de pedra gravada pelo dedo de Deus têm dado oportunidade a muitas críticas, pois o Ser Supremo é apresentado como um homem que fala, que vê, que vai e vem e que por fim escreve sobre pedras certos mandamentos copiados dos brâmanes, da antiga Shastra, do imperador chinês Cam-Hi, do monólogo de Confúcio dos antigos mistérios do Egito, etc. O antigo Baco escreveu suas leis sobre mármore. Também Baco andou sobre as águas do Mar Vermelho para ir às Índias com o seu exército. Baco também expelia raios como Moisés, para dar testemunho de seu contínuo comércio com os deuses. Pede, então, Moisés a Deus: “Deixa-me ver a tua glória”, e Deus lhe diz: “...Não poderás ver meu rosto, pois nenhum mortal pode vê-lo sem morrer... Verás minhas costas, mas não minha face...” Todas essas fábulas pertencem ao Moisés do mito. Sêmele morreu por ter visto a Zeus em toda sua glória... E assim se encontram na Bíblia muitas fábulas e lendas atribuídas a Moisés, para dar-lhe maior glória e testemunhar o que dizem alguns versículos anteriores: “O Senhor falava com Moisés frente a frente, como um homem fala com seu amigo...” Pois bem, todos esses sucesso extraordinários são cópias de fábulas antigas atribuídas a deuses pagãos e nas quais Moisés não teve nenhuma participação como um ser histórico... Leia mais em: livrodeusexiste.blogspot.com/2010/10/capitulo-56-arqueologos-contestam.html
Claro, Moisés era um grande líder, um emancipador de seu povo e um profeta. A maioria das pessoas não sabe, porém, que ele era também o equivalente bíblico a uma máquina de matar, capaz de assassinar nas sombras, sem piedade ou remorso. Martin Luther King pode ter tido um sonho, mas Moisés tinha uma contagem de corpos. Dá quase pra visualizar a cena: Um soldado Egípcio está gritando com um hebreu sem sorte quando Moisés, vestido de preto da cabeça aos pés, desce do telhado. Se movendo tão furtivo quanto um gato, ele se aproxima por trás do soldado e, segurando a cabeça do infeliz com as mãos, torce o pescoço do indivíduo em um movimento rápido. Enquanto o corpo sem vida cai aos seus pés, Moisés acende um charuto. “Bem”, ele diz com ironia, “isto lhe ensina a não judiar de mais ninguém”
Muito bom essa aula professor sou cristão e assim como marco licona acredito que tais contradições, a maioria dos casos são inexatidão por parte de um documento enquanto outros são mais exato, é um fator importantíssimo pois mostra que não houve um controle escribal e eclesial sobre o texto pois se houvesse, como afirmar o barth no livro misquoted Jesus, então não teríamos contradições ou inexatidão como essa. Segundo todas as obras antigas e as recentes quando analisadas pelo critério do múltiplo atestado enfretam o mesmo dilema mais não diríamos que elas não são confiáveis ou não históricas, por exemplo o tinanic afundou ao bater no iceberg ou contínuou navegando e depois afundou, quantos pessoas morreram no evento das Torres gêmeas isso depende de qual relato que você lê, istein era panteísta, ateísta, ou teísta, isso depende qual fonte a pessoa ler umas são mais exatas do que outras isso foi amplamente mostrado pelo doutor lincona em seu livro Why Are There Differences in the gospel Mark licona. Em outras palavras contradições ou inexatidão não descrebiliza uma fonte pois se assim fosse o conhecimento e como consequência os eventos históricos quando visto multiplamente serial inverossímil. Só para citar alguns exemplos e só assistir o jornal da band e depois e assistir a globo ou sbt e verá que quando eles fala do mesmo assunto quase sempre há inexatidão entre eles isso é o que chamamos de informalismo. Brigado professor suas aulas são muitos boas
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo. Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO! Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus? Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.” A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna. João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO? Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porém para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. {1°Coríntios 1:18}!
Glória a DEUS!
Os documentos são milenar , são documentos escritos muitos anos após o outro ,muita coisa se perdeu,foi montado um quebra cabeça,o que temos são fragmentos ,e muitas suposições,o que vai prevalecer e a fé.
E a fé de ouvir a palavra de Deus
Isso tudo aumenta a minha fé. Pois me motiva a buscar a explicação para tudo isso. E como sempre eu encontro a explicação para esses "possíveis erros e contradições." Logo eu leio mais e busco mais.
Obrigado!
🕊💝... *Concordo com vc. Pois, quando se põe em dúvida as viagens de Paulo, ou se afirma que Lucas deve ter cometido um equivoco, colocamos em dúvida a inerrância e a credibilidade da Bíblia. Ou melhor, não apenas da Bíblia em si mesma e sim, do ESPÍRITO SANTO que inspirou os seus escritores. Houve 4 reis Herodes... A genealogia de Lucas e Mateus são diferentes porque um escreve a partir da descendência de Maria e o outro de José... não vou perder mais meu tempo comentando, pois a fé é a certeza das coisas que não vemos. Se eu colocar 01 gota de cianeto num copo d'água, eu terei um copo de veneno. E se eu colocar uma gota d'água num copo de veneno, vou continuar com um copo de veneno... em suma, tudo aquilo ou todo aquele que põe em dúvida a palavra de DEUS, eu não vou digerir pois o que vier dessa fonte está contaminada. Apenas deixo nas mãos do SENHOR, pois ELE saberá como recompensar a cada um.*
@@michelinelimalangner4243 , caramba! Karl Sagan tinha razão quando dizia: "não importa os argumentos dados quando a pessoa tem uma incrível necessidade de acreditar".
@@michelinelimalangner4243 kkkkk você tá e com medo de passar vergonha
kkkkkkk vc é doente mental tenho certeza disso
@@michelinelimalangner4243 nada disso as duas genealogias sao DE José pq assim está escrito :"Jesus filho (como se cuidava) de José.........etc se fosse a genealogia de maria começaria com maria sua burra aprende a ler e quando aprender vem com argumentos melhores
MUITO obrigado pela valiosa aula, prof. Jonathan. O senhor celebra o conhecimento com muita competência. Sou seu admirador. Muito obrigado, prof. Julio Cesar.
Professor gosto muito de seus ensinamentos . ESTOU ACOMPANHANDO QUASE TODOS OS SEUS VÍDEOS E PRETENDO VER TODOS. PARABÉNS PELOS VÍDEOS.que Deus o abençoe SEMPRE
ua-cam.com/video/Nw9NbWkzdjI/v-deo.html
Em bom tempo, desejo manifestar minha plena admiração e gratidão por seu excelente trabalho. Muitíssimo Obrigado Professor!!!
ua-cam.com/video/Nw9NbWkzdjI/v-deo.html
Parabéns pelo vídeo!! Hoje não professo fé alguma, mas historicamente acho bastante interessante aprender sobre a história das religiões. E nesse sentido o seu canal é referência!
Tome cuidado com os "professores" do UA-cam. Quando vc entende que na Época de Jesus haviam dois calendários, e horários, o Judeu e o ROMANO, fica fácil perceber que " A CONTRADIÇAO IRREFUTÁVEL" da hora que Jesus foi crucificado, na verdade, É PLENAMENTE COMPREENSÍVEL. Basta estudar a cultura e contexto pra perceber QUE NÃO HÁ CONTRADIÇÃO NESTAS DUAS PASSAGENS. Quando vc aplica a hora citada por MARCOS a um Calendário e a de JOÃO a outro calendário, vc percebe que as horas batem. Os romanos contavam as horas de meia noite à meia noite, como fazemos hoje, então a a sexta hora citada por João, seriam 6 horas da manhã, de hoje. Ou seja, a hora do Julgamento de Jesus e de sua Sentença de morte. O que daria tempo suficiente para todos se prepararem e crucificarem Jesus às 9 horas, como cita Marcos.
Prova de que João usava o sistema ROMANO de contagem de horas era que, ao citar o ressurgimento de Jesus em João 20, a noite do dia que Jesus aparece é considerado o mesmo dia (primeiro da semana, Domingo) pelo autor. O que seria estranho se ele usasse o sistema de contagem Judeu, que diz que o dia subsequente começa já no final da tarde do dia anterior. Ou seja, se fosse no sistema judaico, Jesus teria ressurgido nesta passagem no segundo dia da semana e não no primeiro. Como JOÃO usava a contagem de dias ROMANA, que só termina à meia noite, Jesus, pra ele, ressurgiu no mesmo dia, o primeiro da semana.
ua-cam.com/video/Nw9NbWkzdjI/v-deo.html
Parabenizo pelo excelente trabalho de relacionar as incoerências encontradas nos Livros Sagrados do Novo Testamento. Pelo que estudei a respeito dessas contradições, nesse período não havia tantas referência históricas de fatos ocorridos, mas apenas relatos de pessoas que vivenciaram e aqueles que contaram de um para o outro o que viram e ouviram. Claro que essa forma de relato, causará muitas distorções, quando " homens " inspirados ou não, descrevem uma " Verdade Sagrada" ainda que sejam àqueles que vivenciaram as cenas reais.
Valeu!
Obrigada professor Jonathan pela sua dedicação! Realmente esse trabalho que você faz nem deveria ser um curso gratuíto, mas agradeço por ser hahaha.
Estou acompanhando seus estudos um a um da playlist e está sendo muito bom abrir a mente para alguns fatos históricos em vez de somente a teologia. Deus o abençoe 🙌
Giedre, esse sorriso cativante ilumina o seu lindo rosto!!!
Viva. Após a visualização do vídeo, foi estudar uma das supostas «contradições». A palavra grega que se encontra em João 19:14 e que foi traduzida por dia de preparação é «παρασκευη» que significa literalmente «sexta-feira». Fazendo uma nova tradução, o que texto está a dizer é que se tratava de uma sexta-feira de Páscoa, isto é, além de ser sexta-feira, também era dia de Páscoa. Esta mesma palavra encontra-se em Marcos 15:42 referindo ao dia de preparação, isto é, véspera de Sábado, sexta-feira. Juntando o versículo 6 do mesmo capítulo 15 do livro de Marcos, temos exatamente a mesma informação nos livros de João e Marcos. Curioso, encontrei esta palavra uma terceira vez em João 19:31 referindo-se ao dia de preparação -> sexta-feira e não dia de preparação/anterior da Páscoa. A palavra grega traduzida como Preparação encontra-se em Mateus 27:62; João 19:42 e Lucas 23:54 referindo-se em todos eles ao dia anterior ao Sábado e nunca de preparação de nenhuma festa. Pelo que foi descrito, não existe nenhuma contradição neste caso. Penso que antes de efetuarmos alguma afirmação, temos de estudar bem o texto no seu original. Um grande abraço.
Muitíssimo obrigado por texto explicativo. É fundamental termos esse comentário por aqui, esse sim! Com informação madura, convicta, lógica. Realmente alguma informação que está já fixada em nosso conceito por tantos anos e ser assim tão confrontado sem termos outras referências fica bem difícil e até confuso. Seu comentário até me confortou de certa forma, é muito desagradável ter uma informação dessa a qual Jesus morreu Sexta ou Quinta..
João 19:31 diz que o dia seguinte à crucificação era um “megas hemera”. Um “megas hemera” é quando dois sábados coincidem (Páscoa que é um sábado anual +sábado semanal lembrando que os dias também são contados a partir do por do sol). Em João, a Páscoa seria comida nessa noite. Isso explica porque é que em João 13:16-20 os discípulos pensavam que Judas saiu mais cedo da santa ceia para comprara as coisas necessárias para a Páscoa (Jo 13:1-2 também diz que a ceia ocorreu antes da Páscoa). Na madrugada seguinte os sacerdotes já nem queriam entrar no Hall de julgamento porque queriam comer a Páscoa. Jo 19:14-17 diz que (essa sexta feira) era “Paraskeuē da Páscoa”, e 19:31 diz que esse sábado seria um "megas hemera" (não há megas hemera nos sinóticos e nesses 3 livros a ceia foi o próprio jantar da Páscoa, dito pelo próprio. Resumindo nós sinóticos Jesus morreu no dia 15 e em João no dia 14 (sendo para João o Cordeiro que tira o pecado do mundo)
Poxa . Esse canal pra mim era muito top , mas o professor não leu nem no original e afirmou contradições.. aí complica poxa.
@@iechromefox Viva, eu olho para o «Megas Hemera» como o dia de Sábado sendo um dia especial para os Judeus. Podia me dizer onde se encontra a informação que referiu acima? Se Jesus e seus discípulos celebraram a ceia na quinta-feira, foi antes da Páscoa, pois ela seria celebrada no dia seguinte. Se a Páscoa coincidisse com o Sábado, o Mestre teria morrido no dia 13. Fazendo uma tradução correta de Mateus 27:15, era no dia da festa que o presidente soltava um preso, isto é, no dia em que Jesus foi crucificado. Como já referi, segundo a minha interpretação, o Mestre morreu numa sexta-feira, dia 14 de Abibe, dia de Páscoa. Se tiver o gosto de saber em que ano Jesus morreu, é só pegar no Calendário Hebraico e procurar próximo da década de 30 do primeiro século. Um grande abraço.
Por isso lhes envia Deus a operação do erro, para que dêem crédito à mentira,
a fim de que sejam julgados todos os que não deram crédito à verdade, antes tiveram prazer na injustiça.
2 Tessalonicenses 2:11,12
Kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk muito conveniente
Kkkkkkkkkkkkk
Surreal. Era assim que a Inquisição mandava cientistas para a fogueira.
A Bíblia não tem contradição as pessoas que não conseguem entender 😀
Isso tudo não leva a nada se a paz não estiver em ti e a justiça e o amor ao criador de todas as coisas Deus todo poderoso .
ua-cam.com/video/Nw9NbWkzdjI/v-deo.html
é com essa maestria que eu sou asiduo do canal para glória do eterno e seu filho o messias . parabéns aos irmãos pela escolha do canal.
Professor o senhor é uns dos exelentes professor historico e teologico que eu já conheci. Sou um grande admirador do senhor da maneira profissional qual sabes conduzir um estudo. Parabéns e muito obrigado por estar me ajudando a cada dia a estar me sentindo próximo da verdade da Torá.
Teologico? Ele é ateu
@@mauzolito existe um grande abismo que separa um ateu de um agnóstico. Se informe, pois já o sigo a anos e para mim essa informação é algo novo.
@@Adsonguedessa Ele mesmo diz que não acredita em Deus, agnóstico que eu saiba ainda deia uma brecha para crer em Deus, caso isso tenha evidência....mas no fim das contas não é um abismo como vc escreveu acima. Inclusive ele foi entrevistado em canal de ateísmo...que inclusive trata o teísmo com desdém e pouco caso. Por isso vejo como perigoso as pessoas acreditarem no que ele prega aqui sem tentarem ouvir outros pontos sobre o mesmo fato.
@@Adsonguedessa Ta aqui o título do vídeo da entrevista dele pelo ateu Daniel Gontijo: "Pq não acredito em Deus"
ua-cam.com/video/3P_ArTGGQgc/v-deo.html
Alias o canal do Gontijo é bem superficial sobre esse tema, está atrasadíssimo em relação do que acontece hoje nod ebate entre ateísmo e teísmo
@@mauzolito Sobre a entrevista, eu me recordo de que ele deixa em aberto a possível possibilidade de acrescentar alo novo, baseado em fatos é claro. Mano você acredita em Deus? Se sim; eu também acredito.
Mas será que cremos no mesmo Deus?
Eu creio no Deus de Israel, Aquele que Único Fez maravilha e sozinho abriu o mar em 12 partes para o seu povo eleito passar; e afogou a todos o opressor e os seus cavaleiros, todos foram tragados pela a forca salvadora do Eterno, nenhum deles restou. Deu a Torá para os seus eleitos e o fez uma nação como havia prometido a Abraão, quando amarrou a Isac o seu filho para dar ao Eterno como uma oferta de elevação, fez maravilhas no deserto, Fez o seu povo ouvir a Sua voz, com voz de trovão, Deu ordem e leis para todas as gerações, leis perpétuas, Mezuza, Tefilins, Tsitzit, Talmuld, Kabalá, Shachari, Minchá, Etc. Estatutos por todas as gerações.Mas eu o sirvo como um Bnei Noach, você sabe o que significa? é um judaísmo assim digamos para nó judeus
Se você crer no Deus de Israel então você conhecer? Pois muitas pessoas dizem que servem ao Deus de Israel, mas o seus preceitos desconhecem, se não conhecem os preceitos para Bnei Noach ou para um Judeu, logo serve ou crer em outro deus, e não no Deus de Israel, correto?
Por quer te fiz essas perguntas e indaguei um pouco sobre a minha fé? Porque não conhecemos nada sobre o Deus que o nosso próximo crer ou não. Muitas fezes estamos tão inflamados e aprisionado na Matrix, que não conseguimos expandir os nossos horizontes intelectuais, não nos permitirmos irmão os mais alem do que nos foi limitado, o que nos foi implantado como o certo e o errado, o bem e o mal, se acredita ou não acredita. Quando damos importância em demonstrar que a outra pessoa, por alguma razão lógica, desconstruiu o seu mundinho velho e vai para um novo mundo bem mais distante do mundo velho que uma outra pessoa ainda nele vive, quando a que está na matrix se depara com alguém que não está mais dentro de sua realidade ela sofre sofre porque não consegue sair dele, e sofre porque não quer sair e não aceita que outrem saiam e sejam felizes acreditando que, a verdade ela roupa as amarras da ignorância, e desvio todo e qualquer conceito de liberdade, pois uma definição de liberdade nada mais é ; quê uma gaiola com asas. Por favor, não é nada pessoal.
É necessário fazer uma distinção entre o que é contradição e o que é diferença! Você da o mesmo tratamento a todas como sendo “contradições “ . Por exemplo, en Atos diz que os judeus de Damasco tramaram contra Paulo enquanto na epistola diz que o etnarca do rei Aretas deliberou prender Paulo. Aqui não vemos duas informações que se contradizem, mas duas informações DIFERENTES, sendo que ambas podem ter sido verdadeiras, sem que haja contradição alguma. E até possível que alguns judeus e o etnarca tenham deliberado juntos sobre Paulo. Em Atos diz que Paulo esteve em Jerusalém antes do Concilio em 3 ocasiões, por outro lado na epístola diz que foi só uma vez. Estas duas informações não se contradizem, apenas são diferentes, e o fato é que esteve em Jerusalém antes do Concílio. Assim podemos ver que a maioria destas supostas “contradições “ na verdade são diferentes visões vindas de fontes diferentes e nunca existindo dentro de uma única fonte. E são detalhes periféricos que não alteram o núcleo histórico dos acontecimentos. Desejo fazer uma observação: em Atos nunca se diz que Paulo estava em “constante “ contato com os discípulos, ai você mencionou algo inexato. Nas passagens por você citadas, não se especifica o tempo que passou com os discípulos!!! A maioria destas aparentes contradições podem ser resolvidas e não desmerecem o valor histórico do novo testamento, feito por varias pessoas, em momentos diferentes, em circunstâncias pouco favoráveis e da melhor forma que puderam!
Se o capeta consegue desmoralizar a biblia e provar q ele nao existe esta feita a destruiçao.do ser humano e muitos.homens ajudam nisso teologos.professores mas esta escrito:as coisas espirituais se discernem.pelo espirito e as carnais pela carne q.espirito esse alienados tem?
Também percebi isso na análise das camadas contradições. É mais importante notar ainda, o que não é feito no vídeo, que o escritor de Atos dos Apóstolos vê os fatos de longe e registra o que vê e presencia de forma geral, já mas cartas de Paulo é ele o narrador que pode muito bem acrescentar detalhes que ficaram longe das vistas dos outros. É importante entender também que Paulo narra para diversos públicos o que é óbvio concluir que, a depender do objetivo do que se diz, fatos podem ser omitidos ou acrescentados para se chegar a determinada finalidade.
Eu acho que vc tem de procurar um dicionário para entender realmente,o significado das palavras.tramar e deliberar são palavras totalmente diferente,cala a boca seu burro.ouve e fica quieto.Afff!!!!!kkkkkkkkkk
O que o vídeo diz é extremamente complexo e exato. Não se pode ter contradições ou como alguém aí disse” pôde-se “ adicionar algo . Sendo livros Santos ,não deveria haver nenhum tipo de “Diferença” . Eles teriam que estar em uníssono ,pois estão falando sobre Jesus ,e não de uma pessoa qualquer,portanto ,o cidadão aí que escreve bonito e diz que não são contradições e sim “ diferenças” não sabe o que está dizendo. Uma coisa que tenho absoluta convicção de que não aconteceu,é que Poncio Pilatos teria lavado as mãos em relação a Cristo! Hora,temos que ler a história! Ele era um governador Romano,vcs realmente Acreditam que ele estava preocupado com a crucificação de Cristo?? Para ele Cristo era somente mais um agitador ,nada mais do que isso. Pilatos,como todo imperador ou governador Romano simplesmente matava aos milhares,vcs realmente acreditam que ele estava preocupado com Cristo? Vamos para de assistir os filmes de holiwood e pensar que é verdade ou que é histórico. Cristo foi importante parar os cristãos,não para o governo romano,ele ,do ponto de vista Romano era só mais um para ser esmagado pelo rolo compressor Romano,nada mais que isso! Acordem e parem de falar besteira. Usem um pouco a razão ,é bom e liberta.
@@carlosahmadwaked265 os livros não são Santos não são sagrados não são místicos são sujeitos a erros como quaisquer outro o problema é q a religião colocou o livro em um lugar q Deus não o colocou
Assisti a seus vídeos "contradições". Cheguei à seguinte conclusão: se depois de tanto estudo o professor não se entregou a Cristo, vem colaborar com duas vertentes:
1- Jesus continua combatendo o Farisaísmo, que conhece as Escrituras como a palma da mão mas não as carrega no coração.
2- a doutrina da eleição: Deus resgata os seus escolhidos antes da fundação do mundo.
Que Deus continue fazendo sua obra no teu 💜❤.
Excelente estudo, só veio confirmar a minha fé! Não há contradições, uma informação completa a outra. É claro isso. São relatos escritos muitos anos depois dos acontecimentos. Sem internet, sem jornal, sem rádio e TV, até que as informações são super precisas! Achei ótimo
❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Oh, meu pai, como é triste ver como o fanatismo tira todo o bom senso de um ser humano. :/
@@mardonio.sousa2 fanático pelas escrituras, meu caro. Abra os olhos que as coisas escritas ali estão acontecendo debaixo das nossas barbas. Leia Ezequiel 38-39, procure a linhagem dos povos descritos ali e veja a guerra atual. Se mesmo assim não mudar de ideia, considere-me apenas um fanático. Ficarei feliz.
Provas nítidas pra um fanático é a mesma coisa que nada. Preferem acreditar em cobra falante! É foda!!!!
@@haterdoirreal823 , o que tens a falar do Alcorão? De Buda? A perseguição ao cristianismo, bem como aos cristãos, é algo que salta aos olhos de qualquer ateu com mais de dois neurônios. Por que buscam analisar a Bíblia com um rigor científico que não é posto em outras religiões? É claro que contradições irão ocorrer no texto bíblico, até porque ele só foi para o papel no séc. IV. A tradição cristã começa via oral! Agora, tenha certeza, essas ditas contradições não chegam a 1% do texto bíblico.
Canal fantástico, sou cristão e fascinado por teologia, o que me faltava era um professor como vc que ensina história de vdd sem viés religioso… isso é riqueza.. vlw
Basta não prestar atenção, pra poder continuar devoto
@hopehour9997. Irmão, não existe parcialidade. Ou alguém é de DEUS ou do diabo!
@@leandrofranciscodasilva445 Graças a deus sou do Diabo então
ua-cam.com/video/Nw9NbWkzdjI/v-deo.html
Sou de Deus😅
Muito bom o estudo; merece o like pois, deixa muito claro a incredulidade e a divergência dos historiadores... e isso eu já sabia.
Apesar de tantos estudos.o sábado continua sendo santo,santificado por DEUS.
Boa tarde Prof.Jonathan Matthies ! O Professor poderia fazer um vídeo específico sobre a comunidade de qumrán, a importância do ponto de vista acadêmico dos manuscritos encontrados nesta comunidade , o contraste entre o judaísmo deste grupo e o judaísmo farisaico.
Não sabia que existia fui pesquisar! Mais não aprofundei
A única coisa que sei✔️
E que nada sei❌
Quando penso que aprendi ✔️
Penso que nada foi ❌
O que sei é que a gente aprende, acha que sabe fica velho e esqueci tudo, daí ninguém sabe de nada!📴
Isso é só com você mesmo amigão
😁😁🤭🤭🤭 Agente aqui aprende ,e carrega na bagagem até o final 👍👍😉😉
@@franciscolimaoliveira8699 😆😆😆😆melhor resposta kkkk continuemos a aprender com nosso excelente professor. E com certeza quanto aprendemos, mas queremos aprender 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
@@franciscolimaoliveira8699 e ainda elimina o que aprendeu errado😂😂
@@andreleandrobuss5601 vale lembrar que ele não é arqueológo e nem teólogo isso seria fundamental para atestar melhor o que ele disse.
@@memesmega501 positivo
Não só o Novo Testamento, mas também o Velho Testamento, especificamente a Torá está repleta de disparidades. O que é algo comum em um conjunto de livros escrito por pessoas diferentes, ponto de vista diversos e em épocas distintas. A fé é que move o justo e não dados históricos, científicos ou acadêmicos.
Muito bem colocado... sem fé é impossível agradar a Deus e ter alguma esperança, é a fé que nos move e nos faz crer que um dia tudo vai ser bem melhor....
CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA
-No primeiro dia da criação, Deus cria o Céu, a Terra e a Luz (Gênesis 1:1-5).
-Mas só no quarto dia Deus cria o Sol, a Lua e as estrelas (Gênesis 1:16-18).
-Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).
Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23).
-Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).
-Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
-Deus se arrependeu (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).
-Noé levou dois animais de cada espécie na Arca (Gênesis 6:20).
-Noé levou sete pares de animais limpos e um par de animais impuros (Genêsis 7:2).
-O dilúvio durou 40 dias e 40 noites (Gênesis 7:17).
-O dilúvio durou 150 dias (Gênesis 7:24).
-Após o dilúvio, a terra secou em um mês e vinte sete dias (Gênesis 7:14).
-A Terra secou depois de onze meses (Gênesis 8:13).
-Toda a terra tinha uma só língua (Gênesis 11:1,6-9).
-Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).
-Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36).
-Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12).
-A terra vai durar para sempre (Salmos 104:5) (Eclesiastes 1:4).
-A terra será destruida (II Pedro 3:10) (Hebreus 1:10-11).
-Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência (Êxodo 9:3-6).
-Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25).
-Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3).
-O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26).
-Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
-Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).
-Deus proíbe a fabricação de estátuas (Êxodo 20:4).
-Deus ordenou a fabricação de estátuas (Êxodo 25:18).
-Deus não pode mentir (Números 23:19).
-Deus enviou um “espírito” mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22).
-Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38).
-Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7).
-Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50).
-Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37).
-Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17).
-Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28).
-Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32).
-Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39).
-Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15).
-Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20).
-David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9).
-Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43).
-Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
-Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
-Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).
-Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).
-Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).
-Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).
-Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).
-Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).
-Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).
-Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24).
-Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).
-Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30).
-Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30).
-O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7).
-O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos Judeus (Lucas 7:2-3,6-7)
-Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).
-Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).
-Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9).
-Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).
-Deus fala a respeito de sacrifícios com os filhos de Israel libertos do egito (Levítico 1:1-9).
-Deus nega que houvesse dito algo sobre sacrifícios naquela ocasião (Jeremias 7:22).
-O filho não deve ser castigado pelo erro do pai (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4).
-Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9).
-Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão (Romanos 5:12).
-Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).
-Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).
-O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12).
-O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27).
-Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13).
-Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27).
-São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20).
-Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9).
-Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12).
-Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11).
-Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16).
-Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27).
-Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19).
-Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36).
-Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12).
-Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12).
-Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30).
-Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11).
-Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10).
-Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28).
-Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42).
-Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14).
-Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:8).
-Jesus lhes disse que deveriam andar descalços (Mateus 10:10).
-Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7).
-Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7).
-O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8).
-O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9).
-Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42).
-Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18).
-Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42).
-Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47).
-Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2).
-A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21).
-Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37).
-Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30).
-Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47).
-Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20)
-A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19).
-Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35).
-Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22).
-Jesus manda amarmos uns aos outros (João 13:34-35).
-Você não pode ser um discípulo de Jesus se amar seus pais (Lucas 14:26).
-Vestiram Jesus com um manto carmesim (Mateus 27:28).
-Vestiram Jesus com um manto púrpura (Marcos 15:17) (João 19:2).
-Após Pedro ter negado Jesus, o galo cantou pela segunda vez (Marcos 14:30,57-72).
-O galo só cantou uma vez (Lucas 22:34,60-61) (Mateus 26:34,69-74)
-Deus habita nas trevas (1 Reis 8:12)
-Deus é luz (I João 1:5).
-Deve-se julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15).
-Não julgue para não ser julgado (Mateus 7:1).
CONTRATAÇÕES NOS 10 MANDAMENTOS
-Êxodo 20:3-17
1-Não terás outros deuses diante de mim;
2-Não farás para ti imagem de escultura;
3-Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; 4-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar
5-Honra a teu pai e a tua mãe;
6-Não matarás;
7-Não adulterarás;
8-Não furtarás;
9-Não dirás falso testemunho;
10-Não cobiçarás.
-Em Êxodo 34:14-26, os mandamentos sofrem alterações:
1-Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar;
2-Não adorarás a nenhum outro deus;
3-Não te farás deuses de fundição;
4-A festa dos pães ázimos guardarás;
5-Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás;
6-Também guardarás a festa das semanas;
7-Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS;
8-Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado;
9-As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR teu Deus;
10- não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
Professor de quem está falando Isaías 7:11-14,9:6,42:1-9,49:1-6,
52:13-53:12,?
Se o capítulo 7 especificamente sobre o chifre pequeno,se o capítulo 7 de Daniel tem relação com o capítulo 2 e o capítulo 2 fala sobre as pernas 🦵 e pé 🦶 de barro e ferro,e está relacionado com o capítulo 7 sendo Roma da 4º besta.
O chifre pequeno sai de Roma ?
Se o chifre pequeno sai de Roma como o chifre pequeno pode sair dós selêucida que são um dos generais de Alexandre,e os selêucida vem do reino do Sul ou seja Egito 🇪🇬 Daniel 11.
Resumindo o chifre pequeno sai de Roma ou do Egito?
Obrigado professor 👍
Eu pude notar ao longo do vídeo várias vezes o professor enfatizando o fato da autonomia de Paulo, pois bem o professor só não enfatizou o que ele mesmo leu, que está autonomia de Paulo foi dada pelo nosso Senhor quando os anciãos da Igreja separaram Paulo e Barnabé para o trabalho missionário, outrossim o professor enfatizou o fato de Paulo ter recebido aprendido por revelações, só que o professor se quer deu o trabalho de dizer para os seus seguidores que os ensinos de Paulo recebidos por revelação não ferem nem desabonam os ensinos que os demais apóstolos receberam quando andaram com Jesus. O professor me pareceu jocoso no seu comentário pra não dizer tendencioso.
Não há viés ideológico nem religioso nos ensinos do Professor, ele apenas expôs os fatos, cada faz o que quiser com isso.
Vou assistir esse vídeo por inteiro hoje, mas adianto que eu encontrei contradições sim, no NT. Quero ver se serão explicadas aqui. Farei um vídeo e publicarei em meu canal, depois convidarei o nobre e quem mais desejar oferecer explicações. Meu lema não é desrespeitar, nem ser insolente. Meu lema é a verdade.
Conheci esse canal recentemente. Que tesouro descoberto. O professor Jonathan Matthies tem o um dom incrível de lançar luz sobre a bíblia de uma forma pedagógica, racional e sendo muito sábio nas suas aulas.
ua-cam.com/video/Nw9NbWkzdjI/v-deo.html
Teus vídeos são muuuuuito bons.
Fatos históricos, sonoridade, até a voz é mara pra dissertar os fatos.
Esclarecedor e conclusivo ao entendimento de que:"Só sei que nada sei"...
Kkk! É por aí mesmo.
Vc quer afirmar que existem mentiras na Bíblia?
@@aroldopita9710 Aí aí começou.
@@aroldopita9710 ifelismente existem tantos acréscimos bem como sofismas e muito mais. Porém cabe a quem tem bom senso buscar ao espírito santo que o revele."pq a letra mata maiso espírito vivifica"" sou crente no criador não na imperfeição da mão humana...
@@aroldopita9710 "Nenhum livro é perfeito" .
~ Josef Miler.
Compartilhei seu vídeo com mais de 40 pessoas por ser de altíssima qualidade 🌴🙌
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
@@avelinoefamilia Lc 16:16-17: "A lei e os profetas duraram até João; desde este tempo o reino de Deus é pregado, e todo homem esforça para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra, do que faltar um traço da lei."
O Hasatan é muito esperto, quis separar o Messias da Torah criando cristianismo e judaísmo, mas a verdade é que o Messias veio cumprir a Lei e nós como seguidores devemos fazer o mesmo, cumprindo a Lei e os Profetas.
@@yahudatribo2096
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ."
QUAL É A CONDIÇÃO, IMPOSTA por Jesus, a quem deseja CONHECER A VERDADE e ser Liberto?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Mas NÃO BASTA "crer Nele": É FUNDAMENTAL OBEDECER ao Ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
Quando foi que Cristo ou algum apóstolo se envolveu na política e com o poder DESTE mundo?
@@avelinoefamilia o senhor Jesus e uma fraude romana c ajuda dos gregos. Acorda idolatra
😂😂😂
historiadores teólogos sacerdotes nunca vão saber todos detalhes do que aconteceu, . apenas o básico,.
Se quem estuda e pesquisa só sabe o básico. Imagina quem acredita.
Dá pra saber o que não aconteceu. Especialmente as partes mitológicas
@Minutos Bíblicos, chamar inconsistência lógica de rebeldia é uma estratégia maligna, afinal de contas está a se condenar os racionais pelo erro dos escritores deste livro mau escrito, irracional e leviano.
O ESPÍRITO DE DEUS, PRESCRUTA ÀS PROFUNDEZAS DE DEUS E REVELA AO CORAÇÃO DO HOMEM.
@@assissoteropolitano imagina quantas supostas revelações de Deus fizeram os homens decairem em guerra e em sangue. Provavelmente nao devem ser revelações divinas e sim o ego de homens.
João usa o sistema horário romano (das 24h às 24h), enquanto Marcos usa o horário judaico (das 6h às 18h).
Segundo Marcos (Mc15:35) Jesus foi CRUCIFICADO às 9h da manhã (terceira hora do período judaico). E segundo João (Jo19:14), Jesus foi JULGADO às 6h da manhã (sexta hora do período romano). Conclusão: isto NÃO é contradição.
As geneologias também estão corretas. Um talmid cita a linhagem paterna e o outro a linhagem materna.
Correto.mas os encapetados fazem de tdo.p.tenta destrui a verdade sabe pq?se nao existe verdade nao sou obrigado a seguir nada..e o capeta adora o nao seguir nada vc pode tdo vao crianças façam.oqe.quiser aff
A mãe de Jesus era virgem, sendo assim José não era pai de Jesus.
@@xvideos22 na verdade ela era sim virgem ate o.nascimento de jesus.mas ele era.pai de criaçao,pq.jesus e fruto do espirito santo com.a.maria..jose e pai.pq.criou,assim como adotar uma criança
@@mig72andras27 me desculpe, mas mas Jesus tendo José apenas como pai de criação não o torna descendente legitimo de Davi, e sim apenas um criado de José.
@@xvideos22 vc esqeceu da linhagem de.maria!geralmente os judeus casavam entre irmaos ou primos abraao fez isso.e isaque e outros..trazendo.assim a linhagem.de davi para jesus
É como digo; se o homem corrompeu os escritos sagrados, ainda assim João 3:16 e 14:06 são suficientes para ligar o ser humano ao Reino do Altíssimo. Se toda ela foi danificada essas duas passagens são suficientes para nós conduzir a vida eterna.
Essa voz calma e mansa não engana
Não o conhecia, amei esse professor!!
Gostei muito, muita informação interessante. Estou amando construir esse entendimento histórico do cristianismo. Obrigada e abraços!
A letra mata mas o Espírito vivifica.
Boa tarde professor! Estou gostando muito das suas aulas! Gratidão! 🙌🤝
Os discípulos escreveu muito depois e não tinha condições de lembrar de tudo afinal eram ser humano e não deuses! Pra isto tem historiadores hoje ! Pra ter o que fazer ! Trabalhar em pesquisa redescobrir certinho o que eles erraram, temos olhar de forma racional não achar que eles nunca podia errar!
Eu leio a bíblia olhando para a época e tudo bem !
Essas contradições so aumentam minha fé em um DEUS lindo que fez o céu a terra ! Não sei como! E me da chance de viver e desfrutar das coisas boa ! Jesus Cristo nunca escreveu! Mas o que escreveram sobre ele me encantou😍! Nem precisava de ter escrito mais nada ! Seu exemplo e muitos mestres de outras religiões que escreveram sobre eles! ja basta ! Tomei um asco religião 😏 Principalmente a minha !
PARABÉNS Professor seus trabalhos são ótimos de muita clareza e muitos conhecimentos específicos para cada assunto abordando sempre trazendo as raizes grego e hebraico !😊 ETERNO te abençoe! Te guarde você e sua familia !
Só percebi sua colocação que Jesus Cristo não tem condições de ser salvador da pátria, tomar cuidado a construção de Jesus Cristo baseado no Novo Testamento! De forma bem subjetiva deu seu recado! Os evangelhos ñ são confiáveis! Não muda minha admiração! Um bom entendedor .....🤔
Muito bem colocado a opinião da irmã, e um dia creio eu tudo será revelado. Maranata! Vem Senhor Jesus .
@@edimarmires9180 Só mais 72hrs e o Messias volta pra revelar a verdade. eu creio
Que a paz de Einstein esteja convosco
@@Jacome00É o clássico da ficção, o eterno retorno da volta dos que nunca foram.
Um bom entendedor não aceita essas explicações mágicas
Prezado Prof. Jonathan, vi agora o seu vídeo acima. Como os demais que vi, são vídeos bem esclarecedores e bem elaborados. Nele, embora no seu final o senhor reconheça as diferenças de escritos de vários autores sobre o mesmo assunto, eu, respeitosamente, gostaria de acrescentar um entendimento que poderia esclarecer mais ainda as aparentes contradições. A meu ver, essas diferenças, como o senhor bem reconhece, existem também no chamado Antigo Testamento, e estão relacionadas com quem escreve e a distância do fato acontecido. O que está em evidência não é o autor, e sim o fato acontecido. Dessa forma, muitos vão contar da maneira que eles lembram e acham necessário para o relato do fato, mas este, sim, é o mais importante para a mensagem. Isso dispensa comprovações históricas. Não quero dizer que elas não devem ser procuradas, mas não tê-las como obstáculo à Fé. Visto assim pode-se entender melhor o que foi relatado no texto bíblico. Detalhes são menos importantes. Um exemplo prático: Numa batida entre dois carros com alguns passageiros, cada um deles vai contar o fato segundo a sua visão. Se há distância do tempo do acontecimento, alguns outros detalhes poderão até ser omitidos por esquecimento. E por aí vai... O que importa são os fatos, pois as Escrituras Sagradas devem ser vistas com os olhos da Fé e tirar dos fatos as mensagens que vão alimentar essa Fé. Deixo aqui o link do meu site, caso o senhor queira conhecer melhor o meu pensamento: www.joseardias.org
Muito bom, eu ouvi dizer exatamente isso, se os dados forem precisos e certinhos o valor historico diminui, pois é normal do ser humano esquecer ou lembrar de uma maneira diferente.
Vc está pedindo para que esqueçam as contradiçoes em nome da fé? Pq foi isso que disso. Dizem que a Biblia nao tem contradicoes, mas tem sim. Bom, paciencia.
Mas se a bíblia foi revelada pelo espírito santo, inspirada os autores a escrever então todos deveriam ter escrito de forma que não houvesse contradição Então se tem alguma coisa não está bem esclarecidas.
@@Leo-ow6ss disse tudo.
Difícil é provar quais relatos são verdadeiros, os autores controlam a sua narrativa, é igual a conversa fiada de *igreja primitiva* não existia igreja primitiva, era seitas! os manuscritos do primeiro século prova que não existia uma igreja unida, cada comunidade tinha sua própria concepção, não é atoa que os evangelhos não se harmonizam, jesus nasceu no tempo de Herodes ou no Censo de Quirino Como diz Mateus e Lucas?... Só passou a ser uma igreja unificada apartir do cristianismo católico, que perseguiu as outras seitas religiosas, e decretou nos concílios que aqueles que não aderisse o que foi decidido nas cadeiras do cléro católico Romano fosse excomungado e duramente perseguidos e castigados!!!....
Mais um vídeo que gostei !
Professor, os cristãos costumam dizer que o que eles chamam de "novo testamento " é uma continuação da torah e os profetas. Os judeus rejeitam totalmente esse "novo testamento " , e o argumento mais forte usado pelos judeus é que as escrituras cristãs contradizem as escrituras hebraicas. Gostaria que você gravasse um vídeo mostrando as contradições do "novo testamento " em relação à torah e os profetas.
E como você mencionou , também gostaria de ver esse vídeo sobre as contradições existentes na torah e nos profetas ou entre a torah e os profetas. Desde já agradeço. Abraço!
Muito agradecido Rosivaldo!
Como a Bíblia Hebraica e o Novo Testamento - assim como os demais livros deuterocanônicos e apócrifos - foram escritos em um período muito longo de história, inevitavelmente eles possuem contradições. Qualquer religião da História humana não é estática. Suas ideias são modificadas e adaptadas com o passar do tempo e o contato com outras culturas. Com efeito, a Bíblia Hebraica, que possui uma história de múltiplas literaturas em um período de quase mil anos, demonstra contradições ainda mais perceptíveis do que o Novo Testamento. Mas, futuramente, pretendo elaborar um vídeo sobre este tema também. 😉
Fraterno abraço!
é de se lamentar que um professor, e o respeito por isso, seja tão ingenuo ao ponto de permitir que seu viés judaico prevaleca sobre um senso critico e um pouco de inteligencia, pergunte para 4 pessoas que assistiram um acidente, eles contaram historias diferentes, mas que juntas montarão o episodio do acidente como aconteceu, isso nao tira a historicidade do acidente, apenas porque 4 pessoas contaram historias diferentes, e apelar para historiadores que nao acharam ou nao concordam sobre algum fato, e com isso desqualificam um fato biblico, nenhum fato historico é encontrado sobre Israel no Egito, e agora Israel esteve mesmo no Egito, um pouco de honestidade intelectual é bem vinda, Daniel não é mencionado em alguns eventos historicos, e nem por isso é questionado sua existencia, shalom professor sucesso
voz no deserto nunes luz aceita que dói menos imagine que um desses 4 foi o maior mentiroso da história...ou que em alguns desses concílios algum engraçadinho puxou sardinha para oque ele acreditava e deu uma modificazinha básica “pra fica mais parecido com a forma de sua percepção de fé....garanto que se você pudesse alterar alguma coisa talvez faria Querido houve muitos sábios sacanas que colocaram a caneta nisso então segura tua onda que o historiador só está mostrando o erro que fizeram e deixam para os que sabem ler sem essa desgraça de sentimentalismo emocional notar.
Rosivaldo Paulino entre aqui para ouvir o q o rabino fala
ua-cam.com/video/6tCE5IO0srE/v-deo.html
CARLA muito obrigado! Já tinha assistido a esse shiur , muito bom!
Eu estou realizando um estudo específico sobre as contradições nos evangelhos sinóticos ( Mt, Mc e Lc). Só ali já temos dezenas de contradições. Ainda não me detive em analisar as contradições de Paulo. Na realidade o que me chama a atenção, descoberta no meu tempo de seminarista, é que na realidade o NT nos apresenta duas religiões distintas. A religião com base nos dizeres de Jesus (que nunca quis ser o Cristo ( Mt e MC) e a igreja de Paulo, onde ele pouco ou quase nunca cita exatamente as palavras colocadas pelos evangelistas na boca de Jesus. E cria, destarte, a figura mitológica de Cristo, como tronco central de sua mensagem. Tanto que, em nenhum momento da história de igreja encontramos qualquer referência a uma igreja "jesuística", ou seja, baseada exclusivamente nos ensinos colocados na boca de Jesus. Até porque, claramente, se condensarmos todos os ditos de Jesus nos evangelhos dificilmente conseguiríamos formatar teologia, doutrina, dogmática e liturgia deles. luremag@gmail.com
E seria possível saber, quais foram aproximadamente as palavras ditas por Jesus?
Ex.:
Eu penso na grande possibilidade de que realmente Jesus tenha dito sobre as bem aventuranças, de que resumiu os 10 mandamentos em 2, etc.
Também tenho este entendimento, a igreja cristã atual seguiu o ensinamento de Paulo e os ensinamentos e boas novas do próprio Jesus se perdeu.
Professor, você poderia fazer uma serie tipo: conhecendo as religiões, e falar do islam, judaismo, hindusmo e outras!
Marcos alves de melo, Boa.
Uma ótima ideia, de verdade!
@Eber de M.S Junior Isso não é um problema, pode ser especializado em outros tipos de religiões assim como o judaísmo, cabalismo e a "religião de Jesus" o Cristianismo, pode também se especializar em outros!
Muita gente não sabem mas quase todas, umas 99,98% das religiões estão ligadas indiretamente umas com as outras pesquise e descobrirá essa ligação.
agora tem hahaha
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
Não resta dúvidas de que Paulo perseguia os primeiros Cristãos. O leitor da carta de Gálatas chegaria a tal conclusão já no início desta carta, pois Gálatas 1:13 nos diz: "Vocês, naturalmente, ouviram falar da minha conduta anterior no judaísmo, que eu perseguia intensamente a congregação de Deus e a devastava,". E com respeito aos Cristãos da Judeia conhecer Paulo sim ou não, a questão é resolvida no que seria conhecer uma uma pessoa. É comum alguém nos perguntar se conhecemos determinada pessoa, o contexto da pergunta poderia nos mover a dizer sim ou não. João 1:33 nos dar um melhor esclarecimento do que é conhecer alguém, quando nos diz: "Eu mesmo [João Batista] não o conhecia [Jesus], mas Aquele que me enviou para batizar em água me disse: ‘Aquele sobre quem você vir o espírito descer e permanecer, esse é quem batiza em espírito santo." É claro que João Batista conhecia seu primo Jesus, o que João Batista talvez não tivesse total certeza era de que seu primo seria o messias, isso o moveu a dizer que não o conhecia. O que provavelmente aconteceu com Paulo e os Cristãos da Judeia é que muitos não o viram presencialmente, e quanto aqueles que o viram não o reconheceram em face das mudanças que Paulo fez. As roupas extravagantes de um fariseu certamente escondia muito bem a pessoa de Paulo que agora usava roupas comuns. Paulo literalmente se tornou outra pessoa.
Prof Jonathan! Acho que deve ter ainda mais contradições além dessas. Principalmente quando no novo se refere ao Jesus histórico como cumprimento de algumas profecias do antigo testamento. Gostaria que falasse sobre isso também, por gentileza.
nao existe profecia sobre jesus no antigo testamento. acessa o site portal fo espirito secao sera que os profetas previram a vinda de Jesus?
Vai ve q toda biblia e uma contradiçao tbm.e nos estamos.aki num.sonho.astral nao existe nada e tdo fantasia..poeira cosmica.aff0
Peça também para o profe explicar de onde veio a mulher de Caim, onde estão os vestígios do êxodo, etc. Porque o povo escolhido é também o mais perseguido no mundo?
@@rodmark2534 O QUE NÃO EXISTE É SEU CÉREBRO PELO JEITO
@@edsonjunior9349 ESTUDA ZÉ RUELA. Aponta uma profecia que tu acha ser sobre o tal jesus.
Se os judeus não creram em JESUS, como iriam crer nos apóstolos?
ERRADO: MUITOS Judeus creram no Messias
Os apóstolos eram judeus
@@Evelyn-tm1ok nao so eles como os primeiros convertidos por paulo alem de maria
@Vylion VesperCast os apóstolos, com exceção de Mateus, eram analfabetos, como 90% da população. Não foram escribas dos evangelhos, pelo menos historicamente falando.
@@ligiamoregula6392 então quem escreveu o evangelho de João ?
👏👏👏👏👏👏👏👏 Trabalho impecável sempre! Obrigada
Em Atos 9 relata-se que Paulo passou a pregar o evangelho logo após Ananias ter orado por ele, momento em que recobrou a visão. Só que esta narrativa é confusa. Pois, nesse relato é citado o nome de Barnabé. E Paulo só conheceu Barnabé depois de passar vários anos no anonimato, momento em que o próprio Barnabé o buscou em Tarso para se juntar aos irmãos em Antioquia. Essa chegada de Paulo em Jerusalém, conforme Atos 9:26, não aconteceu depois que Ananias orou por Paulo e depois de suas pregações nas sinagogas em Damasco, pois ele ainda não tinha condições de sair pregando o evangelho sem ter base. Veja que em Gálatas 1:17 Paulo diz que, após a visão que teve em Damasco, não subiu imediatamente para Jerusalém, mas foi para as regiões da Arábia, depois voltou a Damasco, e só três anos depois que desceu a Jerusalém, conforme esse relato de Atos 9. Portanto, essa pregação de Paulo em Damasco, descrita em Atos 9, não aconteceu depois da oração de Ananias. Ocorreu depois que Paulo retornou a Damasco depois de seu anonimato na Arábia.
ATOS 9
17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.
19 E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou-se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco;
20 e logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus.
21 Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam esse nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais sacerdotes?
22 Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo.
23 Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si matá-lo.
24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida,
25 os discípulos, tomando-o de noite, desceram-no pelo muro, dentro de um cesto.
26 Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus.
Prof. Jonathan cometeu uma falha ao discorrer sobre o ministério de Paulo começando a citar somente textos do livro de Atos dos Apóstolos. Pois Paulo não iniciou o seu ministério logo depois que teve a visão celestial em que caiu do cavalo. Paulo abandonou seu ofício de perseguidor dos cristãos e se retirou para o "deserto", passou a viver no anonimato, isto é, foi para as regiões da Arábia, talvez para estudar mais a fundo o Antigo Testamento e entender o que os profetas falavam a respeito do Cristo. Depois ele retornou para Damasco, e só depois de 3 anos em Damasco foi que ele subiu a Jerusalém para manter contato com os apóstolos de Cristo, mas só falou rapidamente com Pedro e Tiago. Ele só iniciou seu ministério pra valer depois de 14 anos, quando subiu a Jerusalém novamente, devido a uma revelação, levando consigo Barnabé e Tito. Foi só a partir daí que ele ficou conhecido oficialmente pelos apóstolos como o ex-perseguidor que havia se convertido, e agora pregava o evangelho.
Foi Barnabé que buscou Paulo em Tarso para levá-lo a Antioquia para ser conhecido entre os irmãos. E foi em Antioquia que Paulo foi oficialmente ordenado pregador do Evangelho.
GÁLATAS 1:13-24 e 2:1-2
13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava,
14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.
19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
22 Não era conhecido de vista das igrejas de Cristo na Judéia;
23 mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que outrora nos perseguia agora prega a fé que antes procurava destruir;
24 e glorificavam a Deus a respeito de mim.
1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito.
2 E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão.
ATOS 11:25-26
25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo;
26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.
ATOS 13:1-2
1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.
2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Quanto ao horário da crucificação, pode-se levar em consideração que Marcos usa a marcação judaica do tempo e João usa o sistema romano. Assim os horários são compatíveis.
Mas isso tras realmente a uma contradição sim ou nao? Sim
@@xistopereiracarvalho3323
Boa noite
Em seus manuscritos originais, não há contradições. Mas é lógico que te digo isso pela fé. Entretanto, devido às traduções realizadas envolvendo o aramaico, grego coiné, hebraico e outros idiomas é natural que ocorram algumas confusões. A questão que temos que lembrar é para quem o manuscrito foi escrito ou traduzido , pois teria que haver uma linguagem clara. Mas, em última instância, envolve fé.
O professor consegue dizer que a bíblia é uma farsa com muita educação e cautela. Parabéns. Amo seus vídeos
A farsa está mais na construção da religião em torno da Bíblia, do no livro sagrado. A liberdade de interpretação é um perigo... e a colateralidade da religião com a política contribui nesse sentido.
Ele não diz isso diz que interpretação de muitos estão erradas
Ele diz o novo testamento e não o antigo
A Bíblia é uma farsa, os deuses da Bíblia são deuses criados? É só estudar a fundo
Sim, depois desse vídeo o Vaticano fechou as portas 😢
As contradições da bíblia católica apostólica Romana, está de Gênesis ao Apocalipse, são muitas, inclusive Jerônimo deixa seus comentários à respeito!
Se a bíblica católica tem coisas erradas na bíblica evangélica tem mais coisas erradas ainda, pois os católicos foram os primeiros ater acesso a bíblia.
Se tem contradição Deus nao tem culpa, o homem que é falho e cheio de limitações, mas a lei de Deus é perfeita, agradável e mais afiada do que uma espada de dois gumes e essa lei foi dada a pessoas imperfeitas mas que deram o melhor de se, antes termos contradições do que não ter nada a respeito do grande Rei...
Caro Prof. Jonathan, meu respeito e admiração por este estudo tão denso e focado na historicidade, todavia, contradições existem em qualquer obra, seja ela baseada em fatos ou ficção, exemplo, seu próprio estudo começa dizendo que a intenção não é denegrir ou ofender a religião cristã, porém, busca inferir na obra base desta religião dúvidas que o amigo diz ser plausível, isto não seria uma contradição de sua parte? Mas, tudo bem! O Estudo é bom e nos fez pensar mais a respeito e para este propósito sua narrativa é excelente, aliás, penso ser esta uma das razões para que Paulo tenha ido para Arábia, penso na confusão que se estabeleceu primeiramente no coração dele, criado aos pés do Rabino Gamaliel, mas, a frente ele declara que foi judeus dos judeus, altamente rígido quanto a sua fé, com certeza Jerusalém não o ajudar a compreender o novo caminho a ser seguido, então retirou-se a aprofundar seus estudos e ver a pessoa de Jesus Cristo nas Leis, Salmos e Profetas, assim como Pedro no dia de Pentecostes encontrou aquele evento no Livro do Profeta Joel. No mais, que Deus em Cristo te abençoe ricamente.
Aos Discípulos de Jesus, meu amor e cuidados por meio do Espirito Santo. Amados gosto eventualmente de entrar neste site para entender a mente dos incrédulos. Sim, conforme consta nas Escrituras - pois para nós o NT faz parte das escrituras - podemos discernir aos que não creem, sem entretanto, sermos discernidos por eles. Amados em nós habita o Espirito da Vida. Podemos consultar nosso Deus que é VIVO. Dessa forma o Prof. Jonathan sem querer se torna instrumento de DEUS que tudo pode. Sinceros abraços. A Bíblia é um Livro cujo autor intelectual acompanha a leitura dos que sinceramente os BUSCAM
Eu ainda não consegui assistir todo o vídeo, mas acompanhei toda a primeira parte, a respeito dos primeiros anos de Paulo após sua conversão. Sobre isso, eu quero fazer aqui um comentário. Primeiro, preciso esclarecer uma coisa. Eu sou Adventista do Sétimo Dia, e assim, creio na inspiração profética dos escritos da sra. Ellen G. White, que inclusive escreveu sobre a vida dos apóstolos, inclusive sobre Paulo. Em seu livro intitulado Atos dos Apóstolos, a partir da página 123, no capítulo 13, sob o título: Dias de Preparo (vou tentar por o link abaixo do texto para quem quiser ler o que está escrito), ela expôs exatamente o que o prof. analisou sobre a ida do apóstolo a Arábia. Paulo passou alguns dias em Damasco após a sua conversão (At 9:19), tempo no qual visitou sinagogas para falar a respeito de Jesus aos judeus (vs. 20). Aqui, a sra. White acrescenta, porém, que os ouvintes de Paulo ficaram com o coração endurecido para a mensagem que lhes foi pregada (vs. 21-22), e que isto gerou uma oposição que levou Paulo a se retirar da cidade, indo então para a Arábia (Gl 1:17), onde segundo ela "ali, na solitude do deserto, Paulo teve ampla oportunidade para sossegado estudo e meditação. Recapitulou calmamente sua experiência passada, possuindo-se de genuíno arrependimento. Buscou a Deus de todo o coração, não descansando até que tivesse a certeza de que seu arrependimento fora aceito e seus pecados perdoados. Anelava a certeza de que Jesus estaria com ele em seu ministério futuro. Esvaziou a alma dos preconceitos e tradições que lhe haviam até então modelado a vida e recebeu instruções da fonte da verdade. Jesus comungou com ele e confirmou-o na fé, conferindo-lhe uma rica medida de sabedoria e graça". Após esse período de aprofundado estudo e contato com o Salvador, "da Arábia, Paulo voltou outra vez a Damasco (Gl 1:17), e 'falava ousadamente... no nome de Jesus'. Incapazes de resistir à sabedoria de seus argumentos, 'os judeus tomaram conselho entre si para o matar'. As portas da cidade eram guardadas diligentemente, de dia e de noite, para impedir que ele escapasse. Esta situação crítica levou os discípulos a buscar a Deus com fervor; e, finalmente, 'tomando-o de noite, os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro'. Atos 9:25".
Em um trecho seguinte ela afirma: "Depois de escapar de Damasco, Paulo foi a Jerusalém, tendo já passado três anos de sua conversão". Ou seja, boa parte destes três primeiros anos como cristão, Paulo passou no deserto, coincidindo com o que está escrito em At 9:23. "Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida". Com o plano dos judeus em matar Paulo, então este definitivamente foge da cidade se Damasco, para em seguida se dirigir a Jerusalém.
ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/5/123/130/dias-de-preparo
Gostaria de sugerir um estudo sobre o termo traduzido por "cruz" nas escrituras gregas e hebraicas. Jesus realmente morreu em duas estacas ou em uma apenas?
já tem um video sobre
@@arthurhs452 manda aí o link
Só uma observação, ele não esteve com o apostolo Thiago e sim com Thiago líder da igreja de Jerusalém.
Note que o texto não diz "não vi nenhum apostolo A NÃO SER THIAGO"
O texto diz "não vi nenhum apostolo, POREM SOMENTE THIAGO, IRMÃO DO SENHOR"
Alias vc tem um ótimo vídeo sobre esse THIAGO JUSTO e o achado da caixa ossuária que parecer ser dele!
Sim Arctest Industrial! Eu realmente cometi um equívoco ao chamar Tiago de apóstolo. Agradeço a observação! ;) Abraços!
Prof. Jonathan Matthies os historiadores são ateus??
@@silviaferreiramcgovern7379 provavelmente não.
A questão é que a perspectiva de u. História ou um cientista é analisar as coisas de forma concreta, observando fatos e coisas paupaveis.
Na teologia pode se ver que você vai ser doutrina a interpretar aquilo de forma "Espiritual", ou seja do jeito que a vertente quer.
Se você for fazer um estudo bíblico com adventista eles vão te doutrinar a interpretar as escrituras com a visão deles, o mesmo vale pra qualquer vertente.
@@silviaferreiramcgovern7379 Pelo que eu percebi provavelmente boa parte é religioso ou no mínimo crê em uma dívidade, já que geralmente quando vai se falar sobre ateus no mundo académico a maioria sempre é citado no meio científico, então isso me leva a crêr que boa parte doa historiadores não é ateu, mas provavelmente não levam tudo aquilo na bíblia como literal, exemplo é os judeus, eles sabem que os eventos do jardim do Eden são alegorias
Os dois relatos, o de Atos e o de Gálatas, são complementares, em vez de contraditórios, e a única questão é concernente à ordem precisa dos eventos, que simplesmente não é fornecida. É possível que Paulo ficou inicialmente em Damasco com os discípulos apenas alguns dias, conforme é mostrado em Atos 9:19. Depois desses alguns dias, é possível que tenha ido para a Arábia, por algum motivo não especificado e regressado para Damasco onde ficou mais alguns ou tantos de dias cumprindo as palavras de atos 9:23, onde encontramos claramente o seguinte argumento: "depois de se passarem muitos dias". Assim sendo não existe qualquer contradição entre os dois relatos apresentados e sim um completo de informações.
DEZ MANDAMENTOS
Os códigos morais que procuram regular o comportamento humano têm nos acompanhado desde a aurora da civilização. Em algumas sociedades, um legislador afortunado dita um conjunto de regras a serem observadas na vida diária e na maioria das vezes alega ter sido instruído por um Deus. Por exemplo, os códigos de Ashoka (Índia), Hamurabi (Babilônia), Licurgo (Esparta) e Sólon (Atenas), que outrora dominaram civilizações poderosas, estão hoje em grande parte extintos. Talvez julgassem de formas errôneas a natureza humana e pedissem demasiado de nós. Talvez a experiência de uma época ou cultura não seja inteiramente aplicável a outra.
Os Dez Mandamentos representam a versão judaica do Código de Hamurabi, o Livro Egípcio dos Mortos e outros textos da Babilônia. Antes dos “10 Mandamentos de Moisés” já existiam, o “Código de Urukagina”; o “Código de Hamurabi”; as 42 Leis de Maat; o “Papiro Nu” dos egípcios; o Feitiço 125 do “Livro dos Mortos”; as Mitzvot Positivas e Negativas; e os “Dez mandamentos” da religião brâmane.
Essas tábuas de pedra gravada pelo dedo de Deus têm dado oportunidade a muitas críticas, pois o Ser Supremo é apresentado como um homem que fala, que vê, que vai e vem e que por fim escreve sobre pedras certos mandamentos copiados dos brâmanes, da antiga Shastra, do imperador chinês Cam-Hi, do monólogo de Confúcio, dos antigos mistérios do Egito, etc. Na cidade de Atenas, o primeiro código de leis escritas foi elaborado por Drácono, o celebrado inventor das punições draconianas. O antigo Baco escreveu suas leis sobre mármore.
Para desmascarar a farsa das “Tábuas Sagradas” basta observar que seriam necessárias cerca de 620 letras hebraicas para escrever o Decálogo, as “tábuas de pedra” teriam de ser tão grandes e pesadas que Moisés não conseguiria carregá-las da forma mostrada pela Bíblia. E por que YHWH teria escrito os “Dez Mandamentos” em duas Tábuas frágeis?
O mais remoto Código de Leis da Bíblia é simplesmente a transcrição da lei civil da Babilônia, assíria e dos hititas, na sua forma: Decálogo (Ex 20, 1-17) “atribuído” a Moisés na sua forma primitiva e ética que o defendia. Os fundadores da cristandade, cujo objetivo era manter o povo em obediência e paz, tiveram o cuidado de fazer acreditar que a Deus desagradavam as mesmas coisas que eram proibidas pelas leis.
Por que a história de Moisés, o suposto profeta fundador herói sem berço e sem túmulo, que teve o privilégio único, em vida, estar diante de Iahweh - aquele que é - o homem que deu ao mundo o Decálogo - as Tábuas da Lei gravadas pelo próprio dedo de Deus e selou a aliança entre Deus - a Potência Celeste - e o homem?
Por que apesar de sua grandeza, a história de Moisés está mais cercada de dúvidas, hiatos, mistérios, controvérsias e contradições do que certezas ou de confirmações, chegando-se mesmo a se duvidar de sua existência?
No dia em que Moisés “desceu” do Monte Sinai com as placas de pedra contendo os 10 Mandamentos, ele “descobriu” que os israelitas tinham criado um bezerro de ouro. Para punir as pessoas, Moisés juntou um grupo de homens e tomou as seguintes providências de acordo com Êxodo 32:27-28: Então ele lhes disse:
“Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo naquele dia cerca de três mil homens”.
Então… um minuto nós temos Jeová gravando na pedra “Não matarás”.
Então no próximo minuto nós temos Deus mandando cada homem colocar uma espada em sua coxa e matar milhares de pessoas. Você não esperaria que o poderoso governador do universo fosse um pouquinho mais coerente que isso?
Três mil pessoas é uma quebra considerável dos mandamentos. Obviamente isso é uma contradição total. A razão pela qual você encontra contradições como essa na Bíblia é porque Deus não existe.
livrodeusexiste.blogspot.com/search?q=Arqueologia
Claro, Moisés era um grande líder, um emancipador de seu povo e um profeta. A maioria das pessoas não sabe, porém, que ele era também o equivalente bíblico a uma máquina de matar, capaz de assassinar nas sombras, sem piedade ou remorso.
Martin Luther King pode ter tido um sonho, mas Moisés tinha uma contagem de corpos.
Dá quase pra visualizar a cena: Um soldado Egípcio está gritando com um hebreu sem sorte quando Moisés, vestido de preto da cabeça aos pés, desce do telhado. Se movendo tão furtivo quanto um gato, ele se aproxima por trás do soldado e, segurando a cabeça do infeliz com as mãos, torce o pescoço do indivíduo em um movimento rápido.
Enquanto o corpo sem vida cai aos seus pés, Moisés acende um charuto.
“Bem”, ele diz com ironia, “isto lhe ensina a não judiar de mais ninguém”
@@decioschroeter1433 mas no caso de " não matarás" n estaria associado ao assassinato? Dizem q a tradução n está precisa. Se um judeu matasse alguém do seu povo, já estaria comentando esse pecado. Matar em guerras contra os outros povos n seria pecado, eu acho. Tipo, esses 3 mil morreram pq foram idolatras
"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a LEI, até a sua oração é abominável" Proverbios 28-9
A TORAH É LUZ PARA MEUS CAMINHOS.
A minha lei É CRISTO
@@jotersonjuski8369 Mas nunca se esqueça que tem que ser o CRISTO RESSUSCITADO ( romanos 7/4 ). Você é um ABENÇOADO.
@@afonsofirmo5689 Eu creio que todos os que com sinceridade confessam a Cristo são abençoados não por meritos nem por posses e nem mesmo por entendimento pessoal
Mas por Cristo unica e exclusivamente pelos meritos DELE!
Romanos 10:9
Essa é minha fé
@@jotersonjuski8369 - Sim verdade ! Mas não se esqueça que Jesus de Nazaré ( que era judeu )veio pra tirar o pecado do mundo , destruiu o diabo e cumprir a lei mosaica. Agora depois da cruz do calvário, temos que nos relacionar-mos com o que ressuscitou ( romanos 7/4 ) . Um abraço abençoado.
Obs: No minuto:30:42 - O Tiago que Paulo viu em Jerusalém era o o irmão do SENHOR: Gl 1.19.
O Apóstolo Tiago tinha sido morto por Herodes: At 12.2.
Como isso é possível? Herodes morreu enquanto Jesus estava no Egito ainda criança
@@Allan19ismSimplesmente, é só ler o Capítulo 12 do Atos dos Apóstolos.
Você vai entender que não é o mesmo Herodes...
Herodes Antipas, Herodes Agripa, etc,
Que canal espetacular!
Cara eu, sou um cristão, um cristão mesmo, e eu acredito que pra tudo isso haja uma resposta que não deixe a fé como mito. Porém eu realmente curto este canal.
Se é útil ser cristão, vale a pena continuar sendo.
Eu deixei de ser, pois descobri que o cristianismo é usado principalmente como ferramenta de mistificação e hipocrisia. Tem muita gente boa em igrejas, mas não é por causa dela.
O problema da fé e sempre se terá de tê-la, já que nunca se poderá saber .
É preciso ressaltar que no Tanakh ou Antigo Testamento também existem uma série de aparentes contradições em dados e informações e afirmações gerais, mas isso não necessariamente invalida o mesmo. Da mesma forma, o Novo Testamento. São vários os fatores que contribuíram para isso desde narrativas não necessariamente lineares a respeito dos eventos falados, possíveis traduções ligeiramente equivocadas que foram se perdendo com o tempo sem alterar o núcleo base do texto devido a mudança de sinais e pontuações, anacronismos, descrições não literais e outras totalmente literais dos eventos narrados baseados no testemunho oral daqueles que presenciaram, etc. A bíblia diz que o "espírito dos profetas está sujeito aos profetas", logo, ainda que eles estivessem sob inspiração divina, os mesmos estavam totalmente conscientes de suas faculdades mentais quando produziram os textos bíblicos. Não era como um médium psicografando uma carta vinda diretamente do outro mundo ou algo similar. Eles não estavam sob uma espécie de "transe místico" quando escreveram a Bíblia, mas estavam totalmente cientes do que estavam fazendo como qualquer pessoa que escreve um livro, deixando até mesmo implícito os seus vícios de linguagem e expressões e hebraísmo muito particulares assim como o lirismo de cada um dos profetas do Antigo Testamento que fica implícito no seu estilo literário. O Espírito Santo não os estava "possuíndo" mas sim os movendo e dando a eles a divina inspiração e esclarecimento sobre tudo aquilo que deveriam escrever. Assim é toda a narrativa bíblica. Mas no senso comum, a maioria das pessoas acha que Deus simplesmente foi lá e "possuiu literalmente cada um dos profetas, reis, legisladores, levitas e apóstolos e saiu redigindo os textos"...evidente que não.
Que bom que tem pessoas que defendam a bíblia que apesar de erros que são humanos e não divinos é sagrada....
Na verdade nem vocês acreditam de verdade nisso, só foram condicionados desde criança a obedecer e repetir essa bobajada de 'texto inspirado'.
Eu me lembro de quando eu me deparei com essas contradições pela primeira vez. Eu era bem religioso na época e estava então bastante impregnado com a doutrina da inspiração divina, então para mim foi meio que um choque pessoal. De qualquer, ótimo vídeo da série! Feliz em ter conhecido o canal.
ua-cam.com/video/Nw9NbWkzdjI/v-deo.html
Tudo é uma contradição nossas vidas e contraditório
Pois não sabemos de real verdade de quem Samos de onde viemos
Não sabemos quem escreveu não sabemos como tudo começou
A única certeza que temos e a morte e depois disso é mistério
Uma coisa eu sei, eu era um judeu na outra vida
Nesse caso, vc já tem as respostas! kkkkkk
ja ouviu falar que ; quem ganha (sobrevive) escreve a estoria (historia). a falta de conhecimento nao significa q existe algo alem do alem . so pra constar deus interferiu na vida de paulo tirando o seu tal "livre arbitrio" - por que me persegues paulo. com apariçao em luz ao vivo e a cores . logo nao existe livre arbitrio =/
Muitos falam que Paulo era um falso profeta. Talvez ele tenha imaginado tudo.
Tamu junto,boa resposta
32:00 min - Pode ser também que os cristãos não o conheciam na Judeia porque ficou tempo o bastante fora até voltar àquele lugar e se esquecerem daquele rosto.
Professor Matthies, fiquei impressionado, muito útil sua análise.
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
Estou aprendendo muito com esses vídeos
Podia fazer as contradições da torá ou o velho testamento! Bom é só uma sugestão!
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
@@avelinoefamilia concordo com quase tudo! Só não entendi o último parágrafo!
@@jorgehenrique9966
JESUS CRISTO SALVA, CURA, LIBERTA E LEVA AO REINO DE DEUS.
1 João 3 vs. 6 - "Assim, quem VIVE UNIDO com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando NUNCA o viu e NUNCA o conheceu."
VIVER UNIDO COM CRISTO É: Se arrepender dos pecados, pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino RELIGIOSO humano e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. É isso que Salva, Cura, Liberta e leva ao Reino de Deus.
Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para Curar ou LIBERTAR alguém?
Quando foi que Deus mandou os seus filhos procurarem a ciência Humana para serem Curados e Libertos? Qual é o espírito QUE ESTÁ na ciência humana: É o Espírito de Cristo OU o espírito DESTE mundo?
A solução que VEM de Deus, para os problemas do ser humano, não é DESTE mundo e não vem da sabedoria humana.
Cristo é o Remédio, ENVIADO por Deus, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus. Mas NÃO BASTA “crer Nele”: É FUNDAMENTAL OBEDECER ao Ensino que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
O Paulo recomendou que o Timóteo tomasse vinho para aliviar os problemas que ele tinha com a digestão. Vinho é remédio? O Senhor Jesus Cristo bebeu e deu vinho aos discípulos na ultima ceia. Eles tomaram remédio?
O Lucas era médico. O Pedro era pescador. O Paulo fazia barracas. etc.
Mas, QUANDO FORAM CHAMADOS POR CRISTO, foram ser pescadores e médicos do REINO DE DEUS. É outra visão. É outro Reino. São outros valores e objetivos.
O Espírito de Cristo NÃO É deste mundo. O Ensino de Cristo NÃO É deste mundo. O Reino de Cristo NÃO É DESTE mundo. FORA DE CRISTO NÃO HÁ VERDADE. É crer e OBEDECER àquilo que o Mestre e Senhor Jesus Cristo nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho, OU viver e morrer ENGANADO pelo Diabo, que é o espírito que governa este sistema que escraviza o ser humano e ENGANA A TODOS QUE NÃO OBEDECEM a Cristo.
Qual é o espírito que ESTAVA nos filósofos gregos: O Espírito de Cristo OU o espírito DESTE mundo?
l-Coríntios 2 vs. 6 ao 8 “Porém, para os que são espiritualmente maduros, eu falo da sabedoria. Mas essa NÃO É a sabedoria DESTE mundo nem daqueles que o GOVERNAM com poder e estão perdendo a sua autoridade. Essa é a sabedoria SECRETA de Deus, ESCONDIDA dos seres humanos, a qual o próprio Deus já havia escolhido para a nossa glória, antes mesmo da criação do mundo. NENHUM dos que agora GOVERNAM o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor.”
1-Coríntios 3 vs. 18 e 19 “QUE NINGUÉM SE ENGANE. Se algum de vocês PENSA que é sábio CONFORME a sabedoria Humana, então precisa se tornar LOUCO para ser DE FATO sábio. Pois aquilo que ESTE mundo acha que é sabedoria DEUS ACHA QUE É LOUCURA.” A medicina é sabedoria de Deus OU deste mundo?
Não CONFUNDIR a Sabedoria que VEM de Deus com a sabedoria DESTE mundo.
As promessas de Deus que constam no Novo Testamento, que é a ATUAL ALIANÇA de Deus com a humanidade, são para TODOS que creem e OBEDECEM ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Seu Filho, JESUS, nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. Os outros VIVEM ENGANADOS pelo Diabo.
@@avelinoefamilia Como já disse, concordo com muita coisa que vc disse! Realmente devemos examinar tudo que "dizem" ser certo e analisar com os manuscritos. A vontade de Deus é boa e agradável e não a falhas nos planos de Deus, nós por outro lado sem o auxílio do Espírito Santo temos tendência a inclinar para o mal! Agora hoje é necessário sim remédio e médicos assim como bombeiros, policiais, professores etc. Claro que temos um salvador e esse é "Mestre" dos mestres, "Pastor" dos pastores e "Rei" dos reis.
RESPOSTA a Jorge Henrique:
Você está CONFUNDINDO as coisas do Reino de Deus com as DESTE mundo.
O Senhor Jesus Cristo veio nos trazer um NOVA ALIANÇA que foi SELADA com o sangue Dele.
O Senhor Jesus Cristo veio nos oferecer, DE GRAÇA, o Reino de Deus.
AQUELE QUE MANDA NESTE MUNDO:
João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo!”
João 14 vs. 30 Jesus diz aos discípulos: “Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando AQUELE que MANDA NESTE mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, FAÇO TUDO QUE ELE MANDA.”
O Diabo, AQUELE QUE MANDA NESTE MUNDO, é mestre na arte DO ENGANO.
Jesus Cristo, A PALAVRA DE DEUS, Salva, Cura e Liberta a TODOS que Nele creem E LHE OBEDECEM.
Os outros, mesmo "crendo em Deus" e falando EM NOME de Jesus, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo que SE FINGE, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus".
Após RESSUSCITAR, e ANTES DE VOLTAR AO PAI, o Senhor Jesus deixou esta ORDEM aos discípulos, ou seja, a TODOS que desejam segui-LO: Mateus 28 vs. 18 ao 20 - "Recebi todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO MANDADO." É ISSO QUE OS TEÓLOGOS FAZEM?
É isso o que nós, cristãos, devemos fazer, e fazer DE GRAÇA, usando para isso o dinheiro das OFERTAS. Pois foi assim que Cristo e os apóstolos ANUNCIARAM o Evangelho da Salvação e o Reino de Deus.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERIAM ENGANADOS PELO DIABO.
TUDO que precisamos SABER PARA IR A DEUS e receber, DELE, a verdadeira Cura, Salvação e Libertação que nenhuma ciência ou religião HUMANA podem fazer, o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É só crer, ensinar E OBEDECER!
O resto só serve para "encher linguiça", ENGANAR e alimentar o COMÉRCIO evangélico que serve ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE FINGE, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus".
Quem tem ALIANÇA COM DEUS, por INTERMÉDIO da fé e OBEDIÊNCIA ao ensino GRATUITO do Mestre Jesus, perde tempo com as BOBAGENS e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos, dos FALSO$ "profetas", dos PADRES, do FALSO "evangelho" e do FALSO "cristianismo"?
O Ensino GRATUITO do Mestre Jesus, NÃO É SUFICIENTE?
O Diabo DEITA E ROLA nesse meio evangélico!
Professor, boa tarde, quanto a essa questão da escrita das cartas de Paulo, qual a possibilidade da mesma haver sido ditada por ele mas escrita por um escriba ou ate mesmo algum dos companheiros de viagem? sabemos que Paulo envelheceu, esteve preso algumas vezes e, que as prisões não eram um dos lugares mais salubres pra se esta, sofrera naufrágio e que certamente era portador de alguma patologia... considerando isso, teríamos um homem debilitado que possivelmente não desse conta de escrever. Gostaria muito da sua abordagem quanto a esse assunto. Grato.
🕊💝... *Quando se põe em dúvida as viagens de Paulo, ou se afirma que Lucas deve ter cometido um equivoco, colocamos em dúvida a inerrância e a credibilidade da Bíblia. Ou melhor, não apenas da Bíblia em si mesma e sim, do ESPÍRITO SANTO que inspirou os seus escritores. Houve 4 reis Herodes... A genealogia de Lucas e Mateus são diferentes porque um escreve a partir da descendência de Maria e o outro de José... não vou perder mais meu tempo comentando, pois a fé é a certeza das coisas que não vemos. Se eu colocar 01 gota de cianeto num copo d'água, eu terei um copo de veneno. E se eu colocar uma gota d'água num copo de veneno, vou continuar com um copo de veneno... em suma, tudo aquilo ou todo aquele que põe em dúvida a palavra de DEUS, eu não vou digerir pois o que vier dessa fonte está contaminada. Apenas deixo nas mãos do SENHOR, pois ELE saberá como recompensar a cada um.*
@@michelinelimalangner4243 essa bosta aí é o tal amor cristão: a pessoa se dedica e escrever um textão ameaçando os outros na internet com seu amigo imaginário...😂
@@TiagoBarufi *Se puder me dizer onde eu ameacei alguém, e quem é meu amigo imaginário, lhe fico grata. Pois relendo o texto, não pude identificar qual foi a ameaça que fiz, e quem possa ser o tal amigo que é fruto da minha mente... e infelizmente, vc confunde tolerância com amor, só que não viu.*
AJUDOU MUITO MINHA COMPREENSÃO DO N.T., EMBORA SUPONHA QUE COMO DIZ O MAURÍCIO MARTIN, A OCASIÃO NÃO PERMITIA A ALGUÉM, SENTAR CALMAMENTE E ESCREVER E CADA IGREJA ERA, NAQUELE TEMPO DEVOTADA AO SEU CRIADOR: "EU SOU DE PAULO, EU SOU DE PEDRO, EU SOU DE APOLO. TUDO ISTO LEVA A "DISSONÂNCIAS" QUE DIANTE DE NOSSA VISÃO CRISTÃ NÃO INVALIDA O TEXTO. CONTUDO, EU, PESSOALMENTE, SENDO UM PESQUISADOR E CRENTE DEVOTO, TENHO SIDO MUITO ESCLARECIDO POR TEU TRABALHO. IMENSAMENTE GRATO.
Uma história bem famosa é dos ladrões na Cruz com Jesus ao centro.
Em um Livro os dois ladrões zombam e duvidam de Jesus, em outro livro um ladrão repreende o outro por zombar e duvidar.
São 2 testemunhos acho que Matheus e Marcos, um testemunho diferente do outro.
Muito bom suas séries de vídeos, adorei
Gostaria de fazer uma contribuição mensal. Sua conta para depósito ainda é essa da descrição do vídeo? Abraço. Material maravilhoso. Realmente se tivesse em PDF seria excelente.
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
@Minutos Bíblicos
O Senhor Jesus Cristo NÃO VEIO TRAZER ESTUDOS BÍBLICOS.
O Senhor Jesus Cristo veio nos ensinar, DE GRAÇA, a OBEDECER A DEUS.
É a OBEDIÊNCIA ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho, que nos traz a Verdadeira Cura, Salvação e Libertação que nenhuma CIÊNCIA ou religião humana podem fazer e leva ao Reino de Deus.
O resto só serve para “encher linguiça”, ENGANAR e alimentar o COMÉRCIO evangélico que serve ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE FINGE, entre tantos outros, de “Cristo e de Deus”.
JESUS CRISTO: A VERDADEIRA E DEFINITIVA REFORMA.
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés E OS ENSINAMENTOS dos profetas DURARAM ATÉ A ÉPOCA DE JOÃO BATISTA. Desde esse tempo a Boa Notícia do REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” O sangue de Cristo SELA uma ALIANÇA que tem UMA MENSAGEM QUE PRECISA SER OBEDECIDA.
Se NÃO É para LHE OBEDECERMOS, por que o Senhor Jesus Cristo passaria três anos nos ENSINANDO, DE GRAÇA, O CAMINHO que nos leva a Deus? Esse “cristianismo” DO MUNDO, dos FAL$O$ “apóstolos” e “profetas”, dos GURU$ da teologia e do COMÉRCIO evangélico serve ao espírito do ENGANO.
O QUE É PERFEITO NÃO PRECISA DE REFORMAS.
Jesus Cristo, A Palavra de Deus, não muda E NÃO PRECISA DE REFORMAS.
O “tanque de Betesda”, nos dias de hoje, é o FALSO “cristianismo” onde os crentes PASSAM A VIDA atrás de MILAGRES e “conhecimento” em: campanhas, missas, VOTO$, carnês, sacrifícios, subidas ao monte, CUR$O$ de teologia, palestras, encontros apologéticos, CONGRESSOS e muitas outras INVENÇÕES dos TEÓLOGO$ e dos “papas” evangélicos, e IGNORAM que Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, JÁ NOS DEU TUDO que precisamos SABER PARA IR A ELE e receber, DE GRAÇA, a VERDADEIRA Cura, Salvação e LIBERTAÇÃO que nenhuma ciência ou religião HUMANA podem fazer.
João 5 vs. 39 e 40 - JESUS diz: “Vocês ESTUDAM as Escrituras Sagradas porque PENSAM que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que falam a respeito de mim. Mas vocês NÃO QUEREM VIR A MIM para terem VIDA.”
A teologia traz conhecimento bíblico, MAS NÃO LEVA A DEUS.
IR A JESUS É: Se arrepender dos pecados, pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que PAGOU o preço por eles, se batizar, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso humano e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que Salva, Cura, Liberta e leva ao Reino de Deus.
O Senhor Jesus Cristo NÃO VEIO TRAZER ESTUDOS BÍBLICOS.
O Senhor Jesus Cristo veio nos ensinar, DE GRAÇA, a OBEDECER A DEUS.
É a OBEDIÊNCIA ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho, que nos traz a Verdadeira Cura, Salvação e Libertação que nenhuma CIÊNCIA ou religião humana podem fazer e leva ao Reino de Deus.
O resto só serve para “encher linguiça”, ENGANAR e alimentar o COMÉRCIO evangélico que serve ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE FINGE, entre tantos outros, de “Cristo e de Deus”.
JESUS CRISTO: A VERDADEIRA E DEFINITIVA REFORMA.
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés E OS ENSINAMENTOS dos profetas DURARAM ATÉ A ÉPOCA DE JOÃO BATISTA. Desde esse tempo a Boa Notícia do REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.” O sangue de Cristo SELA uma ALIANÇA que tem UMA MENSAGEM QUE PRECISA SER OBEDECIDA.
Se NÃO É para LHE OBEDECERMOS, por que o Senhor Jesus Cristo passaria três anos nos ENSINANDO, DE GRAÇA, O CAMINHO que nos leva a Deus? Esse “cristianismo” DO MUNDO, dos FAL$O$ “apóstolos” e “profetas”, dos GURU$ da teologia e do COMÉRCIO evangélico serve ao espírito do ENGANO.
O QUE É PERFEITO NÃO PRECISA DE REFORMAS.
Jesus Cristo, A Palavra de Deus, não muda E NÃO PRECISA DE REFORMAS.
O “tanque de Betesda”, nos dias de hoje, é o FALSO “cristianismo” onde os crentes PASSAM A VIDA atrás de MILAGRES e “conhecimento” em: campanhas, missas, VOTO$, carnês, sacrifícios, subidas ao monte, CUR$O$ de teologia, palestras, encontros apologéticos, CONGRESSOS e muitas outras INVENÇÕES dos TEÓLOGO$ e dos “papas” evangélicos, e IGNORAM que Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, JÁ NOS DEU TUDO que precisamos SABER PARA IR A ELE e receber, DE GRAÇA, a VERDADEIRA Cura, Salvação e LIBERTAÇÃO que nenhuma ciência ou religião HUMANA podem fazer.
João 5 vs. 39 e 40 - JESUS diz: “Vocês ESTUDAM as Escrituras Sagradas porque PENSAM que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que falam a respeito de mim. Mas vocês NÃO QUEREM VIR A MIM para terem VIDA.”
A teologia traz conhecimento bíblico, MAS NÃO LEVA A DEUS.
IR A JESUS É: Se arrepender dos pecados, pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que PAGOU o preço por eles, se batizar, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso humano e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Mestre e Senhor Jesus nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que Salva, Cura, Liberta e leva ao Reino de Deus.
@@avelinoefamilia parece mais que ta vendendo um curso gratuito
jesus e o ensino e bla bla bla
nao e a unica religião exiate varias pode muito bem ser mentira assim como outras
As Escrituras Sagradas NÃO VIERAM da igreja católica, nem do Calvino, nem do Lutero, nem dos “pais da igreja” e nem das centenas de denominações evangélicas espalhadas pelo mundo.
As Escrituras Sagradas VIERAM DE DEUS, e somente Deus, por INTERMÉDIO do Espírito Santo, pode REVELAR A VERDADE.
NÃO EXISTEM VÁRIAS VERDADES: João 14 vs. 6 - Jesus AFIRMA: “EU SOU o Caminho, A VERDADE e a Vida; SOMENTE POR MEIO DE MIM é possível chegar ao Pai.”
Quem é que DÁ o verdadeiro ENTENDIMENTO daquilo que ESTÁ ESCRITO nas Escrituras Sagradas: Seria o Calvinismo? - Seria o Luteranismo? - Seria o Arminianismo? - Seria o catolicismo? - Seriam os GURU$ da teologia? - Seriam os “papas” evangélicos? - Seriam os FAL$O$ “apóstolos e profetas”? - Seriam os CUR$O$ e os LIVRO$ dos teólogos? NÃO!
O SENHOR JESUS RESPONDE: João 8 vs. 31 e 32 - “SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os libertará.”
Qual é A CONDIÇÃO, IMPOSTA pelo Senhor Jesus Cristo, a quem deseja CONHECER a Verdade e ser LIBERTO?
O QUE FAZER PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO? O SENHOR JESUS RESPONDE: João 14 vs. 15 e 16 - Jesus diz AOS DISCÍPULOS: “Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos. Eu PEDIREI ao Pai, e ele lhes DARÁ outro Auxiliador, O ESPÍRITO DA VERDADE, para ficar SEMPRE com vocês.” Obs.: Primeiro, OBEDECE!
Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, já nos LIBERTOU dos FAL$O$ “profetas”, dos GURU$ da teologia, do FALSO “evangelho”, do FALSO “cristianismo” e do COMÉRCIO religioso.
Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, JÁ NOS CUROU. Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para CURAR OU LIBERTAR alguém?
Deus, por INTERMÉDIO de Cristo, já nos LIBERTOU da vaidade, da escravidão do consumismo, dos vícios, da religião falsa e das MENTIRAS e escravidão que vem do espírito DESTE mundo. Mas é VITAL, além de crer em Jesus, OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
O Diabo NÃO TEME a cruz, que ele criou para torturar e matar; NÃO TEME a Bíblia, que ele USA e DISTORCE; NÃO TEME as INVENÇÕES, “revelações”, SUBIDAS AO MONTE e os “exorcismos” dos FAL$O$ “apóstolo$ e profeta$” e nem os E$TUDO$ e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos.
O Diabo TEME A OBEDIÊNCIA ao Ensino GRATUITO do Senhor JESUS CRISTO, que o PARALISA E DESMASCARA.
Quem tem ALIANÇA COM DEUS, por INTERMÉDIO da fé e OBEDIÊNCIA ao ensino GRATUITO do Mestre Jesus, perde tempo com as BOBAGENS e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos, dos FALSO$ "apóstolos e profetas", dos PADRES, dos MÉDIUNS, dos CANTORE$ e ÍDOLO$ evangélicos, do FALSO "evangelho" e do FALSO "cristianismo"?
O Ensino GRATUITO do Mestre Jesus, NÃO É SUFICIENTE?
O Diabo DEITA E ROLA nesse meio evangélico!
Professor, poderia passar umas referências bibliográficas sobre as informações apresentadas, principalmente sobre Pilatos e as referências históricas ao governo romano da época da narrativa dos evangelhos e Atos? Obrigado.
Leia o livro SOBRE O PROCESSO DE JESUS, e terá surpresas
Perfeito,vindo de um judeu com um toque venenoso,seu ponto de vista é relevante🙏🙏🙏✝️
❤❤❤ Maravilhosa clareza e esclarecimentos!!!!
Outro dia, minha irmã e eu estávamos falando sobre algo que aconteceu em nossa juventude. Divergimos quanto a data, nossa idade e as pessoas envolvidas, mas não ao fato em si. Ou seja, se fôssemos escrever sobre o episódio, com certeza seria de forma diferente. Isso, por duas pessoas que viveram o mesmo episódio. Mas, essa divergência não mudaria a essência do que aconteceu. Infelizmente, os copistas do novo testamento não tiveram o mesmo zelo dos copistas em língua hebraica e há muitos erros de tradução. Mas a essência da bíblia não muda; O velho testamento mostra o quanto Deus cuida do povo que preza suas palavras e o novo testamento tem como principal mensagem o amor ao próximo. A humanidade dos protagonistas, escritores e copistas com seus erros e virtudes só me faz crer mais na palavra de Deus. A propósito, a bíblia seria o único texto antigo que relata os erros, fraquezas e derrotas de seus protagonistas? Já que a cultura antiga era só escrever sobre as vitórias e nunca sobre as derrotas? Gostaria de ver um vídeo do senhor sobre isso.
Massa! 🙇🏻 Cada dia que passa confio mais na Bíblia
O velho testamento é uma coisa o novo testamento é outra … você tem que ler e entende-los como partes diferentes …
@@IgorSantos-ek7oc isso é meio que o óbvio
Lembrando que o livro novo testamento, foi feito 600 anos pós morte de J C. Se porque jesus não escreveu nada antes de morrer.
@@lidiamoreschideoliveira113 A função de Jesus Cristo não era de ser escritor e sim de fazer suas obras, de ser mensageiro de Deus e o motivo de ter chamado seus 12 discípulos foi para que testemunhasse tudo que estavam vendo e por isso temos acesso a essa grande obra!
Professor, marcos também afirma que ele foi morto antes da Páscoa em Mc 15; 42 E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,
Exatamente! Não foi no sábado que era a Páscoa, como o prof. refere a partir do minuto 51! Passou sábado e no primeiro dia da semana (domingo), Maria foi ao sepulcro...
Ótimo professor! Seria mto bom se pudéssemos ter acesso a esses materiais em PDF😁
Muito agradecido Rosana! =D
Sim! Eu espero conseguir finalizar materiais semelhantes sobre a História do Cristianismo em PDF em breve! Por enquanto, tenho as primeiras 12 páginas concluídas. =D
Fraterno abraço!
estou muito ansioso na espera dos pdf
Tu és muito amado, ótimo estudo .
Seria ótimo e confiável se não tivesse vínculos dogmáticos exagerado.
Grato pela atenção.
@@Jonathan14734 que
Tenho umas 200 para vc responder, eu tranquilamente já estudei todas as supostas contradições inclusive no NT ,minha fé só está mais forte, agora é vc sabe responder questionamentos sobre o VT
Há contradições sim, mas Jesus é Filho de Deus e O Salvador Único da humanidade.
Ele vai salvar a humanidade que ele mesmo criou do que?
Bela análise, parabéns
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:11 ainda da tempo de vcs se converterem.
Deus infantil... "Quem não crer em mim vai ser destruído", parece uma criança de 5 anos
@@prdsold1484 criança e vc
Muito bom ganhou mais uma seguidora
MEDITAR:Reflexão profunda e concentrada em que a pessoa pensa seriamente em experiências anteriores, pondera e cogita assuntos do momento, ou dá refletida consideração a possíveis eventos futuros.Paulo tinha bons motivos para se retirar e meditar,outrora pertencendo ao judaísmo e agora ao caminho um rumo totalmente diferente,acha que ele não tinha motivos para refletir por um bom tempo ele mesmo sabia do que os judeus eram capazes de fazer assim como ele fez com os cristãos da época?
"O nascimento de Jesus" tem uma contradição gritante! Em Mateus 2:13-15, diz que Jesus foi com sua família para o Egito e, em Lucas 2:21-25 Jesus foi para Jerusalém! A final, para onde foi a família de Jesus? "Deus foi a maior invenção do homo sapiens".
Creio eu que primeiro ele foi levado ao templo com mais ou menos um mês apenas de nascido segundo a lei de Moisés que está em Números 18:15-16 e aí sim logo depois foram para o Egito...isso é se realmente eles foram para o Egito...
Congratulations Jonathan! Mais um super vídeo com boas discussões, entretanto é preciso salientar que aplicar o rigor do método científico ao exame dos textos em questão sabemos que trata-se de um anacronismo, mas o que importa mesmo é o estudo. Conhecereis a verdade e a verdade nos libertará :)
Devemos lembrar que naquela época havia muita censura. E, até hoje, os governantes não gostam de revelar seus fracassos.
- lembro de ter lido em algum lugar algo que me parece impressionante . . . .
" os "vencedores " , - ESCREVEM a História "
E é verdade
Por isto que os "livros escolares " descrevem mentiras sobre o chamado "descobrimento " do Brasil e da América ,
- e isto é assim ao longo dos milênios
-
Senhor Jonathan, leia o Livro Paulo e Estêvão, as respostas estão lá, não tenho dúvidas.
@@cleiadiascruz4708 Me interessei, qual o nome do autor?
@@wesley9195 Deve ser algum pastor metido a besta!
A influência da cultura greco-romano na formação do cristianismo é gigantesca. Os judeus de cultura greco-romana realizaram um sincretismo religioso.
Graça e paz. Vou dar a minha opinião aqui, como cristão e historiador. Aprendemos que, para fazer uma interpretação correta sobre um período histórico é necessário verificar alguns pontos, 1° O contexto Histórico do local; 2° A sua Geografia; 3° A cultura; 4° A Historicidade (Escrita e oral). Denteo desses pontos, assistindo ao vídeo, percebi que esses fatores, não foram levados em consideração na apresentação das incoerências. Tomando por base ou, como amostra, vemos na altura do minuto 48, Jonathan apresentando uma incoerência sobre a morte de Cristo sem levar em consideração a cultura local. Haviam 2 formas de contar o tempo (relógio) naquele período histórico, 1 Romano e 1 Judaico e eles, não iniciavam no mesmo momento. O primeiro, contava-se de 00h a 00h, totalizando 24h de tempo e, o segundo, iniciava as 18h ou 6h da tarde, ao por do sol. Logo, os dois relatos estão corretos, tanto o de Marcos como o de João. Porém, sobre tudo, quero parabenizar o canal, é muito bem feito e bem apresentável. Que Jesus possa prosseguir abençoando e salvando a tidos que querem, afinal de contas, Ele é o caminho, a verdade e a vida.
Nos 10 mandamentos. .honra pai e mãe //MT 10. 34. 37 //LC 12. 51. 53. .//tem outro que não Lembro. .que diz ::se você não aborrecer pai e mãe por minha causa não é digno de mim. ..Quem sabe o versículo? ?
Olá Professor assinei o canal.. Muito bom e o que Senhor pensa a respeito do tempo verbal as concordâncias da tradução em Português da Bíblia. Levando em conta que são oriundas do Hebraico e Aramaico antigos e do Grego!! Creio que há muita divergência nas escritas originais para as traduções contemporâneas
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?
@@avelinoefamilia melhor comentário parabens
@@raomi4365
Glória a Deus!
A Paz do Senhor Jesus Cristo.
É sempre enriquecedor achar os pontos fracos da minha crênça forte!Abrçs
Hein ? 😆😆😆... Se há força na crença do cristianismo, ela se encontra baseada nas mentiras, no engano e na força da sede de poder pelos líderes religiosos que subjugam e pervertem a fé em nome do domínio das massas.
@@rarfrogbrazil e o que isso muda na fé?
@@gabrielfs_santana Fé? Vocês tem um entendimento falho demais, ou não tem entendimento algum, porque é mais fácil e cômodo quando não se tem a verdade, se preenche a lacuna com "fé", o que traduzindo podemos chamar de cegueira e submissão ao engano.
@@rarfrogbrazil seu argumento se resume em meras falácias.
Fé todo ser humano tem, independentemente de crer no sobrenatural ou não, fé significa simplesmente acreditar, não é algo exclusivo da religião.
@@gabrielfs_santana vc não entende o que lê, mudando o foco do cerne do meu comentário, ou seja, a falácia está na sua falta de entendimento, se contorcendo todo para tentar desqualificar meu ponto de vista. É típico da falta de argumentação e pobreza de conhecimento.
Eu sempre li a Bíblia do ponto de vista racional e jamais de forma emocional e religiosa. E sempre apontei as contradições; inclusive a contradição dos dez mandamentos. Deus diz: “Não matarás” ainda lá no deserto,quando do Êxodo, e o povo ao chegar à terra de Canaã,faz justamente o oposto,matando homens, mulheres e crianças. E o fazem em “nome de Deus! Quer contradição maior?!.
Moisés e o Êxodo nunca existiram.
Os 10 Mandamentos é plágio de outras civilizações anteriores.
1° O "não matarás" não significa que não pode nem pisar em mosquito, significa que você não pode matar um inocente em vão, mas matar em guerras ou vingança não é proibido...
2° A narrativa de Josué é lendária, é só uma tentativa de falar "que merda ocorreu em Canaã pra ela tá assim?", o deuteronomista queria dar enfâse a aliança com Iahweh e Israel e possivelmente retratar Israel como a Assiría...
Então básicamente, desconsidero uma contradição, é apenas devido o texto não ampliar o negócio e explicar "não mate, exceto em guerras, vingança ou legitíma defesa"...
@@decioschroeter1433 É...não...
O exôdo não tem uma base concreta e de fato não é a narrativa miraculosa que fala de 10 maldições e a fuga de 3, 5 mil pessoas, mas é algo simplório, referente a fuga de uns 300 servos cananeus que se reuniram á Israel ou era a comunidade israelita lutando e fugindo do império egípcio EM CANAÃ...
Mas fato é, dizer que os 10° mandamentos são "plágios", como se um autor biblico fosse obrigado a pagar pra usar um mero termo, é idiotice, qualquer povo, do mais degenerado ou primitivo que o seja, desenvolve um código moral que conclui sempre o "não matarás, não roubarás e não coma a mulher do próximo".
Qualquer pessoa (ou animal como um bonobo) pode desenvolver um código básico, e algumas leis judaicas não existem em outras culturas, como a lei "descanse no sábado", que não é encontrada em outros povos além dos judeus.
Os 10° mandamentos são simplesmente leis éticas ou juridícas, servem pra uma comunidade ter regras do que não fazer e elegir uma punição, mas algumas dessas leis são rituais e refletem apenas uma religião própria ou identidade.
@@pedromamacos885 Até aqui temos falado de Moisés segundo a história e agora vamos tratar de Moisés segundo a lenda. A primeira lenda é a sarça de Horeb e sua conversação com Deus, que quer retirar do Egito o seu povo escolhido. “Deus não foi visto por ninguém”, diz Jesus. Logo, se Deus é o Criador de todos os povos, Ele não tem o direito de escolher um povo como seu e abandonar os outros.
Aqui se vê a intenção do outro autor do Gênesis de atribuir à sua raça a amizade de Deus. No entanto, se despirmos a lenda de sua roupagem fantástica, brilhará a luz eterna que se habita em cada ser.
A segunda lenda é a que relata as pragas do Egito. E, em seguida, o Êxodo, a divisão da água do Mar Vermelho e a morte do faraó e seu exército, afogados no mar. Desse modo vemos muitas maravilhas praticadas por Moisés, imitando os deuses antigos. O povo de Israel nunca chegou a crer definitivamente num só Deus, apesar do monoteísmo que Moisés quis implantar em seus corações. Também sacrificavam seres humanos a seus deuses.
Moisés e seu irmão Aarão trataram de eliminar do coração duro daquele povo todos os ressaibos antigos. Subiu à montanha do Sinai e trouxe as duas pedras da lei gravadas pelo dedo do próprio Deus; porém, ao ver que o povo estava adorando o bezerro de ouro, quebrou as duas pedras e castigou os culpados.
Essas tábuas de pedra gravada pelo dedo de Deus têm dado oportunidade a muitas críticas, pois o Ser Supremo é apresentado como um homem que fala, que vê, que vai e vem e que por fim escreve sobre pedras certos mandamentos copiados dos
brâmanes, da antiga Shastra, do imperador chinês Cam-Hi, do monólogo de Confúcio
dos antigos mistérios do Egito, etc. O antigo Baco escreveu suas leis sobre mármore.
Também Baco andou sobre as águas do Mar Vermelho para ir às Índias com o seu exército. Baco também expelia raios como Moisés, para dar testemunho de seu contínuo comércio com os deuses.
Pede, então, Moisés a Deus: “Deixa-me ver a tua glória”, e Deus lhe diz: “...Não poderás ver meu rosto, pois nenhum mortal pode vê-lo sem morrer... Verás minhas costas, mas não minha face...” Todas essas fábulas pertencem ao Moisés do mito. Sêmele morreu por ter visto a Zeus em toda sua glória... E assim se encontram na Bíblia muitas fábulas e lendas atribuídas a Moisés, para dar-lhe maior glória e testemunhar o que dizem alguns versículos anteriores: “O Senhor falava com Moisés frente a frente, como um homem fala com seu amigo...” Pois bem, todos esses sucesso
extraordinários são cópias de fábulas antigas atribuídas a deuses pagãos e nas quais Moisés não teve nenhuma participação como um ser histórico...
Leia mais em:
livrodeusexiste.blogspot.com/2010/10/capitulo-56-arqueologos-contestam.html
Claro, Moisés era um grande líder, um emancipador de seu povo e um profeta. A maioria das pessoas não sabe, porém, que ele era também o equivalente bíblico a uma máquina de matar, capaz de assassinar nas sombras, sem piedade ou remorso.
Martin Luther King pode ter tido um sonho, mas Moisés tinha uma contagem de corpos.
Dá quase pra visualizar a cena: Um soldado Egípcio está gritando com um hebreu sem sorte quando Moisés, vestido de preto da cabeça aos pés, desce do telhado. Se movendo tão furtivo quanto um gato, ele se aproxima por trás do soldado e, segurando a cabeça do infeliz com as mãos, torce o pescoço do indivíduo em um movimento rápido.
Enquanto o corpo sem vida cai aos seus pés, Moisés acende um charuto. “Bem”, ele diz com ironia, “isto lhe ensina a não judiar de mais ninguém”
Muito obrigada, professor!!
ua-cam.com/video/Nw9NbWkzdjI/v-deo.html
Muito bom essa aula professor sou cristão e assim como marco licona acredito que tais contradições, a maioria dos casos são inexatidão por parte de um documento enquanto outros são mais exato, é um fator importantíssimo pois mostra que não houve um controle escribal e eclesial sobre o texto pois se houvesse, como afirmar o barth no livro misquoted Jesus, então não teríamos contradições ou inexatidão como essa. Segundo todas as obras antigas e as recentes quando analisadas pelo critério do múltiplo atestado enfretam o mesmo dilema mais não diríamos que elas não são confiáveis ou não históricas, por exemplo o tinanic afundou ao bater no iceberg ou contínuou navegando e depois afundou, quantos pessoas morreram no evento das Torres gêmeas isso depende de qual relato que você lê, istein era panteísta, ateísta, ou teísta, isso depende qual fonte a pessoa ler umas são mais exatas do que outras isso foi amplamente mostrado pelo doutor lincona em seu livro Why Are There Differences in the gospel Mark licona. Em outras palavras contradições ou inexatidão não descrebiliza uma fonte pois se assim fosse o conhecimento e como consequência os eventos históricos quando visto multiplamente serial inverossímil. Só para citar alguns exemplos e só assistir o jornal da band e depois e assistir a globo ou sbt e verá que quando eles fala do mesmo assunto quase sempre há inexatidão entre eles isso é o que chamamos de informalismo. Brigado professor suas aulas são muitos boas
Professor, poderia falar sobre Tiago Maior e seu papel no grupo em Jerusalém e a questão que levou ao concílio de Jerusalém?
UM REINO QUE NÃO SE ABALA E O ÚNICO QUE IRÁ PREVALECER: O SENHOR JESUS CRISTO VEIO NOS OFERECER, DE GRAÇA, O REINO DE DEUS. João 18 vs. 36 - Jesus AFIRMA: “O meu Reino NÃO É DESTE mundo! SE ele FOSSE DESTE mundo, os meus seguidores LUTARIAM para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” O mesmo espírito, DO MUNDO, que ESTÁ no “templo de Salomão” do empresário sr. Edir Macedo, TAMBÉM ESTÁ: no catolicismo, no islamismo, no espiritismo, no budismo, NO JUDAÍSMO e em TODAS as religiões e CIÊNCIAS DESTE mundo.
Os TEÓLOGO$, os senhores do “conhecimento”, DESDENHAM dos FAL$O$ “apóstolos e profetas”, e os FAL$O$ “apóstolos e profetas” ZOMBAM dos DOUTORES em teologia. O que não sabem é que, tanto uns como os outros, VIVEM ENGANADOS pelo espírito DESTE mundo, ou seja, o Diabo.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERAM ENGANADOS PELO DIABO!
Alguém tem ensino melhor, que o Ensino GRATUITO do Mestre Jesus?
Lucas 16 vs. 16 - Jesus AFIRMA: “A Lei de Moisés e os ENSINAMENTOS DOS PROFETAS DURARAM até a época de João Batista. Desde esse tempo A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS está sendo ANUNCIADA, e cada um SE ESFORÇA para ENTRAR nele.”
João 3 vs. 5 ao 7 - Jesus diz a Nicodemos: “Eu afirmo que NINGUÉM pode ENTRAR no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce FISICAMENTE de pais humanos, mas nasce ESPIRITUALMENTE do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que TODOS vocês PRECISAM Nascer de Novo.”
A ÚNICA maneira de “Nascer de Novo” É: reconhecer os pecados, se arrepender e pedir perdão a Deus EM NOME de Jesus, que pagou o preço, aceitar o batismo nas águas, RENUNCIAR à própria vontade e a todo tipo de ensino religioso HUMANO e OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que o Senhor Jesus nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
É isso que nos LIBERTA do espírito DESTE mundo, QUE ESTÁ CONDENADO, e nos traz o Espírito Santo, que é o Espírito do NOVO NASCIMENTO, da VERDADEIRA LIBERTAÇÃO e da Vida Eterna.
João 8 vs. 31 e 32 - JESUS diz aos que CREEM Nele: "SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os LIBERTARÁ." QUAL É A CONDIÇÃO?
Cristo é o Remédio, ENVIADO POR DEUS, para Salvar, Curar, Libertar e levar ao Reino de Deus.
Quando foi que o SENHOR Jesus USOU médicos e remédios para CURAR ou LIBERTAR alguém?