Pessoal, recomendo aqui outro vídeo nosso sobre ciência. Uma tentativa de explicar a teoria da relatividade com uma bela animação! O "estagiário" que vos escreve finalmente entendeu depois de assistir! ua-cam.com/video/fwzzgJOLZkM/v-deo.html
Que jornalista fofa!!! Adorei o vídeo! Em tempos de terraplanistas, nada como melhor que um bom jornalismo científico! Obs: vcs podiam entrevistar cientistas e divulgadores científicos.
Vc percebe o "infinito" poder da internet quando uma gigante como a BBC começa a fazer vídeos descomplicando assuntos no UA-cam de forma descontraída kkk... Muito bom o vídeo
Finalmente um canal com coerência ao pedir LIKE. Isso porque pede DEPOIS da apresentação e não antes, como a grande maioria, que age como um deputado que aprova um projeto que não leu ou uma pessoa que se casa sem namorar.
O infinito está, em Matemática, aonde as coisas acontecem. Misterioso e belo, o infinito é um permanente desafio à nossa imaginação. O infinito é uma paixão. Quanto mais o olhamos, mais o admiramos E este vídeo da BBC mostrou de forma atraente toda a fascinação pelo infinito.
@@jorgevieira4851, não esqueceu, ele colocou entre aspas exatamente para mostrar que não é fala dele e simplesmente não quis creditar pois não faria sentido no contexto
5 років тому+215
Legal a abordagem de jornalismo científico! Cantor é pouco tratado.
Gente, detalhes que fazem diferença: - Infinito não é número; - Infinito multiplicado por zero não é 1; - O resultado de um número dividido por zero é indefinido.
O correto é dizer que 1/x tende ao infinito na medida que x tende a 0. 1/x não está definida em 0, pois não existe divisão por zero. Veja que 0x=1 é algo inimaginável dentro do conjunto dos reais. O que vc pode fazer é desenvolver um novo tipo de número que conserva propriedades importantes nos reais, mas que cumpre com esta ideia maluca. Teríamos que pensar sobre as consequências algebricas disso.
Depende da aplicação, se for no Cálculo, qualquer número dividido por 0 vai ser infinito por causa do conceito de limites. Agora, se for utilizado na Álgebra Linear, qualquer número dividido por zero vai ser esta indefinição que você falou mesmo, porque o conceito de limites (e consequentemente derivada e integral) não se aplicam a Álgebra. Tem uma enorme diferença entre a "matemática absoluta" e a "matemática aproximada".
Bem falado. Estava pensando que muitos poderiam pensar em infinito como número devido à questão de no vídeo, que possui um conteúdo no geral muito bom, dizer que um infinito é maior que outro, quando infinito não é número para ser comparado em quantidade.
@@eduard537 você está confundindo as coisas irmão, a função 1/x não está definida no ponto 0. O que geralmente faz as pessoas se confundirem é a noção de limites, que normalmente é introduzida em um curso introdutório de cálculo. Dizer que o limite de uma função tende para um "valor" quando a sua variável (ou suas variáveis) se aproxima de um "ponto" é totalmente diferente de dizer que a função tem esse "valor" naquele "ponto". Só podemos falar que o limite de uma função é igual ao seu valor em todos os pontos quando a função é contínua e seu domínio é um conjunto fechado. No caso da função 1/x o seu domínio é o conjunto dos reais sem o zero, que não é fechado.
Amei o vídeo. Esse formato de comunicação científica está excelente. Vídeos curtos descrevendo um tema específico e levando a reflexão. Parabéns BBC, e as reportéres são show a parte.
*_LIKES E MAIS LIKES, COMO SEMPRE. CAMILA IYEYASU MOSTRANDO PRA GENTE QUE ATÉ O ENTRETENIMENTO PROPICIADO PELA BBC É DE ALTO NÍVEL! SHOW DE CONHECIMENTOS EM UMA ÉPOCA MARCADA POR UMA MINORIA ESTÚPIDA DE TERRAPLANISTAS_*
Acrescentando uma coisa que talvez não tenha ficado claro no vídeo: infinito não é resultado de uma divisão por zero, divisão por zero é tido como indefinida.
O que ocorre é que quanto mais próximo de zero estiver o denominador, o resultado da divisão tende a infinito quando a fração é positiva ou tende a menos infinito quando a fração é negativa. Quando o denominador é igual a zero, a divisão é impossível.
"Ninguém irá nos expulsar do paraíso que cantor criou para nós" Hilbert. Simplesmente fenomenal, estes tipos de conceitos matemáticos devem ser tornados os mais públicos o possível. Para quem tiver curiosidade, um exemplo que complementa o vídeo que me deixa encucado, mesmo sendo matemático: Cantor começa seus estudos sobre o infinito considerando os números naturais (1, 2, 3, 4, 5, ...) que tem a propriedade de sempre possuírem um sucessor. Cantor os classifica como Aleph-zero e mostra que se a gente montar um esquema bem inteligente podemos fazer os pares (igual o exemplo do cavalo no vídeo) com os números racionais, ou seja, podemos "contar" todas as frações imagináveis. Porém quando tentou-se parear os números naturais e todos os possíveis números reais entre 0 e 1 (como o 0,1 ou 0,23232323...) descobriu-se que "acabavam" os números naturais antes de conseguirmos contar todos os números entre 0 e 1. Assim foi estabelecido o Aleph-um, que é um infinito maior que o Aleph-zero. Quando falamos que um infinito é maior que o outro não tenham em mente a ideia de que há mais números entre 0 e 1 do que entre 0 e 1 milhão. Na verdade ambos estes infinitos tem a mesma dimensão, são ambos Aleph-um. Só de pensar que há a mesma quantidade de números entre 0 e 1 do que todos os números reais entre 0 e 1 milhão já é o suficiente para arrepiar a espinha de qualquer matemático.
Muito interessante, Rafael. Tem indicação de algum livro que discuta essas teorias matemáticas para um leigo como eu? Que sirva como um bom treino de raciocínio para o conhecimento e e para o exercício da mente.
@@marcosmaia4045 Livros de divulgação matemática são extremamente raros, um que não passa exatamente sobre este tema, mas que é bem interessante a leitura é: Humble Pi: When Math Goes Wrong in the Real World do Matt Parker (sem tradução ainda). Sobre este tema em particular eu nunca tive contato com nenhum, mas uma leitura que requer pouco mais que matemática à nível de ensino médio é o artigo "Um Breve Passeio ao Infinito Real de Cantor" de Andrade, Maria Gorete Carreira: www.mat.ufpb.br/bienalsbm/arquivos/Conferencias%20Apresentadas/C%205.pdf
Um professor na escola colocou de maneira interessante: partindo de zero, existem infinitos número naturais. Entre zero e um, existem infinitos números, mas um início e fim. Logo, entre zero e um não se pode medir, é incomensurável. Até hoje não sei qual é o sentido, mas pra ele o fato de ter início e fim não nos permite considerar como infinito. Não sei se deu pra entender kkkk
@@marcosmaia4045 eu recomendaria algo sobre teoria axiomatica dos conjuntos.... Jech, Thomas (2003), Set Theory, Springer Monographs in Mathematics, Berlin, New York. eu tenho esse livro, nos ultimos capitulos ele trata teoria dos conjuntos combinatorio, e extendendo sobre aleph(falando de grosso modo). eh um bom livro!
Acredito que afirmar que 1/0 = infinito, não seja uma verdade matemática. Porém, a ideia de que um valor "n" diferente de 0, dividido por um número tendendo a 0, ou seja um número muito pequeno (mas não zero), esse resultado tende ao infinito. 1/0 continua sendo uma indeterminação matemática. Pelo menos foi isso que aprendi em cálculo hehehe... De toda forma, ótimo conteúdo!!
5 років тому+14
Exato. Eu gosto de explicar assim: se eu pego uma maçã e divido para zero pessoas. Cada pessoa recebeu quantas maçãs? Percebeu que não há divisão? Logo não há divisão por zero.
@@pedrojorge1912 "O problema foi quando tentaram dividir um por zero. Afinal, que número multiplicado por zero é igual a um? Passaram-se 500 anos até o infinito surgisse como uma solução para essa pergunta" Ela não disse "limite".
@ Excelente a citação, ela suscitou que a ideia matemática de infinito foi uma solução para o problema, ela não afirmou em momento algum que o infinito é o próprio resultado da divisão ("1/0 = infinito").
5 років тому+9
@@pedrojorge1912 O problema é que o texto dá a entender que é. Pode até ser dúbio, mas matemática não aceita ser subjetiva.
Que pena, mas essa definição não está exata! O infinito não é um número imenso, tão grande que não conseguimos contá-lo. Não é isso. O infinito está mais para uma direção do que para um número propriamente dito. É mais para um estado do que para uma quantia. O infinito não é o auge da complexidade, mas sim, o princípio da simplicidade. É por isso que muitas teorias sobre o infinito soam meio bizarras: temos uma tendência a pensar que o infinito é contar sem parar. Se fosse assim, enquanto estivéssemos contando, estaríamos num número infinito, mas quando parássemos de contar, nunca estivemos nesse número. Por outro lado, o infinito simplesmente é. Está presente antes de começarmos a contar.
Você poderia resumir dizendo que o infinito é o ato inacansável, seja percorrer em busca do infinito, contar até o infinito, ou querer viver infinitamente. O infinito não possui começo e nem fim, número podem começar de um infinito negativo até um infinito positivo, o universo pode comçar de um infinito até outro infinito, simplesmente o infinito é impossível ser alcançado!
Uma coisa não exclui a outra. Linguagem matemática e premissas e conclusões lógicas apenas interpretam essas áreas, mas elas existem lá independente da linguagem. 2x2 = 4 independente da linguagem que vc expressa isso.
Na verdade, não. Como disse o Daniel, os limites laterais não coincidem, o que é uma pré-condição para o limite existir. Explicando numa linguagem mais leiga, quando você substitui o x em 1/x por valores cada vez mais próximos de 0, mas mantendo sempre x maior que 0 (ou seja, aproxima pela direita), 1/x se torna cada vez maior (ou seja, tende ao infinito positivo). Já quando você substitui x por valores cada vez mais próximos de 0, mas sempre menores do que 0 (aproxima pela esquerda), 1/x se torna cada vez menor (tende para o infinito negativo). Por isso, o limite de 1/x quando x tende a 0 não existe.
Acho que é filosoficamente e metafisicamente impossível existir um número REALMENTE infinito. Isso geraria uma série de absurdos e paradoxos que na prática nunca acontecerá. Ex Hotel de Hilbert.
Mas infinito não é numero, é um Conceito. O Infinito tende ao Conceito de Numeros Positivos, Naturais e Reais. Neles o infinito tende a ter uma maior que outro.
De fato não existe um número infinito, o infinito não um objeto e sim um conceito que se refere a algo que não tem fim, como por exemplo a reta numérica. É um erro comum, mesmo dentro do meio acadêmico, definir o infinito como um lugar ou um objeto, muitas pessoas ainda não entendem que o infinito é apenas um modo de dizer.
@@lucasdepadua7211 Só o funk ainda não deu. Putz, a Bossa Nova durou uns nove anos, a Jovem Guarda durou cinco, a Tropicália uns quatro, a Discoteque só três. a New Wave não chegou a um ano ... Mas o funk, desde 2000 com aquele Bonde do Tigrão (tá tudo dominado) ainda não saiu da moda, e pelo jeito ainda vai nos atormentar por muito tempo.
Cara, eu queria muito aprender essa técnica de oratória de vocês! Esse assunto na Universidade me deixou DOIDA, mas você explicando assim, parece tão simples haha ♥
Vou ter que assistir amanhã porque comi cogumelo e tá fazendo efeito logo agora sjsbshshshshsh. Moça, você não faz ideia do quão bonita você fica sob olhar de psicodélicos
O GUGOL, virou GOOGLE, pq o empresario q investiu na ideia errou ao nominar o cheque, e pra poder depositar, os criadores do GUGOL foram obrigados a mudar o nome para GOOGLE como estava no cheque. É mole?!!
Minha noção de infinito e basicamente assim: imagine se em uma espécie de terra, e essa terra e reta plana ''não que a terra seja plana, claro'' mais imagine se então ela e plana mais. Infinita, imagine duas partes, a direita e a esquerda lados infinitos , e também as laterais lados que são finitos, são curtos entao da para ver se estivéssemos no meio dessa terra, sabemos que se irmos pra frente ou para trás não interfere, no tamanho percorrido, ou seja se tentássemos andar na direita ou esquerda, nada adiantaria, para o infinito não teria nem um tamanho percorrido se imaginarmos o infinito, mais imaginemos os lados, que existem as laterais finitas,bem não são infinitas mais podemos alem disso, intender que são finitas da para ter nossão até que existe a direita e a esquerda que são infinitas, mais imaginemos se todos os lados fossem infinitos, simplesmente para o observador não teria noção das direções pois e infinito, e cada passo que vc der não teria diferença, seria como dar um passo e depois voltar outro para trás. Logo o infinito e muito complexo para ser intendido, ou talvez sem sentido.
Muito bom! O legal disso tudo é que o infinito não veio apenas como um conceito importante para solucionar questões matemáticas, mas o conceito de infinito possibilita compreender um problema psíquico do ser humano: a própria existência. A partir do momento que se experimenta um estado além das barreiras intelectuais (o que só é possível pela experiência individual, em profunda meditação) é possível compreender que o infinito não é apenas um simples coringa matemático, mas a chave que liga ciência e espiritualidade. É importante compreender que não existe um lado certo ou errado, do tipo ciência é certo e espiritualidade errado ou vice-versa, é preciso correlacionar estas polaridades para que o conceito científico (que serve como alavanca e estimula o intelecto) deixe de ser um conceito fictício para ser tornar uma experiência real e atemporal, vivida no próprio instante, se tornando espiritual (ou podemos dizer, que essa experiência atua num estado de atenção plena ou de consciência do ser humano). Quando o indivíduo segue o real propósito da existência, deixando o apego a dualidade existencial para navegar desprendido na unicidade da vida, o infinito deixa de ser um símbolo para ser o próprio campo de atuação humana.
Eu sempre me questionei: Entre 1 e 2 existem infinitls números (decimais). E entre 1 e 100 também. Mas então o infinitl entre 1 e 2 é menor que o infinito emtre 1 e 100? Finalmente tive minha dúvida respondida
Na verdade, sua pergunta não está respondida. A quantidade de números reais (decimais) entre 1 e 2 é EXATAMENTE a mesma que a quantidade de números reais entre 1 e 100. Existe uma bijeção entre os intervalos [1,2] e [1,100]. Mas por exemplo entre 1 e 2 existem mais números reais do que existem números naturais {0, 1, 2, 3, 4, ... }
Mas não é cara, se você relacionar números possitivos e Naturais, você tende ao infinito. Exemplo: {...,-5,-3,-1,} {2,4,6,...} Nesse conceito todos os números tende ao infinito. Já no números reais, temos "outro" infinito. Exemplo:0, 0,000000000001.... Então dois Infinitos diferentes.
Adorei o vídeo, mas se eu não estiver enganada faltou falar de Ramanujan, o matemático indiano que estudou as combinações infinitas e diversos problemas matemáticos, muitos considerados impossíveis de serem resolvidos.
Desejo aos telespectadores muitas alegrias, infinitas felicidades, e que a parte ruim da vida de cada um, caso haja, seja quânticamente infinitesimal!!!!
Essa mocinha tem o maravilhoso dom de me ensinar muita coisa que eu tinha até preguiça de tentar aprender... E o melhor: Ela explica de maneira bem simples e didática as coisas mais complicadas...
Pessoal, recomendo aqui outro vídeo nosso sobre ciência. Uma tentativa de explicar a teoria da relatividade com uma bela animação! O "estagiário" que vos escreve finalmente entendeu depois de assistir! ua-cam.com/video/fwzzgJOLZkM/v-deo.html
Ola. Gostei do video, eu gosto muito da BBC NEWS BRASIL. De vez em quando gravo narrações de noticias da BBC NEWS
Ou essa mina ai manda bem em ensinar vlw ae
Matemática a melhor matéria 🌍🌏🌎🚥🚦
BBC news Brasil, tá de parabéns a repórter
Parabéns por esse vídeo do infinito! Ficou muito bom!
Jamais imaginei que a toda poderosa BBC pudesse fazer vídeos tão extrovertidos e informais. Muito bom mesmo.
@@brunoxavier577 Copiou de outros vídeos? Você quer originalidade num vídeo de pouquíssimos minutos sobre o que é o infinito? Tem dó.
@@brunoxavier577, copiou? Se você visse o quanto os jornais brasileiros copiam na íntegra as matérias da BCC (dando os créditos, claro)
Diferente da limitada direita, a esquerda tem um potencial criativo infinito.
Vim falar justamente isso aqui. E tô ficando apegada a cada um dos repórteres que ela apresenta pra gente.
BBC é vida
A equipe da BBC é fenomenal! Um grandioso infinito de sucesso pra Iyeyasu e que venham mais vídeos!
Copia de outros vídeos.
@@brunoxavier577 faz melhor
@@russellconrad9272 Com certeza eu faço melhor!
@@russellconrad9272 Não preciso copiar vídeo de outras pessoas !
Valeu, Karlos!
Por favorzinho traz mais vídeos com ela >.< ❤
Oóoooooo!!
Apoio
Apoio
Hey.. eu vi um comentário seu em outro video elogiando ela...
Cara, eu quero casar com ela kkk
To brincando, mas pelo menos uma amizade
Parece taaaaaoooo gente boa❤
Que colega de trabalho incrível!!! Voto em mais vídeos com ela ❤️
Simmmmmmmmmmmm
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿👌🏿😉😉😉😉😉😉✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍😳😳😳😁😁😁😁😀😀😀😆😗🤔😙😚😂😂😚😐☺😎😎🙂🤗😄🤩🤩🤩🤩🙄😶🤨😛😌😌😣😖😪😲☹😞😔😣🤐😫😲😬😳😧🤕🤡🤫🧐😠🤬😰😇😇🤮🤡😱👹👺👽😻🙉👦😿😸👩🌾👨👨🎓👩⚕️👩⚕️👨💼👩🔧👩⚖👩⚖👩⚖👩🚒👨🎨💂♀️👲🧔👮♀️🕵️♂️👳♂️👨🚀🧞♀️🧚♀️🧚♂️🧝♀️🙎♀️🧟♂️🤶🧟♀️🧙♂️💆♂️🙋🏼♀️🤷🏻♂️🚶♀️🛀🧖♂️💃💇♂️💇♂️🕺🕺🕺🧖♀️🙋🏼♀️👨👩👧👧👨👩👧👧👫👪👪🤳👈☝️💑👨👦🤝✍👎🏿🤚🤲🤲🤞🖐💅🏿✊🏿✍👂👂🏚🏖🏣🎸🎙🔕🔔🎻📱
sim! mto carismática 🤩
Recomendo o filme: "O homem que viu o infinito", baseado na vida do matemático Ramanujan.
existe fato que não é real?
@@vitorgarcia3422 Corrigido, obrigado
Não.
Esse filme é muito bom !!!
👏👏👏
Que jornalista fofa!!!
Adorei o vídeo!
Em tempos de terraplanistas, nada como melhor que um bom jornalismo científico!
Obs: vcs podiam entrevistar cientistas e divulgadores científicos.
Obrigada pelos elogios e pela sugestão!
@@BBCNewsBrasilentrevista com Marcelo gleiser pf xD
Apóio!
@@sabrinakelly8722 valeu 😁
Em tempos terraplanistas?
Muito show o vídeo. Façam mais videos nesse mesmo estilo, por favor
Faremos! Obrigada pelo elogio, se tiver sugestões de temas, envie para nós!
A BBC tá de parabéns ótimas apresentadoras.
Vc percebe o "infinito" poder da internet quando uma gigante como a BBC começa a fazer vídeos descomplicando assuntos no UA-cam de forma descontraída kkk... Muito bom o vídeo
Infinito é o tamanho da nossa ignorância
Ótimo! Afinal, são as perguntas que movem o mundo, não as respostas
@@Ffloriano Em princípio, dou-lhe toda a razão.
Mas, tenho a mais plena certeza que MINHA IGNORÂNCIA supera, em muito, o "Infinito de CANTOR" !!!
Exato. O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.
@@markwojama Perfeito, caro Amigo.
Qual calculo podemos fazer no Brasil para chegarmos ao número Zero de bolsominions?
"Tem q fzr o finalzinho né?" Adorei ela, apareça mais please
Aparecerá!!! Obrigada :)
A melhor frase pra essa despedida, você já tinha dito: "Ao infinito e além"!...
Finalmente um canal com coerência ao pedir LIKE. Isso porque pede DEPOIS da apresentação e não antes, como a grande maioria, que age como um deputado que aprova um projeto que não leu ou uma pessoa que se casa sem namorar.
Tão nova e jornalista!!! Parabéns e que sirva de inspiração para essa juventude muitas vezes estagnada...
Que vídeo legaaaaal. A jornalista é muito carismática. Adorei, parabéns!!!
O infinito está, em Matemática, aonde as coisas acontecem. Misterioso e belo, o infinito é um permanente desafio à nossa imaginação. O infinito é uma paixão. Quanto mais o olhamos, mais o admiramos E este vídeo da BBC mostrou de forma atraente toda a fascinação pelo infinito.
Eu adoro os vídeos da BBC Brasil. Imagina se nossa imprensa nacional nos informasse bem assim?
Até ao infinito imaginário e ao " além " túmulo . Parabéns , muiiiiiiiito bom !
Estou adorando a proposta na BBC News. Um verdadeiro diferencial para o jornalismo brasileiro. Parabéns.
Parabéns BBC Brasil pelo excelente conteúdo!
Obrigada, Deilton!
"Nesta vida existem duas coisas infinitas, o universo, e a ignorância humana, porém a primeira eu ainda não tenho certeza."
Esqueceu de dar os créditos, espertão!
@@jorgevieira4851 quem falou?
@@rafaelomiya6048 Albert Einstein
~Albert Einstein
@@jorgevieira4851, não esqueceu, ele colocou entre aspas exatamente para mostrar que não é fala dele e simplesmente não quis creditar pois não faria sentido no contexto
Legal a abordagem de jornalismo científico! Cantor é pouco tratado.
Deveriam ter aportuguesado o nome dele pra Cântor... 🤔
Um dia eu fui pesquisar sobre Cantor no Google, apareceu fotos de Roberto Carlos, Belo, Netinho de Paula...
@Vitor Oliveira eae chará, teoria do conjuntos é uma parte sem graça da matemática...
Tem fãs de teoria dos números? Isso é novo pra mim 😂
@@Konnen-l9h teoria dos numeros é bem legal
Gente to encantado com a explicação e o jeito dessa menina.
Camila Iyeysu você é muito simpática.
Como assim?!!! Chuck Norris contou até infinito duas vezes!!!
e comendo farofa, conta a história direito cara! kkk
@@Supernovicetales kkkk dessa eu não sabia! Muito boa!
@@Supernovicetales
Não pô, ele também colou a boca com super bonder antes de contar
Chuck norris nw usa relogio ele decide que horas sao...
@@Supernovicetales Chuck Norris n come farofa, ele mastiga pedras.
Gente, detalhes que fazem diferença:
- Infinito não é número;
- Infinito multiplicado por zero não é 1;
- O resultado de um número dividido por zero é indefinido.
Um número dividido por zero vai ser infinito mesmo. Indefinido é zero dividido por zero
O correto é dizer que 1/x tende ao infinito na medida que x tende a 0. 1/x não está definida em 0, pois não existe divisão por zero.
Veja que 0x=1 é algo inimaginável dentro do conjunto dos reais. O que vc pode fazer é desenvolver um novo tipo de número que conserva propriedades importantes nos reais, mas que cumpre com esta ideia maluca. Teríamos que pensar sobre as consequências algebricas disso.
Depende da aplicação, se for no Cálculo, qualquer número dividido por 0 vai ser infinito por causa do conceito de limites. Agora, se for utilizado na Álgebra Linear, qualquer número dividido por zero vai ser esta indefinição que você falou mesmo, porque o conceito de limites (e consequentemente derivada e integral) não se aplicam a Álgebra. Tem uma enorme diferença entre a "matemática absoluta" e a "matemática aproximada".
Bem falado. Estava pensando que muitos poderiam pensar em infinito como número devido à questão de no vídeo, que possui um conteúdo no geral muito bom, dizer que um infinito é maior que outro, quando infinito não é número para ser comparado em quantidade.
@@eduard537 você está confundindo as coisas irmão, a função 1/x não está definida no ponto 0. O que geralmente faz as pessoas se confundirem é a noção de limites, que normalmente é introduzida em um curso introdutório de cálculo. Dizer que o limite de uma função tende para um "valor" quando a sua variável (ou suas variáveis) se aproxima de um "ponto" é totalmente diferente de dizer que a função tem esse "valor" naquele "ponto". Só podemos falar que o limite de uma função é igual ao seu valor em todos os pontos quando a função é contínua e seu domínio é um conjunto fechado. No caso da função 1/x o seu domínio é o conjunto dos reais sem o zero, que não é fechado.
Hahaha! Esse final foi demais! 😂 Adorei o conteúdo já tem meu like carimbado! Tragam mais curiosidades!!
Valeu, Alain!
Que explicação perfeita e simples pra algo tão complexo. Parabéns pela maneira de pensar e de falar.
BBC avisa pro Brasil que vcs são o melhor canal de TV do mundo
Que fofa, meu Deus! haha
"Ao infinito, e além!"
Aoinfinyfiwa
Pessoa: o que é o infinito?
Eu: algo que não acaba kk
Tipo o meu amorrrrrr
@@vyctordutra whata help
@Mathews196 minha mãe não acaba? Nn fez sentido
@@mel4340 De tão gorda que ela é
Está certo.
Amei o vídeo.
Esse formato de comunicação científica está excelente. Vídeos curtos descrevendo um tema específico e levando a reflexão. Parabéns BBC, e as reportéres são show a parte.
Adoro seus comentários sobre o zero, sempre mostro à todos. Você é muito pedagógica com seus textos. Parabéns!!!
*_LIKES E MAIS LIKES, COMO SEMPRE. CAMILA IYEYASU MOSTRANDO PRA GENTE QUE ATÉ O ENTRETENIMENTO PROPICIADO PELA BBC É DE ALTO NÍVEL! SHOW DE CONHECIMENTOS EM UMA ÉPOCA MARCADA POR UMA MINORIA ESTÚPIDA DE TERRAPLANISTAS_*
Não sou muito fã de matemática, mais gosto de aprender coisas novas.
Te recomendo um livro muito bom: O Último Teorema de Fermat.
Acrescentando uma coisa que talvez não tenha ficado claro no vídeo: infinito não é resultado de uma divisão por zero, divisão por zero é tido como indefinida.
Guilherme Bachega Gomes também achei estranha a resposta.
Acho que por ser um vídeo para leigos passaram chutado nisso.
O que ocorre é que quanto mais próximo de zero estiver o denominador, o resultado da divisão tende a infinito quando a fração é positiva ou tende a menos infinito quando a fração é negativa. Quando o denominador é igual a zero, a divisão é impossível.
@@RicardoZanardini Exatamente
Sou estudante de computação e seu canal foi um achado, obrigado por me responder, já me inscrevi
@@guilhermebachegagomes9241 Que legal! Um grande abraço!
Adorei o vídeo, a moça apresenta muito bem também, façam mais vídeos de cunho científico! Obrigado
Mano
Esse é DE LONGE
O melhor canal do You Tube
"Ninguém irá nos expulsar do paraíso que cantor criou para nós" Hilbert. Simplesmente fenomenal, estes tipos de conceitos matemáticos devem ser tornados os mais públicos o possível. Para quem tiver curiosidade, um exemplo que complementa o vídeo que me deixa encucado, mesmo sendo matemático:
Cantor começa seus estudos sobre o infinito considerando os números naturais (1, 2, 3, 4, 5, ...) que tem a propriedade de sempre possuírem um sucessor. Cantor os classifica como Aleph-zero e mostra que se a gente montar um esquema bem inteligente podemos fazer os pares (igual o exemplo do cavalo no vídeo) com os números racionais, ou seja, podemos "contar" todas as frações imagináveis. Porém quando tentou-se parear os números naturais e todos os possíveis números reais entre 0 e 1 (como o 0,1 ou 0,23232323...) descobriu-se que "acabavam" os números naturais antes de conseguirmos contar todos os números entre 0 e 1.
Assim foi estabelecido o Aleph-um, que é um infinito maior que o Aleph-zero. Quando falamos que um infinito é maior que o outro não tenham em mente a ideia de que há mais números entre 0 e 1 do que entre 0 e 1 milhão. Na verdade ambos estes infinitos tem a mesma dimensão, são ambos Aleph-um. Só de pensar que há a mesma quantidade de números entre 0 e 1 do que todos os números reais entre 0 e 1 milhão já é o suficiente para arrepiar a espinha de qualquer matemático.
Muito interessante, Rafael. Tem indicação de algum livro que discuta essas teorias matemáticas para um leigo como eu? Que sirva como um bom treino de raciocínio para o conhecimento e e para o exercício da mente.
@@marcosmaia4045 Livros de divulgação matemática são extremamente raros, um que não passa exatamente sobre este tema, mas que é bem interessante a leitura é: Humble Pi: When Math Goes Wrong in the Real World do Matt Parker (sem tradução ainda). Sobre este tema em particular eu nunca tive contato com nenhum, mas uma leitura que requer pouco mais que matemática à nível de ensino médio é o artigo "Um Breve Passeio ao Infinito Real de Cantor" de Andrade, Maria Gorete Carreira: www.mat.ufpb.br/bienalsbm/arquivos/Conferencias%20Apresentadas/C%205.pdf
Um professor na escola colocou de maneira interessante: partindo de zero, existem infinitos número naturais. Entre zero e um, existem infinitos números, mas um início e fim. Logo, entre zero e um não se pode medir, é incomensurável.
Até hoje não sei qual é o sentido, mas pra ele o fato de ter início e fim não nos permite considerar como infinito.
Não sei se deu pra entender kkkk
@@marcosmaia4045 eu recomendaria algo sobre teoria axiomatica dos conjuntos.... Jech, Thomas (2003), Set Theory, Springer Monographs in Mathematics, Berlin, New York. eu tenho esse livro, nos ultimos capitulos ele trata teoria dos conjuntos combinatorio, e extendendo sobre aleph(falando de grosso modo). eh um bom livro!
@@marcosmaia4045 por exemplo, você pode começar com _O diabo dos números_, que é simples e instigante, e mostra a comparação entre infinitos.
Acredito que afirmar que 1/0 = infinito, não seja uma verdade matemática. Porém, a ideia de que um valor "n" diferente de 0, dividido por um número tendendo a 0, ou seja um número muito pequeno (mas não zero), esse resultado tende ao infinito. 1/0 continua sendo uma indeterminação matemática. Pelo menos foi isso que aprendi em cálculo hehehe... De toda forma, ótimo conteúdo!!
Exato. Eu gosto de explicar assim: se eu pego uma maçã e divido para zero pessoas. Cada pessoa recebeu quantas maçãs? Percebeu que não há divisão? Logo não há divisão por zero.
Mas ela não afirmou que 1/0 = infinito.
@@pedrojorge1912
"O problema foi quando tentaram dividir um por zero. Afinal, que número multiplicado por zero é igual a um? Passaram-se 500 anos até o infinito surgisse como uma solução para essa pergunta"
Ela não disse "limite".
@ Excelente a citação, ela suscitou que a ideia matemática de infinito foi uma solução para o problema, ela não afirmou em momento algum que o infinito é o próprio resultado da divisão ("1/0 = infinito").
@@pedrojorge1912 O problema é que o texto dá a entender que é. Pode até ser dúbio, mas matemática não aceita ser subjetiva.
Vídeo incrível e ótimo trabalho!
Isto que é um vídeo infinitamente adorável!!!
Camila Yeyasu melhor jornalista 💕
Deus conta todas as estrelas e chama cada uma pelo nome!!
KKKKKKKKKK
Chapadão de dolly guarana inalado pelo nariz
deus não existe kk
@@catalystsoul7570 relativo
@@catalystsoul7570 Se vc não acredita... problema seu
Que pena, mas essa definição não está exata! O infinito não é um número imenso, tão grande que não conseguimos contá-lo. Não é isso. O infinito está mais para uma direção do que para um número propriamente dito. É mais para um estado do que para uma quantia. O infinito não é o auge da complexidade, mas sim, o princípio da simplicidade. É por isso que muitas teorias sobre o infinito soam meio bizarras: temos uma tendência a pensar que o infinito é contar sem parar. Se fosse assim, enquanto estivéssemos contando, estaríamos num número infinito, mas quando parássemos de contar, nunca estivemos nesse número. Por outro lado, o infinito simplesmente é. Está presente antes de começarmos a contar.
Depois dizem que exatas não precisa de filosofia. Olha só o tanto de reflexão para um conceito.
filosofísica
Fazendo uma breve analogia ( Não importa aonde você vá você sempre terminará no mesmo lugar!)
👏👏😊
Você poderia resumir dizendo que o infinito é o ato inacansável, seja percorrer em busca do infinito, contar até o infinito, ou querer viver infinitamente.
O infinito não possui começo e nem fim, número podem começar de um infinito negativo até um infinito positivo, o universo pode comçar de um infinito até outro infinito, simplesmente o infinito é impossível ser alcançado!
Foi um vídeo bem diferente kkk mas eu curti, vlw a dica, e bom eu não sei se pega mal eu falar isso, mas lá vai, que reporter fofiiiiinha
Mais um vídeo show desse show de pessoa.
Suas apresentações são ótimas (pra não escrever show de novo)
Parabéns Camila.
Parabéns, uma maneira extrovertidos e informal de passar ciências, e que jornalista legal, muito bom o vídeo.
Criamos não!!! O infinito é uma consequência matemática! Lembre-se: A matemática não foi criada, foi descoberta!!!
A lógica foi descoberta, a linguagem matemática foi criada.
@@brokenstar7424 será que vai ter treplica?
@@brokenstar7424sim
Uma coisa não exclui a outra. Linguagem matemática e premissas e conclusões lógicas apenas interpretam essas áreas, mas elas existem lá independente da linguagem. 2x2 = 4 independente da linguagem que vc expressa isso.
Isso não é um consenso
Ela é asiática mesmo! "bilhantes" em >>> 2:59 Muito fofa!
Ela falou brilhantes pô, da pra ouvir o "r" aí no meio
Um pequeno alento, a divisão por zero continua indefinida. No entanto, 1/x quando x tende a zero (ou seja o limite), de fato, é infinito.
Atah q susto
@@1visitante Seu comentário foi muito útil e engraçado.
Ou seja, o limite de |1/x| quando x tende a 0 é de fato infinito.
Ou quando x tende a 0 pela direita, o limite de 1/x seria infinito
Na verdade, não. Como disse o Daniel, os limites laterais não coincidem, o que é uma pré-condição para o limite existir. Explicando numa linguagem mais leiga, quando você substitui o x em 1/x por valores cada vez mais próximos de 0, mas mantendo sempre x maior que 0 (ou seja, aproxima pela direita), 1/x se torna cada vez maior (ou seja, tende ao infinito positivo). Já quando você substitui x por valores cada vez mais próximos de 0, mas sempre menores do que 0 (aproxima pela esquerda), 1/x se torna cada vez menor (tende para o infinito negativo). Por isso, o limite de 1/x quando x tende a 0 não existe.
Citação a buzz, esse é o melhor canal educativo mesmo
Gostei do tom do humor,além da explicação me convida a ver mais.estando neste mundo caótico, parabéns.
Acho que é filosoficamente e metafisicamente impossível existir um número REALMENTE infinito. Isso geraria uma série de absurdos e paradoxos que na prática nunca acontecerá. Ex Hotel de Hilbert.
Concordo. Na prática não deve existir algo realmente infinito. Apenas potencialmente infinito, como conjuntos numéricos.
Infinito é uma expressão para simplificar os grandes números! (O universo é infinito?)
Mas infinito não é numero, é um Conceito.
O Infinito tende ao Conceito de Numeros Positivos, Naturais e Reais.
Neles o infinito tende a ter uma maior que outro.
De fato não existe um número infinito, o infinito não um objeto e sim um conceito que se refere a algo que não tem fim, como por exemplo a reta numérica.
É um erro comum, mesmo dentro do meio acadêmico, definir o infinito como um lugar ou um objeto, muitas pessoas ainda não entendem que o infinito é apenas um modo de dizer.
@@MrEdtoox concordo. 👏🏽
2:15 os tupis só contavam até quatro ou cinco, mais que isso era muitos...
os funkeiros conseguem contar até cinco nos dedos, acima disso tem que usar as duas mãos e eles se atrapalham
@@albertdumont4977 Piada de funkeiro já deu tem mais de uma década haha. Mas boa tentativa.
@@lucasdepadua7211 Só o funk ainda não deu. Putz, a Bossa Nova durou uns nove anos, a Jovem Guarda durou cinco, a Tropicália uns quatro, a Discoteque só três. a New Wave não chegou a um ano ... Mas o funk, desde 2000 com aquele Bonde do Tigrão (tá tudo dominado) ainda não saiu da moda, e pelo jeito ainda vai nos atormentar por muito tempo.
@@albertdumont4977 Jovem Guarda durou 5 anos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@kalliboymusic de 1964 até meados de 1968, quase quatro anos. Pega o seu KKK e enfia
Cara, eu queria muito aprender essa técnica de oratória de vocês! Esse assunto na Universidade me deixou DOIDA, mas você explicando assim, parece tão simples haha ♥
O segredo e a prática
Essa BBC é infinitamente extraordinária em seus trabalhos.
Sensacional essa explicação, já vou recomendar esse vídeo pros meus alunos.
Vou ter que assistir amanhã porque comi cogumelo e tá fazendo efeito logo agora sjsbshshshshsh. Moça, você não faz ideia do quão bonita você fica sob olhar de psicodélicos
Tô comentando aqui para perguntar como é que foi a experiência kkkkkkkkkk
@@lildf3854 foi foda de mais, mano! Experiência rica e única. Recomendo!
Aqui em casa tem um monte,vou ver se tem lsd gratuito nele...
Se continuar com assuntos legais eu volto 🤔
O GUGOL, virou GOOGLE, pq o empresario q investiu na ideia errou ao nominar o cheque, e pra poder depositar, os criadores do GUGOL foram obrigados a mudar o nome para GOOGLE como estava no cheque. É mole?!!
BBC se vcs continuarem assim..
Já podem abrir um TV aqui...
Eu autorizo.
Parabéns pela qualidade!!!
BBC News Brasil é o melhor canal ever
Em um país onde 90% dos jovens não sabem fazer cálculos simples, nem interpretar textos simples, ensinar Limites é pedir muito.
Limites não é tão complicado assim
O básico desse assunto chega a se assemelhar com inequação de primeiro e segundo grau
Mas tem razão
O Brasil tem uma escolaridade péssima
@@kalliboymusic Falando em equação de segundo grau, 90% não sabem resolver um simples X² = 4 (duas raízes reais).
Minha noção de infinito e basicamente assim: imagine se em uma espécie de terra, e essa terra e reta plana ''não que a terra seja plana, claro'' mais imagine se então ela e plana mais. Infinita, imagine duas partes, a direita e a esquerda lados infinitos , e também as laterais lados que são finitos, são curtos entao da para ver se estivéssemos no meio dessa terra, sabemos que se irmos pra frente ou para trás não interfere, no tamanho percorrido, ou seja se tentássemos andar na direita ou esquerda, nada adiantaria, para o infinito não teria nem um tamanho percorrido se imaginarmos o infinito, mais imaginemos os lados, que existem as laterais finitas,bem não são infinitas mais podemos alem disso, intender que são finitas da para ter nossão até que existe a direita e a esquerda que são infinitas, mais imaginemos se todos os lados fossem infinitos, simplesmente para o observador não teria noção das direções pois e infinito, e cada passo que vc der não teria diferença, seria como dar um passo e depois voltar outro para trás. Logo o infinito e muito complexo para ser intendido, ou talvez sem sentido.
Vc basicamente representou os números reais em uma linha reta
Mt bom
"Infinito e além ,Ah tem que fazer o finalzinho né "
KAKAKSKSKSKSKSKSKSKSKSKS
Ótima explicação sob o ponto de vista matemática.
Na Física o infinito é considerado até limite onde não é possível medir um fenômeno.
Que jornalista simpática e humilde! 👏👏
"Existe infinitos maiores que outros"
Existe infinitos maiores que outros infinitos*
*GRAÇAS AO INFINITO EXISTE A FAMOSA FRASE DO BUZZ LIGHTYEAR "AO INFINITO E ALÉM"*
Objetivo: Odiar a mídia mainstream
Obstáculo: BBC 🥰🤩😍❤
A BBC quando não faz notícia comportamental e progressista acerta em cheio
Muito bom! O legal disso tudo é que o infinito não veio apenas como um conceito importante para solucionar questões matemáticas, mas o conceito de infinito possibilita compreender um problema psíquico do ser humano: a própria existência. A partir do momento que se experimenta um estado além das barreiras intelectuais (o que só é possível pela experiência individual, em profunda meditação) é possível compreender que o infinito não é apenas um simples coringa matemático, mas a chave que liga ciência e espiritualidade. É importante compreender que não existe um lado certo ou errado, do tipo ciência é certo e espiritualidade errado ou vice-versa, é preciso correlacionar estas polaridades para que o conceito científico (que serve como alavanca e estimula o intelecto) deixe de ser um conceito fictício para ser tornar uma experiência real e atemporal, vivida no próprio instante, se tornando espiritual (ou podemos dizer, que essa experiência atua num estado de atenção plena ou de consciência do ser humano). Quando o indivíduo segue o real propósito da existência, deixando o apego a dualidade existencial para navegar desprendido na unicidade da vida, o infinito deixa de ser um símbolo para ser o próprio campo de atuação humana.
Adoro seus vídeos Camila Iyeyasu!
“O começo é o fim, e o fim é o começo”
Os fãs de dark estão por toda parte
@Mathews196 Tbm queria saber
Eu sempre me questionei: Entre 1 e 2 existem infinitls números (decimais). E entre 1 e 100 também. Mas então o infinitl entre 1 e 2 é menor que o infinito emtre 1 e 100? Finalmente tive minha dúvida respondida
Na verdade, sua pergunta não está respondida. A quantidade de números reais (decimais) entre 1 e 2 é EXATAMENTE a mesma que a quantidade de números reais entre 1 e 100. Existe uma bijeção entre os intervalos [1,2] e [1,100].
Mas por exemplo entre 1 e 2 existem mais números reais do que existem números naturais {0, 1, 2, 3, 4, ... }
Qual é a sua conclusão?
@@RafaelLima-il2fe sei lá
@ Melhorando a minha pergunta:Queria saber qual foi a resposta pra sua pergunta que você teve respondida.
ôÔÔ Rogerinho, tão zuando o estagiario, rogerinho.
ótima didatica aswell
Gostei muito dos vídeos dessa jornalista. Parabéns
eu amo muuuuuuito esses quadros sobre matemática!
Um infinito maior que outro é paradoxal mesmo. Logicamente até parece errado, à primeira vista.
Mas não é cara, se você relacionar números possitivos e Naturais, você tende ao infinito.
Exemplo: {...,-5,-3,-1,}
{2,4,6,...}
Nesse conceito todos os números tende ao infinito.
Já no números reais, temos "outro" infinito.
Exemplo:0, 0,000000000001....
Então dois Infinitos diferentes.
E a segunda vista também
Amo esses vídeos
O finito sempre estará a uma distancia infinita do infinito !
Não exatamente
Ótimo vídeo! A moça é ótima e o final muito criativo.
Adorei o vídeo, mas se eu não estiver enganada faltou falar de Ramanujan, o matemático indiano que estudou as combinações infinitas e diversos problemas matemáticos, muitos considerados impossíveis de serem resolvidos.
E se o Eminem cantasse até um trilhão? Certamente conseguiria haha
hahahahah muito bom kkk
"Siga os nossos canais" soaria melhor!
Putz,eu quando era criança entendia esse símbolo (ಂಂ) de outra forma : (
3:30 Buzz : mano tu é?
Desejo aos telespectadores muitas alegrias, infinitas felicidades, e que a parte ruim da vida de cada um, caso haja, seja quânticamente infinitesimal!!!!
Existem infinitas formas de encerrar um vídeo, muito além dessa! Gostei!
Existe infinitos maiores do que o outros ??? Buguei !!! Japonesa de óculos! Com certeza é inteligente!🤔🙈
Eu tô aprendendo mais com a BBC do que com as aulas online. 😂🤷🏻♀️
@Mathews196 OOOOOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHHHOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHHHOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHOOOOOOOOO ❤❤❤❤❤❤❤💕💓💓❤💘💗💞💟💓💔💕💕💖💖💕💔❤💘💗
É só prestar atenção na aula q vc aprende coisa pra krl
O que é o infinito? Uma explicação curta: É a ganância dos políticos!
Essa mocinha tem o maravilhoso dom de me ensinar muita coisa que eu tinha até preguiça de tentar aprender... E o melhor: Ela explica de maneira bem simples e didática as coisas mais complicadas...
Só tem esse vídeo dela nesse canal?
Gostei da apresentadora.. ficou legal o conteúdo! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente! Adoro os vídeos da BBC News Brasil!
A-DO-RE-I a professora.... muito bem apresentado e a produção impecável... parabéns aos envolvidos
Cantor e Hilbert, dois dos meus heróis matemáticos. Excelente vídeo.
Gostei pq ela soube explicar , sempre q me explicam me dar nó na cabeça , mas dessa vez não. 😊😊😊👍👍⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Parabéns. Excelente reportagem. Muito boa mesmo, até me ajudou a compreender melhor Cálculo Diferencial Integral.😃😁🤗👍👏👏👏👏