Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a esse áudio clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-59121175.
BBC, gosto muito do jornal, considero um dos melhores aqui no Brasil, por isso quero dar uma dica: quando citarem pesquisas científicas, disponibilizem links com acesso aos artigos científicos para que os leitores possam conferir a fonte. Desconheço um jornal que trate assuntos científicos com a devida ética e respeito, e para tal, é necessário que os artigos citados sejam disponibilizados. Não apenas seria ético e respeitoso, mas também passaria mais confiabilidade e credibilidade. Não estou xingando, afinal é costume na imprensa brasileira não referenciar as fontes, mas quem sabe vocês não possam ser pioneiros nisso, já que são tão incríveis sempre, ein? Abraço.
A narradora ao final dá a impressão de fizer que Moro costuma fazer uma citação de Humberto Eco. Na realidade é Mora quem a faz. Só para deixar claro por vários, assim como eu, entenderam dessa forma.
[...] a humanidade tem felicidade em poder explorar os inventos do Inventor da vida e Pai Nosso - escutar\memorizar\falar - e em especialmente poder ler\enxergar de modo concentrado e em caráter racional tal e qual aquilo quando exploramos a coordenação motora , pois a origem de tudo que existe antes que o mundo viesse a ser físico , sim , é aquilo explicado em joão capítulo 1 ( saber esse autorizado com permissão Divina à luz das boas notícias em joão 6 : 41 a 51 , lucas 21 : 33 , mateus 7 : 24 a 29 ) , isto é , somos consequência da Palavra. e nem mesmo o deslize dos nossos antepassados ( eva e adão ) significou a extinção , mas sim a vinda da Palavra em forma de hum humano. O humano Jesus enviado ao mundo triunfou à luz do que O Pai Nosso e Inventor da vida havia determinado ( não à toa Ele é O Senhor Jesus , O Ressuscitado ) e , felizmente , apesar de Ele ( A Palavra ) ter sido rejeitado e assassinado ( assim como eva e adão o preteriram também tão logo ao obedecerem a má palavra desde um um ser-vivo ao invés de continuarem a obedecer A Palavra [ não consumir aquilo indevido , p.ex. , à época de ambos , e que estava na árvore que gerava frutos para saber o bem e a maldade ] ... ambos provavelmente foram induzidos indiretamente pelo próprio mau que é explicado existir em livro de jó capítulos 1 e 2 pedindo autorização a fim de querer destruir famílias e tudo quanto pôde tocar sob o contexto da autorização ganha temporariamente ) , sim , foi recebedor da ressurreição permitida pelo Pai Nosso. além de estar disponível à todos que O queiram na condição de Salvador da respectiva alma interessada em pôr em prática O Evangelho trazido ao mundo por Ele , mas desde que isso aconteça enquanto vivo estiver nesse plano. joão 6 : 28 , 29; mateus 5 : 1 até mateus 7 : 29 são fundamentos muito úteis. tanto quanto o princípio explicado em marcos 16 : 15 a 18. abraço.
@@patriciaalencar7818 Perfeito! É por aí... Benefícios da leitura: Melhor concentração, melhor memória, amplia o vocabulário, melhor comunicação oral, articulação de ideias, desenvolve o raciocínio crítico, a argumentação ♥️
Passei a ter gosto pela leitura graças a uma professora de Português que nos incentivava a ler , falava o quanto era bom , tinha paciência de ler e nos explicar o que lia, falava tão bem dos livros , da importância de ler e aquele amor que ela demonstrava pelos livros aos poucos foi tomando conta de mim e um dia pedi a ela um livro para ler. Ela ficou muito feliz e até percebi um pouco de lágrimas em seus olhos. E comecei a ler os livros que me trazia e acabei pegando amor pela leitura. O tempo passou , segui meu caminho e nunca mais a vi. Hoje quando me lembro dela sinto até um pouco de saudades e um sentimento enorme de gratidão .
Tenho 30 anos. Até meus 17 anos eu lia uns 3 a 4 livros por mês, o que considero bastante pela idades. Eu amava ler! Ai chegou a internet, e também as redes sociais....só ladeira abaixo! Virei dependente do celular, das redes sociais e de textos curtos. Estou tentando mudar isso, pois não tenho mais atenção para ler textos longos. Creio que seja uma "maldição" da minha geração, e que não sou o único que passa por isso, e, depois de um longo tempo está sentindo toda a consequência que as redes sociais trouxe. Fui a primeira geração a "usufruir" das redes sociais, mas também a primeira a sentir os impactos negativos.
Acho que muita gente acabou assim, informação em conta gotas, por isso estamos sempre insatisfeitos com as coisas simples do dia a dia, nada nunca é suficiente e o vazio consome as pessoas.
Eu me indentifico com seu depoimento, a uns 3 meses atrás deletei todas redes sociais, facebook, instagran, Twitter, tik tok, hello, kawaii, só deixei o WhatsApp por conta que tenho que me comunicar com parentes e pessoas do trabalho, estou retomando esse hábito de leitura gradativamente, no começo foi muito difícil ficar longe das redes, mas com o tempo percebi que tirei um peso da minha vida, agora faço melhor uso do meu tempo.
- Crie um enredo plausível - Jogue um clímax com pinceladas trágicas - Trabalhe a tragicidade, não sem antes também azeitar com deoses de autopiedade complacente - Destaque a originalidade da própria geração (sim, amiguinho, a MTV era assistida por senhoras fazedoras de crochê) - Mande tudo bem embalado pra plateia aplaudir...
Percebo pelos comentários que muitas pessoas aqui, de fato, gostam de ler: se expressam de forma clara, bom português, vocabulário e boa linha de raciocínio. Benefícios da leitura. Quem costuma ler, não apenas fala, mas também a escuta é diferenciada.
Uma das minhas grandes decepções em um grupo de whatsapp de antigos amigos, eu ter perguntado: "E aí povo, o que vocês andam lendo de bom?". Foi um sem fim de zoações, pessoas respondendo que ninguém tem mais tempo de ler, que hoje em dia acham perda de tempo, e que no máximo, querem saber de ler informações curtas, concisas, a lá twitter... Uma pena. Realmente, uma pena.. Enfim, escolhas, não?
Elas não sabem o que estão perdendo! Eu não tinha o hábito de ler, comecei após começar a trabalhar e ficar sem tempo e me ajuda muito, me desliga um pouco dos problemas, melhora meu desempenho no trabalho, durmo melhor, enfim... Infelizmente, não gostar de ler é algo cultural no Brasil, mas pelo ou menos, temos a possibilidade de ir contra a multidão.
Não por escolha, tá mais pra incapacidade. Se você parar pra pensar ler é muito difícil. Envolve interpretar, analisar, racionar, concentrar, memorizar, abstrair. Como não é algo genético é coisa que passa a necessitar de esforço real pra ser feito, e nosso cérebro pensa, mas é adaptado a pensar em coisas simples, originalmente caçar, pescar, plantar, fazer ferramentas, transar, e só. Todo o resto veio do desenvolvimento do conhecimento depois dos assentamentos permanentes humanos, onde a espécie ficou ociosa e passou a ter majs tempo pra reflexão e criação de mais saber. Naturalmente, aquilo que faz parte da genética da espécie vai ser mais facilmente cultivado por ela que aquilo que não faz parte, aquilo que veio depois, como a matemática, a física, a filosofia. Pra além disso tudo, a aquisição de conhecimento muitas vezes é vista com preconceito, pois "é coisa de nerd", ou "coisa de gente sozinha", e asneiras desse tipo. Por isso tudo, o cérebro tende muito mais a se voltar pra o simplório, ao fácil e sem conteúdo, do que ao complexo, o profundo, o reflexivo. A Internet tá aí provando isso. Quem lê, em verdade, é um ponto fora da curva, e se for leitura útil, então, é como um número Imaginário no meio dos Naturais.
Por isso essa geração escreve tão mal e é tão ruim de interpretação de texto. Não sabe ler nada em profundidade e cada vez menos entendem sobre figuras de linguagem. Triste!!
Olá gente meu nome é Rose sou uma mulher cega moro no estado da Bahia.. com ajuda de Deus e muita força de vontade aprende fazer partos de animais mesmo sem visão nenhuma.. faço partos de ovelhas cabras porcas e vacas.. aplico injeção alimento e cuida dos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e muito sonhadora... Deus abençoe a todos vocês muito obrigada..😘🐑🙏
Não importa a sua ideologia política, se você é ateu ou religioso e etc: LEIA! Estou aprendendo inglês também pelo uso da leitura e só tenho a agradecer pela dádiva da leitura.
Eu também lembro de quando aprendi a ler, a minha alegria de pensar que não existiria mais segredos para mim, eu podia ler e descobrir tudo. Hoje, tenho 64 anos e continuo lendo, por volta de 2 livros por semana.
Amo ler desde criança, e concordo com o professor:" você só aprende se amar o que faz", mas todos podemos aprender a gostar de ler, tudo é um aprendizado. E a Neurociencia é algo maravilhoso, acho muito interessante o tema.
Incrível como estás em todos os temas e acima de tudo, concordas e até dás exemplos da tua própria vida eeee és uma excelente dramaturga brasileira! Francamente gata!!
@@edsonmavia8988 😂🤣dramaturga e gata foi realmente engraçado. E se observar bem não estou em todos , tem vídeos que nem abro. Mas realmente sou inscrita em vários canais, sou bastante curiosa, gosto de aprender , coisas além da minha área profissional, e aqui nessa mídia , diferentemente das tais redes sociais onde nunca irá me encontrar, eu estou presente e sou bem eu , digo o que penso e aprendo muito.
@@emajose693 , grata! Desculpa se não posso dizer o mesmo de ti, mas é que não leio comentários, só os que são direcionados a mim. Entretanto se gosta dos meus, pensamos parecido. Mas também não vejo problema em pensar diferente, gosto de ouvir outros pontos de vista, mesmo discordando, tudo pra mim é aprendizado.
Ler algo interessante é muito bom . Eu comecei com os gibis aos 7 anos . É ótimo para começar a gostar de ler. Aí vira um vício e você não para mais. E passa a gostar de varios géneros literarios.
Também, ficava 3/4 horas na biblioteca na escola, lendo sem parar, acho que em 03 anos foram mais de 200 . Fui dispensado da educação física e das aulas de artes, só para ficar lá.
Taí, uma ótima ideia Perdi o tesão pela leitura, acho uqe vou voltar a ler Gibis, que amo. Vou ver se passo num Sebo pra trazer umas da Turma da Mônica que acho ótimo
Eu lia muito quando criança, mas com o passar do tempo deixei de lado, aos 30 anos no inicio da pandemia em 2020 resolvi retomar esse hábito a partir do que eu realmente gosto ficção cientifica, comecei com Duna, depois Admirável Mundo Novo, Messias de Duna e agora os Filhos de Duna, foi a melhor atitude que tomei.
Tbm comecei ler Duna no início da Pandemia, mas meu caso é que sempre fui grande leitora, só diminui o ritmo por causa da faculdade. Aproveitei a quarentena pq o livro é grande. Depois li o segundo e já estou com o terceiro pra ler mais lá pra frente.
@@anybody9773 bom, esse é um livro muito menor que o primeiro. Cerca de umas 7h de leitura no total. Achei um livro 3 estrelas de 5. Fiquei com sensação de ser curto demais e um final muito rápido. Mas é um livro importantíssimo pro restante da série. Quero muito continuar. Pretendo ler o terceiro lá pra maio ou junho, pois gosto de revezar com outras leituras.
EU, AOS 75 ANOS COMECEI A LER OS CLÁSSICOS, ESTOU LENDO OVÍDIO E PARAÍSO PERDIDO, MILTON, ESTOU ENCANTADA, LÍ A DIVINA COMÉDIA, É FÁCIL?. POR VEZES . NÃO, MAS COM LEITURAS DE APOIO E A INTERNET VOU DESBRAVANDO CAMINHOS,RECOMENDO "POR QUE LER OS CLÁSSICOS" DE ITALO CALVINO, ME AJUDOU MUITO.
Sou engenheira mecânica, recém formada mas amo neurociência. Acho que para que isso tudo que foi dito no vídeo funcione, devemos ter envolvimento e interesse na leitura em questão
@@lucasmotta4718 quando você lê, você tem que gostar do que está lendo, se sintonizar e intender que a leitura está sendo muito interessante. Experimenta ler sem interesse ou quando você não estiver acostumado, você só fica bocejando. O segredo também é você estar com a sua atenção somente pra leitura, sem nada do que puder te distrair.
Desde jovem gostei de leitura,mas com 40 anos sofri um AVC isquêmico,me afetou a fala,a escrita, cálculos tbm ,o médico me orientou que onde estragou no cérebro não tem mais jeito mas se eu estimulasse ia voltar as funções em outro lugar, voltei a ler , trabalho manual,prometi a mim mesma ler 1 livro por mês no decorrer desse ano pra minha felicidade pensei que ia ler 12 e li 33 livros em um ano,moro na fazenda qnd ia na cidade ja ia biblioteca pública e escolhia uns 2 ou três livros,foi a melhor coisa,fazia minhas coisas ansiosa pra terminar os livros, resumo voltei todas as minhas funções normal,fala e raciocínio ❤❤
Durante a pré-adolescência comecei a ler revistas como Atrevidinha e Atrevida, depois comecei a ler os clássicos e também best-sellers. Não me imagino passando muito tempo sem ler, até porque é o que dá sentido a minha vida!!!
Ler é um hábito bom que lhe trás benefícios em inúmeras ocasiões Na minha época de escola, a maioria dos alunos achavam um hábito vergonhoso, riam de quem tentava ler lgum texto pedido pela professora, fazendo com que perdessem o interesse em leitura... Eu sempre fui curioso, eu criei esse hábito fora da escola lendo revistas e jornais alheios pelas ruas e lugares que eu ia ...
A respeito de internet, ela me tornou mais ágil no pensamento porque consigo ler. Hoje em dia tenho o kindle e leio meus livros assim. Consegui aprender inglês por causa de amigos virtuais e hoje sou fluente. Leio noticias pela internet... estudo pela internet. E uma vantagem a mais: não me sinto mais solitária porque vejo pessoas através de vídeos. Os tempos mudam e precisamos nos adaptar.
Eu não tenho dúvida do qto a leitura mudou minha vida, visão de mundo e autoconhecimento!!! Eu amo ler desde os meus 5 anos e a leitura é a minha maior terapia! Os clássicos moram no meu coração!!! Ler é vida!!!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Desenvolvi o gosto pela leitura graças ao incentivo do meu pai. Na época, como criança, não tinha interesse pela leitura, mas para despertar minha motivação, ele começou a comprar quadrinhos. Fiquei encantado com as histórias dos personagens e super-heróis, e à medida que fui crescendo, a leitura se tornou minha companheira constante.
Antigamente antes de eu ter acesso à internet eu lia bastante tinha um ótimo português, eu até fazia parte do clube do livro da abril , como na cidade que eu cresci não havia e não há até hoje biblioteca, eu lia até bula de remédios , todo ano eu comprava o almanaque abril , comprava diariamente revistas , gibis ( eu tinha coleção , se eu soubesse que manter coleção de gibis fosse um bom negócio de investimento eu teria guardado no cofre meus gibis), livros de história e geografia ( amo) e outros tipos de literatura. Mas enfim veio a internet e acho que viciei e não encontro tempo para ler. Mas vou me esforçar para voltar a ler.
Leio toda noite um capítulo de livro antes de dormir, para acompanhar em minha concentração, coloco um vídeo no UA-cam de jazz com imagens de um pub de café maravilhoso, ou um ambiente de lareira … quando vejo já passei de um capítulo. Confesso que tenho dormido melhor ainda e mais tranquila.
É verdade , antigamente entrávamos na escola aos sete e oito anos de idade. Não tinha internete, tínhamos que pesquisar nas biblioteca, acho que levamos vantagens sobre quem , hoje coneça ser alfabetizados aos dois ou três anos.
Tenho sobrinhos que aprenderam a ler e escrever com 5 anos, são adolescentes e jovens saudáveis, não fez diferença nenhuma, aliás nesse mundo celular eles adoram livros. Eu também, pois sou um exemplo para eles.
Eu moro em Santo André - ABC Paulista... teve uma época que trabalhei na vila Olímpia SP. Ia de trem, todo santo dia. Foi a época qu devorei vários livros. Agora, trabalho em casa (home office) e parei de ler. Sinto que a Internet, suga minha atenção. Tenho vontade em ver a ler e sinto uma indisposição para. Tenho 1 filho de 8 anos e quero que ele tenha este hábito da leiturA, mas cadê o exemplo? Teve alguma psicopedagoga que comentou sobre a época do meu filho.... que agora as diversões digitais, são muito mais viciantes... a dificuldade para o meu filho focar em outra coisa é muito mais difícil do que a minha época (tenho 40 anos). O documentário "dilema das redes sociais" explica muito bem isto.. as vezes pego 1 livro, começo a ler ... e vem a idéia "" poutz, estou aqui neste livro, poderia ver, vários vídeos de vários assuntos na Internet.... e deixo de lado....porém, sinto que cada vez mais, tenho acesso a muitas informações de assuntos variados, mas sempre na superfície. Tenho a memória dos momentos de leitura na minha vida e a sensação que era uma imersão... todo dia você entrava naquela história... tinha algo de meditativo no processo da leitura. Agora, pulo de vídeo em vídeo no UA-cam a ponto de não conseguir assistir filmes. Baixa tolerância a histórias longas.... se tudo é hábito, acredito que dê tempo em mudar e ser um bom exemplo para o meu pequeno.
Com certeza dá tempo de mudar, cara. Eu tenho 18, então estou inserido nessa geração que cresceu com mais tecnologia, e, ultimamente, me sentia exatamente igual a você, tão viciado em vídeos e redes sociais que não conseguia arrumar disposição pra leitura. Minha solução foi cortar as redes. Criei uma pasta no celular, em que todos os aplicativos dentro dela, só me permito usar uma vez por semana (Twitter, UA-cam, etc). Agora mesmo, estou gastando minha única vez kkkk. Sinceramente, não me arrependo nada de estar fazendo isso, e estou conseguindo arranjar horário pra leitura desde então!
Nossa....veio a nostalgia agora....quantas vezes perdi a estação do trem que era pra descer porque tava concentrada no livro. Hoje sou aposentada e estou em casa. Estou a meses arrastando um livro pra terminar. O seu comentário me despertou o porquê perdi a tolerância para ver filmes, nunca tinha relacionado com a questão de ver vídeos curtos. Obrigada!
Também me encontro nessa situação devido ao momento de grandes transformações no mundo é também em minha vida. Mas sempre fui amante da leitura e de bons filmes. A leitura me proporcionou grandes conquistas. Uma delas foi aprender o inglês sem professor ou escola. Leitura é mágica e transformadora.
Tive um professor de português que incentivava a leitura. Chegou a montar uma biblioteca na escola e, das quatro aulas semanais, duas eram para lermos na sala de aula.
Ouvi com muita atenção, fiquei emocionada com o texto sobre a leitura e o seu desenvolvimento na mente. Sou apaixonada pela por esta atividade que parece ser simples, mas conforme o texto, exige bastante habilidades de quem o faz. Parabéns BBC News, por trazer um conteúdo tão importante na época em que estamos vivendo.
Já li alguns livros , fiz o curso de economia e tive que ler muito , mas o livro que li , com paixão , mudou a minha vida , parecia que as palavras estavam vivas , mexia com vc , bem não parece é real Este livro é a Bíblia E mais uma experiência Foi do meu irmão Ele lia muito a Bíblia quando era adolescente Este ato Desenvolveu a mente dele de uma forma extraordinária Quando entrou na faculdade , tinha a facilidade de ler um livro é entender claramente o que o autor que iria dizer Ele fez letra na Puc com linguagem francesa O trabalho de conclusão de curso , foi o melhor , ganhou prêmios e o trabalho foi para França O tema foi “ o impacto da Música na gramática “ Leia a Bíblia , Mas antes peça sabedoria a Deus e tenha cede de O conhecer !
Finalmente achei algo interessante na Net. Sempre fui do tipo que gostava muito de ler, até chegar a internet e hoje percebi que não gosto tanto da Net quanto de ler e é isso que está me fazendo falta hoje, ler! Obrigada por esta mensagem! ❤️
Excelente!!! Sou de uma geração prévia à Internet e mesmo com todas as facilidades aí da vejo importância no aprendizado de um novo idioma, por exemplo.
Muito bom! Sou preparadora de atores na leitura dramática e tenho um curso sobre "Como ler bem em voz alta". Usarei este vídeo em minhas aulas. Gratidão 🤗
Amantes da leitura eu recomendo um livro muito bom para ler que chama como fazer amigos e influenciar pessoas, esse é livro muito bom para vivermos nesse mundo atual e saber lidar com as pessoas.
Passei alguns anos sem ler. Uma das minhas metas de 2023 é colocar a leitura em dias. Estamos em fevereiro e estou no 3° livro. Quero manter esse ritmo e inicialmente estou dando preferência aos livros com temáticas que eu gosto, é uma maneira que achei de facilitar esse hábito.
🙂 Ótima reportagem ! Eu quando criança, aprendi com uma tia , que era professora o hábito de ler . Mais tarde , por conta própria, lia muito! O tempo passa , os compromissos vem e vejo o quanto tenho perdido! Nem sei a ordem da “nova ortografia “ na verdade, o computador faz isso por mim!
A dica que dou, comece lendo por algo que gosta, depois tu vai estar lendo livros tecnicos e cientiico e entendendo tudinho, por ter pego o habito da concentração.
Essa informação me traz conforto emocional no que diz respeito a minha filha que tem cinco anos e não sabe ler sendo que tem amiguinhos dela que já sabe , obrigado por essa informação
Tenho 17 anos e estou no momento mais confuso da minha vida. Ultimamente tenho lido muito pra tentar fugir. Abandono muitas vezes o livro pela metade, mas quando consigo me concentrar, viajo para outro universo que não sei explicar.
Eu amo ler histórias. Notei que minha memória estava muito ruim e que eu não exercito ela. Eu aoenas acho no automático. Agora eu estou tentando ler e no dia seguinte lembrar do que li. Acredito que isso irá ajudar bastante na memorização e também controlar essa falta de atenção grave que desenvolvi depois de uma depressão severa.
Sensacional o texto! Que maravilhas a leitura pode nos trazer e portanto aí está o grande desafio da atualidade para nos manter exercitando nosso cérebro.
Aprendi a gostar de ler com minha mãe. Desde o berço me dava livrinhos para manusear e ver os desenhos, seguiu me dando os livros de Monteiro Lobato, gibis todos os domingos comprava na livraria do sr Thomé , na escola tinha uma biblioteca rica, lá li tudo de Jorge Amado, Cronin e outros autores. Adulta, continuo . Atualmente lendo as Obras Completas de Jung.
Comecei a praticar leitura diária faz uns anos e a cada livro que termino quero mais, e eu era bem preguiçoso para ler.... Encontre seu tema favorito e tudo ocorrerá naturalmente.
Gostei muito dessa colocação da leitura. Sempre fui apaixonada por livros e consequentemente por leitura, e agora sabendo o bem que nos faz ....vou continuar !
Linda reportagem! 💙 Nos mostra por meio de razões científicas o que não conseguimos explicar quando somos fisgados pela leitura!! É uma experiência tão boa e tão prodigiosa em seus efeitos.
Excelente estudo sobre o letramento das crianças. Muito interessante as conclusões do estudo. Ler é muito importante.... Amo ❤️ ler! Fui educada e eduquei meus filhos valorizando a leitura.
Comecei a gostar de ler na escola q tinha biblioteca pq e por influência da prof q pedia resumo dos livros e imagina,amei lei amor de perdição e salvação,na época dificílimo pra mim,mas amei
Sou de Mococa SP. Parabéns sempre a BBC News Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 continuarei compartilhando com o povo de Mococa SP. Tenho orgulho de ser inscrita no Canal !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Combina com Piaget...mais teoria cognitiva ... mais Lev vygotsky ...henri wallon teoria socioafetiva nos processos de aprendizagem e potencia afetiva de bruner...educadores.. teorias aplicaveis.. amei este áudio.❤
A cultura no Brasil não valoriza a leitura. Se você troca o rolê do sábado à noite por um livro, muita gente te vê quase como um depressivo ou alguém sem habilidade social. Mais um dado importante: noticiaram há pouco tempo que a geração mais nova é a primeira a ter um QI mais baixo que os seus pais por não se dedicar tanto a atividades intelectuais, como leitura de livros. Reflexo do uso indiscriminado da internet e suas redes sociais.
Deus abençoe! Leio desde muito nova. Meus pais sempre me incentivaram ao hábito da leitura. Principalmente pelo fato da profissão que meu pai exercia; encadernador.
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a esse áudio clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-59121175.
BBC, gosto muito do jornal, considero um dos melhores aqui no Brasil, por isso quero dar uma dica: quando citarem pesquisas científicas, disponibilizem links com acesso aos artigos científicos para que os leitores possam conferir a fonte. Desconheço um jornal que trate assuntos científicos com a devida ética e respeito, e para tal, é necessário que os artigos citados sejam disponibilizados. Não apenas seria ético e respeitoso, mas também passaria mais confiabilidade e credibilidade. Não estou xingando, afinal é costume na imprensa brasileira não referenciar as fontes, mas quem sabe vocês não possam ser pioneiros nisso, já que são tão incríveis sempre, ein?
Abraço.
@@jacksonmoura9972
@@jacksonmoura9972
A narradora ao final dá a impressão de fizer que Moro costuma fazer uma citação de Humberto Eco. Na realidade é Mora quem a faz. Só para deixar claro por vários, assim como eu, entenderam dessa forma.
[...]
a humanidade tem
felicidade em poder
explorar os inventos
do Inventor da vida e
Pai Nosso -
escutar\memorizar\falar -
e em especialmente
poder ler\enxergar de
modo concentrado e
em caráter racional
tal e qual aquilo
quando
exploramos a
coordenação
motora ,
pois a origem de tudo
que existe antes que
o mundo viesse a ser
físico , sim , é aquilo
explicado em
joão capítulo 1
( saber esse
autorizado com
permissão Divina
à luz das boas notícias
em joão 6 : 41 a 51 ,
lucas 21 : 33 ,
mateus 7 : 24 a 29 ) ,
isto é , somos consequência
da Palavra.
e nem mesmo
o deslize dos
nossos antepassados
( eva e adão )
significou a extinção ,
mas sim
a vinda da Palavra
em forma de
hum humano.
O humano Jesus enviado
ao mundo triunfou
à luz do que O Pai Nosso
e Inventor da vida
havia determinado
( não à toa
Ele é O Senhor Jesus ,
O Ressuscitado )
e , felizmente ,
apesar de Ele ( A Palavra )
ter sido rejeitado e
assassinado ( assim
como eva e adão
o preteriram também
tão logo ao obedecerem
a má palavra desde um
um ser-vivo ao invés
de continuarem a
obedecer A Palavra
[ não consumir aquilo
indevido , p.ex. , à época
de ambos , e que estava
na árvore que gerava
frutos para saber o bem e
a maldade ] ... ambos
provavelmente foram induzidos
indiretamente pelo próprio
mau que é explicado existir
em livro de jó
capítulos 1 e 2
pedindo autorização
a fim de querer
destruir famílias e
tudo quanto pôde
tocar sob
o contexto da
autorização ganha
temporariamente ) ,
sim , foi recebedor
da ressurreição
permitida pelo Pai
Nosso. além de estar
disponível à todos
que O queiram na
condição de Salvador da
respectiva alma
interessada em pôr em
prática O Evangelho
trazido ao mundo por Ele ,
mas desde que isso
aconteça enquanto vivo
estiver nesse plano.
joão 6 : 28 , 29;
mateus 5 : 1 até
mateus 7 : 29
são fundamentos
muito úteis. tanto
quanto o princípio
explicado em
marcos 16 : 15 a 18.
abraço.
Filósofo Humberto Eco
"Quem não lê, aos 70 anos terá vivido apenas uma vida; quem lê, terá vivido 5 mil anos. Ler é uma imortalidade retroativa "
"Ler é crescer em silêncio." Ótima matéria! Adoro esse tema.
Que profundo!
Eu leio em voz alta 😂😂😂
Realmente, quem lê consegue desenvolver mais assunto, parece que cria mais neurônios, já quem não exercita o cérebro acaba não sabendo falar de nada.
@@patriciaalencar7818 Perfeito! É por aí...
Benefícios da leitura: Melhor concentração, melhor memória, amplia o vocabulário, melhor comunicação oral, articulação de ideias, desenvolve o raciocínio crítico, a argumentação ♥️
Foda!
Passei a ter gosto pela leitura graças a uma professora de Português que nos incentivava a ler , falava o quanto era bom , tinha paciência de ler e nos explicar o que lia, falava tão bem dos livros , da importância de ler e aquele amor que ela demonstrava pelos livros aos poucos foi tomando conta de mim e um dia pedi a ela um livro para ler. Ela ficou muito feliz e até percebi um pouco de lágrimas em seus olhos. E comecei a ler os livros que me trazia e acabei pegando amor pela leitura. O tempo passou , segui meu caminho e nunca mais a vi. Hoje quando me lembro dela sinto até um pouco de saudades e um sentimento enorme de gratidão .
O nosso nos obrigava a ler
As minhas incentivaram tbm
Maravilha. Pessoas que amam o que faz.
@@acecivel disso que precisamos
Sou professora e fico muito feliz com seu relato!!! Ler, entender e interpretar hj em dia salva vidas!
Sou professora de Português aposentada.Perdi a conta de quantos já li durante a minha vida.
Às vezes,leio 1 livro em 2 dias.
Tenho 60 anos.
😍
Quero te conhecer
Parabéns. Tenho 17 anos, e sempre vou ler.
Boa tarde, professora. Tenho 29 anos e também sou assim! Ontem mesmo iniciei e terminei "Ubu Rei", de Alfred Jerry (134 p.)
que lindo 😃🥰
Tenho 30 anos. Até meus 17 anos eu lia uns 3 a 4 livros por mês, o que considero bastante pela idades. Eu amava ler!
Ai chegou a internet, e também as redes sociais....só ladeira abaixo!
Virei dependente do celular, das redes sociais e de textos curtos. Estou tentando mudar isso, pois não tenho mais atenção para ler textos longos. Creio que seja uma "maldição" da minha geração, e que não sou o único que passa por isso, e, depois de um longo tempo está sentindo toda a consequência que as redes sociais trouxe. Fui a primeira geração a "usufruir" das redes sociais, mas também a primeira a sentir os impactos negativos.
Acho que muita gente acabou assim, informação em conta gotas, por isso estamos sempre insatisfeitos com as coisas simples do dia a dia, nada nunca é suficiente e o vazio consome as pessoas.
Acho que temos a mesma idade.
Eu me indentifico com seu depoimento, a uns 3 meses atrás deletei todas redes sociais, facebook, instagran, Twitter, tik tok, hello, kawaii, só deixei o WhatsApp por conta que tenho que me comunicar com parentes e pessoas do trabalho, estou retomando esse hábito de leitura gradativamente, no começo foi muito difícil ficar longe das redes, mas com o tempo percebi que tirei um peso da minha vida, agora faço melhor uso do meu tempo.
- Crie um enredo plausível
- Jogue um clímax com pinceladas trágicas
- Trabalhe a tragicidade, não sem antes também azeitar com deoses de autopiedade complacente
- Destaque a originalidade da própria geração (sim, amiguinho, a MTV era assistida por senhoras fazedoras de crochê)
- Mande tudo bem embalado pra plateia aplaudir...
Concordo plenamente com você.
Percebo pelos comentários que muitas pessoas aqui, de fato, gostam de ler: se expressam de forma clara, bom português, vocabulário e boa linha de raciocínio. Benefícios da leitura. Quem costuma ler, não apenas fala, mas também a escuta é diferenciada.
Sem dúvidas.
É notável que você lê, tendo em vista a sua escrita.
Uma das minhas grandes decepções em um grupo de whatsapp de antigos amigos, eu ter perguntado: "E aí povo, o que vocês andam lendo de bom?". Foi um sem fim de zoações, pessoas respondendo que ninguém tem mais tempo de ler, que hoje em dia acham perda de tempo, e que no máximo, querem saber de ler informações curtas, concisas, a lá twitter...
Uma pena. Realmente, uma pena.. Enfim, escolhas, não?
Elas não sabem o que estão perdendo!
Eu não tinha o hábito de ler, comecei após começar a trabalhar e ficar sem tempo e me ajuda muito, me desliga um pouco dos problemas, melhora meu desempenho no trabalho, durmo melhor, enfim...
Infelizmente, não gostar de ler é algo cultural no Brasil, mas pelo ou menos, temos a possibilidade de ir contra a multidão.
Não por escolha, tá mais pra incapacidade. Se você parar pra pensar ler é muito difícil. Envolve interpretar, analisar, racionar, concentrar, memorizar, abstrair. Como não é algo genético é coisa que passa a necessitar de esforço real pra ser feito, e nosso cérebro pensa, mas é adaptado a pensar em coisas simples, originalmente caçar, pescar, plantar, fazer ferramentas, transar, e só. Todo o resto veio do desenvolvimento do conhecimento depois dos assentamentos permanentes humanos, onde a espécie ficou ociosa e passou a ter majs tempo pra reflexão e criação de mais saber. Naturalmente, aquilo que faz parte da genética da espécie vai ser mais facilmente cultivado por ela que aquilo que não faz parte, aquilo que veio depois, como a matemática, a física, a filosofia. Pra além disso tudo, a aquisição de conhecimento muitas vezes é vista com preconceito, pois "é coisa de nerd", ou "coisa de gente sozinha", e asneiras desse tipo. Por isso tudo, o cérebro tende muito mais a se voltar pra o simplório, ao fácil e sem conteúdo, do que ao complexo, o profundo, o reflexivo. A Internet tá aí provando isso. Quem lê, em verdade, é um ponto fora da curva, e se for leitura útil, então, é como um número Imaginário no meio dos Naturais.
Por isso essa geração escreve tão mal e é tão ruim de interpretação de texto. Não sabe ler nada em profundidade e cada vez menos entendem sobre figuras de linguagem. Triste!!
Sinal que está na hora de mudar de amigos
' Se você é a pessoa mais esperta da mesa, você está na mesa errada' livro Mente empreendedora. Frase batida mas real
"Só se aprende o que se ama". Bravo!
Olá gente meu nome é Rose sou uma mulher cega moro no estado da Bahia.. com ajuda de Deus e muita força de vontade aprende fazer partos de animais mesmo sem visão nenhuma.. faço partos de ovelhas cabras porcas e vacas.. aplico injeção alimento e cuida dos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e muito sonhadora... Deus abençoe a todos vocês muito obrigada..😘🐑🙏
Você é uma pessoa maravilhosa!
Eu gosto muito de ler. O vocabulário, o raciocínio, se tornam mais fluidos com a prática da leitura.
Sinto a mesma coisa
Não importa a sua ideologia política, se você é ateu ou religioso e etc: LEIA! Estou aprendendo inglês também pelo uso da leitura e só tenho a agradecer pela dádiva da leitura.
Verdad pura. Tbm estou nessa vibe. Uma coisa puxa a outra.
Edgar, parabéns, não pare nunca.
Ler e maravilhoso
Parabéns continue sempre firme
Ei serio? eu como vc está fazendo? quero tb aprender inglês.
Eu não só leio: viajo na leitura. É maravilhoso!
Parabéns!...é uma viagem mesmo!
O dia mais feliz da minha vida foi quando aprendi a ler, fiquei encantada.
Eu também lembro de quando aprendi a ler, a minha alegria de pensar que não existiria mais segredos para mim, eu podia ler e descobrir tudo. Hoje, tenho 64 anos e continuo lendo, por volta de 2 livros por semana.
Amo ler desde criança, e concordo com o professor:" você só aprende se amar o que faz", mas todos podemos aprender a gostar de ler, tudo é um aprendizado. E a Neurociencia é algo maravilhoso, acho muito interessante o tema.
Incrível como estás em todos os temas e acima de tudo, concordas e até dás exemplos da tua própria vida eeee és uma excelente dramaturga brasileira! Francamente gata!!
Ler é crescer!!
Você é bem ativa nós comentários dos vídeo em vários canais. Gosto dos teus comentários.
@@edsonmavia8988 😂🤣dramaturga e gata foi realmente engraçado. E se observar bem não estou em todos , tem vídeos que nem abro. Mas realmente sou inscrita em vários canais, sou bastante curiosa, gosto de aprender , coisas além da minha área profissional, e aqui nessa mídia , diferentemente das tais redes sociais onde nunca irá me encontrar, eu estou presente e sou bem eu , digo o que penso e aprendo muito.
@@emajose693 , grata! Desculpa se não posso dizer o mesmo de ti, mas é que não leio comentários, só os que são direcionados a mim. Entretanto se gosta dos meus, pensamos parecido. Mas também não vejo problema em pensar diferente, gosto de ouvir outros pontos de vista, mesmo discordando, tudo pra mim é aprendizado.
Ler algo interessante é muito bom . Eu comecei com os gibis aos 7 anos . É ótimo para começar a gostar de ler. Aí vira um vício e você não para mais. E passa a gostar de varios géneros literarios.
Também, ficava 3/4 horas na biblioteca na escola, lendo sem parar, acho que em 03 anos foram mais de 200 . Fui dispensado da educação física e das aulas de artes, só para ficar lá.
Taí, uma ótima ideia
Perdi o tesão pela leitura, acho uqe vou voltar a ler Gibis, que amo. Vou ver se passo num Sebo pra trazer umas da Turma da Mônica que acho ótimo
@@GuerillaLPU9 Mangás (histórias em quadrinhos japonesa) são espetaculares também!!
Eu também comecei com os gibis aos 7 anos e assim desenvolvi o gosto pela leitura.
@@GuerillaLPU9 Eu não podia ver um sebo que entrava , sempre achei coisas boas .
Eu lia muito quando criança, mas com o passar do tempo deixei de lado, aos 30 anos no inicio da pandemia em 2020 resolvi retomar esse hábito a partir do que eu realmente gosto ficção cientifica, comecei com Duna, depois Admirável Mundo Novo, Messias de Duna e agora os Filhos de Duna, foi a melhor atitude que tomei.
Tbm comecei ler Duna no início da Pandemia, mas meu caso é que sempre fui grande leitora, só diminui o ritmo por causa da faculdade. Aproveitei a quarentena pq o livro é grande. Depois li o segundo e já estou com o terceiro pra ler mais lá pra frente.
@@hialee O que achou do segundo livro?
@@anybody9773 bom, esse é um livro muito menor que o primeiro. Cerca de umas 7h de leitura no total. Achei um livro 3 estrelas de 5. Fiquei com sensação de ser curto demais e um final muito rápido. Mas é um livro importantíssimo pro restante da série. Quero muito continuar. Pretendo ler o terceiro lá pra maio ou junho, pois gosto de revezar com outras leituras.
Leia a trilogia A Fundação de Isaac Asimov. ⚘
Leia Fundação, de Isaac Asimov.
EU, AOS 75 ANOS COMECEI A LER OS CLÁSSICOS, ESTOU LENDO OVÍDIO E PARAÍSO PERDIDO, MILTON, ESTOU ENCANTADA, LÍ A DIVINA COMÉDIA, É FÁCIL?. POR VEZES . NÃO, MAS COM LEITURAS DE APOIO E A INTERNET VOU DESBRAVANDO CAMINHOS,RECOMENDO "POR QUE LER OS CLÁSSICOS" DE ITALO CALVINO, ME AJUDOU MUITO.
👏👏👏👏
Eh! Teresa isso é pegar duro. É como pilotar um F1 sem nunca ter conduzido um fusca.
@@jorgecosta3631 VOU TENTANDO!
Ouvindo a Leitura da Mulher da BBC e lendo os comentários e comentando os comentários ao mesmo tempo isso é grandioso.
Sou engenheira mecânica, recém formada mas amo neurociência. Acho que para que isso tudo que foi dito no vídeo funcione, devemos ter envolvimento e interesse na leitura em questão
Não te entendi, me explica ? Pfvr ?
@@lucasmotta4718 quando você lê, você tem que gostar do que está lendo, se sintonizar e intender que a leitura está sendo muito interessante. Experimenta ler sem interesse ou quando você não estiver acostumado, você só fica bocejando. O segredo também é você estar com a sua atenção somente pra leitura, sem nada do que puder te distrair.
@@danuska9186 Genteee, eu achava que tinha problema. Toda vez que começo a ler algo do curso da graduação eu bocejo 👀.
Desde jovem gostei de leitura,mas com 40 anos sofri um AVC isquêmico,me afetou a fala,a escrita, cálculos tbm ,o médico me orientou que onde estragou no cérebro não tem mais jeito mas se eu estimulasse ia voltar as funções em outro lugar, voltei a ler , trabalho manual,prometi a mim mesma ler 1 livro por mês no decorrer desse ano pra minha felicidade pensei que ia ler 12 e li 33 livros em um ano,moro na fazenda qnd ia na cidade ja ia biblioteca pública e escolhia uns 2 ou três livros,foi a melhor coisa,fazia minhas coisas ansiosa pra terminar os livros, resumo voltei todas as minhas funções normal,fala e raciocínio ❤❤
Parabéns por sua força de vontade, determinação e ânimo, você é um grande exemplo para nós leitores.
Ler é uma imortalidade retroativa . Gratidão pelo vídeo 😊
Linda frase
BBC é CULTURA.. .
Durante a pré-adolescência comecei a ler revistas como Atrevidinha e Atrevida, depois comecei a ler os clássicos e também best-sellers. Não me imagino passando muito tempo sem ler, até porque é o que dá sentido a minha vida!!!
Eu adorava essas revistas também
Ler é um hábito bom que lhe trás benefícios em inúmeras ocasiões
Na minha época de escola, a maioria dos alunos achavam um hábito vergonhoso, riam de quem tentava ler lgum texto pedido pela professora, fazendo com que perdessem o interesse em leitura...
Eu sempre fui curioso, eu criei esse hábito fora da escola lendo revistas e jornais alheios pelas ruas e lugares que eu ia ...
A respeito de internet, ela me tornou mais ágil no pensamento porque consigo ler. Hoje em dia tenho o kindle e leio meus livros assim. Consegui aprender inglês por causa de amigos virtuais e hoje sou fluente. Leio noticias pela internet... estudo pela internet. E uma vantagem a mais: não me sinto mais solitária porque vejo pessoas através de vídeos. Os tempos mudam e precisamos nos adaptar.
Você me incentivou a aprender inglês! Obrigado!
@@guyferreira3298 ... Most welcome. If you need me, ask me.
Eu não tenho dúvida do qto a leitura mudou minha vida, visão de mundo e autoconhecimento!!! Eu amo ler desde os meus 5 anos e a leitura é a minha maior terapia! Os clássicos moram no meu coração!!! Ler é vida!!!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Quem lê é mais sexy
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻⚘
Parabéns 😂
Excelente reportagem!!! Eu sou suspeito porque desde que aprendi a ler, nunca mais parei. A leitura de livros é uma das minhas maiores paixões!!!
Leitura, leitura, toda descoberta é uma aventura!
Desenvolvi o gosto pela leitura graças ao incentivo do meu pai. Na época, como criança, não tinha interesse pela leitura, mas para despertar minha motivação, ele começou a comprar quadrinhos. Fiquei encantado com as histórias dos personagens e super-heróis, e à medida que fui crescendo, a leitura se tornou minha companheira constante.
O irônico é você não ler essa matéria e estar a ouvindo hahaha
O maluco é eu ouvir essa matéria e te encontrar nos primeiros comentários!! OI OBERDAN
Aplausos!
Vdd kkkk
Kkkk vdd, mas pode incentivar a ler
Nossa que irônico
20 páginas por dia de um conteúdo que lhe agrade faz muito bem.
Leio pouco atualmente, mas estou me esforçando para ler mais todos os dias, bela reportagem
Parabéns meu caro : )
Sucesso para tu
@@ramonpaolomaran2253 Igualmente amigo, sucesso para nós, bom dia! 🤗
vi seus comentários e acordei feliz em ver que não tem só ataques nos comentários ✨
Tbm comecei a ler livros. Estou me esforçando para ler mais
Antigamente antes de eu ter acesso à internet eu lia bastante tinha um ótimo português, eu até fazia parte do clube do livro da abril , como na cidade que eu cresci não havia e não há até hoje biblioteca, eu lia até bula de remédios , todo ano eu comprava o almanaque abril , comprava diariamente revistas , gibis ( eu tinha coleção , se eu soubesse que manter coleção de gibis fosse um bom negócio de investimento eu teria guardado no cofre meus gibis), livros de história e geografia ( amo) e outros tipos de literatura. Mas enfim veio a internet e acho que viciei e não encontro tempo para ler. Mas vou me esforçar para voltar a ler.
Finalmente um tributo à leitura e aos livros surge com essa reportagem da BBC Brasil. Parabéns ao belo trabalho feito por vocês!
Leio toda noite um capítulo de livro antes de dormir, para acompanhar em minha concentração, coloco um vídeo no UA-cam de jazz com imagens de um pub de café maravilhoso, ou um ambiente de lareira … quando vejo já passei de um capítulo. Confesso que tenho dormido melhor ainda e mais tranquila.
Amo livros, ler; desde pequena que leio muito e já tenho uma mini biblioteca. É um lazer maravilhoso de educação e aprendizado😍🥰
É verdade , antigamente entrávamos na escola aos sete e oito anos de idade. Não tinha internete, tínhamos que pesquisar nas biblioteca, acho que levamos vantagens sobre quem , hoje coneça ser alfabetizados aos dois ou três anos.
Acabei de ler toda a Bíblia e gostei muito, pois aprendi um pouco mais , antes me ensinavam coisas que descobri que não estão escritos!
Experimente pegar uma bíblia de outra religião. Existem diferenças entre elas.
Dizem os pensadores,ler é cultura, compreender o que leu tirar o que tem de bom,por em prática, é sabedoria 🦉...
Tenho sobrinhos que aprenderam a ler e escrever com 5 anos, são adolescentes e jovens saudáveis, não fez diferença nenhuma, aliás nesse mundo celular eles adoram livros. Eu também, pois sou um exemplo para eles.
Eu moro em Santo André - ABC Paulista... teve uma época que trabalhei na vila Olímpia SP. Ia de trem, todo santo dia. Foi a época qu devorei vários livros. Agora, trabalho em casa (home office) e parei de ler. Sinto que a Internet, suga minha atenção. Tenho vontade em ver a ler e sinto uma indisposição para. Tenho 1 filho de 8 anos e quero que ele tenha este hábito da leiturA, mas cadê o exemplo? Teve alguma psicopedagoga que comentou sobre a época do meu filho.... que agora as diversões digitais, são muito mais viciantes... a dificuldade para o meu filho focar em outra coisa é muito mais difícil do que a minha época (tenho 40 anos). O documentário "dilema das redes sociais" explica muito bem isto.. as vezes pego 1 livro, começo a ler ... e vem a idéia "" poutz, estou aqui neste livro, poderia ver, vários vídeos de vários assuntos na Internet.... e deixo de lado....porém, sinto que cada vez mais, tenho acesso a muitas informações de assuntos variados, mas sempre na superfície. Tenho a memória dos momentos de leitura na minha vida e a sensação que era uma imersão... todo dia você entrava naquela história... tinha algo de meditativo no processo da leitura. Agora, pulo de vídeo em vídeo no UA-cam a ponto de não conseguir assistir filmes. Baixa tolerância a histórias longas.... se tudo é hábito, acredito que dê tempo em mudar e ser um bom exemplo para o meu pequeno.
Com certeza dá tempo de mudar, cara. Eu tenho 18, então estou inserido nessa geração que cresceu com mais tecnologia, e, ultimamente, me sentia exatamente igual a você, tão viciado em vídeos e redes sociais que não conseguia arrumar disposição pra leitura. Minha solução foi cortar as redes. Criei uma pasta no celular, em que todos os aplicativos dentro dela, só me permito usar uma vez por semana (Twitter, UA-cam, etc). Agora mesmo, estou gastando minha única vez kkkk. Sinceramente, não me arrependo nada de estar fazendo isso, e estou conseguindo arranjar horário pra leitura desde então!
Nossa....veio a nostalgia agora....quantas vezes perdi a estação do trem que era pra descer porque tava concentrada no livro. Hoje sou aposentada e estou em casa. Estou a meses arrastando um livro pra terminar. O seu comentário me despertou o porquê perdi a tolerância para ver filmes, nunca tinha relacionado com a questão de ver vídeos curtos. Obrigada!
Também me encontro nessa situação devido ao momento de grandes transformações no mundo é também em minha vida. Mas sempre fui amante da leitura e de bons filmes. A leitura me proporcionou grandes conquistas. Uma delas foi aprender o inglês sem professor ou escola. Leitura é mágica e transformadora.
Tive um professor de português que incentivava a leitura. Chegou a montar uma biblioteca na escola e, das quatro aulas semanais, duas eram para lermos na sala de aula.
Queria ter algo assim na minha escola
Bom dia para todos profissionais da comunicação. Excelente. Professora Ivonilde.Ceará.❤❤❤
Ouvi com muita atenção, fiquei emocionada com o texto sobre a leitura e o seu desenvolvimento na mente. Sou apaixonada pela por esta atividade que parece ser simples, mas conforme o texto, exige bastante habilidades de quem o faz. Parabéns BBC News, por trazer um conteúdo tão importante na época em que estamos vivendo.
BBC é CULTURA
Essa" BBC" é intelectual mesmo né?!!!
Muito boa, a gente aprende sem ter esforço extenuante...
Paz meu querido!
Já li alguns livros , fiz o curso de economia e tive que ler muito , mas o livro que li , com paixão , mudou a minha vida , parecia que as palavras estavam vivas , mexia com vc , bem não parece é real
Este livro é a Bíblia
E mais uma experiência
Foi do meu irmão
Ele lia muito a Bíblia quando era adolescente
Este ato
Desenvolveu a mente dele de uma forma extraordinária
Quando entrou na faculdade , tinha a facilidade de ler um livro é entender claramente o que o autor que iria dizer
Ele fez letra na Puc com linguagem francesa
O trabalho de conclusão de curso , foi o melhor , ganhou prêmios e o trabalho foi para França
O tema foi “ o impacto da Música na gramática “
Leia a Bíblia ,
Mas antes peça sabedoria a Deus e tenha cede de O conhecer !
Muito bom! Além das riquezas morais e espirituais, o contato cultural e vocabular é muito construtivo.
Amo ler, hábito que aprendi com minha mãe, que sempre leu muito, agradeço a ela, ler abre sua mente para muitos aprendizados.
Parabéns a BBC por tantos textos e reportagens . Não canso de ouvi-los
A cada um de VOCÊS da BBC NEWS meu sincero RESPEITO.
Finalmente achei algo interessante na Net. Sempre fui do tipo que gostava muito de ler, até chegar a internet e hoje percebi que não gosto tanto da Net quanto de ler e é isso que está me fazendo falta hoje, ler! Obrigada por esta mensagem! ❤️
Ler permite desenvolver a criatividade... algo que a Internet não oferece...
Excelente!!! Sou de uma geração prévia à Internet e mesmo com todas as facilidades aí da vejo importância no aprendizado de um novo idioma, por exemplo.
Muito bom! Sou preparadora de atores na leitura dramática e tenho um curso sobre "Como ler bem em voz alta".
Usarei este vídeo em minhas aulas.
Gratidão 🤗
Amantes da leitura eu recomendo um livro muito bom para ler que chama como fazer amigos e influenciar pessoas, esse é livro muito bom para vivermos nesse mundo atual e saber lidar com as pessoas.
Eu tenho esperança na leitura do livro, pegar com as minhas mãos, ir de uma página pra a outra, sentir as folhas, eu sou da velha escola.
Passei alguns anos sem ler. Uma das minhas metas de 2023 é colocar a leitura em dias. Estamos em fevereiro e estou no 3° livro. Quero manter esse ritmo e inicialmente estou dando preferência aos livros com temáticas que eu gosto, é uma maneira que achei de facilitar esse hábito.
Eu me amarro em escutar BBC podcast jà qué estou aprendendo Portuguese 🎉 muito obrigada
Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.
Concordo plenamente!!!!
Ouvir este conteúdo já trouxe mudanças na minha percepção sobre a necessidade de ler.
Grata!!
Eu leio todos o dias, não consigo ficar sem ler , é como se estivesse faltando algo.
Se nós não temos não temos como opinar sobre diversos assuntos com mais propriedade, é tão bom adquirir conhecimento.
Faltou alguma palavra no texto...
Se nós não lemos, não temos*
ÓTIMO. A LEITURA É MUITO IMPORTANTE PARA A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE/COMUNIDADE.
🙂 Ótima reportagem ! Eu quando criança, aprendi com uma tia , que era professora o hábito de ler . Mais tarde , por conta própria, lia muito! O tempo passa , os compromissos vem e vejo o quanto tenho perdido! Nem sei a ordem da “nova ortografia “ na verdade, o computador faz isso por mim!
A dica que dou, comece lendo por algo que gosta, depois tu vai estar lendo livros tecnicos e cientiico e entendendo tudinho, por ter pego o habito da concentração.
Verdade, ler o que nos interessa é o melhor jeito de criar o hábito.
Pra mim que sou professora e tia de sobrinhos na infância esse vídeo é de fundamental importância.
Essa informação me traz conforto emocional no que diz respeito a minha filha que tem cinco anos e não sabe ler sendo que tem amiguinhos dela que já sabe , obrigado por essa informação
Desde que comecei a ler ao 5 anos, nunca mais parei, sou apaixonada em livros❤
Tenho 17 anos e estou no momento mais confuso da minha vida. Ultimamente tenho lido muito pra tentar fugir. Abandono muitas vezes o livro pela metade, mas quando consigo me concentrar, viajo para outro universo que não sei explicar.
Ler é muito importante para renovar as ideias.
Perfeito...amo informações relevantes..
Eu amo ler histórias.
Notei que minha memória estava muito ruim e que eu não exercito ela. Eu aoenas acho no automático.
Agora eu estou tentando ler e no dia seguinte lembrar do que li. Acredito que isso irá ajudar bastante na memorização e também controlar essa falta de atenção grave que desenvolvi depois de uma depressão severa.
Sensacional o texto! Que maravilhas a leitura pode nos trazer e portanto aí está o grande desafio da atualidade para nos manter exercitando nosso cérebro.
Aprendi a gostar de ler com minha mãe. Desde o berço me dava livrinhos para manusear e ver os desenhos, seguiu me dando os livros de Monteiro Lobato, gibis todos os domingos comprava na livraria do sr Thomé , na escola tinha uma biblioteca rica, lá li tudo de Jorge Amado, Cronin e outros autores. Adulta, continuo . Atualmente lendo as Obras Completas de Jung.
Ler é muito bom por tudo!
Comecei a praticar leitura diária faz uns anos e a cada livro que termino quero mais, e eu era bem preguiçoso para ler.... Encontre seu tema favorito e tudo ocorrerá naturalmente.
Com CERTEZA LER FAZ muito BEM...
Começando meu 3° livro esse ano, " As Dores Do Mundo"
Gostei muito dessa colocação da leitura. Sempre fui apaixonada por livros e consequentemente por leitura, e agora sabendo o bem que nos faz ....vou continuar !
Uma pessoa muda não só com o vivido mas também com o lido … ❤
A leitura nos faz adquirir experiência sem ter vivido, fascinante !
Linda reportagem! 💙
Nos mostra por meio de razões científicas o que não conseguimos explicar quando somos fisgados pela leitura!! É uma experiência tão boa e tão prodigiosa em seus efeitos.
Leitura muda tudo!
Ler é muito bom ❤❤❤
Eu já chorei duas vezes com uma leitura especifica ✨✨✨
Poderia ser mais específica e dizer qual o livro?
A menina que roubava livros. Marcos Zusak
O último livro que chorei foi ,"O estranho caso do carrocho morto".
Parabéns! BBC News Brasil por falar do tema e como é importante para a população que através da educação se pode crescer realmente na vida.
Ler é fundamental, reportagem maravilhosa.
Excelente estudo sobre o letramento das crianças.
Muito interessante as conclusões do estudo.
Ler é muito importante.... Amo ❤️ ler!
Fui educada e eduquei meus filhos valorizando a leitura.
Comecei a gostar de ler na escola q tinha biblioteca pq e por influência da prof q pedia resumo dos livros e imagina,amei lei amor de perdição e salvação,na época dificílimo pra mim,mas amei
Sou de Mococa SP. Parabéns sempre a BBC News Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 continuarei compartilhando com o povo de Mococa SP. Tenho orgulho de ser inscrita no Canal !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Ler é muito legal. Não percam a oportunidade de ler mais pessoal...!
Abraços galera 🙏🏻🌹
Leio muito,👽🛸🌻🌳👑verdade aprendemos o que amamos. Namastê 🙏🏽🤝🏽 Nunca só a uma imensidão me acompanhando na leitura. Tirar o Espírito da letra🎉
Me esforço sempre pra ler ,sei que faz bem pra mente e muito bom
Acabei de ler Catarina de Médici - rainha da França - (de Leonie Frieda, 2ª edição). Extasiado com as minúcias dessa mulher memorável! recomendo.
Amo esse tema também.. confesso que lia mais antes das reses sociais, quero voltar a ler e esse podcast foi bem incentivador❤
Eu tenho muita dificuldade em manter o hábito da leitura, mas tenho tentado e vou mudar isso.
Combina com Piaget...mais teoria cognitiva ... mais Lev vygotsky ...henri wallon teoria socioafetiva nos processos de aprendizagem e potencia afetiva de bruner...educadores.. teorias aplicaveis.. amei este áudio.❤
Que voz agradável dessa narradora delicioso ouvir .
Muito bom este podcast. Continuem a fazer sempre 🙏🏽
A cultura no Brasil não valoriza a leitura. Se você troca o rolê do sábado à noite por um livro, muita gente te vê quase como um depressivo ou alguém sem habilidade social.
Mais um dado importante: noticiaram há pouco tempo que a geração mais nova é a primeira a ter um QI mais baixo que os seus pais por não se dedicar tanto a atividades intelectuais, como leitura de livros. Reflexo do uso indiscriminado da internet e suas redes sociais.
🌿✨✨🌍🌎 Perfeito o seu comentário! É tudo verdade e por isso tanta gente ignorante no Brasil.
Deus abençoe! Leio desde muito nova. Meus pais sempre me incentivaram ao hábito da leitura. Principalmente pelo fato da profissão que meu pai exercia; encadernador.
Encadernador Aqui!🤣
Maravilhoso! Sempre gostei muito de ler. As vezes esqueço o celular em casa, menos o livro.
Muito boa informação. Gostei !
Obrigado BBC pelo conteudo tão útil e peço por mais videos sobre neurociência. 😊
Que reportagem linda ❤️