Obrigado pelo vídeo! Fiquei curioso com o tema da integração do ficheiro JSON na APP da DJI. Se der para colocar um vídeo explicativo, seria excelente. Parabéns pelo conteúdo.
caro Amigo bom vídeo otimamente bem explicado como todos os outros que já vi seus mas deixe-me que lhe diga, há mais de 500 drones a voar todos os dias em Portugal sem qualquer tipo de controle, e digo-lhe mais, de muita gente quem nem sabe o que é a ANAC ou voa na boa, ou áreas restritas, ou regras, tipos de autorizações , nada, zero, nunca ouviram falar a única coisa que querem saber é em quantas prestações vão pagar à F N A C ou radio popular para o comprar, confesso e eu sou dos que venho aqui falar com 25 anos de aeromodelismo, sempre cumpridor e sabedor de regras e horas de treino de pilotagem sem conta, de aviões e drones, drones sem qualquer sistema de ajuda de voo que, há situações que poderiam ser completamente desnecessárias quais quer autorizações, mas há muitas que sim e por isso todas as regras são necessários para o bem de todos, é bom saber o que nos está a dizer, vou ter em atenção, mas esqueça está a falar para 2 ou 3% de pessoas que sabem o que está a dizer, já parou para analisar os dados de quantos drones foram vendidos nos ultimos 5 anos e quantos pilotos e drones há registados? experimente, bom trabalho
Concordo consigo, e por isso estes vídeos. É além da ANAC, tb nossa responsabilidade ensinar os outros. Lembre-se no seu inicio de aeromodelista que os mais experientes tb lhe ajudaram a dar os primeiros passos. O que se passa agora é que ao contrario do aeromodelismo que era praticado em conjunto, os pilotos de drone são utilizadores individuais e não tem um piloto "amigo" ao lado para ajudar
Excelente vídeo. Parabéns. Partilhando conhecimento e levantando inúmeras questões sobre regulamentação que certamente receberão atenção da comunidade e dos legisladores. Estarei iniciando o "Caminho Português Central" em direção à Santiago de Compostela agora na segunda quinzena de setembro. Vou levar um DJI Mini 3 (sub 250) . Entendo que respeitando as regras de caráter obrigatório do "Código Drone Categoria Aberta", não necessito de registrar o drone na ANAC e nem de autorizações para a realização de voos. Agradeço que me corrija, caso seja necessário. Um forte abraço do outro lado do Atlântico.
@@marcoantoniopiteri715 tem sempre que se registar como operador desde que o drone tenha uma câmera. E tem também que se registar na AAN (E-AAN) como operador e depois pedir autorizacoes para captar imagem(levantamentos aéreos)
Realmente muito boa apresentacao so meus Parabens, pois o mesmo se passou comigo no Algarve há dias atrás, pois sou residente na Alemanha e como pretendia voar em Portugal, primeiro fui a EASA, depois ao ANAC e so por fim a DJI, mas isto para qualquer pessoa com licença para voar sabe deste protocolo , porque se não reponder as características do respectivo mapeamento e no caso da Alemanha, em 5 minutos esta a Polícia ao seu lado, e depois fica sem drone e mais a multa, não compensa o risco, por isso façam tudo de acordo com as regras, e a velha Máxima por uns pagam os outros, e o que vai acontecer em Portugal por falta de agencia direita para controlar as infrações diárias que se vê em todo o lado, e só para concluir não se queixem pois em Portugal ainda permitem voar mesmo a 30m . 60mts ainda podemos voar em zonas restritas pois quase no resto da Europa toda quando há zona restrita neste caso Amarela nem sequer podes voar, nem mesmo com pedidos, entendam isso, Abraço e fiquem bem , e Parabéns ao Canal e seu Autor, top.
Poderia descrever o processo na alemanha? Como é em termos de fiscalização e se os pilotos respeitam as regras ou não tem receio e voam em qualquer lado?
Bom dia. Estou a já algum tempo a pensar em comprar o meu 1o drone, apenas para lazer, uns voos ao fim de semana, nada demais. Estava inclinado para o Dji mini 3, mas após pesquisa deparei me com essa informação das não fly zones , e na minha área são bastantes. Já efetuei o registo de operador e já tenho o meu NR, e sei da necessidade de pedir autorização sempre que quiser realizar um voo e fazer filmagens. Além da autorização da anac, depois ainda é necessário pedir autorização á Dji, correto? Outra opção que estaria a considerar, a nível de drone, era o potensic atom ou o autel evo nano, não o plus, a versão normal. É que o fly more kit sai mais barato que o Dji mini. Se puderem dar a vossa opinião agradecia 👍
Bom dia. Não necessita de pedir autorizações à ANAC, se eventualmente necessitar de pedir é porque necessita de ir para a categoria específica, e com um DJI Mini 3 não vai conseguir a "complience" para voar nessa categoria. Os seus voos vão ser sempre na categoria aberta e por isso não necessita de pedir autorização à Autoridade Nacional de Aviação Aerea Civil (ANAC). Apenas tem que cumprir com os requisitos da categoria aberta. Tem como referiu necessidade é sempre de pedir autorização à AAN. Dependendo do local, a DJI realmente obriga a uma "autorização" da parte da marca para voar. A DJI tem vários "camadas de proteção" em que a primeira começa apenas por alertar, a segunda ja é necessário uma responsabilização por parte do piloto e a terceira tem que se ter uma autorização por parte de uma autoridade nacional para desbloquear aquela zona para o voo do drone. E assim, dependendo do local vai realmente ter que desbloquear na App da DJI o voo do drone, tendo sempre atenção que isso são limitações da DJI, e não da regulamentação portuguesa. Relativamente às outras marcas, realmente elas não tem o chamado "geofencing" que limita o voo. Mas entenda o seguinte; embora seja chato, as proteções que a DJI coloca, são também um descanso para nós. Alertam-nos caso estejamos em alguma situação onde haverá mais perigo... e isso pode ser uma boa ideia. Relativamente ao Autel Nano, o equipamento é bom, e poderá equiparar-se ao DJI Mini 2... que já é um equipamento ligeiramente desatualizado sendo o mercado de drones. E o Potensic Atom, embora nunca tenha voado com nenhum, e não duvidar das capacidades, tem eventualmente um problema que é devido a não existirem muitos, tb não há uma comunidade que o possa ajudar caso surja algum problema. Como tudo na aviação, e os drones são aviação, é tudo um jogo de equilibrios e pesar os prós e os contras e tentar fazer a melhor decisão, neste caso na compra.
@@madsky-dronesemportugal obrigado pela atenção. Nunca foi nem será da minha intenção desrespeitar as leias, porque por causa de uns pagam os outros e eu respeito imenso isso. Eu tenho preferência pela Dji, quer seja pela qualidade dos produtos, assistência (tudo menos os preços por eles praticados), mas já vi informações que o pessoal por vezes está horas á espera de um parecer por parte da Dji para poder descolar com o drone. Não sei até que ponto será verídico ou não, porque tal como disse irei adquirir o meu 1o drone. E para mim, com tempo só aos fim de semana, e a maior parte das vezes com o "tempo contado", se tal for mesmo verídico, é uma enorme contrapartida. Mais uma vez, obrigado pelo seu tempo.
@@xkVicente Não é verdade. Apenas as zonas que estão marcadas como proibidas é que tem realmente que fazer um pedido de autorização à DJI e tem que se enviar uma cópia da autorização dada por uma autoridade nacional de aviação (ANAC ou AAN) No entanto, estas zonas que embora proibidas pela DJI, podem ser permitidas pela regulamentação nacional, estão muito perto de zonas proibidas tb pela regulamentação nacional. E nestes casos devemos ter a certeza do que vamos fazer. O unico problema que existe neste tipo de autorizações por parte da DJI é que não é imediato, e começa sempre ás 0:00h do dia seguinte ao pedido à DJI e da autorização por parte das entidades nacionais. Todas as outras autorizações por parte da DJI são imediatas ou quase imediatas.
Ahhh não ... ESTÁ NO MANUAL QUE NÃO PODE CONFIAR NO SOFTWARE NÃO PODE CONFIAR NOS SENSORES ... ONDE ??? ONDE ESTÁ A MENTIRA ? TEM QUE SER MUITO NÓ CEGO
Para mim é tudo certo, mas temos de concordar que p.e querendo fazer a N2 toda, para planear voos pelo caminho é só impossível ter de andar a pedir autorizações (3 por dia) e para todas as áreas (assumindo que sabemos quais vão ser) e depois chegamos ao local e está vento e não dá e mais à frente até dá, mas não temos autorização. Essa parte é que me faz bastante confusão. Concordo com o mapa na APP Voa na Boa e essa por si só, devia imperar pois é fácil incluir e excluir NOTANS.
Tente fazer um pedido por "rota" e nas notas colocar o objectivo. Tenha ainda a atenção que vai atravessar várias areas militares e de acesso condicionado.
Obrigado pelo vídeo! Fiquei curioso com o tema da integração do ficheiro JSON na APP da DJI. Se der para colocar um vídeo explicativo, seria excelente. Parabéns pelo conteúdo.
Muito bom e informativo, como sempre. Obrigado!
Muito bem explicado
caro Amigo bom vídeo otimamente bem explicado como todos os outros que já vi seus mas deixe-me que lhe diga, há mais de 500 drones a voar todos os dias em Portugal sem qualquer tipo de controle, e digo-lhe mais, de muita gente quem nem sabe o que é a ANAC ou voa na boa, ou áreas restritas, ou regras, tipos de autorizações , nada, zero, nunca ouviram falar a única coisa que querem saber é em quantas prestações vão pagar à F N A C ou radio popular para o comprar, confesso e eu sou dos que venho aqui falar com 25 anos de aeromodelismo, sempre cumpridor e sabedor de regras e horas de treino de pilotagem sem conta, de aviões e drones, drones sem qualquer sistema de ajuda de voo que, há situações que poderiam ser completamente desnecessárias quais quer autorizações, mas há muitas que sim e por isso todas as regras são necessários para o bem de todos, é bom saber o que nos está a dizer, vou ter em atenção, mas esqueça está a falar para 2 ou 3% de pessoas que sabem o que está a dizer, já parou para analisar os dados de quantos drones foram vendidos nos ultimos 5 anos e quantos pilotos e drones há registados? experimente, bom trabalho
Concordo consigo, e por isso estes vídeos.
É além da ANAC, tb nossa responsabilidade ensinar os outros.
Lembre-se no seu inicio de aeromodelista que os mais experientes tb lhe ajudaram a dar os primeiros passos.
O que se passa agora é que ao contrario do aeromodelismo que era praticado em conjunto, os pilotos de drone são utilizadores individuais e não tem um piloto "amigo" ao lado para ajudar
@@madsky-dronesemportugal exatamente abraço
Muito bom vídeo
Parabéns pelo trabalho
Mais um inscrito no canal
Aqui de Ribeirão Preto SP
Obrigado deste lado do "lago"
Excelente vídeo! Mais uma vez a formar pilotos!!
Parabéns
Obg pela informação 👍
Bom dia, excelente vídeo e com muita informação útil, o vídeo para instalar os ficheiros no drone seria uma mais valia, obrigado
Mais um grande esclarecimento como voar um drone em Portugal.👍👍👍👍👍
O meu bem haja por este excelente video. Obrigado e um abraço!
Excelente vídeo. Parabéns. Partilhando conhecimento e levantando inúmeras questões sobre regulamentação que certamente receberão atenção da comunidade e dos legisladores. Estarei iniciando o "Caminho Português Central" em direção à Santiago de Compostela agora na segunda quinzena de setembro. Vou levar um DJI Mini 3 (sub 250) . Entendo que respeitando as regras de caráter obrigatório do "Código Drone Categoria Aberta", não necessito de registrar o drone na ANAC e nem de autorizações para a realização de voos. Agradeço que me corrija, caso seja necessário. Um forte abraço do outro lado do Atlântico.
@@marcoantoniopiteri715 tem sempre que se registar como operador desde que o drone tenha uma câmera.
E tem também que se registar na AAN (E-AAN) como operador e depois pedir autorizacoes para captar imagem(levantamentos aéreos)
@@madsky-dronesemportugal Obrigado Miguel.
Realmente muito boa apresentacao so meus Parabens, pois o mesmo se passou comigo no Algarve há dias atrás, pois sou residente na Alemanha e como pretendia voar em Portugal, primeiro fui a EASA, depois ao ANAC e so por fim a DJI, mas isto para qualquer pessoa com licença para voar sabe deste protocolo , porque se não reponder as características do respectivo mapeamento e no caso da Alemanha, em 5 minutos esta a Polícia ao seu lado, e depois fica sem drone e mais a multa, não compensa o risco, por isso façam tudo de acordo com as regras, e a velha Máxima por uns pagam os outros, e o que vai acontecer em Portugal por falta de agencia direita para controlar as infrações diárias que se vê em todo o lado, e só para concluir não se queixem pois em Portugal ainda permitem voar mesmo a 30m . 60mts ainda podemos voar em zonas restritas pois quase no resto da Europa toda quando há zona restrita neste caso Amarela nem sequer podes voar, nem mesmo com pedidos, entendam isso, Abraço e fiquem bem , e Parabéns ao Canal e seu Autor, top.
Poderia descrever o processo na alemanha?
Como é em termos de fiscalização e se os pilotos respeitam as regras ou não tem receio e voam em qualquer lado?
Excelente conteúdo. Só um extra, tenta ver o mapa da dji e seleciona um m30 ..... Vê as restrições que existem em Portugal..... Só dá para rir.....
Exelente
Quem é a DGI?
www.dgi-net.com/
👍
Bom dia. Estou a já algum tempo a pensar em comprar o meu 1o drone, apenas para lazer, uns voos ao fim de semana, nada demais. Estava inclinado para o Dji mini 3, mas após pesquisa deparei me com essa informação das não fly zones , e na minha área são bastantes. Já efetuei o registo de operador e já tenho o meu NR, e sei da necessidade de pedir autorização sempre que quiser realizar um voo e fazer filmagens. Além da autorização da anac, depois ainda é necessário pedir autorização á Dji, correto?
Outra opção que estaria a considerar, a nível de drone, era o potensic atom ou o autel evo nano, não o plus, a versão normal. É que o fly more kit sai mais barato que o Dji mini. Se puderem dar a vossa opinião agradecia 👍
Bom dia.
Não necessita de pedir autorizações à ANAC, se eventualmente necessitar de pedir é porque necessita de ir para a categoria específica, e com um DJI Mini 3 não vai conseguir a "complience" para voar nessa categoria. Os seus voos vão ser sempre na categoria aberta e por isso não necessita de pedir autorização à Autoridade Nacional de Aviação Aerea Civil (ANAC). Apenas tem que cumprir com os requisitos da categoria aberta.
Tem como referiu necessidade é sempre de pedir autorização à AAN.
Dependendo do local, a DJI realmente obriga a uma "autorização" da parte da marca para voar. A DJI tem vários "camadas de proteção" em que a primeira começa apenas por alertar, a segunda ja é necessário uma responsabilização por parte do piloto e a terceira tem que se ter uma autorização por parte de uma autoridade nacional para desbloquear aquela zona para o voo do drone.
E assim, dependendo do local vai realmente ter que desbloquear na App da DJI o voo do drone, tendo sempre atenção que isso são limitações da DJI, e não da regulamentação portuguesa.
Relativamente às outras marcas, realmente elas não tem o chamado "geofencing" que limita o voo. Mas entenda o seguinte; embora seja chato, as proteções que a DJI coloca, são também um descanso para nós. Alertam-nos caso estejamos em alguma situação onde haverá mais perigo... e isso pode ser uma boa ideia.
Relativamente ao Autel Nano, o equipamento é bom, e poderá equiparar-se ao DJI Mini 2... que já é um equipamento ligeiramente desatualizado sendo o mercado de drones.
E o Potensic Atom, embora nunca tenha voado com nenhum, e não duvidar das capacidades, tem eventualmente um problema que é devido a não existirem muitos, tb não há uma comunidade que o possa ajudar caso surja algum problema.
Como tudo na aviação, e os drones são aviação, é tudo um jogo de equilibrios e pesar os prós e os contras e tentar fazer a melhor decisão, neste caso na compra.
@@madsky-dronesemportugal obrigado pela atenção.
Nunca foi nem será da minha intenção desrespeitar as leias, porque por causa de uns pagam os outros e eu respeito imenso isso.
Eu tenho preferência pela Dji, quer seja pela qualidade dos produtos, assistência (tudo menos os preços por eles praticados), mas já vi informações que o pessoal por vezes está horas á espera de um parecer por parte da Dji para poder descolar com o drone. Não sei até que ponto será verídico ou não, porque tal como disse irei adquirir o meu 1o drone.
E para mim, com tempo só aos fim de semana, e a maior parte das vezes com o "tempo contado", se tal for mesmo verídico, é uma enorme contrapartida.
Mais uma vez, obrigado pelo seu tempo.
@@xkVicente Não é verdade.
Apenas as zonas que estão marcadas como proibidas é que tem realmente que fazer um pedido de autorização à DJI e tem que se enviar uma cópia da autorização dada por uma autoridade nacional de aviação (ANAC ou AAN)
No entanto, estas zonas que embora proibidas pela DJI, podem ser permitidas pela regulamentação nacional, estão muito perto de zonas proibidas tb pela regulamentação nacional. E nestes casos devemos ter a certeza do que vamos fazer.
O unico problema que existe neste tipo de autorizações por parte da DJI é que não é imediato, e começa sempre ás 0:00h do dia seguinte ao pedido à DJI e da autorização por parte das entidades nacionais.
Todas as outras autorizações por parte da DJI são imediatas ou quase imediatas.
Ahhh não ... ESTÁ NO MANUAL QUE NÃO PODE CONFIAR NO SOFTWARE NÃO PODE CONFIAR NOS SENSORES ... ONDE ??? ONDE ESTÁ A MENTIRA ? TEM QUE SER MUITO NÓ CEGO
Para mim é tudo certo, mas temos de concordar que p.e querendo fazer a N2 toda, para planear voos pelo caminho é só impossível ter de andar a pedir autorizações (3 por dia) e para todas as áreas (assumindo que sabemos quais vão ser) e depois chegamos ao local e está vento e não dá e mais à frente até dá, mas não temos autorização. Essa parte é que me faz bastante confusão. Concordo com o mapa na APP Voa na Boa e essa por si só, devia imperar pois é fácil incluir e excluir NOTANS.
Tente fazer um pedido por "rota" e nas notas colocar o objectivo.
Tenha ainda a atenção que vai atravessar várias areas militares e de acesso condicionado.
@@madsky-dronesemportugal certo o que implica fazer pedidos por parcelas. Inviabilizando a rota.
@@eduardo-mata-mkt não é bem assim.
Fiz vários lés a lés com meia dúzia de pedidos
👍