Sou Portuguesa 🇵🇹🇵🇹 e por vários anos, assisti videos totalmente falsos e mentirosos (feitos por brasileiros) dizendo que Portugal é o paraiso e o El Dourado. Eu ficava chocada, pois esse não é o Portugal que eu e meus conterrâneos conhecemos. Portugal é um país pobre, onde o trabalho é semi-escravo e a cultura laboral é muito tóxica. Por isso, entendo perfeitamente as dificuldades que muitos brasileiros enfrentam. Portugal é um país muito dificil de se viver, tanto que nós 🇵🇹🇵🇹 emigramos para outros países. Muita sorte ao casal e tudo de bom para eles ❤️❤️
Se@@JFSG-Seu português idiota, eles estão falando a verdade, o brasileiro vai para Portugal para trabalhar enquanto a maioria dos moçambicanos vem para o Brasil para fazer turismo e serem sustentados pelos brasileiros, esses portugueses ignorantes deveriam agradecer dos brasileiros irem para o país para trabalhar, uma grande parte dos portugueses é ignorante igual a você sua mula.
@@alinemedeiros2844Sua idiota, se você concorda com esse seu colega português é porque você é uma mula, se vocês estão acostumados serem escravizados por seus próprios conterrâneos é porque vocês são ignorantes, não sabem lutar pelos direitos trabalhistas, por isso Portugal é um país pobre com salários miseráveis se comparado aos países vizinhos, agora eu entendi o motivo, uma parte dos portugueses tem inteligência de mula.
Completei 5 anos de Portugal, vou tentar deixar minha opinião caso tenha alguma pessoa que veio aqui para isto. Somente venha se você e sua mulher tiverem muita saúde e força para trabalhar e de preferência se já tiverem alguma especialização no trabalho. Não venha para abrir "restaurante". Venha 100% se você já puder vir comprando uma casa. Não venha se você tiver pouco dinheiro ou se não tiver família no Brasil que possa te ajudar financeiramente. Arrendar quarto somente se você tiver 18-20 anos (a saúde mental pega pesado). NÃO É FÁCIL, em nenhuma hipótese, nem quem já vem com casa comprada. Sim, vale a pena pelo seu filho(a), crescer em PT e estudar aqui simplesmente abre as portas do mundo para ele(a). De 0 a 10 inglês ajuda uns 6-7, é muito bom ter inglês. Não sei bem mais o que dizer, mas 2 salários de 800 pagando 600 de aluguel para viver na humildade dá. Agora se quiser Iphone não dá se é que me entende. Bem, falei do meu coração sem querer ofender ninguém, pensem muito bem antes de vir. Para mim deu certo, mas já vim com trabalho e com visto de trabalho. Eu e minha mulher compramos nossa casa e nosso carro alguns anos atrás quando os preços ainda eram "pagáveis". Fizemos muitos amigos que viraram família. Viramos padrinhos de um bebe lindo e conhecemos portugueses incríveis. Joelho no chão e humildade para vida. Dá se vierem para viver a sua vida, agora para viver a vida dos outros esquece, não venha.
Morei em Viseu Portugal por 2 anos e 9 meses. Voltamos em 2011 pois estava bem ruim, meu marido trabalhava numa marcenaria e não estava ganhando o salário inteiro. A fábrica estava em crise. Eu trabalhava part time numa clínica dentária de um doutor brasileiro. Estava ruim, o dinheiro estava curto. Meu marido tocava numa banda também, fazia vários shows nos bailaricos, que tanto os portugueses amam. Juntamos dinheiro e voltamos pro Brasil. Compramos um terreno e fizemos a terraplanagem. Meu marido trabalhou numa marcenaria e acabou abrindo a nossa marcenaria, onde trabalhamos MUITO. Hoje temos nossa casa que vale mais de 1 milhão, nossa empresa mega consolidada com muitos clientes e formamos nossa família, não temos apertos graças a Deus. O segredo é trabalhar, seja em qualquer lugar. Com garra se vai ao longe!
Como são as coisas: meu avô era português, nasceu em Viseu e morou em Lamego. Emigrou para o Brasil em 1928, e meu pai, que nasceu e 1948, trabalhou como marceneiro por 56 anos, até falecer.
@@wagnergomes1694 mesmo com o atual governo estamos ganhando dinheiro. Com muito esforço, claro! Quem reclama é pq acha que trabalha o suficiente e não se esforça mais. Se for depender de qualquer governo que seja, não se chega a lugar algum! Seja em qualquer país
Só quem viveu em outros países sabe valorizar a nossa Nação brasileira Morei em França Paris por 3 anos e meio Bélgica Bruxelas Espanha Luxemburgo Portugal Lisboa VALEU!!SÓ ATRAVÉS DESSAS MORADIAS Aprendi a valorizar a minha Querida pátria Brasil ❤❤
Rapaz a pergunta “O que estou fazendo aqui?” surgiu logo após sair do aeroporto kkkkkk! O impacto foi grande, o medo, a incerteza. Hoje estou feliz, consegui oportunidade em minha área de formação e já estou há 3 anos firme na empresa. Vivo cá há 5 anos e sou casado com uma portuguesa. Amo Portugal, aqui tive a oportunidade que não tive no Brasil e consigo ter uma boa vida, com qualidade e segurança.
Estou feliz. Portugal nada vale para os brasileiros q não querem trabalhar e sim viverem do youtube! Portugal é terra de luta e boa gente, agora andar na farra de dia e noite, atras da telinha e etc. ,Portugal não quer essa gente!!
Eu sou Angolano e sinto -me tambêm tão Português pelas minhas raízes e com toda a sinceridade não gosto nada dos comportamentos de certos imigrantes que falam mal dos Países de acolhimento.
Imigrei para Portugal em maio de 2023. Porém, eu já consegui o emprego trabalhando do Brasil, trabalhando com Tecnologia. Trabalhei quase 6 meses remoto antes de mudar (empresa providenciou o meu visto), tive uma empresa de imigração contratada pela minha empresa que me ajudou com todo o processo. Minha esposa inclusive conseguiu o visto já no Brasil, ambos chegamos com agendamento previamente agendados no SEF (agora AIMA). Ja temos nossa autorização de residencia provisória (2 anos). Essa mesma empresa fez meu NIF, NISS, e ainda encontrou imovel para eu arrendar (paguei 6 meses adiantados). Imigrar sem dinheiro é locura. Eu tinha um trabalho que me dava uma remuneração acima da média no Brasil, desta forma eu vim com o planejamento financeiro perfeito. Atualmente moro em Albufeira, trabalho numa grande empresa na área de segurança de rede. Posso afirmar, que se vier com alta instrução ou com cargos de especialista facilita muito. Tenho um ótimo salário, carro e principalmente segurança. Nunca fui desrespeitado por nenhum Português, tenho vários amigos na empresa e sempre fui respeitado. Mudar para Portugal foi a melhor decisão da minha vida. Amo Portugal e não penso em voltar. Inclusive meus antepassados são de Açores, da ilha de São Miguel. Que estou ansioso para conhecer.
Infelizmente 90% dos imigrantes nao com instruções e pq a grande maioria que tem instruções e cargos bons no brasil nao largam e os que largam é pela segurança e qualidade de vida e nao pelo "dinheiro "
Meu caso é parecido, porém não cheguei a trabalhar remoto, a empresa exigia que estivesse em Portugal por motivos fiscais. Tem sido excelente, não me arrependo. Minha esposa também trabalha na área e com a renda dos dois, a vida é bem tranquila.
Essa é minha situação, eu já trabalho há 3 anos para Portugal, e sou de Floripa também. Estou com um ótimo salário no brasil, esse mes mesmo vai vir 3450euros; porém em Portugal meu contrato vai mudar (clt) e vai baixar um tanto. Mas estou indo em Outubro ir mesmo assim. Não é todo país que dá pra migrar na loucura e sem qualificação.
Quero acrescentar um ponto somente. É uma situação que venho enfrentando. Conseguir crédito, de todas as formas, empréstimo, cartão de crédito ou financiamento direto. Não tenho uma taxa de esforço alta, minha remuneração é boa, mas por ter título de residente temporário por 2 anos a coisa complica. As vezes isso pode complicar a vida de quem está a começar aqui uma nova vida.
Kkkk vai lá ganhar salário mínimo pior que o Brasil, vai lá pensando fica milionário são casal que já.tem dinheiro bando de bacana daí fala que Portugal é a zona do euro bando de vagabundos mentirosos
Cada caso e um caso , morei em portugal 9 meses trabalhei em 2 empresas , e os patrões , lixo seria elogio 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 um ate os clientes nas entregas dizia , como vc trabalha com aquele maluco 🤮🤢🤮🤢
Concordo com o casal. Moro nos EUA e os primeiros amigos que tive aqui eram portugueses. Pessoas sinceras, super amigas e amo. Amei conhecer Portugal. Fui 3 vezes e indo pra quarta agora em julho. E meu lugar preferido da Europa inteira. Onde sai tô confortável e segura.
Estou em Portugal a 1 ano, sou carpinteiro encarregado de uma carpintaria aqui. O início foi difícil, mas tendo uma mão de obra qualificada e provando o seu valor, tudo se ajeita. Hoje vivo super bem, e não tenho do que reclamar. A única dificuldade é a saudade da família, amigos, das comidas brasileiras etc. Mas Portugal tem sido muito bom, ao ponto de suprir com outras coisas a falta que tenho. (Deus na frente, e preparação são fundamentais.) Desejo sorte a todos.
Eu te entendo. As saudades da família quase que matam, né? Mas nesse momento, ao fim de 22 anos de Portugal, a família já é a única razão pra eu ir no Brasil. E só nas férias. E confesso que ao fim de 3 dias já tenho saudades de Portugal, kkkk. E a comida, sim, me revejo. No início também estranhei e senti falta da comida brasileira. Mas é questão de hábito, sabe? Assim que tu te habitua com a comida portuguesa, você começa a gostar. E olha que a dieta mediterrânica típica daqui é bem mais saudável, heim? kkk. Mas aí você até tem alguma vantagem: hoje tem restaurante brasileiro em toda a esquina, sempre pode ir matando a saudade da picanha e do churrasco. kkkk No meu tempo havia disso aqui não.
Volta para o teu país! Somos um país pequeno! Estas a tirar o lugar a portugueses! Só pensas em ti. Se realmente fosse Deus na frente, vencerias em qualquer lugar porque Deus está em toda a parte. Não queres saber deste país. Queres saber só de ti. Estás a mais! Volta para o teu país. Melhora o teu país corrupto e violento. Tem vergonha e sai de Portugal!
Boa tarde amigo,, tenho experiencia em marcenaria, +- 9 anos, você acha que é um mercado bom para tentar trabalho? estou cogitando ir para ai, mas tenho receio dessa questão de emprego..
Achei muito respeitoso a forma de abordar, não acho correto chegar em Portugal e começar falando mal do país e dás pessoas,criticando sem ponderar os dois lados
Exelente vídeo, real total, as mulheres Portuguesas são sim maravilhosas, fortes e guerreiras, os portugueses ajudam sempre, são solicitos e ajudam bastante, sou brasileira e fiz a melhor escolha, PORTUGAL É FRUTO DE ESFORÇO SIMMMM, E DÁ PRA VENCER DEVAGAR E SEMPRE, retroceder jamais, ❤
Moro no Japão, um total de 15 anos em duas vindas, aqui tbem não é moleza não, com relação ao trabalho é bem o que eles falaram, é trabalhado até o último segundo, e o verão é judiado 😢 o inverno intenso, porém a comodidade e conforto de ar condicionado e aquecedores minimiza a situação, muitos de nós imigrantes vivemos um dilema de querer ficar, mas ao mesmo tempo sentimos saudades da família, amigos e comida ❤
Para quem já viveu em Portugal, há alguns anos, e hoje se encontra novamente aqui, realmente isso, não tá fácil, me lembro que há 13 anos, eu cheguei a ganhar mais de 2.000€ mensal, hoje tem cozinheiros ganhando 900€ e ainda têm que cozinhar e lavar a louça, então, as coisas por aqui, mudaram bastante, isso é fato. Mas, não deixa de ser um país fascinante, mas para quem pensa em vir para ganhar dinheiro, juntar e voltar para o Brasil, em pouco tempo, pode esquecer, ou melhor, nem venha, porque as coisas por aqui, não estão fáceis, tá? Parabéns pelo vídeo!
Volta para o teu país!! Este é um país pequeno, querem vir todos para cá? Luta contra a corrupção e violência no teu país! Tens um país grande, rico e lindo. Não venhas para aqui ocupar espaço e tirar o trabalho aos outros. VOLTA PARA O TEU PAÍS. Só estragas aqui. Ganhavas 2000 porque tiraste o trabalho a portugueses. Agora estão cá só brasileiros e de outros países e ganha se menos por VOSSA CAUSA. Sai de Portugal!
Morei em Portugal 2 anos, trabalhava feito escravo e dividia quarto. Trabalhava pra me manter, uma coisa que peguei de lição foi a valorizar o meu pais. Voltei para o Brasil com vontade de vencer e recomeçar na minha terra onde abandonei, hoje sou desenvolvedor de software, curso engenharia de software e vivo bem. Casado e nao penso em viver na europa tão cedo. Valorizem mais o nosso pais, isso que recomendo. O Brasil não deixa a desejar em nada em comparação a Portugal.
Quem o mandou vir? Mais um iludido que pensava que abanava árvore e caia os euros..... desculpe mas foi um autêntico azelha se esteve tão mal assim durante 2 anos, so tinha que ir a luta procurar melhor. E mais pela sua conversa ja da para ver que foi do tipo que chegou cá, so qui saber em "andar" com brasileiro, devidir quarto com brasileiro.... gente básica que não faz nada para evoluir nem ACEITAR que mudou de país e que TEM de se adaptar...
@@ElizabeteCoimbra-kf9lq jument@ da para ver que és das que não gostas de ler as verdades e és o exemplo de que muitosssssss Brasileiros aqui em Portugal tem vergonha. A verdade é para ser dita,não vivemos de ilusões e nem vivemos de mimimi. Gente desse calabrie nunca devia ter saído da selva pois não aabe viver em sociedade. Aqui so ficam os brasileiros bons, trabalhadores e educados. Quando quiseres chamar ladrão olha bem para o teu país que em pleno século XXI continua a matar os indios e a roubar-lhes as terras.
@@ElizabeteCoimbra-kf9lq ressabiad@,invejos@, não tenho pena de si, tenho pena de quem vive com uma pessoa como a senhora. Deve ser um castigo todos os dias viver em constante frustração. Aqui não é extensão do brasil e se pensavas que era abanar árvore que caia os euros enganaste te. É muito mal mas continuas cá.. quando fores ja vais tarde. Pessoa como tu so deixa ficar mal os brasileiros de bem,trabalhadores, educados, gente boa que da gosto lidar no dia a dia.
A primeira vez que ouço alguém com senso falar a respeito de mudar para outros países. Se você está relativamente bem no Brazil não vale a pena. Se você não quer começar do zero não vai dar certo. É uma mudança muito além do que a pessoa imagina. E precisa ser muito, muito resiliente. Qualidade de vida não é só fazer/ter $$$.
Estou em Portugal há 2 meses . Eu não consegui emprego por 45 dias. Tive que procurar na zona rural (agricultura), vi que foi fácil. Há necessidade de mão obra. Amoooo meu emprego e já tenho contrato.
Benvindo ao meu país. Emigrar não é fácil, e nós que somos, portugueses, país de emigrantes, sabemos bem disso, mas, quem sai do seu cantinho, tem de arregaçar as mangas, se adaptar, respeitar, e, com muito esforço, conseguirá alcançar objetivos, que no seu país não teria oportunidade. Muito boa sorte para si. Abraço fraterno
Otima entrevista, acompanho os dois youtubers desde o início.... Moro aqui em Portugal com três filhos pequenos, trabalho na fábrica 8hs em pé andando sem parar, não é fácil... Mas tudo é um processo... Falou muitas verdades nesse vídeo, e com relação a trabalhar menos e ganhar o mesmo, eu concordo mas aqui a educação, mentalidade deles é muito diferente... Admiro muito os portugueses, são pessoas que ajudam muito os brasileiros....E de fato é zerar, recomeçar do zero 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻...
Casal de bom senso e dentro Da realidade . Excelentes . Sou imigrante nos Estados Unidos há de 30 anos e sei na pele o que è ser imigrante . Não desistam. Pé no chão . Continuem administrando a grana desta maneira . Conheço Portugal, uma delícia , como turista . Boa sorte e continuem dentro desta realidade e com este relacionamento
Eu tenho uma boa visão desse povo, só de ver as ruas tão limpinhas a gente ver que são outro nível! Infelizmente aqui tem muitos mal educados, não generalizando.
@@jimmykedlync.4490irmão nao vai por comentários de um e outro que cada caso e um caso , morei 9 meses e trablahei em 2 empresas , os patrões , fala que era um lixo ainda taria elogiando , si acha brasileiro arrogante e sem educação va pra la e vai muda seu conseito do brasil como eu , cometario de quem conheceu um o outro e facil , trabalhei 9 meses de motorista 6 deles fazendo entraga nos cafes , como as padarias aqui , 80 % dos portugueses que conheci são pior que lixo , não são todos , mais vai la ai vai vai ve qual pais tem mais gente arrogante , sem educação e mal educado , so pra começa o idioma dos portugueses e ( gritanico ) so fala aos berros 😂😂😂😂😂😂😂😂
Meu Deus, eu e a minha família somos muitos favorecidos com os portugueses! Grata demais!!! ❤ aquele 8 anos em Portugal. Passamos também por muitas dificuldades e quem nos ajudou foi aos nossos amigos portugueses.
Excelente entrevista, objetiva acima de tudo, eu e minha esposa estamos fazendo intercâmbio na Irlanda e o próximo passo, se Deus quiser é morar em Portugal, muito informações importantes nessa entrevista, parabéns ao Thiago pelo canal e Deus continue abençoando o casal e toda família.
Completei 6 anos de Portugal com minha esposa. Estamos indo pro segundo filho e muita experiência para contar, se quiser Thiago vir para Viseu será bem vindo para fazermos um video igual esse.
Se vive no aperto e se matando de trabalhar , melhor ta no Brasil . Viver uma sub vida, só pra chegar aqui e falar. Moro em Portugal... realmente não entendo !
Em Portugal , na Europa e em qualquer país civilizado, a igualdade homem / mulher é um facto , tanto nos direitos como nos deveres , e no trabalho , claro!
A questão não é igualdade entre homens e mulheres, é o trabalho semi-escravo e absurdamente mal remunerado. Não adianta defender Portugal, cultura trabalhista de exploração, é fato!
@@adrianaoliveira92 Ohhh Adriana. Só um banana nos dias de hoje é que se deixa ser explorado. Ninguém é obrigado a trabalhar, quem não se sente bem num trabalho simplesmente entrega a carta de despedida e vai embora. E sim vou defender Portugal, porque o país não tem culpa de muitas mentes ignorantes que julgam que imigrar é ir fazer turismo. Nos EUA as regras nos trabalhos são bem pesadas e quem não as cumpre são convidados a sair, como eu próprio já vi com os meus olhos, porque assisti um brasileiro ser despedido por simplesmente chegar atrasado ao trabalho 5 minutos. O brasil tem muito para desenvolver e deixarem de estar a educar as pessoas a serem mimadas e autênticas crianças adultas, a cultura do ai ai ai, cheio de mordomias julgando que nos outros países dão trela a essas mordomias, mas não, na Europa, EUA, Canada entre outros países trabalha-se a sério e sem esse famoso mimimimi que já ninguém pode ouvir.
Estamos aqui também 2 anos e 4 meses nos 7 primeiros meses foi triste 😅 nas obras é ralado hoje trabalho de operador de auto grua estou muito feliz com as conquistas. Acabei de abrir uma empresa de TVDE e vamos pra mais um Desafio bora pra cima
Sou portuguesa, fiquei super feliz por ouvir a realidade de Portugal e estou super chocada com imensos comentários tanto de brasileiros como de portugueses...
Que top, esse vídeo falaram toda a realidade de Portugal, apenas cabe a o imigrante querer continuar a luta com a fé em Deus e se caso não consiga e retorne também está válido, porque pelo menos tentou e viveu.
Rapaz, tenho morada aí em Famalicão, fiz muitas caminhadas aí no Parque da Devesa e no verão tem shows e cinema e não tive o prazer de conhece-los, além de você Thiago e esse casal que acompanho a trajetória desde fevereiro 2022. Ambos canais com informações verdadeiras e bastante transparentes de como é a realidade de imigrar e viver em Portugal. Parabéns e sucesso.
Que coerência desse casal. Estive em Portugal recentemente... Eu não consegui permanecer. Exatamente por avaliar essas questões. Vivemos mto bem no nosso país. Na região sul tem mais qualidade... Mudar pra outro país pra viver igual. Só faz sentido pelos motivos que levam a ir. Gostei mto desse relato, foram mto honestos.
11:38 concordo! Há 20 anos atrás quando eu cheguei, ficava atordoada de ver mulheres no açougue (talho), arrebentando os ossos no cutelo. O trabalho de poda de árvores, mulheres com a serra elétrica lá em cima e os homens cá embaixo, segurando a escada ... Eu ficava tipo🤔 E é comum vê-las conduzindo os autocarros, carros pipa, caminhões enormes.... Como diZ uma amiga portuguesa: " a mulher portuguesa tem pêlo na venta"😅
Sejam vem_vindos a Portugal maravilhoso comas suas coisas más e boas como todos os países do mundo,Deus vos abençoe, amo Portugal e aqui ficarei ,com filhos e netos.
Muito realista esse vídeo! Morei durante um ano na Áustria. Minha esposa foi fazer um ano do doutorado em Viena. Pude ver e viver duas realidades , a da minha esposa que teve que trabalhar no país com o pessoal local... E a minha trabalhando como home office, uma vez que meu trabalho me permite trabalhar de qualquer lugar, desde que eu tenha uma conexão com a internet disponível. Para minha esposa foi terrível a experiência, e olha que era um trabalho mais técnico, menos braçal.... Porém o modo como se dão as relações de trabalho e interpessoais são muito diferentes das nossas, é uma cultura muito diversa da nossa. Nem melhor, nem pior, só diferente. Já para mim que não precisava ter relações com as pessoas de lá foi maravilhoso... Eu praticamente fui um turista durante um ano inteiro... Tive alguns perrengues ao lidar com pessoas nos serviços públicos, mas se algo ou alguém me incomodava, podia virar as costas e seguir meu caminho sem a necessidade de estender o contato além do necessário. O que eu tirei como ensinamento é que se a pessoa imigrar sem necessidade de ter que depender de um trabalho local para sobreviver, e se você tiver uma renda acima da média do local, a sua experiência tende a ser muito mais simples e agradável. Um amigo brasileiro que fiz lá em Viena, que mora lá desde 1987, disse que enquanto ele dependia de ser empregado de alguém lá a vida dele era bem mais difícil... Ele dizia que trabalhar com as pessoas de lá era muito difícil para quem não foi moldado na cultura local, que era difícil lidar com as pessoas nativas no trabalho. Resumindo, a sua experiência como imigrante depende muito da situação à qual você está exposto além de sorte, é claro!
@@crissouza4491você é que não tem capacidade de interpretar, a culpa é da sua mente que queria que ele escrevesse o que estava na sua mente 😂😂😂😂 também não percebeu, a culpa é da escola 😂😂😂😂
Sim concordo, mas vocês não foram propriamente para um pais fácil a nível de relacionamento humano, se para os turistas os austríacos são o que são, imagino para quem vá trabalhar para o lado deles, mas tirando isso eu apaixonei pela Áustria, que pais incrível
Vim para o Porto ano passado (tenho 19 anos), sou do Rio de Janeiro, e vim com visto de estudante, ou seja, já tinha SEF agendado no visto do passaporte, e minha sorte é que tenho pais que me ajudam financeiramente para as coisas básicas, até porque morar sozinho com 19 anos em outro país não é facil, e trabalho como uber eats, garçom e ainda estudo para tentar segurar as pontas. Por vivência, pude perceber que não é nem um pouco fácil a mudança brusca de vida, mas garanto que lhe trará uma maturidade emocional imensa, e eu como vim solo precisei me virar para tirar meus documentos, achar um quarto numa casa compartilhada (260 euros), fazer meus passes, pagar faculdade, criar conta no banco, achar emprego, cozinhar, passar, lavar, e ainda estudar. Viver fora, muito provavelmente será longe das mil maravilhas, mas quem vem com determinação, ambição, MUITO planejamento e com um objetivo em mente, terá chances muito maiores de sucesso, e se não estiver disposto a abdicar de certas coisas e enfrentar medos e incertezas, nem venha.
Você pode nem estar se apercebendo, mas você está se formatando para ser um cara completo, com capacidades acima da média para o brasileiro típico e com uma visão muito mais alargada e abrangente que teria se nunca tivesse saído do Brasil. Apenas lhe peço que de futuro tenha a humildade de olhar para trás e de compreender as portas que a Europa abriu para você e de ser grato por todo esse aprendizado. Um homem sábio não consegue evitar ser humildade, pois ele sabe que aquilo que sabe é muito pouco comparado com aquilo que não sabe. É a superação do Dunning-Kruger. Seja um brasileiro diferenciado e não um brasileiro típico. Pelo seu comentário, você me parece ter os predicados necessários. Me revi em você quando cheguei em 2002. Eu casei com uma portuguesa e acabei ficando, mas se você um dia retornar para o Brasil, seja grato para com a Europa, para com Portugal, pelas valiosas lições de vida de autossuficiência e de construção de caráter que ela te proporcionou. A ingratidão é típica das mentes menores. Se queremos que o Brasil deixe de ser o Bostil e engrene de vez no caminho que o tirará do terceiro-mundismo, primeiro precisamos de mudar os brasileiros. Você poderá ser um dos exemplos a seguir, um dos elementos da mudança. Tenho esperança em você. Um abraço.
Volta para o teu país! Tens um país grande e rico e lindo! Vocês são 217milhoes. Aqui somos pequenos. Estás em Portugal a destruir. As faculdades são pequenas e não há vagas para todos. As rendas a aumentar e os hospitais com cada vez mais problemas para atender. Não és bem vindo! Só vens para destruir. Só pensas em ti! Queres ajudar e crescer, torna te homem no teu país que bem precisa. Não aqui. VOLTA PARA O TEU PAÍS
Sou brasileiro vivendo em Portugal e em relação ao país, é um sonho realizado, em relação ao trabalho é um pouco difícil de conseguir. Arrendamento é a maior dificuldade aqui em terra lusitana, mas tirando isso, a qualidade de vida é infinitamente melhor do que no Brasil. AMO PORTUGAL ❤🇵🇹
Sai de Portugal!! Este é um país pequeno, querem vir todos para cá? Luta contra a corrupção e violência no teu país! Tens um país grande, rico e lindo. Não venhas para aqui ocupar espaço. VOLTA PARA O TEU PAÍS. Só estragas aqui. As rendas são caras porque estão cá todos! Não pensas nos outros só em ti. À qualidade de vida é melhor porque os meus antepassados lutaram por isso. Luta pelo teu país! Não venhas destruir o meu! NÃO ÉS BEM VINDO
Muito obrigado pelo vídeo e por ajudar Portugal a crescer :) força amigos Tb estou em França e a pensar no futuro para ir para Portugal. Abraço e força aí :). Videos top bem feitos esclarecidos e sempre motivadores para quem quer fazer uma nova vida. 😊😊😊
parabens Thiago e Wallace/Fabi,estou em Portugal faz 4 meses,vim sozinho,e igualmente vcs eu vim pensando em meus filhos,uma oportunidade para eles,mas infelizmente no meio do caminho um divorcio veio ao meu encontro,mas seguimos firmes e inspirados por pessoas como voces...SUCESSO
PERFEITA a colocação de vocês. Mostram a realidade, colocam as coisas boas e as dificuldades. Espero que as pessoas que querem vir sejam críticas para ver essa realidade e não se iludam com vídeos que mostram suas compras de supermercado com 50 euros. PARABÉNS!!!
Morei em Portugal e lavei muita louça...foi bem sofrido....deixei meu apartamento quitado ...tinha uma qualidade de vida legal no Brasil...e tive que mudar totalmente meu padrao de vida nesse um ano que morei la.....pra mim não valeu a pena....Hoje não troco minha vida aqui no Brasil por nada....
@@avidaebela.2684 É esta a conclusão que estou chegando. Vou completar 2 anos em PT. Pelo menos consegui economizar e quitar o financiamento do meu apto no Brasil. Portanto, meu objetivo foi atingido. Mas em PT não tenho espaço para “luxos” tipo faxineira 1x semana. Já no BR eu já consigo pagar por esse serviço. Outra coisa é que tenho de pagar aluguel e no BR já vou ter um imóvel quitado. Portanto, penso em regressar no final deste ano🙏🏻
O foco de dar certo um negócio, não é pensar no ficar rico da noite para o dia. Dinheiro é uma consequência daquilo que você faz ou contribui para trocar por ele. Primeiro foco é saber o que gosta de fazer e fazer com amor e saber atender como gostaríamos de ser atendido. A conquencia desses resultados te dará com o dia a dia e com o tempo. Realmente para quem pensa em jeitinho, na Europa não existe jeitinho. Para quem pensa em ir para Europa, existem pessoas com experiências diferentes. Europa não é para todos. Nem todos ficam, mas muitos ficam e gostam. Não deixem filtrar na sua mente que é ruim, para saber basta dar o próximo passo, para saber se vai dar certo ou não. Deus abençoe a todos. Não desistam dos seus sonhos e seus ideais.
Olha so ! Eu sou completamente insuportável e não admito em perder os meus 25: 57 min pra assistir esses vídeos que infelizmente só nos trás pensamentos negativos ! Mas esse vídeo ao começar assistir vi que tinha conteúdos bons e relevantes e o casal conseguiu me atrair com seus depoimentos positivos e negativos, meus parabéns 🎊🍾🎉🎈 por me fazer assistir esses 25 min. ME CONQUISTOU 👏🏼👏🏼👏🏼 LEMBRANDO que no NOSSO brasil há muitos lados POSITIVOS ! O problema é só a falta de SEGURANÇA.
2:48 Em 1995 fiz minha primeira viagem para a Europa (não vim para Portugal aquela vez), mochilando e sozinha. Falava um ingles e um espanhol péssimo. Foi uma experiencia maravilhosa e me conquistou tanto que nunca mais deixei de visitar a europa. Ha 4 anos vim morar aqui pois tenho cidadania portuguesa. Adoro Portugal mas se querem vir para portugal é bom vir com vontade de trabalhar pois os portugueses trabalham muito e pesado. Se ficar com muito mimimi vai ficar desempregado...não poderá pagar por uma casa para morar e morrerá de fome. Força!!!
Entrevista excelente. Quando cheguei aqui em Portugal e percebi que aqui é "só um lugar", mudei muito minha forma de ver o mundo. Como vim a trabalho e com objetivo de me internacionalizar (trabalho em um time multicultural, então sou obrigado a falar inglês), estou por aqui até concluir meu objetivo, mas sinto saudades do meu país todos os dias.
Quem busca vida de rico, não tem para onde ir porque isso de imigrar para um local e virar rico instantâneo não existe em lado nenhum. Isso que falam nesse vídeo aqui é verdade pra todo o mundo e não somente para Portugal. Quando imigra, vai ser sempre imigrante. Tem de estar preparado para vestir essa capa. E querer acumular. Acumular os ganhos. Ou seja: não esbanjar, não gastar. Tem que aprender a viver modestamente, apenas com o necessário, trabalhando muito e descansando pouco. Ter a noção que não é fácil, que por vezes poder parecer humilhante, que vai ter de fazer trabalhos duros que talvez no Brasil você não faria. Mas é algo necessário, para você poder crescer, para quando tiver um bom pé-de-meia acumulado (em Euro ou em Dollar), retornar ao Brasil e fazer vida de riquinho (comprar um terreno, fazer uma casa, comprar carro novo, montar um negócio). Mas sempre com muito juízo e orientação, por que o dinheiro se ganha com dificuldade mas se gasta fácil demais. Imigrar não é um El Dorado automático, não. Nem na Europa nem na América do Norte. Sempre tem que trabalhar - e muito - ser resiliente e não desistir de primeira (nem de segunda, nem de terceira) e ter sempre os pés no chão. Ah, e cumpra com as leis do país que te acolheu, seja humilde e grato às pessoas locais. Isso te ajudará imenso, você vai ver. Conselhos de um Brasileiro imigrado há mais de 20 anos.
O Rico vê oportunidade onde o pobre vê dificuldade... Já tinham um estabelecimento aberto, vêem que os clientes pedem café em vez de hamburguer, é apostar nisso em vez de forçar o vosso desejo no cliente. Aprende a tirar cafés, aprende as terminologias, umas tostas mistas, umas torradas, um contracto com um fornecedor de bolos... não?
Pensei a mesma coisa, realmente ñ seria fácil! Porém is clientes já estavam indo até o estabelecimento deles, então poderia diversificar os produtos deles p/ atrair mais e mais clientes, bolos, cafés , croissant etc.. Isso daria a eles um pouco mas de fôlego até conseguir firmar o negócio deles . Mas ñ é fácil mesmo!
O que eu fico impressionado é isso. Ate os 10 minutos de video, alem de eu ter minhas duvidas que eles sao de Floripa mesmo, TODAS as coiaas que eles reclamaram ai acontece no Braisl rbm. Quem é o tonto que nao sabe que pra abrir um negocio proprio vai depender da tradição do bairro, isso é a MESMAAA coisa aqui. Ja sobre as fábricas, aqui no Brasil graças a Deus, mesmo nao sendo nada perfeito as empresas investem muito em segurança do trabalho e EPI's adequados. E que coincidência ne. Ele tbm disse ser formado em técnico em segurança do trabalho. Então pq nao foi procurar nada disso ao invés de ser pião???
E mais: é ÓBVIO que antes de dar seu horário de bater ponto vc precisa continuar lá e nem que seja inventar serviço. Afinal existe uma carga horária a ser cumprida. Aí se um estrangeiro ver isso pensa que no Brasil vc "termina" teu serviço e simplesmente pega tuas coisas e vai embora. 🙄🙄
Essa conversa de que quer conhecer outras culturas não pega. Só faz isso quem tem dinheiro. Fui das primeiras pessoas a alertar ao Wallace que o ponto não era bom. E essa outra conversa de qualidade de vida, por favor, quando o dinheiro não dá pra suprir as necessidades faz o quê? Ah, não "preciso de momentos de qualidade com a minha família". Tá, me engana que eu gosto.
Cara eu fico indignada a mulher trabalha em uma fábrica e o bonitão fazendo 5 hs no delivery ele deveria é ter vergonha na cara , como ele tem muitos aqui nos Estados Unidos só que aqui a mulherada não aguenta , mulher aqui não sustenta homem preguiçoso 😡
kkkkkkkkkkk Véia tu chegou na voadora viu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "eu como é feijão né H não em Véia" ... Ahhh nós não éramos pobre no Brasil não, logo depois diz...(" tivemos que vender tudo porque as passagens eram muito caras") e olha que particularmente não acho, pra viajar aqui dentro do brasil você gasta o que vai pra PT em certos estados.
Não sei de onde que vcs tiram a ideia de que trabalhador terá mais regalo da vida em terra estranha. Pobre no Brasil é pobre em qq outro lugar. O resto é ilusão. Agora, morar um tempo fora, aprender línguas, culturas, estudar...aí sim! Mas sair daqui para ser escravo em outro país? Comer o pão que estrangeiro amassa com os pés....naaooo dá.
certamente. Minha mãe e avós vieram para o Brasil, de Portugal, para conseguir trabalho e criar os filhos. Minha avó dizia que com dinheiro todo lugar é bom. Eles e tantos outros imigrantes CONSTRUÍRAM meu estado e boa parte do país, e construíram do zero, pq só tinha mato aqui.
Acho que é a vida de qualquer imigrante independente do país que vc imigra. Aqui nos 🇺🇸 trabalha muito. Limpeza é pesada, restaurante 12-13 hrs por dia e geralmente 6 dias semanal etc.
O tipo de trabalho que vocês buscaram não é pra imigrante. Aqui nos EUA não é diferente, trabalho em uma loja de departamentos que a manager também descarrega caminhão. Boa sorte para vocês!!! 😊
Vocês são o exemplo da boa gente brasileira que está em Portugal, você disse que foi ajudado por portugueses, claro que foi, voces merecem a ajuda, os portugueses sabem ver quem é quem.
Em parte nenhuma do mundo e facil a imigracao. Nos, portugueses, somos um povo guerreiro!! Espalhados pelos quatro cantos do mundo, adaptamo-nos a tudo , agarramo-nos ao trabalho e sabemos poupar o dinheiro. So assim temos sucesso! Fomos educados para isso. Os brasileiros devem fazer o mesmo, se querem vencer na vida, nada se consegue sem sacrifio.
Melhor ainda se fossem bem remuneradas por essa força. Ou melhor, nem fosse necessário destruir a própria saúde por um salário que não vai permitir uma boa aposentadoria...
Os portugueses são muito fortes mas também muito humildes. Acho que eles nem têm noção de toda a bravura e coragem que os caracteriza. Mas está até no hino deles, né? "Heróis do mar, Nobre povo. Nação valente, imortal."
Um dos melhores videos realista da europa/portugal que eu já vi, os influencers em geral so querem iludir pra depois ganharem clientes/vitimas. Parabens pelo conteúdo.
Os dois canais mais sinceros que acompanho!! “O que eu tô fazendo aqui” “Será que preciso passar por isso” 😂😂😂😂 Pensamentos que acredito que todo mundo que imigrou já teve! “Mulher trabalha de igual a igual a homem” “Varrer pra passar os 5 min finais de um dia de 8hs TRABALHADAS” São tantas verdades!!!!! Ou zera a vida, aceita e segue ou a depressão vem! Parabéns pelo vídeo! Sucesso em vossas vidas!
3 pessoas que admiro muito. Thiago, Fabi e Wallace. A realidade é sempre diferente do sonho. Pra quem vai pra trabalhar tem que saber o que o espera. A real não é dita, o que se propaga é o sonho. Muito bom o vídeo. Que Deus abençoe vcs ... ❤
@@Portugaltrilegal Admiro nele o fato de não ser igual a você! 🤣 Brincadeiras a parte... Assisto ele desde sempre... quando nem em Portugal ele estava... Um cara alegre... um cara familía, que apesar das tempestades não deixa a peteca cair, Fabi uma mulher guerreira ,trabalhadora e por aí vai. Não é fácil ser imigrante e se encontrar em um país diferente, a ponto de se sentir em casa fora de casa. Tu o questiona pois a forma dele ver a vida não condiz com a tua. Mas a vida é de cada um , e cada um a vive da forma e maneira que quer... Cada um com sua experiência... Já vi muitas pessoas reclamarem a balde de Portugal, dizerem que é horrível, que não vê a hora de voltar pro Brasil... mas já vão a 2 anos morando em PT e não voltam , só reclamam. Ele pelo menos tenta com a comédia segurar as pontas... Quando o pai dele faleceu ele estava em Portugal ... Eu chorei junto com ele... pois me coloquei em seu lugar... optar em estar em outro lugar ,longe dos seus é abdicar de outras diversas coisas... Ou seja ao invés de criticar, o conheça melhor! Tenta fazer amizade... ou assista os vídeos dele... colega cada um com seu cada qual. Se vc fosse a outro país e trabalha-se em algo muito brabo, e fala-se a alguém " ta brabo" a pessoa vai te dizer hiiiii vagabundo... Porém pra ti não é bom... se pro outro é bom amém. Entendes..
Que relato esclarecedor. Pelo que entendi, corrijam-me se errei em minha colocação: Seria viável já se planejar na aquisição de uma moradia própria e um veículo para locomoção? E outra coisa, com relação ao emprego, já ir com visto de trabalho, além de um fundo de reserva, essa seria uma boa estratégia, penso eu.
Sou neta de vó e vô, tios portugueses, conheço a culinária e um pouco da cultura e o jeito de ser dos portugueses. Tudo maravilhoso..., lugares lindíssimos... Porém eu não acredito que uma pessoa trabalha o mês inteiro só para pagar aluguel esteja contente rsrsrs, trabalhar com entregas também não é fácil rsrsrs, e morar junto com a sogra rsrsrs, sinto muito, mas talvez ela esteja sendo "usada" para contribuir com as despesas, cuidar do neto, casa.... Me perdoe, mas a coisa só vai piorar no mundo inteiro pra quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir. Recuar é também uma estratégia inteligente, desde que a pessoa não seja orgulhosa e não permita que o ego domine. Gratidão
Admiro os brasileiros que saem para viver fora do País. São guerreiros de verdade. Não me imaginaria passar pelo que esta moça passou, de trabalhar em uma fábrica e carregar peso. Aqui no Brasil, as mulheres não fazem esse tipo de serviço. Gostaria de conhecer esses Países, mas só como turista. Meu Brasil não deixo, mesmo porque não aguento grandes invernos. Aqui, no Rio, quando faz 18 graus, já sinto frio! Casal muito simpático e realista. Parabéns pelo vídeo! 🥰🥰🥰
Eu acho que mesmo ganhando bem no Brasil, aqui não temos segurança, saúde, educação então mesmo ganhando bem quem quer ir tem que ir. Não é só um salário bom que faz a pessoa feliz! As vezes compensa ir pra Portugal ganhar o essencial pra viver mas ter muitas outras coisas em troca❤
Quais outras coisas, em troca povo chato invejoso não gosta de brasileiros, tem praias mais ninguém consegue entrar, frio todo tempo do ano. a mais tem segurança, nas ruas kk só nas ruas porque o que morrem imigrantes e perdem membros nos trabalhos ninguém fala mês passado morreu dois brasileiros de uma vez caíram do andaime, eles não usam capacete protetor auricular óculos luvas, se você pedir vc e brasileiro querendo arrumar problema pessoal com mente atrasada
@@ElizabeteCoimbra-kf9lq sabes que vir para a internet com comentários falsos, consegue-se identificar a pessoa... os brasileiros que morreram não tinham a proteção devida Porquê??é que aqui é obrigatório e eles não tinham Porquê?????? Pois é escolhem gente que nem luvas para calçar tem qualificação quanto mais para o resto....
Engraçado que rico que ganha bem no Brasil, não migram para outro país,largam tudo para ir trabalhar e ter mais segurança em outro país.kkkkk Quem faz isso é sempre o pobre que vai ralar pacarai para dizer que vive na europa.kkkkk
Adorei o vídeo! Parabéns ao casal pela sinceridade e lucidez. Uma pergunta que ficou após saber que as mulheres trabalham da mesma forma que os homens é: o salário entre homens e mulheres (na mesma função, claro) é o mesmo? Um abraço!
Desculpa, mas uma pessoa que vai pra Portugal trabalhar por salário mínimo, passar perrengue, ser estafeta, era sim de classe baixa no Brasil. Podia não morar na favela, mas era sim classe baixa, tanto que trabalhava de Uber. Nem precisa falar mais nada.
Utopia, tenho 38 anos, desde 2010 Trabalho. Sair de 1 salário x em 2010 no Brasil (salário mínimo) para 5x em 2 anos, quando estive aqui pela primeira vez. Nem todo mundo que vem é por dinheiro, pois com 5 salários mínimos no Brasil não é classe baixa e vivesse pior que em Portugal com 1.
@@andresouza9186cinco salários no Brasil é classe baixa, embora não se vejam assim, basta ter consciência de classe. Ganhar um salário mínimo no Brasil é classe baixíssima, abaixo disso são os miseráveis.
Eu aconselho qualquer uma pessoa vim se vim com disposição de trabalhar aqui tem preconceito sim mas tbm tem MTA gente boa uma coisa eu garanto e mto melhor que o Brasil aqui vc vive bem agora se for preguiçoso aí n venha. Papo reto venha com disposição e MTA de trabalhar
Ótimo video , bem realista , parabéns ao casal de guerreiros . Morei em Lisboa 3 anos (2001-2003) conheço bem essa vida de migrantes . Desde então resido na Alemanha , mas voltar ao Brasil nunca foi opção é a perceverança é que vence . Se Portugal tivesse os sálarios dos alemães era um paraiso na EU . Em +/- 10 anos estarei aposentado ... que sabe ... Um abraço .
Cai aqui de parquedas vidio muito sobre verdadeira realidade de aportugal e fabricas onde trabalhei 18 ano emigrei para a Bélgica as fabricas nao mudou muito e eu com curso de higiene e segurança no trabalho vendo o que nao estava correto e sem poder dizer nada e como disse e carregar pesos e muitas horas teve de ser por nao falar a lingua resumindo estou com um problema grave de coluna sem reparação. Quero dizer k como emigrantes seremos sempre emigrantes . Parabéns gostei do conteudo falou certo sobre a realidede do emigrante seja que pais for🇧🇪
Este casal é muito lindo e parecem gente fina. O jeito deles de conversar é muito sincero e envolvente. Parabéns por tentar fazer algo diferente ainda que não fez sucesso total. Mantenham esse semblante agradável e a vida eventualmente vai te abençoar
Ta lascado , vai trabalha de que ? Morei 9 meses trabalhava de motorista viajei aquele cu da europa de canto a canto , ganhava 1100 quase num consigo volta pq não sobra nada , aluguel ja come metade , rala que nem escravo , parece mais um pais abandonado , verdadeiro filme casa de cera , coitado de vc meu amigo , o problema não e o brasil vai por mim , la num sobrava nada e eu nem saia , vim embora assim que consegui , estou pagano 2 lotes de quase 800 metros quandrados e ja comecei a faze um lava jato , antes de ir pra esse cu do mundo , era so farra , pinga fuguente , mulher e o caralho , voltei , saio pcoo economizo e envisto o resto tudo no meus lontes , o problema não e o brasil pode aposta auto nisso ,👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 si prepara meu amigo , vc nem imagina o que te espera , si quise sabe mais sobre o cu da europa e os portugues arrogantes , sem educação , do idioma ( gritanico ) so fala berrano (62)992137263 Coselho de coração prepara si esta indo pra trabalha de qualque coisa , leva muita ropa de frio e um boa barraca , pra quando num consegui paga mais aluguel e vive la , ou pra mora nela ate junta o dinhero pra volta 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼😊
PARABÉNS pelo vídeo! Muito esclarecedor, sincero, com pessoas REAIS, medos reais, etc. Acredito que ir para um novo país não seja fácil, mesmo chegando com emprego garantido.
Os brasileiros que estão em Portugal não estão fazendo conta... estão esquecendo uma coisa muito importante: o Tempo. O tempo vai passando, vc vai ficando mais velho e aí vem a idade de se aposentar. Legal, Portugal permite vc agregar seu tempo de trabalho no Brasil na contagem do tempo juntando com o tempo trabalhado em Portugal. O problema é o valor da aposentadoria aí. Conheci aí umas mulheres nativas que falaram que o valor recebido da aposentadoria não passava de 300€. Como sobreviver com um valor desse??? É necessário voltar a trabalhar depois dos 60 anos quando vc já não produz mais como antes e o cansaço e a fadiga chegam chegando. No Brasil a gente sabe que vai receber, no mínimo, 1 salário mínimo. Realmente tem que fazer conta gente, pra não perder tempo aí! Quanto mais velho vc ficar, pior se quiser voltar pro Brasil e se recolocar no mercado. Se pelo menos desse pra voltar com grana seria bom. Mas o que se ganha aí só dá pra sobreviver. Resultado: não vale a pena.
@@Ana__123-i4s A conversa é sempre a mesma. Portugal sempre viveu sem tanta imigração e nunca morreu. E Portugal tem mais velhos porque estão a vir muitos velhos brasileiros para Portugal.
Se vc abre uma hamburgueria em Portugal e o português pede café pão com ovo e ele quer ouvir Fado e no seu caso vc diz para o português: Aqui é uma hamburgueria o resultado vai ser a falência. * Quem dita as regras é o mercado e não o contrário.* Quem esta em Roma romano tem que ser*
Muita idiotice , se abrir numa cidade que está lotado de brasileiros, vende sim !!!! O que menos tem em Portugal hj é português , está lotado de gente do mundo todo !!!!
Eu teria migrado para uma cafeteria, o importante é ganhar dinheiro, faltou ter visão de negócio , qdo estiver em Portugal em 2018 o que observei que realmente tinha bastante cafeteria mesmo.
Trabalho escravo e mal pago. Trabalhei 20 para maior empresa na área da saúde e nunca mais... Não vai pra lugar algum... Hoje Trabalho por conta própria e ganho 3 x mais...
A situação aqui em Portugal, é que ultimamente tem chegado aqui muitos brasileiros que são uns iludidos, malcriados, arrogantes, pensavam que aqui era a extensão do Brasil e fazem merd@ atrás de merd@, não respeitam nada nem ninguém, gostam pouco de trabalhar e pensavam que era só abanar árvore que os euros caiam.. vivem de esquemas e depis dão-se mal e o país que os recebe é quee é mal.... quem vem por bem e querem fazer por isso, com objectivos definidos, pessoas gente boa, educado, trabalhador tem sim muitosssss brasileiros que se estão a dar bem graças a Deus... o respeito é a base de tudo. NUNCA se esqueça, aqui não é extensão do Brasil.
Casal muito simpático e entrevista deliciosa, só não entendi eles dizerem que são de Santa Catarina, pois eles soam (no sotaque) como sendo ele de São Paulo e ela do Nordeste.
Vc acertou , tem ouvido bom , ele é de SP e ela de Rondônia por aquela região, só moraram em floripa como último endereço aí dizem q são de Florianópolis 😂
Vídeo TOP. Wallace e Faby são uma simpatia e tenho o prazer de os conhecer pessoalmente. Já não vinha algum tempo ao UA-cam. Um forte abraço para os três.
Eu não aconselho ninguém vir pra Portugal, eu vivo na Espanha e sempre vou a portugal a passeio, os portugueses sairam de Portugal pra trabalhar em outros países, aí vai os brasileiros trabalha muito ganha pouco e o tempo passa e eles planta raiz se acostuma com o pouco...
O marido aí quer qualidade de vida então se o dinheiro ficar curto não reclame! Podia trabalhar mais e ganhar mais e juntar dinheiro! O casal nivela por baixo! Estão vivendo no zero a zero e pra eles está ótimo! Pois segundo o rapaz o que vale é a folga! Portugal é resultado do esforço, mas não quer esforçar muito kkkkkkkk tá bom viu
Portugal e um país escravo e todos sabem disso eu atendi no meu trabalho 1244 pessoas em 8 horas , isso não e normal ,outra coisa aqui mulheres trabalham como homens , Portugal um país explorador
Moro em Portugal a quase 2 anos, e uma coisa vou focar . Para te ter uma vida estável e o que fazia no Brasil ter que focar naquilo e não desanimar . Cheguei fui trabalhar em uma escola limpava de manhã e atarde trabalhava como auxiliar de professora. Após me mudei e vim para Lisboa e fui para um café lavava loiça , atendia e fazia de tudo … eu sabia que aquilo não era para mim e enviava currículo de dia, tarde, noite e madrugada.. toda hora e focada na aproximação da minha área e formação (RH) . E com 6 meses de Portugal eu consegui na minha área não de formação mas similar (sou ADMINISTRATIVA) e hoje vou fazer 1 ano e 4 meses na minha área ganho mais que o ordenado, e, de segunda a sexta . Meu esposo também está na área dele de segunda a sexta (sou muito grata Deus) temos uma vida estável que conseguimos viver … Mas cada caso um caso … eu fui persistente e sempre colocado Deus na frente ❤❤❤
tambem não gostei, vê-se perfeitamente que não tem formação em filmagem. Em entrevista plano aberto ou fechado na cara de quem fala e neste caso no mínimo duas camaras.
Ninguém prestou atenção a Faby disse que trabalhava de administrativa no Brasil depois de 2 minutos o marido disse que a Faby trabalhava numa hambúrgueria e tinha experiência, uma autêntica contradição 😂😂😂😂 mas é o normal neles porque dizem que trabalhavam no escritório mas que chegam aqui e têm de fazer trabalhos duros 😂😂😂😂😂😂 mentira tem pernas curtas 😂😂😂
Desde que aqui chegaram, nunca gostei desse casal, pois umas vezes afirmam uma coisa e no dia seguinte outra. Mostrei os vídeos deles a brasileiros amigos que aqui vivem há 20 anos, e tal como eu, nenhum deles teve empatia por esse casal. Apesar de muito falarem, jamais fariam parte do meu rol de amizades, dado usarem demasiado as palavras racismo e xenofobia, demonstrando bem, a falta de conhecimento e estudo que têm sobre o próprio país.
Não compreendo como os brasileiros que vivem bem no Brasil, pensam em emigrar. Depois os portugueses, são os melhores trabalhadores do mundo, por isso são queridos em qualquer lugar do planeta. Fiquem bem e pensem que a cultura do nosso Portugal é diferente da cultura brasileira e aceitem as diferenças , por favor.
Vou te contar minha experiência: eu era motorista de Uber e operador de iluminação cênica, tirava em média 6 mil por mês, e minha esposa professora infantil na prefeitura de São Paulo com salário líquido de 4300 reais. Não pagávamos aluguel, casa da família, e nosso carro era a maior conta, cerca de 2 mil de custo Gastávamos em média 1400 de mercado por mês.tv grande, Xbox novo etc. tinha uma vida confortável financeiramente, mas tinha de trabalhar muito.. tínhamos vontade de morar fora viver a experiência de viver o mundo, mas o principal fator foi: segurança, gastava horrores de Uber por que tinha medo de minha esposa andar sozinha na rua, eu vivia todo o dia com medo de ser assaltado no app, estava surtando de morar em cidade grande, queria interior, e viver no interior do Brasil é muito difícil. Fora o valor de tudo, um apartamento na periferia de São Paulo custa 250 mil, com juros vai pra quase 600.. então decidi sair, tô aqui a 6 meses e não é simples? Mas nós organizar fez toda a diferença, tiramos o visto, viemos com calma e hj trabalho com entrega em van, era o que eu pretendia porque vou pro Caminhao assim que minha residência chegar, minha esposa trabalha em uma padaria, apesar de ser puxado, a chefe é boa e isso ajuda, estamos no processo de validação de seu diploma.. e assim vamos seguindo. Nem todo mundo bem pra cá porque está passando fome, as vezes só cansou de ser roubado de todos os lados, como era meu caso..
@@kerysonsilva2554 Os Portugueses na França desenpenham cargos importantes E são vistos como os imigrantes que todos os Paises querem. Já os brazucas são uma vergonha em todo o lado.
Nós Estados Unidos ganha-se bem mas nem toda a gente quer trabalhar no pesado. Tem muita gente que para pagar as contas no final do mês tem que viver como galinhas no capoeiro,tem muitos brasileiros a viver dessa maneira.Não sei se entram pela fronteira do México cheio de filhos estão no Facebook a pedir de tudo,se você vive aqui deve de saber que isso é verdade
Pois é, mas se adoeces feio em Portugal, tens o Sistema Nacional de Saúde (melhor ou pior) que te protege. Nos EUA, ou és rico, tens Seguro de Saúde (caro!), ou ficas à mercê da sorte ...
Eu como português fico muito contente quando vejo os brasileiros de bem se sentem felizes e realizados no nosso lindo pais espero que todos prosperen na vida . Na minha opinião os brasileiros fazem parte do nosso passado do presente e do futuro. Vocês teem de ser grandes lutadores para trabalhar em Portugal porque em Portugal e Europa é duro. Um abraço e sejam muito felizes.
Tem imigrante que passa fome em Portugal, desemprego, os jovens vão iludidos, e ficam na dependência dos pais brasileiros, se ficar doente então, piorou. Não tem SUS, moradia , saúde e custo de vida altíssimos, a única coisa boa aí, é que é Europa. Gente vamos parar de desvalorizar o Brasil, temos lugares lindos pra passear dentro do nosso próprio país. Ilusão!!!
Sou Portuguesa 🇵🇹🇵🇹 e por vários anos, assisti videos totalmente falsos e mentirosos (feitos por brasileiros) dizendo que Portugal é o paraiso e o El Dourado. Eu ficava chocada, pois esse não é o Portugal que eu e meus conterrâneos conhecemos. Portugal é um país pobre, onde o trabalho é semi-escravo e a cultura laboral é muito tóxica. Por isso, entendo perfeitamente as dificuldades que muitos brasileiros enfrentam. Portugal é um país muito dificil de se viver, tanto que nós 🇵🇹🇵🇹 emigramos para outros países. Muita sorte ao casal e tudo de bom para eles ❤️❤️
Concordo plenamente sou portuguesa e acho o mesmo infelizmente ..
Cala boca...
Concordo @@JFSG-
Se@@JFSG-Seu português idiota, eles estão falando a verdade, o brasileiro vai para Portugal para trabalhar enquanto a maioria dos moçambicanos vem para o Brasil para fazer turismo e serem sustentados pelos brasileiros, esses portugueses ignorantes deveriam agradecer dos brasileiros irem para o país para trabalhar, uma grande parte dos portugueses é ignorante igual a você sua mula.
@@alinemedeiros2844Sua idiota, se você concorda com esse seu colega português é porque você é uma mula, se vocês estão acostumados serem escravizados por seus próprios conterrâneos é porque vocês são ignorantes, não sabem lutar pelos direitos trabalhistas, por isso Portugal é um país pobre com salários miseráveis se comparado aos países vizinhos, agora eu entendi o motivo, uma parte dos portugueses tem inteligência de mula.
Completei 5 anos de Portugal, vou tentar deixar minha opinião caso tenha alguma pessoa que veio aqui para isto. Somente venha se você e sua mulher tiverem muita saúde e força para trabalhar e de preferência se já tiverem alguma especialização no trabalho. Não venha para abrir "restaurante". Venha 100% se você já puder vir comprando uma casa. Não venha se você tiver pouco dinheiro ou se não tiver família no Brasil que possa te ajudar financeiramente. Arrendar quarto somente se você tiver 18-20 anos (a saúde mental pega pesado). NÃO É FÁCIL, em nenhuma hipótese, nem quem já vem com casa comprada. Sim, vale a pena pelo seu filho(a), crescer em PT e estudar aqui simplesmente abre as portas do mundo para ele(a). De 0 a 10 inglês ajuda uns 6-7, é muito bom ter inglês. Não sei bem mais o que dizer, mas 2 salários de 800 pagando 600 de aluguel para viver na humildade dá. Agora se quiser Iphone não dá se é que me entende. Bem, falei do meu coração sem querer ofender ninguém, pensem muito bem antes de vir. Para mim deu certo, mas já vim com trabalho e com visto de trabalho. Eu e minha mulher compramos nossa casa e nosso carro alguns anos atrás quando os preços ainda eram "pagáveis". Fizemos muitos amigos que viraram família. Viramos padrinhos de um bebe lindo e conhecemos portugueses incríveis. Joelho no chão e humildade para vida. Dá se vierem para viver a sua vida, agora para viver a vida dos outros esquece, não venha.
👏👏
👏
É o que os Portugueses fazem.
👏🏻👏🏻👏🏻
Deu o papo reto, legal! Tenho vontade de ir, mais tenho duas filhas pequenas e uma situação boa no RJ, estou com muita dúvida!
Morei em Viseu Portugal por 2 anos e 9 meses. Voltamos em 2011 pois estava bem ruim, meu marido trabalhava numa marcenaria e não estava ganhando o salário inteiro. A fábrica estava em crise. Eu trabalhava part time numa clínica dentária de um doutor brasileiro. Estava ruim, o dinheiro estava curto. Meu marido tocava numa banda também, fazia vários shows nos bailaricos, que tanto os portugueses amam. Juntamos dinheiro e voltamos pro Brasil. Compramos um terreno e fizemos a terraplanagem. Meu marido trabalhou numa marcenaria e acabou abrindo a nossa marcenaria, onde trabalhamos MUITO. Hoje temos nossa casa que vale mais de 1 milhão, nossa empresa mega consolidada com muitos clientes e formamos nossa família, não temos apertos graças a Deus. O segredo é trabalhar, seja em qualquer lugar. Com garra se vai ao longe!
Perfeito, com dedicação, inteligência, empreendedorismo (ou muito estudo como no meu caso) aqui também se vence! 👏🏻👏🏻👏🏻
Como são as coisas: meu avô era português, nasceu em Viseu e morou em Lamego. Emigrou para o Brasil em 1928, e meu pai, que nasceu e 1948, trabalhou como marceneiro por 56 anos, até falecer.
@@drmarioneto uma profissão muito digna
Trabalhar aqui no Brasil e ganhar dinheiro? Só se sonegar, querida! Aqui com esse Governo?? É ruimmmm
@@wagnergomes1694 mesmo com o atual governo estamos ganhando dinheiro. Com muito esforço, claro! Quem reclama é pq acha que trabalha o suficiente e não se esforça mais. Se for depender de qualquer governo que seja, não se chega a lugar algum! Seja em qualquer país
Só quem viveu em outros países sabe valorizar a nossa Nação brasileira Morei em França Paris por 3 anos e meio Bélgica Bruxelas Espanha Luxemburgo Portugal Lisboa VALEU!!SÓ ATRAVÉS DESSAS MORADIAS Aprendi a valorizar a minha Querida pátria Brasil ❤❤
O problema nao sao os lugares ,o problema e VOCÊ.
@@Pedaldeumsoe vc conhece os lugares e a história que ela passou para dizer merdas
@@PedaldeumsoNada haver,qual desses lugares que ela citou você conhece pessoalmente ou já morou?!
Está no Brasil Agora?
Sêrio
Sou português e adorei o vídeo.
É real, equilibrado e é uma análise feita com bom senso. Parabéns.
Casal lindo,articulado, mente aberta, humilde...
Inteligente!
O entrevistador, é também muito inteligente.
Lembranças de Angola ❤️
Rapaz a pergunta “O que estou fazendo aqui?” surgiu logo após sair do aeroporto kkkkkk! O impacto foi grande, o medo, a incerteza. Hoje estou feliz, consegui oportunidade em minha área de formação e já estou há 3 anos firme na empresa. Vivo cá há 5 anos e sou casado com uma portuguesa. Amo Portugal, aqui tive a oportunidade que não tive no Brasil e consigo ter uma boa vida, com qualidade e segurança.
Estou feliz. Portugal nada vale para os brasileiros q não querem trabalhar e sim viverem do youtube! Portugal é terra de luta e boa gente, agora andar na farra de dia e noite, atras da telinha e etc. ,Portugal não quer essa gente!!
Não sei porque esses entrevistados dão risada.
@@claudiarossi7718 porque brasileiro ri. Não é carrancudo, estúpidos e cara de cú como outros.
Eu sou Angolano e sinto -me tambêm tão Português pelas minhas raízes e com toda a sinceridade não gosto nada dos comportamentos de certos imigrantes que falam mal dos Países de acolhimento.
@@josemanueljesusalmeida3223
Meu marido viveu em.Angola ainda solteiro e fala com saudades dessa terra e gentes!! A palavra Saudade é bem nossa !!!
Imigrei para Portugal em maio de 2023. Porém, eu já consegui o emprego trabalhando do Brasil, trabalhando com Tecnologia. Trabalhei quase 6 meses remoto antes de mudar (empresa providenciou o meu visto), tive uma empresa de imigração contratada pela minha empresa que me ajudou com todo o processo. Minha esposa inclusive conseguiu o visto já no Brasil, ambos chegamos com agendamento previamente agendados no SEF (agora AIMA). Ja temos nossa autorização de residencia provisória (2 anos). Essa mesma empresa fez meu NIF, NISS, e ainda encontrou imovel para eu arrendar (paguei 6 meses adiantados).
Imigrar sem dinheiro é locura. Eu tinha um trabalho que me dava uma remuneração acima da média no Brasil, desta forma eu vim com o planejamento financeiro perfeito.
Atualmente moro em Albufeira, trabalho numa grande empresa na área de segurança de rede. Posso afirmar, que se vier com alta instrução ou com cargos de especialista facilita muito. Tenho um ótimo salário, carro e principalmente segurança. Nunca fui desrespeitado por nenhum Português, tenho vários amigos na empresa e sempre fui respeitado. Mudar para Portugal foi a melhor decisão da minha vida. Amo Portugal e não penso em voltar.
Inclusive meus antepassados são de Açores, da ilha de São Miguel. Que estou ansioso para conhecer.
Infelizmente 90% dos imigrantes nao com instruções e pq a grande maioria que tem instruções e cargos bons no brasil nao largam e os que largam é pela segurança e qualidade de vida e nao pelo "dinheiro "
Meu caso é parecido, porém não cheguei a trabalhar remoto, a empresa exigia que estivesse em Portugal por motivos fiscais. Tem sido excelente, não me arrependo. Minha esposa também trabalha na área e com a renda dos dois, a vida é bem tranquila.
Essa é minha situação, eu já trabalho há 3 anos para Portugal, e sou de Floripa também. Estou com um ótimo salário no brasil, esse mes mesmo vai vir 3450euros; porém em Portugal meu contrato vai mudar (clt) e vai baixar um tanto. Mas estou indo em Outubro ir mesmo assim.
Não é todo país que dá pra migrar na loucura e sem qualificação.
Com qualificação ou sem o importante é vir para Portugal e trabalhar num emprego digno , e todos os são 🖐.
Quero acrescentar um ponto somente.
É uma situação que venho enfrentando. Conseguir crédito, de todas as formas, empréstimo, cartão de crédito ou financiamento direto.
Não tenho uma taxa de esforço alta, minha remuneração é boa, mas por ter título de residente temporário por 2 anos a coisa complica.
As vezes isso pode complicar a vida de quem está a começar aqui uma nova vida.
Como é bom a gente ouvir depoimentos sinceros e honestos e éticos. Parabéns ao casal pela coragem de reconhecer a qualidade e caráter dos portugueses.
Kkkk vai lá ganhar salário mínimo pior que o Brasil, vai lá pensando fica milionário são casal que já.tem dinheiro bando de bacana daí fala que Portugal é a zona do euro bando de vagabundos mentirosos
Cada caso e um caso , morei em portugal 9 meses trabalhei em 2 empresas , e os patrões , lixo seria elogio 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 um ate os clientes nas entregas dizia , como vc trabalha com aquele maluco 🤮🤢🤮🤢
Concordo com o casal. Moro nos EUA e os primeiros amigos que tive aqui eram portugueses. Pessoas sinceras, super amigas e amo. Amei conhecer Portugal. Fui 3 vezes e indo pra quarta agora em julho. E meu lugar preferido da Europa inteira. Onde sai tô confortável e segura.
Deve ser muito bom sair na rua sem temer ser assaltado.
Estou em Portugal a 1 ano, sou carpinteiro encarregado de uma carpintaria aqui. O início foi difícil, mas tendo uma mão de obra qualificada e provando o seu valor, tudo se ajeita. Hoje vivo super bem, e não tenho do que reclamar. A única dificuldade é a saudade da família, amigos, das comidas brasileiras etc. Mas Portugal tem sido muito bom, ao ponto de suprir com outras coisas a falta que tenho. (Deus na frente, e preparação são fundamentais.) Desejo sorte a todos.
Eu te entendo. As saudades da família quase que matam, né? Mas nesse momento, ao fim de 22 anos de Portugal, a família já é a única razão pra eu ir no Brasil. E só nas férias. E confesso que ao fim de 3 dias já tenho saudades de Portugal, kkkk. E a comida, sim, me revejo. No início também estranhei e senti falta da comida brasileira. Mas é questão de hábito, sabe? Assim que tu te habitua com a comida portuguesa, você começa a gostar. E olha que a dieta mediterrânica típica daqui é bem mais saudável, heim? kkk. Mas aí você até tem alguma vantagem: hoje tem restaurante brasileiro em toda a esquina, sempre pode ir matando a saudade da picanha e do churrasco. kkkk No meu tempo havia disso aqui não.
Volta para o teu país! Somos um país pequeno! Estas a tirar o lugar a portugueses! Só pensas em ti. Se realmente fosse Deus na frente, vencerias em qualquer lugar porque Deus está em toda a parte. Não queres saber deste país. Queres saber só de ti. Estás a mais! Volta para o teu país. Melhora o teu país corrupto e violento. Tem vergonha e sai de Portugal!
Boa tarde amigo,, tenho experiencia em marcenaria, +- 9 anos, você acha que é um mercado bom para tentar trabalho? estou cogitando ir para ai, mas tenho receio dessa questão de emprego..
Achei muito respeitoso a forma de abordar, não acho correto chegar em Portugal e começar falando mal do país e dás pessoas,criticando sem ponderar os dois lados
Ele é livre e pode sim falar.
Eh um canal brasileiro
Exelente vídeo, real total, as mulheres Portuguesas são sim maravilhosas, fortes e guerreiras, os portugueses ajudam sempre, são solicitos e ajudam bastante, sou brasileira e fiz a melhor escolha, PORTUGAL É FRUTO DE ESFORÇO SIMMMM, E DÁ PRA VENCER DEVAGAR E SEMPRE, retroceder jamais, ❤
Guerreiros são os homens!! Eles é que vão à guerra...mania de vangloriar só as mulheres...ridículo.
O vídeo mais realista sobre Portugal nos dias de hoje. Parabéns pelo conteúdo
Moro no Japão, um total de 15 anos em duas vindas, aqui tbem não é moleza não, com relação ao trabalho é bem o que eles falaram, é trabalhado até o último segundo, e o verão é judiado 😢 o inverno intenso, porém a comodidade e conforto de ar condicionado e aquecedores minimiza a situação, muitos de nós imigrantes vivemos um dilema de querer ficar, mas ao mesmo tempo sentimos saudades da família, amigos e comida ❤
Para quem já viveu em Portugal, há alguns anos, e hoje se encontra novamente aqui, realmente isso, não tá fácil, me lembro que há 13 anos, eu cheguei a ganhar mais de 2.000€ mensal, hoje tem cozinheiros ganhando 900€ e ainda têm que cozinhar e lavar a louça, então, as coisas por aqui, mudaram bastante, isso é fato. Mas, não deixa de ser um país fascinante, mas para quem pensa em vir para ganhar dinheiro, juntar e voltar para o Brasil, em pouco tempo, pode esquecer, ou melhor, nem venha, porque as coisas por aqui, não estão fáceis, tá? Parabéns pelo vídeo!
Volta para o teu país!! Este é um país pequeno, querem vir todos para cá? Luta contra a corrupção e violência no teu país! Tens um país grande, rico e lindo. Não venhas para aqui ocupar espaço e tirar o trabalho aos outros. VOLTA PARA O TEU PAÍS. Só estragas aqui. Ganhavas 2000 porque tiraste o trabalho a portugueses. Agora estão cá só brasileiros e de outros países e ganha se menos por VOSSA CAUSA. Sai de Portugal!
Morei em Portugal 2 anos, trabalhava feito escravo e dividia quarto. Trabalhava pra me manter, uma coisa que peguei de lição foi a valorizar o meu pais. Voltei para o Brasil com vontade de vencer e recomeçar na minha terra onde abandonei, hoje sou desenvolvedor de software, curso engenharia de software e vivo bem. Casado e nao penso em viver na europa tão cedo.
Valorizem mais o nosso pais, isso que recomendo.
O Brasil não deixa a desejar em nada em comparação a Portugal.
Quem o mandou vir? Mais um iludido que pensava que abanava árvore e caia os euros..... desculpe mas foi um autêntico azelha se esteve tão mal assim durante 2 anos, so tinha que ir a luta procurar melhor. E mais pela sua conversa ja da para ver que foi do tipo que chegou cá, so qui saber em "andar" com brasileiro, devidir quarto com brasileiro.... gente básica que não faz nada para evoluir nem ACEITAR que mudou de país e que TEM de se adaptar...
falou tudo só quem passou por isso sabe não vejo a hora de descer no Ton Jobim
@@fatimacerqueira9997falou o ladrão de ouro kkkkkk
@@ElizabeteCoimbra-kf9lq jument@ da para ver que és das que não gostas de ler as verdades e és o exemplo de que muitosssssss Brasileiros aqui em Portugal tem vergonha. A verdade é para ser dita,não vivemos de ilusões e nem vivemos de mimimi. Gente desse calabrie nunca devia ter saído da selva pois não aabe viver em sociedade. Aqui so ficam os brasileiros bons, trabalhadores e educados. Quando quiseres chamar ladrão olha bem para o teu país que em pleno século XXI continua a matar os indios e a roubar-lhes as terras.
@@ElizabeteCoimbra-kf9lq ressabiad@,invejos@, não tenho pena de si, tenho pena de quem vive com uma pessoa como a senhora. Deve ser um castigo todos os dias viver em constante frustração. Aqui não é extensão do brasil e se pensavas que era abanar árvore que caia os euros enganaste te. É muito mal mas continuas cá.. quando fores ja vais tarde. Pessoa como tu so deixa ficar mal os brasileiros de bem,trabalhadores, educados, gente boa que da gosto lidar no dia a dia.
A primeira vez que ouço alguém com senso falar a respeito de mudar para outros países. Se você está relativamente bem no Brazil não vale a pena. Se você não quer começar do zero não vai dar certo. É uma mudança muito além do que a pessoa imagina. E precisa ser muito, muito resiliente. Qualidade de vida não é só fazer/ter $$$.
Estou em Portugal há 2 meses . Eu não consegui emprego por 45 dias. Tive que procurar na zona rural (agricultura), vi que foi fácil. Há necessidade de mão obra. Amoooo meu emprego e já tenho contrato.
Benvindo ao meu país. Emigrar não é fácil, e nós que somos, portugueses, país de emigrantes, sabemos bem disso, mas, quem sai do seu cantinho, tem de arregaçar as mangas, se adaptar, respeitar, e, com muito esforço, conseguirá alcançar objetivos, que no seu país não teria oportunidade. Muito boa sorte para si. Abraço fraterno
Quanto você ganha ?
@@RoniStuati é doido?
@@ricardotuga1738 Doido é seu português errado analfabeto 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Nós precisamos cá de trabalhadores para agricultura,construção civil e condutores de camiões, pessoal para os Lares de idosos e limpezas.
Otima entrevista, acompanho os dois youtubers desde o início.... Moro aqui em Portugal com três filhos pequenos, trabalho na fábrica 8hs em pé andando sem parar, não é fácil... Mas tudo é um processo... Falou muitas verdades nesse vídeo, e com relação a trabalhar menos e ganhar o mesmo, eu concordo mas aqui a educação, mentalidade deles é muito diferente... Admiro muito os portugueses, são pessoas que ajudam muito os brasileiros....E de fato é zerar, recomeçar do zero 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻...
Casal de bom senso e dentro
Da realidade . Excelentes . Sou imigrante nos Estados Unidos há de 30 anos e sei na pele o que è ser imigrante . Não desistam. Pé no chão . Continuem administrando a grana desta maneira . Conheço Portugal, uma delícia , como turista .
Boa sorte e continuem dentro desta realidade e com este relacionamento
Desculpe … transparente Deus abençoe
Era mais fácil ir pros EUA antes do 11 de Setembro? Fico me perguntando isso...
Realmente os portugueses são maravilhosos morei 3 anos em Portugal e fui muito acolhida por eles, amo esse país ❤
Com esse nome e você não é portuguesa? Incrível kkk
😂😂😂😂😂😂@@edsonsiqueira8602
Como português estou farto de portugueses.
Sem maneiras, bimbos sem classe, confiança duvidosa.
Eu tenho uma boa visão desse povo, só de ver as ruas tão limpinhas a gente ver que são outro nível! Infelizmente aqui tem muitos mal educados, não generalizando.
@@jimmykedlync.4490irmão nao vai por comentários de um e outro que cada caso e um caso , morei 9 meses e trablahei em 2 empresas , os patrões , fala que era um lixo ainda taria elogiando , si acha brasileiro arrogante e sem educação va pra la e vai muda seu conseito do brasil como eu , cometario de quem conheceu um o outro e facil , trabalhei 9 meses de motorista 6 deles fazendo entraga nos cafes , como as padarias aqui , 80 % dos portugueses que conheci são pior que lixo , não são todos , mais vai la ai vai vai ve qual pais tem mais gente arrogante , sem educação e mal educado , so pra começa o idioma dos portugueses e ( gritanico ) so fala aos berros 😂😂😂😂😂😂😂😂
Meu Deus, eu e a minha família somos muitos favorecidos com os portugueses! Grata demais!!! ❤ aquele 8 anos em Portugal. Passamos também por muitas dificuldades e quem nos ajudou foi aos nossos amigos portugueses.
e estaremos sempre cá para ajudar quem vier por bem e quiser ajudar o país a crescer.
🧕Vocês devem ser brancos. 🧑🏫🤠🤱🧒👶🌻😀😹😀
Qual cidade morou lá? Foi embora? Obrigado…
Excelente entrevista, objetiva acima de tudo, eu e minha esposa estamos fazendo intercâmbio na Irlanda e o próximo passo, se Deus quiser é morar em Portugal, muito informações importantes nessa entrevista, parabéns ao Thiago pelo canal e Deus continue abençoando o casal e toda família.
Uma das melhores entrevistas do canal. Parabéns Thiago!
Ah, parabéns também para o cameraman, ficou show
Completei 6 anos de Portugal com minha esposa. Estamos indo pro segundo filho e muita experiência para contar, se quiser Thiago vir para Viseu será bem vindo para fazermos um video igual esse.
Se vive no aperto e se matando de trabalhar , melhor ta no Brasil . Viver uma sub vida, só pra chegar aqui e falar. Moro em Portugal... realmente não entendo !
Em Portugal , na Europa e em qualquer país civilizado, a igualdade homem / mulher é um facto , tanto nos direitos como nos deveres , e no trabalho , claro!
Concordo. Aqui no Bananil as mulheres tem mais direitos e menos deveres, ou seja, ainda não somos civilizados.
@@lucas_almeida10 🤦♂
@@lucas_almeida10
Mais um vira lata do Brasil que acha que o gramado (ou o relvado) do quintal do vizinho é mais verde.
A questão não é igualdade entre homens e mulheres, é o trabalho semi-escravo e absurdamente mal remunerado. Não adianta defender Portugal, cultura trabalhista de exploração, é fato!
@@adrianaoliveira92 Ohhh Adriana. Só um banana nos dias de hoje é que se deixa ser explorado. Ninguém é obrigado a trabalhar, quem não se sente bem num trabalho simplesmente entrega a carta de despedida e vai embora. E sim vou defender Portugal, porque o país não tem culpa de muitas mentes ignorantes que julgam que imigrar é ir fazer turismo. Nos EUA as regras nos trabalhos são bem pesadas e quem não as cumpre são convidados a sair, como eu próprio já vi com os meus olhos, porque assisti um brasileiro ser despedido por simplesmente chegar atrasado ao trabalho 5 minutos. O brasil tem muito para desenvolver e deixarem de estar a educar as pessoas a serem mimadas e autênticas crianças adultas, a cultura do ai ai ai, cheio de mordomias julgando que nos outros países dão trela a essas mordomias, mas não, na Europa, EUA, Canada entre outros países trabalha-se a sério e sem esse famoso mimimimi que já ninguém pode ouvir.
Estamos aqui também 2 anos e 4 meses nos 7 primeiros meses foi triste 😅 nas obras é ralado hoje trabalho de operador de auto grua estou muito feliz com as conquistas. Acabei de abrir uma empresa de TVDE e vamos pra mais um Desafio bora pra cima
Sou portuguesa, fiquei super feliz por ouvir a realidade de Portugal e estou super chocada com imensos comentários tanto de brasileiros como de portugueses...
Que top, esse vídeo falaram toda a realidade de Portugal, apenas cabe a o imigrante querer continuar a luta com a fé em Deus e se caso não consiga e retorne também está válido, porque pelo menos tentou e viveu.
Rapaz, tenho morada aí em Famalicão, fiz muitas caminhadas aí no Parque da Devesa e no verão tem shows e cinema e não tive o prazer de conhece-los, além de você Thiago e esse casal que acompanho a trajetória desde fevereiro 2022. Ambos canais com informações verdadeiras e bastante transparentes de como é a realidade de imigrar e viver em Portugal. Parabéns e sucesso.
Que coerência desse casal. Estive em Portugal recentemente... Eu não consegui permanecer. Exatamente por avaliar essas questões. Vivemos mto bem no nosso país. Na região sul tem mais qualidade... Mudar pra outro país pra viver igual. Só faz sentido pelos motivos que levam a ir.
Gostei mto desse relato, foram mto honestos.
11:38 concordo! Há 20 anos atrás quando eu cheguei, ficava atordoada de ver mulheres no açougue (talho), arrebentando os ossos no cutelo. O trabalho de poda de árvores, mulheres com a serra elétrica lá em cima e os homens cá embaixo, segurando a escada ... Eu ficava tipo🤔
E é comum vê-las conduzindo os autocarros, carros pipa, caminhões enormes.... Como diZ uma amiga portuguesa: " a mulher portuguesa tem pêlo na venta"😅
Algumas têm bigode mesmo...kkkk
Isso é mentira .
As brazucas são invejosas por não terem a beleza das Portuguesas .
E as brasileiras costumam ter bigode no cu.
As brasileiras têm bigode no cu.
É verdade as brasileiras têm bigode.
Sejam vem_vindos a Portugal maravilhoso comas suas coisas más e boas como todos os países do mundo,Deus vos abençoe, amo Portugal e aqui ficarei ,com filhos e netos.
Muito realista esse vídeo!
Morei durante um ano na Áustria. Minha esposa foi fazer um ano do doutorado em Viena.
Pude ver e viver duas realidades , a da minha esposa que teve que trabalhar no país com o pessoal local... E a minha trabalhando como home office, uma vez que meu trabalho me permite trabalhar de qualquer lugar, desde que eu tenha uma conexão com a internet disponível.
Para minha esposa foi terrível a experiência, e olha que era um trabalho mais técnico, menos braçal.... Porém o modo como se dão as relações de trabalho e interpessoais são muito diferentes das nossas, é uma cultura muito diversa da nossa. Nem melhor, nem pior, só diferente.
Já para mim que não precisava ter relações com as pessoas de lá foi maravilhoso... Eu praticamente fui um turista durante um ano inteiro... Tive alguns perrengues ao lidar com pessoas nos serviços públicos, mas se algo ou alguém me incomodava, podia virar as costas e seguir meu caminho sem a necessidade de estender o contato além do necessário.
O que eu tirei como ensinamento é que se a pessoa imigrar sem necessidade de ter que depender de um trabalho local para sobreviver, e se você tiver uma renda acima da média do local, a sua experiência tende a ser muito mais simples e agradável.
Um amigo brasileiro que fiz lá em Viena, que mora lá desde 1987, disse que enquanto ele dependia de ser empregado de alguém lá a vida dele era bem mais difícil... Ele dizia que trabalhar com as pessoas de lá era muito difícil para quem não foi moldado na cultura local, que era difícil lidar com as pessoas nativas no trabalho.
Resumindo, a sua experiência como imigrante depende muito da situação à qual você está exposto além de sorte, é claro!
Falou falou NAO DISSE NADA😂😂😂😂😂
@@crissouza4491 Vc que é burro e não entendeu nada
Brasil é subcultura
@@crissouza4491você é que não tem capacidade de interpretar, a culpa é da sua mente que queria que ele escrevesse o que estava na sua mente 😂😂😂😂 também não percebeu, a culpa é da escola 😂😂😂😂
Sim concordo, mas vocês não foram propriamente para um pais fácil a nível de relacionamento humano, se para os turistas os austríacos são o que são, imagino para quem vá trabalhar para o lado deles, mas tirando isso eu apaixonei pela Áustria, que pais incrível
Vim para o Porto ano passado (tenho 19 anos), sou do Rio de Janeiro, e vim com visto de estudante, ou seja, já tinha SEF agendado no visto do passaporte, e minha sorte é que tenho pais que me ajudam financeiramente para as coisas básicas, até porque morar sozinho com 19 anos em outro país não é facil, e trabalho como uber eats, garçom e ainda estudo para tentar segurar as pontas.
Por vivência, pude perceber que não é nem um pouco fácil a mudança brusca de vida, mas garanto que lhe trará uma maturidade emocional imensa, e eu como vim solo precisei me virar para tirar meus documentos, achar um quarto numa casa compartilhada (260 euros), fazer meus passes, pagar faculdade, criar conta no banco, achar emprego, cozinhar, passar, lavar, e ainda estudar.
Viver fora, muito provavelmente será longe das mil maravilhas, mas quem vem com determinação, ambição, MUITO planejamento e com um objetivo em mente, terá chances muito maiores de sucesso, e se não estiver disposto a abdicar de certas coisas e enfrentar medos e incertezas, nem venha.
Você pode nem estar se apercebendo, mas você está se formatando para ser um cara completo, com capacidades acima da média para o brasileiro típico e com uma visão muito mais alargada e abrangente que teria se nunca tivesse saído do Brasil. Apenas lhe peço que de futuro tenha a humildade de olhar para trás e de compreender as portas que a Europa abriu para você e de ser grato por todo esse aprendizado. Um homem sábio não consegue evitar ser humildade, pois ele sabe que aquilo que sabe é muito pouco comparado com aquilo que não sabe. É a superação do Dunning-Kruger. Seja um brasileiro diferenciado e não um brasileiro típico. Pelo seu comentário, você me parece ter os predicados necessários. Me revi em você quando cheguei em 2002. Eu casei com uma portuguesa e acabei ficando, mas se você um dia retornar para o Brasil, seja grato para com a Europa, para com Portugal, pelas valiosas lições de vida de autossuficiência e de construção de caráter que ela te proporcionou. A ingratidão é típica das mentes menores. Se queremos que o Brasil deixe de ser o Bostil e engrene de vez no caminho que o tirará do terceiro-mundismo, primeiro precisamos de mudar os brasileiros. Você poderá ser um dos exemplos a seguir, um dos elementos da mudança. Tenho esperança em você. Um abraço.
Volta para o teu país! Tens um país grande e rico e lindo! Vocês são 217milhoes. Aqui somos pequenos. Estás em Portugal a destruir. As faculdades são pequenas e não há vagas para todos. As rendas a aumentar e os hospitais com cada vez mais problemas para atender. Não és bem vindo! Só vens para destruir. Só pensas em ti! Queres ajudar e crescer, torna te homem no teu país que bem precisa. Não aqui. VOLTA PARA O TEU PAÍS
Sou brasileiro vivendo em Portugal e em relação ao país, é um sonho realizado, em relação ao trabalho é um pouco difícil de conseguir. Arrendamento é a maior dificuldade aqui em terra lusitana, mas tirando isso, a qualidade de vida é infinitamente melhor do que no Brasil. AMO PORTUGAL ❤🇵🇹
Sai de Portugal!! Este é um país pequeno, querem vir todos para cá? Luta contra a corrupção e violência no teu país! Tens um país grande, rico e lindo. Não venhas para aqui ocupar espaço. VOLTA PARA O TEU PAÍS. Só estragas aqui. As rendas são caras porque estão cá todos! Não pensas nos outros só em ti. À qualidade de vida é melhor porque os meus antepassados lutaram por isso. Luta pelo teu país! Não venhas destruir o meu! NÃO ÉS BEM VINDO
Muito obrigado pelo vídeo e por ajudar Portugal a crescer :) força amigos
Tb estou em França e a pensar no futuro para ir para Portugal. Abraço e força aí :). Videos top bem feitos esclarecidos e sempre motivadores para quem quer fazer uma nova vida. 😊😊😊
Moro na Austrália a 3 anos estou voltando graças a Deus! Brasil apesar da dificuldade é o melhor lugar do mundo
parabens Thiago e Wallace/Fabi,estou em Portugal faz 4 meses,vim sozinho,e igualmente vcs eu vim pensando em meus filhos,uma oportunidade para eles,mas infelizmente no meio do caminho um divorcio veio ao meu encontro,mas seguimos firmes e inspirados por pessoas como voces...SUCESSO
Só favelados a chegar cá
E de chinelos furados.
PERFEITA a colocação de vocês. Mostram a realidade, colocam as coisas boas e as dificuldades. Espero que as pessoas que querem vir sejam críticas para ver essa realidade e não se iludam com vídeos que mostram suas compras de supermercado com 50 euros. PARABÉNS!!!
Morei em Portugal e lavei muita louça...foi bem sofrido....deixei meu apartamento quitado ...tinha uma qualidade de vida legal no Brasil...e tive que mudar totalmente meu padrao de vida nesse um ano que morei la.....pra mim não valeu a pena....Hoje não troco minha vida aqui no Brasil por nada....
@@avidaebela.2684 É esta a conclusão que estou chegando. Vou completar 2 anos em PT. Pelo menos consegui economizar e quitar o financiamento do meu apto no Brasil. Portanto, meu objetivo foi atingido. Mas em PT não tenho espaço para “luxos” tipo faxineira 1x semana. Já no BR eu já consigo pagar por esse serviço. Outra coisa é que tenho de pagar aluguel e no BR já vou ter um imóvel quitado. Portanto, penso em regressar no final deste ano🙏🏻
@@marcopereira8618 Que bom que vc conseguiu quitar seu apartamento!!! Quando morei aí não tinha "luxo" nenhum!!! Aqui minha vida é super tranquila!!!!
Certíssima !
Preciso dessa força,pois estou voltando!
@@Ondequandocomoeporque é a melhor decisão. Força e fé🙏🏻
O foco de dar certo um negócio, não é pensar no ficar rico da noite para o dia. Dinheiro é uma consequência daquilo que você faz ou contribui para trocar por ele. Primeiro foco é saber o que gosta de fazer e fazer com amor e saber atender como gostaríamos de ser atendido. A conquencia desses resultados te dará com o dia a dia e com o tempo. Realmente para quem pensa em jeitinho, na Europa não existe jeitinho. Para quem pensa em ir para Europa, existem pessoas com experiências diferentes. Europa não é para todos. Nem todos ficam, mas muitos ficam e gostam. Não deixem filtrar na sua mente que é ruim, para saber basta dar o próximo passo, para saber se vai dar certo ou não. Deus abençoe a todos. Não desistam dos seus sonhos e seus ideais.
Exatamente, essa entrevista foi feita com dois vagabundos q no Brasil viviam de acordo sujo... Não querem arregaçar as mangas
Ainda são manipuladores
Olha so ! Eu sou completamente insuportável e não admito em perder os meus 25: 57 min pra assistir esses vídeos que infelizmente só nos trás pensamentos negativos ! Mas esse vídeo ao começar assistir vi que tinha conteúdos bons e relevantes e o casal conseguiu me atrair com seus depoimentos positivos e negativos, meus parabéns 🎊🍾🎉🎈 por me fazer assistir esses 25 min. ME CONQUISTOU 👏🏼👏🏼👏🏼 LEMBRANDO que no NOSSO brasil há muitos lados POSITIVOS ! O problema é só a falta de SEGURANÇA.
2:48 Em 1995 fiz minha primeira viagem para a Europa (não vim para Portugal aquela vez), mochilando e sozinha. Falava um ingles e um espanhol péssimo. Foi uma experiencia maravilhosa e me conquistou tanto que nunca mais deixei de visitar a europa. Ha 4 anos vim morar aqui pois tenho cidadania portuguesa. Adoro Portugal mas se querem vir para portugal é bom vir com vontade de trabalhar pois os portugueses trabalham muito e pesado. Se ficar com muito mimimi vai ficar desempregado...não poderá pagar por uma casa para morar e morrerá de fome. Força!!!
Obrigado por tudo Portugal, mudou minha vida.
Está curtindo portugual?
Como está a questão da legalização, ainda está fácil?
@@Rodrigo-iy6nb ta dificil p caramba, tens de estudar bro
Entrevista excelente. Quando cheguei aqui em Portugal e percebi que aqui é "só um lugar", mudei muito minha forma de ver o mundo. Como vim a trabalho e com objetivo de me internacionalizar (trabalho em um time multicultural, então sou obrigado a falar inglês), estou por aqui até concluir meu objetivo, mas sinto saudades do meu país todos os dias.
Legal! Com meta e foco muito claros é menos difícil passar pelo sofrimento.
Quem busca vida de rico, não tem para onde ir porque isso de imigrar para um local e virar rico instantâneo não existe em lado nenhum. Isso que falam nesse vídeo aqui é verdade pra todo o mundo e não somente para Portugal. Quando imigra, vai ser sempre imigrante. Tem de estar preparado para vestir essa capa. E querer acumular. Acumular os ganhos. Ou seja: não esbanjar, não gastar. Tem que aprender a viver modestamente, apenas com o necessário, trabalhando muito e descansando pouco. Ter a noção que não é fácil, que por vezes poder parecer humilhante, que vai ter de fazer trabalhos duros que talvez no Brasil você não faria. Mas é algo necessário, para você poder crescer, para quando tiver um bom pé-de-meia acumulado (em Euro ou em Dollar), retornar ao Brasil e fazer vida de riquinho (comprar um terreno, fazer uma casa, comprar carro novo, montar um negócio). Mas sempre com muito juízo e orientação, por que o dinheiro se ganha com dificuldade mas se gasta fácil demais. Imigrar não é um El Dorado automático, não. Nem na Europa nem na América do Norte. Sempre tem que trabalhar - e muito - ser resiliente e não desistir de primeira (nem de segunda, nem de terceira) e ter sempre os pés no chão. Ah, e cumpra com as leis do país que te acolheu, seja humilde e grato às pessoas locais. Isso te ajudará imenso, você vai ver. Conselhos de um Brasileiro imigrado há mais de 20 anos.
Corretíssimo
O Rico vê oportunidade onde o pobre vê dificuldade... Já tinham um estabelecimento aberto, vêem que os clientes pedem café em vez de hamburguer, é apostar nisso em vez de forçar o vosso desejo no cliente. Aprende a tirar cafés, aprende as terminologias, umas tostas mistas, umas torradas, um contracto com um fornecedor de bolos... não?
Pensei a mesma coisa, realmente ñ seria fácil! Porém is clientes já estavam indo até o estabelecimento deles, então poderia diversificar os produtos deles p/ atrair mais e mais clientes, bolos, cafés , croissant etc..
Isso daria a eles um pouco mas de fôlego até conseguir firmar o negócio deles .
Mas ñ é fácil mesmo!
Também reparei nisso, eles vacilaram ao abrirem a hamburgueria sem verificar o nicho local. Achei um erro primário, me desculpe o casal!
pois é...
Os portugueses pedem uma chávena de café e ficam ocupando o espaço várias horas além de um monte de velhotes desocupados no café café.
Quem acha q era só mudar os produtos não sabe nada de Portugal. Kkkkkkk ... É engraçada demais a inocência do povo do achismo
Bom dia Deus abençoe acompanhei os 3 quando comecei a me arrumar pra vir a Portugal estou a 1 ano e meio já , estou muito feliz com minha família
Acha que valeu a pena amigo? estou pensando em ir também
O que eu fico impressionado é isso. Ate os 10 minutos de video, alem de eu ter minhas duvidas que eles sao de Floripa mesmo, TODAS as coiaas que eles reclamaram ai acontece no Braisl rbm. Quem é o tonto que nao sabe que pra abrir um negocio proprio vai depender da tradição do bairro, isso é a MESMAAA coisa aqui. Ja sobre as fábricas, aqui no Brasil graças a Deus, mesmo nao sendo nada perfeito as empresas investem muito em segurança do trabalho e EPI's adequados. E que coincidência ne. Ele tbm disse ser formado em técnico em segurança do trabalho. Então pq nao foi procurar nada disso ao invés de ser pião???
E mais: é ÓBVIO que antes de dar seu horário de bater ponto vc precisa continuar lá e nem que seja inventar serviço. Afinal existe uma carga horária a ser cumprida. Aí se um estrangeiro ver isso pensa que no Brasil vc "termina" teu serviço e simplesmente pega tuas coisas e vai embora. 🙄🙄
Essa conversa de que quer conhecer outras culturas não pega. Só faz isso quem tem dinheiro.
Fui das primeiras pessoas a alertar ao Wallace que o ponto não era bom.
E essa outra conversa de qualidade de vida, por favor, quando o dinheiro não dá pra suprir as necessidades faz o quê? Ah, não "preciso de momentos de qualidade com a minha família". Tá, me engana que eu gosto.
👍Excelente comentários.
😂
Concordo plenamente.
Cara eu fico indignada a mulher trabalha em uma fábrica e o bonitão fazendo 5 hs no delivery ele deveria é ter vergonha na cara , como ele tem muitos aqui nos Estados Unidos só que aqui a mulherada não aguenta , mulher aqui não sustenta homem preguiçoso 😡
kkkkkkkkkkk Véia tu chegou na voadora viu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "eu como é feijão né H não em Véia" ... Ahhh nós não éramos pobre no Brasil não, logo depois diz...(" tivemos que vender tudo porque as passagens eram muito caras") e olha que particularmente não acho, pra viajar aqui dentro do brasil você gasta o que vai pra PT em certos estados.
Se tem a ideia de que o Brasil é que está atrapalhando e não deixou eles crescer.
Quando estão fora descobrem que o problema não é o país e sim eles.
Bingo!! É isso!
Verdade. Por outro lado se vc nao tem preguiça de trabalhar, vc tem chances q nunca teria no Brasil.
Não sei de onde que vcs tiram a ideia de que trabalhador terá mais regalo da vida em terra estranha.
Pobre no Brasil é pobre em qq outro lugar. O resto é ilusão.
Agora, morar um tempo fora, aprender línguas, culturas, estudar...aí sim! Mas sair daqui para ser escravo em outro país? Comer o pão que estrangeiro amassa com os pés....naaooo dá.
certamente. Minha mãe e avós vieram para o Brasil, de Portugal, para conseguir trabalho e criar os filhos. Minha avó dizia que com dinheiro todo lugar é bom. Eles e tantos outros imigrantes CONSTRUÍRAM meu estado e boa parte do país, e construíram do zero, pq só tinha mato aqui.
Vero
Entrevista muito bacana, sincera e bem explicativa. Parabéns ao casal!
Acho que é a vida de qualquer imigrante independente do país que vc imigra. Aqui nos 🇺🇸 trabalha muito. Limpeza é pesada, restaurante 12-13 hrs por dia e geralmente 6 dias semanal etc.
Trabalha muito mas tem retorno financeiro. Portugal é exploração e pobreza.
@@adrianaoliveira92
Fica no bostil.
@@adrianaoliveira92raramente voltam ao país de origem, será que vale a pena? Talvez não ganhem tanto assim...
Aqui tem leis , no Brasil até crianças vendem nas ruas...é isso que querem continuar a ter ...
@@adrianaoliveira92 Nem sabes o que dizes. Nos EUA a vida está cada vez mais complicada e tudo caro. São às centenas a regressar ao Brasil.
O tipo de trabalho que vocês buscaram não é pra imigrante. Aqui nos EUA não é diferente, trabalho em uma loja de departamentos que a manager também descarrega caminhão. Boa sorte para vocês!!! 😊
Vocês são o exemplo da boa gente brasileira que está em Portugal, você disse que foi ajudado por portugueses, claro que foi, voces merecem a ajuda, os portugueses sabem ver quem é quem.
Em parte nenhuma do mundo e facil a imigracao. Nos, portugueses, somos um povo guerreiro!! Espalhados pelos quatro cantos do mundo, adaptamo-nos a tudo , agarramo-nos ao trabalho e sabemos poupar o dinheiro. So assim temos sucesso! Fomos educados para isso. Os brasileiros devem fazer o mesmo, se querem vencer na vida, nada se consegue sem sacrifio.
A FORÇA da mulher portuguesa é incrivel em toda parte do Mundo 🇵🇹.
@@lucianapereira3043 Parabéns!!
Minha mãe era mais valente que um homem. 💪💪💪
Melhor ainda se fossem bem remuneradas por essa força.
Ou melhor, nem fosse necessário destruir a própria saúde por um salário que não vai permitir uma boa aposentadoria...
Os portugueses são muito fortes mas também muito humildes. Acho que eles nem têm noção de toda a bravura e coragem que os caracteriza. Mas está até no hino deles, né? "Heróis do mar, Nobre povo. Nação valente, imortal."
@@Oil2024 sabemos sim oil, quem não sabe são os nossos governantes
Um dos melhores videos realista da europa/portugal que eu já vi, os influencers em geral so querem iludir pra depois ganharem clientes/vitimas. Parabens pelo conteúdo.
Os dois canais mais sinceros que acompanho!!
“O que eu tô fazendo aqui”
“Será que preciso passar por isso”
😂😂😂😂 Pensamentos que acredito que todo mundo que imigrou já teve!
“Mulher trabalha de igual a igual a homem”
“Varrer pra passar os 5 min finais de um dia de 8hs TRABALHADAS”
São tantas verdades!!!!!
Ou zera a vida, aceita e segue ou a depressão vem!
Parabéns pelo vídeo! Sucesso em vossas vidas!
3 pessoas que admiro muito. Thiago, Fabi e Wallace. A realidade é sempre diferente do sonho. Pra quem vai pra trabalhar tem que saber o que o espera. A real não é dita, o que se propaga é o sonho.
Muito bom o vídeo. Que Deus abençoe vcs ... ❤
@@memariafernanda admira o q no walace.kkkk meu Deus
@@Portugaltrilegal Admiro nele o fato de não ser igual a você! 🤣 Brincadeiras a parte... Assisto ele desde sempre... quando nem em Portugal ele estava... Um cara alegre... um cara familía, que apesar das tempestades não deixa a peteca cair, Fabi uma mulher guerreira ,trabalhadora e por aí vai.
Não é fácil ser imigrante e se encontrar em um país diferente, a ponto de se sentir em casa fora de casa.
Tu o questiona pois a forma dele ver a vida não condiz com a tua. Mas a vida é de cada um , e cada um a vive da forma e maneira que quer... Cada um com sua experiência... Já vi muitas pessoas reclamarem a balde de Portugal, dizerem que é horrível, que não vê a hora de voltar pro Brasil... mas já vão a 2 anos morando em PT e não voltam , só reclamam. Ele pelo menos tenta com a comédia segurar as pontas... Quando o pai dele faleceu ele estava em Portugal ... Eu chorei junto com ele... pois me coloquei em seu lugar... optar em estar em outro lugar ,longe dos seus é abdicar de outras diversas coisas... Ou seja ao invés de criticar, o conheça melhor! Tenta fazer amizade... ou assista os vídeos dele... colega cada um com seu cada qual. Se vc fosse a outro país e trabalha-se em algo muito brabo, e fala-se a alguém " ta brabo" a pessoa vai te dizer hiiiii vagabundo... Porém pra ti não é bom... se pro outro é bom amém. Entendes..
@@Portugaltrilegal
Deve ser a banha.
Que relato esclarecedor.
Pelo que entendi, corrijam-me se errei em minha colocação:
Seria viável já se planejar na aquisição de uma moradia própria e um veículo para locomoção? E outra coisa, com relação ao emprego, já ir com visto de trabalho, além de um fundo de reserva, essa seria uma boa estratégia, penso eu.
Gostei da entrevista e da sinceridade do casal. Força e felicidades
Sou neta de vó e vô, tios portugueses, conheço a culinária e um pouco da cultura e o jeito de ser dos portugueses. Tudo maravilhoso..., lugares lindíssimos... Porém eu não acredito que uma pessoa trabalha o mês inteiro só para pagar aluguel esteja contente rsrsrs, trabalhar com entregas também não é fácil rsrsrs, e morar junto com a sogra rsrsrs, sinto muito, mas talvez ela esteja sendo "usada" para contribuir com as despesas, cuidar do neto, casa....
Me perdoe, mas a coisa só vai piorar no mundo inteiro pra quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir.
Recuar é também uma estratégia inteligente, desde que a pessoa não seja orgulhosa e não permita que o ego domine.
Gratidão
90% do brasileiro descende de portugueses....
90% do Brasileiro descende de portugueses...
E de índios e Africanos.
Admiro os brasileiros que saem para viver fora do País. São guerreiros de verdade. Não me imaginaria passar pelo que esta moça passou, de trabalhar em uma fábrica e carregar peso. Aqui no Brasil, as mulheres não fazem esse tipo de serviço. Gostaria de conhecer esses Países, mas só como turista. Meu Brasil não deixo, mesmo porque não aguento grandes invernos. Aqui, no Rio, quando faz 18 graus, já sinto frio! Casal muito simpático e realista. Parabéns pelo vídeo! 🥰🥰🥰
Eu acho que mesmo ganhando bem no Brasil, aqui não temos segurança, saúde, educação então mesmo ganhando bem quem quer ir tem que ir. Não é só um salário bom que faz a pessoa feliz! As vezes compensa ir pra Portugal ganhar o essencial pra viver mas ter muitas outras coisas em troca❤
Quais outras coisas, em troca povo chato invejoso não gosta de brasileiros, tem praias mais ninguém consegue entrar, frio todo tempo do ano. a mais tem segurança, nas ruas kk só nas ruas porque o que morrem imigrantes e perdem membros nos trabalhos ninguém fala mês passado morreu dois brasileiros de uma vez caíram do andaime, eles não usam capacete protetor auricular óculos luvas, se você pedir vc e brasileiro querendo arrumar problema pessoal com mente atrasada
@@ElizabeteCoimbra-kf9lq sabes que vir para a internet com comentários falsos, consegue-se identificar a pessoa... os brasileiros que morreram não tinham a proteção devida Porquê??é que aqui é obrigatório e eles não tinham Porquê?????? Pois é escolhem gente que nem luvas para calçar tem qualificação quanto mais para o resto....
Engraçado que rico que ganha bem no Brasil, não migram para outro país,largam tudo para ir trabalhar e ter mais segurança em outro país.kkkkk Quem faz isso é sempre o pobre que vai ralar pacarai para dizer que vive na europa.kkkkk
Não sabe o que diz , a carga de trabalha pá é pesadissima nem o Wallace aguenta , quem trabalha na fabrica é a mulher 12 horas por dia.
@@TeixaPensador 🤣🤣🤣🤣 diria mais: muito pesado 🤣🤣🤣🤣 para quem não quer trabalhar tudo tem defeitos.
A maior conquista deles e terem mantido a união.
Adorei o vídeo! Parabéns ao casal pela sinceridade e lucidez. Uma pergunta que ficou após saber que as mulheres trabalham da mesma forma que os homens é: o salário entre homens e mulheres (na mesma função, claro) é o mesmo? Um abraço!
Desculpa, mas uma pessoa que vai pra Portugal trabalhar por salário mínimo, passar perrengue, ser estafeta, era sim de classe baixa no Brasil.
Podia não morar na favela, mas era sim classe baixa, tanto que trabalhava de Uber.
Nem precisa falar mais nada.
@@diegowcamorim : tem toda a razão. Nesse caso, procura-se emprego no próprio país. É um país quase infinito.
Lá são favelados e em Portugal querem ser Doutores.
Utopia, tenho 38 anos, desde 2010 Trabalho. Sair de 1 salário x em 2010 no Brasil (salário mínimo) para 5x em 2 anos, quando estive aqui pela primeira vez. Nem todo mundo que vem é por dinheiro, pois com 5 salários mínimos no Brasil não é classe baixa e vivesse pior que em Portugal com 1.
@@andresouza9186cinco salários no Brasil é classe baixa, embora não se vejam assim, basta ter consciência de classe. Ganhar um salário mínimo no Brasil é classe baixíssima, abaixo disso são os miseráveis.
@@diegoamorim793980 % ganham até 3 salários mínimos no Brasil , 5 salários mínimos é menos de 10 % , Wallace não ganhava isso tudo.
Eu aconselho qualquer uma pessoa vim se vim com disposição de trabalhar aqui tem preconceito sim mas tbm tem MTA gente boa uma coisa eu garanto e mto melhor que o Brasil aqui vc vive bem agora se for preguiçoso aí n venha. Papo reto venha com disposição e MTA de trabalhar
Ótimo video , bem realista , parabéns ao casal de guerreiros .
Morei em Lisboa 3 anos (2001-2003) conheço bem essa vida de migrantes .
Desde então resido na Alemanha , mas voltar ao Brasil nunca foi opção é a perceverança é que vence .
Se Portugal tivesse os sálarios dos alemães era um paraiso na EU . Em +/- 10 anos estarei aposentado ... que sabe ...
Um abraço .
Cai aqui de parquedas vidio muito sobre verdadeira realidade de aportugal e fabricas onde trabalhei 18 ano emigrei para a Bélgica as fabricas nao mudou muito e eu com curso de higiene e segurança no trabalho vendo o que nao estava correto e sem poder dizer nada e como disse e carregar pesos e muitas horas teve de ser por nao falar a lingua resumindo estou com um problema grave de coluna sem reparação. Quero dizer k como emigrantes seremos sempre emigrantes . Parabéns gostei do conteudo falou certo sobre a realidede do emigrante seja que pais for🇧🇪
Eba, vamos assistir!🎉🎉
Este casal é muito lindo e parecem gente fina. O jeito deles de conversar é muito sincero e envolvente. Parabéns por tentar fazer algo diferente ainda que não fez sucesso total. Mantenham esse semblante agradável e a vida eventualmente vai te abençoar
Weee, to indo pra Portugal em outubro, tenho 3 planos de vida, um deles tem que dar certo kkkkkk
Boa Sorte Meu Amigo 🤍
Eu Que Sou Portuguesa e Saí Kk 😂
Mas Desejo Sucesso Para VC ❤
Tem Visto? Atenção que a Lei mudou...
@@miguelcampos2893avisa não deixa vir,vai que os caras da migração estão com sono.
Ta lascado , vai trabalha de que ? Morei 9 meses trabalhava de motorista viajei aquele cu da europa de canto a canto , ganhava 1100 quase num consigo volta pq não sobra nada , aluguel ja come metade , rala que nem escravo , parece mais um pais abandonado , verdadeiro filme casa de cera , coitado de vc meu amigo , o problema não e o brasil vai por mim , la num sobrava nada e eu nem saia , vim embora assim que consegui , estou pagano 2 lotes de quase 800 metros quandrados e ja comecei a faze um lava jato , antes de ir pra esse cu do mundo , era so farra , pinga fuguente , mulher e o caralho , voltei , saio pcoo economizo e envisto o resto tudo no meus lontes , o problema não e o brasil pode aposta auto nisso ,👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 si prepara meu amigo , vc nem imagina o que te espera , si quise sabe mais sobre o cu da europa e os portugues arrogantes , sem educação , do idioma ( gritanico ) so fala berrano (62)992137263
Coselho de coração prepara si esta indo pra trabalha de qualque coisa , leva muita ropa de frio e um boa barraca , pra quando num consegui paga mais aluguel e vive la , ou pra mora nela ate junta o dinhero pra volta 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼😊
Pelos videos, poucos, que tenham assistido os brasileiros dizem mal de todos os países, seja Finlândia, seja Portugal, vamos lá saber onde está o mal
É verdade. Não confio neles. . Mais também tem muitos bons
Poucos.
Pois tmbm observo o msm, vivi em Portugal e fui muito feliz. Já tive proposta emprego em USA, não troco Portugal por nada. ❤
Eu sou brasileiro mas os brasileiros são cheios de conversinhas mesmo , aqui no Brasil tb é a mesma conversa😂😂😂
Totalmente de acordo, brasileiro diz mal de todos os países.
PARABÉNS pelo vídeo! Muito esclarecedor, sincero, com pessoas REAIS, medos reais, etc.
Acredito que ir para um novo país não seja fácil, mesmo chegando com emprego garantido.
Os subempregos são de regime escravo, eu encarei isso mas me qualifiquei e hj estou num trabalho mais tranquilo graças a Deus
Os brasileiros que estão em Portugal não estão fazendo conta... estão esquecendo uma coisa muito importante: o Tempo. O tempo vai passando, vc vai ficando mais velho e aí vem a idade de se aposentar. Legal, Portugal permite vc agregar seu tempo de trabalho no Brasil na contagem do tempo juntando com o tempo trabalhado em Portugal. O problema é o valor da aposentadoria aí. Conheci aí umas mulheres nativas que falaram que o valor recebido da aposentadoria não passava de 300€. Como sobreviver com um valor desse??? É necessário voltar a trabalhar depois dos 60 anos quando vc já não produz mais como antes e o cansaço e a fadiga chegam chegando.
No Brasil a gente sabe que vai receber, no mínimo, 1 salário mínimo.
Realmente tem que fazer conta gente, pra não perder tempo aí! Quanto mais velho vc ficar, pior se quiser voltar pro Brasil e se recolocar no mercado. Se pelo menos desse pra voltar com grana seria bom. Mas o que se ganha aí só dá pra sobreviver. Resultado: não vale a pena.
Você falou exatamente tudo o que eu penso! Por isso vim pra Bélgica!
Isso mesmo 👏🏻👏🏻👏🏻
E Não Só Isso, Portugal Tem Uma População Envelhecida e Os Contribuintes Não Chegam 🤷🏻♀️
@@guilhermematos8503 Sei tudo! Acompanho vc e a Agnes desde Portugal e amo esse casal! ♥️♥️
@@Ana__123-i4s
A conversa é sempre a mesma.
Portugal sempre viveu sem tanta imigração e nunca morreu.
E Portugal tem mais velhos porque estão a vir muitos velhos brasileiros para Portugal.
Eu morei 1 ano em Portugal,voltei para o Brasil,e minha vida esta bem melhor ❤e estou mais feliz.
Se vc abre uma hamburgueria em Portugal e o português pede café pão com ovo e ele quer ouvir Fado e no seu caso vc diz para o português: Aqui é uma hamburgueria o resultado vai ser a falência. * Quem dita as regras é o mercado e não o contrário.* Quem esta em Roma romano tem que ser*
Verdade
é isso mesmo... fazem mal as contas e depois o país é que é mau
Muita idiotice , se abrir numa cidade que está lotado de brasileiros, vende sim !!!! O que menos tem em Portugal hj é português , está lotado de gente do mundo todo !!!!
Eu teria migrado para uma cafeteria,
o importante é ganhar dinheiro, faltou ter visão de negócio , qdo estiver em Portugal em 2018 o que observei que realmente tinha bastante cafeteria mesmo.
Eu colocaria na hamburgueria uma máquina de café e o que eles pedissem...diversificar seu negócio
Ficar rico em Portugal... o efeito sem noção desse Wallace😊. Cascateiro toda vida.
Parabéns Thiago sempre com conteúdos reais. Pé no chão sempre👏🏼
Em Portugal trabalhasse. Não se brinca 😊
Trabalho escravo e mal pago. Trabalhei 20 para maior empresa na área da saúde e nunca mais...
Não vai pra lugar algum...
Hoje Trabalho por conta própria e ganho 3 x mais...
É verdade, a mulher portuguesa é muito valente. 😊😊😊
Conheço o canal e a historia da fabi e walace, e eles são guerreiros sim, muitos teriam desistido. Parabéns pela persistência e foco no objetivo!!!
Thiago entrega toda situação atual de Portugal🇵🇹 Parabéns amigo!👏👏
VIVA O CHEGA.
A situação aqui em Portugal, é que ultimamente tem chegado aqui muitos brasileiros que são uns iludidos, malcriados, arrogantes, pensavam que aqui era a extensão do Brasil e fazem merd@ atrás de merd@, não respeitam nada nem ninguém, gostam pouco de trabalhar e pensavam que era só abanar árvore que os euros caiam.. vivem de esquemas e depis dão-se mal e o país que os recebe é quee é mal.... quem vem por bem e querem fazer por isso, com objectivos definidos, pessoas gente boa, educado, trabalhador tem sim muitosssss brasileiros que se estão a dar bem graças a Deus... o respeito é a base de tudo. NUNCA se esqueça, aqui não é extensão do Brasil.
@@fatimacerqueira9997
Disse tudo.
Casal muito simpático e entrevista deliciosa, só não entendi eles dizerem que são de Santa Catarina, pois eles soam (no sotaque) como sendo ele de São Paulo e ela do Nordeste.
Vc acertou , tem ouvido bom , ele é de SP e ela de Rondônia por aquela região, só moraram em floripa como último endereço aí dizem q são de Florianópolis 😂
@@TeixaPensador sabia que ela era do Norte heheh
Vídeo TOP. Wallace e Faby são uma simpatia e tenho o prazer de os conhecer pessoalmente. Já não vinha algum tempo ao UA-cam. Um forte abraço para os três.
Eu não aconselho ninguém vir pra Portugal, eu vivo na Espanha e sempre vou a portugal a passeio, os portugueses sairam de Portugal pra trabalhar em outros países, aí vai os brasileiros trabalha muito ganha pouco e o tempo passa e eles planta raiz se acostuma com o pouco...
Aprenda a escrever. Que nojo.
O marido aí quer qualidade de vida então se o dinheiro ficar curto não reclame! Podia trabalhar mais e ganhar mais e juntar dinheiro! O casal nivela por baixo! Estão vivendo no zero a zero e pra eles está ótimo! Pois segundo o rapaz o que vale é a folga! Portugal é resultado do esforço, mas não quer esforçar muito kkkkkkkk tá bom viu
Portugal e um país escravo e todos sabem disso eu atendi no meu trabalho 1244 pessoas em 8 horas , isso não e normal ,outra coisa aqui mulheres trabalham como homens , Portugal um país explorador
Verdade quer qualidade de vida fazendo 5 hs no delivery e a mulher se lascando na fábrica me poupe😡
Um cara desse aqui na América rapidinho volta para o Brasil,sozinho porque mulher aqui não sustenta marmanjo 😡
Um cara desse aqui na América rapidinho volta para o Brasil,sozinho porque mulher aqui não sustenta marmanjo 😡
@@robertaoliveiradasilva2634a mulher que trabalha ele não aguenta kk
Moro em Portugal a quase 2 anos, e uma coisa vou focar .
Para te ter uma vida estável e o que fazia no Brasil ter que focar naquilo e não desanimar . Cheguei fui trabalhar em uma escola limpava de manhã e atarde trabalhava como auxiliar de professora.
Após me mudei e vim para Lisboa e fui para um café lavava loiça , atendia e fazia de tudo … eu sabia que aquilo não era para mim e enviava currículo de dia, tarde, noite e madrugada.. toda hora e focada na aproximação da minha área e formação (RH) .
E com 6 meses de Portugal eu consegui na minha área não de formação mas similar (sou ADMINISTRATIVA) e hoje vou fazer 1 ano e 4 meses na minha área ganho mais que o ordenado, e, de segunda a sexta .
Meu esposo também está na área dele de segunda a sexta (sou muito grata Deus) temos uma vida estável que conseguimos viver … Mas cada caso um caso … eu fui persistente e sempre colocado Deus na frente ❤❤❤
Será que só eu que não gostei dessa forma do cinegrafista ? Prefiro a câmera parada.
tambem não gostei, vê-se perfeitamente que não tem formação em filmagem. Em entrevista plano aberto ou fechado na cara de quem fala e neste caso no mínimo duas camaras.
Nem reparei nisso, viu? No que eu reparei mesmo, foi no seu SINEGRAFISTA com "S" 🤷
@@IjAlves-rh9wk corrigi, melhorou o seu dia ?
Ninguém prestou atenção a Faby disse que trabalhava de administrativa no Brasil depois de 2 minutos o marido disse que a Faby trabalhava numa hambúrgueria e tinha experiência, uma autêntica contradição 😂😂😂😂 mas é o normal neles porque dizem que trabalhavam no escritório mas que chegam aqui e têm de fazer trabalhos duros 😂😂😂😂😂😂 mentira tem pernas curtas 😂😂😂
Trabalhavam de oreias secas no Brasil 😊
Desde que aqui chegaram, nunca gostei desse casal, pois umas vezes afirmam uma coisa e no dia seguinte outra. Mostrei os vídeos deles a brasileiros amigos que aqui vivem há 20 anos, e tal como eu, nenhum deles teve empatia por esse casal. Apesar de muito falarem, jamais fariam parte do meu rol de amizades, dado usarem demasiado as palavras racismo e xenofobia, demonstrando bem, a falta de conhecimento e estudo que têm sobre o próprio país.
Que legal esse vídeo... sigo os 2 canais e vocês são admiráveis...
Não compreendo como os brasileiros que vivem bem no Brasil, pensam em emigrar. Depois os portugueses, são os melhores trabalhadores do mundo, por isso são queridos em qualquer lugar do planeta. Fiquem bem e pensem que a cultura do nosso Portugal é diferente da cultura brasileira e aceitem as diferenças , por favor.
Vou te contar minha experiência: eu era motorista de Uber e operador de iluminação cênica, tirava em média 6 mil por mês, e minha esposa professora infantil na prefeitura de São Paulo com salário líquido de 4300 reais. Não pagávamos aluguel, casa da família, e nosso carro era a maior conta, cerca de 2 mil de custo Gastávamos em média 1400 de mercado por mês.tv grande, Xbox novo etc. tinha uma vida confortável financeiramente, mas tinha de trabalhar muito.. tínhamos vontade de morar fora viver a experiência de viver o mundo, mas o principal fator foi: segurança, gastava horrores de Uber por que tinha medo de minha esposa andar sozinha na rua, eu vivia todo o dia com medo de ser assaltado no app, estava surtando de morar em cidade grande, queria interior, e viver no interior do Brasil é muito difícil. Fora o valor de tudo, um apartamento na periferia de São Paulo custa 250 mil, com juros vai pra quase 600.. então decidi sair, tô aqui a 6 meses e não é simples? Mas nós organizar fez toda a diferença, tiramos o visto, viemos com calma e hj trabalho com entrega em van, era o que eu pretendia porque vou pro Caminhao assim que minha residência chegar, minha esposa trabalha em uma padaria, apesar de ser puxado, a chefe é boa e isso ajuda, estamos no processo de validação de seu diploma.. e assim vamos seguindo. Nem todo mundo bem pra cá porque está passando fome, as vezes só cansou de ser roubado de todos os lados, como era meu caso..
Trabalhadores até chineses são agora bom empresários e bom patrões
Aqui em França não são queridos não somente em seu país
@@NMV-v7yFrança não gosta dos Portugueses?! Tenho um amigo que mora e trabalha na França a uns 3 anos.
@@kerysonsilva2554
Os Portugueses na França desenpenham cargos importantes
E são vistos como os imigrantes que todos os Paises querem.
Já os brazucas são uma vergonha em todo o lado.
Nos EUA o trabalho também é pesado, mas pelo menos ganha bem. Portugal trabalha pesado e mal consegue pagar o arrendamento.
Nós Estados Unidos ganha-se bem mas nem toda a gente quer trabalhar no pesado. Tem muita gente que para pagar as contas no final do mês tem que viver como galinhas no capoeiro,tem muitos brasileiros a viver dessa maneira.Não sei se entram pela fronteira do México cheio de filhos estão no Facebook a pedir de tudo,se você vive aqui deve de saber que isso é verdade
Pois é, mas se adoeces feio em Portugal, tens o Sistema Nacional de Saúde (melhor ou pior) que te protege. Nos EUA, ou és rico, tens Seguro de Saúde (caro!), ou ficas à mercê da sorte ...
@@jorgesantos8578 Aqui quem tiver bens não pode estar sem seguro médico.
Eu como português fico muito contente quando vejo os brasileiros de bem se sentem felizes e realizados no nosso lindo pais espero que todos prosperen na vida .
Na minha opinião os brasileiros fazem parte do nosso passado do presente e do futuro.
Vocês teem de ser grandes lutadores para trabalhar em Portugal porque em Portugal e Europa é duro.
Um abraço e sejam muito felizes.
@@silvasjsjesus9410 Já vejo que você não sabe nada o que é ser imigrante
Como admiro este casal eles falam realmente a verdade Deus abençoe sempre sua família ❤
Tem imigrante que passa fome em Portugal, desemprego, os jovens vão iludidos, e ficam na dependência dos pais brasileiros, se ficar doente então, piorou. Não tem SUS, moradia , saúde e custo de vida altíssimos, a única coisa boa aí, é que é Europa. Gente vamos parar de desvalorizar o Brasil, temos lugares lindos pra passear dentro do nosso próprio país. Ilusão!!!