Eu costumava ser igual a esse ateu por volta dos meus 14 ou 15 anos, ainda estou engatinhando na minha conversão a cristo jesus e os seus vídeos tem me ajudado muito, obrigado.
é muito raro encontrar um ateu cujos maneirismos não nos remetam a nossa época petulante de pré-adolescentes/adolescentes, a recusa de aceitar Deus, se unir a ciência e abraçar sua """"individualidade""""" é muito semelhante ao ódio pelos pais quando o que mais queremos é ser aceito e compreendido pelo mundo Freud não foi um sujeito de bom caráter, mas era muitíssimo bom observador (o problema estava no que ele fazia com os dados que coletava, apesar de seu sistema não ser de todo inútil, porque acertar também é uma fatalidade) como vemos aqui segundo a análise de Paul C. Vitz's, no Faith of the Fatherless: The Psychology of Atheism (Fé daqueles sem figura paterna: a psicologia do ateísmo) In postulating a universal Oedipus complex as the origin of all our neuroses, Freud inadvertently developed a straightforward rationale for understanding the wish-fulfilling origin of rejecting God. After all, the Oedipus complex is unconscious, it is established in childhood and, above all, its dominant motive is hatred of the father and the desire for him not to exist, especially as represented by the desire to overthrow or kill the father. Freud regularly described God as a psychological equivalent to the father, and so a natural expression of Oedipal motivation would be powerful, unconscious desires for the nonexistence of God. Therefore, in the Freudian framework, atheism is an illusion caused by the Oedipal desire to kill the father and replace him with oneself. To act as if God does not exist is an obvious, not so subtle disguise for a wish to kill Him, much the same way as in a dream, the image of a parent going away or disappearing can represent such a wish: “God is dead” is simply an undisguised Oedipal wish-fulfillment. que fique claro, o próprio Freud era um ateu e considerava Deus como uma "ilusão", uma criação humana para tornar a experiência terrena menos dolorosa e caótica, mas o trecho remete às formas mais infantis e populares de ateísmo
@@RamónSalazar-t2ykkkkkkk sai dae, mano, primeiro que isso nem é literal, segundo, se fosse, podemos usar um exemplo atual, maconha, fuma quem quer, se te oferecerem vc não é obrigado a aceitar
@@AlphaBlack666 "Sai dae, mano" Eu não seu mano, "alfa black" (a coisa mais cômica que lí está semana, obrigado chud). "Primeiro que isso nao é literal" Isso não refuta nada do que eu disse, mesmo ao se basear na visão metafórica e poética, as coisas não mudam significavamente. além do mais, me mostre onde foi determinado o dogma da natureza metafórica de Genesis. Estou esperando. Existe um debate contínuo e antigo sobre a natureza real de Genesis, embora desde as tradições judaicas (algumas) temos uma visão um tanto literária do acontecimento, enfim o debate ainda é significativo. "Exemplo atual" Seu argumento se perde ao se utilizar de uma analogia porca como esta. Adão e Eva determinaram o futuro da humanidade e uma relação direita com Deus, contra um sujeito que fuma um tipo de substância que a longo prazo *não* irá ditar o futuro ou influenciar em nada as ações futuras do ser humano como essência. Adão e Eva é sobre consequências do pecado sobre a humanidade, não é sobre comprar um substância daninha e ter possíveis problemas cerebrais futuramente. Estamos falando sobre acontecimentos diferentes.... Uma Analogia porca, e mesmo em sua analogia, a culpabilidade do traficante não é de forma alguma isenta. E para explicar melhor, a culpabilidade recai sobre eva por razões simples... Eva é parte de Adão kkkkk O NT identifica Eva como a primeira a pecar. ***Adão se juntou a ela*** a culpabilidade primária foi de Eva, não Adão. Como a herança na Bíblia flui de pai para filho, herdamos esse pecado de Adão. Mas isso não significa que Eva não foi a primeira, ou que as mulheres são de alguma forma sem pecado, ou que Adão e Eva são distinguíveis. Quando a Bíblia fala sobre Adão, geralmente se refere a toda a raça humana, homens e mulheres. pecado de Adão foi literalmente não exercer sua liderança sobre Eva. Basicamente, a culpabilidade recai sobre eva e usar exemplos de substâncias danosas e "vc nao é obrigado a aceitar" é ser muito simplista. E não irei mais responder nada sobre isso, "alfa black" (lklkkkkkk)
@@RamónSalazar-t2y Ambos pecaram, ambos desobedeceram a Deus. A bíblia nunca disse que Eva é mais culpada que Adão ou o oposto. Se você está falando no sentido de quem pecou primeiro, aí sim há lógica no seu comentário, porque o texto de Gênesis deixa claro que foi Eva e logo depois Adão. Mas Deus deu a consequência do pecado para os dois. Dizer que o pecado de Adão foi não ter controlado a sua própria mulher, não faz o menor sentido ( isso inclusive, está dizendo que mesmo que Adão não tivesse comido do fruto, ele ainda assim iria pecar por não controlar a sua mulher) que contradição mais sem sentido!
Eu concordo com Dr. Rômulo. Não acho a Biblia um livro com demasiadas incongruências. Muito pelo contrário. Quando conheci pela primeira vez o Evangelho, eu fiquei emocionada pela sublimidade da mensagem e da própria Sabedoria de Jesus. A partir desse momento, pesquisei tanto sobre Jesus.. a minha fé foi-se sedimentando. O que me ajudou a sedimentar a minha fé foi precisamente a sagrada escritura. Foi ler, estudar e entender o carácter altamente profético e nítido das escrituras. O antigo testamento tem tantas profecias coincidentes com a obra do Senhor, com séculos de diferença entre elas, que seria impossível uma mente humana criá-las. Tem de ser uma mente divina. É como se Deus decidisse vir ao mundo, e ainda mandasse carta-postal para avisar…com descrições como em Isaías 53 sobre o sacrifício do servo do Senhor, nasceria de uma virgem Isaías 7:4, Nasceria em Belém ( Miqueias), haveria um massacre de crianças (Jer31:15), seria rejeitado trespassado pelas mãos e pés (Salmo22:16)… chegaria a Belém montado num burro..como diz no livro de Zacarias enfim.. nunca mais acabaria… se tivesse que escrevê-las, porque é o livro inteiro. Salmo 2, altamente profético. Estas coisas aconteceram séculos antes do nascimento de Nosso Senhor Jesus.Por exemplo, Isaías é pelo menos 700 anos mais ou menos antes de Cristo, ora como aquele profeta teve aquela visão onde o Senhor entrega-se como sacrifício expiatório pelos pecados do homem, com tantos séculos de antecedência e com tantos pormenores? É uma autêntica loucura! Os ateus.. que falam da Biblia, não entendem a sublimidade daquele livro, reduzem tudo ao redundante. O próprio Senhor Jesus cita Isaías.. e para complicar ainda mais bastava ler Daniel, para entender que Deus no seu pensamento eterno já tinha anunciado a data cronológica da sua vinda..e da sua morte material aqui na Terra. Enfim.. o problema da sagrada escritura ela só pode ser lida com o Espírito-Santo, sem isso nada feito. Portanto só na Luz de Cristo se consegue entender.. E em tudo ensinado pela igreja católica. Só mais tarde, comecei a ler alguns livros de Santos e a tradição ajudou mais ainda na conversão. A fé também é uma construção da nossa inteligência em consonância com a graça intrínseca de Deus. Mas sublimo a sua paciência sempre para com os ateus, isso também é caridade.
React muito bom, demonstra a imbecilidade e infantilidade dos ateus, os argumentos ateus chegam a ser pueris, o doutor Rômulo explica muito bem e refuta com maestria as reclamações do ateuzinho Nutella!! Muito bom!!
Sobre ter fé por ter fé, de fato é uma visão errada que os ateus e mesmo alguns cristãos têm sobre o cristianismo. Acredito que o Santo Sudário, também conhecido como Sudário de Turim, é uma das evidências da existência e do poder de Cristo que Ele próprio deixou para a posterioridade, contando já com o avanço científico.
Sobre ter fé por ter fé, de fato é uma visão errada que os ateus e mesmo alguns cristãos têm sobre o cristianismo. Acredito que o Santo Sudário, também conhecido como Sudário de Turim, é uma das evidências da existência e do poder de Cristo que Ele próprio deixou para a posterioridade, contando já com o avanço científico.
24:40 não existiria livre arbítrio se não poder errar, se não seria "bonecos", por isso acho eu que ele colocou a arvore lá, ele não obrigou Eva e Adão a errar, ele decretou antes, se comer da arvore do conhecimento, morrerá
À muitas divergências acerca de Deus enquanto catafatico e revelado, mas enquanto apofatico e inefável até mesmo nas religiões pagãs tradicionais e bem estruturadas na metafísica e na teologia tinham algo em comum com a visão Cristã acerca de Deus enquanto Inefável e Absoluto, ou Apofatico.
Muito Bom! O Primeiro motor fortalece ainda mais a visão do Deus judaico/cristão, visto que, esse "primeiro motor" teria de exercer onipotência, onisciência e onipresença sobre sua criação, características essas que o diferenciam Deus dos demais deuses. Já as outras afirmações dele são mais para questionar algumas atitudes de Deus, não necessariamente reforçam a sua inexistência, mas graças a isso eu pude ver um pouco mais da fé católica. Interessantíssimo vídeo Doutor (mesmo sendo só refutando um tiktoker😂).
Fé, Esperança e Caridade. Ouvir um Catolico dando uma explanação absolutamente Católica a respeito de temas que num primeiro momento parecem ate banais, me da Esperança!
Muito obrigado pelo vídeo, Dr. Rômulo. Peço-lhe que, quando o senhor tiver disponibilidade, faça um vídeo sobre a questão do nominalismo e as repercussões dessa doutrina no cientificismo atual.
É bizzaro como esse canal tem apenas 10 mil seguidores, é muita qualidade pra pouco publico, quando puder, faça um vídeo falando dos Neandertais, que segundo alguns são a principal prova da ancestralidade comum dos humanos
Tocante a Escravidão: é nescessário distinguir a escravidão hebraica, da escravidão colonialista ( esta qual ele provavelmente associou). A hebraico ocorre por conta de endividamento, onde a pessoa não consegue pagar a dívida e se submete a servidão; porém, vale ressaltar que deve haver dignidade e até regalias, uma vez que era-se possível se tornar escravo voluntariamente, ou seja, era algo totalmente diferente da escravidão do séc XVI, que é enquadrado como sequestro de pessoas, coisa que a Bíblia abomina.
A poligamia era tolerada (um homem com múltiplas mulheres) por uma questão de reprodutividade; o marido se relacionava com cada mulher individualmente.(bem, é a minha interpretação, mas parece ser coerente)
Coitado desse ateuzinho, tá achando que se Deus existir ele pode argumentar alguma coisa com Deus 😂😂😂 ... Jó foi debater com Deus e Deus perguntou onde Jó estava quando Ele criava todas as coisas? Única palavra que ele vai ouvir de Cristo "é aparta-te!!! vocês que praticam a iniquidade"
Esses vídeos são bons porque demonstra a imaturidade do pensamento do mundo e como eles são recalcados. Mas são só os ateus, no cotidiano em todo contexto, a gente se depara com o mesmo pensamento do mundo, inclusive escutando os ditos católicos de hoje em dia.
28:20 o que o careca tem é aquela famosa senso da falsa justiça, "minha justiça tá certa e a de Deus um ser mega super e infinitamente inteligente tá errado, mas os ateus que nem sabe o que é gravidade direito tá certo"
Toda vez que um ateu vem pagar de inteligente com esse argumento “o seu Deus é o verdadeiro entre milhares de deuses” eu respondo que existem bilhões de mães no mundo, mas isso não anula o fato de que só uma é a verdadeira mae dele.
@@olympiolftem um documentário no UA-cam que mostra uma cidade no México que acredita que se trata diabetes com Coca Cola. Se eu nascesse lá eu provavelmente eu iria acreditar nisso também, mas continuaria sendo falso. Sei lá, aplicando para assuntos fora do debate ateísmo vs Deus, acho esse tipo de premissa bem fraca e facilmente refutável.
Não duvido de suas palavras, mas não posso deixar de manifestar minha incompreensão a respeito de certos aspectos da religião católica. A mim parece que a conta nunca fecha. Eis um trecho: 24:35 Se Deus sabia que Adão falharia, por que o submeteria ao teste da maçã? No fim das contas... Na Coreia do Norte um bebê foi condenado à prisão perpétua porque seus pais foram flagrados cometendo lá um ato considerado crime. Um certo dia alguém comeu o que não devia e... pimba! Pergunto: o que o bebê e nós temos com isso? Nunca absorvi essa ideia.
Em questão de pessoas que não quer servir a Deus e pessoa vive no mau, Deus permite isso p mostrar a sua bondade e pura amor a humanidade, se Deus fosse destruir todos as pessoas que fazem o mau ele não seria justo seria tirano, mas Deus conhece todas as coisas, a própria bíblia dos todo ser que respira louve ao senhor, acredito que Deus permite certas coisas pra mostrar que todo ser humano Precisa de Deus ,quando a sociedade se afasta de Deus , ele permite o mau calamidades e outras coisas mas p mostrar que o ser humano e falho, e nada cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir, as pessoas precisam estudar a bíblia mais, Uma recomendação ouça pregação do pastor Rodrigo silva# ele é arqueológo, teologia e faz vários estudos sobre a bíblia e acontecimentos históricos na terra ❤.
Pior que quando era ateu pensava desse mesmo modo o que engraçado é que os sujeitos que agem dessa forma tem tudo o mesmo estereótipo preguiçoso, vitimista, mimado etc... o cara nunca fez nada pra mudar a situação dele ai chega aos trintas anos sem cabelo, casa, carro, morando com mãe ai vai pro tiktok fazer vídeo cupando Deus por tudo esse cara ai é exemplo perfeito, porém ao que parece ele prefere morrer sendo sustentando e vivendo no porão do que fazer algo que preste
@@CarlosEduardo-yz9qy não podemos generalizar e julgar, como por exemplo, existem várias pessoas boas que passaram por situações terríveis, por isso não acreditam em Deus, não estou dizendo que elas estão certas, até pq com um bom estudo, a pessoa apesar de ainda não entender do pq aquilo aconteceu com ela, ela tem uma compreensão maior. Mas entendo que vc está falando de um tipo específico, mas ainda sim temos que tomar cuidado antes de apontar um estereótipo como verdade absoluta para todos :)
Olá, gostei do vídeo, só tenho um apontamento sobre traduções, tanto católicos como protestantes em seminário se valem do texto crítico em grego, aramaico e hebraico. Existe uma série de compilações e manuscritos para avaliar qual se aproximaria mais dos originais perdidos, então não é tão simples assim falar de traduções espúrias entre protestantes e traduções santificadas entre católicos, isso simplesmente não é a prática quando o tema é baixa crítica entre teólogos.
Jó depois de tudo que deus fez pra ele, deu tudo em dobro pra ele. E depois disso jó ainda fala antes eu conhecia deus de ouvi falar, mas agora meus olhos o contemplam E o que seria do amor sem nenhum teste Imagina sua esposa que te larga na primeira dificuldade que voces passam que amor e esse nao e mesmo, por isso o amor precisa de provas
esses cara são aquele tipo, Deus interfere, reclama, Deus fala, reclamaram no monte junto com Moises, Deus fica em silencio reclama, Deus castiga reclama, e chamam ele de ditador por causa disso, Deus não age, reclama que ele não faz algo, não dá para entender essa galera, tem passagem na bíblia disso, Deus ágil, reclamaram, Deus não ágil, reclamaram, Deus falo, reclamaram, Deus fico em silencio, reclamaram
Não tem que se fazer de polite com ateus não, porque eles são pessoas em geral extremamente arrogantes e presunçosas, se você chegar com esse pessoal querendo se fazer de polite eles te trucidam, tem é que chegar metendo o pé na porta mesmo, até para quebrar um pouco da soberba deles e fazer eles baixarem a bola, e então aí sim, buscar falar e tratá-los com um pouco mais de brandura, posso estar errado mais é assim que eu penso e procedo.
Opa, Boa noite Rômulo, o Biólogo Henrique fez uma live te "refutando", te ofendeu de várias maneiras durante o vídeo, queria que você respondesse ele pq fiquei muito irritado com a forma que ele te tratou como profissional da biologia, precisamos ver o seu lado, e que ninguém tente menosprezar seu trabalho por ser um biólogo religioso. Deus te abençoe❤
29:17 - A escravidão mencionada na Bíblia faz parte das leis do antigo testamento, essas leis de fato eram imorais, se fossem perfeitas (no sentido de serem atemporais e universais) Jesus não teria dado um fim nela e nem instauraria uma nova aliança em seu lugar Um dos propósitos das leis antigas é justamente mostrar que a "sociedade dos homens" não funciona. Deus deu leis ao povo de Israel de acordo com os caprichos e a dureza do coração do homem, ou seja, os homens eram duros de coração e então Deus lhes deu as leis que eles queriam para ser correspondente a essa dureza (Marcos 10,5) para mostrar que este não era o caminho. Então veio Jesus, ensinando leis novas e diferentes, e inclusive corrigindo expressamente algumas do Antigo Testamento (e é sob essa lei que estamos hoje, chamada de "Lei da Graça", em contraste com a "Lei de Moisés"). Deus entregar leis erradas e imorais para o povo é semelhante a história do surgimento de um rei em Israel: Deus não queria que o povo tivesse um rei (I Samuel 8,5-9), mas como eles insistiram nisso, Deus consentiu e deu um rei, é como se Ele estivesse dizendo: "Toma aí o seu rei, veja se as coisas funcionam assim" (I Samuel 8,20-22) Poderia-se objetar que a lei de Jesus poderia ser entregue logo naquela época, porém temos que ressaltar que Deus trabalha com o homem na esfera dele, de acordo com as suas limitações e com a dureza do seu coração, uma lei como a que Jesus inaugurou na sua vinda se fosse dada nos tempos de Moisés apenas iria causar repúdio naquele povo duro de coração, então Deus lhes deu temporariamente as leis erradas que eles queriam, ou seja, uma lei extremamente rigorosa assim como eles, para preparar o caminho até o dia em que eles estivessem aptos a receberem a lei mais perfeita: A lei de Jesus, e foi justamente por conta de algumas pessoas que ainda eram duras de coração, que ele foi crucificado. Se isso fosse falso, nós não iríamos ver passagens em que Jesus critica o divórcio (Mateus 19,1-10) sendo que Moises tinha tolerado isso na lei (Deuteronômio 24,1) passagens em que Jesus critica a lei "olho por olho, dente por dente" (Mateus 5, 38-41) sendo que isso também estava na lei (Êxodo 21,23-24) passagens em que Jesus critica o apedrejamento (João 8,7) mas o mesmo era permitido na lei Mosaica (Levitico 20, 2.27) enfim, as leis da antiga aliança foram dadas pela dureza do coração dos homens, não porque Deus aprovava, logo, citar o fato de que o antigo testamento da Bíblia possue leis a respeito da escravidão demonstra um desconhecimento teológico completo, o que não é nenhuma surpresa vinda de um ateu palpiteiro do tiktok, ksks.
O interessante sobre Deus, Jesus, às vezes até sobre os demônios 😢. É que quanto mais se fala sobre o assunto, ao invés de darem uma orientação segura, uma definição, mais complicam. E esses aloprados não chegam a nenhum acordo. Sinal incontestável que ninguém é possuidor de verdade nenhuma 🫣
@@OripesCarlos diz são Luís Maria que Deus ocultou Maria, e se algo nos revela sobre ela, infinitamente mais nos oculta. Se Poucos sabemos sobre uma humana, imagine sobre Deus. Dizer que podemos explicar O Criador é muita prepotência
@@alwaysgalac Taí um sentimento de muita tristeza que tenho com esse concílio de Nicéia🖐🏿, por não ter colocado na Bíblia tantos livros que mudariam nossa história CRISTÃ ... O homem de juízo sabe que não consegue ser ajuizado por um instante sequer... Só sei que nada sei, e muito mais tenho que aprender, que para ensinar.
51:20 pq Deus não aparece para todos de uma vez no meu entendimento, mano geral quer morrer?, todo mundo tá em pecado, ele aparecer a justiça perfeita dele vai pirar para castigar o mundo, ele tão maravilhoso e infinito em misericórdia que está aceitando ser ofendido para dar tempo para o máximo de gente se arrepender, Deus não nos deve nada a não ser a punição eterna, valeu, vou guardar esse novo argumento que aprendi para usos futuros debates, a punição e o crime é de acordo com a pessoa ofendida, dá criar parábola do mendigo e presidente, agredir mendigo nunca dá nada, agredir presidente vai preso
O mais engraçado é que ele fala o tempo inteiro culpando um deus q ele insiste em não existir, ou seja, ele reclama de um ninguém...aff Que Deus tenha piedade desse mimadinho!
Uma dúvida do começo do vídeo, o hinduísmo, do pouco que eu sei, é henoteísta e não politeísta, a diferença é q, apesar de haver vários deuses, há um deus supremo q criou todos os demais (posso estar errado, mas é oq entendi do q já pesquisei e ouvi falar). Sendo assim, há algum tipo de prova ou argumentação forte de q o henoteismo é falho objetivamente também, assim como o politeísmo?
Sim, pois há mais de um Deus, apenas são divididos por classes de hierarquia de poder e criação, tipo um sistema de castas, mas não deixam de ser vários deuses, apenas com poderes e ordem de criação diferentes como o tempo, já no Cristianismo que e totalmente monoteísta, há somente um Deus com poder supremo, pois anjos são sim seres celestiais, mas não são de forma alguma deuses, mesmo em forma inferior de poder e ordem temporal de criação.
@@samuelsouzasantos6391 então, não sei se entendi bem, mas eu queria saber se tem uma refutação boa e logicamente coesa dessa ideia de henoteismo. Pq parece q o São Tomás de Aquino refutou o politeísmo argumentando que mais de um Deus perfeito (um que tenha o onipotência, outro que tenha oniciência e outro sumo bem, por exemplo) não poderia criar um mundo com tal unidade, ordem. Mas, no caso do henoteismo, alguém pode argumentar em defesa dizendo q há um só Deus supremo que tenhas as características que citei acima perfeitamente e daí ele, por ser onipotente, criou outros deuses inferiores ontologicamente (não sei se isso é possível, já q não sei oq faz um ser, ontologicamente, ser considerado deus, só indagando p refletir msm). Se ele não fosse capaz disso, não seria onipotente.
@@samuelsouzasantos6391 mas, parando p pensar mais kkk, esse argumento da ordem do mundo também pode se aplicar ao henoteismo. E considerando q o Deus supremo seria perfeito em tudo, qual a necessidade de criar outros deuses uma vez q só ele merece adoração? Uma vez q ele visa, por sua vontade perfeita, sempre o bem, criar outros deuses inferiores para, como causa final, serem adorados também poderia ser uma corrupção desse bem (uma vez q o mal é escolher bens menores ao invés dos maiores), portanto seria contraditório da parte desse Deus fazer isso. Faz sentido?
O problema do "henoteísmo" não é de ordem lógico-metafísica, mas de ordem moral. Não repugna à razão que Deus crie seres espirituais poderosos, que Lhes sirvam de "intermediários" no governo do Mundo. Repugna, isso sim, que esses seres recebam o mesmo tipo de culto (adoração/ latria), sejam considerados como pertencentes ao mesmo "gênero" ('deuses') que o Criador, ou que sejam reputados exercerem uma "soberania" sob determinados aspectos da existência, etc. Lembrando que, no caso do Hinduísmo, não se trata de "Henoteísmo", mas de um agregado de visões (não há unidade no pensamento teológico hindu) panteístas, monistas ou panenteístas, que repugnam à razão, à reta metafísica e à Religião revelada, na medida em que escamoteiam a absoluta transcendência de Deus com relação às criaturas.
Lembrando também que o Inferno foi criado para o demônio e os seus anjos, só que tem gente que faz questão de ser amigo do demônio e não de Deus, então... vai passar a eternidade com o péssimo amigo que o demônio é, e não Deus.
Deus criou o mundo, colocando um pouco de Si em cada detalhe. Basta olhar qualquer planta, animal, mineral, sol, mar, estrelas, montanhas lá está Deus. Olhe-se no espelho, pense como funciona cada órgão do seu corpo. Nada poderia ter criado uma " maquina" tão perfeita se não fosse Deus... e mesmo que façam em laboratorio um "humano" igual a nós, e digam que conseguiram, apenas copiaram...
acredito que condenação do inferno ser infinita é porque pessoa escolheu isso. Pois é dito, se pecar vai pro lago de fogo pra sempre, não se arrepender vai pro lago de fogo em, em certeza... o cara continua, depois quer falar de injustiça...rs
Sou livre, honesto e feliz. Não ando com medo do pecado e nem do inferno. A "salvação" que me interessa é morrer e me tornar eterno entre meus familiares e amigos. Não dependo de uma doutrina, que é falha e inconclusiva em muitos pontos, para me considerar dígno da vida e da morte!
@@Jimmy_Mcgill_ Não acredito em inferno e o pecado depende de sua moral. Na Bíblia, por exemplo, ter escravos, ser polígamo e cometer sacrifícios não são pecados, e o que você acha disto?
@@heltonmarinho5580Nas escrituras matar é pecado, por que Deus deixa moises matar o egípcio? E a adoração aos outros deuses? Isso foi explicado no vídeo ainda, a permissão de algo temporariamente não implica em não ser pecado.
Mano, voce nao acredita nisso, voce apenas sentiu um vazio e nao suportou e foi correndo pro catolicismo, nao é possivel que voce realmente acredite nisso 😂😂😂😂
Acreditar em um deus bíblico é algo muito complexo e complicado. As noções de pecado pode variar de pessoa pra pessoa. Muitas vezes o assaltante faz o nome do pai antes de assaltar!
Você poderia discorrer um pouco mais sobre a ideia de suicídio. Quem o comete certamente é incapaz de ver o "ser" ou o "existir" como algo bom. Essa pessoa, você acha que iria para o inferno?
Na verdade o rapaz só mostra que ele não concorda com as regras impostas pelo Criador , que de acordo com sua visão e sua ética não são justas, mas não consegue com isso convencer que este mesmo Criador não existe. Sinto dizer mas Deus não está interessado na opinião dele. Deus é!
A meritocracia divina é a mais injusta, seletiva e cruel de todas. De acordo com a Bíblia os povos que acreditam em outros deuses estão condenados ao sofrimento eterno! Whats???
Eu entendo a proposta de resposta a esse tiktoker , mas ele não está disposto a entender ou tentando enriquecer seu conhecimento teológico sobre nada. Claramente você vê o tom de deboche dele com os cristãos, hoje é bem facil você agir dessa forma contra o cristianismo e na verdade isso é encorajado pelos meios de comunicação . Você só não pode colocar em discussão todos os "ISMOS" que a militância adora.
Apenas uma correção: NÃO EXISTE INFERNO DE FOGO. Ninguem vai paraa um lugar de tormento eterno. O oecado conduz a morte. A volta ao pó. Como dito a Adão.
Genial responder esse cara Rômulo! Dei risada demais com "o pai que não educa seu filho deixa ele virar um mongolóide"! Exemplo é mato! Tolerância zero! Parabéns!
Concordo com quase tudo que o senhor falou, Dr. Mas quanto a questão de o inferno ser infinito eu não consigo concordar. Vc falou que temos uma vida inteira para cairmos na real como se o tempo que um humano vive fosse algo comparado à eternidade. Quando um pai coloca um filho de castigo, ele não quer que o filho sofra, o castigo é uma forma de aprendizado. Então eu não vejo como o pai supremo, que é Deus, abandonando um filho para sempre por algo que ele fez em poucas dezenas de anos.
Tente sempre lembrar que nós não temos o mesmo senso de justiça como a De Deus. Depois, levando em conta que a dignidade de Deus é infinita, como no exemplo dado no vídeo, podemos fazer uma analogia da seguinte forma, quando nos machucam os seriamente ou quando fazemos isso a outra pessoa, isso vai produzir uma cicatriz, e essa nos acompanha por toda nossa vida. Quando escolhemos nos afastar de Deus, estamos produzindo uma "ferida" em nossa alma, logo, a cicatriz é eterna. Não é Deus que nos castiga eternamente, nós que escolhemos nos castigar eternamente ao não escolher a salvação.
@@rafamartinsof Mas no caso, uma cicatriz é uma marca (Lembrança de algo o qual já aconteceu) e não um ferimento aberto que ainda causa sofrimento. Por exemplo a história do rei Davi... Mesmo Deus o perdoando, havia a cicatriz na alma dele das atrocidades que cometeu.
@@Ghostbr_12 Quando citei a cicatriz na alma, quis só fazer uma analogia em como ela se perdura no tempo, paralelamente com o fato de que se nos afastarmos de Deus e não buscarmos a nossa salvação também perdurar ia na eternidade. Nunca conseguiremos entender a justiça divina ou como explicá-la de forma exata, uma vez que nossa compreensão é pueril mediante a grandeza do Pai.
Na verdade ao pôr o filho de castigo não se busca apenas que aprenda, mas também se busca que ele pague pelo que fez de errado, o que é necessário para que seja feita a justiça. A infinitude do inferno se dá por cada pecado ser infinito por ofender a Deus que é infinito, ou seja, é um crime infinito que necessita de punição infinita. E tem um detalhe no que tange à paternidade de Deus, ele só é pai dos cristãos, como diz são João "dedit eis potestatem filios Dei fieri" (deu-lhes o poder se tornar filhos de Deus), ou seja, Ele não é pai nosso por natureza. (Isso é só um esclarecimento).
@@heitor9290 Se esse pensamento estiver correto, literalmente todos os humanos estão condenados ao inferno, afinal todos pecam e o pecado é uma ofensa infinita à Deus. A diferença é que alguns aprendem que estavam errados e se arrependem. Agora se uma pessoa peca e morre cedo, antes de se arrepender, ela vai passar a ETERNIDADE sofrendo sem ter essa chance novamente? Eu acredito no Deus da misericórdia e da razão o que vai em desencontro à existência de um inferno infinito.
Eu costumava ser igual a esse ateu por volta dos meus 14 ou 15 anos, ainda estou engatinhando na minha conversão a cristo jesus e os seus vídeos tem me ajudado muito, obrigado.
é muito raro encontrar um ateu cujos maneirismos não nos remetam a nossa época petulante de pré-adolescentes/adolescentes, a recusa de aceitar Deus, se unir a ciência e abraçar sua """"individualidade""""" é muito semelhante ao ódio pelos pais quando o que mais queremos é ser aceito e compreendido pelo mundo
Freud não foi um sujeito de bom caráter, mas era muitíssimo bom observador (o problema estava no que ele fazia com os dados que coletava, apesar de seu sistema não ser de todo inútil, porque acertar também é uma fatalidade) como vemos aqui segundo a análise de Paul C. Vitz's, no Faith of the Fatherless: The Psychology of Atheism (Fé daqueles sem figura paterna: a psicologia do ateísmo)
In postulating a universal Oedipus complex as the origin of all our neuroses, Freud inadvertently developed a straightforward rationale for understanding the wish-fulfilling origin of rejecting God. After all, the Oedipus complex is unconscious, it is established in childhood and, above all, its dominant motive is hatred of the father and the desire for him not to exist, especially as represented by the desire to overthrow or kill the father. Freud regularly described God as a psychological equivalent to the father, and so a natural expression of Oedipal motivation would be powerful, unconscious desires for the nonexistence of God. Therefore, in the Freudian framework, atheism is an illusion caused by the Oedipal desire to kill the father and replace him with oneself. To act as if God does not exist is an obvious, not so subtle disguise for a wish to kill Him, much the same way as in a dream, the image of a parent going away or disappearing can represent such a wish: “God is dead” is simply an undisguised Oedipal wish-fulfillment.
que fique claro, o próprio Freud era um ateu e considerava Deus como uma "ilusão", uma criação humana para tornar a experiência terrena menos dolorosa e caótica, mas o trecho remete às formas mais infantis e populares de ateísmo
Glória a Deus 🙌✝️
Salve Maria ❤ que Deus lhe abençoe na sua jornada
Deus vai te abençoar irmão
Só peça antes de dormir, todos os dias: "Jesus, aumenta a minha fé!"... E pronto! Vai ser atendido! 🙏🏻❤
É muita paciência ter que responder ou reagir a ateuzinho nutella, debochado e nariz empinado como esse. É muito amor ao próximo. Parabéns Dr. Rômulo.
Que amor 😂
Sim, na hora do julgamento, ao invés de se arrepender, ele simplesmente quer questionar o Todo Poderoso...
Que lindas palavras quando o Dr.Rômulo fala da divida da humanidade falando de Adão pecador e Jesus Salvador.
Eva foi a culpada.
@@RamónSalazar-t2ykkkkkkk sai dae, mano, primeiro que isso nem é literal, segundo, se fosse, podemos usar um exemplo atual, maconha, fuma quem quer, se te oferecerem vc não é obrigado a aceitar
@@AlphaBlack666
"Sai dae, mano"
Eu não seu mano, "alfa black" (a coisa mais cômica que lí está semana, obrigado chud).
"Primeiro que isso nao é literal"
Isso não refuta nada do que eu disse, mesmo ao se basear na visão metafórica e poética, as coisas não mudam significavamente.
além do mais, me mostre onde foi determinado o dogma da natureza metafórica de Genesis. Estou esperando.
Existe um debate contínuo e antigo sobre a natureza real de Genesis, embora desde as tradições judaicas (algumas) temos uma visão um tanto literária do acontecimento, enfim o debate ainda é significativo.
"Exemplo atual"
Seu argumento se perde ao se utilizar de uma analogia porca como esta.
Adão e Eva determinaram o futuro da humanidade e uma relação direita com Deus, contra um sujeito que fuma um tipo de substância que a longo prazo *não* irá ditar o futuro ou influenciar em nada as ações futuras do ser humano como essência.
Adão e Eva é sobre consequências do pecado sobre a humanidade, não é sobre comprar um substância daninha e ter possíveis problemas cerebrais futuramente.
Estamos falando sobre acontecimentos diferentes....
Uma Analogia porca, e mesmo em sua analogia, a culpabilidade do traficante não é de forma alguma isenta.
E para explicar melhor, a culpabilidade recai sobre eva por razões simples...
Eva é parte de Adão kkkkk
O NT identifica Eva como a primeira a pecar. ***Adão se juntou a ela*** a culpabilidade primária foi de Eva, não Adão.
Como a herança na Bíblia flui de pai para filho, herdamos esse pecado de Adão. Mas isso não significa que Eva não foi a primeira, ou que as mulheres são de alguma forma sem pecado, ou que Adão e Eva são distinguíveis. Quando a Bíblia fala sobre Adão, geralmente se refere a toda a raça humana, homens e mulheres.
pecado de Adão foi literalmente não exercer sua liderança sobre Eva.
Basicamente, a culpabilidade recai sobre eva e usar exemplos de substâncias danosas e "vc nao é obrigado a aceitar" é ser muito simplista.
E não irei mais responder nada sobre isso, "alfa black" (lklkkkkkk)
@@RamónSalazar-t2y
Ambos pecaram, ambos desobedeceram a Deus. A bíblia nunca disse que Eva é mais culpada que Adão ou o oposto. Se você está falando no sentido de quem pecou primeiro, aí sim há lógica no seu comentário, porque o texto de Gênesis deixa claro que foi Eva e logo depois Adão. Mas Deus deu a consequência do pecado para os dois. Dizer que o pecado de Adão foi não ter controlado a sua própria mulher, não faz o menor sentido ( isso inclusive, está dizendo que mesmo que Adão não tivesse comido do fruto, ele ainda assim iria pecar por não controlar a sua mulher) que contradição mais sem sentido!
Eu concordo com Dr. Rômulo. Não acho a Biblia um livro com demasiadas incongruências. Muito pelo contrário. Quando conheci pela primeira vez o Evangelho, eu fiquei emocionada pela sublimidade da mensagem e da própria Sabedoria de Jesus. A partir desse momento, pesquisei tanto sobre Jesus.. a minha fé foi-se sedimentando. O que me ajudou a sedimentar a minha fé foi precisamente a sagrada escritura. Foi ler, estudar e entender o carácter altamente profético e nítido das escrituras. O antigo testamento tem tantas profecias coincidentes com a obra do Senhor, com séculos de diferença entre elas, que seria impossível uma mente humana criá-las. Tem de ser uma mente divina. É como se Deus decidisse vir ao mundo, e ainda mandasse carta-postal para avisar…com descrições como em Isaías 53 sobre o sacrifício do servo do Senhor, nasceria de uma virgem Isaías 7:4, Nasceria em Belém ( Miqueias), haveria um massacre de crianças (Jer31:15), seria rejeitado trespassado pelas mãos e pés (Salmo22:16)… chegaria a Belém montado num burro..como diz no livro de Zacarias enfim.. nunca mais acabaria… se tivesse que escrevê-las, porque é o livro inteiro. Salmo 2, altamente profético. Estas coisas aconteceram séculos antes do nascimento de Nosso Senhor Jesus.Por exemplo, Isaías é pelo menos 700 anos mais ou menos antes de Cristo, ora como aquele profeta teve aquela visão onde o Senhor entrega-se como sacrifício expiatório pelos pecados do homem, com tantos séculos de antecedência e com tantos pormenores? É uma autêntica loucura! Os ateus.. que falam da Biblia, não entendem a sublimidade daquele livro, reduzem tudo ao redundante. O próprio Senhor Jesus cita Isaías..
e para complicar ainda mais bastava ler Daniel, para entender que Deus no seu pensamento eterno já tinha anunciado a data cronológica da sua vinda..e da sua morte material aqui na Terra. Enfim.. o problema da sagrada escritura ela só pode ser lida com o Espírito-Santo, sem isso nada feito.
Portanto só na Luz de Cristo se consegue entender..
E em tudo ensinado pela igreja católica. Só mais tarde, comecei a ler alguns livros de Santos e a tradição ajudou mais ainda na conversão. A fé também é uma construção da nossa inteligência em consonância com a graça intrínseca de Deus. Mas sublimo a sua paciência sempre para com os ateus, isso também é caridade.
React muito bom, demonstra a imbecilidade e infantilidade dos ateus, os argumentos ateus chegam a ser pueris, o doutor Rômulo explica muito bem e refuta com maestria as reclamações do ateuzinho Nutella!! Muito bom!!
Sobre ter fé por ter fé, de fato é uma visão errada que os ateus e mesmo alguns cristãos têm sobre o cristianismo. Acredito que o Santo Sudário, também conhecido como Sudário de Turim, é uma das evidências da existência e do poder de Cristo que Ele próprio deixou para a posterioridade, contando já com o avanço científico.
@@Bob-hr1rjtem o site oficial do sudário que cataloga todas as descobertas até agora
O Dr Rômulo usa de sua inteligência e sabedoria de forma coerente e didática! Aprecio muito estes vídeos! 👏
Sobre ter fé por ter fé, de fato é uma visão errada que os ateus e mesmo alguns cristãos têm sobre o cristianismo. Acredito que o Santo Sudário, também conhecido como Sudário de Turim, é uma das evidências da existência e do poder de Cristo que Ele próprio deixou para a posterioridade, contando já com o avanço científico.
O estudo de alguns milagres por alguns parapsicólogos são também reveladores.
Faça mais react dr Rômulo, são vídeos muito bons, e ainda dá uma boa quantidade de visualizações, pode ajudar a crescer o canal, abraços, salve Maria.
E tanta informação que o dr.romulo transformou um vídeo de 3 minutos em 50 miñutos
Obrigado pela catequese!
Espetacular,muita sensatez e muita doutrina.
Parabéns,aprendi muito.
28:25 uma das melhores partes do vídeo
24:40 não existiria livre arbítrio se não poder errar, se não seria "bonecos", por isso acho eu que ele colocou a arvore lá, ele não obrigou Eva e Adão a errar, ele decretou antes, se comer da arvore do conhecimento, morrerá
À muitas divergências acerca de Deus enquanto catafatico e revelado, mas enquanto apofatico e inefável até mesmo nas religiões pagãs tradicionais e bem estruturadas na metafísica e na teologia tinham algo em comum com a visão Cristã acerca de Deus enquanto Inefável e Absoluto, ou Apofatico.
O melhor desse vídeo é cada resposta dada é maior do que o próprio vídeo do sujeito.
Dr. Rômulo, obrigado por mais um vídeo e por mais essa aula. Deus abençoe sua vida.
Parabéns professor 👏👏👏 uma live melhor que a outra.
Seu canal é muito bom. Vc Eloquente e desenvolve um raciocínio que fica fácil a compreensão. Cristo o abençoe!
Muito Bom! O Primeiro motor fortalece ainda mais a visão do Deus judaico/cristão, visto que, esse "primeiro motor" teria de exercer onipotência, onisciência e onipresença sobre sua criação, características essas que o diferenciam Deus dos demais deuses. Já as outras afirmações dele são mais para questionar algumas atitudes de Deus, não necessariamente reforçam a sua inexistência, mas graças a isso eu pude ver um pouco mais da fé católica. Interessantíssimo vídeo Doutor (mesmo sendo só refutando um tiktoker😂).
Continue! Podia passar horas ouvindo. Ainda mais refutando um boçal deste! Adorei o “birrento” ! 😂😂😂
Bom dia dr. Romulo mais um excelente vídeo.
Assisti ao vídeo inteiro, muito bom. Que Deus te abençoe e que continue sempre tirando as nossas dúvidas em biologia, ksks. Abraços!
Fé, Esperança e Caridade.
Ouvir um Catolico dando uma explanação absolutamente Católica a respeito de temas que num primeiro momento parecem ate banais, me da Esperança!
Parabens doutor, você é muito inteligente.
Muito obrigado pelo vídeo, Dr. Rômulo. Peço-lhe que, quando o senhor tiver disponibilidade, faça um vídeo sobre a questão do nominalismo e as repercussões dessa doutrina no cientificismo atual.
excelente vídeo Dr. Rômulo, ainda não terminei de assistir o vídeo todo, mas até o presente momento do vídeo o conteúdo está interessantíssimo.
O problema do ateu, perante aos olhos do religioso, é pensar mais no humano e desistir do não humano!
É bizzaro como esse canal tem apenas 10 mil seguidores, é muita qualidade pra pouco publico, quando puder, faça um vídeo falando dos Neandertais, que segundo alguns são a principal prova da ancestralidade comum dos humanos
E mesmo seria ótimo um vídeo sobre Neandertais, até porque o Dr. Rômulo tem uma inteligência equivalente a um Neandertal
@@GabrielA.Z. vemos aqui mais um exemplo de ausência paterna
Eu ri mas dps fiquei triste por vc kkk
Reacts são muito bons, Deus te abençoe Romulo
Tocante a Escravidão: é nescessário distinguir a escravidão hebraica, da escravidão colonialista ( esta qual ele provavelmente associou).
A hebraico ocorre por conta de endividamento, onde a pessoa não consegue pagar a dívida e se submete a servidão; porém, vale ressaltar que deve haver dignidade e até regalias, uma vez que era-se possível se tornar escravo voluntariamente, ou seja, era algo totalmente diferente da escravidão do séc XVI, que é enquadrado como sequestro de pessoas, coisa que a Bíblia abomina.
A poligamia era tolerada (um homem com múltiplas mulheres) por uma questão de reprodutividade; o marido se relacionava com cada mulher individualmente.(bem, é a minha interpretação, mas parece ser coerente)
Engraçado disso é que alguns dos próprios Israelitas queriam voltar ao Egito, vendo a dificuldade que passaram no deserto😂😂😂
Coitado desse ateuzinho, tá achando que se Deus existir ele pode argumentar alguma coisa com Deus 😂😂😂 ... Jó foi debater com Deus e Deus perguntou onde Jó estava quando Ele criava todas as coisas? Única palavra que ele vai ouvir de Cristo "é aparta-te!!! vocês que praticam a iniquidade"
Esses vídeos são bons porque demonstra a imaturidade do pensamento do mundo e como eles são recalcados.
Mas são só os ateus, no cotidiano em todo contexto, a gente se depara com o mesmo pensamento do mundo, inclusive escutando os ditos católicos de hoje em dia.
Os teus vídeos são excelentes, obrigado!
28:20 o que o careca tem é aquela famosa senso da falsa justiça, "minha justiça tá certa e a de Deus um ser mega super e infinitamente inteligente tá errado, mas os ateus que nem sabe o que é gravidade direito tá certo"
Vídeo muito bom, por gentileza continue fazendo outros vídeos parecidos.
Aproveitei a Catequese do professor Rômulo, mas esses argumentos do tiktoker é de quarta série
ah vei, espero mais conteúdo assim nesse canal
Isso foi um massacre kkkkkkkkkkkkk
17:45 narrou o Brasil perfeitamente.
Obrigado pelo vídeo, muito didático e reflexivo
Toda vez que um ateu vem pagar de inteligente com esse argumento “o seu Deus é o verdadeiro entre milhares de deuses” eu respondo que existem bilhões de mães no mundo, mas isso não anula o fato de que só uma é a verdadeira mae dele.
É tipo 2+2=4 só existe uma resposta possível que é o 4,mas pq não pode ser 5 ou 6 ou @? Simples pq um desses é o verdadeiro resultado
É uma provocação/questionamento válido, afinal, se você estivesse nascido num país de maioria mulçumana, diria a mesma coisa sobre Alá.
@@olympiolftem um documentário no UA-cam que mostra uma cidade no México que acredita que se trata diabetes com Coca Cola. Se eu nascesse lá eu provavelmente eu iria acreditar nisso também, mas continuaria sendo falso.
Sei lá, aplicando para assuntos fora do debate ateísmo vs Deus, acho esse tipo de premissa bem fraca e facilmente refutável.
@@claudiochad Refutável com o que?
@@olympiolf oxi mas tem ateu em país cristão e não país ateu
Salve Maria!
Não duvido de suas palavras, mas não posso deixar de manifestar minha incompreensão a respeito de certos aspectos da religião católica. A mim parece que a conta nunca fecha.
Eis um trecho:
24:35 Se Deus sabia que Adão falharia, por que o submeteria ao teste da maçã?
No fim das contas...
Na Coreia do Norte um bebê foi condenado à prisão perpétua porque seus pais foram flagrados cometendo lá um ato considerado crime. Um certo dia alguém comeu o que não devia e... pimba! Pergunto: o que o bebê e nós temos com isso? Nunca absorvi essa ideia.
Parabéns pela resistência estomacal!!!
Quem ama a deus acima de qualquer coisa? Duvido que hoje em dia alguém o ame mais que ao seu próprio smartfone!
Em questão de pessoas que não quer servir a Deus e pessoa vive no mau, Deus permite isso p mostrar a sua bondade e pura amor a humanidade, se Deus fosse destruir todos as pessoas que fazem o mau ele não seria justo seria tirano, mas Deus conhece todas as coisas, a própria bíblia dos todo ser que respira louve ao senhor, acredito que Deus permite certas coisas pra mostrar que todo ser humano Precisa de Deus ,quando a sociedade se afasta de Deus , ele permite o mau calamidades e outras coisas mas p mostrar que o ser humano e falho, e nada cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir, as pessoas precisam estudar a bíblia mais,
Uma recomendação ouça pregação do pastor Rodrigo silva# ele é arqueológo, teologia e faz vários estudos sobre a bíblia e acontecimentos históricos na terra ❤.
Esse ateu tem que ter umas aulas aí de lógica básica e sobre a bíblia kkk (pq pra criticar algo é preciso conhecer o que se critica)
Como existem advogados de deus como que ele precisasse. Cada um tem uma tese de defesa de acordo com a sua ilusão e conforto!
Então qual é sua tese de acordo com sua ilusão e conforto?
*Como Que Ter Uma Crença É Uma Ilusão E Conforto?*
@RayDerZ-b2d O conforto vem da ilusão que a crença proporciona mas este conforto é uma ilusão que a crença promete dar. E assim caminha a humanidade!
Pior que quando era ateu pensava desse mesmo modo o que engraçado é que os sujeitos que agem dessa forma tem tudo o mesmo estereótipo preguiçoso, vitimista, mimado etc... o cara nunca fez nada pra mudar a situação dele ai chega aos trintas anos sem cabelo, casa, carro, morando com mãe ai vai pro tiktok fazer vídeo cupando Deus por tudo esse cara ai é exemplo perfeito, porém ao que parece ele prefere morrer sendo sustentando e vivendo no porão do que fazer algo que preste
muito raro ver um ateu comum sem esses traços gritantes de infantilismo
@@cockus4192 é raro mesmo acho que de tanto fica em casa esses caras enlouquecem pelo menos os que eu conheci eram tudo assim
@@CarlosEduardo-yz9qy não podemos generalizar e julgar, como por exemplo, existem várias pessoas boas que passaram por situações terríveis, por isso não acreditam em Deus, não estou dizendo que elas estão certas, até pq com um bom estudo, a pessoa apesar de ainda não entender do pq aquilo aconteceu com ela, ela tem uma compreensão maior. Mas entendo que vc está falando de um tipo específico, mas ainda sim temos que tomar cuidado antes de apontar um estereótipo como verdade absoluta para todos :)
@@RaquelOliveira-cg5ljentendo Man, mas uma coisa é julgar,outra é falar o erro do outro
Pesado, mas...
Bom dia querido professor Rômulo! Muitíssimo obrigado pelos excelentes argumentos. Que a Virgem santíssima lhe abençoe e proteja sempre 🙏.
Olá, gostei do vídeo, só tenho um apontamento sobre traduções, tanto católicos como protestantes em seminário se valem do texto crítico em grego, aramaico e hebraico. Existe uma série de compilações e manuscritos para avaliar qual se aproximaria mais dos originais perdidos, então não é tão simples assim falar de traduções espúrias entre protestantes e traduções santificadas entre católicos, isso simplesmente não é a prática quando o tema é baixa crítica entre teólogos.
Ouviria VC Dr. Rômulo, mais e mais! É preciso acordar esses ateus sem noção, para eles não pecarem mais por ignorância 🙄
Jó depois de tudo que deus fez pra ele, deu tudo em dobro pra ele.
E depois disso jó ainda fala antes eu conhecia deus de ouvi falar, mas agora meus olhos o contemplam
E o que seria do amor sem nenhum teste
Imagina sua esposa que te larga na primeira dificuldade que voces passam que amor e esse nao e mesmo, por isso o amor precisa de provas
esses cara são aquele tipo, Deus interfere, reclama, Deus fala, reclamaram no monte junto com Moises, Deus fica em silencio reclama, Deus castiga reclama, e chamam ele de ditador por causa disso, Deus não age, reclama que ele não faz algo, não dá para entender essa galera, tem passagem na bíblia disso, Deus ágil, reclamaram, Deus não ágil, reclamaram, Deus falo, reclamaram, Deus fico em silencio, reclamaram
O cara do Tik Tok tá adoecido
Dr. Só um aviso evite usar certos termos que poder passar um ar de arrogância seus oponentes vêem isso e podem usar como "argumento"
Tipo o gênio Henrique?
Não tem que se fazer de polite com ateus não, porque eles são pessoas em geral extremamente arrogantes e presunçosas, se você chegar com esse pessoal querendo se fazer de polite eles te trucidam, tem é que chegar metendo o pé na porta mesmo, até para quebrar um pouco da soberba deles e fazer eles baixarem a bola, e então aí sim, buscar falar e tratá-los com um pouco mais de brandura, posso estar errado mais é assim que eu penso e procedo.
@@RainanDias94 sem falar das piadinhas com o Jesus, dps vem falar de respeito ( não quero generalizar mas te muitos assim)
Mas as vezes é necessário 👀
Opa, Boa noite Rômulo, o Biólogo Henrique fez uma live te "refutando", te ofendeu de várias maneiras durante o vídeo, queria que você respondesse ele pq fiquei muito irritado com a forma que ele te tratou como profissional da biologia, precisamos ver o seu lado, e que ninguém tente menosprezar seu trabalho por ser um biólogo religioso. Deus te abençoe❤
Onde está essa live?
@@kauanpereira1918Canal do Antônio Miranda
Poderia me dizer o nome do video. Nao to achando e gostaría de ver.
Esse tal biólogo Henrique sabe fazer alguma coisa além de ofender as pessoas? Pra esse cara G. Mendel não deveria fazer da Biologia por ser um monge.
Muito top essa refutação
Poxa, Dr. Rômulo, meu óculos é grande; a armação atrapalha menos o campo de visão.
Brincadeiras à parte, que Deus lhe abençoe pelo trabalho realizado.
29:17 - A escravidão mencionada na Bíblia faz parte das leis do antigo testamento, essas leis de fato eram imorais, se fossem perfeitas (no sentido de serem atemporais e universais) Jesus não teria dado um fim nela e nem instauraria uma nova aliança em seu lugar
Um dos propósitos das leis antigas é justamente mostrar que a "sociedade dos homens" não funciona. Deus deu leis ao povo de Israel de acordo com os caprichos e a dureza do coração do homem, ou seja, os homens eram duros de coração e então Deus lhes deu as leis que eles queriam para ser correspondente a essa dureza (Marcos 10,5) para mostrar que este não era o caminho. Então veio Jesus, ensinando leis novas e diferentes, e inclusive corrigindo expressamente algumas do Antigo Testamento (e é sob essa lei que estamos hoje, chamada de "Lei da Graça", em contraste com a "Lei de Moisés"). Deus entregar leis erradas e imorais para o povo é semelhante a história do surgimento de um rei em Israel: Deus não queria que o povo tivesse um rei (I Samuel 8,5-9), mas como eles insistiram nisso, Deus consentiu e deu um rei, é como se Ele estivesse dizendo: "Toma aí o seu rei, veja se as coisas funcionam assim" (I Samuel 8,20-22)
Poderia-se objetar que a lei de Jesus poderia ser entregue logo naquela época, porém temos que ressaltar que Deus trabalha com o homem na esfera dele, de acordo com as suas limitações e com a dureza do seu coração, uma lei como a que Jesus inaugurou na sua vinda se fosse dada nos tempos de Moisés apenas iria causar repúdio naquele povo duro de coração, então Deus lhes deu temporariamente as leis erradas que eles queriam, ou seja, uma lei extremamente rigorosa assim como eles, para preparar o caminho até o dia em que eles estivessem aptos a receberem a lei mais perfeita: A lei de Jesus, e foi justamente por conta de algumas pessoas que ainda eram duras de coração, que ele foi crucificado.
Se isso fosse falso, nós não iríamos ver passagens em que Jesus critica o divórcio (Mateus 19,1-10) sendo que Moises tinha tolerado isso na lei (Deuteronômio 24,1) passagens em que Jesus critica a lei "olho por olho, dente por dente" (Mateus 5, 38-41) sendo que isso também estava na lei (Êxodo 21,23-24) passagens em que Jesus critica o apedrejamento (João 8,7) mas o mesmo era permitido na lei Mosaica (Levitico 20, 2.27) enfim, as leis da antiga aliança foram dadas pela dureza do coração dos homens, não porque Deus aprovava, logo, citar o fato de que o antigo testamento da Bíblia possue leis a respeito da escravidão demonstra um desconhecimento teológico completo, o que não é nenhuma surpresa vinda de um ateu palpiteiro do tiktok, ksks.
Provavelmente confundiu com a escravidão do Brasil kkkkkk
Dr. Romulo 😍😍😍😍😍
O interessante sobre Deus, Jesus, às vezes até sobre os demônios 😢. É que quanto mais se fala sobre o assunto, ao invés de darem uma orientação segura, uma definição, mais complicam. E esses aloprados não chegam a nenhum acordo. Sinal incontestável que ninguém é possuidor de verdade nenhuma 🫣
Estranho é pensar que nós, seres materiais e limitados, podemos explicar DEUS em sua plenitude perfeita, infinita e imaterial
@@alwaysgalac
O dia que o homem de igreja assumir sua ignorância sobre... Ele vai compreender as coisas da sabedoria da vida ( DEUS )
@@OripesCarlos diz são Luís Maria que Deus ocultou Maria, e se algo nos revela sobre ela, infinitamente mais nos oculta. Se Poucos sabemos sobre uma humana, imagine sobre Deus. Dizer que podemos explicar O Criador é muita prepotência
@@OripesCarlos acha que pode comprimir o Deus infinito pra caber nessa sua cabecinha e compreende -lo? Eu não tenho essa arrogância
@@alwaysgalac
Taí um sentimento de muita tristeza que tenho com esse concílio de Nicéia🖐🏿, por não ter colocado na Bíblia tantos livros que mudariam nossa história CRISTÃ ... O homem de juízo sabe que não consegue ser ajuizado por um instante sequer... Só sei que nada sei, e muito mais tenho que aprender, que para ensinar.
51:20 pq Deus não aparece para todos de uma vez no meu entendimento, mano geral quer morrer?, todo mundo tá em pecado, ele aparecer a justiça perfeita dele vai pirar para castigar o mundo, ele tão maravilhoso e infinito em misericórdia que está aceitando ser ofendido para dar tempo para o máximo de gente se arrepender, Deus não nos deve nada a não ser a punição eterna, valeu, vou guardar esse novo argumento que aprendi para usos futuros debates, a punição e o crime é de acordo com a pessoa ofendida, dá criar parábola do mendigo e presidente, agredir mendigo nunca dá nada, agredir presidente vai preso
Parabéns pelo vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼
O mais engraçado é que ele fala o tempo inteiro culpando um deus q ele insiste em não existir, ou seja, ele reclama de um ninguém...aff
Que Deus tenha piedade desse mimadinho!
Uma dúvida do começo do vídeo, o hinduísmo, do pouco que eu sei, é henoteísta e não politeísta, a diferença é q, apesar de haver vários deuses, há um deus supremo q criou todos os demais (posso estar errado, mas é oq entendi do q já pesquisei e ouvi falar). Sendo assim, há algum tipo de prova ou argumentação forte de q o henoteismo é falho objetivamente também, assim como o politeísmo?
Sim, pois há mais de um Deus, apenas são divididos por classes de hierarquia de poder e criação, tipo um sistema de castas, mas não deixam de ser vários deuses, apenas com poderes e ordem de criação diferentes como o tempo, já no Cristianismo que e totalmente monoteísta, há somente um Deus com poder supremo, pois anjos são sim seres celestiais, mas não são de forma alguma deuses, mesmo em forma inferior de poder e ordem temporal de criação.
@@samuelsouzasantos6391 então, não sei se entendi bem, mas eu queria saber se tem uma refutação boa e logicamente coesa dessa ideia de henoteismo. Pq parece q o São Tomás de Aquino refutou o politeísmo argumentando que mais de um Deus perfeito (um que tenha o onipotência, outro que tenha oniciência e outro sumo bem, por exemplo) não poderia criar um mundo com tal unidade, ordem. Mas, no caso do henoteismo, alguém pode argumentar em defesa dizendo q há um só Deus supremo que tenhas as características que citei acima perfeitamente e daí ele, por ser onipotente, criou outros deuses inferiores ontologicamente (não sei se isso é possível, já q não sei oq faz um ser, ontologicamente, ser considerado deus, só indagando p refletir msm). Se ele não fosse capaz disso, não seria onipotente.
@@samuelsouzasantos6391 mas, parando p pensar mais kkk, esse argumento da ordem do mundo também pode se aplicar ao henoteismo. E considerando q o Deus supremo seria perfeito em tudo, qual a necessidade de criar outros deuses uma vez q só ele merece adoração? Uma vez q ele visa, por sua vontade perfeita, sempre o bem, criar outros deuses inferiores para, como causa final, serem adorados também poderia ser uma corrupção desse bem (uma vez q o mal é escolher bens menores ao invés dos maiores), portanto seria contraditório da parte desse Deus fazer isso. Faz sentido?
O problema do "henoteísmo" não é de ordem lógico-metafísica, mas de ordem moral. Não repugna à razão que Deus crie seres espirituais poderosos, que Lhes sirvam de "intermediários" no governo do Mundo. Repugna, isso sim, que esses seres recebam o mesmo tipo de culto (adoração/ latria), sejam considerados como pertencentes ao mesmo "gênero" ('deuses') que o Criador, ou que sejam reputados exercerem uma "soberania" sob determinados aspectos da existência, etc.
Lembrando que, no caso do Hinduísmo, não se trata de "Henoteísmo", mas de um agregado de visões (não há unidade no pensamento teológico hindu) panteístas, monistas ou panenteístas, que repugnam à razão, à reta metafísica e à Religião revelada, na medida em que escamoteiam a absoluta transcendência de Deus com relação às criaturas.
Lembrando também que o Inferno foi criado para o demônio e os seus anjos, só que tem gente que faz questão de ser amigo do demônio e não de Deus, então... vai passar a eternidade com o péssimo amigo que o demônio é, e não Deus.
Acho impressionante q um vídeo de 3 min demorou quase 1 hr para ser refutado
É que cada frase do vídeo de 3min é abobrinha, demora mesmo refutar uma por uma, ainda mais sendo frases completamente ignorantes
Deus criou o mundo, colocando um pouco de Si em cada detalhe. Basta olhar qualquer planta, animal, mineral, sol, mar, estrelas, montanhas lá está Deus. Olhe-se no espelho, pense como funciona cada órgão do seu corpo. Nada poderia ter criado uma " maquina" tão perfeita se não fosse Deus... e mesmo que façam em laboratorio um "humano" igual a nós, e digam que conseguiram, apenas copiaram...
Otimo Video!!! Reverendo Dr.Romulo
Gostei. Seu canal está mito interessante. Parabéns!!
escuitando video do Romulo enqto jogo um Tekken
Dr. Rômulo.. você poderia fazer um vídeo sobre o que chamam de "registro fóssil"...?
acredito que condenação do inferno ser infinita é porque pessoa escolheu isso. Pois é dito, se pecar vai pro lago de fogo pra sempre, não se arrepender vai pro lago de fogo em, em certeza... o cara continua, depois quer falar de injustiça...rs
O revoutadinho ñ precisa, inicialmente, de religião e sim de um bom psiquiatra. Religião é para pessoas humildes e que buscam sabedoria.
🆕 💌 FÉ é o firme propósito de ser um ignorante 🙏
Sou livre, honesto e feliz. Não ando com medo do pecado e nem do inferno. A "salvação" que me interessa é morrer e me tornar eterno entre meus familiares e amigos. Não dependo de uma doutrina, que é falha e inconclusiva em muitos pontos, para me considerar dígno da vida e da morte!
"não ando com medo do pecado nem do inferno"; não ter medo de ambos não vai fazer eles deixarem de existir, gênio
@@Jimmy_Mcgill_ Não acredito em inferno e o pecado depende de sua moral. Na Bíblia, por exemplo, ter escravos, ser polígamo e cometer sacrifícios não são pecados, e o que você acha disto?
@@heltonmarinho5580Baseado em quê você diz que não é?
@@heltonmarinho5580Nas escrituras matar é pecado, por que Deus deixa moises matar o egípcio? E a adoração aos outros deuses? Isso foi explicado no vídeo ainda, a permissão de algo temporariamente não implica em não ser pecado.
O que são provas filosóficas?
Mano, voce nao acredita nisso, voce apenas sentiu um vazio e nao suportou e foi correndo pro catolicismo, nao é possivel que voce realmente acredite nisso 😂😂😂😂
Acreditar em um deus bíblico é algo muito complexo e complicado. As noções de pecado pode variar de pessoa pra pessoa. Muitas vezes o assaltante faz o nome do pai antes de assaltar!
Ótimo vídeo dr romulo.
Você poderia discorrer um pouco mais sobre a ideia de suicídio. Quem o comete certamente é incapaz de ver o "ser" ou o "existir" como algo bom. Essa pessoa, você acha que iria para o inferno?
Na verdade o rapaz só mostra que ele não concorda com as regras impostas pelo Criador , que de acordo com sua visão e sua ética não são justas, mas não consegue com isso convencer que este mesmo Criador não existe.
Sinto dizer mas Deus não está interessado na opinião dele. Deus é!
8:30 não acho, judas mais doque viu e mesmo assim o traiu
Faz um vídeo reagindo ao analisando as escrituras
Dr, coloca um Thumb bem feita, uma edição com cortes precisos e boa sonoração. Aí tu vai ter o quádruplo de views
Ele não é influencer.
@@lucasvitalsuassunabarreto8511 Faz sentido.
Video massa 😎
A meritocracia divina é a mais injusta, seletiva e cruel de todas. De acordo com a Bíblia os povos que acreditam em outros deuses estão condenados ao sofrimento eterno! Whats???
tá fora da caixinha
Essa carinha de soyboy nunca decepciona
Rômulo, desculpa a gente fazer você ter que migrar pro tiktok 😅 perfeita explicação, ótima semana pra você!
Eu entendo a proposta de resposta a esse tiktoker , mas ele não está disposto a entender ou tentando enriquecer seu conhecimento teológico sobre nada. Claramente você vê o tom de deboche dele com os cristãos, hoje é bem facil você agir dessa forma contra o cristianismo e na verdade isso é encorajado pelos meios de comunicação . Você só não pode colocar em discussão todos os "ISMOS" que a militância adora.
Correção: o Bispo Barron não é um universalista.
Apenas uma correção: NÃO EXISTE INFERNO DE FOGO. Ninguem vai paraa um lugar de tormento eterno. O oecado conduz a morte. A volta ao pó. Como dito a Adão.
Eu preciso ver o Sr debatendo com algum evolucionista.
Genial responder esse cara Rômulo! Dei risada demais com "o pai que não educa seu filho deixa ele virar um mongolóide"! Exemplo é mato! Tolerância zero! Parabéns!
Sobre rebaixar.... Vale a pena?
Concordo com quase tudo que o senhor falou, Dr. Mas quanto a questão de o inferno ser infinito eu não consigo concordar. Vc falou que temos uma vida inteira para cairmos na real como se o tempo que um humano vive fosse algo comparado à eternidade. Quando um pai coloca um filho de castigo, ele não quer que o filho sofra, o castigo é uma forma de aprendizado. Então eu não vejo como o pai supremo, que é Deus, abandonando um filho para sempre por algo que ele fez em poucas dezenas de anos.
Tente sempre lembrar que nós não temos o mesmo senso de justiça como a De Deus. Depois, levando em conta que a dignidade de Deus é infinita, como no exemplo dado no vídeo, podemos fazer uma analogia da seguinte forma, quando nos machucam os seriamente ou quando fazemos isso a outra pessoa, isso vai produzir uma cicatriz, e essa nos acompanha por toda nossa vida. Quando escolhemos nos afastar de Deus, estamos produzindo uma "ferida" em nossa alma, logo, a cicatriz é eterna. Não é Deus que nos castiga eternamente, nós que escolhemos nos castigar eternamente ao não escolher a salvação.
@@rafamartinsof Mas no caso, uma cicatriz é uma marca (Lembrança de algo o qual já aconteceu) e não um ferimento aberto que ainda causa sofrimento. Por exemplo a história do rei Davi... Mesmo Deus o perdoando, havia a cicatriz na alma dele das atrocidades que cometeu.
@@Ghostbr_12 Quando citei a cicatriz na alma, quis só fazer uma analogia em como ela se perdura no tempo, paralelamente com o fato de que se nos afastarmos de Deus e não buscarmos a nossa salvação também perdurar ia na eternidade. Nunca conseguiremos entender a justiça divina ou como explicá-la de forma exata, uma vez que nossa compreensão é pueril mediante a grandeza do Pai.
Na verdade ao pôr o filho de castigo não se busca apenas que aprenda, mas também se busca que ele pague pelo que fez de errado, o que é necessário para que seja feita a justiça. A infinitude do inferno se dá por cada pecado ser infinito por ofender a Deus que é infinito, ou seja, é um crime infinito que necessita de punição infinita.
E tem um detalhe no que tange à paternidade de Deus, ele só é pai dos cristãos, como diz são João "dedit eis potestatem filios Dei fieri" (deu-lhes o poder se tornar filhos de Deus), ou seja, Ele não é pai nosso por natureza. (Isso é só um esclarecimento).
@@heitor9290 Se esse pensamento estiver correto, literalmente todos os humanos estão condenados ao inferno, afinal todos pecam e o pecado é uma ofensa infinita à Deus. A diferença é que alguns aprendem que estavam errados e se arrependem. Agora se uma pessoa peca e morre cedo, antes de se arrepender, ela vai passar a ETERNIDADE sofrendo sem ter essa chance novamente? Eu acredito no Deus da misericórdia e da razão o que vai em desencontro à existência de um inferno infinito.
Será interessante