Que belo testemunho, meu irmão. Eu fui Ateu convicto durante quase 13 anos de minha vida. Contudo, há dois anos e meio eu retornei a santa Mãe Igreja. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! E Salve Maria!
Uma das coisas que me ajudou a retornar para o catolicismo foi estudar história. Mas não história dos livros do MEC, mas justamente as histórias que os livros de escola não contam. Quando a gente percebe como era o mundo antes, e o estrago que as revoluções protestantes, liberais e comunistas fizeram no mundo, e quem as incentivava e com quais interesses, e como elas eram essencialmente anticatólicas, mais a gente percebe que o catolicismo é a verdadeira religião.
Meus pais são ateus, talvez acreditem em Deus, mas nem de longe no do teísmo clássico. Minha mãe me mostrava muitos documentários sobre ciência e essas coisas, e em todo documentário a Igreja sempre era retratada como vilã e coisa do tipo. Eu realmente odiava religião quando tinha 9 anos, do ponto de perguntar para a minha mãe se o mundo não seria um lugar melhor sem ela. Hoje tenho 15 anos, fiz meu cadastro na catequese hoje e começo minha catequese/crisma esse domingo. O ano inteiro fiquei em dúvida sobre isso, pesquisando e tudo mais. Diria que tudo mais quando me deparei com o argumento das 5 vias do são Tomás, porque mostrou para mim que existia um Deus, ponto final. Estou muito feliz me convertendo e me sinto melhor do que nunca. Salve Maria!
É com grande alegria que lhe digo, meu irmão: bem vindo à Santíssima Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo! Fui 12 anos ateu, e com a graça de Deus e a intercessão de Maria Virgem consegui retornar. Salve Maria e Viva Cristo Rei!
Meu namorado é ateu...ele é francês e a maioria dos europeus são ateus ...vejo nessa presença na minha vida uma missão que Deus me deu pra servir de ponte entre Mikaël e Ele.
2 роки тому+8
A igreja catolica nao recomenda que catolicos se relacionem amorosamente com nao catolicos.
@@nit1888 sim, meu chapa estão fazendo igual o CV forçando pessoas a obedecer, pfv leia a palavra RECOMENDAÇÃO e ninguém precisa aceitar uma recomendação
18 anos de ateísmo. Quando minha filha, não planejava, nasceu, me alertaram que seria arriscado educar ela sem religião. Decidi começar a frequentar missas mesmo sem acreditar. Comecei a estudar para entender o que estava acontecendo. E cá estou, dois anos depois, graças a Deus.
Que testemunho maravilhoso! O que mais me impressionou até agora foi sua consciência na transição. Sua inteligência em perceber todas as nuances. Que Deus seja louvado!
na minha época de ateu eu também me achava "o cara inteligente", ficava procurando "contradições da bíblia" no google e tirando sarro de pessoas crentes em Deus. Hoje percebo o quão eu era babaca, mas o que mais me deixa inquieto é ver um bando de barbado com 30+ anos pensando igualzinho eu com os meus 14/15 anos na época. A catequese é uma época muito importante na nossa vida, uma pergunta que o catequista não sabe responder ou responder pode gerar um ateu no futuro
4 роки тому+36
Vivemos uma crise de teologia e filosofia na igreja. Os padres tem péssima formação e acabam afastando as pessoas da fé.
Concordo, a igreja precisa tanto de catequistas mais estudados. (Opa, nem todos! Conheço muitos padres sábios e católicos praticantes, o novo da minha paróquia inclusive tá catequisando a igreja toda nas homilias dele)
Uma coisa muito importante é, procurar um Padre que seja verdadeiramente Padre. Que seja por vocação e não por profissão, infelizmente a igreja passa por uma crise gigantesca e um mal Padre pode fazer sua fé ir para o ralo, como fez com pessoas da minha família. Outra coisa Católicos estudem o Catecismo, catecismo não é coisa de criança, é coisa de católico. Todo católico adulto ou não deve saber o Catecismo. Assim não serão levados rio abaixo nem por protestantes nem por maus católicos, e nem por maus Padres. Fiquem firmes na fé. O Senhor Jesus já dizia, que seu povo de perde por falta de conhecimentos. Ao Rapaz do vídeo Glória a Deus pelo seu retorno, vamos juntos agradecer, pois tantos se perdem sem cair na real. Fico imensamente feliz com o seu testemunho. Glórias e louvores a ti Senhor pela vida desse irmão. Por que sim, ele estava morto e voltou a vida.
Mais um ex-ateu aqui, kkk Pesquisei todas as religioes e me dei conta de que o que eu conhecia do catolicismo, foi o que terceiros me ensinavam, resolvi pesquisar in loco. Resultado = Conversão
@ Coincidentemente estou vendo varias pessoas fazendo esse mesmo caminho para o catolicismo. Ateismo / Evangélico - Libertarianismo - Conservadorismo - Católico. Seria um tema a se debater num vídeo do pq isso está ocorrendo. E essa geração moderna que está buscando mais tradicionalismo em vez de mais modernismo.
@@Nunes.mp4 A geração moderna não tá mais tradicionalista. Eu tenho 14 anos, sei como as pessoas da minha idade são. Tradicionalistas não são. Uma menina já usou um emoji da bandeira LGBT no nome dela no Kahoot.
mano, eu tenho uma história um pouco parecido com a sua. Eu fui ateu até os meus 25 anos e hoje tenho 37. Dei GRAÇAS a DEUS por ter saído desse poço sem fundo. Já fui crente no acaso/nada, mas me arrependo amargamente sobre um dia ter sido da turma do Pirulla, ATEA, etc
É bizarro como a trilha é sempre muito parecida. Guilherme Freire tem um testemunho parecido com o seu e o meu está seguindo o mesmo caminho. Um ateu, que então evolui e se descobre um ancap ateu (considero uma evolução pelo afastamento do marxismo/ progressismo), e por fim o redescobrimento do catolicismo. Ainda não me convenci completamente, mas sigo no caminho. Agora o que me resta é ler São Tomás e compreender melhor a doutrina filosófica da igreja. Obrigado pelo seu trabalho!
Tive também uma conversão intelectual, aos 18 anos. Um professor de filosofia me destruiu no primeiro dia do ensino médio. Ele - católico -, quis começar o ano provando que o relativismo era mentira. Eu quis debater porque me achava muito esperta. No final, eu defendia que a opinião da maioria era a verdade. Então ele disse: se eu espalhar pra todo mundo que você é SAPATÃO, vai ser verdade então? fiquei calada, tinha entendido, finalmente...
Ainda não vi o seu vídeo, sou ex-ateu e fiquei sabendo de sua conversão. O que posso dizer por hora é: reze o rosário. Todo dia. E busque se consagrar a Nossa Senhora pelo método Montfort. Estou num projeto de tradução de textos ensinando a prática. Já há o Tratado da verdadeira devoção no Brasil, mas esse lançamento será de montfortianos comentando a consagração.
4 роки тому+20
Olá Vinicius. Rezo o terço todos os dias e já fiz a consagração. Obrigado pelas sugestões. Deus te abençoe.
Incrível testemunho, mano. O que falastes realmente é muito sério: Precisamos renovar as nossas catequeses! Quando as crianças são instruídas com a semente da Fé e não amadurecem aprendendo a refutar as inúmeras objeções do mundo moderno, corremos o risco de transformar nossas Formações em verdadeiras fábricas de ateus. E digo isto por experiência de minha própria catequese..
@Paco Loco Ele literalmente falou que era para as crianças serem melhor educadas para debater, onde que isso é lavagem cerebral?
3 роки тому+13
@Paco Loco Acho engraçado você dizer "nossas crianças". Até onde eu sei, crianças são propriedades dos pais. E pera lá, você defendeu aborto num comentário anterior, mas agora esta preocupado com crianças? Pare de fingimento e contradições.
3 роки тому+8
@Paco Loco Conta pra mim o que é evidente. Estou curioso.
3 роки тому+11
@Paco Loco "Sei la". Bem informado pra quem diz saber a verdade. As evidencias da ressureicao de Cristo são reconhecidas por 99% dos historiadores, incluindo os ateus. Obviamente, por se tratar de um evento no passado, não haverão provas empíricas. Mas todas as ferramentas a disposição dos historiadores apontam para a ressureição. Exemplo: as primeiras testemunhas do evento foram mulheres. Se você vai inventar uma historinha pra boi dormir e quer que pessoas acreditem, você não escolheria mulheres como testemunhas oculares do evento principal da sua historinha. Testemunho de mulher, naquela epoca, não valia quase nada. Segundo, Judeus tinham visoes diferentes a respeito da vida apos a morte. Alguns sectos sequer acreditavam em ressureicao. Apos a ressureicao de Cristo, se observa historicamente uma convergencia de todas as tribos para a mesma narrativa de ressureicao, que sequer existia antes de Cristo. Historiadores tomam isso como uma evidencia de que algum evento motivou a convergencia. Terceiro, o fato que a tumba estava vazia. Historiadores concordam que a tumba estava vazia e as narrativas historicas nao apontam para roubo. A unica explicacao plausivel que sobra eh a das testemunhas. Quarto, voce nao aceita morrer e ser torturado por uma mentira. Isso é psicologia básica. E ainda assim, você tem os cristãos sendo perseguidos, torturados, mortos, etc, pelo fato de que viram Jesus ressuscitado. Você não aceita ser crucifixado de cabeca pra baixo por causa de piadinhas. Os apostolos acreditavam no que viram. Se você quiser supor que 2mil pessoas tiveram alucinações simultaneas, ai é com você. Mas depois não venha me falar que cristão tem muita fé, pq pra acreditar numa explicação bosta dessa, tem que ser retardado. Eu poderia continuar, mas você entendeu meu ponto. Vá estudar garoto, você sabe muito pouco.
Eu fui criado em família católica, mas não me lembro de ser realmente católico desde criança, acho que eu sempre fui indiferente, mas ao mesmo tempo crente. Nos meus 11-12 anos eu comecei a ser ateu, por começar a pesquisar mais sobre ciência e ler uns livros do Hawking. Eu era ateu militante mesmo, aproveitava toda a oportunidade para encher o saco dos outros com a minha "superioridade intelectual", mas depois de um tempo e com o amadurecimento, deixei de ser militante e deixei de ser ateu, passando a ser agnóstico. Minhas posições políticas como agnóstico já eram bem diferentes, já era um defensor da tradição (isso depois de passar alguns anos como ancap), apenas não conseguia levar a própria tradição a sério na minha vida, simplesmente não conseguia acreditar. Hoje em dia eu ainda não sou convertido, mas comecei a estudar mais sobre a História da Igreja, sobre o próprio cristianismo. Inclusive, eu cheguei a fazer catequese, mas nunca fiz primeira comunhão, não terminei a catequese (acho que a catequese foi essencial para me tornar ateu). É impressionante como o sistema te conduz ao ateísmo e como a catequese é essencial pra isso, todas as histórias de ateus e exateus são semelhantes. Primeiro você começa a questionar ali as histórias, depois começa a ir para as ideias "cientificas", depois você tem dois caminhos políticos: esquerdismo ou ancapismo. Se for o segundo, pode existir alguma chance de largar essa besteira depois um tempo, se for o primeiro, é provável que tu fiques nessa pro resto da vida. Na minha opinião, isso não é simplesmente a época, tem algo a mais causando toda essa bagunça na sociedade, um agente do caos.
Se dependesse da minha catequese eu nunca teria motivo nenhum para ser católico, mas sim um simpatizamente que frequenta missa em ocasiões excepcionais e completamente subversivo à doutrina católica. É mais que urgente revitalizar as catequeses !
@ Sou cristão, nunca fui ateu, mas minha fé andava oscilando muito. Como sou bastante crítico e tenho até uma postura cética, há cerca de 1 ano passei a investigar com seriedade se realmente eu acreditava. A partir daí busquei ponderar os argumentos dos ateus e dos teistas. Felizmente, dps de muito buscar, "encontrei" Sto Tomas de Aquino, e finalmente me deparei com uma realidade incrível: a fé cristã possui um alicerce racional poderoso. Sua "jornada" descrita no vídeo em muitos pontos coincide com essa minha investigação, e acho que o retrato que você descreveu sobre a sedução do ateísmo é perfeito. Hoje estou bem mais sereno, certo de que a ideia que se tem de que a fé advém de superstição tola é fruto de muito desconhecimento (e eventualmente até uma rejeição mais emocional e infundada do que intelectual). 🙂👍
@@mzpaula11minha fé sempre foi racional, escolástica. Quer dizer, desde a adolescência. Não crer não é racional. Queria estudar mais São Tomás de Aquino.
--O QUÊ SIGNIFICA REFORMA: -Reforma costuma ser uma iniciativa ou um projeto que procura implantar uma inovação ou conseguir uma melhoria nalgum sistema ou numa estrutura. Essa reforma pode concretizar-se sobre algo físico e concreto (como uma casa), ou sobre uma questão simbólica ou abstrata (uma lei, um modo de organização, etc). Na Reforma consoante um país ou uma região, regra geral, é necessário um consenso social, um amplo e geral acordo entre diferentes sectores políticos. No âmbito da religião, a Reforma (com maiúscula inicial), foi na realidade uma revolução político/religiosa, que surgiu no século XVI, um movimento que imaginava reformar a Igreja de Cristo, mas que paradoxalmente, derivou na divisão, na criação das igrejas protestantes, ou seja, gerou um caos doutrinário ao fragmentar o cristianismo europeu. -- (M..) QUANDO MAIS MEXE PIORA! Hei você, já percebeu que tem certas coisas na vida, que quanto mais se mexe, pior fica? Arroz quando queima fica uma “merda”, bolo quando “desanda” fica outra… E merda quando se mexe!!! Ai vem uns bisbilhoteiros e enfia na cabeça de certas pessoas que mexer e remexer é “jóia”, que com esses troços a “substância”irá voltar a ter aquele “cheiro” de anos atrás. Tudo balela! Na maioria esmagadora das mexidas e remexidas deixam o “cheiro” bem pior! -Enfim, esse é o atual retrato falado, escrito e endossado daquilo que tem representado a Reforma protestante (sola Scriptura mais as ideias de Lutero) e seu impacto sobre o mundo político e religioso cristão, causando uma anarquia e um verdadeiro caos doutrinário sobre o mundo, fragmentando o Cristianismo. Temos apresentado nos últimos anos argumentos robustos e confiáveis, produzidos por figuras expressivas do próprio meio evangélico, que argúem e endossam este pensamento, como apresentado abaixo:👇👇👇👇👇👇 O FUTURO DO PROTESTANTISMO: “-Enquanto os protestantes permanecerem divididos uns dos oqutros, e separados dos católicos, dos ortodoxos e de outros, nossas igrejas não conseguem experimentar a plenitude do evangelho. Na verdade, não podemos reunir a igreja. Somente o Espírito de Deus pode superar os obstáculos intransponíveis que impedem o caminho. A Reforma recuperou o Evangelho, mas minou esse Evangelho pelas divisões que semeou. Antes de Lutero, a igreja ocidental não estava perfeitamente calma. Mas, como o historiador da Reforma Lee Palmer Wandel mostrou, a Reforma produziu divisões mais profundas. Apesar de suas conquistas, os Reformadores falharam. O evangelho tomou posse em alguns bolsões, mas não reformou a igreja inteira, nem re-cristianizou a Europa. A Reforma falhou porque fragmentou a igreja ocidental. Os protestantes foram forçados a sair da Igreja Católica, e logo os protestantes começaram a brigar entre si”. Esse trecho em “aspas” 👆👆👆👆é de autoria de um professor e teólogo protestante americano Peter Leihardt. Peter J. Leithart é presidente do Theopolis Institute em Birmingham, Alabama, e atua como professor na Igreja Presbiteriana da Trindade em Birmingham-EUA. -- O PROTESTANTISMO TEM FUTURO? A Reforma Protestante do Século XVI foi um acontecimento decisivo na construção do mundo moderno. Para além das disputas teológicas, ela contribuiu para o surgimento de liberdades que seriam antes impossíveis. A Reforma foi decisiva para o avanço da ciência e para o desenvolvimento do método científico, bem como para o desenvolvimento do estado moderno e posteriormente da democracia moderna, e uma sociedade de mercado. A igreja romana condenava o empréstimo a juros e o anseio de lucro como formas de pecado. O protestantismo tornou possível o desenvolvimento do empreendedorismo e a constituição do sistema bancário moderno. Também desenvolveu uma ética do trabalho em que vigoram valores como a honestidade, a boa mordomia, a moderação, a poupança e o sentimento de vocação. E a consequência foi uma forma de ascetismo mundano que gerou todo um estilo de vida que foi o fundamento da moralidade e da cultura ocidentais nos últimos 300 anos. Quanto às questões da fé, o protestantismo trouxe racionalidade ao culto, à interpretação bíblica e à teologia, eliminou superstições e apocalipticismos, limitou as possibilidades do fanatismo religioso, e democratizou o governo eclesiástico. É uma pena que o movimento evangélico tenha abandonado o protestantismo, rejeitado suas conquistas, medievalizando-se, retornando às superstições e a uma fé alienada e apocalíptica, preocupada com o sobrenatural e a vida após a morte, em vez de fomentar uma igreja envolvida na construção de um futuro melhor para a humanidade, comprometida com os problemas sociais e com os valores éticos da Reforma. Sim, ao que tudo indica, o tempo do Protestantismo acabou, e o que resta das igrejas protestantes é um escombro irrelevante, sustentando uma modernidade em crise. Vivemos hoje tempos pós-modernos em que a religião persiste, mas cresce apenas ao valorizar a irracionalidade e o fanatismo, as interpretações literalistas dos textos sagrados, e a alienação que separa a religião das questões políticas, em vez de, como no protestantismo, apenas separar a igreja e o estado. O cristianismo continua, mas o protestantismo está em coma. O movimento evangélico, associado ao movimento pentecostal, são movimentos cristãos, mas já não são mais movimentos verdadeiramente protestantes. Daí talvez que a maioria nem mais se lembre, como num ato de bruxaria, do dia 31 de outubro como dia da Reforma Protestante. O resto são abóboras! • Ricardo Quadros Gouvêa é pastor da Igreja Presbiteriana do Bairro do Limão (São Paulo) e professor do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie. --- O Problema do Protestantismo: A Igreja deveria estar celebrando ou lamentando a Reforma? Os protestantes hoje precisam se arrepender dos pecados dos seus antepassados da Reforma? Pode causar surpresas fazer essas perguntas às vésperas do aniversário dos 500 anos da Reforma. Porém, tem surgido muitos estudos recentes que acusam a Reforma de ter sido responsável por muito que há de errado com o mundo moderno. Os críticos, em especial, acusam a Reforma de gerar o secularismo, o ceticismo e o cisma. Todas as acusações de crimes graves, a propósito. O culpado não é a visão elevada dos Reformadores sobre a Escritura, mas, sim, o sola Scriptura (somente a Escritura) combinado com a ideia de Lutero de que cada crente tem o direito e a responsabilidade de ler a Bíblia por si mesmo. Essa ideia tem passado por um ataque intenso, inclusive por parte de um apologista católico romano...um dos quais afirma: “Se o protestantismo é verdadeiro, estamos de mãos atadas com uma Bíblia infalível e intérpretes falíveis”. Esse é o problema que meu livro aborda: A reforma e, em especial, o sola Scriptura permitem uma anarquia interpretativa ou, em outras palavras, um caos doutrinário sobre o mundo. Alister McGrath, um amigo da Reforma, chama a sola Scriptura de a “ idéia perigosa do cristianismo.” A preocupação é que o sola Scriptura faça com que cada indivíduo se torne um Papa, e o problema acontece quando esses pequenos Papas discordam sobre o que a Bíblia quer dizer! O que fazemos quando dois, três ou mais Papas discordam sobre o que a Escritura diz? Em resumo, o problema principal que o meu livro trata é se o lema “somente a Escritura” da Reforma, geralmente gera caos doutrinário ou consenso. E o problema é real. É indispensável o fato de que os primeiros protestantes resolveram suas discordâncias interpretativas mais difíceis, mas eles não foram capazes de fazer isso. Por exemplo, sobre o tema da Ceia do Senhor, onde eles deveriam concordar entre si. E como eles resolveram essas discordâncias? Não chegando a um acordo comum, mas, sim, começando novas Igrejas. Divisões. O problema é real. -- Kevin Jon Vanhoozer é um teólogo protestante americano e atual professor de pesquisa de teologia sistemática da Trinity Evangelical Divinity School em Deerfield, Illinois
@@leonardomoraes4810O dogma da infalibilidade foi instituído pelo Concílio Vaticano 1°, convocado por Pio 9º. De acordo com a doutrina da Igreja Católica, o papa não é um ser humano perfeito, mas é infalível quando se pronuncia a respeito de temas concernentes à fé.
Bom vídeo. Uma coisa que eu gostaria de acrescentar: Pode ter gente que pense que todas as coisas que vc disse no vídeo são motivos para que nós não desejemos que o ateísmo seja a verdade, ao contrário de um motivo para pensar que o ateísmo seja falso. A resposta para isso é simplesmente notar que Reductio ad Absurdum é uma forma válida de argumentação e uma forma bem direta de ver isso é simplesmente analisar o famoso paradoxo do gato de Schrodinger e dizer se vc acha que somente a absurdidade do cenário não seria o suficiente para fazer qualquer um negar que o mundo funcione de acordo a interpretação Copenhagen da mecânica quântica
4 роки тому+3
Sim. Lembro que sempre estive disposto a aceitar um mundo incoerente, se essa fosse a verdade. Por isso me mantive ateu apesar das conclusoes ridiculas.
Cara.. Dr Romulo. Vc é um belo ex de que Deus existe.. tem tem planos maravilhoso pro ser humano. Basta o ser humano dar lugar pra ele em seu ser. Deus é maravilhoso..
Boa noite professor sou teu novo inscrito e tbm me tornei catlolico convicto ou seja eu mais que nao ligo para as difamações evangélicas do fanatismo brasileiro
No meu caso Professor, fui do Ateísmo ao Agnosticismo porque raciocinei: "É impossível saber se Deus existe, o que é mais sensato que dizer que ele simplesmente não existe sem provar nada". Hoje abomino o Ateísmo com todas as forças.
Não é impossível. existem ciências focadas nesse assunto (Metafísica) que utiliza de argumentos filosóficos e lógicos para determinar a existência ou inexistência de Deus (chamado motor imóvel por Aristóteles). de qualquer forma, respeito profundamente sua forma de pensar...
Problema é esse tentamos achar Deus no material, mas já que não encontramos deduzimos que ele não exista. Porém achamos Deus quando nós saímos do mundo material e vamos para a razão imaterial.
Caro Dr Rômulo, tem algo sobre microquimerismo fetal e suas progressivas indícios de efeito ? Acha que vale um podcast sobre o tema. Grande abraço. Parabéns pelo canal e conteúdos.
Cara, tem um padrão muito interessante pra quem era ateu e se tornou cristão. Todas as histórias que eu já escutei de conversão passam pela pessoa sendo antiesquerda e defendendo a liberdade individual, todas, exceto um, que não falou explicitamente sobre nada de filosofia, economia e afins, só falou sobre experiência própria de ver uns espíritos andando por aí.
Nossa é incrível que minha história é bem parecida com a sua. Era religioso durante a infância, quando era adolescente virei ateu; passei ao anarcocapitalismo Também por causa dessas ideologias de esquerda , completamente esquizofrênicas. Finalmente me converti ao catolicismo, e quase caí no radTrad, mas meu ateísmo durou apenas 4 anos, graças a Deus.
Sou de exatas com família nada religiosa. Cheguei onde vc chegou pela Filosofia. Hj percebo algo muito evidente nessa relação mas que estava cego para ela. A Filosofia é sobretudo a busca pela Verdade e Deus é a Verdade (João 14:6)…
Dr.Rômulo, preciso de ajuda. Rejeitei completamente, e de dentro para fora, minhas posições ateístas que tive por mais de 10 anos. Essa minha mudança ocorreu tem mais ou menos um ano. No período de ateísmo, creio que tenha eu pecado contra o Santo Espírito diversas vezes. É verdade que contra isso não há perdão? Eu posso ser salvo?
Рік тому+4
O pecado contra o Espirito Santo é o pecado da resistência contra a Verdade. O sujeito que rejeita a salvação por insubordinação, não pode ser salvo, já que Cristo não se força numa alma, mas quer ser aceito de boa vontade. Se você se converter ao Catolicismo, se confessar e buscar viver conforme a lei de Deus, então não está pecando contra o ES. Só se condena quem se mantém obstinado na resistência contra Deus até o fim de sua vida. Você precisa encontrar um bom padre e ser catequizado na fé católica. Aonde você mora?
Época em que eu era ateu pensava o mesmo em relação à moralidade, ainda misturei isso com um niilismo profundo e deu muita merda na minha adolescência... Óbvio que cada caso é um caso, mas de fato eu até usava do darwinismo para defender e afirmar certas coisas que hj com o conhecimento que tenho sobre Platão por exemplo eu discordo totalmente
@@nit1888 Eu tenho uma duvida: Como as mutações são capazes de transformar organismos em outros totalmente diferentes e como esse processo acontece a nível celular? tenho dificuldade de ser ateia porque não consigo entender como uma sopa magica primordial pode dar origem a tudo? Me explica para eu virar ateia e me libertar dos dogmas religiosos, você é intelectualizado... como a evolução deu origem a todas as diferentes formas de vida que existem? não! espera, me explica a origem do universo isso será suficiente para acabar com a minha fé. Fico no aguardo.
Meu irmão, você inicia o vídeo dizendo que o recado é tanto para os pais de adolescentes, quanto para os ateus. Se quando você era ateu, se sentir superior aos religiosos era o pecado da arrogância, ser religioso e se sentir superior aos ateus é o quê? Se é um recado genuíno, com amor, pra que eles venham repensar sua visão de mundo, termos como "ateuzinho" e generalizações ridicuarizantes podem não ajudar. No demais, foi uma boa mensagem.
Conheci sua figura muitos anos atrás naquele polêmico vídeo Sobre as gordas (kkkk), e de lá pra cá continuei acompanhando seus vídeos sobre temas esdrúxulos até que vc parou de postar... Nos tais vídeos percebia-se que vc já "pendia" mais pra direita. Mas essa sua volta foi surpreendente!! Enfim, vou continuar acompanhando, só espero que vc não siga pela via de uma direita mais "gadosa".
4 роки тому+18
Me considerava direita antes de converter. Hoje em dia digo apenas que sou Catolico. Os ensinamentos sociais da igreja não batem nem com o socialismo, nem com o liberalismo econonômico. A chave é aplicar a moralidade na economia, tanto que antes do iluminismo a economia era um braço do departamento de ética. Abraço.
@ Eu por acaso visitei uma página mgtow ontem, e cara, o relativismo chegou ao ponto de normatizarem o incesto infantil, e não foi 1 ou 2 mulheres(não que se fosse homem seria aceitável), sem falar no completo desrespeito e deboche com a figura masculina. Mas temos que seguir a vida.
tem um debate no meu canal sobre o fascismo ser de esquerda ou direita ou se é realmente condenado pela igreja etc. é o ultimo vídeo no canal. os debatedores são um fascista e um católico tradicionalista...
Esse documentário me ajudou MUITO a fortalecer na fé...só quen esteve na TREVA do ateísmo sabe o VALOR DA FÉ. Graças a MISERICÓRDIA INFINITA DE DEUS, hoje sou católica...Foram décadas na escuridão, na treva, literalmente, a servir aos caídos através do "ateísmo". Sou católuca GRAÇAS A CRUZ, GRAÇAS A JESUS E MARIA, GRAÇAS AO ESPIRITO SANTO que interveio e depois disso, através do CONHECIMENTO. Eu, em minha ignorancia, desprezava com muita veemência toda "idéia de Deus" e, principalmente a Santa Igreja Católica, que desde o ensino fundamental foi CALUNIADA pelos militantes travestidos de professores. Enfim, esse doc. é incrível e, ao meu ver, cientificamente IRREFUTÁVEL: ua-cam.com/video/JC7C7o3vdrw/v-deo.html
Vc está falando de viver pela fé e pela crença e até onde essa crença não destrói e nem devasta o ser tudo bem,mas não espere isso de todas as crenças e não esquece que é por meio de crenças que estão degolado os cristãos em alguns lugares,nem carregue uma bíblia nesses lugares...dance conforme a música lá nesses lugares ou morra degolado...então eu acredito nas boas crenças mas eu não vejo que crença é um bom parâmetro ou bom motivo pra dedicar ou sacrifícar uma vida ao por vir ou ao que virá em outra vida que também só está segurada pela crença
Dr. Para o ateu o ser humano só consegue ser.bom e ter bons ssntimentos porque ele acredita em um Deus? Sem esse Deus ele vira um selvagem? Eu nao entendi sua colocação sobre as coisas que todos os ateus pensam.
Caramba! Cara, eu acompanhei seu canal lá pelos meados de 2013, 2014, quando você era ateu (eu também era) e tinha vídeos falando como odiava g**da5 e sobre acidentes que aconteceram com a sua genitália KKKKKKKKKK fico muito feliz com sua conversão. Btw: aqueles vídeos eram muito engraçados
Essa visão de ateismo já beira ao nilismo,mas a filosofia discute uma moral objetiva (sem a presença de Deus) e quando digo moral objetiva não é uma moral absoluta,o contrário de absoluto é relativo,e o contrário de objetivo é subjetivo. Matar é objetivamente errado? Sim,porque? Porque causa um dano a vida, agora,matar em legítima defesa é errado? Você estará protegendo a sua vida. Então veja que se a ação é a mesma,a intenção que muda! Se você considera a moral absoluta terá que afirmar que nos 2 casos está errado.porque matar é absolutamente errado! Agora a moral objetiva pode existir mesmo sem Deus,e se existir um Deus a moral não seria objetiva,pois ela dependeria de um ser,logo é subjetiva, então o que esse Deus consideraria moral o seria. Mas aí os teistas vão afirmar que Deus sendo onibenevolente,o fundamento da moralidade deveria ser fundamentalmente bom. Mas isso cria certos debates morais como o que eu apresentei,em que a resposta nem sempre é tão absoluta em todos os casos.
forçou ai em , em dizer q pro ateu é coerente a eugenia.. incesto ate pode ser coerente, já q não gera vitimas, mas eugenia já é demais.. e o motivo pelo qual os ateus ignoram crianças enterradas vivas por índios é pq eles acham "sagrado" a pureza da cultura indígena ao ponto de não poderem interferir.. pelo menos eu quando era ateu, ficava em duvida sobre salvar o não o índio por esse motivo.. a primeira vez q ouvi falar nisso foi numa lista de enigmas morais daquele tipo "se vc tivesse q jogar um gordo no trilho do trem pra salvar 10 pessoas vc jogaria ?" , isso numa revista da superinteressante, não acredito q fiquei em duvida sobre isso, é claro q eu salvaria a criança dos índios, mas como um ateu, eu não sabia o q valia mais, a vida , ou a cultura.. cara, essa revista super é um câncer satânico.. o mer da do dono dela é do psol, agora tudo faz sentido.
3 роки тому+10
Seleção natural aplicada nos seres humanos é eugenia colega. Quem você acha que empurrou o movimento eugenista? Te dou uma dica: não foram católicos.
@ esqueci de dizer q nessa época em q eu vi esse teste nessa revista eu era ateu , não sou mais, eu tinha uns 12 anos.. ha ta , os ateus fizeram tal coisa em tal época , logo a ideia X é compatível com o ateísmo.
3 роки тому+5
Não, se um ateu fez uma atrocidade, não implica que a atrocidade tem relação direta com o ateismo. No caso da eugenia, existe relação. Se o evolucionismo está correto, então espécies não existem e o bem não existe (o bem é o telos, aquilo para que as coisas tendem, mas se não há fim, então não há bem). Quando você joga fora universais e a moralidade, seres humanos deixam de ser algo com uma essência especifica, em que individuos variam apenas nos acidentes, e se tornam apenas individuos. Junta isso com seleção natural, em que só o mais apto sobrevive, e a eugenia está ali, batendo na porta. Um católico acredita na dignidade humana, já que todos os homens tem a mesma essência e foram todos criados por Deus. Eugenia não existe nesse panorama: É uma ideia com cerne ateu. O movimento eugenista teve conexão direta com o darwinismo. Isso é histórico.
3 роки тому+2
@@ericcartman8921 "As social Darwinist rationalizations of inequality gained popularity in the late 1800s, British scholar Sir Francis Galton (a half-cousin of Darwin) launched a new “science” aimed at improving the human race by ridding society of its “undesirables.” He called it eugenics."
Gostei muito do vídeo!!! Parabéns rs Mas só queria dizer estou um pouco decepcionado.. que as pessoas não acertam em tudo... quando acerta na ciência não acerta na religião... rs É só fazer ciência na religião ai vc acerta, é tão simples!! RS Não sou protestante nem evangélico rs
Outro erro, enxergar a vida humana sem valor intriseco é uma visão que beira ao nilismo negativo, o ateismo nem de longe generaliza isso! Ateismo é simples descrença em Deuses. A vida tem valor intriseco independente se Deus existir ou não. Pois o valor de algo é medido pelo que ele é,ou seja um valor em si! Porque a gente busca a vida? Pela vida, é um bem básico,porque a gente busca a saúde?buscamos a saúde pela própria saúde, buscamos conhecimento pelo próprio conhecimento! Se Deus existe ou não, não importa. Ou você quando vai comer algo saúdavel ou gorduroso pensa, eu vou comer algo saúdavel pq Deus existe!? Eu vou fazer o bem pq Deus existe! Pense que boa parte das coisas que fazemos, não pensamos se Deus existe ou não para fazermos. Teria como contra argumentar isso dizendo que se Deus existir e ele é o bem último, então todos os outros bens servem para engrandecer o bem último, é bíblico né "os céus e a terra procamam a glória de Deus! Ou seja,a vida não é um fim em si,mas um meio pelo qual Deus é exaltado! Biologicamente o ser humano e uma bactéria teria o mesmo valor para a glória de Deus! O ser humano pode ter benefícios( como morar no céu e ver o criador e adorar ele de perto) mas não há diferença nenhuma se existimos ou não pois Deus é necessário, nós somos contingentes! Então dá pra fazer um "nilismo religioso" da mesma forma que você alega que um ateu faz! Agora se Deus não existe, aí sim a vida tem valor intriseco pq ela tem o valor em si mesma! Reconheço que essa visão dos "ateus nilista" é péssimo para a sociedade,assim como o "nilista religoso" que inventei agora kk( já vi pessoas que chegaram ao ponto de não querer viver mais e dizer :nossa Jesus podia voltar logo,podia morrer pra morar com Deus e acabar esse sofrimento)
3 роки тому+7
Você é um conjunto de átomos batendo uns nos outros. Átomos não tem valor. Ateu não consegue sequer explicar o que é vida, muito menos se esta tem valor ou não. Estude e pense mais e você perceberá que seu ateísmo não te permite atribuir valor a absolutamente nada.
Você sofreu uma lavagem cerebral e pensa que isso é “pensar”! Te ensinaram uma confusão de ideias que você acha que seria um pensamento ou, talvez, filosofia. Pensar ou filosofar com ordem, com humildade pra reconhecer que existe uma verdade absoluta, de que o meu pensamento pode estar cheio de falhas e buracos, e reconhecer a desonestidade intelectual que tentam me fazer engolir, isso sim é um princípio que lhe trará um imenso benefício no futuro! Por hora, deve reconhecer que o turbilhão de ideias sem lógica e cheia de falhas que lhe apresentaram não satisfazem o âmago de nossas almas!!!
Mais um dos milhares de "Cristãos " sendo expostos pelos seus crimes hediondos , típicos de pessoas que eram para ser bons e exemplares para a sociedade ,porem , pior ainda os que não foram descobertos : .ua-cam.com/video/MhkLMdWc3MI/v-deo.html
Luciano Takaki ,vc não poderia provar a veracidade dos fatos de quantos mortos e se eles eram mesmos "Ateus" pois os Russos até que vai na época,mas os orientais sempre foram um povo religiosos e são até hoje,e mesmo assim na Bíblia o deus dos cristãos matou milhares mais que o satanás ,isso para vcs que vivem em um mundo imaginário,no mundo real o cristianismo matou milhares também e mata até hoje em nome do cristo assassino,e se vc quer ganhar com números de morte e acusa os Ateus de serem assassinos ,eles são Ateus e vcs já os incriminam só por não terem deus ,QUAL É A SUA DESCULPA para PASTORES ASSASSINOS ,CRISTÃOS PEDÓFILOS ,LADROES E DE TOSO TIPO DE CRIMINOSOS ? E assassinos de crianças? E mesmo se os Ateus fossem realmente quem matou mais não quer dizer que a sua crença é válida como sendo um povo bom ,pois para vc o que vale é quem matou menos ou mais. Cristãos deveriam ser os que nunca mataram inocentes . Até hoje eles acham chacinas de crianças cometidas por cristãos ,interessante em?
Pra começar o Ateu tem uma posição intelectual sim, estudos comprovam que para conseguir sair dos dogmas religiosos você tem que ter um nível intelectual;quem pesquisa sabe, quem não pesquisa acredita.
4 роки тому+14
Qual parte do "eu fui ateu e pesquisei muito por 15 anos" você não entendeu?
Ciência e Filosofia ,vc quis dizer minha posição de "Ateu " em seres imaginários! A minha posição vc já deveria saber ,porque a sua posição de teólogo, nós ja vimos. E não é posição Ateia ,mas posição Ateísta.
Salve Maria! Sou ex-protestante e me tornei católico no ano passado. Me alegro muito com sua conversão, meu irmão!
Glória a Deus pelo seu retorno a casa do Pai.
"Porquanto este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado"
Deus o abençoe e salve Maria
@ 15:20 privatizar a rua kkkkkk faltou a calçada
Bem vindo a sua casa!
Que belo testemunho, meu irmão. Eu fui Ateu convicto durante quase 13 anos de minha vida. Contudo, há dois anos e meio eu retornei a santa Mãe Igreja.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! E Salve Maria!
Amém meu caro! Seja bem vinda a Sã igreja!
Uma das coisas que me ajudou a retornar para o catolicismo foi estudar história. Mas não história dos livros do MEC, mas justamente as histórias que os livros de escola não contam. Quando a gente percebe como era o mundo antes, e o estrago que as revoluções protestantes, liberais e comunistas fizeram no mundo, e quem as incentivava e com quais interesses, e como elas eram essencialmente anticatólicas, mais a gente percebe que o catolicismo é a verdadeira religião.
Meus pais são ateus, talvez acreditem em Deus, mas nem de longe no do teísmo clássico. Minha mãe me mostrava muitos documentários sobre ciência e essas coisas, e em todo documentário a Igreja sempre era retratada como vilã e coisa do tipo. Eu realmente odiava religião quando tinha 9 anos, do ponto de perguntar para a minha mãe se o mundo não seria um lugar melhor sem ela.
Hoje tenho 15 anos, fiz meu cadastro na catequese hoje e começo minha catequese/crisma esse domingo. O ano inteiro fiquei em dúvida sobre isso, pesquisando e tudo mais. Diria que tudo mais quando me deparei com o argumento das 5 vias do são Tomás, porque mostrou para mim que existia um Deus, ponto final.
Estou muito feliz me convertendo e me sinto melhor do que nunca. Salve Maria!
Descartes e a existência de Deus também é mto bom!
E seus pais?
Infelizmente não se converteram, mas o processo é longo e só Deus sabe o fim.@@leticiacoutinho46
Reze todos os dias pela conversão deles. Salve Maria!
QUEM CONHECE A MÃE IGREJA, JAMAIS A ABANDONA. BEM VINDO, QUERIDO!! SALVE MARIA!!!
É com grande alegria que lhe digo, meu irmão: bem vindo à Santíssima Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo! Fui 12 anos ateu, e com a graça de Deus e a intercessão de Maria Virgem consegui retornar.
Salve Maria e Viva Cristo Rei!
Obrigado! E Deus te abeçoe.
Meu namorado é ateu...ele é francês e a maioria dos europeus são ateus ...vejo nessa presença na minha vida uma missão que Deus me deu pra servir de ponte entre Mikaël e Ele.
A igreja catolica nao recomenda que catolicos se relacionem amorosamente com nao catolicos.
@ acepção de pessoas, né? Típico dessa organização criminosa.
@@nit1888 sim, meu chapa estão fazendo igual o CV forçando pessoas a obedecer, pfv leia a palavra RECOMENDAÇÃO e ninguém precisa aceitar uma recomendação
@@nit1888seu vo e peixe
E seu mestre darwin era um eugenista
@
foda-se a igreja católica!!!
18 anos de ateísmo. Quando minha filha, não planejava, nasceu, me alertaram que seria arriscado educar ela sem religião. Decidi começar a frequentar missas mesmo sem acreditar. Comecei a estudar para entender o que estava acontecendo. E cá estou, dois anos depois, graças a Deus.
Que Deus te abençoe e que Ele abençoe quem te disse para criar sua filha com religião
Que testemunho maravilhoso! O que mais me impressionou até agora foi sua consciência na transição. Sua inteligência em perceber todas as nuances. Que Deus seja louvado!
na minha época de ateu eu também me achava "o cara inteligente", ficava procurando "contradições da bíblia" no google e tirando sarro de pessoas crentes em Deus. Hoje percebo o quão eu era babaca, mas o que mais me deixa inquieto é ver um bando de barbado com 30+ anos pensando igualzinho eu com os meus 14/15 anos na época.
A catequese é uma época muito importante na nossa vida, uma pergunta que o catequista não sabe responder ou responder pode gerar um ateu no futuro
Vivemos uma crise de teologia e filosofia na igreja. Os padres tem péssima formação e acabam afastando as pessoas da fé.
Concordo, a igreja precisa tanto de catequistas mais estudados.
(Opa, nem todos! Conheço muitos padres sábios e católicos praticantes, o novo da minha paróquia inclusive tá catequisando a igreja toda nas homilias dele)
Como se isso anulasse algum argumento. Sim, a bíblia é cheia de contradição e impossibilidades filosóficas.
@Dino Fpss daria um livro. Mas como sei que você não irá aceitar nenhuma amostra, eu que não vou escrever aqui. Pesquise.
@@nit1888boa tentativa. Mostre uma...
É uma felicidade ver você dando esse testemunho lindo! * - * Que Deus lhe abençoe sempre
Uma coisa muito importante é, procurar um Padre que seja verdadeiramente Padre. Que seja por vocação e não por profissão, infelizmente a igreja passa por uma crise gigantesca e um mal Padre pode fazer sua fé ir para o ralo, como fez com pessoas da minha família.
Outra coisa Católicos estudem o Catecismo, catecismo não é coisa de criança, é coisa de católico. Todo católico adulto ou não deve saber o Catecismo. Assim não serão levados rio abaixo nem por protestantes nem por maus católicos, e nem por maus Padres. Fiquem firmes na fé. O Senhor Jesus já dizia, que seu povo de perde por falta de conhecimentos.
Ao Rapaz do vídeo Glória a Deus pelo seu retorno, vamos juntos agradecer, pois tantos se perdem sem cair na real.
Fico imensamente feliz com o seu testemunho. Glórias e louvores a ti Senhor pela vida desse irmão. Por que sim, ele estava morto e voltou a vida.
Mais um ex-ateu aqui, kkk
Pesquisei todas as religioes e me dei conta de que o que eu conhecia do catolicismo, foi o que terceiros me ensinavam, resolvi pesquisar in loco.
Resultado = Conversão
Seja bem vindo na casa do Pai, Rafael!
@
Coincidentemente estou vendo varias pessoas fazendo esse mesmo caminho para o catolicismo.
Ateismo / Evangélico - Libertarianismo - Conservadorismo - Católico.
Seria um tema a se debater num vídeo do pq isso está ocorrendo.
E essa geração moderna que está buscando mais tradicionalismo em vez de mais modernismo.
@@Nunes.mp4 A geração moderna não tá mais tradicionalista. Eu tenho 14 anos, sei como as pessoas da minha idade são. Tradicionalistas não são. Uma menina já usou um emoji da bandeira LGBT no nome dela no Kahoot.
@@Nyck8639 o q é kahoot?
@@Nunes.mp4 É um jogo de perguntas e assinalar uma alternativa como resposta. A minha escola usa muito.
Muito bem, meu amigo! Estou a divulgar o seu canal! Um abraço!!!
Deus te abencoe por isso!
Obrigada pelo testemunho. Os seus vídeos estão me ajudando muito a organizar meus pensamentos. Que Deus te abençoe.
mano, eu tenho uma história um pouco parecido com a sua. Eu fui ateu até os meus 25 anos e hoje tenho 37. Dei GRAÇAS a DEUS por ter saído desse poço sem fundo. Já fui crente no acaso/nada, mas me arrependo amargamente sobre um dia ter sido da turma do Pirulla, ATEA, etc
Glorias a Vós, SENHOR por este testemunho 🙌🙌🙌🙌🙌
Bem-vindo a Santa Igreja, meu caro!
O céu se alegra! Deus lhe abençoe e a Virgem Maria lhe auxilie sempre!
Deo Gratias! Deus te abençoe, irmão.
Lindo testemunho! Que Deus o use para a conversão de muitos jovens 🙏
Seu testemunho ajuda e ilumina muita gente, obrigado por tudo Dr. Rômulo.
É bizarro como a trilha é sempre muito parecida. Guilherme Freire tem um testemunho parecido com o seu e o meu está seguindo o mesmo caminho. Um ateu, que então evolui e se descobre um ancap ateu (considero uma evolução pelo afastamento do marxismo/ progressismo), e por fim o redescobrimento do catolicismo.
Ainda não me convenci completamente, mas sigo no caminho. Agora o que me resta é ler São Tomás e compreender melhor a doutrina filosófica da igreja. Obrigado pelo seu trabalho!
Busque a Verdade e no momento certo a encontrará. Serás muito-bem vindo a Igreja de Cristo!
Eu me converti assim também, já faz 1 ano e poucos meses.
Excelente relato! Me emocionei com você. Deus o abençoe.
Tive também uma conversão intelectual, aos 18 anos. Um professor de filosofia me destruiu no primeiro dia do ensino médio. Ele - católico -, quis começar o ano provando que o relativismo era mentira. Eu quis debater porque me achava muito esperta. No final, eu defendia que a opinião da maioria era a verdade. Então ele disse: se eu espalhar pra todo mundo que você é SAPATÃO, vai ser verdade então? fiquei calada, tinha entendido, finalmente...
Salve Maria Imaculada!!
Meus parabéns!!
Que Nossa Senhora de Guadalupe te proteja e te guarde na Santa Fé!
Ainda não vi o seu vídeo, sou ex-ateu e fiquei sabendo de sua conversão. O que posso dizer por hora é: reze o rosário. Todo dia. E busque se consagrar a Nossa Senhora pelo método Montfort. Estou num projeto de tradução de textos ensinando a prática. Já há o Tratado da verdadeira devoção no Brasil, mas esse lançamento será de montfortianos comentando a consagração.
Olá Vinicius. Rezo o terço todos os dias e já fiz a consagração. Obrigado pelas sugestões. Deus te abençoe.
Sou ateu, mais tenho que admitir, seus videos são incriveis
Fico feliz que goste, Lucas. E rezo para que abandone o ateismo. Se precisar de ajuda, estou ai. Fique com Deus.
Incrível testemunho, mano. O que falastes realmente é muito sério: Precisamos renovar as nossas catequeses! Quando as crianças são instruídas com a semente da Fé e não amadurecem aprendendo a refutar as inúmeras objeções do mundo moderno, corremos o risco de transformar nossas Formações em verdadeiras fábricas de ateus. E digo isto por experiência de minha própria catequese..
Obrigado Davi. Deus te abençoe.
@Paco Loco Ele literalmente falou que era para as crianças serem melhor educadas para debater, onde que isso é lavagem cerebral?
@Paco Loco Acho engraçado você dizer "nossas crianças". Até onde eu sei, crianças são propriedades dos pais. E pera lá, você defendeu aborto num comentário anterior, mas agora esta preocupado com crianças? Pare de fingimento e contradições.
@Paco Loco Conta pra mim o que é evidente. Estou curioso.
@Paco Loco "Sei la". Bem informado pra quem diz saber a verdade. As evidencias da ressureicao de Cristo são reconhecidas por 99% dos historiadores, incluindo os ateus. Obviamente, por se tratar de um evento no passado, não haverão provas empíricas. Mas todas as ferramentas a disposição dos historiadores apontam para a ressureição. Exemplo: as primeiras testemunhas do evento foram mulheres. Se você vai inventar uma historinha pra boi dormir e quer que pessoas acreditem, você não escolheria mulheres como testemunhas oculares do evento principal da sua historinha. Testemunho de mulher, naquela epoca, não valia quase nada. Segundo, Judeus tinham visoes diferentes a respeito da vida apos a morte. Alguns sectos sequer acreditavam em ressureicao. Apos a ressureicao de Cristo, se observa historicamente uma convergencia de todas as tribos para a mesma narrativa de ressureicao, que sequer existia antes de Cristo. Historiadores tomam isso como uma evidencia de que algum evento motivou a convergencia. Terceiro, o fato que a tumba estava vazia. Historiadores concordam que a tumba estava vazia e as narrativas historicas nao apontam para roubo. A unica explicacao plausivel que sobra eh a das testemunhas. Quarto, voce nao aceita morrer e ser torturado por uma mentira. Isso é psicologia básica. E ainda assim, você tem os cristãos sendo perseguidos, torturados, mortos, etc, pelo fato de que viram Jesus ressuscitado. Você não aceita ser crucifixado de cabeca pra baixo por causa de piadinhas. Os apostolos acreditavam no que viram. Se você quiser supor que 2mil pessoas tiveram alucinações simultaneas, ai é com você. Mas depois não venha me falar que cristão tem muita fé, pq pra acreditar numa explicação bosta dessa, tem que ser retardado. Eu poderia continuar, mas você entendeu meu ponto. Vá estudar garoto, você sabe muito pouco.
Eu fui criado em família católica, mas não me lembro de ser realmente católico desde criança, acho que eu sempre fui indiferente, mas ao mesmo tempo crente. Nos meus 11-12 anos eu comecei a ser ateu, por começar a pesquisar mais sobre ciência e ler uns livros do Hawking. Eu era ateu militante mesmo, aproveitava toda a oportunidade para encher o saco dos outros com a minha "superioridade intelectual", mas depois de um tempo e com o amadurecimento, deixei de ser militante e deixei de ser ateu, passando a ser agnóstico. Minhas posições políticas como agnóstico já eram bem diferentes, já era um defensor da tradição (isso depois de passar alguns anos como ancap), apenas não conseguia levar a própria tradição a sério na minha vida, simplesmente não conseguia acreditar. Hoje em dia eu ainda não sou convertido, mas comecei a estudar mais sobre a História da Igreja, sobre o próprio cristianismo. Inclusive, eu cheguei a fazer catequese, mas nunca fiz primeira comunhão, não terminei a catequese (acho que a catequese foi essencial para me tornar ateu).
É impressionante como o sistema te conduz ao ateísmo e como a catequese é essencial pra isso, todas as histórias de ateus e exateus são semelhantes. Primeiro você começa a questionar ali as histórias, depois começa a ir para as ideias "cientificas", depois você tem dois caminhos políticos: esquerdismo ou ancapismo. Se for o segundo, pode existir alguma chance de largar essa besteira depois um tempo, se for o primeiro, é provável que tu fiques nessa pro resto da vida. Na minha opinião, isso não é simplesmente a época, tem algo a mais causando toda essa bagunça na sociedade, um agente do caos.
Ancapismo?
Se dependesse da minha catequese eu nunca teria motivo nenhum para ser católico, mas sim um simpatizamente que frequenta missa em ocasiões excepcionais e completamente subversivo à doutrina católica.
É mais que urgente revitalizar as catequeses !
Seu canal é muito bom com um conteúdo altíssimo parabéns Dr Rômulo
Esse seu relato foi muito inspirador e esclarecedor para mim.
Muito obrigado pelo vídeo. 👍👍🙂
Fico feliz que tenha ajudado. Qual a sua posição atual?
@ Sou cristão, nunca fui ateu, mas minha fé andava oscilando muito. Como sou bastante crítico e tenho até uma postura cética, há cerca de 1 ano passei a investigar com seriedade se realmente eu acreditava. A partir daí busquei ponderar os argumentos dos ateus e dos teistas.
Felizmente, dps de muito buscar, "encontrei" Sto Tomas de Aquino, e finalmente me deparei com uma realidade incrível: a fé cristã possui um alicerce racional poderoso.
Sua "jornada" descrita no vídeo em muitos pontos coincide com essa minha investigação, e acho que o retrato que você descreveu sobre a sedução do ateísmo é perfeito.
Hoje estou bem mais sereno, certo de que a ideia que se tem de que a fé advém de superstição tola é fruto de muito desconhecimento (e eventualmente até uma rejeição mais emocional e infundada do que intelectual).
🙂👍
@@mzpaula11minha fé sempre foi racional, escolástica. Quer dizer, desde a adolescência. Não crer não é racional.
Queria estudar mais São Tomás de Aquino.
--O QUÊ SIGNIFICA REFORMA:
-Reforma costuma ser uma iniciativa ou um projeto que procura implantar uma inovação ou conseguir uma melhoria nalgum sistema ou numa estrutura. Essa reforma pode concretizar-se sobre algo físico e concreto (como uma casa), ou sobre uma questão simbólica ou abstrata (uma lei, um modo de organização, etc).
Na Reforma consoante um
país ou uma região, regra geral, é necessário um consenso social, um amplo e geral acordo entre diferentes sectores políticos.
No âmbito da religião, a Reforma (com maiúscula inicial), foi na realidade uma revolução político/religiosa, que surgiu no século XVI, um movimento que imaginava reformar a Igreja de Cristo, mas que paradoxalmente, derivou na divisão, na criação das igrejas protestantes, ou seja, gerou um caos doutrinário ao fragmentar o cristianismo europeu.
--
(M..) QUANDO MAIS MEXE PIORA!
Hei você, já percebeu que tem certas coisas na vida, que quanto mais se mexe, pior fica?
Arroz quando queima fica uma “merda”, bolo quando “desanda” fica outra… E merda quando se mexe!!!
Ai vem uns bisbilhoteiros e enfia na cabeça de certas pessoas que mexer e remexer é “jóia”, que com esses troços a “substância”irá voltar a ter aquele “cheiro” de anos atrás.
Tudo balela!
Na maioria esmagadora das mexidas e remexidas deixam o “cheiro” bem pior!
-Enfim, esse é o atual retrato falado, escrito e endossado daquilo que tem representado a Reforma protestante (sola Scriptura mais as ideias de Lutero) e seu impacto sobre o mundo político e religioso cristão, causando uma anarquia e um verdadeiro caos doutrinário sobre o mundo, fragmentando o Cristianismo.
Temos apresentado nos últimos anos argumentos robustos e confiáveis, produzidos por figuras expressivas do próprio meio evangélico, que argúem e endossam este pensamento, como apresentado abaixo:👇👇👇👇👇👇
O FUTURO DO PROTESTANTISMO:
“-Enquanto os protestantes permanecerem divididos uns dos oqutros, e separados dos católicos, dos ortodoxos e de outros, nossas igrejas não conseguem experimentar a plenitude do evangelho.
Na verdade, não podemos reunir a igreja. Somente o Espírito de Deus pode superar os obstáculos intransponíveis que impedem o caminho.
A Reforma recuperou o Evangelho, mas minou esse Evangelho pelas divisões que semeou.
Antes de Lutero, a igreja ocidental não estava perfeitamente calma. Mas, como o historiador da Reforma Lee Palmer Wandel mostrou, a Reforma produziu divisões mais profundas.
Apesar de suas conquistas, os Reformadores falharam. O evangelho tomou posse em alguns bolsões, mas não reformou a igreja inteira, nem re-cristianizou a Europa.
A Reforma falhou porque fragmentou a igreja ocidental. Os protestantes foram forçados a sair da Igreja Católica, e logo os protestantes começaram a brigar entre si”.
Esse trecho em “aspas” 👆👆👆👆é de autoria de um professor e teólogo protestante americano Peter Leihardt. Peter J. Leithart é presidente do Theopolis Institute em Birmingham, Alabama, e atua como professor na Igreja Presbiteriana da Trindade em Birmingham-EUA.
--
O PROTESTANTISMO TEM FUTURO?
A Reforma Protestante do Século XVI foi um acontecimento decisivo na construção do mundo moderno. Para além das disputas teológicas, ela contribuiu para o surgimento de liberdades que seriam antes impossíveis.
A Reforma foi decisiva para o avanço da ciência e para o desenvolvimento do método científico, bem como para o desenvolvimento do estado moderno e posteriormente da democracia moderna, e uma sociedade de mercado. A igreja romana condenava o empréstimo a juros e o anseio de lucro como formas de pecado. O protestantismo tornou possível o desenvolvimento do empreendedorismo e a constituição do sistema bancário moderno. Também desenvolveu uma ética do trabalho em que vigoram valores como a honestidade, a boa mordomia, a moderação, a poupança e o sentimento de vocação. E a consequência foi uma forma de ascetismo mundano que gerou todo um estilo de vida que foi o fundamento da moralidade e da cultura ocidentais nos últimos 300 anos.
Quanto às questões da fé, o protestantismo trouxe racionalidade ao culto, à interpretação bíblica e à teologia, eliminou superstições e apocalipticismos, limitou as possibilidades do fanatismo religioso, e democratizou o governo eclesiástico.
É uma pena que o movimento evangélico tenha abandonado o protestantismo, rejeitado suas conquistas, medievalizando-se, retornando às superstições e a uma fé alienada e apocalíptica, preocupada com o sobrenatural e a vida após a morte, em vez de fomentar uma igreja envolvida na construção de um futuro melhor para a humanidade, comprometida com os problemas sociais e com os valores éticos da Reforma.
Sim, ao que tudo indica, o tempo do Protestantismo acabou, e o que resta das igrejas protestantes é um escombro irrelevante, sustentando uma modernidade em crise.
Vivemos hoje tempos pós-modernos em que a religião persiste, mas cresce apenas ao valorizar a irracionalidade e o fanatismo, as interpretações literalistas dos textos sagrados, e a alienação que separa a religião das questões políticas, em vez de, como no protestantismo, apenas separar a igreja e o estado.
O cristianismo continua, mas o protestantismo está em coma. O movimento evangélico, associado ao movimento pentecostal, são movimentos cristãos, mas já não são mais movimentos verdadeiramente protestantes. Daí talvez que a maioria nem mais se lembre, como num ato de bruxaria, do dia 31 de outubro como dia da Reforma Protestante. O resto são abóboras!
• Ricardo Quadros Gouvêa é pastor da Igreja Presbiteriana do Bairro do Limão (São Paulo) e professor do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
---
O Problema do Protestantismo:
A Igreja deveria estar celebrando ou lamentando a Reforma?
Os protestantes hoje precisam se arrepender dos pecados dos seus
antepassados da Reforma?
Pode causar surpresas fazer essas perguntas às vésperas do aniversário dos 500 anos da Reforma.
Porém, tem surgido muitos estudos recentes que acusam a Reforma de ter sido responsável por muito que há de errado com o mundo moderno.
Os críticos, em especial, acusam a Reforma de gerar o secularismo, o ceticismo e o cisma. Todas as acusações de crimes graves, a propósito.
O culpado não é a visão elevada dos Reformadores sobre a Escritura, mas, sim, o sola Scriptura (somente a Escritura) combinado com a ideia de Lutero
de que cada crente tem o direito e a responsabilidade de ler a Bíblia por si mesmo.
Essa ideia tem passado por um ataque intenso, inclusive por parte de um apologista católico romano...um dos quais afirma:
“Se o protestantismo é verdadeiro, estamos de mãos atadas com uma Bíblia infalível e intérpretes falíveis”.
Esse é o problema que meu livro aborda: A reforma e, em especial, o sola Scriptura permitem uma anarquia interpretativa ou, em outras palavras, um caos doutrinário sobre o mundo.
Alister McGrath, um amigo da Reforma, chama a sola Scriptura de a “ idéia perigosa do cristianismo.”
A preocupação é que o sola Scriptura faça com que cada indivíduo se torne um Papa, e o problema acontece quando esses pequenos Papas discordam sobre o que a Bíblia quer dizer!
O que fazemos quando dois, três ou mais Papas discordam sobre o que a Escritura diz?
Em resumo, o problema principal que o meu livro trata é se o lema “somente a Escritura” da Reforma, geralmente gera caos doutrinário ou consenso. E o problema é real. É indispensável o fato de que os primeiros protestantes resolveram suas discordâncias interpretativas mais difíceis, mas eles não foram capazes de fazer isso. Por exemplo, sobre o tema da Ceia do Senhor, onde eles deveriam concordar entre si.
E como eles resolveram essas discordâncias? Não chegando a um acordo comum, mas, sim, começando novas Igrejas. Divisões. O problema é real.
--
Kevin Jon Vanhoozer é um teólogo protestante americano e atual professor de pesquisa de teologia sistemática da Trinity Evangelical Divinity School em Deerfield, Illinois
O Papa, enquanto o santo padre, é infalível?
@@leonardomoraes4810O dogma da infalibilidade foi instituído pelo Concílio Vaticano 1°, convocado por Pio 9º. De acordo com a doutrina da Igreja Católica, o papa não é um ser humano perfeito, mas é infalível quando se pronuncia a respeito de temas concernentes à fé.
@@magnus263 Assim como os pastores e cristãos evangélicos.
Belíssimo vídeo amigo ! Fico muito feliz que tenha se convertido para a igreja católica, espero que agora use todo seu conhecimento para o bem
Deus te abençoe Samuel. Salve Maria.
Bom vídeo. Uma coisa que eu gostaria de acrescentar:
Pode ter gente que pense que todas as coisas que vc disse no vídeo são motivos para que nós não desejemos que o ateísmo seja a verdade, ao contrário de um motivo para pensar que o ateísmo seja falso.
A resposta para isso é simplesmente notar que Reductio ad Absurdum é uma forma válida de argumentação e uma forma bem direta de ver isso é simplesmente analisar o famoso paradoxo do gato de Schrodinger e dizer se vc acha que somente a absurdidade do cenário não seria o suficiente para fazer qualquer um negar que o mundo funcione de acordo a interpretação Copenhagen da mecânica quântica
Sim. Lembro que sempre estive disposto a aceitar um mundo incoerente, se essa fosse a verdade. Por isso me mantive ateu apesar das conclusoes ridiculas.
Como assim? Ad absurdum é falacia.
Obrigado! Viva Cristo Rei, Salve Maria Santíssima!
Cara.. Dr Romulo. Vc é um belo ex de que Deus existe.. tem tem planos maravilhoso pro ser humano. Basta o ser humano dar lugar pra ele em seu ser. Deus é maravilhoso..
A minha conversão foi exatamente assim, a diferença está na religião. Sou protestante, mas admiro você, doutor.
Testemunho interessantíssimo!
Sou Cristão Evangélico, estou a gostar dos seus vídeos e também do seu testemunho, estou a ver agora.
Tu mora em portugal mano?
@@abilioneto6366 sim, Português.
@@JOCA33 eu sou evangélico, tbm acompanho esse canal e moro no porto. Gosto muito da igreja aqui, me converti aqui e me batizei aqui.
@@abilioneto6366 muito nice. Estive no Porto à duas semanas atrás. Que Igreja Vais?
@@JOCA33 Igreja Baptista de Cedofeita.
Boa noite professor sou teu novo inscrito e tbm me tornei catlolico convicto ou seja eu mais que nao ligo para as difamações evangélicas do fanatismo brasileiro
Salve Maria! belo testemunho! Padre Jacinto é padrinho do meu filho! Nossa Senhora lhe abençoe.
Tem um excelente padrinho então! Salve Maria.
Muito interessante seu relato, gostei!!
Belo e feliz relato! Graças a Deus!
No meu caso Professor, fui do Ateísmo ao Agnosticismo porque raciocinei: "É impossível saber se Deus existe, o que é mais sensato que dizer que ele simplesmente não existe sem provar nada". Hoje abomino o Ateísmo com todas as forças.
Não é impossível. existem ciências focadas nesse assunto (Metafísica) que utiliza de argumentos filosóficos e lógicos para determinar a existência ou inexistência de Deus (chamado motor imóvel por Aristóteles). de qualquer forma, respeito profundamente sua forma de pensar...
Existe o ramo da Filosofia, a "Teologia Natural", onde se explica a existência de Deus e tudo mais somente com a razão.
Problema é esse tentamos achar Deus no material, mas já que não encontramos deduzimos que ele não exista. Porém achamos Deus quando nós saímos do mundo material e vamos para a razão imaterial.
@@GustavoAlvarenga-h3pele existe no material
Seu relato é exatamente o que eu vivi.
Parabéns pelo relato
Rômulo que Deus te sustente sempre do lado da Verdade!
Caro Dr Rômulo, tem algo sobre microquimerismo fetal e suas progressivas indícios de efeito ? Acha que vale um podcast sobre o tema. Grande abraço. Parabéns pelo canal e conteúdos.
Parabéns meu irmão você merece continue assim você é um gênio
Bravo, Romulo! Prazer reencontrar você. Deus tenha misericordia da UFMG.
Cara, tem um padrão muito interessante pra quem era ateu e se tornou cristão. Todas as histórias que eu já escutei de conversão passam pela pessoa sendo antiesquerda e defendendo a liberdade individual, todas, exceto um, que não falou explicitamente sobre nada de filosofia, economia e afins, só falou sobre experiência própria de ver uns espíritos andando por aí.
Isso é bem verdade mesmo, primeiro eu era esquerdista, depois ancap, e depois me converti ao catolicismo, faz um anos só que me converti.
Depois de Darwin os ateus ganharam uma "história da criação que antes não tinham" ...isso diz tanta coisa.
Muito bom!
Nossa é incrível que minha história é bem parecida com a sua. Era religioso durante a infância, quando era adolescente virei ateu; passei ao anarcocapitalismo Também por causa dessas ideologias de esquerda , completamente esquizofrênicas. Finalmente me converti ao catolicismo, e quase caí no radTrad, mas meu ateísmo durou apenas 4 anos, graças a Deus.
Sou de exatas com família nada religiosa. Cheguei onde vc chegou pela Filosofia. Hj percebo algo muito evidente nessa relação mas que estava cego para ela. A Filosofia é sobretudo a busca pela Verdade e Deus é a Verdade (João 14:6)…
Dr.Rômulo, preciso de ajuda. Rejeitei completamente, e de dentro para fora, minhas posições ateístas que tive por mais de 10 anos. Essa minha mudança ocorreu tem mais ou menos um ano.
No período de ateísmo, creio que tenha eu pecado contra o Santo Espírito diversas vezes. É verdade que contra isso não há perdão? Eu posso ser salvo?
O pecado contra o Espirito Santo é o pecado da resistência contra a Verdade. O sujeito que rejeita a salvação por insubordinação, não pode ser salvo, já que Cristo não se força numa alma, mas quer ser aceito de boa vontade. Se você se converter ao Catolicismo, se confessar e buscar viver conforme a lei de Deus, então não está pecando contra o ES. Só se condena quem se mantém obstinado na resistência contra Deus até o fim de sua vida.
Você precisa encontrar um bom padre e ser catequizado na fé católica. Aonde você mora?
@ Uberlândia-MG. Não tenho nem como agradecer a amável resposta, Dr.
Época em que eu era ateu pensava o mesmo em relação à moralidade, ainda misturei isso com um niilismo profundo e deu muita merda na minha adolescência... Óbvio que cada caso é um caso, mas de fato eu até usava do darwinismo para defender e afirmar certas coisas que hj com o conhecimento que tenho sobre Platão por exemplo eu discordo totalmente
O cristianismo é o platonismo para as massas.
Aposto que ainda está cheio de dúvidas, pois a bíblia tem centenas de contradições e impossibilidades filosóficas.
@@nit1888a dúvida faz parte da fé. Quem crê, tem dúvida.
@@nit1888nao tem nenhuma
@@nit1888 Eu tenho uma duvida: Como as mutações são capazes de transformar organismos em outros totalmente diferentes e como esse processo acontece a nível celular? tenho dificuldade de ser ateia porque não consigo entender como uma sopa magica primordial pode dar origem a tudo? Me explica para eu virar ateia e me libertar dos dogmas religiosos, você é intelectualizado... como a evolução deu origem a todas as diferentes formas de vida que existem? não! espera, me explica a origem do universo isso será suficiente para acabar com a minha fé. Fico no aguardo.
Ahhh que felicidade te ver contando isso aqui :)
Meu irmão, você inicia o vídeo dizendo que o recado é tanto para os pais de adolescentes, quanto para os ateus. Se quando você era ateu, se sentir superior aos religiosos era o pecado da arrogância, ser religioso e se sentir superior aos ateus é o quê? Se é um recado genuíno, com amor, pra que eles venham repensar sua visão de mundo, termos como "ateuzinho" e generalizações ridicuarizantes podem não ajudar. No demais, foi uma boa mensagem.
A onde você viu ele dizendo que era superior aos ateu ?
Ele mesmo fala no começo do vídeo que nem todo ateu é igual ele era
Conheci sua figura muitos anos atrás naquele polêmico vídeo Sobre as gordas (kkkk), e de lá pra cá continuei acompanhando seus vídeos sobre temas esdrúxulos até que vc parou de postar... Nos tais vídeos percebia-se que vc já "pendia" mais pra direita. Mas essa sua volta foi surpreendente!! Enfim, vou continuar acompanhando, só espero que vc não siga pela via de uma direita mais "gadosa".
Me considerava direita antes de converter. Hoje em dia digo apenas que sou Catolico. Os ensinamentos sociais da igreja não batem nem com o socialismo, nem com o liberalismo econonômico. A chave é aplicar a moralidade na economia, tanto que antes do iluminismo a economia era um braço do departamento de ética. Abraço.
@, exatamente! O catolicismo não tem nada que ver com direita ou esquerda.
Meu problema também foi na catequese!
Muito bom
Dr Romulo, como o senhor explica o feto humano apresentar cauda, rabo, e brânquias?
Você tem alguma rede social?
Vou ajudar essas almas a se encontrarem com JESUS
Viciada nesses videooos😍
Minha catequese, religião e filosofia em colégio católico foram um lixo. Fui descobrir São Tomás e as 5 vias aos 30 anos.
Cadê a parte 2 ??
A evolução contradiz o cristianismo? Tem algum material pra recomendar sobre o assunto?
ua-cam.com/video/wguKDRNJbjk/v-deo.html
ua-cam.com/video/KBMN1xDqHLo/v-deo.html
ua-cam.com/video/axuirHOrb8M/v-deo.html
ua-cam.com/video/Y0N9LEGpj7w/v-deo.html
ua-cam.com/video/lGU-t6Ts82Y/v-deo.html
ua-cam.com/video/djDzInGRU8Q/v-deo.html
Sim, mas ela é uma farsa
Te admiro muito, doutor!
Ótima foto de perfil kkkkk
Interessante, deixei o agnosticismo por motivo similar. Minha posição me parecia reduzida ao absurdo, como numa dedução matemática.
👏👏👏👏
Onde está a segunda parte?
ua-cam.com/video/LyPOXWeH11s/v-deo.html
🙏👏
Deo Gatias!
😂😂😂 o teatro foi formidável
Quem quiser dar uma olhada na realidade que ele vivenciou, basta entrar no canal TFP Student ou aqui no Brasil o Instituto Plínio Corrêa de Oliveira
Melhor nem entrar, pro cerebro nao fundir.
@ Eu por acaso visitei uma página mgtow ontem, e cara, o relativismo chegou ao ponto de normatizarem o incesto infantil, e não foi 1 ou 2 mulheres(não que se fosse homem seria aceitável), sem falar no completo desrespeito e deboche com a figura masculina.
Mas temos que seguir a vida.
Do Darwinismo para a eugenia é um passo
tem um debate no meu canal sobre o fascismo ser de esquerda ou direita ou se é realmente condenado pela igreja etc. é o ultimo vídeo no canal. os debatedores são um fascista e um católico tradicionalista...
🙏🙏🙏👏👏👏👏👏
É assim mesmo que esses ateus pensam.
Esse documentário me ajudou MUITO a fortalecer na fé...só quen esteve na TREVA do ateísmo sabe o VALOR DA FÉ. Graças a MISERICÓRDIA INFINITA DE DEUS, hoje sou católica...Foram décadas na escuridão, na treva, literalmente, a servir aos caídos através do "ateísmo". Sou católuca GRAÇAS A CRUZ, GRAÇAS A JESUS E MARIA, GRAÇAS AO ESPIRITO SANTO que interveio e depois disso, através do CONHECIMENTO. Eu, em minha ignorancia, desprezava com muita veemência toda "idéia de Deus" e, principalmente a Santa Igreja Católica, que desde o ensino fundamental foi CALUNIADA pelos militantes travestidos de professores.
Enfim, esse doc. é incrível e, ao meu ver, cientificamente IRREFUTÁVEL:
ua-cam.com/video/JC7C7o3vdrw/v-deo.html
Vc está falando de viver pela fé e pela crença e até onde essa crença não destrói e nem devasta o ser tudo bem,mas não espere isso de todas as crenças e não esquece que é por meio de crenças que estão degolado os cristãos em alguns lugares,nem carregue uma bíblia nesses lugares...dance conforme a música lá nesses lugares ou morra degolado...então eu acredito nas boas crenças mas eu não vejo que crença é um bom parâmetro ou bom motivo pra dedicar ou sacrifícar uma vida ao por vir ou ao que virá em outra vida que também só está segurada pela crença
Mermao.... nao tem essa de crença
Existe deus
Quanto ao aborto, já tem "especialistes" a discutir "ABORTO (pasme!) PÓS NASCIMENTO", se não me engano, na Holanda...
❤
Dr. Para o ateu o ser humano só consegue ser.bom e ter bons ssntimentos porque ele acredita em um Deus? Sem esse Deus ele vira um selvagem? Eu nao entendi sua colocação sobre as coisas que todos os ateus pensam.
Caramba! Cara, eu acompanhei seu canal lá pelos meados de 2013, 2014, quando você era ateu (eu também era) e tinha vídeos falando como odiava g**da5 e sobre acidentes que aconteceram com a sua genitália KKKKKKKKKK fico muito feliz com sua conversão.
Btw: aqueles vídeos eram muito engraçados
Essa visão de ateismo já beira ao nilismo,mas a filosofia discute uma moral objetiva (sem a presença de Deus) e quando digo moral objetiva não é uma moral absoluta,o contrário de absoluto é relativo,e o contrário de objetivo é subjetivo. Matar é objetivamente errado? Sim,porque? Porque causa um dano a vida, agora,matar em legítima defesa é errado? Você estará protegendo a sua vida. Então veja que se a ação é a mesma,a intenção que muda! Se você considera a moral absoluta terá que afirmar que nos 2 casos está errado.porque matar é absolutamente errado! Agora a moral objetiva pode existir mesmo sem Deus,e se existir um Deus a moral não seria objetiva,pois ela dependeria de um ser,logo é subjetiva, então o que esse Deus consideraria moral o seria. Mas aí os teistas vão afirmar que Deus sendo onibenevolente,o fundamento da moralidade deveria ser fundamentalmente bom. Mas isso cria certos debates morais como o que eu apresentei,em que a resposta nem sempre é tão absoluta em todos os casos.
Tu e burro pa carai
forçou ai em , em dizer q pro ateu é coerente a eugenia.. incesto ate pode ser coerente, já q não gera vitimas, mas eugenia já é demais.. e o motivo pelo qual os ateus ignoram crianças enterradas vivas por índios é pq eles acham "sagrado" a pureza da cultura indígena ao ponto de não poderem interferir.. pelo menos eu quando era ateu, ficava em duvida sobre salvar o não o índio por esse motivo..
a primeira vez q ouvi falar nisso foi numa lista de enigmas morais daquele tipo "se vc tivesse q jogar um gordo no trilho do trem pra salvar 10 pessoas vc jogaria ?" , isso numa revista da superinteressante, não acredito q fiquei em duvida sobre isso, é claro q eu salvaria a criança dos índios, mas como um ateu, eu não sabia o q valia mais, a vida , ou a cultura.. cara, essa revista super é um câncer satânico.. o mer da do dono dela é do psol, agora tudo faz sentido.
Seleção natural aplicada nos seres humanos é eugenia colega. Quem você acha que empurrou o movimento eugenista? Te dou uma dica: não foram católicos.
@ esqueci de dizer q nessa época em q eu vi esse teste nessa revista eu era ateu , não sou mais, eu tinha uns 12 anos..
ha ta , os ateus fizeram tal coisa em tal época , logo a ideia X é compatível com o ateísmo.
Não, se um ateu fez uma atrocidade, não implica que a atrocidade tem relação direta com o ateismo. No caso da eugenia, existe relação. Se o evolucionismo está correto, então espécies não existem e o bem não existe (o bem é o telos, aquilo para que as coisas tendem, mas se não há fim, então não há bem). Quando você joga fora universais e a moralidade, seres humanos deixam de ser algo com uma essência especifica, em que individuos variam apenas nos acidentes, e se tornam apenas individuos. Junta isso com seleção natural, em que só o mais apto sobrevive, e a eugenia está ali, batendo na porta. Um católico acredita na dignidade humana, já que todos os homens tem a mesma essência e foram todos criados por Deus. Eugenia não existe nesse panorama: É uma ideia com cerne ateu. O movimento eugenista teve conexão direta com o darwinismo. Isso é histórico.
@@ericcartman8921 "As social Darwinist rationalizations of inequality gained popularity in the late 1800s, British scholar Sir Francis Galton (a half-cousin of Darwin) launched a new “science” aimed at improving the human race by ridding society of its “undesirables.” He called it eugenics."
@@ericcartman8921darwin era eugenista
Gostei muito do vídeo!!! Parabéns rs Mas só queria dizer estou um pouco decepcionado.. que as pessoas não acertam em tudo... quando acerta na ciência não acerta na religião... rs
É só fazer ciência na religião ai vc acerta, é tão simples!! RS
Não sou protestante nem evangélico rs
eu acho ateus que fica repetindo as coisas de papagaio de script
Outro erro, enxergar a vida humana sem valor intriseco é uma visão que beira ao nilismo negativo, o ateismo nem de longe generaliza isso! Ateismo é simples descrença em Deuses. A vida tem valor intriseco independente se Deus existir ou não. Pois o valor de algo é medido pelo que ele é,ou seja um valor em si! Porque a gente busca a vida? Pela vida, é um bem básico,porque a gente busca a saúde?buscamos a saúde pela própria saúde, buscamos conhecimento pelo próprio conhecimento! Se Deus existe ou não, não importa. Ou você quando vai comer algo saúdavel ou gorduroso pensa, eu vou comer algo saúdavel pq Deus existe!? Eu vou fazer o bem pq Deus existe! Pense que boa parte das coisas que fazemos, não pensamos se Deus existe ou não para fazermos. Teria como contra argumentar isso dizendo que se Deus existir e ele é o bem último, então todos os outros bens servem para engrandecer o bem último, é bíblico né "os céus e a terra procamam a glória de Deus! Ou seja,a vida não é um fim em si,mas um meio pelo qual Deus é exaltado! Biologicamente o ser humano e uma bactéria teria o mesmo valor para a glória de Deus! O ser humano pode ter benefícios( como morar no céu e ver o criador e adorar ele de perto) mas não há diferença nenhuma se existimos ou não pois Deus é necessário, nós somos contingentes! Então dá pra fazer um "nilismo religioso" da mesma forma que você alega que um ateu faz! Agora se Deus não existe, aí sim a vida tem valor intriseco pq ela tem o valor em si mesma! Reconheço que essa visão dos "ateus nilista" é péssimo para a sociedade,assim como o "nilista religoso" que inventei agora kk( já vi pessoas que chegaram ao ponto de não querer viver mais e dizer :nossa Jesus podia voltar logo,podia morrer pra morar com Deus e acabar esse sofrimento)
Você é um conjunto de átomos batendo uns nos outros. Átomos não tem valor. Ateu não consegue sequer explicar o que é vida, muito menos se esta tem valor ou não. Estude e pense mais e você perceberá que seu ateísmo não te permite atribuir valor a absolutamente nada.
Você sofreu uma lavagem cerebral e pensa que isso é “pensar”! Te ensinaram uma confusão de ideias que você acha que seria um pensamento ou, talvez, filosofia. Pensar ou filosofar com ordem, com humildade pra reconhecer que existe uma verdade absoluta, de que o meu pensamento pode estar cheio de falhas e buracos, e reconhecer a desonestidade intelectual que tentam me fazer engolir, isso sim é um princípio que lhe trará um imenso benefício no futuro! Por hora, deve reconhecer que o turbilhão de ideias sem lógica e cheia de falhas que lhe apresentaram não satisfazem o âmago de nossas almas!!!
Isso nao e por causa de ti
É por causa da chama inextinguivel dentro de todos nos
testemunho de um cristão confuso que acredita que era ateu ikkkkkkk
Você saiu do espeto e caiu na brasa o catolicismo e um mito e anti Cristo e idolatria não tem nenhum fundamento bíblico
o cara se converteu por causa do bolsonaro kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bruh
Mais um dos milhares de "Cristãos " sendo expostos pelos seus crimes hediondos , típicos de pessoas que eram para ser bons e exemplares para a sociedade ,porem , pior ainda os que não foram descobertos : .ua-cam.com/video/MhkLMdWc3MI/v-deo.html
protestantes.
Ciência e Filosofia ,Cristãos protestantes .Católicos fizeram pior ou igual.
@@Edwerdman Ateísmo: 20 milhões de mortes na URSS, 60-80 milhões na China, 2 milhões em Camboja...
@@Edwerdman Prove o que diz ou não passa de um falacioso e mentiroso desonesto.
Luciano Takaki ,vc não poderia provar a veracidade dos fatos de quantos mortos e se eles eram mesmos "Ateus" pois os Russos até que vai na época,mas os orientais sempre foram um povo religiosos e são até hoje,e mesmo assim na Bíblia o deus dos cristãos matou milhares mais que o satanás ,isso para vcs que vivem em um mundo imaginário,no mundo real o cristianismo matou milhares também e mata até hoje em nome do cristo assassino,e se vc quer ganhar com números de morte e acusa os Ateus de serem assassinos ,eles são Ateus e vcs já os incriminam só por não terem deus ,QUAL É A SUA DESCULPA para PASTORES ASSASSINOS ,CRISTÃOS PEDÓFILOS ,LADROES E DE TOSO TIPO DE CRIMINOSOS ? E assassinos de crianças?
E mesmo se os Ateus fossem realmente quem matou mais não quer dizer que a sua crença é válida como sendo um povo bom ,pois para vc o que vale é quem matou menos ou mais.
Cristãos deveriam ser os que nunca mataram inocentes .
Até hoje eles acham chacinas de crianças cometidas por cristãos ,interessante em?
Monte de baboseira
Ateus são intelectuais ,Ateus não acreditam em lendas como se fossem reais.
Pra começar o Ateu tem uma posição intelectual sim, estudos comprovam que para conseguir sair dos dogmas religiosos você tem que ter um nível intelectual;quem pesquisa sabe, quem não pesquisa acredita.
Qual parte do "eu fui ateu e pesquisei muito por 15 anos" você não entendeu?
Ciência e Filosofia , A parte que vc se diz não ser mais ateu ,passando a ser adorador de seres imaginários .
@@Edwerdman ahah. Se quiser, abro um podcast e podemos debater os "seres imaginarios". Estou ansioso para ouvir sua sabia posicao ateia.
Ciência e Filosofia , esperando...
Ciência e Filosofia ,vc quis dizer minha posição de "Ateu " em seres imaginários!
A minha posição vc já deveria saber ,porque a sua posição de teólogo, nós ja vimos.
E não é posição Ateia ,mas posição Ateísta.
muito bom