@@gabrielm3319 "por que o merthiolate não arde mais?" Esse é o nome, e esse video junto com o do "merthiolate" é um tapa na cara dessas pessoas muuuuuiiito saudosistas
Meu pai tem 81, esses tempos estávamos falando sobre suicídio. Diz ele que acontecia muito no passado... Mas de fato ñ lembro de minha infância e adolescência falarem de depressão.
André Sayão, não se falava tanto por ser um tabu e por serem doenças subdiagnosticadas. Prova disso é que o desfecho da doença (suicidio) era percebido.
Saulo Correia estes são minoria. Uma minoria que sempre existiu, seja como no movimento Emo dos anos 2000 ou o próprio Romantismo como gênero há séculos (ex: livro - O sofrimento do jovem Werther).
Só pra constar, essa é uma colocação que o Filipe faz no podcast Fronteiras invisíveis do futebol sobre a Alemanha Oriental. Ele deu spoiler de que faria esse vídeo no nerdologia. Acessem outros trabalhos do Filipe, são excelentes (abraço pro Matias).
Me recordei de uma data que estava na casa do meu avô,que tem 78 anos,e começou um assunto sobre "antigamente era muito melhor".A resposta do meu vô,resumindo pois ele DISSE muitas,muitas coisas: "Antigamente era bom mesmo,estrada de terra,pra ir na cidade tinha de ir de trator,"colchão de palha,chão de terra batida,não "existia" energia elétrica..." e "Agora É MUITO PIOR: tem carro novo para passear,so ligar por telefone pra falar com quem ta longe,agua quente pra tomar banho,não precisa ir atrás de lenha e só apertar um botão que o fogo acende...".
Seu avô é muito sábio. Concordo com ele ... Só quem viveu na época das cartas e vive hj, sabe o que é ter um ente querido doente e esperar duas semanas para saber notícias ....
aqui raramente eles respondem perguntas dos comentários. mas queria perguntar para ele se é falácia do historiador quando se presume que os tomadores de decisão do presente viram os eventos da mesma perspectiva e contavam com as mesmas informações dos que analisaram a decisão anteriormente. ao menos na minha opinião sim.
@@themistoclesaragao1763 Não entendi sua duvida. Os eventos ai seriam do passado? Pq a Falácia é quando quem analisa um evento depois dele acontecer pensa de forma diferente de quem analisou o evento no momento que ele aconteceu. Exemplo o Corona. Daqui 10 anos vão dizer que o Corona não foi nada demais, nem morreu tanta gente no Brasil e que ficar em casa só atrapalhou a economia. Vão ignorar toda opinião da comunidade científica atual, ignorar as evidencias de que no Brasil a situação iria ficar igual ao dos países mais afetados se as providencias de isolamento não tivessem sido tomadas.
@@marcosnonato vou reformular minha pergunta, seguinte: é falácia do historiador quando se presume que os tomadores de decisão do presente viram os eventos da mesma perspectiva e contavam com as mesmas informações, dos que analisaram uma situação e tomaram uma decisão anteriormente( SIM, NO PASSADO). Ao menos na minha opinião sim. Exemplo: Para a geração de vcs é moleza, pois vcs tem tv e computador com internet e podem estudar e trabalhar só depois, já que na minha época tínhamos era que trabalhar e não podíamos estudar por causa das dificuldades financeiras que antigamente eram piores... Falas de pessoas dos velhos tempos que desconsideram os problemas sócias e urbanos de hj em dia e até que outros de suas gerações também dessas situações difíceis daquelas épocas estudaram e se formaram. Problemas como a violência crescente( inclusive no transito tumultuado) e ilusão de apenas a ver a melhoria de vida atual( como mais tecnologia disponível), desconsiderando o endividamento e stress, tal como a maior suscetibilidade a doenças, epidemias( muitos ex colegas de serviço já me zoaram por ter pego dengue duas vezes no trabalho) e pandemias( q é o atual caso que estamos vendo por aqui. e no mundo todo). E uma coisa que não noticiam é que em muitas cidades interioranas aqui do brasil, a pandemia não foi capaz de chegar por ali, apesar de q muitas prefeituras estão colocando a cidade de quarentena também, exatamente para evitar que o vírus chegue vitimando mais pessoas por lá. Obs: Alguns já estão dizendo que o sars cov2/covid19 não é nada demais, incluindo é claro o mal exemplo do presidente.
@@themistoclesaragao1763 acho que entendi. Eu mesmo achava o bug do milênio um exagero na época, e todo mundo que não trabalhava com TI na época achava, então quem for analisar hoje com as informações que eu tinha na época vai cometer a mesma falácia que eu. O problema nesse julgamento de falácia é pressupor que duas pessoas com as mesmas informações vão chegar a mesma conclusão lógica, e a gente está vendo um presidente ignorar dados científicos por não acreditar neles, da mesma forma que ele já descartou dados e pesquisas no passado.
@@marcosnonato Não sei se entendi 100%, mas vou tentar ajudar. A diferença não é tanto o acesso à informação, mas a metodologia de análise. Em tese (historiadores também erram), um historiador ao olhar ao passado utiliza metodologia, critérios e busca um leque mais amplo de pontos de vista, além de referenciar suas afirmações em dados concretos. A memória do indivíduo é uma percepção. Ela objeto de estudo do historiador, mas uma memória (na maioria das vezes) não resulta em história. No máximo, biografia. Então não são tanto os dados, as informações , mas a forma de aborda los. Se entendi bem, concordei contigo e adicionei alguns elementos.
É tipo a música Como os nossos pais de Elis Regina: 'Minha dor é perceber Que apesar de termos Feito tudo o que fizemos Ainda somos os mesmos E vivemos Como os nossos pais'
Isso tá errado, minha vó me diz " hoje somos ricos e milionários" antigamente só bebia Leite quem tinha vaca, só comia q tinha terra o resto era pisteiro e ladrão, SEMI-ÁRIDO NORDESTE.
Jacques Le Goff um dos melhores historiadores, especialista em historia medieval e da vida medieval, seu trabalho foi muito bom para desmistificar as ideias que as pessoas tem sobre idade media
Eu me identifiquei com esse vídeo, eu cresci nos anos 90, com os brindes, kinder ovo, super mario world, pokemon, etc, e gosto e sinto saudades destas coisas, e as vezes tenho pena que quem não viveu isso, mas isto é uma perspectiva minha. Eu jogo jogos hackeados do SMW para me lembrar de quando eu jogava o jogo original, por exemplo, mas entendo que as crianças de hoje tem outros jogos que elas gostam. Quando eu era criança e os animes eram febre, os adultos do meu tempo reclamavam, igual os de hoje que reclamam que os desenhos atuais são ruins. A única coisa que eu realmente reclamo é da falta de acesso a algo, quando um publico quer ter contato. Eu por exemplo coleciono miniaturas de animais e aqui no Brasil geralmente só vendem cópias piratas muito mal feitas, e os originais são muito raros, mas antigamente era mais comum encontrar algumas miniaturas originais, hoje quase sempre só pirata.
Desse jeito no início dos anos 2000 quando eu assistia os animes que passavam na TV os mais velhos ficavam dizendo que não prestavam e tal, hj muita gente da nossa geração faz isso.
As frases dos filósofos criticando a juventude, que remota a milênios, demonstrar que muitos dos problemas que nós passamos eles passaram também. O ser humano não evoluí muito desde daquelas épocas, só teve uma mudança de hábitos devido a evolução da tecnologia e cultura.
O que eu acho mais incrível é quando as pessoas falam que dos anos 60 pra trás o cinema era melhor. Uma vez eu li um comentário em um filme antigo (dos anos 30) no UA-cam, em que a pessoa disse que "nessa época havia cinema de verdade", e que "hoje em dia só existe lixo computadorizado". Concordo que com a tecnologia de hoje os filmes tem mais efeitos especiais do que realidade, mas essa pessoa falou como se todos os filmes lançados dos anos 70 pra cá fossem ruins, tanto que outro indivíduo respondeu a esse comentário mais ou menos assim: "é verdade. Filmes lançados dos anos 60 pra trás são os melhores, de acordo com os críticos". Isso me fez pensar: é sério que os críticos acham melhor os filmes lançados numa época em que os negros nem tinham visibilidade direito no cinema e na TV? Porquê foi dos anos 70 pra cá que eles começaram a aparecer mais nos filmes e séries, e às vezes até a protagonizar alguns deles. Mas as pessoas tendem a falar que os filmes dos anos 60 pra trás eram melhores, tudo pq (ao meu ver) não tinham negros neles. Foi aí que eu pensei: sério que os filmes da "era de ouro do cinema" eram cinema de verdade? Justo os filmes que não tinham NENHUM ATOR NEGRO NO ELENCO, E MOSTRAVAM QUE A SOCIEDADE ERA FEITA SÓ DE BRANCOS, ERAM CINEMA DE VERDADE??!!! Sinceramente, acho que as pessoas que defendem essa ideia de que o cinema e a TV dos anos 60 pra trás eram "melhores", não só estão totalmente equivocadas, como também não passam de racistas estúpidos. Isso é o que eu acho.
Na psicologia se estuda de forma bem parecida, inclusive as emoções tbm são mto importantes na análise (só q a gente tenta olhar como a memória causa uma emoção e ñ como a emoção causa uma lembrança; eu adoro a visão psicanalista da memória, mas obviamente tem outras visões)
A única saudade que tenho é da infância . Daqui 30 anos as crianças de hoje vão dizer o mesmo . Em 1990 quando eu era feliz, meu tio era um alcoólatra depressivo. Tudo é uma questão de época .
Esse vídeo me lembra o vídeo "juvenoia" do Vsauce. Recomendo muito! O Michael explora psicologicamente esse fênomeno. O próprio George Orwell apontava isso: "Cada geração se imagina mais inteligente do que a que veio antes dela, e mais sábia do que a que vem depois dela.“ Sempre existe a dificuldade de se acostumar com o novo: a internet, o xadrez, o rock, aquelas carruagens sem cavalos. Para complementar, adoro o papo do Jovem Nerd e Azaghal no Poucas, com o Cauê Moura: existe uma passagem onde eles cunham o termo "cabeça de betoneira" (se a acomodação do passado significa que o cimento está endurecendo, temos sempre que nos adaptar às mudanças, ou seja, sempre mexer o cimento), que eu pessoalmente adoro. Ótimo vídeo como sempre, Filipe. :)
O próprio George Orwell apontava isso: "Cada geração se imagina mais inteligente do que a que veio antes dela, e mais sábia do que a que vem depois dela.“ de fato,mas o que mais se vê é uma geração burra da porra, que não le nada e só fala merda nas redes socias,gente de 15 até 50 anos não é a toa que BRasil é o país que menos se lê no mundo
Primeiro, quero parabenizar esse canal. Com certeza é a melhor e mais didatica fonte de informação do youtube. Minha pergunta é: Isso explica o fato de guerreiros do passado tomarem proporções muito maiores que os atuais? Tipo Rei Arthur e Ragnar Lothbrok? A história deles foi passada através do relato de memórias de geração e geração e não tanto a fatos históricos. Quem também tem essa dúvida da um like para aumentar a chance deles respoderem.
Vídeo perfeito! Esclarece e desmitifica o senso, muitas vezes moral, de que antigamente era melhor. É a nostalgia falando como defesa do que é diferente, creio eu. haha Felipe e pessoal do Nerdologia, gostaria de fazer um pedido de possivel vídeo. Será que vocês poderiam abordar o tema dos maragatos e ximangos - mais regionalista do sul - mas que muitos de nós modernos da história não temos conhecimento e que por muitas vezes, se é falado aqui no RS envolvendo as revoltas e a guerra dos farrapos. Valeu desde já!
Meu pai nasceu em 73, as vezes diz que antigamente era melhor, nas outras vezes diz que passou a infância inteira só trabalhando e levando surra pesada do meu vô.
A memória é seletiva, até pra nos poupar de sofrimentos extremos ou desnecessários. É um mecanismo de defesa esquecer ou minimizar fatos ruins do passado em detrimento de bons acontecimentos, e assim tem-se a impressão de que a maior parte do que passou é melhor do que o presente, no qual não podemos nos distanciar completamente do que nos incomoda ou faz mal
Sensacional!!! Com formação em História (bacharelado, licenciatura e mestrado) atuando na docência em níveis que vão do fundamental ao superior, sem modéstia, carrego a autoridade para dizer que sua apresentação hoje é uma das melhores falas conceituais para um publico não especializado que assisti.
Nossa por pensar assim do passado eu parei e comecei a questionar se eu estava certo mesmo, cheguei a certas conclusões. Este vídeo veio para confirmar de forma técnica muito obrigado!
Cara com 14 anos lembrando de quando tinha 7 eu era feliz e não sabia O cara com 18 anos lembrando de quando tinha 14 eu era feliz e não sabia O cara 30 anos lembrando quando tinha 18 eu era feliz e não sabia...
Tô sem palavras e ao mesmo tempo, com muita coisa pra falar... Confuso né! Kkkkk. Mas lá vai: O Nerdologia pega referências de livros, filmes, acontecimentos e etc. Resumi, e explica com as suas próprias palavras o que aconteceu, ou o que quer dizer, como uma resenha*. Embora seja perigoso resumir as coisas assim, gosto desses vídeos, pelos resumos que os trás. Que cada vez busquemos mais pela informação, e nos formemos com isso, com um significado. Tendo um significado, que não vale só para nós, mas para o mundo inteiro, e depois ainda mostrar nossa teoria sobre algo (seja ela boa ou ruim), o importante é compartilhar!!! Valeu Nerdologia por mais um vídeo, abraços e até mais👏.
Excelente episódio, como sempre. Realmente, é muito fácil - mesmo sem más intenções - confundir memória coletiva com fatos históricos, apurados de forma objetiva, através de um processo metodológico rígido e impessoal, principalmente em um país, como um nosso, de pessoas cordiais (no sentido dado por Sérgio Buarque) e com pouca leitura. E isso se torna perigoso quando passa a embasar as decisões políticas de um país. A retrospectiva idílica sobre a ditadura militar que parece influenciar a mais alta cúpula do poder é o maior exemplo do risco de se valorizar mais a memória enviesada de um grupo do que a História real do país.
@@andremorelli85 A história, como qualquer outra ciência, natural ou humana, se submete a uma metodologia própria para a produção de conhecimento, bem como para sua revisão, se encontradas novas fontes, tudo dentro do ambiente da academia. Não de faz história dando opinião sobre o que o cara acha que aconteceu, ou não, em determinada época. Ele pode dar sua opinião sobre o que acha daquilo, se foi bom ou ruim (como qualquer um pode fazer), mas não pode alterar os fatos históricos já consolidados ou selecioná-los de forma arbitrária para satisfazer seu viés inicial. Se tem uma nova hipótese contrária ao consolidado na academia, ele deve buscar prová-la, respeitando o rigor metodológico, para que esses fatos sejam considerados de forma geral.
mas... mas... mas... e minha ideologia? como vc pode refutar meus pensamnetos com ciencia... seus monstros.... Brincadeiras a parte: Gostei do Video... Nerdologia ganhou muito com vc Filipe.... Sucesso aqui e no Xadrez Verbal
Parabéns pelos canal! Sempre uso os vídeos nas minhas aulas. Se for possível produza um vídeo sobre a formação do Reino Franco e o Império de Carlos Magno!
@@arrepio319 A primeira revolução industrial seria impossivel, pois a materia prima era o carvão, que além de poluir o ar com fuligem e ajudar no aquecimento global com o CO2, ainda lança na atmosfera SO3, que se mistura com as goticulas de água das nuvens formando chuva ácida. Só para constar, é melhor editar seu comentário, pois ele não deixa claro que você esta falando da primeira revolução industrial.
A psicanalise pode ajudar também nesse caso. Ela nos mostra que as gerações passadas sentem-se muitas vezes ressentidas pelas novas oportunidades e 'potencial vital' esbanjado pelas novas gerações. Então internalizam isso de que 'antes era melhor', pq tem 'inveja' do fato de que a juventude agora aproveita a vida que essas gerações antigas não podem mais gozar.
Anos atrás eu assisti o filme Onde os fracos não têm vez e achei ele um saco, apesar de ser tecnicamente impecável, porém um amigo muito observador me avisou que o tema do filme era esse. Foi um grande aprendizado.
"Antigamente é que era bom...". Claro! O mundo só estava correndo um risco de guerra nuclear, o preconceito de qualquer forma ou tipo era socialmente aceito, e ter acesso a informação demandava o dobro do tempo e de energia. Coisa boba.
@Verdade eu queria nascer, trabalhar nas terras na família, engravidar uma camponesa com sífilis, ser convocado pra guerra, matar uns 2 já tava bom, comer uma ameixa, morrer pra um estilhaço de granada ou empalado numa lança, ou com um tiro de canhão. Pra mim tava bom já. Vida moderna é chata, cheio de futuro incerto, trabalhos tediosos e sem nenhuma honra, motivação. Preocupações, medo de ficar desempregado, de não conseguir pagar contas, comprar remédios, se aposentar.
É tipo assim os mais velhos de todas as gerações sempre criticaram as mais novas. Por exemplo uma pessoa nascida no século 19 poderia criticar o seu filho do século 20 e como o tempo dele era maravilhoso, e uma pessoa nascida nos anos de 1910 poderia criticar a geração de jovens dos anos 60 dizendo de como os jovens eram imorais e sem valores, o mesmo com a geração dos anos 60 criticar a geração dos anos 2000 e assim será com a geração dos anos 2000 criticando a geração nascida nos anos 2060, até continuar esse ciclo vicioso até o fim da humanidade. " O Futuro, você pode fazer parte dele, ou ficar para trás". Peguei essa frase do filme rango de 2011.
Cara, se perguntarem se me divertir no passado, falaria que sim. Mas se preferia voltar, claro que não. Quem gostaria de voltar a sofrer Bully e masoquista, aprendo muita coisa onde não era capas de aprender antes sem orientação, por isso estou aqui assistindo esse vídeo.
Faz um nerdologia sobre a quinta coluna evento histórico "oculto" do Brasil ocorrido em 1942-1950 eu acho Era a época de guerra e praticamente todos imigrantes alemães sofriam e eram espionados e tais quem não soubesse fala portuques como crianças e idosos eram preso e levado ha um "hospício" (que era mais parecido com um campo de concentração )
O poeta romano Horácio (Quintus Horatius Flaccus, 65-8 ac.) Orientou aos colegas que incluissem todas as idades em suas obras, peças para entusiasmar as massas. Ao incluirem indivíduos de idades diferentes, garantiriam uma identificação e simpatia por todo o público, é o que se vê na _Ars poetica_ . Ao cunhar a expressão _Laudator temporis acti_ ou "defensor do tempo passado", Horácio indica não somente "temporis acti" como o "passado" mas também o que já foi acabado, "exaurido" por assim dizer. "Defender o que já terminou" é uma orientação para assimilação muito importante na história. Abraços, Felipe!
"Vocês sao nutella, na minha época m4tavamos passarinho com funda e acordavamos 5 da manhã no frio pra pescar o dia inteiro, quase m0rria pelo menos 1 vez no mês por alguma d0ença aleatória, quando não tinha o que c0mer íamos no mato comer banana, não tinhamos higiene nenhuma, andavamos 40 km todo dia numa estrada cheia de cratera pra ir á escola, apanh4va do pai que chegava bêbad0 em casa, não sabia nem em que continente vivemos, as músicas só se ouvia num aparelho cheio de chiado e nem sabia como estava a família que mora longe"
Uma lembrança minha que todos falam que não existe é quando o Goku foi se transformar em Super Sayajin 3 e foi interrompido pelo plantão da globo para mostrar o atentado de 11 de setembro
Eu tava assistindo desenho naquele dia e vi o Platão, não era dragon ball que tava passando naquele horário, mas lembro que ilo último desenho que ia passar era importante e eu fiquei triste porque não deu tempo de ele começar, e não acabou os outros... . Faltei na escola bem naquele dia.
Eu acordava um pouco antes das 9 horas todos os dias pra assistir todos os desenhos que começavam a passar às 9, e DB era o último desenho a passar. Naquele dia eu acordei mais ou menos na mesma hora que acordava todos os dias, quando liguei a TV o primeiro avião já tinha atingido em uma das Torres. Se vc procurar no google vai ver que o primeiro avião caiu às 08:46 na Torre Sul. No entanto, a globo continuou exibindo os desenhos, mas a cada pouco interrompia para dar novas informações sobre o atentado, e DB realmente foi interrompido pelo que eu lembro, logicamente não lembro a cena exata, logo, existe uma meia verdade nessa "lenda".
@@joaopaulodeoliveira2866 essa constante interrupção eu lembro sim, fui ficando bravo aos poucos por causa disso... Se chegou a passar cena de DB naquele dia, ou parou de vez. Eu não lembro.
Esse assunto sempre causa problema. Pode ter certeza que nada mudará o pensamento de alguém a respeito dos momentos agradáveis envolvendo o passado delas. (Não tô implicando que o vídeo tenha a obrigação de solucionar alguma coisa) O problema é que as satisfações do passado sempre me parecem demasiadamente satisfatórias. É o tipo de coisa que não se sente no presente. Por experiência própria, lembro de jogos que zerei e gostei, de um jeito positivo, o que não sinto quando estou pra zerar um outro jogo que está me agradando. Até jogos que paro de jogar no presente, voltam a me incomodar na memória, como se eles não tivessem me desagradado tanto assim.
Todos que assistiram ( e o Felipe também) vão concordar comigo: BoJack Horseman Vai ser uma série atemporal, quase que nem Friends. Disse a Mãe Diná direto do limbo, mas ela tá certa.
Friends n é atemporal. É bem a cara de Nova Iorque nos anos 2000 e isso vai envelhecer. Vc acha que é atemporal pq ainda estamos numa época perto dessa do seriado. Mais uns 50 anos e Friends vai ser tipo o E O Vento Levou.
Esse seu pensamento é exatamente oq esse video fala, na sua memoria Friends e BoJack sao incriveis e atemporais, mas na verdade as geraçoes mais recentes nem sabem oq é Friends e nem querem assistir
Gente, é osso ter que explicar uma zoação/piada. Mas é assim. Meu comentário foi pra fazer zoação com fãs de Friends (mas eu também gosto) e, ao mesmo tempo, fazer referência ao BoJack (que eu também adoro e vou obrigar o meu filho a assistir quando for adolescente :v) que apareceu no vídeo. Bem, sinal que a piada foi ruim.
"A história filtra oque representa melhor aquele período" Imagina as pessoas no futuro ouvindo senta nimim cherequinha senta nimim cherecao, ou alguma das belas músicas sobre drogas
“Na minha época o nerdologia tinha uma música melhor”
Eu daqui uns 5 anos
*eu hj
Hoje.
Hoje mesmo kkkk
Hj!!!
Olha o conteudo desse canal E VC LIGANDO PRA MUSIQUINHA DO COMEÇO vsfffff
Esse vídeo é uma resposta imediata das reclamações excessivas da troca da vinheta?
Mensagens subliminares
@@Zzmandias na minha terrinha, isso é chamado de indireta...
Rsrs
Provavelmente esse vídeo já tinha sido feito quando eles mudaram a vinheta
minha memória de 2018: "não se faz Copa Do Mundo com HOSPITAIS e escolas"
kkkkkkkkk
Uma outra frase clássica: "Essa geração começou a falhar quando o Merthiolate parou de arder".
Tem um nerdologia muito foda sobre isso tbm procura aí pra ver
@@gabrielm3319 "por que o merthiolate não arde mais?" Esse é o nome, e esse video junto com o do "merthiolate" é um tapa na cara dessas pessoas muuuuuiiito saudosistas
kkkkkkkkkkkkkk frase de uma ruma de machucado
Merthiolate era uma porcaria que tinha mercurio e aquilo curava ninguem
Acho essa frase bem curiosa pq poucos sabiam falar o nome certo e os que achavam que sabiam falavam metiolate kkkk
Kkkkkkkkk.
Acabei de sair do vídeo que tratou desse tema.
“Antigamente não tinha essas frescura de depressão e ansiedade”.
A pior de todas!
Meu pai tem 81, esses tempos estávamos falando sobre suicídio. Diz ele que acontecia muito no passado... Mas de fato ñ lembro de minha infância e adolescência falarem de depressão.
André Sayão, não se falava tanto por ser um tabu e por serem doenças subdiagnosticadas. Prova disso é que o desfecho da doença (suicidio) era percebido.
Saulo Correia estes são minoria. Uma minoria que sempre existiu, seja como no movimento Emo dos anos 2000 ou o próprio Romantismo como gênero há séculos (ex: livro - O sofrimento do jovem Werther).
minoria KKKKKKKKKKKKKKKKK ata minoria
vc está na internet amigo, olha em volta
Josh Josh Sad Boys são maioria?
Resumindo o vídeo de hoje: " As pessoas sentem saudades do tempo em que elas não eram brochas."
- F. Figueiredo
Hmm muito bem colocado🤨👌
Bem isso... Saudades do tempo em que estavam vivos.
Boa.
Só pra constar, essa é uma colocação que o Filipe faz no podcast Fronteiras invisíveis do futebol sobre a Alemanha Oriental. Ele deu spoiler de que faria esse vídeo no nerdologia. Acessem outros trabalhos do Filipe, são excelentes (abraço pro Matias).
Haha daí é justificaticavel jovem.
"Não confunda memória com história." Gostei da frase.
Saudades da época em que a música do nerdologia era outra. Tempos bons aqueles!
Era a música do Little Big Planet
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chutei tudo
Realmente saudades kk
Deixa de ser chato...
Hoje em dia não se faz aberturas de canais do youtube como antigamente... Bons tempos
Anintgamente era bom, nós morriamos de sarampo e pneumonia, uma delícia
Kkkkkkkk
É hoje de coronavirus e outras coisas que prefiro nem comentar.
E poliomielite
E por falta de saneamento básico... Opa, ainda morre gente por isso!
@@MarkHobbes já ouviu falar de peste negra? Então... Mano esse coronavirus só é tudo isso que ta o falando por ser altamente contagioso.
Bons tempos aqueles que a abertura do nerdologia não era uma música indiana genérica.
Que nada. Aquilo era muito barulhento. Eu assisto playlists na TV antes de dormir e a cada vinheta eu tinha que baixar o volume. ;o)
Pode crer, saudade daquela sanfona fanha de antigamente
aquela entrada era marca rergistrada do canal muito boa
E essa música de crédito é tão genérica..
minha memória de 2018: "não se faz Copa Do Mundo com HOSPITAIS e escolas"
Me recordei de uma data que estava na casa do meu avô,que tem 78 anos,e começou um assunto sobre "antigamente era muito melhor".A resposta do meu vô,resumindo pois ele DISSE muitas,muitas coisas: "Antigamente era bom mesmo,estrada de terra,pra ir na cidade tinha de ir de trator,"colchão de palha,chão de terra batida,não "existia" energia elétrica..." e "Agora É MUITO PIOR: tem carro novo para passear,so ligar por telefone pra falar com quem ta longe,agua quente pra tomar banho,não precisa ir atrás de lenha e só apertar um botão que o fogo acende...".
Seu avô é muito sábio. Concordo com ele ... Só quem viveu na época das cartas e vive hj, sabe o que é ter um ente querido doente e esperar duas semanas para saber notícias ....
Falácia do Historiador: Nerdologia já cantando a pedra do que vai acontecer no pós pandemia por covid-19.
aqui raramente eles respondem perguntas dos comentários. mas queria perguntar para ele se é falácia do historiador quando se presume que os tomadores de decisão do presente viram os eventos da mesma perspectiva e contavam com as mesmas informações dos que analisaram a decisão anteriormente. ao menos na minha opinião sim.
@@themistoclesaragao1763 Não entendi sua duvida. Os eventos ai seriam do passado? Pq a Falácia é quando quem analisa um evento depois dele acontecer pensa de forma diferente de quem analisou o evento no momento que ele aconteceu. Exemplo o Corona. Daqui 10 anos vão dizer que o Corona não foi nada demais, nem morreu tanta gente no Brasil e que ficar em casa só atrapalhou a economia. Vão ignorar toda opinião da comunidade científica atual, ignorar as evidencias de que no Brasil a situação iria ficar igual ao dos países mais afetados se as providencias de isolamento não tivessem sido tomadas.
@@marcosnonato vou reformular minha pergunta, seguinte: é falácia do historiador quando se presume que os tomadores de decisão do presente viram os eventos da mesma perspectiva e contavam com as mesmas informações, dos que analisaram uma situação e tomaram uma decisão anteriormente( SIM, NO PASSADO). Ao menos na minha opinião sim.
Exemplo: Para a geração de vcs é moleza, pois vcs tem tv e computador com internet e podem estudar e trabalhar só depois, já que na minha época tínhamos era que trabalhar e não podíamos estudar por causa das dificuldades financeiras que antigamente eram piores... Falas de pessoas dos velhos tempos que desconsideram os problemas sócias e urbanos de hj em dia e até que outros de suas gerações também dessas situações difíceis daquelas épocas estudaram e se formaram. Problemas como a violência crescente( inclusive no transito tumultuado) e ilusão de apenas a ver a melhoria de vida atual( como mais tecnologia disponível), desconsiderando o endividamento e stress, tal como a maior suscetibilidade a doenças, epidemias( muitos ex colegas de serviço já me zoaram por ter pego dengue duas vezes no trabalho) e pandemias( q é o atual caso que estamos vendo por aqui. e no mundo todo). E uma coisa que não noticiam é que em muitas cidades interioranas aqui do brasil, a pandemia não foi capaz de chegar por ali, apesar de q muitas prefeituras estão colocando a cidade de quarentena também, exatamente para evitar que o vírus chegue vitimando mais pessoas por lá.
Obs: Alguns já estão dizendo que o sars cov2/covid19 não é nada demais, incluindo é claro o mal exemplo do presidente.
@@themistoclesaragao1763 acho que entendi. Eu mesmo achava o bug do milênio um exagero na época, e todo mundo que não trabalhava com TI na época achava, então quem for analisar hoje com as informações que eu tinha na época vai cometer a mesma falácia que eu. O problema nesse julgamento de falácia é pressupor que duas pessoas com as mesmas informações vão chegar a mesma conclusão lógica, e a gente está vendo um presidente ignorar dados científicos por não acreditar neles, da mesma forma que ele já descartou dados e pesquisas no passado.
@@marcosnonato Não sei se entendi 100%, mas vou tentar ajudar.
A diferença não é tanto o acesso à informação, mas a metodologia de análise.
Em tese (historiadores também erram), um historiador ao olhar ao passado utiliza metodologia, critérios e busca um leque mais amplo de pontos de vista, além de referenciar suas afirmações em dados concretos.
A memória do indivíduo é uma percepção. Ela objeto de estudo do historiador, mas uma memória (na maioria das vezes) não resulta em história. No máximo, biografia.
Então não são tanto os dados, as informações , mas a forma de aborda los.
Se entendi bem, concordei contigo e adicionei alguns elementos.
Bom mesmo era quando pra comer tinha que sair da caverna e caçar um mamute
Só crianças de 10000 A.C. vão lembrar desta época maravilhosa
Altos rolês.
Boa época em que a carne não tinha papelão e podíamos desenhar nas paredes sem reclamarem
😅😅😅
Saudades dessa época, já matei muito mamute
Kkkkkkkkkkk
Eu amo quando alguém acaba com o saudosismo. Coerência é tudo. Mais um inscrito
Dois. Se juntar ele e o Bruno Formiga dos esportes, acaba com o saudosismo.
É tipo a música Como os nossos pais de Elis Regina:
'Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais'
“...mas é você que ama o passado e que não vê, que o novo sempre vem...”
Resumiu muito esse vídeo kk
Amo Elis Regina
Belchior. Elis Regina foi uma das intérpretes. Sem dúvida a que mais se destacou.
@@vetkiau bem observado, grande Belchior
Isso tá errado, minha vó me diz " hoje somos ricos e milionários" antigamente só bebia Leite quem tinha vaca, só comia q tinha terra o resto era pisteiro e ladrão, SEMI-ÁRIDO NORDESTE.
*Belchior
Jacques Le Goff um dos melhores historiadores, especialista em historia medieval e da vida medieval, seu trabalho foi muito bom para desmistificar as ideias que as pessoas tem sobre idade media
"No meu tempo, quando eu nasci já trabalhava!".
-meu pai
Só faltou um óculos nessa versão envelhecida pro professor Filipe se tornar um Doppelganger do George Lucas.
Eu me identifiquei com esse vídeo, eu cresci nos anos 90, com os brindes, kinder ovo, super mario world, pokemon, etc, e gosto e sinto saudades destas coisas, e as vezes tenho pena que quem não viveu isso, mas isto é uma perspectiva minha. Eu jogo jogos hackeados do SMW para me lembrar de quando eu jogava o jogo original, por exemplo, mas entendo que as crianças de hoje tem outros jogos que elas gostam. Quando eu era criança e os animes eram febre, os adultos do meu tempo reclamavam, igual os de hoje que reclamam que os desenhos atuais são ruins. A única coisa que eu realmente reclamo é da falta de acesso a algo, quando um publico quer ter contato. Eu por exemplo coleciono miniaturas de animais e aqui no Brasil geralmente só vendem cópias piratas muito mal feitas, e os originais são muito raros, mas antigamente era mais comum encontrar algumas miniaturas originais, hoje quase sempre só pirata.
Desse jeito no início dos anos 2000 quando eu assistia os animes que passavam na TV os mais velhos ficavam dizendo que não prestavam e tal, hj muita gente da nossa geração faz isso.
@@felipekbf Com certeza
Caraca, que texto bem produzido
Esse puxão de orelha para compreendermos um certo ceticismo dos mais velhos
Veio bem a calhar
Infelizmente muitos não entenderam o vídeo e ainda continuam achando que são melhores do que quem é mais velho.
"Não diga como as coisas eram boas antigamente, isso é falta de sabedoria" Rei Salomão.
As frases dos filósofos criticando a juventude, que remota a milênios, demonstrar que muitos dos problemas que nós passamos eles passaram também. O ser humano não evoluí muito desde daquelas épocas, só teve uma mudança de hábitos devido a evolução da tecnologia e cultura.
O que eu acho mais incrível é quando as pessoas falam que dos anos 60 pra trás o cinema era melhor. Uma vez eu li um comentário em um filme antigo (dos anos 30) no UA-cam, em que a pessoa disse que "nessa época havia cinema de verdade", e que "hoje em dia só existe lixo computadorizado". Concordo que com a tecnologia de hoje os filmes tem mais efeitos especiais do que realidade, mas essa pessoa falou como se todos os filmes lançados dos anos 70 pra cá fossem ruins, tanto que outro indivíduo respondeu a esse comentário mais ou menos assim: "é verdade. Filmes lançados dos anos 60 pra trás são os melhores, de acordo com os críticos". Isso me fez pensar: é sério que os críticos acham melhor os filmes lançados numa época em que os negros nem tinham visibilidade direito no cinema e na TV? Porquê foi dos anos 70 pra cá que eles começaram a aparecer mais nos filmes e séries, e às vezes até a protagonizar alguns deles. Mas as pessoas tendem a falar que os filmes dos anos 60 pra trás eram melhores, tudo pq (ao meu ver) não tinham negros neles. Foi aí que eu pensei: sério que os filmes da "era de ouro do cinema" eram cinema de verdade? Justo os filmes que não tinham NENHUM ATOR NEGRO NO ELENCO, E MOSTRAVAM QUE A SOCIEDADE ERA FEITA SÓ DE BRANCOS, ERAM CINEMA DE VERDADE??!!! Sinceramente, acho que as pessoas que defendem essa ideia de que o cinema e a TV dos anos 60 pra trás eram "melhores", não só estão totalmente equivocadas, como também não passam de racistas estúpidos. Isso é o que eu acho.
Na psicologia se estuda de forma bem parecida, inclusive as emoções tbm são mto importantes na análise (só q a gente tenta olhar como a memória causa uma emoção e ñ como a emoção causa uma lembrança; eu adoro a visão psicanalista da memória, mas obviamente tem outras visões)
Resumindo, as pessoas não sentem falta do passado, sentem falta do que gostavam naquela época, nunca do que era ruim...
A única saudade que tenho é da infância .
Daqui 30 anos as crianças de hoje vão dizer o mesmo .
Em 1990 quando eu era feliz, meu tio era um alcoólatra depressivo.
Tudo é uma questão de época .
Acho que o adulto esqueceu de viver desde os 70, pois só falam que a única época que viveram foi a infância
Meus pais sempre me disseram que no passado era bem pior, imagina quão ruim foi a infância deles.
" Na minha Época a gente morria de gripe Espanhola , e não desse Corona vírus inventado pelos Chineses , seus Nutella "
Meu Avô - 2020
Caraca, o seu avô é bem jovem.
Gripe espanhola é muito mais letal e infecciosa que o Coronavírus.
Kkkkkkkkkkkkkkk
@@umapreciadordemacacos1001 Sem contar que a medicina e a higiene na época eram bem arcaicas e limitadas, o que facilitou a abrangência da gripe.
"Gripe que os espanhóis criaram"
Esse vídeo me lembra o vídeo "juvenoia" do Vsauce. Recomendo muito! O Michael explora psicologicamente esse fênomeno.
O próprio George Orwell apontava isso: "Cada geração se imagina mais inteligente do que a que veio antes dela, e mais sábia do que a que vem depois dela.“
Sempre existe a dificuldade de se acostumar com o novo: a internet, o xadrez, o rock, aquelas carruagens sem cavalos. Para complementar, adoro o papo do Jovem Nerd e Azaghal no Poucas, com o Cauê Moura: existe uma passagem onde eles cunham o termo "cabeça de betoneira" (se a acomodação do passado significa que o cimento está endurecendo, temos sempre que nos adaptar às mudanças, ou seja, sempre mexer o cimento), que eu pessoalmente adoro.
Ótimo vídeo como sempre, Filipe. :)
O próprio George Orwell apontava isso: "Cada geração se imagina mais inteligente do que a que veio antes dela, e mais sábia do que a que vem depois dela.“
de fato,mas o que mais se vê é uma geração burra da porra, que não le nada e só fala merda nas redes socias,gente de 15 até 50 anos
não é a toa que BRasil é o país que menos se lê no mundo
Primeiro, quero parabenizar esse canal. Com certeza é a melhor e mais didatica fonte de informação do youtube. Minha pergunta é: Isso explica o fato de guerreiros do passado tomarem proporções muito maiores que os atuais? Tipo Rei Arthur e Ragnar Lothbrok? A história deles foi passada através do relato de memórias de geração e geração e não tanto a fatos históricos. Quem também tem essa dúvida da um like para aumentar a chance deles respoderem.
No aguardo do vídeo sobre a gripe espanhola.
Faz um nerdologia sobre a gripe espanhola, obrigado ❤️
Velhice é um processo cruel pros desavisados, logo a maioria. É uma morte lenta que afeta tudo, não só o corpo. Tenso.
Antigamente que era bom, não vivíamos em uma pandemia. Saudades dos velhos tempos de 2019...
Nerdologia é um patrimõnio...canal show
Queria um nerdologia falando sobre a história do Carl Sagan
Meus olhos brilham quando assisto esse canal. É perfeito
Vídeo perfeito! Esclarece e desmitifica o senso, muitas vezes moral, de que antigamente era melhor. É a nostalgia falando como defesa do que é diferente, creio eu. haha
Felipe e pessoal do Nerdologia, gostaria de fazer um pedido de possivel vídeo. Será que vocês poderiam abordar o tema dos maragatos e ximangos - mais regionalista do sul - mas que muitos de nós modernos da história não temos conhecimento e que por muitas vezes, se é falado aqui no RS envolvendo as revoltas e a guerra dos farrapos.
Valeu desde já!
Meu pai nasceu em 73, as vezes diz que antigamente era melhor, nas outras vezes diz que passou a infância inteira só trabalhando e levando surra pesada do meu vô.
Saudades de quando funk não era tocado em todos cantos, tempo bom para os meus ouvidos!
A memória é seletiva, até pra nos poupar de sofrimentos extremos ou desnecessários. É um mecanismo de defesa esquecer ou minimizar fatos ruins do passado em detrimento de bons acontecimentos, e assim tem-se a impressão de que a maior parte do que passou é melhor do que o presente, no qual não podemos nos distanciar completamente do que nos incomoda ou faz mal
Era bom a intro antiga.
Telecurso 2000
pior que isso é verdade
saudades...
minha memória de 2018: "não se faz Copa Do Mundo com HOSPITAIS e escolas"
@@felipe6039 vc quis dizer мы не проводим чемпионат мира с больницами и школами
Sensacional!!! Com formação em História (bacharelado, licenciatura e mestrado) atuando na docência em níveis que vão do fundamental ao superior, sem modéstia, carrego a autoridade para dizer que sua apresentação hoje é uma das melhores falas conceituais para um publico não especializado que assisti.
Uma coisa que antigamente era muito bom: a música de introdução
"No meu tempo, as músicas de abertura do Nerdologia e do NerdOffice eram muito melhores. Bons tempos..."
Essa música da abertura me lembra muito a do Telecurso 2000
Normalmente essa intro era usada no Nerdologia Ensina... não sei porque colocaram em todos.
Acho que esse título responde sobre a intro
@@VanNeves falaram que deu b.o com a musica
crlh me lembra acordar 5:30 da manha e so ta passando essa m! na globo
Seria legal um Nerdologia de História sobre os quadrinhos.
Vc é um gênio ! Melhor ideia !
Já tem
Já tem
Nossa por pensar assim do passado eu parei e comecei a questionar se eu estava certo mesmo, cheguei a certas conclusões. Este vídeo veio para confirmar de forma técnica muito obrigado!
Cara com 14 anos lembrando de quando tinha 7 eu era feliz e não sabia
O cara com 18 anos lembrando de quando tinha 14 eu era feliz e não sabia
O cara 30 anos lembrando quando tinha 18 eu era feliz e não sabia...
E assim um loop eterno...
2012: 2008 era tão melhor...
2016: 2012 era tão melhor...
2020: 2016 era tão melhor...
2024: 2020 era tão melhor...
@@eurodad1 2020 nunca vai ser melhor amigo kkkkkkkk
@@eduferreira. exato
Eu não tenho saudade nenhuma da minha adolescência
Extremamente feliz em ver o Tom Lehrer num vídeo. Realmente uma personalidade que merecia muito mais reconhecimento.
Os brasileiros vão ficar de quarentena, vão ser poucos casos de covid-19, aí vão dizer: nem precisava isolamento.
(Lê-se com a voz da Rochelle: "Não precisaaaaava")
improvavel que sejam poucos casos, o aumento tá igual ao dos paises europeus
Já tem gente dizendo isso agora!!!
pela progressão que a gente tem devem ser em torno de 2 milhões de casos no brasil
@@paradoxalJohn 2 milhões de mortos se não fosse feito nada, mas com o ritmo de crescimento seriam um total de 2 milhões de infectados
Tô sem palavras e ao mesmo tempo, com muita coisa pra falar... Confuso né! Kkkkk.
Mas lá vai:
O Nerdologia pega referências de livros, filmes, acontecimentos e etc. Resumi, e explica com as suas próprias palavras o que aconteceu, ou o que quer dizer, como uma resenha*.
Embora seja perigoso resumir as coisas assim, gosto desses vídeos, pelos resumos que os trás. Que cada vez busquemos mais pela informação, e nos formemos com isso, com um significado. Tendo um significado, que não vale só para nós, mas para o mundo inteiro, e depois ainda mostrar nossa teoria sobre algo (seja ela boa ou ruim), o importante é compartilhar!!!
Valeu Nerdologia por mais um vídeo, abraços e até mais👏.
Excelente episódio, como sempre. Realmente, é muito fácil - mesmo sem más intenções - confundir memória coletiva com fatos históricos, apurados de forma objetiva, através de um processo metodológico rígido e impessoal, principalmente em um país, como um nosso, de pessoas cordiais (no sentido dado por Sérgio Buarque) e com pouca leitura. E isso se torna perigoso quando passa a embasar as decisões políticas de um país. A retrospectiva idílica sobre a ditadura militar que parece influenciar a mais alta cúpula do poder é o maior exemplo do risco de se valorizar mais a memória enviesada de um grupo do que a História real do país.
Qual é esse método científico objetivo, rígido e impessoal da história?
@@andremorelli85 A história, como qualquer outra ciência, natural ou humana, se submete a uma metodologia própria para a produção de conhecimento, bem como para sua revisão, se encontradas novas fontes, tudo dentro do ambiente da academia. Não de faz história dando opinião sobre o que o cara acha que aconteceu, ou não, em determinada época. Ele pode dar sua opinião sobre o que acha daquilo, se foi bom ou ruim (como qualquer um pode fazer), mas não pode alterar os fatos históricos já consolidados ou selecioná-los de forma arbitrária para satisfazer seu viés inicial. Se tem uma nova hipótese contrária ao consolidado na academia, ele deve buscar prová-la, respeitando o rigor metodológico, para que esses fatos sejam considerados de forma geral.
Hahahahah com certeza eu vou dizer para meus filhos e netos que o Nerdologia é um dos melhores canais de Ciência e História de minha juventude.
mas... mas... mas... e minha ideologia? como vc pode refutar meus pensamnetos com ciencia... seus monstros....
Brincadeiras a parte: Gostei do Video... Nerdologia ganhou muito com vc Filipe.... Sucesso aqui e no Xadrez Verbal
ótimo vídeo! Entender a diferença entre memória e história é muito necessário
Parabéns pelos canal! Sempre uso os vídeos nas minhas aulas. Se for possível produza um vídeo sobre a formação do Reino Franco e o Império de Carlos Magno!
Esse Nerdologia é muito bom!
Nerdologia sobre se seria possível fazer a primeira revolução industrial mais eco-friendly, menos danosa para o ambiente.
Não só é possível como já está acontecendo
@@pedrorenan5422 , Eu estou me referindo a 1º revolução industrial
A resposta é não, se quem tiver fazendo essa revolução for o ser humano.
minha memória de 2018: "não se faz Copa Do Mundo com HOSPITAIS e escolas"
@@arrepio319 A primeira revolução industrial seria impossivel, pois a materia prima era o carvão, que além de poluir o ar com fuligem e ajudar no aquecimento global com o CO2, ainda lança na atmosfera SO3, que se mistura com as goticulas de água das nuvens formando chuva ácida. Só para constar, é melhor editar seu comentário, pois ele não deixa claro que você esta falando da primeira revolução industrial.
Já não tinha um nerdoligia sobre isso.
Por que tinha essa questão do senso comum e tudo mais
Minha época era melhor, diz um senhor no seu smartphone.
Um daqueles vídeos q devem estar em todos os lugares
A psicanalise pode ajudar também nesse caso. Ela nos mostra que as gerações passadas sentem-se muitas vezes ressentidas pelas novas oportunidades e 'potencial vital' esbanjado pelas novas gerações. Então internalizam isso de que 'antes era melhor', pq tem 'inveja' do fato de que a juventude agora aproveita a vida que essas gerações antigas não podem mais gozar.
Anos atrás eu assisti o filme Onde os fracos não têm vez e achei ele um saco, apesar de ser tecnicamente impecável, porém um amigo muito observador me avisou que o tema do filme era esse. Foi um grande aprendizado.
Gostei q colocaram stressed out bem em "desvalorização a música" e essa música tem um trecho q eh wish we could turn back time to the good old days
nerdologia fala sobre a história humana como eles surgiram e como evoluíram e tbm como se foram exstinto
"Antigamente é que era bom...". Claro! O mundo só estava correndo um risco de guerra nuclear, o preconceito de qualquer forma ou tipo era socialmente aceito, e ter acesso a informação demandava o dobro do tempo e de energia. Coisa boba.
não entendi aonde está os pontos negativos
Apagaram meu comentário que massa em
@@tensaquebradorazanguetsu2638 comenta dnv
@Verdade eu queria nascer, trabalhar nas terras na família, engravidar uma camponesa com sífilis, ser convocado pra guerra, matar uns 2 já tava bom, comer uma ameixa, morrer pra um estilhaço de granada ou empalado numa lança, ou com um tiro de canhão. Pra mim tava bom já.
Vida moderna é chata, cheio de futuro incerto, trabalhos tediosos e sem nenhuma honra, motivação. Preocupações, medo de ficar desempregado, de não conseguir pagar contas, comprar remédios, se aposentar.
@Verdade kkkk seria um pobre e escravo q ia morrer aos 20 anos de sepse por arranhar o dedo
Excelente Nerdologia, não esperaria nada de diferente de um historiador da qualidade do Felipe!
É tipo assim os mais velhos de todas as gerações sempre criticaram as mais novas. Por exemplo uma pessoa nascida no século 19 poderia criticar o seu filho do século 20 e como o tempo dele era maravilhoso, e uma pessoa nascida nos anos de 1910 poderia criticar a geração de jovens dos anos 60 dizendo de como os jovens eram imorais e sem valores, o mesmo com a geração dos anos 60 criticar a geração dos anos 2000 e assim será com a geração dos anos 2000 criticando a geração nascida nos anos 2060, até continuar esse ciclo vicioso até o fim da humanidade.
" O Futuro, você pode fazer parte dele, ou ficar para trás".
Peguei essa frase do filme rango de 2011.
O nerdologia do meu tempo sempre será melhor!!!
A ditadura se encaixa perfeitamente nesse tema, incrível !
Cara, se perguntarem se me divertir no passado, falaria que sim. Mas se preferia voltar, claro que não. Quem gostaria de voltar a sofrer Bully e masoquista, aprendo muita coisa onde não era capas de aprender antes sem orientação, por isso estou aqui assistindo esse vídeo.
"Não se faz vinhetas como antigamente 😔"
o nerdologia do meu tempo sempre vai ser o melhor!
Faz um nerdologia sobre a quinta coluna evento histórico "oculto" do Brasil ocorrido em 1942-1950 eu acho
Era a época de guerra e praticamente todos imigrantes alemães sofriam e eram espionados e tais quem não soubesse fala portuques como crianças e idosos eram preso e levado ha um "hospício" (que era mais parecido com um campo de concentração )
Isso ocorria com imigrantes japoneses e italianos também
Tanto faz...
A expressão "quinta coluna" nasceu na guerra civil espanhola
@@coca_0146 eu sabia mas esqueci de mencionar é que os únicos vídeo que eu encontrei falava dos alemães
@@franciscogiordano4144 sim mas estou falando da Quinta coluna no Brasil que foi um catástrofe
A qualidade e diversidade das músicas que faziam sucesso do passado com todo certeza é melhor do que as de hoje em dia!
"Meu tempo que era bom.... Kpop, TikTok e Free Fire". - Frases comuns no futuro.
@matheus moreira n duvide de nada kkk
Futuro sombrio
Seria legal
Chegou a dar até medo do futuro! Arrepiei.
Acho que k-pop e tiktok são exemplos e coisas que serão esquecidas. Hahah
O poeta romano Horácio (Quintus Horatius Flaccus, 65-8 ac.) Orientou aos colegas que incluissem todas as idades em suas obras, peças para entusiasmar as massas. Ao incluirem indivíduos de idades diferentes, garantiriam uma identificação e simpatia por todo o público, é o que se vê na _Ars poetica_ . Ao cunhar a expressão _Laudator temporis acti_ ou "defensor do tempo passado", Horácio indica não somente "temporis acti" como o "passado" mas também o que já foi acabado, "exaurido" por assim dizer. "Defender o que já terminou" é uma orientação para assimilação muito importante na história. Abraços, Felipe!
Graças a minha avó comecei a gosta de Elvis Presley 😂😂😂 minha velha era super fã dele tinha até pôster kkkkk
Espetacular esse nerdologia.
"Vocês sao nutella, na minha época m4tavamos passarinho com funda e acordavamos 5 da manhã no frio pra pescar o dia inteiro, quase m0rria pelo menos 1 vez no mês por alguma d0ença aleatória, quando não tinha o que c0mer íamos no mato comer banana, não tinhamos higiene nenhuma, andavamos 40 km todo dia numa estrada cheia de cratera pra ir á escola, apanh4va do pai que chegava bêbad0 em casa, não sabia nem em que continente vivemos, as músicas só se ouvia num aparelho cheio de chiado e nem sabia como estava a família que mora longe"
Já falo isso dos canais de hoje e como um UA-cam sem grandes produções e videos curtos era mto melhor.
Saudades Galo Frito
"Segundo o Linguiça canadense" tive que voltar pra ver se era isso mesmo kkkkkkk
É senhor professor pra vc
Steve pika
A P L A U S O S 👏👏👏👏👏
Uma aula de metodologia de história em 10 minutos.
Eu costumo chamar esse tema de mito do passado de ouro.
Uma lembrança minha que todos falam que não existe é quando o Goku foi se transformar em Super Sayajin 3 e foi interrompido pelo plantão da globo para mostrar o atentado de 11 de setembro
Chamado de efeito Mandela
Eu tava assistindo desenho naquele dia e vi o Platão, não era dragon ball que tava passando naquele horário, mas lembro que ilo último desenho que ia passar era importante e eu fiquei triste porque não deu tempo de ele começar, e não acabou os outros...
.
Faltei na escola bem naquele dia.
Eu acordava um pouco antes das 9 horas todos os dias pra assistir todos os desenhos que começavam a passar às 9, e DB era o último desenho a passar. Naquele dia eu acordei mais ou menos na mesma hora que acordava todos os dias, quando liguei a TV o primeiro avião já tinha atingido em uma das Torres. Se vc procurar no google vai ver que o primeiro avião caiu às 08:46 na Torre Sul. No entanto, a globo continuou exibindo os desenhos, mas a cada pouco interrompia para dar novas informações sobre o atentado, e DB realmente foi interrompido pelo que eu lembro, logicamente não lembro a cena exata, logo, existe uma meia verdade nessa "lenda".
@@joaopaulodeoliveira2866 essa constante interrupção eu lembro sim, fui ficando bravo aos poucos por causa disso... Se chegou a passar cena de DB naquele dia, ou parou de vez. Eu não lembro.
Eu lembro, estava assistindo
Esse foi o melhor vídeo que já assisti do Nerdologia, parabéns.
Esse assunto sempre causa problema. Pode ter certeza que nada mudará o pensamento de alguém a respeito dos momentos agradáveis envolvendo o passado delas. (Não tô implicando que o vídeo tenha a obrigação de solucionar alguma coisa)
O problema é que as satisfações do passado sempre me parecem demasiadamente satisfatórias. É o tipo de coisa que não se sente no presente. Por experiência própria, lembro de jogos que zerei e gostei, de um jeito positivo, o que não sinto quando estou pra zerar um outro jogo que está me agradando. Até jogos que paro de jogar no presente, voltam a me incomodar na memória, como se eles não tivessem me desagradado tanto assim.
Exatamente o que eu passei e passo
Felipe, faz um episódio falando sobre Marco Polo, e o seu As Viagens.
"Ok, boomer" é a melhor resposta pra qualquer frase dessas.
Vini Feijó, que raiva me dá dessa frase.
@@pedropaulom.ribeiro6511, ok boomer
@@pedropaulom.ribeiro6511 ok boomer
@@Veinelso Olá! Como posso te ajudar?
Eu sou jovem, mas boomer é frase de retardado jovem que n sabe oq fazer da vida e fala isso so pra reclamar
As ilustras dos videos são muito boas! Muito originais.
"Bom mesmo era quando o Nerdologia só tinha o Átila" - brincadeira Felipe vc é demais! rs
True
Adoro essa frase antigamente não era bom vc só tem saudades da sua juventude.
Imagina se a gente consegue resolver o problema do aquecimento global, daí em 2100 vão achar que somos loucos preocupados com esse problema.
Sobre esse tema recomendo o podcast Assim Caminha a Humanidade, no episódio sobre a Era de Ouro
bons tempos quando a intro do Nerdologia era Cornman (Kinky)
Acredito que esse tenha sido o melhor vídeo do canal! Parabéns!
BOm era o nerdcast antes do mimi, ainda bem que da pra ouvir os programas antigos a vontade
eu amo esse canaaaal
Todos que assistiram ( e o Felipe também) vão concordar comigo: BoJack Horseman Vai ser uma série atemporal, quase que nem Friends. Disse a Mãe Diná direto do limbo, mas ela tá certa.
Friends n é atemporal. É bem a cara de Nova Iorque nos anos 2000 e isso vai envelhecer. Vc acha que é atemporal pq ainda estamos numa época perto dessa do seriado. Mais uns 50 anos e Friends vai ser tipo o E O Vento Levou.
Friends não é atemporal. É o fã de friends que é chato !
Bojack horseman é maravilhoso com certeza foi uma série que me marcou mt, amo d+ ❤️❤️❤️
Esse seu pensamento é exatamente oq esse video fala, na sua memoria Friends e BoJack sao incriveis e atemporais, mas na verdade as geraçoes mais recentes nem sabem oq é Friends e nem querem assistir
Gente, é osso ter que explicar uma zoação/piada. Mas é assim. Meu comentário foi pra fazer zoação com fãs de Friends (mas eu também gosto) e, ao mesmo tempo, fazer referência ao BoJack (que eu também adoro e vou obrigar o meu filho a assistir quando for adolescente :v) que apareceu no vídeo. Bem, sinal que a piada foi ruim.
Melhor vídeo do nerdologia de história.
"A história filtra oque representa melhor aquele período"
Imagina as pessoas no futuro ouvindo senta nimim cherequinha senta nimim cherecao, ou alguma das belas músicas sobre drogas
Tá precisando ouvir mais músicas, amigo.
Acho q esse joao é do ano de 2013😂🤣
Se "senta ni mim cherecão" for a lembrança do nosso tempo atual, culpe os outros músicos por não fazer nada melhor kkkkkkk
Esse canal está cada vez melhor