Tenho 70 anos, aposentado como professor e consultor organizacional. Há muito tempo tenho enfrentado embates por afirmar que, apesar do pessimismo generalizado a respeito da sociedade atual, que o ser humano tem melhorado seu relacionamento social. Incluo o argumento de que notícias ruins aparentemente são/seriam maiores, primeiro pelo aumento populacional e suas decorrências. Segundo que os processos de comunicação (escrita, falada e "redesocialada") estão muito rápidos, repetitivos, e quase instantâneos, desfavorevevdo uma reflexão mais profunda e apurada da realidade. E por terceiro, apesar do aumento da oferta da Educação acadêmica, ainda há muita gente com pouco conhecimento de História UNIVERSAL, e d'outras áreas da ciência. Que também podemos dizer: ainda há muita gente ignorante.
Olá Rubens, tenho 20 anos e concordo plenamente com você, para nossa geração é um sacrilégio ler uma notícia/matéria e ter senso crítico sobre a mesma, fazendo com que cada vez mais as pessoas continuem seguindo as massas sem ter autonomia para formar uma opinião própria. E com isso a ignorância vem, consequentemente a falta de educação e individualismo aumenta… É muito triste tentar conversar com a maioria dos jovens hoje em dia, a grande maioria tem “alergia” de conversar sobre estudos/desenvolvimento/preparação pessoal/futuro, só sabem falar sobre trivialidades momentâneas.
Por experiencia própria posso dize que pessoas próxima como familia, parente no meu caso todos piorarão e grande mente. Só não fui no mesmo caminho, pois me encontre no meu alto desenvolvimento. O que minha expereiencia diz e não esta errada é que as pessoas tendem a piorar com o tempo em muitos casos e só não piora que está em pleno desenvolvimento o que hoje em dia é raro... Depende muito do ambiente tambem..
*Não mesmo! É pura ilusão. 😊 O passado era terrível, muito pior que hoje. A diferença é que lá atrás não existiam TV, nem Whatsapp pra divulgar as atrocidades e delitos em tempo real.*
Eu fico impressionado como essa sensação acontece num país como o Brasil onde a gente via a piscina do Gugu ou o sushi erótico nas tardes de domingo nos anos 90/2000 mas a moralidade tem decrescido só agora.
Alí foi o início da descida. Naquele tempo também começou o declínio da riqueza e bom gosto da música brasileira, com o surgimento do Gera Samba e grupos de pagode.
MEU AVÔ SEMPRE RESPONDIA COM SARCASMO PARA AQUELES QUE DIZIAM: NO MEU TEMPO SE ASSINAVA CONTRATO COM FIO DE BIGODE; ELE SEMPRE RESPONDIA; É VERDADE POR ISSO TODOS TINHAM VASTOS BIGODES, BARBAS E COSTELETAS, PARA PODEREM ENGANAR AS PESSOAS EM "SEUS CONTRATOS COM OS FIOS ASSINADOS"!!!
Adorei kkk hj as pessoas continuam a enganar com a aparência, não com bigodes,com boa aparência e bons discursos prontos que os fracos caem facilmente...kkk
A minha geração foi criada com os pais incentivando seus filhos a obterem ganhos sobre os outros, mesmo que de formas antiéticas; "o mundo é dos espertos", eles diziam, mesmo que eles próprios não agissem assim. Ser honesto foi deixando de ser sinônimo de ser ingênuo, bobo de poucos anos pra cá.
Devemos viver o aqui e agora e valorizar as coisas boas. Ficar dizendo que antigamente era melhor, é porque gostamos de lembrar dos momentos bons e esquecer os ruins.
A minha impressão é a de que a sociedade melhorou como um todo: mais direitos, expectativa de vida mais alta, respeito e tolerância passaram a ser socialmente valorizados. As coisas que pra mim pioraram, foi a sociabilidade: as pessoas estão bem mais distantes e os relacionamentos, incluindo os sexuais, estão mais líquidos ( como diria Baumann); E a questão da saúde mental: as pessoas estão menos tolerantes às frustrações e à espera.
mas isso é um ciclo auto destrutivo, repare que as mesmas pessoas que passaram a obcecar-se com a exigência de respeito e tolerância, são as mesmas pessoas que mais se frustram e que desenvolvem problemas mentais, passando a exigir "safe places", ser referido com o pronome que ela inventou etc...
eu já vinha suspeitando disso a ver matérias de programas antigos. eu vi q as pessoas não eram diferentes de hoje. as pessoas do passado não eram mais gentis e educadas do q as de hj. quando lemos a história da humanidade e vemos todas as atrocidades do passado percebemos q o ser humano sempre foi cruel.
Um colega de trabalho meu foi xingado de preto e macaco por um senhor enquanto trabalhava, ele gravou e quando a polícia chegou o senhor ficou surpreso pq estava sendo preso, foi direto pra cadeia. Coisas que antigamente eram aceitas como normais hoje são um absurdo, e não estou falando de simples coisas e sim de coisas ruins, mas que antes eram tratadas como normais.
Pessoas honestas sempre existiram. Os princípios de caráter estão em decadência e antes, o que era visto como virtudes, hoje em dia é sinal de "fraqueza" ou até mesmo vergonhoso. Felizmente ainda existem pessoas sensatas
Muito obrigado por dublar as parte em inglês!! Aquela tia saudosista pelo passado não iria ter disposição de ler as legendas. Ajudou demais para compartilhar isso com essas pessoas. 🙏🏼
na decada de 80 perdi minha mae por erro medico , ela tinha 48 anos ,foi fazer um procedimento simples, e nao tinha ninguem pra fazer justiça nesses casos . Usavamos o "inps" , ficavamos na fila durante horas, as crianças chorando, e como é ate hoje , o medico nem olhava pra gente. Espectativa de vida era muito baixa em relaçao a hoje, nao existiam remedios evoluidos como tem hoje .
Eu acho super engraçado quando minha mãe fala que as pessoas nunca foram tão ruins. Mas faz nem muito tempo q passamos pela escravidão. Não faz o menor sentindo
Excelente reportagem. O pessimismo sempre foi um capital simbólico explorado pelos órgãos de imprensa e políticos. Não há um jornalista que não noticie uma notícia ruim seja que assunto for. A notícia ruim vende mais que a notícia boa. A violência é o maior exemplo. Se formos assistir os órgãos de imprensa brasileiros, principalmente a TV Aberta, temos a sensação que estamos vivendo no violento período da Idade Média. A imprensa comercial necessita vender pessimismo e medo para as pessoas, pois, assim, a controle.
Moralidade é coisa mais imprecisa que existe, é tipo olhar os relacionamentos de antigamente e hoje em dia. Um monte de traições e problemas dentro de relacionamento vs poucos relacionamentos sólidos incapazes de criar problema de violência ou traição(não duram a esse ponto).
Importante reconhecer que,apesar de existirem coisa positivas na década de 80,como era de se esperar em qualquer época,também há muitos aspectos negativos a destacar. Na verdade,muitos grupos marginalizados enfrentaram sérias dificuldades e injustiças nesse período. Por exemplo,as travesti eram frequentemente perseguidas e submetidas à violência e discriminação sistemática. Além disso,os sistemas de cuidados para menores de idade,como a Febem, muitas vezes falhavam em proporcionar um ambiente seguro e adequado para o desenvolvimento desses jovens. Outra questão importante a ser mencionada é a situação dos manicômios. Muitas pessoas com problemas de saúde mental eram internadas nesses locais,onde sofriam negligência,abuso e violação dos direitos humanos. Felizmente,hoje em dia,temos uma perspectiva mais humanizada em relação ao cuidado mental. Portanto,é preciso manter um olhar crítico sobre o passado,reconhecendo os avanços que foram feitos desde então,especialmente quando se trata da promoção da igualdade,dos direitos humanos e da justiça social. É necessário lembrar que as melhorias na sociedade são resultado de lutas contínuas e da conscientização sobre as injustiças que existem em todas as épocas
Muito bem lembrado a questão dos manicômios e dos tratamentos em saúde mental. Conhece o livro da Daniela Arbex, Holocausto brasileiro? Conta a história do manicômio de Barbacena MG onde morrerem 60 mil pessoas (isso mesmo!) e enterradas como indigentes. Até enviavam corpos para estudos em faculdades de medicina. Um horror.
@@elisgoncalves9681 o hospital colônia de Barbacena foi fundado em 1903 e começou a ser desativado na década de 1980. Em 1996 foi aberto um museu no local.
Eu diria que são inúmeros conceitos de positivos e negativos, cada pessoa vive em uma realidade criada de acordo com o que ela aprendeu e até onde ela esta no caminho que é a auto descoberta, mas qnd o msm percebe o padrão da sociedade "o sistema" ela se depara com a escolha entre a honestidade (Bem) e a Mentira (Mal). A realidade é um padrão... É bem específico o assunto mas todos somos inteligentes. Basta apenas pegar o padrao e seguir a Verdade. Pois ela seria a solução para o bem prevalecer. 🍃
Pesquisa mostra uma coisa que opinião sempre vai mudar. Você pode fazer uma pergunta para uma pessoa sobre várias questão, daqui a dez anos a opinião já vai ser diferente
A idealização do passado é um fenômeno esperado conforme as pessoas envelhecem. Porém não representa a realidade. E quando ouço frases como: "hoje em dia as pessoas não tem mais respeito" realmente não sabem nada sobre história. O século XX foi o mais mortal da história, cheio de guerras e genocídios.
mas o respeito nesse caso se refere a educação, cortesia, quiçá cavalheirismo, e mesmo durante guerras e genocídios passados as pessoas tinham em media mais respeito, hoje já não mais.
A percepção que eu tenho (pelo menos da maioria das pessoas com quem trabalhei e convivi no passar dos anos), existe meio que uma tendência natural a ficarem glamurizando o passado em detrimento do hoje, que o mundo agora é horrível e precisa voltar pra "antigamente). E percebo que ali já pelos 30 e poucos já inauguram o discurso do "meu tempo era melhor e as pessoas eram melhores". Os mais velhos dirão "hoje tem o funk, tem a Anita e o Pablo Vitar", sendo que na sua juventude tava lá a Gretchen e as chacretes com a rabeta de fora na TV aberta. No final tudo se resume ao saudosismo kkkkk
eu ia pra escola de "tenis bamba", usei o danado ate rasgar ,meu sonho de consumo era um kichute, minha "mochila" era feita com saquinho de leite , na hora da merenda os alunos enchiam a caneca de "sagu" ou "canjica" onde tinha mais agua que leite , a maioria voltava na fila de novo pra poder pegar mais, muitos nem tinham aquilo em casa. Muitos iam na escola só pela merenda mesmo. Podem falar o que quiser , mas o que destroi a sociedade é a desigualdade social, e provoca todo tipo de caos como estamos vendo hoje em dia. Tem gente que diz que antigamente as pessoas tinham dignidade ,ai me lembro da musica , ............................ "E sem o seu trabalho O homem não tem honra E sem a sua honra Se morre, se mata" A coisa vai indo bem ate chegar num ponto onde nao existe mais nada , as pessoas perdem a noçao .... E hoje tem gente gente que vota em armamentistas como se isso fosse resolver algo, mundo doente. É a mesma coisa de israel x Palestina , tentar resolver na base da força só vai aumentar o ódio entre os 2 povos
@@caixapreta1966 sim,hoje vc pensa que dinheiro é tudo nesse mundo né, aproveita enquanto ta vivo pra tentar entender que dinheiro e posses nao se leva pra eternidade, hoje vc ta bem e se acha "o cara" , mas depois que a gente ir pro campo espiritual ninguem sabe o que nos espera, melhor nao brincar com isso. Sei que é dificil,tendo em vista que ao inves de evoluir vc regrediu, mas nao custa tentar.
Essas falas sempre me levam a refletir, já que não consigo conceber logicamente essa alegada degradação moral no mundo. A pesquisa me pareceu fascinante e pretendo buscar mais sobre o assunto. Gostaria de adicionar, na minha condição de estudante da Ciência da Informação, que esse assunto já suscitou várias questões e debates. Com frequência, as respostas estão ancoradas no que as pessoas veem em suas redes sociais. Isso me faz refletir sobre o enorme volume de informações disponíveis como nunca antes na história, acessível todos os dias a qualquer um com um celular e conexão à internet. Há uma clara tendência de que notícias de desastres ganhem mais visibilidade. No passado, as notícias passavam por um filtro antes de chegar ao público, circulando em menor quantidade, diferentemente de hoje, quando qualquer um pode divulgar informações, opiniões e até transmitir tragédias ao vivo. Essa mudança é, sem dúvida, alarmante. Anteriormente, não tínhamos conhecimento tão detalhado e imediato dos acontecimentos mundiais. Atualmente, esse acesso quase instantâneo pode contribuir para a impressão de que há uma deterioração moral, quando, na realidade, o que temos é uma expansão sem precedentes no acesso à informação.
na minha vivência, sinto que as pessoas estão ficando mais mal educadas e perdendo o respeito/empatia e bom senso com o próximo, basta reclamar com o vizinho sobre algum barulho que ele faz 00h, a resposta será "se vc ta incomodado o problema é seu" ou "e dai? qual o problema", até meados dos anos 90 é mais provavel que a resposta seria "desculpe, não farei mais". a tecnologia aproxima quem ta longe e distancia quem ta perto, fora as bolhas das redes sociais que nos dão a impressão que só nós estamos certos e todos os outros estão errados, portanto acho sim que no passado o mundo era melhor, bom pelo menos na parte da educação e respeito ao próximo era melhor (ou menos pior kkkk), o mundo tbm nunca foi perfeito ;)
Nossa perfeita a sua colocação....não tiro uma vírgula pois moro em condomínio e qdo reclamei do barulho o vizinho falou que eu estivesse incomodada fosse morar numa casa pois prédio é assim mesmo...além que no dia a dia vemos a falta de educação..
@@loradobanheiro eu moro em prédio desde 1988, anos anos 90/2000, o vizinho barulhento pedia desculpas e parava, hj em dia, reza para ter bons vizinhos, já tive 2 problemas nos ultimos 5 anos e só parou quando chegou no depto jurídico do prédio, conversa amistosa e racional entre 2 pessoas não existe mais, tem que multar e chegar no jurídico.
@@luizfelipeqwerty no passado um senhor podia o que quiser com seu escravo, xingar chicotiar até a morte, eles até costumavam suas bocas com fezes. Ninguém iria fazer nada.
Vi e vivenciei várias gerações nos meus 70 anos de vida, e acredito que o que mudou foi a "transparência" das pessoas. Antes uma parte das pessoas se escondiam atrás de um "verniz" aceito pela sociedade, impondo-se a relações hipócritas. Hoje em dia as pessoas não tem mais paciência para manter uma "cara de paisagem" só para ser aceito pelo outro. Tal fenômeno social para pessoas desequilibradas, no pensar, sentir e agir é um transtorno para o mundo, em compensação para aqueles que tem um bom equilíbrio, tais atitudes se transformam em criatividade, inovação, beleza, estética, progresso, etc...
O que está sendo desprezado, inclusive pelo pesquisador, é que esta percepção se repete geração após geração porque as culturas sempre avançam rompendo valores históricos. Esse rompimento é ininterrupto e acontece em diversas escalas. Com os avanços, a sociedade não parou de promover crimes, ao contrário, evoluiu junto e como aumentou o número de seres humanos no planeta, naturalmente esses comportamentos nocivos cresceram proporcionalmente e - adivinha - isso aumenta, sim, a percepção negativa. Pergunte se uma pessoa da favela, dominada pelo tráfico, não garante que há menos assaltos e furtos. O problema é que isso ocorre por causa do crime organizado que promove outras formas de violência. Essa percepção será bem diferente da que os moradores de favelas dos anos 90 e 2000 têm.
Embora seja importante reconhecer e aprender com falhas do passado,isso não significa que devemos permitir que essas questões nos impeçam de aproveitar a vida no presente. Reconhecer as injustiças passadas nos dá insight valiosos sobre como evitar repetí-las e criar um futuro melhor. Ao viver o “aqui é o agora”, podemos nos envolver ativamente na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Podemos apoiar e defender os direitos das comunidades marginalizadas,promover a igualdade de gênero,combater o preconceito e abraçar a diversidade em todas as suas formas. Cada um de nós tem a capacidade de fazer a diferença em nossas ações diárias. Ao desafiarmos estereótipos,praticarmos a empatia e contribuímos para a igualdade e o respeito mútuo,podemos criar um ambiente mais positivo e acolhedor para todos. Viver o presente não significa ignorar as lições do passado,mas sim utilizar essas lições para moldar um futuro melhor. Devemos encontrar um equilíbrio entre aprender com o passado e agir no presente,mantendo uma esperança renovada de que podemos construir um mundo mais justo e inclusivo para todos, independentemente de sua história ou identidade.
@@caixapreta1966 o valor de uma pessoa não pode ser determinado apenas pelas palavras bonitas que usa,mas sim pelas ações honestas e significativa que realiza. Ser empático,solidário é comprometido com o bem-estar dos outros são fatores importantes na prova da vida
parece um texto genérico que o chat gpt geraria, mas para deixar claro esse plano de criar uma sociedade mais justa e inclusiva, seja lá o que isso significa, apenas piorou todos os problemas, o negro por exemplo é cada vez mas visto como incapazes, pessoas que não podem ser responsabilizadas por seus atos, com famílias quebradas, pessoas frágeis e sem resiliência, o debate que era sobre permitir a união homossexual evoluiu ao ponto de estarmos debatendo se mulheres reais biológicas devem ou não apanhar fisicamente e metaforicamente de homens que se identificam como mulheres nos esportes. O que acabaram por conseguir foi aumentar ainda mais os conflitos de interesse que já existiam e criar outros que ainda não existiam, muito provavelmente a ideia era essa desde o inicio.
De tanto assistir séries de época na Netflix, algumas até com realidades aumentadas. Me fizeram perceber que os defeitos escalados em sociedade ainda ocorrem, porém de uma forma diferente/mascarada, mas ocorrem. Ou seja, nós avancamos em ciência, tecnologia, mas alguns "problemas ainda são de essência/característica humana". Porque óbvio, tudo evoluí e coisas mudam, logo adequação de sociedade em massa também se adequa se molda ao novo. Observamos que a percepção do mundo para o ser humano é moldado de acordo com suas experiências e para outros, com aquilo que foi ensinado e considerado como correto desde a sua concepção de mundo. Temos ao longo da história um modo de evolução ou comportamentos a determinados cenários que são bem semelhantes, logo teremos defeitos similares mesmo não sendo orientados a tal, por isso consideramos que o ato mau são de farores externos, personalidade ou escolha. Exemplo: em épocas posteriores o povo era monopolizado e alienado de acordo com as informações soltas que eram de interesse político ou do estado etc; hoje somos possibilitados por disseminar informações sendo precisas ou nao, o tempo mudou, mas erros derivados de um mesmo contexto de interesses ainda ocorre. Ainda ocorrem roubos, só mais sofisticados, ainda ocorre abuso sexual - por vezes negligenciado e ainda culpam o abusado(a), agora chamamos de bulyng - mas ainda existe interesse humano em rebaixar o outro para se sentir melhor, ainda mentem para persuadir o povo - isso não mudou. Entao, o que temos de bom? Tecnologia, informacao ou medicina mais avancada, mas os mesmos erros medicos.
@@pamelamorgan6121 é que na prova da vida existem muitas questões a serem respondidas e talvez, você nem tenha começado a prova ainda. Mas, o mais importante é saber que algumas delas são impossíveis de ser respondidas.
Nos dias de hoje, os problemas morais são mais divulgados pela tecnologia, sim. Dessa forma, podemos ter uma sensação maior de "sujeira". Mas entendo que a sociedade está mais controlada pela força com leis, investigações criminais, polícia ostensiva. Só conseguiríamos ver como realmente é nossa sociedade se colocássemos o policiamento como era em tempos REMOTOS. P.ex.: se as polícias ficassem em greve por 6 meses, imaginem o que ocorreria no mundo todo.
Achei esta matéria muito interessante eu sou uma das pessoas que acham que o mundo piorou muito entre a década de 90 para hoje, mas acho que talvez eu tenha que colocar algumas aspas nesta minha crença, como ele falou algumas coisas piorou e outras melhorou mas colocar isso em termos de conceito geral e dizer que só piorou ou que só melhorou não faz sentindo. Agora vou começar a rever os meus conceitos para isso vou deixar claro no que eu acho que piorou, no passado não tinha tanta politização que é a política de mãos dadas com a paixão, no passado a gente não tinha o politicamente correto, a gente tinha bem menos do que eu chamo hoje de 8 ou 80. Estes são os pontos mais fortes mas tirando isso talvez a gente precise olhar para o copo meio cheio e parar de concentrar tanto no lado negativo do contrario como foi falado no vídeo podemos até abrir a porta para o autoritarismo, uma porta que e difícil de fechar depois.
Livro: "O otimista racional" de Matt Ridley Sinopse: Ao contrário do pessimismo generalizado, um economista prova que a vida humana vem melhorando o mundo. O jornalista especializado em ciência Matt Ridley acredita que há motivos para ser otimista com relação aos seres humanos. A vida está melhorando, e a um ritmo acelerado. Disponibilidade de alimentos, renda e expectativa de vida estão em alta; doença, mortalidade infantil e violência estão em queda - em todo o mundo. Este livro cobre todo o movimento da história humana, desde a Idade da Pedra até a internet para mostrar que, graças à incessante capacidade humana para a inovação, o século XXI verá a prosperidade das sociedades e a biodiversidade natural aumentadas. O otimista racional vai mudar para melhor a sua maneira de pensar o mundo.
Colocando na balança hoje, não sei qual vai pesar mais: Se a piora ou melhora do mundo. Mas vamos lá... Drogas: muito pior hoje; roubos: muito pior hoje. Antes a vida era muito mais difícil que hoje: Os pobres sofriam e tinham que lutar muito para a sobrevivência, porque não havia aposentadoria, programas sociais..., ou seja, pra comer, tinha que trabalhar. Quanto a medicina hoje é bem melhor, devidos às vacinas e remédios mais eficazes. Quanto ao ser humano em si, acho que depende de cada um a busca de se tornar uma pessoa melhor ou pior, vivendo em qualquer época.
Gente, ótima a reportagem. Contra dados não exitem argumentos. A diferença é que a percepção parece maior justamente pelo acesso massivo aos meios de comunicação. Agora tenta imaginar as atrocidades que aconteciam e ninguém ficava sabendo quando não existiam meios massivos de comunicação.
A moral ao contrário da ética é momentânea, o que é válido hoje pode não ser válido amanhã. Fumar em recinto fechado por exemplo. E questiono que valores morais são estes que no passado eram melhores que os de hoje?
Já estive pensando sobre esse assunto. E tenho a impressão que a humanidade está mais egoista , mercenaria , individualista e menos solidária e muito menos educada.
Antigamente era melhor,e eu so tenho 23 anos.meu pai disse q na epoca dele qdo matava um frango todos vizinhos iam comer,todo mundo dividia os alimentos,as pessoas tinham mais confiancas nas outras
Este vídeo e os dados do estudo apresentado me fazem sentir bem mais seguro e tranquilo! Somente depois de observar tais argumentos dos intelectuais e cientistas, percebi que eu estava preocupado demais é desnecessariamente assustado. Os cientistas me fizeram crer que o mundo está ficando um lugar cada vez mais honesto, seguro é fácil de viver. Depois dessa nova perspectiva vou usar meu celular tranquilamente nas ruas em volta da 25 de março em São Paulo, vou passear à noitinha no bairro Valéria de Salvador e outras lindas paisagens cariocas certo de que a honestidade das pessoas aumentou e que a insegurança que eu tinha era coisa de gente comum, gente ignorante. Será que as pessoas que perceberam essa tremenda melhora na honestidade moram no Brasil? Se moram, vivem em casas ou apartamentos com segurança? O modo como elas vivem e fazem negócios é compatível com os resultados do estudo que divulgaram.
Acho que Ter vivido na época pré internet e tecnologias faz a diferença pra poder opiniar hoje. Creio que o bem estar mental das pessoas no passado era melhor, mesmo as que tinham condições financeiras pior. Bem estar no serviço, na escola, com os amigos e família acho que eram melhor pra grande maioria. Queria saber dos índices de suicídio pós anos 2000 referente às decadas anteriores.
É um erro pensar que por causa da internet as pessoas não estão convivendo "como antigamente". E convivência familiar só é boa quando uma família é bem estruturada tanto nas finanças quanto nas relações entre pais e filhos. E por incrível que pareça, muitos reclamam que levaram surra demais dos pais, foram xingados demais, foram negligenciados pq "antigamente" isso era visto como boa criação para os filhos. A internet veio e ajudou a quebrar essa ignorância fazendo com que as pessoas possam debater sobre o assunto e ver que antigamente não era tão bom assim
@@cfo6096 Por isso que eu disse que é importante ter vivido naquele tempo pra se ter uma noção mais perto do real do que realmente era. A internet traz relatos de exceções, não da maioria, "espancamentos" não faziam parte da maioria, e se problemas como esses teoricamente diminuíram porque "as pessoas debateram sobre o assunto na internet", muitos outros problemas apareceram. A fragilidade emocional das gerações pós internet é um contraste muito grande com gerações anteriores que supostamente teriam vivido todos esses abusos no passado. Reportagens antigas eram notícias pq eram exceções, fugiam do senso comum, da mesma forma que uma violência dentro de uma comunidade hj pode ser noticiada, quem for de fora pode achar que todos que moram na comunidade são cúmplices, mas com uma visão de dentro facilmente se conclui que não é verdade.
Chego a acreditar que os índices de suicídio podem ter aumentado por causa dessa falsa impressão, de que tudo está piorando, principalmente para os jovens. Eu tenho 50 anos, sou Mãe de 3 Filhos, e ao contrário de muitos da minha idade, vivo falando para os meus Filhos das coisas erradas da "minha época". Tirando essa questão do excessivo das tecnologias, que aumentam sim a ansiedade (questão cerebral) e promovem a baixa auto estima em função da "ilha da fantasia " das redes sociais, acho que a geração atual é melhor que a minha! 😊
Quando as pessoas se deixam levar pelos delírios da nostalgia e da alienação normalmente acreditam que a época da mocidade delas era melhor (e na verdade não era). Eu pessoalmente não acho que o período da minha infância e adolescência foi tão bom assim (na verdade foi um tremendo tédio).
Entendi que o estudo se baseou nas opiniões dos entrevistados. Seria uma sugestão considerar a utilização de índices de criminalidade proporcionais ao número de habitantes e ao longo dos anos para uma abordagem mais precisa, por exemplo.
cada epoca a sociedade tem suas caracteristicas.. Atualmente ,temos uma ferramenta que ajuda muito na comunicação, nos roubos, ajuda gente mentirosa e etc de ruim... vivemos numa época que crianças passam horas no tik tok vendo coisas que as familias deveriam observar, com muita atenção, mas pra ficarem em paz deixam
Todo estudante sério de História e Sociologia sabe disso desde que começa à estudar o que é e quais as consequencias da Ideologia, e as civilizações do passado.
Acredito, sim, que houve o aumento da violência, falta da empatia, falta de relacionamentos duradouros, falta de sentimento, impaciência das pessoas. Meu avós, pais e agora eu percebo o declínio, o que não via quando criança. Não precisava de zap, TV ou net pra perceber a decadência, não.....
Se o passado era melhor, não sei dizer, mas nos meus 40 e pouco anos salta aos olhos um aumento do desrespeito aos mais velhos, uma visão mais permissiva da criminalidade, um declínio da educação (não formal) no cotidiano, só para destacar alguns pontos.
A bíblia já nos dava essa conclusão, por meio dos escritos do sábio rei Salomão: 📖 Eclesiastes 7:10 "Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim."
Nostalgia é algo que não faz sentido. Os dados mostram que o passado longínquo foi místico, coletivista, ignorante, populista, irracional, anti realista, atrasado, obscuro, fundamentalista, sectário, tribal e grotesco.
Por isso a infância parece ser tão boa, mas lembro que não tínhamos dinheiro para quase nada, não comíamos bem, minha mãe trabalhava em 3 lugares, não tínhamos acesso a telefonia, sem acesso a Internet, etc. Mas ainda assim lembro como era bom talvez porque eu não tinha responsabilidade, mas minha mãe e muito mais feliz hoje. Eu estou bem financeiramente e feliz no emprego, mas minha vida social está bem. Quanto a sociedade piorar ou não eu não sei. Sempre fui bem tratado e não me sinto inseguro andando na rua, acho que a diferença é que as pessoas estão mais a vontade para se relacionar, sexo essas coisas, mas como são coisas individuais eu não acho que me afeta quanto parte da sociedade.
o culto ao passado não é só praticado nas questões sociais, mas em áreas onde a nostalgia impede a evolução da arte, cultura claro que há diferença entre nostalgia e raiz mas ainda assim podemos observar a sétima arte por exemplo que esta sofrendo com uma quantia enorme em remakes, reboots ainda tem ideias boas e inovadoras.
Excelente matéria, precisávamos disso. Meu pai as vezes fala isso e é um dos que foi cooptado por um certo político autoritário. Eu respondo pra ele: tivemos guerras mundiais, nazismo, escravidão, mulheres sem direito, LGBTs tbm, como que as coisas podem ter piorado tanto?
Acho que o que mais preocupa (ou deveria) é que ainda hoje temos guerras (vide os noticiários da semana), ainda temos gente xarope propagando ideias eugenistas pela internet (agora essa gente tem mais alcance do que nos tempos do Reich), a escravidão só ganhou carteira assinada ou uberização pra ser mais high tech, mulheres ganharam mais direitos...talvez, entretanto, ao mesmo tempo, aumentou ainda mais a apatia que já existia contra contra as mesmas agora guiadas por movimentos ridículos como os ditos "red Pill". Só mesmo para LGBTs que houve, de fato, uma melhora significativa sem por menores. E por tais, acho que ainda não estamos muito longe do viver de nossos pais. Sofremos as mesmas mazelas, porem, com novas roupagens. O copo continua sujo ainda que se limpe muito bem o exterior dele, daí não importa muito se a agua dos "tempos modernos" ser limpa e filtrada se as pessoas, a sociedade no geral, continuar podre, se fingindo de limpa e potável.
Tivemos guerras mundiais sem bomba atômica lançadas em nosso país. Será que vamos ter a mesma sorte no futuro? Atmosfera é compartilhada com todo mundo, não custa lembrar.
@@rubemartur8239 seu comentário não faz o menor sentido. Infinitas possibilidades podem acontecer, boas e ruins. Fatos são fatos, o que aconteceu, aconteceu. Não dá pra dizer que piorou porque SE algo acontecer. Se é se, não aconteceu, não é fato. Se vaca voasse chovia coco. Enfim, assista ao vídeo de novo, se é que assistiu.
Mas qual é seu ponto?, você precisa chegar em uma conclusão definitiva se em media mais melhorou ou piorou as coisas? Eu não acho isso, acredito que é completamente possível, dizer que melhorou em alguns aspectos e piorou em outros.
Pesquisas de opinião não prova absolutamente nada, só prova que alguém marcou um X numa resposta, basta uma passada rápida nas redes sociais pra ver a realidade do comportamento das pessoas e não o X que elas marcaram num papelzinho
Não lute contra o novo, pois ele sempre virá. Não se agarre à opiniões e identidades, pois assim como o mundo todo, elas estão sujeitas à mudanças. Não perca tempo lutando contra nenhum suposto inimigo, pois inimigos novos sempre virão. A mente que sabe ser feliz independente do estado do mundo, esta sim é feliz.
As pessoas sempre repetem esse discurso porque têm dificuldade em compreender que os valores morais vão se modificando com o tempo. Assim, não todos, vamos nos tornando pessimistas, arrogantes e preconceituosos.
o estudo não tratar do aumento violento da concentração da renda global é ridículo. o fator material mais importante não foi levado em consideração. doutorado pra que?
Tenho 60 anos...Eu estudei na epoca onde existiam tres turnos. Matutino, vespertino e noturno. O noturno comecava as 20:00 e encerrava 24:00...Hoje isso e impensavel. Comecei a trabalhar com 14 anos, registrado pelo regime CLT. Hoje, isso e impensavel. Longe de querer ser moralista, um menina rebolando igual fazem hoje num baile funk, na minha epoca era impensavel. Mas, eu vi a banheira do Gugu...Entao... O que melhorou foi como os animais de estimacao sao tratados.
Eu sempre tive esta certeza de que o mundo e a sociedade esta sempre evoluindo e evolução é para o bem. Depois que li o livro "Os anjos bons da nossa natureza" de Steven Pinker esta certeza se consolidou ainda mais, por que já não era mais a minha opinião e sim a certeza estatística de dados oficiais, recomendo esta leitura. *Uma árvore que caí faz muito mais barulho que um bosque que se ergue*, frase do Papa Francisco.
Os "especialistas" estudam para tentar justificar o injustificável! Como uma pessoa de 20/30/40 anos vai poder opinar sobre coisas que nunca viveu na vida?! Eu não sei, não envelheci o bastante ainda. E acho que nunca saberei explicar, independentemente da idade a que chegar.
Eu não concordo que a geração anterior seja pior, que o mundo hoje seja pior MAS com certeza houve degeneração de valores. Assaltos a escolas, igrejas, hospitais. Basta olhar nas ruas as casas e prédios antigos, haviam jardins expostos a rua, hoje isso não existe mais. As pessoas roubam plantas, câmeras. Os jardins são cercados com grades ou vidros. As ruas cada vez mais feias porque as casas e prédios se isolam cada vez mais. As casas tinham a porta da sala virada pra rua, hoje isso é inimaginável.
Isso chama-se falta de amor e respeito ao próximo, mesmo sabendo que somos falhos e humanos devemos nos esforçar pra sermos melhores e suportamos uns aos outros, pois vivemos no mesmo planeta e não vamos a lugar nem um a não ser a morte!
A sensação deve ter vindo da mídia, incluindo moralidade, frequência de noticias ruins. A mídia de antes e agora são diferentes, bem como suas programações. E também o fator de sermos criaturas empáticas e sentimos a percepção alheia como se nossa fosse. Um professor certa vez disse que na verdade vivemos na época mais pacifica da humanidade.
Eu acho que a pesquisa está correta, apesar de que, como ele disse, o mundo não está melhor. Temos outras questões que indiscutivelmente pioraram como a segurança pública em todo mundo. Acho que a educação escolar também piorou e que a qualidade dos alimentos, do ar e da água também pioraram. O clima também piorou temos hoje mais fenômenos extremos. Mas realmente, quanto às pessoas, focando apenas em valores morais e sociais elas estão apenas mais ansiosas e manipuladas por notícias alarmistas com objetivos eleitorais. No passado havia muito mais preconceito racial e social e não há nada mais imoral do que isso. .
Eu não entendo quando dizem que a educação piorou. Eu estudei em escola pública e fiz faculdade em universidade pública. A minha mãe e tias nem concluíram o ensino fundamental.
@@betocapu Sim, houve, no Brasil, maiores oportunidades de estudo, sem dúvida. Mas já li notícias de pesquisas que apontam que o desempenho escolar piorou em todo o mundo. Não sei o quanto isso é correto. Cada país tem as suas particularidades.
Muito bom. Isso é pura ilusão, inclusive o rei Salomão já falava sobre isso na Bíblia. Eclesiastes 7-10: Nunca pergunte: “Por que será que antigamente tudo era melhor?” Essa pergunta não é inteligente.
Na verdade antigamente só ficavamos sabendo daquilo que quem estava no poder queriabque aoubessemos. Hoje é muito mais difícil controlar a informação, isso também levou ao excesso de mentiras e invenções divulgadas, mas elas sempre esxistiram mas em um mundo restrito. O ser humano esse animal de 3 milhões de anos mudou pouco de lá pra cá. Eu diria apenas que hoje podemos nos proteger da violência de muitas maneiras, antes nem tanto.
estatuto do idoso, bullying e racismo criminalizado, isso não existia no Brasil na década de 80, criaram leis específicas, demandas jurídicas de mudanças da sociedade.
Existem áreas que melhoraram. Existem áreas que pioraram. Mas o problema está na visão do coletivo, o comportamento ruim se tornou permissivo ou tolerável através do tempo oque torna as porcentagens na mesma. Por exemplo, usar termos que rebaixam a mulher hoje é comum em músicas mas antigamente era falta de respeito.
Eu já tinha notado isso devido a grande quantidade de notícias ruins que viralizam, as pessoas tem a tendência de generalizar e tals, por isso acreditam que o mundo está pior (claro que tem coisas que tem realmente que melhorar e acredito que vamos melhorar), mas no quesito moral, atualmente é melhor, se dúvida? Vá estudar a idade média ou outras eras. Obg BBC por confirmar o que eu acreditava, agora com um profissional, estudos e dados
⁴ O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. ⁵ Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo. ⁶ Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade. ⁷ Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração. ⁸ Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. ⁹ Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. Eclesiastes 7:4-9
Talvez as pessoas que pensam estar vivendo em um mundo com a sociedade em declínio moral ou de convivência poderiam tentar influencias as pessoas próximas a si mesmos com atitudes morais melhores e tratar as pessoas de forma melhor, afinal dizer que algo não esta bom e ficar por isso mesmo é fácil, já olhar algo que lhe incomode e tentar fazer algo a respeito é mais difícil, mas apenas as ações ou falta delas podem influenciar o mundo.
Achei muito interessante, mas senti falta na pesquisa de levantarem as diferenças culturais entre gerações, que muitas vezes desagrada a geração anterior e ai contribui para essa sensação de que "no meu tempo era melhor"
Penso que a pesquisa deveria incluir o fenômeno moderno da desigualdade na distribuição do capital, que se aprofundou na pandemia e pós-pandemia e, mesmo legalizada, é profundamente imoral.
não como regra, porém existe sim, um desmoronamento de padrões morais, principalmente no âmbito familiar, onde há possibilidades que a '"pesquisa" não foi tão extensiva. Muito cuidado com "pesauisas" elas no maximo informam tendências e tendências nunca representarão a expressão da verdade, clara, cristalina. Ainda mais, estas pesquisas delimitam universos que nem sempre representam o âmago da questão e aí observamos uma maior perigo da possibilidade desta pesquisa seguir um direcionamento de interesses econômicos, políticos e social.
O passado era melhor sim. Cada um pode ter a própria opinião. Quem acha que era melhor deve ser respeitado e quem acha que hj é melhor deve ser respeitado. Muito da piora tem a ver exatamente com isso. As redes sociais deram voz a ignorantes que antes não tinham nenhuma voz. Hj todo mundo se acha certo e quer convencer o outro que ele está errado. Todo mundo acha que sabe qual é o jeito certo de se viver.
Estaticamente os números homicídios se mantiveram constantes, houve uma queda nos suicídio. E quanto a mães solteiras, apenas ficou mais difícil fraudar documentos dos recém nascidos e desaparecer com crianças indesejadas.
Adorei a matéria e a pesquisa, me fez ver a situação de uma perspectiva diferente que nunca havia pensado antes. Muito bom mesmo, obrigado por compartilhar.
Tenho 70 anos, aposentado como professor e consultor organizacional.
Há muito tempo tenho enfrentado embates por afirmar que, apesar do pessimismo generalizado a respeito da sociedade atual, que o ser humano tem melhorado seu relacionamento social.
Incluo o argumento de que notícias ruins aparentemente são/seriam maiores, primeiro pelo aumento populacional e suas decorrências.
Segundo que os processos de comunicação (escrita, falada e "redesocialada") estão muito rápidos, repetitivos, e quase instantâneos, desfavorevevdo uma reflexão mais profunda e apurada da realidade.
E por terceiro, apesar do aumento da oferta da Educação acadêmica, ainda há muita gente com pouco conhecimento de História UNIVERSAL, e d'outras áreas da ciência.
Que também podemos dizer: ainda há muita gente ignorante.
Olá Rubens, tenho 20 anos e concordo plenamente com você, para nossa geração é um sacrilégio ler uma notícia/matéria e ter senso crítico sobre a mesma, fazendo com que cada vez mais as pessoas continuem seguindo as massas sem ter autonomia para formar uma opinião própria.
E com isso a ignorância vem, consequentemente a falta de educação e individualismo aumenta… É muito triste tentar conversar com a maioria dos jovens hoje em dia, a grande maioria tem “alergia” de conversar sobre estudos/desenvolvimento/preparação pessoal/futuro, só sabem falar sobre trivialidades momentâneas.
Penso exatamente assim.😊
Você realmente quis escrever "redesocialada"?!
É, precisamos envelhecer mais! Como dizia a vovó, "você ainda vai ver coisas!"
Por experiencia própria posso dize que pessoas próxima como familia, parente no meu caso todos piorarão e grande mente. Só não fui no mesmo caminho, pois me encontre no meu alto desenvolvimento. O que minha expereiencia diz e não esta errada é que as pessoas tendem a piorar com o tempo em muitos casos e só não piora que está em pleno desenvolvimento o que hoje em dia é raro... Depende muito do ambiente tambem..
*Não mesmo! É pura ilusão. 😊 O passado era terrível, muito pior que hoje. A diferença é que lá atrás não existiam TV, nem Whatsapp pra divulgar as atrocidades e delitos em tempo real.*
Vendo o tratamento que chefes tinham com os funcionários, melhorou bastante, ainda existem os ruins, mas bem menos
@@FelipeAnselmo
Sociedade mal condusida,por aqueles que assumiram educar o homem para a vida. ( Igrejas )✋
@@FelipeAnselmo chefe sempre será chefe e subordinado sempre será insubordinado!
exatamente!!!
Concordo
Eu fico impressionado como essa sensação acontece num país como o Brasil onde a gente via a piscina do Gugu ou o sushi erótico nas tardes de domingo nos anos 90/2000 mas a moralidade tem decrescido só agora.
Alí foi o início da descida. Naquele tempo também começou o declínio da riqueza e bom gosto da música brasileira, com o surgimento do Gera Samba e grupos de pagode.
@@marcosmegane Acredito que bom gosto por música não tem a ver com queda da moralidade.
@@marcosmegane então "subimos" novamente, pois esse tipo de programação não é mais exibido em TV aberta durante o dia.
O passado sujo da crentalhada
Lula é mais honesto do que Jesus😅😅😅
MEU AVÔ SEMPRE RESPONDIA COM SARCASMO PARA AQUELES QUE DIZIAM: NO MEU TEMPO SE ASSINAVA CONTRATO COM FIO DE BIGODE; ELE SEMPRE RESPONDIA; É VERDADE POR ISSO TODOS TINHAM VASTOS BIGODES, BARBAS E COSTELETAS, PARA PODEREM ENGANAR AS PESSOAS EM "SEUS CONTRATOS COM OS FIOS ASSINADOS"!!!
Adorei kkk hj as pessoas continuam a enganar com a aparência, não com bigodes,com boa aparência e bons discursos prontos que os fracos caem facilmente...kkk
@@alibabaregis REALISTA SARCÁSTICO!!!
A minha geração foi criada com os pais incentivando seus filhos a obterem ganhos sobre os outros, mesmo que de formas antiéticas; "o mundo é dos espertos", eles diziam, mesmo que eles próprios não agissem assim. Ser honesto foi deixando de ser sinônimo de ser ingênuo, bobo de poucos anos pra cá.
Devemos viver o aqui e agora e valorizar as coisas boas.
Ficar dizendo que antigamente era melhor, é porque gostamos de lembrar dos momentos bons e esquecer os ruins.
A minha impressão é a de que a sociedade melhorou como um todo: mais direitos, expectativa de vida mais alta, respeito e tolerância passaram a ser socialmente valorizados.
As coisas que pra mim pioraram, foi a sociabilidade: as pessoas estão bem mais distantes e os relacionamentos, incluindo os sexuais, estão mais líquidos ( como diria Baumann);
E a questão da saúde mental: as pessoas estão menos tolerantes às frustrações e à espera.
mas isso é um ciclo auto destrutivo, repare que as mesmas pessoas que passaram a obcecar-se com a exigência de respeito e tolerância, são as mesmas pessoas que mais se frustram e que desenvolvem problemas mentais, passando a exigir "safe places", ser referido com o pronome que ela inventou etc...
A prostituição existe desde os tempos bíblicos.
Parabéns pela matéria, Paula/BBC. Há anos ouço as pessoas alegarem que no passado é que era bom...
Eles devem ter seus motivos, não? Cada um tem uma experiência de vida diferente.
eu já vinha suspeitando disso a ver matérias de programas antigos. eu vi q as pessoas não eram diferentes de hoje. as pessoas do passado não eram mais gentis e educadas do q as de hj. quando lemos a história da humanidade e vemos todas as atrocidades do passado percebemos q o ser humano sempre foi cruel.
Um colega de trabalho meu foi xingado de preto e macaco por um senhor enquanto trabalhava, ele gravou e quando a polícia chegou o senhor ficou surpreso pq estava sendo preso, foi direto pra cadeia. Coisas que antigamente eram aceitas como normais hoje são um absurdo, e não estou falando de simples coisas e sim de coisas ruins, mas que antes eram tratadas como normais.
Pessoas honestas sempre existiram. Os princípios de caráter estão em decadência e antes, o que era visto como virtudes, hoje em dia é sinal de "fraqueza" ou até mesmo vergonhoso. Felizmente ainda existem pessoas sensatas
Muito obrigado por dublar as parte em inglês!! Aquela tia saudosista pelo passado não iria ter disposição de ler as legendas. Ajudou demais para compartilhar isso com essas pessoas. 🙏🏼
na decada de 80 perdi minha mae por erro medico , ela tinha 48 anos ,foi fazer um procedimento simples, e nao tinha ninguem pra fazer justiça nesses casos . Usavamos o "inps" , ficavamos na fila durante horas, as crianças chorando, e como é ate hoje , o medico nem olhava pra gente. Espectativa de vida era muito baixa em relaçao a hoje, nao existiam remedios evoluidos como tem hoje .
hj em dia ele vai olhar pra você, confia. Se tem algo que não mudou é o descaso médico. Remédios evoluídos é também um termo forte.
eu disse isso no comentario , o medico ate hoje faz do mesmo jeito , nao mudou@@tiagomoraes1510
Antigamente as mulheres eram mais apertadas, hoje em dia já não se encontra mais 🥲
Vejo muitos jovens de hoje da minha idade (entre 20 e 30 anos) falando que não vão se aposentar.
sim, e antigamente tambem os knalhas tinham vergonha de serem knalhas, hoje em dia fazem questao 🤔@@Anonimous279
Sempre percebi que tudo foi sempre ruim. Sempre existiram pessoas ruins. Isso não é de hoje, a decadência moral.
Eu acho super engraçado quando minha mãe fala que as pessoas nunca foram tão ruins. Mas faz nem muito tempo q passamos pela escravidão. Não faz o menor sentindo
Obrigado pelos temas aqui apresentados BBC
Fantástica reportagem! Muito obrigado por mostrar que ainda existe algum jornalismo profissional por aí...
Obrigado.
Olha aí o reacionário se manifestando....
@@EmanoelGCAos dois lados são assim.
Excelente reportagem. O pessimismo sempre foi um capital simbólico explorado pelos órgãos de imprensa e políticos. Não há um jornalista que não noticie uma notícia ruim seja que assunto for. A notícia ruim vende mais que a notícia boa. A violência é o maior exemplo. Se formos assistir os órgãos de imprensa brasileiros, principalmente a TV Aberta, temos a sensação que estamos vivendo no violento período da Idade Média. A imprensa comercial necessita vender pessimismo e medo para as pessoas, pois, assim, a controle.
Moralidade é coisa mais imprecisa que existe, é tipo olhar os relacionamentos de antigamente e hoje em dia. Um monte de traições e problemas dentro de relacionamento vs poucos relacionamentos sólidos incapazes de criar problema de violência ou traição(não duram a esse ponto).
Importante reconhecer que,apesar de existirem coisa positivas na década de 80,como era de se esperar em qualquer época,também há muitos aspectos negativos a destacar. Na verdade,muitos grupos marginalizados enfrentaram sérias dificuldades e injustiças nesse período.
Por exemplo,as travesti eram frequentemente perseguidas e submetidas à violência e discriminação sistemática. Além disso,os sistemas de cuidados para menores de idade,como a Febem, muitas vezes falhavam em proporcionar um ambiente seguro e adequado para o desenvolvimento desses jovens. Outra questão importante a ser mencionada é a situação dos manicômios. Muitas pessoas com problemas de saúde mental eram internadas nesses locais,onde sofriam negligência,abuso e violação dos direitos humanos. Felizmente,hoje em dia,temos uma perspectiva mais humanizada em relação ao cuidado mental. Portanto,é preciso manter um olhar crítico sobre o passado,reconhecendo os avanços que foram feitos desde então,especialmente quando se trata da promoção da igualdade,dos direitos humanos e da justiça social. É necessário lembrar que as melhorias na sociedade são resultado de lutas contínuas e da conscientização sobre as injustiças que existem em todas as épocas
Muito bem lembrado a questão dos manicômios e dos tratamentos em saúde mental. Conhece o livro da Daniela Arbex, Holocausto brasileiro?
Conta a história do manicômio de Barbacena MG onde morrerem 60 mil pessoas (isso mesmo!) e enterradas como indigentes. Até enviavam corpos para estudos em faculdades de medicina. Um horror.
@@andreluismasiero208 60 mil em quanto tempo 😮?
@@elisgoncalves9681 o hospital colônia de Barbacena foi fundado em 1903 e começou a ser desativado na década de 1980. Em 1996 foi aberto um museu no local.
"Grupos marginalizados" sempre estarão em dificuldades, independente da época, ora!
Você se engana quando diz que estão preocupados com a saúde mental. Eu que não cuide da minha!
Eu diria que são inúmeros conceitos de positivos e negativos, cada pessoa vive em uma realidade criada de acordo com o que ela aprendeu e até onde ela esta no caminho que é a auto descoberta, mas qnd o msm percebe o padrão da sociedade "o sistema" ela se depara com a escolha entre a honestidade (Bem) e a Mentira (Mal). A realidade é um padrão... É bem específico o assunto mas todos somos inteligentes. Basta apenas pegar o padrao e seguir a Verdade.
Pois ela seria a solução para o bem prevalecer. 🍃
Pela minha experiência as injustiças acontecem mais com que é bom, compreensivo, manso, sabe se colocar no lugar do outro. Esses sofrem mais.
Pesquisa mostra uma coisa que opinião sempre vai mudar. Você pode fazer uma pergunta para uma pessoa sobre várias questão, daqui a dez anos a opinião já vai ser diferente
Não tem como saber isso. Algumas coisas melhoram outras pioram
exato
Concerteza tem é por isso que serve a história
Toda vez que eu vejo alguma novela dos anos 90 sempre vejo algum diálogo entre os personagens falando que "o mundo está perdido" e etc etc etc
A idealização do passado é um fenômeno esperado conforme as pessoas envelhecem. Porém não representa a realidade. E quando ouço frases como: "hoje em dia as pessoas não tem mais respeito" realmente não sabem nada sobre história. O século XX foi o mais mortal da história, cheio de guerras e genocídios.
mas o respeito nesse caso se refere a educação, cortesia, quiçá cavalheirismo, e mesmo durante guerras e genocídios passados as pessoas tinham em media mais respeito, hoje já não mais.
A percepção que eu tenho (pelo menos da maioria das pessoas com quem trabalhei e convivi no passar dos anos), existe meio que uma tendência natural a ficarem glamurizando o passado em detrimento do hoje, que o mundo agora é horrível e precisa voltar pra "antigamente). E percebo que ali já pelos 30 e poucos já inauguram o discurso do "meu tempo era melhor e as pessoas eram melhores". Os mais velhos dirão "hoje tem o funk, tem a Anita e o Pablo Vitar", sendo que na sua juventude tava lá a Gretchen e as chacretes com a rabeta de fora na TV aberta. No final tudo se resume ao saudosismo kkkkk
eu ia pra escola de "tenis bamba", usei o danado ate rasgar ,meu sonho de consumo era um kichute, minha "mochila" era feita com saquinho de leite , na hora da merenda os alunos enchiam a caneca de "sagu" ou "canjica" onde tinha mais agua que leite , a maioria voltava na fila de novo pra poder pegar mais, muitos nem tinham aquilo em casa. Muitos iam na escola só pela merenda mesmo. Podem falar o que quiser , mas o que destroi a sociedade é a desigualdade social, e provoca todo tipo de caos como estamos vendo hoje em dia. Tem gente que diz que antigamente as pessoas tinham dignidade ,ai me lembro da musica ,
............................
"E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata"
A coisa vai indo bem ate chegar num ponto onde nao existe mais nada , as pessoas perdem a noçao .... E hoje tem gente gente que vota em armamentistas como se isso fosse resolver algo, mundo doente. É a mesma coisa de israel x Palestina , tentar resolver na base da força só vai aumentar o ódio entre os 2 povos
Daí você vota num ex-presidiário que ficou milionário sem trabalhar….kkkk
Jovem, já pensei assim como você. Talvez quando você chegar à minha idade, possa refletir melhor. Se chegar!
@@caixapreta1966 sim,hoje vc pensa que dinheiro é tudo nesse mundo né, aproveita enquanto ta vivo pra tentar entender que dinheiro e posses nao se leva pra eternidade, hoje vc ta bem e se acha "o cara" , mas depois que a gente ir pro campo espiritual ninguem sabe o que nos espera, melhor nao brincar com isso. Sei que é dificil,tendo em vista que ao inves de evoluir vc regrediu, mas nao custa tentar.
@@Timaocampeao1977 Quem falou em dinheiro, aqui, seu idiota! Vai viver a vida que tu não sabe nada!
Essas falas sempre me levam a refletir, já que não consigo conceber logicamente essa alegada degradação moral no mundo. A pesquisa me pareceu fascinante e pretendo buscar mais sobre o assunto.
Gostaria de adicionar, na minha condição de estudante da Ciência da Informação, que esse assunto já suscitou várias questões e debates. Com frequência, as respostas estão ancoradas no que as pessoas veem em suas redes sociais. Isso me faz refletir sobre o enorme volume de informações disponíveis como nunca antes na história, acessível todos os dias a qualquer um com um celular e conexão à internet. Há uma clara tendência de que notícias de desastres ganhem mais visibilidade. No passado, as notícias passavam por um filtro antes de chegar ao público, circulando em menor quantidade, diferentemente de hoje, quando qualquer um pode divulgar informações, opiniões e até transmitir tragédias ao vivo. Essa mudança é, sem dúvida, alarmante.
Anteriormente, não tínhamos conhecimento tão detalhado e imediato dos acontecimentos mundiais. Atualmente, esse acesso quase instantâneo pode contribuir para a impressão de que há uma deterioração moral, quando, na realidade, o que temos é uma expansão sem precedentes no acesso à informação.
na minha vivência, sinto que as pessoas estão ficando mais mal educadas e perdendo o respeito/empatia e bom senso com o próximo, basta reclamar com o vizinho sobre algum barulho que ele faz 00h, a resposta será "se vc ta incomodado o problema é seu" ou "e dai? qual o problema", até meados dos anos 90 é mais provavel que a resposta seria "desculpe, não farei mais".
a tecnologia aproxima quem ta longe e distancia quem ta perto, fora as bolhas das redes sociais que nos dão a impressão que só nós estamos certos e todos os outros estão errados, portanto acho sim que no passado o mundo era melhor, bom pelo menos na parte da educação e respeito ao próximo era melhor (ou menos pior kkkk), o mundo tbm nunca foi perfeito ;)
Nossa perfeita a sua colocação....não tiro uma vírgula pois moro em condomínio e qdo reclamei do barulho o vizinho falou que eu estivesse incomodada fosse morar numa casa pois prédio é assim mesmo...além que no dia a dia vemos a falta de educação..
@@loradobanheiro eu moro em prédio desde 1988, anos anos 90/2000, o vizinho barulhento pedia desculpas e parava, hj em dia, reza para ter bons vizinhos, já tive 2 problemas nos ultimos 5 anos e só parou quando chegou no depto jurídico do prédio, conversa amistosa e racional entre 2 pessoas não existe mais, tem que multar e chegar no jurídico.
@@luizfelipeqwerty no passado um senhor podia o que quiser com seu escravo, xingar chicotiar até a morte, eles até costumavam suas bocas com fezes. Ninguém iria fazer nada.
Respeito e educação ❤❤❤
Vi e vivenciei várias gerações nos meus 70 anos de vida, e acredito que o que mudou foi a "transparência" das pessoas. Antes uma parte das pessoas se escondiam atrás de um "verniz" aceito pela sociedade, impondo-se a relações hipócritas. Hoje em dia as pessoas não tem mais paciência para manter uma "cara de paisagem" só para ser aceito pelo outro. Tal fenômeno social para pessoas desequilibradas, no pensar, sentir e agir é um transtorno para o mundo, em compensação para aqueles que tem um bom equilíbrio, tais atitudes se transformam em criatividade, inovação, beleza, estética, progresso, etc...
O que está sendo desprezado, inclusive pelo pesquisador, é que esta percepção se repete geração após geração porque as culturas sempre avançam rompendo valores históricos. Esse rompimento é ininterrupto e acontece em diversas escalas. Com os avanços, a sociedade não parou de promover crimes, ao contrário, evoluiu junto e como aumentou o número de seres humanos no planeta, naturalmente esses comportamentos nocivos cresceram proporcionalmente e - adivinha - isso aumenta, sim, a percepção negativa.
Pergunte se uma pessoa da favela, dominada pelo tráfico, não garante que há menos assaltos e furtos. O problema é que isso ocorre por causa do crime organizado que promove outras formas de violência. Essa percepção será bem diferente da que os moradores de favelas dos anos 90 e 2000 têm.
Claro , que a sociedade tá ficando pior..
Embora seja importante reconhecer e aprender com falhas do passado,isso não significa que devemos permitir que essas questões nos impeçam de aproveitar a vida no presente. Reconhecer as injustiças passadas nos dá insight valiosos sobre como evitar repetí-las e criar um futuro melhor. Ao viver o “aqui é o agora”, podemos nos envolver ativamente na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Podemos apoiar e defender os direitos das comunidades marginalizadas,promover a igualdade de gênero,combater o preconceito e abraçar a diversidade em todas as suas formas. Cada um de nós tem a capacidade de fazer a diferença em nossas ações diárias. Ao desafiarmos estereótipos,praticarmos a empatia e contribuímos para a igualdade e o respeito mútuo,podemos criar um ambiente mais positivo e acolhedor para todos. Viver o presente não significa ignorar as lições do passado,mas sim utilizar essas lições para moldar um futuro melhor. Devemos encontrar um equilíbrio entre aprender com o passado e agir no presente,mantendo uma esperança renovada de que podemos construir um mundo mais justo e inclusivo para todos, independentemente de sua história ou identidade.
Ninguém precisa ser defendido se não fez nada de errado!
Redação bonita para passar na prova da escola mas, que na prova da vida não tem valor prático algum.
@@caixapreta1966 o valor de uma pessoa não pode ser determinado apenas pelas palavras bonitas que usa,mas sim pelas ações honestas e significativa que realiza. Ser empático,solidário é comprometido com o bem-estar dos outros são fatores importantes na prova da vida
@@gabrielKaingang6644 sim, mas desde que não precise demonstrar isso pros outros.
parece um texto genérico que o chat gpt geraria, mas para deixar claro esse plano de criar uma sociedade mais justa e inclusiva, seja lá o que isso significa, apenas piorou todos os problemas, o negro por exemplo é cada vez mas visto como incapazes, pessoas que não podem ser responsabilizadas por seus atos, com famílias quebradas, pessoas frágeis e sem resiliência, o debate que era sobre permitir a união homossexual evoluiu ao ponto de estarmos debatendo se mulheres reais biológicas devem ou não apanhar fisicamente e metaforicamente de homens que se identificam como mulheres nos esportes. O que acabaram por conseguir foi aumentar ainda mais os conflitos de interesse que já existiam e criar outros que ainda não existiam, muito provavelmente a ideia era essa desde o inicio.
Li um livros anos atrás sobre isso, nome do livro: "O otimista racional"
De tanto assistir séries de época na Netflix, algumas até com realidades aumentadas. Me fizeram perceber que os defeitos escalados em sociedade ainda ocorrem, porém de uma forma diferente/mascarada, mas ocorrem. Ou seja, nós avancamos em ciência, tecnologia, mas alguns "problemas ainda são de essência/característica humana".
Porque óbvio, tudo evoluí e coisas mudam, logo adequação de sociedade em massa também se adequa se molda ao novo.
Observamos que a percepção do mundo para o ser humano é moldado de acordo com suas experiências e para outros, com aquilo que foi ensinado e considerado como correto desde a sua concepção de mundo.
Temos ao longo da história um modo de evolução ou comportamentos a determinados cenários que são bem semelhantes, logo teremos defeitos similares mesmo não sendo orientados a tal, por isso consideramos que o ato mau são de farores externos, personalidade ou escolha.
Exemplo: em épocas posteriores o povo era monopolizado e alienado de acordo com as informações soltas que eram de interesse político ou do estado etc; hoje somos possibilitados por disseminar informações sendo precisas ou nao, o tempo mudou, mas erros derivados de um mesmo contexto de interesses ainda ocorre.
Ainda ocorrem roubos, só mais sofisticados, ainda ocorre abuso sexual - por vezes negligenciado e ainda culpam o abusado(a), agora chamamos de bulyng - mas ainda existe interesse humano em rebaixar o outro para se sentir melhor, ainda mentem para persuadir o povo - isso não mudou. Entao, o que temos de bom? Tecnologia, informacao ou medicina mais avancada, mas os mesmos erros medicos.
Bonito discurso! passou na prova. Agora, resta saber se está passando na prova da vida!
@@caixapreta1966 bom, qual a prova?
@@pamelamorgan6121 quem sabe ler um pingo é letra!
Não consigo compreender a finalidade da pergunta.@@caixapreta1966
@@pamelamorgan6121 é que na prova da vida existem muitas questões a serem respondidas e talvez, você nem tenha começado a prova ainda. Mas, o mais importante é saber que algumas delas são impossíveis de ser respondidas.
Nos dias de hoje, os problemas morais são mais divulgados pela tecnologia, sim. Dessa forma, podemos ter uma sensação maior de "sujeira". Mas entendo que a sociedade está mais controlada pela força com leis, investigações criminais, polícia ostensiva.
Só conseguiríamos ver como realmente é nossa sociedade se colocássemos o policiamento como era em tempos REMOTOS. P.ex.: se as polícias ficassem em greve por 6 meses, imaginem o que ocorreria no mundo todo.
Achei esta matéria muito interessante eu sou uma das pessoas que acham que o mundo piorou muito entre a década de 90 para hoje, mas acho que talvez eu tenha que colocar algumas aspas nesta minha crença, como ele falou algumas coisas piorou e outras melhorou mas colocar isso em termos de conceito geral e dizer que só piorou ou que só melhorou não faz sentindo.
Agora vou começar a rever os meus conceitos para isso vou deixar claro no que eu acho que piorou, no passado não tinha tanta politização que é a política de mãos dadas com a paixão, no passado a gente não tinha o politicamente correto, a gente tinha bem menos do que eu chamo hoje de 8 ou 80.
Estes são os pontos mais fortes mas tirando isso talvez a gente precise olhar para o copo meio cheio e parar de concentrar tanto no lado negativo do contrario como foi falado no vídeo podemos até abrir a porta para o autoritarismo, uma porta que e difícil de fechar depois.
Livro: "O otimista racional" de Matt Ridley
Sinopse:
Ao contrário do pessimismo generalizado, um economista prova que a vida humana vem melhorando o mundo.
O jornalista especializado em ciência Matt Ridley acredita que há motivos para ser otimista com relação aos seres humanos. A vida está melhorando, e a um ritmo acelerado. Disponibilidade de alimentos, renda e expectativa de vida estão em alta; doença, mortalidade infantil e violência estão em queda - em todo o mundo.
Este livro cobre todo o movimento da história humana, desde a Idade da Pedra até a internet para mostrar que, graças à incessante capacidade humana para a inovação, o século XXI verá a prosperidade das sociedades e a biodiversidade natural aumentadas.
O otimista racional vai mudar para melhor a sua maneira de pensar o mundo.
Colocando na balança hoje, não sei qual vai pesar mais: Se a piora ou melhora do mundo. Mas vamos lá... Drogas: muito pior hoje; roubos: muito pior hoje. Antes a vida era muito mais difícil que hoje: Os pobres sofriam e tinham que lutar muito para a sobrevivência, porque não havia aposentadoria, programas sociais..., ou seja, pra comer, tinha que trabalhar. Quanto a medicina hoje é bem melhor, devidos às vacinas e remédios mais eficazes. Quanto ao ser humano em si, acho que depende de cada um a busca de se tornar uma pessoa melhor ou pior, vivendo em qualquer época.
Gente, ótima a reportagem. Contra dados não exitem argumentos. A diferença é que a percepção parece maior justamente pelo acesso massivo aos meios de comunicação. Agora tenta imaginar as atrocidades que aconteciam e ninguém ficava sabendo quando não existiam meios massivos de comunicação.
A moral ao contrário da ética é momentânea, o que é válido hoje pode não ser válido amanhã. Fumar em recinto fechado por exemplo. E questiono que valores morais são estes que no passado eram melhores que os de hoje?
Já estive pensando sobre esse assunto. E tenho a impressão que a humanidade está mais egoista , mercenaria , individualista e menos solidária e muito menos educada.
Mais egoísta? No passado existia escravidão, no passado um camponês poderia trabalhar toda a sua vida e nunca seria rico.
Antigamente era melhor,e eu so tenho 23 anos.meu pai disse q na epoca dele qdo matava um frango todos vizinhos iam comer,todo mundo dividia os alimentos,as pessoas tinham mais confiancas nas outras
Este vídeo e os dados do estudo apresentado me fazem sentir bem mais seguro e tranquilo!
Somente depois de observar tais argumentos dos intelectuais e cientistas, percebi que eu estava preocupado demais é desnecessariamente assustado. Os cientistas me fizeram crer que o mundo está ficando um lugar cada vez mais honesto, seguro é fácil de viver.
Depois dessa nova perspectiva vou usar meu celular tranquilamente nas ruas em volta da 25 de março em São Paulo, vou passear à noitinha no bairro Valéria de Salvador e outras lindas paisagens cariocas certo de que a honestidade das pessoas aumentou e que a insegurança que eu tinha era coisa de gente comum, gente ignorante.
Será que as pessoas que perceberam essa tremenda melhora na honestidade moram no Brasil? Se moram, vivem em casas ou apartamentos com segurança? O modo como elas vivem e fazem negócios é compatível com os resultados do estudo que divulgaram.
gostei do tom ironico.
Acho que Ter vivido na época pré internet e tecnologias faz a diferença pra poder opiniar hoje.
Creio que o bem estar mental das pessoas no passado era melhor, mesmo as que tinham condições financeiras pior.
Bem estar no serviço, na escola, com os amigos e família acho que eram melhor pra grande maioria.
Queria saber dos índices de suicídio pós anos 2000 referente às decadas anteriores.
Exatamente, esse é o ponto. É o diz o velho ditado: a ignorância é uma benção.
É um erro pensar que por causa da internet as pessoas não estão convivendo "como antigamente". E convivência familiar só é boa quando uma família é bem estruturada tanto nas finanças quanto nas relações entre pais e filhos. E por incrível que pareça, muitos reclamam que levaram surra demais dos pais, foram xingados demais, foram negligenciados pq "antigamente" isso era visto como boa criação para os filhos. A internet veio e ajudou a quebrar essa ignorância fazendo com que as pessoas possam debater sobre o assunto e ver que antigamente não era tão bom assim
@@cfo6096 Por isso que eu disse que é importante ter vivido naquele tempo pra se ter uma noção mais perto do real do que realmente era. A internet traz relatos de exceções, não da maioria, "espancamentos" não faziam parte da maioria, e se problemas como esses teoricamente diminuíram porque "as pessoas debateram sobre o assunto na internet", muitos outros problemas apareceram. A fragilidade emocional das gerações pós internet é um contraste muito grande com gerações anteriores que supostamente teriam vivido todos esses abusos no passado.
Reportagens antigas eram notícias pq eram exceções, fugiam do senso comum, da mesma forma que uma violência dentro de uma comunidade hj pode ser noticiada, quem for de fora pode achar que todos que moram na comunidade são cúmplices, mas com uma visão de dentro facilmente se conclui que não é verdade.
Taí um bom índice para vermos a eficácia dessa nossa era. Pelo que soube, o suicídi0 tem aumentado demais entre os jovens de uns 5 anos pra cá.
Chego a acreditar que os índices de suicídio podem ter aumentado por causa dessa falsa impressão, de que tudo está piorando, principalmente para os jovens. Eu tenho 50 anos, sou Mãe de 3 Filhos, e ao contrário de muitos da minha idade, vivo falando para os meus Filhos das coisas erradas da "minha época".
Tirando essa questão do excessivo das tecnologias, que aumentam sim a ansiedade (questão cerebral) e promovem a baixa auto estima em função da "ilha da fantasia " das redes sociais, acho que a geração atual é melhor que a minha! 😊
O mundo nunca foi melhor antes.
Quando as pessoas se deixam levar pelos delírios da nostalgia e da alienação normalmente acreditam que a época da mocidade delas era melhor (e na verdade não era). Eu pessoalmente não acho que o período da minha infância e adolescência foi tão bom assim (na verdade foi um tremendo tédio).
Entendi que o estudo se baseou nas opiniões dos entrevistados. Seria uma sugestão considerar a utilização de índices de criminalidade proporcionais ao número de habitantes e ao longo dos anos para uma abordagem mais precisa, por exemplo.
Adivinhou meu irmão. Faltou essa parte.
cada epoca a sociedade tem suas caracteristicas.. Atualmente ,temos uma ferramenta que ajuda muito na comunicação, nos roubos, ajuda gente mentirosa e etc de ruim... vivemos numa época que crianças passam horas no tik tok vendo coisas que as familias deveriam observar, com muita atenção, mas pra ficarem em paz deixam
Você preferiria o passado com a escravidão?
O famoso pânico moral
Fui vítima de pânico moral através do Olavo de bitolado e misóginas
Ditadores que usa esse ideologia do pânico moral.
Todo estudante sério de História e Sociologia sabe disso desde que começa à estudar o que é e quais as consequencias da Ideologia, e as civilizações do passado.
Acredito, sim, que houve o aumento da violência, falta da empatia, falta de relacionamentos duradouros, falta de sentimento, impaciência das pessoas. Meu avós, pais e agora eu percebo o declínio, o que não via quando criança. Não precisava de zap, TV ou net pra perceber a decadência, não.....
Podemos achar um pouco desse assunto no livro de Steven pinker
"os anjos bom da natureza humana"
Concordo em parte... sou carioca, e em relação à segurança pública, a situação do Rio de Janeiro piorou demais nas últimas décadas.
A idéia da decadência do mundo existe desde milênios, como as várias Idades das Trevas na Grécia antiga, Europa ocidental medieval, etc.
Se o passado era melhor, não sei dizer, mas nos meus 40 e pouco anos salta aos olhos um aumento do desrespeito aos mais velhos, uma visão mais permissiva da criminalidade, um declínio da educação (não formal) no cotidiano, só para destacar alguns pontos.
A bíblia já nos dava essa conclusão, por meio dos escritos do sábio rei Salomão: 📖 Eclesiastes 7:10
"Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim."
Apesar de termos feito tudo que fizemos, ainda somos os mesmos, e vivemos, como nossos pais.
Faltou "..."
Grande Elis ❤
Nostalgia é algo que não faz sentido.
Os dados mostram que o passado longínquo foi místico, coletivista, ignorante, populista, irracional, anti realista, atrasado, obscuro, fundamentalista, sectário, tribal e grotesco.
temos a tendencia de só lembrarmos do que foi bom!
Por isso a infância parece ser tão boa, mas lembro que não tínhamos dinheiro para quase nada, não comíamos bem, minha mãe trabalhava em 3 lugares, não tínhamos acesso a telefonia, sem acesso a Internet, etc. Mas ainda assim lembro como era bom talvez porque eu não tinha responsabilidade, mas minha mãe e muito mais feliz hoje. Eu estou bem financeiramente e feliz no emprego, mas minha vida social está bem. Quanto a sociedade piorar ou não eu não sei. Sempre fui bem tratado e não me sinto inseguro andando na rua, acho que a diferença é que as pessoas estão mais a vontade para se relacionar, sexo essas coisas, mas como são coisas individuais eu não acho que me afeta quanto parte da sociedade.
Como é que agora é melhor? se nossos pais com a mesma idade que nós, conquistaram casa, carro e muito mais com menos educação, menos esforço que nós.
o culto ao passado não é só praticado nas questões sociais, mas em áreas onde a nostalgia impede a evolução da arte, cultura claro que há diferença entre nostalgia e raiz mas ainda assim podemos observar a sétima arte por exemplo que esta sofrendo com uma quantia enorme em remakes, reboots ainda tem ideias boas e inovadoras.
Excelente matéria, precisávamos disso. Meu pai as vezes fala isso e é um dos que foi cooptado por um certo político autoritário. Eu respondo pra ele: tivemos guerras mundiais, nazismo, escravidão, mulheres sem direito, LGBTs tbm, como que as coisas podem ter piorado tanto?
Acho que o que mais preocupa (ou deveria) é que ainda hoje temos guerras (vide os noticiários da semana), ainda temos gente xarope propagando ideias eugenistas pela internet (agora essa gente tem mais alcance do que nos tempos do Reich), a escravidão só ganhou carteira assinada ou uberização pra ser mais high tech, mulheres ganharam mais direitos...talvez, entretanto, ao mesmo tempo, aumentou ainda mais a apatia que já existia contra contra as mesmas agora guiadas por movimentos ridículos como os ditos "red Pill". Só mesmo para LGBTs que houve, de fato, uma melhora significativa sem por menores. E por tais, acho que ainda não estamos muito longe do viver de nossos pais. Sofremos as mesmas mazelas, porem, com novas roupagens. O copo continua sujo ainda que se limpe muito bem o exterior dele, daí não importa muito se a agua dos "tempos modernos" ser limpa e filtrada se as pessoas, a sociedade no geral, continuar podre, se fingindo de limpa e potável.
Tivemos guerras mundiais sem bomba atômica lançadas em nosso país. Será que vamos ter a mesma sorte no futuro? Atmosfera é compartilhada com todo mundo, não custa lembrar.
@@rubemartur8239 seu comentário não faz o menor sentido. Infinitas possibilidades podem acontecer, boas e ruins. Fatos são fatos, o que aconteceu, aconteceu. Não dá pra dizer que piorou porque SE algo acontecer. Se é se, não aconteceu, não é fato. Se vaca voasse chovia coco.
Enfim, assista ao vídeo de novo, se é que assistiu.
Mas qual é seu ponto?, você precisa chegar em uma conclusão definitiva se em media mais melhorou ou piorou as coisas? Eu não acho isso, acredito que é completamente possível, dizer que melhorou em alguns aspectos e piorou em outros.
Escravidao, colonialismo e outras atrocidades.
Pesquisas de opinião não prova absolutamente nada, só prova que alguém marcou um X numa resposta, basta uma passada rápida nas redes sociais pra ver a realidade do comportamento das pessoas e não o X que elas marcaram num papelzinho
Não lute contra o novo, pois ele sempre virá.
Não se agarre à opiniões e identidades, pois assim como o mundo todo, elas estão sujeitas à mudanças.
Não perca tempo lutando contra nenhum suposto inimigo, pois inimigos novos sempre virão.
A mente que sabe ser feliz independente do estado do mundo, esta sim é feliz.
Concordo, só a ação pode mudar a realidade … façamos a nossa parte, contribuindo para construir um mundo melhor!
As pessoas antes tinham mais essências sem duvida.😏😏😏😏😏😏😏😏😏😏
Sim é, a começar pela mídia/imprensa/ jornalismo...
Nada mais do que o velho conflito geracional. O mundo é maravilhoso! Sempre houve e haverá coisas ruins. Mas isso não tira a beleza da vida!
Tá... E o que isso tem a ver com o assunto tratado? Ou vc tem pouco vivência, ou mora numa bolha, ou os 2.
@@201085PEDRO tem tudo a ver com o assunto tratado.
@@antoniocosta4011 Não tem nada a ver. Essa é a visão tipica de quem não viveu suficiente.
@@201085PEDRO tem tudo a ver
Ah, concordo com o que o pesquisador falou, quando disse que umas coisas pioraram e outras melhoraram.
As pessoas sempre repetem esse discurso porque têm dificuldade em compreender que os valores morais vão se modificando com o tempo. Assim, não todos, vamos nos tornando pessimistas, arrogantes e preconceituosos.
Que legal. Gostei muito. E concordo.
O mundo está errado, os únicos certos são esses dois psicólogos.
o estudo não tratar do aumento violento da concentração da renda global é ridículo. o fator material mais importante não foi levado em consideração. doutorado pra que?
Tenho 60 anos...Eu estudei na epoca onde existiam tres turnos. Matutino, vespertino e noturno. O noturno comecava as 20:00 e encerrava 24:00...Hoje isso e impensavel.
Comecei a trabalhar com 14 anos, registrado pelo regime CLT. Hoje, isso e impensavel.
Longe de querer ser moralista, um menina rebolando igual fazem hoje num baile funk, na minha epoca era impensavel. Mas, eu vi a banheira do Gugu...Entao...
O que melhorou foi como os animais de estimacao sao tratados.
Eu sempre tive esta certeza de que o mundo e a sociedade esta sempre evoluindo e evolução é para o bem. Depois que li o livro "Os anjos bons da nossa natureza" de Steven Pinker esta certeza se consolidou ainda mais, por que já não era mais a minha opinião e sim a certeza estatística de dados oficiais, recomendo esta leitura. *Uma árvore que caí faz muito mais barulho que um bosque que se ergue*, frase do Papa Francisco.
Os "especialistas" estudam para tentar justificar o injustificável! Como uma pessoa de 20/30/40 anos vai poder opinar sobre coisas que nunca viveu na vida?! Eu não sei, não envelheci o bastante ainda. E acho que nunca saberei explicar, independentemente da idade a que chegar.
Eu não concordo que a geração anterior seja pior, que o mundo hoje seja pior MAS com certeza houve degeneração de valores. Assaltos a escolas, igrejas, hospitais. Basta olhar nas ruas as casas e prédios antigos, haviam jardins expostos a rua, hoje isso não existe mais. As pessoas roubam plantas, câmeras. Os jardins são cercados com grades ou vidros. As ruas cada vez mais feias porque as casas e prédios se isolam cada vez mais. As casas tinham a porta da sala virada pra rua, hoje isso é inimaginável.
Isso chama-se falta de amor e respeito ao próximo, mesmo sabendo que somos falhos e humanos devemos nos esforçar pra sermos melhores e suportamos uns aos outros, pois vivemos no mesmo planeta e não vamos a lugar nem um a não ser a morte!
No passado só havia intolerantes e violentos.
A sensação deve ter vindo da mídia, incluindo moralidade, frequência de noticias ruins. A mídia de antes e agora são diferentes, bem como suas programações. E também o fator de sermos criaturas empáticas e sentimos a percepção alheia como se nossa fosse. Um professor certa vez disse que na verdade vivemos na época mais pacifica da humanidade.
Eu acho que a pesquisa está correta, apesar de que, como ele disse, o mundo não está melhor.
Temos outras questões que indiscutivelmente pioraram como a segurança pública em todo mundo. Acho que a educação escolar também piorou e que a qualidade dos alimentos, do ar e da água também pioraram.
O clima também piorou temos hoje mais fenômenos extremos.
Mas realmente, quanto às pessoas, focando apenas em valores morais e sociais elas estão apenas mais ansiosas e manipuladas por notícias alarmistas com objetivos eleitorais.
No passado havia muito mais preconceito racial e social e não há nada mais imoral do que isso.
.
Eu não entendo quando dizem que a educação piorou. Eu estudei em escola pública e fiz faculdade em universidade pública. A minha mãe e tias nem concluíram o ensino fundamental.
@@betocapu Sim, houve, no Brasil, maiores oportunidades de estudo, sem dúvida. Mas já li notícias de pesquisas que apontam que o desempenho escolar piorou em todo o mundo. Não sei o quanto isso é correto. Cada país tem as suas particularidades.
Muito bom. Isso é pura ilusão, inclusive o rei Salomão já falava sobre isso na Bíblia.
Eclesiastes 7-10: Nunca pergunte: “Por que será que antigamente tudo era melhor?” Essa pergunta não é inteligente.
Na verdade antigamente só ficavamos sabendo daquilo que quem estava no poder queriabque aoubessemos. Hoje é muito mais difícil controlar a informação, isso também levou ao excesso de mentiras e invenções divulgadas, mas elas sempre esxistiram mas em um mundo restrito. O ser humano esse animal de 3 milhões de anos mudou pouco de lá pra cá. Eu diria apenas que hoje podemos nos proteger da violência de muitas maneiras, antes nem tanto.
estatuto do idoso, bullying e racismo criminalizado, isso não existia no Brasil na década de 80, criaram leis específicas, demandas jurídicas de mudanças da sociedade.
Existem áreas que melhoraram. Existem áreas que pioraram. Mas o problema está na visão do coletivo, o comportamento ruim se tornou permissivo ou tolerável através do tempo oque torna as porcentagens na mesma. Por exemplo, usar termos que rebaixam a mulher hoje é comum em músicas mas antigamente era falta de respeito.
A BBC News agora conseguiu me convencer que não adianta nada eu me esforçar em melhorar porque as coisas só pioram!
Eu já tinha notado isso devido a grande quantidade de notícias ruins que viralizam, as pessoas tem a tendência de generalizar e tals, por isso acreditam que o mundo está pior (claro que tem coisas que tem realmente que melhorar e acredito que vamos melhorar), mas no quesito moral, atualmente é melhor, se dúvida? Vá estudar a idade média ou outras eras. Obg BBC por confirmar o que eu acreditava, agora com um profissional, estudos e dados
⁴ O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.
⁵ Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.
⁶ Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade.
⁷ Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração.
⁸ Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.
⁹ Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos.
Eclesiastes 7:4-9
Talvez as pessoas que pensam estar vivendo em um mundo com a sociedade em declínio moral ou de convivência poderiam tentar influencias as pessoas próximas a si mesmos com atitudes morais melhores e tratar as pessoas de forma melhor, afinal dizer que algo não esta bom e ficar por isso mesmo é fácil, já olhar algo que lhe incomode e tentar fazer algo a respeito é mais difícil, mas apenas as ações ou falta delas podem influenciar o mundo.
Achei muito interessante, mas senti falta na pesquisa de levantarem as diferenças culturais entre gerações, que muitas vezes desagrada a geração anterior e ai contribui para essa sensação de que "no meu tempo era melhor"
Penso que a pesquisa deveria incluir o fenômeno moderno da desigualdade na distribuição do capital, que se aprofundou na pandemia e pós-pandemia e, mesmo legalizada, é profundamente imoral.
não como regra, porém existe sim, um desmoronamento de padrões morais, principalmente no âmbito familiar, onde há possibilidades que a '"pesquisa" não foi tão extensiva. Muito cuidado com "pesauisas" elas no maximo informam tendências e tendências nunca representarão a expressão da verdade, clara, cristalina. Ainda mais, estas pesquisas delimitam universos que nem sempre representam o âmago da questão e aí observamos uma maior perigo da possibilidade desta pesquisa seguir um direcionamento de interesses econômicos, políticos e social.
O passado era melhor sim.
Cada um pode ter a própria opinião. Quem acha que era melhor deve ser respeitado e quem acha que hj é melhor deve ser respeitado.
Muito da piora tem a ver exatamente com isso. As redes sociais deram voz a ignorantes que antes não tinham nenhuma voz. Hj todo mundo se acha certo e quer convencer o outro que ele está errado. Todo mundo acha que sabe qual é o jeito certo de se viver.
Essa sensação está cada vez mais visível
Muitas coisas melhoraram, muitas coisas pioraram
O aumento nos homicídios, suicidios, mães solteiras que nem sabem quem é o pai e filhos precisando de psicólogos é tudo ilusão ❤
Estaticamente os números homicídios se mantiveram constantes, houve uma queda nos suicídio. E quanto a mães solteiras, apenas ficou mais difícil fraudar documentos dos recém nascidos e desaparecer com crianças indesejadas.
Queda no suicídio? Não é o que mostra os sites do próprio governo
Adorei a matéria e a pesquisa, me fez ver a situação de uma perspectiva diferente que nunca havia pensado antes.
Muito bom mesmo, obrigado por compartilhar.