Falei uma frase no vídeo que provavelmente vai gerar polêmica, a de que "não existe burguesia de esquerda". Infelizmente o termo "burguesia" foi muito banalizado e as pessoas acham que todo mundo que não é pobre é burguês. "Classe média = burguês, mora em condomínio = burguês, advogado = burguês". Isso tudo tá errado. Burgueses são os DONOS da Coca Cola, da Skol, do Itaú, do Bradesco, da Vale, da Natura, da Adidas... Burgueses são donos de mega-empresas multinacionais, donos de grandes indústrias, de grandes fábricas e de latifúndios (grandes terras). Todas essas pessoas dependem de MILHARES de proletários trabalhando pra elas pra que as suas empresas e fábricas continuem em funcionamento, e como elas competem entre si, precisam explorar seus funcionários, fazendo eles trabalharem muito, ganhando pouco (como expliquei no vídeo Como os Ricos Ficam Ricos). Uma pessoa que se diz de esquerda admite que defende os interesses da classe trabalhadora, e é impossível defender a classe trabalhadora explorando ela, assim como é impossível se manter na posição de burguês sem explorar trabalhadores. Ou seja, alguém até pode nascer na burguesia e se identificar com a esquerda, mas pra isso vai sim precisar abrir mão da sua posição de burguês. Se alguém possui grandes empresas e indústrias e se diz de esquerda, essa pessoa está mentindo, ela não é de esquerda, no máximo é um liberal com algumas preocupações sociais.
@@gessicaseles6462 Joseph Stalin e Vladimir Lênin era super da esquerda e comunistas. Mas eles também eram burguês. Quer dizer que Stalin e Lênin são da direita? sem nexo
Isso me lembrou uma vez que eu prendi meu cabelo de um jeito que parecia aqueles penteados de série do século 18, 19... Ai me olhei no espelho, reparei nisso e achei tão bonito que pensei: "olha como eu seria se fosse naquela época". Mas aí logo depois meu cérebro me disse "você seria escrava".
Minha mãe vê muitos filmes de "época" sobre romances,homens sendo "cavalheiros" ,mulheres tomando chá e escrevendo cartas. Uma vez ela disse "queria viver tanto nessa época" aí eu comentei "mãe,você sabe que nessa época você não poderia votar e os negros tinham acabado de sair da escravidão certo?" Aí ela disse que queria se fosse na "realidade do filme". Essa frase mexeu muito comigo e reflete muito o que o vídeo está dizendo.
Mana isso é a plena definição de alienação. E acontece o mesmo aqui em casa.. a verdade é que a realidade é tão dura, tão hostil que esses escapes proporcionados pelo vislumbre da vida da elite alimentam nossa alma (com migalhas).
@@Vitoriabaraujo Sim, exatamente,é tão estranho,nós vislumbramos a vida das pessoas que nos oprimem..e não só períodos históricos,tudo o que pertence ao passado é romantizado,filmes, músicas,é tão nocivo ao ponto de romantizar regimes totalitários,como o Chavoso apontou. Outra coisa que é interessante é o recorte social que romantizamos, a vida era muito bela e excitante pra um homem branco do século 19,mas em paralelo com esse homem,milhares de mulheres não tinham direitos,e em paralelo com essas mulheres,negros e negras eram (são,na realidade) escravizados e marginalizados. Me assusta essa multiplicidade de vidas oprimindo e outras sendo oprimidas,é algo assombroso.
@@Vitoriabaraujo Não é culpa da realidade, é porque a nossa mente não aguenta o "vazio",tenta ficar sem viajar na onda de um pensamento, é angustiante.
E difícil entender que tua mae so queria viver oque se passava no filme e nao as coisas que se passava na época no geral, para de problematizar tudo, daqui a pouco vai querer briga com a mae ai
resumindo, não precisa parar de "consumir" tudo industrial, mas sempre ter noção de que você pode estar sendo manipulado a gostar de algo, ou a concordar com algo
@@antoniomatienzo4595 E os pôsteres do Marx e Lenin. Ele falou e falou mas parece não entender como funciona a propaganda. E os carinhas ali atrás e seus seguidores souberam aproveitar bem.
Os vídeos do Chavoso não foram feitos para serem assistidos de forma passiva, fazendo outra coisa. É algo pra sentar com caderno e caneta e fazer anotações de tão denso e enriquecedor que são os conteúdos!!! SENSACIONAL! Muito obrigada! Saindo desse vídeo com outra visão de mundo.
pprt, fui por esse video de paraquedas pra ver umas coisas no pinterest e simplesmente nao teve como. é um crime ver video dele se distraindo com outra coisa!
Eu assisto arrumando a casa, q é o momento onde reflito sobre a realidade e ainda aprendo muita coisa. Me sinto em uma chamada de vídeo kkkkkkk Ele explica tudo mt bem, oq me faz querer maratonar todos os vídeos em que ele aparece. E além disso, ele citou dois sociólogos que eu estou conhecendo agora através da minha escola, oq tb me fez querer ver mais sobre. Enfim, presto mt atenção e guardo td na mente
A sociedade foi moldada para não pensar, e consequentemente, as pessoas não param para pensar nisso. Como sempre fui meio introvertido, isso me ajudou a usar boa parte do meu tempo para pensar e questionar os padrões sociais e culturais reproduzidos e perpetuados automaticamente.
@@kyomitsuki3419 estes padrões são os comportamentos considerados normais em uma sociedade, e isso varia de uma cultura para outra, ou seja, de um povo para outro e de um lugar para outro e de uma época para outra.
“ A indústria cultural também tem uma função de apagar a história dos oprimidos e dos explorados e exaltar a história dos opressores e dos exploradores“ (ou seja das classes dominantes)👏🏽❤️
A sociedade ocidental atual ta morrendo. Maes solteiras. Homens com trinta morando na casa da mae e sendo solteiras. Homens que nao querem casar. Leis que ferram o casamento. Filhos homens sem carater de homem. "Afeminados e domesticados". Jovens vulgares. Mulheres dos 25 aos 40 encalhadas a cada dia. E uma forte onda de odio ao homem na sociedade atual. Tudo começou com o feminismo. A segunda onda trouxe. Nos anos 60 a 70 Adulterio nao e crime Liberaçao sexual. Luta pro aborto. Vara de familia pra beneficiar mulherada. Camisinhas. Divorcio. A geraçao X se lascou. Hoje somos a z. De dois mil pra frente e olha os frutos. Promiscuidade e falta de compromisso. E nem citei a responsabilidade kkk
@@Kanaeus nem argumente ... Sinta a realidade ,as vezes criticamos tanto o adversário e nem prestamos atenção de fato no que ele fala ... Paciência, a realidade sempre se mostra
Eu não acredito muito nisso,acho que também alguns conceitos criados também se baseiam em experiências pessoais e o quanto as pessoas estudaram e se propuseram a ajudar as pessoas a viveram de um jeito melhor(nao levando em conta os problemas sociais)
E o mais impressionante é que a Marilyn Moroe ainda vivd intrinsecamente na nossa cabeça, só que de uma maneira mutável em que a indústria mudou a imagem dela para que coubesse nos dias atuais. Se antes o sofrimento de Norma jean era apagado, atualmente ele é romantizado, de uma maneia em que pareça compreensiva e que quebre a imagem da Marilyn mas que na verdade apenas é uma outra maneira de impregná-la na sua mente. O mesmo acontece com o movimento gótico, e a excitação negra nas indústrias. Diferente de antes hoje uma mulher negra pode ser enaltecida como bonita, porém ela tem que ter um nariz fino, e mes.o que crespo, o cabelo tem que cair e balançar ao vento sem um fio de friz. O que parece ser a inclusão da negritude na sociedade na verdade é apenas uma robotização, ou melhor, um filtro em que se põe uma minoria para que ela remeta a traços padronizados. O mesmo acontece com gordas. Para uma mulher gorda ser considerada bonita ela tem que ter o corpo ampulheta, com a cintura mais fina que os quadris e o busto, colocando adequações da magreza em um corpo gordo.
Se não fosse assim querida não existiria diferença entre o belo e o feio.Chega ser uma doença achar q tudo pode ser classificado como bonito.Defina uma pessoa de aparência feia.
@@Ric.2025a questão que esse "padrão" é doentio, a maioria das pessoas vão em busca de aprovação ,e esses padrões são praticamente impossíveis para várias pessoas, um exemplo para mulheres: ter um corpo ampulheta, ser loira dos olhos azuis, ter um rosto 100% simétrico. Nem todas as mulheres são assim , há mulheres únicas por todo mundo , uma pequena porcentagem e exatamente assim. (Isso vale para os homens tbm) Tudo tem um padrão, isso eu não nego , mas nos principais padrões impostos são inalcançáveis para vários. (E apenas do meu ponto de vista sobre isso!)
Bem disse Orwell em 1984: - "Quem controla o passado, controla o futuro". E é exatamente esse o papel da burguesia/indústria cultural/ grande mídia; manipular as informações que chegam para a grande massa, a fim de controlar e ter total domínio do futuro.
@@claraszgr Então não existe porque Maria Clara alega isso :O Tudo é beneficiado por essa indústria porque tudo tem um valor! isso não desfaz os fatos de quê Gramschi(muito inspirado nos ideais de Marx) tinha ja elaborado como a sociedade poderia ser moldada através de um enfraquecimento social usando a Cultura para isso. Quando vejo um esquerdista chato com mimi falando como "burguês" ou empresário explora funcionário eu acho engraçado demais, ja que a maioria dessas pessoas são tudo classe média ou ricas que se fazem de justiceiras sociais. Liberdade na cabeça de vocês é tudo utopia. Graça.
Timestamp: 00:00 - Introdução 00:17 - Quem é a Mídia? 01:26 - Um pouco sobre o que é a Direita e porque a Mídia é de Direita 02:50 - Indústria Cultural e a Escola de Frankfurt 04:40 - Falando mal do BBB e da Globo com razão 05:28 - Voltando p/ Adorno e Hokheimer e sobre a Indústria Cultural 08:23 - Exemplo do filme Pantera Negra e a visão eurocêntrica 08:38 - Características da Indústria Cultural 1) Padronização das formas culturais 2) Massificação Cultural 3) Produção social do gosto 10:31 - Propagandas (!!) 4) Fetichismo da Mercadoria 5) Abraça todos os públicos 6 ) Expropriação do esquematismo 14:38 - Sobre os Filmes de Época 17:50 - Um pouco sobre a Revolução Russa 18:28 - Diferença entre história x memória 21:52 - """""Anos de ouro do capitalismo"""""" 25:21 - Neoliberalismo e o realismo capitalista (de Mark Fisher) 26:41 - "Nós vivemos em um momento mano em que o futuro é muito imprevisível, é muito angustiante, e por isso, o passado, principalmente as experiências que 'deram certo' acabam servindo de refúgio para esse futuro incerto e esse presente tão duro" - Chavoso 27:46 - Lana Del Rey e suas músicas saudosistas 29:26 - Finalização
Brilhou muito na erudição e no didatismo. Parabéns! Muito importante tb a ressalva de q não é 100% reprovável consumir os produtos da indústria cultural, desde q vc o faça sabendo q não possuem nada a ver c/arte e q estão a serviço de produzir sua subjetividade conforme os valores da classe dominante, além de fazer $ p/esta é claro.
A maior ironia de Elvis Presley e Marilyn Monroe serem símbolos da beleza e sucesso capitalistas é que os dois tiveram vidas MUITO conturbadas. Como mulher, eu mesma não gostaria de ser como a Marilyn.
A Marilyn era muito objetificada. Os homens queriam ir pra cama com a Marilyn Monroe, mas não queriam dar conta da Norma Jean (esse é o nome verdadeiro da Marilyn). A Marilyn era a fantasia, a Norma era a realidade. Com certeza era por isso que ela se sentia tão só
Elvis Presley inclusive era racista , e o rock só foi aceito cantado por ele. Rock era visto como crime e algo do diabo por vir dos negros. Inclusive inventado por uma mulher preta , que o próprio Elvis assistia cantar
@@lucasquazar4589 exatamente por isso, intelectuais tendem a usar palavras difíceis e termos técnicos sem explicar o que é, e isso afasta as pessoas do conhecimento qnd ela diz traduzir, é sobre trazer esse conhecimento pra gente de uma forma que dá pra todo mundo entender
Aí vem a pessoa e diz "queria ter vivido na idade média, viver num castelo, ser um cavaleiro". MERMÃO, você ia ser um camponês fodido que se não morresse na guerra, morreria de peste negra ou qualquer outra infecção, ou fome.
Conhecimento é poder, não me canso de falar isso. Troquei as séries por livros, a TV por vídeo aula, e hoje vejo como as coisas funcionam e como as pessoas vivem como robô e o nosso governo controla todos com um “controle” como fazemos com a televisão.
Acho que a gente tem que estudar cada vez mais e se unir pra ganharmos poder e conseguir guiar nosso país e melhorar as nossas vidas e de nossos iguais
@@barbaraf.7919 lê oq vc maisss gosta e se identifica primeiro, minhas indicações pessoais são torto arado, intermitências da morte, o clube dos anjos e o retrato de dorian gray
Sou professor de história e acabei de te conhecer por este vídeo e dei uma olhada no seu canal. Sensacional! Sua didática é excelente, linguagem e os temas abordados são presentes na realidade dos meus alunos. Com certeza usarei seus vídeos em minhas aulas, precisamos de gente igual a você na educação. Parabéns pelo excelente trabalho.
Há mais de um mês atrás conforme os acontecimentos no BBB, com Lumena e Karol, eu falei com minha família e amigos que era isso que a Rede Globo gostaria de nos passar, a visão errada sobre as lutas do povo preto. Enfim, falaram que eu estava ficando doida e que era simplesmente coisa da minha cabeça, obrigada pelo vídeo parceiro.
esse rolê da memória é muito real mesmo, meu bisavô foi preso na ditadura e apanhou muito na rua por ser oposição, mas minha avó (filha dele) vive exaltando a época dela por conta dos bailes e das amizades que ela tinha e raramente se lembra de falar do sufoco que a família passou achando que ele tinha sido morto.
Meu pai me conta histórias de gente que apanhou e foi morta na ditadura simplesmente por nada, sem ser comunista ou nada do tipo, ou seja, essa coisa de que só comunista apanhou é mito .
@@korpzmarcelfranca6825 Com certeza, um amigo meu, q era criança na época da ditadura, chegou em casa depois da escola (ele tinha 10 anos) e a mãe dele não estava em casa. Ele ficou esperando-a por horas, até que os vizinhos levaram ele pra casa e uns dias depois a mãe dele voltou da prisão. Ela foi confundida com alguma mulher e levada presa, interrogada, só que ela era uma costureira, semi analfabeta, nem sabia o q era comunismo.
Meu pai é um senhor de 85 anos, viu muitas coisas e me contou muitas coisas, coisas que nenhum (a) professor (a) de história citou na escola ou faculdade. Em questão a politica e midia, nunca ouvi sair da boca dele que as coisas no passado eram melhores ou simples.
@@korpzmarcelfranca6825 na verdade o que aconteceu foi que pessoas denunciavam outras por terem alguma rixa, briga e tal, por isso pessoas que não eram envolvidas com políticas podiam acabar sendo presa, era uma caça às bruxas.
mano caí aqui de paraquedas e foi a melhor coisa que aconteceu. me fez lembrar das revoltas que eu tenho contra a burguesia que eu não sabia exatamente como explicar, e esse vídeo foi muito esclarecedor. sensacional mano, tá de parabéns! 👏
@@caioluccatone4725 Não existe "falar errado", pela própria língua portuguesa a diversidade de formas de falar é reconhecida, até por uma questão regional. Existe linguagens formais e informais, mas não tem isso de uma ser certa e a outra errada.
não necessariamente pq a burguesia ganha muito com a mão de obra mais qualificada do povo, só quem perde é o governo que não consegue explorar a população tão facilmente quanto fazia e eu não estou falando de uma pessoa especifica mas sim no geral mesmo: deputados, senadores e tals
Kkkkkkkk ....quanta ingenuidade.....melhor pagar 10 construídos a 25 mil do que um Willian Bonner a 250 mil por mês.....e ainda com a vantagem da ilusão da diversidade....e rebeldia
primeiro video que assisto, me admiro o teu "perfil" (geralmente marginalizado) dar AULA e deixar muitos brancos engomadinhos no chinelo, a tua fala/forma de propagar fatos e opiniões é incrivel! Mais do que nunca, fã!
Mil vezes hoje. Eu lembro que uma conhecida minha disse que tinha vontade ter vivido na década de 50 eu respondi: Deus que me livre. Nós mulheres não tínhamos direito a nada a gente só era vista pra limpar fogão e ter filho e ainda acrescentei no meu caso que sou mulher negra ainda seria bem pior pq provavelmente seria empregada doméstica ,assediada pelo patrão branco e não teria a quem recorrerer . Depois essa conhecida refletiu e disse que eu tinha razão . Imagina se hoje ,mulher .preto e gay ainda sofre imagina naquele tempo.
tenho uma ex aluna que é negra e queria que soubesse que você foi uma grande inspiração pra ela entrar na USP Muito obrigado pelo o que seu exemplo exerce nas pessoas
Irmão, quase esqueci de dar o like, se puder nos vídeos, lembra a gente que assiste, se não tem gente que nem eu que acaba esquecendo...Salve Thiago e parabéns pelo trabalho, muito importante
Cara eu terminei teu video e fiquei "meu....deus...." Eu amo mto a Lana e tinha percebido q ela se inspirava nos anos 60, mas n tinha percebido outros detalhes como a mídia enaltecer tanto ela por causa dos anos dourados Mds mano vc é mto foda, sei q acabei de comentar mas tinha q comentar dnv N entendo nd doq minhas professoras de filosofia e sociologia falam, mas entendi cada palavra do teu vídeo e fiquei presa nele do início ao fim
É tão louco essa questão da Lana que ela já quis gravar músicas de outras formas, mas os produtores recusaram totalmente, até o feat que ela faz com Ariana e Miley é assim, a batida da música muda toda pra estética dela.
@@liamaria7896 Foda é Vocês, jovens Brasileiro ainda iludidos com Comunismo hahha quando virar "adulto" de vdd vai ser Capitalista, juventude comunista
hoje eu assisti rambo 2 com o meu pai e senti uma necessidade imensa de explicar como foi a guerra e pq os EUA se meteu nela. a forma como colocam os vietnamitas e os soviéticos como vilões é ridícula...
Me surpreendeu a sua interpretação da Lana pois ela não aborda apenas o american dream mas sim o "dark side of the american dream", é uma subversão dos ideais americanos e muitas das músicas retratam a desilusão com esse conceito. Nessa música mesmo que você cita a letra retrata a opulência, ostentação mas o fim é trágico - "É uma história de amor para a nova geração /Para a Página 6/Nós estamos em uma agitação desenfreada/Bebendo vinho e jantando/Bebendo e dirigindo/Comprando excessivamente/Overdose e morrendo". É recorrente nas músicas dela que a heroína tenha tudo - joias, carros, dinheiro - mas suas histórias são tristes, nada disso realmente salva ela do sofirmento só o amor. No mesmo álbum uma das músicas tem a seguinte letra: "Éramos duas crianças apenas tentando fugir /Vivíamos no lado negro do sonho americano/Dançávamos a noite toda, nossa música tocava alta/E quando crescemos, nada era como o que parecia". Pra mim ela canta da perspectiva de alguém que conseguiu finalmente o tal do american dream, mas simplesmente percebe quando chegou lá que não é isso que importa. Recomendo muito ler a letra de Children of the Bad Revolution, acho que fica muito nítido que ela usa da ironia para abordar os problemas do "american dream".Enfim, gostei muito do vídeo mas achei bem raso a parte da Lana em si pois acho que a nostalgia e o saudosismo são usados na parte visual mas liricamente ela acaba sendo muito mais dark
Pois é. Video muito bom e o rapaz parece ser super inteligente. Fiquei de cara que ele não percebeu o real sentido das músicas da Lana. Na frase de National Anthem que ele citou a ironia é bem obvia...
Citando nosso ilustre mano Chavoso: _"não interessa se você não gosta de sertanejo universitário, tem o pop pra você. Também não importa se você não gosta de nada disso e se acha cult, vai ter o conteúdo cult pra você também."_ Mas enfim, tudo bem gostar da Lana. O que também foi dito no vídeo, não há nada de errado em consumir isso. Só achei legal comentar porque pra mim soou meio errado apontar que o brother Chavoso "não entendeu a Lana".
Rapaz, você é maravilhoso! Estou orgulhosa por ver um jovem muito culto, que também usa gírias, que tem um vocabulário muito rico, que é tatuado, que tem "pinta de rapper", e que derruba todos os preconceitos que poderíamos ter sobre as novas gerações! Estou muito feliz por ver que muitos jovens não são "alienados"! Você é nota 1 milhão, cara! Demais! Você já se formou? Em qual área? Você me parece ser filósofo, ou antropólogo, ou algo ligado a essas áreas! Muito obrigada pelo excelente vídeo! Vou compartilhar no meu celular! Valeu! 😘😘😘😘🌟🌟🌟🌟❤❤❤❤🤗🤗🤗🤗🐞🐞🐞🐞
Lumena e Karol são figuras que a emissora conhecia por trabalharem por lá. Logo n viu a intenção quem n quis! Pq quem botou elas lá sabiam que tipo pessoas elas eram. Moço sabido! Vídeo necessário!
Puxa, muito obrigado por aumentar meu escopo de conhecimento sobre isso. Realmente os filmes, seriados e novelas sempre mostram apenas o lado da nobreza. Eu me sentia incomodada por achar que algo estava mal explicado, mas agora vc ajudou a minha mente a abstrair melhor isso. Agradecida. 💕 (Eu estava nos anos 80 e 90 e com certeza era um inferno para as mulheres, negros, pobres e LGBT. As pessoas queriam ver homossexuais mortos, pra se ter uma ideia).
Marilyn Monroe sofreu muito com a robótizacao da mulher imposta pela indústria do cinema. Foi internada várias vezes , depressiva por que queria rebater a dor..o preconceito. ..o machismo.
Sou professora de Geografia na rede pública de ensino do interior de São Paulo. Mas vim de uma família de classe média baixa da Capital. Fico muito incomodada com a alienação da população de modo geral e especialmente das classes mais baixas. Adorei esse vídeo. Tinha ouvido falar de vc e vi o seu vídeo no canal do Henry. Ganhou mais uma inscrita. Vontade de mostrar o seus vídeos para os meus alunos. Eles vão curtir muito.
Percebi o denominado mito de que o passado é melhor, em um livro do Jorge Amado que foi adaptado pela famigerada TV Globo. Gabriela, cravo e canela (o livro) se passa em uma Ilhéus simples e pobre, personagens tiranos, com uma personagem principal negra (apesar de ser utilizado o termo "mulata"), aí derrepente na novela a cidade é rica, a persongem principal é pintada de marrom (adoro a Sônia Braga, mas é o cúmulo do absurdo), com coronéis bonzinhos e até cômicos
Os Engenheiros do Havaí não estavam equivocados quando cantaram que a "propaganda é a arma do negócio". E sim, eu tbm já fui iludida com o suposto glamour dos anos 80.
Glamour dos anos 80 , só nós EUA mesmo com o governo Reagan , que aqui no Brasil era fim da ditadura , mega inflação , Sarney , fome e muita miséria ....
Eu tava assistindo o filme "meia noite em Paris" e ele aborda justamente o fato de sempre acharmos que o passado é melhor. O filme inclusive mostra um cara dos anos 2000 que acha que os anos 70 foram os melhores, a menina da década de 70 que acha que a Belle Époque foi perfeita e por aí vai. Enfim, tudo a ver com o que foi dito no vídeo, ainda que a reflexão lá não seja tão profunda.
Você tocou em um ponto em que eu me identifico muito, que é sobre vários filmes e séries na Netflix. Eu faço a mesma pergunta quando começo ver: o que há de novo aqui? Principalmente naqueles filmes americanos que vendem aquela ideia do ensino médio perfeito, porque eles são EXATAMENTE IGUAIS, eu fico chocada porque não muda absolutamente NADA. Eu já pensei muito isso de que tal época era melhor, isso só mudou por causa do feminismo, da forma como as mulheres eram tratadas e aí eu comecei a formar meu próprio pensamento sobre as décadas de séculos passados. Eu acho engraçado é os comentários nas traduções de músicas dos anos 80, eu não preciso nem clicar neles pra saber que a maioria vai ser assim "nossa as músicas dos anos 80 é bem melhor, as de hoje é um lixo, tem Pablo, Anitta etc" e cara uma dessas músicas (que era da banda Tears for Fears) sofria críticas ácidas na época. Nada de novo. Parabéns pelo vídeo, Chavoso!
Eu abri mão de filmes americanos. Ao consumir de outros países, percebi muitas mensagens que os anericanos tentam passar. Vejo poucas séries e filmes da Netflix pq eu faço a msm pergunta que vc faz: o que tem de novo nisso?
Eu amo musica dos anos 80 mas não suporto a area de comentários. É um bando de tiozão repetindo a mesma coisa, bem do jeitinho que vc falou!! Da uma vergonha alheia!! kkk
Passaria horas ouvindo ele falar. Escutei coisas nesse vídeo que eu nunca tinha percebido na vida. Acho extremamente interessante o jeito como ele explica, é sério mas nem tanto, tudo é bem equilibrado. As gírias no meio da explicação é o auge KKKKKKK muito bom, sério! Perfeito os pontos citados.
E aquelas pessoas que receberam para se exporem, tambem entraram com esta "missão", esvaziar pautas. É a Rede Globo, segunda ou terceira maior Rede de Tv do Planeta. Voce acha que fazem algo de verdade em prol de uma compreensão maior desses tempos em que vivemos? Acha que querem nos manter informados?
Curso direito em uma UF e só no ambiente acadêmico que fui exposta a esses questionamentos e olhar crítico de mundo. Por isso que a burguesia treme com a possibilidade do pobre e das minorias entrarem nesses ambientes, ocuparem esses espaços.
@@camilasantana1168 pq vcs são as privilegiadas. Eu sou negra, nortista, vim de família bem pobre e de esquerda desde a adolescência. Fui empurrada pela vida a ter um olhar crítico sobre a sociedade
Sou super fã da Lana del Rey, vi ela na imagem do vídeo e vim correndo assistir, como ela mesma diz na música Gods and Monster “A vida imita a arte” estamos sempre tentando consciente ou inconscientemente reproduzir aquilo que vemos nos filmes, séries e músicas
Nossa onde eu tava que nunca conheci esse canal. Que felicidade jovem com todo esse conhecimento. Você já escreveu algum livro?? Td q vc diz é oq eu sou, então não sou cri cri nem anti social. Pois penso desse jeito.... Parabéns você.....
Tiktok hoje é o maior exemplo de distração da classe trabalhadora assim como Big Brother, eu já tinha reparado mesmo que no BBB selecionaram propositalmente ativistas superficiais de causas sociais para passar uma ideia erradas a respeito desses movimentos.
A maioria das pessoas que aceitam participar de reality shows como o BBB são superficiais. Nenhuma pessoa com senso crítico realmente apurado sobre a realidade se submeteria a tal sistema e formato de programa.
Cara, nem sei o que dizer. Só continua com o que tu tá fazendo, porque é muito importante. Ter coragem de falar sobre toda essa podridão abertamente é admirável. E ainda mais de uma maneira familiar, que tira um pouco daquela complexidade e pomposidade da academia, que afasta as pessoas que precisam ouvir e refletir e debater as ideias discutidas da discussão. Obrigada.
Mais ou menos no 17:00 lembrei de uma inquietação que sempre tive: na minha adolescencia estava dentro de circulo de garotas que gostavam muito de livros com romance de época, mas eu me incomodava muito quando essas garotas falavam sobre querer viver nessas épocas porque sempre me vinha a mente todas as coisas ruins que existiam de verdade naqueles momentos, especialmente aqui no brasil.
Quero ver ele ter coragem de falar do feminismo liberal, que age de modo contraditório quando se fala de objetificação da mulher ao mesmo que exalta e encoraja as mulheres a exibirem o corpo como forma de "empoderamento", ou que a mulher só está se vestindo como se "sente confortável", esquecendo que que o ser o humano não é só construção social, é também ser biológico, elas não percebem, mas subconscientemente, há uma forte influência do ego e no querer chamar atenção, se sentir desejada, então o discurso "me sinto bem me vestindo assim" que é uma baita de uma desculpa, o certo seria, me sinto bem me sentindo desejada, pois fisicamente, tem roupas que dificilmente deixam alguém confortável, de tão apertadas que são, então pra mim não tem como as duas coisas serem defendidas ao mesmo tempo, ou você defende a valorização da mulher como ser humano, e não apenas vista como um objeto (porque a mente masculina é naturalmente inclinada a isso, a objetificar qualquer coisa, não somente mulheres, e a maioria deles tem essa dificuldade ou não superaram esse instinto no modo de enxergar as coisas) então ou você defende a veste que quiser estando consciente de que corre o risco de ser julgada com bons olhos por animais menos evoluídos (é assim que eu chamo assediador de rua e homens que se referem a mulheres com a palavra "comer", porque são pessoas baixas e incultas, e desse tipo, tenho muito nojo, desculpem).
Isso foi um tapa de realidade para mim, sinto a muito tempo como se eu tivesse em um mundo paralelo, como se eu estivesse sendo controlada por alguém, e isso só me fez ver que não era alucinação minha.
Nossa sim, eu sou branca e percebi isso. Colocaram só pessoas negras super close errado pra falar de uma militância desnecessária. Oq reforça o pensamento de pessoas preconceituosas pra falar que todos os militantes são assim
VEJO QUE A REALIDADE ESTÁ TOMANDO DE CONTA DO UA-cam. Cheio de pessoas inteligentes como você, canais de Ateus crescendo com o intuito de alertar as pessoas sobre os interesses dos pastores. EU TÔ AMANDO ISSO ♥ Seu canal tem Tudo pra Ser Imenso. Sucesso
9:38 No canal "Super8" do Otávio Ugá, ele diz que a indústria não muda o produto (filmes/roteiros) porque o que muda é o público (as pessoas envelhecem e outras nascem e são submetidas ao mesmo conteúdo) e o "mesmo de sempre" torna-se novidade de novo.
Eu ainda consumo vários conteúdos de entreterimento, mas quanto mais o tempo passa, mas eu noto como eles me influenciam. Comecei a notar que talvez a obsessão que eu sempre tive por ter um relacionamento, uma idéia de que o final feliz ocorre depois do casamento provavelmente tinha sido influência dos desenhos de princesas e dos romances clichês que eu amo até hoje (Hoje em dia eu amo tendo consiência que não preciso viver uma história como aquela para ser feliz. Até porque esses romances não se parecem nada com os relacionamentos na vida real) e que esses romances tbm tem ideias súper machistas. Mas logo depois que percebi isso (Isso aconteceu loge depois de eu superar um garoto da minha sala que foi o meu crush durante muito tempo) eu comecei a ouvir músicas de gente rica se gabando que é rica (7 rings vibes) e ficar olhando roupas estilo "burguesa", comecei a seguir as Kardashians da vida (Com o passar do tempo até parei de segui-las pois notei que elas só me faziam desejar um modelo de vida pouco realista e me sentir insegura) e comecei a acreditar que assim eu seria independente. Querendo ser a "bad bitch" rica e gostosa que é cobiçada por muitos, mas não dá o coração a ninguém. Agora eu percebo que os dois são idealizações e que não preciso nem de um romance nem de ser rica e cobiçada para ser feliz, que a felicidade vai muito além disso. Consegui achar um meio termo e perceber que tudo na vida tem prós e contras e que eu tenho que apenas viver, correr atrás dos meus sonhos e defender as minhas idéias e que o resto virá até mim. Eu idealizo bastante, pois sou de natureza sonhadora e não quero tirar isso de mim, pois isso me dá esperança, as vezes ainda me imagino em situações pouco realistas, mas sei que elas não são realistas e por isso não devem ser minhas metas, pois como a minha mãe contou que a piscóloga dela disse à ela quando era mais nova: o ideal vem do mundo das idéias. Hoje em dia imagino coisas mais realistas e corro atrás delas (Coisas como ter uma vida mais saudável, me tornar uma escritora e fazer as pessoas sorrirem, inspirar as pessoas e faze-las refletir com os meus livros; viajar muitooo, divividir uma república com a minha melhor amiga, pintar o meu cabelo de rosa, viajar com minha melhor amiga e etc...) Acho que ninguém vai ler esse meu texto e acho que ele não combina muito com o assunto do vídeo,mas queria contar sobre essa experiência minha, pois talvez ela ajude alguém que está assistindo esse vídeo.
Poxa cara eu milito desde 86 e as vezes bate um desânimo, ser esquerdista não é fácil nesse país, aí quando a gente tá cansada vem vc jovem com esse espírito de luta volta a me dar forças p continuar, força aí.
Alguém lembra da novela infantil Floribella que passava na Band? Eu era exatamente o público alvo dessa novela na época. E tinha uma música que me deixava confusa mesmo nessa época enquanto criança. E assistindo esse video do Thiago dá para berceber de forma nítida esse domínio da midia para com a massa. A música é Pobre dos ricos: Pobre dos ricos que tanto tem (Mas pra que serve tanto dinheiro?) Faltam os sonhos, falta vontade (Falta o tempo e a liberdade) Falta o tempo e a esperança (Falta a brisa e o sol da manhã) (Pobre dos ricos que não conhecem toda magia da liberdade) Não tenho nada e tenho, tenho tudo Sou rico em sonhos e pobre, pobre em ouro Do que me importa se todo esse dinheiro Não compra amigos, estrelas e o amor verdadeiro
Cara, você deve ter devorado milhões de livros pra acumular tanto conhecimento.Você é um exemplo de pessoa,sendo tão jovem e disseminando a cultura e inteligência.
Isso da Lana é uma discussão que se arrasta desde 2012 e ela já foi muito criticada por ser essa persona no início de sua carreira. Isso tá mais pra personalidade dela, mesmo que no início essa imagem tenha ajudado a impulsinar sua carreira, ela sempre amou pôr referências da cultura pop em suas músicas e clipes, exalta até hoje grandes artistas e escritores do passado pq são figuras que ela se inspira e gosta. Com isso, esse sentimento nostálgico, que ela tbm sente, ou já sentiu, acaba meio que passando pro ouvinte que logo começa a sentir tbm. Ou seja, ela é alguém que cresceu consumindo essa indústria, teve sua personalidade tbm moldada e acaba repasando sua arte. Então só cabe aí ao fãs saberem separar as coisas.
aqui vai uma visão alternativa: talvez ela não tenha sido "moldada" por isso, na verdade ela se identificou com isso. Lana nasceu nos anos 80, na época que ela era adolescente o padrão cultural para as garotas eram britney spears, christina aguilera, essas meninas sexys, loiras e perfeitinhas. Então ela não se identificou com isso. Acho que esse pensamento de "as pessoas não sabem pensar por si mesmas e são só frutos de qualquer coisa que a indústria cultural quer que elas se tornem" é extremamente perigoso, e não a toa é usado, primariamente, por pessoas com tendências fascistas.
Exatamente! É somente o gosto pessoal dela refletido de sua personalidade, a influência e referências são normais e sempre existiram na sociedade basta você querer viver elas ou não simples assim, esse povo ideológico peca na amplitude de base técnica e de entendimento das coisas.
Indústria Cultural é um dos conceitos mais incríveis que existe no mundo da Sociologia, pois explica muito bem a sociedade do mundo atual e a forma como a população é iludida de uma forma sorrateira pela classe dominante...Valeu pelo vídeo, vc é mt foda mano!!!!!
Mano seu trampo é muito foda! É incrível como sua linguagem mais coloquial facilita o entendimento da sua mensagem. Eu admiro muito isso. Todo tem o direito de aprender!
Meu ex namorado abusivo esquerdo macho punha defeito em tudo que eu mostrava pra ele que eu gosto pq era tudo fruto da indústria cultural. Mas quando ele dizia que ele queria que eu estivesse depilada pra encontrar ele, ele jurava que era por gosto pessoal dele, que não tinha nada a ver com essa indústria cultural. Foi ele que me mostrou seu canal. Pelo menos alguma coisa de boa eu aprendi com ele. Não sei como ele pode ser tão inteligente e tão burro ao mesmo tempo.
A representação da mídia do passado era tão idealista e romântica... E por que não dizer, branca, hétero, etc etc, que realmente baseado na noção de muita gente de hoje o passado era "melhor".
A ilusão do passado mítico, onde tudo era melhor, onde tudo funcionava e onde não existiam contradições. Um passado imaginário que não existe na história real, literária e comprovada.
Caralho, esse vídeo desdruiu minhas perspetivas e abriu meus olhos pra coisas que estavam óbvias mas eu nunca tinha prestado a atenção. Porra... parabéns.
Existem explicações científicas pra isso, eu sempre observei como isso é real e como muitas vezes outras coisas fazem o momento ser bom, por exemplo: tem criança que mora na miséria, passa fome, não tem uma casa Boa, os pais são um lixo mas ela é criança, essa criança cresce, trabalha e melhora de vida, tem casa própria, brinquedos bons pros filhos e um bom companheiro, observando a situação de longe qualquer um diz que a melhor fase da vida é a que ele cresceu e começou a ter dinheiro, mas a pessoa em si ainda lembra da infância e se fosse possível voltaria a viver naquela realidade só pelo sentimento bom.
sim, também já li um texto sobre como a nostalgia pode ser ruim... qnd a gente é criança, tudo é novidade e td é incrível. esse texto até falava sobre o quintal de uma avó, que era gigante e cheio de animais. na vida adulta, o neto percebia que não era tão grande assim e acabava "passando vergonha" por levar amigos para ver
@@nathydiasgs Acredito que nada tire a magia da infância, e ainda bem, ainda bem que independente de sua realidade uma criança possa se sentir feliz seja com as pequenas ou grandes coisas.
A indústria cultural como mistificação das massas é realmente um texto bastante esclarecedor. Em 2018 tive a oportunidade de escrever um artigo sobre o aspecto ideológico dessa indústria e é realmente impressionante como passei a olhar o consumo por um prisma mais crítico e consciente. Todavia, quero focar na sua fala sobre a Lana del Rey. Obviamente ela é uma artista bastante contraditória em alguns aspectos mas o público de modo geral tem dificuldade para entender a crítica imbuída em muitas de suas canções. National Anthem me parece, mais do que uma referência objetiva a essas figuras que você menciona, toda uma crítica a esse sonho americano e à naturalização do dinheiro enquanto razão da nossa existência. Digo isso pois em muitas outras canções, inclusive sobre relacionamentos abusivos, ela chega a ser acusada de romantizar esse tipo de relacionamento sendo que é muito mais sobre narrar os problemas dessa romantização numa linguagem romântica e fidedigna a quem vive relações abusivas. Novamente evidencio que o meu propósito nesse comentário não é justificar as contradições da artista, mas pontuar que, inclusive, ela é uma das poucas no mainstream que realizam críticas contundentes à toda essa indústria musical e cultural mas isso não ocorre sempre de forma objetiva e explícita.
Queria ver muito vc falando sobre o cinema, e como a Disney está destruindo ele com esse monopólio gigante que está criando. Dando menos voz para filmes e vozes independentes, e deixando tudo mais no mesmo
Mano, sou fêssor de História e poder ver uma garotada como vc e o Audino sentando a lenha em teoria cabeçuda é algo que me anima pra burro. O papo que envolve a produção histórica no audiovisual hoje é realmente uma treta que gera muita confusão e você conseguiu nessa análise ser bem abrangente na análise. Força aí.
Adorei como ele fala sobre um assunto tão complexo, mas de uma forma muito fácil de entender e com uma linguagem mais acessível. Amei o vídeo, parabéns.
Irmão, tu é foda!!! É assim que se acontece uma ruptura nesse contemporâneo, uma frissura nessa estrutura tão bem arquitetada, você um cara como eu, de quebrada, trazendo uma visão gigantesca de forma acessível, direta, no nosso dialeto. Axé pra tua caminhada, seguirei te acompanhando, avoa irmão e alastra pensamento crítico pra gente como a gente!
sobre a padronização da sociedade na hora que ele falou que o revolucionário é sempre o vilão lembrei dos seriados infantis da disney sempre a garota autosuficiente é a vilã, percebi isso já faz um tempo, moldam as meninas pra crescerem como mansas e submissas
Ter um romance não significa ser submissa ou mansa. As princesas da Disney, por exemplo, vivem suas vidas fazendo o que gostam, tem sonhos, grandes aventuras, e às vezes são apaixonadas por alguém. Isso não é "não ser autosuficiente", pois elas não "precisam" de um romance, mas elas querem um, porque é bom estar junto de alguém que elas gostem. E bem, geralmente as vilãs são só pessoas invejosas, ou pessoas que gostam de ser ruins, um exemplo disso é a rainha má, que queria matar a branca de neve porque tinha inveja da beleza dela. Isso não é ser autosuficiente, é ser insegura.
As estratégias de marketing sempre se utiliza das emoções pra vender seus produtos e ideias. As emoções vendem, isso se verifica até no marketing de produtos nacionais e naturais. Vende-se sensações, experiências. O marketing tenta de todas as formas tornar mesmo "mercadorias vivas", e de fato é um tipo de alienação. Afinal, o capital se apropria de tudo, consumidores, produtores e trabalhadores. A nossa tragédia é mesmo viver pra consumir, notadamente, todo tipo de miséria tende a nos dissociar, nos desengajar das dinâmicas sociais e participação econômica e do próprio Estado, por isso a desigualdade estabelece ciclos viciosos na sociedade. A valorização da cultura e sua diversidade pode de fato possibilitar certa mobilidade social e até poder aquisitivo e econômico. Mas é difícil, ainda, dissociar dos ideais de felicidade, civilidade, ou dos conceitos que são estabelecidos pela classe dominantes. A cultura dominante passa a ser mesmo uma propaganda proposta a todos como "modelo ideal" a ser seguido. Cabendo a nós mesmos saber quando estamos caindo num golpe de marketing. Cabendo também sempre o reconhecimento de que não somos unos, e que a sociedade é diversa e multicultural.
Isso sobre os comerciais venderem não só o produto mas tbm uma "felicidade" ou uma mensagem por tras nem tem como negar, porque quem estuda marketing ou adm sabe que os professores ensinam falando exatamente as mesmas palavras que o menino do video falou. Não é sobre vender o produto mas sim um estilo de vida, um conceito de necessidade que quando saciada se torna felicidade.
Esqueci de falar o ponto chave que é : a industria cultural é uma INDUSTRIA então temos que ter consciencia de que tudo que é midiatico é um produto a ser vendido que não é livre de ideologia. A mídia nos ensina como pensar e como viver sem nós percebemos.
Por experiência própria, posso dizer que é muito melhor ser uma mulher negra, gorda, ter cabelos crespos e o rosto diferente dos "padrões socialmente aceitáveis" hoje do que era quando eu fui adolescente.
Totalmente. Nos anos 2000, era MUITO normalizado dizer que o cabelo crespo e cacheado era pixaim ou palha de aço. F*da-se se você era apenas uma criança.
Concordo, tenho cabelo crespo e só eu sei o bullying que sofria na escola, por causa do meu cabelo. A ponto de ter que alisar o meu cabelo para ser "socialmente aceita". Antigamente essa palavra "Bullying", nem existia, chamavam de brincadeira... Brincadeira as custas do sofrimento alheio, isso sim.
@@kellyflores1617 com certeza a autoestima dessa criança ficará abalada, e quando ela crescer ela vai ter que demonstrar autoconfiança e autoestima pra conseguir emprego, pois as empresas querem contratar apenas os mais "aptos".
É tão bom ouvir o que esse cara diz. Eu já falei sobre o American Way of Life com todos que eu conheço. E todo mundo me olha como se eu estivesse inventando isso, sendo que é algo que eu aprendi na própria escola, em história. Mas é um conteúdo simplesmente afogado por toda a onde de conteúdo da indústria cultural de forma que só a idéia de algo manipulador dessa forma parece absurda na cabeça da maioria das pessoas. Vídeo muito bom. Vou mandar pra todos 👏🏻👏🏻👏🏻
Vídeo fundamental!!! Eu acho que essa parada que cê falou no final, que a gente PODE consumir o conteúdo da indústria cultural mas não pode deixar de ter senso CRÍTICO, é muito importante. Sempre que eu critico alguma coisa tipo a Disney refazendo os mesmos filmes de sucesso dos anos 80, 90 tipo Rei Leão e Aladdin meus amigos já ficam falando que eu sou chato, e que não é por isso que eles vão deixar de assistir. Mas a intenção não é botar problema no que a pessoa faz no tempo livre dela!!! É só manter vivo esse senso crítico, a gente tem que ter consciência dessas coisas que você disse mesmo, mas claro que eu não conseguiria dizer de um jeito tão bom quanto você nesse vídeo! Muito obrigado pelo trabalho de sempre!!! Cê é foda demais 🔥
Manooo me identifiquei mto com o disse sobre a Disney, pro meu marido e minha cunhada eu dou a chata sem sentimentos que não gosta da Disney, aff. Essa indústria inteira só vende ilusão e frustração e eu me tornei a pessoa que crítica tudo hahaha
Mais um vídeo maravilhoso!! 👏🏻 Essa visão eurocêntrica resultou na minha decepção em visitar uma Charqueada aqui na minha cidade. Fui depois de adulta, a visita foi guiada por um jovem turismólogo negro que tinha, devido a seu trabalho, que exaltar a vida dos donos daquelas terras, donos de escravos, ricos que "desenvolveram" a minha cidade (Pelotas/RS). Quando pedi para ver onde os escravizados ficavam, fui informada que não fazia parte da visitação. Ou seja, só é mostrado a vida e os costumes de quem tinha dinheiro, "cultura", educação formal.... Saí de lá mais triste que entrei pois, depois de 30 anos criando coragem, pois achava que veria as condições que os escravizados viviam, descobri que sua história não é contada e, pior ainda, é negligenciada.
Vá conhecer as igrejas de Penedo Al ,lá tem uma Igreja que escondia os escravizados que fugiam. Menina vc precisava onde eles ficam escondido não sei como cabia uma pessoa ali.
Pra que tu quer ver essas coisas ? Eu sempre detestei as novelas de escravos da globolixo porque sempre achei um horror. E depois percebi que filmes/ séries que retratam isso so servem para fomentar odio e tristeza..
Chavoso, fala sobre obras da ficção (filmes, séries, jogos, quadrinhos, etc) que critiquem o sistema, por exemplo Star Wars, Jogos Vorazes, Conto da Aia, etc. Gostaria de saber sua opinião. Sei que esse vídeo é antigo mas estou vendo seu canal agora e gostando muito do conteúdo. Um abraço!
Boa Chavoso, acho importante, mesmo quando consumindo conteúdo de maneira lúdica, saber que ele tem uma mensagem intencional por traz, e saber identificar e dividir o que tu esta vendo de maneira critica com intuito de debater e o que esta vendo com a intenção de descansar. Esperar criticas significativas vindo da grande mídia é como esperar que a revolução aconteça sem trabalho de base
Meu amigo chavoso da USP, muito prazer! Me chamo Reginaldo, moro em Francisco Morato. É um prazer imenso assistir seus vídeos muito rico em informações, ou seja, você faz nitidamente um processo de conscientização popular mostrando como que é a vida, as coisas, as pessoas e o sistema que nos rodeia. Um abraço!
Todo produto desenvolvido busca satisfazer desejos e necessidades latentes que as pessoas têm! Até aulas como essa de história também é um produto que encontra consumidores ávidos por conscientização e libertação! A linguagem usada, a ambientação, toda ela é pensada para atingir um público alvo! Tudo que o homem produz, o faz por que tem o consumidor! E o consumo estrutura a economia e a economia registra a história!
Falei uma frase no vídeo que provavelmente vai gerar polêmica, a de que "não existe burguesia de esquerda". Infelizmente o termo "burguesia" foi muito banalizado e as pessoas acham que todo mundo que não é pobre é burguês. "Classe média = burguês, mora em condomínio = burguês, advogado = burguês". Isso tudo tá errado. Burgueses são os DONOS da Coca Cola, da Skol, do Itaú, do Bradesco, da Vale, da Natura, da Adidas... Burgueses são donos de mega-empresas multinacionais, donos de grandes indústrias, de grandes fábricas e de latifúndios (grandes terras). Todas essas pessoas dependem de MILHARES de proletários trabalhando pra elas pra que as suas empresas e fábricas continuem em funcionamento, e como elas competem entre si, precisam explorar seus funcionários, fazendo eles trabalharem muito, ganhando pouco (como expliquei no vídeo Como os Ricos Ficam Ricos). Uma pessoa que se diz de esquerda admite que defende os interesses da classe trabalhadora, e é impossível defender a classe trabalhadora explorando ela, assim como é impossível se manter na posição de burguês sem explorar trabalhadores. Ou seja, alguém até pode nascer na burguesia e se identificar com a esquerda, mas pra isso vai sim precisar abrir mão da sua posição de burguês. Se alguém possui grandes empresas e indústrias e se diz de esquerda, essa pessoa está mentindo, ela não é de esquerda, no máximo é um liberal com algumas preocupações sociais.
Esquerda burguesa, faz parte do mesmo esquema!
@@gessicaseles6462 Joseph Stalin e Vladimir Lênin era super da esquerda e comunistas. Mas eles também eram burguês. Quer dizer que Stalin e Lênin são da direita? sem nexo
@@leonardosabino1821 explique pq que lenin e stalin seriam burgueses, se essa é a tua opinião
@@leonardosabino1821 pq Lenin era burguês?
@Sol de Mayo interessante. Gostaria de referências também
Isso me lembrou uma vez que eu prendi meu cabelo de um jeito que parecia aqueles penteados de série do século 18, 19... Ai me olhei no espelho, reparei nisso e achei tão bonito que pensei: "olha como eu seria se fosse naquela época". Mas aí logo depois meu cérebro me disse "você seria escrava".
Siiiim
Kkkkkkkkkk
@@vamosfalarde223 cara, tua brisa foi longe
ela está certa, teria nascido no Brasil e se não fosse escrava viveria marginalizada
@@vamosfalarde223 mas se ela é negra, no séc XIX e XIII, ou ela seria escrava, ou marginalizada.
Minha mãe vê muitos filmes de "época" sobre romances,homens sendo "cavalheiros" ,mulheres tomando chá e escrevendo cartas. Uma vez ela disse "queria viver tanto nessa época" aí eu comentei "mãe,você sabe que nessa época você não poderia votar e os negros tinham acabado de sair da escravidão certo?" Aí ela disse que queria se fosse na "realidade do filme". Essa frase mexeu muito comigo e reflete muito o que o vídeo está dizendo.
Mana isso é a plena definição de alienação. E acontece o mesmo aqui em casa.. a verdade é que a realidade é tão dura, tão hostil que esses escapes proporcionados pelo vislumbre da vida da elite alimentam nossa alma (com migalhas).
@@Vitoriabaraujo Sim, exatamente,é tão estranho,nós vislumbramos a vida das pessoas que nos oprimem..e não só períodos históricos,tudo o que pertence ao passado é romantizado,filmes, músicas,é tão nocivo ao ponto de romantizar regimes totalitários,como o Chavoso apontou.
Outra coisa que é interessante é o recorte social que romantizamos, a vida era muito bela e excitante pra um homem branco do século 19,mas em paralelo com esse homem,milhares de mulheres não tinham direitos,e em paralelo com essas mulheres,negros e negras eram (são,na realidade) escravizados e marginalizados.
Me assusta essa multiplicidade de vidas oprimindo e outras sendo oprimidas,é algo assombroso.
@Bel Vdd,todas as épocas tem seus grandes problemas,em algumas os problemas são gigantes e outras menos piores
@@Vitoriabaraujo Não é culpa da realidade, é porque a nossa mente não aguenta o "vazio",tenta ficar sem viajar na onda de um pensamento, é angustiante.
E difícil entender que tua mae so queria viver oque se passava no filme e nao as coisas que se passava na época no geral, para de problematizar tudo, daqui a pouco vai querer briga com a mae ai
resumindo, não precisa parar de "consumir" tudo industrial, mas sempre ter noção de que você pode estar sendo manipulado a gostar de algo, ou a concordar com algo
peep
Boa,Sempre bom deixar claro, tem idiotas que não entende
Como por exemplo Boné da Lacoste
@@antoniomatienzo4595 E os pôsteres do Marx e Lenin. Ele falou e falou mas parece não entender como funciona a propaganda. E os carinhas ali atrás e seus seguidores souberam aproveitar bem.
@@BFDIFAN-z2f onde que tem pôsteres de Marx e Lenin?????
Os vídeos do Chavoso não foram feitos para serem assistidos de forma passiva, fazendo outra coisa. É algo pra sentar com caderno e caneta e fazer anotações de tão denso e enriquecedor que são os conteúdos!!! SENSACIONAL! Muito obrigada! Saindo desse vídeo com outra visão de mundo.
Concordo plenamente. Uma delícia esse conteúdo!
pprt, fui por esse video de paraquedas pra ver umas coisas no pinterest e simplesmente nao teve como. é um crime ver video dele se distraindo com outra coisa!
Eu assisto arrumando a casa, q é o momento onde reflito sobre a realidade e ainda aprendo muita coisa. Me sinto em uma chamada de vídeo kkkkkkk
Ele explica tudo mt bem, oq me faz querer maratonar todos os vídeos em que ele aparece. E além disso, ele citou dois sociólogos que eu estou conhecendo agora através da minha escola, oq tb me fez querer ver mais sobre. Enfim, presto mt atenção e guardo td na mente
"Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado"
vi isso em algum lugar mas não lembro, é donde mesmo?
É uma música né?
não sei se tem música. pelo q sei, é uma frase do livro 1984 de George Orwell
Imagina ler essa frase chapado
Buguei
Por falar em indústria cultural, n aguento mais anúncio do Kwai kkkkk
A sociedade foi moldada para não pensar, e consequentemente, as pessoas não param para pensar nisso.
Como sempre fui meio introvertido, isso me ajudou a usar boa parte do meu tempo para pensar e questionar os padrões sociais e culturais reproduzidos e perpetuados automaticamente.
Conta ai sobre esses padrões
@@kyomitsuki3419 estes padrões são os comportamentos considerados normais em uma sociedade, e isso varia de uma cultura para outra, ou seja, de um povo para outro e de um lugar para outro e de uma época para outra.
@@ProfessorLeandroMaia hm
Verdade, eu tbm sempre questionei
Como já dizia um banqueiro: "não quero intelectuais, quero trabalhadores." Mais ou menos assim.
O futuro é de quem tem coragem e autenticidade pra chamar Adorno e Horkheimer de "manos". Arrasou mais uma vez camarada!!!
Real esse vídeo é muito perfeito
Eu TB amei
Amei kkkk
“ A indústria cultural também tem uma função de apagar a história dos oprimidos e dos explorados e exaltar a história dos opressores e dos exploradores“ (ou seja das classes dominantes)👏🏽❤️
Ou seja, eles buscam fszer isso de forma gradual o ponto de nem darmos conta do que houve la atras
A sociedade ocidental atual ta morrendo. Maes solteiras. Homens com trinta morando na casa da mae e sendo solteiras. Homens que nao querem casar. Leis que ferram o casamento. Filhos homens sem carater de homem. "Afeminados e domesticados". Jovens vulgares. Mulheres dos 25 aos 40 encalhadas a cada dia. E uma forte onda de odio ao homem na sociedade atual. Tudo começou com o feminismo. A segunda onda trouxe.
Nos anos 60 a 70
Adulterio nao e crime
Liberaçao sexual.
Luta pro aborto.
Vara de familia pra beneficiar mulherada.
Camisinhas.
Divorcio.
A geraçao X se lascou. Hoje somos a z. De dois mil pra frente e olha os frutos. Promiscuidade e falta de compromisso. E nem citei a responsabilidade kkk
@@Kanaeus nem argumente ... Sinta a realidade ,as vezes criticamos tanto o adversário e nem prestamos atenção de fato no que ele fala ... Paciência, a realidade sempre se mostra
@@Kanaeus O cara disse a verdade
@@desenvolvimentoalfalfa758Não fosta de mata.
Adorei vc falar "o seu gosto pessoal não é tão pessoal assim!" Pq essa indústria molda nossos pensamentos, conceitos e gostos!
🗣️🗣️🗣️🗣️🗣️
Eu não acredito muito nisso,acho que também alguns conceitos criados também se baseiam em experiências pessoais e o quanto as pessoas estudaram e se propuseram a ajudar as pessoas a viveram de um jeito melhor(nao levando em conta os problemas sociais)
E o mais impressionante é que a Marilyn Moroe ainda vivd intrinsecamente na nossa cabeça, só que de uma maneira mutável em que a indústria mudou a imagem dela para que coubesse nos dias atuais. Se antes o sofrimento de Norma jean era apagado, atualmente ele é romantizado, de uma maneia em que pareça compreensiva e que quebre a imagem da Marilyn mas que na verdade apenas é uma outra maneira de impregná-la na sua mente. O mesmo acontece com o movimento gótico, e a excitação negra nas indústrias. Diferente de antes hoje uma mulher negra pode ser enaltecida como bonita, porém ela tem que ter um nariz fino, e mes.o que crespo, o cabelo tem que cair e balançar ao vento sem um fio de friz. O que parece ser a inclusão da negritude na sociedade na verdade é apenas uma robotização, ou melhor, um filtro em que se põe uma minoria para que ela remeta a traços padronizados. O mesmo acontece com gordas. Para uma mulher gorda ser considerada bonita ela tem que ter o corpo ampulheta, com a cintura mais fina que os quadris e o busto, colocando adequações da magreza em um corpo gordo.
Se não fosse assim querida não existiria diferença entre o belo e o feio.Chega ser uma doença achar q tudo pode ser classificado como bonito.Defina uma pessoa de aparência feia.
mt profunda sua reflexão
@@Ric.2025a questão que esse "padrão" é doentio, a maioria das pessoas vão em busca de aprovação ,e esses padrões são praticamente impossíveis para várias pessoas, um exemplo para mulheres: ter um corpo ampulheta, ser loira dos olhos azuis, ter um rosto 100% simétrico.
Nem todas as mulheres são assim , há mulheres únicas por todo mundo , uma pequena porcentagem e exatamente assim. (Isso vale para os homens tbm)
Tudo tem um padrão, isso eu não nego , mas nos principais padrões impostos são inalcançáveis para vários.
(E apenas do meu ponto de vista sobre isso!)
pq o movimento gotico se adequa nisso??
Bem disse Orwell em 1984:
- "Quem controla o passado, controla o futuro".
E é exatamente esse o papel da burguesia/indústria cultural/ grande mídia; manipular as informações que chegam para a grande massa, a fim de controlar e ter total domínio do futuro.
Sai do passado , amigo. Ainda tá nessa de burguesia. Kkkk
Quando a pessoa não estuda Marxismo Cultural fala esses tipos de asneiras aozkskzjdj
@@j.miranda4896 marxismo cultural n existe, pensa, pq o pensamento marxista beneficiaria a indústria cultural?
@@claraszgr Então não existe porque Maria Clara alega isso :O
Tudo é beneficiado por essa indústria porque tudo tem um valor! isso não desfaz os fatos de quê Gramschi(muito inspirado nos ideais de Marx) tinha ja elaborado como a sociedade poderia ser moldada através de um enfraquecimento social usando a Cultura para isso. Quando vejo um esquerdista chato com mimi falando como "burguês" ou empresário explora funcionário eu acho engraçado demais, ja que a maioria dessas pessoas são tudo classe média ou ricas que se fazem de justiceiras sociais. Liberdade na cabeça de vocês é tudo utopia. Graça.
@@j.miranda4896 orwell criticava o stalianismo, como ele pode ser braço do “marxismo cultural”?
Timestamp:
00:00 - Introdução
00:17 - Quem é a Mídia?
01:26 - Um pouco sobre o que é a Direita e porque a Mídia é de Direita
02:50 - Indústria Cultural e a Escola de Frankfurt
04:40 - Falando mal do BBB e da Globo com razão
05:28 - Voltando p/ Adorno e Hokheimer e sobre a Indústria Cultural
08:23 - Exemplo do filme Pantera Negra e a visão eurocêntrica
08:38 - Características da Indústria Cultural
1) Padronização das formas culturais
2) Massificação Cultural
3) Produção social do gosto
10:31 - Propagandas (!!)
4) Fetichismo da Mercadoria
5) Abraça todos os públicos
6 ) Expropriação do esquematismo
14:38 - Sobre os Filmes de Época
17:50 - Um pouco sobre a Revolução Russa
18:28 - Diferença entre história x memória
21:52 - """""Anos de ouro do capitalismo""""""
25:21 - Neoliberalismo e o realismo capitalista (de Mark Fisher)
26:41 - "Nós vivemos em um momento mano em que o futuro é muito imprevisível, é muito angustiante, e por isso, o passado, principalmente as experiências que 'deram certo' acabam servindo de refúgio para esse futuro incerto e esse presente tão duro" - Chavoso
27:46 - Lana Del Rey e suas músicas saudosistas
29:26 - Finalização
Obrigadaaa por isso :)
Obrigado
Obrigada!
Mt obrigada!!
Gratidão!
A estética escolhida pela série Wanda Vision me remeteu exatamente a isso. A burguesia está mesmo investindo pesado na "saudade" dos "anos de ouro".
Não por acaso a wanda é de um país socialista totalitário.
meu deus sim!!!!! senti a mesma coisa só não sabia explicar em palavras
Brilhou muito na erudição e no didatismo. Parabéns! Muito importante tb a ressalva de q não é 100% reprovável consumir os produtos da indústria cultural, desde q vc o faça sabendo q não possuem nada a ver c/arte e q estão a serviço de produzir sua subjetividade conforme os valores da classe dominante, além de fazer $ p/esta é claro.
A maior ironia de Elvis Presley e Marilyn Monroe serem símbolos da beleza e sucesso capitalistas é que os dois tiveram vidas MUITO conturbadas. Como mulher, eu mesma não gostaria de ser como a Marilyn.
Ele foram explorados pela indústria. O John Lennon se sentiu assim tbm, por isso ele se retirou por 5 anos
A Ana Paula Arósio sumiu
Caraca, não tinha nem pensado dessa forma
A Marilyn era muito objetificada. Os homens queriam ir pra cama com a Marilyn Monroe, mas não queriam dar conta da Norma Jean (esse é o nome verdadeiro da Marilyn). A Marilyn era a fantasia, a Norma era a realidade. Com certeza era por isso que ela se sentia tão só
Elvis Presley inclusive era racista , e o rock só foi aceito cantado por ele.
Rock era visto como crime e algo do diabo por vir dos negros. Inclusive inventado por uma mulher preta , que o próprio Elvis assistia cantar
chavosoflix ñ é indústria cultural, pode assistir à vontade!
Meu, parabéns por "traduzir" o conhecimento e disseminá-lo assim, com seu jeito. Canal incrível com conteúdos necessários. Não pare.
Seu cabelo é lindo demais
@@danielfreitas5772 obrigada :)
como assim traduzir o cara fala normal
@@lucasquazar4589 exatamente por isso, intelectuais tendem a usar palavras difíceis e termos técnicos sem explicar o que é, e isso afasta as pessoas do conhecimento
qnd ela diz traduzir, é sobre trazer esse conhecimento pra gente de uma forma que dá pra todo mundo entender
Mulher, tô passada com sua beleza e realeza
Aí vem a pessoa e diz "queria ter vivido na idade média, viver num castelo, ser um cavaleiro". MERMÃO, você ia ser um camponês fodido que se não morresse na guerra, morreria de peste negra ou qualquer outra infecção, ou fome.
Videntes do passado prerrogativa afirmada de modo irrevogável,olha um assombro a margem de erro dos personagens da trama.
Conhecimento é poder, não me canso de falar isso. Troquei as séries por livros, a TV por vídeo aula, e hoje vejo como as coisas funcionam e como as pessoas vivem como robô e o nosso governo controla todos com um “controle” como fazemos com a televisão.
Exatamente!
Você poderia recomendar alguns livros?
Acho que a gente tem que estudar cada vez mais e se unir pra ganharmos poder e conseguir guiar nosso país e melhorar as nossas vidas e de nossos iguais
@@barbaraf.7919 lê oq vc maisss gosta e se identifica primeiro, minhas indicações pessoais são torto arado, intermitências da morte, o clube dos anjos e o retrato de dorian gray
E não existe nenhuma série com uma mensagem importante por trás?
Patético
caraca mano tenho 46 anos mas como respeito esse rapaz pela qualidade de suas aulas e linguagem.
Eu tb, tenho 56. Ele me representa: Chavoso da Usp.🥰🥰
Tenho 40 e aprendo muito com ele.
Eu tenho 49 anos e 2 pós-graduações e fico impressionada com esse rapaz tão jovem e tão culto! Aprendi mto hoje.
Entrei pra falar exatamente o que vc falou..tenho 46 anos e me sinto uma aluna humilde aprendendo com esse garoto..
Que os chavosos do Brasil ocupem as universidades!
"O relato individual de uma pessoa sobre o passado não serve de fonte histórica, ele serve unicamente de relato pessoal..."
E o que dizer dos que vivem de utopias?
E pra questões do presente tbm, como mulheres antifeministas e negros que dizem não sofrer racismo
é por isso que o Diário da Anne Frank pode ser posto a prova enquanto fonte primária da Segunda Guerra
O que vale são as narrações sem pé nem cabeça da esquerda, né?
@@marcosjose6441 é
Eu me perco em seus vídeos, vc é muito claro e coerente, fala a verdade de modo tão educado e indescritível. Chavoso é um gênio!
Sou professor de história e acabei de te conhecer por este vídeo e dei uma olhada no seu canal. Sensacional! Sua didática é excelente, linguagem e os temas abordados são presentes na realidade dos meus alunos. Com certeza usarei seus vídeos em minhas aulas, precisamos de gente igual a você na educação. Parabéns pelo excelente trabalho.
Que bom eim,bem queria eu um professor assim
Professores defende a lógica do assalto
Bandido bom é bandido morto
Há mais de um mês atrás conforme os acontecimentos no BBB, com Lumena e Karol, eu falei com minha família e amigos que era isso que a Rede Globo gostaria de nos passar, a visão errada sobre as lutas do povo preto. Enfim, falaram que eu estava ficando doida e que era simplesmente coisa da minha cabeça, obrigada pelo vídeo parceiro.
Se for assim... As pessoas negras que participaram se venderam e não existe uma militância lunática na vida real.. trágico
Exato,a "minoria" teve um certo destaque na edição de 2020.Já nessas eles desconstruiram tudo.
esse rolê da memória é muito real mesmo, meu bisavô foi preso na ditadura e apanhou muito na rua por ser oposição, mas minha avó (filha dele) vive exaltando a época dela por conta dos bailes e das amizades que ela tinha e raramente se lembra de falar do sufoco que a família passou achando que ele tinha sido morto.
Meu pai me conta histórias de gente que apanhou e foi morta na ditadura simplesmente por nada, sem ser comunista ou nada do tipo, ou seja, essa coisa de que só comunista apanhou é mito .
@@korpzmarcelfranca6825 Com certeza, um amigo meu, q era criança na época da ditadura, chegou em casa depois da escola (ele tinha 10 anos) e a mãe dele não estava em casa. Ele ficou esperando-a por horas, até que os vizinhos levaram ele pra casa e uns dias depois a mãe dele voltou da prisão. Ela foi confundida com alguma mulher e levada presa, interrogada, só que ela era uma costureira, semi analfabeta, nem sabia o q era comunismo.
@@user-hk5wr5fv7d caralho q tenso, era bem assim mesmo, mas não precisava nem ter suspeita de comunismo ou sei lá oq, era só por diversão mesmo.
Meu pai é um senhor de 85 anos, viu muitas coisas e me contou muitas coisas, coisas que nenhum (a) professor (a) de história citou na escola ou faculdade. Em questão a politica e midia, nunca ouvi sair da boca dele que as coisas no passado eram melhores ou simples.
@@korpzmarcelfranca6825 na verdade o que aconteceu foi que pessoas denunciavam outras por terem alguma rixa, briga e tal, por isso pessoas que não eram envolvidas com políticas podiam acabar sendo presa, era uma caça às bruxas.
mano caí aqui de paraquedas e foi a melhor coisa que aconteceu. me fez lembrar das revoltas que eu tenho contra a burguesia que eu não sabia exatamente como explicar, e esse vídeo foi muito esclarecedor. sensacional mano, tá de parabéns! 👏
Isso é sensacional, numa linguagem que o povo entende! Os burgueses devem odiar pq assim com educação que se dá poder ao povo!
Falando errado? Sou de comunidade pobre mas não falo errado.
@@caioluccatone4725 Não existe "falar errado", pela própria língua portuguesa a diversidade de formas de falar é reconhecida, até por uma questão regional. Existe linguagens formais e informais, mas não tem isso de uma ser certa e a outra errada.
@@ennealv Kkkkk não existe nada
@Nino Betado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
não necessariamente pq a burguesia ganha muito com a mão de obra mais qualificada do povo, só quem perde é o governo que não consegue explorar a população tão facilmente quanto fazia e eu não estou falando de uma pessoa especifica mas sim no geral mesmo: deputados, senadores e tals
Eu fico encantada com essa didática e com essa linha de explicação que contempla pontos extremamente complexos de forma acessível.
Tao jovem, tao consciente de si, da classe ao qual pertence...da luta da classe trabalhadora! Deus o proteja!
Muito top este rapaz! Inteligente! Sincero e sabe falar com didática fácil entender! Por mais jovens assim no Brasil 🇧🇷👏
Deus n existe
Kkkkkkkk ....quanta ingenuidade.....melhor pagar 10 construídos a 25 mil do que um Willian Bonner a 250 mil por mês.....e ainda com a vantagem da ilusão da diversidade....e rebeldia
@@luccaskingo por que?
primeiro video que assisto, me admiro o teu "perfil" (geralmente marginalizado) dar AULA e deixar muitos brancos engomadinhos no chinelo, a tua fala/forma de propagar fatos e opiniões é incrivel!
Mais do que nunca, fã!
Inveja é boia kkkk
"não tô falando do 'alô diabo' da coca-cola" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
perfeito!
vídeo incrível como sempre!
Mil vezes hoje. Eu lembro que uma conhecida minha disse que tinha vontade ter vivido na década de 50 eu respondi: Deus que me livre. Nós mulheres não tínhamos direito a nada a gente só era vista pra limpar fogão e ter filho e ainda acrescentei no meu caso que sou mulher negra ainda seria bem pior pq provavelmente seria empregada doméstica ,assediada pelo patrão branco e não teria a quem recorrerer . Depois essa conhecida refletiu e disse que eu tinha razão . Imagina se hoje ,mulher .preto e gay ainda sofre imagina naquele tempo.
Kkkkk maneiro é q tu fala como se tivesse vivido na época
Belo e moral
@@plantaobbb2255 E voce viveu?
Fora que realmente era assim,ou voce acha que o patrão te daria direitos?
@@kon578 É belo e moral...
tenho uma ex aluna que é negra e queria que soubesse que você foi uma grande inspiração pra ela entrar na USP Muito obrigado pelo o que seu exemplo exerce nas pessoas
@@lyricsfeliz ?? A maior faculdade do Brasil
@@lyricsfeliz Aí vai ver e essa pessoa faz faculdade na Estácio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Irmão, quase esqueci de dar o like, se puder nos vídeos, lembra a gente que assiste, se não tem gente que nem eu que acaba esquecendo...Salve Thiago e parabéns pelo trabalho, muito importante
Cara eu terminei teu video e fiquei "meu....deus...."
Eu amo mto a Lana e tinha percebido q ela se inspirava nos anos 60, mas n tinha percebido outros detalhes como a mídia enaltecer tanto ela por causa dos anos dourados
Mds mano vc é mto foda, sei q acabei de comentar mas tinha q comentar dnv
N entendo nd doq minhas professoras de filosofia e sociologia falam, mas entendi cada palavra do teu vídeo e fiquei presa nele do início ao fim
É tão louco essa questão da Lana que ela já quis gravar músicas de outras formas, mas os produtores recusaram totalmente, até o feat que ela faz com Ariana e Miley é assim, a batida da música muda toda pra estética dela.
"mídia enaltecer tanto ela" nunca?!
Melhor CAPITALISMO DO QUE A MEDA DO COMUNISMO
@@caioalmeida4139 ta bom agr senta la claudia
@@liamaria7896 Foda é Vocês, jovens Brasileiro ainda iludidos com Comunismo hahha quando virar "adulto" de vdd vai ser Capitalista, juventude comunista
hoje eu assisti rambo 2 com o meu pai e senti uma necessidade imensa de explicar como foi a guerra e pq os EUA se meteu nela. a forma como colocam os vietnamitas e os soviéticos como vilões é ridícula...
Me surpreendeu a sua interpretação da Lana pois ela não aborda apenas o american dream mas sim o "dark side of the american dream", é uma subversão dos ideais americanos e muitas das músicas retratam a desilusão com esse conceito. Nessa música mesmo que você cita a letra retrata a opulência, ostentação mas o fim é trágico - "É uma história de amor para a nova geração
/Para a Página 6/Nós estamos em uma agitação desenfreada/Bebendo vinho e jantando/Bebendo e dirigindo/Comprando excessivamente/Overdose e morrendo". É recorrente nas músicas dela que a heroína tenha tudo - joias, carros, dinheiro - mas suas histórias são tristes, nada disso realmente salva ela do sofirmento só o amor. No mesmo álbum uma das músicas tem a seguinte letra: "Éramos duas crianças apenas tentando fugir
/Vivíamos no lado negro do sonho americano/Dançávamos a noite toda, nossa música tocava alta/E quando crescemos, nada era como o que parecia". Pra mim ela canta da perspectiva de alguém que conseguiu finalmente o tal do american dream, mas simplesmente percebe quando chegou lá que não é isso que importa. Recomendo muito ler a letra de Children of the Bad Revolution, acho que fica muito nítido que ela usa da ironia para abordar os problemas do "american dream".Enfim, gostei muito do vídeo mas achei bem raso a parte da Lana em si pois acho que a nostalgia e o saudosismo são usados na parte visual mas liricamente ela acaba sendo muito mais dark
Pois é. Video muito bom e o rapaz parece ser super inteligente. Fiquei de cara que ele não percebeu o real sentido das músicas da Lana. Na frase de National Anthem que ele citou a ironia é bem obvia...
Citando nosso ilustre mano Chavoso: _"não interessa se você não gosta de sertanejo universitário, tem o pop pra você. Também não importa se você não gosta de nada disso e se acha cult, vai ter o conteúdo cult pra você também."_ Mas enfim, tudo bem gostar da Lana. O que também foi dito no vídeo, não há nada de errado em consumir isso.
Só achei legal comentar porque pra mim soou meio errado apontar que o brother Chavoso "não entendeu a Lana".
Sim, fiquei pensando o mesmo. Apesar de nostalgica, as musicas da Lana trazem um sentimento obscuro.
Lembrei-me da música America Oxigen da Rihanna, super criticada por eles na época. Kkk 😂😂
Você falou tudo! 😁💓
Rapaz, você é maravilhoso! Estou orgulhosa por ver um jovem muito culto, que também usa gírias, que tem um vocabulário muito rico, que é tatuado, que tem "pinta de rapper", e que derruba todos os preconceitos que poderíamos ter sobre as novas gerações! Estou muito feliz por ver que muitos jovens não são "alienados"! Você é nota 1 milhão, cara! Demais! Você já se formou? Em qual área? Você me parece ser filósofo, ou antropólogo, ou algo ligado a essas áreas! Muito obrigada pelo excelente vídeo! Vou compartilhar no meu celular! Valeu! 😘😘😘😘🌟🌟🌟🌟❤❤❤❤🤗🤗🤗🤗🐞🐞🐞🐞
E é comunista assumido kkkkk
Se não me engano ele é do curso de Ciências Sociais. Não sei se já se formou ou se está em formação.
@@rafaeleramos8787 Obrigada pela informação! Beijos! ❤❤😘😘😘😘🐞
@@leap_dro_sousa ou seja, ele é especial? 🤍
Só mulher pra se impressionar com tão pouco
até que enfim alguém falando sobre essa edição do BBB e a desmoralização da esquerda! slc, tava engasgado... tá cada vez mais ridículo esse programa
E vários canais ai só surfando no algoritmo...
Gente, real. Vcs falaram o q sempre falo aqui em casa, aff q ódio
Mas vários já falaram disso. Não chegou até você? O Thiago está atrasado sobre.
@@cassianocs1396 não vi mt gente falando sobre... se puder deixar umas indicações kk
@Rômulo Estevam disse tudo... é triste
Lumena e Karol são figuras que a emissora conhecia por trabalharem por lá. Logo n viu a intenção quem n quis! Pq quem botou elas lá sabiam que tipo pessoas elas eram.
Moço sabido! Vídeo necessário!
Eu não sabia que precisava deste vídeo até ver esta thumb! Ansioso!
Puxa, muito obrigado por aumentar meu escopo de conhecimento sobre isso. Realmente os filmes, seriados e novelas sempre mostram apenas o lado da nobreza. Eu me sentia incomodada por achar que algo estava mal explicado, mas agora vc ajudou a minha mente a abstrair melhor isso. Agradecida. 💕 (Eu estava nos anos 80 e 90 e com certeza era um inferno para as mulheres, negros, pobres e LGBT. As pessoas queriam ver homossexuais mortos, pra se ter uma ideia).
Efeito chavoso: gente sabe que o vídeo é bom antes do vídeo começar!
Marilyn Monroe sofreu muito com a robótizacao da mulher imposta pela indústria do cinema. Foi internada várias vezes , depressiva por que queria rebater a dor..o preconceito. ..o machismo.
Sou professora de Geografia na rede pública de ensino do interior de São Paulo. Mas vim de uma família de classe média baixa da Capital. Fico muito incomodada com a alienação da população de modo geral e especialmente das classes mais baixas. Adorei esse vídeo. Tinha ouvido falar de vc e vi o seu vídeo no canal do Henry. Ganhou mais uma inscrita. Vontade de mostrar o seus vídeos para os meus alunos. Eles vão curtir muito.
Percebi o denominado mito de que o passado é melhor, em um livro do Jorge Amado que foi adaptado pela famigerada TV Globo. Gabriela, cravo e canela (o livro) se passa em uma Ilhéus simples e pobre, personagens tiranos, com uma personagem principal negra (apesar de ser utilizado o termo "mulata"), aí derrepente na novela a cidade é rica, a persongem principal é pintada de marrom (adoro a Sônia Braga, mas é o cúmulo do absurdo), com coronéis bonzinhos e até cômicos
Os Engenheiros do Havaí não estavam equivocados quando cantaram que a "propaganda é a arma do negócio". E sim, eu tbm já fui iludida com o suposto glamour dos anos 80.
Eu tbm sempre fui apaixonada pelos anos 80 e as vezes preciso me dar uns puxões de orelha pra não começar a romantizar
Engenheiros , melhor banda do Brasil...
Glamour dos anos 80 , só nós EUA mesmo com o governo Reagan , que aqui no Brasil era fim da ditadura , mega inflação , Sarney , fome e muita miséria ....
@@thiagophelipe741 exatamente.👏
eu...
Eu tava assistindo o filme "meia noite em Paris" e ele aborda justamente o fato de sempre acharmos que o passado é melhor. O filme inclusive mostra um cara dos anos 2000 que acha que os anos 70 foram os melhores, a menina da década de 70 que acha que a Belle Époque foi perfeita e por aí vai. Enfim, tudo a ver com o que foi dito no vídeo, ainda que a reflexão lá não seja tão profunda.
Na vdd ele acha q os 1920 eram melhores. E de alguma maneira ele tinha razão, muito da obra literária, pintura, esculturas e etc moldaram o século 20
@@vanessaporto4861 Até as mulheres nos anos 20 quebraram barreiras!
Mito da idade de ouro.
Só as roupas,as maquiagens e os carros né.A moda dos anos 50 e 60 ainda tem oq se salvar.
amo q o detetive era saudosista da época do reino e qnd parou lá os caras chamaram os guardas kkkkkkkk
Você tocou em um ponto em que eu me identifico muito, que é sobre vários filmes e séries na Netflix. Eu faço a mesma pergunta quando começo ver: o que há de novo aqui? Principalmente naqueles filmes americanos que vendem aquela ideia do ensino médio perfeito, porque eles são EXATAMENTE IGUAIS, eu fico chocada porque não muda absolutamente NADA.
Eu já pensei muito isso de que tal época era melhor, isso só mudou por causa do feminismo, da forma como as mulheres eram tratadas e aí eu comecei a formar meu próprio pensamento sobre as décadas de séculos passados. Eu acho engraçado é os comentários nas traduções de músicas dos anos 80, eu não preciso nem clicar neles pra saber que a maioria vai ser assim "nossa as músicas dos anos 80 é bem melhor, as de hoje é um lixo, tem Pablo, Anitta etc" e cara uma dessas músicas (que era da banda Tears for Fears) sofria críticas ácidas na época. Nada de novo.
Parabéns pelo vídeo, Chavoso!
Eu abri mão de filmes americanos. Ao consumir de outros países, percebi muitas mensagens que os anericanos tentam passar. Vejo poucas séries e filmes da Netflix pq eu faço a msm pergunta que vc faz: o que tem de novo nisso?
@@nathofmann8169 Exato! Nada de novo por aqui.
Eu amo musica dos anos 80 mas não suporto a area de comentários. É um bando de tiozão repetindo a mesma coisa, bem do jeitinho que vc falou!! Da uma vergonha alheia!! kkk
@@robertaavila4744 Sim ksksksksks dá muita vergonha alheia mesmo
Estadunidense? Não precisa ir tão longe.
Cazuza era odiado, morreu e virou símbolo artístico.
Passaria horas ouvindo ele falar.
Escutei coisas nesse vídeo que eu nunca tinha percebido na vida. Acho extremamente interessante o jeito como ele explica, é sério mas nem tanto, tudo é bem equilibrado. As gírias no meio da explicação é o auge KKKKKKK muito bom, sério! Perfeito os pontos citados.
esse bbb só serviu pra esvaziar as pautas da esquerda, agora não pode falar nada que ja rotulam a gente de "Lumena", um desserviço mesmo
na verdade é que agora eles tem um nome pra dar, mas essa invalidação de discurso ja acontecia de outras formas,.
E aquelas pessoas que receberam para se exporem, tambem entraram com esta "missão", esvaziar pautas.
É a Rede Globo, segunda ou terceira maior Rede de Tv do Planeta. Voce acha que fazem algo de verdade em prol de uma compreensão maior desses tempos em que vivemos?
Acha que querem nos manter informados?
Logo o público esquece essa Lumena
Talvez pq é isso que o são
O movimento negro é toxico e não é de hoje.
So ficou escancarado isso.
Sou formada em História e precisei entrar na faculdade pra ser exposta a esse tipo de questionamento.
Isso é ótimo. Tem muita gente que entra e sai e não quer se expor a questionamento nenhum.
Eu também.
Curso direito em uma UF e só no ambiente acadêmico que fui exposta a esses questionamentos e olhar crítico de mundo. Por isso que a burguesia treme com a possibilidade do pobre e das minorias entrarem nesses ambientes, ocuparem esses espaços.
Eu tbm
@@camilasantana1168 pq vcs são as privilegiadas. Eu sou negra, nortista, vim de família bem pobre e de esquerda desde a adolescência. Fui empurrada pela vida a ter um olhar crítico sobre a sociedade
Sou super fã da Lana del Rey, vi ela na imagem do vídeo e vim correndo assistir, como ela mesma diz na música Gods and Monster “A vida imita a arte” estamos sempre tentando consciente ou inconscientemente reproduzir aquilo que vemos nos filmes, séries e músicas
Nossa onde eu tava que nunca conheci esse canal. Que felicidade jovem com todo esse conhecimento. Você já escreveu algum livro?? Td q vc diz é oq eu sou, então não sou cri cri nem anti social. Pois penso desse jeito.... Parabéns você.....
Tiktok hoje é o maior exemplo de distração da classe trabalhadora assim como Big Brother, eu já tinha reparado mesmo que no BBB selecionaram propositalmente ativistas superficiais de causas sociais para passar uma ideia erradas a respeito desses movimentos.
E depois a direita que é da "conspiração"
A maioria das pessoas que aceitam participar de reality shows como o BBB são superficiais. Nenhuma pessoa com senso crítico realmente apurado sobre a realidade se submeteria a tal sistema e formato de programa.
@@viniciuslobatodebellis8758 Pode me dizer pq não?
@@shaynaleite5028 Me desculpe, eu não entendi a pergunta. Poderia reformular ela?
Aposto que vc adoraria proibir o tik tok e tudo aquilo que você acha que aliena o povo não é ?
Cara, nem sei o que dizer. Só continua com o que tu tá fazendo, porque é muito importante. Ter coragem de falar sobre toda essa podridão abertamente é admirável. E ainda mais de uma maneira familiar, que tira um pouco daquela complexidade e pomposidade da academia, que afasta as pessoas que precisam ouvir e refletir e debater as ideias discutidas da discussão. Obrigada.
Simmm! Vejo gente dizendo que queria ter vivido os anos 30, anos 30!
A grande idealização dos EUA durante a época em que davam eletrochoques como tratamentos em hospícios e existia uma coisa chamada lei Jim Crow.
Viram peaky blinders e ficaram emocionados
Estranho!🤔
@@genebildoo
KKKKKKKKKKKKKKKK
Esse é aquele "frio e calculista"?
@Robert F Lei Jim Crow era uma lei que forçava a segregação racial nos EUA
Mais ou menos no 17:00 lembrei de uma inquietação que sempre tive: na minha adolescencia estava dentro de circulo de garotas que gostavam muito de livros com romance de época, mas eu me incomodava muito quando essas garotas falavam sobre querer viver nessas épocas porque sempre me vinha a mente todas as coisas ruins que existiam de verdade naqueles momentos, especialmente aqui no brasil.
Você poderia fazer um vídeo sobre como a indústria pornográfica está dominando as pessoas atualmente e suas consequências futuras.
Esse assunto é mais q necessário, a erotização ta presente em todos os meios da mídia!
Super apoio, ia falar a mesma coisa. Nao sei se ele já fez esse vídeo, espero que faça!!
Up
O culto ao corpo se tornou padrão. Se tem erotização é pq todos querem isso, a mídia dá aquilo que todos querem.
Quero ver ele ter coragem de falar do feminismo liberal, que age de modo contraditório quando se fala de objetificação da mulher ao mesmo que exalta e encoraja as mulheres a exibirem o corpo como forma de "empoderamento", ou que a mulher só está se vestindo como se "sente confortável", esquecendo que que o ser o humano não é só construção social, é também ser biológico, elas não percebem, mas subconscientemente, há uma forte influência do ego e no querer chamar atenção, se sentir desejada, então o discurso "me sinto bem me vestindo assim" que é uma baita de uma desculpa, o certo seria, me sinto bem me sentindo desejada, pois fisicamente, tem roupas que dificilmente deixam alguém confortável, de tão apertadas que são, então pra mim não tem como as duas coisas serem defendidas ao mesmo tempo, ou você defende a valorização da mulher como ser humano, e não apenas vista como um objeto (porque a mente masculina é naturalmente inclinada a isso, a objetificar qualquer coisa, não somente mulheres, e a maioria deles tem essa dificuldade ou não superaram esse instinto no modo de enxergar as coisas) então ou você defende a veste que quiser estando consciente de que corre o risco de ser julgada com bons olhos por animais menos evoluídos (é assim que eu chamo assediador de rua e homens que se referem a mulheres com a palavra "comer", porque são pessoas baixas e incultas, e desse tipo, tenho muito nojo, desculpem).
Isso foi um tapa de realidade para mim, sinto a muito tempo como se eu tivesse em um mundo paralelo, como se eu estivesse sendo controlada por alguém, e isso só me fez ver que não era alucinação minha.
O foda é ir falar disso com as pessoas e elas ficarem com ar de que é tudo maluquice, famosa "teoria da conspiração" kkkk
@@guilherme_v0 eu detesto esse termo, justamente por isso. Parece que tudo que destoa da dita "normalidade" é teoria da conspiração.
Esse BBB fez a evolução do movimento negro voltar 10 anos atrás,incrível... em 2 meses eles conseguiram acabar com o trabalho de uma década
Nossa sim, eu sou branca e percebi isso. Colocaram só pessoas negras super close errado pra falar de uma militância desnecessária. Oq reforça o pensamento de pessoas preconceituosas pra falar que todos os militantes são assim
@@lauraoliveira7176 exato, parece que fizeram de propósito
@@lauraoliveira7176 tu não é branca não
@@spartanx4845 não? Kkkkkkkkkkkkk como assim?
@@lauraoliveira7176 tu é parda (mestiça)
VEJO QUE A REALIDADE ESTÁ TOMANDO DE CONTA DO UA-cam. Cheio de pessoas inteligentes como você, canais de Ateus crescendo com o intuito de alertar as pessoas sobre os interesses dos pastores. EU TÔ AMANDO ISSO ♥ Seu canal tem Tudo pra Ser Imenso. Sucesso
Saia da matrix amigo ,mark é um safado
"ateus" kkkk
@@LEVI-jy6gz Deus kkk
Kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk Ateus acreditam de verdade serem inteligentes?
@@oderecksantos. 😂 😂 🤣
Por Favor Queridinho, você que deveria se achar o Burro por acreditar em algo que ao menos se Manifesta pra ajudar você
9:38 No canal "Super8" do Otávio Ugá, ele diz que a indústria não muda o produto (filmes/roteiros) porque o que muda é o público (as pessoas envelhecem e outras nascem e são submetidas ao mesmo conteúdo) e o "mesmo de sempre" torna-se novidade de novo.
Eu ainda consumo vários conteúdos de entreterimento, mas quanto mais o tempo passa, mas eu noto como eles me influenciam.
Comecei a notar que talvez a obsessão que eu sempre tive por ter um relacionamento, uma idéia de que o final feliz ocorre depois do casamento provavelmente tinha sido influência dos desenhos de princesas e dos romances clichês que eu amo até hoje (Hoje em dia eu amo tendo consiência que não preciso viver uma história como aquela para ser feliz. Até porque esses romances não se parecem nada com os relacionamentos na vida real) e que esses romances tbm tem ideias súper machistas. Mas logo depois que percebi isso (Isso aconteceu loge depois de eu superar um garoto da minha sala que foi o meu crush durante muito tempo) eu comecei a ouvir músicas de gente rica se gabando que é rica (7 rings vibes) e ficar olhando roupas estilo "burguesa", comecei a seguir as Kardashians da vida (Com o passar do tempo até parei de segui-las pois notei que elas só me faziam desejar um modelo de vida pouco realista e me sentir insegura) e comecei a acreditar que assim eu seria independente. Querendo ser a "bad bitch" rica e gostosa que é cobiçada por muitos, mas não dá o coração a ninguém.
Agora eu percebo que os dois são idealizações e que não preciso nem de um romance nem de ser rica e cobiçada para ser feliz, que a felicidade vai muito além disso. Consegui achar um meio termo e perceber que tudo na vida tem prós e contras e que eu tenho que apenas viver, correr atrás dos meus sonhos e defender as minhas idéias e que o resto virá até mim. Eu idealizo bastante, pois sou de natureza sonhadora e não quero tirar isso de mim, pois isso me dá esperança, as vezes ainda me imagino em situações pouco realistas, mas sei que elas não são realistas e por isso não devem ser minhas metas, pois como a minha mãe contou que a piscóloga dela disse à ela quando era mais nova: o ideal vem do mundo das idéias.
Hoje em dia imagino coisas mais realistas e corro atrás delas (Coisas como ter uma vida mais saudável, me tornar uma escritora e fazer as pessoas sorrirem, inspirar as pessoas e faze-las refletir com os meus livros; viajar muitooo, divividir uma república com a minha melhor amiga, pintar o meu cabelo de rosa, viajar com minha melhor amiga e etc...)
Acho que ninguém vai ler esse meu texto e acho que ele não combina muito com o assunto do vídeo,mas queria contar sobre essa experiência minha, pois talvez ela ajude alguém que está assistindo esse vídeo.
Aqui alguém que leu seu texto e quer te dar os parabéns pela sua evolução! Continue assim e não desista dos seus sonhos
Nossa mano, quanta maturidade e sabedoria você alcançou, parabéns!!
@@rebecasaboia9 Obrigadaaa!!!💕💖
@@murilogomes7082 Obrigadaaa!!!💕💖
Eu li e ele me impactou positivamente. Obrigada!
Poxa cara eu milito desde 86 e as vezes bate um desânimo, ser esquerdista não é fácil nesse país, aí quando a gente tá cansada vem vc jovem com esse espírito de luta volta a me dar forças p continuar, força aí.
Alguém lembra da novela infantil Floribella que passava na Band? Eu era exatamente o público alvo dessa novela na época. E tinha uma música que me deixava confusa mesmo nessa época enquanto criança. E assistindo esse video do Thiago dá para berceber de forma nítida esse domínio da midia para com a massa. A música é Pobre dos ricos:
Pobre dos ricos que tanto tem
(Mas pra que serve tanto dinheiro?)
Faltam os sonhos, falta vontade
(Falta o tempo e a liberdade)
Falta o tempo e a esperança
(Falta a brisa e o sol da manhã)
(Pobre dos ricos que não conhecem toda magia da liberdade)
Não tenho nada e tenho, tenho tudo
Sou rico em sonhos e pobre, pobre em ouro
Do que me importa se todo esse dinheiro
Não compra amigos, estrelas e o amor verdadeiro
Vc desbloqueou uma memória minha.
Cara, você deve ter devorado milhões de livros pra acumular tanto conhecimento.Você é um exemplo de pessoa,sendo tão jovem e disseminando a cultura e inteligência.
sim!ele é uma inspiração pra mim e acredito que pra muitos outros jovens
@@angelique-w2s sim mn
Isso da Lana é uma discussão que se arrasta desde 2012 e ela já foi muito criticada por ser essa persona no início de sua carreira. Isso tá mais pra personalidade dela, mesmo que no início essa imagem tenha ajudado a impulsinar sua carreira, ela sempre amou pôr referências da cultura pop em suas músicas e clipes, exalta até hoje grandes artistas e escritores do passado pq são figuras que ela se inspira e gosta. Com isso, esse sentimento nostálgico, que ela tbm sente, ou já sentiu, acaba meio que passando pro ouvinte que logo começa a sentir tbm. Ou seja, ela é alguém que cresceu consumindo essa indústria, teve sua personalidade tbm moldada e acaba repasando sua arte. Então só cabe aí ao fãs saberem separar as coisas.
aqui vai uma visão alternativa: talvez ela não tenha sido "moldada" por isso, na verdade ela se identificou com isso. Lana nasceu nos anos 80, na época que ela era adolescente o padrão cultural para as garotas eram britney spears, christina aguilera, essas meninas sexys, loiras e perfeitinhas. Então ela não se identificou com isso. Acho que esse pensamento de "as pessoas não sabem pensar por si mesmas e são só frutos de qualquer coisa que a indústria cultural quer que elas se tornem" é extremamente perigoso, e não a toa é usado, primariamente, por pessoas com tendências fascistas.
@@yuri2604 nó tu não meteu essa 🤦🏿♂️
@@yuri2604 a artista que a Lana exalta tbm é loira e perfeitinha. Mesmo padrão, épocas diferentes...
Exatamente! É somente o gosto pessoal dela refletido de sua personalidade, a influência e referências são normais e sempre existiram na sociedade basta você querer viver elas ou não simples assim, esse povo ideológico peca na amplitude de base técnica e de entendimento das coisas.
Lana e arte.
Indústria Cultural é um dos conceitos mais incríveis que existe no mundo da Sociologia, pois explica muito bem a sociedade do mundo atual e a forma como a população é iludida de uma forma sorrateira pela classe dominante...Valeu pelo vídeo, vc é mt foda mano!!!!!
Mano seu trampo é muito foda! É incrível como sua linguagem mais coloquial facilita o entendimento da sua mensagem. Eu admiro muito isso.
Todo tem o direito de aprender!
Meu ex namorado abusivo esquerdo macho punha defeito em tudo que eu mostrava pra ele que eu gosto pq era tudo fruto da indústria cultural. Mas quando ele dizia que ele queria que eu estivesse depilada pra encontrar ele, ele jurava que era por gosto pessoal dele, que não tinha nada a ver com essa indústria cultural.
Foi ele que me mostrou seu canal. Pelo menos alguma coisa de boa eu aprendi com ele. Não sei como ele pode ser tão inteligente e tão burro ao mesmo tempo.
kkkkkk te entendo, amigue
Ainda bem que é ex ne , que bom que vc saiu dessa 🙌
@Vitória Souza merece pois inteligência e sabedoria são coisas diferentes. Peço pra não confundir.
Meus pêsames e meus parabéns
eita
A representação da mídia do passado era tão idealista e romântica... E por que não dizer, branca, hétero, etc etc, que realmente baseado na noção de muita gente de hoje o passado era "melhor".
A ilusão do passado mítico, onde tudo era melhor, onde tudo funcionava e onde não existiam contradições. Um passado imaginário que não existe na história real, literária e comprovada.
"O passado é uma roupa, que não nos serve mais..."
Belchior ...gênio dos gênios.
Na vdd o presente é pior que um penico só serve pra os mais novos casar nela mais nada
E as roupas da moda atual, horríveis...
Sou professor do estado e utilizo muito seus vídeos em minhas aulas. Obrigado pelo excelente trabalho de produção de conteúdo emancipador.
Caralho, esse vídeo desdruiu minhas perspetivas e abriu meus olhos pra coisas que estavam óbvias mas eu nunca tinha prestado a atenção. Porra... parabéns.
Chavoso conseguiu sintetizar em trinta minutos uma noção altamente necessária pra esse momento político.
Né!!!
Realmente a nostalgia distorce o passado né, incrível como tendemos a relembrar o passado de forma positiva
Existem explicações científicas pra isso, eu sempre observei como isso é real e como muitas vezes outras coisas fazem o momento ser bom, por exemplo: tem criança que mora na miséria, passa fome, não tem uma casa Boa, os pais são um lixo mas ela é criança, essa criança cresce, trabalha e melhora de vida, tem casa própria, brinquedos bons pros filhos e um bom companheiro, observando a situação de longe qualquer um diz que a melhor fase da vida é a que ele cresceu e começou a ter dinheiro, mas a pessoa em si ainda lembra da infância e se fosse possível voltaria a viver naquela realidade só pelo sentimento bom.
sim, também já li um texto sobre como a nostalgia pode ser ruim... qnd a gente é criança, tudo é novidade e td é incrível. esse texto até falava sobre o quintal de uma avó, que era gigante e cheio de animais. na vida adulta, o neto percebia que não era tão grande assim e acabava "passando vergonha" por levar amigos para ver
@@nathydiasgs Acredito que nada tire a magia da infância, e ainda bem, ainda bem que independente de sua realidade uma criança possa se sentir feliz seja com as pequenas ou grandes coisas.
@@jvizenti um estupro tira né, mas enfim...
Vc não curtiria nada do que foi feito no passado? Por curiosidade...
A indústria cultural como mistificação das massas é realmente um texto bastante esclarecedor. Em 2018 tive a oportunidade de escrever um artigo sobre o aspecto ideológico dessa indústria e é realmente impressionante como passei a olhar o consumo por um prisma mais crítico e consciente. Todavia, quero focar na sua fala sobre a Lana del Rey. Obviamente ela é uma artista bastante contraditória em alguns aspectos mas o público de modo geral tem dificuldade para entender a crítica imbuída em muitas de suas canções. National Anthem me parece, mais do que uma referência objetiva a essas figuras que você menciona, toda uma crítica a esse sonho americano e à naturalização do dinheiro enquanto razão da nossa existência. Digo isso pois em muitas outras canções, inclusive sobre relacionamentos abusivos, ela chega a ser acusada de romantizar esse tipo de relacionamento sendo que é muito mais sobre narrar os problemas dessa romantização numa linguagem romântica e fidedigna a quem vive relações abusivas. Novamente evidencio que o meu propósito nesse comentário não é justificar as contradições da artista, mas pontuar que, inclusive, ela é uma das poucas no mainstream que realizam críticas contundentes à toda essa indústria musical e cultural mas isso não ocorre sempre de forma objetiva e explícita.
Finalmente alguém que entende o trabalho da Lana nós comentários
Queria ver muito vc falando sobre o cinema, e como a Disney está destruindo ele com esse monopólio gigante que está criando.
Dando menos voz para filmes e vozes independentes, e deixando tudo mais no mesmo
Como assim?
What's ?
Up
Vc tava falando da comercialização e produção cinematográfica em massa, não?
Nao so isso mas destruindo os personagens para lacrar.
Mano, sou fêssor de História e poder ver uma garotada como vc e o Audino sentando a lenha em teoria cabeçuda é algo que me anima pra burro. O papo que envolve a produção histórica no audiovisual hoje é realmente uma treta que gera muita confusão e você conseguiu nessa análise ser bem abrangente na análise. Força aí.
Adorei como ele fala sobre um assunto tão complexo, mas de uma forma muito fácil de entender e com uma linguagem mais acessível. Amei o vídeo, parabéns.
Irmão, tu é foda!!!
É assim que se acontece uma ruptura nesse contemporâneo, uma frissura nessa estrutura tão bem arquitetada, você um cara como eu, de quebrada, trazendo uma visão gigantesca de forma acessível, direta, no nosso dialeto.
Axé pra tua caminhada, seguirei te acompanhando, avoa irmão e alastra pensamento crítico pra gente como a gente!
sobre a padronização da sociedade na hora que ele falou que o revolucionário é sempre o vilão lembrei dos seriados infantis da disney sempre a garota autosuficiente é a vilã, percebi isso já faz um tempo, moldam as meninas pra crescerem como mansas e submissas
Alguem Já fez essa pergunta que pra personagens amantes de presos em filmes os mesmo que na vida real os direito dos manos defendem
SIMM!! as garotas com objetivos já determinados, sempre são o contrário da boa garota indecisa e doce na vida, parece até high school musicalKKKK
Ter um romance não significa ser submissa ou mansa. As princesas da Disney, por exemplo, vivem suas vidas fazendo o que gostam, tem sonhos, grandes aventuras, e às vezes são apaixonadas por alguém. Isso não é "não ser autosuficiente", pois elas não "precisam" de um romance, mas elas querem um, porque é bom estar junto de alguém que elas gostem. E bem, geralmente as vilãs são só pessoas invejosas, ou pessoas que gostam de ser ruins, um exemplo disso é a rainha má, que queria matar a branca de neve porque tinha inveja da beleza dela. Isso não é ser autosuficiente, é ser insegura.
Eu nunca tinha ouvido coisas assim de forma tão direta. É um vídeo muito informativo, e confortável de assitir
As estratégias de marketing sempre se utiliza das emoções pra vender seus produtos e ideias. As emoções vendem, isso se verifica até no marketing de produtos nacionais e naturais. Vende-se sensações, experiências. O marketing tenta de todas as formas tornar mesmo "mercadorias vivas", e de fato é um tipo de alienação. Afinal, o capital se apropria de tudo, consumidores, produtores e trabalhadores. A nossa tragédia é mesmo viver pra consumir, notadamente, todo tipo de miséria tende a nos dissociar, nos desengajar das dinâmicas sociais e participação econômica e do próprio Estado, por isso a desigualdade estabelece ciclos viciosos na sociedade. A valorização da cultura e sua diversidade pode de fato possibilitar certa mobilidade social e até poder aquisitivo e econômico. Mas é difícil, ainda, dissociar dos ideais de felicidade, civilidade, ou dos conceitos que são estabelecidos pela classe dominantes. A cultura dominante passa a ser mesmo uma propaganda proposta a todos como "modelo ideal" a ser seguido. Cabendo a nós mesmos saber quando estamos caindo num golpe de marketing. Cabendo também sempre o reconhecimento de que não somos unos, e que a sociedade é diversa e multicultural.
Isso sobre os comerciais venderem não só o produto mas tbm uma "felicidade" ou uma mensagem por tras nem tem como negar, porque quem estuda marketing ou adm sabe que os professores ensinam falando exatamente as mesmas palavras que o menino do video falou. Não é sobre vender o produto mas sim um estilo de vida, um conceito de necessidade que quando saciada se torna felicidade.
Esqueci de falar o ponto chave que é : a industria cultural é uma INDUSTRIA então temos que ter consciencia de que tudo que é midiatico é um produto a ser vendido que não é livre de ideologia. A mídia nos ensina como pensar e como viver sem nós percebemos.
“Nossa queria viver na idade média”
Pra que? Morrer de Peste Negra ou ser perseguido(a) pela inquisição católica?
Pois e ainda tem pessoas que falam isso
Na primeira dor de dente ou infecção a pessoa já repensa kk
Viver não, mas quem sabe 1 ou 2 dias...
@@Bleuemaiden Só tinha curiosidade de saber como era,viver não kkkk
Por experiência própria, posso dizer que é muito melhor ser uma mulher negra, gorda, ter cabelos crespos e o rosto diferente dos "padrões socialmente aceitáveis" hoje do que era quando eu fui adolescente.
Totalmente. Nos anos 2000, era MUITO normalizado dizer que o cabelo crespo e cacheado era pixaim ou palha de aço. F*da-se se você era apenas uma criança.
Concordo, tenho cabelo crespo e só eu sei o bullying que sofria na escola, por causa do meu cabelo.
A ponto de ter que alisar o meu cabelo para ser "socialmente aceita".
Antigamente essa palavra "Bullying", nem existia, chamavam de brincadeira... Brincadeira as custas do sofrimento alheio, isso sim.
@@melanciafeliz, pois é, amor as crianças só tem vez quando a criança é branca e de classe média alta
@@kellyflores1617 com certeza a autoestima dessa criança ficará abalada, e quando ela crescer ela vai ter que demonstrar autoconfiança e autoestima pra conseguir emprego, pois as empresas querem contratar apenas os mais "aptos".
Com certeza! As coisas estão sempre mudando e muitas coisas melhoraram.
É tão bom ouvir o que esse cara diz. Eu já falei sobre o American Way of Life com todos que eu conheço. E todo mundo me olha como se eu estivesse inventando isso, sendo que é algo que eu aprendi na própria escola, em história. Mas é um conteúdo simplesmente afogado por toda a onde de conteúdo da indústria cultural de forma que só a idéia de algo manipulador dessa forma parece absurda na cabeça da maioria das pessoas. Vídeo muito bom. Vou mandar pra todos 👏🏻👏🏻👏🏻
Vídeo fundamental!!! Eu acho que essa parada que cê falou no final, que a gente PODE consumir o conteúdo da indústria cultural mas não pode deixar de ter senso CRÍTICO, é muito importante. Sempre que eu critico alguma coisa tipo a Disney refazendo os mesmos filmes de sucesso dos anos 80, 90 tipo Rei Leão e Aladdin meus amigos já ficam falando que eu sou chato, e que não é por isso que eles vão deixar de assistir. Mas a intenção não é botar problema no que a pessoa faz no tempo livre dela!!! É só manter vivo esse senso crítico, a gente tem que ter consciência dessas coisas que você disse mesmo, mas claro que eu não conseguiria dizer de um jeito tão bom quanto você nesse vídeo! Muito obrigado pelo trabalho de sempre!!! Cê é foda demais 🔥
Manooo me identifiquei mto com o disse sobre a Disney, pro meu marido e minha cunhada eu dou a chata sem sentimentos que não gosta da Disney, aff. Essa indústria inteira só vende ilusão e frustração e eu me tornei a pessoa que crítica tudo hahaha
Mais um vídeo maravilhoso!! 👏🏻
Essa visão eurocêntrica resultou na minha decepção em visitar uma Charqueada aqui na minha cidade. Fui depois de adulta, a visita foi guiada por um jovem turismólogo negro que tinha, devido a seu trabalho, que exaltar a vida dos donos daquelas terras, donos de escravos, ricos que "desenvolveram" a minha cidade (Pelotas/RS).
Quando pedi para ver onde os escravizados ficavam, fui informada que não fazia parte da visitação. Ou seja, só é mostrado a vida e os costumes de quem tinha dinheiro, "cultura", educação formal.... Saí de lá mais triste que entrei pois, depois de 30 anos criando coragem, pois achava que veria as condições que os escravizados viviam, descobri que sua história não é contada e, pior ainda, é negligenciada.
o RS é uma desgraça.
Vá conhecer as igrejas de Penedo Al ,lá tem uma Igreja que escondia os escravizados que fugiam. Menina vc precisava onde eles ficam escondido não sei como cabia uma pessoa ali.
Pra que tu quer ver essas coisas ?
Eu sempre detestei as novelas de escravos da globolixo porque sempre achei um horror. E depois percebi que filmes/ séries que retratam isso so servem para fomentar odio e tristeza..
@@vamosfalarde223 concordo em partes..
A minha única pergunta é, como não conheci esse canal antes? Um fala super próxima, amei demais.
Chavoso, fala sobre obras da ficção (filmes, séries, jogos, quadrinhos, etc) que critiquem o sistema, por exemplo Star Wars, Jogos Vorazes, Conto da Aia, etc. Gostaria de saber sua opinião. Sei que esse vídeo é antigo mas estou vendo seu canal agora e gostando muito do conteúdo. Um abraço!
Boa Chavoso, acho importante, mesmo quando consumindo conteúdo de maneira lúdica, saber que ele tem uma mensagem intencional por traz, e saber identificar e dividir o que tu esta vendo de maneira critica com intuito de debater e o que esta vendo com a intenção de descansar. Esperar criticas significativas vindo da grande mídia é como esperar que a revolução aconteça sem trabalho de base
faz um vídeo com a Ritinhaaa, pfvr kk vai ser tudo
AI QUE SONHO
Meu amigo chavoso da USP, muito prazer! Me chamo Reginaldo, moro em Francisco Morato. É um prazer imenso assistir seus vídeos muito rico em informações, ou seja, você faz nitidamente um processo de conscientização popular mostrando como que é a vida, as coisas, as pessoas e o sistema que nos rodeia. Um abraço!
Todo produto desenvolvido busca satisfazer desejos e necessidades latentes que as pessoas têm! Até aulas como essa de história também é um produto que encontra consumidores ávidos por conscientização e libertação! A linguagem usada, a ambientação, toda ela é pensada para atingir um público alvo! Tudo que o homem produz, o faz por que tem o consumidor! E o consumo estrutura a economia e a economia registra a história!
Tu é muito foda, Chavoso.
Aquele filme "Soul" da pixar é um grande exemplo de filme que no fim diz "não tem melhor de vida que isso não, só vive aí"