Mais algumas informações para completar o video: Os uchinanchus (okinawanos) são reconhecidos, juntamente com os Ainus, as duas únicas tribos indígenas do Japão, tendo sua lingua (uchinaguchi) , folclore (shisá) , costumes (obon, equivalente ao finados do Brasil), vestimentas ( hanagasá), músicas (Tinsagu no Hana), Eisá (Taiko de okinawa), Kobudô (karate de okinawa) e o Odori (Dança). As mulheres de Okinawa, faziam uma tatuagem na mão esquerda, porque haviam muitos mercadores chineses na terra e para nao serem confundidos com as japonesas, essa marca demonstrava isso. As danças eram feitas todas por homem inicialmente, para que os estrangeiros não se interessassem e quisessem levar alguma. O Kobudô, nasceu de uma necessidade dos uchinanchus de se defenderem, por isso entre os instrumentos de batalha está casco de tartaruga, bendala, bastão, remo entre muitos outros. E até mesmo aqui no Brasil, muitos descendentes sofreram preconceito por parte dos japoneses, tanto que em muitas cidade existem associações de Okinawa. Minha avó era de Naha (capital de okinawa) e se quiser saber mais detalhes, pode entrar com em contato com o SeinenKai (Grupo de jovens) de Okinawa de SP, Vila carrão, Santo André, Vila alpina, que existe bastante adeptos. (:
Aqui em Tupã Oeste paulista também tem associação de Okinawa Mais aqui tinha temíveis os jindoo renmei os guerreiros tokotay me desculpe se a pronuncia se não Estiver correta. Era grupo radical japonês Que depois da rendição do Imperador japonês na 2 Guerra Mundial executava todo O japonês da colônia que admitisse ou concordasse com essa notícia apesar de verdadeira e tinham em outras cidades dessa região do Estado SP que atacavam também . Se quiser se informar melhor tem O livro Os Coracões Sujos esse escritor que me fugiu o nome agora na época foi extinto programa do Jô e tem um filme Desse livro com atores Brasileiros e Japoneses
que demais cara, valeu! Ow, se vc vir essa mensagem, eu queria saber contigo se tem algum livro que conte mais profundamente sobre a historia de Okinawa ou se tu poderia me ajudar de alguma forma com informações necessárias... Estou coletando referencias bibliograficas pra fazer um trabalho aprofundado sobre a historia do karate! Infelizmente moro longe de SP mas agradeceria muuito a tua ajuda!
@@yanillgner5456 sei que faz muito tempo dez de que vc comentou , mas queria saber se quando este livro ficar pronto se não estiver já quanto custaria , também curto muito karatê e Okinawa me avisa, se puder privado
Sou sansei de okinawano, então meu avô, e seus pais, tiveram que fugir pra cá na época da guerra... Me senti representado por ter o local específico da minha descendência falado aqui! Mt obrigado!! ❤️❤️
Eu sou descendente de Okinawa, por parte de mãe. Minha mãe diz que quando era criança e seus avós eram vivos ela só sabia falar a língua de Okinawa. Ela só aprendeu português quando começou a ir pra escola, e depois que seus avós morrerem a família parou de falar a língua nativa de lá. Hoje ela não fala mais nada, infelizmente
Estudando para o Enem 2020 ? então é muito importante que você esteja por dentro das principais atualidades que podem se relacionar com as questões históricas que caem na prova! nesse sentido eu criei esse canal do UA-cam: Professor Edu, ( ua-cam.com/channels/IfA5D_gx0lhVr9Z8oxymzQ.html?view_as=subscriber ) para te ajudar a estudar história e demais humanidades, o auxiliando a alcançar o seu objetivo! sou historiador, e estou gravando vídeo aulas gratuitas! me siga agora e venha participar de debates, aulas, mini cursos e discussões acerca dos principais assuntos de historia e humanidades que caem no Enem! obtenha ainda como bônus extra uma maior bagagem intelectual que poderá ser utilizada na sua redação para atingir aqueles 1000 pontos!
Meus avôs e avós vieram para o Brasil fugindo da guerra de Okinawa. Eu confesso que nunca fui atrás da história das guerras de Okinawa e fiquei emocionado vendo esse episódio do Nerdologia. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho
Felipe, o vídeo me fez lembrar que outra herança cultural que o mundo tem de Okinawa é a arte marcial do Karatê, que muitos erroneamente apontam como um estilo japonês. Acontece que como a língua e tradição de Okinawa, o ensino de artes marciais ficou proibido nas ilhas e muitos mestres praticavam em segredo. Os estilos nativos do Japão como o Jujutsu, o Judô, o Aikidô e o Sumô possuem mais ênfase em projeções, alavancas, quedas, imobilizações e estrangulamentos do que socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, golpes de mão aberta e voadoras como usados no Karatê que tinha forte influência dos estilos da China como o Shaolin e o boxe chinês. Só na década de 1920 quando Ginchin Funakoshi fez uma demonstração de seu estilo nas ilhas principais é que a arte passou a ter algum reconhecimento entre os japoneses. E por falar em Karatê e cultura pop, o personagem de Pat Morita na trilogia Karatê Kid, Keisuke Miyagi é uma homenagem a um mestre de Karatê de Okinawa chamado Chojun Miyagi, fundador do estilo Goju-ryu. Abraços!
Obrigado por esse episódio, minha familia é de Okinawa e minha avó conta até hoje sobre como foi o tempo da guerra, inclusive tenho parentes que morreram nessa época. Realmente o espírito Okinawano é forte em todo lugar do mundo e, morando no Japão, eu sinto muito orgulho de minhas raizes, ja visitei vários lugares históricos de la. Se serve como errata, o instrumento que você esta segurando no começo é um shamisen, utilizado no Japão, e não um sanshin, originado em Okinawa e as pronuncias ''abrasileiradas'' que não interferem em nada! Parabens pelo episodio!
Sendo umas das últimas gerações que ainda compreende o dialeto de Okinawa, esse vídeo é excelente! Moro aqui no Japão , Hiroshima. Eu falo japonês e entendo o dialeto de Okinawa mas nunca disse para os japoneses que entendo a língua de Okinawa. Não temos nenhum tipo de preconceito hoje em dia mas evito falar que eu sei o “utchinaguchi” que é o okinawes. Hoje poucos jovens se interessam em aprender o dialeto de Okinawa. Triste...mas é a realidade do Japão😔. Adorei esse vídeo e muito sucesso 👏🏻👏🏻👏🏻. Obrigado 🙏.
Eu também falo ainda pois minha mãe ainda é viva e entende pouco português. Vamos conversar qualquer dia para falarmos um pouco da história. Meu pai estava lá na época da batalha, ele tinha 8 anos e muitos parentes morreram.
Se não me engano, os EUA nunca teve nada contra o Bolívar. Ele era da mesma época da doutrina Monroe, então imagino que gostassem dele. Associar o Bolívar com um sentimento anti-EUA é coisa que o Hugo Chávez inventou.
@@osarakaki7404 Arakaki? Não conheço, vou pesquisar. Meu sobrenome é Noborikawa, a leitura do kanji varia de acordo com a região, por isso também dá pra ler como Togawa.
Excelente!! Como paulista descendente de okinawanos que atualmente mora no Japão, estava pra pedir um nerdologia sobre Okinawa esses dias mesmo! Só uma coisinha... o instrumento que aparece no começo é um shamisen, que tem origem na ilha principal do Japão. O sanshin de Okinawa é parecido, mas é menor e originalmente feito com pele de cobra entre outras diferenças
Maravilhoso. Só faltou falar da filosofia IKIGAI (Razão para viver) que é um dos motivos da longevidade dessa ilha. Obrigado por mais este incrível conteúdo.
Moro em Okinawa e estou estudando sobre este assunto para levar meus clientes para conhecer o memorial da paz, seu vídeo é fantástico! Muito obrigada!!
@@osarakaki7404 De boas, na pressa nem corretor salva 😂 Se eu achar qualquer site bom que ensine a lingua original, mesmo que só um pouco, eu coloco aqui nos comentários.
Poderia ter citado Campo Grande, Mato Grosso do Sul, como outra parcela considerável de descendentes de Okinawa. Na década de 20, muitas famílias aportaram na atual capital, que crescia como cidade importante do (à época, Mato Grosso) e que prometia um futuro promissor aos recém-chegados. Parte do preconceito do povo japonês em relação aos okinawanos se devia ao tom de pele mais escuro, algo que é notável ainda hoje em Campo Grande, ainda mais depois de um século de miscigenação com as demais etnias. Por outro lado, em algumas famílias mais tradicionalistas, é preferível o relacionamento com descendentes "puros", ou seja, mesmo os okinawanos, que sofreram preconceito no Japão, praticam em alguma medida o mesmo. Não é uma crítica, é uma observação. Há uma forte cultura dos costumes tanto de Okinawa quanto do Japão em si, aqui na cidade, com festivais como o Bon Odori, com grupos de música e dança típicos, bem como pratos como o sobá, que é refeição comum no Japão mas que tem sua própria versão okinawana e consequentemente, uma versão muito próxima da original mas adaptada ao gosto do brasileiro. Segue o link da Associação Okinawa de Campo Grande MS, para apreciação: www.okinawacgms.com.br/ Não sou descendente, mas fui casado com uma. Estou à disposição para qualquer dúvida ou pergunta. Abraços, Filipe!
A associação Okinawa de Campo Grande tem o seinenkai (grupo de jovens) eles estão sempre por lá, temos também o Instagram @seinenkai.campogrande qualquer dúvida é só perguntar na dm ✌🏼
O prédio da Associação Okinawa de Campo Grande foi construído com apoio financeiro do governo de Okinawa. Aqui consumimos muito o Sobá cuja receita vem de lá...
@@petitnicollas, depende. O Sobá a moda de Okinawa não é tão popular, mas o Yakisoba(Yaki soba = sobá frito) é muito popular em São Paulo. E o jeito que preparamos é muito diferente do preparo japonês.
Sou aficionado pela segunda grande guerra e por isso já li dezenas e talvez algumas centenas de livros sobre vários temas desta guerra. Achei a sua narrativa simplesmente primorosa e muito precisa! Há pouco tempo que descobri este canal e me tornei um grande fã.
O Japão saltou de um cultura feudal para uma das culturas mais avançadas (em muitos aspectos) em poucas décadas, acho isso impressionante. Eles têm demonstrado ao mundo uma grande capacidade de aprender com os próprios erros.
@@Tazaki mas cara teve a época do Japão da restauração meiji que n teve nada a ver com os estados unidos, depois de algumas décadas ja era uma potencia regional
Exatamente! Tento corrigir a anos alguns praticantes de que este sistema de combate NÃO É JAPONÊS e tem pouco a ver com os estilos do Japão como o Judô e o Aikidô. O Felipe podia ainda citar o personagem de Pat Morita, o lutador okinawano Keisuke Miyaghi como uma homenagem ao mestre Chojun Miyaghi, fundador do estilo Gojuryu de Karatê.
Poderia contar também a história da anexação de Hokkaido pelo Japão após a restauração Meiji, e a sua possível estratégia soviética de invadir o território japonês durante a 2ª Guerra.
Sou descendente de Uchinanchu e atualmente eu moro sozinha aqui em Okinawa para estudar a minha cultura. Eu amo poder ser descendente de Uchinanchu. ❤ Tem várias histórias e muita coisa que quase ninguém sabe. Quando alguém vai atrás descobre o quanto é incrível.
A gente as vezes esquece pois vê muita coisa fofinha vindo do Japão, animes etc, mas o Japão foi tão monstro quantos os nazistas na segunda guerra. Faz um nerdologia sobre a Unidade 731 em Harbin e sobre Machuguo
os animes e mangas (junto com alguns otakus burros) criaram uma visão muito romantizada e utopizada do Japão. N só apagando as atrocidades q ele cometeu no passado, mas colocando o Japão atual como uma sociedade perfeita, sem segregação, sem pobreza, sem nada
Não culpe o Japão por isso por uma ótica limitada dessa época em comparação com aquela do início do século XX. Naquela época houve uma militarização do governo, o qual não contou com participação de "votação popular". Em resumo uma "elite dominante" queria enriquecer através da guerra e ferrando "todo o povo japonês" quem era contra isso era preso e acusado de traidor do estado. Um mangá que fala bem dessa época é um chamado Os Pés Descalços. O povo japonês não queria essa guerra contra a China ou EUA. A culpa da guerra foi dessa elite dominante.
Outro tema interessante é a batalha de Iwo Jima. Conheci pelos filmes "A conquista da honra" e " Cartas de Iwo Jima". Poderiam falar da polêmica da famosa foto da bandeira americana sendo hasteada na Ilha e como usaram como propaganda de guerra. Ou mesmo como os japoneses resistiram tanto tempo pela estratégia dos túneis. Adoro os vídeos do canal, super didática e muito informativos.
Bom vídeo. Acho que faltou citar Campo Grande e o Sobá, trazido à capital de MS pelos okinawianos - e que hoje é patrimônio cultural da cidade, sendo, inclusive, retratado na tevê japonesa.
Lembrar que o Brasil tem uma mistura tão linda de culturas desperta em mim um sentimento tão bom e ao mesmo tempo uma tristeza pela situação atual e beligerância de alguns governantes contra imigrantes.
por incrivel que pareça, toda nação com uma mistura de povos e culturas são mais suscetíveis a ideologias neonazistas doq nações com apenas um ou dois povos é um fenomeno social bizarro
Nunca tinha pesquisado, mesmo que rasamente, sobre a cultura política e de ideias do Japão e o do Imperio. Esse vídeo serviu de auxílio para entender um pouco o rumo da série The Man in High Castle. Tirou totalmente a ideia que eu tinha do Japão, provida dos animes e jogos.
Os ataques kamikaze começaram a se intensificar quando os aliados passaram a usar bombas incendiárias com NAPALM contra cidades japonesas como Tóquio, Osaka, Kobe. Somente um bombardeio em Tóquio as tripulações dos bombeiros podiam ver as chamas a 250 Km de distância depois do lançamento. Esse bombardeiro foi o mais mortífero da guerra matando mais 200 mil pessoas.
Eu sempre fico admirado pela incrível força de vontade e determinação dos japoneses: eles plantavam arroz na montanha e hoje são uma das maiores potências econômicas, tecnológicas e científicas do planeta
Faz um nerdologia sobre a quinta coluna evento histórico "oculto" do Brasil ocorrido em 1942-1950 eu acho Era a época de guerra e praticamente todos imigrantes alemães sofriam e eram espionados e tais quem não soubesse fala portuques como crianças e idosos eram preso e levado ha um "hospício" (que era mais parecido com um campo de concentração)
Pra quem se interessar: na região do Vale do Ribeira em SP tem muita dessa cultura pela imigração. Um dos exemplos é o Sobá, que geralmente é preparado até na época de quermesse/festa junina, uma comida típica da ilha que praticamente é desconhecida pra gente de fora do Vale, mas pra mim (e pra muitos) é muito melhor que qualquer comida japonesa, até tekami.
Morei 13 anos no Japão, mas não tive a oportunidade de visitar Okinawa. Queria ter ido no aquário que tem lá que é um dos maiores do mundo. Na TV via muitos protestos contra as bases americanas. Outra coisa que notei é que durante o verão tem muitos tufões.
Brasil é um lugar foda, tem tanta cultura que no resto do mundo morreu e aqui encontrou uma nova casa, um país que só agrega culturalmente pena que não é assim em outras areas, se nao me engano o Polaco tbm tá morto lá na europa mas continua vivo aqui no Brasil em algumas comunidades de imigrantes
sou neto de okinawano, meu avo não falava um pingo de japonês e sim Uchinaaguchi, que hoje e uma língua quase extinta , porem existem remanescentes da língua aqui em São Paulo, principalmente no bairro da VILA CARRÂO, zona leste.
já não aguentava mais a musica de abertura anterior, e ela ficava na cabeça haha era horrível isso, essa ficou legal. mas acima de tudo obrigado pelo conteúdo.
2:42 sobre os alunos serem humilhados e forçados a usar uma placa pendurada no pescoço, parece muito as faculdades públicas atuais do Brasil, onde se vc tem um pensamento diferente dos professores e alunos militantes, vc é humilhado e rotulado, como se fosse essa placa pendurada no pescoço.
um Nerdologia somente sobre anarquismo seria daora tem q acabar com a visão de anarquia é caótica, violenta e desorganizada e q as pessoas precisam se submeter a outras, como escravas, para viver em "paz"
www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/sociedade/saude/prefeito-de-wuhan-admite-ter-omitido-informacoes-sobre-coronavirus-oferece-renuncia-24213420%3fversao=amp A todos que fingem ignorância....
Mais algumas informações para completar o video: Os uchinanchus (okinawanos) são reconhecidos, juntamente com os Ainus, as duas únicas tribos indígenas do Japão, tendo sua lingua (uchinaguchi) , folclore (shisá) , costumes (obon, equivalente ao finados do Brasil), vestimentas ( hanagasá), músicas (Tinsagu no Hana), Eisá (Taiko de okinawa), Kobudô (karate de okinawa) e o Odori (Dança). As mulheres de Okinawa, faziam uma tatuagem na mão esquerda, porque haviam muitos mercadores chineses na terra e para nao serem confundidos com as japonesas, essa marca demonstrava isso. As danças eram feitas todas por homem inicialmente, para que os estrangeiros não se interessassem e quisessem levar alguma. O Kobudô, nasceu de uma necessidade dos uchinanchus de se defenderem, por isso entre os instrumentos de batalha está casco de tartaruga, bendala, bastão, remo entre muitos outros. E até mesmo aqui no Brasil, muitos descendentes sofreram preconceito por parte dos japoneses, tanto que em muitas cidade existem associações de Okinawa. Minha avó era de Naha (capital de okinawa) e se quiser saber mais detalhes, pode entrar com em contato com o SeinenKai (Grupo de jovens) de Okinawa de SP, Vila carrão, Santo André, Vila alpina, que existe bastante adeptos. (:
Usui do Samurai X
Aqui em Tupã Oeste paulista também tem associação de Okinawa
Mais aqui tinha temíveis os jindoo renmei os guerreiros tokotay me desculpe se a pronuncia se não
Estiver correta. Era grupo radical japonês
Que depois da rendição do Imperador japonês na 2 Guerra Mundial executava todo
O japonês da colônia que admitisse ou concordasse com essa notícia apesar de verdadeira e tinham em outras cidades dessa região do Estado SP que atacavam também .
Se quiser se informar melhor tem
O livro Os Coracões Sujos esse escritor que me fugiu o nome agora na época foi extinto programa do Jô e tem um filme
Desse livro com atores Brasileiros e Japoneses
que demais cara, valeu! Ow, se vc vir essa mensagem, eu queria saber contigo se tem algum livro que conte mais profundamente sobre a historia de Okinawa ou se tu poderia me ajudar de alguma forma com informações necessárias... Estou coletando referencias bibliograficas pra fazer um trabalho aprofundado sobre a historia do karate! Infelizmente moro longe de SP mas agradeceria muuito a tua ajuda!
@@yanillgner5456 sei que faz muito tempo dez de que vc comentou , mas queria saber se quando este livro ficar pronto se não estiver já quanto custaria , também curto muito karatê e Okinawa me avisa, se puder privado
Sou do Carrão e frequentava muita a Associação Okinawa na Vila Manchester, ainda compareço nas festas de Hanabi .
Meu avô veio de okinawa pro Brasil com 1 ano, mas eu n conhecia a história de la, mto foda
Tenho tias com familia japonesas de Okinawa, as histórias da imigração eram incríveis
Bom motivo pra buscar saber dessa história tão rica
Também não conhecia a história pessoal dos meus bisavós. Só conhecia um pouco da história da ilha.
A maior parte dos japoneses que imigraram para Brasil, eram originários de Okinawa
@Massaro Sunoki Uehara kk
Obrigado pelo vídeo.
Meus avós vieram de Okinawa, é muito bom conhecer a história desse local que tenho tanto orgulho!!
Sou sansei de okinawano, então meu avô, e seus pais, tiveram que fugir pra cá na época da guerra...
Me senti representado por ter o local específico da minha descendência falado aqui! Mt obrigado!! ❤️❤️
Eu sou descendente de Okinawa, por parte de mãe. Minha mãe diz que quando era criança e seus avós eram vivos ela só sabia falar a língua de Okinawa. Ela só aprendeu português quando começou a ir pra escola, e depois que seus avós morrerem a família parou de falar a língua nativa de lá. Hoje ela não fala mais nada, infelizmente
Sobre esse assunto, recomendo a minissérie The Pacific da HBO !
Slc... massa demais the pacific
Estudando para o Enem 2020 ? então é muito importante que você esteja por dentro das principais atualidades que podem se relacionar com as questões históricas que caem na prova! nesse sentido eu criei esse canal do UA-cam: Professor Edu, ( ua-cam.com/channels/IfA5D_gx0lhVr9Z8oxymzQ.html?view_as=subscriber ) para te ajudar a estudar história e demais humanidades, o auxiliando a alcançar o seu objetivo! sou historiador, e estou gravando vídeo aulas gratuitas! me siga agora e venha participar de debates, aulas, mini cursos e discussões acerca dos principais assuntos de historia e humanidades que caem no Enem! obtenha ainda como bônus extra uma maior bagagem intelectual que poderá ser utilizada na sua redação para atingir aqueles 1000 pontos!
Filme: Até O Último Homem
Meus avôs e avós vieram para o Brasil fugindo da guerra de Okinawa. Eu confesso que nunca fui atrás da história das guerras de Okinawa e fiquei emocionado vendo esse episódio do Nerdologia. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho
Felipe, o vídeo me fez lembrar que outra herança cultural que o mundo tem de Okinawa é a arte marcial do Karatê, que muitos erroneamente apontam como um estilo japonês. Acontece que como a língua e tradição de Okinawa, o ensino de artes marciais ficou proibido nas ilhas e muitos mestres praticavam em segredo. Os estilos nativos do Japão como o Jujutsu, o Judô, o Aikidô e o Sumô possuem mais ênfase em projeções, alavancas, quedas, imobilizações e estrangulamentos do que socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, golpes de mão aberta e voadoras como usados no Karatê que tinha forte influência dos estilos da China como o Shaolin e o boxe chinês. Só na década de 1920 quando Ginchin Funakoshi fez uma demonstração de seu estilo nas ilhas principais é que a arte passou a ter algum reconhecimento entre os japoneses. E por falar em Karatê e cultura pop, o personagem de Pat Morita na trilogia Karatê Kid, Keisuke Miyagi é uma homenagem a um mestre de Karatê de Okinawa chamado Chojun Miyagi, fundador do estilo Goju-ryu. Abraços!
Obrigado por esse episódio, minha familia é de Okinawa e minha avó conta até hoje sobre como foi o tempo da guerra, inclusive tenho parentes que morreram nessa época.
Realmente o espírito Okinawano é forte em todo lugar do mundo e, morando no Japão, eu sinto muito orgulho de minhas raizes, ja visitei vários lugares históricos de la.
Se serve como errata, o instrumento que você esta segurando no começo é um shamisen, utilizado no Japão, e não um sanshin, originado em Okinawa e as pronuncias ''abrasileiradas'' que não interferem em nada!
Parabens pelo episodio!
Sendo umas das últimas gerações que ainda compreende o dialeto de Okinawa, esse vídeo é excelente! Moro aqui no Japão , Hiroshima. Eu falo japonês e entendo o dialeto de Okinawa mas nunca disse para os japoneses que entendo a língua de Okinawa.
Não temos nenhum tipo de preconceito hoje em dia mas evito falar que eu sei o “utchinaguchi” que é o okinawes. Hoje poucos jovens se interessam em aprender o dialeto de Okinawa. Triste...mas é a realidade do Japão😔. Adorei esse vídeo e muito sucesso 👏🏻👏🏻👏🏻. Obrigado 🙏.
Eu também falo ainda pois minha mãe ainda é viva e entende pouco português.
Vamos conversar qualquer dia para falarmos um pouco da história.
Meu pai estava lá na época da batalha, ele tinha 8 anos e muitos parentes morreram.
A outra música do nedologia era legal
Tbm prefiro a outra
Era mais "marcante"
Eu também prefiro a outra
Vdd
Sem dúvida!!
6:20 Curioso o nome do último general Estadunidense morto em guerra ser Simon Bolívar
Pensei a mesma coisa hahaha
Thiago Almenara estranho né
Se não me engano, os EUA nunca teve nada contra o Bolívar. Ele era da mesma época da doutrina Monroe, então imagino que gostassem dele. Associar o Bolívar com um sentimento anti-EUA é coisa que o Hugo Chávez inventou.
Quem o nomeou admirava o personagem
Mateus Bertolaccini personagem não pessoa seu vagabundo.
Muitos até acham que a invasão da Normandia foi a maior invasão anfíbia da história,mas a invasão de Okinawa contou com uma divisão a mais.
Okinawa sofreu muito nas mãos de todos na Guerra, sofreram pelos japoneses e sofreram pelos aliados.
É, até que precisaram aceitar uma base americana dentro do território deles e ser anexado definitivamente como território japonês.
@@anastinco eles ainda sofrem preconceito, é menos mas ainda ocorre dos japoneses da ilha central insultar os okinawanos
@@osarakaki7404 eu sei, sou descendente de okinawano. Antes de estourar a guerra mundial meus avós vieram pro Brasil temendo pelo pior.
@@anastinco assim como a minha família, seu de uma das famílias Arakaki aqui no Brasil
@@osarakaki7404 Arakaki? Não conheço, vou pesquisar. Meu sobrenome é Noborikawa, a leitura do kanji varia de acordo com a região, por isso também dá pra ler como Togawa.
Parabéns pelo trabalho! Muito importante a nossa história, dos okinawanos no Brasil
Excelente!! Como paulista descendente de okinawanos que atualmente mora no Japão, estava pra pedir um nerdologia sobre Okinawa esses dias mesmo!
Só uma coisinha... o instrumento que aparece no começo é um shamisen, que tem origem na ilha principal do Japão. O sanshin de Okinawa é parecido, mas é menor e originalmente feito com pele de cobra entre outras diferenças
Maravilhoso. Só faltou falar da filosofia IKIGAI (Razão para viver) que é um dos motivos da longevidade dessa ilha. Obrigado por mais este incrível conteúdo.
Moro em Okinawa e estou estudando sobre este assunto para levar meus clientes para conhecer o memorial da paz, seu vídeo é fantástico! Muito obrigada!!
Q sonho
O uchinaguchi (língua de Okinawa) quase morreu mas felizmente resistiu o tempo e as imposições ditatoriais
はいさい
Mas estão recuperando o idioma, tem poucos lugares aqui em São Paulo que ensinam
Uchinaguchi*
@@anastinco obrigado acabei digitando errado
@@osarakaki7404 De boas, na pressa nem corretor salva 😂
Se eu achar qualquer site bom que ensine a lingua original, mesmo que só um pouco, eu coloco aqui nos comentários.
Poderia ter citado Campo Grande, Mato Grosso do Sul, como outra parcela considerável de descendentes de Okinawa. Na década de 20, muitas famílias aportaram na atual capital, que crescia como cidade importante do (à época, Mato Grosso) e que prometia um futuro promissor aos recém-chegados.
Parte do preconceito do povo japonês em relação aos okinawanos se devia ao tom de pele mais escuro, algo que é notável ainda hoje em Campo Grande, ainda mais depois de um século de miscigenação com as demais etnias. Por outro lado, em algumas famílias mais tradicionalistas, é preferível o relacionamento com descendentes "puros", ou seja, mesmo os okinawanos, que sofreram preconceito no Japão, praticam em alguma medida o mesmo. Não é uma crítica, é uma observação.
Há uma forte cultura dos costumes tanto de Okinawa quanto do Japão em si, aqui na cidade, com festivais como o Bon Odori, com grupos de música e dança típicos, bem como pratos como o sobá, que é refeição comum no Japão mas que tem sua própria versão okinawana e consequentemente, uma versão muito próxima da original mas adaptada ao gosto do brasileiro.
Segue o link da Associação Okinawa de Campo Grande MS, para apreciação:
www.okinawacgms.com.br/
Não sou descendente, mas fui casado com uma. Estou à disposição para qualquer dúvida ou pergunta. Abraços, Filipe!
QUE TIPO DE ARMAMENTO O EXÉRCITO DO REINO DE RYUKYU USAVA ? ERAM ARMAS SEMELHANTES ÀS CHINESAS DA MESMA ÉPOCA.
@@joaomanoel3197 en.m.wikipedia.org/wiki/Military_of_the_Ryukyu_Kingdom ta em ingles mas tradutor quebra um galho.
A associação Okinawa de Campo Grande tem o seinenkai (grupo de jovens) eles estão sempre por lá, temos também o Instagram @seinenkai.campogrande qualquer dúvida é só perguntar na dm ✌🏼
@@isa9194 valeu
Shuri Castle, Okinawa, 1945
Quem lembrou de CoD WAW, a maquina de escrever com letras verdes
"Miller,we're going home."
@@JoaoPedro-nu9bp q sdd do meu play2
覚えています。 Xbox 360にある良いミッション
Sensacional! "When we take Shuri Castle, we go home. All of us"
BANZAAAAIII!!!!
Amo Japão, amo Okinawa, deveriam ter falado do karatê, algo bem particular da Ilha. Ou um episódio somente sobre Karatê, please!!!!!
Filipe, por gentileza, faça um nerdologia sobre Alfred de Wessex e sua influência na unificação da Inglaterra
O prédio da Associação Okinawa de Campo Grande foi construído com apoio financeiro do governo de Okinawa. Aqui consumimos muito o Sobá cuja receita vem de lá...
Sobá é bom demais. Estranho que não é uma comida tão famosa.
@@petitnicollas o que e isso?
@@MatheusSilva-fb3zd Uma comida. É tipo um macarrão com uma sopa, carne e cebolinha. É bem comum em Campo Grande.
@@petitnicollas, depende. O Sobá a moda de Okinawa não é tão popular, mas o Yakisoba(Yaki soba = sobá frito) é muito popular em São Paulo. E o jeito que preparamos é muito diferente do preparo japonês.
guilherme... pertinente hein. ajudou no trabalho!!! obrigado pela ajuda meu craque!!!
Fala sobres as colonias no Brasil, ja q tocou no assunto 😍
Já ia pedir, principalmente sobre a história indígena desse período
Boa ideia esse assunto é interessante
Sou aficionado pela segunda grande guerra e por isso já li dezenas e talvez algumas centenas de livros sobre vários temas desta guerra. Achei a sua narrativa simplesmente primorosa e muito precisa! Há pouco tempo que descobri este canal e me tornei um grande fã.
O Japão saltou de um cultura feudal para uma das culturas mais avançadas (em muitos aspectos) em poucas décadas, acho isso impressionante. Eles têm demonstrado ao mundo uma grande capacidade de aprender com os próprios erros.
pois é mas o único problema se dá as questões sociais de lá e o fato do governo não ter se desculpado oficialmente até hoje
É um discurso que vai um pouco longe da realidade. Japonês só aprende com os erros quando convém
@@rafaeldasilva3934 normal,afinal são apenas humanos
Com a grana injeta pelos pelos EUA após a segunda guerra teria que estar avançado mesmo.
@@Tazaki mas cara teve a época do Japão da restauração meiji que n teve nada a ver com os estados unidos, depois de algumas décadas ja era uma potencia regional
OKINAWA TAMBÉM É O BERÇO DO KARATÊ!!
Exatamente! Tento corrigir a anos alguns praticantes de que este sistema de combate NÃO É JAPONÊS e tem pouco a ver com os estilos do Japão como o Judô e o Aikidô. O Felipe podia ainda citar o personagem de Pat Morita, o lutador okinawano Keisuke Miyaghi como uma homenagem ao mestre Chojun Miyaghi, fundador do estilo Gojuryu de Karatê.
@@flavioferreira4978 verdade! E muitos katas, de vários estilos de karatê, têm forte inspiração nas artes marciais chinesas
Legal fera
Exatamente, terra onde nasceu o Sr Miyagi.🥋
Então tecnicamente o Karatê não é japonês, mas Okinawano !?
Poderia contar também a história da anexação de Hokkaido pelo Japão após a restauração Meiji, e a sua possível estratégia soviética de invadir o território japonês durante a 2ª Guerra.
Sugestão, história de Hokkaido (ilha norte do Japão)
História da minha família. Por aqui preservamos muitas tradições de Okinawa
Sou descendente de Uchinanchu e atualmente eu moro sozinha aqui em Okinawa para estudar a minha cultura. Eu amo poder ser descendente de Uchinanchu. ❤
Tem várias histórias e muita coisa que quase ninguém sabe. Quando alguém vai atrás descobre o quanto é incrível.
Podia ter uma série do nerdologia sobre alguns clubes de futebol..... Eu iria achar muito massa
A gente as vezes esquece pois vê muita coisa fofinha vindo do Japão, animes etc, mas o Japão foi tão monstro quantos os nazistas na segunda guerra. Faz um nerdologia sobre a Unidade 731 em Harbin e sobre Machuguo
"o Japão foi tão monstro quantos os nazistas na segunda guerra" - talvez até pior. A Unidade 731 é a prova disso.
@@caiocesardamascenodasilva3628 E o massacre de Nanjing também! Um nerdologia sobre os crimes de guerras japoneses seria muito informativo.
os animes e mangas (junto com alguns otakus burros) criaram uma visão muito romantizada e utopizada do Japão. N só apagando as atrocidades q ele cometeu no passado, mas colocando o Japão atual como uma sociedade perfeita, sem segregação, sem pobreza, sem nada
Não culpe o Japão por isso por uma ótica limitada dessa época em comparação com aquela do início do século XX.
Naquela época houve uma militarização do governo, o qual não contou com participação de "votação popular". Em resumo uma "elite dominante" queria enriquecer através da guerra e ferrando "todo o povo japonês" quem era contra isso era preso e acusado de traidor do estado.
Um mangá que fala bem dessa época é um chamado Os Pés Descalços. O povo japonês não queria essa guerra contra a China ou EUA. A culpa da guerra foi dessa elite dominante.
O nazista foi tão monstro quanto os Estados Unidos sempre foram e continuam sendo.
Adorei....Morei em Okinawa por dois anos e morei em base militar, muito interessante
Q foda ver o Nerdologia falando sobre Okinawa 🥰 minha família (tanto por parte de pai quanto de mãe) são de lá...
Outro tema interessante é a batalha de Iwo Jima. Conheci pelos filmes "A conquista da honra" e " Cartas de Iwo Jima". Poderiam falar da polêmica da famosa foto da bandeira americana sendo hasteada na Ilha e como usaram como propaganda de guerra. Ou mesmo como os japoneses resistiram tanto tempo pela estratégia dos túneis.
Adoro os vídeos do canal, super didática e muito informativos.
Bom vídeo. Acho que faltou citar Campo Grande e o Sobá, trazido à capital de MS pelos okinawianos - e que hoje é patrimônio cultural da cidade, sendo, inclusive, retratado na tevê japonesa.
Lembrar que o Brasil tem uma mistura tão linda de culturas desperta em mim um sentimento tão bom e ao mesmo tempo uma tristeza pela situação atual e beligerância de alguns governantes contra imigrantes.
por incrivel que pareça, toda nação com uma mistura de povos e culturas são mais suscetíveis a ideologias neonazistas doq nações com apenas um ou dois povos
é um fenomeno social bizarro
Obrigado pelo vídeo, minhas duas famílias são de Okinawa e sempre incentivaram a manter a cultura viva,!
Ora ora, quem eu achei aqui, kkk
A família da minha esposa são de Okinawa. E vou conhecer a ilha esse mês 😀
E durante a quarentena esse canal faz tudo, p o estudante de história a ficar mais sensatez, obrigada 💛
Orgulho de ser descendente de okinawa , q meus antepassados defenderam essa terra com a vida.
Uma pequena informação, a língua antiga tradicional é o uchinaaguchi e a etinia é conhecida como uchinanchu
Sinto cheiro de Nerdologia fresquinho
Nunca tinha pesquisado, mesmo que rasamente, sobre a cultura política e de ideias do Japão e o do Imperio. Esse vídeo serviu de auxílio para entender um pouco o rumo da série The Man in High Castle. Tirou totalmente a ideia que eu tinha do Japão, provida dos animes e jogos.
Seria legal vcs fazerem um nerdologia sobre o *Vírus Blacklight de Prototype*
Muito obrigado! Meus bisavós vieram de lá. família Uehara
AHH ESSA ABERTURA ME DA AGONIA
Os ataques kamikaze começaram a se intensificar quando os aliados passaram a usar bombas incendiárias com NAPALM contra cidades japonesas como Tóquio, Osaka, Kobe. Somente um bombardeio em Tóquio as tripulações dos bombeiros podiam ver as chamas a 250 Km de distância depois do lançamento. Esse bombardeiro foi o mais mortífero da guerra matando mais 200 mil pessoas.
Bem mais fluido este nerdologia de história Felipe!!! Continue está linha!
Parabéns sou seu fã!
Parabéns pelos vídeos! Importante saber que iniciativas como essa motivam nossos estudantes a se interessarem por História
Belle epoque na amazônia e ciclos da borracha
Putz ciclo da borracha na amazônia é pesado
Seria mt daora msm. Acho a é um assunto pouco falado, principalmente aq em São Paulo
Faz um vídeo sobre a Marinha japonesa, no estilo do da marinha americana, e fala sobre o Yamato e seu navio irmão, o musachi
O mais legal é o cachorro latindo no fundo kkkk
Incrível como sempre ♡
Nerdologia você pode fazer um video falando sobre a idade das trevas ?
Eu sempre fico admirado pela incrível força de vontade e determinação dos japoneses: eles plantavam arroz na montanha e hoje são uma das maiores potências econômicas, tecnológicas e científicas do planeta
Faz um nerdologia sobre a quinta coluna evento histórico "oculto" do Brasil ocorrido em 1942-1950 eu acho
Era a época de guerra e praticamente todos imigrantes alemães sofriam e eram espionados e tais quem não soubesse fala portuques como crianças e idosos eram preso e levado ha um "hospício" (que era mais parecido com um campo de concentração)
Amei esse canal
Pra quem se interessar: na região do Vale do Ribeira em SP tem muita dessa cultura pela imigração. Um dos exemplos é o Sobá, que geralmente é preparado até na época de quermesse/festa junina, uma comida típica da ilha que praticamente é desconhecida pra gente de fora do Vale, mas pra mim (e pra muitos) é muito melhor que qualquer comida japonesa, até tekami.
Pra quem quer saber mais, assista ao filme Ate O Ultimo Homem. Lindo demais
Muito interessante❤
Morei 13 anos no Japão, mas não tive a oportunidade de visitar Okinawa. Queria ter ido no aquário que tem lá que é um dos maiores do mundo. Na TV via muitos protestos contra as bases americanas. Outra coisa que notei é que durante o verão tem muitos tufões.
Brasil é um lugar foda, tem tanta cultura que no resto do mundo morreu e aqui encontrou uma nova casa, um país que só agrega culturalmente pena que não é assim em outras areas, se nao me engano o Polaco tbm tá morto lá na europa mas continua vivo aqui no Brasil em algumas comunidades de imigrantes
NERDOLOGIA É TOP !
Faz um vídeo sobre o Oda Nobunaga
Vocês pretendem fazer algum Nerdologia sobre Alexandre, o Grande ?
A música de abertura ficou top!!!
Faltou você comentar do filme "Até o último homem". No qual o enredo do filme se passa na batalha de Okinawa. Um excelente filme por sinal.
excelente
sou neto de okinawano, meu avo não falava um pingo de japonês e sim Uchinaaguchi, que hoje e uma língua quase extinta , porem existem remanescentes da língua aqui em São Paulo, principalmente no bairro da VILA CARRÂO, zona leste.
De 05:16-05:41, tem um cachorro latindo ao fundo ??? 😂😲
Tirei o fone pra ver se não era os meus 😂
culpa do corona kkkkkkk home office
Fale sobre a batalha de Little Bighorn
Faz um nerdologia sobre as epidemias que aconteceram nos anos 20 de diferentes séculos
Amei.
Ótimo vídeo! Gostaria de saber quais os melhores filmes que tratam desse episódio. Abraço
já não aguentava mais a musica de abertura anterior, e ela ficava na cabeça haha era horrível isso, essa ficou legal.
mas acima de tudo obrigado pelo conteúdo.
Qual foi a fonte de letra que você usou para dar esse efeito de escrita japonesa? Amei a explicação!
2:42 sobre os alunos serem humilhados e forçados a usar uma placa pendurada no pescoço, parece muito as faculdades públicas atuais do Brasil, onde se vc tem um pensamento diferente dos professores e alunos militantes, vc é humilhado e rotulado, como se fosse essa placa pendurada no pescoço.
mimimi vitimista
Vdd parece mesmo
como sempre excelente vídeo!!
E ainda tem gente, que é fã dessa cultura japonesa!!
Nerdologia sobre o Funcionamento do Braço Mecânico do edward elric de Fulmetal Alchemist 💪
Aqui em Campo Grande/MS, também tem uma grande colônia de okinawa.
Kambate !!
Sugestão de tema: Confederação dos Cariris
Ja que fizeram um vídeo sobre a ilha de Okinawa, poderiam fazer um vídeo sobre o Karatê?
Ficaria muito contente se fizessem, grato.
COITADOS DO POVO DE OKINAWA,MAS AGORA ELES SUPERARAM ISSO.👍👍👌
Pra quem saca inglês vai no canal do Rare Earth que lá ele tem um especial sobre Okinawa que fala da guerra e várias questões culturais da ilha
As Ilhas Salomão tem relação com Okinawa, e a serie da HBO the pacific passa nessa ilha?
Não
Mais uma delícia de vídeo
show, muito bom
obrigado,
sucesso
Excelente vídeo
nerdologia como surgem os governos, seria um nerdologia interesante!!!
Ainda bem que existe uma comunidade de Okinawa no Brasil, pq se depender do Japão a língua e a cultura se perdem
O que acha de um nerdologia sobre Hannah Arendt?
Faz um vídeo sobre o apocalipse do desenho thunda o bárbaro
Nerdologia canal bom
Nerdologia de História: anarquismo e greve geral de 1917 no Brasil
Apoio, cola no meu canal que vez ou outra eu posto vídeos sobre anarquismo.
Assunto muito importante e pouco lembrado, ótimo tema!
um Nerdologia somente sobre anarquismo seria daora
tem q acabar com a visão de anarquia é caótica, violenta e desorganizada e q as pessoas precisam se submeter a outras, como escravas, para viver em "paz"
Anarco-sindicalismo*
2:26 e 7:15 'shuri' é uma referência budista? (lembrei do anime Shurato); 2:26 Ryukyu, Death Note usou essa referência no personagem Ryuk?
viajou nessa do death note mds kkkkkk
@@canaldomarquin372 sim, talvez
shuri é o nome da capital. e o nome parece ser referência a religião nativa.
@@marrvynswillames4975 budismo (asura -- ashura)
Melhor canal
Faz um nerdologia sobre o terror q o Japão tocou na segunda guerra, os massacres e atrocidades na China, e q até hoje o Japão não se desculpou
Noffa....não se desculpou?e a China vai se desculpar quando por ter omitido informações sobre corona vírus? hummmm tô esperando....
@@zacharyhaledewitt3618 ?????
www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/sociedade/saude/prefeito-de-wuhan-admite-ter-omitido-informacoes-sobre-coronavirus-oferece-renuncia-24213420%3fversao=amp
A todos que fingem ignorância....
Ignora, esse cara deve ser só mais um desses retardados que acha que o mundo vive numa ditadura comunista...
@Raynard FKL Isso não deveria servir de desculpas pelas coisas horrendas q o Japão fez na Coreia e na China durante a segunda guerra