@@aeciopinheiro5807 provavelmente o eixo dianteiro original foi substituído pelo do 1113. Aí coloca-se cuíca dupla, fazendo assim o freio estacionário . Mas só na frente.
Rapaz... Que aula👍🏻 trabalhei um pouco na juventude com CBT,na carregadeira de cana inteira também. Os tratores eram originais igual ao seu. Já as carregadeiras foram modificados devido a uma mudança nos rastelos, tirando aqueles tipo picão e colocando um sistema rotativo pra eliminar terra no rastelamento. Daí não dava pra fincar os rastelos no chão pra parar kkk. Por isso a modificação. Obrigado por explicar o funcionamento. Sempre me perguntei sobre a ineficiência do freio da "lenda". Agora eu entendi. Ótimo vídeo 👍🏻👍🏻👍🏻
Boa tarde tudo bem espero que sim .meu pai trabalhou com tratores CBT ele era especialista em CBT e entre outros tratores ele e eu nós tiamos uma técnica que era aumentar em 10 milímetros a área de atuação das esperas e os freios ficavam muito bom e as rodas arrastavam e ficava até as marcas dos pneus tanto na terra e no asfalto e não mudava nada do freio original de Fábrica e sim melhorava os freios . Parabéns pelo vídeo Deus te abençoe felicidade em tudo fique com Deus abraços.
Roberto mas comigo o problema é justamente esse. O atuador novo a pista das esferas e mais comprida que o atuador original.velho. Ou seja pra frear com atuador novo tem que ter mais curso do pedal.
@@lucastratoresantigos Você pode aumentar a pista com uma ponta montada que é um abrasivo que usa nas furadeiras . O antigo vem com 3 furos para 3 esperas a melhor opção é tentar aumentar o tamanho do furo e se achar um atuador antigo fazer um teste .
@@RobertoSilva-ot6wv Na verdade os mais antigos são três esferas. Hoje em dia a maioria tanto atuador original como paralelo usa 5 esferas. Aumentar a pista não resolve Roberto, fica pior pois precisa de mais ação do pedal. A pista do atuador original é menor que a do paralelo e o freio tem ação mais rápida dai.
Excelente vídeo amigo, tivemos um CBT2600, sempre exigiu atenção aos freios, tinha que estar mexendo com eles regularmente é uma falha peculiar dos CBTs mesmo, ao contrario de outros tratores que os freios duram uma vida longa. Os freios são subdimensionados para o trator.
Parabéns pelo vídeo, gosto muito de conteúdo técnico sobre mecânica. Sobre os freios dos CBT serem subdimensionados por terem se originado em uma máquina bem mais leve, uma situação similar ocorria com as retroescavadeiras MF 65R que era derivada dos MF65 e tinha os atuadores dos freios parecidos com o do CBT e com todo o acréscimo de peso com a adição do conjunto da para carregadeira mais o conjunto do braço retro praticamente dobravam o peso sobre o trator base sobrecarregando vários componentes muitos dos quais como rodas e eixo dianteiro acabavam sendo mais reforçados na retroescavadeira, mas os freios acredito que eram os mesmos do MF65, não aguentavam a carga extra e tinham baixa durabilidade e a mesma dificuldade com a regulagem. Felizmente as máquinas que usamos hoje chegam a 15mil horas sem qualquer intervenção no sistema de freios.
Anos atrás fiz os freios de um CBT e o bicho parava arrastando. Adaptei tambor de freio com patins e atuando através do "S" nas rodas. Pensa num cavalo de freio.
AMIGO SOU MECANICO, TRABALHEI COM CBT POR 10 ANOS, CONSEGUI MELHORAR O FREIO DO CBT, COLOCANDO 01 PEDAL LINGANDO OS DOIS PEDAIS SO QUE NAO ME LEMBRO MAS ACHO QUE A ALTURA DO PEDAL QUE INSTALEI ERA DE 20CM, MELHOROU MUITO.
Bem isso mesmo....parabéns! Fiz no meu 1105 a uns 5 anos, esse ano, revisei e coloquei discos novos.... Fica muito bom, basta tirar as folgas....não é "aquele freio..." mas freia tranquilamente....inclusive arrasta as rodas, fica muito bom e gasta pouco, só tem que revisar e limpar todo ano.
Nós temos um 2100 com o mesmo freio original, tem freio de arrastar a roda, mas é como você falou, sempre tem que deixar uma folga pra não desgastar tão rápido
Existe uma empresa que fábrica freios banhado a óleo para toda linha CBT e colheitadeira New Holland antigas chamado Newssinter. Coloquei numa NH 8055 e ficou excelente, acabou o problema de ficar sem freio.
Freio igual volante 88, não conseguia fazer funcional até que um mecânico me Ensinou a banhar os disco de amianto em oleo 90 e deixar no sol algum tempo e depois retirar o excesso e instalar, achei um absurdo, mas por falta de freio acabei fazendo, e funcionou é muito bem, no início parece que não freia mas depois o óleo queima e o freio funciona como de um carro.
Marcos deve ter alguma lógico com tornar o material dos discos mais flexiveis. É o mesmo princípio ao se instalar embreagem nova em algumas motos. Antes é preciso deixar os discos de molho no óleo lubrificante. Se tirar os discos do pacote e já instalar não funciona. Talvez essa dica sua seja o mesmo princípio. No meu caso antes de mexer nesse freio eu havia instalado discos paralelos já prontos. Eles são só rebitados sem cola. Eles absorveram o óleo que vazou do retentor e pós esquentar e esfriar nas frenagens começaram a quebrar igual vidro e trabalhando ferro com ferro comeram o atuador
Sugestão: 1-Reabrir o furo das peças e aplicar buchas de bronze (Torneiro faz, já pede uma quantidade pra reposição também.) 2-Adicionar um pino graxeiro, uma galeria de graxa no meio de cada pino e os furos de saída de graxa descarregando entre a bucha e o pino. Dessa forma o pino vai trabalhar dentro da bucha, desgastando apenas ela, e preservando o pino e as peças. Com a adição da galeria de graxa e o uso da engraxadeira nas revisões, é capaz dessas buchas durarem bastante. A questão é se compensa o preço que vai ficar esse serviço. Se o seu torneiro for preguiçoso ele nem pega.
Emanuel já pensei fazer isso. Mas fica caro e os pinos trabalham muito pouco. Não é igual um pedal de embreagem que a gente usa toda hora entende. E mesmo com essas folgas o problema é o desenho do atuador que abre pouco com muito curso do pedal.
@@lucastratoresantigos -----AS que usei eram de disco para caminhonete há várias medidas, procure no google em SP BH e vai encontrar, mesmo assim o miolo do disco é de aço mas da pra re-furar.
@@lucastratoresantigos --------------Essas pastilhas tem em vários tamanhos de carro a caminhões e tratores, procure no google se não achar de da um oi ai que vou descobrir um fornecedor que um amigo meu compra, ele recondiciona embreagens e em tratores todos preferem as pastilhas e não lonas.
Você poderia colocar o sistema hidráulico dos freios como da série 8000, pq como só tem um pino na articulação do acionamento do atuador é menos coisa para dar folga, além de que o cilindro abre bastante, tendo como deixar a folga dos discos, no meu 8240 troquei os discos tá com mais de 200h e não deu desgaste no disco. Ou pode colocar o freio banhando a óleo que vende o kit, no UA-cam tem vídeos desse freio. Essas esferas podem travar o freio, aconteceu isso comigo tinha que dá ré pra destravar o freio, passei uma retifica com a furadeira e nunca mais deu problema, no meu canal tem vídeos mostrando o que eu fiz nós freios do cbt, valeu abraço.
Sim Lucas mas no caso quero deixar original. Tanto que pretendo revisar também o freio do 2400 que na época coloquei atuador novo e discos de freio paralelos prontos já
Adaptei no 2105 ,freio a disco de kombi com dois discos dois cilindros mestre e quatro pinças. Ficou leve a arrasta as duas rodas se pisar forte . Agora o trator ficou seguro para trabalhar em terreno acidentado. Não é original, mas ficou excelente. meu trator não é para bonito, uso para trabalhar. Mais importante que originalidade é minha segurança.
Boa tarde meu irmão Lucas. Eu comprei um CBT 1000 e estou arrumando aos poucos, uma coisa que me chamou a atenção é que a tomada de força fica ligada o tempo todo, pra colocar o cardã de um implemento eu tenho q desligar o motor. Isso é normal neste modelo de trator ou teve alguma intervenção???
@@duoo2000 do cbt 1000 não entendo muito mas isso não é normal. Deve estar ligada direto por causa de alguma gambiarra. Veja no canal do Jedi ele arrumou um cbt 1000
Já vi um CBT 2600 numa oficina aqui com freios as disco e acionamento hidraulico, uma adaptação bem feita, e segura, pois foi colocado um burrinho mestre em cada pedal, mesmo que freiar um lado só ele segura muito bem. Não precisa nem pisar com força que ele ja trava e arrasta a roda.
É isso mesmo, freio do cbt precisa ajustar com um pouco de folga inicial, acho que metade do curso precisa deixar em folga inicial, se não esquenta e prende... Depois que queima os discos quebram.
Lucas, bom dia. Sugestão alterar o distanciamento entre os pinos do pedal de freio, ou seja, aumentar entre 3 a 5 mm, isto fará que as outras alavancas tenham maior curso. Não podendo ser muito maior pois quando os discos se desgastarem as esferas poderiam sair de posição a ponto de até travar os freios. Lógico que antes de qualquer mudança definitiva você deve experimentar confeccionando algumas alavancas em madeira com distâncias diferentes para ver a que melhor se adeque ao sistema. Forte abraço de Oswaldo Cióla. O-O → O-------O
Eu já vi um CBT que foi adaptado freio a disco, (da F.4000 se não me engano) é simples; foi adaptado o cubo dianteiro com o disco na ponta do eixo do freio do CBT e a pinça também.
@Murillo Rezende Sim, foi tirado todo conjunto original do freio e adaptado no mesmo lugar, o torneiro tem que fazer um esquema para fixar o cubo com disco nas estrias do eixo.....Faz bastante tempo que vi esse trator.
Agora entendi por que há uns 40 anos atrás quase me acidentei com um trator destes numa descida. Era garoto, e estava como carona no trator CBT que meu irmão dirigia, o bicho desandou a descida e não pegava freio nem a pau. Eu quase pulei fora do trator. por sorte meu irmão desligou o motor e forçou como pode o freio.
Amigo em Barretos tem uma empresa que fábrica freios banhado a óleo independente do óleo do câmbio, eu comprei e aguenta até em colhedeiras que e mais pesada, dá uma pesquisada, o valor e um pouco salgado , mas e pra vida toda.
Na verdade a fábrica deveria ter investido um pouco mais e melhorado o projeto quando deu problema com os primeiros, mas ao invés disso insistiram numa coisa que não funcionou,e ainda tem gente que pergunta pq a cbt faliu,se tivessem feito um sistema melhor teria vendido muito mais,na mesma época MF e ford tinham freios excelentes, aqui na minha região que tem muitos lugares íngremes muitos perderam a vida por falta de experiência com CBT, ótimo vídeo amigo
@@lucastratoresantigos com certeza e teria vendido muito mais pois os tratores da cbt eram excelentes, só teria que aperfeiçoar o freio e o hidráulico e seria o melhor do Brasil
O freio ainda vá lá, e aquele cambio? Como conseguiram fazer um coisa daquela? Eu nunca vi nada tão estranho e complicado. Só o cambio de tres alavancas dos caminhões antigos pra igualar. Freio é o de menos, coloca de F-1000, mas e aquele cambio? kkkkk como conseguiram chegar naquilo? kkkkk
Tem um sistema a banho de óleo como no Massey, você tira os retentores e o óleo da caixa vai pra campana, vi sendo feito, só que fica tão forte q até quebra o pinhão
Sim Vanderlei mas esse sistema hoje custa 4300 reais. Não é tão forte assim. Melhora a durabilidade do freio apenas. E eu quero manter o sistema de freio original por ser um trator antigo com poucas horas de uso
@@lucastratoresantigos usando a mesma carcaça do freio a seco Me faz um vídeo mostrando como faz essa mudança sem comprar o kit de freios a banho de óleo
@@arleioliveira167 arlei eu não fiz essa alteração pra banho de óleo no meu. Não tenho como filmar. Mas é simples tem que tornear a campana pra montar com junta e trocar os discos de lona por bronze
Nem tanto, é o suficiente pelo fato de ser antes das reduções de ponta! Pelo que pude observar trabalhando com cbt, o maior problema é na estoura do retentor assim melando os discos!
cbt 2500 4x4 motor 6cc turbo intercooler, agua nos 4 pneus , lamina e concha tatu frontal 9580kg, + sukg subsolador hidraulico 11 ferroscom nivelamento e destorranos rotativo acoplado peso: 12 860 kg
Sei como é já deci uma ladeira sem freio com uma caçamba empurrando atrás e a dianteira pulava alto pra ajudar era um 1105 Tempo de piá ... Nunca esqueço desse cagasso!!😂
Sim Marcos é que este CBT é meio reliquia e queria deixar o freio original. SE fosse um CBT de serviço diário ai já teria colocado o freio banhado a oleo faz tempo
e fazer adaptacao con freio bsnhado a óleo com disco de bonze aquí na regiao de londrina tem uns que fazem pelo que conversei com propietarios do trator cbt com esse tipo freio banhado a óleo ficou satisfatorio
@@lucastratoresantigos mais aí n fica pegando e como vc falou de pegar no painel da entortar levemente para trás o pedal aí n vai pegar o meu no caso com freio a lona porém tbm ele tem mt curso aí entortei aí freia bem
@@lucastratoresantigos mais aí n fica pegando e como vc falou de pegar no painel da entortar levemente para trás o pedal aí n vai pegar o meu no caso com freio a lona porém tbm ele tem mt curso aí entortei aí freia bem
@@wesleieisenhardt4080 sim mas agora descobrir que o atuador paralelo novo abre menos.que o original velho. Mesmo assim vou tentar melhorar o pedal. E sobre encurtar os braços precisa ver qual modelo. O original do meu não tem como encurtar mais.
Deus abençoe a todos que conseguirem botar freio no CBT.
Serei um dos abençoados kkk
Pior que do Valmet 68
@@aeciopinheiro5807 provavelmente o eixo dianteiro original foi substituído pelo do 1113. Aí coloca-se cuíca dupla, fazendo assim o freio estacionário . Mas só na frente.
Nois fizemo freio a disco pesquisa "cbt freio a disco arrasta a roda"
@@lucastratoresantigos CBT é do Silvio Santos?
Vi em um CBT a adaptação, no local original, dos freios a disco da f1000, muito simples de fazer, tão eficiente que arrastava as rodas.
Sim já vi muitas dessas mas quero fazer original!
Muito obrigado pelas explicação. Tenho um c bt antigo. Sem freio tenho que arrumar. Muito obrigado
Eu que agradeço seu comentario
Rapaz... Que aula👍🏻 trabalhei um pouco na juventude com CBT,na carregadeira de cana inteira também. Os tratores eram originais igual ao seu. Já as carregadeiras foram modificados devido a uma mudança nos rastelos, tirando aqueles tipo picão e colocando um sistema rotativo pra eliminar terra no rastelamento. Daí não dava pra fincar os rastelos no chão pra parar kkk. Por isso a modificação. Obrigado por explicar o funcionamento. Sempre me perguntei sobre a ineficiência do freio da "lenda". Agora eu entendi. Ótimo vídeo 👍🏻👍🏻👍🏻
Obrigado por comentar!
Boa tarde tudo bem espero que sim .meu pai trabalhou com tratores CBT ele era especialista em CBT e entre outros tratores ele e eu nós tiamos uma técnica que era aumentar em 10 milímetros a área de atuação das esperas e os freios ficavam muito bom e as rodas arrastavam e ficava até as marcas dos pneus tanto na terra e no asfalto e não mudava nada do freio original de Fábrica e sim melhorava os freios . Parabéns pelo vídeo Deus te abençoe felicidade em tudo fique com Deus abraços.
Roberto mas comigo o problema é justamente esse. O atuador novo a pista das esferas e mais comprida que o atuador original.velho. Ou seja pra frear com atuador novo tem que ter mais curso do pedal.
@@lucastratoresantigos Você pode aumentar a pista com uma ponta montada que é um abrasivo que usa nas furadeiras . O antigo vem com 3 furos para 3 esperas a melhor opção é tentar aumentar o tamanho do furo e se achar um atuador antigo fazer um teste .
@@RobertoSilva-ot6wv Na verdade os mais antigos são três esferas. Hoje em dia a maioria tanto atuador original como paralelo usa 5 esferas. Aumentar a pista não resolve Roberto, fica pior pois precisa de mais ação do pedal. A pista do atuador original é menor que a do paralelo e o freio tem ação mais rápida dai.
Explicação Fantástica, nunca tinha visto tão detalhada, obrigado por compartilhar, ganhou um inscrito.
Eu que agradeço seu comentário
Excelente vídeo amigo, tivemos um CBT2600, sempre exigiu atenção aos freios, tinha que estar mexendo com eles regularmente é uma falha peculiar dos CBTs mesmo, ao contrario de outros tratores que os freios duram uma vida longa.
Os freios são subdimensionados para o trator.
Realmente Eduardo. Também já tive 2600 fiz freio zero saiu da oficina chegou na fazenda os discos já fritaram
Parabéns Lucas pelo trabalho. Ficamos aguardando mais videos da série "CBT e seus freios" ou a falta deles!
Obrigado! Acompanhe lá que já coloquei o segundo video
Coisa linda esse trator!! Parabéns, é zero km!
Obrigado grande abraço
Parabéns pelo vídeo, gosto muito de conteúdo técnico sobre mecânica.
Sobre os freios dos CBT serem subdimensionados por terem se originado em uma máquina bem mais leve, uma situação similar ocorria com as retroescavadeiras MF 65R que era derivada dos MF65 e tinha os atuadores dos freios parecidos com o do CBT e com todo o acréscimo de peso com a adição do conjunto da para carregadeira mais o conjunto do braço retro praticamente dobravam o peso sobre o trator base sobrecarregando vários componentes muitos dos quais como rodas e eixo dianteiro acabavam sendo mais reforçados na retroescavadeira, mas os freios acredito que eram os mesmos do MF65, não aguentavam a carga extra e tinham baixa durabilidade e a mesma dificuldade com a regulagem.
Felizmente as máquinas que usamos hoje chegam a 15mil horas sem qualquer intervenção no sistema de freios.
Muito obrigado!
Anos atrás fiz os freios de um CBT e o bicho parava arrastando. Adaptei tambor de freio com patins e atuando através do "S" nas rodas. Pensa num cavalo de freio.
Sim mas ai não é mais original
AMIGO SOU MECANICO, TRABALHEI COM CBT POR 10 ANOS, CONSEGUI MELHORAR O FREIO DO CBT, COLOCANDO 01 PEDAL LINGANDO OS DOIS PEDAIS SO QUE NAO ME LEMBRO MAS ACHO QUE A ALTURA DO PEDAL QUE INSTALEI ERA DE 20CM, MELHOROU MUITO.
Obrigado pela dica grande abraço
Cara que CBT lindo, novo. Parabéns
Obrigado Lau
Êsse Oliver Super 77 deve ser um show ver andando, ainda mais com êsse motor de seis cilindros, sinfonia para os meus ouvidos
Rodolfo tem vídeos dele no meu canal grande abraço
Cara...que CBT lindo, Parabéns!
VAleu!!
Olha que legal, belo serviço ✌🏻
Obrigado Lucas grande abraço
Pessoal pra quem ta em duvida, cbt não tem freio pq o freio é na lâmina e é isso ai 👍
Ou no barranco kkkk
@@Kauanhenrique118_ kkkkkkkkkkkkkk concordo
Ok, mas como gosto do meu a primeira coisa que faço é arrumar o freio! Até porque os dois não tem lâmina
Boa aula Lucas fiz este mesmo processo no meu CBT a mais ou menos 1 ano está funcionando bem
Pois é Sérgio mas aguarde que vem mais um vídeo. Achei mais problemas
Bem isso mesmo....parabéns!
Fiz no meu 1105 a uns 5 anos, esse ano, revisei e coloquei discos novos....
Fica muito bom, basta tirar as folgas....não é "aquele freio..." mas freia tranquilamente....inclusive arrasta as rodas, fica muito bom e gasta pouco, só tem que revisar e limpar todo ano.
Nós temos um 2100 com o mesmo freio original, tem freio de arrastar a roda, mas é como você falou, sempre tem que deixar uma folga pra não desgastar tão rápido
Sim sempre
Parabéns, muito bem explicado!
Espero ter ajudado! Obrigado
Existe uma empresa que fábrica freios banhado a óleo para toda linha CBT e colheitadeira New Holland antigas chamado Newssinter. Coloquei numa NH 8055 e ficou excelente, acabou o problema de ficar sem freio.
Sim mas está muito caro!
Freio igual volante 88, não conseguia fazer funcional até que um mecânico me Ensinou a banhar os disco de amianto em oleo 90 e deixar no sol algum tempo e depois retirar o excesso e instalar, achei um absurdo, mas por falta de freio acabei fazendo, e funcionou é muito bem, no início parece que não freia mas depois o óleo queima e o freio funciona como de um carro.
Kkkkk!!!! Que loucura!!!! Ficou bom mesmo? Vou experimentar de um lado aqui.
Marcos deve ter alguma lógico com tornar o material dos discos mais flexiveis. É o mesmo princípio ao se instalar embreagem nova em algumas motos. Antes é preciso deixar os discos de molho no óleo lubrificante. Se tirar os discos do pacote e já instalar não funciona. Talvez essa dica sua seja o mesmo princípio. No meu caso antes de mexer nesse freio eu havia instalado discos paralelos já prontos. Eles são só rebitados sem cola. Eles absorveram o óleo que vazou do retentor e pós esquentar e esfriar nas frenagens começaram a quebrar igual vidro e trabalhando ferro com ferro comeram o atuador
Marcos, o freio funciona até hoje?😁
Lindo cbt 2400 Lucas.. show demais. Esse problema de freio eh normal de cbt kkkkkk
Obrigado grande abraço
Parabéns muito detalhado seu vídeo ótima explicação
Obrigado!
Sugestão:
1-Reabrir o furo das peças e aplicar buchas de bronze (Torneiro faz, já pede uma quantidade pra reposição também.)
2-Adicionar um pino graxeiro, uma galeria de graxa no meio de cada pino e os furos de saída de graxa descarregando entre a bucha e o pino.
Dessa forma o pino vai trabalhar dentro da bucha, desgastando apenas ela, e preservando o pino e as peças. Com a adição da galeria de graxa e o uso da engraxadeira nas revisões, é capaz dessas buchas durarem bastante. A questão é se compensa o preço que vai ficar esse serviço. Se o seu torneiro for preguiçoso ele nem pega.
Emanuel já pensei fazer isso. Mas fica caro e os pinos trabalham muito pouco. Não é igual um pedal de embreagem que a gente usa toda hora entende. E mesmo com essas folgas o problema é o desenho do atuador que abre pouco com muito curso do pedal.
Fiz alguns freios de CBT com pastilhas de cerâmica no lugar das lonas Frasle, é o mesmo material de embreagem ficou muito bom.
Alberto eu pensei nessa possibilidade de um material melhor ainda. Mas é possível encomendar esses discos de freio com tamanho e furação que quiser?
@@lucastratoresantigos -----AS que usei eram de disco para caminhonete há várias medidas, procure no google em SP BH e vai encontrar, mesmo assim o miolo do disco é de aço mas da pra re-furar.
@@lucastratoresantigos --------------Essas pastilhas tem em vários tamanhos de carro a caminhões e tratores, procure no google se não achar de da um oi ai que vou descobrir um fornecedor que um amigo meu compra, ele recondiciona embreagens e em tratores todos preferem as pastilhas e não lonas.
Alberto, se trocar os discos de fibra por serâmica fica bom?O problema do freio do cbt é pq os discos de fibras não aguenta
Você poderia colocar o sistema hidráulico dos freios como da série 8000, pq como só tem um pino na articulação do acionamento do atuador é menos coisa para dar folga, além de que o cilindro abre bastante, tendo como deixar a folga dos discos, no meu 8240 troquei os discos tá com mais de 200h e não deu desgaste no disco. Ou pode colocar o freio banhando a óleo que vende o kit, no UA-cam tem vídeos desse freio. Essas esferas podem travar o freio, aconteceu isso comigo tinha que dá ré pra destravar o freio, passei uma retifica com a furadeira e nunca mais deu problema, no meu canal tem vídeos mostrando o que eu fiz nós freios do cbt, valeu abraço.
Sim Lucas mas no caso quero deixar original. Tanto que pretendo revisar também o freio do 2400 que na época coloquei atuador novo e discos de freio paralelos prontos já
Adaptei no 2105 ,freio a disco de kombi com dois discos dois cilindros mestre e quatro pinças. Ficou leve a arrasta as duas rodas se pisar forte . Agora o trator ficou seguro para trabalhar em terreno acidentado. Não é original, mas ficou excelente. meu trator não é para bonito, uso para trabalhar. Mais importante que originalidade é minha segurança.
@@fabiocamposteixeira8479 sim Fábio e exatamente isso. Se usasse esse trator pra trabalho já teria modificado o freio completamente
Muito bom conteúdo, Excelente meu irmão!
Muito obrigado !
Boa tarde meu irmão Lucas. Eu comprei um CBT 1000 e estou arrumando aos poucos, uma coisa que me chamou a atenção é que a tomada de força fica ligada o tempo todo, pra colocar o cardã de um implemento eu tenho q desligar o motor. Isso é normal neste modelo de trator ou teve alguma intervenção???
@@duoo2000 do cbt 1000 não entendo muito mas isso não é normal. Deve estar ligada direto por causa de alguma gambiarra. Veja no canal do Jedi ele arrumou um cbt 1000
Vivendo apreendendo. Parabéns.
Obrigado
Já vi um CBT 2600 numa oficina aqui com freios as disco e acionamento hidraulico, uma adaptação bem feita, e segura, pois foi colocado um burrinho mestre em cada pedal, mesmo que freiar um lado só ele segura muito bem. Não precisa nem pisar com força que ele ja trava e arrasta a roda.
Sim tem muita adaptação de freio boa para os CBT
Trabalhei muito com esse trator,no emplacamento moto cana,o bicho é bruto 😅
Muito bruto mesmo!
Lucas bom dia como que se engata trasbordo no trator na posição das mangueira eu tenho dívidas por favor me ajuda
Não entendi Adriano?? Engatar transbordo em CBT ??
É isso mesmo, freio do cbt precisa ajustar com um pouco de folga inicial, acho que metade do curso precisa deixar em folga inicial, se não esquenta e prende... Depois que queima os discos quebram.
E isso mesmo que acontece Fábio
Lucas, bom dia.
Sugestão alterar o distanciamento entre os pinos do pedal de freio, ou seja, aumentar entre 3 a 5 mm, isto fará que as outras alavancas tenham maior curso. Não podendo ser muito maior pois quando os discos se desgastarem as esferas poderiam sair de posição a ponto de até travar os freios. Lógico que antes de qualquer mudança definitiva você deve experimentar confeccionando algumas alavancas em madeira com distâncias diferentes para ver a que melhor se adeque ao sistema.
Forte abraço de Oswaldo Cióla.
O-O → O-------O
Boa tarde. Eu desgaste um pouco o batente do pedal e aumentou o curso vamos ver o resultado
Mas que capricho deste rapaz.
Obrigado!
Kkkk não tem freio para não precisar parar de trabalhar kkkk
Mas o freio não é questão de parar de trabalhar e sim questão de emergência e segurança
Kkkk alguém fixa esse comentário.
O problema é quando pra chegar no trabalho precisava subir e descer com a carreta cheia kkk
Eu já vi um CBT que foi adaptado freio a disco, (da F.4000 se não me engano) é simples; foi adaptado o cubo dianteiro com o disco na ponta do eixo do freio do CBT e a pinça também.
Realmente adaptações de freio a disco tem das mais variadas formas. No meu caso quero preservar o freio original do trator por ele ser bem conservado
@Murillo Rezende Sim, foi tirado todo conjunto original do freio e adaptado no mesmo lugar, o torneiro tem que fazer um esquema para fixar o cubo com disco nas estrias do eixo.....Faz bastante tempo que vi esse trator.
Muito bom seu vídeo Deus abençoe
Obrigado 🙌
O meu querido boa tarde vc pode m responder c o disco vc soudou no pião ou fez outra afixação
??? Não entendi. Não usei solda o sistema e original
Estou mexendo em um aqui.fiz uma modificação no sistema do pedal aumentou a abertura do atuador em 4 mm falta testar se irá frear melhor
Obrigado Pôr comentar João. Também acabei fazendo isso veja meu outro vídeo.
Nois tem um cbt 8440 tanto remunta marcha como escapa sera poblema na lavanca ou nas engrenagem
Só abrindo cambio pra saber
@@lucastratoresantigos beleza amigo
Bom dia! Lucas! Vc já viu um pessoal que desenvolveu um sistema de freios para CBT com discos a banho de óleo?
Sim.custa por volta de 4300 fora não de obra e óleo
tornearia souza
Opa TD bem amigo me diga uma coisa de arrumar bem assim como vc está fazendo fica bom e dura ou logo fica sem freio dnovo
@@ospinttotransportesmecanic1253 se o seu uso não for severo aguenta muito. O meu depois que consertei essa vez do vídeo está durando até agora
@@ospinttotransportesmecanic1253 se o seu uso não for severo aguenta muito. O meu depois que consertei essa vez do vídeo está durando até agora
@@ospinttotransportesmecanic1253 se o seu uso não for severo aguenta muito. O meu depois que consertei essa vez do vídeo está durando até agora
É complicado o freio do cbt neh, ótimo vídeo👏👏👏🤙
É sim obrigado por comentar!
Boa noite Lucas, tenta colocar umas esferas maiores no atuador
Já pensamos nisso. Vamos ver Bom que vai dar ... logo tem outro vídeo
👍
Agora entendi por que há uns 40 anos atrás quase me acidentei com um trator destes numa descida. Era garoto, e estava como carona no trator CBT que meu irmão dirigia, o bicho desandou a descida e não pegava freio nem a pau. Eu quase pulei fora do trator. por sorte meu irmão desligou o motor e forçou como pode o freio.
Só na marcha mesmo
Sim muito perigoso!
Parabéns pelo vídeo 👍🏻
@@LIMOEIRO10 opa valeu!!
Gostei do video aprendi e tirei um curiosidade antiga.
Obrigado!
Excelente Lucas, sempre tive curiosidade de saber o pq da fama do freio do CBT!! Agora ja sei, hahaha, grande abraço!
Muito obrigado!
Muito interessante esse sistema de freio
Sim muito
Blz . Eu tenho um 785 valmet era bem ruim de freio. Mesmo com disco novo eu fiz foi colocar mais 2 disco .ficou top
Obrigado!
Ótimo vídeo, muito bem explicado.
Muito obrigado!
belo video, já pensou em converter os discos secos em discos banhado a óleo. abraços.
Sim mas fica caro o sistema a óleo mais de 4 mil
Muito bom vídeo, boa explicação
Obrigado!
Amigo em Barretos tem uma empresa que fábrica freios banhado a óleo independente do óleo do câmbio, eu comprei e aguenta até em colhedeiras que e mais pesada, dá uma pesquisada, o valor e um pouco salgado , mas e pra vida toda.
Sim Luiz eu conheco. Porém quero deixar o trator com o freio original. Uso pouco ele. Além de o freio a óleo estar custando hoje mais de 4 mil reais
Muita top Lucas parabéns
Muito obrigado!
Na verdade a fábrica deveria ter investido um pouco mais e melhorado o projeto quando deu problema com os primeiros, mas ao invés disso insistiram numa coisa que não funcionou,e ainda tem gente que pergunta pq a cbt faliu,se tivessem feito um sistema melhor teria vendido muito mais,na mesma época MF e ford tinham freios excelentes, aqui na minha região que tem muitos lugares íngremes muitos perderam a vida por falta de experiência com CBT, ótimo vídeo amigo
Realmente Davi. Era uma coisa muito simples e a fábrica poderia ter aperfeiçoado ou melhorado na época
@@lucastratoresantigos com certeza e teria vendido muito mais pois os tratores da cbt eram excelentes, só teria que aperfeiçoar o freio e o hidráulico e seria o melhor do Brasil
Uma parte vc está certo, mais a fabrica faliu mais n por causa dos freios.
@@raffamelodias5889 na verdade não é só por causa dos freios mas teria que ir atualizando os modelos,e nesse quesito os freios contribuiram muito
O freio ainda vá lá, e aquele cambio? Como conseguiram fazer um coisa daquela? Eu nunca vi nada tão estranho e complicado. Só o cambio de tres alavancas dos caminhões antigos pra igualar. Freio é o de menos, coloca de F-1000, mas e aquele cambio? kkkkk como conseguiram chegar naquilo? kkkkk
Freio de CBT é igualzinho a papai noel, é lenda! Kkkkkk
Infelizmente é isso mesmo
Se eu não me engano,os freios do 50x também gasta rápido,o daqui que casa nem tem freio mais, nós trabalhamos com ele só no "freio a motor" kkkk
👍
Valeu
Não entendi direito.
A final, tem freio ou não tem quando original?
Como para ele se não tem freio então?
Obs: não entendo de tratores
Sim novo quando sai da fábrica tem freio. Mas o freio gasta e tem que apertar pra ajustar e aí começa a esquentar a campana e segue toda novela
@@lucastratoresantigos Esclarecedor. Obrigado
Tem um sistema a banho de óleo como no Massey, você tira os retentores e o óleo da caixa vai pra campana, vi sendo feito, só que fica tão forte q até quebra o pinhão
Sim Vanderlei mas esse sistema hoje custa 4300 reais. Não é tão forte assim. Melhora a durabilidade do freio apenas. E eu quero manter o sistema de freio original por ser um trator antigo com poucas horas de uso
Esse sistema de freio tem como colocar óleo pra funcionar a banho de óleo
Sim tem sim, porém modifica-se os discos daí.
@@lucastratoresantigos usando a mesma carcaça do freio a seco
Me faz um vídeo mostrando como faz essa mudança sem comprar o kit de freios a banho de óleo
@@arleioliveira167 arlei eu não fiz essa alteração pra banho de óleo no meu. Não tenho como filmar. Mas é simples tem que tornear a campana pra montar com junta e trocar os discos de lona por bronze
@@lucastratoresantigos E esses disco de bronze já vem pronto pra acoplar no lugar dos de lona
E é o mesmo disco dos kits de banho de óleo
Sim tem que ser criativo e com ajuda do seu mecanico ir adaptando e inventando.
Muito bom sempre tive curiosidade
Obrigado
Não sou mecânico nem nada mas pelo tamanho do trator me parece um sistema meio ruim mesmo.
Nem tanto, é o suficiente pelo fato de ser antes das reduções de ponta!
Pelo que pude observar trabalhando com cbt, o maior problema é na estoura do retentor assim melando os discos!
Sim o sistema deveria ter sido melhorado pela CBT com o passar dos anos. É o mesmo freio de um trator Oliver dos anos 50 !!!
Sim mas o óleo chega nos discos de freio mesmo com o retentor bom. Veja meu segundo vídeo!
Nos meus tempos de jiriqueiro, o freio era a lâmina no chão. Só de ré que não dava muito certo.
Sim mas e os meus que nao tem lamina?
@@lucastratoresantigos aí é problema
Parabéns um ótimo vídeo
Obrigado!
Trabalhei abrindo estrada para extração de pinus vi muitos adaptados com freio a ar com tambor e estacionário freia até de ponta cabeça
Realmente funciona, porém no meu ainda quis manter o original
Você sabe onde pode encontrar peças para a tomada de força do cbt 8240?
Já tentou mané tratores CBT em Ribeirão preto??
@@lucastratoresantigos não tentei, você tem o contato dele?
@@lucassousa-df6zz 1637974999
Mane tratores e nota 10,sou de Minas Gerais,comprei uns 5 mil reais em peças para meu CBT 8240,chegou tudo direito pela Rodonave..
@@christianobastosbraga5454 Você tem o WhatsApp dele?
CBT Um trator 100 % brasileiro.
Que saldade daquela época, me sentia num país de 1° mundo.
Sim isso mesmo
CBT freia no eixo piloto ou nas rodas ?
Freia no diferencial. No pinhao menor da redução
Boa aula👍👍
Obrigado
Boa tarde e se diminuir um pouco a curva desse braço do freio aí vai ganhar mais alguns milímetros
Já fiz isso!
meu sonho é um cbt detroit desse, uma pena q n quiseram fazer com os v8tão que vinha nos oliver
Realmente... já imagino um CBT v8 diesel !!!! QUe clássico!
Ótimo vídeo.
Obrigado por assistir
Bom dia meu amigo !!! coloca o freio a banho a oleo , troca oleo monta fica belezinha >
Tá caro !!! kkk
Valmet é basicamente o mesmo sistema de freio q esse cbt. Porém tem os varões de regulagem e o trator pesa em torno de 5mil kg e tem um ótimo freio.
É a mesma coisa porém as vezes algum pequeno detalhe diferente no Valmet altera todo funcionamento.
Pra aumentar o curso do pedal é só você mexer na curva q o pedal tem...ele fica mais alto mas da mais curso sem pegar na carcaça do trator
Sim mas o problema é depois hora que gasta e tem que reapertar o freio
Boa explicação, pena q as legendas atrapalham
E só desativar as legendas amigo
tem como melhorar esse freio e meio simples mais tem que fazer peças nova e so mudar os tamanho dos braços ai no sistema
Sim isso mesmo
Eu já vi chat com freio a ar. O que você diz?
Sim tem várias adaptações pro freio mas quero deixar original
E o freio a disco da d 20? Dez q funciona!
Freio a disco da d20 e pra d20 kkk
@@lucastratoresantigos ou para os opala dr stock car antigos, que usavam freio de f4000 na dianteira e de D20 na traseira
cbt 2500 4x4 motor 6cc turbo intercooler, agua nos 4 pneus , lamina e concha tatu frontal 9580kg, + sukg subsolador hidraulico 11 ferroscom nivelamento e destorranos rotativo acoplado peso: 12 860 kg
E freio original?
Instala o kit freio banhado à óleo,fica mto melhor!quase nada de adaptação 👍🏼
Sim mas está muito caro!
Sei como é já deci uma ladeira sem freio com uma caçamba empurrando atrás e a dianteira pulava alto pra ajudar era um 1105
Tempo de piá ...
Nunca esqueço desse cagasso!!😂
Muito perigoso mesmo
Tem como adpetar freios a ar
Tem mas não fica original
Eu faço um desbaste onde fica as esferas o freiof ica muito bom
Sim o freio fica mais suave, Porém o problema que mostrei no vídeo é o freio novo desgastar rapidamente.
e se por uma serie de discos como no massey
Sim mas ainda vou teimar com o original
O freio é ruim também porque ele freia o pinhão e não a roda ele tem que freiar o diferencia e não a roda mesmo problema das New Holland mais antiga
Sim provavelmente se fosse na roda talvez melhorasse
Muito bom a espricasao
Obrigado
Lucas recentemente adquiri um Agrale BX-90 1990 e um Santa Matilde 500 CR 1986
Eu tenho um santa Matilde 500 CR cabinado. Já faz quase trinta anos que está conosco
@@marcoseliasvieira8621 A Santa Matilde, tal como a CBT deixou um grande legado e seus tratores excelentes.
Legal !!
Eu aprendi num Ford 8 BR e tb não tinha freio....normal kkkkk segue o trabalho
Não ter freio em todo trator é Total falta de manutenção! Até seu carro fica sem freio se não consertar
Sanou minhas duvidas; meu cbt não tem freio ; vou mostrar esse vídeo ao mecânico
Obrigado
Freio a banho a oleo com disco sera metalica é so relar no freio arrasta as rodas.não queima campanas e nem dá vazamento de oleo !!Abraços.
Sim Marcos é que este CBT é meio reliquia e queria deixar o freio original. SE fosse um CBT de serviço diário ai já teria colocado o freio banhado a oleo faz tempo
e fazer adaptacao con freio bsnhado a óleo com disco de bonze aquí na regiao de londrina tem uns que fazem pelo que conversei com propietarios do trator cbt com esse tipo freio banhado a óleo ficou satisfatorio
Sim porém está caro!
Si a transmissão fosse direto igual os outros poderia fazer freio na caixa mas ele tem uma puceira que quando embala ela solta
Não entendi sua colocação
.
Pôse mudar de lugar o buraco de apoio, do pedal de freio..
Assim vai ter mais alavanca, e terá mais curso...
Sim também!
CBT é do Silvio Santos?
Não. Era do Mario Pereira Lopes. SILVIO SANTOS e do Sbt
@@lucastratoresantigos KKKK só zuando amigo,não quis perder a oportunidade de fazer esse trocadilho. Parabéns pelo trabalho ai!
O nosso Oliver é a mesma coisa + ou -
Sim oliver e pai do cbt
Eu tinha 8240 vazava óleo pelo retentor enquanto freio era novo e retentor era bom
As vezes não é do retentor que vaza o óleo. VEja meu segundo vídeo!
O Augusto Renner encurtou os braços pra ter mais curso e por isso freia bem
De uma certa forma ajuda nas não resolve. Encurtar os braços e o mesmo que apertar a porca do atuador. Ainda vou fazer outro vídeo sobre o freio
@@lucastratoresantigos mais aí n fica pegando e como vc falou de pegar no painel da entortar levemente para trás o pedal aí n vai pegar o meu no caso com freio a lona porém tbm ele tem mt curso aí entortei aí freia bem
@@lucastratoresantigos mais aí n fica pegando e como vc falou de pegar no painel da entortar levemente para trás o pedal aí n vai pegar o meu no caso com freio a lona porém tbm ele tem mt curso aí entortei aí freia bem
@@wesleieisenhardt4080 sim mas agora descobrir que o atuador paralelo novo abre menos.que o original velho. Mesmo assim vou tentar melhorar o pedal. E sobre encurtar os braços precisa ver qual modelo. O original do meu não tem como encurtar mais.
@@lucastratoresantigos o meu tbm n e nem da pq o meu se eu encurto ele começa freiar dms e as lona vai pro pau em pouco tempo