Cosegui mais algumas informações que revelam a orígem da Sigla HBX que também foi utilizado pela Romi, mas sigla foi criada mesmo pela Cazeneuve: A empresa A. Cazeneuve foi fundada em Paris por André Cazeneuve em 1905 e produziu lã de aço para limpeza de pisos. Ele projetou um torno especializado para produzir os cavacos longos, uniformes e afiados necessários para essa finalidade. Em 1920, a empresa estava em dificuldades financeiras. O diretor técnico Henri Bruet assumiu a propriedade da empresa em troca de salários não pagos. Ele começou a fabricação de tornos da série LO com acionamento por correias aéreas. O filho de Henri Bruet também foi chamado Henri. Frequentou a École Nationale Supérieure d'arts et métiers (Escola nacional de Artes e Ofícios) e tornou-se engenheiro mecânico como seu pai. Sua tese de diploma foi o projeto do torno HB, nomeado após suas próprias iniciais. Este modelo entrou em produção depois de Henri se formar, em 1949. O HB era revolucionário para a época. 40 000 máquinas foram produzidas ao longo de 50 anos. De 1959 a 1973, a Cazeneuve também fabricou a série HB em sua própria fábrica no norte de Tóquio. Aproximadamente 6000 unidades foram vendidas para clientes do sudeste asiático e americanos. Esta série também foi feita sob licença na Espanha pela Amutio. (Amutio bem como a Promeca foram parcerias da Cazeneuve, porém na Espanha). De 1950 a 1964, Henri Bruet recebeu uma série de patentes para novos mecanismos e arranjos para uso em tornos. A maioria dessas idéias encontrou o caminho para um design nada convencional, corajoso e bonito: o 360 HB-X (x para experimental). Este torno tinha um variador de correia acionado por um arranjo servo hidráulico, de modo que a velocidade do fuso infinitamente variável estava disponível, empurrando uma pequena alavanca no lado direito do avental. A bomba hidráulica também lubrifica o fuso e alimenta as caixas de engrenagens.
Boa noite. Parabéns pelo vídeo! Rico em informações. Poderia passar o nome da música de fundo do vídeo? Já a ouvi em algum outro lugar e gostaria de encontrá-la. Obrigado.
Ja trabalhei com um promeca e fui criado no bairro onde ele era feito que também se chama Promeca em Várzea Paulista. Hoje a empresa se chama Continental.
Era para o Brasil ser uma potência, mas acredito que o problema é o próprio brasileiro (governantes) deveria haver algum incentivo quanto a isenção de impostos para um produto nacional.
Sou de Jundiaí, muitas empresas que foram referências no Brasil e no mundo estão aqui nessa cidade. A Índia não era nada antes da Krupp ir pra lá. E as prensas Jundiaí? São mais de 80 anos de história. É uma pena saber que muitas dessas empresas não existem mais.
Excelente trabalho que vocês fizeram com esse video. Parabéns!!!!!! Sou morador aqui de Várzea Paulista-SP e essa fábrica faz parte de nossa história. Muito obrigado.
Muito legal saber um pouco da historia dessa marca tao icônica ! Eu possuo um promeca IS-750 e é um maquina realmente robusta e produtiva, e falo que das maquinas modernas poucas tem a capacidade do promeca.
Que vídeo bacana. Trabalhei por muito tempo na Eucatex em Salto, que tinha torno da Promeca e conheci a Promeca em Várzea Paulista. Parabéns pelo excelente vídeo.
Parabéns pela história, oh PROMECA!... Parabéns grandemente ao pesquisador!!! Vale ressaltar que paralelamente, na época, havia um grande time de futebol profissional também, é claro, ... O A.E . Promeca...
Fiquei emocionado meu til tinha um ...ontem fui torneiro mecanico devo tudo ao meu til depois virei técnico em mecanica .. Hoje estou estudando para me forma um engenheiro mecânico. .. Gostei do vídeo. ...
trabalhei nesse torno em 1975 foi melhor torno que trabalhei , esse torno evitava a operação de retifica , conseguia trabalhar com facilidade na tolerância H7
Esse é o canal da isinagem, desde a raiz ate a usinagem de alta tecnologia...parabens por divulgar esse conhecimento..tornando se assim acessivel a todos nós....
Tenho um torno Promeca modelo I 550 procurei muito para poder encontrar essa maquina e mesmo assim tive que comprá-lo desmontado. Uma excelente maquina recomendo.
Ótimo vídeo. No SENAI que frequentei na segunda metade da década de 80 havia um Promeca. Eu nunca cheguei a trabalhar nele, mas via-se que era de ótima construção. A maioria das máquinas naquela escola eram suíças e o Promeca, de tão bem construído, eu achava que também era suíço.
SHOW,e ganhou mais um inscrito. Eu trabalhei com um Promeca de 1.000 mm. entre placa e ponto em uma ferramentaria,eu e um Torneiro amigo meu colocamos este Torno Promecão para trabalhar dia e noite,H.24:00 por dia durante uma semana sem parar e ele deu conta do recado. Excelente Torno,o saudade. VLW pela a estória do Promeca SHOW. VLW
Boa noite. Os tornos HBX e uma outra linha da Promeca foram fabricadas sob licença da Casenueve pelas indústrias Romi S.A. instalada em Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brasil.
Trabalhei por muitos anos com um promeca e gosto muito da marca.o torno que trabalhei é um 550 l l com cabeçote alongado pelo antigo dono.no barramento com tetras fundidas indicativas fala que o barramento dele era forjado na Bélgica e não na França como diz no vídeo e em outra plaqueta no em baixo relevo na caixa de câmbio "Norton " diz que ele foi montado por uma empresa que se chama PANAMBRA Ltda do Brasil localizada no Rio de Janeiro , Natal e São paulo.para quem tiver alguma dúvida entre no meu canal que tenho alguns vídeos dele em funcionamento inclusive fazendo uma manutenção no eixo árvore dele
Parabéns pelo vídeo... Me lembro que uma reliquia desse torno Promeca, ficava no escritório do Sr. MAGNO, na escola Senai Conde Alexandre Siciliano, no bairro Anhangabaú, em Jundiaí.
Eu tive um torno da marca SP são Paulo, parecido com o promeca, alguém já ouviu falar? Uma excelente máquina, na crise vendi😑 hoje tenho um J35 da joinville que não chega nem no dedo
3 роки тому+2
Trabalhei num HBx Romi, o variador de rotação era muito bom, porém era uma máquina barulhenta, tentamos de tudo pra reduzir o ruído, aquelas polias no final do dia, não dava pra encostar as mãos , esquentava um absurdo.
Na oficina da ETWB/ETA, em SP, tinha um desses e nossos professores não deixavam nenhum aluno chegar perto do torno que ficou gravado a minha memória como uma lenda.
Meus parabéns pelo vídeo! Só tenho um apontamento a fazer: poderia ser colocado os créditos das imagens na descrição. Pois sem isso nos leva a pensar que são imagens do local à época. Eu mesma pensei que era, até reconhecer Walmor Chagas no vídeo.
Olá Irmão Edson, Seja sempre bem-vindo! Obrigado pelo comentário! Em breve traremos mais histórias da nossa Industria Nacional! Que Deus nos abençoe a todos nós!
Essas maquinas eram o que havia de melhor em qualidade e Tecnologia à época. Grandes Mestres Ferramenteiros foram forjados nessas épocas. Temos um grande respeito a todos esses profissionais que fizeram parte de nossa história! Obrigado por compartilhar conosco Sr. João um pouco da sua historia! Seja sempre bem-vindo! Um Forte Abraço!
Na verdade, a Romi engoliu a Promeca, meu pai trabalhou lá há mais de 50 anos atrás. Belo video, pura nostalgia para mim, pois reformei e fiz manutenção em Tornos HBX, tanto de fabricação Promeca, como os da Romi.
Embora não tenha sido do ramo de Metalurgia / Mecânica ou Usinagem, convivi durante muito tempo da minha vida laborial em meio a grande e pequenas máquinas operatrizes e me lembro perfeitamente de ter visto em operação dois opostos dignos de registros, um era um mini torno de mais ou menos 700mm de compr. e outro um gigantesco Torno Promeca de 7,00 metros. Acredito que o mesmo ainda esteja em operação até hoje, na empresa Correias Mercúrio S.A. onde trabalhei lá pelos anos 70. Gratas lembranças.
Ótimo vídeo! Eu tenho 19 anos e trabalho com preparação e operação de Tornos e Centros de Usinagem. Infelizmente não terei oportunidade de trabalhar com essas máquinas mostrada no vídeo! Grande Abraço.
Top, top, gostaria de saber sobre a história da tos, trabalho em uma fresa que a Romi apenas copiou que é a U30, a tos tem até um 4 eixo na mesa que servia p aclopar uma mesa divisora p fazer trajetórias circulares no automático
Puxa, não sabia que a minha cidade, Várzea Paulista, tinha uma história tão rica! É uma pena que eu não tenha aprendido isso na escola, acho muitíssimo importante mostrar a história da nossa cidade para nossas crianças, pois sem história a cidade não existe.
Só mais outro exemplo de que o país parou no tempo.. quando ia engrenar a coisa volta a desandar. Os poucos engenheiros com inteligência e criatividade suficiente pra programar um Came em CNC vão para fora.. e tudo que é tecnologia de ponta é importada a preços absurdos (devido ao roubo estatal)
Realmente, você falou tudo o estado interfere diretamente no mercado e vem um idiota e fala em reserva de mercado,porra essa merda de Brasil nunca vai ser grande por causa dos comunistas.
@@begaful verdade Dom Afonso, um povo que em pleno ano de 2018 se preocupa com comunismo, que é assunto do século 20, fica difícil mesmo irmos adiante. Se na escola não se aprende que o comunismo se findou com a queda do muro de Berlim em 1989, imagina se um engenheiro vai aprender na faculdade pelo menos a fazer uma integral. A Europa e os Estados Unidos estão preocupados com assuntos do século 21 e burros e ignorantes com você, com assuntos do século passado. kkkkkkkkk vai para frente não Brasil, sem estudo vai não.
Antonio Oliveira e agora a indústria brasileira vai melhorar, exportando fruta legume e importando máquinas da Europa. Viva! Vamos virar uma grande fazenda.
Trabalho há 7 anos com um promeca im 500 de 2200mm entre pontas. O torninho bão cava enorme.. só preciso ajustar a fricção dele pra ficar mais forte... Acho isso e a altura dele do chão os únicos pontos negativo...
Obrigado por esse vídeo, gostei bastante, principalmente pelo esforço de levantar a história. Conheci e já reformei torno da Promeca, um IM500. Quem ficou com um pedaço do final dessa história foi a empresa PAB assistência técnica e reformas de máquinas LTDA, também na Várzea Paulista, um dos donos era Sr Adelino que cheguei a conhecer e fazer negócios, eles retificaram dois barramentos de tornos para mim. A PAB tinha e fabricava um bom estoque de peças dos tornos Promeca, além de também reformar máquinas operatrizes. Infelizmente não tive mais contato com ninguém da PAB, me parece que infelizmente também deixou de existir. Sobre o torno HBX, a Romi também fabricou torno com esse mesmo projeto, realmente uma máquina excepcional.
Olá Sr. Diogo, Muito obrigado por compartilhar mais um trecho dessa história. Contente por saber e ao mesmo triste por saber que mais uma empresa brasileira não exista mais. Seja sempre muito bem-vindo!
Gilson Simoes infelizmente não tenho, realmente não é simples de conseguir. Tem mercado próprio esses manuais de máquinas, o valor é esses mesmos, entre 120/200 Reais.
Lá Tornearia Buck! Seja Bem-vindo! Uma ótima noticia! É muito gratificante saber o que Brasil produziu e ainda produz grandes equipamentos que se tornarão protagonistas do nosso "Progresso Mecânico" Parabéns !
Cosegui mais algumas informações que revelam a orígem da Sigla HBX que também foi utilizado pela Romi, mas sigla foi criada mesmo pela Cazeneuve:
A empresa A. Cazeneuve foi fundada em Paris por André Cazeneuve em 1905 e produziu lã de aço para limpeza de pisos. Ele projetou um torno especializado para produzir os cavacos longos, uniformes e afiados necessários para essa finalidade.
Em 1920, a empresa estava em dificuldades financeiras. O diretor técnico Henri Bruet assumiu a propriedade da empresa em troca de salários não pagos. Ele começou a fabricação de tornos da série LO com acionamento por correias aéreas.
O filho de Henri Bruet também foi chamado Henri. Frequentou a École Nationale Supérieure d'arts et métiers (Escola nacional de Artes e Ofícios) e tornou-se engenheiro mecânico como seu pai. Sua tese de diploma foi o projeto do torno HB, nomeado após suas próprias iniciais. Este modelo entrou em produção depois de Henri se formar, em 1949. O HB era revolucionário para a época. 40 000 máquinas foram produzidas ao longo de 50 anos.
De 1959 a 1973, a Cazeneuve também fabricou a série HB em sua própria fábrica no norte de Tóquio. Aproximadamente 6000 unidades foram vendidas para clientes do sudeste asiático e americanos. Esta série também foi feita sob licença na Espanha pela Amutio. (Amutio bem como a Promeca foram parcerias da Cazeneuve, porém na Espanha).
De 1950 a 1964, Henri Bruet recebeu uma série de patentes para novos mecanismos e arranjos para uso em tornos. A maioria dessas idéias encontrou o caminho para um design nada convencional, corajoso e bonito: o 360 HB-X (x para experimental). Este torno tinha um variador de correia acionado por um arranjo servo hidráulico, de modo que a velocidade do fuso infinitamente variável estava disponível, empurrando uma pequena alavanca no lado direito do avental. A bomba hidráulica também lubrifica o fuso e alimenta as caixas de engrenagens.
Boa noite.
Parabéns pelo vídeo! Rico em informações. Poderia passar o nome da música de fundo do vídeo? Já a ouvi em algum outro lugar e gostaria de encontrá-la. Obrigado.
Tive o prazer de trabalhar em um torno promeca na manutenção da Ford Brasil nos anos 70 , e ainda o considero o melhor torno mecânico que já operei
Que trabalho muito bem feito meus parabens pelo video, e creio eu que e o unico no mundo falando sobre os tornos PROMECA , EU TIRO O MEU CHAPEU
Ja trabalhei com um promeca e fui criado no bairro onde ele era feito que também se chama Promeca em Várzea Paulista. Hoje a empresa se chama Continental.
Trabalhei em um torno Promeca HBX! Fantástico, em 38 anos de tornearia, foi o melhor torno que já trabalhei.
Olá Sr. José Albano! Apostamos que possui muita história para compartilhar!
Trabalhei em um hbx. Só que era Romi e não promeca.
Senhor acha melhor que nardine e romi
Era para o Brasil ser uma potência, mas acredito que o problema é o próprio brasileiro (governantes) deveria haver algum incentivo quanto a isenção de impostos para um produto nacional.
Sou de Jundiaí, muitas empresas que foram referências no Brasil e no mundo estão aqui nessa cidade. A Índia não era nada antes da Krupp ir pra lá. E as prensas Jundiaí? São mais de 80 anos de história. É uma pena saber que muitas dessas empresas não existem mais.
Foi os melhores tornos que eu já trabalhei sem dúvida.
Quando me formei Torneiro Mecanico Ajustador em 1968 o PROMECA éra o sonho de todos!!!
Recentemente comprei um Promeca I500x1500.Muito bom;foi um sonho realizado
Eu trabalhei r um promeca.o melhor torno q já vi até uma.pena que não existe mais.
Eu tenho um IM500....muito máquina, força pra desbastar e um ótimo acabamento.
Excelente trabalho que vocês fizeram com esse video. Parabéns!!!!!! Sou morador aqui de Várzea Paulista-SP e essa fábrica faz parte de nossa história. Muito obrigado.
Agradecemos o apreço Sr. Eduardo, esperamos contar mais Histórias como essa em breve!
Entrei no SENAI em agosto de 1979, pela ferramentaria da Alfred Teves , e trabalhei durante 8 anos , época muito boa...
Na década de 80, trabalhei num torno Promeca. Máquina de altíssima qualidade.
Até o início de 1972 trabalhei na indústria ROCCO em um HBX Cazeneuve zerado com copiador, depois parei para fazer faculdade, muita saudade.
Muito legal saber um pouco da historia dessa marca tao icônica ! Eu possuo um promeca IS-750 e é um maquina realmente robusta e produtiva, e falo que das maquinas modernas poucas tem a capacidade do promeca.
Maranguape- Ceará. Parabéns pela matéria ❤❤❤❤❤❤
Só saudade
Que vídeo bacana. Trabalhei por muito tempo na Eucatex em Salto, que tinha torno da Promeca e conheci a Promeca em Várzea Paulista.
Parabéns pelo excelente vídeo.
Parabéns pela história, oh PROMECA!... Parabéns grandemente ao pesquisador!!!
Vale ressaltar que paralelamente, na época, havia um grande time de futebol profissional também, é claro, ... O A.E . Promeca...
Fiquei emocionado meu til tinha um ...ontem fui torneiro mecanico devo tudo ao meu til depois virei técnico em mecanica .. Hoje estou estudando para me forma um engenheiro mecânico. .. Gostei do vídeo. ...
Usina itaiquara aqui no interior Paulista tinha vários desses, meu tio trabalhou Mais de 40 anos em um.
trabalhei nesse torno em 1975 foi melhor torno que trabalhei , esse torno evitava a operação de retifica , conseguia trabalhar com facilidade na tolerância H7
Tbm trabalhei nesses torno amigo uma coisa que me chamou a atenção e que vc pode usinas oque for ele não vibra.
Muito bom conteudo parabens. Ja tivemos um "progresso brasileiro" mas vendemos na decade de 90
Esse é o canal da isinagem, desde a raiz ate a usinagem de alta tecnologia...parabens por divulgar esse conhecimento..tornando se assim acessivel a todos nós....
Um espetáculo este documentário da promeca, show.
Tenho um torno Promeca modelo I 550 procurei muito para poder encontrar essa maquina e mesmo assim tive que comprá-lo desmontado. Uma excelente maquina recomendo.
Faz um vídeo sobre a extinta fábrica Vigoreli de Jundiaí, acho que muitos iriam gostar.
Adorei, matei saudades do tempo que estudei no SENAI, maravilhosa lembrança..´.
A história se fundi com o nome do bairro moro aqui a 37 anos
Ótimo vídeo. No SENAI que frequentei na segunda metade da década de 80 havia um Promeca. Eu nunca cheguei a trabalhar nele, mas via-se que era de ótima construção. A maioria das máquinas naquela escola eram suíças e o Promeca, de tão bem construído, eu achava que também era suíço.
Chamarei de "Uma História da Máquina" . É tão satisfatório "ouvir" uma história como essa da PROMECA.
SHOW,e ganhou mais um inscrito.
Eu trabalhei com um Promeca de 1.000 mm. entre placa e ponto em uma ferramentaria,eu e um Torneiro amigo meu colocamos este Torno Promecão para trabalhar dia e noite,H.24:00 por dia durante uma semana sem parar e ele deu conta do recado. Excelente Torno,o saudade. VLW pela a estória do Promeca SHOW. VLW
Sensacional saber desta História !!! Muito orgulho de ser Brasileiro !
Trabhei num promeca Is750 muito boa maquina
O HBX foi minha maq preferida onde eu aprendi ser um torneiro de verdade .
Boa noite.
Os tornos HBX e uma outra linha da Promeca foram fabricadas sob licença da Casenueve pelas indústrias Romi S.A. instalada em Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brasil.
Que dahora, eu moro na promeca
Trabalhei por muitos anos com um promeca e gosto muito da marca.o torno que trabalhei é um 550 l l com cabeçote alongado pelo antigo dono.no barramento com tetras fundidas indicativas fala que o barramento dele era forjado na Bélgica e não na França como diz no vídeo e em outra plaqueta no em baixo relevo na caixa de câmbio "Norton " diz que ele foi montado por uma empresa que se chama PANAMBRA Ltda do Brasil localizada no Rio de Janeiro , Natal e São paulo.para quem tiver alguma dúvida entre no meu canal que tenho alguns vídeos dele em funcionamento inclusive fazendo uma manutenção no eixo árvore dele
Parabéns pelo vídeo...
Me lembro que uma reliquia desse torno Promeca, ficava no escritório do Sr. MAGNO, na escola Senai Conde Alexandre Siciliano, no bairro Anhangabaú, em Jundiaí.
Acabei de adquirir um hbx promeca e e top de +
Eu tive um torno da marca SP são Paulo, parecido com o promeca, alguém já ouviu falar? Uma excelente máquina, na crise vendi😑 hoje tenho um J35 da joinville que não chega nem no dedo
Trabalhei num HBx Romi, o variador de rotação era muito bom, porém era uma máquina barulhenta, tentamos de tudo pra reduzir o ruído, aquelas polias no final do dia, não dava pra encostar as mãos , esquentava um absurdo.
O HBX da Romi nós não sabíamos dessa particularidade! Boa observação, vou pesquisar mais o assunto! Obrigado por Compartilhar!
Na oficina da ETWB/ETA, em SP, tinha um desses e nossos professores não deixavam nenhum aluno chegar perto do torno que ficou gravado a minha memória como uma lenda.
Meus parabéns pelo vídeo!
Só tenho um apontamento a fazer: poderia ser colocado os créditos das imagens na descrição. Pois sem isso nos leva a pensar que são imagens do local à época. Eu mesma pensei que era, até reconhecer Walmor Chagas no vídeo.
Já trabalhei com este todo,emuito bom para grandes diâmetros !
Muito bom e acrescenta muito nosso conhecimento
Parabéns pela história amigo. Valorização do conhecimento.👏👏👏👏👏
Um ótimo torno ,a muitos ainda trabalhando neste pais
Operar um Promeca é show...👏👏👏🇧🇷😎
Lindíssima História saudosissima Parabéns Amigo por nos mostrar a grandiosidade da tecnologia Brasileira. Deus os Abençoe
Olá Irmão Edson, Seja sempre bem-vindo! Obrigado pelo comentário! Em breve traremos mais histórias da nossa Industria Nacional! Que Deus nos abençoe a todos nós!
QUANDO TRABALHEI NA FERROPEÇAS VILLARIS,TINHA UM CAZENUEVE COPIADOR,ERAM TORNEADOS OS ANÉIS PARA PISTÕES PARA A INDUSTRIA AUTOMOTIVA.
Essas maquinas eram o que havia de melhor em qualidade e Tecnologia à época. Grandes Mestres Ferramenteiros foram forjados nessas épocas. Temos um grande respeito a todos esses profissionais que fizeram parte de nossa história! Obrigado por compartilhar conosco Sr. João um pouco da sua historia! Seja sempre bem-vindo! Um Forte Abraço!
Ótimo torno sem dúvidas.
Melhor de todos.
Ótimo video e reportagem
Parabéns!
Na verdade, a Romi engoliu a Promeca, meu pai trabalhou lá há mais de 50 anos atrás. Belo video, pura nostalgia para mim, pois reformei e fiz manutenção em Tornos HBX, tanto de fabricação Promeca, como os da Romi.
Que história linda, que pena a Promeca acabou, adorei!
Excelente vídeo. Parabéns.
Realmente uma grande máquina. Tenho dois hbx, um Cazeneuve e um Romi. Ambos muito bons.
que pena que no Brasil as indústrias não duram muito, tanto imposto😢
Embora não tenha sido do ramo de Metalurgia / Mecânica ou Usinagem, convivi durante muito tempo da minha vida laborial em meio a grande e pequenas máquinas operatrizes e me lembro perfeitamente de ter visto em operação dois opostos dignos de registros, um era um mini torno de mais ou menos 700mm de compr. e outro um gigantesco Torno Promeca de 7,00 metros. Acredito que o mesmo ainda esteja em operação até hoje, na empresa Correias Mercúrio S.A. onde trabalhei lá pelos anos 70. Gratas lembranças.
Tem uma rua aqui no Rio de Janeiro RJ no recreio com o nome dele Demostenes de madureira pinho legal
Excelente vídeo.
Parabéns 👍👍
Tive um Promeca 400, torno robusto e firme!!
Um ótimo documentário. Parabéns.
Muito legal saber da historia da Promeca. Valeu ! Obrigado pela postagem !
Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho de levantamento e produção.
Legal !
Na decada de 50 Varzea Paulista era município de Jundiaí.
Hj eu resido na emancipada Varzea kkk
Tem um bairro aqui q se chama Promeca ...
Ótimo vídeo! Eu tenho 19 anos e trabalho com preparação e operação de Tornos e Centros de Usinagem. Infelizmente não terei oportunidade de trabalhar com essas máquinas mostrada no vídeo! Grande Abraço.
Reformei muitos tornos promeca HBX ate hoje são muito bons .
Tem soldado da de fitas ? Obrigado pela atenção
Seus vídeos são magníficos, parabéns
Muito Obrigado Sr. Jonas, Seja sempre bem-vindo!
Top, top, gostaria de saber sobre a história da tos, trabalho em uma fresa que a Romi apenas copiou que é a U30, a tos tem até um 4 eixo na mesa que servia p aclopar uma mesa divisora p fazer trajetórias circulares no automático
Olá Renato, seja bem-vindo! Está anotado sua sugestão para pesquisar!
Trabalhei num torno desse deu saudades .
Eu tenho uma complementação dessa história. Meu pai trabalhou lá na década de 60.
Puxa, não sabia que a minha cidade, Várzea Paulista, tinha uma história tão rica! É uma pena que eu não tenha aprendido isso na escola, acho muitíssimo importante mostrar a história da nossa cidade para nossas crianças, pois sem história a cidade não existe.
Boa matéria amigo!!!
bastante educativo o video.
Parabéns amigos que história fantástica pena não estar em produção no Brasil mais
Matriz Ferramentas, vídeo sensacional parabéns pelos seus vídeos.
Só mais outro exemplo de que o país parou no tempo.. quando ia engrenar a coisa volta a desandar. Os poucos engenheiros com inteligência e criatividade suficiente pra programar um Came em CNC vão para fora.. e tudo que é tecnologia de ponta é importada a preços absurdos (devido ao roubo estatal)
bem pelo contrario o que temos de tecnologia nacional hoje, veio por causa da reserva de mercado
Realmente, você falou tudo o estado interfere diretamente no mercado e vem um idiota e fala em reserva de mercado,porra essa merda de Brasil nunca vai ser grande por causa dos comunistas.
@@begaful verdade Dom Afonso, um povo que em pleno ano de 2018 se preocupa com comunismo, que é assunto do século 20, fica difícil mesmo irmos adiante.
Se na escola não se aprende que o comunismo se findou com a queda do muro de Berlim em 1989, imagina se um engenheiro vai aprender na faculdade pelo menos a fazer uma integral.
A Europa e os Estados Unidos estão preocupados com assuntos do século 21 e burros e ignorantes com você, com assuntos do século passado. kkkkkkkkk
vai para frente não Brasil, sem estudo vai não.
@@adilsongomessilva Tu vive em um país comunista , dizer que o comunismo acabou é coisa de retardo mental.
Antonio Oliveira e agora a indústria brasileira vai melhorar, exportando fruta legume e importando máquinas da Europa. Viva! Vamos virar uma grande fazenda.
Parabéns! Gostei muito.
Parabéns pelo vídeo.
Sou de Jundiaí e não sabia disso.
Obrigado pelo vídeo
Muito bom
Muito bons seus videos, continua assim. Parabens
Poderia fazer um vídeo dos tornos mecânicos da Wotan Taurus? São do Sul
Essa promeca foi fundada em Jundiaí SP? Nossa! Que orgulho de Jundiaí!!
Antes da Emancipação do município de Varzea Paulista!
Sim, em várzea Paulista tem um lugar chamado Promeca
Antes várzea era bairro de Jundiaí.
MEU PAI TRABALHOU NOVE ANOS NUM TORNO HBX EM UMA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS NO PARQUE NOVO MUNDO SP
Excelente. Queria saber o ano que foi lançado o promeca 500.
3:12 Por um momento pensei em ter visto o Mr. Bean!
Trabalho há 7 anos com um promeca im 500 de 2200mm entre pontas. O torninho bão cava enorme.. só preciso ajustar a fricção dele pra ficar mais forte... Acho isso e a altura dele do chão os únicos pontos negativo...
Obrigado por esse vídeo, gostei bastante, principalmente pelo esforço de levantar a história. Conheci e já reformei torno da Promeca, um IM500.
Quem ficou com um pedaço do final dessa história foi a empresa PAB assistência técnica e reformas de máquinas LTDA, também na Várzea Paulista, um dos donos era Sr Adelino que cheguei a conhecer e fazer negócios, eles retificaram dois barramentos de tornos para mim. A PAB tinha e fabricava um bom estoque de peças dos tornos Promeca, além de também reformar máquinas operatrizes. Infelizmente não tive mais contato com ninguém da PAB, me parece que infelizmente também deixou de existir. Sobre o torno HBX, a Romi também fabricou torno com esse mesmo projeto, realmente uma máquina excepcional.
Olá Sr. Diogo, Muito obrigado por compartilhar mais um trecho dessa história. Contente por saber e ao mesmo triste por saber que mais uma empresa brasileira não exista mais. Seja sempre muito bem-vindo!
Olá, Sr. Diogo. O Sr. por acaso conhece ou sabe de alguém que possua o manual do IM 500? Obrigado.
Ola Sr. Gilson, procurei na internet e só encontrei no Mercado livre entre 200 e 120 reais. Mosca Branca de olho azul esse manual.
Gilson Simoes infelizmente não tenho, realmente não é simples de conseguir. Tem mercado próprio esses manuais de máquinas, o valor é esses mesmos, entre 120/200 Reais.
Na cena na antiga fabrica o ator Valmour Chagas ja falecido é o cara de gravata com camisa branca sem o palito !! 👍
Com certeza é ele mesmo, o Valmor chagas. Boa observação.
Faz a história do torno Irvis
Que vídeo maravilhoso.
Na escola da Weg e no Senai tem vários
Acabei de comprar um .
Lá Tornearia Buck! Seja Bem-vindo! Uma ótima noticia! É muito gratificante saber o que Brasil produziu e ainda produz grandes equipamentos que se tornarão protagonistas do nosso "Progresso Mecânico" Parabéns !
@@MatrixFerramentasAF Parabéns,esta com um senhor Torno nas mãos. VLW
Faça um vídeo sobre a ENGESA.
Parabéns pelo vídeo
Que vídeo bacana!!! Parabéns!!!