senhor arthur , venho aqui pela primeira e se deus quiser não sera a ultima vez lhe agradecer de coração acompanho seu canal a anos , e hoje consegui retribuir nem que seja um pouquinho o que o senhor vem ensinando , infelizmente não tenho as outras plataformas de pagamento mas por aqui eu consigo mais fácil e mais uma vez obrigado, e fica aqui um conselho insentrive este tyipo de conteudo na internet isso e conhecimento que pode lhe ajudar muito deixa aqui um valeu demais E SO 1 REAL, kkkk
Olá, Arthur. Parabéns pelo seu vídeo! Sabe se é possível ter uma separação entre tempo de espera (tto) e tempo de efetivo atendimento (ttr - tto)? Se sim, é possível fazer o reset deste último tempo quando o chamado volta do status pendente para processando?
Valeu João. Não tem segredo. Lá nas configurações da pesquisa de satisfação em Administração, Entidades, você marca para pesquisa externa e coloca o link para o formulário no campo que habilitar.
@@ArthurSchaefer Consegui fazer por dentro do sistema mesmo incluindo as perguntas que eu quero.....Saberia me dizer se tem como realizar a correção na tela principal da versão 4.1.1 pois está como "CRIA CHAMADO" queria incluir o R em CRIAR
Você pode alterar os arquivos de tradução com o poedit ou então com o plugin renamer. Ou então corrigir lá no transifex do glpi e aguardar atualização. ☺
Olá Arthur priemeirament parabéns!! Eu estou criando regas para atribuição de SLA automático. Dentro da entidade criei as 4 regras, porém ao executar os teste é apenas aplicado a regra 4, mesmo eu aplicando as condições para que fosse executado a regra 1. Poderia dá um luz? Grato
A regra 4 é a primeira na ordem das regras? GLPI aplica a primeira que achar e não segue para as próximas. Se não pega as anteriores, talvez algum dos critérios não é atendido, mesmo. (Algum E/OU, por exemplo.)
Arthur, parabéns pelo seu vídeo! Na regra de negócio de exemplo do vídeo, para uma mesma categoria vai aplicar o SLA e o OLA. Sendo assim, os gatilhos que disparam a contagem de tto e ttr respectivos são os mesmos? Ou seja, se um técnico atribuir o chamado para si, vai contabilizar o tempo de atendimento do sla e o interno ao mesmo tempo? como eu faria para separar isso?
Criando os TTO e TTR separados e atribuindo eles separadamente. No vídeo eu só simplifiquei, mas é possível criar uma regra para cada TTR e cada TTO, caso necessário.
Boa tarde Arthur Eu não encontrei um campo no glpi que me permite pausar o SLA quando atualizo o status do chamado para pendente ou processando (planejado). Teria como ajudar?
Parabéns pelo vídeo Arthur, como sugestão poderia explorar a questão de extração de relatórios desses SLAs. Como faço um relatório com todos os incidentes que ultrapassaram o SLA acordado, por exemplo.
Peterson não sei se vai lhe ajudar mais tem um plugin do Stevenes Donato (Painel) segue o link "forge.glpi-project.org/projects/dashboard" é bem repleto de relatórios dos mais diversos tipos onde você pode exportar para Excel e fazer os filtros necessários.
Boa tarde Arthur, tentei ler abaixo se pergunta ja foi respondida mas não encontrei, então vamos lá. Se eu tenho uma categoria com varias sub-categorias, quero que o SLA/OLA das subs, sejam o mesmo da categoria PAI, a condição do critério neste caso sera "é" ?
Cara muito bom o Video. Não sei se poderia me ajudar, em minha empresa temos uma interação com outros setores, que a cada acompanhamento no chamado adicionaria por exemplo 1 hora no prazo da solução seria possível fazer isso?
Hoje não tem algum mecanismo que eu conheça que faça isso no GLPI. Não compreendi porque adicionar 1 hora a cada interação. É algum tipo de penalização por interagir com a demanda?
@@ArthurSchaefer vou mandar a interação pra ver se vc compreende, o padrão da atribuição será de 2 horas, a devolutiva precisa ser dada em até 4 horas, e a solução 48 úteis partir da primeira devolutiva
Arthur, can you upload a new video/tutorial for creating some SLA/OLA in english ? in v 10.x ? Would be nice. Full tutorial with ola/sla with some escalations
É possível automatizar para que quando um chamado fique esperando por uma validação ele mude o status automático para pendente? Assim meu SLA irá pausar quando eu esperar aprovação de algum gestor. Não conseguir definir essa regra pois não achei esse critério.
@@ArthurSchaefer deu certo, obrigado. Arthur, sabe me informar como coloco para funcionar o plugin do Dashboard atrasado. Porque criei minha OLA, mas, ele não está contando os chamados atrasados.
Fala Arthur blz, muito bom o vídeo parabéns está me ajudando bastante! uma pergunta estou na versão 9.4.6 - eu consigo utilizar um campo criado (Campos adicionais) na criação dos critérios? esses campos está em chamados.
Olá Arthur, parabéns pelo conteúdo, tem sido muito útil. Gostaria de saber se você pretende realizar algum vídeo que aborte o gerenciamento de mudanças através o GLPI, ou se pode indicar algum material sobre o tema. Abraço,
Gostaria de receber alerta por e-mail de chamados agendados para atendimento em data futura. Tipo quando o cliente abre um chamado passando data de atendimento na próxima semana, então gostaria que o GLPI enviasse alerta por e-mail me lembrando quando esta data chegasse. Tem como? Obrigado.
Alguém da sua equipe pode, e sugiro por boa prática, adicionar uma tarefa futura com lembrete na hora, 15 minutos antes, ou conforme você quiser fazê-lo. Assim sua equipe agenda a tarefa conforme própria disponibilidade e deixa o chamado como agendado.
SLAs só são “pausados” ao terem seu status alterados para Pendente. Sempre que voltam ao estado diferente de pendente, o tempo pendente é adicionado ao tempo para conclusão.
Olá, criei as SLAs mas quando abro um chamado ele não puxa as horas, embora as regras de tempo de atendimento e solução estejam configuradas, o que pode ser?
@@ArthurSchaefer Sim. Regra ok. Os chamados são abertos por email. Ao abrir, os tempos de atendimento e solução não exibem as informações setadas em suas regras.
Bom dia Arthur. Excelente vídeo. Quando o status é colocado em pendente, o sistema pausa o tempo? Como fica o atendimento ao SLA em situações que precise colocar o chamado como pendente?
O Pendente pausa e deve ser usado quando a situação foge ao processo mapeado. Como a necessidade troca de peça, ou de aprovação do chamado por um gestor.
Bom dia Arthur Schaefer Muito bom o vídeo. Estou com uma duvida, as regras que estabelecermos para uma determinada Categoria, afeta também suas Sub-Categorias ou preciso criar uma regra diferente para cada Sub-Categoria?
Bom dia Arthur Schaefer Tenho 30 Categorias (PAI), com varias Sub-Categorias . Com tempos diferentes de SLA. Preciso criar um SLA para cada uma delas? Ou crio alguns SLAs de tempos diferentes e depois faço somente a atribuição a categoria desejada? Aguardo o seu retorno.
Olá. Não há resposta certa para essa pergunta. Tens de testar e ver como fica melhor para a tua organização. Eu uso o SLA/OLA para organizar nominalmente e os SLT internos para criar os tempos.
Muito bom! tenho uma duvida, teria alguma forma da SLA para a contagem quando o técnico muda o chamado para pendente ou quando não tenho um técnico atribuído ao chamado?
No meu ponto de vista não deve. Pará isso existe o tempo para atendimento e tempo para solução. Mas o SLA dev ser o acordo firmado entre contratante e contratado para restabelecer um serviço. Assim como operadoras de Telecom firmam contratos de SLA de 6 horas para restabelecer a Internet, por exemplo. Não interessa se alguém começou a trabalhar no minuto 1 ou 120. São 6 horas a partir da abertura do chamado.
Arthur ficou incrivel o video! Gostaria de saber se eu consigo colocar um tempo de atendimento com pausa nos SLA's dos chamados, por exemplo: eu como tecnico começo atender um chamado, logo depois preciso parar para realizar o atendimento de outro chamado. Então eu vou precisar colocar uma pausa nele para dar prioridade ao segundo chamado. Teria esse opção dentro do GLPI?
Tem. Status Pendente. Ele adiciona o tempo em pendente ao tempo para solução ao você mudar para outro status. Todavia não é boa prática penalizar seu requerente por conta do seu gerenciamento de Tempo. SLA é feito para estourar para entender onde se está errando. Ao pausar o vencimento porque você foi atender outro chamado, você está penalizando o restabelecimento do serviço do seu cliente para trabalhar em outra demanda. Se você não tem tempo para atender a todas demandas, só vai ficar visível para a gestão a necessidade de contratações, por exemplo, se o SLA estourar e for verificado que não está tendo tempo de solucionar.
Arthur. Parabéns pelos seus videos. Muito explicado. Excelente. tenho uma duvida. Consigo habilitar no GLPI para a pessoa mandar um e-mail e abrir o chamado automaticamente? Obrigado
Boa tarde Arthur, parabéns pelos videos já me ajudaram muito, você tem algum tratando sobre desempenho, em alguns momentos o GLPI da uma travada ou retorna algum erro de ação não permitida, tens algum video tratando sobre o assunto? Obrigado e até mais...
Oi Filipe. Obrigado pelo Feedback. Não tenho vídeo a respeito. Se você tiver um Zabbix, por exemplo, consegue levantar uso de recursos dessa máquina. Ou então dê uma olhada em documentação sobre análise de log de mysql ou de apache. Pode ser algo relacionado a isso.
Tenho uma publicação de uma versão antiga. Mas é semelhante. Você cria esses escalonamentos dentro dos tempos do SLA. www.arthurschaefer.com.br/2016/12/glpi-trabalhando-com-niveis-de-escalacao-no-sla/
Então amigo eu fiz um pouco diferente... Percebe que tela de abertura do chamado temos um flag que defini a urgência do usuário... Achei super estranho deixar isso na mão do usuário... O cara tem uma dúvida no excel e abre o chamado com urgência... 😒😒😒 Então fiz de uma forma que a regra ja fica definida colocando em níveis de serviço os SLA - 4 hrs SLA - 8 hrs SLA - 16 hrs SLA - 24 hrs e SLA - 40 hrs dentro cada um defini tempo de atendimento e mudei o termo "Prazo de solução" para "Previsão de solução" assim defini conforme cada nível... Nas regras renomei com nome da demanda do catálago de chamado.... Tipo: Hardware > Desktop > Não liga e dentro da regra operador logico "ou" usar a regra: Adicionar/atualizar e na descrição coloquei a previsao 4hrs... Previsão 8hrs... em critério coloquei a categoria com condição "é" e selecionei o Hardware > Desktop > Não liga. Em ações coloquei a urgência, impacto e prioridade ja definida junto com SLA tempo de atendimento e com SLA previsão de solução.... Funcionou tudo certo!!! O Usuário pode abrir todos chamados e colocar urgência que vai depender do que foi definido na regra.... Lógico fiz um documento em Excel com todo catálago que filtra o SLA pela Matriz GUT foi a única forma que achei de implementar isso e vem dando certo.
Show de bola!! A Urgência é, no meu ponto de vista, sim de escolha do usuário. Ele define a urgência que ele tem para ser atendido. Agora o que a central precisa definir via regra de negócio é impacto e o sistema AUTOMATICAMENTE definir a PRIORIDADE segundo a Matriz de Impacto e Prioridade. Mas maravilha de solução. O vídeo não tem objetivo de mostrar a única forma possível. Tem o objetivo de demonstrar a mecânica da função. Até por isso fiz regras de extrema simplicidade. Parabéns pela compreensão e solução proposta!
Cara você realmente é fera, ajuda enorme que você presta a comunidade de usuários e entusiastas do sistema GLPI, parabéns e obrigado!
Muuuito obrigado!
4 anos depois ainda me ajudou, valeu Arthur!
Sucesso
Valeu!
senhor arthur , venho aqui pela primeira e se deus quiser não sera a ultima vez lhe agradecer de coração acompanho seu canal a anos , e hoje consegui retribuir nem que seja um pouquinho o que o senhor vem ensinando , infelizmente não tenho as outras plataformas de pagamento mas por aqui eu consigo mais fácil e mais uma vez obrigado, e fica aqui um conselho insentrive este tyipo de conteudo na internet isso e conhecimento que pode lhe ajudar muito deixa aqui um valeu demais E SO 1 REAL, kkkk
😀
Bom dia Arthur Schaefer
Tenho varias Categorias. Preciso fazer um SLA/OLA e Regras para cada uma delas? E como faço para lincar o SLA/OLA a Categoria?
Muito bom. Deu certinho aqui.
Que bom que ajudou! Fique a vontade para seguir o canal e acompanhar os vídeos que vão saindo. Obrigado!
Parabéns pelo trabalho, muito bom!!!
Satisfação em ajudar!
Parabéns. E relatórios de gerenciamento do SLA....Teria como nos informar?
Usamos o Metabase. Se tiveres interesse, chama o comercial@servicedeskbrasil.com.br que geramos as métricas necessárias para você.
Olá, Arthur. Parabéns pelo seu vídeo! Sabe se é possível ter uma separação entre tempo de espera (tto) e tempo de efetivo atendimento (ttr - tto)? Se sim, é possível fazer o reset deste último tempo quando o chamado volta do status pendente para processando?
Boa Tarde, tem algum video falando sobre configuração de Categoria no GLPI??
Ótimo vídeo Arthur, tamo junto aqui e no telegram tbm rsrssrrs Obrigado!
Excelente Vídeo Arthur. Seria de grande ajuda um vídeo explicando a configuração de um Formulário de Pesquisa de Satisfação Externa
Valeu João. Não tem segredo. Lá nas configurações da pesquisa de satisfação em Administração, Entidades, você marca para pesquisa externa e coloca o link para o formulário no campo que habilitar.
@@ArthurSchaefer Consegui fazer por dentro do sistema mesmo incluindo as perguntas que eu quero.....Saberia me dizer se tem como realizar a correção na tela principal da versão 4.1.1 pois está como "CRIA CHAMADO" queria incluir o R em CRIAR
Você pode alterar os arquivos de tradução com o poedit ou então com o plugin renamer. Ou então corrigir lá no transifex do glpi e aguardar atualização. ☺
Olá Arthur priemeirament parabéns!! Eu estou criando regas para atribuição de SLA automático. Dentro da entidade criei as 4 regras, porém ao executar os teste é apenas aplicado a regra 4, mesmo eu aplicando as condições para que fosse executado a regra 1. Poderia dá um luz? Grato
A regra 4 é a primeira na ordem das regras?
GLPI aplica a primeira que achar e não segue para as próximas.
Se não pega as anteriores, talvez algum dos critérios não é atendido, mesmo. (Algum E/OU, por exemplo.)
Bacana Arthur!
Arthur, parabéns pelo seu vídeo! Na regra de negócio de exemplo do vídeo, para uma mesma categoria vai aplicar o SLA e o OLA. Sendo assim, os gatilhos que disparam a contagem de tto e ttr respectivos são os mesmos? Ou seja, se um técnico atribuir o chamado para si, vai contabilizar o tempo de atendimento do sla e o interno ao mesmo tempo? como eu faria para separar isso?
Criando os TTO e TTR separados e atribuindo eles separadamente.
No vídeo eu só simplifiquei, mas é possível criar uma regra para cada TTR e cada TTO, caso necessário.
Muito bom, seria bom se na hora de selecionar a SLA se fosse mostrado a qual Nível de Serviço ela pertence, para não ter que repetir o nome na SLA
Boa tarde Arthur
Eu não encontrei um campo no glpi que me permite pausar o SLA quando atualizo o status do chamado para pendente ou processando (planejado). Teria como ajudar?
Pendente é automático o recalculo ao voltar para outro status atribuído.
Parabéns pelo vídeo Arthur, como sugestão poderia explorar a questão de extração de relatórios desses SLAs. Como faço um relatório com todos os incidentes que ultrapassaram o SLA acordado, por exemplo.
Peterson não sei se vai lhe ajudar mais tem um plugin do Stevenes Donato (Painel) segue o link
"forge.glpi-project.org/projects/dashboard" é bem repleto de relatórios dos mais diversos tipos onde você pode exportar para Excel e fazer os filtros necessários.
Boa tarde Arthur, tentei ler abaixo se pergunta ja foi respondida mas não encontrei, então vamos lá. Se eu tenho uma categoria com varias sub-categorias, quero que o SLA/OLA das subs, sejam o mesmo da categoria PAI, a condição do critério neste caso sera "é" ?
Pode usar a condição "sob". ☺
Como Funciona para cadastrar SLA de fornecedores? Quando o suporte para infra estrutura é terceirizado por exemplo...
Por boa prática você deveria contar com o SLA do terceiro como parte do seu e criar os OLAs pra saber se os terceiros estão cumprindo sua parte.
Cara muito bom o Video.
Não sei se poderia me ajudar, em minha empresa temos uma interação com outros setores, que a cada acompanhamento no chamado adicionaria por exemplo 1 hora no prazo da solução seria possível fazer isso?
Hoje não tem algum mecanismo que eu conheça que faça isso no GLPI.
Não compreendi porque adicionar 1 hora a cada interação. É algum tipo de penalização por interagir com a demanda?
@@ArthurSchaefer vou mandar a interação pra ver se vc compreende, o padrão da atribuição será de 2 horas, a devolutiva precisa ser dada em até 4 horas, e a solução 48 úteis partir da primeira devolutiva
E a devolutiva tem que ser dada até 4 horas após a atribuição
Arthur, can you upload a new video/tutorial for creating some SLA/OLA in english ? in v 10.x ? Would be nice. Full tutorial with ola/sla with some escalations
Hi. There's one here. faq.teclib.com/03_knowledgebase/helpdesk/service_levels/
É possível automatizar para que quando um chamado fique esperando por uma validação ele mude o status automático para pendente? Assim meu SLA irá pausar quando eu esperar aprovação de algum gestor. Não conseguir definir essa regra pois não achei esse critério.
Não tem critério para status. Se pediu validação, aproveite e altere para pendente. É responsabilidade do centro de suporte.
@@ArthurSchaefer Obrigado!
Tem como Stopar o SLA quando o chamado estiver esperando pelo Cliente ?
Toda vez que o chamado e colocado como pendente, o tempo pra solução é recalculado ao retornar para atribuído.
Boa tarde Arthur Schaefer
O SLA/OLA e Regras que atribuir para Categoria Pai, será atribuída a Categorias Filhas?
Dependendo do critério que você escolher, sim.
Por exemplo, se escolher a opção "Se categoria SOB categoria pai" Sim.
Arthur, sabe dizer porque meu o glpi não tem a opção tempo para aceitar + desenvolvimento? versão do meu glpi é 9.3.4
Talvez o nome seja tempo para atendimento + progresso
@@ArthurSchaefer deu certo, obrigado. Arthur, sabe me informar como coloco para funcionar o plugin do Dashboard atrasado. Porque criei minha OLA, mas, ele não está contando os chamados atrasados.
@@iZxpaulo Pior que não sei como o Dashboard trata os OLAs e SLAs.
Fala Arthur blz, muito bom o vídeo parabéns está me ajudando bastante! uma pergunta estou na versão 9.4.6 - eu consigo utilizar um campo criado (Campos adicionais) na criação dos critérios? esses campos está em chamados.
Eu suponho que não. Mas não testei pra ter certeza. 😅 estou pensando em como as regras funcionam mesmo.
Olá Arthur, parabéns pelo conteúdo, tem sido muito útil.
Gostaria de saber se você pretende realizar algum vídeo que aborte o gerenciamento de mudanças através o GLPI, ou se pode indicar algum material sobre o tema.
Abraço,
Oi.
Eu até tenho um script sendo escrito para um vídeo ou série de vídeos nessa pegada.
Mas nada certo nem com data definida, Pedro.
Obrigado!
Gostaria de receber alerta por e-mail de chamados agendados para atendimento em data futura. Tipo quando o cliente abre um chamado passando data de atendimento na próxima semana, então gostaria que o GLPI enviasse alerta por e-mail me lembrando quando esta data chegasse. Tem como? Obrigado.
Alguém da sua equipe pode, e sugiro por boa prática, adicionar uma tarefa futura com lembrete na hora, 15 minutos antes, ou conforme você quiser fazê-lo.
Assim sua equipe agenda a tarefa conforme própria disponibilidade e deixa o chamado como agendado.
@@ArthurSchaefer Grato, consegui.
Bom dia, como faço para pausar um SLA após o encaminhamento para outro grupo?
SLAs só são “pausados” ao terem seu status alterados para Pendente. Sempre que voltam ao estado diferente de pendente, o tempo pendente é adicionado ao tempo para conclusão.
@@ArthurSchaefer Muito obrigado!
Arthur, me tira uma duvida, e se vc colocar duas regras de sla com tempos diferentes funciona?
Acredito que não.
Não entendi qual seria a usabilidade de dois tempos se só há um campo de cada nível de serviço por chamado. 🤔
Olá, criei as SLAs mas quando abro um chamado ele não puxa as horas, embora as regras de tempo de atendimento e solução estejam configuradas, o que pode ser?
O que seria não puxar as horas? A regra de negócio que aplica o SLA está ok?
@@ArthurSchaefer Sim. Regra ok. Os chamados são abertos por email. Ao abrir, os tempos de atendimento e solução não exibem as informações setadas em suas regras.
Bom dia Arthur. Excelente vídeo. Quando o status é colocado em pendente, o sistema pausa o tempo? Como fica o atendimento ao SLA em situações que precise colocar o chamado como pendente?
Pendente, ao alterar para outro status novamente, o sistema prorroga a data de vencimento com o tempo que ficou pendente.
O Pendente pausa e deve ser usado quando a situação foge ao processo mapeado. Como a necessidade troca de peça, ou de aprovação do chamado por um gestor.
Bom dia Arthur Schaefer
Muito bom o vídeo.
Estou com uma duvida, as regras que estabelecermos para uma determinada Categoria, afeta também suas Sub-Categorias ou preciso criar uma regra diferente para cada Sub-Categoria?
Oi. Apenas funcionária caso você utilizasse o critério Se categoria SOB Categoria Pai ao invés É Categoria Pai
Bom dia Arthur Schaefer
Tenho 30 Categorias (PAI), com varias Sub-Categorias . Com tempos diferentes de SLA. Preciso criar um SLA para cada uma delas? Ou crio alguns SLAs de tempos diferentes e depois faço somente a atribuição a categoria desejada?
Aguardo o seu retorno.
Olá.
Não há resposta certa para essa pergunta. Tens de testar e ver como fica melhor para a tua organização.
Eu uso o SLA/OLA para organizar nominalmente e os SLT internos para criar os tempos.
Muito bom! tenho uma duvida, teria alguma forma da SLA para a contagem quando o técnico muda o chamado para pendente ou quando não tenho um técnico atribuído ao chamado?
Pendente ele já faz isso.
@@ArthurSchaefer E a questão da atribuição do técnico? por exemplo se eu não tenho um técnico atribuído a SLA deve para a contagem
No meu ponto de vista não deve. Pará isso existe o tempo para atendimento e tempo para solução. Mas o SLA dev ser o acordo firmado entre contratante e contratado para restabelecer um serviço. Assim como operadoras de Telecom firmam contratos de SLA de 6 horas para restabelecer a Internet, por exemplo. Não interessa se alguém começou a trabalhar no minuto 1 ou 120. São 6 horas a partir da abertura do chamado.
Arthur ficou incrivel o video! Gostaria de saber se eu consigo colocar um tempo de atendimento com pausa nos SLA's dos chamados, por exemplo: eu como tecnico começo atender um chamado, logo depois preciso parar para realizar o atendimento de outro chamado. Então eu vou precisar colocar uma pausa nele para dar prioridade ao segundo chamado. Teria esse opção dentro do GLPI?
Tem. Status Pendente. Ele adiciona o tempo em pendente ao tempo para solução ao você mudar para outro status.
Todavia não é boa prática penalizar seu requerente por conta do seu gerenciamento de Tempo.
SLA é feito para estourar para entender onde se está errando.
Ao pausar o vencimento porque você foi atender outro chamado, você está penalizando o restabelecimento do serviço do seu cliente para trabalhar em outra demanda. Se você não tem tempo para atender a todas demandas, só vai ficar visível para a gestão a necessidade de contratações, por exemplo, se o SLA estourar e for verificado que não está tendo tempo de solucionar.
Oi.. Sabe se tem como integrar as notificações com o openfire spark?
Não sei te dizer Renato. Conheço pouco do Openfire
Arthur. Parabéns pelos seus videos. Muito explicado. Excelente. tenho uma duvida. Consigo habilitar no GLPI para a pessoa mandar um e-mail e abrir o chamado automaticamente? Obrigado
Obrigado!!
Consegue sim. Em Configurar > Destinatarios você configura o IMAP que vai importar os e-mails.
Boa tarde Arthur, parabéns pelos videos já me ajudaram muito, você tem algum tratando sobre desempenho, em alguns momentos o GLPI da uma travada ou retorna algum erro de ação não permitida, tens algum video tratando sobre o assunto? Obrigado e até mais...
Oi Filipe. Obrigado pelo Feedback.
Não tenho vídeo a respeito. Se você tiver um Zabbix, por exemplo, consegue levantar uso de recursos dessa máquina. Ou então dê uma olhada em documentação sobre análise de log de mysql ou de apache. Pode ser algo relacionado a isso.
Arthur como faço pra recuperar um usuário que foi excluido do diretório LDAP?
Recuperar?
O GLPI não exclui do sistema quando é excluído do LDAP.
Tentou criar o usuário novamente no ldap?
Como eu coloco SLA's para niveis, N1 e um SLA N2 e outro SLA e N3 e outro SLA ?
Tenho uma publicação de uma versão antiga. Mas é semelhante. Você cria esses escalonamentos dentro dos tempos do SLA. www.arthurschaefer.com.br/2016/12/glpi-trabalhando-com-niveis-de-escalacao-no-sla/
@@ArthurSchaefer Obrigado
Top
Então amigo eu fiz um pouco diferente... Percebe que tela de abertura do chamado temos um flag que defini a urgência do usuário... Achei super estranho deixar isso na mão do usuário... O cara tem uma dúvida no excel e abre o chamado com urgência... 😒😒😒
Então fiz de uma forma que a regra ja fica definida colocando em níveis de serviço os SLA - 4 hrs SLA - 8 hrs SLA - 16 hrs SLA - 24 hrs e SLA - 40 hrs dentro cada um defini tempo de atendimento e mudei o termo "Prazo de solução" para "Previsão de solução" assim defini conforme cada nível... Nas regras renomei com nome da demanda do catálago de chamado....
Tipo: Hardware > Desktop > Não liga e dentro da regra operador logico "ou" usar a regra: Adicionar/atualizar e na descrição coloquei a previsao 4hrs... Previsão 8hrs...
em critério coloquei a categoria com condição "é" e selecionei o Hardware > Desktop > Não liga. Em ações coloquei a urgência, impacto e prioridade ja definida junto com SLA tempo de atendimento e com SLA previsão de solução.... Funcionou tudo certo!!! O Usuário pode abrir todos chamados e colocar urgência que vai depender do que foi definido na regra.... Lógico fiz um documento em Excel com todo catálago que filtra o SLA pela Matriz GUT foi a única forma que achei de implementar isso e vem dando certo.
Show de bola!!
A Urgência é, no meu ponto de vista, sim de escolha do usuário. Ele define a urgência que ele tem para ser atendido.
Agora o que a central precisa definir via regra de negócio é impacto e o sistema AUTOMATICAMENTE definir a PRIORIDADE segundo a Matriz de Impacto e Prioridade.
Mas maravilha de solução. O vídeo não tem objetivo de mostrar a única forma possível. Tem o objetivo de demonstrar a mecânica da função. Até por isso fiz regras de extrema simplicidade. Parabéns pela compreensão e solução proposta!