Excelente conteúdo! Parabéns por esses três vídeos. Muito explicativos claros e de linguagem simples, facilitando a compreensão. Show! Foi a melhor explicação que encontrei da Lei 14.300
Olá, Meu nome é Victor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Valeu amigo seu feedback é muito importante para o nosso crescimento, deixe ai abaixo como ta o setor fotovoltaico na sua região.
Em 2023, no exempla dado: consumiu 500 kWh e Gerou 500 kWh, a conta mínima a ser pago pelo cliente é sempre o valor maior entre a taxa de disponibilidade e a cobrança do Fio B. Portanto, neste exemplo dado, deveria ser compensado apenas 400 kWh e 100 kWh ficaria de crédito, ou seja, o cliente pagaria 100 x R$ 0,65 = R$ 65,00 + CIP, beleza ?
Boa tarde Luiz ! Meu nome e Gleiciano faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Feedback importantíssimo, Obrigado pela confiança! Já conhece nossos cursos? Dê uma olhadinha: www.e4educacao.com.br/checkout?pid=ESL&src=SuporteTecnico Agradecemos o seu contato e não deixe de nós acompanhar
Parabéns a equipe por está apresentação. Sou do ramo imobiliário e setor automotivo. Conheci essa a área no incio deste ano 2023 em um grupo pra onde fui contratado e no período do meu treinamento cancelaram a vaga.. me interessei e continuo estudando pra estar no setor com mais preparo. Sou de vitória _ES.
Boa tarde, Ademar! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigada pelo seu retorno! Continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse! Vamos juntos rumo ao sucesso 🚀
Olá Emerson, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado por estar conosco sua participação é muito importante, obrigado pelo feedback.
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, com a lei 14300, como esta sendo a captação dos seus clientes.
Depois de assistir a 500 vídeos sobre o assunto…aleluia!!! Encontrei alguém que mata a cobra e mostra o pau. Vídeo explicativo de forma simples e didático, para um consumidor como eu que estou querendo entender essas novas regras, já que os técnicos…só querem vender o produto e o consumidor que se dane. Ou não entenderam ainda as novas regras ou são ignorantes no assunto mesmo.
Olá amigo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Muito obrigado pelo feedback, é muito importante pra nós saber que estamos no caminho certo! Continue nos acompanhando! Temos diversos vídeos sobre o assunto que vão te deixar bem informado!
Olá Miguel, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Que bom ter você conosco, sua participação é muito importante, o que a lei 14300 tem impactado em sua captações de clientes.
Olá Paulo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, contamos com sua presença na próxima aula, não tenha medo da lei 14300, pois ela irá gerar pouco impacto no resultado final do seu cliente.
Olá Ademilson, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela sua participação, espero que nosso conteúdo seja utilizado em suas novas captações de clientes. Diga qual parte de nossa aula senhor estava com mais dúvidas.
Olá Gilvano, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado por estar conosco, seu feedback é muito impotente, esperamos o senhor na próxima aula.
Olá Dayane, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pelo feedback, conte mais sobre os valores de taxação em sua região.
Olá Benedito, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. É um prazer ter você em nosso time, agradecemos seu feedback, espero que o conteúdo ajude na captação de novos clientes.
Olá Lima, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos seu feedback, que bom ter o senhor conosco, deixe um comentário sobre a lei 14300, como a lei esta afetando sua captação de clientes.
Olá Fabio, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, seu feedback e de suma importância para nosso grupo, nossos conteúdos são desenvolvidos para melhor o entendimento das pessoas no setor de energias renováveis.
mto boa sua explicação. uma observação apenas é sobre a "economia" em 2028 assim como em anos anteriores será diferente da sua exposição porque alem da tarifa ser corrigida pela inflação, como vc cita no video, a taxa de consumo minimo que não é cobrado no novo sistema tambem sofre alteração. assim os percentuais seriam alterados tambem.
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, esperamos o senhor em nossa próxima aula, para falarmos mais sobrea lei 14300.
Boa noite , Vitor vc falou só 300kw pra cima e da Cemig a taxa dela ( a taxa da EDP no estado de São Paulo muda muito , e o consumo de 100 kw p/ baixo não é viável ) a intalação de um equipamento ?
Olá Djalma, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, nossas aulas são produzidas pensando no desenvolvimento do mercado e setor tecnológico.
Olá Arnaldo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, contamos com sua participação nas próximas aulas.
Bom dia a todos! Aqui em alagoas a taxa de iluminação pública aumenta conforme o consumo, e é diferente em cada município, ou seja também é escalonada. Neste caso para aplicação no AZUME, essa escala de cobrança da iluminação pública terá de ser inserida nos sistema de acordo com a escala e conforme valores por município e isto impactaria no resultado da viabilidade econômica se essa taxa fizer parte do Payback. Outra coisa: na explicação do vídeo você soma a taxa de iluminação pública com a taxa do fio B para definir até que ano seria viável para um consumidor da lei 14300 em relação ao que paga a taxa de disponibilidade, ou seja excluindo a taxa de iluminação, que é o que deve ser feito, para o exemplo de 500KW dependendo da taxa de disponibilidade que se pagar na região, o novo consumidor terá pelo menos mais um ano para que a taxa do fio B se iguale a taxa de disponibilidade que pagam os consumidores com direito adquirido.
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.No Azume você consegue configurar tudo de acordo com a forma de cobrança na sua região. Espero ter ajudado. Abraços!
Muito bom o video, so acredito que o titulo nao soa muito bem, pois na verdade nao é taxaçao do sol e sim taxaçao por utilizar as infroestruturas das concessinarias de energia eletrica.
Olá pessoal tudo bem ? Sou usuário do Azume, plataforma perfeita. Uma pergunta: tendo o cliente dois endereços A e B a usina fica em A, porém as duas faturas estão sendo compensadas pela usina de A, como fica a simultaneidade? só vale pelo consumo simultâneo de A e B pagaria fio do total consumido ?
Estou na dúvida sobre o que é um consumo de 500 kW ? Pois energia é em Wh , isso seria consumo instantâneo, ou seja a demanda ? Outra dúvida é sobre eu gerar mais para compensar o aumento da taxação, quer dizer que se eu consumir 500 kWh , exemplo do 23:41 , e gerar 560 kWh que daria 325 reais , ele não irão comensar mas sim. Apenas o que foi gasto é o que passar será crédito? Ou seja vc é obrigado a pagar em dinheiro mesmo gerando a mais sendo que poderia vender essa enerfia mais barata para a CC, rapaz quanto mais eu entendo dessa lei mais eu vejo o quantos eles querem tirar na população qulquer chance de ter algum beneficio.
Gostaria entender , tipo geração energia é contabilizada dia a dia ou mensal, seja gerei 100 no dia a, mas durante dia consumo 70 e noite 30, sou taxado pelos 30 que foi para rede elétrica e voltou a noite?
Olá Claudemir, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, nossos conteúdos são explicativos para que nossos amigos não tenham dúvidas na hora de passar as informações para seus clientes.
Quanto mais eu estudo o assunto menos eu entendo, na minha cidade a taxa da energia monofásica é 30 reais, a iluminação pública é 11 reais, mais algum tributo, porém faz um bom tempo que minha conta está em 34 reais, ótimo pra dedeu , essa parte não entendo, os primeiros 6 meses após a instalação do sistema a conta veio 80 reais.
Prezados., Bom dia!! Faço parte de uma Cooperativa devidamente habilitada pela concessionária responsável pela distribuição de energia na minha cidade. Gostaria de saber se a Azume, conseguiria calcular a remuneração referente a distribuição dos nosso parceiros , que utilizam fonte própria de geração e possuem sobra em relação ao gerado e efetivamente consumido.
Рік тому
Acho que esse Payback está super dimensionado. Pelo que entendi vai demorar bem mais que 3 anos e alguns meses. Também acho que um sistema instalado para gerar 500Kw vai custar bem mais que 16.381,00.
O meu de 800 kWh ficou em 18 mil. Mas fiz agora em agosto de 2023(regra nova). Os preços do kit devem ter caído. E o meu foi já incluso tudo, fiação e instalação. Aguardando só a homologação e vistoria.
Bom dia Angela! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Apenas para a unidade geradora, pois a unidade consumidora utiliza somente a rede da concessionária, a energia da unidade geradora apenas serve de crédito abatendo o valor que seria pago pelo unidade consumidora! Obrigado pelo comentário! Continue acompanhando nossos conteúdos!
Boa tarde, Edson! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Muito obrigado pelo seu retorno! Ficamos muito felizes ao saber que você gostou de nossa aula! Continue nos acompanhando! Você já é integrador?
28:23 todo exemplo é feito com base no consumo e geracao de 500kwh. Mas aqui ficou confuso... "Se eu gerar 500kwh e consumir instantaneamente nao existe cobranca na rede". Como vou saber se consumi instantaneamente???????? Estou instalando em 2024, e a empresa que estou contratando me disse q a 'cobranca do fio b' é feita apenas sobre o excedente que eu deixar de usar e consumir depois.
Não entendi a informação relacionada a taxa mínima. Pelo que já vi em outros vídeos e o que a lei dá a entender, é que continuaremos pagando a taxa mínima. No exemplo de consumir 500 e gerar 500, eu vou pagar a taxa mínima. A concessionária só vai compensar a partir do limite da taxa mínima, ou seja, se gerei 500 e consumi 500, minha fatura virá com 100kwh (taxa mínima), irá compensar 400 e 100 ficará de crédito. Foi o que entendemos aqui.
Ótima aula ! Gostaria de saber,se eu entrei entrei com um projeto em 2023 já na lei 14300 em vigor,se vou pagar 15% do uso da sabra ? E mesmo o projeto sendo de 2023,em 2024 vou pagar 30% do uso da sobra ? Aguardando resposta...
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.Vai escalonar gradativamente ano após ano até 2028. Espero ter ajudado. Abraços!
Não entendi por que não vale a pena gerar mais? se eu consigo ter crédito eu consigo utilizar em meses em que tenho menos sol, não seria valido nesse caso ?
Boa tarde Pessoal! Seus materiais são excelentes! Gostaria de tirar uma duvida quanto a "TARIFA MÍNIMA'' Para as unidades consumidores que esteja na mesma titularidade do da unidade gerador, no caso de compartilhamento de energia. As outras unidade também ficarão isentas da tarifa mínima?? Obrigado desde já.
Caso um cliente ele tenha o direito adquirido aprovado na antiga 482, caso ele venha a acrescentar 1 ou mais contas contrato após 07 de janeiro de 2023, ainda estarão as contas rateio dentro da antiga resolução?
Boa tarde, Leonardo! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Muito obrigado pelo seu feedback! A TUSD com tributos geralmente consta na própria conta de energia da concessionária. Mas caso não esteja lá, você pode entrar em contato com ela para verificar a taxa.
Boa tarde, uma dúvida Lá no minuto 16:50 tem uma estruturação de cálculos que contempla a tarifa mínima. Essa tarifa mínima está sendo multiplicada pela tarifa em imposto. A pergunta é, não há incidência de impostos na tarifa mínima?
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, conte nos sobre o setor de energia solar na sua região, após a aprovação da lei 14300.
Só uma correção!! No mês que não houver consumo da rede, ou o consumo ficar menor que a taxa mínima , o cliente pagará a taxa mínima correspondente. Se for Bifásico e consumir menos de 50 kW da rede, a fatura virá com o valor de taxa mínima como antes. Se for trifásico e consumir menos de 100kW, a fatura virá com a taxa mínima sobre esses 100kW como antes.
Tenho uma dúvida. Eu vou fazer um projeto para 500kwh, porém meu consumo médio será de 400 kwh, porque eu saio de férias uma vez por ano, tem fds que não fico na minha cidade, etc. Meu consumo à noite será de 200kwh, durante o dia os mesmos 200kwh, porém minha geração durante o dia será de 300kwh, ou seja, vou gerar um excedente de 100kwh/mês. Mas, a concessionária irá me cobrar sobre os 200kwh que vou usar quando não estiver gerando energia (depois das 18h00). Neste caso, como ficam os 100kwh que vou produzir a mais do que eu gasto de energia? Como será utilizado para compensação do que tenho a pagar para a concessionária?
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Toda a geração excedente fica armazenada e você tem um prazo de 60 meses para utilizar. Espero ter ajudado. Abraços!
Uma pergunta , se o cliente tiver 2 ou mais unidades consumidas na mesma titularidade , como seria essa taxa para as demais UC ? Todas UCs vão pagar as taxas ,ou será cobrado apenas da UC principal ?
Boa noite....Gostei muito de suas explicações, muito claras e objetivas palavras... Estou com um projeto de 50k para ser instalado em um sitio, q vai gerar em torno de 8.500 kWh mes meu cliente quer dividir essa produção em duas filiais.... Mudou alguma coisa nesse caso? ou é colocar o msm CNPJ em todos endereços? vem alguma taxação extra? Desde ja agradeço pelas aulas e o AZUME é uma excelente plataforma
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. A regra de colocar tudo no mesmo CNPJ/ CPF é a mesma. Espero ter ajudado. Abraços!
Bom dia, Vitor!! Como seu vídeo foi feito antes da regulação da lei pela aneel em fevereiro, o que você comenta de vantagem, pela isenção da tarifa mínima e a cobrança do fio B estar até 2026 mais em conta do que a própria tarifa mínima, não existe mais, né!! Pois após a regulação da Aneel me parece que será cobrado sempre o que for de maior valor monetário, a tarifa mínima ou o fio B... me corrija se eu estiver errado
Vitor parabéns pelas informações disponibilizadas. Uma dúvida em relação essa questão, por exemplo quem ja tem a geração funcionando, homologada na resolução 482, e quer expandir sua geração (por exemplo, dobrar sua capacidade de geração). Qual das 2 normas será levado em consideração a partir dessa possibilidade de expansão?
Boa noite Lizandro, tudo bem? Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico. Somente o upgrade do sistema entrará na Lei 14300. A usina existente prevalece na regra antiga até 2045.
Tipo hoje em dia quem não tem energia solar paga 100%do fio B quando essa pessoa passa a adquirir um sistema ela irá iniciar 2023 deixando de pagar 100%do fio B para pagar 15% deixando de pagar 85% é correto esse raciocínio né isso?
O grande problema dessa lei é que ela simplesmente deixa em aberto o seu futuro, uma lei que teria como grande objetivo "garantir os direitos da geração de energia" só garante isso até 2028, após isso a própria lei diz que eles vão fazer o que quiser com os valores da energia gerada, como que alguém vai investir em algo sem qualquer base para previsão de retorno futuro? Qualquer investimento é a aplicação em uma expectativa de retorno, a lei não dá qualquer expectativa, basicamente ela fala investe aí sem saber o que vai acontecer e vamos ver no que dá. Infelizmente parece que isso deixa de ser um investimento pra ser uma aposta.
Tenho uma dúvida ,se o cliente optar por um sistema energia solar agora em 2023 com a nova lei , esse percentual de 15 %do fio B fica congelado ou a cada ano ele é reajustado de acordo com a lei?
Boa tarde SG Energia Solar, Tudo bem? Meu nome é Edson e faço parte da equipe de suporte técnico. A cada ano será reajustado de acordo com a Lei, não ficará congelado.
@@E4EnergiasRenovaveis a dúvida ainda persiste ,quem aderir esse ano vai pagar 15 %do fio B e a cada ano vai pagando gradativamente de acordo com a lei , é isso?
A casa de uma amiga minha tem placas solares e está classificada como B1 e a conta de energia da casa dela veio zerada n era pra cobrar o custo de disponibilidade? Alguém consegue me explicar?
Olá Jhonny, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, a instalação de sua amiga de ser mais antiga, por isso não paga os custo de disponibilidade, as concessionarias começaram a taxar o sistema por que estava danificando muito a rede, cabos e transformadores, etc.
Bom dia Luiz! Tudo bem? Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Para ter um aumento de geração você deverá realizar um upgrade no seu sistema correto? sendo assim, essa potência maior que será instalada deverá ser homologada, a potência antiga mantém na regra antiga, e a adição nova de potência será vinculada a Lei 14300.
Boa noite, amigo se eu colocar um sistema solar em um endereço e futuramente eu mudar para um novo endereço, eu continuo com os benefícios já adquiridos ou será um novo modelo? Desde já obrigado.
Olá amigo. Me chamo Gabriel e faço parte da Equipe E4. Ao mudar de endereço e levar o sistema junto, você precisará fazer uma nova homologação (um novo projeto na concessionária). Sendo assim, a instalação passa a ficar nas novas regras da Lei 14.300. Espero ter ajudado! Abraços!
Olá Carlos, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, favor entrar em contato com o suporte técnico do AZUME, por e-mail ou WhatsApp, na aba minha conta - contato.
Olá Edson, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, projetos aprovados a partir de 2023, serão cobrados a porcentagem do fio B, ou a taxa de disponibilidade.
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado por estar presente em nossas aulas, seu feedback é muito importante, www.azume.com.br ( Contato para cadastro)
Bom dia Carlos! Tudo bem? Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Sim, é possível adicionar várias UCs durante o dimensionamento no Azume.
Gostaria de uma resposta. No finalzinho do ano fiz um projeto com um rapaz e ele deu entrada na homologação no finalzinho do ano, aí hoje, dia 16/01/2023 ele entrou em contato falando que foi aprovado, perguntei a ele se essa aprovação vai está dentro das antigas normas ou nas novas normas( as mudanças que tiveram “taxação do sol”), ele disse que está aprovado na antiga norma, mas só por dúvida, tem alguma forma para eu ter total certeza se estou isento dessas mudanças até o período lá, 2045 se não me engano. Se vcs puderem me ajudar eu ficarei muito g
Boa tarde! Tudo bem? Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Sim, se foi protocolado antes da Lei entrar em vigor, você estará na regra antiga até 2045.
Ou seja, eles te obrigam a pagar um conta mesmo tendo a possibilidade de gerar mais " vender" mais energia , criam a regra de compensar apenas o consumido e gerar créditos, pra que esse créditos? Concordo plenamente pagar ao operador o uso da rede, porém limitar a forma como vc pode usar essa energia para reduzir sua conta só gera prejuiso e torna impossível para os mais pobre ter esse benefício, ricos com.contas altíssimas e empresas terão melhores retornos , já as residências mais simples se torna demorada o retorno, quanto mais se entende pior fica.
@@E4EnergiasRenovaveis É, mas a informação a partir do 28:28 a informação passa é que a cobrança é na quantidade injetada e consumida, não somente injetada. "eu só pago o que injeto na rede E COMPENSO".
se a taxa de simultaneidade for 100% significa que não consumiu nada da rede , nesse caso ele pagaria a taxa de disponibilidade, pois a taxa de disponibilidade so será isenta se o consumo for maior que a mesma, certo ?? foi oque eu entendi se eu estiver certo nesse caso vale a pena a simultaneidade ser menor
Olá Paula. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Se a taxa de Simultaneidade for 100%, ele pagará a taxa de disponibilidade ou o percentual sobre o fio B. O que for maior. Espero ter ajudado. Abraços!
Bom dia. Para mim não ficou claro duas coisas. O que incide de taxas será apenas pela energia "resgatada" e não injetada, ou seja, se injetar 500 mas só "puxar" 100 da rede, vai pagar taxa sobre os 100. Outra coisa, a taxa será cobrada ou descontado do crédito do produzido?
Olá Carlos, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, seu feedback é muito importante, após a lei 14300, será cobrado a taxa de disponibilidade ou percentual de fio B, irá contribuir com o maior valor.
Zani, se não me engano a concessionária vai sempre te cobrar o valor que for maior (fio B ou taxa de disponibilidade). No seu exemplo (no vídeo isso é mostrado a partir do minuto 17 até o minuto 21) você menciona que o cliente não vai pagar a taxa de disponibilidade. Isso ainda está correto?
Olá Francisco. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Se a taxa de Simultaneidade for 100%, ele pagará a taxa de disponibilidade ou o percentual sobre o fio B. O que for maior. Espero ter ajudado. Abraços!
Fiz instalação do meu sistema, porem ainda continuo pagando o minimo, gerei 700kWh e consumi 424, a concessionari (CPFL) cobriu apenasa 324kwh e o restante virou credido, acredito que estou pagando os 100kWh de tarifa minima + fio b. É isto mesmo? ou consigo retirar essa tarifa minima, ja que pago a diferença do fio b. no video diz que na nova lei, não se tem mais tarifa minima
Fala, @brunoferraz9272. Aqui é Victor Nascimento da E4! Pelo que você descreveu, parece que você está pagando a tarifa mínima, que inclui o custo de disponibilidade, geralmente associado ao consumo mínimo de energia da rede, além do fio B. Mesmo com a nova lei, a tarifa mínima ainda existe para cobrir os custos de manutenção da rede. A diferença é que agora o fio B é cobrado separadamente, mas a tarifa mínima ainda continua para quem está conectado à rede. A não ser que você esteja completamente off-grid, essa cobrança ainda vai aparecer. Você já entrou em contato com a CPFL para confirmar os detalhes da sua conta? Volta aqui para nos dizer se teve alguma mudança!
▶ Faça o teste grátis e conheça o AZUME, a ferramenta para fazer orçamentos fotovoltaicos que a E4 Renováveis usa:
azume.com.br/sobre?src=EL07
Como fica a partir de 2029 já resolveram como será
Excelente conteúdo! Parabéns por esses três vídeos. Muito explicativos claros e de linguagem simples, facilitando a compreensão. Show! Foi a melhor explicação que encontrei da Lei 14.300
Olá, Meu nome é Victor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Valeu amigo seu feedback é muito importante para o nosso crescimento, deixe ai abaixo como ta o setor fotovoltaico na sua região.
Em 2023, no exempla dado: consumiu 500 kWh e Gerou 500 kWh, a conta mínima a ser pago pelo cliente é sempre o valor maior entre a taxa de disponibilidade e a cobrança do Fio B. Portanto, neste exemplo dado, deveria ser compensado apenas 400 kWh e 100 kWh ficaria de crédito, ou seja, o cliente pagaria 100 x R$ 0,65 = R$ 65,00 + CIP, beleza ?
Parabéns, vc explica em detalhe, agora entendi no todo .
Boa tarde Luiz ! Meu nome e Gleiciano faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Feedback importantíssimo, Obrigado pela confiança!
Já conhece nossos cursos? Dê uma olhadinha: www.e4educacao.com.br/checkout?pid=ESL&src=SuporteTecnico
Agradecemos o seu contato e não deixe de nós acompanhar
boa noite a todos, boa aula, ate amanha
Olá JC Antunes, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, esperamos você nas próximas aulas.
Cara boa noite! Todos vídeo que assistir o seu foi o mais bem explicado. Agora sim entrou na minha cabeça.😅😅😅 parabéns
Olá Alberto. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Muito obrigado pelo seu feedback. Abraços!
Parabéns a equipe por está apresentação. Sou do ramo imobiliário e setor automotivo. Conheci essa a área no incio deste ano 2023 em um grupo pra onde fui contratado e no período do meu treinamento cancelaram a vaga.. me interessei e continuo estudando pra estar no setor com mais preparo. Sou de vitória _ES.
Boa tarde, Ademar! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigada pelo seu retorno! Continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse!
Vamos juntos rumo ao sucesso 🚀
QUE AULA TOP...PARABÉNS, MUITO OBRIGADO
Olá Emerson, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado por estar conosco sua participação é muito importante, obrigado pelo feedback.
Puxa vida ,assinei o meu hoje ,quero meu desconto!!
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, com a lei 14300, como esta sendo a captação dos seus clientes.
Depois de assistir a 500 vídeos sobre o assunto…aleluia!!! Encontrei alguém que mata a cobra e mostra o pau. Vídeo explicativo de forma simples e didático, para um consumidor como eu que estou querendo entender essas novas regras, já que os técnicos…só querem vender o produto e o consumidor que se dane. Ou não entenderam ainda as novas regras ou são ignorantes no assunto mesmo.
Olá amigo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Muito obrigado pelo feedback, é muito importante pra nós saber que estamos no caminho certo! Continue nos acompanhando! Temos diversos vídeos sobre o assunto que vão te deixar bem informado!
Boa noite Dr e a os alunos desta aula
Olá Miguel, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Que bom ter você conosco, sua participação é muito importante, o que a lei 14300 tem impactado em sua captações de clientes.
Eletro Aguiar Botucatu SP, Do Poste padrão a energia solar 💡
Olá Mariana, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, esperamos você nas próximas aulas.
Aqui no Maranhão a equatorial tá cobrando a tarifa mínima ! Como entrar com uma ação ?
Boa noite a todos!
Olá Paulo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, contamos com sua presença na próxima aula, não tenha medo da lei 14300, pois ela irá gerar pouco impacto no resultado final do seu cliente.
Parabéns pela aula, sua metodologia é muito boa. Sensacional
Boa tarde Josimar! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Top demais, obrigado pela presença!
Aula muito boa
Olá Ademilson, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela sua participação, espero que nosso conteúdo seja utilizado em suas novas captações de clientes. Diga qual parte de nossa aula senhor estava com mais dúvidas.
Parabéns pela aula, Deu até vontade d fazer curso de elétrica pra ir entendendo melhor kkkk
Boa tarde, tudo bem?
Meu nome é Edson e faço parte do Suporte técnico. Isso aí, vamos que vamos! Obrigado pela presença!
Excelente conteúdo
Boa noite Jose Fabio! Meu nome é Edson e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigado pela presença amigo! Você já sabia como calcular?
Boa noite a todos
Olá Gilvano, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado por estar conosco, seu feedback é muito impotente, esperamos o senhor na próxima aula.
Mais uma excelente aula!!! Agora consegui compreender melhor. Os exemplos ajudaram muito! Parabéns!
Boa noite Marcela, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
Obrigado pelo retorno e continue acompanhando a gente!!
@@E4EnergiasRenovaveis Boa noite, Edson! Com certeza!!!
Essa iluminação é sonho, nas cidades que atuo é em média R$ 100 para 400kw
Olá Dayane, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pelo feedback, conte mais sobre os valores de taxação em sua região.
Show ,muito bom ,valeu
Olá Benedito, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. É um prazer ter você em nosso time, agradecemos seu feedback, espero que o conteúdo ajude na captação de novos clientes.
Boa noite
Olá Lima, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos seu feedback, que bom ter o senhor conosco, deixe um comentário sobre a lei 14300, como a lei esta afetando sua captação de clientes.
excelentes cursos
Olá Fabio, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, seu feedback e de suma importância para nosso grupo, nossos conteúdos são desenvolvidos para melhor o entendimento das pessoas no setor de energias renováveis.
Caraca!! que aula maravilhosa!!!
Boa tarde SG Energia Solar, Tudo bem? Meu nome é Edson e faço parte da equipe de suporte técnico. Top demais em, você é de qual cidade?
mto boa sua explicação. uma observação apenas é sobre a "economia" em 2028 assim como em anos anteriores será diferente da sua exposição porque alem da tarifa ser corrigida pela inflação, como vc cita no video, a taxa de consumo minimo que não é cobrado no novo sistema tambem sofre alteração. assim os percentuais seriam alterados tambem.
Olá João. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela sua participação. Abraços!
No aguardo! 👊
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, esperamos o senhor em nossa próxima aula, para falarmos mais sobrea lei 14300.
Boa noite , Vitor vc falou só 300kw pra cima e da Cemig a taxa dela ( a taxa da EDP no estado de São Paulo muda muito , e o consumo de 100 kw p/ baixo não é viável ) a intalação de um equipamento ?
Muito otimo a aula.
Olá Djalma, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, nossas aulas são produzidas pensando no desenvolvimento do mercado e setor tecnológico.
Sim estarei Deus quiser
Olá Arnaldo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, contamos com sua participação nas próximas aulas.
Aguardando com ansiedade. Vamos juntos!
Olá Laercio, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, contamos com o senhor na próxima aula.
Bom dia a todos! Aqui em alagoas a taxa de iluminação pública aumenta conforme o consumo, e é diferente em cada município, ou seja também é escalonada. Neste caso para aplicação no AZUME, essa escala de cobrança da iluminação pública terá de ser inserida nos sistema de acordo com a escala e conforme valores por município e isto impactaria no resultado da viabilidade econômica se essa taxa fizer parte do Payback. Outra coisa: na explicação do vídeo você soma a taxa de iluminação pública com a taxa do fio B para definir até que ano seria viável para um consumidor da lei 14300 em relação ao que paga a taxa de disponibilidade, ou seja excluindo a taxa de iluminação, que é o que deve ser feito, para o exemplo de 500KW dependendo da taxa de disponibilidade que se pagar na região, o novo consumidor terá pelo menos mais um ano para que a taxa do fio B se iguale a taxa de disponibilidade que pagam os consumidores com direito adquirido.
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.No Azume você consegue configurar tudo de acordo com a forma de cobrança na sua região. Espero ter ajudado. Abraços!
onde faz curso de energia solar , em Harvard?
Parabéns por este estudos de esclarecimentos grato
Boa noite Antonio, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
Obrigado pela presença!
Muito bom o video, so acredito que o titulo nao soa muito bem, pois na verdade nao é taxaçao do sol e sim taxaçao por utilizar as infroestruturas das concessinarias de energia eletrica.
Boa tarde! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Correto, é isso mesmo. Obrigado pelo retorno!
Olá pessoal tudo bem ? Sou usuário do Azume, plataforma perfeita. Uma pergunta: tendo o cliente dois endereços A e B a usina fica em A, porém as duas faturas estão sendo compensadas pela usina de A, como fica a simultaneidade? só vale pelo consumo simultâneo de A e B pagaria fio do total consumido ?
Estou na dúvida sobre o que é um consumo de 500 kW ? Pois energia é em Wh , isso seria consumo instantâneo, ou seja a demanda ?
Outra dúvida é sobre eu gerar mais para compensar o aumento da taxação, quer dizer que se eu consumir 500 kWh , exemplo do 23:41 , e gerar 560 kWh que daria 325 reais , ele não irão comensar mas sim. Apenas o que foi gasto é o que passar será crédito? Ou seja vc é obrigado a pagar em dinheiro mesmo gerando a mais sendo que poderia vender essa enerfia mais barata para a CC, rapaz quanto mais eu entendo dessa lei mais eu vejo o quantos eles querem tirar na população qulquer chance de ter algum beneficio.
Gostaria entender , tipo geração energia é contabilizada dia a dia ou mensal, seja gerei 100 no dia a, mas durante dia consumo 70 e noite 30, sou taxado pelos 30 que foi para rede elétrica e voltou a noite?
muito boa a aula, show!
Boa noite, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
Obrigado pelo retorno!
A taxação é apenas sobre o injetado, não sobre toda geração
Na verdade a taxação é sobre o valor consumido da energia injetada.
muito bem explicado parabens
Olá Claudemir, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, nossos conteúdos são explicativos para que nossos amigos não tenham dúvidas na hora de passar as informações para seus clientes.
Quanto mais eu estudo o assunto menos eu entendo, na minha cidade a taxa da energia monofásica é 30 reais, a iluminação pública é 11 reais, mais algum tributo, porém faz um bom tempo que minha conta está em 34 reais, ótimo pra dedeu , essa parte não entendo, os primeiros 6 meses após a instalação do sistema a conta veio 80 reais.
Prezados., Bom dia!! Faço parte de uma Cooperativa devidamente habilitada pela concessionária responsável pela distribuição de energia na minha cidade. Gostaria de saber se a Azume, conseguiria calcular a remuneração referente a distribuição dos nosso parceiros , que utilizam fonte própria de geração e possuem sobra em relação ao gerado e efetivamente consumido.
Acho que esse Payback está super dimensionado. Pelo que entendi vai demorar bem mais que 3 anos e alguns meses. Também acho que um sistema instalado para gerar 500Kw vai custar bem mais que 16.381,00.
Realmente 16K pra gerar 500kw é impossível, fica acima de 20K
O meu de 800 kWh ficou em 18 mil. Mas fiz agora em agosto de 2023(regra nova). Os preços do kit devem ter caído. E o meu foi já incluso tudo, fiação e instalação. Aguardando só a homologação e vistoria.
O fator de simultaneidade só benefícia a unidade geradora ou as consumidoras também.
Bom dia Angela! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Apenas para a unidade geradora, pois a unidade consumidora utiliza somente a rede da concessionária, a energia da unidade geradora apenas serve de crédito abatendo o valor que seria pago pelo unidade consumidora!
Obrigado pelo comentário! Continue acompanhando nossos conteúdos!
@@E4EnergiasRenovaveis obrigada pela resposta!
Vídeo sensacional!!!!
Boa noite Rodrigo, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
Top demais!!
Show sua aula, parabéns!!!
Boa tarde, Edson! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Muito obrigado pelo seu retorno! Ficamos muito felizes ao saber que você gostou de nossa aula! Continue nos acompanhando!
Você já é integrador?
28:23 todo exemplo é feito com base no consumo e geracao de 500kwh. Mas aqui ficou confuso... "Se eu gerar 500kwh e consumir instantaneamente nao existe cobranca na rede". Como vou saber se consumi instantaneamente????????
Estou instalando em 2024, e a empresa que estou contratando me disse q a 'cobranca do fio b' é feita apenas sobre o excedente que eu deixar de usar e consumir depois.
Consigo essa oferta ainda?
Não entendi a informação relacionada a taxa mínima. Pelo que já vi em outros vídeos e o que a lei dá a entender, é que continuaremos pagando a taxa mínima. No exemplo de consumir 500 e gerar 500, eu vou pagar a taxa mínima. A concessionária só vai compensar a partir do limite da taxa mínima, ou seja, se gerei 500 e consumi 500, minha fatura virá com 100kwh (taxa mínima), irá compensar 400 e 100 ficará de crédito. Foi o que entendemos aqui.
Perfect
A taxa mínima vc vai pagar se o consumo for inferior à 100 kwh se for superior vc vai pagar só o fio b
Ele explica ,assiste com calma na casa dos 18 minutos .
Não percebi no vídeo ele falar que será pago a maior taxa entre a mínima e o fio B...
A taxa mínima será cobrada SEMPRE, podendo ser cobrada a mais dependendo da diferença entre a energia fornecida (103) e recebida (03)@@ediomoraes8635
Boa tarde , como fica um cliente aprovado 75 k na lei antiga e com aumento de carga na lei nova para 112k?
Ótima aula !
Gostaria de saber,se eu entrei entrei com um projeto em 2023 já na lei 14300 em vigor,se vou pagar 15% do uso da sabra ?
E mesmo o projeto sendo de 2023,em 2024 vou pagar 30% do uso da sobra ?
Aguardando resposta...
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.Vai escalonar gradativamente ano após ano até 2028. Espero ter ajudado. Abraços!
@@E4EnergiasRenovaveis obrigada
Não entendi por que não vale a pena gerar mais? se eu consigo ter crédito eu consigo utilizar em meses em que tenho menos sol, não seria valido nesse caso ?
Isso seria correto se o valor do kw estivesse congelado correto ?
Boa tarde Pessoal! Seus materiais são excelentes!
Gostaria de tirar uma duvida quanto a "TARIFA MÍNIMA'' Para as unidades consumidores que esteja na mesma titularidade do da unidade gerador, no caso de compartilhamento de energia.
As outras unidade também ficarão isentas da tarifa mínima??
Obrigado desde já.
Ninguém fica isento da tarifa mínima. A tarifa mínima é obrigatório para todos.
Caso um cliente ele tenha o direito adquirido aprovado na antiga 482, caso ele venha a acrescentar 1 ou mais contas contrato após 07 de janeiro de 2023, ainda estarão as contas rateio dentro da antiga resolução?
.
e se eu tiner a rnergia ingetavel sem ter placas no meu telhado?
Boa noite , Adriano Zangrande, da Fidelity Solar , show de bola , Bora rumo ao sucesso , o Azumi já está atualizado ?
Olá Adriano. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. O Azume tem atualizações semanais. Abraços!
Muito bom conteúdo!!
Pergunta: como faço para achar o preço do TUSDg das concessionárias?
Boa tarde, Leonardo! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Muito obrigado pelo seu feedback! A TUSD com tributos geralmente consta na própria conta de energia da concessionária. Mas caso não esteja lá, você pode entrar em contato com ela para verificar a taxa.
Boa noite , e esse retorno com crédito compartilhado?
Este valor que a concessionária irá cobrar será em kw ou em dinheiro?
Dinheiro na conta
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sempre em dinheiro, na sua tarifa de energia. Espero ter ajudado. Abraços!
Boa tarde, uma dúvida
Lá no minuto 16:50 tem uma estruturação de cálculos que contempla a tarifa mínima.
Essa tarifa mínima está sendo multiplicada pela tarifa em imposto.
A pergunta é, não há incidência de impostos na tarifa mínima?
123 Solar Tangará da Serra MT presente 🚀🚀🚀
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, conte nos sobre o setor de energia solar na sua região, após a aprovação da lei 14300.
DUVIDA: casa já com placas solares desde 2021, vendida. Ao passar a conta para o novo morador, ele será cobrado pela TAXA DO SOL???
Só uma correção!!
No mês que não houver consumo da rede, ou o consumo ficar menor que a taxa mínima , o cliente pagará a taxa mínima correspondente.
Se for Bifásico e consumir menos de 50 kW da rede, a fatura virá com o valor de taxa mínima como antes. Se for trifásico e consumir menos de 100kW, a fatura virá com a taxa mínima sobre esses 100kW como antes.
Boa noite, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
Correto, isso mesmo!
Gostaria de saber se eu construir o meu sistema fotovoltaico em of grid, se eu tenho que pagar alguma taxa à concessionária?
Boa noite Nilson, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
Não, a LEI 14300 não se aplica ao off-grid.
@@E4EnergiasRenovaveis por enquanto.
As baterias vão ficar mais poderosa e vão criar um imposto
Tenho uma dúvida. Eu vou fazer um projeto para 500kwh, porém meu consumo médio será de 400 kwh, porque eu saio de férias uma vez por ano, tem fds que não fico na minha cidade, etc.
Meu consumo à noite será de 200kwh, durante o dia os mesmos 200kwh, porém minha geração durante o dia será de 300kwh, ou seja, vou gerar um excedente de 100kwh/mês. Mas, a concessionária irá me cobrar sobre os 200kwh que vou usar quando não estiver gerando energia (depois das 18h00).
Neste caso, como ficam os 100kwh que vou produzir a mais do que eu gasto de energia? Como será utilizado para compensação do que tenho a pagar para a concessionária?
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Toda a geração excedente fica armazenada e você tem um prazo de 60 meses para utilizar. Espero ter ajudado. Abraços!
@@E4EnergiasRenovaveis obrigado, Gabriel.
Uma pergunta , se o cliente tiver 2 ou mais unidades consumidas na mesma titularidade , como seria essa taxa para as demais UC ? Todas UCs vão pagar as taxas ,ou será cobrado apenas da UC principal ?
A unidade principal não paga taxa pelas beneficiárias, cada uma paga sua taxa na HR de usar os creditos
Boa pergunta, eu também gostaria de saber.
Desanimei 😢😢😢
Boa noite....Gostei muito de suas explicações, muito claras e objetivas palavras...
Estou com um projeto de 50k para ser instalado em um sitio, q vai gerar em torno de 8.500 kWh mes meu cliente quer dividir essa produção em duas filiais....
Mudou alguma coisa nesse caso? ou é colocar o msm CNPJ em todos endereços? vem alguma taxação extra?
Desde ja agradeço pelas aulas e o AZUME é uma excelente plataforma
Olá amigo. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. A regra de colocar tudo no mesmo CNPJ/ CPF é a mesma. Espero ter ajudado. Abraços!
Quando vou fazer para um tipo A4, aparece o ponta e fora ponta, porém não encontro um preço do fio b para fora ponta, tem algum caso ai tipo A4?
Bom dia, Vitor!! Como seu vídeo foi feito antes da regulação da lei pela aneel em fevereiro, o que você comenta de vantagem, pela isenção da tarifa mínima e a cobrança do fio B estar até 2026 mais em conta do que a própria tarifa mínima, não existe mais, né!! Pois após a regulação da Aneel me parece que será cobrado sempre o que for de maior valor monetário, a tarifa mínima ou o fio B... me corrija se eu estiver errado
Ótimo vídeo. Uma pergunta, se eu produzir acima de 500wh/m vou ter que pagar a taxa do fil A? Mesmo que essa produção seja encima do meu telhado.
Que pergunta desconexa é essa 🤦🏽♂️
Vitor parabéns pelas informações disponibilizadas. Uma dúvida em relação essa questão, por exemplo quem ja tem a geração funcionando, homologada na resolução 482, e quer expandir sua geração (por exemplo, dobrar sua capacidade de geração). Qual das 2 normas será levado em consideração a partir dessa possibilidade de expansão?
Boa noite Lizandro, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
Somente o upgrade do sistema entrará na Lei 14300. A usina existente prevalece na regra antiga até 2045.
Show! Uma dúvida, aqui no Rio, era cobrado cerca de R$ 0,18 por kWh de ICMS sobre o TUSD. Isso morre com a nova lei ?
Bom dia Marlon! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Não amigo! São taxações diferentes a do ICMS sobre a TUSD e a do Fio B!
Tipo hoje em dia quem não tem energia solar paga 100%do fio B quando essa pessoa passa a adquirir um sistema ela irá iniciar 2023 deixando de pagar 100%do fio B para pagar 15% deixando de pagar 85% é correto esse raciocínio né isso?
O grande problema dessa lei é que ela simplesmente deixa em aberto o seu futuro, uma lei que teria como grande objetivo "garantir os direitos da geração de energia" só garante isso até 2028, após isso a própria lei diz que eles vão fazer o que quiser com os valores da energia gerada, como que alguém vai investir em algo sem qualquer base para previsão de retorno futuro?
Qualquer investimento é a aplicação em uma expectativa de retorno, a lei não dá qualquer expectativa, basicamente ela fala investe aí sem saber o que vai acontecer e vamos ver no que dá. Infelizmente parece que isso deixa de ser um investimento pra ser uma aposta.
E foda pra qurm votou nesse governo petista ,agora e um beco sem saida
É difícil acreditar que a tarifa mínima vai ser zero para quem remunerar a rede... #SãoTomé
Tenho uma dúvida ,se o cliente optar por um sistema energia solar agora em 2023 com a nova lei , esse percentual de 15 %do fio B fica congelado ou a cada ano ele é reajustado de acordo com a lei?
Boa tarde SG Energia Solar, Tudo bem? Meu nome é Edson e faço parte da equipe de suporte técnico. A cada ano será reajustado de acordo com a Lei, não ficará congelado.
@@E4EnergiasRenovaveis a dúvida ainda persiste ,quem aderir esse ano vai pagar 15 %do fio B e a cada ano vai pagando gradativamente de acordo com a lei , é isso?
A casa de uma amiga minha tem placas solares e está classificada como B1 e a conta de energia da casa dela veio zerada n era pra cobrar o custo de disponibilidade? Alguém consegue me explicar?
Olá Jhonny, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, a instalação de sua amiga de ser mais antiga, por isso não paga os custo de disponibilidade, as concessionarias começaram a taxar o sistema por que estava danificando muito a rede, cabos e transformadores, etc.
Como fica a cobrança de uma instalação de GD existente tiver a partir de agora um aumento de geração.
Bom dia Luiz! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Para ter um aumento de geração você deverá realizar um upgrade no seu sistema correto? sendo assim, essa potência maior que será instalada deverá ser homologada, a potência antiga mantém na regra antiga, e a adição nova de potência será vinculada a Lei 14300.
Boa noite, amigo se eu colocar um sistema solar em um endereço e futuramente eu mudar para um novo endereço, eu continuo com os benefícios já adquiridos ou será um novo modelo? Desde já obrigado.
Olá amigo. Me chamo Gabriel e faço parte da Equipe E4. Ao mudar de endereço e levar o sistema junto, você precisará fazer uma nova homologação (um novo projeto na concessionária). Sendo assim, a instalação passa a ficar nas novas regras da Lei 14.300. Espero ter ajudado! Abraços!
Temos um vídeo que retrata sobre esse tema: ua-cam.com/video/bYQ8eWPLjWs/v-deo.html
Eu já tenho azume não consegui trabalhar com ele ainda alguém de vcs da E4 pode mim ajudar.
Olá Carlos, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, favor entrar em contato com o suporte técnico do AZUME, por e-mail ou WhatsApp, na aba minha conta - contato.
Fiquei com dúvida quanto aos impostos, fica mesmo zerado?
Olá Edson, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, projetos aprovados a partir de 2023, serão cobrados a porcentagem do fio B, ou a taxa de disponibilidade.
boa tarde, aula muito top, parabens, onde eu econtro esse comunicado da aneel que todos os projetos protocolados dias 7enquada na resolução 482
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.
Que bom que curtiu o vídeo... Você vai fazer uma instalação por agora?
Eu quero essa plataforma
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado por estar presente em nossas aulas, seu feedback é muito importante, www.azume.com.br ( Contato para cadastro)
Oi. O fio b é cobrado em cima da energia excedente ou de toda energia gerada?
Tbm gostaria de saber
Toda energia que vc não usar no momento da geração e for injetado na rede, será taxado!
@@boaobraerrado!
Isto é só no 🇧🇷?
Boa tarde amigo, tudo bem? Meu nome é Ingrid Faço parte da equipe de suporte da E4. Sim no Brasil, você nos acompanha de onde?
O que se aplica ao off grid?
Boa noite, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
A LEI 14300 não se aplica ao off-grid.
O Azume calcula para um cliente uma proposta única que tem várias UCs?
Bom dia Carlos! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico.
Sim, é possível adicionar várias UCs durante o dimensionamento no Azume.
Mas a PL que pedia o adiamento foi aprovada?
Boa noite, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico.
Não foi aprovada ainda.
Gostaria de uma resposta.
No finalzinho do ano fiz um projeto com um rapaz e ele deu entrada na homologação no finalzinho do ano, aí hoje, dia 16/01/2023 ele entrou em contato falando que foi aprovado, perguntei a ele se essa aprovação vai está dentro das antigas normas ou nas novas normas( as mudanças que tiveram “taxação do sol”), ele disse que está aprovado na antiga norma, mas só por dúvida, tem alguma forma para eu ter total certeza se estou isento dessas mudanças até o período lá, 2045 se não me engano.
Se vcs puderem me ajudar eu ficarei muito g
Boa tarde! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico.
Sim, se foi protocolado antes da Lei entrar em vigor, você estará na regra antiga até 2045.
Ou seja, eles te obrigam a pagar um conta mesmo tendo a possibilidade de gerar mais " vender" mais energia , criam a regra de compensar apenas o consumido e gerar créditos, pra que esse créditos? Concordo plenamente pagar ao operador o uso da rede, porém limitar a forma como vc pode usar essa energia para reduzir sua conta só gera prejuiso e torna impossível para os mais pobre ter esse benefício, ricos com.contas altíssimas e empresas terão melhores retornos , já as residências mais simples se torna demorada o retorno, quanto mais se entende pior fica.
Se o cliente não tiver consumo no local, ele apenas está gerando e injetando, ele não vai pagar essa taxa?
Bom dia Wellison, tudo bem?
Meu nome é Edson, faço parte da equipe de suporte técnico. Pagará sim, a % do fio B é pela energia injetada.
@@E4EnergiasRenovaveis É, mas a informação a partir do 28:28 a informação passa é que a cobrança é na quantidade injetada e consumida, não somente injetada. "eu só pago o que injeto na rede E COMPENSO".
@@E4EnergiasRenovaveiserrado! É sobre a energia consumida da energia injetada.
se a taxa de simultaneidade for 100% significa que não consumiu nada da rede , nesse caso ele pagaria a taxa de disponibilidade, pois a taxa de disponibilidade so será isenta se o consumo for maior que a mesma, certo ?? foi oque eu entendi se eu estiver certo nesse caso vale a pena a simultaneidade ser menor
Olá Paula. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Se a taxa de Simultaneidade for 100%, ele pagará a taxa de disponibilidade ou o percentual sobre o fio B. O que for maior. Espero ter ajudado. Abraços!
Bom dia.
Para mim não ficou claro duas coisas.
O que incide de taxas será apenas pela energia "resgatada" e não injetada, ou seja, se injetar 500 mas só "puxar" 100 da rede, vai pagar taxa sobre os 100.
Outra coisa, a taxa será cobrada ou descontado do crédito do produzido?
Descontado do crédito produzido, única coisa que sei.
Não encontrei a concessionária da minha região no link, pra encontrar o valor do fio B
As vezes está com o nome da antiga concessionária... Alguns sites ainda mostram Celpa/PA, sendo que a Equador tem a concessão há anos no PA.
Vocês tem certeza que não vai ser cobrado a disponibilidade se consumir mais que o mínimo? Onde na lei 14300 está escrito isso?
Olá Carlos, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, seu feedback é muito importante, após a lei 14300, será cobrado a taxa de disponibilidade ou percentual de fio B, irá contribuir com o maior valor.
Zani, se não me engano a concessionária vai sempre te cobrar o valor que for maior (fio B ou taxa de disponibilidade). No seu exemplo (no vídeo isso é mostrado a partir do minuto 17 até o minuto 21) você menciona que o cliente não vai pagar a taxa de disponibilidade. Isso ainda está correto?
Meu cliente fez o sistema esse ano depois do marco e nele é cobrado a taxa de disponibilidade e % fio B, de vcs tbm?
Olá Francisco. Sou o Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Se a taxa de Simultaneidade for 100%, ele pagará a taxa de disponibilidade ou o percentual sobre o fio B. O que for maior. Espero ter ajudado. Abraços!
Fiz instalação do meu sistema, porem ainda continuo pagando o minimo, gerei 700kWh e consumi 424, a concessionari (CPFL) cobriu apenasa 324kwh e o restante virou credido, acredito que estou pagando os 100kWh de tarifa minima + fio b. É isto mesmo? ou consigo retirar essa tarifa minima, ja que pago a diferença do fio b.
no video diz que na nova lei, não se tem mais tarifa minima
Fala, @brunoferraz9272. Aqui é Victor Nascimento da E4!
Pelo que você descreveu, parece que você está pagando a tarifa mínima, que inclui o custo de disponibilidade, geralmente associado ao consumo mínimo de energia da rede, além do fio B. Mesmo com a nova lei, a tarifa mínima ainda existe para cobrir os custos de manutenção da rede. A diferença é que agora o fio B é cobrado separadamente, mas a tarifa mínima ainda continua para quem está conectado à rede. A não ser que você esteja completamente off-grid, essa cobrança ainda vai aparecer.
Você já entrou em contato com a CPFL para confirmar os detalhes da sua conta? Volta aqui para nos dizer se teve alguma mudança!