▶ Faça o teste grátis e conheça o AZUME, a ferramenta definitiva para fazer orçamentos fotovoltaicos que a E4 Renováveis usa: azume.com.br/sobre?src=EL23
Excelente explicação.. Aqui na Enel RJ existe uma diferença entre a tarifa paga pela energia consumida e a tarifa resarcida da energia consumida, na energia paga inclue ICMS, PIS e CONFINS, ja na tarifa resarcida pelo credito a enel devolve somente o PIS e CONFINS, dessa maneira o ICMS sempre será pago e com isso o valor pago sempre é maior que o ressarcido.
Trabalho na ouvidoria de uma distribuidora de energia,e vocês são os unicos que realmente explicam a nova resolução para os clientes,deixando claro como é feita a cobrança de GD. Ja vi outros videos e posso dizer,povo só fala abobrinha....Parabens pelo video 👏🏻👏🏻👏🏻
Olá! Aqui é a Jasmine da E4. Muito obrigada pelo reconhecimento! Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo está ajudando a esclarecer a nova resolução de forma clara. Nosso objetivo é sempre trazer informações corretas e acessíveis. Obrigada pelo comentário! 😊👏🏻
Boa noite, O fio B é + ou menos 28%da TUSD, por tanto não representa 28% de toda a fatura, também temos o fator de simultaneidade, que pode infruenciar nesta fatura, neste caso eu acredito que ainda ficaria o valor da fatura mínima. Pois se considerar um fator de simultaneidade de 40% considerando e que a TUSD corresponde a aproximadamente 50% da fatura então, o valor cobrado com a seria 28% de 600,00 que daria 168,00 se fosse 100%do fio B, mas como no caso pagaria 15%, este valor ficaria= 25,20 Por este cálculo o cliente pagaria a tarifa mínima que é 50,00
Olá João! Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4. Mesmo com todas essas mudanças o sistema fotovoltaico vale muito a pena! Manda pra todos e se inscrevam para ficar por dentro das novidades do mercado solar! Abraços!
Aqui no Pará a Equatorial tá cobrando 0,14 por kwh compensado, isso começou agora em junho. E mais ainda vem uma taxa que a diferença entre dois valores de SCEE. Tá sendo mais do que foi explicado aí.
Boa noite , a equatorial ta incluindo o valor no consumo minino no abatimento e legal . Tipo meu consumo total foi 500 , meu imóvel e trifásico então cosumo 100
Boa noite! Na minha análise da GD II, se não for convertido em crédito excedente a diferença entre o custo de disponibilidade e o fio B, quando esse último for menor, continua a cobrança em duplicidade. Fazendo a comparação pela GD I.
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Show, valeu pelo comentário! Você está pensando em instalar na sua casa ou trabalha no setor?
Com relação a energia gerada para mais de uma residência. Minha intenção é gerar para quatro apartamentos, onde cada um tem seu custo de disponibilidade, supondo que cada casa pague desse custo R$ 22,50 e consequentemente as 4 juntas R$ 90,00. Como ficará a cobrança do fio "B"? Pois apenas uma das residências está gerando e distribuindo para as demais. O custo do fio "B" será dividido para o que cada uma gasta? Ou somente da geradora não será somado o custo e disponibilidade, e ainda terá que pagar este custo para as outras 3 casas?
Olá B, Bom dia ! Como fica o excedente/crédito desse exemplo da aula , haja visto que na compensação dos 50kw do custo disponibilidade, no meu entender, foi cobrado pela compensação ( usando 50KW do injetado) e mais o Custo de Disponibilidade. No meu entendimento ficaríamos com 150kw de Crédito e pagaríamos o maior valor entre o Fio B e o CD. Me corrijam se estiver errado !!!
Olá amigo, me chamo Normando faço parte do grupo E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, esperamos que as informações lhe ajude nas suas propostas de vendas.
O consumidor já paga pela distribuição de energia. Porque, quando eu gero energia com meu sistema solar para meu vizinho, eu também tenho que pagar essa mesma taxa (Ela é paga em duplicidade!). As empresas produtoras de energia como por exemplo, a usina de Itaipu, também pagam às distribuidoras pelo serviço de distribuição?
pois é muito roubo isso. ai legam e dão um nome tosco "Fio B" e te cobram duas vezes por algo que você produziu,quem fez essa lei é ladrão quem fez e quem aprovou isso.
Olá, Brendeson. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Que bom que curtiu o nosso vídeo, muito obrigado pelo comentário. Você está pensando em instalar energia solar por aí? Ou trabalha na área?
Excelente conteúdo geral, ajudou bastante a esclarecer a mudança. Mas ficou uma dúvida... Se sistemas acima de 500 KW vão pagar 100% Fio B + 40% Fio A + Demais Despesas, no exemplo de 2.000 KW citado, os valores não estariam divergentes?
Olá, Pedro. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Que bom que gostou do nosso vídeo, muito obrigado pelo comentário. Vocês está pensando em instalar energia solar na sua casa ou trabalha na área?
Moro num edifício de e meu medidor está no nono andar,preciso de instalar um carregador veicular,esse mês estão votando pra instalar cobertura nas vagas de estacionamento. Pergunta. Posso instalar painéis sem interligar na rede da concessionária?
"Será cobrado o maior valor entre a taxa de disponibilidade e o custo do fio B"... Mas a franquia de 50KWh continuaria existindo neste caso do exemplo? Mesmo pagando o Fio B o cliente tem uma franquia de 50KWh para usar? isso impacta diretamente no projeto pois antes da 14300 entrar em vigor, o dimensionamento do gerador não considerava a franquia minima já disponibilizada pela concessionária diminuindo 50kwh da demanda total calculada no dimensionamento. Como fica agora?
Show de aula 👏👏. Tenho uma dúvida em relação ao auto consumo remoto. como fica a cobrança do fio B ou custo de disponibilidade em UCs cadastradas como beneficiárias?
Bom dia Waldir! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Muito obrigado pelo apoio! Amigo, como as Unidades Consumidores utilizam a rede da concessionária você irá pagar o valor do Fio B, os créditos entram apenas para suprir o valor da energia que as unidades gastaram da concessionária! Continue nos acompanhando 😉
Nesse cenário o que vocês sugerem dimensionar o sistema descontando a taxa de disponibilidade? Ou seja, numa casa que consome 500kwh/mês vocês dimensionariam para 450kwh/mês?
Não tem escapatória . 2023 - 15% 2024 - 30% 2025 - 45% 2026 - 60% 2027 - 75% 2028 - 90% 2029 - Nova regra para quem tiver solicitado conexão após 7 de julho Alguém tem que fazer alguma coisa vc simplesmente vai jogar energia na rede pra pagar fora o que produziu o preço que quiser leis mudam toda hora.
Parabéns e obrigado pelo video! ... mas fiquei com uma duvida: como fica a cobrança do Fio B quanto ao excedente transferido para uma outra unidade consumidora? A taxa relativa ao Fio B será cobrada somente na unidade geradora ou será cobrado na unidade consumidora que recebera o excedente a ser compensado?
Boa tarde, Paulo! Meu nome é Gabriella e faço parte da equipe E4 ENERGIAS RENOVÁVEIS. Muito obrigada pelo seu retorno! A unidade consumidora que receberá o excedente também paga o Fio B.
Muito importante o Custo de Disponibilidade não ser cobrado em Duplicidade com o Fio B! Inclusive parabéns Especial para a Bárbara Rubim pela incrível Sustentação na Reunião da ANEEL dia 07/02! Abraço!👊👊👊👊👊
Boa tarde, amigo! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigada pelo seu retorno! Continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse!
Boa noite, nesse exemplo, se a unidade é bifásica, a energia compensada não deveria ser 1950 deixando 50 para descontar o custo de disponibilidade? Ou para o GDII não se aplica essa regra?
Na minha residência o consumo médio é de 350 kwh, então multiplicando por 0,04 vai da 14 reais, aqui é monofasico que equivale a 30 reais. Então vou ter que pagar o maior valor que será 30 reais? É isso, tá certo?
Olá. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Basicamente seria isso mesmo, mas você precisa se atentar para os seguintes fatores: 1. Qual é o valor da tarifa de energia da sua concessionária? 2. Quanto o fio B representa no valor dessa tarifa? 28% é uma média nacional, porém, isso varia de concessionária para concessionária 3. Você também paga iluminação pública. Dá uma olhada nesse vídeo que vou deixar o link, o Victor fez as contas considerando a concessionária CEMIG: 👉ua-cam.com/video/_NfrJrERSzg/v-deo.html
@@Menconialex Claro que dá, mas para uma unidade que consome +300Kwh por mês, gastaria mais de 10mil para comprar baterias de lítio por ter grandes porcentagens de descarga, + o sistema solar. Logo vejo essa taxa é como um aluguel da rede, como se fossem baterias, só que bem mais confiáveis mesmo em dias de chuva, além de poder enviar os créditos para outras unidades como: Um apartamento, comercio seu, casa dos filhos ou dos pais. Mas pode ligar e pedir o desligamento e utilizar energia do sol só com custo de equipamentos, talvez adquirir um gerador a gasolina para backup.
@@viniciusmarins1546 o problema é que a distribuidora esta se apropriando da energia que você gera. esse papo de fio b pagar pelo uso da rede n cola. se vc vende um produto e envia o frete é por conta do comprador. msm qd gratis ele esta embutido no preço. eles querem pagar menos pela energia q vc gera e fazer você pagar mais pela energia q eles geram. a energia q eles geram quem paga é o consumidor e a que vc gera é você. e ainda tem taxa e a % vai subir até 2045. resumindo você paga pra servir e gerar quem não esta contribuindo em nada. a unica coisa justa seria eles cobrarem o uso da rede de quem consume a energia que vc gerou. o q já ocorre porque a pessoa paga em cima do consumido independente da origem da energia. e quando você não gera e precisa consumidor ai tudo bem cobrar o uso da rede. mas em vez de pagar sua energia em créditos o correto seria pagar em dinheiro. gerando duas faces da fatura. a fatura de consumo e a fatura de produção. sem a incidência de impostos. ai a fatura final com o valor consumido menos o valor gerado. nada de créditos. se você consumiu você paga. se vc gerou você recebe. ai no valor final se negativo é que a empresa deve a você se positivo vc deve a ela. ai por sua vez que entra os impostos. que serão pagos pelo lado devedor junto com outras custas. se você paga é responsabilidade da empresa. se ela te paga é responsabilidade sua declarar isso no IR depois e pagar anualmente. ou em um site específico e pagar até o mês seguinte ou seja lá como for. se você for receber o valor a data de vencimento pra eles te pagaram deve ser a mesma. e pra receber só você cadastrar no seu cadastro sua chave pix. enfim assim seria o correto. caso contrário a empresa e o estado estão se apropriando da sua energia. entao se é pra ser roubado por eles melhor ir offgrid
Boa tarde, Jose! Meu nome é Gabriel, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigado pelo seu retorno! Continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse! Você já conhecia essa resolução nova da Lei 14300?
@@E4EnergiasRenovaveis tenho acompanhado, vendo vídeos e live. Mais ainda tenho algumas dúvidas. Em relação, todo cliente que colocar energia solar esse ano de 2023, em 2024 a porcentagem sobre o fio B vai aumentar recorrente? Outra dúvida também, é que 2 unidades consumidoras, o fio B apenas a unidade geradora que vai pagar?
Boa tarde, Jose! Tudo bem? Seguem as regras do fio B: 2023: 15% / 2024: 30% / 2025: 45% / 2026: 60% / 2027: 75%/ 2028: 90%/ em 2029 será uma nova regra ainda não definida pela ANEEL. Em toda energia não consumida de forma imediata, ou seja, que é injetada e compensada posteriormente, passa a ser descontado o fio B (Nas regras da lei 14.300/2022).
Boa noite , a equatorial ta incluindo o valor no consumo minino no abatimento e legal . Tipo meu consumo total foi 500 , meu imóvel e trifásico então cosumo 100 desconto dos créditos seria 400 e a equatorial esta descontando 500 .
exatamente a energisa tb ta fazendo isso! estao cobrando duas vezes o minimo, se voce tem que pagar o minimo, voce paga por aqueles 100Kwh , ela nao deveria compensar 500 e sim 400!! tb estou querendo saber o que fazer nesse caso!
E se eu tiver dois endereços o cálculo do fio b vai ser considerado nos dois endereços ou somente sobre o endereço da geração. Exemplo gero 600kwh mês e divido a energia em.dois endereços ou seja pago 2x o custo de disponibilidade. Vai ser levado em consideração esses dois valores ou somente da unidade geradora?
agora neste mês de fevereiro finalmente aqui no RS a equatorial descontou da fatura total a taxa de disponibilidade que no meu caso é 30kw monofásico 220v
Bom dia Evair, tudo bem? Meu nome é Edson e faço parte do Suporte técnico. Energia solar continua sendo viável e com ótimo investimento. Continue acompanhando a gente, temos muitos vídeos relacionados a esse assunto. Você é de qual região?
Como fica o desconto do fio B no seguinte caso: Uma Unidade Geradora do Gupo A, gerando em horário fora ponta, manda excedentes para uma Unidade Consumidora do Grupo B. A TUSD considerada será a HFP do Grupo A ou a TUSD do Grupo B?
Bom dia Alisson! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Caso você consiga suprir esse consumo da ponta do grupo A e além disso, caso consiga gerar energia para enviar para outra unidade consumidora, a unidade consumidora do grupo B irá pagar o valor em relação ao grupo A. Continue nos acompanhando! Você já atua no setor solar ?
Gostaria muito dessa energia solar❤ vou colocar mais pra frente, se Deus quizer pois essas contas da semig vem muito caras, poucos dias eu viagei é mole, só a geladeira ficou ligada, ainda mandaram a conta.
Haja vista a cobrança de ICMS e outros tributos, além da taxa de iluminação pública. Acho pertinente que cobremos da ANEEL, SEMPRE A MENOR VALOR ENTRE O FIO B E A TAXA DE DISPONIBILIDADE !!!
Olá Jorge. Me chamo Gabriel faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Seria uma mudança interessante. Me conte como esta o mercado de energia fotovoltaica na sua região?
Boa tarde! O fio b é pago em cima dos kw consumidos ou em cima da energia total injetada na rede? Exemplo gerei 350 kw e consumi 300 kw irei pagar o fio b dos 350 ou dos 300 ?
Boa tarde Luciano! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. O Fio B será pago em relação aos créditos utilizados e não quando é injetado! Por exemplo, se você injeta 200 kW na rede e posteriormente utiliza 100 kW da rede da concessionária, os créditos irão "abater" esse valor que foi utilizado da concessionária e será cobra o Fio B encima desses 100 kW. Caso ainda tenha dúvidas estamos a disposição!
Boa tarde Evando, tudo bem? Meu nome é Ingrid e faço parte do suporte técnico da E4 Energias Renováveis. Na realidade você paga ou em relação ao fio B ou em Relação a taxa de disponibilidade. Sobre o fio B você paga se o valor que você injetar na rede, ou seja, a sobra da geração for muito maior que seu consumo e maior que a taxa de disponibilidade, pois você sempre irá pagar o de maior valor. Como está a procura deste sistema na sua cidade após a nova regulamentação?
Então professor ! Como posso analisar os itens cobrados pela concessionária ? E se a concessionária estiver fazendo cobrança em duplicidade da TUSD ? Como agir nessa situação ?
Bom dia Sérgio, tudo bem? Meu nome é Ingrid Faço parte da equipe de suporte da E4. A primeira coisa que você deve olhar é o detalhamento da cobrança na conta. Você sabia que você não deveria estar pagando nem a TUSD, nem mesmo mesmo o Fio B?
E esse pagamento do fio b vem em reais na conta ou ja abate do credito gerado? Por exemplo, no meu caso sao 3 residências beneficiadas pelo sistema on grid instalado aqui, gero 900kw por mes, o fio b sera descontado desses 900 e o restante do crédito abate nas contas ou vem tarifa do fio b em reais em cada conta?
Fala, [@iguerasg]. Aqui é Victor Nascimento da E4! A sua dúvida sobre o pagamento do fio B é muito comum, especialmente para quem possui um sistema solar on-grid que beneficia várias unidades consumidoras. Vamos esclarecer como essa cobrança funciona: O que é o Fio B? - O fio B é uma tarifa que cobre os custos de distribuição de energia elétrica pela concessionária. Ele é aplicado em sistemas de geração distribuída, como o seu, quando a energia solar gerada não é suficiente para cobrir o consumo total, ou para compensar a energia que foi consumida da rede elétrica. Como o Fio B é Cobrado? - No caso do seu sistema, que gera 900 kWh por mês para beneficiar 3 residências, a forma de cobrança do fio B depende das regras da concessionária e da compensação de créditos de energia. O fio B é uma tarifa em reais e não é diretamente descontado dos créditos gerados em kWh. - Basicamente, o processo funciona assim: 1. A energia que você gera (900 kWh) é distribuída para as três residências. 2. O valor do fio B aparece como uma tarifa em reais na fatura de cada unidade consumidora, proporcional ao consumo da rede. Ele não é diretamente abatido dos créditos de energia gerados. 3. Os créditos de energia gerados pelo sistema solar são utilizados para abater o consumo de kWh nas três unidades, mas não são utilizados para pagar o valor do fio B. Resumo da Cobrança: - O valor referente ao fio B vem separado em reais na fatura de cada residência que recebe os créditos de energia. - Os créditos gerados pelo sistema solar são usados para reduzir o consumo em kWh das unidades, mas o custo do fio B precisa ser pago à parte, diretamente na fatura, e não é descontado dos créditos gerados. Espero que essa explicação tenha ajudado a entender como funciona a cobrança do fio B e a compensação dos créditos de energia! Se precisar de mais informações, volta aqui e a gente conversa mais!
Boa tarde, Luis! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigada pelo seu retorno! Se a soma do consumo da rede com parcela do Fio b na compensação for menor que a disponibilidade (em R$), paga-se o custo de disponibilidade somente. Se a soma acima for maior, paga-se o Fio b e o consumo da rede, e a disponibilidade não será paga.
Boa noite! Quanto a lei 14.300 a sua explicação eu entendi. Agora quanto ao consumo da rede não entendi. A pessoa tem um sistema de energia solar em casa, o sistema tá gerando energia durante o dia e a casa tá consumido e o excedente vai pra rede. A noite como o sistema não esta gerando ai tem que puxa da rede. Então a quantidade de kwh consumido da rede não deveria se tão alto ? Eu sei que o que você fez foi um exemplo. Pela explicação eu fiquei confuso, consumo 2000 kwh da rede e injeto 2100 kwh como assim? Devo esta entendo errado por causa que consumira poucos kwh da rede e também injetaria poucos kwh na rede dúvida?
Deixa eu intender, eu fiz o pedido pra fazer em dezembro 2022 pra fazer a instalação. No mês de março eles veio pra fazer a vistoria e a troca do medidor eu entro na lei antiga ou nesta nova?
Olá eu tenho uma dúvida. Vou explicar. Eu instalei um sistema fotovotaico com um inversor de 3kw antes da nova lei. Portanto eu terei que continuar pagando o custo de disponibilidade certo? E se caso eu quiser redimensionar e colocar mais um inversor de 3kw então terei de pagar o fio a e o fio b estou certo? Neste caso ainda compensa redimensionar meu sistema? Poderia me ajudar
Olá, meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Isso, no sistema instalado antes da Lei, você paga o custo de disponibilidade. Se você aumentar seu sistema, será cobrado o Fio B somente sobre a parte do aumento. A parte que você tinha instalado antes da Lei, continua com o direito adquirido.
Boa noite! Eu tenho uma dúvida quanto ao Custo de Disponibilidade e energia injetada, pois a ENEL no RJ não repassa para o cliente os créditos da energia injetada referente ao valor do custo de disponibilidade, ou seja, por exemplo: O cliente com energia trifásica consome 200w da rede e injeta 200w, como ele é obrigado a pagar o custo de disponibilidade equivalente a 100w ele deveria ter como crédito no mês 100w, no entanto a ENEL coloca na conta como crédito 0. Durante os cálculos que vc mostrou nesta vídeo aula esta situação de pagamento em duplicidade também ficou evidente, estou certo?
Sendo uma rede monofásica cobrança do medidor de 30kWh mais o valor do fio b que deu 15 reais , nesse caso ficou o valor do fio B menor, está sendo cobrado pela neoenergia os dois estar correto?
Olá, @MariaEduarda-xw6xf. Aqui é o Higor da E4! Se tiver cobrando em duplicidade, está errado... Depois manda a sua conta lá no instagram da E4. Segue a gente por lá também?
ola meu amigo tudo bem quero fazer uma pergunta tenho padrão trifaze e estalei energia solar 7 paineis total 450 kwts mes e eu pagava 132,00 de taxa minima mais iluminação publica e icms ate ai tudo bem ? estalei 22/12/2022 e a primeira conta de janeiro veio a taxa minima mais icms mai iluminação publica gerei na rede 345 kwts e consumi 270 kwts e estão me cobrando icms da energia que e minha foi gerada por mim isso esta certo tenho que pagar imposto da enrgia que e minha por favor me ajuda
Como faço para tirar uma dúvida? O fio b na CPFL paulista está 0.47 centavos, mas na tarifa Anel está em 0.35 , gostaria de saber quais impostos eu estou pagando dos 35 aos 47 centavos, porque tem mais 08 centavos de ICMS
Tenho uma dúvida, possuo uma microgeração fotovoltaica em uma área rural e compartilho esta energia produzida no campo com minha casa na cidade, a pergunta é, posso instalar uma segunda usina microgeração em outra área rural e mandar também para a mesma casa na cidade?
Bom dia Sérgio! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. É possível, porém entre em contato com a concessionária para poder ter mais informações.
Como vai Tulio. Tudo bem? Faz 5 meses que instalei o sistema solar, antes da nova lei. Minha região é o Alto Tietê, cidade de Mogi das Cruzes-SP. A concessionária é a EDP. O cálculo que eles fazem aqui é diferente. Por exemplo, consumi 250KWh e injetei 350KWh. Na teoria tenho saldo suficiente para empatar os valores. Mas na conta, quando lançam o valor de energia injetada, eles tiram 50KWh referente a taxa mínima. Então, no exemplo acima eles fazem a diferença colocando somente 200KWh. Pelo o que entendi, o valor mínimo sempre vai oscilar de acordo com o meu consumo, independente se consegui gerar mais do que consumi ou tenha crédito pra compensar. Não sei se fui claro, mas essa forma de cobrança está certo?
Boa noite Leonaro, você esta sendo faturado pela resolução normativa antiga (REN 482/2012) então pelo que vi você está sendo cobrado devidamente como manda a mesma norma que mencionei ou seja está correto o calculo. Você é um cliente bifásico? essa redução de 50 Kwh é referente ao custo de disponibiidade do sistema 100 kwh trifásico 50 Kwh bifásico 30 kwh monofásico
Belo vídeo, parabéns. Quanto a compensação, como fica o valor para os créditos enviados para outra unidade?? A unidade beneficiada paga a taxa de disponibilidade e a geradora vai pagar o fio B ??
Boa tarde Benasse! Tudo bem? Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. pagará o maior valor entre o fio B e a taxa de disponibilidade.
Boa tarde, Rafael! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Realmente algumas concessionárias voltaram em 2023 a cobrar esse imposto sobre a TUSD. Obrigado pelo seu comentário e presença na aula, meu amigo!
Na minha conta da Energisa está vindo uma taxa com nome "Ajuste GD - TRF Reduzida(Lei 14.300/22) - Convencional" com valor de R$ 0,097057 multiplicado pela energia consumida. Não entendi isso. Outro detalhe, minha rede é trifásica, então se produzi 500Kwh e na minha fatura veio consumo de 300kwh, a energisa deverias retirar os 100kwh que é o custo de disponibilidade e ai descontaria do injetado somente 200kwh, mas na minha conta ela retirou somente 76kwh dos 100kwh da taxa de disponibilidade.
Se eu instalar 1500kwh pra mandar pra 2 casa em outra cidade, sendo que já tenho 500kwh que foram colocados antes dessa lei. Eu vou pagar Fio A também? Quanto em média vou pagar pra concessionária esse ano e em 2029?
Fala, [@da pessoa]. Aqui é Victor Nascimento da E4! Como você já tem 500 kWh instalados antes da nova lei (antes de 07/01/2023), você está protegido pelas regras da Geração Distribuída (GD) I, o que significa que não precisará pagar pela TUSD Fio B para essa energia. Porém, ao ampliar o sistema e instalar os novos 1500 kWh, essa parte do sistema estará sob as novas regras da Geração Distribuída (GD) II, o que implica custos adicionais, incluindo a cobrança da TUSD Fio B e, eventualmente, da TUSD Fio A no futuro. Atualmente, para sistemas GD II, as regras preveem uma cobrança gradual da TUSD Fio B: - 2023-2028: Você pagará um percentual da TUSD Fio B, que vai aumentando anualmente. - A partir de 2029: A cobrança será completa. Em relação ao Fio A, atualmente ele não é cobrado, mas há discussões regulatórias que indicam que isso pode mudar nos próximos anos, principalmente para sistemas que injetam energia na rede e beneficiam várias unidades consumidoras. Estimação de custos: - Em 2023: Para os 1500 kWh, você pagará um percentual reduzido da TUSD Fio B. Em média, isso pode representar algo entre 5% a 15% do custo total da energia injetada. - Em 2029: A partir de 2029, será cobrada a TUSD Fio B completa, o que pode aumentar a conta em 30% a 40% sobre o valor da energia gerada. Recomendo entrar em contato com sua concessionária para obter detalhes exatos dos custos, já que as tarifas e percentuais de TUSD podem variar por região. Já pensou em como distribuir melhor a geração para minimizar essas tarifas? Volta aqui pra nos contar como está planejando essa ampliação!
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Compensa demais, inclusive, falamos sobre isso nesse vídeo aqui, a energia solar está com um preço nunca visto antes: ua-cam.com/video/aZCrTAvhV_o/v-deo.html
Olá, Cláudio. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Isso mesmo, neste caso não tem essa comparação com o Fio B. O legal também é que agora você não paga o custo de disponibilidade em duplicidade, como era antes... Neste vídeo que vou deixar o link aqui abaixo, nós mostramos um conta de energia com direito adquirido antes e depois das novas regras: 👉ua-cam.com/video/i4oUz2Pd1v4/v-deo.html
simplificando, um sistema de 500kwh tá gerando energia e a casa esta consumindo e o excedente vai pra rede e a noite precisa usar a rede. pois o sistema não esta gerando energia. A quantidade de energia injetada na rede e a quantidade usada da rede é pequena ou não ?
Nem tanto , cálculos matemáticos é o meu forte,mas toda ajuda é boa....o software é a segurança e a garantia de qualidade com a agilidade na execução e entrega de todos os cálculos e valores no orçamento em poucos clik's
Vender sistema solar ou alugar, "JÁ ERA" agora eles cobram 15% do fio b, mas temos q nos conformar com 28% porque usamos 90% à noite, ou seja a energia injetada.
Quem pode me ajudar a tirar essa dúvida, eu tenho um sistema instalado antes da nova lei, se eu alugar minha casa e passar a titularidade para meu inquilino meu sistema vai mudar para nova lei ou vai permanecer como era antes de mudar para a “taxação do sol”
Olá, Pedro. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, ao mudar de casa e levar o sistema junto com você, é como se fosse uma nova instalação, você precisará fazer todo o processo de homologação na concessionária novamente. A casa onde o sistema está instalado será vendida?
Boa tarde Santiago! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. A taxa do Fio B não vale para o sistema off-grid, já que a rede da concessionária não é utilizada. Obrigado pelo comentário! Continue nos acompanhando!
De todas as formas o usuario final acaba se lascando, vai gerar wnwrgia pra concrssionaria, vai pagar pra ela por isso, depois paga a taxa de disponibilidade, paga iluminacao publica, e na hora de usar os creditos que ele gerou vai pagar tb pra ter de volta. É pra acabar mesmo.
Boa noite Gabriel, Tudo bem? Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. 100% do fio B é o valor integral, ou seja, a tarifa sendo 1 real o kWh, para 2100 kWh, o fio B seria 28% de 2100, ou seja R$ 588,00
@@E4EnergiasRenovaveis o governo tinha que incentivar as pessoas a terem geração própria de energia, mas não, colocam ainda mais empecilhos, impactou diretamente nas vendas, esse ano está muito mais complicado fechar contratos
Você injeta energia de graça no sistema da concessionária, que fatura vendendo essa energia ou dinamizando o sistema...Agora você vai pagar por isso. Só no Brasil
Olá, Cláudio. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Para conhecer o AZUME e fazer um teste grátis, é só clicar no link logo abaixo: 👉 azume.com.br/sobre?src=EL23
BOM DIA EM OUTRO VIDEO NÃO SEI SI ENTENDI OQUE O SENHOR EXPLICOU SOBRE QUEM JA TEM ENERGIA SOLAR E COLOCAR MAIS PLACA ATÉ DEZEMBRO NÃO SERA COBRADO A NOVA TAXA OU SI QUEM ACRESCENTAR APÓS 7 DE JANEIRO VAI COBRAR A TAXA DO QUE ACRESCENTOU?
Bom dia Rozivaldo! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Sim amigo, qualquer alteração no sistema (menos substituição) como adicionar um novo módulo, deverá ser informado a concessionária e então a nova taxa irá valer para todo o sistema!
Na verdade como é bifásico, "ganha" 50kWh de margem para o consumo sendo necessário descontar 1.950 kWh para abastecer a UC. De resto concordo com tudo, show de vídeo!
@@E4EnergiasRenovaveis tudo bem e por aí? Um grande abraço e muito sucesso em 2023, este canal presta um excelente serviço para o mercado de energia solar 👏🏻👏🏻
Tenho uc bifásica (50kwh), com direito adquirido. Duvida? consumir 150kwh e injetei 180kwh eu pensei que minha conta ficaria assim: compensa 100kwh do meu consumo, fico com saldo de 80kwh de credito para o próximo mês e pago os 50kwh, que é a TX de disponibilidade nas no caso, a prestadora compensou os 150kwh que consumi e ainda paguei 50kwh que é a tx de disponibilidade e ñ aparece meus créditos restantes na conta? estou sendo roubado ? ou o que a prestadora fez esta certo.
Estou tendo o mesmo problema aqui em minha residência! Estão compensando o valor integral do consumo e ainda cobrando a disponibilidade (30kWh). Gravataí - RS - RGE Energia. Estou com uma reclamação em aberto junto a ouvidoria há 2 meses. Alguém poderia nos ajudar a confirmar se isto esta correto?
@@fabiorlocatelli , já obtive a resposta . A cobrança está em duplicidade, ou seja estamos sendo roubados, amigo. A lei diz isso: Como está em direito adquirido, a energia injetada, o excedente da energia ou o crédito devem ser compensados até o limite em que o valor em moeda relativo ao faturamento seja maior ou igual ao faturamento minimo estabelecido (custo de disponibilidade). - OU SEJA primeiro subtrai-se o custo de disponibilidade (tx de disponibilidade) da energia consumida e, a partir daí, compensa a energia injetada. ex. se a TX de disponibilidade for 50kwh, o consumo for 100 kwh, então subtrai-se o consumo(100) pela TX de disponibilidade(50), e o que o sobra é compensado pelo que foi injetado.
Resumindo, os 15% serão cobrados somente na energia a mais que você gerou, na qual você pode mandar para outra residência desde que esteja no mesmo cpf, é isso?
Quem acha que as distribuidoras iriam tomar prejuízos com os altos investimentos que fizeram ???? Ganharam licitação... Contratando pessoal , equipamentos para atender ESTADOS ... CLARO QUE O ESTADO VAI INVIABILIZAR ISSO !!! 😅
algumas concessionárias ainda estão cobrando em duplicidade a disponibilidade, não sei se é falta de adequação às novas normas ou se estão achando brecha para continuar cobrando. Bem chato isso
Como sempre,o povo se ferrando.Lembro-me que há poucos anos atrás,foi preciso o País todo economizar energia eletrica pois as" produtoras de energia",as usinas estavam passando por" crise hidrica" e nao estavam conseguindo manter producao de energia e crescia-se a demanda da mesma. Entao entrou se a iniciativa privada com as usinas solar ,as casas,os comercios, as industrias todo mundo montando sua usina e gerando sua própria energia. Resolvemos o problema da" falta de energia" e risco de apagao,em contrapartida o governo com os seus amigos ascionistas das distribuidoras nos deram de presente a taxa do sol, e nao existe outro nome é TAXA mesmo, escrito com letras garrafáis. Afinal nos ja pagamos pela rede eletrica dê o nome que quiser na taxa ,mas todo mês mesmo que voce zere seu consumo voce nunca irá escapar da taxa minima. É simplismente IMORAL,pode até ser legal,mas essa taxaçao é o preço que a populacao paga por ajudar o País, a ser auto-suficiente na produção de energia limpa!
Fala, @solarciarobson. Aqui é o Higor da E4! Concordo com você, essa questão da taxação do sol realmente é controverso. Mas o que podemos comemorar, se é que posso dizer assim, é que não inviabilizou a instalação de um sistema fotovoltaico, ainda vale muito a pena, não é mesmo? Você trabalha no setor?
Eu não entendi nada de nada. Parece que vão cobrar em cima do que consumimos e o que foi gerado a mais fica para depois e mesmo assim seríamos cobrado por isso quando usar. Tendi foi nada
Eu queria saber em uma situação que tenho... Pago por mês aqui Minas Gerais um valor de 130 reais em média de energia, que está aí em medida de 170 kwhm... Pelo que estou vendo, não vale a pena eu pagar um absurdo de equipamento de energia e depois ter que pagar uma conta 40.reais mais baixo... Aí vem a tal iluminação pública, ICMS... Alguém pode me ajudar se realmente vai valer a pena?
Cara estou estudando e é dificil alguem te responder isso mas, na minha opinião, acho que nesse seu caso não vale muita a pena pois demoraria muitos anos p vc recuperar o dinheiro. Eu gasto em torno de 250kwm, com o minímo de 50KW de taxa mais a iluminação pública eu economizaria uns 190kw. Vai demorar um bocado para recuperar a grana, isso se não quebrar nada dos equipamentos durante esses anos. Mas como estou querendo aumentar os gastos (ar condicionado) estou estudando ainda p ver se vale a pena.
Mas o fio B já não está embutido na disponibilidade? Quem me garante que a concessionária vai esconder essas cobranças no meio destas taxas dentro de taxas? Infelizmente ainda está confuso. E àqueles que tiveram garantia adquiririda? Já não está pagando o fio B? E que não tem energia solar hoje e nem ontem ele já não paga o fio B embutido na taxa de disponibilidade? Essa disponibilidade já não é a própria taxa de energía? Fuindio minha cabeça kkkk
A taxa de disponibilidade se aplica quando o cliente tem um consumo de energia abaixo do mínimo faturavel para sua categoria. Ex: 127/monofásico = 30kWh. 220/bifásico= 50kWh. 220/trifásico= 100kWh. Sendo assim, se o cliente não consome energia em determinado mês, ainda assim ele paga uma taxa (taxa de disponibilidade). Quando você consome acima do mínimo , aí o cálculo é sobre os kWh consumidos. Quem tem energia solar e consegue compensar toda a energia consumida, acaba pagando somente a taxa de disponibilidade. Se usina não gerar o suficiente e o consumo da rede for maior que o mínimo, o cliente pagará uma conta sobre esse residual com base nos kWh consumidos a mais. Para entender como ficará para as novas usinas, primeiro precisa lembrar que uma usina solar só produz energia de dia. De noite o consumo é da energia da concessionária. Essa energia consumida da rede durante a noite podia ser paga em energia por um valor igual. Na nova regra o kWh gerado de dia não terá o mesmo valor do kWh consumido da rede e essa diferença será paga em dinheiro. Com a nova lei, para novas usinas, a taxa mínima sera calculada em cima desses kWh consumidos da rede. Caso o consumo fora do horário de produção da usina seja menor que ao mínimo faturavel, a taxa mínima será o valor da disponibilidade da categoria.
@@oeletromecanico4048 que filha da putagem. será que da pra aumentar a geração de energia de dia de alguma forma e armazenala em bateria pra usar durante a noite? projetar a casa pra otimizar o consumo de energia aproveitando o sol pra aquecer agua e janelas que controlem a entrada de luz pra quando necessário manter fresco ou aquecer? materiais que preservem a temperatura e sistemas que economizem energia e escolha de aparelhos necessários com foco em sua economia de energia? e um gerador de emergência a combustível pra casos de longa permanência sem sol e auto consumo? dessa forma daria pra simplesmente não ter assinatura de energia da rede. esses fdps deveriam pagar se você injeta energia na rede não fazer esse absurdo.
Errado! De certa forma esses r@tos só oficializaram o que sempre fizeram que é cobrar taxas em loop. Lá trás afirmei que nossa geração era taxada 6x e nego não acreditou. Pois bem, vamos lá pra relembrar. 1) a geração briga diariamente contra o relógio pra lucrar, 2) na leitura do faturamento rola a cobrança da disponibilidade, 3) seu saldo gerado e compensado em cima do seu consumo, mesmo que seja igual a disponibilidade, 4) a cobrança do fio b já foi cobrado na disponibilidade e agora está sendo cobrado na taxação mínima e advinha do seu saldo, 5) conforme seu consumo ainda tem a cobrança de iluminação pública que varia de estado pra estado e 6) o que sobrou do seu saldo gerado e mandou pra outro endereço seu, irá ter o mesmo ciclo. Resumindo, desde sempre qualquer sistema solar nunca pode levar em consideração o consumo anual anterior e sim, tudo isso. Pois quem fez em cima do passado, hoje está no negativo. E o pior ainda é ouvir de várias pessoas que o sistema solar tem isenção de impostos e blá-blá-blá, francamente. E olha que nem citei aqui os altos impostos pra comprar o kit.
Boa noite Jose, Tudo bem? Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Você pagará sempre o maior valor entre o custo de disponibilidade e o fio B de cada mês.
Olá, Eli. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Já recebeu uma conta sem o direito adquirido? Manda pra gente lá no Instagram pra analisar... 👉instagram.com/e4renovaveis/
▶ Faça o teste grátis e conheça o AZUME, a ferramenta definitiva para fazer orçamentos fotovoltaicos que a E4 Renováveis usa:
azume.com.br/sobre?src=EL23
Kom
Show
A explicação e foi muito técnica.
Nem todo mundo tem o conhecimento para entender.
Excelente explicação..
Aqui na Enel RJ existe uma diferença entre a tarifa paga pela energia consumida e a tarifa resarcida da energia consumida, na energia paga inclue ICMS, PIS e CONFINS, ja na tarifa resarcida pelo credito a enel devolve somente o PIS e CONFINS, dessa maneira o ICMS sempre será pago e com isso o valor pago sempre é maior que o ressarcido.
Só RJ queria saber se tá valendo a pena instalar sistema ou não
Trabalho na ouvidoria de uma distribuidora de energia,e vocês são os unicos que realmente explicam a nova resolução para os clientes,deixando claro como é feita a cobrança de GD. Ja vi outros videos e posso dizer,povo só fala abobrinha....Parabens pelo video 👏🏻👏🏻👏🏻
Olá! Aqui é a Jasmine da E4.
Muito obrigada pelo reconhecimento! Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo está ajudando a esclarecer a nova resolução de forma clara. Nosso objetivo é sempre trazer informações corretas e acessíveis.
Obrigada pelo comentário! 😊👏🏻
Boa noite,
O fio B é + ou menos 28%da TUSD, por tanto não representa 28% de toda a fatura, também temos o fator de simultaneidade, que pode infruenciar nesta fatura, neste caso eu acredito que ainda ficaria o valor da fatura mínima.
Pois se considerar um fator de simultaneidade de 40% considerando e que a TUSD corresponde a aproximadamente 50% da fatura então, o valor cobrado com a seria 28% de 600,00 que daria 168,00 se fosse 100%do fio B, mas como no caso pagaria 15%, este valor ficaria= 25,20
Por este cálculo o cliente pagaria a tarifa mínima que é 50,00
Deu para entender melhor. Você é um excelente Professor, Túlio.
Boa tarde Felix! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico.
Obrigado pelo retorno e continue acompanhando a gente!
Muito boa a explicação, já deixei salvo para repassar a amigos que ainda não instalaram o sistema, sempre achando que não compensa mais. Abraço.
Olá João! Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4. Mesmo com todas essas mudanças o sistema fotovoltaico vale muito a pena! Manda pra todos e se inscrevam para ficar por dentro das novidades do mercado solar! Abraços!
Aprendo muito com vocês galera! Só conteúdo fácil e prático!
Olá Raul. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4. Obrigado pelo seu feedback! Abraços!
Explicação Top demais! Todos aqueles que ainda tem duvidas sobre a lei 14.300 taxação da energia solar, deveria assistir este vídeo.
Olá Marcelo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pelo feedback positivo! Abraços!
2023 - 15%
2024 - 30%
2025 - 45%
2026 - 60%
2027 - 75%
2028 - 90%
2029 - Nova regra para quem tiver solicitado conexão após 7 de julho
Aqui no Pará a Equatorial tá cobrando 0,14 por kwh compensado, isso começou agora em junho. E mais ainda vem uma taxa que a diferença entre dois valores de SCEE. Tá sendo mais do que foi explicado aí.
Muito obrigado amigo! Não entendi bulhufas lendo a lei, seu vídeo deixou tudo muito claro!!!!!
Boa noite Luca, tudo bem?
Meu nome é Edson e faço parte do Suporte técnico.
Top demais, obrigado pela presença e continue acompanhando a gente!
*FICOU BOM O ENTENDIMENTO, GRATO.*
Off grid vai ser bom com a novas bateria de lition
ongrid Deus me livre
Explicação perfeita! Parabéns...
Boa noite , a equatorial ta incluindo o valor no consumo minino no abatimento e legal . Tipo meu consumo total foi 500 , meu imóvel e trifásico então cosumo 100
Boa noite!
Na minha análise da GD II, se não for convertido em crédito excedente a diferença entre o custo de disponibilidade e o fio B, quando esse último for menor, continua a cobrança em duplicidade. Fazendo a comparação pela GD I.
Show de explicação.
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.
Que bom que curtiu o vídeo... Você vai fazer uma instalação por agora?
Excelente explicação!!!
Muito bom, deu pra entender
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Show, valeu pelo comentário! Você está pensando em instalar na sua casa ou trabalha no setor?
Com relação a energia gerada para mais de uma residência. Minha intenção é gerar para quatro apartamentos, onde cada um tem seu custo de disponibilidade, supondo que cada casa pague desse custo R$ 22,50 e consequentemente as 4 juntas R$ 90,00. Como ficará a cobrança do fio "B"? Pois apenas uma das residências está gerando e distribuindo para as demais. O custo do fio "B" será dividido para o que cada uma gasta? Ou somente da geradora não será somado o custo e disponibilidade, e ainda terá que pagar este custo para as outras 3 casas?
Olá B, Bom dia ! Como fica o excedente/crédito desse exemplo da aula , haja visto que na compensação dos 50kw do custo disponibilidade, no meu entender, foi cobrado pela compensação ( usando 50KW do injetado) e mais o Custo de Disponibilidade. No meu entendimento ficaríamos com 150kw de Crédito e pagaríamos o maior valor entre o Fio B e o CD. Me corrijam se estiver errado !!!
Também tenho essa dúvida. Acredito que o correto seria como você mencionou.
Explicação top parabéns
Olá amigo, me chamo Normando faço parte do grupo E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, esperamos que as informações lhe ajude nas suas propostas de vendas.
O consumidor já paga pela distribuição de energia. Porque, quando eu gero energia com meu sistema solar para meu vizinho, eu também tenho que pagar essa mesma taxa (Ela é paga em duplicidade!).
As empresas produtoras de energia como por exemplo, a usina de Itaipu, também pagam às distribuidoras pelo serviço de distribuição?
pois é muito roubo isso.
ai legam e dão um nome tosco "Fio B" e te cobram duas vezes por algo que você produziu,quem fez essa lei é ladrão quem fez e quem aprovou isso.
Ótimo vídeo. Parabéns pessoal!!
Olá, Brendeson. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Que bom que curtiu o nosso vídeo, muito obrigado pelo comentário. Você está pensando em instalar energia solar por aí? Ou trabalha na área?
Excelente conteúdo geral, ajudou bastante a esclarecer a mudança. Mas ficou uma dúvida... Se sistemas acima de 500 KW vão pagar 100% Fio B + 40% Fio A + Demais Despesas, no exemplo de 2.000 KW citado, os valores não estariam divergentes?
São sistemas acima de 500 kw pico. São usinas bem maiores. Uma usina que gera 2000 kw / mês é equivalente a 18,87 kw pico.
Parabéns excelente explicação
Olá, Pedro. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Que bom que gostou do nosso vídeo, muito obrigado pelo comentário. Vocês está pensando em instalar energia solar na sua casa ou trabalha na área?
Bom dia, vocês são feras.
Obrigado pelas informações!
Moro num edifício de e meu medidor está no nono andar,preciso de instalar um carregador veicular,esse mês estão votando pra instalar cobertura nas vagas de estacionamento. Pergunta. Posso instalar painéis sem interligar na rede da concessionária?
"Será cobrado o maior valor entre a taxa de disponibilidade e o custo do fio B"...
Mas a franquia de 50KWh continuaria existindo neste caso do exemplo?
Mesmo pagando o Fio B o cliente tem uma franquia de 50KWh para usar? isso impacta diretamente no projeto pois antes da 14300 entrar em vigor, o dimensionamento do gerador não considerava a franquia minima já disponibilizada pela concessionária diminuindo 50kwh da demanda total calculada no dimensionamento.
Como fica agora?
Alguém para responder? Essa dúvida muitos instaladores não sabem responder.
Show de aula 👏👏. Tenho uma dúvida em relação ao auto consumo remoto. como fica a cobrança do fio B ou custo de disponibilidade em UCs cadastradas como beneficiárias?
Essa é minha duvida tambem
Bom dia Waldir! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Muito obrigado pelo apoio! Amigo, como as Unidades Consumidores utilizam a rede da concessionária você irá pagar o valor do Fio B, os créditos entram apenas para suprir o valor da energia que as unidades gastaram da concessionária!
Continue nos acompanhando 😉
Nesse cenário o que vocês sugerem dimensionar o sistema descontando a taxa de disponibilidade? Ou seja, numa casa que consome 500kwh/mês vocês dimensionariam para 450kwh/mês?
Não tem escapatória
. 2023 - 15%
2024 - 30%
2025 - 45%
2026 - 60%
2027 - 75%
2028 - 90%
2029 - Nova regra para quem tiver solicitado conexão após 7 de julho
Alguém tem que fazer alguma coisa vc simplesmente vai jogar energia na rede pra pagar fora o que produziu o preço que quiser leis mudam toda hora.
Parabéns e obrigado pelo video! ... mas fiquei com uma duvida: como fica a cobrança do Fio B quanto ao excedente transferido para uma outra unidade consumidora? A taxa relativa ao Fio B será cobrada somente na unidade geradora ou será cobrado na unidade consumidora que recebera o excedente a ser compensado?
Boa tarde, Paulo! Meu nome é Gabriella e faço parte da equipe E4 ENERGIAS RENOVÁVEIS.
Muito obrigada pelo seu retorno! A unidade consumidora que receberá o excedente também paga o Fio B.
Para efeito de calculo do sistema eu considero a taxa de disponibilidade?
Muito importante o Custo de Disponibilidade não ser cobrado em Duplicidade com o Fio B!
Inclusive parabéns Especial para a Bárbara Rubim pela incrível Sustentação na Reunião da ANEEL dia 07/02!
Abraço!👊👊👊👊👊
Boa tarde, amigo! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigada pelo seu retorno! Continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse!
Boa noite, nesse exemplo, se a unidade é bifásica, a energia compensada não deveria ser 1950 deixando 50 para descontar o custo de disponibilidade? Ou para o GDII não se aplica essa regra?
Na minha residência o consumo médio é de 350 kwh, então multiplicando por 0,04 vai da 14 reais, aqui é monofasico que equivale a 30 reais. Então vou ter que pagar o maior valor que será 30 reais? É isso, tá certo?
Olá. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Basicamente seria isso mesmo, mas você precisa se atentar para os seguintes fatores:
1. Qual é o valor da tarifa de energia da sua concessionária?
2. Quanto o fio B representa no valor dessa tarifa? 28% é uma média nacional, porém, isso varia de concessionária para concessionária
3. Você também paga iluminação pública.
Dá uma olhada nesse vídeo que vou deixar o link, o Victor fez as contas considerando a concessionária CEMIG:
👉ua-cam.com/video/_NfrJrERSzg/v-deo.html
@@E4EnergiasRenovaveis não da pra fazer um projeto totalmente off the grid e mandar a distribuidora pro inferno?
@@Menconialex Claro que dá, mas para uma unidade que consome +300Kwh por mês, gastaria mais de 10mil para comprar baterias de lítio por ter grandes porcentagens de descarga, + o sistema solar.
Logo vejo essa taxa é como um aluguel da rede, como se fossem baterias, só que bem mais confiáveis mesmo em dias de chuva, além de poder enviar os créditos para outras unidades como: Um apartamento, comercio seu, casa dos filhos ou dos pais.
Mas pode ligar e pedir o desligamento e utilizar energia do sol só com custo de equipamentos, talvez adquirir um gerador a gasolina para backup.
@@viniciusmarins1546 o problema é que a distribuidora esta se apropriando da energia que você gera. esse papo de fio b pagar pelo uso da rede n cola. se vc vende um produto e envia o frete é por conta do comprador. msm qd gratis ele esta embutido no preço. eles querem pagar menos pela energia q vc gera e fazer você pagar mais pela energia q eles geram. a energia q eles geram quem paga é o consumidor e a que vc gera é você. e ainda tem taxa e a % vai subir até 2045. resumindo você paga pra servir e gerar quem não esta contribuindo em nada. a unica coisa justa seria eles cobrarem o uso da rede de quem consume a energia que vc gerou. o q já ocorre porque a pessoa paga em cima do consumido independente da origem da energia. e quando você não gera e precisa consumidor ai tudo bem cobrar o uso da rede. mas em vez de pagar sua energia em créditos o correto seria pagar em dinheiro. gerando duas faces da fatura. a fatura de consumo e a fatura de produção. sem a incidência de impostos. ai a fatura final com o valor consumido menos o valor gerado. nada de créditos. se você consumiu você paga. se vc gerou você recebe. ai no valor final se negativo é que a empresa deve a você se positivo vc deve a ela. ai por sua vez que entra os impostos. que serão pagos pelo lado devedor junto com outras custas. se você paga é responsabilidade da empresa. se ela te paga é responsabilidade sua declarar isso no IR depois e pagar anualmente. ou em um site específico e pagar até o mês seguinte ou seja lá como for.
se você for receber o valor a data de vencimento pra eles te pagaram deve ser a mesma. e pra receber só você cadastrar no seu cadastro sua chave pix.
enfim assim seria o correto. caso contrário a empresa e o estado estão se apropriando da sua energia.
entao se é pra ser roubado por eles melhor ir offgrid
@@viniciusmarins1546 eu pesquisei o sistema off grid o problema é que as baterias duram um 7 anos então nunca dará pra recuperar esse valor...
Melhor vídeo 👏🏾👏🏾
Boa tarde, Jose! Meu nome é Gabriel, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigado pelo seu retorno! Continue nos acompanhando para não perder mais conteúdos como esse!
Você já conhecia essa resolução nova da Lei 14300?
@@E4EnergiasRenovaveis tenho acompanhado, vendo vídeos e live. Mais ainda tenho algumas dúvidas. Em relação, todo cliente que colocar energia solar esse ano de 2023, em 2024 a porcentagem sobre o fio B vai aumentar recorrente?
Outra dúvida também, é que 2 unidades consumidoras, o fio B apenas a unidade geradora que vai pagar?
@@E4EnergiasRenovaveis desde já agradeço o contato Gabriel!
Boa tarde, Jose! Tudo bem?
Seguem as regras do fio B: 2023: 15% / 2024: 30% / 2025: 45% / 2026: 60% / 2027: 75%/ 2028: 90%/ em 2029 será uma nova regra ainda não definida pela ANEEL.
Em toda energia não consumida de forma imediata, ou seja, que é injetada e compensada posteriormente, passa a ser descontado o fio B (Nas regras da lei 14.300/2022).
Boa noite , a equatorial ta incluindo o valor no consumo minino no abatimento e legal . Tipo meu consumo total foi 500 , meu imóvel e trifásico então cosumo 100 desconto dos créditos seria 400 e a equatorial esta descontando 500 .
exatamente a energisa tb ta fazendo isso! estao cobrando duas vezes o minimo, se voce tem que pagar o minimo, voce paga por aqueles 100Kwh , ela nao deveria compensar 500 e sim 400!! tb estou querendo saber o que fazer nesse caso!
E se eu tiver dois endereços o cálculo do fio b vai ser considerado nos dois endereços ou somente sobre o endereço da geração.
Exemplo gero 600kwh mês e divido a energia em.dois endereços ou seja pago 2x o custo de disponibilidade.
Vai ser levado em consideração esses dois valores ou somente da unidade geradora?
agora neste mês de fevereiro finalmente aqui no RS a equatorial descontou da fatura total a taxa de disponibilidade que no meu caso é 30kw monofásico 220v
Aqui no Piauí a equatorial está me cobrando em duplicidade, desconta meus créditos e me cobra 30kw, meu sistema é de 2022.
Olá. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Boa 👏👏👏 Demorou, né? Muitas concessionárias não estão aplicando ainda!
@@gilvanlopesdeoliveira9437 você já abriu reclamação na ouvidoria?
@@E4EnergiasRenovaveis ainda não, vou fazer isso, obrigado
Essa equatorial tbm está aq em Alagoas....
Ficou claro para um cliente do grupo B, mas para um cliente do grupo A com demanda contratada? Será pago a demanda contratada e o fio B?
Acabei de me inscrever. E estou querendo instalar, mas tenho dúvidas quanto estas novas regras. Por isso me inscrevi para tentar sanar as mesmas
Bom dia Evair, tudo bem?
Meu nome é Edson e faço parte do Suporte técnico.
Energia solar continua sendo viável e com ótimo investimento. Continue acompanhando a gente, temos muitos vídeos relacionados a esse assunto. Você é de qual região?
Como fica o desconto do fio B no seguinte caso: Uma Unidade Geradora do Gupo A, gerando em horário fora ponta, manda excedentes para uma Unidade Consumidora do Grupo B. A TUSD considerada será a HFP do Grupo A ou a TUSD do Grupo B?
Bom dia Alisson! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Caso você consiga suprir esse consumo da ponta do grupo A e além disso, caso consiga gerar energia para enviar para outra unidade consumidora, a unidade consumidora do grupo B irá pagar o valor em relação ao grupo A. Continue nos acompanhando!
Você já atua no setor solar ?
Gostaria muito dessa energia solar❤ vou colocar mais pra frente, se Deus quizer pois essas contas da semig vem muito caras, poucos dias eu viagei é mole, só a geladeira ficou ligada, ainda mandaram a conta.
Olá Elina. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. É um investimento que vale a pena! Obrigado pela participação! Abraços!
Haja vista a cobrança de ICMS e outros tributos, além da taxa de iluminação pública. Acho pertinente que cobremos da ANEEL, SEMPRE A MENOR VALOR ENTRE O FIO B E A TAXA DE DISPONIBILIDADE !!!
Olá Jorge. Me chamo Gabriel faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Seria uma mudança interessante. Me conte como esta o mercado de energia fotovoltaica na sua região?
Muito bom
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.
Que bom que curtiu o vídeo... teria um equipamento desses na sua casa?
Boa tarde! O fio b é pago em cima dos kw consumidos ou em cima da energia total injetada na rede? Exemplo gerei 350 kw e consumi 300 kw irei pagar o fio b dos 350 ou dos 300 ?
Boa tarde Luciano! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
O Fio B será pago em relação aos créditos utilizados e não quando é injetado! Por exemplo, se você injeta 200 kW na rede e posteriormente utiliza 100 kW da rede da concessionária, os créditos irão "abater" esse valor que foi utilizado da concessionária e será cobra o Fio B encima desses 100 kW.
Caso ainda tenha dúvidas estamos a disposição!
Olá, se meu consumo for maior que a minha taxa de disponibilidade, ainda assim pagarei o que for maior ? Ou apenas o fio B?
Boa tarde Evando, tudo bem? Meu nome é Ingrid e faço parte do suporte técnico da E4 Energias Renováveis. Na realidade você paga ou em relação ao fio B ou em Relação a taxa de disponibilidade. Sobre o fio B você paga se o valor que você injetar na rede, ou seja, a sobra da geração for muito maior que seu consumo e maior que a taxa de disponibilidade, pois você sempre irá pagar o de maior valor. Como está a procura deste sistema na sua cidade após a nova regulamentação?
@@E4EnergiasRenovaveis Boa tarde! O fio b é cobrado de toda energia injetada na rede ou somente naquela que foi consumida ?
@@lucianobassaco7150 mesma dúvida, pq no vídeo ele calculou sobre a consumida.
Bom dia!
Aqui em São Paulo a Enel continua a cobrar em duplicidade mesmo após a nova REN 1059/2023. O que fazer?
Então professor !
Como posso analisar os itens cobrados pela concessionária ?
E se a concessionária estiver fazendo cobrança em duplicidade da TUSD ?
Como agir nessa situação ?
No caso de sistema homologado antes de 07/01/2023 !
Bom dia Sérgio, tudo bem? Meu nome é Ingrid Faço parte da equipe de suporte da E4. A primeira coisa que você deve olhar é o detalhamento da cobrança na conta. Você sabia que você não deveria estar pagando nem a TUSD, nem mesmo mesmo o Fio B?
@@E4EnergiasRenovaveis
Tem como me ajudar ?
Uma maneira de enviar uma fatura que desconfio de cobrança irregular da ENEL RJ .
Acho que há má fé !
E esse pagamento do fio b vem em reais na conta ou ja abate do credito gerado? Por exemplo, no meu caso sao 3 residências beneficiadas pelo sistema on grid instalado aqui, gero 900kw por mes, o fio b sera descontado desses 900 e o restante do crédito abate nas contas ou vem tarifa do fio b em reais em cada conta?
Fala, [@iguerasg]. Aqui é Victor Nascimento da E4!
A sua dúvida sobre o pagamento do fio B é muito comum, especialmente para quem possui um sistema solar on-grid que beneficia várias unidades consumidoras. Vamos esclarecer como essa cobrança funciona:
O que é o Fio B?
- O fio B é uma tarifa que cobre os custos de distribuição de energia elétrica pela concessionária. Ele é aplicado em sistemas de geração distribuída, como o seu, quando a energia solar gerada não é suficiente para cobrir o consumo total, ou para compensar a energia que foi consumida da rede elétrica.
Como o Fio B é Cobrado?
- No caso do seu sistema, que gera 900 kWh por mês para beneficiar 3 residências, a forma de cobrança do fio B depende das regras da concessionária e da compensação de créditos de energia. O fio B é uma tarifa em reais e não é diretamente descontado dos créditos gerados em kWh.
- Basicamente, o processo funciona assim:
1. A energia que você gera (900 kWh) é distribuída para as três residências.
2. O valor do fio B aparece como uma tarifa em reais na fatura de cada unidade consumidora, proporcional ao consumo da rede. Ele não é diretamente abatido dos créditos de energia gerados.
3. Os créditos de energia gerados pelo sistema solar são utilizados para abater o consumo de kWh nas três unidades, mas não são utilizados para pagar o valor do fio B.
Resumo da Cobrança:
- O valor referente ao fio B vem separado em reais na fatura de cada residência que recebe os créditos de energia.
- Os créditos gerados pelo sistema solar são usados para reduzir o consumo em kWh das unidades, mas o custo do fio B precisa ser pago à parte, diretamente na fatura, e não é descontado dos créditos gerados.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender como funciona a cobrança do fio B e a compensação dos créditos de energia! Se precisar de mais informações, volta aqui e a gente conversa mais!
Boa noite... gostaria de saber se nesta conta feita neste video esta considerando o uso da simutaniedade?
Já era vai matar o setor.
Show então na residencial, só deveremos pagar fio b depois do segundo ano, pois a taxa disponibilidade, será menor do que fio b no terceiro ano😁😁😁😁
Boa tarde, Luis! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigada pelo seu retorno!
Se a soma do consumo da rede com parcela do Fio b na compensação for menor que a disponibilidade (em R$), paga-se o custo de disponibilidade somente. Se a soma acima for maior, paga-se o Fio b e o consumo da rede, e a disponibilidade não será paga.
Boa noite! Quanto a lei 14.300 a sua explicação eu entendi. Agora quanto ao consumo da rede não entendi. A pessoa tem um sistema de energia solar em casa, o sistema tá gerando energia durante o dia e a casa tá consumido e o excedente vai pra rede. A noite como o sistema não esta gerando ai tem que puxa da rede. Então a quantidade de kwh consumido da rede não deveria se tão alto ? Eu sei que o que você fez foi um exemplo.
Pela explicação eu fiquei confuso, consumo 2000 kwh da rede e injeto 2100 kwh como assim? Devo esta entendo errado por causa que consumira poucos kwh da rede e também injetaria poucos kwh na rede dúvida?
Deixa eu intender, eu fiz o pedido pra fazer em dezembro 2022 pra fazer a instalação.
No mês de março eles veio pra fazer a vistoria e a troca do medidor eu entro na lei antiga ou nesta nova?
Olá eu tenho uma dúvida. Vou explicar. Eu instalei um sistema fotovotaico com um inversor de 3kw antes da nova lei. Portanto eu terei que continuar pagando o custo de disponibilidade certo? E se caso eu quiser redimensionar e colocar mais um inversor de 3kw então terei de pagar o fio a e o fio b estou certo? Neste caso ainda compensa redimensionar meu sistema? Poderia me ajudar
Olá, meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Isso, no sistema instalado antes da Lei, você paga o custo de disponibilidade. Se você aumentar seu sistema, será cobrado o Fio B somente sobre a parte do aumento. A parte que você tinha instalado antes da Lei, continua com o direito adquirido.
Boa noite! Eu tenho uma dúvida quanto ao Custo de Disponibilidade e energia injetada, pois a ENEL no RJ não repassa para o cliente os créditos da energia injetada referente ao valor do custo de disponibilidade, ou seja, por exemplo: O cliente com energia trifásica consome 200w da rede e injeta 200w, como ele é obrigado a pagar o custo de disponibilidade equivalente a 100w ele deveria ter como crédito no mês 100w, no entanto a ENEL coloca na conta como crédito 0. Durante os cálculos que vc mostrou nesta vídeo aula esta situação de pagamento em duplicidade também ficou evidente, estou certo?
Sendo uma rede monofásica cobrança do medidor de 30kWh mais o valor do fio b que deu 15 reais , nesse caso ficou o valor do fio B menor, está sendo cobrado pela neoenergia os dois estar correto?
Olá, @MariaEduarda-xw6xf. Aqui é o Higor da E4! Se tiver cobrando em duplicidade, está errado... Depois manda a sua conta lá no instagram da E4. Segue a gente por lá também?
ola meu amigo tudo bem quero fazer uma pergunta tenho padrão trifaze e estalei energia solar 7 paineis total 450 kwts mes e eu pagava 132,00 de taxa minima mais iluminação publica e icms ate ai tudo bem ? estalei 22/12/2022 e a primeira conta de janeiro veio a taxa minima mais icms mai iluminação publica gerei na rede 345 kwts e consumi 270 kwts e estão me cobrando icms da energia que e minha foi gerada por mim isso esta certo tenho que pagar imposto da enrgia que e minha por favor me ajuda
Como faço para tirar uma dúvida?
O fio b na CPFL paulista está 0.47 centavos, mas na tarifa Anel está em 0.35 , gostaria de saber quais impostos eu estou pagando dos 35 aos 47 centavos, porque tem mais 08 centavos de ICMS
Olá, boa tarde. Me chamo Gabriel e faço parte do grupo E4. Os impostos são estaduais, ICMS, PIS e COFINS. Abraços!
Tenho uma dúvida, possuo uma microgeração fotovoltaica em uma área rural e compartilho esta energia produzida no campo com minha casa na cidade, a pergunta é, posso instalar uma segunda usina microgeração em outra área rural e mandar também para a mesma casa na cidade?
Bom dia Sérgio! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
É possível, porém entre em contato com a concessionária para poder ter mais informações.
Como vai Tulio. Tudo bem?
Faz 5 meses que instalei o sistema solar, antes da nova lei.
Minha região é o Alto Tietê, cidade de Mogi das Cruzes-SP. A concessionária é a EDP.
O cálculo que eles fazem aqui é diferente.
Por exemplo, consumi 250KWh e injetei 350KWh. Na teoria tenho saldo suficiente para empatar os valores. Mas na conta, quando lançam o valor de energia injetada, eles tiram 50KWh referente a taxa mínima.
Então, no exemplo acima eles fazem a diferença colocando somente 200KWh.
Pelo o que entendi, o valor mínimo sempre vai oscilar de acordo com o meu consumo, independente se consegui gerar mais do que consumi ou tenha crédito pra compensar.
Não sei se fui claro, mas essa forma de cobrança está certo?
Boa noite Leonaro, você esta sendo faturado pela resolução normativa antiga (REN 482/2012) então pelo que vi você está sendo cobrado devidamente como manda a mesma norma que mencionei ou seja está correto o calculo. Você é um cliente bifásico? essa redução de 50 Kwh é referente ao custo de disponibiidade do sistema
100 kwh trifásico
50 Kwh bifásico
30 kwh monofásico
Belo vídeo, parabéns.
Quanto a compensação, como fica o valor para os créditos enviados para outra unidade?? A unidade beneficiada paga a taxa de disponibilidade e a geradora vai pagar o fio B ??
Boa tarde Benasse! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico.
pagará o maior valor entre o fio B e a taxa de disponibilidade.
Está correto cobrar ICMS em cima da TUSD ????
Boa tarde, Rafael! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Realmente algumas concessionárias voltaram em 2023 a cobrar esse imposto sobre a TUSD.
Obrigado pelo seu comentário e presença na aula, meu amigo!
Na minha conta da Energisa está vindo uma taxa com nome "Ajuste GD - TRF Reduzida(Lei 14.300/22) - Convencional" com valor de R$ 0,097057 multiplicado pela energia consumida. Não entendi isso. Outro detalhe, minha rede é trifásica, então se produzi 500Kwh e na minha fatura veio consumo de 300kwh, a energisa deverias retirar os 100kwh que é o custo de disponibilidade e ai descontaria do injetado somente 200kwh, mas na minha conta ela retirou somente 76kwh dos 100kwh da taxa de disponibilidade.
Se eu instalar 1500kwh pra mandar pra 2 casa em outra cidade, sendo que já tenho 500kwh que foram colocados antes dessa lei. Eu vou pagar Fio A também? Quanto em média vou pagar pra concessionária esse ano e em 2029?
Fala, [@da pessoa]. Aqui é Victor Nascimento da E4!
Como você já tem 500 kWh instalados antes da nova lei (antes de 07/01/2023), você está protegido pelas regras da Geração Distribuída (GD) I, o que significa que não precisará pagar pela TUSD Fio B para essa energia. Porém, ao ampliar o sistema e instalar os novos 1500 kWh, essa parte do sistema estará sob as novas regras da Geração Distribuída (GD) II, o que implica custos adicionais, incluindo a cobrança da TUSD Fio B e, eventualmente, da TUSD Fio A no futuro.
Atualmente, para sistemas GD II, as regras preveem uma cobrança gradual da TUSD Fio B:
- 2023-2028: Você pagará um percentual da TUSD Fio B, que vai aumentando anualmente.
- A partir de 2029: A cobrança será completa.
Em relação ao Fio A, atualmente ele não é cobrado, mas há discussões regulatórias que indicam que isso pode mudar nos próximos anos, principalmente para sistemas que injetam energia na rede e beneficiam várias unidades consumidoras.
Estimação de custos:
- Em 2023: Para os 1500 kWh, você pagará um percentual reduzido da TUSD Fio B. Em média, isso pode representar algo entre 5% a 15% do custo total da energia injetada.
- Em 2029: A partir de 2029, será cobrada a TUSD Fio B completa, o que pode aumentar a conta em 30% a 40% sobre o valor da energia gerada.
Recomendo entrar em contato com sua concessionária para obter detalhes exatos dos custos, já que as tarifas e percentuais de TUSD podem variar por região.
Já pensou em como distribuir melhor a geração para minimizar essas tarifas? Volta aqui pra nos contar como está planejando essa ampliação!
Ainda compensa instalar energia solar em 2024? Meu consumo é de 400kw mês
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Compensa demais, inclusive, falamos sobre isso nesse vídeo aqui, a energia solar está com um preço nunca visto antes:
ua-cam.com/video/aZCrTAvhV_o/v-deo.html
Instalei o meu sistema em 2022. Como tenho direito adquirido continuarei a pagar a disponibilidade, correto?
Olá, Cláudio. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Isso mesmo, neste caso não tem essa comparação com o Fio B. O legal também é que agora você não paga o custo de disponibilidade em duplicidade, como era antes... Neste vídeo que vou deixar o link aqui abaixo, nós mostramos um conta de energia com direito adquirido antes e depois das novas regras:
👉ua-cam.com/video/i4oUz2Pd1v4/v-deo.html
simplificando, um sistema de 500kwh tá gerando energia e a casa esta consumindo e o excedente vai pra rede e a noite precisa usar a rede. pois o sistema não esta gerando energia. A quantidade de energia injetada na rede e a quantidade usada da rede é pequena ou não ?
Nem tanto , cálculos matemáticos é o meu forte,mas toda ajuda é boa....o software é a segurança e a garantia de qualidade com a agilidade na execução e entrega de todos os cálculos e valores no orçamento em poucos clik's
Boa tarde Celso! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico.
Isso mesmo! você utiliza o Azume?
em amigo em 2030 o fio b vai custar 90% ai de um real sera cobrado 90 centavos ai não vele a pena ?
Vender sistema solar ou alugar, "JÁ ERA" agora eles cobram 15% do fio b, mas temos q nos conformar com 28% porque usamos 90% à noite, ou seja a energia injetada.
Quem pode me ajudar a tirar essa dúvida, eu tenho um sistema instalado antes da nova lei, se eu alugar minha casa e passar a titularidade para meu inquilino meu sistema vai mudar para nova lei ou vai permanecer como era antes de mudar para a “taxação do sol”
Uma pergunta, eu me mudar de casa perco meu direito adquirido, eu instalei antes em 2022
Olá, Pedro. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, ao mudar de casa e levar o sistema junto com você, é como se fosse uma nova instalação, você precisará fazer todo o processo de homologação na concessionária novamente. A casa onde o sistema está instalado será vendida?
Mas isso funciona pra ongrid ou offgrid ou os dois?
Boa tarde Santiago! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
A taxa do Fio B não vale para o sistema off-grid, já que a rede da concessionária não é utilizada.
Obrigado pelo comentário! Continue nos acompanhando!
@@E4EnergiasRenovaveis vlw por responder.
De todas as formas o usuario final acaba se lascando, vai gerar wnwrgia pra concrssionaria, vai pagar pra ela por isso, depois paga a taxa de disponibilidade, paga iluminacao publica, e na hora de usar os creditos que ele gerou vai pagar tb pra ter de volta. É pra acabar mesmo.
Foi o que entendi e não foi passado no vídeo. Na verdade, vendedor quer continuar a vender
Preciso saber o valor da energia trifásico
Quando no caso do exemplo, o consumidor pagar 100% do fio B, o valor será de R$560,00 correto???
Boa noite Gabriel, Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico.
100% do fio B é o valor integral, ou seja, a tarifa sendo 1 real o kWh, para 2100 kWh, o fio B seria 28% de 2100, ou seja R$ 588,00
@@E4EnergiasRenovaveis o governo tinha que incentivar as pessoas a terem geração própria de energia, mas não, colocam ainda mais empecilhos, impactou diretamente nas vendas, esse ano está muito mais complicado fechar contratos
Você injeta energia de graça no sistema da concessionária, que fatura vendendo essa energia ou dinamizando o sistema...Agora você vai pagar por isso.
Só no Brasil
Quero conhecer o AZUME?
Olá, Cláudio. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Para conhecer o AZUME e fazer um teste grátis, é só clicar no link logo abaixo:
👉 azume.com.br/sobre?src=EL23
A minha conta de energia subiu, 3 meses pagando taxas , injetando quase o dobro do consumo na rede
BOM DIA EM OUTRO VIDEO NÃO SEI SI ENTENDI OQUE O SENHOR EXPLICOU SOBRE QUEM JA TEM ENERGIA SOLAR E COLOCAR MAIS PLACA ATÉ DEZEMBRO NÃO SERA COBRADO A NOVA TAXA OU SI QUEM ACRESCENTAR APÓS 7 DE JANEIRO VAI COBRAR A TAXA DO QUE ACRESCENTOU?
Bom dia Rozivaldo! Meu nome é Lucas e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Sim amigo, qualquer alteração no sistema (menos substituição) como adicionar um novo módulo, deverá ser informado a concessionária e então a nova taxa irá valer para todo o sistema!
Na verdade como é bifásico, "ganha" 50kWh de margem para o consumo sendo necessário descontar 1.950 kWh para abastecer a UC. De resto concordo com tudo, show de vídeo!
Boa tarde Paulo! Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico.
Obrigado pelo seu retorno!
@@E4EnergiasRenovaveis tudo bem e por aí? Um grande abraço e muito sucesso em 2023, este canal presta um excelente serviço para o mercado de energia solar 👏🏻👏🏻
Tenho uc bifásica (50kwh), com direito adquirido. Duvida?
consumir 150kwh e injetei 180kwh
eu pensei que minha conta ficaria assim:
compensa 100kwh do meu consumo,
fico com saldo de 80kwh de credito para o próximo mês
e pago os 50kwh, que é a TX de disponibilidade
nas no caso, a prestadora compensou os 150kwh que consumi e ainda paguei 50kwh que é a tx de disponibilidade e ñ aparece meus créditos restantes na conta?
estou sendo roubado ? ou o que a prestadora fez esta certo.
Estou tendo o mesmo problema aqui em minha residência! Estão compensando o valor integral do consumo e ainda cobrando a disponibilidade (30kWh). Gravataí - RS - RGE Energia. Estou com uma reclamação em aberto junto a ouvidoria há 2 meses. Alguém poderia nos ajudar a confirmar se isto esta correto?
@@fabiorlocatelli , já obtive a resposta .
A cobrança está em duplicidade, ou seja estamos sendo roubados, amigo.
A lei diz isso: Como está em direito adquirido, a energia injetada, o excedente da energia ou o crédito devem ser compensados até o limite em que o valor em moeda relativo ao faturamento seja maior ou igual ao faturamento minimo estabelecido (custo de disponibilidade).
- OU SEJA primeiro subtrai-se o custo de disponibilidade (tx de disponibilidade) da energia consumida e, a partir daí, compensa a energia injetada.
ex. se a TX de disponibilidade for 50kwh, o consumo for 100 kwh, então subtrai-se o consumo(100) pela TX de disponibilidade(50), e o que o sobra é compensado pelo que foi injetado.
Energisa MG está cobrando duplicidade sim (fio B + Custo de disponibilidade). Estamos na briga aqui pra tentar parar com essa palhaçada .
Resumindo, os 15% serão cobrados somente na energia a mais que você gerou, na qual você pode mandar para outra residência desde que esteja no mesmo cpf, é isso?
Aqui no acre estão cobrando os dois
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pelo feedback, nós conte mais sobre a taxação no seu estado.
Quem acha que as distribuidoras iriam tomar prejuízos com os altos investimentos que fizeram ???? Ganharam licitação... Contratando pessoal , equipamentos para atender ESTADOS ... CLARO QUE O ESTADO VAI INVIABILIZAR ISSO !!! 😅
E se eu produzir mais do q consumo mas o excesso foi pra outra unidade consumidora … pago a taxação da rede ??
Vai pagar o maior valor a dica e simples não homologar usa pra autoconsumo simples coloca grid tie limiter pronto
algumas concessionárias ainda estão cobrando em duplicidade a disponibilidade, não sei se é falta de adequação às novas normas ou se estão achando brecha para continuar cobrando. Bem chato isso
Boa noite, Luiz! Meu nome é Edson e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. E o que estão alegando após a reclamação da cobrança em duplicidade?
@@E4EnergiasRenovaveis estou aguardando resposta da concessionária
Se mudar a potência ou indereco do cistema perde o direito adquirido ou nao
Como sempre,o povo se ferrando.Lembro-me que há poucos anos atrás,foi preciso o País todo economizar energia eletrica pois as" produtoras de energia",as usinas estavam passando por" crise hidrica" e nao estavam conseguindo manter producao de energia e crescia-se a demanda da mesma.
Entao entrou se a iniciativa privada com as usinas solar ,as casas,os comercios, as industrias todo mundo montando sua usina e gerando sua própria energia.
Resolvemos o problema da" falta de energia" e risco de apagao,em contrapartida o governo com os seus amigos ascionistas das distribuidoras nos deram de presente a taxa do sol, e nao existe outro nome é TAXA mesmo, escrito com letras garrafáis. Afinal nos ja pagamos pela rede eletrica dê o nome que quiser na taxa ,mas todo mês mesmo que voce zere seu consumo voce nunca irá escapar da taxa minima.
É simplismente IMORAL,pode até ser legal,mas essa taxaçao é o preço que a populacao paga por ajudar o País, a ser auto-suficiente na produção de energia limpa!
Fala, @solarciarobson. Aqui é o Higor da E4! Concordo com você, essa questão da taxação do sol realmente é controverso. Mas o que podemos comemorar, se é que posso dizer assim, é que não inviabilizou a instalação de um sistema fotovoltaico, ainda vale muito a pena, não é mesmo? Você trabalha no setor?
@@E4EnergiasRenovaveis Sim, Trabalho com projetos e instalação.
Nesse caso se eu gero 2000 e consumo 1500 Mesmo assim continuo pagando 80 reais.?
Esplica isso aí novamente eu não intendi essa parte
Eu não entendi nada de nada. Parece que vão cobrar em cima do que consumimos e o que foi gerado a mais fica para depois e mesmo assim seríamos cobrado por isso quando usar. Tendi foi nada
Eu queria saber em uma situação que tenho... Pago por mês aqui Minas Gerais um valor de 130 reais em média de energia, que está aí em medida de 170 kwhm...
Pelo que estou vendo, não vale a pena eu pagar um absurdo de equipamento de energia e depois ter que pagar uma conta 40.reais mais baixo...
Aí vem a tal iluminação pública, ICMS...
Alguém pode me ajudar se realmente vai valer a pena?
Cara estou estudando e é dificil alguem te responder isso mas, na minha opinião, acho que nesse seu caso não vale muita a pena pois demoraria muitos anos p vc recuperar o dinheiro. Eu gasto em torno de 250kwm, com o minímo de 50KW de taxa mais a iluminação pública eu economizaria uns 190kw. Vai demorar um bocado para recuperar a grana, isso se não quebrar nada dos equipamentos durante esses anos. Mas como estou querendo aumentar os gastos (ar condicionado) estou estudando ainda p ver se vale a pena.
Mas o fio B já não está embutido na disponibilidade? Quem me garante que a concessionária vai esconder essas cobranças no meio destas taxas dentro de taxas? Infelizmente ainda está confuso. E àqueles que tiveram garantia adquiririda? Já não está pagando o fio B? E que não tem energia solar hoje e nem ontem ele já não paga o fio B embutido na taxa de disponibilidade? Essa disponibilidade já não é a própria taxa de energía? Fuindio minha cabeça kkkk
A taxa de disponibilidade se aplica quando o cliente tem um consumo de energia abaixo do mínimo faturavel para sua categoria.
Ex: 127/monofásico = 30kWh. 220/bifásico= 50kWh. 220/trifásico= 100kWh.
Sendo assim, se o cliente não consome energia em determinado mês, ainda assim ele paga uma taxa (taxa de disponibilidade).
Quando você consome acima do mínimo , aí o cálculo é sobre os kWh consumidos.
Quem tem energia solar e consegue compensar toda a energia consumida, acaba pagando somente a taxa de disponibilidade.
Se usina não gerar o suficiente e o consumo da rede for maior que o mínimo, o cliente pagará uma conta sobre esse residual com base nos kWh consumidos a mais.
Para entender como ficará para as novas usinas, primeiro precisa lembrar que uma usina solar só produz energia de dia. De noite o consumo é da energia da concessionária. Essa energia consumida da rede durante a noite podia ser paga em energia por um valor igual. Na nova regra o kWh gerado de dia não terá o mesmo valor do kWh consumido da rede e essa diferença será paga em dinheiro.
Com a nova lei, para novas usinas, a taxa mínima sera calculada em cima desses kWh consumidos da rede. Caso o consumo fora do horário de produção da usina seja menor que ao mínimo faturavel, a taxa mínima será o valor da disponibilidade da categoria.
@@oeletromecanico4048 que filha da putagem. será que da pra aumentar a geração de energia de dia de alguma forma e armazenala em bateria pra usar durante a noite? projetar a casa pra otimizar o consumo de energia aproveitando o sol pra aquecer agua e janelas que controlem a entrada de luz pra quando necessário manter fresco ou aquecer? materiais que preservem a temperatura e sistemas que economizem energia e escolha de aparelhos necessários com foco em sua economia de energia? e um gerador de emergência a combustível pra casos de longa permanência sem sol e auto consumo? dessa forma daria pra simplesmente não ter assinatura de energia da rede.
esses fdps deveriam pagar se você injeta energia na rede não fazer esse absurdo.
Errado! De certa forma esses r@tos só oficializaram o que sempre fizeram que é cobrar taxas em loop. Lá trás afirmei que nossa geração era taxada 6x e nego não acreditou. Pois bem, vamos lá pra relembrar. 1) a geração briga diariamente contra o relógio pra lucrar, 2) na leitura do faturamento rola a cobrança da disponibilidade, 3) seu saldo gerado e compensado em cima do seu consumo, mesmo que seja igual a disponibilidade, 4) a cobrança do fio b já foi cobrado na disponibilidade e agora está sendo cobrado na taxação mínima e advinha do seu saldo, 5) conforme seu consumo ainda tem a cobrança de iluminação pública que varia de estado pra estado e 6) o que sobrou do seu saldo gerado e mandou pra outro endereço seu, irá ter o mesmo ciclo. Resumindo, desde sempre qualquer sistema solar nunca pode levar em consideração o consumo anual anterior e sim, tudo isso. Pois quem fez em cima do passado, hoje está no negativo. E o pior ainda é ouvir de várias pessoas que o sistema solar tem isenção de impostos e blá-blá-blá, francamente. E olha que nem citei aqui os altos impostos pra comprar o kit.
Caso queira mando minha fatura pra verificar
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação é um prazer ter você conosco.
DÚVIDA ..... Bom, então, vamos SUPOR, caso eu SEMPRE pague o custo de DISPONIBILIDADE, como fica, no futuro, quando usar a energia injetada?
Boa noite Jose, Tudo bem?
Meu nome é Edson, e faço parte da equipe de suporte técnico. Você pagará sempre o maior valor entre o custo de disponibilidade e o fio B de cada mês.
@@E4EnergiasRenovaveis, Muito obrigado.
E se não homologar ?
Boa pergunta
CPFL paulista está cobrando fio B mais taxa de disponibilidade.
Olá, Eli. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Já recebeu uma conta sem o direito adquirido? Manda pra gente lá no Instagram pra analisar...
👉instagram.com/e4renovaveis/