▶ Faça o teste grátis e conheça o AZUME, a ferramenta definitiva para fazer orçamentos fotovoltaicos que a E4 Renováveis usa: azume.com.br/sobre?src=EL&tag=EL7223
Bom dia amigo. Parabéns pelo excelente vídeo explicativo. O problema de não podermos utilizar os créditos acumulados anteriormente e distribuí-los para as ostras unidades consumidoras é que ao final de 5 anos com esses créditos, perderemos todos, pois, se a cada mês seremos supridos pela geração atual. A meu ver, isso ficou como uma pegadinha da Lei 14.300. Eles nunca jogam pra perder. Abraço amigo.
Conteúdo top, mas tenho uma dúvida. Se no final da ordem de prioridade ainda restarem créditos, onde eles ficarão acumulados? Ė comum no meio rural ter picos de consumo em alguns meses, sendo necessário acumular créditos para suprir essa demanda.
Boa tarde, amigo! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigada pelo seu feedback! Ficamos felizes em saber que gostou da aula!
Gosto muito de assistir seus videos, sempre muito explicativos. Parabéns, continue nos ajudando entender as normas e as regras corretas. Sou muito grato, estou aprendendo bastante com seus vídeos que são uma verdadeira aula, abçs.
Parabéns pelo vídeo, foi bem esclarecedor. Gostaria no entanto que vc comentasse sobre os empreendimentos de microgeração anteriores janeiro de 2023, que é meu caso, com relação a taxa mínima de 100kWh (custo de disponibilidade) que pago obrigatoriamente. No exemplo que vc deu, injetou 500kWh e consumiu 300kWh iria gerar credito de energia de 200kWh, com isso, os 100kWh que pago seria também abatido e não geraria credito de energia o que levaria a cobrança em duplicidade. O artigo 16 da lei 14300/2022 trata deste assunto.
Parabéns, explicação muito didática. Faço dica de mostrar um vídeo realizando passo a passo de solicitar alteração do rateio de crédito, dentro do site das principais concessionárias do pais.
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Muito obrigado pelo comentário... Boa, valeu demais pela sua dica. A sua concessionária é a qual?
Obrigado pela orientação, me estou uma dúvida. No exemplo percentual o valor varia conforme a geração de excedente, correto? Porém nunca ultrapassa 100%. No caso de usar a prioridade os valores passam a ficar fixo e assim pode faltar em uma da unidade quando a geração reduzir?
Olá Raimundo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pelo feedback positivo! Continue nos assistindo para ficar cada vez mais por dentro. Abraços!
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, que bom ter o senhor presente, o que o senhor viu de melhorias para o abatimento de energia na unidade de consumo, com a lei 14300.
@@klebertonkelison6135quando você escolhe a ordem de prioridade, no mesmo momento você também escolhe qual unidade você quer que fique recebendo o acúmulo de crédito, só pode escolher uma unidade
Fala, @franklysg. Aqui é o Higor da E4! Muito obrigado pelo comentário... Ainda não temos, viu? Mas cada concessionária tem uma forma diferente. Para falar a verdade, algumas ainda nem disponibilizaram esse tipo de compensação no site delas. Neste caso, o ideal é entrar em contato direto com eles. Qual é a sua concessionária?
Obrigado pela informação. Fiquei com uma dúvida, No caso da compensação por prioridade: Se minha geração for mais que o consumo de todas as CC cadastradas, onde irá acumular o excedente?
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis! O excedendo será injetado da rede publica é você pode recebera créditos para na sua fatura quando o sistema consumir mais do que o produzido!
Excelente aula! Obrigado. Porém, tenho uma dúvida ao trocar para prioridade. Os créditos das unidades compensadoras que já tinham o que ocorrerá? Vai zerar?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Você fala em relação aos créditos que foram acumulando ao longo dos meses? Esses créditos só vão zerar depois de 60 meses. Acumulou muito crédito em alguma unidade?
Obrigado por responder. As unidades compensadoras estavam no formato por %. Algumas chegaram acumular créditos. Como alterei para prioridade, gostaria de entender o que vai acontecer com esses créditos acumulados? Serão usados como compensação ou serão perdidos?@@E4EnergiasRenovaveis
No site da Enel SP não vi essa opção de distribuição por prioridade. Vi apenas a opção por %.... Alguém saberia ne dizer se realmente a Enel SP não possibilita a distribuição por prioridade?
Olá! tudobem? Parabéns pelo seu video, está me ajudando a entender melhor a questão da energia solar. Você pode me dizer se já posso solcitar a RGE esta nova distribuição de créditos de energia? Se sim com o devo proceder?Desde já agradeço!
Olá, boa tarde! Aqui é o Gabriel da E4. Tudo bem? Muito obrigado pelo elogio ao vídeo, fico feliz em saber que está te ajudando a entender melhor sobre energia solar. Sim, você pode solicitar a nova distribuição de créditos de energia à RGE. Para isso, entre em contato com a RGE e solicite informações sobre o procedimento necessário. Geralmente, você precisará fornecer detalhes do seu sistema fotovoltaico e preencher alguns formulários. Agradeço por assistir ao nosso canal!
Olá, permaneço com uma dúvida. Tenho um sistema com 2 unidades consumidoras, gero o suficiente para o consumo de ambas e sempre fica um pouco de excedente. Como utilizá-lo? Se acrescentar outra unidade consumidora e fizer um rateio 10-50-40 de modo que os 10% não sejam suficientes pra zerar a conta da unidade onde há a geração eu passaria a cosumir o excedente acumulado?
Hoje e um absurdo! Cobrasse a taxa mínima 2x, sendo a 1 pelo valor em si. E na 2, com crédito! E se você repassa para outros endereços seu, vai acontecer a mesma coisa. Reaultando uma perda gigante! E pior do que isso e mesmo tendo crédito na geradora, eles sempre abatem do gerado atual e não 1 do crédito. Com isso esse crédito na geradora só aumenta! Que e errado.
E outra, hoje aqui no DF já faço por %. Isto é, na geradora deixo 0% e nas demais 4x residências já faço desta forma. Porém, aqui toda fração é transformada em inteiro e cai na geradoras. Daí temos o problema de eles (NEO/CEB) nunca abaterem 1 do crédito passado e sim apenas do gerado atual.
É necessário solicitar para a concessionária de energia para fazer a mudança do sistema de compensação por porcentagem para a compensação por prioridade? Ou a concessionária faz isso de forma automática.
Não só ela. Aqui em MT abri reclamação e a ANEEL diz que é obrigatório a regulação da concessionária já que é Lei, e a concessionária diz que ainda não recebeu a atualização normativa de como vai ser feito.. toma lá da cá infinito e acabei desistindo 😅
@@joaogabrielgoncalvesdealme4113 vou reclamar na ANEEL, mais como eles já falo que não fazia e o sistema estava instalado praticamente resolvi colocar por % mais o cliente queria por prioridade já que é bem melhor
Não, por exemplo. Conta de 500kWh consumidos, ao invés de abater os 500 e você pagar os 50kw, abate 450kWh e você paga os 50kWh como taxa mínima. O restante vira crédito, antigamente você pagava e descontava 50kWh. Com a 14300 foi corrigido.
Boa tarde! Estou com essa mesma dúvida. Estou para instalar um sistema de geração fotovoltaico na residência de meus pais para atender a demanda de lá e de meu apartamento. O consumo em meu apartamento será maior. Estou com dúvidas e receio quanto a viabilidade. Certa de 1/4 apenas da energia gerada será consumida na unidade geradora.
Olá amigo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. No seu caso está mais simples, primeiro precisa suprir todo o consumo da unidade geradora, o que sobrar gera crédito energético e você poderá usar no seu apartamento. Basta dimensionar contando para a soma dos dois consumos. Espero ter ajudado! Abraços!
Olá Eduardo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Se os créditos suprirem o consumo total, vai pagar sim a taxa de disponibilidade, porem se não suprir vai pagar a diferença apenas. Espero ter ajudado!
Então se em um mês gerar mais que o consumo de todas e em outro consumir mais que o gerado, os créditos serao distribuídos da mesma forma de prioridade?
Essa é a resposta que procuro! O excedente é distribuído por prioridade.... Os créditos, pelo que entendi, são de uso apenas da UC geradora! Estou buscando algum caso que no mês houve mais consumo do que geração para ter a resposta correta!
Olá Isaias, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, é bom ter o senhor conosco, o senhor tem um sistema instalado, com outras UC cadastradas?
Olá, Thiago. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Muito obrigado pelo comentário... Você tem um sistema instalado e vai enviar os créditos de energia?
Olá, meu nome é Higor, faço parte da Equipe E4 Energias Renováveis. Sim, o Fio B também é cobrado nas beneficiárias. Você fez alguma instalação desse tipo?
A minha dúvida é se eu enviar, por exemplo 200kw pra uma unidade consumidora e consumir apenas 100kw, esta diferença voltaria como crédito para unidade geradora ou acaba se perdendo?
Fala, @danielsoares4046. Aqui é o Higor da E4! Você não perde e nem volta para unidade geradora... Na verdade, ele se torna crédito na unidade consumidora em que ele está, que pode ser usado em até 60 meses. Sacou?
Uma dúvida, na casa geradora eu posso deixar ela sem receber créditos nenhum ? Deixar ela consumindo apenas o que a placa gerar e o restante da css e deixar os créditos para serem gastos com as outras unidades consumidoras? Eu tentei colocar uma outra casa como consumidora e a funcionária não quis adicionar, pq falou que não fazia parte do projeto original! Esse povo não sabe da lei e só quer dizer não ! Aqui na minha região é a EDP !
Otima aula! Gero energia solar no estado da Bahia com a concessionaria Neoenergia Coelba. Estou me mudando para Recife - PE, a concessionaria é Neoenergiga também. Seria possível incluir essa nova residencia na divisão?
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sensacional essa ideia, né? Você mora em apartamento? Gostaria de instalar aí?
Em Santa Catarina a distribuidora converte os creditos em dinheiro pelo menor valor de bandeira e depois abate em dinheiro. Ou seja, não existe compensação por kw/h. Como todo mundo passa da bandeira minima, sempre perde dinheiro!
Muito bom o video! fiquei com uma duvida apenas. Se caso ouver um excedente de energia gerada na unidade geradora? essa energia se tornará credito na unidade geradora, correto? eu consigo distrubuir esses creditos para novas unidades consumidoras futuramente ou serei obrigado a consumir esses creditos na unidade geradora?
Olá Murilo, me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4. A resposta é sim, você pode enviar esses créditos energéticos para outras UCs. A única coisa que precisa fazer e pegar essa conta para seu nome. Abraços!
Bom dia, vocês tem alguma aula sobre o valor ou porcentagem que a concessionaria paga para compensação? Tenho um caso que a cemirim abateu apenas 50% de toda energia enviada para a uc. Por exemplo 1 kw tá custando 1 real, encaminhei 200 kw de credito para a uc, na conta desta uc consta os 200kw enviado, mas em real (R$) abateu apenas o valor de 100 kw. No meu entender deveria abater valor cheio.
Fala, @charleshenriq. Aqui é o Higor da E4! Antes a compensação era 100%, mas depois da nova Lei, é preciso pagar pelo Fio B. Dá uma olhada nesse vídeo que fizemos sobre o assunto: ua-cam.com/video/l6ZYdkGgybo/v-deo.html
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Para distribuir créditos de energia para outro lugar, a conta de energia precisa estar na mesma titularidade. Além disso, ser atendida pela mesma distribuidora de energia. É esse o caso? Se sim, a regra é a seguinte: primeiro compensa todo o consumo da unidade onde o sistema está instalado e depois envia o excedente para o outro local.
Boa tarde, minha unidade é a geradora, estou com saldo de 1435 kwh, se a compensação sempre ocorrerá na unidade geradora, como se fará o consumo de valor excendente?
Olá Fabiano. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Qualquer geração excedente que não for consumida, fica disponível por até 60 meses para que você utilize. Depois disso você perde sim.
Olá, Emerson Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, pode ser alterado... Você precisa entrar em contato com a distribuidora para ver qual é o procedimento, pois cada uma trabalha de uma maneira. Geralmente você consegue fazer a alteração no próprio site deles. Qual distribuidora de energia é aí?
meu amigo tira minha duvida . tenho kit de 1400kw, nessa UG sempre sobra 800kw que vai pra UC porque foi colocado 100%da sobra . Nessa UC é usado 400. entao sobra 400kw. esses 400kw de CREDITO fica pra UG E UC usar ? ou somente a UC porque coloquei 100% Da sobra pra ela. porque se for assim vou ter que mudar as porcentagens pra ficar um saldo pro inverno pra UG.
Fala, @genesispinheiro8928. Aqui é o Higor da E4! Neste caso, os créditos poderão ser usados somente onde foram acumulados, ou seja, na UC. Para garantir saldo no inverno para a UG, você pode ajustar as porcentagens, mas pela sua geração, parece que até no inverno vai sobrar, a não ser que o seu consumo aumente muito. Como é esse comportamento de consumo aí?
@@E4EnergiasRenovaveis eu vou analisar , as próximas gerações que to com energia somente a 3 meses pra poder ajustar a porcentagem. A UG é no meu pai, a UC é na minha casa que é alugada. Por exemplo se eu tiver 1000kw de crédito nessa UC e eu me mudar, aí perco esses créditos ? Ou ele vai ficar lá e outra pessoa quando for morar lá vai usar esses créditos?
Aqui no Ceará, a enel não está cumprindo com a resolução normativa 1.059, pois so é permitido a distribuição por porcentagem, e eles não estão fazendo por prioridade, mesmo mostrando a resolução p o atendente, ele diz que não sabe.
Fala, @lilianmartins5043. Aqui é o Higor da E4! Infelizmente não é só aí... Aqui na CEMIG até hoje não consegui fazer por prioridade também. Chegou abrir reclamação na ANEEL?
Ótimo, são não explicou como fica os créditos acumulados no tipo de compensação por prioridade.. Quem fica com esses créditos que serão acumulados já que o abatimento é total em cada consumidora..
Bom dia, primeiramente parabéns pelo vídeo (acabou de ganhar mais um inscrito). Conseguem me ajudar? Possuo uma geração solar residencial , tenho um saldo de Geração de aproximadamente 2.550 Kwh e ao receber a fatura do mês de maio, percebi que a CEMIG não abateu o saldo de Geração sobre o consumo (em resumo estou tendo que pagar a fatura de maio integral). A Distribuidora pode adotar este tipo de procedimento? Este procedimento não deveria ser automático, o consumo do mês foi maior que a geração registrada do mês, a Distribuidora deveria abater do saldo acumulado de Geração do cliente, não? O que devo fazer neste caso (já abri ticket na CEMIG, percebi que outros clientes estão relatando este mesmo problema e dificuldades na solução) .
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Show, seja bem vindo ao canal... Houve uma mudança na forma como é feita a leitura da CEMIG recentemente: antes eles faziam a leitura e a conta chegava por correio, agora vão passar a imprimir a fatura de forma imediata. Por essa questão, parece que tem ocorrido alguns problemas. O indicado é entrar em contato com a CEMIG mesmo para eles analisarem e dar uma justificativa. Se tiver erro, eles precisam devolver isso nas próximas faturas. Depois conta pra gente a resposta deles no instagram, você segue a gente lá também? Se não segue, esse é o link: instagram.com/e4renovaveis/
Olá, meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Realmente, também já tentei fazer esse tipo de compensação pelo CEMIG Atende e não tem a opção. Tem que abrir uma reclamação na ouvidoria da CEMIG.
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Infelizmente não, esses créditos só podem ser usados na unidade onde ele foi acumulado e são válidos por 60 meses. Está acontecendo essa situação com você?
@@E4EnergiasRenovaveis mas se sobrar no caso de prioridade, essa energia ficaria acumulada em qual unidade por 60 meses (visto seu exemplo de 4 consumidoras)?
Se eu já tenho créditos acumulados na minha UC geradora e vou adicionar outra UC para receber o excedente da geração, então vou acabar perdendo os créditos acumulados?
Infelizmente... É isso que a concessionária quer que aconteça. Somente a unidade principal consome os créditos. As demais unidades beneficiarias nunca vão se beneficiar dos créditos guardados. Detalhe: se a unidade principal conseguir consumir os créditos, as demais, não irá ter nenhuma compensação no mês, irá pagar normalmente a conta.
@@sampaio9945 Exato! Essa é a única possibilidade que temos para não perdermos os créditos já acumulados. Infelizmente, se continuar assim, vai ter muita gente pagando a taxa mínima e ainda vai gerar de graça pra concessionária. O entendimento da ANEEL sobre isso está completamente equivocado, pois prejudica o consumidor.
😮😮😮Estou produzindo energia e mandando 70% do excedente p outra pessoa... quero saber se virá uma taxa minima p eu pegar e a outra taxa tb p quem esta recendo ou só vem uma unica taxa minima pela produção total, sem separar uma taxa p cada consumidor?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. As duas contas vão pagar taxa mínima. Essa taxa mínima toda unidade consumidora paga, independente de ter energia solar ou não.
Boa noite amigo , sou do interior de SP . A cpfl (companhia de energia) nao aceita por prioridade somente por porcentagem como posso resolver este caso desde ja agradeço
Fala, @heliomedeiros3081. Aqui é o Higor da E4! O cadastro na CPFL é pelo site? Aqui na CEMIG ainda não tem a opção de prioridade também. Mas você tentou entrar em contato por e-mail com o departamento de geração distribuída?
Não é possível estabelecer ordem de prioridade incluindo a própria UC geradora nesta listagem? Um cliente meu está com 5.000 kWh acumulados na geradora e gostaria de incluir seu segundo imóvel como AC remoto, mas deixando-o como prioridade, justamente para possibilitar que os créditos da geradora passem a ser consumidos. Agradeço a ajuda.
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. O sistema de compensação funciona da seguinte maneira: primeiro é compensado 100% do consumo da unidade consumidora. A energia extra que é enviada para outras unidades. Exemplo: a geradora injetou 1.000 kWh na rede e consumiu 600 kWh. Primeiro compensa os 600 kWh e os 400 kWh podem ser distribuídos. Quando acumula créditos na geradora, só dá para distribuir se alterar a titularidade. Fora isso, não é possível distribuir os créditos.
Olá Wilson. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Você não pode transferir os créditos mas você pode assumir uma conta de uma outra UC. Ou então se você esta tendo um consumo menor que a geração, pode ser dar ao luxo de colocar ar condicionados por exemplo. Abraços!
Olá! Meu nome é Higor, faço parte de equipe E4 Energias Renováveis. Você já tentou abrir reclamação na ANEEL? As concessionárias estão dificultando demais!
@@pauloserpa1320 estou buscando a informação para saber se é realmente na geradora, porém se for, ela não vai ser redistribuído, a geradora q terá q usar, e como a ideia é sempre sobrar, esses créditos ficarão lá até expirar
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Geralmente você consegue direto na área de atendimento da concessionária. Por aí a sua distribuição de crédito está como porcentagem?
Então, eu encontrei um formulário chamado Anexo G no site da CPFL, nele só é possível distribuir por porcentagem. Eu quero fazer por prioridade, pois acho mais eficaz a distribuição dos créditos, porém não encontrei formulário ou como fazer por prioridade. Quero distribuir os créditos da minha geração pra casa dos meus pais e pra casa da minha irmã.
@@E4EnergiasRenovaveis até agora não sei como distribuir a energia solar por prioridade. Não achei ninguém mostrando o passo a passo. Quem fizer esse tutorial e postar vai ganhar milhares de views.
Se eu tiver a unidade geradora e apenas uma unidade recebedora, se eu definir 100% para ela e ainda assim sobrar créditos, a sobra fica na unidade geradora ou na receptora?
Tenho 1600kw de crédito, para uma titularidade, e resolvi faze outra titularidade para transferir esses créditos, que pelo que entendi nao irá valer, ! Conta apenas da data q fez a segunda titularidade, não sendo descontado os créditos anteriores!???
Posso passar créditos para outra UC depois de ja instalado na minha residência? Ex: Passar uma outra fatura para o meu nome e mandar os créditos pra ela
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, primeiro você faz a troca de titularidade da outra fatura para o seu nome e depois é só cadastrar ela pra receber os créditos da sua usina. Uma observação é que os créditos já acumulados você não consegue enviar, você vai enviar os créditos dos meses futuros. E lembrando que precisa ser a mesma concessionária de energia.
Olá amigo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Nesse caso você teria que alterar a titularidade da tarifa do seu irmão, assumindo ela para você. Precisa estar vinculada ao mesmo CPF/ CNPJ. Espero ter ajudado, abraços!
POr favor me tirem essa dúvida porque a Cemig não me informa. Sou titular de 2 endereços e tenho créditos sobrando no endereço que gera. Como não posso transferir os créditos para o meu outro endereço mudei a porcentagem para 100% neste meu outro endereço onde não faz a geração e no meu endereço onde gero uso os meus créditos que estão guardados. Quando esse créditos estiverem acabando refaço a distribuição de porcentagem novamente.
Fala, [@brunolomeu]. Aqui é Victor Nascimento da E4! A estratégia que você adotou faz sentido e é uma forma de gerenciar os créditos de energia entre os seus dois endereços, especialmente se a CEMIG não permite a transferência direta de créditos entre unidades. Ao ajustar a porcentagem de compensação para enviar 100% dos créditos para o endereço que não gera, você está maximizando o uso dos créditos disponíveis e evitando que eles expirem. Quando os créditos acumulados começarem a acabar, você pode novamente ajustar a distribuição de porcentagem para equilibrar o consumo entre as duas unidades, direcionando parte da energia gerada para o endereço que precisa. É importante só ficar atento aos prazos de validade dos créditos, que geralmente são de 60 meses (5 anos), para evitar perder qualquer valor acumulado. Essa troca de porcentagem deve ser comunicada e registrada junto à CEMIG, mas como você já tem experiência com isso, parece que está gerenciando bem o processo. Você teve algum desafio ao fazer essas mudanças de porcentagem? Volta aqui e conta como a CEMIG tem lidado com essa questão e se conseguiu aproveitar bem os seus créditos!
É pra ser isso,.mas eu liguei pra css e a mulher não quis add uma nova casa consumidora, pq alegou que não estava no projeto original, sendo que a conta está no meu nome !!!!
Olá Antonio! Meu nome é Gabriel, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Você consegue pegar essa informação na concessionária. Espero ter ajudado. Abraços!
Boa noite, tudo bem? Estou mandando 65% da minha energia para outra residência que está em meu nome, mas agora não quero mandar mais, quero deixar 100% na residência que eu estou morando, como faço?? CEMIG
Fala, [@beneditojunior9438]. Aqui é Victor Nascimento da E4! Para ajustar o envio de energia e deixar 100% do crédito na sua residência atual, você precisa entrar em contato com a CEMIG e solicitar a alteração do percentual de compensação entre as unidades consumidoras. É um processo simples e você pode fazer isso direto pelo portal da concessionária ou ligando para o atendimento. Eles vão orientar sobre os documentos e prazos necessários. Já entrou em contato com eles? Depois volta aqui para contar como foi o processo!
Boa noite equipe . Gostaria de ver um vídeo sobre os creditos. Acumulativo tipo: Como encontar os crditis referente aquele mês específico na fatura ja que temos o consumo instantâneo. O consumo de rede e também os injetados . Não consigo encontrar na fatura o saldo daquele mês específico . Bom eu instalei um watimetro digital para acompanhar o consumo geral da csas Tenho o aplicativo do inversor para acompanhar a produção e também reseto o watimetro tido mês no mesmo dia que o pessoal da companhia de eletricidade passa. Enfim anoto tudo mas as contas não fecha não consigo encontar o saldo. So vejo la na fatura valor X . Que foi adicionado porém nao sei de onde veio se está certo ou errado. Aqui a companhia de energia é a energisa a fatura é muito difícil de entender . O meu sistema foi homologado antes da lei 14.300.
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, se o local que você está mudando é atendido pelo mesma concessionária de energia, o correto é ela transferir os créditos para a nova unidade consumidora. Você vai mudar para a mesma cidade ou estado?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Não sei se entendi direito... Você fala em tirar algumas placas solares da instalação? Mas qual seria o motivo para diminuir a potência do sistema? Teve algum problema?
mas nesse novo sistema caso a produção seja maior que o consumo de todas as unidades, o credito produzido segue o mesmo criterio de prioridade? Exemplo este mes sobrou 100kw de credito apos abater todas as unidades, isto vai virar credito para todas as unidades?. Pergunto meus paineis foram instalados tem 2 dias, ainda vao vir trocar o relogio e a empresa que contratei não mencionou esse sistema novo. O sistema antigo onde voce tem que declarar as % previamente é simplesmente estupido então estava hoje aqui pesquisando como eu ia destribuir as % e cai nesse video.
O bom seria se pudéssemos parar de abater na unidade geradora para sssim poder consumir os créditos que vão se acumulando ao longo dos anos, alguém já conseguiu isso? é possível?
Olá, meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, ao mudar você pode levar o sistema… Mas lembre-se, neste caso será necessário fazer um novo projeto na concessionária de energia para ela aprovar a instalação no novo local.
Tem alguns pontos errados na sua explicação, pelo menos aqui com a Celesc, a compensaçã na geradora é feita somente até no limite do custo de disponibilidade, ficará com saldo do mês na geradora um valor igual ao custo da disponibilidade e aí sim o restante será enviado as outras unidades, vou usar o meu caso como exemplo: eu injete 264, consumi 217, foi compensado -117, faturado 100+cosip, dos 147 de excedente 100 ficou na geradora e 47 foi para outras unidades, o custo da tusd b na geradora ficou entre 4 a 8 centavos e nas outras unidades 8 a 12 centavos, eu discuti com a Celesc sobre esses 100kWh que ficaram na geradora e não teve jeito. Isso aumenta em 50% o tempo de retorno do investimento
Querido, como vc está mais inteirado no processo, poderia me dizer se vale a pena um projeto p um imóvel de 50 mts quadrados? No caso seria p 4 pessoas p ter ideia, moro no Norte e se depender do sol vamos ficar ricos😂, brincadeiras à parte, tem umas empresas vendendo projetos de 600kv dia, sei q fica muito menos na prática, mas por até uns 15 mil seria um bom investimento à longo prazo
@@vovosennin2755 Com certeza vale a pena sim, a minha bronca é quando você faz um projeto pra poder enviar energia pra outra unidade, porque ficaria mais barato a instalçao, com 15mil você vai ter uns 400kwh de media, pra uma residencia vai sobrar energia.
@@juarezjsilva algo mais a comentar aqui? Pois não entendi muito bem sua explicação. Se você injetou 264 e consumiu 217, o máximo que vc vai mandar pra outras unidades é 47. Pelo que entendi.. dos 217 que vc consumiu, 100 você precisou usar a rede da concessionária (pois as placas não estavam produzindo energia, como no período noturno ou dias chuvosos), aí teve que pagar a taxa do fio b a mais, é isso?
Você pode me ajudar a entender um ponto. A taxa do fio B ou Tusd B incide na unidade geradora e também na unidade consumidora. Considerando uma unidade geradora e uma consumidora como é calculado o fio B da consumidora.
@@rodrigomageste145 nao. o que vao pras ourtas unidades é a diferença do que vc injetou pelo que consumiu, minha rede era trifasica, entao sempre 100kwh ficava morto na unidade geradora, fica acumulando, pra nao perder tanto e acumular, eu mudei pra bifasico, perco 50 agora na geradora
Boa tarde, Adriano! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS. Obrigado pelo seu feedback, meu amigo! Continue nos acompanhando para não perder os próximos conteúdos!
Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida, sou vendedor de energia solar e tenho a seguinte situação: CLIENTE PRECISA DE 10.000 KWH DE ENERGIA. Que será distribuída para 3 unidades consumidoras diferentes, todas da mesma família, 1 unidade sua empresa 6.000 kwh, a outra unidade sua casa com 2.000kwh, vizinha e outra unidade um ponto comercial do lado. Com 2.000 kwh. No entanto o cliente não tem espaço e seu telhado não suporta tal projeto, porém sugerimos o aluguel de um outro espaço, para colocação do projeto de 10.000 Cliente trifásico e faz parte do grupo B A pergunta e: como devo orientar nesse projeto para que seja viável para o cliente, poder usar tudo que for gerado e o que sobra na rede ? Como faço pra ter uma ajuda ? Com Precisão
▶ Faça o teste grátis e conheça o AZUME, a ferramenta definitiva para fazer orçamentos fotovoltaicos que a E4 Renováveis usa:
azume.com.br/sobre?src=EL&tag=EL7223
Bom dia amigo. Parabéns pelo excelente vídeo explicativo. O problema de não podermos utilizar os créditos acumulados anteriormente e distribuí-los para as ostras unidades consumidoras é que ao final de 5 anos com esses créditos, perderemos todos, pois, se a cada mês seremos supridos pela geração atual. A meu ver, isso ficou como uma pegadinha da Lei 14.300. Eles nunca jogam pra perder. Abraço amigo.
Conteúdo top, mas tenho uma dúvida. Se no final da ordem de prioridade ainda restarem créditos, onde eles ficarão acumulados? Ė comum no meio rural ter picos de consumo em alguns meses, sendo necessário acumular créditos para suprir essa demanda.
ua-cam.com/video/4xUo8ZthukU/v-deo.html
PARABENS VOÇE E UM PROFESSOR NO 10
Olá Valmir! Meu nome é Gabriel e faço parte do grupo E4 Energias Renováveis. Obrigado pelo feedback positivo! Abraços!
ótimo vídeo. você pode fazer um vídeo explicando como fica a "taxa do sol" quando distribuímos os créditos para os outros endereços?? Obrigada!
Excelente explicação. Numa situação de ter apenas duas unidades o que se deve fazer?
Obrigado.
Parabéns, a explicação foi excelente, muito bem exemplicada. Deu para entender tudo. Obrigado.
Boa tarde, amigo! Meu nome é Gabriella, faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigada pelo seu feedback! Ficamos felizes em saber que gostou da aula!
Gosto muito de assistir seus videos, sempre muito explicativos. Parabéns, continue nos ajudando entender as normas e as regras corretas. Sou muito grato, estou aprendendo bastante com seus vídeos que são uma verdadeira aula, abçs.
Parabéns pelo vídeo, foi bem esclarecedor. Gostaria no entanto que vc comentasse sobre os empreendimentos de microgeração anteriores janeiro de 2023, que é meu caso, com relação a taxa mínima de 100kWh (custo de disponibilidade) que pago obrigatoriamente. No exemplo que vc deu, injetou 500kWh e consumiu 300kWh iria gerar credito de energia de 200kWh, com isso, os 100kWh que pago seria também abatido e não geraria credito de energia o que levaria a cobrança em duplicidade. O artigo 16 da lei 14300/2022 trata deste assunto.
Parabéns, explicação muito didática. Faço dica de mostrar um vídeo realizando passo a passo de solicitar alteração do rateio de crédito, dentro do site das principais concessionárias do pais.
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Muito obrigado pelo comentário... Boa, valeu demais pela sua dica. A sua concessionária é a qual?
Neoenergia
Muito bom! Fica mais simples!
Show de explicação
Depois de compensar todas e sobrar? Volta pra unidade geradora?
Obrigado pela orientação, me estou uma dúvida. No exemplo percentual o valor varia conforme a geração de excedente, correto? Porém nunca ultrapassa 100%. No caso de usar a prioridade os valores passam a ficar fixo e assim pode faltar em uma da unidade quando a geração reduzir?
Ótima aula, perfeito
Olá Raimundo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pelo feedback positivo! Continue nos assistindo para ficar cada vez mais por dentro. Abraços!
Olá amigo, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Agradecemos sua participação, que bom ter o senhor presente, o que o senhor viu de melhorias para o abatimento de energia na unidade de consumo, com a lei 14300.
Pode mudar a compensação direto ou depois que cadastro tem que ficar só naquele imóvel
Eles levam em consideração a taxa mínima de cada residência? Monofásico 30, trifásico 100? Eles abatem isso também?
Se não usar o excedente na rede 1, sobra de crédito pra ela? Ou volta pra unidade geradora?
Tenho uma uc 200 kwh, e uma de consumo remoto de 2100 kwh, nesse caso vai haver a taxação do fio B na conta do consumo remoto?
No sistema de compensação por prioridade, o fator negativo é de que se houver sobra, somente a última UC irá acumular creditos.
Quem é a unidade uc, a geradora?
Isso que eu queria saber, os crédito que sobra para onde vai. No caso fica na última?
@@klebertonkelison6135quando você escolhe a ordem de prioridade, no mesmo momento você também escolhe qual unidade você quer que fique recebendo o acúmulo de crédito, só pode escolher uma unidade
Muito bom o video, agora vocês não teriam um video mostrando na pratica? como fazer essa prioridade junto a concessionária?
Fala, @franklysg. Aqui é o Higor da E4! Muito obrigado pelo comentário... Ainda não temos, viu? Mas cada concessionária tem uma forma diferente. Para falar a verdade, algumas ainda nem disponibilizaram esse tipo de compensação no site delas. Neste caso, o ideal é entrar em contato direto com eles. Qual é a sua concessionária?
@@E4EnergiasRenovaveis entendi, aqui é pela equatorial, no site deles não mostra nada sobre
Obrigado pela informação.
Fiquei com uma dúvida,
No caso da compensação por prioridade:
Se minha geração for mais que o consumo de todas as CC cadastradas, onde irá acumular o excedente?
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis! O excedendo será injetado da rede publica é você pode recebera créditos para na sua fatura quando o sistema consumir mais do que o produzido!
EXCELENTE EXPLICAÇÃO
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis!
Que bom que curtiu... Você ja acumulou créditos de energia antes ?
Excelente aula! Obrigado. Porém, tenho uma dúvida ao trocar para prioridade. Os créditos das unidades compensadoras que já tinham o que ocorrerá? Vai zerar?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Você fala em relação aos créditos que foram acumulando ao longo dos meses? Esses créditos só vão zerar depois de 60 meses. Acumulou muito crédito em alguma unidade?
Obrigado por responder. As unidades compensadoras estavam no formato por %. Algumas chegaram acumular créditos. Como alterei para prioridade, gostaria de entender o que vai acontecer com esses créditos acumulados? Serão usados como compensação ou serão perdidos?@@E4EnergiasRenovaveis
No site da Enel SP não vi essa opção de distribuição por prioridade. Vi apenas a opção por %....
Alguém saberia ne dizer se realmente a Enel SP não possibilita a distribuição por prioridade?
Olá! tudobem? Parabéns pelo seu video, está me ajudando a entender melhor a questão da energia solar. Você pode me dizer se já posso solcitar a RGE esta nova distribuição de créditos de energia? Se sim com o devo proceder?Desde já agradeço!
Olá, boa tarde! Aqui é o Gabriel da E4.
Tudo bem? Muito obrigado pelo elogio ao vídeo, fico feliz em saber que está te ajudando a entender melhor sobre energia solar. Sim, você pode solicitar a nova distribuição de créditos de energia à RGE. Para isso, entre em contato com a RGE e solicite informações sobre o procedimento necessário. Geralmente, você precisará fornecer detalhes do seu sistema fotovoltaico e preencher alguns formulários. Agradeço por assistir ao nosso canal!
Olá, permaneço com uma dúvida.
Tenho um sistema com 2 unidades consumidoras, gero o suficiente para o consumo de ambas e sempre fica um pouco de excedente. Como utilizá-lo?
Se acrescentar outra unidade consumidora e fizer um rateio 10-50-40 de modo que os 10% não sejam suficientes pra zerar a conta da unidade onde há a geração eu passaria a cosumir o excedente acumulado?
pode compensar com cpf diferente ?
muito bom o video...saberia me dizer se a unidade beneficiaria paga um taxa para concessionaria para utilização desse credito gerado?
Como faz na CEMIG . porque site não tem essa opção
Tbm quero saber.
Descobriu ?
Hoje e um absurdo! Cobrasse a taxa mínima 2x, sendo a 1 pelo valor em si. E na 2, com crédito! E se você repassa para outros endereços seu, vai acontecer a mesma coisa. Reaultando uma perda gigante! E pior do que isso e mesmo tendo crédito na geradora, eles sempre abatem do gerado atual e não 1 do crédito. Com isso esse crédito na geradora só aumenta! Que e errado.
E outra, hoje aqui no DF já faço por %. Isto é, na geradora deixo 0% e nas demais 4x residências já faço desta forma. Porém, aqui toda fração é transformada em inteiro e cai na geradoras. Daí temos o problema de eles (NEO/CEB) nunca abaterem 1 do crédito passado e sim apenas do gerado atual.
É necessário solicitar para a concessionária de energia para fazer a mudança do sistema de compensação por porcentagem para a compensação por prioridade? Ou a concessionária faz isso de forma automática.
é necessário solicitar a mudança. em algumas já disponibilizam o formulário.
otima explicação, parabens.
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis.
Que bom que curtiu o vídeo... Você vai fazer uma instalação por agora?
Em relação aos impostos , os clientes que vão receber os créditos, eles pagam normalmente ?
Olá, meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Exatamente, tanto a geradora quanto as beneficiárias continuam pagando impostos.
Na equatorial Goiás eles não fazem pela prioridade o que fazer? Reclamação na ANEEL?
Não só ela. Aqui em MT abri reclamação e a ANEEL diz que é obrigatório a regulação da concessionária já que é Lei, e a concessionária diz que ainda não recebeu a atualização normativa de como vai ser feito.. toma lá da cá infinito e acabei desistindo 😅
@@joaogabrielgoncalvesdealme4113 vou reclamar na ANEEL, mais como eles já falo que não fazia e o sistema estava instalado praticamente resolvi colocar por % mais o cliente queria por prioridade já que é bem melhor
So uma dúvida, a cobrança da taxa mínima equivale a 50KW na rede bifásico. Essa energia entra como excedente?
Não, por exemplo. Conta de 500kWh consumidos, ao invés de abater os 500 e você pagar os 50kw, abate 450kWh e você paga os 50kWh como taxa mínima. O restante vira crédito, antigamente você pagava e descontava 50kWh. Com a 14300 foi corrigido.
Boa tarde! Estou com essa mesma dúvida. Estou para instalar um sistema de geração fotovoltaico na residência de meus pais para atender a demanda de lá e de meu apartamento. O consumo em meu apartamento será maior. Estou com dúvidas e receio quanto a viabilidade. Certa de 1/4 apenas da energia gerada será consumida na unidade geradora.
Olá amigo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. No seu caso está mais simples, primeiro precisa suprir todo o consumo da unidade geradora, o que sobrar gera crédito energético e você poderá usar no seu apartamento. Basta dimensionar contando para a soma dos dois consumos. Espero ter ajudado! Abraços!
Excelente!!
Boa tarde... parabéns
Agora queria saber, a UC que recebe os créditos excedentes do mês paga o que? paga novamente igual a UC geradora (FIO B e Tusd)?
Olá Eduardo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Se os créditos suprirem o consumo total, vai pagar sim a taxa de disponibilidade, porem se não suprir vai pagar a diferença apenas. Espero ter ajudado!
Então se em um mês gerar mais que o consumo de todas e em outro consumir mais que o gerado, os créditos serao distribuídos da mesma forma de prioridade?
Exatamente
Essa é a resposta que procuro! O excedente é distribuído por prioridade.... Os créditos, pelo que entendi, são de uso apenas da UC geradora!
Estou buscando algum caso que no mês houve mais consumo do que geração para ter a resposta correta!
A Energisa de MT nao aceita o cadastro de Unidades Beneficiarias por prioridade. O que posso fazer?
Gostei muito do vídeo. Parabéns!!!
Olá Isaias, me chamo Normando faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Obrigado pela participação, é bom ter o senhor conosco, o senhor tem um sistema instalado, com outras UC cadastradas?
Ótimo vídeo! Muito simplicador e me ajudou bastante.
Olá, Thiago. Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Muito obrigado pelo comentário... Você tem um sistema instalado e vai enviar os créditos de energia?
Para os clientes taxados em Fio B, quando da distribuição de créditos estes sofrerão desvalorização no momento de compensar suas beneficiárias?
Olá, meu nome é Higor, faço parte da Equipe E4 Energias Renováveis. Sim, o Fio B também é cobrado nas beneficiárias. Você fez alguma instalação desse tipo?
A minha dúvida é se eu enviar, por exemplo 200kw pra uma unidade consumidora e consumir apenas 100kw, esta diferença voltaria como crédito para unidade geradora ou acaba se perdendo?
Fala, @danielsoares4046. Aqui é o Higor da E4! Você não perde e nem volta para unidade geradora... Na verdade, ele se torna crédito na unidade consumidora em que ele está, que pode ser usado em até 60 meses. Sacou?
Uma dúvida, na casa geradora eu posso deixar ela sem receber créditos nenhum ? Deixar ela consumindo apenas o que a placa gerar e o restante da css e deixar os créditos para serem gastos com as outras unidades consumidoras? Eu tentei colocar uma outra casa como consumidora e a funcionária não quis adicionar, pq falou que não fazia parte do projeto original! Esse povo não sabe da lei e só quer dizer não ! Aqui na minha região é a EDP !
Alguém está conseguindo compensar por prioridade na CPFL? ja recusaram meus e-mails várias vezes e respondem dizendo que não vão fazer por prioridade
Otima aula! Gero energia solar no estado da Bahia com a concessionaria Neoenergia Coelba. Estou me mudando para Recife - PE, a concessionaria é Neoenergiga também. Seria possível incluir essa nova residencia na divisão?
Olá Sérgio. Não é possível, pois apesar de ser a mesma empresa, a área de concessão é diferente.
Olá! Meu nome é Gabriel Ricardo, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sensacional essa ideia, né?
Você mora em apartamento? Gostaria de instalar aí?
Aqui na Energisa Rio não fazem por prioridade.
Em Santa Catarina a distribuidora converte os creditos em dinheiro pelo menor valor de bandeira e depois abate em dinheiro. Ou seja, não existe compensação por kw/h. Como todo mundo passa da bandeira minima, sempre perde dinheiro!
Muito bom o video! fiquei com uma duvida apenas. Se caso ouver um excedente de energia gerada na unidade geradora? essa energia se tornará credito na unidade geradora, correto? eu consigo distrubuir esses creditos para novas unidades consumidoras futuramente ou serei obrigado a consumir esses creditos na unidade geradora?
Olá Murilo, me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4. A resposta é sim, você pode enviar esses créditos energéticos para outras UCs. A única coisa que precisa fazer e pegar essa conta para seu nome. Abraços!
Como e feito a utilização dos créditos ?
Na opção de prioridade, caso ainda sobrem créditos depois de servidas/atendidas todas as beneficiárias, onde esses créditos ficarão acumulados??
ua-cam.com/video/4xUo8ZthukU/v-deo.html
Você escolhe uma unidade para acúmulo dos créditos que sobrarem.
@@Ivandelmaisto mesmo, na neoenergia Pernambuco tem esta opção de escolha!
@@tarciziobarros7896 oi amigo vc conseguiu
Bom dia, vocês tem alguma aula sobre o valor ou porcentagem que a concessionaria paga para compensação? Tenho um caso que a cemirim abateu apenas 50% de toda energia enviada para a uc. Por exemplo 1 kw tá custando 1 real, encaminhei 200 kw de credito para a uc, na conta desta uc consta os 200kw enviado, mas em real (R$) abateu apenas o valor de 100 kw. No meu entender deveria abater valor cheio.
Fala, @charleshenriq. Aqui é o Higor da E4! Antes a compensação era 100%, mas depois da nova Lei, é preciso pagar pelo Fio B. Dá uma olhada nesse vídeo que fizemos sobre o assunto:
ua-cam.com/video/l6ZYdkGgybo/v-deo.html
Posso colocar a prioridade em outro contrato que não esteja o projeto?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Para distribuir créditos de energia para outro lugar, a conta de energia precisa estar na mesma titularidade. Além disso, ser atendida pela mesma distribuidora de energia. É esse o caso? Se sim, a regra é a seguinte: primeiro compensa todo o consumo da unidade onde o sistema está instalado e depois envia o excedente para o outro local.
Obrigado.
Boa tarde, minha unidade é a geradora, estou com saldo de 1435 kwh, se a compensação sempre ocorrerá na unidade geradora, como se fará o consumo de valor excendente?
Descobriu alguma saída? Estou na mesma
Oi Vitor tenho uma pergunta ; seu eu disponibilizar 30% do excedente para uc e usar apenas 20% eu perco esses 10%
Olá Fabiano. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Qualquer geração excedente que não for consumida, fica disponível por até 60 meses para que você utilize. Depois disso você perde sim.
Nos casos onde já está lançado por porcentagem, pode ser alterado para prioridade?
Olá, Emerson Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, pode ser alterado... Você precisa entrar em contato com a distribuidora para ver qual é o procedimento, pois cada uma trabalha de uma maneira. Geralmente você consegue fazer a alteração no próprio site deles. Qual distribuidora de energia é aí?
@@E4EnergiasRenovaveis nossa distribuidora é a Equatorial Goiás !
meu amigo tira minha duvida .
tenho kit de 1400kw, nessa UG sempre sobra 800kw que vai pra UC porque foi colocado 100%da sobra . Nessa UC é usado 400. entao sobra 400kw. esses 400kw de CREDITO fica pra UG E UC usar ? ou somente a UC porque coloquei 100% Da sobra pra ela. porque se for assim vou ter que mudar as porcentagens pra ficar um saldo pro inverno pra UG.
Fala, @genesispinheiro8928. Aqui é o Higor da E4! Neste caso, os créditos poderão ser usados somente onde foram acumulados, ou seja, na UC. Para garantir saldo no inverno para a UG, você pode ajustar as porcentagens, mas pela sua geração, parece que até no inverno vai sobrar, a não ser que o seu consumo aumente muito. Como é esse comportamento de consumo aí?
@@E4EnergiasRenovaveis eu vou analisar , as próximas gerações que to com energia somente a 3 meses pra poder ajustar a porcentagem.
A UG é no meu pai, a UC é na minha casa que é alugada. Por exemplo se eu tiver 1000kw de crédito nessa UC e eu me mudar, aí perco esses créditos ? Ou ele vai ficar lá e outra pessoa quando for morar lá vai usar esses créditos?
Créditos armazenado como fica?
Aqui no Ceará, a enel não está cumprindo com a resolução normativa 1.059, pois so é permitido a distribuição por porcentagem, e eles não estão fazendo por prioridade, mesmo mostrando a resolução p o atendente, ele diz que não sabe.
Fala, @lilianmartins5043. Aqui é o Higor da E4! Infelizmente não é só aí... Aqui na CEMIG até hoje não consegui fazer por prioridade também. Chegou abrir reclamação na ANEEL?
@@E4EnergiasRenovaveisconseguiu fazer na Cemig ?
Ótimo, são não explicou como fica os créditos acumulados no tipo de compensação por prioridade.. Quem fica com esses créditos que serão acumulados já que o abatimento é total em cada consumidora..
Bom dia, primeiramente parabéns pelo vídeo (acabou de ganhar mais um inscrito). Conseguem me ajudar? Possuo uma geração solar residencial , tenho um saldo de Geração de aproximadamente 2.550 Kwh e ao receber a fatura do mês de maio, percebi que a CEMIG não abateu o saldo de Geração sobre o consumo (em resumo estou tendo que pagar a fatura de maio integral). A Distribuidora pode adotar este tipo de procedimento? Este procedimento não deveria ser automático, o consumo do mês foi maior que a geração registrada do mês, a Distribuidora deveria abater do saldo acumulado de Geração do cliente, não? O que devo fazer neste caso (já abri ticket na CEMIG, percebi que outros clientes estão relatando este mesmo problema e dificuldades na solução) .
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Show, seja bem vindo ao canal... Houve uma mudança na forma como é feita a leitura da CEMIG recentemente: antes eles faziam a leitura e a conta chegava por correio, agora vão passar a imprimir a fatura de forma imediata. Por essa questão, parece que tem ocorrido alguns problemas. O indicado é entrar em contato com a CEMIG mesmo para eles analisarem e dar uma justificativa. Se tiver erro, eles precisam devolver isso nas próximas faturas. Depois conta pra gente a resposta deles no instagram, você segue a gente lá também? Se não segue, esse é o link:
instagram.com/e4renovaveis/
A CEMIG esta aceitando esse tipo de compensação? na plataforma deles só é possível por %. Como proceder ?
Olá, meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Realmente, também já tentei fazer esse tipo de compensação pelo CEMIG Atende e não tem a opção. Tem que abrir uma reclamação na ouvidoria da CEMIG.
Muito conteúdo bacana!
Boa tarde, Rodrigo! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigado pelo retorno do vídeo, Rodrigo!
E no caso de compensar em todas as unidades e ainda sobrar créditos? Eles voltam para o "bolo" para ser dividido no proximo mes?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Infelizmente não, esses créditos só podem ser usados na unidade onde ele foi acumulado e são válidos por 60 meses. Está acontecendo essa situação com você?
@@E4EnergiasRenovaveis obrigado pela resposta. E se essa unidade mudar de titularidade? Como ficam esses creditos nao utilizados?
@@E4EnergiasRenovaveis mas se sobrar no caso de prioridade, essa energia ficaria acumulada em qual unidade por 60 meses (visto seu exemplo de 4 consumidoras)?
Se eu já tenho créditos acumulados na minha UC geradora e vou adicionar outra UC para receber o excedente da geração, então vou acabar perdendo os créditos acumulados?
Na teoria não era pra perder, mas na prática difícil ter certeza
Não perde , ele fica lá pra ser consumido pela mesma casa !
Infelizmente... É isso que a concessionária quer que aconteça.
Somente a unidade principal consome os créditos. As demais unidades beneficiarias nunca vão se beneficiar dos créditos guardados.
Detalhe: se a unidade principal conseguir consumir os créditos, as demais, não irá ter nenhuma compensação no mês, irá pagar normalmente a conta.
@@sampaio9945 Exato! Essa é a única possibilidade que temos para não perdermos os créditos já acumulados.
Infelizmente, se continuar assim, vai ter muita gente pagando a taxa mínima e ainda vai gerar de graça pra concessionária. O entendimento da ANEEL sobre isso está completamente equivocado, pois prejudica o consumidor.
E as unidades consumidoras 1, 2 e 3 ainda pagam a nova taxa para a concessionária ou em relação a taxação apenas a unidade geradora paga ?
Olá, meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Todas as unidades pagam pelo Fio B. Tem algum projeto aí que será assim?
😮😮😮Estou produzindo energia e mandando 70% do excedente p outra pessoa... quero saber se virá uma taxa minima p eu pegar e a outra taxa tb p quem esta recendo ou só vem uma unica taxa minima pela produção total, sem separar uma taxa p cada consumidor?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. As duas contas vão pagar taxa mínima. Essa taxa mínima toda unidade consumidora paga, independente de ter energia solar ou não.
Boa noite amigo , sou do interior de SP . A cpfl (companhia de energia) nao aceita por prioridade somente por porcentagem como posso resolver este caso desde ja agradeço
Fala, @heliomedeiros3081. Aqui é o Higor da E4! O cadastro na CPFL é pelo site? Aqui na CEMIG ainda não tem a opção de prioridade também. Mas você tentou entrar em contato por e-mail com o departamento de geração distribuída?
@@E4EnergiasRenovaveis fala meu amigo bom dia somente por email
Não é possível estabelecer ordem de prioridade incluindo a própria UC geradora nesta listagem? Um cliente meu está com 5.000 kWh acumulados na geradora e gostaria de incluir seu segundo imóvel como AC remoto, mas deixando-o como prioridade, justamente para possibilitar que os créditos da geradora passem a ser consumidos. Agradeço a ajuda.
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. O sistema de compensação funciona da seguinte maneira: primeiro é compensado 100% do consumo da unidade consumidora. A energia extra que é enviada para outras unidades. Exemplo: a geradora injetou 1.000 kWh na rede e consumiu 600 kWh. Primeiro compensa os 600 kWh e os 400 kWh podem ser distribuídos.
Quando acumula créditos na geradora, só dá para distribuir se alterar a titularidade. Fora isso, não é possível distribuir os créditos.
@@E4EnergiasRenovaveis Obrigado!
Boa noite! se eu não posso transferir os créditos como vou usar ele se tenho excedente mas não cobre a segunda unidade consumidora.
Olá Wilson. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Você não pode transferir os créditos mas você pode assumir uma conta de uma outra UC. Ou então se você esta tendo um consumo menor que a geração, pode ser dar ao luxo de colocar ar condicionados por exemplo. Abraços!
E aqui no estado que a Energisa se recusa em adicionar a tabela em ordem de prioridade? O que fazer?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte de equipe E4 Energias Renováveis. Você já tentou abrir reclamação na ANEEL? As concessionárias estão dificultando demais!
Nessa por prioridade, se sobrar crédito, lá na última que for compensar, vai ficar onde esses créditos?
Na geradora
@@mateuscaldasbr e eles entram novamente no ratio do proximo mes?
@@pauloserpa1320 estou buscando a informação para saber se é realmente na geradora, porém se for, ela não vai ser redistribuído, a geradora q terá q usar, e como a ideia é sempre sobrar, esses créditos ficarão lá até expirar
Na Neoenergia você pode escolher para onde vai o excedente. Caso não escolha, vai para a conta de maior consumo naquele mês.
Como eu faço essa solicitação de distribuição de crédito na CPFL?
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Geralmente você consegue direto na área de atendimento da concessionária. Por aí a sua distribuição de crédito está como porcentagem?
Então, eu encontrei um formulário chamado Anexo G no site da CPFL, nele só é possível distribuir por porcentagem.
Eu quero fazer por prioridade, pois acho mais eficaz a distribuição dos créditos, porém não encontrei formulário ou como fazer por prioridade.
Quero distribuir os créditos da minha geração pra casa dos meus pais e pra casa da minha irmã.
@@E4EnergiasRenovaveis até agora não sei como distribuir a energia solar por prioridade. Não achei ninguém mostrando o passo a passo.
Quem fizer esse tutorial e postar vai ganhar milhares de views.
Se eu tiver a unidade geradora e apenas uma unidade recebedora, se eu definir 100% para ela e ainda assim sobrar créditos, a sobra fica na unidade geradora ou na receptora?
Na receptora pq vc mandou tudo pra lá
@@pinturahobbyautogarage4777 aí fica ruim hein..queria mandar somente o suficiente para abater a conta e manter o acúmulo na unidade geradora.
@@Vein182Nesse caso você opta por prioridade, sendo a UC 02 sua única prioridade!
O crédito nesse caso ficará sempre na primeira UC!
Tenho 1600kw de crédito, para uma titularidade, e resolvi faze outra titularidade para transferir esses créditos, que pelo que entendi nao irá valer, ! Conta apenas da data q fez a segunda titularidade, não sendo descontado os créditos anteriores!???
Posso passar créditos para outra UC depois de ja instalado na minha residência? Ex: Passar uma outra fatura para o meu nome e mandar os créditos pra ela
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, primeiro você faz a troca de titularidade da outra fatura para o seu nome e depois é só cadastrar ela pra receber os créditos da sua usina. Uma observação é que os créditos já acumulados você não consegue enviar, você vai enviar os créditos dos meses futuros. E lembrando que precisa ser a mesma concessionária de energia.
Uma duvida, as unidades consumidoras podem ser outra pessoa fisica/juridica? Minha ideia é montar um sistema e mandar creditos para meu irmao.
Olá amigo. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Nesse caso você teria que alterar a titularidade da tarifa do seu irmão, assumindo ela para você. Precisa estar vinculada ao mesmo CPF/ CNPJ. Espero ter ajudado, abraços!
Se a unidade geradora não consumir nada e houverem créditos acumulados, esse crédito será perdido por não poder distribuir pra outras unidades ?
Olá. Me chamo Gabriel e faço parte da equipe E4. Voce tem 60 meses para utilizar seus créditos, pode enviar para outra UC por exemplo! Abraços!
POr favor me tirem essa dúvida porque a Cemig não me informa. Sou titular de 2 endereços e tenho créditos sobrando no endereço que gera. Como não posso transferir os créditos para o meu outro endereço mudei a porcentagem para 100% neste meu outro endereço onde não faz a geração e no meu endereço onde gero uso os meus créditos que estão guardados. Quando esse créditos estiverem acabando refaço a distribuição de porcentagem novamente.
Fala, [@brunolomeu]. Aqui é Victor Nascimento da E4!
A estratégia que você adotou faz sentido e é uma forma de gerenciar os créditos de energia entre os seus dois endereços, especialmente se a CEMIG não permite a transferência direta de créditos entre unidades. Ao ajustar a porcentagem de compensação para enviar 100% dos créditos para o endereço que não gera, você está maximizando o uso dos créditos disponíveis e evitando que eles expirem.
Quando os créditos acumulados começarem a acabar, você pode novamente ajustar a distribuição de porcentagem para equilibrar o consumo entre as duas unidades, direcionando parte da energia gerada para o endereço que precisa. É importante só ficar atento aos prazos de validade dos créditos, que geralmente são de 60 meses (5 anos), para evitar perder qualquer valor acumulado.
Essa troca de porcentagem deve ser comunicada e registrada junto à CEMIG, mas como você já tem experiência com isso, parece que está gerenciando bem o processo.
Você teve algum desafio ao fazer essas mudanças de porcentagem? Volta aqui e conta como a CEMIG tem lidado com essa questão e se conseguiu aproveitar bem os seus créditos!
Após o projeto aprovado e tudo feito. Consigo adicionar novas unidades para compensação?
Sim. A qualquer momento podemos alterar as unidades consumidoras, assim como, os percentuais para cada uma.
@@ildimar4622 obrigado. E sabe se nessa nova lei, ainda tem que ser da mesma titularidade?
@@narutilian
Sim. Dificilmente isso mudará.
@@ildimar4622 a perfeito, obrigado
É pra ser isso,.mas eu liguei pra css e a mulher não quis add uma nova casa consumidora, pq alegou que não estava no projeto original, sendo que a conta está no meu nome !!!!
Bom dia, como calcular o imposto do fio B no estado da Bahia?
Olá Antonio! Meu nome é Gabriel, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Você consegue pegar essa informação na concessionária. Espero ter ajudado. Abraços!
E sobre a taxação da 14300 ??
Bom dia Julio! Meu nome é João e faço parte da equipe E4 ENERGIAS RENOVÁVEIS. Qual seria exatamente sua dúvida sobre a lei 14300?
Boa noite, tudo bem? Estou mandando 65% da minha energia para outra residência que está em meu nome, mas agora não quero mandar mais, quero deixar 100% na residência que eu estou morando, como faço?? CEMIG
Fala, [@beneditojunior9438]. Aqui é Victor Nascimento da E4!
Para ajustar o envio de energia e deixar 100% do crédito na sua residência atual, você precisa entrar em contato com a CEMIG e solicitar a alteração do percentual de compensação entre as unidades consumidoras. É um processo simples e você pode fazer isso direto pelo portal da concessionária ou ligando para o atendimento. Eles vão orientar sobre os documentos e prazos necessários. Já entrou em contato com eles? Depois volta aqui para contar como foi o processo!
A equatorial goias ainda não atualizou
Indicando outro imovel no mesmo cpf tem que pagar a taxa minima
Boa noite equipe .
Gostaria de ver um vídeo sobre os creditos. Acumulativo tipo:
Como encontar os crditis referente aquele mês específico na fatura ja que temos o consumo instantâneo. O consumo de rede e também os injetados . Não consigo encontrar na fatura o saldo daquele mês específico . Bom eu instalei um watimetro digital para acompanhar o consumo geral da csas
Tenho o aplicativo do inversor para acompanhar a produção e também reseto o watimetro tido mês no mesmo dia que o pessoal da companhia de eletricidade passa. Enfim anoto tudo mas as contas não fecha não consigo encontar o saldo. So vejo la na fatura valor X . Que foi adicionado porém nao sei de onde veio se está certo ou errado.
Aqui a companhia de energia é a energisa a fatura é muito difícil de entender .
O meu sistema foi homologado antes da lei 14.300.
Túlio vou mudar de casa meu crédito está em 6 mega este crédito vai continuar valendo para endereço novo????
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, se o local que você está mudando é atendido pelo mesma concessionária de energia, o correto é ela transferir os créditos para a nova unidade consumidora. Você vai mudar para a mesma cidade ou estado?
Sim mesma cidade obrigado
Tem como diminuir as placas solares depois de instaladas,
Olá! Meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Não sei se entendi direito... Você fala em tirar algumas placas solares da instalação? Mas qual seria o motivo para diminuir a potência do sistema? Teve algum problema?
mas nesse novo sistema caso a produção seja maior que o consumo de todas as unidades, o credito produzido segue o mesmo criterio de prioridade?
Exemplo este mes sobrou 100kw de credito apos abater todas as unidades, isto vai virar credito para todas as unidades?.
Pergunto meus paineis foram instalados tem 2 dias, ainda vao vir trocar o relogio e a empresa que contratei não mencionou esse sistema novo. O sistema antigo onde voce tem que declarar as % previamente é simplesmente estupido então estava hoje aqui pesquisando como eu ia destribuir as % e cai nesse video.
Alguém já conseguiu fazer pela Copel? Já estou tentando a meses
O bom seria se pudéssemos parar de abater na unidade geradora para sssim poder consumir os créditos que vão se acumulando ao longo dos anos, alguém já conseguiu isso? é possível?
Somente se vc desligar o sistema. Aí usaria apenas os créditos
POR FAVOR EU MORRO EM CASA ALUGADA TEM COMO EU MUDAR O SISTEMA PARA OUTRA CASA QUE EU MUDAR.
Olá, meu nome é Higor, faço parte da equipe E4 Energias Renováveis. Sim, ao mudar você pode levar o sistema… Mas lembre-se, neste caso será necessário fazer um novo projeto na concessionária de energia para ela aprovar a instalação no novo local.
Tem alguns pontos errados na sua explicação, pelo menos aqui com a Celesc, a compensaçã na geradora é feita somente até no limite do custo de disponibilidade, ficará com saldo do mês na geradora um valor igual ao custo da disponibilidade e aí sim o restante será enviado as outras unidades, vou usar o meu caso como exemplo: eu injete 264, consumi 217, foi compensado -117, faturado 100+cosip, dos 147 de excedente 100 ficou na geradora e 47 foi para outras unidades, o custo da tusd b na geradora ficou entre 4 a 8 centavos e nas outras unidades 8 a 12 centavos, eu discuti com a Celesc sobre esses 100kWh que ficaram na geradora e não teve jeito. Isso aumenta em 50% o tempo de retorno do investimento
Querido, como vc está mais inteirado no processo, poderia me dizer se vale a pena um projeto p um imóvel de 50 mts quadrados? No caso seria p 4 pessoas p ter ideia, moro no Norte e se depender do sol vamos ficar ricos😂, brincadeiras à parte, tem umas empresas vendendo projetos de 600kv dia, sei q fica muito menos na prática, mas por até uns 15 mil seria um bom investimento à longo prazo
@@vovosennin2755 Com certeza vale a pena sim, a minha bronca é quando você faz um projeto pra poder enviar energia pra outra unidade, porque ficaria mais barato a instalçao, com 15mil você vai ter uns 400kwh de media, pra uma residencia vai sobrar energia.
@@juarezjsilva algo mais a comentar aqui? Pois não entendi muito bem sua explicação. Se você injetou 264 e consumiu 217, o máximo que vc vai mandar pra outras unidades é 47. Pelo que entendi.. dos 217 que vc consumiu, 100 você precisou usar a rede da concessionária (pois as placas não estavam produzindo energia, como no período noturno ou dias chuvosos), aí teve que pagar a taxa do fio b a mais, é isso?
Você pode me ajudar a entender um ponto. A taxa do fio B ou Tusd B incide na unidade geradora e também na unidade consumidora. Considerando uma unidade geradora e uma consumidora como é calculado o fio B da consumidora.
@@rodrigomageste145 nao. o que vao pras ourtas unidades é a diferença do que vc injetou pelo que consumiu, minha rede era trifasica, entao sempre 100kwh ficava morto na unidade geradora, fica acumulando, pra nao perder tanto e acumular, eu mudei pra bifasico, perco 50 agora na geradora
100sacional esse vídeo
Boa tarde, Adriano! Meu nome é Gabriel e faço parte da equipe E4 ENERGIA RENOVÁVEIS.
Obrigado pelo seu feedback, meu amigo! Continue nos acompanhando para não perder os próximos conteúdos!
Como são utilizados e quando ???
Poxa,acumulei 6000kwh e agora nao posso doar pra ninguém! Pois nunca vou usar Sempre sobra!
Aumente o consumo energético do seu local de alguma forma. Algum tipo de benfeitoria nova, locar um espaço para algo que consuma mais energia que você
@@neto1313131 não tenho o que locar, infelizmente!casa pequena!
Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida, sou vendedor de energia solar e tenho a seguinte situação: CLIENTE PRECISA DE 10.000 KWH DE ENERGIA. Que será distribuída para 3 unidades consumidoras diferentes, todas da mesma família, 1 unidade sua empresa 6.000 kwh, a outra unidade sua casa com 2.000kwh, vizinha e outra unidade um ponto comercial do lado. Com 2.000 kwh. No entanto o cliente não tem espaço e seu telhado não suporta tal projeto, porém sugerimos o aluguel de um outro espaço, para colocação do projeto de 10.000
Cliente trifásico e faz parte do grupo B
A pergunta e: como devo orientar nesse projeto para que seja viável para o cliente, poder usar tudo que for gerado e o que sobra na rede ? Como faço pra ter uma ajuda ? Com Precisão