"é importante que você saiba que, nessa história toda, esse encerramento que você busca não existe. essa pessoa, ela não vai ser capaz de dizer o que você está querendo ouvir."
Depois de 7 anos casados, meu ex apareceu em meu aniversário, no meio da noite. Após uma noite maravilhosa ele sumiu no dia seguinte. Nunca mais o vi. Nem uma mensagem. Nem uma ligação! Nada! Uma violência que não tem nome!!!
Este tema me interessa e me intriga bastante! É comum que pessoas saiam e te deixem a ver navios em histórias que mal iniciaram. O curioso é que no meio do processo elas te confundem manifestando afeto e desejo de encontrar. E somem de novo. Eu vivo bem com a minha solidão, mas quando há uma possibilidade de acontecer um encontro e o que acontece é um mergulho no vazio promovido pelo outro, revolto-me! Já aprendi a aprender comigo e vou continuar aprendendo. Mas o inconformismo é forte com este tipo de comportamento contemporâneo.
Quando você recebe um fora com uma EXPLICAÇÃO sua vida pula anos, meses de experiência. Eu acho covardia da parte de quem não fala. Inventa uma desculpa, fala que vc tem bafo alguma coisa. Agora o silencio e falar que nao foi nada é esmagador.
A vida da pessoa é problema dela, não das outras. Ninguém é obrigado a dar satisfação a uma pessoa que ficou uma, duas vezes na vida. Se a pessoa quer outra cuidando dela, desiste do casual, baixa a régua e vai namorar uma pessoa do nível dela. Com certeza pra cada aplicador de ghosting, tem uns 20 bobões querendo namorar.
@@HenriqueM-jh1yeestou lendo seus comentários e não entendo pq vc está aqui se é tão bem resolvido. Você tem certeza que quem está sofrendo por um ghosting é um idiota que é problema das expectativas dela. Se a pessoa é clara com vc e diz: não quero envolvimento quero ficar no máximo duas vezes vc não se confunde, vc entende q é isso que a pessoa tem pra dar. A pessoa q faz ghosting geralmente ilude, fala q quer se casar, ter filhos e no outro dia te bloqueia. É isso que gera sofrimento e as pessoas querem saber como lidar com isso. Não estou entendendo seus comentários e nem pq vc está aqui se achando tanto em cima de quem está relatando um sofrimento
Difícil esse negócio. Fica um buraco enorme, essa dúvida consome a gente, é uma angústia misturada com raiva da pessoa. Mas você tem razão, a outra pessoa nunca vai responder honestamente. Bom, eu entrei no modo casulo e ainda não sei se e quando vou sair.
Nunca tive muita abertura para relacionamentos, quando via alguém se aproximando cuidava logo de me afastar. Enfim... Um rapaz apareceu, resolvi experimentar essa história e aí com o tempo, depois da conquista e tal, ele foi se desligando, ficando frio e acabou parando de falar comigo. Me senti abandonada porque não sei o que fiz, a sensação é terrível, de ser descartável; estou despedaçada. Tenho medo de me fechar novamente por conta dessa experiência, do receio de ser deixada sem nem saber o motivo.
Nossa, parece que você falou sobre mim. Impressionada. É isso. Mas sigamos, algumas meses depois, estou melhor. Espero que tenha dado certo para você tb.
Mas não deram um fim definitivo? Sei lá, eu não consigo deixar as coisas assim. Quando percebo que algo está mudando, sou direto para ninguém ficar perdendo tempo.
@@zdark7202 Eu também tenho exercitado a clareza. Percebi como isso era importante para o fechamento dos meus ciclos e tenho procurando estender a gentileza aos outros. Mas não somos todos assim, ou não somos ''terapeutizados'' minimamente para reconhecer como a palavra, materializada, é libertadora para gente e para o outro.
Andressa foi o mesmo que passei, mas quis ver por outro lado dessa vez, me senti desejada , me senti muito mais feminina, coisa que no meu dia a dia não sentia mais. Chorei quando minhas mensagens não foram mais respondidas, meus bom dia nem eram mais visualizado. Mas me fez repensar que ainda posso ter alguém, que não sou aquela pedra que achei que era, agora vejo as coisas de outra forma com mais positividade sobre uma futura relação amorosa se surgir, pois antes eu me bloqueava e me fechava totalmente.
O que me assusta é a quantidade de pessoas vendendo vídeos com "técnicas" de como reconquistar esse tipo de gente,dando a entender e reafirmando que o outro fez isso pq vc agiu "assim ou assado"e o golpe emocional ele é tão cruel que te faz pensar q de fato a culpa é sua. Obrigada por esse vídeo!
Ghosting é apenas um novo termo (até bonito) para algo antigo que se chamava " fulano sumiu sem dar explicação " . Já sofri com isso . Quem nunca ?! Para quem some pode ser mais prático, mas pra quem "leva" é bem amargo . Beijo . Amo o canal
@@leandrajesus3490 acho complicado isso de dizer que o certo é não criar expectativas. Se um amigo te chama pra ir no cinema, marca dia hora, filme etc, vc não vai se organizar para esse momento? Então se vc convive com alguém vai ligar um botão pra nunca acreditar em nada do que a pessoa fala pq isso pode te fazer criar expectativas? Depois q deu errado uma vez é mais fácil, mas todos criam expectativas até sem perceber. Errado é quem diz que quer dazer algo qd realmente não quer, qd sabe q não vai ser leal que não consegue
Como essa separação abrupta ferra com a vida do outro. São tantos sentimentos, de incapacidade de insuficiência, descarte e essa resposta do que diabos você fez para ser tão indesejada DO NADA aconteceu. Aí no final voce passa ANOS se culpando ou achando respostas em qualquer detalhe que aconteceu na relação. Eu segui minha vida, mas em tempos em tempos a raiva transborda em outras pessoas.
O pós gosthing varia muito de acordo com o sentimento que tinhamos pela pessoa. A maioria dos meus casos terminaram assim, e muitos nem sinto falta quando somem e o ruim é se voltam. Muitas vezes percebemos que tudo está esfriando pela falta de assunto e interesse de se encontrar, além das respostas curtas, mas é muito pior ser deixada a deriva do nada quando se acha que está tudo bem. Já me perguntei muitas vezes se queria saber no que tinha errado, mas acredito que como todos são diferentes eu sou diferente para cada um também.
Ai Manu... valeu por isso! O "ghost" voltou exatamente hj (juro!) veio se explicando e pedindo para "viver" novamente... estou no meio do vídeo, tentando encontrar respostas... achei uma ñ resposta que tbm é uma resp. "Essa pessoa ñ vai dar conta de vc...essa resposta sb vc. ninguém vai te dar"
Eu não sei qual tipo é pior: o que desaparece pra sempre ou aquele que volta com um "oi, sumida" quando a gente já está quase recuperada do abandono. Tenho mais dificuldade de lidar com este último, pois sinto dificuldades em dizer não.
Justo hj eu terminei um relacionamento.... E os dois estavam insatisfeitos... Serviu como uma luva... Pq eu queria exatamente isso... Aonde eu errei... Obrigada de coração por existir ♥️
Rotina.... Estou há 2 anos sem trabalhar. Mas especificamente estou há quase 1 ano (completa domingo) sem minha vó, de quem fui cuidadora em tempo integral durante o ano de 2018. O ano de 2019 foi um ano de não entender nada.... Não chegar a muitas conclusões. . Descobrir este Canal... Descobrir outras coisas.... E continuar só complicando coisas mesmo. Agradeço por nós apresentar a "elaboração" (pelo menos a nós q não fazemos terapias) . É..... Sei lá....
Existe terapia bem baratinha ou as vezes gratuitas com os estudantes de psicologia nas faculdades de psicologia, se tiver interesse em buscar. É onde eu tô fazendo a minha...
ah, Manu, saudade!! adorei tudo! sofri um gosthing na vida, na época em que isso não tinha nome próprio. eu estava no começo da minha experiência com afetos românticos e foi difícil demais para mim entender. como alguém faz isso? por quê? por que alimentar uma coisa e sumir? não pedi nada, não procurei, e agora que direito é esse de minar aquilo que ele mesmo provocou? quando finalmente aceitei que aquele sumiço era de fato um não-querer e que eu nunca entenderia aquele modo de operar, fiquei em paz. não era sobre mim. um tempo depois o revi por acaso, descobri que estudava na mesma faculdade, veja só. ele tentou se esconder e depois disse a uma colega que tinha feito sacanegem comigo. essa reação só confirmou a imaturidade para lidar com a situação. ali, eu não senti absolutamente nada, não me importava mais. mas essa experiência vem servindo para a vida.
Ghosting é duro demais. Penso que se o outro abandonou dessa forma, é pq provavelmente ele realmente não dê conta de falar a verdade, nem de lidar com o seu sofrimento, nem de nada. É duro. Faz muito mal e realmente acho difícil tirar alguma informação e acolhimento de quem te abandonou dessa forma.
Qual o sentido de procurar acolhimento e cobrar informação de alguém que vc só se envolveu casualmente? Porque 99% dos ghostings são assim. E tá tudo bem.
ADOREI o novo nome! "complicando as coisas", me lembra do pq gosto tanto de filosofia, de modo geral pensar sobre as coisas. Pois, ela da nuance pra vida, pra nossa experiência. Lembro tbm d uma frase do Bertrand Russell sobre a filosofia: "O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda" Muito feliz com a volta dos teus vídeos sozinho e vamo colocar nuances/novas perspectivas sobre como nos relacionamos.
O problema é que muita gente reclama do gosthing, mas faz também 🤷♀️. Mas enfim, quem sabe um dia todos tenham a responsabilidade emocional que gostariam de receber.
Por muito tempo eu achei que sem essa resposta eu não poderia prosseguir, e ao mesmo tempo dizia a mim mesma que jamais iria conversar com ele, pois sentia muita mágoa e raiva. Vivi minha vida, fiz terapia, entrei nesse processo de autoconhecimento interessante da adolescência, conheci pessoas, com algumas dei um sumisso, mas não conseguia desejar ninguém como desejava ele. Ele era minha zona de conforto e por muito tempo guardei ele em mim como fonte do meu desejo e isso não me permitiu sentir nada mais profundo por ninguém. Hoje sei que ele não me trará resposta, mas resolvi ter essa experiência de conversa. Não sei se ele irá querer ter essa experiência também, estou em espera. Mas caso aconteça não irei procurar que ele supra as coisas que só eu posso suprir em mim. E por ter feito tantas suposições nesse processo será interessante ver o olhar do outro. E até transformar o meu olhar pra essa história um tanto conturbada. Caso não aconteça peço ajuda a minha terapeuta para tirar esses sentimentos tóxicos de mim. E assim viver de um jeito mais leve.
Uma vez elaborei com a minha amiga sobre essa necessidade que temos de ser o “certo”, como encerrar um relacionamento exige sempre essa reflexão de que se trata de si, nunca sobre o outro, e por vezes colocamos na conversa final e nas grandes confidencias desse fim o peso de se libertar, quando a liberdade está em vc!
Realmente nunca é sobre o outro, e sim sempre sobre você! Somente refletindo muito, entendendo o que nos falta emocionalmente que conseguimos identificar o porquê de tamanha expectativa depositada em algo que poderia não ter ido (e não foi) para frente. Quando se entende seu próprio modo de agir dentro de um relacionamento, retiramos a necessidade de entender as ações das outras pessoas, que apenas dizem respeito à elas.
Muito obrigado por esse vídeo. Passei por uma separação profissional muito abrupta e inesperada há poucos dias. O sentimento de desvalorização, incompreensão e inabilidade são muito semelhantes aos que sentimos no término de um relacionamento amoroso. Ainda estou refletindo sobre o que aconteceu e esse vídeo me ajudou a elaborar outros pontos de vista. Percebi que eu espero/esperava por uma conversa razoável, mas que ela não vai ocorrer e, se ocorresse, não teria o proveito que eu almejo. Muito interessante essa consciência. Obrigado novamente.
Manu, que bom te ver por aqui! Não leve para o lado pessoal, mas apresentei o canal para um amigo bem assim: Manu é parecido com você, ele gosta de complicar as coisas. Hahahahaha. Mas é maravilhoso! O tanto que eu aprendo com vocês! Sobre pós ghosthing: dói, né? Dói muito. Mas acho que vale a pena partir de um ponto que o erro não está na gente, nem sempre o problema é nosso, aliás, acho que na maior parte do tempo o problema está em quem vai embora sem sequer dar um adeus. É isso. Dói, mas a vida segue. Bom te ver por aqui! :)
Quando comecei a entender que o término não diz respeito apenas as minhas falhas, que existe toda uma complexidade na outra pessoa que pode ter levado a isso, consegui ter um pouco de paz.
@@marcelamarins exatamente, Marcela. Tem vezes que a gente entra numa espiral de muito sofrimento buscando explicações externas que não amenizam nada. Acho que tem muito de manifestação do ego, não sei. Acho que olhar pra dentro talvez seja um bom caminho.
@@dnlsantos já passei por tantas situações de ghosting que perdi as contas. Nas primeiras eu ficava arrasado, cheguei até mesmo a ter uma crise de pânico numa ocasião. Mas, depois dos sofrimentos todos, acho que hoje já me acostumei até (infelizmente é necessário!). E de fato, esse sumiço realmente diz muito mais sobre o que some do que sobre quem foi deixado. Às vezes nos esquecemos de que, antes dessa pessoa nos conhecer, ela teve centenas de outros acontecimentos ao longo da vida que talvez sejam os "culpados" dessa incapacidade que ela tem de conversar de forma madura, ainda que a conversa seja difícil. Resumindo: na maioria das vezes, a "culpa" não é nossa. O sumiço diz muito mais sobre quem sumiu sem deixar explicações do que sobre quem foi abandonado.
Gente, isso vale pra quem “se despediu” apenas por WhatsApp? Sem uma conversa pessoalmente e sendo que até hoje eu estou sem entender visto que não houveram justificativas plausíveis para o fim e outrora declarava que não queria me perder?
Acho que passei por esse ghosting durante a relação. A pessoa até tentou ser honesta na hora da separação, mas meio que mentiu e me enrolou no final. E aí nesse fim acabei percebendo que eu já estava há anos vivendo uma relação sozinha. A sensação de abandono e, principalmente, a culpa por ter me deixado viver uma coisa tão horrível por muito tempo é muito difícil. É horrível pensar que eu mais do que ninguém negligenciei meus sentimentos me permitindo sofrer em uma relação durante anos. Há mais de um ano estou tentando processar toda essa história e está difícil. Mas acho que é na dificuldade mesmo, enfrentando, que a gente resolve. Achei esse vídeo perfeito. Obrigada.
Sua reflexão nesse vídeo foi um abraço na minha alma. Estou vivendo exatamente a vida pós-ghosting e com todos esses questionamentos no meu processo de análise... tentando dar conta da minha angústia, da dor do abandono e encontrar o meu desejo, que estava totalmente linkado ao desejo do outro. Muito obrigada!
Ele tenta responder a uma questão muito difícil. Mas não é verdade que uma eventual conversa não vai trazer uma resposta, e que por isso você não deve ansiar por ela. Eu tive uma conversa assim, seis anos após o fim de um relacionamento, e clareou muita coisa. Agora, ele está tentando convencer você a não ficar parado, congelado na ferida. Há pessoas que sabem e conseguem encerrar uma relação de uma forma madura e respeitosa e outras não. A forma como o outro faz isso mostra mais sobre ele/ela do que sobre você. Uma ruptura assim é um gesto agressivo, e é um dado de realidade de que seres humanos tem um componente agressivo, que pode se manifestar de várias formas. Qualquer um começou a descobrir isso ainda no parquinho, e nem por isso deixamos de fazer as amizades e estabelecer as relações que pudemos. Amor e agressividade fazem parte da afetividade humana e é a ela que nos expomos nos relacionamentos, em especial naqueles mais íntimos. Deixa com o outro, então, o gesto agressivo pouco elaborado que ele pode apresentar; não o traga para usa identidade.
Nem acredito que voltou!! Um outro vídeo do Dose de diária, me fez perceber que eu tbm sou essa pessoa que já fez ( faz ) ghosting, principalmente com amizades... Depois disso " perdoei " a pessoa que me deu um ghosting após quase um ano de relacionamento. Sabe, as vezes temos uma inabilidade de lidar, de expor o sentimentos, de falar pq não dá mais... Realmente o ghosting diz mais de quem faz do que do outro.
No meu pto de vista, só ouvi vdds nesse vídeo. Hoje em dia, eu aceito melhor o ghosting, pq meu ego está mais controlado. Nem sempre vamos agradar quem gostaríamos de estar, para sempre. Avalie as coisas boas aprendidas e bola pra frente. Não perca tempo com quem não te prioriza...aliás, “prioridade é questão de escolha”.
Doeu demais, pois amo a pessoa. Mas me fez pensar na minha maneira de lidar com os sentimentos das pessoas também, pois fazia muita coisa sem pensar. Então foi um aprendizado, dolorido, mas foi.
Nossa! Eu encontrei uma resposta para a minha maior frustração da vida no teu vídeo. Levou 10 anos para eu entender que uma conversa franca, um pedido de desculpas acontecesse, mas não vai acontecer. E o que eu sempre achei que fosse culpa minha, na verdade, é um problema dele com ele mesmo.
Obrigada! A melhor coisa que ouvi quando isso aconteceu comigo foi: não vai haver closure! E você disse isso. E parar de esperar esse fechamento já ajuda no processo.
Ah, que felicidade esse retorno!! A gente gama em certas coisas, né?! Essa versão do DD só vai "agregar coisas" pra pensar, elaborar, refletir... Gratidão!!
Manu, a gente pode não encontrar o que queria num término mais definido. Não vamos resolver, necessariamente, questões profundas e existenciais só porque a outra pessoa bancou conversar e nos situar. Mass alguns mistérios podem se desfazer e podem nos tirar do desassossego. Um cara q conheci exercitou sua sedução comigo e recuou antes de qqer coisa. Ficou estranho e enigmático. Fui lá e puxei a pessoa e a "espremi". Ele tinha uma relação com pacto de fidelidade há 1 ano. Eu não sabia. Graças a esta conversa insistida por mim, entendi as motivações dele. E não deixei ele ficar confortável. Porque é isto, quem recua sem dizer nada, faz isto porque é mais fácil. Quem recebe o vazio, o ghosting vai deixar barato> Não. Quebremos o ciclo das "pequenas" violências de gênero. Inconformismo já.
4 роки тому+2
Acontece o mesmo comigo, tem um ano que venho buscando conversar ele sempre se esquiva, dá desculpas ou me deixa no vácuo.Fico mal, mas lá estou eu de novo chamando para um café e um papo legal. Lendo seu comentário me reforça a ideia de que não estou estou errada.
Marília, eu tenho a mesma sensação. É muito angustiante para a vítima, ficar calada e sem resposta alguma. E muito fácil e cômodo, para quem comete este tipo de coisa, não ser confrontado e não ter que dizer nada. Eu estou passando por esta situação e elaborando uma forma de dizer para a outra pessoa o que sinto. Dizer que ele repense este tipo de atitude, até pq tem uma filha, e com certeza não gostaria de que fizessem o mesmo com ela. É perverso, é cruel e eu acho que a pessoa precisa ouvir também. Mesmo que não sirva de nada pra ela, serve para a vítima se desabafar.
Eu estava me relacionando com um cara que foi seco e distante nas últimas 4 mensagens que me enviou, de uma forma que nunca tinha sido, e depois delas “sumiu”. Não mandou mais nenhuma mensagem. Ele sempre iniciava conversa e propunha de ficarmos juntos (ambos moramos sozinhos na quarentena). Nessas últimas mensagens, a partir da postura claramente incomodada dele eu apenas disse que estaria aberta a ouvir caso ele quisesse conversar sobre o q quer que fosse. Agora faz uma semana. Eu entendi que ele decidiu cortar a relação. “Do nada”. Entre aspas porque esse “do nada” é só para mim. Ele com certeza tem um sentido para esse corte, apenas não compartilhou comigo. Nos primeiros dois dias eu fiquei em parafuso. Tendo insônia. Não entrei em nóias de que há algo de errado comigo e tudo o mais. Cheguei a entrar na questão do “o que eu fiz de errado”, mas logo raciocinei que não tinha nada que ver com o que eu fiz ou deixei de fazer etc e tal... isso é uma outra questão... enfim. Ontem eu enviei uma mensagem de áudio pra ele. No áudio eu dizia, resumindo, que entendia que ele tinha feito um corte, mas que tinha sido um corte sem sentido compartilhado e que isso é muito disruptivo.. que sem palavra o sentido do corte acaba ficando com algo de traumático... disse que eu tenho interesse de escutá-lo sobre o corte dele, de escutar o sentido dele.. e disse que achava que assim a gente poderia fazer um corte um pouco mais cuidadoso um c o outro. Ele topou, e essa conversa deve acontecer em algum momento nos próximos dias. Esse vídeo me fez pensar mais sobre o que que eu terei de sentido pra dizer pra ele nessa conversa. Acabei entendendo que agora eu mesma estou desejando o corte também. Mas um corte com cuidado mútuo oras. Que que custa? Um corte com um abraço de despedida, um desejar-bem. Assim eu localizo melhor esse sujeito na minha história e na minha narrativa.. Estou agora às voltas com como vou querer me relacionar. Na verdade isso tudo me fez me questionar muito sobre como tenho me relacionado nos últimos tempos... e vou ter que levar isso p análise. Porque é um assunto muito sério. Tem algo sobre o modo como eu estou me relacionando que não está bem e é super complexo e não vai ser fácil pra mim de dar conta disso....... obrigada pelo vídeo Manu. Ajudou.
“Um corte com cuidado mútuo, oras.” Você disse tudo o que eu almejava no meu término. Mas infelizmente vejo que me relacionei com uma pessoa que não teve o menor cuidado com o meu emocional. Preferiu rasgar o meu peito. E olhe que eu nem ia implorar por reatar, já que sou madura para respeitar decisões. O que eu esperava era justamente esse “corte” citado por ti. Eu só queria um fim digno. Um adeus cara-a-cara. Assim fica menos doloroso. Mas acredito que tem pessoas que gostam de machucar, principalmente quando sabem que o outro ama demais. Vamos superar!
Manu, obrigada por não fazer ghosting conosco! Obrigada pela sensação gostosa de reencontrar um amigo de quem eu estava com muitas saudades. Apesar de estar revendo o Dose Diária todos os dias e ouvindo o podcast. 🙃 Estava com saudades mesmo, de verdade. 😍 Obrigada por sua generosidade em compartilhar o seu modo de complicar as coisas. Adorei o nome e a nova música!
Aqui vai um relato (ou desabafo?) sem medo de ser gigante: Ano passado eu me apaixonei por um cara, que em uns dois meses de trocas de mensagens e alguns encontros, logo me passou esse gelo. Não respondia minhas mensagens, e quando chegou a responder, dava "esperanças" de se eu ainda "tivesse interesse" que a gente poderia conversar um dia. Um dia... Como eu trocava muitas "cartas virtuais" com essa pessoa quando tínhamos contato constante, não parei de escrever no período de seu sumiço, e entrei num processo de auto-análise que foi muito importante para mim. Escrevi uma série de "cartas escritas, jamais lidas" e depois "monólogos amargos, ou como convocar sua consciência para matar uma ideia, ou melhor, um sentimento". Transformei meus sentimentos, pensamentos e sensações em relação a esse cara, e tudo que o circundava em textos poéticos. E nesse processo, cheguei às mesmas conclusões que você comenta no vídeo. (continua)
(continuação) Nunca nos damos conta de bastar ao outro ou às próprias expectativas que criamos. Quando finalmente consegui conversar com essa pessoa (uns cinco meses depois da última mensagem que tínhamos trocado, com a desculpa de devolver um livro que ele tinha me emprestado), o que consegui falar foi: "pois é, eu acho que criei uma imagem de você na minha cabeça. Um personagem diferente da realidade". Mas de qualquer forma, o desamparo é grande mesmo. Durante um ano pensando na pessoa, literalmente todos os dias, mesmo estando agora numa relação duradoura e muito mais saudável com outro cara que aprendi a amar paulatinamente e com quem tenho muita "química". Mesmo assim, ainda sempre essa saudade de conversar com aquele cara, de ter aquela troca que eu tinha com essa pessoa. Achei que tínhamos uma conexão. Esse mês faz um ano exatamente que passávamos por bons momentos (de minha perspectiva). Sinto muita falta, mas fazer o quê? É isso... Pessoas nos marcam, mas é tudo muito transitório. Em um mês, tudo se dissipa, sem explicação. No início do ano consegui mandar uma mensagem de "feliz ano novo" para esse cara, do meu jeito bem humorado de me comunicar com ele e surpreendentemente ele me respondeu do jeito original dele (eu mandei a mensagem para ele sem expectativa alguma de obter uma resposta). Quando vi, me senti nas nuvens. É incrível como as pessoas nos tocam. Fica a lembrança das nossas antigas trocas. Nada mais.
Estou chegando aqui atrasada nesse vídeo e na sua mensagem. Cheguei porque acabo de viver um ghosting, há uma semana, e foi um certo turbilhão. Achei linda a sua história, Luciene. E gostaria de dizer que é A SUA história mesmo. Não é a sua COM esse cara... essa história que você conta aqui é a história que você criou, não no sentido da fantasia delirante, no sentido da criação mesmo, da experiência criativa, rica. Adorei ler, obrigada por compartilhar.
@@bn8781 Obrigada pela sua mensagem. Essa minha experiência rendeu criações por aqui, vou te contar. Espero que você também crie - e muito - a partir de sua experiência. Para alguma coisa servem esses ghosts =) (ah, agora que percebi, eu estou respondendo com outro perfil, é a Luciene aqui, rs)
Ghosting é abusivo, nao deixa de ser uma "violencia" emocional. Acho que é importante dizer desde o inicio pra pessoa que nao curte esse tipo de comportamento, que nao tolera. Se ela for assim, vai ficar com receio e nem vai querer comecar nada. Uma pessoa realmente bacana nao faria isso, fazendo love bombing, criando uma conexao durante semanas e depois para de falar, dando um ghosting. Poscionamento é importante nesse sentido. 💔
Percebi que sou eu a pessoa que faz o ghosting, não é proposital, mas quando vejo já estou me desligando da pessoa, excluindo-a de vários aspectos da minha vida. No final não sei nem dizer o que levou a isso, não consigo explicar pra pessoa o que aconteceu pra eu me afastar.
É doida essa nossa dependência do outro. É isso que a gente tem que analisar e tentar achar uma solução ou pelo menos entender. A gente não vai mudar o outro e vice versa. Que bom que voltou, Manu!
Dá um certo alívio quando você coloca as coisas de forma direta e sem dar nenhuma receita. Sempre nos ajudando a encontrar caminhos mais saudáveis pra entendermos nossos processos e comportamentos. Tô tentando "causar menos danos" neste momento da minha vida. Pela primeira vezes tô agindo "contra minha vontade de repetir e insistir nos mesmos erros". A escrita e os vidéos ajudam muito...ser acompanhada por um terapeuta tbm é massa. Obrigada mais uma vez por esses momentos de (com)partilhar
Eu já fui babaca uma vez terminei por telefone .. A Lei do Retorno já umas 4 mulheres que fizeram o mesmo comigo ou até pior que GHOSTING e nem dar satisfação
eu senti vontade de ver esse vídeo mais umas 10, 20 vezes e eu nem passei (acho) por essa experiência. Mas acho que é uma reflexão válida pra muita coisa na vida, nos relacionamentos, naquilo que esperamos das pessoas. Demais, Manu!
Eu achei esse vídeo a coisa mais maravilhosa! Era exatamente o que eu precisava escutar no término da minha ultima relação e a mensagem dele foi o que eu quebrei a cabeça por meses pra entender. De certa forma foi bom ter achado a "resposta" sozinha, mas é muito bom depois de tudo isso ouvir tudo tão bem explicitado. É muito bom ter os videos do Manu de volta! (Flor, amo você igualmente - és minha diva inclusive - não fica com ciumes)
Discordo em grande parte. Me parece que muitas vezes pode estar envolvida essa necessidade de saber em que se falhou para o outro, mas me parece que o que está envolvido prioritariamente em tudo isso é o processo de luto. Ser abandonada/o dessa maneira é como, me parece, perder alguém para a morte e não saber por que a pessoa morreu. Ou saber por que morreu, mas não ter um corpo para se despedir. Isso dificulta DEMAIS o processo de luto - que já é difícil por si só. Por isso esse ghosting diz, como você mesmo diz, de uma espécie de "cretinice".
Encontrei o comentário que refletiu exatamente como tenho me sentido. Acendi um cigarro e senti novamente a dor, que está aqui há 2 meses; quando a pessoa a qual vivenciei momentos únicos e inesquecíveis resolveu me deixar sem o mínimo de responsabilidade emocional para comigo. Obrigada, Julinéia.
Levei quase 8 meses para superar um ghosting de uma relação que durou 4 meses, porém muita coisa aconteceu, vivemos e compartilhamos muita coisa. Ele sumir deixou um buraco/ausência enorme que por muitas vezes foram dores físicas! Talvez eu nunca tenha esperado uma justificativa da minha falha, porém esperava uma honestidade e certeza de que acabou. Ele nunca disse que acabou. Queria um término, para viver o luto e superar sabendo que eu fiz o melhor. E eu sei que fiz o melhor, dei, comuniquei minhas vulnerabilidades, inseguranças, gatilhos que ele disparava. Depois de tudo vivido, faltou maturidade para dizer que não queria mais ou dizer qualquer coisa! Entendi tudo que ele era/significava para mim, o motivo dele ter sido tão importante e feito tanto estrago. Mas eu aprendi tanto quando ele estava e ganhei tanta coisa e pessoas quando ele foi. Doeu muito ele ter ido, mas eu aprendi tanto! Talvez eu tivesse que passar por isso para estar e ser hoje. Saudades dele, do que vivemos. É uma lembrança boa!;❤
Vendo esse vídeo em mar/2022. E super me identifiquei, principalmente o início. Eu sou especialista em complicar as coisas relacionadas as relações afetivas (é redundante mesmo). Interessante que sempre ouvi as pessoas dizerem que "as coisas são mais simples do que parecem". Obrigada por me dá a oportunidade de ouvir o contrário. Já dei e já sofri ghosting. Daí, acho que tenho legitimidade nesse assunto. Hoje eu acredito, verdadeiramente, que vale muito a pena ter aquela conversa difícil.
Eu só preciso agradecer por não nos abandonar por completo. Achei que a notificação do UA-cam fosse algum vídeo antigo do DD, mas conferir mesmo assim. Que presente nesse mês que é o que eu inicio mais um novo ciclo de vida! Bem vindo de volta a nos ajudar a refletir nossas questões de vida! 🖤
Bom dia gente...Manu... Calma q ja tinha feito o processo de luto com o DD e agora vc volta...Eu preciso processar para não ter a experiência da perda dolorosa de novo. Sim...a sua partida doeu e agora vc volta ! Ahhhhhh q deliciaaaaa...gritei, ri...te xinguei...Ah Manu te xinguei muito! Pode complicar "essa p..." toda!!! Sobre a devolutiva...bem...nunca passei por isso. Acho que os "sumidos" não tiveram maturidade alguma p lidar com nada...imagina ter a consideração de voltar p se justificar. As vezes q abandonei, tentei contatos, mas estavam c ódio mortal de mim. E até hj me cobro essa satisfação que devo a eles de ter simplesmente sumido. Enfim... É isso. Mil vezes obrigada por ter voltado! ✨✨✨ Bjo gente.
Eu gosto tanto de tudo isso!!!! Consigo mandar seus vídeos para meu marido, alguns amigos, pessoas e depois conversar sobre ele tendo perspectivas totalmente diferentes. Grata mesmo... esse exercício tem cada dia mais me feito melhor.
MUITO FELIZ COM A VOLTA DOS VIDEOS MANU. EU ESTAVA ORFAO DO DOSE DIAARIA, OS DIAS FORAM MAIS DIFICIES NESSE MEIO TEMPO. ASSISTIR O DOSE DIARIA LOGO PELA MANHA ME DAVA UM CONFORTO DE N ME SENTIR SOZINHO NA ANGUSTIA.
Saudades dos vídeos!! Que bom que voltaste!! Fico a pensar no quão difícil é pormos o nosso desejo em primeiro lugar.. o que eu sinto é que muitas vezes somos “treinados” a cuidar do outro, a satisfazer a necessidade do outro e voltar a atenção para nós próprios torna-se um desafio...
Caramba esse vídeo me atingiu em cheio, faz pouco tempo que eu conheço o canal e desde o primeiro vídeo que vi me apaixonei... desde então continuei assistindo os vídeos para encontrar algum em que eu me encaixasse e fosse representado, Pois então, Este é o vídeo. Nem sei como agradecer por isso Manu, estou há mais de um ano em uma luta interna e um enorme sentimento de abandono após um término e com esse vídeo você me fez finalmente entender e aceitar a realidade, até senti meu corpo ficar mais leve acho que finalmente meu coração Conseguiu dar um ponto final na história, Muito obrigado, muito obrigado mesmo ♡
@@srabarreto5385 Oi, eu estou bem melhor, obrigado por perguntar! Quase sempre me vem pensamentos desse relacionamento na cabeça e dá aquela tristezinha sabe... Mas eu aprendi a olhar pra tudo isso que aconteceu de uma forma diferente agora, parei de pensar que foi algo que eu perdi e comecei a pensar que foi algo que ele perdeu (no caso, me perdeu) e eu ganhei (aprendizado, experiência). Basicamente a resposta pra se sentir bem é cultivar o amor próprio, se vc fizer isso logo vai perceber que o que aconteceu não te machuca mais, e sim só te fez mais forte.
João Vitor Lataliza Fico feliz em saber que estás bem! De verdade. Realmente a chave é pensar dessa forma, porque é a verdade mesmo. Quem perde não somos nós... e creio que o tempo tanto nos mostra isso, como mostra à pessoa também. No meu caso, tenho convicção de que quem perdeu (me perdeu) foi ela, embora o apego às melhores lembranças não tenha me deixado seguir em paz... Sinta-se abraçado e obrigada pelo retorno. ❤️ Fique bem.
Ahhh Manu, vc não faz ideia de como vc nos ajuda (acho). Muito muito obrigada mesmo pela sua dedicação. Não nos abandone jamais!!! ❤️ Um beijo pra Flor
Nossaaaaaaa, como eu amei tudo nesse vídeo. Acompanho vocês faz um tempo já e tem feito refletir muito sobre as coisas. Mas esse me fez clarear muito sobre o fim de uma relação que eu tive e que me fez sentir mal mas ao mesmo tempo feliz porque o relacionamento me fazia mais mal do que bem, e outro sempre dizia: nossa odeio esse seu jeito calmo e belo de ver as situações ... enfim mas como foi o outro que terminou me senti muito mal e querendo uma explicação sendo que eu queria que aquilo terminasse só que não foi uma escolha minha porque realmente era mais a questão de que eu estava apegada e acostumada a uma relação que não estava me fazendo bem e que todos viam isso. Moral da história procurei me conhecer mais nesse rompimento, ficar mais comigo mesmo, me escutar, me conhecer, me dei chances, fiz terapia, comecei o yoga (isso tudo no meio do ano passado que foi o mesmo período que conheci o canal ) e o mais importante o amor próprio me fez ver que eu não precisava está numa situação que não me fazia bem e que me causava picos de uma hora está muito bem e depois está muito mal. Sei nem se faz sentido está comentando isso aqui e resumindo ao máximo kkk apenas certas coisas não valem a nossa energia. As vezes nesse processo parece que estamos meio perdido mas acredito que ai seja o início, o ponta pé de tudo.
Esse veio na hora certa. Levei um ghosting do nada e apesar de não estar sofrendo por levar ghosting pela primeira vez, to achando um processo bem curioso.
Vou ter que assistir mais de uma vez pra refletir algumas questões... Eu sou aquela que quer ir ao velório pra realizar com clareza interna que há uma morte, e portanto uma despedida. Não acredito que há falha a ser corrigida mas acho tão importante o cara-a-cara, o adeus... Mas enfim... Como não resolvo sozinha, tenho que contar com a variável (cretina e covarde) alheia... E dar meu encerramento comigo mesma. A frase perfeita: "o outro não vai dar conta, não dava antes, não vai dar agora". Matou a pau, com perfeição, chave de ouro no meu coração. Beijos, Manu!
Sim!!!!! E o meu “baque” maior foi justamente isso, a negação do cara-a-cara, da despedida. Eu não esperava por isso dessa pessoa... Eu sou adepta a finais dignos para encerrar certos ciclos. Isso é no mínimo responsável com o outro que por um tempo nos fez tão bem. Espero que eu me recupere e que ninguém faça isso com ela...
Olha geralmente eu concordo muito com o que vc diz, mas sobre quem sofre o fantasmagórico abandono repentino NÃO. Pq não é sobre o outro dar explicação, mas simplesmente anunciar o fim de FORMA DIGNA, pq quem fica não sabe o que fazer em relação ao outro. É aquilo né? Na hora de chegar sabe se comunicar, na hora de sair ... Isso demonstra uma profunda imaturidade e falta de caráter. Sem empatia. Foda-se.
Vejo muita sinceridade na sua forma de falar. E na da Maria Flor também. Esse é o maior valor deste canal, mais do que as informações propriamente ditas (que são muito boas também). Essa sinceridade é inestimável.
A reflexão foi muito interessante. Obrigado. Eu tenho uma sugestão entretanto. Por que existe uma necessidade de dividir tuas reflexões e teus vídeos em tipos de programas ou em fases e temporadas. Você tem reflexões e análises muito coerentes sempre. Mas tenho a impressão de que o fato de ter de criar um conteúdo por dia ou ter de passar um mês longe te criam uma espécie de ansiedade. A minha sugestão então é por que quando você quiser falar sobre algo que veio na tua mente, você simplesmente liga a câmera e começa a falar e depois você bola um título. Você tem o dom. Você achou o seu canal. Deixa fluir.
Gosto tanto dos seus vídeo porque eles me ajudam a repensar inúmeros aspectos da vida, isso é enriquecedor. Curso psicologia e começarei a atuar na linha psicanalítica, nesse semestre, e vejo seu conteúdo de uma forma tão incrível tanto para o autoconhecimento quando para fixação de textos lidos, gratidão. Pensar e Repensar é tão necessário.
Eu acho que tem uma situação dessa light, que pode acontecer dentro de certos parâmetros onde ainda existe algum nível de respeito e tem outras situações de golpe emocional mesmo. As vezes a pessoa que desaparece não começou aquele relacionamento já pensando em dar perdido, mas tem gente que sente prazer em fazer isso, e faz calculado. E isso é mais velho que andar para trás, existia essa figura do sedutor, do ladrão de virgindade, que às vezes chantageava a família da moça com a exposição do pecado em troca de dinheiro e tinha o cara que curtia sacanear mesmo. E ainda tem. A nova versão disso é um filmar a relação sexual do casal sem a vítima saber. Pode se extorquir a vitima por dinheiro ou pode simplesmente humilhar a pessoa expondo a sua intimidade. É um roubo de confiança.
Manu! A experiência de ler o título do vídeo, ver esse tema sendo enfrentado de uma forma tão direta e simples, foi marcante demais pra mim! Maravilhoso!
Que vídeo profundo! Que convite incrível a um mergulho em nós mesmo, e não nos mares alheios feitos de águas sombrias e agitadas que nos afogam. Melhor conteúdo que vi sobre o assunto! Parabéns por dançar com as ideias de uma maneira tão genial! "Duro" na medida certa, sensível e muito coerente! Racional sem perder o afeto. Sensacional 👏🏼 Muito obrigada!
fiz essa poesia depois de um reencontro... 👻 GHOSTING hoje eu vi um fantasma quatro vezes ! ! ! ! ele sempre me assombra quase que diariamente... derruba, mexe com as coisas, principalmente as do coração e às vezes vai embora e some volta e bagunça tudo denovo... mas não vou permitir isso mais não. hoje, mesmo com medo, o enfrentei fechei a casa, salguei todo o chão e não dei espaço pra essa assombração fechei os olhos, me arrepiei todo mas ele foi embora sem nenhuma ação. senti um alívio imenso, uma paz no coração... não sei até quando vai durar mas já não me assusto mais não. ~~~~👻
senti mta saudade do dose diária, mas senti também a música de abertura, adorava a outra, hahaha! se servir como sugestão, coloca uma na mesma vibe da outra! fora isso, amei e vamos complicar as coisas!
Esse canal vem me ajudado muito a perder meu medo de explorar as memórias sentimentais, como essas relativas ao abandono, para que isso não seja um dano nas relações interpessoais... Amei o vídeo, quero parte 2!
Sentir falta do Manu e da flor,todo dia vinha ver se tinha vídeo disponível,vcs são muito legal no que diz e me ajudou bastante na minha vida e entender o que passa com ela,em fim vendo de novo é um prazer ver seu vídeo,e esse tema vai surpreender bastante,e à mim também.
Quero agradecer pelo esclarecimento e explicações sobre este assunto.Vivi isso e nem sabia o que estava acontecendo, fui buscar conhecimento achei . Aprendi , estou leve . Obrigado, Deus abençoe
Isso tudo é muito mais complexo do que o tema; complicando as coisas. Somos uma imensidão de questões, conflitos, defeitos, em fim... O ser humano é complexo.
Essa reflexão deve valer no que diz respeito à amizade. É difícil, mas quando o outro nos deixa no vácuo, estranhamente surge ensejo para acharmos ou tentarmos achar melhores formas de convivermos com nós mesmos. O mais doloroso desse tipo de situação parece ser projetar em razões invisíveis de um outro hipotético motivações para questionar o nosso valor enquanto companhia para outrem e para nós mesmos
Ghosting é ruim em todos os sentidos, seja amizade, família, namoro, casamento. Infelizmente, se tornou comum, mas sempre existiu mesmo antes das redes sociais (quando a pessoa sai da vida da outra msm). Mas ainda existem pessoas que se importam ❤
Manuuuuuu..sua voz. É o . Eco da consciência para trazer a experiência! Que bom essa volta... Complicar pra simplificar.... Esclarecer pra desebolar... Obrigada... Obrigada.... A Sensação boa de ouvir suas ideais é indescritível... Coloca pensamento no lugar.... Organiza.... Pq que 🎶desorganizando posso me organizar... 🎶 Complicando vamos descomplicar.... 😂🤘💕
"é importante que você saiba que, nessa história toda, esse encerramento que você busca não existe. essa pessoa, ela não vai ser capaz de dizer o que você está querendo ouvir."
Não existe nada mais passivo-agressivo que simplesmente ignorar a existência de alguém com quem se tem/teve algum envolvimento
Envolvimento não é compromisso. Parem de cobrar coisas indevidas das outras pessoas.
@@HenriqueM-jh1yesomente porque a responsabilidade afetiva mandou um abraço.
@@lucianabarroso5224 Conceitozinho vazio feito por mulheres que querem que sexo vire compromisso.
Homem, né ?@@lucianabarroso5224
Qualquer envolvimento seja com ou sem compromisso é válido dizer algo e deixar o outro falar caso queira.
Depois de 7 anos casados, meu ex apareceu em meu aniversário, no meio da noite. Após uma noite maravilhosa ele sumiu no dia seguinte. Nunca mais o vi. Nem uma mensagem. Nem uma ligação! Nada!
Uma violência que não tem nome!!!
Tem sim, GOOSTHING
SEU EX TEM ALGUMA REFERÊNCIA DE ALGUÉM QUE TROUXE AO MUNDO,POR ISSO DÓI TANTO
@@frente_nordeste Ele comeu vc a força? Pelo amor de Deus kkkkkkk
Experiência pos Ghosting é traumática. Dói, nos deixa com aquela sensação de vazio, mãos atadas e sem lugar.
Este tema me interessa e me intriga bastante! É comum que pessoas saiam e te deixem a ver navios em histórias que mal iniciaram. O curioso é que no meio do processo elas te confundem manifestando afeto e desejo de encontrar. E somem de novo. Eu vivo bem com a minha solidão, mas quando há uma possibilidade de acontecer um encontro e o que acontece é um mergulho no vazio promovido pelo outro, revolto-me! Já aprendi a aprender comigo e vou continuar aprendendo. Mas o inconformismo é forte com este tipo de comportamento contemporâneo.
também n consigo "engolir" isso... acho irresponsável despertar algo no outro qdo n se sab o q qr e pior, virar "a página" sem o menor cuidado..
Nossa, parece que tu "vives" a minha vida.
Gostei de ti
Concordo com você. Inconformismo é a palavra de ação.
Nossa, concordo totalmente com você e o que você escreveu me abriu os olhos
Quando você recebe um fora com uma EXPLICAÇÃO sua vida pula anos, meses de experiência. Eu acho covardia da parte de quem não fala. Inventa uma desculpa, fala que vc tem bafo alguma coisa. Agora o silencio e falar que nao foi nada é esmagador.
kakakakaka bafo é phoda
A vida da pessoa é problema dela, não das outras. Ninguém é obrigado a dar satisfação a uma pessoa que ficou uma, duas vezes na vida.
Se a pessoa quer outra cuidando dela, desiste do casual, baixa a régua e vai namorar uma pessoa do nível dela. Com certeza pra cada aplicador de ghosting, tem uns 20 bobões querendo namorar.
@@HenriqueM-jh1yeestou lendo seus comentários e não entendo pq vc está aqui se é tão bem resolvido. Você tem certeza que quem está sofrendo por um ghosting é um idiota que é problema das expectativas dela. Se a pessoa é clara com vc e diz: não quero envolvimento quero ficar no máximo duas vezes vc não se confunde, vc entende q é isso que a pessoa tem pra dar. A pessoa q faz ghosting geralmente ilude, fala q quer se casar, ter filhos e no outro dia te bloqueia. É isso que gera sofrimento e as pessoas querem saber como lidar com isso. Não estou entendendo seus comentários e nem pq vc está aqui se achando tanto em cima de quem está relatando um sofrimento
@@Larissa-ek2orsabe q se desse, curtiria mil vezes seu comentário! Parabéns !
@@Larissa-ek2orele sabe, mas deve ser um red pill frustrado.
Difícil esse negócio. Fica um buraco enorme, essa dúvida consome a gente, é uma angústia misturada com raiva da pessoa. Mas você tem razão, a outra pessoa nunca vai responder honestamente. Bom, eu entrei no modo casulo e ainda não sei se e quando vou sair.
Você saiu?
Eu tô assim tbem
Acho que estou nesse mood
Acho que o que mais trás pra mim o abandono é a INDIFERENÇA. Quando a pessoa age como se você não fosse nada. Isso faz me sentir abandonado.
Tomei 2 ghostings em 2023. Vou buscar a terceira e pedir música no fantástico.
Tomara que não te aconteça uma terceira 😢, e muito triste
E eu tomei 2 em 2024😢😢😢😂😂😢😢
Nunca tive muita abertura para relacionamentos, quando via alguém se aproximando cuidava logo de me afastar. Enfim...
Um rapaz apareceu, resolvi experimentar essa história e aí com o tempo, depois da conquista e tal, ele foi se desligando, ficando frio e acabou parando de falar comigo.
Me senti abandonada porque não sei o que fiz, a sensação é terrível, de ser descartável; estou despedaçada.
Tenho medo de me fechar novamente por conta dessa experiência, do receio de ser deixada sem nem saber o motivo.
Nossa, parece que você falou sobre mim. Impressionada. É isso. Mas sigamos, algumas meses depois, estou melhor. Espero que tenha dado certo para você tb.
Mas não deram um fim definitivo? Sei lá, eu não consigo deixar as coisas assim. Quando percebo que algo está mudando, sou direto para ninguém ficar perdendo tempo.
@@zdark7202 Eu também tenho exercitado a clareza. Percebi como isso era importante para o fechamento dos meus ciclos e tenho procurando estender a gentileza aos outros. Mas não somos todos assim, ou não somos ''terapeutizados'' minimamente para reconhecer como a palavra, materializada, é libertadora para gente e para o outro.
Também aconteceu isso comigo,doeu muito mais a falta de explicações do que o término em si.
Andressa foi o mesmo que passei, mas quis ver por outro lado dessa vez, me senti desejada , me senti muito mais feminina, coisa que no meu dia a dia não sentia mais.
Chorei quando minhas mensagens não foram mais respondidas, meus bom dia nem eram mais visualizado. Mas me fez repensar que ainda posso ter alguém, que não sou aquela pedra que achei que era, agora vejo as coisas de outra forma com mais positividade sobre uma futura relação amorosa se surgir, pois antes eu me bloqueava e me fechava totalmente.
O que me assusta é a quantidade de pessoas vendendo vídeos com "técnicas" de como reconquistar esse tipo de gente,dando a entender e reafirmando que o outro fez isso pq vc agiu "assim ou assado"e o golpe emocional ele é tão cruel que te faz pensar q de fato a culpa é sua.
Obrigada por esse vídeo!
Manu: Gente como vocês estão?
O Mundo: com saudades
Concordo!
muito isso
Aah ❤️
Exatoooooooo!!! Kkkkk
Ghosting é apenas um novo termo (até bonito) para algo antigo que se chamava " fulano sumiu sem dar explicação " . Já sofri com isso . Quem nunca ?! Para quem some pode ser mais prático, mas pra quem "leva" é bem amargo . Beijo . Amo o canal
Sabe ,o certo é não levantar expectativas...as pessoas vem e vão
@@leandrajesus3490 acho complicado isso de dizer que o certo é não criar expectativas. Se um amigo te chama pra ir no cinema, marca dia hora, filme etc, vc não vai se organizar para esse momento? Então se vc convive com alguém vai ligar um botão pra nunca acreditar em nada do que a pessoa fala pq isso pode te fazer criar expectativas? Depois q deu errado uma vez é mais fácil, mas todos criam expectativas até sem perceber. Errado é quem diz que quer dazer algo qd realmente não quer, qd sabe q não vai ser leal que não consegue
@@Larissa-ek2or como falaram pra ele, são pessoas vampiras.
Como essa separação abrupta ferra com a vida do outro. São tantos sentimentos, de incapacidade de insuficiência, descarte e essa resposta do que diabos você fez para ser tão indesejada DO NADA aconteceu. Aí no final voce passa ANOS se culpando ou achando respostas em qualquer detalhe que aconteceu na relação. Eu segui minha vida, mas em tempos em tempos a raiva transborda em outras pessoas.
Agridoce sim mano
E ferra mesmo. Foda!
Anos? 😢
É como uma prisão
O pós gosthing varia muito de acordo com o sentimento que tinhamos pela pessoa. A maioria dos meus casos terminaram assim, e muitos nem sinto falta quando somem e o ruim é se voltam.
Muitas vezes percebemos que tudo está esfriando pela falta de assunto e interesse de se encontrar, além das respostas curtas, mas é muito pior ser deixada a deriva do nada quando se acha que está tudo bem.
Já me perguntei muitas vezes se queria saber no que tinha errado, mas acredito que como todos são diferentes eu sou diferente para cada um também.
Já aconteceu comigo também. É horrível!
Ai Manu... valeu por isso! O "ghost" voltou exatamente hj (juro!) veio se explicando e pedindo para "viver" novamente... estou no meio do vídeo, tentando encontrar respostas... achei uma ñ resposta que tbm é uma resp. "Essa pessoa ñ vai dar conta de vc...essa resposta sb vc. ninguém vai te dar"
Eu não sei qual tipo é pior: o que desaparece pra sempre ou aquele que volta com um "oi, sumida" quando a gente já está quase recuperada do abandono. Tenho mais dificuldade de lidar com este último, pois sinto dificuldades em dizer não.
Ele sentiu saudades! A gente também sente. 💓
Justo hj eu terminei um relacionamento.... E os dois estavam insatisfeitos... Serviu como uma luva... Pq eu queria exatamente isso... Aonde eu errei... Obrigada de coração por existir ♥️
Rotina....
Estou há 2 anos sem trabalhar.
Mas especificamente estou há quase 1 ano (completa domingo) sem minha vó, de quem fui cuidadora em tempo integral durante o ano de 2018.
O ano de 2019 foi um ano de não entender nada.... Não chegar a muitas conclusões.
.
Descobrir este Canal... Descobrir outras coisas....
E continuar só complicando coisas mesmo.
Agradeço por nós apresentar a "elaboração" (pelo menos a nós q não fazemos terapias)
.
É..... Sei lá....
Existe terapia bem baratinha ou as vezes gratuitas com os estudantes de psicologia nas faculdades de psicologia, se tiver interesse em buscar. É onde eu tô fazendo a minha...
ah, Manu, saudade!! adorei tudo!
sofri um gosthing na vida, na época em que isso não tinha nome próprio. eu estava no começo da minha experiência com afetos românticos e foi difícil demais para mim entender. como alguém faz isso? por quê? por que alimentar uma coisa e sumir? não pedi nada, não procurei, e agora que direito é esse de minar aquilo que ele mesmo provocou?
quando finalmente aceitei que aquele sumiço era de fato um não-querer e que eu nunca entenderia aquele modo de operar, fiquei em paz. não era sobre mim.
um tempo depois o revi por acaso, descobri que estudava na mesma faculdade, veja só. ele tentou se esconder e depois disse a uma colega que tinha feito sacanegem comigo. essa reação só confirmou a imaturidade para lidar com a situação. ali, eu não senti absolutamente nada, não me importava mais. mas essa experiência vem servindo para a vida.
Ghosting é duro demais. Penso que se o outro abandonou dessa forma, é pq provavelmente ele realmente não dê conta de falar a verdade, nem de lidar com o seu sofrimento, nem de nada. É duro. Faz muito mal e realmente acho difícil tirar alguma informação e acolhimento de quem te abandonou dessa forma.
Qual o sentido de procurar acolhimento e cobrar informação de alguém que vc só se envolveu casualmente? Porque 99% dos ghostings são assim. E tá tudo bem.
Manu, senti você mais leve, com aparência mais tranquila. Que 2020 seja assim. Abraço!
Verdade até o tom de voz está mais sereno 👏👏👏
Vi seu comentário e pensei que foi antes da pandemia hehehe
@@apaivacarol pensei "mal sabia ele"
2020 mais leve? He he he
ADOREI o novo nome! "complicando as coisas", me lembra do pq gosto tanto de filosofia, de modo geral pensar sobre as coisas. Pois, ela da nuance pra vida, pra nossa experiência. Lembro tbm d uma frase do Bertrand Russell sobre a filosofia: "O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda"
Muito feliz com a volta dos teus vídeos sozinho e vamo colocar nuances/novas perspectivas sobre como nos relacionamos.
O problema é que muita gente reclama do gosthing, mas faz também 🤷♀️. Mas enfim, quem sabe um dia todos tenham a responsabilidade emocional que gostariam de receber.
Ainda bem que eu não reclamou, logo posso fazer.
Por muito tempo eu achei que sem essa resposta eu não poderia prosseguir, e ao mesmo tempo dizia a mim mesma que jamais iria conversar com ele, pois sentia muita mágoa e raiva.
Vivi minha vida, fiz terapia, entrei nesse processo de autoconhecimento interessante da adolescência, conheci pessoas, com algumas dei um sumisso, mas não conseguia desejar ninguém como desejava ele. Ele era minha zona de conforto e por muito tempo guardei ele em mim como fonte do meu desejo e isso não me permitiu sentir nada mais profundo por ninguém.
Hoje sei que ele não me trará resposta, mas resolvi ter essa experiência de conversa.
Não sei se ele irá querer ter essa experiência também, estou em espera. Mas caso aconteça não irei procurar que ele supra as coisas que só eu posso suprir em mim. E por ter feito tantas suposições nesse processo será interessante ver o olhar do outro. E até transformar o meu olhar pra essa história um tanto conturbada.
Caso não aconteça peço ajuda a minha terapeuta para tirar esses sentimentos tóxicos de mim. E assim viver de um jeito mais leve.
Uma vez elaborei com a minha amiga sobre essa necessidade que temos de ser o “certo”, como encerrar um relacionamento exige sempre essa reflexão de que se trata de si, nunca sobre o outro, e por vezes colocamos na conversa final e nas grandes confidencias desse fim o peso de se libertar, quando a liberdade está em vc!
Realmente nunca é sobre o outro, e sim sempre sobre você! Somente refletindo muito, entendendo o que nos falta emocionalmente que conseguimos identificar o porquê de tamanha expectativa depositada em algo que poderia não ter ido (e não foi) para frente. Quando se entende seu próprio modo de agir dentro de um relacionamento, retiramos a necessidade de entender as ações das outras pessoas, que apenas dizem respeito à elas.
Muito obrigado por esse vídeo.
Passei por uma separação profissional muito abrupta e inesperada há poucos dias.
O sentimento de desvalorização, incompreensão e inabilidade são muito semelhantes aos que sentimos no término de um relacionamento amoroso.
Ainda estou refletindo sobre o que aconteceu e esse vídeo me ajudou a elaborar outros pontos de vista.
Percebi que eu espero/esperava por uma conversa razoável, mas que ela não vai ocorrer e, se ocorresse, não teria o proveito que eu almejo.
Muito interessante essa consciência.
Obrigado novamente.
Manu, que bom te ver por aqui! Não leve para o lado pessoal, mas apresentei o canal para um amigo bem assim: Manu é parecido com você, ele gosta de complicar as coisas. Hahahahaha. Mas é maravilhoso! O tanto que eu aprendo com vocês!
Sobre pós ghosthing: dói, né? Dói muito. Mas acho que vale a pena partir de um ponto que o erro não está na gente, nem sempre o problema é nosso, aliás, acho que na maior parte do tempo o problema está em quem vai embora sem sequer dar um adeus. É isso. Dói, mas a vida segue.
Bom te ver por aqui! :)
Quando comecei a entender que o término não diz respeito apenas as minhas falhas, que existe toda uma complexidade na outra pessoa que pode ter levado a isso, consegui ter um pouco de paz.
@@marcelamarins exatamente, Marcela. Tem vezes que a gente entra numa espiral de muito sofrimento buscando explicações externas que não amenizam nada. Acho que tem muito de manifestação do ego, não sei.
Acho que olhar pra dentro talvez seja um bom caminho.
@@dnlsantos já passei por tantas situações de ghosting que perdi as contas. Nas primeiras eu ficava arrasado, cheguei até mesmo a ter uma crise de pânico numa ocasião. Mas, depois dos sofrimentos todos, acho que hoje já me acostumei até (infelizmente é necessário!). E de fato, esse sumiço realmente diz muito mais sobre o que some do que sobre quem foi deixado. Às vezes nos esquecemos de que, antes dessa pessoa nos conhecer, ela teve centenas de outros acontecimentos ao longo da vida que talvez sejam os "culpados" dessa incapacidade que ela tem de conversar de forma madura, ainda que a conversa seja difícil. Resumindo: na maioria das vezes, a "culpa" não é nossa. O sumiço diz muito mais sobre quem sumiu sem deixar explicações do que sobre quem foi abandonado.
Gente, isso vale pra quem “se despediu” apenas por WhatsApp? Sem uma conversa pessoalmente e sendo que até hoje eu estou sem entender visto que não houveram justificativas plausíveis para o fim e outrora declarava que não queria me perder?
Acho que passei por esse ghosting durante a relação. A pessoa até tentou ser honesta na hora da separação, mas meio que mentiu e me enrolou no final. E aí nesse fim acabei percebendo que eu já estava há anos vivendo uma relação sozinha. A sensação de abandono e, principalmente, a culpa por ter me deixado viver uma coisa tão horrível por muito tempo é muito difícil. É horrível pensar que eu mais do que ninguém negligenciei meus sentimentos me permitindo sofrer em uma relação durante anos. Há mais de um ano estou tentando processar toda essa história e está difícil. Mas acho que é na dificuldade mesmo, enfrentando, que a gente resolve. Achei esse vídeo perfeito. Obrigada.
Sua reflexão nesse vídeo foi um abraço na minha alma. Estou vivendo exatamente a vida pós-ghosting e com todos esses questionamentos no meu processo de análise... tentando dar conta da minha angústia, da dor do abandono e encontrar o meu desejo, que estava totalmente linkado ao desejo do outro. Muito obrigada!
Ele tenta responder a uma questão muito difícil. Mas não é verdade que uma eventual conversa não vai trazer uma resposta, e que por isso você não deve ansiar por ela. Eu tive uma conversa assim, seis anos após o fim de um relacionamento, e clareou muita coisa. Agora, ele está tentando convencer você a não ficar parado, congelado na ferida. Há pessoas que sabem e conseguem encerrar uma relação de uma forma madura e respeitosa e outras não. A forma como o outro faz isso mostra mais sobre ele/ela do que sobre você. Uma ruptura assim é um gesto agressivo, e é um dado de realidade de que seres humanos tem um componente agressivo, que pode se manifestar de várias formas. Qualquer um começou a descobrir isso ainda no parquinho, e nem por isso deixamos de fazer as amizades e estabelecer as relações que pudemos. Amor e agressividade fazem parte da afetividade humana e é a ela que nos expomos nos relacionamentos, em especial naqueles mais íntimos. Deixa com o outro, então, o gesto agressivo pouco elaborado que ele pode apresentar; não o traga para usa identidade.
Nem acredito que voltou!!
Um outro vídeo do Dose de diária, me fez perceber que eu tbm sou essa pessoa que já fez ( faz ) ghosting, principalmente com amizades... Depois disso " perdoei " a pessoa que me deu um ghosting após quase um ano de relacionamento. Sabe, as vezes temos uma inabilidade de lidar, de expor o sentimentos, de falar pq não dá mais... Realmente o ghosting diz mais de quem faz do que do outro.
No meu pto de vista, só ouvi vdds nesse vídeo. Hoje em dia, eu aceito melhor o ghosting, pq meu ego está mais controlado. Nem sempre vamos agradar quem gostaríamos de estar, para sempre. Avalie as coisas boas aprendidas e bola pra frente. Não perca tempo com quem não te prioriza...aliás, “prioridade é questão de escolha”.
Doeu demais, pois amo a pessoa. Mas me fez pensar na minha maneira de lidar com os sentimentos das pessoas também, pois fazia muita coisa sem pensar. Então foi um aprendizado, dolorido, mas foi.
Dói, mas passa. Amar mais a Cristo, sempre, em primeiro lugar (se vc for Cristao)
@@vanessaf_ quem tá me dando ghost é cristã rs
Nossa! Eu encontrei uma resposta para a minha maior frustração da vida no teu vídeo. Levou 10 anos para eu entender que uma conversa franca, um pedido de desculpas acontecesse, mas não vai acontecer. E o que eu sempre achei que fosse culpa minha, na verdade, é um problema dele com ele mesmo.
Obrigada! A melhor coisa que ouvi quando isso aconteceu comigo foi: não vai haver closure!
E você disse isso.
E parar de esperar esse fechamento já ajuda no processo.
Ah, que felicidade esse retorno!! A gente gama em certas coisas, né?! Essa versão do DD só vai "agregar coisas" pra pensar, elaborar, refletir... Gratidão!!
Manu, a gente pode não encontrar o que queria num término mais definido. Não vamos resolver, necessariamente, questões profundas e existenciais só porque a outra pessoa bancou conversar e nos situar. Mass alguns mistérios podem se desfazer e podem nos tirar do desassossego. Um cara q conheci exercitou sua sedução comigo e recuou antes de qqer coisa. Ficou estranho e enigmático. Fui lá e puxei a pessoa e a "espremi". Ele tinha uma relação com pacto de fidelidade há 1 ano. Eu não sabia. Graças a esta conversa insistida por mim, entendi as motivações dele. E não deixei ele ficar confortável. Porque é isto, quem recua sem dizer nada, faz isto porque é mais fácil. Quem recebe o vazio, o ghosting vai deixar barato> Não. Quebremos o ciclo das "pequenas" violências de gênero. Inconformismo já.
Acontece o mesmo comigo, tem um ano que venho buscando conversar ele sempre se esquiva, dá desculpas ou me deixa no vácuo.Fico mal, mas lá estou eu de novo chamando para um café e um papo legal. Lendo seu comentário me reforça a ideia de que não estou estou errada.
Marília, eu tenho a mesma sensação. É muito angustiante para a vítima, ficar calada e sem resposta alguma. E muito fácil e cômodo, para quem comete este tipo de coisa, não ser confrontado e não ter que dizer nada. Eu estou passando por esta situação e elaborando uma forma de dizer para a outra pessoa o que sinto. Dizer que ele repense este tipo de atitude, até pq tem uma filha, e com certeza não gostaria de que fizessem o mesmo com ela. É perverso, é cruel e eu acho que a pessoa precisa ouvir também. Mesmo que não sirva de nada pra ela, serve para a vítima se desabafar.
Eu estava me relacionando com um cara que foi seco e distante nas últimas 4 mensagens que me enviou, de uma forma que nunca tinha sido, e depois delas “sumiu”. Não mandou mais nenhuma mensagem. Ele sempre iniciava conversa e propunha de ficarmos juntos (ambos moramos sozinhos na quarentena). Nessas últimas mensagens, a partir da postura claramente incomodada dele eu apenas disse que estaria aberta a ouvir caso ele quisesse conversar sobre o q quer que fosse. Agora faz uma semana. Eu entendi que ele decidiu cortar a relação. “Do nada”. Entre aspas porque esse “do nada” é só para mim. Ele com certeza tem um sentido para esse corte, apenas não compartilhou comigo. Nos primeiros dois dias eu fiquei em parafuso. Tendo insônia. Não entrei em nóias de que há algo de errado comigo e tudo o mais. Cheguei a entrar na questão do “o que eu fiz de errado”, mas logo raciocinei que não tinha nada que ver com o que eu fiz ou deixei de fazer etc e tal... isso é uma outra questão... enfim. Ontem eu enviei uma mensagem de áudio pra ele. No áudio eu dizia, resumindo, que entendia que ele tinha feito um corte, mas que tinha sido um corte sem sentido compartilhado e que isso é muito disruptivo.. que sem palavra o sentido do corte acaba ficando com algo de traumático... disse que eu tenho interesse de escutá-lo sobre o corte dele, de escutar o sentido dele.. e disse que achava que assim a gente poderia fazer um corte um pouco mais cuidadoso um c o outro. Ele topou, e essa conversa deve acontecer em algum momento nos próximos dias. Esse vídeo me fez pensar mais sobre o que que eu terei de sentido pra dizer pra ele nessa conversa. Acabei entendendo que agora eu mesma estou desejando o corte também. Mas um corte com cuidado mútuo oras. Que que custa? Um corte com um abraço de despedida, um desejar-bem. Assim eu localizo melhor esse sujeito na minha história e na minha narrativa.. Estou agora às voltas com como vou querer me relacionar. Na verdade isso tudo me fez me questionar muito sobre como tenho me relacionado nos últimos tempos... e vou ter que levar isso p análise. Porque é um assunto muito sério. Tem algo sobre o modo como eu estou me relacionando que não está bem e é super complexo e não vai ser fácil pra mim de dar conta disso....... obrigada pelo vídeo Manu. Ajudou.
“Um corte com cuidado mútuo, oras.” Você disse tudo o que eu almejava no meu término. Mas infelizmente vejo que me relacionei com uma pessoa que não teve o menor cuidado com o meu emocional. Preferiu rasgar o meu peito. E olhe que eu nem ia implorar por reatar, já que sou madura para respeitar decisões. O que eu esperava era justamente esse “corte” citado por ti. Eu só queria um fim digno. Um adeus cara-a-cara. Assim fica menos doloroso. Mas acredito que tem pessoas que gostam de machucar, principalmente quando sabem que o outro ama demais.
Vamos superar!
Manu, obrigada por não fazer ghosting conosco! Obrigada pela sensação gostosa de reencontrar um amigo de quem eu estava com muitas saudades. Apesar de estar revendo o Dose Diária todos os dias e ouvindo o podcast. 🙃 Estava com saudades mesmo, de verdade. 😍 Obrigada por sua generosidade em compartilhar o seu modo de complicar as coisas. Adorei o nome e a nova música!
Aqui vai um relato (ou desabafo?) sem medo de ser gigante:
Ano passado eu me apaixonei por um cara, que em uns dois meses de trocas de mensagens e alguns encontros, logo me passou esse gelo. Não respondia minhas mensagens, e quando chegou a responder, dava "esperanças" de se eu ainda "tivesse interesse" que a gente poderia conversar um dia. Um dia... Como eu trocava muitas "cartas virtuais" com essa pessoa quando tínhamos contato constante, não parei de escrever no período de seu sumiço, e entrei num processo de auto-análise que foi muito importante para mim. Escrevi uma série de "cartas escritas, jamais lidas" e depois "monólogos amargos, ou como convocar sua consciência para matar uma ideia, ou melhor, um sentimento". Transformei meus sentimentos, pensamentos e sensações em relação a esse cara, e tudo que o circundava em textos poéticos. E nesse processo, cheguei às mesmas conclusões que você comenta no vídeo. (continua)
(continuação) Nunca nos damos conta de bastar ao outro ou às próprias expectativas que criamos. Quando finalmente consegui conversar com essa pessoa (uns cinco meses depois da última mensagem que tínhamos trocado, com a desculpa de devolver um livro que ele tinha me emprestado), o que consegui falar foi: "pois é, eu acho que criei uma imagem de você na minha cabeça. Um personagem diferente da realidade". Mas de qualquer forma, o desamparo é grande mesmo. Durante um ano pensando na pessoa, literalmente todos os dias, mesmo estando agora numa relação duradoura e muito mais saudável com outro cara que aprendi a amar paulatinamente e com quem tenho muita "química". Mesmo assim, ainda sempre essa saudade de conversar com aquele cara, de ter aquela troca que eu tinha com essa pessoa. Achei que tínhamos uma conexão. Esse mês faz um ano exatamente que passávamos por bons momentos (de minha perspectiva). Sinto muita falta, mas fazer o quê? É isso... Pessoas nos marcam, mas é tudo muito transitório. Em um mês, tudo se dissipa, sem explicação. No início do ano consegui mandar uma mensagem de "feliz ano novo" para esse cara, do meu jeito bem humorado de me comunicar com ele e surpreendentemente ele me respondeu do jeito original dele (eu mandei a mensagem para ele sem expectativa alguma de obter uma resposta). Quando vi, me senti nas nuvens. É incrível como as pessoas nos tocam. Fica a lembrança das nossas antigas trocas. Nada mais.
Estou chegando aqui atrasada nesse vídeo e na sua mensagem. Cheguei porque acabo de viver um ghosting, há uma semana, e foi um certo turbilhão. Achei linda a sua história, Luciene. E gostaria de dizer que é A SUA história mesmo. Não é a sua COM esse cara... essa história que você conta aqui é a história que você criou, não no sentido da fantasia delirante, no sentido da criação mesmo, da experiência criativa, rica. Adorei ler, obrigada por compartilhar.
@@bn8781 Obrigada pela sua mensagem. Essa minha experiência rendeu criações por aqui, vou te contar.
Espero que você também crie - e muito - a partir de sua experiência. Para alguma coisa servem esses ghosts =)
(ah, agora que percebi, eu estou respondendo com outro perfil, é a Luciene aqui, rs)
Luz Silva Menina eu não voltei a desenhar agora, 12 anos depois de parar..? Rs. Rendem porque a gente se cuida.. se investe em algum sentido
@@lucienefernandadasilva3288 adorei sua escrita
Que lindo! Adorei o nome, a música e o conteúdo. Brigado por "voltar" Manu.
Ghosting é abusivo, nao deixa de ser uma "violencia" emocional. Acho que é importante dizer desde o inicio pra pessoa que nao curte esse tipo de comportamento, que nao tolera. Se ela for assim, vai ficar com receio e nem vai querer comecar nada. Uma pessoa realmente bacana nao faria isso, fazendo love bombing, criando uma conexao durante semanas e depois para de falar, dando um ghosting. Poscionamento é importante nesse sentido. 💔
Percebi que sou eu a pessoa que faz o ghosting, não é proposital, mas quando vejo já estou me desligando da pessoa, excluindo-a de vários aspectos da minha vida. No final não sei nem dizer o que levou a isso, não consigo explicar pra pessoa o que aconteceu pra eu me afastar.
"Essa resposta sobre você ninguém vai dar..." Sensacional!
É doida essa nossa dependência do outro. É isso que a gente tem que analisar e tentar achar uma solução ou pelo menos entender. A gente não vai mudar o outro e vice versa.
Que bom que voltou, Manu!
Dá um certo alívio quando você coloca as coisas de forma direta e sem dar nenhuma receita. Sempre nos ajudando a encontrar caminhos mais saudáveis pra entendermos nossos processos e comportamentos. Tô tentando "causar menos danos" neste momento da minha vida. Pela primeira vezes tô agindo "contra minha vontade de repetir e insistir nos mesmos erros". A escrita e os vidéos ajudam muito...ser acompanhada por um terapeuta tbm é massa. Obrigada mais uma vez por esses momentos de (com)partilhar
Eu já fui babaca uma vez terminei por telefone .. A Lei do Retorno já umas 4 mulheres que fizeram o mesmo comigo ou até pior que GHOSTING e nem dar satisfação
eu senti vontade de ver esse vídeo mais umas 10, 20 vezes e eu nem passei (acho) por essa experiência. Mas acho que é uma reflexão válida pra muita coisa na vida, nos relacionamentos, naquilo que esperamos das pessoas. Demais, Manu!
Eu achei esse vídeo a coisa mais maravilhosa! Era exatamente o que eu precisava escutar no término da minha ultima relação e a mensagem dele foi o que eu quebrei a cabeça por meses pra entender. De certa forma foi bom ter achado a "resposta" sozinha, mas é muito bom depois de tudo isso ouvir tudo tão bem explicitado.
É muito bom ter os videos do Manu de volta! (Flor, amo você igualmente - és minha diva inclusive - não fica com ciumes)
Discordo em grande parte. Me parece que muitas vezes pode estar envolvida essa necessidade de saber em que se falhou para o outro, mas me parece que o que está envolvido prioritariamente em tudo isso é o processo de luto.
Ser abandonada/o dessa maneira é como, me parece, perder alguém para a morte e não saber por que a pessoa morreu. Ou saber por que morreu, mas não ter um corpo para se despedir. Isso dificulta DEMAIS o processo de luto - que já é difícil por si só.
Por isso esse ghosting diz, como você mesmo diz, de uma espécie de "cretinice".
Encontrei o comentário que refletiu exatamente como tenho me sentido. Acendi um cigarro e senti novamente a dor, que está aqui há 2 meses; quando a pessoa a qual vivenciei momentos únicos e inesquecíveis resolveu me deixar sem o mínimo de responsabilidade emocional para comigo.
Obrigada, Julinéia.
Levei quase 8 meses para superar um ghosting de uma relação que durou 4 meses, porém muita coisa aconteceu, vivemos e compartilhamos muita coisa. Ele sumir deixou um buraco/ausência enorme que por muitas vezes foram dores físicas! Talvez eu nunca tenha esperado uma justificativa da minha falha, porém esperava uma honestidade e certeza de que acabou. Ele nunca disse que acabou. Queria um término, para viver o luto e superar sabendo que eu fiz o melhor. E eu sei que fiz o melhor, dei, comuniquei minhas vulnerabilidades, inseguranças, gatilhos que ele disparava. Depois de tudo vivido, faltou maturidade para dizer que não queria mais ou dizer qualquer coisa!
Entendi tudo que ele era/significava para mim, o motivo dele ter sido tão importante e feito tanto estrago. Mas eu aprendi tanto quando ele estava e ganhei tanta coisa e pessoas quando ele foi. Doeu muito ele ter ido, mas eu aprendi tanto! Talvez eu tivesse que passar por isso para estar e ser hoje. Saudades dele, do que vivemos. É uma lembrança boa!;❤
Vendo esse vídeo em mar/2022. E super me identifiquei, principalmente o início. Eu sou especialista em complicar as coisas relacionadas as relações afetivas (é redundante mesmo). Interessante que sempre ouvi as pessoas dizerem que "as coisas são mais simples do que parecem".
Obrigada por me dá a oportunidade de ouvir o contrário.
Já dei e já sofri ghosting. Daí, acho que tenho legitimidade nesse assunto.
Hoje eu acredito, verdadeiramente, que vale muito a pena ter aquela conversa difícil.
Eu só preciso agradecer por não nos abandonar por completo.
Achei que a notificação do UA-cam fosse algum vídeo antigo do DD, mas conferir mesmo assim.
Que presente nesse mês que é o que eu inicio mais um novo ciclo de vida!
Bem vindo de volta a nos ajudar a refletir nossas questões de vida! 🖤
Bom dia gente...Manu...
Calma q ja tinha feito o processo de luto com o DD e agora vc volta...Eu preciso processar para não ter a experiência da perda dolorosa de novo. Sim...a sua partida doeu e agora vc volta !
Ahhhhhh q deliciaaaaa...gritei, ri...te xinguei...Ah Manu te xinguei muito!
Pode complicar "essa p..." toda!!!
Sobre a devolutiva...bem...nunca passei por isso. Acho que os "sumidos" não tiveram maturidade alguma p lidar com nada...imagina ter a consideração de voltar p se justificar. As vezes q abandonei, tentei contatos, mas estavam c ódio mortal de mim. E até hj me cobro essa satisfação que devo a eles de ter simplesmente sumido. Enfim... É isso.
Mil vezes obrigada por ter voltado! ✨✨✨
Bjo gente.
Eu gosto tanto de tudo isso!!!!
Consigo mandar seus vídeos para meu marido, alguns amigos, pessoas e depois conversar sobre ele tendo perspectivas totalmente diferentes. Grata mesmo... esse exercício tem cada dia mais me feito melhor.
Cara, vc é um gênio Manu!! É incrível como vc é questionador e ao mesmo clareador de ideias, e me faz auto questionar demais!! Adoro seu canal
MUITO FELIZ COM A VOLTA DOS VIDEOS MANU.
EU ESTAVA ORFAO DO DOSE DIAARIA, OS DIAS FORAM MAIS DIFICIES NESSE MEIO TEMPO.
ASSISTIR O DOSE DIARIA LOGO PELA MANHA ME DAVA UM CONFORTO DE N ME SENTIR SOZINHO NA ANGUSTIA.
Saudades dos vídeos!! Que bom que voltaste!! Fico a pensar no quão difícil é pormos o nosso desejo em primeiro lugar.. o que eu sinto é que muitas vezes somos “treinados” a cuidar do outro, a satisfazer a necessidade do outro e voltar a atenção para nós próprios torna-se um desafio...
Caramba esse vídeo me atingiu em cheio, faz pouco tempo que eu conheço o canal e desde o primeiro vídeo que vi me apaixonei... desde então continuei assistindo os vídeos para encontrar algum em que eu me encaixasse e fosse representado, Pois então, Este é o vídeo. Nem sei como agradecer por isso Manu, estou há mais de um ano em uma luta interna e um enorme sentimento de abandono após um término e com esse vídeo você me fez finalmente entender e aceitar a realidade, até senti meu corpo ficar mais leve acho que finalmente meu coração Conseguiu dar um ponto final na história, Muito obrigado, muito obrigado mesmo ♡
Como você está, hoje, João?
Estou com esse mesmo sentimento há 2 meses e ando cada dia pior.
@@srabarreto5385 Oi, eu estou bem melhor, obrigado por perguntar! Quase sempre me vem pensamentos desse relacionamento na cabeça e dá aquela tristezinha sabe... Mas eu aprendi a olhar pra tudo isso que aconteceu de uma forma diferente agora, parei de pensar que foi algo que eu perdi e comecei a pensar que foi algo que ele perdeu (no caso, me perdeu) e eu ganhei (aprendizado, experiência). Basicamente a resposta pra se sentir bem é cultivar o amor próprio, se vc fizer isso logo vai perceber que o que aconteceu não te machuca mais, e sim só te fez mais forte.
João Vitor Lataliza Fico feliz em saber que estás bem! De verdade.
Realmente a chave é pensar dessa forma, porque é a verdade mesmo. Quem perde não somos nós... e creio que o tempo tanto nos mostra isso, como mostra à pessoa também. No meu caso, tenho convicção de que quem perdeu (me perdeu) foi ela, embora o apego às melhores lembranças não tenha me deixado seguir em paz...
Sinta-se abraçado e obrigada pelo retorno. ❤️
Fique bem.
Ahhh Manu, vc não faz ideia de como vc nos ajuda (acho). Muito muito obrigada mesmo pela sua dedicação.
Não nos abandone jamais!!! ❤️
Um beijo pra Flor
Nossaaaaaaa, como eu amei tudo nesse vídeo. Acompanho vocês faz um tempo já e tem feito refletir muito sobre as coisas. Mas esse me fez clarear muito sobre o fim de uma relação que eu tive e que me fez sentir mal mas ao mesmo tempo feliz porque o relacionamento me fazia mais mal do que bem, e outro sempre dizia: nossa odeio esse seu jeito calmo e belo de ver as situações ... enfim mas como foi o outro que terminou me senti muito mal e querendo uma explicação sendo que eu queria que aquilo terminasse só que não foi uma escolha minha porque realmente era mais a questão de que eu estava apegada e acostumada a uma relação que não estava me fazendo bem e que todos viam isso. Moral da história procurei me conhecer mais nesse rompimento, ficar mais comigo mesmo, me escutar, me conhecer, me dei chances, fiz terapia, comecei o yoga (isso tudo no meio do ano passado que foi o mesmo período que conheci o canal ) e o mais importante o amor próprio me fez ver que eu não precisava está numa situação que não me fazia bem e que me causava picos de uma hora está muito bem e depois está muito mal. Sei nem se faz sentido está comentando isso aqui e resumindo ao máximo kkk apenas certas coisas não valem a nossa energia. As vezes nesse processo parece que estamos meio perdido mas acredito que ai seja o início, o ponta pé de tudo.
Esse veio na hora certa. Levei um ghosting do nada e apesar de não estar sofrendo por levar ghosting pela primeira vez, to achando um processo bem curioso.
É a primeira vez que não sofro pelo ghosting, não a primeira vez que levo um ghosting*
Esse foi, potencialmente, o vídeo mais sincero, direto e esclarecedor que vi nos últimos 5 anos. Obrigada, Emanuel.
Vou ter que assistir mais de uma vez pra refletir algumas questões... Eu sou aquela que quer ir ao velório pra realizar com clareza interna que há uma morte, e portanto uma despedida. Não acredito que há falha a ser corrigida mas acho tão importante o cara-a-cara, o adeus... Mas enfim... Como não resolvo sozinha, tenho que contar com a variável (cretina e covarde) alheia... E dar meu encerramento comigo mesma.
A frase perfeita: "o outro não vai dar conta, não dava antes, não vai dar agora". Matou a pau, com perfeição, chave de ouro no meu coração. Beijos, Manu!
Sim!!!!!
E o meu “baque” maior foi justamente isso, a negação do cara-a-cara, da despedida. Eu não esperava por isso dessa pessoa...
Eu sou adepta a finais dignos para encerrar certos ciclos. Isso é no mínimo responsável com o outro que por um tempo nos fez tão bem.
Espero que eu me recupere e que ninguém faça isso com ela...
Olha geralmente eu concordo muito com o que vc diz, mas sobre quem sofre o fantasmagórico abandono repentino NÃO. Pq não é sobre o outro dar explicação, mas simplesmente anunciar o fim de FORMA DIGNA, pq quem fica não sabe o que fazer em relação ao outro. É aquilo né? Na hora de chegar sabe se comunicar, na hora de sair ... Isso demonstra uma profunda imaturidade e falta de caráter. Sem empatia. Foda-se.
Manu, obrigado por postar vídeos até hoje. Quando estou mal seus vídeos me acolhem e me sinto um pouco menos pesado. Obrigado
Vejo muita sinceridade na sua forma de falar. E na da Maria Flor também. Esse é o maior valor deste canal, mais do que as informações propriamente ditas (que são muito boas também). Essa sinceridade é inestimável.
Oi ..qd chegou notificação pensei ,acho que o UA-cam está enganado,deve ser vídeo antigo aí vim ver e não e novo ,aeee 😘🤩 sdd recíproca bj
A reflexão foi muito interessante. Obrigado. Eu tenho uma sugestão entretanto. Por que existe uma necessidade de dividir tuas reflexões e teus vídeos em tipos de programas ou em fases e temporadas. Você tem reflexões e análises muito coerentes sempre. Mas tenho a impressão de que o fato de ter de criar um conteúdo por dia ou ter de passar um mês longe te criam uma espécie de ansiedade. A minha sugestão então é por que quando você quiser falar sobre algo que veio na tua mente, você simplesmente liga a câmera e começa a falar e depois você bola um título. Você tem o dom. Você achou o seu canal. Deixa fluir.
Ótima ideia.
Gosto tanto dos seus vídeo porque eles me ajudam a repensar inúmeros aspectos da vida, isso é enriquecedor. Curso psicologia e começarei a atuar na linha psicanalítica, nesse semestre, e vejo seu conteúdo de uma forma tão incrível tanto para o autoconhecimento quando para fixação de textos lidos, gratidão. Pensar e Repensar é tão necessário.
Eu acho que tem uma situação dessa light, que pode acontecer dentro de certos parâmetros onde ainda existe algum nível de respeito e tem outras situações de golpe emocional mesmo. As vezes a pessoa que desaparece não começou aquele relacionamento já pensando em dar perdido, mas tem gente que sente prazer em fazer isso, e faz calculado. E isso é mais velho que andar para trás, existia essa figura do sedutor, do ladrão de virgindade, que às vezes chantageava a família da moça com a exposição do pecado em troca de dinheiro e tinha o cara que curtia sacanear mesmo. E ainda tem. A nova versão disso é um filmar a relação sexual do casal sem a vítima saber. Pode se extorquir a vitima por dinheiro ou pode simplesmente humilhar a pessoa expondo a sua intimidade. É um roubo de confiança.
"Roubo de confiança" PERFEITO!!!!
Caraca, o Manu ficou com saudade mesmo do DD. (Adorei a música de abertura do Complicando as Coisas)
Sentiiii saudadesss Manu! Vc faz uma falta tremenda queridoo! Sucessos..estamos aqui contigo! Que começam os jogos..hahaha😍👏🏽👏🏽
Manu! A experiência de ler o título do vídeo, ver esse tema sendo enfrentado de uma forma tão direta e simples, foi marcante demais pra mim! Maravilhoso!
Vídeo muito importante, maravilhosa reflexão. Incrível mesmo. Ufa
Uma das melhores livres que já vi ... parabéns !!! Sucesso sempre ... sensacional 👏 👏 👏
Que vídeo profundo! Que convite incrível a um mergulho em nós mesmo, e não nos mares alheios feitos de águas sombrias e agitadas que nos afogam. Melhor conteúdo que vi sobre o assunto! Parabéns por dançar com as ideias de uma maneira tão genial! "Duro" na medida certa, sensível e muito coerente! Racional sem perder o afeto. Sensacional 👏🏼 Muito obrigada!
fiz essa poesia depois de um reencontro...
👻
GHOSTING
hoje eu vi um fantasma
quatro vezes ! ! ! !
ele sempre me assombra
quase que diariamente...
derruba, mexe com as coisas,
principalmente as do coração
e às vezes vai embora e some
volta e bagunça tudo denovo...
mas não vou permitir isso mais não.
hoje, mesmo com medo, o enfrentei
fechei a casa, salguei todo o chão
e não dei espaço pra essa assombração
fechei os olhos, me arrepiei todo
mas ele foi embora sem nenhuma ação.
senti um alívio imenso,
uma paz no coração...
não sei até quando vai durar
mas já não me assusto mais não.
~~~~👻
senti mta saudade do dose diária, mas senti também a música de abertura, adorava a outra, hahaha! se servir como sugestão, coloca uma na mesma vibe da outra! fora isso, amei e vamos complicar as coisas!
Esse canal vem me ajudado muito a perder meu medo de explorar as memórias sentimentais, como essas relativas ao abandono, para que isso não seja um dano nas relações interpessoais... Amei o vídeo, quero parte 2!
Mas é q tão estranho ter DR com ficante. A gente não sente q tem espaço pra isso.
Sentir falta do Manu e da flor,todo dia vinha ver se tinha vídeo disponível,vcs são muito legal no que diz e me ajudou bastante na minha vida e entender o que passa com ela,em fim vendo de novo é um prazer ver seu vídeo,e esse tema vai surpreender bastante,e à mim também.
Maravilhosa explanação. Muita coisa pra pensar. Parabéns.
Por favorrr não para de fazer os teus vídeos sozinho! Adoro tuas reflexões 😊
Acabei de passar por essa experiência. Foi terrível, mas vc tem me ajudado muito. Acredite.
Que coisa boa, Manu! Feliz com você, e grato por esses novos vídeos!😊
Nossa. Eu tava vendo outro vídeo. Vi a notificação e parei TUDO pra ver esse vídeo. Minha vida não é a mesma sem o dose diária.
Estou vivendo isso neste momento, e esse vídeo é precioso, é uma chance cretina de aprender, mas a certeza é de que sairei muito mais forte! Gratidão!
Quero agradecer pelo esclarecimento e explicações sobre este assunto.Vivi isso e nem sabia o que estava acontecendo, fui buscar conhecimento achei . Aprendi , estou leve . Obrigado, Deus abençoe
Isso tudo é muito mais complexo do que o tema; complicando as coisas. Somos uma imensidão de questões, conflitos, defeitos, em fim... O ser humano é complexo.
Que bom você de volta! Que venham muitas complicações !!!
Essa reflexão deve valer no que diz respeito à amizade. É difícil, mas quando o outro nos deixa no vácuo, estranhamente surge ensejo para acharmos ou tentarmos achar melhores formas de convivermos com nós mesmos. O mais doloroso desse tipo de situação parece ser projetar em razões invisíveis de um outro hipotético motivações para questionar o nosso valor enquanto companhia para outrem e para nós mesmos
Ghosting é ruim em todos os sentidos, seja amizade, família, namoro, casamento. Infelizmente, se tornou comum, mas sempre existiu mesmo antes das redes sociais (quando a pessoa sai da vida da outra msm). Mas ainda existem pessoas que se importam ❤
Sempre vivi isso e não tinha conhecimento que era comum a muitas pessoas! Obrigada por esse vídeo!!!
Que saudades! E eu adorei a música (o vídeo também, é claro)!
Ótimo nome . E a música tb é muito boa ♡ Complicar as coisas é necessário, melhor refletir, sentir, do que deixar passar batido
Realmente esse é o ponto, nunca tinha imaginado essa percepção é realmente fica mais fácil aceitar. 👏👏👏
Manuuuuuu..sua voz. É o . Eco da consciência para trazer a experiência! Que bom essa volta... Complicar pra simplificar.... Esclarecer pra desebolar...
Obrigada... Obrigada....
A Sensação boa de ouvir suas ideais é indescritível...
Coloca pensamento no lugar....
Organiza.... Pq que 🎶desorganizando posso me organizar... 🎶 Complicando vamos descomplicar.... 😂🤘💕
Esse video e otimo, me fez pensar muito sobre quem eu era antes de tudo como eu me sentia, o que eu queria da minha vida, tao diferente