A psicanálise deve ser regulamentada? | Christian Dunker | Falando nIsso

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 160

  • @jesjup
    @jesjup Рік тому +59

    Nossa, fiquei muito curiosa sobre a história da psicanálise no Brasil, adoraria ver o professor falando mais sobre isso!

    • @guilhermearthur4211
      @guilhermearthur4211 Рік тому

      ua-cam.com/video/qPWV5yNdw3w/v-deo.html

    • @robertah7492
      @robertah7492 Рік тому +1

      Eu também!!!
      “Complexo da Banana”?? 🤔
      Conta aí pra gente, professor!!
      E muita obrigada por compartilhar tanto conhecimento!!

  • @susanafonoaudiologa
    @susanafonoaudiologa Рік тому +24

    Um assunto que precisaria ser discutido dentro das universidades e dos grupos da psicanalise

  • @leonardofaedo707
    @leonardofaedo707 Рік тому +2

    Excelente!

  • @Psicamente
    @Psicamente Рік тому +8

    Oi Dunker! Obrigado pela recordação! O papo foi bem legal mesmo. Abraços psicodinâmicos.

  • @netinho007.
    @netinho007. Рік тому +2

    O pior é q ouço um preconceito com os alunos de psicologia e psicólogos falando q a psicanálise é uma pseudo ciência e q não é ciência.

  • @flaneur2023
    @flaneur2023 Рік тому +34

    christian, queria pedir, se possível, que fizesse um vídeo abordando dois conceitos que, quando vejo por aí, são abordados pela psicanálise apenas do ponto de vista do homem heterossexual: o gozo e o grande Outro. poderia explicar como a psicanálise enxerga o gozo do homem homossexual exclusivamente passivo (que existe sem que ele manipule o próprio pênis)? e como funciona o grande Outro no sexo entre homens homossexuais sem que haja diferença anatômica?

    • @fabiotavares1163
      @fabiotavares1163 Рік тому +11

      Que desafio para o Dunker poder responder a sua pergunta levando em consideração os conceitos psicanalíticos. Primeiro porque o termo "gozo" não tem relação direta com gozo enquanto orgasmo... segundo que pelo matema da sexuação de Lacan fica complicado (e estou curioso como o professor irá sair dessa kkk) dizer heterossexual e homossexual... a questão é de outra ordem... inclusive porque a mulher não existe (precisa ser explicado direito para não cair no machismo) e finalmente o professor terá um outro desafio considerando a máxima lacaniana de que não existe relação sexual kkkkkkkk segura essa professor!!

    • @umapeloasideias9121
      @umapeloasideias9121 Рік тому

      Na expectativa também pela resposta!!!

    • @CaAlves-o1i
      @CaAlves-o1i Рік тому

      Tb na expectativa...

    • @arutsuruXD
      @arutsuruXD Рік тому +3

      Olha, é importante pontuar que a psicanálise é no um a um. Cada significante está encadeado... Se a tua curiosidade é genuína mesmo e te angústia de alguma maneira recomendo que você busque em si mesmo, e se possível em uma análise.
      Já do ponto de vista teórico. O grande Outro e o Gozo. Como o camarada falou são dois conceitos complexos e que não podemos falar tirando de um contexto teórico, como se fosse operações ou fenômenos específicos da natureza. Não são fenômenos, mas sim parte de uma estrutura... O Outro enquanto parte que funciona como espécie de base da estrutura simbólica, da subjetividade do sujeito. Já o gozo enquanto o que seria o resto, o que sobra e o que não pode ser posto nessa estrutura. Lembremos que o gozo está do lado do real, do non-sense, daquilo para qual não temos palavras, por excelência nós o atingimos a nível teórico pela sua negatividade, de uma certa maneira através da operação lógica. Gozo não é um fenômeno, nem um acontecimento de corpo, o qual sentimos diretamente como prazer. Mas fique a vontade para entender e falar de seu próprio gozo, pois as questões emergem justamente da fala, da falta dela e de seus tropeços.
      Mas sobre tua dúvida em específico. O que a gente poderia colocar ao inverso do Gozo (fálico, condicionado a atividade, lato sensu) seria o gozo outro, não -todo fálico, o Lacan fala um pouco disso no seminário XX, deve haver alguns vídeos por aqui falando a respeito também, é o que o rapaz falou de maneira breve sobre o matema da sexuação. Na psicanálise não há um determinismo da anatomia e nem das configurações de performatividade (e no que há as críticas feministas, Preciado e etc, vejo que é possível algumas reformulações e debates diretos). O que poderia por exemplo haver é de o gozo, em determinados aspectos da vida, nas formas de ser e subjetivar, desejar e amar, está relativo a posição não-toda fálica, mas por exemplo ter como objeto amoroso de preferência a pessoa do sexo oposto ou vice-versa. O mesmo para quem estaria em uma posição fálica. E etc, etc, etc, todas as combinações são possíveis. Mas o ponto da psicanálise é que não é uma questão biológica estrita, mas sim que diz respeito a socialização e os modos de subjetivação em uma sociedade.
      É preciso lembrar da posição assumida no debate por Freud desde o início, que remonta Fliess, de que há a hipótese de uma bissexualidade natural antes de integrarmos a moralidade, antes de passarmos a ordem simbólica (cultural), nos tornarmos sujeitos. Sendo a escolha objetal amorosa um resquício dessa interdição moral que interiorizamos.
      Sobre o Grande Outro... Olha, no fim não muda muita coisa, creio. Talvez eu esteja errado. Recomendo uma leitura sobre o Grande Outro, ou procurar alguns vídeos pra você entender melhor exatamente do que se trata. A relação com o Outro seria a mesma, exceto se fosse de uma outra estrutura. No caso da psicose e perversão essa relação muda. Mas de uma perspectiva pós-estrutural é literalmente no um a um, no sujeito com a sua palavra, ou seja não há uma rigidez nessa estrutura, na relação do sujeito com o Outro.
      Tentei responder de modo um tanto direto, mas também que seja possível expandir um pouco o assunto. As informações que transmiti são de boa-fé, qualquer erro sintam-se a vontade para corrigir, aprecio muito.

  • @leylafarina6613
    @leylafarina6613 Рік тому +3

    Muito bom!

  • @cristiana6138
    @cristiana6138 Рік тому +9

    Profe, poderias continuar a historia da psicanalise no Brasil? Abs

  • @luizfortiniclaret3425
    @luizfortiniclaret3425 Рік тому +1

    Seria ótimo um video falando sobre os Fóruns do Campo Lacaniano!!

  • @rosangelamiliedesouzaleite7597
    @rosangelamiliedesouzaleite7597 Рік тому +31

    Isso é que dá apontar a psicanálise para tratamento de saúde mental da classe trabalhadora . Psicanálise a brasileira é muito importante , que todos e todas saibam e lutem por mais psicanálise no cotidiano .

    • @L.Hodson
      @L.Hodson Рік тому

      Psicanálise não é científica. Nunca será ! Ela sempre foi uma prática filosófica e anti-cultural.

  • @rosangelamiliedesouzaleite7597
    @rosangelamiliedesouzaleite7597 Рік тому +10

    Ideias que liberta! Que com ajuda ou esforço próprio nos chega a psicanálise.

  • @maga7173
    @maga7173 Рік тому +1

    Grato

  • @L.E.Cabral
    @L.E.Cabral Рік тому +3

    Muito interessante, professor!

  • @ShamanZatara
    @ShamanZatara Рік тому +3

    muito obrigado pela explanação. Ajuda a digerir as ideias

  • @gabrielacosta7956
    @gabrielacosta7956 Рік тому +5

    Mto obrigada por este vídeo. O senhor tirou várias dúvidas q eu tinha a respeito deste assunto.

  • @anelisebarbara983
    @anelisebarbara983 Рік тому +3

    Dunker, continue.
    Só isso. E tudo isso.
    Valeu : )

  • @lucianamaffra1607
    @lucianamaffra1607 Рік тому +5

    Mais um.video incrivel.Grata Prof.Dunker.❤

  • @sandro.fontana
    @sandro.fontana Рік тому +3

    Pois é professor, uma faca de dois gumes, cada qual com suas vantagens e riscos..
    Se ganhamos por organização e qualidade, perdemos em liberdade e abrangência..
    Mas hj em dia temos vários problemas com algumas invenções que usam o nome da psicanálise, por exemplo a tal “psicanálise cristã”.
    Descobri um problema à psicanálise nesse último..

  • @gabrielsilvino3251
    @gabrielsilvino3251 Рік тому +1

    'take a pinch of salt' - Um pouco de história ajuda bastante

  • @lara4133
    @lara4133 Рік тому +1

    Fala sobre bullying por favor

  • @italorosendo5902
    @italorosendo5902 Рік тому +2

    Professor, chama o Douglas Rodrigues Barros (psicanalista, participa do Fórum do Campo Lacaniano, doutor em ética e filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo) para bater um papo sobre Psicanálise e Franz Fanon, psicanálise decolonial e etc. Forte abraço!

  • @TxaiReis
    @TxaiReis Рік тому +10

    No meu entendimento o Estado não deve regular algo que já se auto regula, mas disponibilizar os meios de trabalho e acesso pela população. Não só para a psicanálise como também para as demais abordagens clínicas da psicologia, que deve usar suas instituições e escolas já existentes para aí sim "fiacalizar" as categorias.

  • @L.Rainha
    @L.Rainha Рік тому +2

    Dunker, você poderia falar sobre subjetividade, raça e racismo? Penso no livro da Grada Kilomba “memórias da plantação”. Abraço!!

  • @herberthferreira
    @herberthferreira Рік тому +2

    Ótimo vídeo! Penso que dentro de cada área epistemológica as coisas vão se ajustando com o tempo. Sempre haverá um alguém ou grupo que vai quer regular o outro, a prática do outro...tem também a questão do próprio mercado que quer criar seus nichos. O importante é combater o charlatanismo e amadorismo que se envolvem com áreas tão sérias para o desenvolvimento humano. Abraço!

  • @Clebergomes2010
    @Clebergomes2010 Рік тому +1

    Espero que isso nunca aconteça....

  • @katiaklassen4959
    @katiaklassen4959 Рік тому +6

    Acho até que casa escola, ou nucleo regional das escolas, deveriam ter um espaço para assistência de psicanálise nas escolas. As escolas estão sofrendo e poucas pedagogas podem ajudar. Aproveita a reforma no MEC e sugere núcleos psicanalisticos nas escolas.

  • @claudiostec
    @claudiostec Рік тому

    Bom dia, Professor. Parabéns pelo conteúdo. Esse assunto traz muitas duvidas e questionamentos mas digamos que a psicanálise comece a ser regularizada assim como ficariam o psicanalistas que estão em formação e formados, vamos dizer assim, e saisse uma informação de que a formação só seria valida através de nivel superior, como ficariam esses profissionais e futuros profissionais . Abraço e obrigado.

  • @danielhenrique1481
    @danielhenrique1481 Рік тому +8

    Uma dialética importante! Precisa ser discutida em locais onde o conhecimento psicanalítico é disseminado e não só nesses locais. Instituições de Ensino, debates governamentais, conferências, congressos, convenções e etc com a participação de profissionais sérios da diversificação psicanalítica e psicoterapêutica.
    De certa forma, eu concordo com você, professor. Por outro lado, discordo no quesito regulamentação como se fosse uma visão reducionista da questão. Sei que, infelizmente, há prós e contras em relação à intenção do governo e outros grupos que almejam regular a Psicanálise. Creio que devemos entrar em um consenso onde a prática da psicanálise seja fiscalizada para que a ética e conscienciosidade seja um pilar primordial para a formação em psicanálise.
    Quem fiscaliza os "psicanalistas" de um curso de 6-12 meses no formato EAD? Qual órgão ou grupo pune a prática psicanalítica indecorosa?
    Talvez uma só associação fiscalizadora onde todas as outras instituições formadoras de psicanalistas e os próprios psicanalistas pudessem responder às suas condutas éticas e profissionais?
    Ótimo vídeo!!!

  • @arutsuruXD
    @arutsuruXD Рік тому +2

    Ótimo vídeo, esse é um assunto realmente recorrente.
    Prof. já sigo o canal a um bom tempo, alguns anos, e nesse meio tempo vi pouca referência sobre conceitos como Lalangue, Letra, Falasser (Parlêtre). Fico muito curioso para saber qual a sua visão sobre esses conceitos, entre outros.
    Visto que algum desses conceitos, por determinados teóricos (Jacques-Alain Miller) são vistos como uma elaboração posterior do Lacan, como numa terceira fase, o "últimíssimo" Lacan, acho que seria muito interessante saber sua perspectiva e orientação a respeito dessa subdivisões do Lacan ou de seu Ensino, o primeiro, o segundo, o ultimissimo, "o vigêsimo sétimo"... Creio que haja alguns vídeos que falam um pouco sobre isso, mas acho que um vídeo específico seria imprescindível para introduzir melhor o assunto em sua ampla dimensão.
    E mais futuramente quem sabe, algo sobre a contenda do pós-lacanismo. Não sei se esse assunto é muito recente, ou de certa forma pessoal, mas parece há muito pouca informação a respeito, do ponto de vista histórico e da própria história da psicanálise - principalmente, para quem começou a formação recentemente.
    Parece que de um lado há a Escola Brasileira (vinda da Escola do Campo Freudiano), de outro influenciados por Didier-Weill algumas associações que criticam certas posturas (teóricas, institucionais e metodológicas da ECF), e de um tempo pra cá tem também a APOLA, influenciados bastante pelo Eidelsztein, não sei também se há outras rupturas e perspectivas conflitantes ou díspares. Me parece que algumas dessas associações possuem perspectivas opostas, mas como não tenho repertório suficiente ainda, fico curioso e anseio saber mais sobre.
    Acho que seria muito esclarecedora a sua visão sobre essas rupturas, do ponto de vista institucional/político, assim como também a nível conceitual. Peço desculpas pelo textão. E se houver algum futuro vídeo sobre esses assuntos aguardo ansiosamente!

  • @L.Rainha
    @L.Rainha Рік тому +1

    Uma das coisas que mais vejo nos comentários pedindo temas pro falando nisso é a frase “o que a psicanálise tem a dizer” “como a psicanálise vê” e coisas do tipo. Minha dúvida é se existe uma Psicanálise unificada que ela própria tem posições sobre assuntos ou se a construção psicanalítica é descentralizada a suas vertentes (junguiana, lacaniana…) e analistas. Existe uma unidade no saber da psicanálise?

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires6663 Рік тому +6

    Poderia fazer um vídeo sobre Freud e aquele doc da BBC do Curtis O Século do Ego? Ainda provocando críticas a Freud até hoje ❤ Ajuda aí a esclarecer, Dunker Um abraço. Joy.

  • @dontneedworry
    @dontneedworry Рік тому +36

    Os ataques a Psicanálise tem a ver, em última análise, com o neoliberalismo com a quantificação, burocratização e controle!

    • @HeyNimbus
      @HeyNimbus Рік тому

      que neoliberalismo? É justamente movimentos progressistas que, achando que a psicanálise deve ser estatizada, afasta novos profissionais e escolas da prática voltada ao mercado.

    • @geliasr2562
      @geliasr2562 Рік тому

      What the heck???? E o esquema escola-> psicólogo-> psiquiatra-> ritalina? Psicanálise está morta.

    • @pedrofortes1
      @pedrofortes1 Рік тому +2

      Em última análise não, em uma primeira análise bem rasa no máximo.

  • @LucianoFleckRodrigues
    @LucianoFleckRodrigues Рік тому

    Ótimo assunto! Vou lembrar que a faculdade Uninter oferece bacharelado em Psicanálise em nível superior.

  • @valterviana7257
    @valterviana7257 11 місяців тому

    Sou psicanalista em formação em uma escola de Psicanálise e faço também o bacharelado em Psicanálise. Esse assunto é muito polêmico e divide opiniões. Mas, mesmo assim sou a favor da regulamentação da psicanálise!! Os tempos são outros e o comportamento ético e moral da sociedade nos tempos de Freud e Lacan, não existem mais. Acho que as escolas e graduações podem coexistir e uma completar a outra. Com o passar do tempo as coisas vão se ajustando.
    Infelizmente os aproveitadores estão por toda parte e essa falta total de regras e fiscalização sobre estas escolas pode ser um tiro no pé dos próprios psicanalistas sérios. Risco grande de banalização da psicanalise.
    De qualquer forma sempre algum lado vai perder, Mas prefiro que a psicanalise se fortaleça e tenha a mesma importância e direitos na sociedade que tem hoje a psicologia. Qual a diferença que faz na vida de um profissional bem sucedido pagar uma anuidade a um conselho regional, como fazem os psicólogos? 600 reais por ano parcelado em 6x não vai acabar com a vida de ninguém!! Mas vai fazer muita diferença na vida do psicanalista ser aceito e reconhecido como profissão e não somente uma ocupação que infelizmente os psicólogos acham que pertencem a eles.
    Os psicanalistas que são contra a regulamentação e são graduados em psicologia estão em uma posição muito confortável, pois tem sua profissão respaldada pela lei. Enquanto os psicanalistas os demais vivem marginalizados, pois a primeira coisa que vários escutam é: " Vc é psicólogo? Qual a sua graduação? Psicanalista não é profissão?" Isso gera muita desconfiança.
    90% dos psicanalistas que são contra a regulamentação, ou são formados em psicologia e tem seu conselho regional ou são donos de cursos de formação em psicanálise e se beneficiam com está falta de regulamentação, ganhando muito dinheiro. Tem até cursos oferecendo Mestrado livre em Psicanálise (sem ser pelo MEC) que simplesmente não tem valor nenhum acadêmico.

  • @analisboanastacio4438
    @analisboanastacio4438 Рік тому +1

    Q conclusão chegar com uma criança de 8 anos que faz os deveres escolheres corretamente, no entanto, não pode ouvir um “não” e se torna agressivo e ataca as pessoas?

  • @elianedalcolleto9947
    @elianedalcolleto9947 Рік тому +2

    Christian, fala mais sobre a história da psicanálise no Brasil. O que foi o Congresso da Banana😂?

  • @wesleyespinosasantana2506
    @wesleyespinosasantana2506 Рік тому +3

    Obrigado professor! Um assunto muito instigante e complexo que não pode ser discutido com "bobagens" alucinantes de pseudo-críticos simão-bacamarteanos!!! Um abraço e parabéns

  • @psicanalista.camile
    @psicanalista.camile Рік тому +1

    Não concordo que uma universidade seja pré requisito para formar um bom profissional, assim como uma instituição seja desqualificada, impossibilitada a preparar um bom psicanalista. Acredito que podemos comprovar essa máxima em diversas profissões e que, portanto, depende mais da busca e empenho do próprio profissional em formação.

  • @madel9876
    @madel9876 Рік тому +3

    E enquanto não é regulamentada, quem ganha são as associações que cobram caríssimo por um curso, enquanto as faculdades que começaram a surgir., um valor bem acessível. Eu que faço meu percurso desde 2013, os conteúdos da faculdades estão excelentes, não vieram p brincar. Profissionais, mestres e doutores muito bem gabaritados.

  • @giovcoutinho
    @giovcoutinho Рік тому +1

    Professor, o senhor poderia nos indicar se para a psicanálise o inconsciente é eterno? Pergunto isso, pois essa proposição acabou se tornando fundamental na teoria da ideologia formulado por Althusser.

  • @jenialiparra4274
    @jenialiparra4274 Рік тому +3

    Näo dá pra denunciar um psicanalista na escola de psicanalise, eu nem tentei, eles parecem se proteger. Uma psicanalista renomada me indicou uma psicanalista de atitudes estranhas. Apenas descontinuei o trabalho com ela. A psicanalise para ter um lugar de respeito tem que ser praticada por profissionais da saúde ou tende a trazer pseudocientistas a exerce-la.

  • @ferzasm7242
    @ferzasm7242 Рік тому +2

    Reza a lenda que Forbes, certa vez, chegou a um Congresso, em Buenos Aires, de Limusine. Com toda a pompa e circunstância que lhe são próprias.

  • @preduardo7045
    @preduardo7045 Рік тому +3

    Mestre e quem já tem a formação , o senhor tem ideia de como fica ou teremos que fazer a faculdade e seria invalidada a nossa formação?Obg Excelente esclarecimento.

    • @jonnpietro2342
      @jonnpietro2342 Рік тому +1

      Vai ter faculdade de Psicanálise???

    • @preduardo7045
      @preduardo7045 Рік тому +1

      @@jonnpietro2342 O que entendi que pode acontecer sim de ter faculdade.

    • @jonnpietro2342
      @jonnpietro2342 Рік тому

      @@preduardo7045 👍

    • @valterviana7257
      @valterviana7257 11 місяців тому

      @@jonnpietro2342 Já existe bacharelado em psicanálise desde janeiro 2022 (curso de 4 anos) Hoje já tem mais de 5 faculdades com a graduação!! Isso não é novidade, só não divulgam.

  • @andreamarquespsicanalista144
    @andreamarquespsicanalista144 Рік тому +2

    Infelizmente a psicanalise está em um campo restrito. Pelo menos no ES não somos aceitos como terapeutas e a própria Universidade Federal , em termos, nos discrimina.😢

  • @thiagolaranjeirasradio
    @thiagolaranjeirasradio Рік тому +2

    FREUD NO FUTEBOL
    Um amigo meu que foi aos Estados Unidos informa que, lá, todo mundo tem o seu psicanalista. O psicanalista tornou-se tão necessário e tão cotidiano como uma namorada. E o sujeito que, por qualquer razão eventual, deixa de vê-lo, de ouvi-lo, de farejá-lo, fica incapacitado para os amores, os negócios e as bandalheiras. Em suma: - antes de um desses atos gravíssimos, como seja o adultério, o desfalque, o homicídio ou o simples e cordial conto-do-vigário, a mulher e o homem praticam a sua psicanálise.
    O exemplo dos Estados Unidos leva-me a pensar no Brasil ou, mais exatamente, no futebol brasileiro. De fato, o futebol brasileiro tem tudo, menos o seu psicanalista. Cuida-se da integridade das canelas, mas ninguém se lembra de preservar a saúde interior, o delicadíssimo equilíbrio emocional do jogador. E, no entanto, vamos e venhamos: - já é tempo de atribuir-se ao craque uma alma, que talvez seja precária, talvez perecível, mas que é incontestável.
    A torcida, a imprensa e o rádio dão importância a pequeninos e miseráveis acidentes. Por exemplo: - uma reles distensão muscular desencadeia manchetes. Mas nenhum jornal ou locutor jamais se ocuparia de uma dor-de-cotovelo que viesse acometer um jogador e incapacitá-lo para tirar um vago arremesso lateral. Vejam vocês: há uma briosa e diligente equipe médica, que abrange desde uma coriza ordinaríssima até uma tuberculose bilateral. Só não existe um especialista para resguardar a lancinante fragilidade psíquica dos times. Em conseqüência, o jogador brasileiro é sempre um pobre ser em crise.
    Para nós, o futebol não se traduz em termos técnicos e táticos, mas puramente emocionais. Basta lembrar o que foi o jogo Brasil x Hungria*, que perdemos no Mundial da Suíça. Eu disse “perdemos” e por quê? Pela superioridade técnica dos adversários? Absolutamente. Creio mesmo que, em técnica, brilho, agilidade mental, somos imbatíveis. Eis a verdade: - antes do jogo com os húngaros, estávamos derrotados emocionalmente. Repito: - fomos derrotados por uma dessas tremedeiras obtusas, irracionais e gratuitas. Por que esse medo de bicho, esse pânico selvagem, por quê? Ninguém saberia dizê-lo.
    E não era uma pane individual: - era um afogamento coletivo. Naufragaram, ali, os jogadores, os torcedores, o chefe da delegação, a delegação, o técnico, o massagista. Nessas ocasiões, falta o principal. Estão a postos os jogadores, o técnico e o massagista. Mas quem ganha e perde as partidas é a alma. Foi a nossa alma que ruiu face à Hungria, foi a nossa alma que ruiu face ao Uruguai. E aqui pergunto: - que entende de alma um técnico de futebol? Não é um psicólogo, não é um psicanalista, não é nem mesmo um padre. Por exemplo: - no jogo Brasil x Uruguai entendo que um Freud seria muito mais eficaz na boca do túnel do que um Flávio Costa, um Zezé Moreira, um Martim Francisco. Nos Estados Unidos, não há uma Bovary, uma Karênina que não passe, antes do adultério, no psicanalista. Pois bem: - teríamos sido campeões do mundo, naquele momento, se o escrete houvesse freqüentado, previamente, por uns cinco anos, o seu psicanalista.
    Sim, amigos: - havia um comissário de polícia, que lia muito X-9, muito Gibi. Para tudo o homem fazia o comentário erudito: - “Freud explicaria isso!”. Se um cachorro era atropelado, se uma gata gemia mais alto no telhado, se uma galinha pulava a cerca do vizinho, ele dizia: - “Freud explicaria isso!”. Faço minhas as palavras da autoridade: - só um Freud explicaria a derrota do Brasil frente à Hungria, do Brasil frente ao Uruguai e, em suma, qualquer derrota do homem brasileiro no futebol ou fora dele.
    [Manchete Esportiva, 7/4/1956]

  • @kalado153
    @kalado153 Рік тому +4

    Legaliza 🌞🌱

  • @rosangelamiliedesouzaleite7597

    Psicanálise seria um método popular acessível a todos ? No tratamento para saúde mental

  • @angelatorreslima2368
    @angelatorreslima2368 Рік тому +1

    Que tal e de toda essa biliografia,e toda a sabedoria do Novo ,do moderno,dos empreendedores, etc,retornar aos textos de Freud? O essencial para se nomear Psicanalista,sem que isso se transforme em um simples "negocio," é a tranferencia a Freud .

  • @Douglasbianchi
    @Douglasbianchi Рік тому +4

    Me parece que regulamentar a psicanálise sem regulamentar a atividade de psicoterapia não faria sentido. Não é mais a única terapia, a realidade é outra e os problemas não são apenas oriundos da prática de pessoas se dizendo psicanalista, mas do que tem sido a oferta de psicoterapia atualmente... que não tem nenhuma regulamentação. Penso que quando o cenário mudou para um amplo acesso à informação, por exemplo com a ampla oferta de cursos ead, cursos de finais de semana, etc... temos cada vez mais a sociedade mais exposta a práticas fraudulentas. Cabe a cada um filtrar o seu profissional? O mercado se autoregula? Precisamos de uma regulação mínima para a prática de psicoterapia? Penso que as questões atuais caminham por aí

    • @erlanlima2700
      @erlanlima2700 Рік тому +1

      Exatamente o que tenho observado e chegamos acredito que a mesma conclusão. A discussão não é de regular a Psicanálise, ao menos não deveria ser somente, mas de regular o que é e quem pode oferecer psicoterapia. Hj em dia no Brasil qualquer um pode se dizer psicoterapeuta.

  • @dontneedworry
    @dontneedworry Рік тому +5

    Ok, não seria o Estado arbitrando, mas o conjunto de Escolas Psicanalíticas sérias reunindo-se como forma de reação e proposição da saudável difusão, combate aos charlatanismos, promoção da Ética e Cuidado e maior acesso da população!

  • @harperlee5202
    @harperlee5202 Рік тому +1

    Mas como lidar com fatos como psicanálise integral, de um certo dr. keppe? Já viu isso?

  • @GreDamaso
    @GreDamaso Рік тому +6

    O que hoje impede um leigo de abrir um curso de psicanálise e "formar" várias pessoas que vão sair atendendo em clínicas particulares (por exemplo) sem qualquer ética ou cuidado?

    • @onemorewinter7243
      @onemorewinter7243 Рік тому

      Nada

    • @johnnyalf5409
      @johnnyalf5409 10 місяців тому

      Nada (+1)

    • @johnnyalf5409
      @johnnyalf5409 10 місяців тому

      Minha prima esta numa instituição pentecostal com psicanalistas que são todos pentecostais e associais ideias evangélicas a psicanálise

  • @anahelenadonascimento9231
    @anahelenadonascimento9231 Рік тому

    Esse assunto sobre se seria possível ou , na verdade , se faria sentido uma regulamentação da Psicanálise não morre . Não faz sentido . Embora incomode ver o uso leviano e irresponsável que muitos fazem da Psicanálise , se autorizando psicanalistas só por conta de uns 3 , 4 anos de estudo e de uma análise pessoal também de alguns anos , a formação em Psicanálise não é algo que possa ou deva ter começo , meio e fim . É preciso uma dedicação ao estudo por uma vida inteira com tudo que isso implica também financeiramente , até porque se faz necessário o gasto com uma análise pessoal que não pode se restringir à alguns anos e o gasto com uma supervisão que também não pode se restringir à alguns anos

  • @Wellington.Anselmo.Martins
    @Wellington.Anselmo.Martins Рік тому +2

    Universidades públicas, como USP e Unesp, poderiam oferecer o bacharelado em Psicanálise gratuitamente e com qualidade. Pois elas já oferecem de tudo, Medicina, Filosofia, Psicologia, etc., de graça e com ótima qualidade. Enfim, o Estado Democrático tem plena condição de regular e ofertar graduações bastante acessíveis, mesmo em cursos de alta complexidade como Medicina ou Psicanálise. Aliás, se fosse melhor institucionalizada na Universidade, acredito que a Psicanálise deixaria de receber tantos ataques baixos como os absurdos ditos pela Pasternak. Enfim, a institucionalização poderia tornar gratuito e qualificado o bacharelado em Psicanálise nas Universidades públicas e ainda fortaleceria a Psicanálise contra ataques sofistas.

    • @johnnyalf5409
      @johnnyalf5409 10 місяців тому

      Amigo, minha prima crente pentecostal, coloca a psicanálise dentro do cristianismo pentecostal. Ela é as amigas tudo se colocando como psicanalistas. Enquanto não regulamentarem vai ser essa put4ria!

  • @douglaswallas298
    @douglaswallas298 Рік тому +1

    A CBO 251550 Já seria uma regulamentação em que o Estado tem a psicanalise em conta de ocupação legitimada pelo mesmo?

  • @paulac.4250
    @paulac.4250 Рік тому +1

    Gente, como faz pra mandar perguntas? Só comentar aqui?

    • @chrisdunker
      @chrisdunker  Рік тому +1

      Oi Paula! É isso mesmo, deixando sua pergunta em qualquer vídeo do canal :)
      #equipedunker

    • @paulac.4250
      @paulac.4250 Рік тому

      Show! Então aqui vai:
      Professor, queria muito te pedir para falar sobre como dialogar com a lógica médica. Eu sei que "salpicadamente" vc fala disso em vários vídeos, mas eu, que estou mais alinhada à ética psicanálise, da escuta, de criticidade acerca do DSM e afins, acho tão difícil esse diálogo que adoraria ouvir mais sobre como podemos estabelecer essa ponte.
      No mais, adoraria saber como vc se organiza nas suas leituras, pq, quanto conhecimento!!! Sempre que eu fico com preguiça de ler, vem a sua voz na minha cabeça "tem que ler!!!" Hahahaha obrigada! Adoro o canal!

    • @pauloomelhor1
      @pauloomelhor1 11 місяців тому

      ​@@paulac.4250aprendemos na faculdade de psicologia que o dsm 5 só deve ser usado como um livro de consulta e não como um passo a passo para atendimento.
      Então vc vai fazer o atendimento de forma.integra e humana e usar o dsm 5 para analisar as patologias e analisar os tópicos, ler como funciona a patologia e também analisar se a pessoa se encaixa nas pontuações no texto

  • @JP-uh8cq
    @JP-uh8cq Рік тому +3

    A psicanálise tá sendo tão confundida com práticas integrativas, aliás existem várias escolinhas que supostamente ensinam psicanálise que estão formando "Psicanalistas integrativos " , tão fazendo qualquer coisa com a Psicanálise

  • @guilhermealbuquerque1388
    @guilhermealbuquerque1388 Рік тому +9

    O vídeo me fez pensar nessa questão da psicanálise praticada por não leigos como põe o Freud e como seria o uso dela em outras áreas, a fim de melhorar alguns aspectos delas. Por exemplo, penso muito no uso da psicanálise na educação, sobretudo na parte de ensino e preparação de material para as aulas. Se eu, professor de português, tenho um aluno que se diz burro, sinto que prepararia melhor uma aula se eu tivesse mais noção de onde vem esse signo "burro" na vida dele. Tem algum estudo que fale sobre a junção da psicanálise em outras áreas?
    P.S. O Christian falando alemão me pegou, dei uma boa risada por conta do corte kkkkkkkkk

    • @thaisssilveira
      @thaisssilveira Рік тому +3

      Caro Guilherme, não tem como saber, a priori, sem ouvir a criança em profundidade porque não há uma relação de causa-conquência. O que existe é a narrativa que a criança criou de si a partir do que viveu, ouviu, percebeu, sentiu... O qie vc, como professor, pode fazer é estimular que o aluno olhe para o seu aprendizado e perceba que ele aprende sim e que não existe uma única forma de aprender. :)

  • @meucanal959
    @meucanal959 Рік тому

    A falta de definição e regulamentação é pra se isentar de responsabilidades?

    • @chrisdunker
      @chrisdunker  Рік тому

      A liberdade aumenta a responsabilidade, não a diminui!

  • @marlonrmribas
    @marlonrmribas Рік тому +1

    Existe uma "regulação" da psicologia, com diversas formações acadêmicas pelo país. Não há garantias de que os psicólogos "formados" todos os anos nas universidades brasileiras sejam profissionais aptos ao que se propõe, clinicamente. E quanto à psicanálise, não esqueçamos de que só existe o psicanalista onde efetivamente há a sessão de psicanálise.

  • @tcnaufel
    @tcnaufel Рік тому +1

    Nosso respeitável e querido prof. Christian Dunker, com tanto brilhantismo, nos proporcionou um discurso vasto em conteúdos perfeitamente expostos sobre a história da Psicanálise durante esses mais de 140 anos, desde que Freud a criou no século XIX.
    Acordem!!! Estamos no século XXI e a Psicanálise continua soberana em sua pratica, beneficiando a todos que dela fazem uso.
    Quantos estudiosos continuam debruçados sobre suas mesas procurando desenvolver mais e mais esses conhecimentos sobre o funcionamento da psique humana, aperfeiçoando a "arte da escuta" em prol do bem-estar daqueles que buscam na Psicanálise um porto seguro para a compreensão de si mesmos e alivio de suas dores? Por que mudar o que ja está perfeito como é?
    E, como disse o nosso mestre Dunker, - Que interesses são esses dos que agora se arvoram para regulamentar a Psicanálise, transformando-a numa "caixinha" a mais para os cofres públicos? Que preparo técnico e fundamentação teórica teriam esses capitalistas vorazes para regular uma clinica tão antiga e desenvolvida por verdadeiros genios dedicados a sua prática responsável?
    E, o pior: - que consequências nefastas isso traria aos que se beneficiam clinicamente como analisantes por todo esse pais?
    Não há o que discutir!
    Tirem o olho da Psicanálise antes que Acheronta Movebo os leve numa canoa furada a lugares nunca d'antes navegados!!!

  • @raijacamargo7116
    @raijacamargo7116 Рік тому +1

    Ao meu ver os melhores analistas não são psicologos e tampouco médicos. Acho que o ranço do positivismo é menos provável em gente de outras áreas

  • @L.Hodson
    @L.Hodson Рік тому +1

    Para que serve a psicologia ?! Só faltava essa mesmo. Regulamentar a livre pensar.

    • @erlanlima2700
      @erlanlima2700 Рік тому

      Psicologia é regulamentada. Psicoterapia(s) infelizmente não e por isso a proliferação de charlatões.

  • @alinnemoraesedh6352
    @alinnemoraesedh6352 Рік тому +2

    Christian, você disse que há bons cursos de Psicanálise no Brasil. Qual você indicaria?

    • @Laylamel
      @Laylamel Рік тому

      IBCP Instituto Brasileiro de Ciência Psicanalica. O curso dura 30 meses.

    • @chrisdunker
      @chrisdunker  Рік тому +1

      Fórum
      Do Campo Lacaniano, não tem duração limitada

  • @lucas52145
    @lucas52145 Рік тому +5

    A regulamentação da psicanálise seria contra a raiz da própria psicanálise, mas faz sentido que o paciente tenha alguém a recorrer caso se sinta prejudicado. Ah! Já tem! Polícia e Justiça, por favor gente, tá debaixo do nariz.
    Metade dos problemas relacionados aos sentimentos e/ou percepções de que possa ter ultrapassado a ética da psicanálise (a ética do atendimento) podem ser denunciados diretamente a justiça, passível de investigação e tudo. Não é possível que não tenha lógica no que eu estou falando

    • @Douglasbianchi
      @Douglasbianchi Рік тому +1

      A questão é que as condutas não éticas não são tipificadas como crime... por exemplo. A psicologia é regulamentada, então ao realizar uma indução ideológica ou realizar encaminhamentos indevidos, temos a quem recorrer, mas não é crime. Agora para toda psicoterapia que não é fornecida por psicólogo, não tem regulamentação ética. Então basta uma pessoa qualquer se dizer terapeuta de qualquer linha, não apenas a psicanalítica e poderá atuar sem infringir a lei. A sociedade precisa de algum nível de proteção? Penso que é essa a discussão, hoje de fato, não tem proteção alguma. O único jeito de se proteger é buscando informação. Particularmente, eu apenas encaminho pessoas para psicólogos para ter alguma proteção.

    • @lucas52145
      @lucas52145 Рік тому

      @@Douglasbianchi realmente a falta de instrução precisa ser revisada, nós trabalhamos no limite dos pacientes, e costumo falar que nos "adequamos" a realidade deles, para no final darmos o corte que eles precisam. Mas tenho pra mim o seguinte, chegou acreditando em signo? Não vai ser eu que vou cortar o barato da pessoa na primeira sessão falando que não acredito em signo. Agora se eu começar a falar para pessoa que ela se comporta assim por conta do signo isso seria um forte indicador de que o profissional deveria (sendo bem modesto) passar por um processo de reciclagem.
      Onde eu quero chegar com isso tudo, quando a pessoa é instruída ela sabe quando o psicólogo é furada (encerrar os atendimentos) e quando ele é passível de processo (terapeutas que ultrapassam os limites, como o assédio). São questões que já deveriam estar na roda de conversa há anos, mas o CFP tá preocupado com inclusão trans no atendimento negro indígena, você entende onde eu quero chegar? Eles estão preocupados com o atendimento a minorias sendo que a maioria precisa do básico e não tem! O Brasil é atrasado em vários aspectos e quer comparar demandas de países desenvolvidos com ele (o Brasil) que é sub-desenvolvido. Consegue entender a gravidade dos assuntos? Não é excluir a minoria, longe disso! Mas é pegar a realidade dela (minoria) atender esses problemas, priorizar-los, e esquecer que a maioria é mal instruída.

  • @igodrs
    @igodrs Рік тому +3

    Mas como os psicanalistas no Brasil vão lidar com filhos da psicanálise como a psicanálise cristã e seu intento da cura gay? Vão se auto regular? Como ficam as pessoas que passam por esse processo, onde elas vão poder recorrer?

  • @LuisHamiltonDaSilva
    @LuisHamiltonDaSilva Рік тому +2

    É verdade que psicanálise só se estuda na França, Brasil e Argentina?

  • @rosangelamiliedesouzaleite7597

    A psicanálise trata primeiro o psicanalista pra em seguida tratar o analisado. Bom pra ambos.

  • @rosangelamiliedesouzaleite7597

    A quem interessa emancipar o ser das amarras religiosas , ideologias, consumismos em geral?

  • @guilgao
    @guilgao Рік тому +3

    Auto regulação? Sujeito graduado em engenharia elétrica, 2 anos de formação em círculos psicanalíticos e “clinicando” tá ok? Com preço “popular pra carente” e chamando carinhosamente de “cobaia”?

    • @chrisdunker
      @chrisdunker  Рік тому +1

      Isso não é psicanálise …

    • @erlanlima2700
      @erlanlima2700 Рік тому

      @@chrisdunker Não é psicanálise, mas como um leigo poderá dizer? Mesmo se esse "perceber" algo errado a quem este pode recorrer? Quem sofre má prática de algum médico pode recorrer ao CFM, se de um Psicólogo ao CFP, ... quantos casos já foram noticiados de falsos profissionais descobertos por consultas aos registros dos conselhos reguladores/de classe. Sem regulamentação nenhuma sobre quem são os profissionais que podem oferecer psicoterapias e psicanálise e quais as formações mínimas são os mais simples/vulneráveis que mais sofrem.

  • @icaromachado1
    @icaromachado1 Рік тому

    Dunker, com todo respeito, na minha opinião você esqueceu de abordar o tema mais central nessa discussão, a questão mais geral sobre se é , em geral, é aceitável para nós, enquanto sociedade como um todo, práticas de intervenção clínicas sem regularização (ou com regularização de maneira autônoma e espontânea, como as instituições psicanalíticas). Isto porque parece que não é aceitável em geral que uma agremiação qualquer de pessoas pode ter (sem exigência suplementares) o aval de legislar sobre práticas que envolve a saúde das pessoas. Isso traria a consequência de, e.g., círculos de homeopatas ou de consteladores familiares de autorizar a prática da homeopatia e da constelação familiar, sem dever satisfação a mais ninguém, o que é obviamente inconcebível. É claro que pode-se adotar uma postara excepcionalista em relação à psicanálise especificamente de tais exigências gerais , mas daí teríamos que justificar o porque de tal excepcionalismo.

  • @katiadelacerda9872
    @katiadelacerda9872 Рік тому +1

    Não, a regulamentação! A favor da denúncia de charlatões!n
    O nível não indica a capacidade ( quero esclarecer) desde que o ensino promova um estudo proficiênte!

  • @rmgricardo
    @rmgricardo Рік тому +5

    Normalmente quem não gosta do estado regulamentando uma atividade são os liberais e não o contrário.
    Achei a resposta simplista, claro que o estado iria arrecadar impostos da profissão, não se pode negar, porém é curioso como todas as profissões ligadas à saúde são regulamentadas, apenas a psicanálise não pode?
    Imaginemos o oposto, vamos desregular as outras atividades ligadas à saúde para tornar mais acessível, será que daria certo?
    Ou seria a psicanálise algo menos sério que as outras atividades?
    Essa última entra no cerne das últimas polêmicas em debate.

  • @kalilrockb
    @kalilrockb Рік тому +1

    Vídeo excelente - como sempre, mas com a importância de esclarecer esse ponto que é fundamental. Pra quem quer entender os processos de regulação, basta olhar pro limbo onde os musicistas brasileiros existem (ou não) com a elitização e assalto do Estado Liberal. Horrível

  • @HeyNimbus
    @HeyNimbus Рік тому +2

    Onde o Estado entra, FERRA com tudo.

  • @alinecardoso9668
    @alinecardoso9668 Рік тому +6

    Eu sou a favor de regulamentar, assim impediria pessoas despreparadas de exercerem a profissão, falo isso porque passei com um que me deixou muito mal, foi a primeira vez que tive uma crise de ansiedade, até meu hormônio da tireóide caiu, chegou quase a zero, uma pessoa que mexe com o psicológico de outras pessoas tem que estar bem preparada.

    • @clinicasocial
      @clinicasocial Рік тому

      Por isso Aline é importante uma boa formação

  • @FabianoVital-h9c
    @FabianoVital-h9c Рік тому

    A psicanálise como aplicação clínica precisar ser restrita aos campos da psicologia, psiquiatria e neurociência. É irresponsável/detrator regulamentar a psicanálise para qualquer um que se "identifica".

  • @palomabozzini.123
    @palomabozzini.123 Рік тому +2

    Já tem graduação em psicanálise. On LINE , mas tem.

    • @clinicasocial
      @clinicasocial Рік тому +3

      Graduação em Psicanálise tem Universidade
      Uninter Centro bacharel em Psicanálise
      Cruzeiro do Sul bacharel em Psicanálise
      UniFatecie bacharel em Psicanálise

  • @maucarv
    @maucarv Рік тому +6

    Mas como fazer com os biruleibes que se dizem psicanalistas, mas são charlatães? Se não há regulação, não há como impedir.
    Se não há regulação, não existe "exercício ilegal da psicanálise". Uma pessoa pode ler um livro e se dizer psicanalista.
    O que impede isso de ocorrer?

  • @gabrielacosta7956
    @gabrielacosta7956 Рік тому +2

    O senhor acredita q c a regulação somente os psicólogos poderão fazer psicanalise?

    • @nadukae3711
      @nadukae3711 Рік тому +1

      Na minha visão (vamo ver a do titio Dunker), utilizando de uma ótica mercadológica que tem como parâmetro a regularização do Estado p avaliar e viabilizar a prática psicoterápica (o fazer psicanálise) hoje... já é assim. Tem lugar (reconhecimento) nesse mercado quem possui diploma de medicina/psicologia. Mas se você acredita que o fazer psicanálise tá além da clínica, além da lógica do negócio, sendo ferramenta modificante do sujeito que, consumindo-a, modificará seus arredores naturalmente... daí pode-se dizer que a psicanálise está aberta sim para além dessas instituições. Tendo em vista que uma regulação mais severa lincaria uma formação psicanalítica ao MEC e a limitaria a uma graduação própria ou a uma especialização em psicologia/medicina... o acesso se restringiria (em um determinado nível) ATÉ pros psicólogos. Os graduandos da psicanálise provavelmente desenvolveriam um certo ciúme da mesma. "Você, psicólgo/médico que se especializou em psicanálise, APENAS se especializou, eu me GRADUEI". Não vejo a psicanálise sendo regulamentada para continuar sendo parte de outras graduações. Temos literatura p ser uma graduação de fato. A questão é que, como Dunker apresentou... é COMPLEXO kkkkkkkk será que uma regulamentação do Estado é sinônimo de qualidade e vale tanto a pena assim se utilizar dela a ponto de deixar classes desfavorecidas sem acesso à psicanalise?

    • @erlanlima2700
      @erlanlima2700 Рік тому

      @@nadukae3711 Não são só médicos e psicólogos que podem fazer a formação em Psicanálise e em outras linhas psicodinâmicas hoje no Brasil. Algumas escolas variam mas filósofos com certeza fazem, já vi antropólogos, sociólogos,... Em alguns países é mais restrito aos profissionais da área de Saúde mas Assistentes Sociais (e o que aqui chamamos de Pedagogos) podem fazer. Regulamentar como graduação acho temerário mas como pós stricto-senso (que já existe/ocorre) algo a se discutir.
      As classes desfavorecidas tem pouquíssimo acesso a profissionais da saúde mental em geral mas entre esses o acesso a psicanalistas é o que menos esses tem. Menos do que a psiquiatras que ainda encontram no SUS. Eu sou do Rio e não sei de um Psicanalista formado nos cursos de formação das escolas psicanalistas históricas/tradicionais que atenda na periferia (possivelmente tenha alguns num trabalho social e/ou curso de extensão). O que você encontra são psicólogos que seguem a orientação ou que fizeram a formação pelos/nos mestrados e doutorados (principalmente das universidades públicas). Ainda assim é uma classe média baixa que vai acessá-los.

    • @valterviana7257
      @valterviana7257 11 місяців тому

      @@nadukae3711 As classes desfavorecidas já não tem acesso a psicanálise! A psicanálise não é oferecida nos planos de saúde, não é oferecida pelo governo (SUS) para a população! Simplesmente por não ser regulamentada. Fica tudo para a psicologia. Esse discurso de que alguns psicanalistas defendem não faz sentido, visto que na maioria das vezes a consulta com um psicanalista é paga no particular (não tem SUS e planos de saúde) e além disso são caras e a classe desfavorecida não tem acesso e a maioria não sabe nem o que é psicanálise. Na verdade o discurso deles deveria ser o contrário! Regulamentar para dar acesso a todos!!

  • @L.Hodson
    @L.Hodson Рік тому +1

    Só essa que faltava mesmo… Daqui a pouco ter filhos será regulamentado tb ! Namorar e casar tb. Pqp

  • @xRNTx19
    @xRNTx19 Рік тому +2

    Quer dizer que a psicologia pode ser regulada pelo estado e a psicanálise não? com impostos gera elitização? A psicologia ta ai regulada, taxada de impostos e sendo democratizada. Me parece um argumento ruim. Quero ser psicólogo de orientação psicanalítica e acho que a psicanálise deve sim ser regulada.

  • @xRNTx19
    @xRNTx19 Рік тому

    Ja que é melhor, vamo desregular a psicologia clínica pra baratear esse serviço tal qual a psicanálise

    • @erlanlima2700
      @erlanlima2700 Рік тому +1

      Não é? Não faz sentido tal argumento. E desde quando a desregulamentação atual se traduz em maior acesso aos profissionais psicanalistas e menor custo da análise? Ele fala que a regulamentação é um processo ou sintoma do avanço do neoliberalismo mas o neoliberalismo prega é a desregulamentação e a auto-regulação do mercado. É o contrário. Mas bem na verdade uma discussão maior/mais necessária deveria ser da falta de regulamentação sobre psicoterapias e da formação mínima dos que aptos a oferecê-las.

    • @xRNTx19
      @xRNTx19 Рік тому +1

      @@erlanlima2700 vide Paulo Guedes querendo acabar com os conselhos anos atrás dizendo que o mercado se auto regula. A psicanálise atua da exata forma mercadológica que ele queria, sem fiscalização do Estado

  • @popiaba2
    @popiaba2 Рік тому

    Interessante colocar a saúde mental na mão de leigos. Não saber psicopatologia significa desrespeitar os pacientes. E ainda cobrar por isso. Simplesmente criminoso e não é possível responsabilizar esses leigos. Absurdo!

    • @Msd11638
      @Msd11638 Рік тому

      O curso de graduação em psicanálise oferece 56h/aula de psicopatologia.
      Percebo que tem muita gente desinformada querendo emitir opinião.

  • @mariajosmdamiani4785
    @mariajosmdamiani4785 Рік тому

    Nao podemos .miudar forma de cada um cada um faka e pença co.o quer

  • @willbill8651
    @willbill8651 Рік тому +2

    Concordo muito, regulamentação pode trazer muitos prejuízos para psicanálise.

    • @isaacvieira3538
      @isaacvieira3538 Рік тому +2

      E benefícios aos que sofrem com sofrimento psíquico

    • @L.Hodson
      @L.Hodson Рік тому

      @@isaacvieira3538Psicanálise é pura filosofia… Ajuda psíquica é com a psicologia. Psicanálise não é científica.

  • @mariajosmdamiani4785
    @mariajosmdamiani4785 Рік тому

    Cads um tem sua forma de er is ensinamentos da psicanalice

  • @Paratecnica
    @Paratecnica Рік тому +1

    Deixa o Alexandre de Morais cuidar da psicanálise, óbvio que vai ser bom ❤

  • @geliasr2562
    @geliasr2562 Рік тому

    Psicanálise perdeu sua função quando saiu da medicina.

  • @marcusca7624
    @marcusca7624 Рік тому +16

    A psicanálise aqui no Brasil nunca foi acessível ao pobre . Vc mesmo cobra mil a consulta , Maria homem 1700 . Precisam sim de regulação como conselho de classe Crp, Oab , Cfm ….

    • @merciamendes7060
      @merciamendes7060 Рік тому +3

      Tem muito psicanalista com cota social sim. Nem todos cobram caro. Agora, os mestres devem cobrar mais mesmo. Tem psi pra todos os bolsos.

    • @franciscojose2940
      @franciscojose2940 Рік тому +10

      Não precisa não. Cada um cobra quanto quiser ou puder, mas, em contra partida, esses à quem vc citou, tomam de seu tempo para produzir conteúdos gratuitos, como esse vídeo. Isso já é uma grande contribuição com a classe. De outro lado temos psicanalistas mais anônimos, que podem cobrar 200 ou 500 nas sessões, mas que teem se esforçado, por amor ao que fazem, em manter horários disponíveis em suas agendas voltados às pessoas de pouca renda com pagamentos simbólicos. Esse simbólico que lhe digo pode chegar a ser um real. Regulamentar seria tirar essa flexibilidade disponível. Há pessoas sérias deselitizando a psicanálise, mas como eu disse, somos anônimos.

    • @janainaantunes9931
      @janainaantunes9931 Рік тому +3

      A psicanálise está no sus, nas clinicas escola. O próprio dunker trabalhou com a chamada psicanálise na rua, fora dos consultórios. Precisamos lutar pela saúde pública e não direcionar a crítica para quem tem valores destinados para uma clientela de classes privilegiadas

    • @meucanal959
      @meucanal959 Рік тому

      @@franciscojose2940 R$200 reais por sessão é acessível pra qual pobre? Que país você vive? Fora que cobra R$200 e fez curso de 6 meses em EAD em psicanálise enquanto um psicólogo formado, regulamentado, crivado pela ciência cobra R$80 a consulta.

    • @douglasandrade3010
      @douglasandrade3010 Рік тому

      ​@@franciscojose2940obrigado por essa posição

  • @feelscastro9778
    @feelscastro9778 Рік тому +5

    Falou igualzinho a um ancap. E olhe q te admiro mas que argumento medonho, ein???

  • @adcinco
    @adcinco Рік тому

    Não sei, profissões como medicina, psicologia e direito são regulamentas e seus profissionais são péssimos em qualificação e postura moral...

  • @leo.cabral_
    @leo.cabral_ Рік тому +1

    🌈💜🩷❤️🧡🤎💛🩶💙🤍🖤🏳️‍🌈

  • @adrianomg94
    @adrianomg94 Рік тому +1

    regular pseudociencia agora?

  • @meucanal959
    @meucanal959 Рік тому +2

    É ética? Não sei
    É filosofia? Não sei
    Quer ser ciência? Não sei
    Quer regulamentar? Não
    Aí fica difícil né psi... ops, astrologia.
    Falando sério, essa falta de concretudo é pra se isentar de responsabilidades?

    • @meucanal959
      @meucanal959 Рік тому +1

      @@ramahusseinibnissa627 pomada de peixe boa serve pra curar depressão, dor de cabeça, dor de garganta? O ideal não é testar pra qual causa ela tem efeito?

    • @MaMarcelo-xt9bh
      @MaMarcelo-xt9bh Рік тому

      2 ignorantes achando que sabem o qie dizem

  • @mariajosmdamiani4785
    @mariajosmdamiani4785 Рік тому

    Odoro vc vae virar uma balbudia se aco tecer ezta mudansa