Professor, gostaria de saber mais sobre o caso de Amílcar Lobo e as questões éticas envolvendo os limites do sigilo da análise, especificamente quando envolvem confissões de crimes. Parabéns pelo canal!
Christian, obrigado pelos inúmeros vídeos esclarecedores sobre psicanálise, psicologia e filosofia! Tenho acompanhado uma grande quantidade de psicólogos "tik-tokers". Uma das coisas que mais me incomoda, além das dancinhas com dicas de saúde mental, são os inúmeros posts de presentes recebidos de pacientes. Gostaria muito que você pudesse dar uma palhinha sobre esse tema: o analista pode receber presentes de seus pacientes? Quais seriam os impactos de, toda vez que se recebe um presente, postar no Instagram?
Faço análise há mais de dez anos. Num é moleza, não. E na real, nem sei se quero mais me tornar psicanalista. Continuo a estudar e sempre continuarei a ler os textos dos autores com os quais me envolvi. Mas hoje penso mais em alcançar o meu sossego pronto. Viver.
Lacan dizia que esquisito era chegar ao fim de uma análise (ou em qualquer tempo de um tratamento psicanalítico) e pensar: "mas que boa idéia trabalhar com isso, ganhar dinheiro pra escutar a fantasia masoquista dos outros, igual estão escutando a minha...!" É dizer: tornar-se psicanalista é também sintoma...
@@felipesouza515 Você quer agendar uma sessão comigo para falar disso? - pelo menos você faria melhor uso dessa transferência negativa que você tem para comigo....
Viva, Christian! Gostaria de saber mais, se possível, sobre a formação dos psicanalistas ao redor do mundo. Pretendo tornar-me psicanalista, mas aqui, em Portugal, a psicanálise é muito ignorada e é-me até difícil encontrar um analista com que possa submeter-me a um processo de análise. Assim sendo, gostaria de saber que países estão mais abertos à formação de novos psicanalistas, de modo que eu possa começar a pensar em mudar-me para um país onde possa seguir este caminho. Abraço, Dunker!
Sou Brasileiro, psicólogo recém formado e atualmente vivo em Portugal. Desanima mesmo o contato com a psicanálise em PT, mas no Brasil tem muitas academias e profissionais da abordagem.
Professor, você poderia fazer uma análise da série "You" da Netflix? Tem alguns componentes interessantes na trama (para além de uma estrutura perversa), que o seu olhar analítico poderia identificar. Obrigado, parabéns pelo excelente conteúdo do canal. Forte abraço!
Sou Perito Criminal Judicial Forense. Pra assumir e exercer a profissão tive que prestar concurso público federal e ser aprovado. A diferença entre um curso comum livre e um universitário e gigante a diferença e aceitação a nível de status. Podem ser inteligente sábio que ainda seja de sabedoria infinita. A pergunta é onde vc estudou. Se for curso superior isso é tudo.
Querido Dunker, em 1986 segundo uma associação lacaniana realizava dois anos de estudo de teoria e análise para depois ir atrás de pacientes para analisar. Uma vez eu estava num supermercado e uma conhecida me apresentou uma mulher que estava procurando pessoas que queriam fazer análise com ela para ela poder completar seu ciclo de formação. Eu recusei e as duas ainda insistiram para que eu fizesse a análise. Prefiro os residentes em Psiquiatria da Unicamp.
Muito importante esse vídeo, ainda mais para quem ainda está ingressando na psicanálise, no Miesperanza utilizamos o tripé psicanalítico, teoría, análise e supervisão.
Sem pensar muito a respeito: creio que não. Inteligências artificiais aprendem como se comunicar, mas não línguas ou linguagens. Trabalham com dados e não desejos. Mas não acharia ruim um vídeo desses kkkk
1 - há as formações clínicas que são cursos, 2-há os carteis, eles são grupos de pesquisa em torno de 1 tema, no qual cada pessoa tenta resolver um problema referente a esse tema e há um mediador para fazer com que o uma pessoa não manipule o discurso e para que a dúvida seja o motor. 3 - com tempo de análise e formação você requesita o passe, nele você fala sobre sua análise e seu percurso. O passe não autoriza apenas leva o reconhecimento da escola. A formação/transmissão é contínua.
"E não é preciso ser um anarquista para se dispor a ver que leis e regulamentos não podem, por sua origem, reivindicar um caráter de santidade e inviolabilidade, que muitas vezes são deficientes no conteúdo e ofensivos ao nosso sentimento de justiça, ou assim se tornam por algum tempo, e que, dada a vagarosa das pessoas que dirigem a sociedade, frequentemente não há outro meio de corrigir tais leis inadequadas senão infringi-las resolutamente." (Freud, 1926. Questão da análise leiga: diálogo com um interlocutor imparcial) Li esse texto pela primeira ver hoje (não sabia que se tratava de um conversa com Reik). E é impressionante, tanto pelo seu vídeo professor, quanto pela narrativa do Freud, como a psicanálise poderia estar diferente hoje, se não houvesse tantas resistências de alguns. Felizmente, vivemos tempos diferentes. Difíceis, mas, bem diferentes.
Não é uma conversa com Theodor Reik: é uma peça usada na defesa do processo contra Reik, a conversa hipotética do opúsculo é com um "médico cético" em abstrato. Se não houvesse resistências a Psicanálise não seria diferente: seria inexistente, na verdade...
Boa tarde! No MS, a sociedade de psicanálise exige que seja médico ou psicólogo para associação. Por qual motivo a medicina ainda tenta dominar a psicanálise, ainda que esteja evidente sua autonomia?
Professor, poderia falar sobre crianças que não apresentam problemas no aparelho fonador, nem outra deficiência orgânica, mas que não usam a palavra falada ( se negam a falar) na comunicação?
Seria interessante falar sobre a análise didática a qual Lacan se submeteu com Rudolph Loewenstein. Essa experiência parece ter sido importante para as proposições de mudança estabelecidas por ele mesmo.
Aproveitando o tema, como você o trabalho de Medard Boss, que foi analisando de Freud e Karl Abraham, e de e de sua Daseinsanalise ? Como você a critica dele a metapsicologia freudiana considerando sua comparação entre a teoria e a prática vivida por ele como analista de Freud ? E os trabalhos vinculados de Ludwig Binswanger, este colega de cartas de Freud ?
Dunker, poderia falar sobre os riscos da intervenção do analista na análise? É possível, mesmo sem uma transgressão propriamente ética, a intervenção do analista tem um resultado catastrófico ou irreversível?
Professor, sei que esse pedido parece meio megalomâniaco, mas poderia falar um pouco sobre a patologia em relação com a arte? Van Gogh cortou sua própria orelha num acesso de loucura, Salvador Dali agredia cegos pura e simplesmente pelo fato deles não poderem apreciar a grandiosidade de sua obra. Ou Kanye West e suas diversas fases megalomaníacas. Parece que dentre os grandes gênios, a patologia tem uma ou outra conexão, sei que os casos são infinitos, e daria para falar a vida inteira sobre isso. Mas poderia comentar sobre este assunto num vídeo próximo? Muito obrigado por todo seu conteúdo, seu seu fã de carteirinha.
E a autoanálise, Dunker? Vc acha que existam pessoas com esta habilidade de autoconhecimento profundo e que não precise de análise? Obrigado desde já. Seus videos são sensacionais. Amo todos eles❤❤❤😊👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😎
Funciona como um cirurgião operando a si mesmo, se a função do analista é confrontar o analisando com sua falta, e ele faz isso com a pessoa falando livremente, o que diminui a resistência, muitas vezes o corte psicanalítico consiste em justamente frisar o que passou despercebido no discurso e para tanto o analista presta atenção, mas não em tudo, mas justamente no que falta, no que se repete, no que não é percebido. Auto-análise pressuporia falar livremente e ouvir o que não se percebeu quando se falou e por isso não funciona. Não é como classificar sua experiência com categorias analíticas, é justamente sobre a impossibilidade de perceber o que não se percebeu e se questionar sobre o que não se questionou.
@@LucasJerzy Entendo que minha analise não tem valor, é inestimavel, mas a realidade material ainda me limita em relação aos numeros. como me limita em relação a atendimentos medicos melhores e etc.
Considero que passar pela análise é uma dimensão sem a qual o analista não poderia ser um analista. Acho isso mais que fundamental, acho ético. Mas passar por uma terapia decente é muito difícil. Além de caro.
Caro professor Christian Porque surgiu um sotaque do sr durante o tempo. O sr está morando fora do país ? Não tinha sotaque quando dava aulas em faculdades nem nos primeiros vídeos de 1, 2 anos atrás. Agora tem ! Aposto que se mudou para a Alemanha ou congênere…. Acertei? Saudades do Brasil 🇧🇷
@@ivaninhaf no vídeo sobre a paranoia ele fala dos “ã” e alguns trejeitos, mas não fala sobre o sotaque. Ao longo dos anos ele ganhou sotaque. Não sei se se mudou do Brasil
@@Bittencourtemmedo não mudou-se, continua residindo em São Paulo. Se observar, o cenário é o mesmo de sempre (prateleiras, livros, bancada, janelas e quintal, todos posicionados como sempre).
por que não aposta numa formação independente e errática, sem vínculos formais com escolas mas transitando por elas...?! - a de Sabine Spielrein foi assim, a de Emilio Rodrigué foi assim (ele se chamava de "psicoargonauta"...), a minha foi e é assim e a de outros tantos colegas psicanalistas que admiro também. A vantagem de uma formação independente e errática é que ela deixa claro seu caráter não-todo, e não tem um Outro assinando com você: sua autorização é em nome próprio.
Por que a análise didática não é franca? O que quero dizer é, se o dinheiro, esse fetiche, não é suficientemente pensado na relações sociais que implica, o dinheiro é uma dimensão da produção analítica que esta "passa mão"?
A Psicanálise é uma Ciência? Psicanalista é um profissional, igual ao Psicoterapeuta? Necessário haver reserva de mercado, Conselho Nacional? Conhece te a ti mesmo! Mas tem que pagar? As descobertas científicas deveriam chegar às multidões.
Com tanta incerteza na transmissão e acesso a formação, fica muito elitizada e cara a nova geração se criar. As escolas são igrejas dogmáticas em geral.
@@LucasJerzy " infelizmente só resolve pra quem não é não-idiota" não idiota= pessoa normal "...resolve pra quem não é pessoa normal" não é pessoa normal= idiota "....resolve pra quem é idiota" Fica: "Infelizmente só resolve pra quem é idiota".
Professor, gostaria de saber mais sobre o caso de Amílcar Lobo e as questões éticas envolvendo os limites do sigilo da análise, especificamente quando envolvem confissões de crimes. Parabéns pelo canal!
É um pedido antigo meu também, vamos ver quando e o que o professor pode falar.
Apoiando-se no tripé (Análise Pessoal+ Supervisão dos casos clínicos + Estudos teóricos contínuos)
Dunker, que tal fazer uma retrospectiva 2021 sob o viés psicanalítico? Seria show. Sucesso, sou fã desse canal ma-ra-vi-lho-so❤
Christian, obrigado pelos inúmeros vídeos esclarecedores sobre psicanálise, psicologia e filosofia!
Tenho acompanhado uma grande quantidade de psicólogos "tik-tokers". Uma das coisas que mais me incomoda, além das dancinhas com dicas de saúde mental, são os inúmeros posts de presentes recebidos de pacientes. Gostaria muito que você pudesse dar uma palhinha sobre esse tema: o analista pode receber presentes de seus pacientes? Quais seriam os impactos de, toda vez que se recebe um presente, postar no Instagram?
Faço análise há mais de dez anos. Num é moleza, não. E na real, nem sei se quero mais me tornar psicanalista. Continuo a estudar e sempre continuarei a ler os textos dos autores com os quais me envolvi. Mas hoje penso mais em alcançar o meu sossego pronto. Viver.
Lacan dizia que esquisito era chegar ao fim de uma análise (ou em qualquer tempo de um tratamento psicanalítico) e pensar: "mas que boa idéia trabalhar com isso, ganhar dinheiro pra escutar a fantasia masoquista dos outros, igual estão escutando a minha...!"
É dizer: tornar-se psicanalista é também sintoma...
@@felipesouza515 Você quer agendar uma sessão comigo para falar disso? - pelo menos você faria melhor uso dessa transferência negativa que você tem para comigo....
@@felipesouza515 por isso mesmo você devia tentar.
@@LucasJerzy 👏🏻👏🏻👏🏻
Viva, Christian! Gostaria de saber mais, se possível, sobre a formação dos psicanalistas ao redor do mundo. Pretendo tornar-me psicanalista, mas aqui, em Portugal, a psicanálise é muito ignorada e é-me até difícil encontrar um analista com que possa submeter-me a um processo de análise. Assim sendo, gostaria de saber que países estão mais abertos à formação de novos psicanalistas, de modo que eu possa começar a pensar em mudar-me para um país onde possa seguir este caminho.
Abraço, Dunker!
Sou Brasileiro, psicólogo recém formado e atualmente vivo em Portugal. Desanima mesmo o contato com a psicanálise em PT, mas no Brasil tem muitas academias e profissionais da abordagem.
Vc é show
Professor, você poderia fazer uma análise da série "You" da Netflix? Tem alguns componentes interessantes na trama (para além de uma estrutura perversa), que o seu olhar analítico poderia identificar.
Obrigado, parabéns pelo excelente conteúdo do canal. Forte abraço!
Podes falar sobre a relação da enfermagem na psicanálise?? Agradeço pelos vídeos!!
Sou Perito Criminal Judicial Forense.
Pra assumir e exercer a profissão tive que prestar concurso público federal e ser aprovado.
A diferença entre um curso comum livre e um universitário e gigante a diferença e aceitação a nível de status.
Podem ser inteligente sábio que ainda seja de sabedoria infinita.
A pergunta é onde vc estudou.
Se for curso superior isso é tudo.
Professor, vc ouvir falar sobre o metaverso? adoraria ver seus comentários a respeito dessa tendência da internet para os próximos anos.
Faço esta pergunta pois apesar de querer voltar a fazer analise, neste momento ainda não esta cabendo no meu bolso. Infelizmente.
Fala Dunker! Abraços!
Querido Dunker, em 1986 segundo uma associação lacaniana realizava dois anos de estudo de teoria e análise para depois ir atrás de pacientes para analisar. Uma vez eu estava num supermercado e uma conhecida me apresentou uma mulher que estava procurando pessoas que queriam fazer análise com ela para ela poder completar seu ciclo de formação. Eu recusei e as duas ainda insistiram para que eu fizesse a análise. Prefiro os residentes em Psiquiatria da Unicamp.
Maravilha de aula!
Muito importante esse vídeo, ainda mais para quem ainda está ingressando na psicanálise, no Miesperanza utilizamos o tripé psicanalítico, teoría, análise e supervisão.
Ótimas informações! Obrigada Professor Dunker. 💜 Seus vídeos me ajudam na travessia.
Muito boas informações! Obrigado
Seus videos são ótimos, Dunker. Adoro todos🤩🤩🤩❤👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Professor, é possível recriar um incosciente artificial (igual as inteligências artificiais atuais)? Adoro seus vídeos, abraços.
Sem pensar muito a respeito: creio que não. Inteligências artificiais aprendem como se comunicar, mas não línguas ou linguagens. Trabalham com dados e não desejos. Mas não acharia ruim um vídeo desses kkkk
Ainda não vi, mas desde já eu gostei!
Muito bom! Sempre achei meio misterioso o funcionamento das escolas lacanianas, "isso" me esclareceu
1 - há as formações clínicas que são cursos, 2-há os carteis, eles são grupos de pesquisa em torno de 1 tema, no qual cada pessoa tenta resolver um problema referente a esse tema e há um mediador para fazer com que o uma pessoa não manipule o discurso e para que a dúvida seja o motor. 3 - com tempo de análise e formação você requesita o passe, nele você fala sobre sua análise e seu percurso. O passe não autoriza apenas leva o reconhecimento da escola. A formação/transmissão é contínua.
Professor, vc poderia falar sobre círculo vicioso?
"E não é preciso ser um anarquista para se dispor a ver que leis e regulamentos não podem, por sua origem, reivindicar um caráter de santidade e inviolabilidade, que muitas vezes são deficientes no conteúdo e ofensivos ao nosso sentimento de justiça, ou assim se tornam por algum tempo, e que, dada a vagarosa das pessoas que dirigem a sociedade, frequentemente não há outro meio de corrigir tais leis inadequadas senão infringi-las resolutamente." (Freud, 1926. Questão da análise leiga: diálogo com um interlocutor imparcial)
Li esse texto pela primeira ver hoje (não sabia que se tratava de um conversa com Reik). E é impressionante, tanto pelo seu vídeo professor, quanto pela narrativa do Freud, como a psicanálise poderia estar diferente hoje, se não houvesse tantas resistências de alguns. Felizmente, vivemos tempos diferentes. Difíceis, mas, bem diferentes.
Não é uma conversa com Theodor Reik: é uma peça usada na defesa do processo contra Reik, a conversa hipotética do opúsculo é com um "médico cético" em abstrato.
Se não houvesse resistências a Psicanálise não seria diferente: seria inexistente, na verdade...
@@LucasJerzy Muito obrigado pela correção e esclarecimento.
Concordo totalmente com sua reflexão final
Boa tarde!
No MS, a sociedade de psicanálise exige que seja médico ou psicólogo para associação.
Por qual motivo a medicina ainda tenta dominar a psicanálise, ainda que esteja evidente sua autonomia?
Professor, poderia falar sobre crianças que não apresentam problemas no aparelho fonador, nem outra deficiência orgânica, mas que não usam a palavra falada ( se negam a falar) na comunicação?
Professor a filosofa, ajuda na análise.. ou na formação da psicanálise..
Olá, professor. Poderia falar da relação entre Direito e Psicanálise. Obrigado..
Obrigado 🙂
Seria interessante falar sobre a análise didática a qual Lacan se submeteu com Rudolph Loewenstein. Essa experiência parece ter sido importante para as proposições de mudança estabelecidas por ele mesmo.
O q me veio à mente ao final do vídeo? O seriado Kung-fu com David Carradine.
Aproveitando o tema, como você o trabalho de Medard Boss, que foi analisando de Freud e Karl Abraham, e de e de sua Daseinsanalise ? Como você a critica dele a metapsicologia freudiana considerando sua comparação entre a teoria e a prática vivida por ele como analista de Freud ? E os trabalhos vinculados de Ludwig Binswanger, este colega de cartas de Freud ?
Dunker, poderia falar sobre os riscos da intervenção do analista na análise? É possível, mesmo sem uma transgressão propriamente ética, a intervenção do analista tem um resultado catastrófico ou irreversível?
Professor, sei que esse pedido parece meio megalomâniaco, mas poderia falar um pouco sobre a patologia em relação com a arte? Van Gogh cortou sua própria orelha num acesso de loucura, Salvador Dali agredia cegos pura e simplesmente pelo fato deles não poderem apreciar a grandiosidade de sua obra. Ou Kanye West e suas diversas fases megalomaníacas. Parece que dentre os grandes gênios, a patologia tem uma ou outra conexão, sei que os casos são infinitos, e daria para falar a vida inteira sobre isso. Mas poderia comentar sobre este assunto num vídeo próximo? Muito obrigado por todo seu conteúdo, seu seu fã de carteirinha.
E a autoanálise, Dunker? Vc acha que existam pessoas com esta habilidade de autoconhecimento profundo e que não precise de análise? Obrigado desde já. Seus videos são sensacionais. Amo todos eles❤❤❤😊👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😎
Funciona como um cirurgião operando a si mesmo, se a função do analista é confrontar o analisando com sua falta, e ele faz isso com a pessoa falando livremente, o que diminui a resistência, muitas vezes o corte psicanalítico consiste em justamente frisar o que passou despercebido no discurso e para tanto o analista presta atenção, mas não em tudo, mas justamente no que falta, no que se repete, no que não é percebido. Auto-análise pressuporia falar livremente e ouvir o que não se percebeu quando se falou e por isso não funciona. Não é como classificar sua experiência com categorias analíticas, é justamente sobre a impossibilidade de perceber o que não se percebeu e se questionar sobre o que não se questionou.
ua-cam.com/video/LK1y7xsJ0z0/v-deo.html
👆 Vídeo do canal sobre autoanálise
Sim, quem não tem 200,00 no minimo pra pagar por hora.
@@Paulo-zarrdoz esse é o preço que você atribui a sua análise? ou é o preço que você supõe para não se autorizar a pedir uma?
@@LucasJerzy Entendo que minha analise não tem valor, é inestimavel, mas a realidade material ainda me limita em relação aos numeros. como me limita em relação a atendimentos medicos melhores e etc.
Meu querido, faz se for possível um vídeo sobre sem noção. Agradeço desde já
Vidéo muito esclarecedor do paradoxo do analista didata: uma figura arbitrária q analisa sem q haja transferência, necessariamente.
e que tenta operar desde dois ou três discursos, de modo que provavelmente não opera de nenhum.
Considero que passar pela análise é uma dimensão sem a qual o analista não poderia ser um analista. Acho isso mais que fundamental, acho ético. Mas passar por uma terapia decente é muito difícil. Além de caro.
Caro professor Christian
Porque surgiu um sotaque do sr durante o tempo. O sr está morando fora do país ?
Não tinha sotaque quando dava aulas em faculdades nem nos primeiros vídeos de 1, 2 anos atrás. Agora tem ! Aposto que se mudou para a Alemanha ou congênere…. Acertei? Saudades do Brasil 🇧🇷
Ele mencionou isso uns dois vídeos atrás.
@@ivaninhaf no vídeo sobre a paranoia ele fala dos “ã” e alguns trejeitos, mas não fala sobre o sotaque.
Ao longo dos anos ele ganhou sotaque. Não sei se se mudou do Brasil
@@Bittencourtemmedo não mudou-se, continua residindo em São Paulo. Se observar, o cenário é o mesmo de sempre (prateleiras, livros, bancada, janelas e quintal, todos posicionados como sempre).
Espero q tenha espaço pra ancorar meu navio pirata nessas escolas
por que não aposta numa formação independente e errática, sem vínculos formais com escolas mas transitando por elas...?! - a de Sabine Spielrein foi assim, a de Emilio Rodrigué foi assim (ele se chamava de "psicoargonauta"...), a minha foi e é assim e a de outros tantos colegas psicanalistas que admiro também.
A vantagem de uma formação independente e errática é que ela deixa claro seu caráter não-todo, e não tem um Outro assinando com você: sua autorização é em nome próprio.
Por que a análise didática não é franca? O que quero dizer é, se o dinheiro, esse fetiche, não é suficientemente pensado na relações sociais que implica, o dinheiro é uma dimensão da produção analítica que esta "passa mão"?
Enfim, vocês cobram muito!
A Psicanálise é uma Ciência? Psicanalista é um profissional, igual ao Psicoterapeuta? Necessário haver reserva de mercado, Conselho Nacional?
Conhece te a ti mesmo! Mas tem que pagar? As descobertas científicas deveriam chegar às multidões.
Com tanta incerteza na transmissão e acesso a formação, fica muito elitizada e cara a nova geração se criar. As escolas são igrejas dogmáticas em geral.
A psicanálise é uma experiência eclesiástica. Uma Igreja.
que estranha igreja essa, que se sustenta apenas em heresias, que não propõe salvação alguma, não é...?
@@LucasJerzy pois é
@@brunosantos5837 não tem "pois é" algum: sua afirmação é falsa num nível "not even wrong".
@@LucasJerzy ok
Freud com uma espécie de Allan Kardec? Ou como uma espécie de Papa?
chama logo de pseudociência que resolve
infelizmente só resolve pra quem não é não-idiota...
@@LucasJerzy " infelizmente só resolve pra quem não é não-idiota"
não idiota= pessoa normal
"...resolve pra quem não é pessoa normal"
não é pessoa normal= idiota
"....resolve pra quem é idiota"
Fica:
"Infelizmente só resolve pra quem é idiota".
@@LuisHamiltonDaSilva não-idiota é qualquer um que suponha que o inconsciente existe.
a dupla negação no caso não forma uma afirmação.
@@LucasJerzy Nesse caso, forma sim. "não ser não-idiota" = "ser idiota". Mas, afinal, o que é que você quis dizer?
@@davivillaca1280 no campo do inconsciente uma dupla negação não necessariamente é uma afirmação, tanto quanto uma afirmação pode não sê-lo também.