MARIA HOMEM | FAMÍLIA | EP. E2: BERÇO DE LOUCURAS?
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- Afinal, de que modo a família nos constitui enquanto sujeitos? Maria Homem questiona a imaculada imagem do amparo.
____________________________________
#MariaHomem
/ maria.homem
/ mlhomem
/ mariahomemreal
Livro 'Coisa de menina?' (Papirus, 2019)
Físico: amzn.to/2LXLirX
Kindle: amzn.to/2TlfPnq
"Esse sonho de aconchego. Realmente é um sonho" A estrutura familiar ou o amor romantico, quais contruções fizeram os humanos mais infelizes?
Talvez a junção de ambos em face de um amor materno instintivo...
Bianca Souza acho que dá pra dizer de certo modo que, também, a família é um berço de neuroses e histerias.
Incrível essa pergunta. É a mais pura verdade quais das duas? Queria ver ela responder essa.
Essa afirmação final é fortíssima e se prova cada dia mais verdadeira. Sua pergunta, Bianca, é bem interessante e pertinente.
Atualmente é a falta de estrutura familiar, pq vc pode até sofrer decepções amorosas, mas elas são rapidamente curadas c/ a troca de parceiro, divórcio ou opção pela solteirice. Pelo q foi dito, se vc não tiver força p/ superar uma separação ou luto, a psicanálise te mostrará q a culpa foi de algum trauma de infância causado ou não tratado pela família!!! Os "modelos inconscientes" não saudáveis ou patológicos q vc repete durante a vida, causam mto mais sofrimento do q atitudes de amados q não correspondem ao seu amor. Eu acho.... 🙂
Maria é o soco no estômago que a gente aceita receber 👊🏽
A minha admiração por vc Maria ..... É do tamanho do universo, vc e seus discursos me libertaram, me proporcionou uma instigação... Sério fico MT feliz quando vejo um vídeo novo
Ivan Salt que comentário bonito!
É libertador, os vídeos dela, poxa levava uma vida completamente errada que somatizou agora em problemas psicológicos cada vez mais aumentado e difícil de sair desse círculo vicioso. Meus Deus! Será que a minha vida vai ser sofrimento eternamente?
Eu me afastei de minha família, e foi minha melhor escolha de vida.
Eu segurei Mru núcleo no qual gerei. Filhos.
@@liciael-aouar3328oi?
@@liciael-aouar3328 nao se preocupe, logo eles irao te odiar tb.
Silenciamento, agressividade, alfinetadas, alianças. Havia afeto e acolhimento, mas também havia esses elementos muito complicados. É um verdadeiro caldeirão mesmo. Passou um filme da minha adolescência na minha cabeça.
Sabias palavras de uma pessoa pra lá de consciente, iluminada, filosófica transcendental... Eu passaria horas ouvindo esta "deusa" !! Meus sonhos é; o país inteiro parar ao menos um minuto para ouvir Maria Homem e eu ir numa palestra desta "monstra" da reflexão.
Brasil: 207 milhões de almas, raríssimas interessantes, entre elas Maria Homem.
Interessante pensar que existe a possibilidade da nossa convivência familiar ter sido a origem de tantos sintomas ruins, e realmente tem essa característica do presencial e da proximidade, que refletiria hoje na dificuldade de desenvolver esse afeto, essa presença, como ela pontua no vídeo. Relações mais rápidas, sem tanta proximidade, intimidade, pode ser o resultado inconsciente de um convívio familiar traumático
Posso ficar horas te ouvindo...
Eu também! Pq nossa, que mulher incrível ❤️
Eu também, eu também!
QUE VÍDEO PERFEITO! Estou em choque e tentando digerir ainda.
... Realmente é um sonho..... Vale ver, ouvir e escutar não apenas o que ela tem a dizer como também o que quer dizer. Excelente!
Professora Maria Homem, teus vídeos, tua mensagem, teus gestos nutriram a minha alma e acalmaram a minha mente em momentos muitos difíceis. Sonho um dia poder passar cura e sabedoria aos outros como se faz por aqui.
Quero manter em repetição essa identificação que eu tive com você Maria. Continue à falar, continue à falar ...
Essa Mulher nos dá material para uma vida toda de análise! Toda vez que eu a assisto, me sinto um pouco mais consciente e um pouco menos sábio. rs
Tenho uma mãe psicopata, sou bipolar e estudei o máximo que pude minha família por parte de mãe e pai, e um pouco a família do meu marido. Resultado fiquei chocada com os meus ancestrais muitos com doenças mentais nunca diagnosticada por falta de cultura, por falta de veículos na época ou por motivos destorcidos. Um dos motivos pir eu não ter filho é o diagnóstico desse passado.
Família sagrada, só na parede pendurada. Pessoas elogiam a família, mas na verdade é só para colocar inveja, pois eles mesmos nem são felizes. Família é um mal que temos que aturar. Viver, engloba tudo isso. Uffa! Ser humano não é fácil. Descobri a duras penas, que apesar de tudo isso posso ser feliz. Sabe como? Sendo alegre. Rindo de tudo e de todos, principalmente de mim. Riso e alegria me libertam. Preciso dizer que nunca tive convívio com família grande. Tenho 75, vivo só, sem os filhos e extremamente feliz desse jeito. A psicóloga sabe que nada é bem assim. Não é, Maria Homem? Rsrs
Não canso de ouvir esse vídeo. Isso de fato é a família. Que bom ouvir um reflexão desconstrutiva sobre esse esse núcleo hiperidealizado chamado família.
Maria te adoro. Sua delicadeza é admirável.
"Esse sonho de aconchego... realmente é um sonho"
Maria, adorei este vídeo, as pessoas que criticam negativamente, talvez não venha de uma família tão doente como a minha. Toda tua fala faz muito sentido pra mim, pois vivencio isto. Gostaria de te pedir um vídeo onde você possa informar meios de superar o mal (na medida do possivel) que uma família doente causa na gente. Um grande abraço!
Eu vejo e revejo! Família um bom tema a ser estudado!
Hey Maria! Tenho 13 anos, é como um ser que está em constante aprendizado é crescimento, acho que você sempre está expondo as verdades que eu como pessoa ainda não tenho coragem de falar, você não se prende a nada é isso é bom! Admiro muito você é espero ser uma mulher que tenha bastante sabedoria como você!❤
nossa, tão novinha e já tão sábia
Maria Lucia Homem é cirúrgica. Esse canal contempla minhas duvidas e frustrações. Faz uma serie sobre a existência humana e a felicidade.
Encadeamentos sucessivos em forma onírica do drama familiar !!!!
UAU !!!!!!
❤💚💙
É algo pelo qual passo. Obrigada por me ajudar a ver e por colocar em palavras essa confusão de sentimentos que temos em relação à família.
Família sagrada, só na parede pendurada.
Uma luz na escuridão da ignorância! Obg por desmitificar tão serenamente assuntos polêmicos.
Desmisticara tão serenamente foi ótimo kkkkkk, é realmente a impressão que ela passa...
Caramba! Fiquei impactado agora! Parabéns pelo vídeo e pela coragem de tratar de uma questão tão importante e ainda tão cheia de tabus (ainda mais neste período de ondas tão conservadoras e tão intolerantes)!
Corri aqui para me inscrever no canal, apertar o sininho, curtir o vídeo, comentar e compartilhar em outras redes!
Mais uma vez, parabéns e obrigado pelo excelente trabalho!
Quanta clareza e profundidade com um tema tão complexo e angustiante. Pouquíssimos têm essa contundência e perícia mas palavras. Seus vídeos são lições para a alma
Olha só! O zulhinho dela é verde! Nem sabia! Adoooro essa menina gente! Que sabedoria viu!!!
Perfeitooo!
Ai como eu queria mostrar pra minha mãe kkkkk
Eu faço terapia a 2 anos(uma das melhores decisões da minha vida), venho de um núcleo familiar bem conturbado.
Conhece o canal através do Democracia na Teia(Pondé), e estou adorando suas colocações, são incríveis.
Entendo sua colocação referente a homossexualidade(sou), mas discordo em alguns pontos, porém, continue nos provocando com seu conhecimento.
Gratidão!
Eu até tento recuar, mas ela realmente é foda.
Essa mulher é fantástica. Fala verdades com uma sensatez impressionante. Amo ouvi -la.
Maria Homem, absolutamente perfeita todas as suas colocações. Tudo de uma lucidez e coerência fantásticas!
Maria adorei! O berço das loucuras, o berço é a origem de muitas patologias, um dia esse bebé vai ser adulto e vai ficar cheio das loucuras que vieram do berço. Que bom é existirem pessoas que ajudam a limpar, arrumar essas loucuras que vieram do berço. Que bom é existirem pessoas que nos ajudam a perceber o nosso ser tão complexo, complexo porque cresceu num ambiente complexo. Como a gostava de a ter como psicanalista!! O berço das loucuras, perfeito não podia ter escolhido melhor o titulo é isso mesmo.
Essa mulher me inspira, dentro e fora da Psicanálise ♥️
Depois desse esclarecimento e muita análise. compreendi as origens das minhas patologias. Da neurose obsessiva a psicastenia.
Maria que "insustentável leveza de dizer". Adoro essa mulher.
Realmente, fonte de quase todos os problemas. Passo por isso. A tática intercala: ora agressividade, ora silenciamento... triste.Muito bom o vídeo, me esclareceu muito em relação aos meus conflitos familiares. Obrigada, Maria!
Como eu te amo! Tua capacidade de sintetizar e explicitar em 10 minutos de vídeo meus 2 anos de psicoterapia e meus 46 anos de vida, ao mesmo tempo que me comove, me liberta e me traz ar aos pulmões, como se finalmente eu emergisse para a vida...
Excelente!
O primeiro é perfeito, sem tirar nem por !
Brilhante!!!!!
Eu adoro a forma como ela fala. Só ela falando já acalma
TOP...Adoro te escutar. São dez minutos que rendem dias de reflexão, mas ao mesmo tempo o alívio por entender as inevitavelmente (?) conflituosas relações familiares.
Amo ouvir vc a cada vídeo gosto tenho paciência 👍😍💕 gratidão 🙏🏼
por mais séries de vídeos reflexivos e extensos com vc! maria ♥️
Como eu gostaria de ter apenas 5 min ouvindo a Maria falar pessoalmente! Uma sabedoria e alma iluminada... obrigada por disponibilizar esses vídeos ❤️
Bem legal
Você é um achado nesse mundo! Muito bons os conteúdos.
Nossa! sua linguagem, forma de expressar, são fantásticas!!!
Maria tenho aprendido tanto consigo, palavras sábias, palavras que tocam, palavras que fazem eco, palavras que aconchegam, palavras que embalam. Obrigado por ajudar a entender um corpo com tantos que nos habitam. Ajudar a perceber o conflito que somos, como conseguimos nos separar do que nos faz sofrer? Como conseguimos separar-nos da internalização do desamparo ? Este grilhão tão duro.
Que mulher inteligente, meu Deus! Estou aprendendo muuuuito. Um soco no estômago, mas muito bom te ouvir!
Obrigada por compartilhar tanto conhecimento.Quanta clareza 🙏🏽
Perfeita explicação! Admiração total,bjus
Maria, Maria... Você é sensacional!!!!
Amo e admiro esta humana...Quanta lucidez!
Muito muito muito obrigado.... Muito bom poder te ouvir. Me Mudou e me ajuda muito. Deus te abençoe muita e que seu canal cresça o que mais pessoas como eu podem compreender um pouco melhor o auto conhecimento e relações c o outro..
Que vídeos! Você é fantástica. Obrigado por compartilhar todo esse conhecimento! Você tem me ajudado muito a superar várias questões.
Excelente!!!
Obrigada, Maria 🌹
Que maravilha de explicação... abre a mente 👏🏼👏🏼👏🏼🙏
perfeita sem defeitos
Excelente, adoro te ouvir e refletir!
Excelente fala sobre a família. Ninguém é "um" é sempre dois, três. Não existe "eu sou", seria no minimo nós somos.
Que pessoa linda!!! obrigada por compartilhar de seu conhecimento.
Fantástica.
Continue com o canal. Formidável: do discurso (voz, gestos e forma) aos temas tratados.
Vídeo inquietante! Muito bom! Obrigada por compartilhar esse saber!
Aquele ditado "Família é só os dentes e, ainda assim, dói na gente"...
Excelente... parabéns; gostei do desenvolvimento do tema.
Que prazer ouvir essa mulher, tão objetiva no compartilhamento do saber ❤
Ebaaa! Episódio 2...estava ansiosamente aguardando. Salve Maria! ..rs...
Perfeito
As demais relações sociais também são fontes de transtornos. Conviver com outros requer certas habilidades, como tolerância, abertura, se não gera atrito. Resiliência, tolerância, entendimento em todos os contextos da vida são conceitos fundamental para a sobrevivência harmônica com tudo e todos. Vida no Planeta Terra é inférnão mesmo, e temos que saber dançar conforme a música que o universo entoa para nós. Fugir jamais. A fuga só prorroga o encontro com o problema. Um dia teremos que enfrenta-lo. Eles são endógenos e só nos livramos deles trabalhando nossa mente.
Maria, a delicadeza feminina; Homem, a potência masculina. Não caricatura, não esteriótipos: fronteiras definidas.Um ser que brilha.
Obrigada pelo encontro, Maria Homem!
Incrível ter o olho sábio como seus conhecimentos esse vídeo é didático.
Acabo de te conhecer através dos vídeos e nessa 1 semana vc.tem me ajudado muito.Espero ter oportunidade de ir até SP e consegui umas sessões com você.
Ai essa mulher é demais
Deusa ! ❤️
Era tudo o que eu precisava ♥
Na descrição do vídeo deveria vir sempre uma indicação literária com o tema do vídeo . Gosto muito dos seus vídeos . Bom saber que tem conteúdo de grande nível na internet .
Ouviria vc o dia todo.
Perfeita
Só aprendo. 👏👏
QUE VÍDEO! OBRIGADA!
Esse vídeo é um tapa na cara.
Algumas regiões ainda prevalece a influência da família na vida de muitos. Com técnicas novas de manipulações. No bom e no mal sentido.
Adultos - ainda crianças, fazendo todas as vontades, ou nenhuma, das crianças - ainda crianças...
.
Querer ver para crescer, sair um pouco da fantasia, observar a realidade do aqui agora, isso pode clara-mente ajudar.
(Deve haver um equilíbrio para nos manter...)
"Toda organização de crenças que se fixam, estão as confusões..." O que está dentro de si e fora dali é dado como o problema, porque chega para dimensionar questões antes não observáveis. E ainda é profundamente sozinho no mundo, por não ter se corrompido, e assumido seu lugar de - um - ser...
O caminho é o círculo infinito que move na construção do real coração.
Obrigada por instigar reflexões importantes e compartilhar seu conteúdo conosco! Sou sua leitora e ouvinte voraz
Que aula!
Maravilhosaaaaaaa
Maria, fala sobre o capitalismo e a saúde mental! Ou, por exemplo, sobre A Origem da Família de Engels por uma visão da psicanálise =)
Seu pedido me fez lembrar de um texto que à época que foi publicado mexeu muito comigo: "Doente de Brasil", de Eliane Brum para o El País Brasil, é de 2019.
@@eldesdichado1480 obrigada pela recomendação!!! lerei :)
Vídeo maravilhoso.
Adoro teus vídeos! Podia fazer um sobre projeção, principalmente dos pais com filhos.
Se houver consentimento de ambos de coração eu acho que não tem nada a ver... O importante é amar e ser amada
Somos reflexos, já tentei entender, já me cobrei, já tentei me encaixar. Mas n quero mais pertencer...
MT booooommmm
Virei fã.
Você é maravilhosa.
Concordo e discordo, como seres humanos, racionais e sensitivos, podemos mesmo com uma família louca, decidir quem vou ser como ser humano. Precisamos da família quando bebês e tudo a nossa volta que acontece, influência na nossa vida adulta , mais ainda assim eu posso decidir! Nosso País hoje com essa pandemia está doente! E ainda assim, eu posso buscar ajuda e né curar . 😊