Não conheci o Professor Fedeli, mas foi por meio das paletras dele que entendi a necessidade de estudar mais sobre a Igreja e tentar viver melhor a minha fé.
Basta olhar os frutos do apostolado dos dois. Existem padres HOJE no Brasil que rezam a missa antiga lotadas de famílias que são alunos do professor. Hoje tenho 4 filhos graças ao professor Orlando. Conheço inúmeras famílias que são alunos de 2a e 3a geração do professor Orlando Fedeli. Acredite, ele converteu muito mais almas que sequer podemos imaginar.
Boa reflexão, vejo esses jovens tradicionalistas radicais e com orgulho que criam guetos intelectuais, clubistas, que não leem outros autores, dados à polêmica e ao debate superficial.
Não tem como acreditar no que o Orlando Fedeli falava sobre a TFP. Por exemplo, ele acusou o Plínio Corrêa de Oliveira de fundar a TFP se inspirando no trinômio Trabalho, Família, Pátria da França de Vichy. Ora, quem leu os artigos dele no jornal O Legionário da arquidiocese de São Paulo sabe que ele escrevia contra a França de Vichy.
Eu tenho proximidade com pessoas que foram influenciadas por ambos. Lendo os comentários, chega a ser chocante a falta de maturidade das pessoas em escutar os comentários do professor Omar. EVIDENTE que ambos contribuíram de modo significativo para a formação e conversão de MUITAS almas e é ÓBVIO que ambos possuem defeitos flagrantes. Diante disso, é completamente possível abstrair esses defeitos e aproveitar o que é útil para nossa própria formação. Quando nos deparamos com uma situação como essa, não podemos analisar essa situação assumindo os nossos próprios compromissos ideológicos. Isso aprisiona a nossa inteligência.
Nunca vi tanto absurdo ser dito com tanta confiança quanto certa vez em que ouvi o Fedeli falar sobre "gnosticismo na Grécia". O problema do Fedeli, intelectualmente falando, é o mesmo do Plínio: eles descobriram uma ou outra coisa e tentaram e encaixar toda a história humana nessa teoria. É como dizem: "se os fatos não se encaixam na minha teoria, pior para os fatos".
Que pode haver exagero em Fedeli por ver gnosticismo em muitos lugares, concedo. Agora, o que há de errado em afirmar que as raízes do gnosticismo estavam presentes na Grécia antiga? Leia algo sobre o orfismo, o pitagorismo e o platonismo, e então verá a verdade do que falo.
@@HistoricalDT em outro vídeo, disse que as tragédias eram manifestações de ódio contra os deuses cruéis e que eram encenadas nas Olimpíadas para caçoar de Zeus e demais deuses. Nem uma coisa nem outra procedem.
Não dá pra colocar Orlando Fedeli e Plínio Correa de Oliveira no mesmo saco. Como o próprio João Clá (braço direito do Plínio) dizia, o Fedeli é o anti-Plínio. O apostolado do Fedeli foi descentralizado e caracterizado pela formação de grupos católicos em todo o Brasil, sempre direcionados à defesa da doutrina e da missa tridentina. O do Plínio, por sua vez, foi totalmente centralizado em sua pessoa e direcionado quase que unicamente à oposição ao progressismo (o que ele chamava de contrarrevolução). Acontece que o caráter extremamente assertivo e combativo do Fedeli (talvez por ter sido militar e ter sangue italiano) acaba assustando muitas pessoas, especialmente o brasileiro que não gosta de ser direto.
Acho interessante como a teoria contratualista é quase que um consenso para as pessoas, pelo menos as que eu converso. Você teria recomendações de leitura para uma análise mais realista do surgimento do Estado? Ouvi falar bem da Cidade Antiga, do Coulanges. (Também acho que o contratualismo daria um bom tema de vídeo.) Obrigado pelo seu conteúdo!
Análise honesta, Omar. Concordo consideravelmente. Mas, acredito que quanto ao prof. Orlando Fedeli, a quem conheci criança, visto que minha família tinha envolvimento com a Montfort e todos os anos ele estava conosco ao menos na Novena de Natal, suas palavras foram um tanto pessimistas. Claro que Fedeli cometeu seus excessos, seus exageros. Porém, se davam mais por uma questão de temperamento que de falta de virtude. E nunca vi nada parecido com um culto a ele como, infelizmente, há nos círculos da TFP em relação ao Plínio. Foi um grande polemista e um homem muito sincero.
O Senhor Plínio Correria de Oliveira tem seguidores muito sérios, é um catolicismo meio militar, eu acho interessante, mas acredito que o catolicismo da TFP não seja como o catolicismo dos primeiros cristãos ou dos primeiros séculos da cristandade. A abordagem do professor Orlando é muito interessante, mas realmente a contenda não é interessante.
Arautos se assemelha a uma seita. Plinio e sua mãe são venerados como santos. Tem "reliquias" deles, celebram missa nova embora solene, o que não adianta nada.
@@Elizabete422 sim, o túmulo deles em São Paulo é uma loucura né ? Eu não acho muito legal, embora cantem bem, tenham lindas catedrais e um apoio muito grande, eu acho meio estranho.
Vejo as pessoas criticando mto, não conheço a fundo. Acho o canal deles bom, são bem assertivos e não criam mta polêmica, mas a estética deles é péssima, aqueles trajes parecem de seita mesmo.
As cartas do Prof. Fedeli, com seu estilo combativo, foram fundamentais para minha conversão na juventude. Ele sempre apelou a ideais de lealdade e de honra, de luta e de glória que realmente cativam um jovem de caráter. Para mim ele cativou para a Fé e o amor a Cristo.
O professor carlos bezerra conta num vídeo que o Plínio c. Se considerava um profeta e havia tbm uma espécie de adoração pela mãe dele entre seus seus seguidores .
@@RogerioOliveira-fw4vkja vi em video Arautos sem segredo, foto do Plinio de Oliveira e sua mãe, na mesa de cabeceira de um rapaz. Depois ele abriu o armário e lá estava uma imagem de Nossa Senhora. Fechada, guardada. Conheço mocinha que estudou nos arautos.
Não sou nenhum fã do Dr. Plinio mais essas acusações de que a TFP e os arautos idolatram o Plinio e sua mãe é a mesma acusação que os protestantes fazem contra os católicos de adorar os santos. Acho bem baixa e desonesta claramente eles apenas veneram eles considerando suas virtudes ( que tinham) se não pudesse venerar pessoas não canonizadas nunca mais teríamos santos pois uma das causas de beatificação é veneração popular.
Cara, seu canal é otimo, você é agrega demais com os seus vídeos. Mas me permita agregar algo bom na sua vida. Cuide-se mais, você emagreceu e fiquei muito feliz ao vê-lo mais magro. Agora o próximo passo é cuidar desse visual(não sou a favor de exageros, homens que passam creme até no cotovelo e mãos.. Essas frescuras). É importante também se cuidar e faz parte do "cuidar do templo" do Espírito Santo. Seu corpo é templo, cuide, fique bonito pra si e pra sua mulher(se for casado), ela vai te agradecer e recompensar por isso. No mais, Deus te ilumine meu caro e te dê muitos anos vida.
O trabalho do Plínio é realmente muito atraente quando se "olha de longe". Mas, quando se começa a estudá-lo mais profundamente percebe-se muitas coisas estranhas tanto em suas obras quanto em sua pessoa. Tudo o que ele falava sobre o reino de Maria, a "bagarre" e mesmo o que ele entendia como contrarrevolução vai contra os ensinamentos da Igreja e realidade dos fatos históricos. Na aparência, ele parece um cruzado moderno, mas na realidade, é um romântico (no sentido filosófico da palavra), intelectualmente fraquíssimo. Quando se lê a biografia que João Clá, seu braço direito, escreveu sobre ele, percebe-se o gnosticismo que o Fedeli denunciou: a "inocência primeva", o dom do discernimento dos espíritos, as profecias, as intuições, os supostos milagres, etc são elementos que evidenciam o culto esotérico que ele criou para si mesmo. Fora toda sua idealização da Idade Média como época perfeita, sua repulsa ao casamento e outras doutrinas estranhas.
@@HistoricalDT Tem vídeos do Monsenhor incentivando a escravidão ao Dr.Plínio, desejando a morte do Papa Francisco revelado pelo demônio, uma bizarrice!
@@HistoricalDT"idealização" da Idade Média é algo que ambos tinham em comum, e pq a filosofia da história de Dr. Plínio estaria errada? Essa parte da repulsa ao casamento, desconheço, até pq muitos membros da TFP são casados. No mais, aprecio o trabalho de ambos, embora não me considere 100% seguidor.
@@leonardoaguiardamasceno4108É bem diferente o tratamento histórico que eles dão em relação à Idade Média e à História em geral. Leia o "Revolução e contrarrevolução" do Plínio (um livro bem fraco cientificamente) e "Domine, ut videam" do Fedeli (que é uma refutação ao livro do do Plínio) e compare os dois. Lembrando que o Fedeli era Doutor em História.
O CARÁTER BELICOSO DOS VÁRIOS GRUPOS DENTRO DA IGREJA ENFRAQUECE A PRÓPRIA IGREJA. Dividida fica FRACA. A UNIDADE DO CORPO DA CRIANÇA GREJA É MUITO IMPORTANTE.
Orlando Fedeli chegou a passar muitos apertos(quase fome) quando o pai dele morreu, teve que trabalhar duro a vida toda. E nunca teve uma casa própria. Então, esse seu comentário não faz sentido.
Nada mais carismatico que o Sr. Orlando Fedeli usando lacoste, fazendo piadas no meio das aulas e levando esporro da Ivone pra seguir com a aula.
😂
rsrsrsrsrs
Não conheci o Professor Fedeli, mas foi por meio das paletras dele que entendi a necessidade de estudar mais sobre a Igreja e tentar viver melhor a minha fé.
Tenho que escolher um e odiar o outro? Não, posso ter os dois,ambos ensinaram coisas valiosas.
Basta olhar os frutos do apostolado dos dois.
Existem padres HOJE no Brasil que rezam a missa antiga lotadas de famílias que são alunos do professor.
Hoje tenho 4 filhos graças ao professor Orlando.
Conheço inúmeras famílias que são alunos de 2a e 3a geração do professor Orlando Fedeli.
Acredite, ele converteu muito mais almas que sequer podemos imaginar.
Fico feliz por sua família, Cláudio! Mas tbm acho os frutos de Plínio são muito consideráveis. Os Arautos do Evangelho hoje em dia estão em 78 países.
Como emagreceu! Bendito seja!
Boa reflexão, vejo esses jovens tradicionalistas radicais e com orgulho que criam guetos intelectuais, clubistas, que não leem outros autores, dados à polêmica e ao debate superficial.
O Fedeli me parecia uma pessoa demsiado beligerante, mas também muito sincera.
Não tem como acreditar no que o Orlando Fedeli falava sobre a TFP. Por exemplo, ele acusou o Plínio Corrêa de Oliveira de fundar a TFP se inspirando no trinômio Trabalho, Família, Pátria da França de Vichy. Ora, quem leu os artigos dele no jornal O Legionário da arquidiocese de São Paulo sabe que ele escrevia contra a França de Vichy.
Eu tenho proximidade com pessoas que foram influenciadas por ambos. Lendo os comentários, chega a ser chocante a falta de maturidade das pessoas em escutar os comentários do professor Omar. EVIDENTE que ambos contribuíram de modo significativo para a formação e conversão de MUITAS almas e é ÓBVIO que ambos possuem defeitos flagrantes. Diante disso, é completamente possível abstrair esses defeitos e aproveitar o que é útil para nossa própria formação. Quando nos deparamos com uma situação como essa, não podemos analisar essa situação assumindo os nossos próprios compromissos ideológicos. Isso aprisiona a nossa inteligência.
Nunca vi tanto absurdo ser dito com tanta confiança quanto certa vez em que ouvi o Fedeli falar sobre "gnosticismo na Grécia". O problema do Fedeli, intelectualmente falando, é o mesmo do Plínio: eles descobriram uma ou outra coisa e tentaram e encaixar toda a história humana nessa teoria.
É como dizem: "se os fatos não se encaixam na minha teoria, pior para os fatos".
Concordo, no final, quem se expõe muito acaba mostrando suas falhas.
O que exatamente ele disse sobre o gnosticismo na Grécia ?
Onde o Prof Orlando errou ao falar do gnosticismo existente nas religiões pagãs gregas?
Que pode haver exagero em Fedeli por ver gnosticismo em muitos lugares, concedo. Agora, o que há de errado em afirmar que as raízes do gnosticismo estavam presentes na Grécia antiga? Leia algo sobre o orfismo, o pitagorismo e o platonismo, e então verá a verdade do que falo.
@@HistoricalDT em outro vídeo, disse que as tragédias eram manifestações de ódio contra os deuses cruéis e que eram encenadas nas Olimpíadas para caçoar de Zeus e demais deuses. Nem uma coisa nem outra procedem.
Análise perfeita, Omar.
Não dá pra colocar Orlando Fedeli e Plínio Correa de Oliveira no mesmo saco. Como o próprio João Clá (braço direito do Plínio) dizia, o Fedeli é o anti-Plínio. O apostolado do Fedeli foi descentralizado e caracterizado pela formação de grupos católicos em todo o Brasil, sempre direcionados à defesa da doutrina e da missa tridentina. O do Plínio, por sua vez, foi totalmente centralizado em sua pessoa e direcionado quase que unicamente à oposição ao progressismo (o que ele chamava de contrarrevolução). Acontece que o caráter extremamente assertivo e combativo do Fedeli (talvez por ter sido militar e ter sangue italiano) acaba assustando muitas pessoas, especialmente o brasileiro que não gosta de ser direto.
Análise perfeita!
Muito bom!
Excelente
Acho interessante como a teoria contratualista é quase que um consenso para as pessoas, pelo menos as que eu converso. Você teria recomendações de leitura para uma análise mais realista do surgimento do Estado? Ouvi falar bem da Cidade Antiga, do Coulanges.
(Também acho que o contratualismo daria um bom tema de vídeo.)
Obrigado pelo seu conteúdo!
Contratualismo é pura ilusão.
PARABÉNS!
Análise honesta, Omar. Concordo consideravelmente. Mas, acredito que quanto ao prof. Orlando Fedeli, a quem conheci criança, visto que minha família tinha envolvimento com a Montfort e todos os anos ele estava conosco ao menos na Novena de Natal, suas palavras foram um tanto pessimistas. Claro que Fedeli cometeu seus excessos, seus exageros. Porém, se davam mais por uma questão de temperamento que de falta de virtude. E nunca vi nada parecido com um culto a ele como, infelizmente, há nos círculos da TFP em relação ao Plínio. Foi um grande polemista e um homem muito sincero.
Eu me alinho muito com sua análise, por isso eu mantenho uma certa distância desses grupos.
Fidelidade era um doidinho que deseja restaurar a Idade Média kkk.
A MAIS PURA GNOSE!
kkkk
O Senhor Plínio Correria de Oliveira tem seguidores muito sérios, é um catolicismo meio militar, eu acho interessante, mas acredito que o catolicismo da TFP não seja como o catolicismo dos primeiros cristãos ou dos primeiros séculos da cristandade. A abordagem do professor Orlando é muito interessante, mas realmente a contenda não é interessante.
Arautos se assemelha a uma seita. Plinio e sua mãe são venerados como santos.
Tem "reliquias" deles, celebram missa nova embora solene, o que não adianta nada.
@@Elizabete422 sim, o túmulo deles em São Paulo é uma loucura né ? Eu não acho muito legal, embora cantem bem, tenham lindas catedrais e um apoio muito grande, eu acho meio estranho.
Vejo as pessoas criticando mto, não conheço a fundo. Acho o canal deles bom, são bem assertivos e não criam mta polêmica, mas a estética deles é péssima, aqueles trajes parecem de seita mesmo.
@@canal01culttem uns vídeos nem tenebrosos de culto a doutor Plínio no UA-cam.
As cartas do Prof. Fedeli, com seu estilo combativo, foram fundamentais para minha conversão na juventude. Ele sempre apelou a ideais de lealdade e de honra, de luta e de glória que realmente cativam um jovem de caráter. Para mim ele cativou para a Fé e o amor a Cristo.
Você pretende retornar fazer cursos
O professor carlos bezerra conta num vídeo que o Plínio c. Se considerava um profeta e havia tbm uma espécie de adoração pela mãe dele entre seus seus
seguidores .
Exagero, falam muitas coisas, fora da curva
A mãe dele era uma boa mulher, que causou boa impressão
@@RogerioOliveira-fw4vkja vi em video Arautos sem segredo, foto do Plinio de Oliveira e sua mãe, na mesa de cabeceira de um rapaz. Depois ele abriu o armário e lá estava uma imagem de Nossa Senhora. Fechada, guardada. Conheço mocinha que estudou nos arautos.
Não sou nenhum fã do Dr. Plinio mais essas acusações de que a TFP e os arautos idolatram o Plinio e sua mãe é a mesma acusação que os protestantes fazem contra os católicos de adorar os santos. Acho bem baixa e desonesta claramente eles apenas veneram eles considerando suas virtudes ( que tinham) se não pudesse venerar pessoas não canonizadas nunca mais teríamos santos pois uma das causas de beatificação é veneração popular.
Ele só papageia o besteirol do Orlando Fedeli.
@@GuelfoNegrotem uns vídeos da tfp no UA-cam nem estranhos. Só procurar.
Omar viu nova aula do Bernardo kuster ? É impressão ou ele está indo ladeira abaixo ? Abraço omar.
Alguns videos dele são bons!
@@prudentiaaurea Perfeito.
@@marasaletemendes1634 o que ele disse na aula?
@@prudentiaaureaesse pessoal que entra nessa de marketing digital perde o fim último da casa, e vira um "caça níquel"
@@prudentiaaureatodo mundo que se envolve com marketing digital perde o fim último da coisa, o único objetivo passa a ser ganhar dinheiro.
Cara, seu canal é otimo, você é agrega demais com os seus vídeos. Mas me permita agregar algo bom na sua vida. Cuide-se mais, você emagreceu e fiquei muito feliz ao vê-lo mais magro. Agora o próximo passo é cuidar desse visual(não sou a favor de exageros, homens que passam creme até no cotovelo e mãos.. Essas frescuras). É importante também se cuidar e faz parte do "cuidar do templo" do Espírito Santo. Seu corpo é templo, cuide, fique bonito pra si e pra sua mulher(se for casado), ela vai te agradecer e recompensar por isso. No mais, Deus te ilumine meu caro e te dê muitos anos vida.
Plínio Correa de Oliveira foi um dos maiores homens que o Brasil já conheceu.
O trabalho do Plínio é realmente muito atraente quando se "olha de longe". Mas, quando se começa a estudá-lo mais profundamente percebe-se muitas coisas estranhas tanto em suas obras quanto em sua pessoa. Tudo o que ele falava sobre o reino de Maria, a "bagarre" e mesmo o que ele entendia como contrarrevolução vai contra os ensinamentos da Igreja e realidade dos fatos históricos. Na aparência, ele parece um cruzado moderno, mas na realidade, é um romântico (no sentido filosófico da palavra), intelectualmente fraquíssimo. Quando se lê a biografia que João Clá, seu braço direito, escreveu sobre ele, percebe-se o gnosticismo que o Fedeli denunciou: a "inocência primeva", o dom do discernimento dos espíritos, as profecias, as intuições, os supostos milagres, etc são elementos que evidenciam o culto esotérico que ele criou para si mesmo. Fora toda sua idealização da Idade Média como época perfeita, sua repulsa ao casamento e outras doutrinas estranhas.
@@HistoricalDT Tem vídeos do Monsenhor incentivando a escravidão ao Dr.Plínio, desejando a morte do Papa Francisco revelado pelo demônio, uma bizarrice!
Sim
@@HistoricalDT"idealização" da Idade Média é algo que ambos tinham em comum, e pq a filosofia da história de Dr. Plínio estaria errada? Essa parte da repulsa ao casamento, desconheço, até pq muitos membros da TFP são casados. No mais, aprecio o trabalho de ambos, embora não me considere 100% seguidor.
@@leonardoaguiardamasceno4108É bem diferente o tratamento histórico que eles dão em relação à Idade Média e à História em geral. Leia o "Revolução e contrarrevolução" do Plínio (um livro bem fraco cientificamente) e "Domine, ut videam" do Fedeli (que é uma refutação ao livro do do Plínio) e compare os dois. Lembrando que o Fedeli era Doutor em História.
O CARÁTER BELICOSO DOS VÁRIOS GRUPOS DENTRO DA IGREJA ENFRAQUECE A PRÓPRIA IGREJA. Dividida fica FRACA. A UNIDADE DO CORPO DA CRIANÇA GREJA É MUITO IMPORTANTE.
Digo: corpo da Igreja
corpo da criança?
@@HistoricalDT😂😂😂😂😂
Sério deve ser você, né???
Os neurônios escoaram com o tecido adiposo pelo vaso.
Como os de vossa senhoria!
Algum deles já pisou numa favela?
Orlando Fedeli teve alunos de todas as classes sociais e chegou a dar aulas em favelas e comunidades muito pobres.
Orlando Fedeli chegou a passar muitos apertos(quase fome) quando o pai dele morreu, teve que trabalhar duro a vida toda. E nunca teve uma casa própria. Então, esse seu comentário não faz sentido.