💡 Para mais conteúdos sobre Livros, Vida Intelectual, Estudos Clássicos, Alta Cultura, Conservadorismo e Tradição Ocidental, INSCREVA-SE também no meu outro canal “O BANQUETE” → ua-cam.com/channels/MKutNC44eIyBVXNstQoy7Q.html
Da obra do professor Olavo de Carvalho conheço praticamente tudo. Da obra do professor Orlando Fedeli tomei conhecimento há pouco tempo, mas só me falta ler o Antropoteísmo. Grandes homens que lutaram para tornar o brasileiro um pouco menos ignorante do que se passa no mundo.
O professor Orlando abriu meus olhos para muitas coisas em relação ao preconceito anti católico. As dúvidas vinda do protestantismo foram blindada pelo professor de uma maneira maravilhosa. Eu adorei ler artigos e cartas de duelo entre ele e leitores protestantes e anti católico em geral. Dou gracas a Deus por o ter conhecido e o visto pessoalmente na Igreja de São Bento em SP em uma missa no rito tridentino as 18 hs Ele indo pelo corredor central parou e olhou para mim sentado no banco e continuou até o primeiro banco da fileira a esquerda. Troquei carta com ele. Agradeço a Deus por o ter conhecido, apesar de discordar com algumas coisas. Rezo por sua alma. Agradeço A Deus pelo Olavo também, que em muiyos momentos foi duro em atavar meu ego e meus ídolos. Obrigado Olavo. Rezo por sua alma também. Isso que Católico faz reza pela conversão do outro. Não somos protestantes, não somos calvinistas que crêem na predestinação. Gracas a Deus A Igreja Verdadeira é A católica. Rezem por mim também, meus ídolos reais (não a falácia repetida por protestantes) me escravizam. Preciso das orações dos irmãos católicos. Por favor
Independente das divergências, são dois indivíduos especiais para um cristão, não há 1% de intelectuais como estes ,que infelizmente já se foram, em qualquer outra vertente, seja religiosa ou política. Deus abençoe ambos.
Sei que professor Olavo de Carvalho e professor Orlando Fedeli estão em lugar muito melhor que nós. Cabe a nós fazermos aquilo que em resumo é: saia do sistema do mundo e siga a Unidade da Santa Madre Igreja Católica.
Aqui o Olavo tratou o assunto com todo o respeito. Não entendo o por que os alunos do Fedeli tratam o Olavo de forma irracional o acusando de gnostico.
@@rafaelriani Exatamente, dê uma olhada nos meus vídeos para se ter uma ideia. O argumento do Padre Mauro para chamar o Padre Paulo de gnóstico é RIDÍCULO e vergonhoso.
Monford, é um grupo digno de respeito, porém como diz a lenda fedeli morreu louco e paranoico, monfort agora acusa todos de gnosticos, afinal fedeli sabia muito be o que era gnose, porém tudo o que ele critica se torna pra ele gnose
A lenda? Vixe... Infelizmente morreu, mas por estar bem e muito lúcido, findou seus dias fazendo o que mais gostava. Dando aula para fazer das almas catedrais.
Tive a oportunidade de ter aulas presenciais com o prof. Orlando, e meu pai com Olavo de Carvalho, Orlando Fedeli, além de Plinio Correa, quando era mais jovem. Tanto Fedeli quanto Olavo eram gênios e isso não se pode tirar de nenhum dos dois, ranqueá-los em inteligência é como comparar o que é mais resistente, diamante ou kevlar. É uma comparação inutil. Na minha visão o Olavo era um inimigo ferrenho da esquerda, mas apenas isso. Contra a racionalidade se cegou aos erros da direita e do liberalismo, e aplicou toda a sua inteligência para uma vassalagem que de fato era gnóstica. Começou bem e se perdeu, passou a ser um místico inteligente, uma espécie de "kabalista-católico". O professor Orlando era um livro de história ambulante, sabia todos os acontecimentos, datas, citações, e bibliografias e guardava em sua memória de uma maneira assustadora. Em nenhum momento da vida deixou de ser católico para puxar saco de ninguém, seguia seus princípios como um bom cabeça dura que era. Isso o fez ser menos "famoso" que Olavo. Ele odiava o comunismo, o socialismo, o fascismo, assim como o liberalismo, romantismo, os ideais da revolução francesa, além de toda ideia revolucionária e gnóstica que era essencialmente anti-católica (consequentemente ideias provenientes de satanás). Orlando foi um grande homem, que se manteve firme até o último dia de sua vida, sem nunca sucumbir a ideias místicas esotéricas como Olavo. De qualquer modo ele sempre ficará em segundo plano se comparado ao Olavo, e no fundo acredito que ele até gostava de saber que isso era decorrência de ser reto na doutrina. Por fim, sempre achei bem idiota os católicos ficarem brigando entre si sendo que absolutamente todas as ceitas externas nos odeiam. Os evangélicos, protestantes, judeus, muçulmanos, budistas e qualquer outra religão nesse planeta é essencialmente uma ceita gnóstica em maior ou menor grau, que nos odeia. Ao invés de termos uma relação proveitosa entre nós, nos destruímos. Mas também ressalto que é compreensível esbofetear intelectualmente um católico que estava saindo do rumo para ver se ele se endireitava, o que era justamente o caso Fedeli vs. Orlando. Definitivamente ninguém nesse chat de youtube poderia competir com os dois, então acho válido a briga entre eles. Agora nós que não temos nem de longe a bagagem dos dois, precisamos filtrar a melhor parte do ensinamento de ambos e somar em nossas vidas. Se deitar apenas de um lado é burrice. Também queria que nenhum católico virasse um vassalo político de humano nenhum. Achei asqueroso a lambeção profana que muitos se submeteram nas ultimas eleições. Transformaram o "capitão" em Napoleão, e esqueceram que foi justamente Napoleão que implementou a o fim da destruição da igreja na França. Quem quiser entender o que quero dizer com isso, divirta-se: ua-cam.com/video/BxQtBGKDapo/v-deo.html
Um dos melhores textos que já li. Parabéns por tornar melhor o entendimento de assuntos tão cruciais no caminho do católico que somente busca com sinceridade sua salvação e ajudar àqueles que necessitam.
Que comentário maravilhoso! Penso da mesma forma, e você soube expressar de maneira precisa. As cartas (e depois, áudios e vídeos) do Prof.° Fedeli me tiraram de uma juventude sem sentido, de esquerdismo, relativismo e ignorância, para um interesse e consequente amor pela Igreja e a Fé Católica. Agradeço a Deus por sua vida, obra e frutos (como a influência que teve em minha conversão). Eu tinha certo "preconceito" com o Olavo, em partes por causa do próprio Fedeli (inclusive, penso que no "debate" que tiveram, Fedeli o venceu e isso "mexeu" com Olavo e o influenciou, de alguma forma). Mas posteriormente, passei a acompanhá-lo e admirá-lo, até chegar ao ponto de tê-lo em alta conta como um gênio incompreendido. E hoje, peço ao Senhor que tenha perdoado as faltas que porventura tiveram, e os recompense pelo bem que fizeram a tantos. Dois gigantes!
Estudo com o Prof Olavo há 15 anos. Existe algo de indecifrável no Olavo, altamente complexo mesmo. Estudo com o Prof Fedeli há 1,5 ou 2 anos. Fedeli é muito mais claro e previsível. Posso afirmar que sou quem sou intelectualmente, graças ao Olavo e agora também graças ao Fedeli. Estudemo-nos! É urgente. Olavo é gnóstico em alguns aspectos do seu pensamento, sem sombra de dúvida. Olavo é misterioso em muitos sentidos. Quem sabe amanhã à tarde eu consiga traduzi-lo melhor. De qualquer forma, dois gigantes, pessoas de bem. Mas para entender de fato o Olavo, precisamos de um manual de instruções, assim acredito. O mesmo para Mário Ferreira dos Santos e sua obra filosófica, complexíssima, mas que te eleva se entenderes um mínimo. Obrigado por este trecho do Olavo, eu nunca havia ouvido. Reafirmo: acho mesmo que os discípulos mais próximos do Olavo deveriam perder tempo com as críticas do Fedeli ao Olavo e não daquelas críticad feitas por jornalistas, fofoqueiros, políticos e afins débio mentais que nada emriquecem um melhor entender dos ensinamentos e de quem foi Olavo. Repito: esqueçam todos os críticos do Olavo e foquem em Orlando Fedeli e o que ele tem a dizer sobre o Olavo, nos libros publicados (o segundo ampliado por um discípulo dele) e tb no site “Jackson Figueiredo” pois somente as críticad do Fedeli interessam a quem deseja crescer intelectualmente no que se refere à obra do Prof Olavo de Carvalho. Falo isto para o Kuster, o Grimaldo e o Briguet. E tb ao cineasta que fez o Olavo tem razão e outros filmes. Só enriquecerá o debate no Brasil se vcs aprofundarem o debate do Olavo com o Fedeli! Entendam isto. Assim acredito.
Discordo totalmente do Olavo, professor Orlando sempre explicou muito bem todos passos lógicos dos erros de outros pensamentos, no entanto fazia isso alicerçado na doutrina da Igreja, não tentando criar suas próprias interpretações. Isso pode se tornar um problema parecido com as infinitas interpretações protestantes da bíblia.
Ambos eram gigantes: Olavo era filósofo com conhecimento em teologia, sociologia, política, etc. Mas era antes de tudo um filósofo. Orlando Fedeli era um teólogo com conhecimento em filosofia. Ambos eram verdadeiros católicos, fizeram um bem imensurável a uma infinidade de pessoas e espero de coração ver ambos no Céu!
@@jubernardi23, ele sabia muita coisa sobre história sim. Ele conseguiu atingir a mim, um homossexual praticante, a verdade era relativa. Refuta ele então, seu escritos. Ele mostrou para mim um catolicismo mais puro possível, ele me apresentou muitas coisas sobre São Thomas de Aquino. Sobre história eu aprendi muito com ele. Muitos não gostavam dele, pois era defensor da verdade que A Igreja Católica era a única e verdadeira. Não quero com isso dizer que concordo com tudo em Orlando, da mesma forma que não concordo com tudo em Olavo. Exemplo bem direto. Quando Olavo ofendi o clero (mesmo quando o clero esta errado). Eu por exemplo rezo pela conversão do padre Júlio todos os dias. Não vou abraçar o rigorismo e o "espírito" da direita política. Eu aplaudir pastores protestantes por estarem ao lado de um político boçal que diz que representa a direita.
Meu é absurdo o Olavo de carvalho, toda vez que eu escuto ou leio ele mesmo quando escuto ou leio a mesma coisa tempos depois ainda fico maravilhado com o qual profundo ele consegue ser. Só tenho a agradescer.
ORLANDO FIDELI neutralizou OLAVO no debate sobre GENON… …No fim da vida um aluno perguntou se tinha algum problema em estudar GENON… em resposta Olavo declarou que: Era impossível estudar GENON e não se sujeitar aos seus CONHECIMENTOS… conclusão melhor se afastar da OBRA… ou seja FIDELI estava certo…
Admiro os dois pelo saber notório, mas era nítido que o prof. Olavo se incomodava muito com esse debate e com a asseveração do pensamento gnóstico do mesmo. Ele fazia questão de ficar revivendo o tema e toda vez que tentava contra argumentar sempre fortalecia a posição do prof. Orlando. 2:11 - Olavo sobre Orlando: "Ele está acostumado a raciocinar dentro do certo, eu estou acostumado a transitar entre milhões de coisas que são nebulosas e duvidosas". Se isso, não é uma posição gnóstica, eu não sei mais o que é. Outro ponto, pra quem acompanhou o debate sabe que o estopim foi o prof. Olavo não querer informar qual religião seguia (na época). Somente após os debates que o mesmo se definiu como católico. Isso não quer dizer nada, mas também diz tudo.
Não fortalecia. O senhor Fedeli não tinha formação filosófica suficiente. Não era filósofo. Era professor de história.Era um bom expositor do que já existe. Como se fosse um catequista. Nada mais.
@@Mussrich Um debate é vencido através da argumentação, meu caro. A formação prestará serviço a construção lógica-argumentiva. Você poderá falar horas sobre a pessoa (falácia ad hominem) do prof. Orlando, mas o fato exposto é imutável.
@@igorsantos6393 Rapazola, se eu quisesse ser grosseiro com você, perguntaria se não viu as longas orelhas felpudas e pontudas não caber no chapéu. Não praticarei tamanha descortesia porque não disponho de tempo para jogar fora. Vamos ao que interessa. Você, meu filho, não passa de um psitacídeo. Repete, repete, repete. Não reflete. (Parece um herege protestante.) Não compreende. Ou melhor, compreende e faz-se de rogado. Vamos ver se entra na sua moleira, menino: divulgar, expor esta ou aquela doutrina é ser divulgador, expositor. Não é ser filósofo. O falecido senhor Fedeli não era. Era tão filósofo quanto um equipamento que reproduzisse a gravação da leitura da Summa inteira. O que ele fazia, qualquer um dotado de um bocado de tempo e paciência e algum conhecimento de português conseguiria realizar. Publicar textos sobre história da Igreja, história geral, pontos do Catecismo e do Magistério. Isso é, sem nenhum menosprezo para quem o faça bem e com probidade intelectual (lealdade às fontes e respeito aos fatos), ser divulgador, expositor, conferencista, palestrante, jornalista, escritor. Não é ser filósofo. Qual a falácia, o argumento ad hominem que um fedelho cheirando a cueiros enxerga na observação que fiz? Você não sabe o que é nem uma coisa nem outra. Comportamento típico de fanáticos de alguma seita. E por falar em fanatismo e seita, o defunto Fedeli saiu da TFP - mas a TFP não saiu dele. O espírito de TFP. Que é a Montfort senão uma TFP do B? E como todo grupo de sectários depois da morte do fundador, no que se tornou ou se tem tornado a Associação Cultural Montfort? Responda sem tergiversar e seja honesto, meu jovem. Pare de considerar o senhor Fedeli como Santo Padre ou Doutor da Igreja e trate-o como ele merece: um professor de história e nada mais. Não imite os que o finado professor criticava ou fará de Orlando uma caricatura de Plinio. Se o original se tornou ridículo, a caricatura conseguiria a proeza de ser pior.
@@Mussrich se chutar as bolas do Olavo de Carvalho, os seus dentes caem no chão. Olavo passou a vida inteira tentando mascarar seu gnosticismo. Se dizia católico mas ao mesmo tempo incentivava o contato com o mal. Daí lá vem o sr., com essa escrita pomposa e cansativa, cuspir eruditismo para falar que o prof. Orlando não era filósofo. Mas veja, por acaso o Olavo de Carvalho era filósofo? Até onde eu sei, ele mesmo dizia não possuir diploma. Mas falar isso não é desmerecer o conhecimento do Olavo, veja lá. Mas aguardo o teu texto de 400 linhas, em linguagem extremamente sofisticada, digno de quem nunca saiu na rua para comprar um pão, me ofendendo e fazendo malabares incríveis para negar um ponto evidente.
@@PauloHenrique-kz1cq Você não sabe a diferença conceptual entre gnose e gnosticismo. Diferença que qualquer bom dicionário de filosofia ensinaria, se você, primeiro, tivesse dinheiro para adquirir um Ferrater Mora (não parece ter) e, segundo, tivesse o mínimo de inteligência para compreender e assimilar o que lesse. Não tem. Pudera. É um moleque (imberbe?) sem experiência de vida que apenas a idade traz. Mais um psitacídeo. Quanto a “chutar as bolas”, deixo esse exercício de sadomasoquismo para quem se dê a tais depravações. Se é o seu caso, não sei. Nem me interessa indagar de suas intimidades. Isso será entre você e Deus, no dia do Juízo. Cresça e desapareça. Por mais que lhe esfreguem, a você e a tantos outros rapazotes, que o senhor Fedeli não era filósofo, que não tinha nenhuma formação filosófica e teológica, que era apenas um obscuro professor de história que não contribuiu em nada para a literatura histórica, que se limitava a expor o que já existia e tinha sido escrito e dito por outros, que fazer isso é ser apenas divulgador, não é ter ideias próprias, que ter ideias próprias não é pecado nem heresia, que o senhor Fedeli rompeu com a TFP e Plínio numa disputa de influência e não só porque Plínio fosse um falso profeta - por mais que gritem até estourar os tímpanos de vocês, não adiantará. É próprio de fanatizados de uma seitazinha como a Montfort não querer pensar. Não pensar, não ver, não ouvir, não enxergar, não escutar. Exatamente o que fazem hereges protestantes desde Lutero e Calvino. Exatamente o que fazem militantes comunistas. Sem tirar nem pôr, a mesma atrofia cerebral de extremistas islâmicos e de arruaceiros neofascistas. Vocês não sabem, porque não têm capacidade de perceber, mas não passam de uns hereges. Querem arrogar-se como reles leigos autoridade que não têm e jamais terão. E porque não têm autoridade magisterial nem sabedoria, põem-se a condenar tudo que destoe do que vocês papagueiam. Em tempo, conheço os escritos do falecido Orlando faz mais de vinte e cinco anos. A quem se sentir atraído por citações de livros supostamente lidos, eles enganarão. A quem se aprofundar, não será impossível concluir que não passam de imitação dos escritos, de si já suficientemente rasos para que tivéssemos de suportar contrafacções, do pseudoprofeta de Higienópolis. Quanto ao professor Olavo de Carvalho, você não leu um livro sequer dele para criticar ou aprovar as ideias dele. Simplesmente repete o que outros, que sabem tanto quanto você, ou seja, nada, ouviram, tanto de comunistas de todos os matizes quanto de falsos católicos como essa TFP do B, a Associação Cultural Montfort. Processo muito cômodo de crítica. Cômodo e desonesto. E por falar em desonestidade, o defunto professor de história de mefistofélicas sobrancelhas tinha telhados de vidro. Ou você, menino, julga limpo ir a Roma, oferecer a um papa imagem de Nossa Senhora (se não apagaram a foto, deve estar no site dá Montfort) e depois, nas entrelinhas de escritos publicados no site da associação por ele criada e presidida, tecer críticas que chegam às raias do sedevacantismo? Pois eu me enojo e chamo a coisa pelo nome: duplicidade, ou em português claro, hipocrisia.
Verdade seja dita, os dois gostavam de arruame confusão. É clássico o trecho da aula o Fedeli dizendo que gosta do Bonifácio VIII tambemnoelo temperamento e gosto por arranjar inimigos ahuaahauahauahau.
O nível intelectual do Olavo de Carvalho em comparação ao do Orlando Fedeli é muito grande. Olavo era um filósofo, Orlando era um apologeta católico. Ambos são muito importantes.
Olavo diz como se o professor Orlando fosse do Jardim de infância. O professor não deixava de faltar argumentos para chegar a conclusões e atarcar o sugeito agora vem dizer que só atacava Ou é burro ou não sabia ler. Tanto que não tem nem o ensino médio completo.
A formação intelectual e moral dos católicos brasileiros é um verdadeiro hospício. Fedeli foi um bom professor de história. E parou por aí. Ajudou a criar um espírito de "santo ofício tupiniquim" na alma de diversos grupos brasileiros. Ligeiros para julgar, maldizer, fazer juízos temerários de tudo e todos. O catolicismo brasileiro virou uma fábrica de cobras e lagartos. Isso em diversos ambientes e tem muito dessa "pitada fedeliana". Alguns defendem-no chamando-o de "polemista católico". Desde quando fomentar esses vícios na alma contrários à caridade cristã pode ser justificado dessa forma? Surreal.
Gosto do prof. Fedeli, mas não tem comparação com o Olavo em nenhum nivel. Essa é a minha opinião, respeito quem pensa o contrário. O problema é que os católicos ficam brigando entre si enquanto a igreja vai pro buraco, coisa que o inimigo não faz.
Na vdd, no debate entre os dois o Olavo foi destroçado. São dois grandes pensadores mas em matéria de intelecto, não há comparação possível. O prof Orlando era muito maior.
@@lucaspavanello7020 Quanto purismo doutrinário .Orlando Fedeli era um grande intelectual, isso é irrefutável. Se era virtuoso não sei dizer. A questão é que o Olavo foi um dos pouquíssimos intelectuais no brasil , que ousou enfrentar as hostes hostes esquerdistas destemidamente e pagou um preço elevado por isso e por isso merece todo o respeito. Olavo não era um intelectual de gabinete .Que venham mais impuros como ele. Muita paz
@@brunomostly Orlando Fedeli já denunciava a esquerdalhada quando Olavo ainda estava consultando horóscopo, amigo. Aliás, Orlando Fedeli jamais foi Comunista...Já Olavo...
Resumindo...O Olavo quer deixar a coisa tão complicada que poucos vão poder estudar a doutrina católica . Mas o contrário aconteceu no cristianismo , foram pessoas simples que a princípio aderiram ao evangelho, e aderiram de tal modo que morreram pela verdade. Se a verdade é tão complexa de alcançar significa que essas pessoas simples não a compreenderam e morreram por algo que se quer puderam conhecer, quando o próprio Jesus disse que conhecer a Deus é condição necessária para salvação . A vida eterna é está : Que conheçam a Deus e a Jesus Cristo a quem enviaste
Fedeli era discípulo de Plínio Corrêa Oliveira, esse sim um gênio, assim como Olavo. Tanto é assim que os 2 deixaram muitos e bons herdeiros de seu legado, ao contrário de Fedeli.
Fedeli era discípulo de Plínio Corrêa Oliveira, esse sim um gênio, assim como Olavo. Tanto é assim que os 2 deixaram muitos e bons herdeiros de seu legado, ao contrário de Fedeli.
O prof Orlando não deixou herdeiros, mas foi instrumento de Deus na conversão de muitos aos verdadeiro catolicismo, deixou um legado. Ao contrário desses outros dois que que você citara.
Fedeli diz que Plínio era um filo-gnóstico cujas obras remetem à insensatez da adoração à Plínio e o grupo na TFP chamada "Sempre Viva", que é uma seita de adoração à mãe de Plínio.
Ao meu ver olavo esmagou fortemente fedeli nesse vídeo. A questão é, será que olavo se converteu verdadeiramente á vida católica e abandonou as crenças ecumênicas? Eu espero que sim, mas tenho minhas duvidas
@diogomendonssa710 o debate foi em 2001 o Olavo nunca se retratou e poucos anos antes de morte do fedeli, não lembro qual o contexto, mas ele analisou novamente o Olavo adivinha não mudou nada
SAIA DISSO, CANTO MALDITO DAS SEREIAS QUER VIRAR UMA PEDRA DE TROPEÇO PARA CRISTO? VAI LER UM COMENTÁRIO DE SANTO TOMÁS A ARISTÓTELES ANTES DE COLOCAR ESSA TUA CABEÇA ENPOBRECIDA DE MACONHA GNÓSTICA ANTES DE PRONUNCIAR O NOME GUENON. BURRO.
Vi sua foto do dr. Plinio. Qual sua opinião sobre as críticas que Orlando Fedeli fez a dr. Plinio? São coerente ou tem exagero? Pergunto pois admiro bastante dr. Plinio
@@GuelfoNegro Obrigado. Vi um pouco sobre as críticas e realmente tem um tom rancoroso nas acusações do prof. Orlando. Tudo que vem do rancor não pode ser digno de confiança. Dr. Plinio foi um grande homem, ao ler sua biografia me identifiquei demais e faço da contra-revolução o meu apostolado. Salve Maria!
Também acho! Fedeli em termos de conhecimentos da igreja católica é bom!! Mas, CONHECIMENTOS?? NÃO CHEGA AOS CALCANHARES DE OLAVO! KÁKÁKÁ...! EM RELAÇÃO A OLAVO, FOI INVEJOSO...!
@@Henri_de_La_Rochejaquelein25 "Eu quero o rito, eu pego a eucaristia e saio correndo." Ele acha que, lendo a Bíblia e comendo a eucaristia, ele vai transcender a matéria. No tom dele, não é como se Deus te salvasse nos fins dos tempos, e sim que ele ia ascender ao divino apenas com o rito. Sem falar que o pensamento dele é mais islâmico que cristão, e isso o Fedeli perguntou a ele no debate no início dos anos 2000. Mas acho que você é preguiçoso para ler. Bom, é isso. Veja, analise as palestras e leia o debate.
O senhor ja faleceu, mas o sr só achava que era católico. Católico DE VERDADE não fala palavrão e o senhor tinha uma boca muito suja. Fora isso, tem vídeos de quem pesquisou sua vida. Só assistir..
Que estreiteza cognitiva. Você é incapaz de compreender que certas circunstâncias são impossíveis de serem definidas por palavras formalizadas e educadamente ditas, a ponto de comete o crime moral da desproporcionalidade de tratamento para com o intolerável, como dar tratamento de classe ao maníaco do parque. Este tipo de ação conta como um agravante ainda mais pueril que dizer um simples palavrão, dado que se sustenta na pura ação de injustiça. Não que o professor Orlando deva ser xingado, mas o seu pensamento levado como dogma é um crime. Infelizmente a plataforma elimina comentários que contenham adjetivos pesados, mas se assim não o fosse, eu mesmo te definiria com um! Uma purista! E como todos, uma hipocrita.
💡 Para mais conteúdos sobre Livros, Vida Intelectual, Estudos Clássicos, Alta Cultura, Conservadorismo e Tradição Ocidental, INSCREVA-SE também no meu outro canal “O BANQUETE” → ua-cam.com/channels/MKutNC44eIyBVXNstQoy7Q.html
Hoje os dois estão mortos, morreram sacramentados e, como católicos, presumimos a validade sacramental. Rezemos que ambos cheguem breve à beatitude.
Da obra do professor Olavo de Carvalho conheço praticamente tudo.
Da obra do professor Orlando Fedeli tomei conhecimento há pouco tempo, mas só me falta ler o Antropoteísmo.
Grandes homens que lutaram para tornar o brasileiro um pouco menos ignorante do que se passa no mundo.
Eu imagino o esforço do Olavo de Carvalho fez para não dá um apelido a partir do nome Fedeli.
O professor Orlando abriu meus olhos para muitas coisas em relação ao preconceito anti católico.
As dúvidas vinda do protestantismo foram blindada pelo professor de uma maneira maravilhosa.
Eu adorei ler artigos e cartas de duelo entre ele e leitores protestantes e anti católico em geral.
Dou gracas a Deus por o ter conhecido e o visto pessoalmente na Igreja de São Bento em SP em uma missa no rito tridentino as 18 hs
Ele indo pelo corredor central parou e olhou para mim sentado no banco e continuou até o primeiro banco da fileira a esquerda.
Troquei carta com ele.
Agradeço a Deus por o ter conhecido, apesar de discordar com algumas coisas.
Rezo por sua alma.
Agradeço A Deus pelo Olavo também, que em muiyos momentos foi duro em atavar meu ego e meus ídolos.
Obrigado Olavo.
Rezo por sua alma também.
Isso que Católico faz reza pela conversão do outro.
Não somos protestantes, não somos calvinistas que crêem na predestinação.
Gracas a Deus A Igreja Verdadeira é A católica.
Rezem por mim também, meus ídolos reais (não a falácia repetida por protestantes) me escravizam.
Preciso das orações dos irmãos católicos.
Por favor
Cheguei atrasado, mas estarei orando por ti
Prof Olavo, sempre esteve com a razão, e mesmo na sua ausência continua firme nis seus prognósticos.....
Deus o receba no céu, Prof Olavo de Carvalho.
Independente das divergências, são dois indivíduos especiais para um cristão, não há 1% de intelectuais como estes ,que infelizmente já se foram, em qualquer outra vertente, seja religiosa ou política. Deus abençoe ambos.
Concordo Plenamente
Sei que professor Olavo de Carvalho e professor Orlando Fedeli estão em lugar muito melhor que nós. Cabe a nós fazermos aquilo que em resumo é: saia do sistema do mundo e siga a Unidade da Santa Madre Igreja Católica.
Aqui o Olavo tratou o assunto com todo o respeito. Não entendo o por que os alunos do Fedeli tratam o Olavo de forma irracional o acusando de gnostico.
O que restou da Montfort é só ódio e discussão. Tudo agora é gnosticismo e seita para eles.
@@rafaelriani Exatamente, dê uma olhada nos meus vídeos para se ter uma ideia.
O argumento do Padre Mauro para chamar o Padre Paulo de gnóstico é RIDÍCULO e vergonhoso.
Monford, é um grupo digno de respeito, porém como diz a lenda fedeli morreu louco e paranoico, monfort agora acusa todos de gnosticos, afinal fedeli sabia muito be o que era gnose, porém tudo o que ele critica se torna pra ele gnose
A lenda? Vixe... Infelizmente morreu, mas por estar bem e muito lúcido, findou seus dias fazendo o que mais gostava. Dando aula para fazer das almas catedrais.
Eu gosto muito dos dois independentemente.
Tive a oportunidade de ter aulas presenciais com o prof. Orlando, e meu pai com Olavo de Carvalho, Orlando Fedeli, além de Plinio Correa, quando era mais jovem.
Tanto Fedeli quanto Olavo eram gênios e isso não se pode tirar de nenhum dos dois, ranqueá-los em inteligência é como comparar o que é mais resistente, diamante ou kevlar. É uma comparação inutil.
Na minha visão o Olavo era um inimigo ferrenho da esquerda, mas apenas isso. Contra a racionalidade se cegou aos erros da direita e do liberalismo, e aplicou toda a sua inteligência para uma vassalagem que de fato era gnóstica. Começou bem e se perdeu, passou a ser um místico inteligente, uma espécie de "kabalista-católico".
O professor Orlando era um livro de história ambulante, sabia todos os acontecimentos, datas, citações, e bibliografias e guardava em sua memória de uma maneira assustadora. Em nenhum momento da vida deixou de ser católico para puxar saco de ninguém, seguia seus princípios como um bom cabeça dura que era. Isso o fez ser menos "famoso" que Olavo. Ele odiava o comunismo, o socialismo, o fascismo, assim como o liberalismo, romantismo, os ideais da revolução francesa, além de toda ideia revolucionária e gnóstica que era essencialmente anti-católica (consequentemente ideias provenientes de satanás). Orlando foi um grande homem, que se manteve firme até o último dia de sua vida, sem nunca sucumbir a ideias místicas esotéricas como Olavo. De qualquer modo ele sempre ficará em segundo plano se comparado ao Olavo, e no fundo acredito que ele até gostava de saber que isso era decorrência de ser reto na doutrina.
Por fim, sempre achei bem idiota os católicos ficarem brigando entre si sendo que absolutamente todas as ceitas externas nos odeiam. Os evangélicos, protestantes, judeus, muçulmanos, budistas e qualquer outra religão nesse planeta é essencialmente uma ceita gnóstica em maior ou menor grau, que nos odeia. Ao invés de termos uma relação proveitosa entre nós, nos destruímos. Mas também ressalto que é compreensível esbofetear intelectualmente um católico que estava saindo do rumo para ver se ele se endireitava, o que era justamente o caso Fedeli vs. Orlando. Definitivamente ninguém nesse chat de youtube poderia competir com os dois, então acho válido a briga entre eles. Agora nós que não temos nem de longe a bagagem dos dois, precisamos filtrar a melhor parte do ensinamento de ambos e somar em nossas vidas. Se deitar apenas de um lado é burrice.
Também queria que nenhum católico virasse um vassalo político de humano nenhum. Achei asqueroso a lambeção profana que muitos se submeteram nas ultimas eleições.
Transformaram o "capitão" em Napoleão, e esqueceram que foi justamente Napoleão que implementou a o fim da destruição da igreja na França.
Quem quiser entender o que quero dizer com isso, divirta-se: ua-cam.com/video/BxQtBGKDapo/v-deo.html
Um dos melhores textos que já li. Parabéns por tornar melhor o entendimento de assuntos tão cruciais no caminho do católico que somente busca com sinceridade sua salvação e ajudar àqueles que necessitam.
Não poderia ter explicado melhor
Que comentário maravilhoso! Penso da mesma forma, e você soube expressar de maneira precisa. As cartas (e depois, áudios e vídeos) do Prof.° Fedeli me tiraram de uma juventude sem sentido, de esquerdismo, relativismo e ignorância, para um interesse e consequente amor pela Igreja e a Fé Católica. Agradeço a Deus por sua vida, obra e frutos (como a influência que teve em minha conversão).
Eu tinha certo "preconceito" com o Olavo, em partes por causa do próprio Fedeli (inclusive, penso que no "debate" que tiveram, Fedeli o venceu e isso "mexeu" com Olavo e o influenciou, de alguma forma).
Mas posteriormente, passei a acompanhá-lo e admirá-lo, até chegar ao ponto de tê-lo em alta conta como um gênio incompreendido. E hoje, peço ao Senhor que tenha perdoado as faltas que porventura tiveram, e os recompense pelo bem que fizeram a tantos.
Dois gigantes!
O Judaismo agora é seita catolica ? 😂😂😂😂😂😂😂😂
Respeito ambos
Rezo pelos dois, os dois me ajudaram a destruir mentiras contra A Igreja Católica.
Porém o professor Orlando me ajudou muito já em 2005.
Estudo com o Prof Olavo há 15 anos. Existe algo de indecifrável no Olavo, altamente complexo mesmo. Estudo com o Prof Fedeli há 1,5 ou 2 anos. Fedeli é muito mais claro e previsível. Posso afirmar que sou quem sou intelectualmente, graças ao Olavo e agora também graças ao Fedeli. Estudemo-nos! É urgente. Olavo é gnóstico em alguns aspectos do seu pensamento, sem sombra de dúvida. Olavo é misterioso em muitos sentidos. Quem sabe amanhã à tarde eu consiga traduzi-lo melhor. De qualquer forma, dois gigantes, pessoas de bem. Mas para entender de fato o Olavo, precisamos de um manual de instruções, assim acredito. O mesmo para Mário Ferreira dos Santos e sua obra filosófica, complexíssima, mas que te eleva se entenderes um mínimo.
Obrigado por este trecho do Olavo, eu nunca havia ouvido.
Reafirmo: acho mesmo que os discípulos mais próximos do Olavo deveriam perder tempo com as críticas do Fedeli ao Olavo e não daquelas críticad feitas por jornalistas, fofoqueiros, políticos e afins débio mentais que nada emriquecem um melhor entender dos ensinamentos e de quem foi Olavo. Repito: esqueçam todos os críticos do Olavo e foquem em Orlando Fedeli e o que ele tem a dizer sobre o Olavo, nos libros publicados (o segundo ampliado por um discípulo dele) e tb no site “Jackson Figueiredo” pois somente as críticad do Fedeli interessam a quem deseja crescer intelectualmente no que se refere à obra do Prof Olavo de Carvalho. Falo isto para o Kuster, o Grimaldo e o Briguet. E tb ao cineasta que fez o Olavo tem razão e outros filmes. Só enriquecerá o debate no Brasil se vcs aprofundarem o debate do Olavo com o Fedeli! Entendam isto. Assim acredito.
* débil
Real
Discordo totalmente do Olavo, professor Orlando sempre explicou muito bem todos passos lógicos dos erros de outros pensamentos, no entanto fazia isso alicerçado na doutrina da Igreja, não tentando criar suas próprias interpretações. Isso pode se tornar um problema parecido com as infinitas interpretações protestantes da bíblia.
O Olavo é um excelente Professor, mas você tem total razão, nessas questões, o Orlando Fedeli era imbativel
Verdade.
Ambos eram gigantes: Olavo era filósofo com conhecimento em teologia, sociologia, política, etc. Mas era antes de tudo um filósofo.
Orlando Fedeli era um teólogo com conhecimento em filosofia.
Ambos eram verdadeiros católicos, fizeram um bem imensurável a uma infinidade de pessoas e espero de coração ver ambos no Céu!
Para! Ele não sabia nada de teologia e pouco sobre história, história da igreja e muito menos sobre doutrina e tradição católica
@@jubernardi23, ele sabia muita coisa sobre história sim.
Ele conseguiu atingir a mim, um homossexual praticante, a verdade era relativa.
Refuta ele então, seu escritos.
Ele mostrou para mim um catolicismo mais puro possível, ele me apresentou muitas coisas sobre São Thomas de Aquino.
Sobre história eu aprendi muito com ele.
Muitos não gostavam dele, pois era defensor da verdade que A Igreja Católica era a única e verdadeira.
Não quero com isso dizer que concordo com tudo em Orlando, da mesma forma que não concordo com tudo em Olavo. Exemplo bem direto.
Quando Olavo ofendi o clero (mesmo quando o clero esta errado).
Eu por exemplo rezo pela conversão do padre Júlio todos os dias.
Não vou abraçar o rigorismo e o "espírito" da direita política.
Eu aplaudir pastores protestantes por estarem ao lado de um político boçal que diz que representa a direita.
@@marcelocruz3094 Oi amigo, de fato o Olavo foi sim bom, mas não é a pura doutrina da Igreja, ele foi um filósofo bem desviante em certos pontos sim.
Graças ao professor Olavo voltei para a igreja., Deus o abençoe.
@@rasputiny169 Lindo.
Esse foi o tapa mais forte e macio que eu ja vi kk
Olavo era uma grande intelectual!
A resposta do prof Orlando ao Olavo está no livro "Sob a máscara".
Gostei bastante da explicação, elucidativo!👏👏
Dois grandes homens.
Meu é absurdo o Olavo de carvalho, toda vez que eu escuto ou leio ele mesmo quando escuto ou leio a mesma coisa tempos depois ainda fico maravilhado com o qual profundo ele consegue ser. Só tenho a agradescer.
ORLANDO FIDELI neutralizou OLAVO no debate sobre GENON…
…No fim da vida um aluno perguntou se tinha algum problema em estudar GENON… em resposta Olavo declarou que: Era impossível estudar GENON e não se sujeitar aos seus CONHECIMENTOS… conclusão melhor se afastar da OBRA… ou seja FIDELI estava certo…
Apostatei do Catolicismo graças ao Fédeli, sou mt grato 🙏
Admiro os dois pelo saber notório, mas era nítido que o prof. Olavo se incomodava muito com esse debate e com a asseveração do pensamento gnóstico do mesmo. Ele fazia questão de ficar revivendo o tema e toda vez que tentava contra argumentar sempre fortalecia a posição do prof. Orlando.
2:11 - Olavo sobre Orlando: "Ele está acostumado a raciocinar dentro do certo, eu estou acostumado a transitar entre milhões de coisas que são nebulosas e duvidosas". Se isso, não é uma posição gnóstica, eu não sei mais o que é.
Outro ponto, pra quem acompanhou o debate sabe que o estopim foi o prof. Olavo não querer informar qual religião seguia (na época). Somente após os debates que o mesmo se definiu como católico. Isso não quer dizer nada, mas também diz tudo.
Não fortalecia. O senhor Fedeli não tinha formação filosófica suficiente. Não era filósofo. Era professor de história.Era um bom expositor do que já existe. Como se fosse um catequista. Nada mais.
@@Mussrich Um debate é vencido através da argumentação, meu caro. A formação prestará serviço a construção lógica-argumentiva. Você poderá falar horas sobre a pessoa (falácia ad hominem) do prof. Orlando, mas o fato exposto é imutável.
@@igorsantos6393 Rapazola, se eu quisesse ser grosseiro com você, perguntaria se não viu as longas orelhas felpudas e pontudas não caber no chapéu. Não praticarei tamanha descortesia porque não disponho de tempo para jogar fora. Vamos ao que interessa. Você, meu filho, não passa de um psitacídeo. Repete, repete, repete. Não reflete. (Parece um herege protestante.) Não compreende. Ou melhor, compreende e faz-se de rogado. Vamos ver se entra na sua moleira, menino: divulgar, expor esta ou aquela doutrina é ser divulgador, expositor. Não é ser filósofo. O falecido senhor Fedeli não era. Era tão filósofo quanto um equipamento que reproduzisse a gravação da leitura da Summa inteira. O que ele fazia, qualquer um dotado de um bocado de tempo e paciência e algum conhecimento de português conseguiria realizar. Publicar textos sobre história da Igreja, história geral, pontos do Catecismo e do Magistério. Isso é, sem nenhum menosprezo para quem o faça bem e com probidade intelectual (lealdade às fontes e respeito aos fatos), ser divulgador, expositor, conferencista, palestrante, jornalista, escritor. Não é ser filósofo. Qual a falácia, o argumento ad hominem que um fedelho cheirando a cueiros enxerga na observação que fiz? Você não sabe o que é nem uma coisa nem outra. Comportamento típico de fanáticos de alguma seita. E por falar em fanatismo e seita, o defunto Fedeli saiu da TFP - mas a TFP não saiu dele. O espírito de TFP. Que é a Montfort senão uma TFP do B? E como todo grupo de sectários depois da morte do fundador, no que se tornou ou se tem tornado a Associação Cultural Montfort? Responda sem tergiversar e seja honesto, meu jovem. Pare de considerar o senhor Fedeli como Santo Padre ou Doutor da Igreja e trate-o como ele merece: um professor de história e nada mais. Não imite os que o finado professor criticava ou fará de Orlando uma caricatura de Plinio. Se o original se tornou ridículo, a caricatura conseguiria a proeza de ser pior.
@@Mussrich se chutar as bolas do Olavo de Carvalho, os seus dentes caem no chão. Olavo passou a vida inteira tentando mascarar seu gnosticismo. Se dizia católico mas ao mesmo tempo incentivava o contato com o mal. Daí lá vem o sr., com essa escrita pomposa e cansativa, cuspir eruditismo para falar que o prof. Orlando não era filósofo. Mas veja, por acaso o Olavo de Carvalho era filósofo? Até onde eu sei, ele mesmo dizia não possuir diploma. Mas falar isso não é desmerecer o conhecimento do Olavo, veja lá. Mas aguardo o teu texto de 400 linhas, em linguagem extremamente sofisticada, digno de quem nunca saiu na rua para comprar um pão, me ofendendo e fazendo malabares incríveis para negar um ponto evidente.
@@PauloHenrique-kz1cq Você não sabe a diferença conceptual entre gnose e gnosticismo. Diferença que qualquer bom dicionário de filosofia ensinaria, se você, primeiro, tivesse dinheiro para adquirir um Ferrater Mora (não parece ter) e, segundo, tivesse o mínimo de inteligência para compreender e assimilar o que lesse. Não tem. Pudera. É um moleque (imberbe?) sem experiência de vida que apenas a idade traz. Mais um psitacídeo. Quanto a “chutar as bolas”, deixo esse exercício de sadomasoquismo para quem se dê a tais depravações. Se é o seu caso, não sei. Nem me interessa indagar de suas intimidades. Isso será entre você e Deus, no dia do Juízo. Cresça e desapareça. Por mais que lhe esfreguem, a você e a tantos outros rapazotes, que o senhor Fedeli não era filósofo, que não tinha nenhuma formação filosófica e teológica, que era apenas um obscuro professor de história que não contribuiu em nada para a literatura histórica, que se limitava a expor o que já existia e tinha sido escrito e dito por outros, que fazer isso é ser apenas divulgador, não é ter ideias próprias, que ter ideias próprias não é pecado nem heresia, que o senhor Fedeli rompeu com a TFP e Plínio numa disputa de influência e não só porque Plínio fosse um falso profeta - por mais que gritem até estourar os tímpanos de vocês, não adiantará. É próprio de fanatizados de uma seitazinha como a Montfort não querer pensar. Não pensar, não ver, não ouvir, não enxergar, não escutar. Exatamente o que fazem hereges protestantes desde Lutero e Calvino. Exatamente o que fazem militantes comunistas. Sem tirar nem pôr, a mesma atrofia cerebral de extremistas islâmicos e de arruaceiros neofascistas. Vocês não sabem, porque não têm capacidade de perceber, mas não passam de uns hereges. Querem arrogar-se como reles leigos autoridade que não têm e jamais terão. E porque não têm autoridade magisterial nem sabedoria, põem-se a condenar tudo que destoe do que vocês papagueiam. Em tempo, conheço os escritos do falecido Orlando faz mais de vinte e cinco anos. A quem se sentir atraído por citações de livros supostamente lidos, eles enganarão. A quem se aprofundar, não será impossível concluir que não passam de imitação dos escritos, de si já suficientemente rasos para que tivéssemos de suportar contrafacções, do pseudoprofeta de Higienópolis. Quanto ao professor Olavo de Carvalho, você não leu um livro sequer dele para criticar ou aprovar as ideias dele. Simplesmente repete o que outros, que sabem tanto quanto você, ou seja, nada, ouviram, tanto de comunistas de todos os matizes quanto de falsos católicos como essa TFP do B, a Associação Cultural Montfort. Processo muito cômodo de crítica. Cômodo e desonesto. E por falar em desonestidade, o defunto professor de história de mefistofélicas sobrancelhas tinha telhados de vidro. Ou você, menino, julga limpo ir a Roma, oferecer a um papa imagem de Nossa Senhora (se não apagaram a foto, deve estar no site dá Montfort) e depois, nas entrelinhas de escritos publicados no site da associação por ele criada e presidida, tecer críticas que chegam às raias do sedevacantismo? Pois eu me enojo e chamo a coisa pelo nome: duplicidade, ou em português claro, hipocrisia.
Verdade seja dita, os dois gostavam de arruame confusão. É clássico o trecho da aula o Fedeli dizendo que gosta do Bonifácio VIII tambemnoelo temperamento e gosto por arranjar inimigos ahuaahauahauahau.
O nível intelectual do Olavo de Carvalho em comparação ao do Orlando Fedeli é muito grande. Olavo era um filósofo, Orlando era um apologeta católico. Ambos são muito importantes.
Olavo diz como se o professor Orlando fosse do Jardim de infância.
O professor não deixava de faltar argumentos para chegar a conclusões e atarcar o sugeito agora vem dizer que só atacava Ou é burro ou não sabia ler. Tanto que não tem nem o ensino médio completo.
sugeito
O fato é que o Orlando deu uma surra no Olavo no debate.
Que debate? Gostaria de ver.
Ficar repetindo isso não faz disso verdade, nem faz verdade o monte de asneira que vocês falam sobre "gnose".
Olavistas nunca admitirão isso.
Pura verdade!
Olavestes como vc são cegos e idolatras,@@gabrielwarkencharczuk3750
Leiam o livro sob a máscara
GOSTO MUITO DE AMBOS.
Mario ferreira já dizia que na era escolástica a patristica tivera aporias insolúveis pois ficou estreitada pelo aristotelismo.
A formação intelectual e moral dos católicos brasileiros é um verdadeiro hospício. Fedeli foi um bom professor de história. E parou por aí. Ajudou a criar um espírito de "santo ofício tupiniquim" na alma de diversos grupos brasileiros. Ligeiros para julgar, maldizer, fazer juízos temerários de tudo e todos. O catolicismo brasileiro virou uma fábrica de cobras e lagartos. Isso em diversos ambientes e tem muito dessa "pitada fedeliana".
Alguns defendem-no chamando-o de "polemista católico". Desde quando fomentar esses vícios na alma contrários à caridade cristã pode ser justificado dessa forma? Surreal.
Não quer arriscar sus mente, não estude filosofia.
Olavo de Carvalho
Gosto do prof. Fedeli, mas não tem comparação com o Olavo em nenhum nivel. Essa é a minha opinião, respeito quem pensa o contrário. O problema é que os católicos ficam brigando entre si enquanto a igreja vai pro buraco, coisa que o inimigo não faz.
Perfeito o seu comentário
Na vdd, no debate entre os dois o Olavo foi destroçado. São dois grandes pensadores mas em matéria de intelecto, não há comparação possível. O prof Orlando era muito maior.
A diferença é que o Prof Orlando era virtuoso e era um católico autêntico e o Olavo era gnóstico e suas falas cheias de impureza e heresia.
@@lucaspavanello7020 Quanto purismo doutrinário .Orlando Fedeli era um grande intelectual, isso é irrefutável. Se era virtuoso não sei dizer. A questão é que o Olavo foi um dos pouquíssimos intelectuais no brasil , que ousou enfrentar as hostes hostes esquerdistas destemidamente e pagou um preço elevado por isso e por isso merece todo o respeito. Olavo não era um intelectual de gabinete .Que venham mais impuros como ele. Muita paz
@@brunomostly Orlando Fedeli já denunciava a esquerdalhada quando Olavo ainda estava consultando horóscopo, amigo. Aliás, Orlando Fedeli jamais foi Comunista...Já Olavo...
Orlando Fedeli deu um pau no Olavo essa é a verdade.
Resumindo...O Olavo quer deixar a coisa tão complicada que poucos vão poder estudar a doutrina católica .
Mas o contrário aconteceu no cristianismo , foram pessoas simples que a princípio aderiram ao evangelho, e aderiram de tal modo que morreram pela verdade.
Se a verdade é tão complexa de alcançar significa que essas pessoas simples não a compreenderam e morreram por algo que se quer puderam conhecer, quando o próprio Jesus disse que conhecer a Deus é condição necessária para salvação .
A vida eterna é está : Que conheçam a Deus e a Jesus Cristo a quem enviaste
A foto mostra uma "devoção ao cargo".
Grande Olavo! Ele tem ração
Ração?
@@A.magalhaes. sim, ele sempre teve ração!
Fedeli era discípulo de Plínio Corrêa Oliveira, esse sim um gênio, assim como Olavo.
Tanto é assim que os 2 deixaram muitos e bons herdeiros de seu legado, ao contrário de Fedeli.
@@jorgemello780Que tipo de ração?
@@christianmagus8494 para nós patriotas ele tinha e continua tendo ração. Mas que tipo de ração, eu não sei...não sabia que ração tinha tipo
Orlando Fedelli historiador
Fedeli era discípulo de Plínio Corrêa Oliveira, esse sim um gênio, assim como Olavo.
Tanto é assim que os 2 deixaram muitos e bons herdeiros de seu legado, ao contrário de Fedeli.
O prof Orlando não deixou herdeiros, mas foi instrumento de Deus na conversão de muitos aos verdadeiro catolicismo, deixou um legado. Ao contrário desses outros dois que que você citara.
Fedeli diz que Plínio era um filo-gnóstico cujas obras remetem à insensatez da adoração à Plínio e o grupo na TFP chamada "Sempre Viva", que é uma seita de adoração à mãe de Plínio.
O pessoal do Centro Dom Bosco nao eh discípulo do Fedeli??
@@Bruno69847 Sim.
@@Senhor_BolachaEntão o Orlando Fedeli passou 30 anos sendo enganado por uma seita?
Rapaz o fedeli deu uma pau no olavo o cara quase entrou em depressão kkkk coitado, bom é facil o olavo falar isso depois do falecimento do fedeli.
Ao meu ver olavo esmagou fortemente fedeli nesse vídeo. A questão é, será que olavo se converteu verdadeiramente á vida católica e abandonou as crenças ecumênicas? Eu espero que sim, mas tenho minhas duvidas
@diogomendonssa710 o debate foi em 2001 o Olavo nunca se retratou e poucos anos antes de morte do fedeli, não lembro qual o contexto, mas ele analisou novamente o Olavo adivinha não mudou nada
eu confesso...leio gnosticismo bem escondidinho 🤭acho lindo...dificil de entender, mas lindo...
SAIA DISSO, CANTO MALDITO DAS SEREIAS
QUER VIRAR UMA PEDRA DE TROPEÇO PARA CRISTO?
VAI LER UM COMENTÁRIO DE SANTO TOMÁS A ARISTÓTELES ANTES DE COLOCAR ESSA TUA CABEÇA ENPOBRECIDA DE MACONHA GNÓSTICA ANTES DE PRONUNCIAR O NOME GUENON.
BURRO.
😅😅 Xinga de burro mas não sabe que antes das letras P e B usa-se a letra M.
@@rarramalho é...
Opa, heresia, pega ele nossa senhora.
@@Lucas09866 ela deve estar ocupada tentando pegar o apostata do Bergoglio primeiro...
Orlando Fedeli estava certo sobre o Olavo de Carvalho.
Vi sua foto do dr. Plinio. Qual sua opinião sobre as críticas que Orlando Fedeli fez a dr. Plinio? São coerente ou tem exagero? Pergunto pois admiro bastante dr. Plinio
@@victorolivotti3969Tudo o que o Orlando Fedeli falou sobre a TFP já foi desmentido.
@@GuelfoNegro Obrigado. Vi um pouco sobre as críticas e realmente tem um tom rancoroso nas acusações do prof. Orlando. Tudo que vem do rancor não pode ser digno de confiança. Dr. Plinio foi um grande homem, ao ler sua biografia me identifiquei demais e faço da contra-revolução o meu apostolado. Salve Maria!
E sobre Plínio Correa não, né? Kkk. Vocês são todos palhaços.
Também acho! Fedeli em termos de conhecimentos da igreja católica é bom!! Mas, CONHECIMENTOS?? NÃO CHEGA AOS CALCANHARES DE OLAVO! KÁKÁKÁ...! EM RELAÇÃO A OLAVO, FOI INVEJOSO...!
K k k k k
Olavo Luiz
Transitar no certo x no dividoso
e era gnostico mesmo...
Defina gnosticismo e esclareça sua presença no pensamento do filósofo.
@@Henri_de_La_Rochejaquelein25
"Eu quero o rito, eu pego a eucaristia e saio correndo." Ele acha que, lendo a Bíblia e comendo a eucaristia, ele vai transcender a matéria. No tom dele, não é como se Deus te salvasse nos fins dos tempos, e sim que ele ia ascender ao divino apenas com o rito. Sem falar que o pensamento dele é mais islâmico que cristão, e isso o Fedeli perguntou a ele no debate no início dos anos 2000. Mas acho que você é preguiçoso para ler. Bom, é isso. Veja, analise as palestras e leia o debate.
👇👇
O senhor ja faleceu, mas o sr só achava que era católico. Católico DE VERDADE não fala palavrão e o senhor tinha uma boca muito suja.
Fora isso, tem vídeos de quem pesquisou sua vida. Só assistir..
Que estreiteza cognitiva. Você é incapaz de compreender que certas circunstâncias são impossíveis de serem definidas por palavras formalizadas e educadamente ditas, a ponto de comete o crime moral da desproporcionalidade de tratamento para com o intolerável, como dar tratamento de classe ao maníaco do parque. Este tipo de ação conta como um agravante ainda mais pueril que dizer um simples palavrão, dado que se sustenta na pura ação de injustiça. Não que o professor Orlando deva ser xingado, mas o seu pensamento levado como dogma é um crime.
Infelizmente a plataforma elimina comentários que contenham adjetivos pesados, mas se assim não o fosse, eu mesmo te definiria com um!
Uma purista! E como todos, uma hipocrita.
Ora ora temos uma santa entre nós. Vem aqui mostrar que é superior só porque fala bunitinho.?
Vc é da tal que vota no lula pq "o bolsonaro xinga muito" 😂
Larga de viadagem. Sou fã do fedeli, do olavo, dos arautos e até do tfp. Kkkk. Sei das tretas, mas gosto de todos 😂
Sejamos sinceros. Montfort já era sem fedeli 😢
Dois grandes homens.