Quero o parabenizar por buscar conteúdos educacionais diferentes dos habituais, bem como também o excelente trabalho de design do Universo Narrado! 🤯👏🏼❤
@@pedrohenriquepereira7532 Já foi terminado, há séculos, e foi até provado - por mim. Adoraria divulgar a prova, mas esse comentário é pequeno demais para isso.
eu consegui fazer com a função V(h) , o h seria a altura --> V(h)=-2h+45 -->V(0)=45 --> V(1)=43 -->V(2)=41 , então quando o h aumenta em 1 o X diminui 2 , então V(15)=-2.15+45=15 , então o volume maximo é quando o x é igual a h --> 2.15+15=45 tbm da pra montar um sistema de equação --> V(h)=x que é a mesma coisa que -2h+45=x , mas ai é só fazer o sistema {-2h+45=x e 2x+h=45} ai vc vai achar que o x é igual a 15 e que x é igual a h e se substituir por 15 lá no V(x) vai dar 3375 que é o volume máximo.Obs:to no sétimo ano e nsei mt matemática, mas é a minha matéria preferida
Mano, vc é brabo. Tá aí o pq muita gente fala que matemática é ruim e que não serve pra nada, justamente pq não foi apresentado de forma correta e não foi mostrado o que ela pode fazer. Eu sou um que quase reprovei diversas vezes em matemática na escola e hoje faço física, graças a um professor ter me apresentado novamente ela de uma maneira diferente e correta no final da formação no ens. médio...
Muitas pessoas que dizem "detestar a Matemática" são apenas vítimas de um mau sistema de ensino. Canais como este prestam um grande serviço à divulgação prazerosa da Rainha das Ciências.
Tenho 62 anos, fiz Engenharia civil depois dos 50, sempre quis aprender a fundo essa fórmula, e hoje me aparece vc a explicando com essa clareza e simplicidade, eu estou extasiada, vou me aprofundar mais ainda nessa matéria que eu sou apaixonada que é a Matemática e suas aplicações ❤
Que raciocínio lindo. Além disso, o mais fantástico é pensar que esse cara viveu em uma época sem computadores e outras tantas ferramentas dos nossos dias.
Gostei muito dessa. Top. Como estamos acostumados com derivada a primeira coisa em que pensamos é derivar e igualar a zero. Essa aí é bem criativa. Digna do velho Fermat!
Muito legal! O bicho eliminou a indeterminação cortando o termo que dava 0/0 e depois tendeu a pra b. A ideia todinha do limite de um jeito diferente! Muito legal!
muito genial o grau de imaginação que grandes pensadores tinham que ter pra chegar a algum teorema, ou algum conceito que iria criar uma lei sobre determinado assunto, as vezes chega a ser tão doido que achamos que esses caras só podiam estar viajando legal quando pensaram naquilo! isso é a genialidade, pensar fora da caixa! ( que foda essa conclusão chegando nas derivadas em Guisoli, o nível ta subindo cada vez mais, ainda sonho com a live de cálculo no canal pra queimar neurônios!!)
Sou recém formado em licenciatura em matemática, assim como todo aluno eu senti muita dificuldade em cálculo. Vim de escola pública e mal aprendi sobre funções. Se meu professor tivesse usado da mesma boa vontade que você usou, talvez eu tivesse absorvido muita mais facilmente esse conteúdo. Tu é bom pra caralho nisso, parabéns mano
Pausei o vídeo antes de começar a resolução . E como já tenho uma ideia sobre derivada resolvi fazer essa parada de um jeito diferente pra queimar fosfato. Eu imaginei um quadrado e um retângulo . Um quadrado de lado x e um retângulo de base x e altura h . Basicamente eu peguei duas faces da caixa . A pergunta é : qual o valor de x para que os dois assumam áreas máximas que satisfaçam a propriedade 2x + h = 45 ? A área do quadrado é x² e a área do retângulo é x×h , como h vale 45 -2x então a área do retângulo é -2x² + 45x . Imaginei que o ponto comum positivo das duas funções x² e - 2x² + 45 é o valor de x que precisa para que as duas figuras tenham área máxima possível . Então igualei as duas . x² = -2x² + 45 -> 3x² - 45 = 0 . No caso as raízes dessa função serão os pontos em comum , e a raiz que for maior ou positiva será o x . Aí usei a fórmula de bhaskara +45 + √ 45² - 4( -2 ) × 0 / 2×3 45 + √2025 / 6 45+45/6 90/6 15 A outra dá 0 então o resultado é o 15 mesmo Aí o valor de x encontrado sem derivada . Pena que dificilmente alguém vai ler isso tudo kkkkkk
@@teoremasdouniverso8880 maximizar o volume e a area de um lado sao coisas diferentes, e quando vc diz que o ponto que maximiza a area do retangulo é o que tem mesmo volume de um quadrado de lado x, vc esta fixando qual é o resultado final. Tem que falar pq isso é vdd.
Eu vi essa ideia hoje no meu cursinho, com os conceitos de velocidade Instantânea e Aceleração Instantânea, que maravilhoso. Obrigado pelo seu trabalho Felipe! Tu é o cara!!
Voltei aqui rápido porque assisto no 2x kkk . Meu amigo , Felipe Guisoli , que resolução incrível . Sei que a ideia apresentada mascara o cálculo , mas simplesmente genial . De fato , Fermat é uma das mentes mais brilhantes que já existiram . Obrigado , foi um prazer inenarrável assistir essa aula.
Observando, percebemos que o limite aparece disfarçadamente nesse método de resolução. Mas esse método foi considerado meio forcado pela falta de rigor a época, historicamente muito importante para o desenvolvimento do cálculo. Parabéns por trazer essa pérola. Pra quem tiver curiosidade, essas questões aparecem no livro introdução a história da matemática, se não me engano de Howard Eves.
Hehehe... chegando nos 80 e aplaudindo um brilhante garoto de uns 20 e poucos! A vida é fantástica e sempre nos dá oportunidade s!! Parabéns kid....continue!!!
Foda é pensar que os cara há mó tempão atrás descobria uns trem desse se divertindo e hoje, nas escolas, é uma aula chata que ninguém presta atenção.... Parabéns pelo conteúdo, sr. Narrado
Genial!!! Para esse problema em específico eu descobri o 15 por dedução , se o volume é a multiplicação da área x altura então não importa a ordem dos valores das incógnitas, então como temos dois x , simplesmente peguei o 45 e dividi por 3 , que resultou 15.
Caraca que interessante esse jeito de fazer, eu sei que o volume era x.x.h, eu sabia ja anteriormente que quando os 3 valores sao o mais proximo possivel é quando tem o maior valor possivel, logo 15.
mt mt bom (especialmente a parte final da derivada). Tentei resolver o problema do começo... ai cheguei na função de terceiro grau e desistir, até ouvir suas palavras motivadoras e conseguir deduzir que 22,5>X>0; mas dps disso acabou o ATP, consegui reduzir um infinito em outro, pelo menos acho que valeu a tentativa
Se a gente analisar que quanto mais desigual o valor das medidas, por exemplo: 1x1x43, menor será o valor do volume mesmo tendo uma grande soma nas medidas, então é cabível pensar que quando mais próximas as medidas maior o volume. Ou seja, temos que buscar os três números mais próximos que somados dão 45, ou somente dividir 45 por 3 que da 15.
Isso dá uma ideia de capricha isso aehh ê de forma espelhada absoluta. Essa flexibilidade de arrastar o a com b! Fez complementar curvas "fractal" e ainda encaixa o produto notável parabéns maluco !
Cara, tenho 56 anos, mas apesar de não ter me formado em matemática, não que não tenha passado em vestibular, ainda assim essa área me faz vibrar de alegria.....
cara! parabens viu! sei varios professores tentam explicar o conceito de uma deravada em 1 semestre inteiro de faculdade, vc explicou o conceito em menos de 20min hahahahahahhahahaha genial demais.
Muito obrigado por essa aula Guisoli, ultimamente tenho andado nem tão empolgado e entusiasmado com a matemática como já fui, esse vídeo me recuperou um pouco desse espírito
Pode ser o inventor, mas provavelmente utilizou cálculos de Bonaventura Cavalieri como referência para determinadas áreas e sólidos, pois o método deste era usado em quase toda Europa antes da invenção da versão moderna. Antes deste havia Arquimedes com algo semelhante.
Fiz pensando que o maior volume seria o de um cubo, e assim x=h=>3x=45=>x=15, mas mesmo que tivesse acertado, assisti até o final do vídeo pois a solução do fermat foi belíssima!
Achei muito legal o vídeo, ao longo dele eu fui tendo insights (ei, isso parece com cálculo (fico imaginando como é feito o cálculo de objetos geometricos bizarros)), mas o que é mais íncrivel é a demonstração de Fermat, é algo que dá base para o cálculo e também algo que é como a assinatura dele na matemática.
Muito obrigado pelo vídeo. Bem interessante essa forma que o Fermat utilizou. Eu desconhecia. Antes eu so utilizada as derivadas. Muito obrigado, interessante mesmo. Grande Pierre de Fermat, de abençoada memória!
Cara, que raciocínio absolutamente brilhante do Fermat assim como a sua exposição. Se eu fosse calcular isso eu iria direto calcular por derivada. Sendo bem honesto, eu nem me lembrava direito desse lance da reta tangente à curva naquele ponto. Muito legal! Até guardei esse vídeo na minha biblioteca. Valeu, cara! Obrigado
Foi a melhor aula que eu assiste referente ao conceito de máximo de uma função. Muito obrigada, Felipe, que Deus o abençoe sempre mais! Você é um presente para nós estudantes. Abraços!
Lembrando que para encontrar o ponto "ótimo" da função, onde V(x) é máximo, é necessário conhecer previamente o intervalo [a,b] em que o ponto está contido. Do contrário, o algoritmo pode recair sobre o ponto mínimo ou sobre o ponto de inflexão.
Antes de começar as contas eu pensei comigo. De todo o domínio da função o melhor aproveitamento de volume é o que for mais próximo da esfera. Então imaginei que seria 15 com x e h iguais.
Cara, eu sou engenheiro formado e modéstia parte sempre fui muito bom nas disciplinas de matemática, porém, mano, se todos professores fossem como você, e trouxessem esse embasamento, nossa, seria bem melhor, pq vc vê qual foi a idéia pra encontrar a solução
Mano, fiz isso e cabeça em 5 segundos, se um número for menor que outro ele vai diminuir o resultado, então apenas pensei em 3x=45, assim a multiplicação de cada lado seria máxima, mas o vídeo foi muito bom, explorou conceitos importantes da matemática.
Ótimo vídeo! Quem dera, na época que aprendemos cálculo, os professores tivessem partido de coisas simples para explicar os conceitos fundamentais. A coisa era braba!!
eu fiz usando cálculo mesmo mas essa solução foi genial mano (e usa várias coisas q são comuns no cálculo tipo cortar 0 com 0 pq tecnicamente n é 0 e sim só algo q se aproxima de 0)
Depois que você aprende sobre limites e o professor diz que é só derivar a função bate uma alegria no coração kkk. f(x) = -2x^3 + 45x^2; f(x)' = -6x^2 + 90x = -x^2 + 15x; f(x)' = 0 --> -x^2 + 15x = 0 --> x = 0 (descartado); x = 15.
...Pierre de Fermat foi genial!!! Dele em Em 1934, Louis Trenchard Moore descobriu uma nota de Isaac Newton dizendo que o seu cálculo, antes considerado como invenção autónoma, fora baseado no “método de monsieur Fermat para estabelecer tangentes”. Foi a primeira pessoa a enunciar o pequeno teorema de Fermat, embora a primeira pessoa a publicar a prova do teorema tenha sido Euler, em 1736, no artigo "Theorematum Quorundam ad Números Primos Spectantium Demonstratio". Mas o genialidade pura em essência dele,foi o: n n n X + Y = Z Nisto ele pôs de Newton a Euler e Gauss(👈🏻o Príncipe👏🏻👏🏻👏🏻) queimando a mufa,principalmente com a nota de cabeçalho dele: 👉🏻Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas esta margem é demasiado estreita para a conter". (👈🏻aliás, escrever nas margens dos livros era um costume de Fermat) Tenho-o mais em alta estima que Newton! Ele está na minha opinião junto com heróis matemáticos como Évariste de Galois,Fredrich Gauss e David Hilbert,claro tem muitos outros e o Andrew Wilse quase 400 anos depois,comprovou O Teorema de Fermat muitos dos gigantes se debruçaram no desafio de Fermat *o Renatus Cartesius tinha certo “medo” do Fermat,cedo ele notou que o “dêvogadu” era casca grossa 😂😂😂😂😂 Parabéns pelo teu canal,por vossa didática descontraída e que nos cativa em suas aulas Abç Felipe “de Fermat Galois von Hilbert de Gauss👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Felipe fala sobre o teorema fundamental do cálculo.
Imagine uma aula como essa sobre o teorema fundamental do cálculo!
up
Up
Ia ser foda!
É bem interessante.
Up
seu canal deveria ser patrimônio histórico de todo bom brasileiro que gosta de fazer sinapse
Que perfil de pró, mano
Quero o parabenizar por buscar conteúdos educacionais diferentes dos habituais, bem como também o excelente trabalho de design do Universo Narrado! 🤯👏🏼❤
to na faculdade e ainda sim acompanho seu vídeo com a mesma alegria de quando estava no ensino médio!! saudações conterrâneo do fernando sabino.
Opa, é sempre um prazer meu amigo Kaua!
Eu acredito muito na sua maneira de explicar, trazendo o contexto e a motivação histórica do conhecimento, isso falta tanto hoje em dia...
Exatamente, contexto é tudo, como vou pensar que nem eles sem o contexto do trabalho deles, é quase impossível
Muito bom! Parabéns pelo conteúdo!
kkkkkkkkkkkk salve
@@raphaelgoncalvesnascimento9438 Salve!
Hsjajanahajsjs
Terminar o teorema não quer
@@pedrohenriquepereira7532 Já foi terminado, há séculos, e foi até provado - por mim. Adoraria divulgar a prova, mas esse comentário é pequeno demais para isso.
eu consegui fazer com a função V(h) , o h seria a altura --> V(h)=-2h+45 -->V(0)=45 --> V(1)=43 -->V(2)=41 , então quando o h aumenta em 1 o X diminui 2 , então V(15)=-2.15+45=15 , então o volume maximo é quando o x é igual a h --> 2.15+15=45 tbm da pra montar um sistema de equação --> V(h)=x que é a mesma coisa que -2h+45=x , mas ai é só fazer o sistema {-2h+45=x e 2x+h=45} ai vc vai achar que o x é igual a 15 e que x é igual a h e se substituir por 15 lá no V(x) vai dar 3375 que é o volume máximo.Obs:to no sétimo ano e nsei mt matemática, mas é a minha matéria preferida
Mano, vc é brabo. Tá aí o pq muita gente fala que matemática é ruim e que não serve pra nada, justamente pq não foi apresentado de forma correta e não foi mostrado o que ela pode fazer. Eu sou um que quase reprovei diversas vezes em matemática na escola e hoje faço física, graças a um professor ter me apresentado novamente ela de uma maneira diferente e correta no final da formação no ens. médio...
Muitas pessoas que dizem "detestar a Matemática" são apenas vítimas de um mau sistema de ensino. Canais como este prestam um grande serviço à divulgação prazerosa da Rainha das Ciências.
Tenho 62 anos, fiz Engenharia civil depois dos 50, sempre quis aprender a fundo essa fórmula, e hoje me aparece vc a explicando com essa clareza e simplicidade, eu estou extasiada, vou me aprofundar mais ainda nessa matéria que eu sou apaixonada que é a Matemática e suas aplicações ❤
Que raciocínio lindo. Além disso, o mais fantástico é pensar que esse cara viveu em uma época sem computadores e outras tantas ferramentas dos nossos dias.
Isso se chama:" genialidade". Como newton, ainstein etc.
Na verdade os computadores só existem por conta de caras como esse. Já ouviu falar em efeito borboleta (teoria do caos)?
@@pliniodasilva4198 e Leibniz
O cara falou de produtos notáveis, espacial, analítica e limite. Pqp, em um vídeo dinâmico de 17 mins.
Parabéns caba arretado 🤜👏🏻
Professor padrão!
Isso é para mentes brilhantes como Fermat. Genialidade é para poucos.
Muito obrigada Felipe
Sabedoria é td nesse nossos tempos.
Gostei muito dessa. Top. Como estamos acostumados com derivada a primeira coisa em que pensamos é derivar e igualar a zero. Essa aí é bem criativa. Digna do velho Fermat!
Finalmente alguém que explica de verdade oque é uma derivada e de onde ela se origina, muito obrigado pela aula
Muito legal! O bicho eliminou a indeterminação cortando o termo que dava 0/0 e depois tendeu a pra b. A ideia todinha do limite de um jeito diferente! Muito legal!
Nessa aula eu coloquei de terno, gravata e capacete pra assisti-la à altura do conteúdo. Elegante e enriquecedor! Obrigado, Guisoli!
Que honra!
Muito boa aula! Eu normalmente não entendo pois estou no 9 ano, essa foi a única que entendi e muito boa por sinal!
muito genial o grau de imaginação que grandes pensadores tinham que ter pra chegar a algum teorema, ou algum conceito que iria criar uma lei sobre determinado assunto, as vezes chega a ser tão doido que achamos que esses caras só podiam estar viajando legal quando pensaram naquilo! isso é a genialidade, pensar fora da caixa! ( que foda essa conclusão chegando nas derivadas em Guisoli, o nível ta subindo cada vez mais, ainda sonho com a live de cálculo no canal pra queimar neurônios!!)
Vc ensinou em 17min o que custei a entender na faculdade de Engenharia em várias aulas.
Parabéns!
Nossa mané, tava estudando exatamente os teoremas de Fermat na semana passada. Abraços de Osasco - SP
Pra mim, o melhor canal de ciência do UA-cam no Brasil. O senhor narrado tem uma didática digna de Feymann!!
Assim eu choro!
com os multiplicadores de LaGrange este é um problema bem simples, mas muito bonita a solução do vídeo.
Caralho mano mt foda o jeito que vc explica as coisas
Sou recém formado em licenciatura em matemática, assim como todo aluno eu senti muita dificuldade em cálculo. Vim de escola pública e mal aprendi sobre funções. Se meu professor tivesse usado da mesma boa vontade que você usou, talvez eu tivesse absorvido muita mais facilmente esse conteúdo. Tu é bom pra caralho nisso, parabéns mano
Pausei o vídeo antes de começar a resolução . E como já tenho uma ideia sobre derivada resolvi fazer essa parada de um jeito diferente pra queimar fosfato. Eu imaginei um quadrado e um retângulo . Um quadrado de lado x e um retângulo de base x e altura h . Basicamente eu peguei duas faces da caixa . A pergunta é : qual o valor de x para que os dois assumam áreas máximas que satisfaçam a propriedade 2x + h = 45 ?
A área do quadrado é x² e a área do retângulo é x×h , como h vale 45 -2x então a área do retângulo é -2x² + 45x .
Imaginei que o ponto comum positivo das duas funções x² e - 2x² + 45 é o valor de x que precisa para que as duas figuras tenham área máxima possível . Então igualei as duas .
x² = -2x² + 45 -> 3x² - 45 = 0 .
No caso as raízes dessa função serão os pontos em comum , e a raiz que for maior ou positiva será o x .
Aí usei a fórmula de bhaskara
+45 + √ 45² - 4( -2 ) × 0 / 2×3
45 + √2025 / 6
45+45/6
90/6
15
A outra dá 0 então o resultado é o 15 mesmo
Aí o valor de x encontrado sem derivada .
Pena que dificilmente alguém vai ler isso tudo kkkkkk
Raciocínio legal, dá pra fazer por desigualdades das médias tbm e sai facinho facinho
@@tredex9107 Hum sim , interessante , essa eu não sabia . Na vdd , eu nunca tinha ouvido falar em desigualdade das médias kkk
Vou pesquisar sobre
Acho que esta errado
@@pietroppic Hum sim . Posso ter errado .
Qual parte seria ?
@@teoremasdouniverso8880 maximizar o volume e a area de um lado sao coisas diferentes, e quando vc diz que o ponto que maximiza a area do retangulo é o que tem mesmo volume de um quadrado de lado x, vc esta fixando qual é o resultado final. Tem que falar pq isso é vdd.
Rapaz você é espetacular... Esse seu jeito de falar, típico de Minas, e essa quantidade e qualidade de conteúdo abrilhanta seus vídeos...
Parabéns
O melhor programa da família brasileira isso sim é cultura.
Eu vi essa ideia hoje no meu cursinho, com os conceitos de velocidade Instantânea e Aceleração Instantânea, que maravilhoso. Obrigado pelo seu trabalho Felipe!
Tu é o cara!!
Massa demais! Tapa na cara de quem acha que inovação se faz de costas para o passado e a tradição! 👏👏👏
Voltei aqui rápido porque assisto no 2x kkk . Meu amigo , Felipe Guisoli , que resolução incrível . Sei que a ideia apresentada mascara o cálculo , mas simplesmente genial . De fato , Fermat é uma das mentes mais brilhantes que já existiram . Obrigado , foi um prazer inenarrável assistir essa aula.
O bicho era gênio mesmo viu, Yuri! Isso é inegável
A Teoria das Funções é uma ferramenta matemática poderosa para resolver inúmeros problemas.
Fora do normal a qualidade do conteúdo produzido por este homem
Excelente explicação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Observando, percebemos que o limite aparece disfarçadamente nesse método de resolução. Mas esse método foi considerado meio forcado pela falta de rigor a época, historicamente muito importante para o desenvolvimento do cálculo. Parabéns por trazer essa pérola.
Pra quem tiver curiosidade, essas questões aparecem no livro introdução a história da matemática, se não me engano de Howard Eves.
Me fez entender conceitos de cálculo de forma simples! Parabéns pelo vídeo!
Hehehe... chegando nos 80 e aplaudindo um brilhante garoto de uns 20 e poucos! A vida é fantástica e sempre nos dá oportunidade s!!
Parabéns kid....continue!!!
Foda é pensar que os cara há mó tempão atrás descobria uns trem desse se divertindo e hoje, nas escolas, é uma aula chata que ninguém presta atenção....
Parabéns pelo conteúdo, sr. Narrado
Caralho a matemática e muito perfeita mano!! Estou completamente apaixonado. 😭❤️
Eu acho muito bonito vê as ideias que os matemáticos tiveram para resolver as dúvidas que encontravam. Excelente vídeo!
Genial!!! Para esse problema em específico eu descobri o 15 por dedução , se o volume é a multiplicação da área x altura então não importa a ordem dos valores das incógnitas, então como temos dois x , simplesmente peguei o 45 e dividi por 3 , que resultou 15.
Caraca que interessante esse jeito de fazer, eu sei que o volume era x.x.h, eu sabia ja anteriormente que quando os 3 valores sao o mais proximo possivel é quando tem o maior valor possivel, logo 15.
Apoiando SEMPRE. Jovem gostei demais dessa apresentação. Posso concluir, portanto, que o cubo SEMPRE será a expressão de maior aproveitamento da base.
mt mt bom (especialmente a parte final da derivada). Tentei resolver o problema do começo... ai cheguei na função de terceiro grau e desistir, até ouvir suas palavras motivadoras e conseguir deduzir que 22,5>X>0; mas dps disso acabou o ATP, consegui reduzir um infinito em outro, pelo menos acho que valeu a tentativa
Tou muito ansioso pra entrar na próxima turma do lições de física. Vc me fez ver o estudo como uma arte.
Eu tava um tempo sem ver os vídeos fo universo narrado mas agr eu voltei e sinceramente.....ta bom dms
Fermat era juiz e matemático ele é conhecido como o último teorema de Fermat que foi resolvido por Andrew willes matemático britânico em 1996
VALEU GUISOLI
Se a gente analisar que quanto mais desigual o valor das medidas, por exemplo: 1x1x43, menor será o valor do volume mesmo tendo uma grande soma nas medidas, então é cabível pensar que quando mais próximas as medidas maior o volume. Ou seja, temos que buscar os três números mais próximos que somados dão 45, ou somente dividir 45 por 3 que da 15.
Faz uma aula falando mais sobre derivadas
Isso dá uma ideia de capricha isso aehh ê de forma espelhada absoluta. Essa flexibilidade de arrastar o a com b! Fez complementar curvas "fractal" e ainda encaixa o produto notável parabéns maluco !
Tem um tempo q to tentando aprender o conceito de derivada, e esse vídeo foi o mais explicativo que eu ja vi! Parabéns pelo conteúdo, mestre!
Muito bom.... Fermat forneceu os fundamentos para a dedução do conceito do Limite do quociente de Newton....
Caramba, que forma genial de se explicar a definição de uma derivada !
Essa forma é a que os livros mostram
Meu deus, tive que colocar o " capacete" para esse conteúdo excelente!!!
Kara vei a matemática é simples, mas não sei o porquê alguns professores complicam tanto. Parabéns pela excelente explicação.
Cara, tenho 56 anos, mas apesar de não ter me formado em matemática, não que não tenha passado em vestibular, ainda assim essa área me faz vibrar de alegria.....
Por um caminho mais intuitivo chegou à derivada. Parabéns!
Não consigo explicar essa maravilha em um texto. Então vou, apenas, colocar em uma palavra: Sensacional. Valeu professor.
Sou apaixonado por cálculo! A parte mais genial da Matemática ❤️❤️❤️
cara! parabens viu! sei varios professores tentam explicar o conceito de uma deravada em 1 semestre inteiro de faculdade, vc explicou o conceito em menos de 20min hahahahahahhahahaha genial demais.
Muito obrigado por essa aula Guisoli, ultimamente tenho andado nem tão empolgado e entusiasmado com a matemática como já fui, esse vídeo me recuperou um pouco desse espírito
Pode ser o inventor, mas provavelmente utilizou cálculos de Bonaventura Cavalieri como referência para determinadas áreas e sólidos, pois o método deste era usado em quase toda Europa antes da invenção da versão moderna. Antes deste havia Arquimedes com algo semelhante.
Excelente! Parabéns pelo empenho e pela qualidade dos vídeos deste que é, senão o maior, o melhor canal de física do Brasil. Grande abraço.
Fiz pensando que o maior volume seria o de um cubo, e assim x=h=>3x=45=>x=15, mas mesmo que tivesse acertado, assisti até o final do vídeo pois a solução do fermat foi belíssima!
Que da horaaa!!!!!!!!!!! Faz um video desses sobre números complexos por favor!!!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼😁😁😁😁😁😁
Esse nível de aula pra alunos de engenharia é muito bom. Muito obrigado.
Achei muito legal o vídeo, ao longo dele eu fui tendo insights (ei, isso parece com cálculo (fico imaginando como é feito o cálculo de objetos geometricos bizarros)), mas o que é mais íncrivel é a demonstração de Fermat, é algo que dá base para o cálculo e também algo que é como a assinatura dele na matemática.
Caramba que dedução maravilhosa Guisoli é fera parabéns.
Vale o like...
Parabéns professor...
Meu nobre...
Esse vídeo valeu mais do que umas 5 aulas da facul
parabéns!
Da forma que vc passa o assunto, fica fascinante !!!
Diga-se de passagem tu é um monstro sagrado! Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado pelo vídeo. Bem interessante essa forma que o Fermat utilizou. Eu desconhecia. Antes eu so utilizada as derivadas. Muito obrigado, interessante mesmo. Grande Pierre de Fermat, de abençoada memória!
lindooooo! Um soco bem forte à pedagogia tecnicista! (só quem é de UF pra pegar esse referência). ❤️
Cara, que raciocínio absolutamente brilhante do Fermat assim como a sua exposição. Se eu fosse calcular isso eu iria direto calcular por derivada. Sendo bem honesto, eu nem me lembrava direito desse lance da reta tangente à curva naquele ponto. Muito legal! Até guardei esse vídeo na minha biblioteca. Valeu, cara! Obrigado
Show de bola
Muito eficaz....Brabo demais!
O que mais gosto de ver nessas resoluções mais complexas, é a base matemática ali por trás...
Foi a melhor aula que eu assiste referente ao conceito de máximo de uma função. Muito obrigada, Felipe, que Deus o abençoe sempre mais! Você é um presente para nós estudantes. Abraços!
Assisti*
o final da aula me fez entender o conceito da velocidade do meu livro de fisica
meu cerebro ate explodiu aq
Lembrando que para encontrar o ponto "ótimo" da função, onde V(x) é máximo, é necessário conhecer previamente o intervalo [a,b] em que o ponto está contido. Do contrário, o algoritmo pode recair sobre o ponto mínimo ou sobre o ponto de inflexão.
Parabéns pelo trabalho. Tenho 31 anos e estou aprendendo matemática financeira graças ao seus vídeos
Simples, mas genial.
Antes de começar as contas eu pensei comigo. De todo o domínio da função o melhor aproveitamento de volume é o que for mais próximo da esfera. Então imaginei que seria 15 com x e h iguais.
Cara, eu sou engenheiro formado e modéstia parte sempre fui muito bom nas disciplinas de matemática, porém, mano, se todos professores fossem como você, e trouxessem esse embasamento, nossa, seria bem melhor, pq vc vê qual foi a idéia pra encontrar a solução
gostei do vídeo, fez até aquela animação no final, caprichou
Mano, fiz isso e cabeça em 5 segundos, se um número for menor que outro ele vai diminuir o resultado, então apenas pensei em 3x=45, assim a multiplicação de cada lado seria máxima, mas o vídeo foi muito bom, explorou conceitos importantes da matemática.
É uma diferença enorme entender como que uma equação funciona e foi montada do que simplesmente decorar. Gostei muito da explicação do final!
Ótimo vídeo! Quem dera, na época que aprendemos cálculo, os professores tivessem partido de coisas simples para explicar os conceitos fundamentais. A coisa era braba!!
4:08 Já sei! É só meter numa calculadora gráfica e ver o máximo da função! Bem mais fácil
Nem comecei a assistir, mas o exercício do início ( não sei se tem mais ) tem resolução por meio de desigualdade das médias , salve engano.
eu fiz usando cálculo mesmo mas essa solução foi genial mano (e usa várias coisas q são comuns no cálculo tipo cortar 0 com 0 pq tecnicamente n é 0 e sim só algo q se aproxima de 0)
Depois que você aprende sobre limites e o professor diz que é só derivar a função bate uma alegria no coração kkk.
f(x) = -2x^3 + 45x^2;
f(x)' = -6x^2 + 90x = -x^2 + 15x;
f(x)' = 0 --> -x^2 + 15x = 0 --> x = 0 (descartado); x = 15.
Obrigado por compartilhar o conhecimento meu mano
Muito bom, a matemática dos métodos de resolução assim é bem mais legal que a matemática das fórmulas
Puts ....
Viajei na minha época de faculdade.
Parabéns e obrigado pela experiência!
Estudando cálculo de derivadas nesse semestre na facul e seu vídeo caiu como uma luva, conteúdo fantástico parabéns
...Pierre de Fermat foi genial!!!
Dele em Em 1934, Louis Trenchard Moore descobriu uma nota de Isaac Newton dizendo que o seu cálculo, antes considerado como invenção autónoma, fora baseado no “método de monsieur Fermat para estabelecer tangentes”. Foi a primeira pessoa a enunciar o pequeno teorema de Fermat, embora a primeira pessoa a publicar a prova do teorema tenha sido Euler, em 1736, no artigo "Theorematum Quorundam ad Números Primos Spectantium Demonstratio".
Mas o genialidade pura em essência dele,foi o:
n n n
X + Y = Z
Nisto ele pôs de Newton a Euler e Gauss(👈🏻o Príncipe👏🏻👏🏻👏🏻) queimando a mufa,principalmente com a nota de cabeçalho dele:
👉🏻Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas esta margem é demasiado estreita para a conter". (👈🏻aliás, escrever nas margens dos livros era um costume de Fermat)
Tenho-o mais em alta estima que Newton! Ele está na minha opinião junto com heróis matemáticos como Évariste de Galois,Fredrich Gauss e David Hilbert,claro tem muitos outros e o Andrew Wilse quase 400 anos depois,comprovou O Teorema de Fermat muitos dos gigantes se debruçaram no desafio de Fermat
*o Renatus Cartesius tinha certo “medo” do Fermat,cedo ele notou que o “dêvogadu” era casca grossa 😂😂😂😂😂
Parabéns pelo teu canal,por vossa didática descontraída e que nos cativa em suas aulas
Abç Felipe “de Fermat Galois von Hilbert de Gauss👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu tinha acertado pela lógica sem fazer muitas contas. Mas não tinha certeza se estava certa
Cara, vc é muito bom.