Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo! Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
@@EngenhariaDetalhada pq? O sistema da injeção permite até mesmo que a caixa de direção, o motor e os componentes de frenagem e amortecedores. Fiquem mais leves e mais funcional. Sem contar a economia, o carburador bebe sem filtro e libera a mais que o necessário, fazendo o motor trabalhar combustível ⛽ desnecessário acumulando detritos sem retorno. É um sistema mais fácil só que prejudicial. Principalmente pra modelos bem antigos. É muito coisa pra trocar, mas na volta vai te devolver um desempenho melhor e versátil!!! Adotar esse sistema te permitir até mesmo manter a funcionabilidade do carro por mais tempo!!⛽
Entre o carburador e a TBI teve uma transição. Desde 1988 (gol GTI) ATé 2010 Corsa Classic se usava borboleta mecânica a cabo, e a marcha lenta era controlada por um Atuador eletrônico. Depois veio o TBI e simplificou tudo. Motor da Kombi é um excelente exemplo.
Sim, eu peguei essa fase, limpava a TBI da minha Parati "Bolinha" de vez em quando. Antes tive uma Parati quadrada com carburador, que nunca me deu problema.
Vídeo excelente, parabéns. Trabalhei em loja de carros por mais de 20 anos e já aconteceu isso comigo. Eu tinha um macete pra tentar enganar o sensor: dava partida sem esperar configurar e na maioria das vezes funcionava, e voltava a passar dos 3 mil giros. E temos também TBI com acionamento por cabo, sendo o Palio 1.3 a partir de 2000 o primeiro carro produzido no Brasil a utilizar o sistema eletrônico conhecido como drive by wire. Mais uma vez parabéns. Ganhou mais um inscrito.
Se gostei do vídeo....elogios para Vc e boa Didática no Conteúdo de fácil entendimento. Parabéns Sou +um admirador deste Canal. Vai 1000 likes. Sucesso. Bom dia.
Se não fosse a internet muitas coisas seriam ainda inexplicáveis cheio de mecânico que nunca foram a uma escola tec porque no Brasil sempre foi assim aprendendo na raça eu mesmo aprendi tudo pela internet pois ninguém consseguia entender nem o que fazem simplesmente fazem porque dá certo mas sem saber do porque parabéns
O meu carro é um Voyage 12/13 1.0 e ele está exatamente com esse problema o motor fica ligado mais não acelera e perde força a ponto de desligar sozinho Então o problema dele pode ser o tbi não é?
A mercedes classe a do meu pai ja meu passou varios sustos. Vc ta de primeira coloca segunda e pisa ate o fim do acelerador ela corta e fica na marcha lenta . Muito perigoso .
@@egidiovieira3412 Boa noite Me responde uma coisa.. Meu punto está tendo que bater a chave umas duas ou três vezes pra ele ligar e paresse que fica tremenda quando pega tipo que paresse que não está enviando a quantidade de combustível correta .. Esse problema acontece quando o tbi está ruin ou recondicionado
Se contar com o tanto de sensores que vem nos Ford. Só do ar são 2. Tenho uma Chevy 93 que só tenho trabalho de trocar filtros e abastecer...rs Ah, é álcool com carburador de 2 estágios mecânico.
As TBIS também possibilitaram além da maior precisão de nessecidade do carro virol um intrumento por apartir da inter comunicação mecânica do funcionamento do motor com a eletrônica desenvolvida em jolta dele se pode fazer alguns diagnosticos externos por meio de tais. Com o carburador também mas com a TBI se você tiver o conhecimento e quem esta longe um meio de te enviar informações da eletrônica
a diferença entre um carro a injeção multiponto a cabo e um com tbi eletrônico é que o primeiro vai pro ferro velho com o cabo e o outro vai quebrar o tbi ou o pedal várias vezes e te deixar puto de raiva e com um buraco no bolso a cada estrago .
Muito top. Obrigado pelo vídeo, meu Palio ainda é com acelerador cabeado, por isso ele precisa de outro sensor ,que é o motor de passo ( ou atuador da marcha lenta), mantendo uma espécie de pulsação da abertura da borboleta
.... Fiat uno Vivace entre 2011 a +/-2015 saiu, de fabrica, com problemas no tbi...... Se vc possui um Fiat Vivace com esse ano, provavelmente terá problemas . Eu tive. Vc pode substitui -lo, comprando um novo na agência ou levá-lo ao mecânico para fazer o reparo.
Gostei 👍 adorei parabens melhor impossível . Compartilhar com minha filha teimosa 😣. Pois foi substituído corpo da borboleta 🦋 está semana. Para acrescentar eu compreendo os sistemas de alimentação ciclo otto carburado injeção e injeção direta . A proporção da mistura ar 15 gramas e 1 grama de gasolina ⛽️. Em aceleração este valores alteram enriquecendo a mistura 15 ar 2 gad ou 7 pra 1
Poderia ser feito a economia de combustível usando carburadores desde q substituísse o "(2'24": tubo ligado aí estreitamento" por uma válvula de Tesla?
Minha courier 2006, está 200 mil km, nunca tive problemas no TBI, que por sorte o meu é a cabo. Nem nos bicos tive problemas, nunca mexi em nada. Continua boa, e nunca acendeu a luz de injeção. Até os cabos de velas são originais. Só o sistema de carcaça e válvula termostatica que já troquei 2 vezes desde 2015, que estou com esse carro. A última foi agora início desse ano.
troque cabo de vela, vai melhorar muito o consumo de combustível, na minha Strada após a troca deles melhorou de 10 pra 13Km/l no consumo, eles não devem ser usados por mais de 3 anos pois sofrem desgaste com a passagem da alta tensão
Já tive um problema com uma espécie de "calo" na aceleração do carro. Era impossível controlar com precisão a aceleração entre a marcha-lenta e velocidades baixas, como nas manobras em estacionamentos. O mecânico identificou que a sujeira fazia a borboleta do TBI "grudar" em certa posição e depois "pular" para uma posição de maior aceleração. Bastou limpar (inclusive me mostrou como fazer), e o problema foi resolvido. Anos depois, o problema começou a ressurgir, e eu mesmo limpei, levei coisa de 3 minutos. Problema novamente resolvido. Vários meses se passaram, até agora tudo OK.
No corsa 1995 qdo esse sensor do corpo da borboleta queima o motor acelera sozinho , e pode dar um super aquecimento, tendo q faciar o cabeçote , aconteceu comigo😩
Boa tarde sou Carlos de Rio Negrinho s c eu já tive um problema os dente das engrenagem gastou fiquei sem acelera mas foi só comprar outra e volta a selera 😂😂😂
Parabéns pelo vídeo, aprendi algo q se quer sabia, gostaria de saber porque o corpo da borboleta estraga com combustível adulterado pois já tive de trocar 2 desses, o que acontece com corpo da borboleta, quando se está usando combustível adulterado ?
muito legal, ainda não sei se é problema de TBI, mas o mecânico olhou o carro, não era a válvula, não era o hidro vácuo e não detectou entrada de ar na mangueira, a válvula ele testou e ta funcionando, mas com sinal de um arranhão dando meia volta na "bolinha" da ponta da válvula, o carro ao parar ou tirar o pé do acelerador ele sobe e desce aceleração sozinho quase desligando e acaba desligando mesmo, ele não tinha aparelho pra rastrear o problema, o que acha que pode ser? fora isso o carro ta andando normal, é um polo classic 99
A ecu fecha a borboleta em caso de falha no potenciometro, se vc estiver no momento de uma ultrapassagem, aí ferrou, o carro vai diminuir de velocidade, até parar. Pelo menos o sistema a cabo não acontece isso é dificilmente esses cabos se quebram...
@@cmj62 exatamente! Numa ultrapassagem ou num cruzamento é perigosíssimo, pq o carro simplesmente não anda. Já aconteceu comigo. Sorte que foi na br e deu pra encostar.. ford ka tem problema crônico na engrenagem da tbi. Ridículo esse plástico q eles usam.
Mas oq acontece se eu diminuir a entrada de ar para o TBI???? Por ex: por uma conexão mais fina na ponta do tubo q conecta o TBI (mudando apensas o diâmetro da ponta mas o tubo em si continua no mesmo diâmetro)
Sim, limpei pela primeira vez a TBI do meu Corsa Hatch 2009, retirei ela para não ir sujeiras para dentro do motor e usei o descarbonizante Car 80 e limpei também o sensor Map, montei mas troquei a junta para não entrada falsa de ar, ficou muito bom, errei algo?
Pessoal, vejam de conseguem colocar um fundo mais escuro. Fundo branco e camiseta branca esta um clarão na minha frente. Estou vendo numa TV com abajur na sala. Abs
Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo!
Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Vc me entende 😅
Esse Físico foi um Gênio...destaque para outros físicos q ficaram para História.
@@EngenhariaDetalhada pq?
O sistema da injeção permite até mesmo que a caixa de direção, o motor e os componentes de frenagem e amortecedores. Fiquem mais leves e mais funcional. Sem contar a economia, o carburador bebe sem filtro e libera a mais que o necessário, fazendo o motor trabalhar combustível ⛽ desnecessário acumulando detritos sem retorno. É um sistema mais fácil só que prejudicial. Principalmente pra modelos bem antigos. É muito coisa pra trocar, mas na volta vai te devolver um desempenho melhor e versátil!!!
Adotar esse sistema te permitir até mesmo manter a funcionabilidade do carro por mais tempo!!⛽
Vale salientar também que existem tbi com o funcionamento a cabo e não por potênciometro. Show a explicação, como sempre, vídeos excelentes.
motos principalmente
@@cleristonsilva9482 Caramba, é mesmo. Reparei na BROS 160 do meu pai. Tô aprendendo sobre carros hehe
do meu Civic é por cabo
Entre o carburador e a TBI teve uma transição. Desde 1988 (gol GTI) ATé 2010 Corsa Classic se usava borboleta mecânica a cabo, e a marcha lenta era controlada por um Atuador eletrônico. Depois veio o TBI e simplificou tudo. Motor da Kombi é um excelente exemplo.
Sim, eu peguei essa fase, limpava a TBI da minha Parati "Bolinha" de vez em quando. Antes tive uma Parati quadrada com carburador, que nunca me deu problema.
Gosto da diversidade de seus vídeos. Explicações úteis.
Parabéns essa foi a melhor apresentação com explicações, de mecanismos, sem enrrolacáo e com linguagem acessível.
Vídeo excelente, parabéns. Trabalhei em loja de carros por mais de 20 anos e já aconteceu isso comigo. Eu tinha um macete pra tentar enganar o sensor: dava partida sem esperar configurar e na maioria das vezes funcionava, e voltava a passar dos 3 mil giros. E temos também TBI com acionamento por cabo, sendo o Palio 1.3 a partir de 2000 o primeiro carro produzido no Brasil a utilizar o sistema eletrônico conhecido como drive by wire. Mais uma vez parabéns. Ganhou mais um inscrito.
Já limpei hoje, com Car80, agora descobri que vou ter que desmontar de novo e abrir ela.
Se gostei do vídeo....elogios para Vc e boa Didática no Conteúdo de fácil entendimento.
Parabéns
Sou +um admirador deste Canal.
Vai 1000 likes.
Sucesso.
Bom dia.
Se não fosse a internet muitas coisas seriam ainda inexplicáveis cheio de mecânico que nunca foram a uma escola tec porque no Brasil sempre foi assim aprendendo na raça eu mesmo aprendi tudo pela internet pois ninguém consseguia entender nem o que fazem simplesmente fazem porque dá certo mas sem saber do porque parabéns
Muito interessante. Cai no vídeo justamente pq tô achando que o problema do meu carro é o TBI. Perfeita explicação. Tem mais um inscrito!
Muito bom, os motores TiVCT da Ford são danados para quebrar esta engrenagem plástica da TBI, ótimo vídeo!
Sim, aconteceu comigo, a engrenagem deles é extremamente frágil, pior do que brinquedo. E custa caro
Tive que fazer a troca dessa peça no meu fiat 500, ele tava falhando muito, principalmente nas marchas baixas.
Parabéns! Excelente vídeo!
Minha rural Willis usa carburador de Fusca a mais de 20 anos,sem defeito,12km litro, xô urubu tbi
E eu só sabia do filme Efeito borboleta😀mas agora entendi como funciona o corpo da borboleta
O meu carro é um Voyage 12/13 1.0 e ele está exatamente com esse problema o motor fica ligado mais não acelera e perde força a ponto de desligar sozinho
Então o problema dele pode ser o tbi não é?
A mercedes classe a do meu pai ja meu passou varios sustos. Vc ta de primeira coloca segunda e pisa ate o fim do acelerador ela corta e fica na marcha lenta . Muito perigoso .
Muito bom video, sou eletricista automotivo e já substitui tbi de um Punto que travou fechado.
@@egidiovieira3412 Boa noite
Me responde uma coisa..
Meu punto está tendo que bater a chave umas duas ou três vezes pra ele ligar e paresse que fica tremenda quando pega tipo que paresse que não está enviando a quantidade de combustível correta ..
Esse problema acontece quando o tbi está ruin ou recondicionado
Tive que comprar outro corpo do tbi borboleta pra colocar no meu Siena elx 2001 1.0 16 V tava perdendo a aceleração. Muito boa a explicação 👏✌️
Tremenda aula!
Explicação top demais, nem desenhando sai tão bom. Mais um inscrito.
Parabéns pela ótima e didática explicação!!!!
O meu palio o Tbi aconteceu os dentes foram quebrados e não acionava o corpo de borboleta infelizmente coloquei outro novo resolveu o problema .
O meu novo Ford Ka tem esse problema crônico, de quebre os dentes da engrenagem, e corta a aceleração. O mês passado tive de troca essa engrenagem.
Verdade, dei sorte com o meu, mas no grupo do Facebook muita gente reclama, o meu é um sedan 1.0 2017, nunca deu este B.O da TBI
Se contar com o tanto de sensores que vem nos Ford. Só do ar são 2. Tenho uma Chevy 93 que só tenho trabalho de trocar filtros e abastecer...rs Ah, é álcool com carburador de 2 estágios mecânico.
As TBIS também possibilitaram além da maior precisão de nessecidade do carro virol um intrumento por apartir da inter comunicação mecânica do funcionamento do motor com a eletrônica desenvolvida em jolta dele se pode fazer alguns diagnosticos externos por meio de tais. Com o carburador também mas com a TBI se você tiver o conhecimento e quem esta longe um meio de te enviar informações da eletrônica
a diferença entre um carro a injeção multiponto a cabo e um com tbi eletrônico é que o primeiro vai pro ferro velho com o cabo e o outro vai quebrar o tbi ou o pedal várias vezes e te deixar puto de raiva e com um buraco no bolso a cada estrago .
Muito top. Obrigado pelo vídeo, meu Palio ainda é com acelerador cabeado, por isso ele precisa de outro sensor ,que é o motor de passo ( ou atuador da marcha lenta), mantendo uma espécie de pulsação da abertura da borboleta
.... Fiat uno Vivace entre 2011 a +/-2015 saiu, de fabrica, com problemas no tbi...... Se vc possui um Fiat Vivace com esse ano, provavelmente terá problemas . Eu tive. Vc pode substitui -lo, comprando um novo na agência ou levá-lo ao mecânico para fazer o reparo.
Boa noite, gostei muito do vídeo, para fazer reparos em injeção eletrônica tem quê saber o quê está fazendo
Gostei 👍 adorei parabens melhor impossível .
Compartilhar com minha filha teimosa 😣.
Pois foi substituído corpo da borboleta 🦋 está semana.
Para acrescentar eu compreendo os sistemas de alimentação ciclo otto carburado injeção e injeção direta .
A proporção da mistura ar 15 gramas e 1 grama de gasolina ⛽️.
Em aceleração este valores alteram enriquecendo a mistura 15 ar 2 gad ou 7 pra 1
A boa e velha câmara de depressão...rs.... só que mais atualizada. Muito boa a diversidade, como disse @Silvania Silva.
E pensar que, com a evolução dos carros elétricos, jajá isso será peça de museu.
Ta certo que eu acho que ainda demora
Parabéns pela explicação ! Aprendi bastante.
Poderia ser feito a economia de combustível usando carburadores desde q substituísse o "(2'24": tubo ligado aí estreitamento" por uma válvula de Tesla?
Ja passei por esse problema em um Palio, na época achei bem estranho, hoje que vim entender melhor o que aconteceu
Parabéns pela informação dada, que antes eu não tinha o conhecimento com detalhes do funcionamento do tbi.
Minha courier 2006, está 200 mil km, nunca tive problemas no TBI, que por sorte o meu é a cabo. Nem nos bicos tive problemas, nunca mexi em nada. Continua boa, e nunca acendeu a luz de injeção. Até os cabos de velas são originais. Só o sistema de carcaça e válvula termostatica que já troquei 2 vezes desde 2015, que estou com esse carro. A última foi agora início desse ano.
troque cabo de vela, vai melhorar muito o consumo de combustível, na minha Strada após a troca deles melhorou de 10 pra 13Km/l no consumo, eles não devem ser usados por mais de 3 anos pois sofrem desgaste com a passagem da alta tensão
Ainda bem que o meu ainda usa o bom e velho cabo de aço!
Perfeito esse vídeo muito esclarecedor fiz uma limpeza apos o vídeo e
Já tive um problema com uma espécie de "calo" na aceleração do carro. Era impossível controlar com precisão a aceleração entre a marcha-lenta e velocidades baixas, como nas manobras em estacionamentos. O mecânico identificou que a sujeira fazia a borboleta do TBI "grudar" em certa posição e depois "pular" para uma posição de maior aceleração. Bastou limpar (inclusive me mostrou como fazer), e o problema foi resolvido.
Anos depois, o problema começou a ressurgir, e eu mesmo limpei, levei coisa de 3 minutos. Problema novamente resolvido. Vários meses se passaram, até agora tudo OK.
Ual que explicação clara, parabéns, já me inscrevi!!
Muito bom o vídeo, parabéns!
Me ensina como trocar 😮😮😮😮 o tbi
No corsa 1995 qdo esse sensor do corpo da borboleta queima o motor acelera sozinho , e pode dar um super aquecimento, tendo q faciar o cabeçote , aconteceu comigo😩
Importante dizer que alguns carros dos anos 90 a TBI é acionada por cabo de aço, igual o carburador, o gol 98 MI aqui de casa usa cabo ainda kkkk
Tenho um Golf MK4 2.0 ano 2000 que tbm aciona a TBi por cabo.
Meu carro é um Cherry cielo 1.6/16 válvulas 2010/2011
Excelente explicação
Parabéns!!!
Muito obrigado sempre a aprender mas eu tenho carburador e funciona bem e a eletronica deixo pra quem pode ir na oficina
Boa tarde sou Carlos de Rio Negrinho s c eu já tive um problema os dente das engrenagem gastou fiquei sem acelera mas foi só comprar outra e volta a selera 😂😂😂
vou ter que trocar, deu o mesmo problema que o seu
Parabéns. Muito bom o seu vídeo explicativo 👍
Parabéns pelo vídeo, aprendi algo q se quer sabia, gostaria de saber porque o corpo da borboleta estraga com combustível adulterado pois já tive de trocar 2 desses, o que acontece com corpo da borboleta, quando se está usando combustível adulterado ?
DIY adoram carburadores. Tmj
Algum video de como consertar o TBI ?
O meu é de um C4 Lounge thp turbo
Que video espetacular! Excelente explicação! Parabens, ganhou um inscrito! 👏👏👏
muito legal, ainda não sei se é problema de TBI, mas o mecânico olhou o carro, não era a válvula, não era o hidro vácuo e não detectou entrada de ar na mangueira, a válvula ele testou e ta funcionando, mas com sinal de um arranhão dando meia volta na "bolinha" da ponta da válvula, o carro ao parar ou tirar o pé do acelerador ele sobe e desce aceleração sozinho quase desligando e acaba desligando mesmo, ele não tinha aparelho pra rastrear o problema, o que acha que pode ser? fora isso o carro ta andando normal, é um polo classic 99
Muito bom os videos de vocês, parabéns.
Caramba ... video muito bom. Parabens .
É isso: sensor de posição do corpo da borboleta, qdo dá problema se troca o atuador e o problema continua, porque é o sensor q tá ruim.
egg muito bom o vídeo. 🤩👏👏
Boa noite.
👏👏👏👏👏👏
Show! Maravilhas da tecnologia !
Parabéns pela explicação muito didática.
Ótimas dicas e explicação. Parabéns, amigo!!!!
Obrigado! Super interessante! Não sabia disso...
A ecu fecha a borboleta em caso de falha no potenciometro, se vc estiver no momento de uma ultrapassagem, aí ferrou, o carro vai diminuir de velocidade, até parar. Pelo menos o sistema a cabo não acontece isso é dificilmente esses cabos se quebram...
@@cmj62 exatamente! Numa ultrapassagem ou num cruzamento é perigosíssimo, pq o carro simplesmente não anda. Já aconteceu comigo. Sorte que foi na br e deu pra encostar.. ford ka tem problema crônico na engrenagem da tbi. Ridículo esse plástico q eles usam.
Conheci teu canal agora, 😀, gostei muito, já conhecia Tbi, agora entendi melhor, posso verificar a minha, nas engrenagens e detalhes.
uma limpeza é sempre bom
Caraca, quem não entender sai fora. Muito bom vídeo.
Ótima explicação. Em quanto tempo faz a limpeza tbi
Explicação perfeita!
que aula maravilhosa
Gostei muito do vídeo parabéns bem explicado 🤝🏻😃
Mas oq acontece se eu diminuir a entrada de ar para o TBI???? Por ex: por uma conexão mais fina na ponta do tubo q conecta o TBI (mudando apensas o diâmetro da ponta mas o tubo em si continua no mesmo diâmetro)
Vídeo sensacional! Parabéns!!
Aprendi😅
Sim, limpei pela primeira vez a TBI do meu Corsa Hatch 2009, retirei ela para não ir sujeiras para dentro do motor e usei o descarbonizante Car 80 e limpei também o sensor Map, montei mas troquei a junta para não entrada falsa de ar, ficou muito bom, errei algo?
O 36smf7 pode ser substituído por outro tipo de borboleta, obrigado?
O difusor provoca a gasolina ficar gelada com isto a mistura choca com a câmera quente e vira gás.
Que Aula, obrigado
Já tive que limpar o TBI, mas até eu descobrir sofri com o carro morrendo ao pisar no freio...
Pessoal, vejam de conseguem colocar um fundo mais escuro. Fundo branco e camiseta branca esta um clarão na minha frente. Estou vendo numa TV com abajur na sala. Abs
Muito show, obrigado pela aula!
Parabéns.
Não perco um vídeo, sempre com ótimos conteúdos!
Sensacional 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
CARAMBA 👏 BELA INFORMAÇÃO 👍
Parabéns!
Que aula... 👏👏👏
O meu estragou as engrenagens, comprei duas vezes pela internet, por ser paralelas não serviram. Então comprei outro TBI
Excelente vídeo !
O corpo da borboleta e a onde as asas são localizadas pra voar e em busca do néctar e saciar a sua fome , né ? Ctar
Vídeo espetacular!!
Ótima explicação Deus abençoe sempre 🙏
Otima explicaçao...
Muito bom .parabéns.
Muiiito didático. Parabéns.
Muito didático. Parabéns
Caramba, que aula, parabéns
Eu tenho um chev carburado des de 2005 nao sei oq e mexer no carburador e um solex e direto p.cima e pa baixo com ele
troquei a engrenagem do tbi danificada do ford KA 2018, mas as luzes de injeção e chave amarelas, continuam acesas. Qual procedimento nesse caso?