Salve galera! Essa é uma reedição de um vídeo que acidentalmente foi excluído por mim, agradeço antecipadamente as visualizações e se possível for conto com um like positivo! Forte abraço!!!
Boa tarde amigo, qual valor ficaria a troca do óleo do câmbio automático Honda fit 1.4 ano 2014 , com quantos mil km e recomendo a troca? Obrigado agradeço 🙏
Prezado, devido ao tempo que o vídeo fica na plataforma não informe valores de componentes e/ou mão de obra nos comentários. Envia um e-mail informando ano de fabricação, modelo, serviços solicitados e um número de telefone para: preventivamotorslimeira@yahoo.com. Se preferir pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou Telegram da oficina (contatos estão disponíveis no próprio vídeo. Sucesso, abraço 👍
Boa noite ,tenho um New fit 1.4 lx 2012 modelo 2013 automático, estou com uma dúvida eu uso faz uns 2 anos óleo do motor 5w30 sintético, quem recomendou o uso foi um engenheiro que trabalhou na Honda , também disse , que entre 130 mil km e 150 mil km troca o pré filtro externo do câmbio automático,ele disse que só troca o filtro externo essa é minha duvida,Deus te abençoe sempre abraço
O óleo pode ser aplicado sem problemas respeitando o intervalo de troca. O filtro externo (secundário) pode ser substituído mas o principal é instalado no interior da transmissão, somente acessado através do desmonte da mesma.
O meu é igualzinho, fiz a revisão recentemente de 40 mil km e fiz a regulagem de válvulas, mas na próxima revisão de 50 mil km já trocarei logo o óleo da transmissão.
Amigo, Parabéns pelo excelente vídeo. Feito com muito carinho e qualidade. Usando bastante conhecimento técnico e de manual. Gostei muito do vídeo e já me inscrevi no canal. Parabéns pelo cuidado e capricho que vc tem com os veículos e com os vídeos. Forte abraço
Olá, obrigado por participar. Se seu Fit for equipado com transmissão automática somente promova a substituição do fluído. O filtro interno não pode ser acessado sem a total desmontagem da transmissão, entretanto há a possibilidade de substituição do filtro secundário externo. Converse com um reparador apto a prestar serviços em transmissão automática e prefira o lubrificante legítimo. Forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini boa noite, esse filtro secundário externo fica em que lugar? Eu troquei o óleo a 8 meses atrás, vc recomenda trocar esse filtro externo?? Pois no meu não foi trocado.
Sim, tem. O procedimento de substituição preconizado no manual de manutenção desse modelo de transmissão cita 3 litros de flúido. Se escoar o volume e reabastecer com 2,5 litros o nível na vareta ficará abaixo. O manual da Honda cita 2,5 litros, gerando dúvidas nos proprietários, obviamente.
O filtro externo não é mensionado no manual de proprietário da Honda e alguns concessionários da marca sequer sabem do que se trata, por isso existe o manual de manutenção, com tudo que o mecânico de transmissão precisa saber.
Boa noite esse câmbio só tem um problema tenho um New fit lx at 12/13 na subida ele demora pra passar a marcha e a rotação sobe e aumenta o consumo a Honda diz que é 1.4 mais na verdade tem apenas 1.336 cc o motor infelizmente é fraco ,mais é um ótimo veículo não troco e não vendo Deus abençoe
Exatamente, excelente explanação. Sabendo utilizar é um conjunto que oferece um certo desempenho e economia de combustível, além da reconhecida robustez. As versões EX com propulsor 1.5 sofre do mesmo mal, rotações altas quando equipada com câmbio automático. O conjunto mecânico de 1.5 litros e a transmissão que equipam os Toyota trazem resultados melhores. Mas os Honda a partir de 2015 (Fit e City) equipados novamente com o câmbio CVT são excelentes. Forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Ano 2012, modelo 2013 Ele tá esse barulho tanto acelerando e passando pelas 3000 rotações , quanto quando as rotações estão diminuindo e passando pelos 3000 de novo.
Entendi. Sem a presença física do veículo para testes é impossível apontar uma causa para esse fenómeno. Sugiro procurar uma oficina de sua confiança e solicitar um diagnóstico. Como não mencionou falhas e/ou trancos nas mudanças de marcha suponho não estar relacionado a transmissão.
Observe o conjunto de freios traseiro, se estiver equipado com sistema a tambor o veículo é um modelo LX e é 1.4, se estiver equipado com freios a disco é um EX e é 1.5.
Boa tarde Mike , no manual do meu New fit lx 12/13 recomenda óleo do motor 10w30, estou aplicando 5w30 há 2 anos ,gostaria de saber se posso aplicar o óleo do motor 0w20 ,sendo ano 2012 modelo 2013 grato Deus abençoe vc e sua família forte abraço
Olá amigo comprei um Fit 2014, fui observar o óleo do câmbio e percebi uns restos de ferro junto ao óleo, parecendo borra de café. Devo considerar a troca imediata?
Olá Henrick. Como assim "percebeu"? Através da vareta de nível? Esses detritos são oriundos dos discos, revestidos com um composto chamado composite. Quando há um superaquecimento da transmissão eles "queimam" por assim dizer gerando resíduos sólidos parecidos com os quais mencionou. Um superaquecimento no motor também afeta a transmissão, resfriada pelo mesmo líquido presente no radiador. Observe a coloração da vareta de nível de óleo do motor, estando escurecida é certo que o motor superaqueceu em algum momento. De qualquer forma, aconselho encaminhar o veículo a um mecânico e solicitar um diagnóstico com scanner primeiramente a fim de se observar os parâmetros de funcionamento tanto do motor quanto da transmissão, estando normais substitua o óleo e o filtro secundário da transmissão. Talvez sejam necessárias duas trocas para se obter um fluido aceitável. Em tempo: atente-se ao fato da transmissão não aceitar bem a substituição, podendo falhar se já estiver comprometida mas particularmente substituiria o óleo sim, sem dúvidas. Seu veículo deve receber somente o fluído legítimo Honda 11ATF para se evitar misturas e possíveis reações indesejadas. Evite o processo auto-denomimado atualmente como "diálise" pois pode gerar danos nas vedações. Todo esse texto refere-se a transmissão automática de cinco velocidades. Sucesso, forte abraço!
Boa noite,gostei muito das explicações. Adiquiri um Honda fit ex automático CVT 1.5 2007 e gostaria de fazer a troca do fluido do câmbio. Gostaria de saber quantos litros leva e quantas trocas seriam necessárias. O óleo tem que ser original da Honda e o filtro do câmbio tem que fazer a troca também? Desde já agradeço a atenção. Edson Ribeiro
Tecnicamente, estando o motor aquecido, o fluído da transmissão também estará visto que há uma troca térmica entre o radiador do motor e a transmissão. Há um trocador de calor no próprio radiador do motor, aquecendo o fluído para uma melhor performance durante a fase fria e controlando sua temperatura durante o uso normal do veículo. O nível do fluído da transmissão deve ser aferido sempre com o motor em temperatura de trabalho, pois ele se expande com o aumento de temperatura.
Muito bom seu video.......minha dúvida é em relação as posições da alavanca seletora do cambio apos colocar o óleo .....é preciso estar o carro com as rodas suspenças (livres girando) ? O não .....pode ser com o carro andando ? Cara achei fácil demais ! Ao meu ver a honda facilitou a vida do propitário entusiasta ! Outra coisa chefe estou trocando meu siena 1.0 fire 16v, por um desses 2010 1.4 (AT) sabes dizer se o consumo é um broblema nessa versão como dizem ?
As posições da alavanca devem obedecer o que foi demonstrado no vídeo, com o veículo no solo e parado. Realmente a Honda e outras montadoras nipônicas facilitam e prevêem a manutenção desde o projeto do veículo. Forte abraço!!!
As versões flex tem um consumo maior se comparadas as similares que consomem somente um tipo de combustível, todos os veículos flex tem essa característica.
@@maurohenriquerodriguesdasi261 Tudo tem seu valor, um automático consome algo em torno de 5% a mais que um similar equipado com transmissão mecânica, algo que as vezes pode não ocorrer, levando em conta a forma de dirigir em que muitos condutores de veículos com transmissão mecânica esticam muito as marchas antes de efetuarem as mudanças, o que não ocorre com a transmissão automática, que mantém o giro do motor sempre na faixa de torque ideal. Lhe afirmo que o conforto oferecido pela transmissão automática é algo fenomenal, dificilmente alguém que possuiu um automático voltará a um mecânico. O Fit equipado com transmissão automática é um veículo econômico, confiável e possui uma durabilidade superior comparado com seus similares de mercado mas, exige revisões periódicas para assim ser.
a propria concessionaria Honda diz q não faz a troca completa do oleo de cambio automatico do new fit de 2009 a 2014 por não ser cambio CVT e sim cambio sequencial. Nesta troca parcial troca de 3,5 a 4 litros... Sabe me dizer pq? (obs: no cambio CVT que é de 2004 a 2008 e após 2015 eles fazem a troca completa)
A substituição parcial do fluído da transmissão automática é procedimento padrão de todos os fabricantes. Algumas montadoras orientam de forma errônea que o fluído da transmissão que equipa o veículo é vitalício, ou seja, teoricamente duraria até o fim da vida útil da mesma, o que não corresponde tendo em vista inúmeras transmissões arruinadas devido a não substituição do lubrificante. Devido a recomendação do fabricante da transmissão em substituir o fluído, diversas montadoras, entre as quais a Honda, também recomendam esse procedimento nos manuais do proprietário e nos manuais técnicos de reparos. Se respeitado esse intervalo de km a troca parcial restabelece a condição do fluído. Se estiver degradado o processo é de duas ou três substituições parciais até estiver adequado. s transmissões CVT são diferentes das automáticas, portanto o procedimento também é diferente. Forte abraço!!?
encaixe quadrado de 1/4". A passagem das marchas pós reabastecimento deve ser obrigatoriamente com o veículo parado e obedecida a sequencia e o intervalo de tempo. Atente ao fato de estar lidando com um componente de alto valor agregado portanto na dúvida encaminhe a um profissional.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini obrigado eu iria lhe perguntar pois vi e outro vídeo dizendo 3/8... Tô pensando em comprar aquela chave pé de galinha pra fazer este trabalho
Olá ! Gostei muito do teu video e o legal é que tu utiliza o Manual do Fabricante para verificar qual o oleo indicado bem como a indicacão dos Kms rodados para executar a manutenção.( Não é chutômetro ). Duvida : Tenho um Fit 2013 Lx 1.4 - e o manual informa 2,5 L no cambio automatico , tu comentou 3 L , fiquei com duvida ! Obrigado !
Olá, obrigado por participar Mauro. Apesar do manual mencionar 2,5 litros o fluído que escoa no momento da retirada totaliza 3 litros. Forte abraço, seja sempre bem vindo!!!
Entrei de curiosidade , tenho a pouco tempo um fit 2014 cx automático com mais de 80.000 , não sei se foi trocado o óleo do câmbio , seria bom trocar ?
Obrigado pela presença. O manual do proprietário indica a troca em intervalos específicos, a cada 80.000km em situações normais e a cada 40.000 km em uso severo (o que mais se assemelha nos veículos que rodam no País). Encaminhe a um mecânico de confiança e solicite a substituição.
José, por favor envie um e-mail para preventivamotorslimeira@yahoo.com informando ano/modelo, km atual w telefone para contato que enviaremos um pré orçamento. Se preferir envie mensagem ao WhatsApp da oficina (19) 98150-0432.
Sim. Devido a esse fator é que a Honda recomenda a substituição PARCIAL nas quilometragens indicadas no manual do proprietário, ou seja, recomenda a PARCIAL antes do óleo se degradar. Após a km indicada no manual, o lubrificante entra em um processo de saturação a a partir de certo ponto contamina o óleo novo. Em tempo: a substituição PARCIAL é o único meio de substituição RECOMENDADO pelo fabricante do veículo em seu manuais de reparo.
Obrigado pela presença Valdemir. As duas transmissões são confiáveis, desde que as manutenções preventivas estejam em dia e sejam mantidos os intervalos de troca do lubrificante. Quanto ao uso, o CVT proporciona maior economia de combustível em relação a automática mas há a sensação de "patinagem" nós modelos até 2007 portanto se optar por um Fit equipado com CVT a melhor escolha serão os modelos 2015 acima, com o CVT de segunda geração. Em tempo: observe se houver substituição do flúido de transmissão bjs intervalos prescritos no manual de manutenção pois se não houver informação confiável se esse procedimento foi realizado, o declínio na aquisição do veículo deve ser considerado. Forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini obrigado por responder, eu comprei ano 2014 2015 com 67 km, minha preocupação era sobre o combio, acho que o meu se encaixa na sua recomendação, abraços.
@@Vladimiroliveira51 Aconselho a substituir, o manual indica 80.000 km, mas em uso severo (trânsito, anda e para, trajetos curtos, e por aí vai) deve-se trocar com 40.000. Sucesso.
Meu City ex automatico 13/14 o filtro do cambio é externo. Comprei a pouco tempo está com 70 mil km e vou trocar. Não sei se o antigo proprietário fez a troca.
O filtro é interno a transmissão. Esse externo é um auxiliar e não obstrui. A Honda não prevê a sua substituição, mas mal não fará a troca. O importante é uma parcial no fluído em intervalos de 40.000km. Forte abraço!!!
Boa noite tenho um futuro 2009 com 117 mil o óleo tá meio escuro devo fazer a troca dos 3 litros ou qual seria o serto .ele dá um tranquilo quanto engata a segunda será que melhora?
Olá, se o fluído está escuro o processo de flush deve ser feito após avaliar a presença ou não de limalhas. Se existirem, infelizmente a transmissão está condenada. Se estiver ausente de limalhas o processo pode ser realizado através de duas ou três trocas parciais ou até o fluído apresentar aspecto de novo. Em relação a pequeno desconforto nas trocas, o uso do equipamento de diagnóstico deve ser feito a fim de identificar possível falha. Sucesso, forte abraço!
ótimo vídeo parabéns!! me disseram que a troca do óleo do câmbio é com máquina de sucção mas a mão de obra ficava por 300 reais. Você não usou máquina de sucção apenas gravidade, existe algum risco?
Obrigado pela presença! Nas intervenções em transmissões automáticas aplico somente os procedimentos preconizados pelo manual do montadora do veículo e, quando não há recomendações precisas no mesmo, faço uso dos manuais dos fabricantes das transmissões em que, em nenhum deles o uso de máquina é sequer considerado, ao contrário, todos recomendam a substituição do fluído lubrificante através do método por gravidade. Para melhor entendimento por favor clique no link a seguir: ua-cam.com/video/8-3R8PQ_BXI/v-deo.html
Sim, uma empresa com décadas de mercado e que não tem sua marca na lista de produtos não conformes da ANP, a qual é pública e pode ser consultada por qualquer cidadão. Obrigado pela presença, forte abraço!!!
Elton Rangel Exatamente! "P" ou "N" são as posições em que a partida está liberada. "P": freio mecânico da transmissão, única posição em que a chave pode ser removida. Propulsor desligado, transmissão parada, a partida pode ser efetuada em " P" ou "N". Explique melhor a sua colocação, pois não entendi se a mudança no seletor com o motor desligado não é recomendada, uma vez que em ambas as posições nenhum pacote é aplicado, principalmente com o propulsor parado...?
Preventiva Motors Mike Baldini Sim, você pode dar a partida em ambas, mas me refiro que para fazer a troca na alavanca, o sistema deve estar pressurizado, ou seja, com o carro ligado. Tenho um carro deste mesmo modelo, porém o meu é 2010. O correto seria você ter dado a partida em N mesmo e trocado depois..
Elton Rangel Entendi seu comentário. Equivocada sua colocação, em "P" há somente uma trava imobilizando o movimento, uma trava mecânica, o sistema portanto não necessita de pressão hidráulica. Posição "N" não há nenhum pacote aplicado, portanto não há pressão hidráulica, somente o fluido circulando nas galerias se o propulsor estiver funcionando e não há ação positiva de nenhuma eletro válvula. Não há nenhuma exigência de pressão hidráulica em ambas as posições e o seletro pode ser manuseado normalmente. Obrigado pelo comentário, pois pode ser a dúvida de muitos. Forte abraço!!!
@@franciscocarlosrosa9200 Todas as transmissões automáticas devem seguir a seguinte regra no momento da parada de estacionamento: após parar o veículo selecione N, aplique o freio de estacionamento e selecione P. Esse procedimento evita que o peso do veículo seja mantido pela transmissão, poupando o mecanismo de trava, que é mecânico. Forte abraço!!!
Boa Noite, Parabéns pelo vídeo, só uma pergunta para colocar o óleo do cambio você usou o funil e a mangueira encaixada onde coloca a vareta infelizmente ficou escuro não deu pra ver muito bem. mais fora isso agradeço a boa vontade em explicar. um grande abraço fica com Deus!
Salve galera! Essa é uma reedição de um vídeo que acidentalmente foi excluído por mim, agradeço antecipadamente as visualizações e se possível for conto com um like positivo! Forte abraço!!!
Parabéns pelo vídeo. Fica evidente o profissional atento as particularidades de cada veículo, que sabe o que está fazendo.
Muito bem as explicações
Vi seu vídeos agora é está de Parabéns pelas.explicacoes pois tenho um honda 2014 e para ideia a respeito das.trocas dos óleos.
Mantendo em dia as revisões Preventivas terá carro por muito tempo! Forte abraço!!!
Muito Técnico, Parabéns!!!!
Agradecemos Kelson, forte abraço!!!
13:38
Boa tarde amigo, qual valor ficaria a troca do óleo do câmbio automático Honda fit 1.4 ano 2014 , com quantos mil km e recomendo a troca? Obrigado agradeço 🙏
Prezado, devido ao tempo que o vídeo fica na plataforma não informe valores de componentes e/ou mão de obra nos comentários. Envia um e-mail informando ano de fabricação, modelo, serviços solicitados e um número de telefone para: preventivamotorslimeira@yahoo.com. Se preferir pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou Telegram da oficina (contatos estão disponíveis no próprio vídeo. Sucesso, abraço 👍
SHOW... TOP.
Excelente Explicações ótimo conselhos clareza ao realizar as trocas das peças parabéns.
Obrigado, seja sempre bem vindo ao canal Preventiva Motors, forte abraço!!!
Boa noite ,tenho um New fit 1.4 lx 2012 modelo 2013 automático, estou com uma dúvida eu uso faz uns 2 anos óleo do motor 5w30 sintético, quem recomendou o uso foi um engenheiro que trabalhou na Honda , também disse , que entre 130 mil km e 150 mil km troca o pré filtro externo do câmbio automático,ele disse que só troca o filtro externo essa é minha duvida,Deus te abençoe sempre abraço
O óleo pode ser aplicado sem problemas respeitando o intervalo de troca. O filtro externo (secundário) pode ser substituído mas o principal é instalado no interior da transmissão, somente acessado através do desmonte da mesma.
Serviço de excelência ótimo muito bom
O meu é igualzinho, fiz a revisão recentemente de 40 mil km e fiz a regulagem de válvulas, mas na próxima revisão de 50 mil km já trocarei logo o óleo da transmissão.
Marcio Sousa Exato, melhor conservar que reparar após um problema. Forte abraço!
posso pular do 10w30 mineral pro 5w30 sintetico ?
Sim, sem problemas, desde que troque também o filtro de óleo. ASe for uma unidade 2013/14 acima opte pelo 0W20.
Amigo,
Parabéns pelo excelente vídeo. Feito com muito carinho e qualidade. Usando bastante conhecimento técnico e de manual. Gostei muito do vídeo e já me inscrevi no canal. Parabéns pelo cuidado e capricho que vc tem com os veículos e com os vídeos.
Forte abraço
Conhecimento para TODOS Sou eu que agradeço e seja bem vindo! Forte abraço!!!
Tenho um Honda fit 2013/2014 esta com 45.000 km troca o oleo do cambio, troca tambem o filtro interno
Olá, obrigado por participar. Se seu Fit for equipado com transmissão automática somente promova a substituição do fluído. O filtro interno não pode ser acessado sem a total desmontagem da transmissão, entretanto há a possibilidade de substituição do filtro secundário externo. Converse com um reparador apto a prestar serviços em transmissão automática e prefira o lubrificante legítimo. Forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini boa noite, esse filtro secundário externo fica em que lugar? Eu troquei o óleo a 8 meses atrás, vc recomenda trocar esse filtro externo?? Pois no meu não foi trocado.
@@iurygoncalves2548 Veja esse vídeo, se restarem dúvidas estamos a disposição. Forte abraço!!!
O meu fit 2013 tem um filtro externo no câmbio debaixo da caixa do filtro de ar.
Exato. Demonstro o procedimento de troca nesse vídeo: ua-cam.com/video/d7fcib086wM/v-deo.html
Parabéns, muito bem feito o serviço e as orientações.
obrigado, seja sempre bem vinda.
Amigo o fit tem o filtro externo, o cambio pega 2 litros e meio!
Sim, tem. O procedimento de substituição preconizado no manual de manutenção desse modelo de transmissão cita 3 litros de flúido. Se escoar o volume e reabastecer com 2,5 litros o nível na vareta ficará abaixo. O manual da Honda cita 2,5 litros, gerando dúvidas nos proprietários, obviamente.
ua-cam.com/video/d7fcib086wM/v-deo.html
Filtro externo.
O filtro externo não é mensionado no manual de proprietário da Honda e alguns concessionários da marca sequer sabem do que se trata, por isso existe o manual de manutenção, com tudo que o mecânico de transmissão precisa saber.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini é verdade!
Boa noite esse câmbio só tem um problema tenho um New fit lx at 12/13 na subida ele demora pra passar a marcha e a rotação sobe e aumenta o consumo a Honda diz que é 1.4 mais na verdade tem apenas 1.336 cc o motor infelizmente é fraco ,mais é um ótimo veículo não troco e não vendo Deus abençoe
Exatamente, excelente explanação. Sabendo utilizar é um conjunto que oferece um certo desempenho e economia de combustível, além da reconhecida robustez. As versões EX com propulsor 1.5 sofre do mesmo mal, rotações altas quando equipada com câmbio automático. O conjunto mecânico de 1.5 litros e a transmissão que equipam os Toyota trazem resultados melhores. Mas os Honda a partir de 2015 (Fit e City) equipados novamente com o câmbio CVT são excelentes. Forte abraço!!!
Bom dia, amigo. Meu fit está fazendo um barulho, parece no cambio, quando atinge 3.000 rotações. Tem ideia do que pode ser?
Olá, ano, modelo, câmbio que equipa por favor.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Ano 2012, modelo 2013
Ele tá esse barulho tanto acelerando e passando pelas 3000 rotações , quanto quando as rotações estão diminuindo e passando pelos 3000 de novo.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini obrigado
Câmbio automático
Entendi. Sem a presença física do veículo para testes é impossível apontar uma causa para esse fenómeno. Sugiro procurar uma oficina de sua confiança e solicitar um diagnóstico. Como não mencionou falhas e/ou trancos nas mudanças de marcha suponho não estar relacionado a transmissão.
Boa noite amigo acabei de comprar um honda fit 2014 at como eu sei se ele é 1.4 ou 1.5 poderia me explicar
Observe o conjunto de freios traseiro, se estiver equipado com sistema a tambor o veículo é um modelo LX e é 1.4, se estiver equipado com freios a disco é um EX e é 1.5.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini o meu é 1.4 pq ele e a tambor obrigado amigo
Boa tarde Mike , no manual do meu New fit lx 12/13 recomenda óleo do motor 10w30, estou aplicando 5w30 há 2 anos ,gostaria de saber se posso aplicar o óleo do motor 0w20 ,sendo ano 2012 modelo 2013 grato Deus abençoe vc e sua família forte abraço
Continue somente com o que recomenda no manual do ano/modelo de seu veículo.
Quantos litros de óleo,e qual a km para troca? Câmbio automático fit 1.4
Em intervalos de 40.000, 3 litros. Assim feito o flúido se manterá aceitável e a transmissão terá uma grande vida útil.
Olá amigo comprei um Fit 2014, fui observar o óleo do câmbio e percebi uns restos de ferro junto ao óleo, parecendo borra de café. Devo considerar a troca imediata?
Olá Henrick. Como assim "percebeu"? Através da vareta de nível? Esses detritos são oriundos dos discos, revestidos com um composto chamado composite. Quando há um superaquecimento da transmissão eles "queimam" por assim dizer gerando resíduos sólidos parecidos com os quais mencionou. Um superaquecimento no motor também afeta a transmissão, resfriada pelo mesmo líquido presente no radiador. Observe a coloração da vareta de nível de óleo do motor, estando escurecida é certo que o motor superaqueceu em algum momento. De qualquer forma, aconselho encaminhar o veículo a um mecânico e solicitar um diagnóstico com scanner primeiramente a fim de se observar os parâmetros de funcionamento tanto do motor quanto da transmissão, estando normais substitua o óleo e o filtro secundário da transmissão. Talvez sejam necessárias duas trocas para se obter um fluido aceitável. Em tempo: atente-se ao fato da transmissão não aceitar bem a substituição, podendo falhar se já estiver comprometida mas particularmente substituiria o óleo sim, sem dúvidas. Seu veículo deve receber somente o fluído legítimo Honda 11ATF para se evitar misturas e possíveis reações indesejadas. Evite o processo auto-denomimado atualmente como "diálise" pois pode gerar danos nas vedações. Todo esse texto refere-se a transmissão automática de cinco velocidades. Sucesso, forte abraço!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini meu amigo. Muito obrigado por sua explanação. Ganhou mais um seguidor.
@@RickPE2 seja sempre bem vindo!
Amigo muito bom e bem explicado ,sensacional , parabéns
Arce obrigado pela presença! Forte abraço!!!
Boa noite,gostei muito das explicações.
Adiquiri um Honda fit ex automático CVT 1.5 2007 e gostaria de fazer a troca do fluido do câmbio.
Gostaria de saber quantos litros leva e quantas trocas seriam necessárias.
O óleo tem que ser original da Honda e o filtro do câmbio tem que fazer a troca também?
Desde já agradeço a atenção.
Edson Ribeiro
pra ver o nível do óleo do câmbio precisa estar quente o motor
Tecnicamente, estando o motor aquecido, o fluído da transmissão também estará visto que há uma troca térmica entre o radiador do motor e a transmissão. Há um trocador de calor no próprio radiador do motor, aquecendo o fluído para uma melhor performance durante a fase fria e controlando sua temperatura durante o uso normal do veículo. O nível do fluído da transmissão deve ser aferido sempre com o motor em temperatura de trabalho, pois ele se expande com o aumento de temperatura.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini obrigado
@@leosartori1266 Eu quem lhe agradece. Sua questão pode ser a dúvida de muitos. Forte abraço
Correto e 3 litro ou 3.5 litros no câmbio ?
Muito bom seu video.......minha dúvida é em relação as posições da alavanca seletora do cambio apos colocar o óleo .....é preciso estar o carro com as rodas suspenças (livres girando) ? O não .....pode ser com o carro andando ? Cara achei fácil demais ! Ao meu ver a honda facilitou a vida do propitário entusiasta ! Outra coisa chefe estou trocando meu siena 1.0 fire 16v, por um desses 2010 1.4 (AT) sabes dizer se o consumo é um broblema nessa versão como dizem ?
As posições da alavanca devem obedecer o que foi demonstrado no vídeo, com o veículo no solo e parado. Realmente a Honda e outras montadoras nipônicas facilitam e prevêem a manutenção desde o projeto do veículo. Forte abraço!!!
As versões flex tem um consumo maior se comparadas as similares que consomem somente um tipo de combustível, todos os veículos flex tem essa característica.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini a.... sim amigo isso eu sei . Pergunto da versão automática vs manual....gasta muito a AT..... obrigado.abraço !
@@maurohenriquerodriguesdasi261 Tudo tem seu valor, um automático consome algo em torno de 5% a mais que um similar equipado com transmissão mecânica, algo que as vezes pode não ocorrer, levando em conta a forma de dirigir em que muitos condutores de veículos com transmissão mecânica esticam muito as marchas antes de efetuarem as mudanças, o que não ocorre com a transmissão automática, que mantém o giro do motor sempre na faixa de torque ideal. Lhe afirmo que o conforto oferecido pela transmissão automática é algo fenomenal, dificilmente alguém que possuiu um automático voltará a um mecânico. O Fit equipado com transmissão automática é um veículo econômico, confiável e possui uma durabilidade superior comparado com seus similares de mercado mas, exige revisões periódicas para assim ser.
a propria concessionaria Honda diz q não faz a troca completa do oleo de cambio automatico do new fit de 2009 a 2014 por não ser cambio CVT e sim cambio sequencial. Nesta troca parcial troca de 3,5 a 4 litros... Sabe me dizer pq? (obs: no cambio CVT que é de 2004 a 2008 e após 2015 eles fazem a troca completa)
A substituição parcial do fluído da transmissão automática é procedimento padrão de todos os fabricantes. Algumas montadoras orientam de forma errônea que o fluído da transmissão que equipa o veículo é vitalício, ou seja, teoricamente duraria até o fim da vida útil da mesma, o que não corresponde tendo em vista inúmeras transmissões arruinadas devido a não substituição do lubrificante. Devido a recomendação do fabricante da transmissão em substituir o fluído, diversas montadoras, entre as quais a Honda, também recomendam esse procedimento nos manuais do proprietário e nos manuais técnicos de reparos. Se respeitado esse intervalo de km a troca parcial restabelece a condição do fluído. Se estiver degradado o processo é de duas ou três substituições parciais até estiver adequado. s transmissões CVT são diferentes das automáticas, portanto o procedimento também é diferente. Forte abraço!!?
Os New Fit até 2014 estão equipados com transmissão automática.
pode me informar o tamanho da chave? vou trocar em casa nao tenho elevador, a relação de marchas pos trocas pode ser com o carro andando?
encaixe quadrado de 1/4". A passagem das marchas pós reabastecimento deve ser obrigatoriamente com o veículo parado e obedecida a sequencia e o intervalo de tempo. Atente ao fato de estar lidando com um componente de alto valor agregado portanto na dúvida encaminhe a um profissional.
Muito obrigado, eu tenho uma catraca de 1/2 vou ver se compro uma adaptação de 1/2 para 1/4 macho pra retirar...
@@VikitorSabino31 Isso aí.
@@VikitorSabino31 Só uma correção, me passei aqui e informei errado. O correto é de 1/2 para 3/8 ok.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini obrigado eu iria lhe perguntar pois vi e outro vídeo dizendo 3/8... Tô pensando em comprar aquela chave pé de galinha pra fazer este trabalho
Olá ! Gostei muito do teu video e o legal é que tu utiliza o Manual do Fabricante para verificar qual o oleo indicado bem como a indicacão dos Kms rodados para executar a manutenção.( Não é chutômetro ).
Duvida : Tenho um Fit 2013 Lx 1.4 - e o manual informa 2,5 L no cambio automatico , tu comentou 3 L , fiquei com duvida !
Obrigado !
Olá, obrigado por participar Mauro. Apesar do manual mencionar 2,5 litros o fluído que escoa no momento da retirada totaliza 3 litros. Forte abraço, seja sempre bem vindo!!!
Entrei de curiosidade , tenho a pouco tempo um fit 2014 cx automático com mais de 80.000 , não sei se foi trocado o óleo do câmbio , seria bom trocar ?
Obrigado pela presença. O manual do proprietário indica a troca em intervalos específicos, a cada 80.000km em situações normais e a cada 40.000 km em uso severo (o que mais se assemelha nos veículos que rodam no País). Encaminhe a um mecânico de confiança e solicite a substituição.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini muito obrigado pela atenção forte abraço.
Perfeito. Ganhou mais 1 inscrito
Seja sempre bem vindo, obrigado!!!
Fica quanto ,uma troca de óleo do câmbio automático .
José, por favor envie um e-mail para preventivamotorslimeira@yahoo.com informando ano/modelo, km atual w telefone para contato que enviaremos um pré orçamento. Se preferir envie mensagem ao WhatsApp da oficina (19) 98150-0432.
Muito bom parabéns!!!!
Seja bem vindo Ivan, forte abraço!!!
Troca parcial não contamina outro óleo?
Sim. Devido a esse fator é que a Honda recomenda a substituição PARCIAL nas quilometragens indicadas no manual do proprietário, ou seja, recomenda a PARCIAL antes do óleo se degradar. Após a km indicada no manual, o lubrificante entra em um processo de saturação a a partir de certo ponto contamina o óleo novo. Em tempo: a substituição PARCIAL é o único meio de substituição RECOMENDADO pelo fabricante do veículo em seu manuais de reparo.
Olá amigo na sua opinião, qual câmbio automático do Honda fit da menos manutenção, o de 5 marchas ou o CVT, abraços sucesso no seu canal.
Obrigado pela presença Valdemir. As duas transmissões são confiáveis, desde que as manutenções preventivas estejam em dia e sejam mantidos os intervalos de troca do lubrificante. Quanto ao uso, o CVT proporciona maior economia de combustível em relação a automática mas há a sensação de "patinagem" nós modelos até 2007 portanto se optar por um Fit equipado com CVT a melhor escolha serão os modelos 2015 acima, com o CVT de segunda geração. Em tempo: observe se houver substituição do flúido de transmissão bjs intervalos prescritos no manual de manutenção pois se não houver informação confiável se esse procedimento foi realizado, o declínio na aquisição do veículo deve ser considerado. Forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini obrigado por responder, eu comprei ano 2014 2015 com 67 km, minha preocupação era sobre o combio, acho que o meu se encaixa na sua recomendação, abraços.
@@Vladimiroliveira51 Aconselho a substituir, o manual indica 80.000 km, mas em uso severo (trânsito, anda e para, trajetos curtos, e por aí vai) deve-se trocar com 40.000. Sucesso.
Meu City ex automatico 13/14 o filtro do cambio é externo.
Comprei a pouco tempo está com 70 mil km e vou trocar. Não sei se o antigo proprietário fez a troca.
O filtro é interno a transmissão. Esse externo é um auxiliar e não obstrui. A Honda não prevê a sua substituição, mas mal não fará a troca. O importante é uma parcial no fluído em intervalos de 40.000km. Forte abraço!!!
3 litro ou 3.5 no câmbio ???
Nas substituições regulares 3 litros.
Qual a medida da chave usada para tirar o bujão do óleo de câmbio?
Adaptador 1/2 para 3/8.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Valew...
Muito bom o vídeo, e boa explicação. Parabens!
Carlos Cesar Damasceno Obrigado! Forte abraço!!!
Boa noite tenho um futuro 2009 com 117 mil o óleo tá meio escuro devo fazer a troca dos 3 litros ou qual seria o serto .ele dá um tranquilo quanto engata a segunda será que melhora?
Olá, se o fluído está escuro o processo de flush deve ser feito após avaliar a presença ou não de limalhas. Se existirem, infelizmente a transmissão está condenada. Se estiver ausente de limalhas o processo pode ser realizado através de duas ou três trocas parciais ou até o fluído apresentar aspecto de novo. Em relação a pequeno desconforto nas trocas, o uso do equipamento de diagnóstico deve ser feito a fim de identificar possível falha. Sucesso, forte abraço!
ótimo vídeo parabéns!! me disseram que a troca do óleo do câmbio é com máquina de sucção mas a mão de obra ficava por 300 reais. Você não usou máquina de sucção apenas gravidade, existe algum risco?
Obrigado pela presença! Nas intervenções em transmissões automáticas aplico somente os procedimentos preconizados pelo manual do montadora do veículo e, quando não há recomendações precisas no mesmo, faço uso dos manuais dos fabricantes das transmissões em que, em nenhum deles o uso de máquina é sequer considerado, ao contrário, todos recomendam a substituição do fluído lubrificante através do método por gravidade. Para melhor entendimento por favor clique no link a seguir: ua-cam.com/video/8-3R8PQ_BXI/v-deo.html
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Perfeito obrigado pela informação.
Esse óleo marca Bardahl é confiável?
Sim, uma empresa com décadas de mercado e que não tem sua marca na lista de produtos não conformes da ANP, a qual é pública e pode ser consultada por qualquer cidadão. Obrigado pela presença, forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini
Aqui em SP tem um preço banana neste produto e quero utilizar um meu City. Mas tem receio.
@@EACCARDOSO Só compro esse no momento, custo benefício está favorável, e a aplicação correta que é o importante.
Parabéns!!!!
Muito bom 😃
Obrigado, forte abraço!
Só deu mole de ter trocado do N para P com o carro desligado, de resto, bom vídeo.
Elton Rangel Exatamente! "P" ou "N" são as posições em que a partida está liberada. "P": freio mecânico da transmissão, única posição em que a chave pode ser removida. Propulsor desligado, transmissão parada, a partida pode ser efetuada em " P" ou "N". Explique melhor a sua colocação, pois não entendi se a mudança no seletor com o motor desligado não é recomendada, uma vez que em ambas as posições nenhum pacote é aplicado, principalmente com o propulsor parado...?
Preventiva Motors Mike Baldini Sim, você pode dar a partida em ambas, mas me refiro que para fazer a troca na alavanca, o sistema deve estar pressurizado, ou seja, com o carro ligado. Tenho um carro deste mesmo modelo, porém o meu é 2010. O correto seria você ter dado a partida em N mesmo e trocado depois..
Elton Rangel Entendi seu comentário. Equivocada sua colocação, em "P" há somente uma trava imobilizando o movimento, uma trava mecânica, o sistema portanto não necessita de pressão hidráulica. Posição "N" não há nenhum pacote aplicado, portanto não há pressão hidráulica, somente o fluido circulando nas galerias se o propulsor estiver funcionando e não há ação positiva de nenhuma eletro válvula. Não há nenhuma exigência de pressão hidráulica em ambas as posições e o seletro pode ser manuseado normalmente. Obrigado pelo comentário, pois pode ser a dúvida de muitos. Forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini ouvi dizer em um vidio,que o certo é desligar tipo o CVT,na posição N e depois deslocar para o P isso procede ?
@@franciscocarlosrosa9200 Todas as transmissões automáticas devem seguir a seguinte regra no momento da parada de estacionamento: após parar o veículo selecione N, aplique o freio de estacionamento e selecione P. Esse procedimento evita que o peso do veículo seja mantido pela transmissão, poupando o mecanismo de trava, que é mecânico. Forte abraço!!!
isso ai Mike... show de bola.
Paulo Hoffmann valeu Dr. Led!
Curti o som do inicio do video... kkkk Que som é esse aí ????
Maykon Torales Projeto autoral da banda Ignus. Forte abraço!
Blz Mike, acompanhando.
quanto irei gastar para trocar o oleo do cambio e filtro
nos motores mais novos, não tem vareta de nível de íleo de cambio. como fazer...?
o honda fit 2017, não tem a vareta de nível do óleo do cambio cvt, como faço pra ver o nível o a cor do óleo.
Em baixo do suporte da bateria, remova a bateria e seu suporte. Forte abraço!!!
muito bem explicado
Boa Noite, Parabéns pelo vídeo, só uma pergunta para colocar o óleo do cambio você usou o funil e a mangueira encaixada onde coloca a vareta infelizmente ficou escuro não deu pra ver muito bem.
mais fora isso agradeço a boa vontade em explicar.
um grande abraço fica com Deus!
A mangueira fica inserida no orifício da vareta medidora de nível. Forte abraço!!!