6:25 Originalmente chamado de Trio Novo, o grupo era composto por Theo de Barros (contrabaixo e violão); Heraldo do Monte (viola e guitarra); e Airto Moreira (bateria e percussão). O conjunto foi criado para acompanhar o cantor e compositor Geraldo Vandré em apresentações e gravações, e fizeram uma turnê no Brasil apoiando Vandré no seu álbum de 1968 Canto Geral. Com a entrada do flautista Hermeto Pascoal, o trio passou a se chamar Quarteto Novo. Em 1967 o trio mais hermeto grava o seu único LP: Quarteto Novo.
Adoro este cara, quando eu era pré-adolescente em aproximadamente 1968 caiu um avião de carga na mata de minha cidade, Gravatá -PE. Algumas pessoas foram até o local à 3 léguas de distância de difícil acesso. Meu tio trouxe alguns LPs entre eles CANTO GERAL, que tenho até hoje 2022, eu ouvia em uma pequena vitrola da Philips, fiquei fascinado e obviamente não entendia porque foi proibida a venda; São letras extraordinárias e atuais até hoje.
Vandré é um morto em vida. É assim mantido por todos, artistas, principalmente, e público em geral. Nem quando morrer ele será tratado com respeito e, muito menos, com justiça. Grande Geraldo Vandré!
Vandré sempre vai emocionar pela sua autenticidade e grandeza poética. imenso poeta das canções. Há uma melancolia na voz e nas letras que traduzem o Brasil profundo.
5:46 O Trio Marayá formou-se em 1954 tendo como componentes Behring Leiros no tantã, Marconi Campos no violão e Hílton Acioli no afoche. Geraldo vandre participou em algumas gravações do trio.
Como alguns podem querer a volta do militarismo, com todas as mazelas que fizeram com muitos cidadãos que não compactuavam a um regime autoritário? Geraldo Vandré foi e ainda é uma prova viva daquele show de horrores. O silêncio dele é a voz , um grito que a ditadura não conseguiu calar. Parabéns pelo documentário e o elenco de entrevistados.
O que Geraldo Pedrosa de Araújo Dias fez e representa para a noção de Liberdade e Resistência do cidadão brasileiro não tem preço. Ele foi pleno e forte no momento que tinha que ser. Por sua contribuição, ele poder ser e fazer o que quiser que sempre terá saldo credor com Povo Brasileiro. Geraldo formou, forma e formará a alma libertária e humanista brasileira. Deixo meu agradecimento pessoal a esse grande ser humano brasileiro.
Como não entender Geraldo Vandré! Foi um brasileiro como todos que não se conformavam com a situação brasileira da década de 1960, fez sua parte, mas foi incompreendido por seus pares, mesmo não tendo sofrido fisicamente pelos militares, sofreu psicologicamente até que o levou ao Ostracismo. Gostaria de agradecer por seu legado e dizer Valeu Geraldo Vandré, você é um verdadeiro brasileiro!
Começando o dia 30/08/2020, a semana com esse presente. Que história desse homem...Qto mau o sistema pode fazer com um ser humano.... Esse poeta em grau 1.000...Viva Geraldo!!! Parabéns a equipe p trabalho lindo!!!
Eu convivi muito tempo com o Geraldo.Somos amigoasO conheci no final dos anos 80 e sei a diferenca entre o artista e a pessoa o que a maioria das nao consegue separar.Dos artistas que conheci e trabalhei Geraldo e o mais humano,um ser humano iluminado.Nesse periodo eu praticamente morava nas ruas de S.Paulo e morando nas ruas ,gravei muitos discos de arte elogiados por ele e por e por nomes como Jose Ramos Tinhorao.Nesse periodo Geraldo me ajudou muito e sou muito grato a ele.Durante esse tempo conversavamos muito sobre o tempos passados que fizeram dele a lenda que e.A verdade e que musica e seu universo tambem enchem o saco o que quase nnguem consegue entender
Eu amo todo o lindo trabalho musical e poético e harmônica do Geraldo Vandré um dos maiores talentos da música no Brasil, quanta falta nos faz o teu caro silêncio!!
Grande Geraldo Vandre, um dos grandes poetas e compositor realista que o Brasil ainda tem e que temos que ter todo respeito, a sua poesia, suas canções no sentido de humanizar a vida...
Vandré é tudo de melhor deste País Brasil! Vandré é orgulho por Ser um Brasileiro de Verdade! Competente! Vandré é Orgulho para o Brasil! Viva Vandré! Amo Vandré!
Emocionante. Parabéns, Alexandre Napoli, Helena Wolfenson, William Biagioli e ao orientador! Arrisco dizer: que pena não termos mais esse maravilhoso poeta e cancionista que expressou sentimentos humanistas profundos e comprometidos, especialmente, com a dignidade do trabalhador brasileiro. Penso que a violência do exílio e todas as outras violências que presenciou e viveu, ultrapassaram os limites suportáveis para uma personalidade egoica (como afirmam os amigos) e, principalmente, de extrema sensibilidade artística, explicita no conjunto de sua preciosa obra. Adorei saber que ele foi o responsável pela, mesmo que brevíssima, existência do Quarteto Novo.
Vandré,um artista excelente,eu gosto muito das suas músicas, eu tinha 11 anos qdo ele cantava música caminhando,gostaria muito de encontrar p dar um abraço
Que documentário fantástico! Roteiro, sequência de entrevistas, poéticas de Vandré. Sobre uma pessoa incomum que não é definível de forma simples, com frases feitas. Um filme para a História!
MUITO BOM ESSE DOCUMENTÁRIO SOBRE VANDRÉ, SABEMOS QUE ESSE GRANDE BRASILEIRO FOI CALADO PARA FICAR CALADO E SUA INSPIRAÇÃO DA ALMA JÁ É CONTIDA PARA OUTRO LUGAR.
O Geraldo Vandré é uma figura singular ... para ouvir suas músicas é preciso deixar o coração quieto ... tudo o resto que se faz se torna um lixo perto de suas músicas, todas excepcionais, e não somente disparada e caminhando ...
Obrigado, Raphael Firmino. Apenas creio que o povo lembra-se dele sim. Pergunte a qualquer um aí para continuar a cantar: "Caminhando e cantando..." O maior legado de um povo é a sua identidade. A nossa é cantada. E certamente a obra de Vandré contribuiu para isso. Grande abraço, William.
Esse poeta e compositor, salta aos olhos neste documentário, tendo se exilado no chile, fugindo da ditadura daqui, mas por ocasião da ditadura de lá deve ter sido torturado lá mesmo, pelos militares de lá com participação dos militares daqui (operação condor), o que o deixou "doente", como falam alguns do seu retorno, que quando retornou já retornou "doente", desconectado...
Muitos desses depoentes, por pura inveja, não fazem jus a produção literária da discografia de Vandré. Pena que até hoje Vandré está em uma surto permanente. Mas é um poeta brilhante
Compor música não é pra qualquer um, são momentos de nossas vidas... em outra frequência, de uma outra forma, o som das emoções dos momentos, abstração solta no ar...que invade os nossos ouvidos e nos leva a recorda-los, planejar os próximos ou apenas esperar pelos novos...são momentos da vida, cheios de experiências vívidas pela individualidade de cada um ou até mesmo a dois, a cem, a mil...música é a alma da vida.
Acharam que o Vandré queria tirar proveito da ditadura e fazia suas letras para não só para protesto!!! mas a verdade é que mesmo só com "três acordes" como foi dito aqui pelos entrevistados, ele conseguiu falar pelas multidões e representar o grito de FREEDOM que todos os jovens brasileiros na garganta!!! a VOCÊ VANDRÉ O MEU RESPEITO COMO ARTISTA E CIDADÃO BRASILEIRO QUE NÃO TEVE MEDO DE OUSAR!!!
Gênio, maravilhoso, maior do que o seu tempo e a sua terra, vivo fora do Brasil e se ficasse, como ele, eu estaria morto, pois a realidade é cruel, injusta e nao muda, mesmo décadas depois do tempo em que Vandré tao bem interpretava sua época.
Ele está falando através das letras de suas músicas. Fica mal com Deus, Disparada (onde hoje o gado é a esquerda, valente é o lugar-tenente promovido a capitão-presidente), Caminhando e cantando é o que nós finalmente estamos fazendo com uma Porta-Estandarte, com uma barra de Aroeira .
Nossa, o Vandre!!! Adorava as músicas que ele fazia e foi uma pena que ele nunca mais voltasse compor ou cantar. Um poeta e suas contradições. Deve ter um caráter difícil mesmo
O detalhe é que ficou um mistério, um sofrimento mental sobre o antigo e o novo (atual) Geraldo Vandré. Nunca ninguém vai mais descobrir outras possibilidades sobre o seu legado. Fica, enfim, esse frissom, essa empatia sobre o seu trabalho para deixar intelectuais, curiosos e incautos de cabelos em pé dessa trajetória, dessa revolução sobre a transição do trabalho desse grande poeta transcedental.
Se afogou na ignorância de seus bons sentimentos e em uma prisão de portas abertas vira refém de si mesmo. Uma pessoa de bom coração que foi levando por outros também de bom coração sem saber o real valor por suas lutas. Deus o proteja sempre 🙏🏽🙌🏽💙🇧🇷
Bom video!!!!!!!! Falando de um simbolo brasileiro e que é inteligente e não somente habilidoso com uma bola... "ELE SEMPRE FOI ESTRANHO" Claro, uma mente brilhante como a dele, convivendo com um mundo já banalizado, tinha que ser ESTRANHO mesmo.
Parabéns pelo trabalho. Ficou ótimo! Geraldo, assim como Vinicius de Moraes, são duas figuras que sempre me chamaram atenção por suas obras e personalidades. O final ficou perfeito, acredito que o único momento da vida que Geraldo protestou, foi esse de se afastar da vida pública, pois suas músicas, na minha visão, sempre cantaram o que ele era, vivia e via apenas.
Acho que ele é povo de alma e coração, brasileiro puro de verdade, quando querem que ele seja politico, que defenda lados as coisas desabam e ele fica enojado.
A música dele tinha ter ganhado 🧐sim com certeza ! Cantei muito esta música! Lembro da ditadura, não se podia ficar muito tempo na rua à noite ! Nasci em 68 e me lembro de umas coisas meus pais contavam... Lembro das Manifestações...lembro das músicas era criança .. Lembro do fim da ditadura! Lembro como era iniciação escolar bem. Metódica e severa ! Bem militar ! Professor entrava na sala de aula agente levantava ! Havia respeito ✊ pelos educadores e eram autoridades! Ensinava se Educação Moral e Cívica! OSPB -Organização Social e Política Brasileira e Filosofia no ensino médio normal ! 🧐
Escutei a primeira vez por minha mãe um vinil e esta gravado até hoje na minha cabeça e hoje vendo este documentário enxergo q esta mais presente precisamos desta força dessa ideologia obrigado
parabens pela realização. carecemos de história documentada e descrita. geraldo pertence a uma época que precisa cada vez mais ser revisitada e abordada. a oportunidade de mostrar para um público maior a dimensão criativa e lírica dele pode e deve ajudar a trazer à tona sua poesia novamente. ainda que ele pareça não querer ( mas no fundo, todo o artista quer…). abraços
O Hermeto fala muita besteira dizendo que as atitudes do Vandré foram "fora de hora" (19:56), como se a atitude "boa" fosse ficar calado enquanto a ditadura censurava, torturava e matava... triste ver um gênio da música que não consegue perceber o mundo a sua volta : ( E ainda ter preconceito com canções feitas com poucos acordes, desprezando todo o contexto em que essas músicas foram feitas e a qualidade melódica das composições... o fato é que nenhuma composição do Hermeto teve a projeção e o alcance de Pra não dizer que não falei das flores, canção de protesto com apenas dois acordes "gavetão", como diz o Hermeto...
Vandré é um poeta maior, não importa se sua obra foi marcante no período da ditadura militar, destacando-o como membro ou simpatizante da esquerda, pois a sua poesia é maior do que tudo isso. E, como poderia um homem como ele ficar neutro em relação aos acontecimentos da época e permanecer no Brasil, depois do AI-5? É óbvio que seria torturado e, talvez, morto. O fato de ter se isolado, como afirmam, foge daquilo que nós gostaríamos que ele fosse, mas é preciso lembrar que além do cantor existe o homem, o ser humano que tem coração, pensa e sente.
Mas, diante de sua trajetória àquela época, fica muito difícil não acreditar que ele foi de esquerda, principalmente pela maravilhosa composição "Pra não dizer que não falei das flores" e também pelo seu posicionamento nos festivais. Não o vejo da mesma forma como o veem nesse documentário, guardiã do bem.
Ser um pensador, um filósofo.... Extrair notícias das causas e efeitos... É como ser um sanguessuga .. Olhar E opinar de fora é coisa de fracos... Agir sob demanda...???? Apenas para os fortes.. Por tal os grandes pensadores extraem as vísceras das história. E os grandes homens As constroem.
Alma de.poeta e filósofo. Altamente sensível. Um livre pensador que as esquerdas dogmáticas não compreendem. Não era guerrilheiro, era poeta. O guerrilheiro se compreende mas o poeta não. Deixem de querer por querer que ele.seja um guerrilheiro que nunca foi e o compreenderão como poeta. Simples assim. Por quê não fazem essas cobranças todas ao Chico Buarque de Holanda ?!!
CONFESSO QUE ENTREI NESSE COMENTÁRIO, AO SIMPLESMENTE OUVIR O NOME DE = GERALDO VANDRE = MAS CONFESSO QUE SAIO DAQUI MUITO MAIS BEM PREPARADO DA VIDA E PARA Á VIDA, AO OUVILO!!!!!!!!!!!!!
Isso só o próprio poderia dizer, Patricia Vieira. De qualquer maneira, o exílio, a solidão e a saudades podem causar efeitos irreversíveis em uma pessoa. Agradeço, de coração, teu comentário. Um abraço, William Biagioli
A entrevista que ele deu ao globo repórter mostrou um homem em contradição negando seu passado, sua própria música. Chega a dizer que nunca foi antimilitarista e nem sua música era "de protesto".
Documentário que não reflete a realidade do mundo vivido por Geraldo. Zuza Homem de Mello e Solano Ribeiro, esbanjaram uma banalidade de conceitos que os retemem ao ridículo. Eles ainda estão fora da relidade. e do contexto. Não sabem de nada e pensam que ainda sabem de tudo. Escrevo isso, pois tive a oportunidade unica em minha vida de pertencer ao grande mundo de Dagerol, como gostava de ser chamado. Era inicio dos anos 80. E Geraldo estava compondo muito. Di Mello, outro grande amigo em comum, fazia parte dessa historia. E acompanhava Geraldo por todos os lados. Até mesmo no célebre show em Itaipu. Passaram por Tatuí, cantaram para meus pais na casa deles, e partiram para o Paraguay. Bons tempos.
vandré um dia cantou:VIM DE LONGE VOU MAIS LONGE, QUEM TEM FÉ VAI ME ESPERAR,PRO DIA QUE JÁ VEM VINDO QUE ESTE MUNDO VAI VIRAR, nós temos fé, estamos esperando.........
Para arte ele é normal,se há algo que pode tudo é arte.. O problema são os outros.. que querem o brilho e o espaço, delicado da criação,do transe,do completar se
Geraldo Vandré na minha opinião ele era um rebelde sem causa, tanto que antes ele defendia o Che Guevara, hoje na opinião dele o che Guevara não passava de um garoto propaganda de armas de fogo fuzil, metralhadora na época.
Apesar de ser um projeto experimental, é um documentário que se deixa assistir facilmente e flui muito bem. Apenas não gosto daquela começo com a menina colocando uma carta no apartamento do Vandré, aquilo podia tirar que não faria falta. Mas as escolha das pessoas para fazerem os depoimentos não poderia ser melhor e consegue situar bem os acontecimentos. Vale a pena dedicar um tempo para ver este trabalho.
6:25 Originalmente chamado de Trio Novo, o grupo era composto por Theo de Barros (contrabaixo e violão); Heraldo do Monte (viola e guitarra); e Airto Moreira (bateria e percussão). O conjunto foi criado para acompanhar o cantor e compositor Geraldo Vandré em apresentações e gravações, e fizeram uma turnê no Brasil apoiando Vandré no seu álbum de 1968 Canto Geral. Com a entrada do flautista Hermeto Pascoal, o trio passou a se chamar Quarteto Novo. Em 1967 o trio mais hermeto grava o seu único LP: Quarteto Novo.
Adoro este cara, quando eu era pré-adolescente em aproximadamente 1968 caiu um avião de carga na mata de minha cidade, Gravatá -PE. Algumas pessoas foram até o local à 3 léguas de distância de difícil acesso. Meu tio trouxe alguns LPs entre eles CANTO GERAL, que tenho até hoje 2022, eu ouvia em uma pequena vitrola da Philips, fiquei fascinado e obviamente não entendia porque foi proibida a venda; São letras extraordinárias e atuais até hoje.
O artista mais injustiçado do Brasil,em tudo,por TODOS! Que um dia o Brasil faça justiça a Geraldo!
O exército pegou um sozia, fez plástica?
Vandré é um morto em vida. É assim mantido por todos, artistas, principalmente, e público em geral.
Nem quando morrer ele será tratado com respeito e, muito menos, com justiça.
Grande Geraldo Vandré!
@@glaucokor2668 Conheço Vandré . Tenho plena convicção que este daí é um impostor
Vandré sempre vai emocionar pela sua autenticidade e grandeza poética. imenso poeta das canções. Há uma melancolia na voz e nas letras que traduzem o Brasil profundo.
É isso. A maior canção de protesto dele é o silêncio e o desprezo pela sociedade. Belo trabalho!
5:46 O Trio Marayá formou-se em 1954 tendo como componentes Behring Leiros no tantã, Marconi Campos no violão e Hílton Acioli no afoche.
Geraldo vandre participou em algumas gravações do trio.
Como alguns podem querer a volta do militarismo, com todas as mazelas que fizeram com muitos cidadãos que não compactuavam a um regime autoritário? Geraldo Vandré foi e ainda é uma prova viva daquele show de horrores. O silêncio dele é a voz , um grito que a ditadura não conseguiu calar. Parabéns pelo documentário e o elenco de entrevistados.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷 UM LAMENTO NA VOZ!!!!
VOZ LINDÍSSIMA!
O que Geraldo Pedrosa de Araújo Dias fez e representa para a noção de Liberdade e Resistência do cidadão brasileiro não tem preço. Ele foi pleno e forte no momento que tinha que ser. Por sua contribuição, ele poder ser e fazer o que quiser que sempre terá saldo credor com Povo Brasileiro. Geraldo formou, forma e formará a alma libertária e humanista brasileira. Deixo meu agradecimento pessoal a esse grande ser humano brasileiro.
Melhor um covarde vivo,que um herói morto.! Funcionário público porque falava o que o povo não pode falar.! Salve Vandré!!!
Vandré, tem hospedagem grátis em qualquer quartel da aeronáutica, onde ele o chama de exército azul.
@@fabhicioscagliusi2990 pressão nem todos...
Isso quê os covardes pensam.
Um covarde ama quando um valente arsica a própria vida para defender o covarde.
Depende do covarde e depende do herói! Vandre, na realidade, virou um traidor ! Um vira casaca! Um desbundado! Um nada!
Como não entender Geraldo Vandré!
Foi um brasileiro como todos que não se conformavam com a situação brasileira da década de 1960, fez sua parte, mas foi incompreendido por seus pares, mesmo não tendo sofrido fisicamente pelos militares, sofreu psicologicamente até que o levou ao Ostracismo. Gostaria de agradecer por seu legado e dizer Valeu Geraldo Vandré, você é um verdadeiro brasileiro!
Começando o dia 30/08/2020, a semana com esse presente. Que história desse homem...Qto mau o sistema pode fazer com um ser humano....
Esse poeta em grau 1.000...Viva Geraldo!!!
Parabéns a equipe p trabalho lindo!!!
Eu convivi muito tempo com o Geraldo.Somos amigoasO conheci no final dos anos 80 e sei a diferenca entre o artista e a pessoa o que a maioria das nao consegue separar.Dos artistas que conheci e trabalhei Geraldo e o mais humano,um ser humano iluminado.Nesse periodo eu praticamente morava nas ruas de S.Paulo e morando nas ruas ,gravei muitos discos de arte elogiados por ele e por e por nomes como Jose Ramos Tinhorao.Nesse periodo Geraldo me ajudou muito e sou muito grato a ele.Durante esse tempo conversavamos muito sobre o tempos passados que fizeram dele a lenda que e.A verdade e que musica e seu universo tambem enchem o saco o que quase nnguem consegue entender
Roberto Bach! Que honra encontra-lo aqui! Ouvi muito seu disco OLIVEIRA! É muito lindo! Vou busca lo aqui no UA-cam!
Bacana ! obrigado por compartilhar sua experiência!
O exército pegou um sozia, fez plástica?
Fale mais sobre isso, as conversas.
Mas porque depois ele negou que sua música é um grito de liberdade ? Passou a apoiar o exército.
Esse homem/artista me fascina!!! Como eu gostaria de saber toda a verdade!!!
Parabéns pelo filme!!! Adorei!!!
Ele também fascina a mim
Eu amo todo o lindo trabalho musical e poético e harmônica do Geraldo Vandré um dos maiores talentos da música no Brasil, quanta falta nos faz o teu caro silêncio!!
Vandré e Hermeto Pascoal no mesmo palco, isso me dá um enorme orgulho de ser Brasileiro, e maior ainda de não ser conservador
😂😂😂😂😂
Grande Geraldo Vandre, um dos grandes poetas e compositor realista que o Brasil ainda tem e que temos que ter todo respeito, a sua poesia, suas canções no sentido de humanizar a vida...
Vandré é tudo de melhor deste País Brasil! Vandré é orgulho por Ser um Brasileiro de Verdade! Competente! Vandré é Orgulho para o Brasil! Viva Vandré! Amo Vandré!
Vivaa!!!
É um dos grandes artistas brasileiros de todos os tempos! E o documentário foi sim, muito bom! Gostei demais... parabéns!
Emocionante. Parabéns, Alexandre Napoli, Helena Wolfenson, William Biagioli e ao orientador! Arrisco dizer: que pena não termos mais esse maravilhoso poeta e cancionista que expressou sentimentos humanistas profundos e comprometidos, especialmente, com a dignidade do trabalhador brasileiro. Penso que a violência do exílio e todas as outras violências que presenciou e viveu, ultrapassaram os limites suportáveis para uma personalidade egoica (como afirmam os amigos) e, principalmente, de extrema sensibilidade artística, explicita no conjunto de sua preciosa obra. Adorei saber que ele foi o responsável pela, mesmo que brevíssima, existência do Quarteto Novo.
Vandré,um artista excelente,eu gosto muito das suas músicas, eu tinha 11 anos qdo ele cantava música caminhando,gostaria muito de encontrar p dar um abraço
eu também queria ter a honra de pelo menos conversar ou ver ele
Que documentário fantástico!
Roteiro, sequência de entrevistas, poéticas de Vandré.
Sobre uma pessoa incomum que não é definível de forma simples, com frases feitas.
Um filme para a História!
MUITO BOM ESSE DOCUMENTÁRIO SOBRE VANDRÉ, SABEMOS QUE ESSE GRANDE BRASILEIRO FOI CALADO PARA FICAR CALADO E SUA INSPIRAÇÃO DA ALMA JÁ É CONTIDA PARA OUTRO LUGAR.
O Geraldo Vandré é uma figura singular ... para ouvir suas músicas é preciso deixar o coração quieto ... tudo o resto que se faz se torna um lixo perto de suas músicas, todas excepcionais, e não somente disparada e caminhando ...
Magnífico documentário!Pena,mas pena mesmo o que aconteceu a ele e a memória do nosso país,que nem se lembra mais dele..
Obrigado, Raphael Firmino. Apenas creio que o povo lembra-se dele sim. Pergunte a qualquer um aí para continuar a cantar: "Caminhando e cantando..."
O maior legado de um povo é a sua identidade. A nossa é cantada. E certamente a obra de Vandré contribuiu para isso.
Grande abraço,
William.
Ainda bem q existem jovens como vc , Maurício... Parabéns !!!!
Retrato de 68.
Há muito tempo procuro informações sobre Geraldo Vandré. Esse foi o melhor documentário. Parabéns!
Obrigado, The Assasino Noob. (aliás, ótimo nickname).
Grande abraço!
33333
@@williambiagioli ah sim belo nome kkk
Um compositor incrível ,uma voz belíssima. Sou fã!!!
Esse poeta e compositor, salta aos olhos neste documentário, tendo se exilado no chile, fugindo da ditadura daqui, mas por ocasião da ditadura de lá deve ter sido torturado lá mesmo, pelos militares de lá com participação dos militares daqui (operação condor), o que o deixou "doente", como falam alguns do seu retorno, que quando retornou já retornou "doente", desconectado...
Muitos desses depoentes, por pura inveja, não fazem jus a produção literária da discografia de Vandré. Pena que até hoje Vandré está em uma surto permanente. Mas é um poeta brilhante
Compor música não é pra qualquer um, são momentos de nossas vidas... em outra frequência, de uma outra forma, o som das emoções dos momentos, abstração solta no ar...que invade os nossos ouvidos e nos leva a recorda-los, planejar os próximos ou apenas esperar pelos novos...são momentos da vida, cheios de experiências vívidas pela individualidade de cada um ou até mesmo a dois, a cem, a mil...música é a alma da vida.
Acharam que o Vandré queria tirar proveito da ditadura e fazia suas letras para não só para protesto!!! mas a verdade é que mesmo só com "três acordes" como foi dito aqui pelos entrevistados, ele conseguiu falar pelas multidões e representar o grito de FREEDOM que todos os jovens brasileiros na garganta!!! a VOCÊ VANDRÉ O MEU RESPEITO COMO ARTISTA E CIDADÃO BRASILEIRO QUE NÃO TEVE MEDO DE OUSAR!!!
A PETRALHADA SIM QUERIA IMPLANTAR A DITADURA COMUNISTA NO BRASIL E GRACAS A DEUS LEVARAM UM PÉ NA BUNDA .
Gênio, maravilhoso, maior do que o seu tempo e a sua terra, vivo fora do Brasil e se ficasse, como ele, eu estaria morto, pois a realidade é cruel, injusta e nao muda, mesmo décadas depois do tempo em que Vandré tao bem interpretava sua época.
Sim pois a petralhada detonou com o país.
@@ronaldoluisdesouza1260 e o bozo miliciano genocida segue roubando e enganando...
Até aqui gado vem berrar. Xô, gado.
@@mcac-youtube kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O exército pegou um sozia, fez plástica?
Legal ótimo 👍 show soseso aí sim demais Deus seja louvando
Dá uma dor terrível, o silêncio de Vandré!....
Ele está falando através das letras de suas músicas. Fica mal com Deus, Disparada (onde hoje o gado é a esquerda, valente é o lugar-tenente promovido a capitão-presidente), Caminhando e cantando é o que nós finalmente estamos fazendo com uma Porta-Estandarte, com uma barra de Aroeira .
Nossa, o Vandre!!! Adorava as músicas que ele fazia e foi uma pena que ele nunca mais voltasse compor ou cantar.
Um poeta e suas contradições. Deve ter um caráter difícil mesmo
concordo
O detalhe é que ficou um mistério, um sofrimento mental sobre o antigo e o novo (atual) Geraldo Vandré. Nunca ninguém vai mais descobrir outras possibilidades sobre o seu legado. Fica, enfim, esse frissom, essa empatia sobre o seu trabalho para deixar intelectuais, curiosos e incautos de cabelos em pé dessa trajetória, dessa revolução sobre a transição do trabalho desse grande poeta transcedental.
GÊNIO,GRANDE VANDRÉ.
Se afogou na ignorância de seus bons sentimentos e em uma prisão de portas abertas vira refém de si mesmo. Uma pessoa de bom coração que foi levando por outros também de bom coração sem saber o real valor por suas lutas. Deus o proteja sempre 🙏🏽🙌🏽💙🇧🇷
Tremendo artista, poeta máximo do Nordeste...antes de surgir Fagner, Zé Ramalho ou Belchior.
Bom video!!!!!!!!
Falando de um simbolo brasileiro e que é inteligente e não somente habilidoso com uma bola...
"ELE SEMPRE FOI ESTRANHO"
Claro, uma mente brilhante como a dele, convivendo com um mundo já banalizado, tinha que ser ESTRANHO mesmo.
Quando ele canta: "me pediram pra deixar de lado…." fica claro que o artista se torna uma escola de posicionamento.
Parabéns pelo trabalho. Ficou ótimo!
Geraldo, assim como Vinicius de Moraes, são duas figuras que sempre me chamaram atenção por suas obras e personalidades. O final ficou perfeito, acredito que o único momento da vida que Geraldo protestou, foi esse de se afastar da vida pública, pois suas músicas, na minha visão, sempre cantaram o que ele era, vivia e via apenas.
Excelente trabalho documental. Parabéns.
Acho que ele é povo de alma e coração, brasileiro puro de verdade, quando querem que ele seja politico, que defenda lados as coisas desabam e ele fica enojado.
Caminhando e cantando e seguindo a canção
temos muito que falar de Vandré, de Taiguara e tantos que expressam o que o Brasil tem de sobra...pra exportar!
Ganhei meu nome em homenagem ao grande Taiguara
Excelente registro. Obrigado!
A música dele tinha ter ganhado 🧐sim com certeza ! Cantei muito esta música! Lembro da ditadura, não se podia ficar muito tempo na rua à noite ! Nasci em 68 e me lembro de umas coisas meus pais contavam... Lembro das Manifestações...lembro das músicas era criança .. Lembro do fim da ditadura! Lembro como era iniciação escolar bem. Metódica e severa ! Bem militar ! Professor entrava na sala de aula agente levantava ! Havia respeito ✊ pelos educadores e eram autoridades! Ensinava se Educação Moral e Cívica! OSPB -Organização Social e Política Brasileira e Filosofia no ensino médio normal ! 🧐
Isso não é respeito, era medo, mesmo. Época de violências
Escutei a primeira vez por minha mãe um vinil e esta gravado até hoje na minha cabeça e hoje vendo este documentário enxergo q esta mais presente precisamos desta força dessa ideologia obrigado
Registo histórico sensacional de uma época sombria
muito obrigado por compartilhar este documento!!!
p.d: Helena Wolfenson!!!
Sempre simples,alegre grande Jair Rodrigues
🇧🇷💥Quem tem luz própria jamais ficará na escuridão.
Obrigado Gabriel Machado. Em nome dos outros dois diretores, te agradeço.
Um forte abraço,
William Biagioli.
Parabéns pelo belo documentário ! As conclusões serão sempre pessoais .
Brilhante! Parabéns pelo trabalho. Pesquisarei em busca de outros trabalhos de vcs.
William, simplesmente brilhante o registro de vocês, sério, meus mais sinceros parabéns, trabalho digno de premiações!
parabens pela realização.
carecemos de história documentada e descrita.
geraldo pertence a uma época que precisa cada vez mais ser revisitada e abordada.
a oportunidade de mostrar para um público maior a dimensão criativa e lírica dele pode e deve ajudar a trazer à tona sua poesia novamente.
ainda que ele pareça não querer ( mas no fundo, todo o artista quer…).
abraços
Muito obrigado, Pau Brasil. Como diria o slogan do projeto da ESPN para documentários: O Brasil não pode perder aquilo que já ganhou.
Sem dúvida, o melhor de todos....
A harmonia de Disparada não é tão simples como dizem que eram as harmonias das músicas de Geraldo Vandré!!!
É de theo Azevedo?
Theo de Barros
Eu sou um jovem de 40 anos, brasileiro e estudante de Servi;o Social....Muito firme gracas a ;Deus....
O Hermeto fala muita besteira dizendo que as atitudes do Vandré foram "fora de hora" (19:56), como se a atitude "boa" fosse ficar calado enquanto a ditadura censurava, torturava e matava... triste ver um gênio da música que não consegue perceber o mundo a sua volta : (
E ainda ter preconceito com canções feitas com poucos acordes, desprezando todo o contexto em que essas músicas foram feitas e a qualidade melódica das composições... o fato é que nenhuma composição do Hermeto teve a projeção e o alcance de Pra não dizer que não falei das flores, canção de protesto com apenas dois acordes "gavetão", como diz o Hermeto...
OBRIGADA por esse texto.
Bem colocado
Que trabalho esclarecedor e bonito.
Vandré é um poeta maior, não importa se sua obra foi marcante no período da ditadura militar, destacando-o como membro ou simpatizante da esquerda, pois a sua poesia é maior do que tudo isso. E, como poderia um homem como ele ficar neutro em relação aos acontecimentos da época e permanecer no Brasil, depois do AI-5? É óbvio que seria torturado e, talvez, morto. O fato de ter se isolado, como afirmam, foge daquilo que nós gostaríamos que ele fosse, mas é preciso lembrar que além do cantor existe o homem, o ser humano que tem coração, pensa e sente.
+Vera Lucia Villas Boas Nunca saberemos se ele era de direita ou de esquerda, mas sabemos que, como Enéas, era um Nacionalista!
Mas, diante de sua trajetória àquela época, fica muito difícil não acreditar que ele foi de esquerda, principalmente pela maravilhosa composição "Pra não dizer que não falei das flores" e também pelo seu posicionamento nos festivais. Não o vejo da mesma forma como o veem nesse documentário, guardiã do bem.
Sou muito novo, mas acredito que ele era do lado dos humanos. rsrs
Dona Vera Lucia Villas Boas, onde foi essa tão falada ditadura?
great stuff
SALVE GERALDO VANDRÉ PARA SEMPRE
Geraldo Vandré tem a sua música eternizada cabendo em todas as épocas e assuntos das épocas.
Ser um pensador, um filósofo....
Extrair notícias das causas e efeitos...
É como ser um sanguessuga ..
Olhar E opinar de fora é coisa de fracos...
Agir sob demanda...????
Apenas para os fortes..
Por tal os grandes pensadores extraem as vísceras das história.
E os grandes homens
As constroem.
Vandré só é mais um intelectual orgânico do entretenimento.
Belo trabalho, o filme ficou realmente muito bom.
Alma de.poeta e filósofo. Altamente sensível. Um livre pensador que as esquerdas dogmáticas não compreendem. Não era guerrilheiro, era poeta. O guerrilheiro se compreende mas o poeta não. Deixem de querer por querer que ele.seja um guerrilheiro que nunca foi e o compreenderão como poeta. Simples assim. Por quê não fazem essas cobranças todas ao Chico Buarque de Holanda ?!!
Parabéns, amigos. Excelente documentário!
Felipe O IDIOTA!
CONFESSO QUE ENTREI NESSE COMENTÁRIO, AO SIMPLESMENTE OUVIR O NOME DE = GERALDO VANDRE =
MAS CONFESSO QUE SAIO DAQUI MUITO MAIS BEM PREPARADO DA VIDA E PARA Á VIDA, AO OUVILO!!!!!!!!!!!!!
Um gênio
Ele mesmo reconhece que esta melhor vivendo no exterior, pois no Brasil a miseria material e intelectual aumentou muito!
Isso só o próprio poderia dizer, Patricia Vieira. De qualquer maneira, o exílio, a solidão e a saudades podem causar efeitos irreversíveis em uma pessoa.
Agradeço, de coração, teu comentário.
Um abraço,
William Biagioli
Não importa o que tentem nos dizer, o que aconteceu está contido no que aconteceu, o resto é resto.
Meu "PUNK" preferido!
A Republica Federativa do Brasil, não esta pronta para ouvi-lo.
interessante documentário.
Parabéns, belo trabalho.
A entrevista que ele deu ao globo repórter mostrou um homem em contradição negando seu passado, sua própria música. Chega a dizer que nunca foi antimilitarista e nem sua música era "de protesto".
Meu sonho era ver gente como Vandré, retirar seu vozeirão do armário, pra dar uma tapa na platéia, como fez com seu repertório, naquela época.
Essa música é diferente.
Diferente.
Pena que ele teve que retroceder ...por quais razões?
Documentário que não reflete a realidade do mundo vivido por Geraldo. Zuza Homem de Mello e Solano Ribeiro, esbanjaram uma banalidade de conceitos que os retemem ao ridículo. Eles ainda estão fora da relidade. e do contexto. Não sabem de nada e pensam que ainda sabem de tudo. Escrevo isso, pois tive a oportunidade unica em minha vida de pertencer ao grande mundo de Dagerol, como gostava de ser chamado. Era inicio dos anos 80. E Geraldo estava compondo muito. Di Mello, outro grande amigo em comum, fazia parte dessa historia. E acompanhava Geraldo por todos os lados. Até mesmo no célebre show em Itaipu. Passaram por Tatuí, cantaram para meus pais na casa deles, e partiram para o Paraguay. Bons tempos.
O que seria o Dagerol?
VCS TEIMAM EM QUERER QUE A HISTORIA SEJA IGUAL A DOS SEUS PROFESSORES A REALIDADE MACHUCA
Fale mais sobre Vandré, como ele era na companhia de vocês, as histórias que contava. Que privilégio seu, ter o conhecido.
Hoje lutamos pelo mesmo motivo liberdade de expressao . E os inimigos estao no senado camara e stf
Dom Pedro Casaldaliga , Frei Leonardo Boff estão para a Teologia da Libertação assim como Geraldo Vandre' para a música brasileira .
vandré um dia cantou:VIM DE LONGE VOU MAIS LONGE, QUEM TEM FÉ VAI ME ESPERAR,PRO DIA QUE JÁ VEM VINDO QUE ESTE MUNDO VAI VIRAR, nós temos fé, estamos esperando.........
Para arte ele é normal,se há algo que pode tudo é arte..
O problema são os outros.. que querem o brilho e o espaço, delicado da criação,do transe,do completar se
A MÚSICA DELE É UM HINO NOSSO DE CADA DIA. (MAS LONGE, E BEM LONGE DO REGIME DITATORIAL COMUNISMO)
Muito bem colocado.
Esse barbudo tinha uma inveja de VANDRÉ hein?! Kkkkoitado..........E eu tenho inveja dessa bela mulher q realizou o sonho de quase todas.....💋
Dps que morre a mídia faz homenagem
Nasceu em #joaopessoa é primo do meu pai paraibano.
O que será que aconteceu com ele durante o exílio que o marcou tanto?
Durante o exílio, nada, aconteceu foi na prisão, durante a ditadura, quase ninguém fala, mas foi torturado.
@@roseguevara9975 Foi torturado, é o cacete, vá se informar, pra não falar merda.
@@roseguevara9975 assim como tantos inocentes foram torturados pelo assassino tche Guevara.
@@roseguevara9975 Ditadura houve pra BADERNEIRO pq pra gente de bem só houve paz,harmonia,segurança,emprego e tudo de bom.
@@JoaoMartins-bu6pw essa tal Rose leva o mesmo sobrenome do assassino tchê Guevara,pudera né?
Ele nao precisa mais fazer ou dizer nada pois sua vida e sua arte ja ė auto explicativa
❤
Muito obrigado, Farmer 12320.
Mano e filósofo e dom
NUNCA.VAMOS.SABER O QUE.ELE PASSOU E.PQ.MUDOU.TANTO. NUNCA QUIS.FALAR.
Geraldo Vandré na minha opinião ele era um rebelde sem causa, tanto que antes ele defendia o Che Guevara, hoje na opinião dele o che Guevara não passava de um garoto propaganda de armas de fogo fuzil, metralhadora na época.
Apesar de ser um projeto experimental, é um documentário que se deixa assistir facilmente e flui muito bem. Apenas não gosto daquela começo com a menina colocando uma carta no apartamento do Vandré, aquilo podia tirar que não faria falta. Mas as escolha das pessoas para fazerem os depoimentos não poderia ser melhor e consegue situar bem os acontecimentos. Vale a pena dedicar um tempo para ver este trabalho.